muito legal... É possível (correto) usar o D.S. sozinho? exemplo: preciso que quando chegue ao compasso 22, volte ao compasso 5, porém, quando chegar ao compasso 22 novamente, toca-se ele e a música segue tocando do compasso 22 em diante (22, 23, 24, 25...) Obrigado
Ótimo vídeo, parabéns pelo conteúdo. Em tempo, que sinal uso para repetir uma mesma parte mais de duas vezes? Sei que o ritornello serve para repetir o trecho indicado, mas e se essa mesma parte for repetir 3 ou 4 vzs? Sempre tive essa dúvida. Outra coisa, onde encontro essa primeira partitura que aparece no vídeo, "Na sombra da caramboleira"? Obrigado.
Olá Bruno, tudo bem? Você pode indicar com um número (acima do ritornelo que indica o final do trecho), quantas vezes quer repetir aquela parte da música. Em relação à música que você perguntou (Na sombra da caramboleira), infelizmente não encontrei uma partitura dela disponível na internet. Se eu encontrar, aviso por aqui ;) Obs.: essa eu tenho em um songbook de choro. Deve ser mais fácil se você procurar nos songbooks. Grande abraço e espero ter ajudado um pouco!!
@@opus3ensinomusical Posso fazer isso com o D.S? Eu fui escrever uma partitura e coloquei D.S 2x para indicar que deve se retornar ao sinal duas vezes antes de continuar. Contudo, fiquei na dúvida se está correto.
Boa pergunta! A princípio sim, porém existem algumas diferenças, por exemplo: se quiser repetir algum trecho mais de uma vez, você deve utilizar o ritornelo. Além disso, você pode utilizar o segno para voltar em uma parte da música que contém um trecho com ritornelo, como você pode observar nos exemplos do vídeo: nós tocamos uma parte da música, utilizamos o ritornelo e depois (com o segno) voltamos tudo de novo, fazendo inclusive as indicações do ritornelo novamente. Isso só é possível com o segno. Espero que tenha entendido 😉
👉Tudo Sobre Teoria Musical Aqui: th-cam.com/play/PLjbv0C-7eW_ysCW2xwFZCL-_Grwr_ruGp.html&si=C2AgAB69S0ZRoyq6
Muito objetivo na explicação, muito bom.
Esse vídeo é massa dms, extremamente didático dá pra perceber q vc manja, arrasou ^_^
Boa Érica, valeu demais pela moral. Grande abraço e bons estudos. Qualquer dúvida é só perguntar aqui
Bem didático, já tinha até esquecido dessas nomenclaturas.
Valeu Liza. É sempre bom relembrar, hehe. Qualquer dúvida é só perguntar :)
Me ajudou demais! Obrigada
Show!! Grande abraço e bons estudos!!
Muito bom!!
Ótima aula. Bem prática.
Parabéns meu irmão !!!
Bem didático! Show...
Ótimo!! Bem explicado!!
Valeu Hugo!! Muito obrigado =)
Que espetáculo de explicação, simples e objetiva
Valeu Júnior!!! Ficamos felizes em ajudar. Obrigado pela moral, grande abraço
Muito obrigada. Muito importante
Olá Simone. Sim! Esses sinais de repartição são muito comuns e a galera fica perdida no começo pra entender eles. Que bom que curtiu. Abraços
Valeu. Grato.
Muito boa explicação. Muito didático.
Muito show obrigado mano 👊🏿 👍🏿 👏🏿 🙏🏿 👊🏿 👍🏿
Shoooow!!
muito legal...
É possível (correto) usar o D.S. sozinho?
exemplo: preciso que quando chegue ao compasso 22, volte ao compasso 5, porém, quando chegar ao compasso 22 novamente, toca-se ele e a música segue tocando do compasso 22 em diante (22, 23, 24, 25...)
Obrigado
Pode sim, com certeza!!
@@opus3ensinomusical muito obrigado, amigo... a dúvida surgiu porque sempre se vê usando dal segno + coda... mas obrigado mesmo.
@@esch7055 valeu!!!
Boa noite Prof. qual é o endereço do seu Blog?
Bom dia Helio tudo bem? Nosso blog é blog.opus3ensinomusical.com.br . Lá tem muita coisa sobre teoria musical, leitura de partitura e harmonia!
Ótimo vídeo, parabéns pelo conteúdo. Em tempo, que sinal uso para repetir uma mesma parte mais de duas vezes? Sei que o ritornello serve para repetir o trecho indicado, mas e se essa mesma parte for repetir 3 ou 4 vzs? Sempre tive essa dúvida.
Outra coisa, onde encontro essa primeira partitura que aparece no vídeo, "Na sombra da caramboleira"? Obrigado.
Olá Bruno, tudo bem?
Você pode indicar com um número (acima do ritornelo que indica o final do trecho), quantas vezes quer repetir aquela parte da música.
Em relação à música que você perguntou (Na sombra da caramboleira), infelizmente não encontrei uma partitura dela disponível na internet. Se eu encontrar, aviso por aqui ;)
Obs.: essa eu tenho em um songbook de choro. Deve ser mais fácil se você procurar nos songbooks.
Grande abraço e espero ter ajudado um pouco!!
@@opus3ensinomusical Posso fazer isso com o D.S? Eu fui escrever uma partitura e coloquei D.S 2x para indicar que deve se retornar ao sinal duas vezes antes de continuar. Contudo, fiquei na dúvida se está correto.
Valeu, ótima explicação me ajudou bastante.
A função do segno não é exatamente a mesma do ritornello so que com um outro nome e sinal?
Boa pergunta!
A princípio sim, porém existem algumas diferenças, por exemplo: se quiser repetir algum trecho mais de uma vez, você deve utilizar o ritornelo.
Além disso, você pode utilizar o segno para voltar em uma parte da música que contém um trecho com ritornelo, como você pode observar nos exemplos do vídeo: nós tocamos uma parte da música, utilizamos o ritornelo e depois (com o segno) voltamos tudo de novo, fazendo inclusive as indicações do ritornelo novamente. Isso só é possível com o segno. Espero que tenha entendido 😉
@@opus3ensinomusical entendi! muito obrigada 😊