Olá pessoal desse maravilhoso canal, boa noite a todos vocês!! Gostaria de saber como posso adquirir essa bela tabela e colorida??? Estou começando na área, e gostaria de tê-la em mãos ✋!!! Por favor, alguém me dá uma força ✌✌✌🇧🇷🇧🇷🇧🇷desde já agradeço o feedback!. Att, Macêdo são Paulo capital
Bom dia. Peguei um “ Eletricista “ que queria ligar um forno de 7 mil Watts com fio de 4 mm e um disjuntor de 32, em 220v. Em um conduíte só com ele passando . Se olhar friamente, pela tabela e calculei ele não está errado , mas nem chuveiro se liga assim. Eu mesmo fiz o circuito e coloquei um cabo de 6 mm e um disjuntor de 40 A . Fiz a medição depois e o forno na sua potência máxima registava 31.8 A . Ou seja se tivesse feito de acordo com os cálculos, estava dentro , mas no limite. Na minha opinião é bom ter uma “ folga “ …
Se você sabe mexer porque chamou um eletricista? 🤔 Você deve ser o tipo de cliente que atrasa nosso serviço Faz agente perder tempo indo até você pra você ouvi tudo absorve e depois fazer sozinho
É o que mais acontece nas residências, somente 5% tem projeto elétrico e projeto arquitetônico, para podermos colocar as tues corretamente e elas sendo usada para para tal especificação. Estou fazendo um projeto para meu primo onde tenho 4 circuitos distinto para equipamentos de até 1600watss, agora imagina só a mão de obra, passar 6 circuitos, rasgar as paredes para passar os eletrodutos, são 3 de 1e 1/4' aí depois dizem é fácil é só colocar um fiozinho kkkkkkkkkkk
@@danielguimaraesgouve a tomada é TUE, mas os donos do imóvel usam da forma que vem na cabeça... a ideia é levar em conta o fator retardado.... "o que um possível retardado ligaria aqui?".
Circuito de tomadas para cozinha já deveria ser por padrão mínimo 4mm ou 6mm e tomadas 20A. É um absurdo querer obrigar as pessoas com uma casa nova a chamar eletricista pra refazer uma instalação antes de usar, pra ligar equipamentos que todo mundo hoje tem, como um microondas, um forno elétrico ou uma cafeteira. Economia burra, que na maioria das vezes acaba em gambiarra, usando T, extensão, derretendo conector, e por aí vai.
Muito bom, gosto dos seus vídeos. Eles são didáticos e sem achismos, Trabalhei quase a vida toda com eletricidade industrial e muitas vezes vi os problemas causados por temperatura nos cabos quando não são bem dimensionados.
Vídeo aulas top... me ajuda muito, sou técnico pelo IF mas faz tempo que não atuo na área e me esqueço fácil dos cálculos é ótimo para dar aquela relembrada.
Mas André me explica um coisa supondo que os circuitos que passam por esse eletroduto estajam perto do limite que eles suportam mesmo eu colocando o todo esse dimensionamento para o meu circuito de certa forma eu estaria desdimencionando o Circuitos que já estam lá iae como faz nesse caso ? E outra coisa não tem que ser levado em conta a sessão do eletroduto? por exemplo se for um eletroduto de 32mm² eu precisaria mesmo assim aplicar esse valor? Pois dependendo da extensão deste circuito seria mais econômico apra um projeto aumentar o eletroduto do que a sessão do cabo E tira essa dúvida pfv
Wau, esse vídeo foi MTUUUUUUU importante! As vezes eu sinto raiva do André pq ele começa com aquele "Olá meus queridoss" cheio de dente q parece um cavalo, mas pô, já aprendi pra caramba nesse canal, então acho que tá pago.
@engehall e no caso vamos precisar, revisar os outros circuitos que estão nesse mesmo eletroduto correto? Imagina seu esse mesmo exemplo, já tivesse instalando, e vc fosse passar no mesmo eletroduto esse carga, ou seja, os outros cabas necessitaria de uma readequação?
Boa tarde poderiam me esclarecer uma dúvida? O que significa que o cabo suporta até 70 ° C? Seria por exemplo em uso se ele aquecer ate 65/70 ° o consumo for interrompido e ele esfriar pode voltar a usá-lo sem risco ou queima de cobre o que perderia a condução elétrica? Qual seria a teperatura máxima de operação de um cabo ( 10 mm , Carregado 2 F /220 V no Conduite dentro da parede a uma distância de 7 M "alimentando" 5500 W)?
Por favor meu amigo você é o eletricista que mais confio no TH-cam estou em um dilema terrível tenho uma pequena marcenaria e tenho um circuito com 8 tomadas de 10 amperes usei cabo de 4 mm mas tenho uma serra manual 1800 watts Makita pino para tomada de 20 amperes, eu posso tirar uma tomada de 10 e por uma de 20 no mesmo circuito, uso pouco essa serra me responde por favor 😢 obrigado
Olá André, aproveitando que esse e o vídeo mais recente, tem um aparelhinho chamado voltbox sendo vendido como uma nova tecnologia para economia de energia que estava escondido a muito tempo e teria sido criado por Nicolas Tesla, poderia fazer uma vídeo sobre esse aparelho, ficaremos aguardando, valeu!!
Provavelmente o mesmo destes aparelhos, confere aí: th-cam.com/video/Cs5Z4qIOVMY/w-d-xo.html Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes Engehall Elétrica engehall.com.br
Se for TUE, está errado mesmo, pois a tomada não possui capacidade de condução de 20A. Mas, mesmo em circuito de TUG, é no mínimo uma boa prática ter disjuntor de no máximo disjuntor de 20A para circuito de tomadas.
André só um comentario 5:44 quando voce cita a queda de tensão em uma instalação residencial que não existe , ela existe sim mas de forma reduzida que não tem necessidade de ser considerada e corrigida no calculo dos condutores.
Boa noite pessoal! Apareceu algo parecido pra mim. Circuito específico onde terá duas tomadas onde será usado dois secadores de cabelo (4000watts os dois). Corrente de 32 amperes de trabalho os dois secadores. Se eu utilizar cabo 6mm ( 36A) e um disjuntor monofásico de 40 A irá atender bem a capacidade necessária? Obs: QDC a uns 10 metros de distância dos pontos de tomada e tomada teria que ser de 20 A
É bom lembrar q o ideal é que a capacidade de condução de corrente do cabo seja maior que a corrente de atuação do dispositivo de proteção. No seu caso o dispositivo irá atuar quando chegar em 40 amperes, perdendo totalmente a função.
Como já mencionaram, o correto é fazer um circuito para cada secador. Vai ficar mais seguro e você ainda vai gastar menos com cabos. Recomendo um disjuntor de 20A para cada circuito (a corrente poderá ultrapassar 16A dependendo de qual a tensão considerada para o cálculo da potência nominal (que na faixa entre 100V-127V, pode ser 110V, 115V, 120V ou 127V - cada uma apresentando uma corrente diferente par a potência de 2.000W)
A partir de quatos metros de cabo temos que a conta pra saber a queda de tensão? Circuito de 17 metros de comprimento em eletroduto no forro da casa, tem que considerar a queda de tensão!
Estou com uma duvida vamos lá jogar em exemplo : Uma casa cuja os circuitos não estão acompanhado o condutor de aterramento, mais a mesma (residencia) possue o aterramento da exigido pela CEMIG, mais não seria possível passa o condutor terra na casa devido as más condições do trajeto a para se conduzir os condutores ! O que pode ser feito?
Boa noite..se em um exemplo o equipamento de corrente superior a 20A.. e vc usar fio de 4mm que suportar até 32A... teoricamente condutor certo para corrente do equipamento, porém no mercado só encontramos tomadas de 10A e 20A....aí fica a dúvida, o condutor correto mas a tomada não?
Tenho uma tomada de 20A // Circuito Independente (TUE) com fio 6mm // Disjuntor curva C 25A // Tensão de minha residência é 127V // Minha esposa usou um secador de 2400W e a tomada derreteu. O que tem de errado nessa instalação que está levando a esse aquecimento? Alguém pode me ajudar?
Boa tarde eu tenho uma dúvida uma extensão lá em casa ela se ela se rompeu aí eu fiz uma emenda de prolongamento na própria extensão até então ela funcionava bem Mas quando fui ligar no computador um disjuntor que seria específico ele desarmou na instalação e esse disjuntor específico destinado para cozinha mas quando liguei a extensão lá no quarto caiu o disjuntor e desligou as tomadas de cima o que será que aconteceu
Circuitos de iluminação, em alguns casos, estou utilizando cabos de 1,0 mm² para iluminação Led tipo Spots de 3/5 w em sancas, a soma de potencia é muito baixa. Posso ter problemas? Sim, está fora da NBR, - Más deviam mudar, pois estes se referenciavam a iluminação antiga de lampadas incandescentes, com potencias bem maior.
Estou começando no mundo da elétrica agora , esse seu questionamento é o que tem me encabulado ultimamente , pego um paflon de led e o bixo vem com um fiozinho de nada , ruim até pra decapar ,daí compara ele com um de 1,5 a diferença é absurda , muito estranho rsrsrs........ grd abraço..!!!!
Por não estar seguindo a norma, você assume a responsabilidade (civil e criminal) caso aconteça algum problema. A chance de ter problema é muito pequena. Você tem que decidir se vale o risco. Se o cliente é quem paga pelo material, não vejo sentido em arriscar.
@@andrechagas4549 Concordo, más as empresas que montam seus produtos com fios de menor diametro ( Ex. são as luminárias pendentes com cabinho de 0,75 mm², filtro de linha de tomadas até 10 A com cabo pp de 0,75 mm²) tbm se arriscam, pois isso não chega a desarmar um disjuntor de 16A).
@@joseluizbonatto2788 Acho que elas podem fazer isso pois aquele fio vai alimentar uma única luminária. Por outro lado, o cabo de 1,5 mm² que utilizamos vai suportar a corrente de dezenas de lâmpadas acesas. Concordo que a norma poderia ser mais flexível, principalmente se levarmos em conta a crescente demanda por produtos de automação, que demandam corrente muito baixa ou apenas pulsos elétricos. Mas enquanto não se muda a norma, arcamos com todos os riscos se não a seguirmos.
Oi, André. Para um circuito TUE onde na mesma caixa sera ligado um forno eletrico e um micro ondas, pode-se alimentar as duas tomadas com o mesmo circuito? (visto que u,mforno eletrico normalmente não tem a mesma frequencia de uso de um microondas). Ou teria que passar os dois circuitos individualmente para cada tomada na mesma caixinha? Vi que no seu exemplo é 110v mas aqui seria 220v.
Some as potências dos dois aparelhos e faça o cálculos igual ele fez, mas ao invés de dividir por 127v, vc divide por 220v. E leve em consideração se o seu sistema instalado é 220v mono ou bifásico.
Depende da demanda de corrente da carga, se demandar uma corrente inferior a 10 A, pode ser utilizado tomada de 10 A, se for superior a este valor, deverá utilizar tomada de 20 A. Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Fala meu querido Reinaldo Antonio, você conseguirá encontrar todas essas tabelas na norma NBR-5410. Geralmente as normas são vendidas pela ABNT, mas pode ser que você consiga encontrar algum site que esteja disponibilizando gratuitamente a norma na internet. Obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Se o cabo passou a ser de quatro milímetros que tipo de tomada seria usada ? Para usar a tomada de vinte amperes seria necessário cortar alguns filamentos do fio para encaixar nos bornes, e isso prejudicaria o circuito, Qual a melhor solução?
Fala meu querido André Silveira, Quando você possui um circuito de Tomada com cabos de seção transversal igual a 4 mm², você não precisará cortar os filamentos desse cabo para conectar no borne da Tomada, pois as tomadas que são encontradas no mercado suportam cabos de 4 mm². Caso você queira, você poderá utilizar terminais também, onde você terá um acabamento melhor na instalação dessas tomadas. Obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Então tenho uma tomada aqui em casa específica do microondas e quando fica ligado a mais de 5 minutos esquenta a tomada e o plug , essa tomada é de 20a cabo de 4 mm e disjuntor só para ela de 25a mais mesmo assim ela esquenta A tomada usada é uma Siemens mais tenho quase a certeza que essa tomada nao presta, pois está tudo como a norma manda, conduíte de 3/4 somente com 4 cabos dentro 2 de 4 mm e dois de 2,5 mm
Aí me vem a pergunta: para iluminação com lâmpadas LED/fluorescente compacta que, no máximo demandam 15W. O circuito de alimentação obrigatoriamente precisa usar condutores de 1,5 mm de seção? Não é admitido um condutor menor (0.75mm ou 0,5mm) para esse caso?
Olá meu querido! Seção mínima para circuitos de iluminação, deverá ser de 1,5 mm², segundo a NBR-5410. Mensagem de agradecimento do canal principal Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Uma ressalva quanto à obrigatoriedade de levar em conta o fator de correção de agrupamento: quando um circuito possui corrente de projeto inferior à 20% da capacidade de condução do cabo utilizado, ele pode ser desconsiderado no cálculo do fator de agrupamento.
@@casalgrenal3465, não é o caso usado como ilustração. Mas, ao tratar do assunto de fator de agrupamento, é importante mencionar essa informação (senão vai ter cara ficando maluco na hora de dimensionar cabos de quadros de iluminação... rsrs)
Acredito que esse forno e apenas um exemplo. Pq forno com corrente 19A . Em 127 acho difícil de existir.. e so exemplo mesmo.. pq um aparelho com 2500w a alimentação dela ja seria 220volts.
Olá meu amigo moro numa comunidade minha casa é de energia elétrica compartilhada 127 v queria colocar disjuntor na minha casa me dá uma orientação qual disjuntor coloco obrigado desde já agradeço
Vc quer que advinhe? Nao tem valor de carga pra saber qual cabo e disjuntor adequado, como o cara vai te dar alguma dica? Tensao 127 nao quer dizer nada ou quase, poderia ser 220...
Só não entendi uma coisa, e se neste eletroduto já estiver dois circúitos? Ex. Um circúito de 1,5mm2, e um de 2,5mm2, tem que trocar todos esses cabos? Provavelmente o professor não vai responder, se alguém puder me explicar eu agradeço muito.
Depende da corrente de ambos os circuitos, como tem dois circuitos carregados, o fator de correção é de 0.8 (tabela 46 da NBR-5410), então o cabo de 1,5 mm suporta até 17,5 multiplicando por 0,8 = 14 A já o cabo de 2,5 suporta até 24 A multiplicando por 0,8 (fator de correção) = 19.2A, se caso a corrente dos circuitos forem abaixo destes valores não terá necessidade de alterar o cabo, caso a corrente do circuito seja superior, terá sim que aumentar a seção dos cabos. Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Fala meu querido José Miguel, não! Pois a norma exige que os condutores que sejam utilizados em circuitos de iluminação, tenham no mínimo uma seção ( bitola ) igual a 1,5 mm². Obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Excelente explicação,mas...e quanto a tomada? Num circuito normalmente instalado em uma casa, temos tomadas de 10amp e 20amp, a de 20 amp suportaria esses 2500w?
Olá meu querido! Tomadas normais, suportam até 10 A, caso sua carga demande uma corrente superior, terá que utilizar tomadas de 20 A, e caso seja a cima de 20 A, a ligação deverá ser direta. No caso deste circuito, uma tomada de 20 A, suportaria a demanda da carga. Mensagem de agradecimento do canal principal Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Mas não necessariamente isso é suficiente (pode ser necessário cabos de 6mm2 para circuitos de tomadas em determinadas situações, por exemplo). O correto é seguir o procedimento de dimensionamento prescrito pela NBR5410
(eu não conheço essa área, não me julgue com a pergunta plz kkk) Por que a gente não coloca um fio com espaçamento maior em todos os lugares? Por exemplo de 4Cu pra tudo
Pelo fato do alto valor, caso optasse somente por cabos de 4 mm², para todos os circuitos, o valor total da instalação iria aumentar consideravelmente, por esta razão só instalamos cabos de 4 mm² em locais que realmente necessitam deste cabo. Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Mas em relação a existir outros cabos no eletroduto, então nesta situação teria que recalcular para os cabos já existentes e analisar a possível troca deles também para poder passar mais uma rede por eles?
Não tem erro, TUE é Tomada de Uso Exclusivo, ou seja, um disjuntor exclusivo irá comandar este circuito TUE, em momento nenhum a norma determina que ele deve estar passando em um eletroduto exclusivo. Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Caso eu coloque 02 aparelhos de 2500W/220v cada, teóricamente eu dobraria a bitola dos cabos, ou melhor seria criar 02 circuitos independentes? aconteceu comigo e especifiquei cabos de 4mm com disjuntor 32C. Observei que estava no limite do cabo, a amperagem medida com ambos ligados bateu 22,5A cada cabo.
Vc pode sim considerar os 2 equip como unico, desde que tenha as tomadas separadas. Digamos que se passou pela mente colocar uma dupla, nesse caso aconselho nao usar dupla e sim separadas, ja que no maximo uma tomada suporta só 20 A. quanto ao cabo é questao de ver o agrupamento e claro, com certeza vai ser de bitola maior, até o ponto, chegando neste voce faz a derivaçao. Se nao podesse nao existiria derivaçao de relogios medidores, dentro de um padrao de 3 ou mais medidores, como exemplo, só pra tirar essa ideia do que pode ou nao pode. Normas, sao referencias, voce pode segui-las ao pé ou nao, desde que nao coloque em risco às pessoas.
Porque não fabricam tomadas para uso residencial de 30A? Já que tem vários equipamentos que estão vindo com potência alta.. Uma cliente tem um fogão elétrico de 6300w tensão 220v.. E vem com plug de 20A... Com uma tomada TUE de 20A jamais irá suportar essa corrente.
Eu fui olhar uma possível sobrecarga em uma residência, uma tue que seria somente pro ar condicionado tá ligado a iluminação e outras tomadas juntas 🤦🏽♂️
Consideramos a temperatura ambiente de 70º, neste caso não há queda de tensão por temperatura. Fala meu querido, obrigado pela presença! Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Dica pra vida Vai fazer TUE use 10mm que vc nunca estará errado, somente será exagerado Ksksksksksks brincadeiras a parte, escreva tensão e potência máxima na tomada, pra se o cliente colocar o famoso “benjamim, filtro de linha” e queimar o circuito, vc n poder ser criticado, pq tá escrito bem grande tensão e potência, se passou disso, a culpa não é sua Tô quase refazendo a elétrica do meu quarto, pq meu pai fez a uns 20 anos (era um banheiro) e eu já tô na dúvida se ela ainda vai aguentar muito kkkk
o que tem de eletricista perdendo a boquinha .... kkkkk O cara viu lá com o Eng. Andre do You Tube, uns videozinhos, com dicazinhas, e ja sai achando que vai se tornar eletricista da noite pro dia. Meus caros e minhas caras, sao anos de experiencias, de viver na area, estudar, o que vai tornar-te um profissional. Nao é um cursinho de eletrica e nem tao pouco um tempinho ligando tomadinhas e chuveiros que vai se tornar um profissional da area. André levou mais de 10 anos pra chegar aonde está. Eu, tenho 28 anos na profissao. Porque estou falando? É pelos varios comentarios que vejo nesses e em outros videos sobre eletricidade. Viram nas ultimas o INCENDIO nos predios aqui de SP? Pois é, nao saia achando que é o homi eletrico só porque viu uns videozinhos de You tube, mas faça varios cursos profissionalizantes alem de um tecnico, pelo menos, pra pegar uma bagagem.
Eu me divirto aqui nos comentários... Todo mundo muito correto, cagando norma até de qual mão tem que ligar o disjuntor,,se o fio sai pra cima se sai pra baixo é outra técnica, outro cálculo..... Mas vai na casa deles e até gato tem. Um te por cima do outro tem em toda a casa... Fita isolante é sempre a chinesa,que quando faz 30 graus,se desenrola igual corda de relógio...
Veja como se tornar um eletricista profissional, seguro e capaz de realizar qualquer serviço na área elétrica:eletr.co/cortes-engehall2/?D4FWwNmUsYM
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
Olá pessoal desse maravilhoso canal, boa noite a todos vocês!!
Gostaria de saber como posso adquirir essa bela tabela e colorida???
Estou começando na área, e gostaria de tê-la em mãos ✋!!! Por favor, alguém me dá uma força ✌✌✌🇧🇷🇧🇷🇧🇷desde já agradeço o feedback!. Att, Macêdo são Paulo capital
Vc faz curso de eletricista oline
Bom dia. Peguei um “ Eletricista “ que queria ligar um forno de 7 mil Watts com fio de 4 mm e um disjuntor de 32, em 220v. Em um conduíte só com ele passando . Se olhar friamente, pela tabela e calculei ele não está errado , mas nem chuveiro se liga assim. Eu mesmo fiz o circuito e coloquei um cabo de 6 mm e um disjuntor de 40 A . Fiz a medição depois e o forno na sua potência máxima registava 31.8 A . Ou seja se tivesse feito de acordo com os cálculos, estava dentro , mas no limite. Na minha opinião é bom ter uma “ folga “ …
Se você sabe mexer porque chamou um eletricista? 🤔
Você deve ser o tipo de cliente que atrasa nosso serviço
Faz agente perder tempo indo até você pra você ouvi tudo absorve e depois fazer sozinho
Eu já ponho 4mm direto nas TUE, pq mesmo usando um microondas de 1kw, a galera sempre poe um T ali e liga mais coisa junto.
na empresa onde eu trabalhava fizeram isso mesmo. compraram uma tomada 20A, emendaram no fio e ficavam 2 microondas la
É o que mais acontece nas residências, somente 5% tem projeto elétrico e projeto arquitetônico, para podermos colocar as tues corretamente e elas sendo usada para para tal especificação.
Estou fazendo um projeto para meu primo onde tenho 4 circuitos distinto para equipamentos de até 1600watss, agora imagina só a mão de obra, passar 6 circuitos, rasgar as paredes para passar os eletrodutos, são 3 de 1e 1/4' aí depois dizem é fácil é só colocar um fiozinho kkkkkkkkkkk
Aí já não é TUE rsrs
@@danielguimaraesgouve a tomada é TUE, mas os donos do imóvel usam da forma que vem na cabeça... a ideia é levar em conta o fator retardado.... "o que um possível retardado ligaria aqui?".
Circuito de tomadas para cozinha já deveria ser por padrão mínimo 4mm ou 6mm e tomadas 20A. É um absurdo querer obrigar as pessoas com uma casa nova a chamar eletricista pra refazer uma instalação antes de usar, pra ligar equipamentos que todo mundo hoje tem, como um microondas, um forno elétrico ou uma cafeteira. Economia burra, que na maioria das vezes acaba em gambiarra, usando T, extensão, derretendo conector, e por aí vai.
Muito bom, gosto dos seus vídeos. Eles são didáticos e sem achismos, Trabalhei quase a vida toda com eletricidade industrial e muitas vezes vi os problemas causados por temperatura nos cabos quando não são bem dimensionados.
Excelente vídeo! Mostrar esse passo a passo já facilita muito a nossa vida.
Vídeo aulas top... me ajuda muito, sou técnico pelo IF mas faz tempo que não atuo na área e me esqueço fácil dos cálculos é ótimo para dar aquela relembrada.
Fiz um trabalho destes em angra dos reis , tomada anterior tinha pegado fogo forno panasonic
Dúvido que o Zé faísca saiba disso!
Top!
Show!
MASSA!
Kkkkkk
Ele colocaria um cabo 6 e disjuntor de 32a e que se lasque a tomada
Kkkkkkkk
Parabéns professor André show de bola essa aula parabéns muitíssimo obrigado valeu
Compra o forno 220V, 2500w ÷ 220 = 12,3A, cabo de 2,5mm dá e sobra. Se existe a possibilidade de usar 220v na residência.
Boa noite!!
O sr disse que tinha 3 condutores carregados e na tabela 36 escolheu 2
Bom dia! Por que são três condutores no circuito, mencionado no vídeo??
A norma superfatura demais.
Praticamente 6 meses do curso de eletrotécnica em 6 minutos 👏👏👏
Calma, mano. Teu curso era ruim hein...
@@elmarjunior9680 euheuheueh Não é que em 6 meses só aprende isso, mas leva 6 meses pra ensinarem.
curso de eletronica ensinado sobre tomada Tue?
@@mattomatto3604"eletrotécnica"
Mas André me explica um coisa supondo que os circuitos que passam por esse eletroduto estajam perto do limite que eles suportam mesmo eu colocando o todo esse dimensionamento para o meu circuito de certa forma eu estaria desdimencionando o Circuitos que já estam lá iae como faz nesse caso ? E outra coisa não tem que ser levado em conta a sessão do eletroduto? por exemplo se for um eletroduto de 32mm² eu precisaria mesmo assim aplicar esse valor? Pois dependendo da extensão deste circuito seria mais econômico apra um projeto aumentar o eletroduto do que a sessão do cabo
E tira essa dúvida pfv
Wau, esse vídeo foi MTUUUUUUU importante!
As vezes eu sinto raiva do André pq ele começa com aquele "Olá meus queridoss" cheio de dente q parece um cavalo, mas pô, já aprendi pra caramba nesse canal, então acho que tá pago.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Esse André é o cara gente boa, mas com pinta de playboy kkk, mas ensina bem top. kkk
Kkkkkkk
Você esqueceu o critério do
disjuntor para sobrecargas ,
dependendo da amperagem do disjuntor adotado teremos
que aumentar a seção do condutor.
Show!
O 2.5 mm da de boa!
Hahaha
Excelente aula. Obrigado professor.
Hein como fica a tomada para cabo 4 mm , sei tem ser 20 amperes, essas tomada ums tempo ela queima derrete tipo assim, qual seria a tomada certo?
@engehall e no caso vamos precisar, revisar os outros circuitos que estão nesse mesmo eletroduto correto? Imagina seu esse mesmo exemplo, já tivesse instalando, e vc fosse passar no mesmo eletroduto esse carga, ou seja, os outros cabas necessitaria de uma readequação?
boa noite, Eletricista.
Eu preciso qualificar mais nas demandas e fator.
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Entra em contato conosco via WhatsApp 👉 engehall.com.br/zap
Boa tarde poderiam me esclarecer uma dúvida? O que significa que o cabo suporta até 70 ° C? Seria por exemplo em uso se ele aquecer ate 65/70 ° o consumo for interrompido e ele esfriar pode voltar a usá-lo sem risco ou queima de cobre o que perderia a condução elétrica? Qual seria a teperatura máxima de operação de um cabo ( 10 mm , Carregado 2 F /220 V no Conduite dentro da parede a uma distância de 7 M "alimentando" 5500 W)?
maravilha de explicação, muito obrigado!
É correto 2 circ. de TUE no mesmo eletroduto?
Rápido e eficiente, obrigado
Onde compro a norma NBR 5410?
Nesse caso, fazendo um circuito independente, com um único eletroduto direto pra tomada poderia usar os 2,5?
Onde eu encontro essas tabelas
É verdade que o MATERIAL dos cabos aumenta a resistência com o calor ?
E a corrente de curto circuito ,não precisa ?
Simples assim!
Excelente
Por favor meu amigo você é o eletricista que mais confio no TH-cam estou em um dilema terrível tenho uma pequena marcenaria e tenho um circuito com 8 tomadas de 10 amperes usei cabo de 4 mm mas tenho uma serra manual 1800 watts Makita pino para tomada de 20 amperes, eu posso tirar uma tomada de 10 e por uma de 20 no mesmo circuito, uso pouco essa serra me responde por favor 😢 obrigado
Pode sim amigo
Olá André, aproveitando que esse e o vídeo mais recente, tem um aparelhinho chamado voltbox sendo vendido como uma nova tecnologia para economia de energia que estava escondido a muito tempo e teria sido criado por Nicolas Tesla, poderia fazer uma vídeo sobre esse aparelho, ficaremos aguardando, valeu!!
isso não existe kkkkkkk é tudo picaretagem
Que isso jovem..... É certeza que é golpe
Afff cada uma !
Provavelmente o mesmo destes aparelhos, confere aí: th-cam.com/video/Cs5Z4qIOVMY/w-d-xo.html
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Engehall Elétrica
engehall.com.br
Onde TUE onde está na norma 5410 ?vc e professor? deveria mostrar ? Que TUE e TUG não tem mais na norma 5410 desde 2004 mas de 15anos
TOP!
Boa noite sou seu aluno de carteirinha
Aqui em casa eu instalei fio de 4mm e disjuntor de 25amperes e tomada 20a monofásico 220v . Está correto ou não.
O disjuntor está errado, se sua tomada é 20A o disjuntor pode ter no máximo 20A também, considerando que vc está usando cabo 4mm²
Se for TUE, está errado mesmo, pois a tomada não possui capacidade de condução de 20A. Mas, mesmo em circuito de TUG, é no mínimo uma boa prática ter disjuntor de no máximo disjuntor de 20A para circuito de tomadas.
André só um comentario 5:44 quando voce cita a queda de tensão em uma instalação residencial que não existe , ela existe sim mas de forma reduzida que não tem necessidade de ser considerada e corrigida no calculo dos condutores.
Bom dia grande professor essa era uma dúvida que eu tinha qual cabo ussar , mas agora deu pra tira
Boa noite pessoal!
Apareceu algo parecido pra mim. Circuito específico onde terá duas tomadas onde será usado dois secadores de cabelo (4000watts os dois).
Corrente de 32 amperes de trabalho os dois secadores.
Se eu utilizar cabo 6mm ( 36A) e um disjuntor monofásico de 40 A irá atender bem a capacidade necessária?
Obs: QDC a uns 10 metros de distância dos pontos de tomada e tomada teria que ser de 20 A
É bom lembrar q o ideal é que a capacidade de condução de corrente do cabo seja maior que a corrente de atuação do dispositivo de proteção. No seu caso o dispositivo irá atuar quando chegar em 40 amperes, perdendo totalmente a função.
Uma dica. * Faz um circuito separado para cada um. Pode usar disjuntor 16A cabo 2,5mm² e tomada dupla 20A.
Como já mencionaram, o correto é fazer um circuito para cada secador. Vai ficar mais seguro e você ainda vai gastar menos com cabos. Recomendo um disjuntor de 20A para cada circuito (a corrente poderá ultrapassar 16A dependendo de qual a tensão considerada para o cálculo da potência nominal (que na faixa entre 100V-127V, pode ser 110V, 115V, 120V ou 127V - cada uma apresentando uma corrente diferente par a potência de 2.000W)
Maravilha pessoal, obrigado pelas dicas, será feito dessa forma, um circuito para cada secador para evitar dor de cabeça. Obrigado
O dispositivo de proteção não deve ter capacidade maior do que o cabo, afinal, o cabo torra e o dispositivo não atua.
A partir de quatos metros de cabo temos que a conta pra saber a queda de tensão?
Circuito de 17 metros de comprimento em eletroduto no forro da casa, tem que considerar a queda de tensão!
Eu normalmente calculo a queda de tensão a partir de 30m
Eu tava fazendo a lista e aqui vou ter 12 Tue bifase
Mais dps trifásico, só nisso já vai o meu qdc que sempre achei pequeno pra casa de 10 cômodos
entao contrate um profissional para acertar isso
Conteúdo Muito bom 🙌🏼
Obrigado Pitter, grande abraço!
Estou com uma duvida vamos lá jogar em exemplo : Uma casa cuja os circuitos não estão acompanhado o condutor de aterramento, mais a mesma (residencia) possue o aterramento da exigido pela CEMIG, mais não seria possível passa o condutor terra na casa devido as más condições do trajeto a para se conduzir os condutores ! O que pode ser feito?
@Dicas Flash - Cortes Engehall
@@pitteralves8880 temos um video que fala sobre esse assunto: th-cam.com/video/OAK6Rk0vzVk/w-d-xo.html
Obrigado vou dar uma olhada no vídeo 🤜🏾🤛🏾
Boa noite..se em um exemplo o equipamento de corrente superior a 20A.. e vc usar fio de 4mm que suportar até 32A... teoricamente condutor certo para corrente do equipamento, porém no mercado só encontramos tomadas de 10A e 20A....aí fica a dúvida, o condutor correto mas a tomada não?
Se a carga é maior que 20 com certeza a ligaçao deve ser direta.
Tenho uma tomada de 20A // Circuito Independente (TUE) com fio 6mm // Disjuntor curva C 25A // Tensão de minha residência é 127V // Minha esposa usou um secador de 2400W e a tomada derreteu. O que tem de errado nessa instalação que está levando a esse aquecimento? Alguém pode me ajudar?
Boa tarde eu tenho uma dúvida uma extensão lá em casa ela se ela se rompeu aí eu fiz uma emenda de prolongamento na própria extensão até então ela funcionava bem Mas quando fui ligar no computador um disjuntor que seria específico ele desarmou na instalação e esse disjuntor específico destinado para cozinha mas quando liguei a extensão lá no quarto caiu o disjuntor e desligou as tomadas de cima o que será que aconteceu
Circuitos de iluminação, em alguns casos, estou utilizando cabos de 1,0 mm² para iluminação Led tipo Spots de 3/5 w em sancas, a soma de potencia é muito baixa. Posso ter problemas? Sim, está fora da NBR, - Más deviam mudar, pois estes se referenciavam a iluminação antiga de lampadas incandescentes, com potencias bem maior.
Estou começando no mundo da elétrica agora , esse seu questionamento é o que tem me encabulado ultimamente , pego um paflon de led e o bixo vem com um fiozinho de nada , ruim até pra decapar ,daí compara ele com um de 1,5 a diferença é absurda , muito estranho rsrsrs........ grd abraço..!!!!
Por não estar seguindo a norma, você assume a responsabilidade (civil e criminal) caso aconteça algum problema. A chance de ter problema é muito pequena. Você tem que decidir se vale o risco. Se o cliente é quem paga pelo material, não vejo sentido em arriscar.
@@andrechagas4549 Concordo, más as empresas que montam seus produtos com fios de menor diametro ( Ex. são as luminárias pendentes com cabinho de 0,75 mm², filtro de linha de tomadas até 10 A com cabo pp de 0,75 mm²) tbm se arriscam, pois isso não chega a desarmar um disjuntor de 16A).
@@joseluizbonatto2788 Acho que elas podem fazer isso pois aquele fio vai alimentar uma única luminária. Por outro lado, o cabo de 1,5 mm² que utilizamos vai suportar a corrente de dezenas de lâmpadas acesas.
Concordo que a norma poderia ser mais flexível, principalmente se levarmos em conta a crescente demanda por produtos de automação, que demandam corrente muito baixa ou apenas pulsos elétricos. Mas enquanto não se muda a norma, arcamos com todos os riscos se não a seguirmos.
Vc ja viu Air flyer e microondas na tensão 127v estão ultimando fios 0.75mm
Oi, André. Para um circuito TUE onde na mesma caixa sera ligado um forno eletrico e um micro ondas, pode-se alimentar as duas tomadas com o mesmo circuito? (visto que u,mforno eletrico normalmente não tem a mesma frequencia de uso de um microondas).
Ou teria que passar os dois circuitos individualmente para cada tomada na mesma caixinha?
Vi que no seu exemplo é 110v mas aqui seria 220v.
Some as potências dos dois aparelhos e faça o cálculos igual ele fez, mas ao invés de dividir por 127v, vc divide por 220v. E leve em consideração se o seu sistema instalado é 220v mono ou bifásico.
Que aula
Mas se a seção do cabo e de 4mm qual tomada usar para esse cabo
Depende da demanda de corrente da carga, se demandar uma corrente inferior a 10 A, pode ser utilizado tomada de 10 A, se for superior a este valor, deverá utilizar tomada de 20 A.
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Bom dia André pode indicar um local para adquirir essa tabela? Ou o livro com todas as tabelas. Obrigado
Fala meu querido Reinaldo Antonio, você conseguirá encontrar todas essas tabelas na norma NBR-5410. Geralmente as normas são vendidas pela ABNT, mas pode ser que você consiga encontrar algum site que esteja disponibilizando gratuitamente a norma na internet.
Obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Se o cabo passou a ser de quatro milímetros que tipo de tomada seria usada ?
Para usar a tomada de vinte amperes seria necessário cortar alguns filamentos do fio para encaixar nos bornes, e isso prejudicaria o circuito,
Qual a melhor solução?
So usar terminal cara
Fala meu querido André Silveira, Quando você possui um circuito de Tomada com cabos de seção transversal igual a 4 mm², você não precisará cortar os filamentos desse cabo para conectar no borne da Tomada, pois as tomadas que são encontradas no mercado suportam cabos de 4 mm². Caso você queira, você poderá utilizar terminais também, onde você terá um acabamento melhor na instalação dessas tomadas.
Obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
@@dicasflash-cortesengehall7488
Obrigado pela atenção.
@@tonidiego4799
Obrigado pela atenção 👍
Conector agulha, mais o cabo 4 mm cabe nas tomadas justinho eu coloquei aqui em casa tomadas simes
Então tenho uma tomada aqui em casa específica do microondas e quando fica ligado a mais de 5 minutos esquenta a tomada e o plug , essa tomada é de 20a cabo de 4 mm e disjuntor só para ela de 25a mais mesmo assim ela esquenta
A tomada usada é uma Siemens mais tenho quase a certeza que essa tomada nao presta, pois está tudo como a norma manda, conduíte de 3/4 somente com 4 cabos dentro 2 de 4 mm e dois de 2,5 mm
Talvez o micro-ondas deve ser alimentado em 220V e você só está alimentando ele com 127V.
@@mrcrazy3665 o microondas é 127v
Aí me vem a pergunta: para iluminação com lâmpadas LED/fluorescente compacta que, no máximo demandam 15W. O circuito de alimentação obrigatoriamente precisa usar condutores de 1,5 mm de seção? Não é admitido um condutor menor (0.75mm ou 0,5mm) para esse caso?
Exato, o mínimo pra iluminação é 1,5mm
Olá meu querido!
Seção mínima para circuitos de iluminação, deverá ser de 1,5 mm², segundo a NBR-5410.
Mensagem de agradecimento do canal principal
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Cara coloca 1,5 é o mínimo pelas normas e vc fica mais tranquilo
Que aula heim .. showw
André... e se o forno for 220v, com a mesma potência, usa-se cabo de 4mm também?
Não, em 220 a amperagem é bem mais baixa
Uma ressalva quanto à obrigatoriedade de levar em conta o fator de correção de agrupamento: quando um circuito possui corrente de projeto inferior à 20% da capacidade de condução do cabo utilizado, ele pode ser desconsiderado no cálculo do fator de agrupamento.
Mas n é o caso apresentado
@@casalgrenal3465, não é o caso usado como ilustração. Mas, ao tratar do assunto de fator de agrupamento, é importante mencionar essa informação (senão vai ter cara ficando maluco na hora de dimensionar cabos de quadros de iluminação... rsrs)
@@vitorao extamente
Olá gostaria de saber como ficaria a tomada ?se ela suporta até 20 amperes e a corrente do forno será Mais que isso
Tomada industrial
Acredito que esse forno e apenas um exemplo. Pq forno com corrente 19A . Em 127 acho difícil de existir.. e so exemplo mesmo.. pq um aparelho com 2500w a alimentação dela ja seria 220volts.
@@janderson2454 também acho pq aparelhos potentes assim em 127 é meio sem lógica kkk
Imagino que alimentação dele seria dentro da faixa de tensão entre 220V e 240V (a corrente não passaria de 20A)
André boa tarde? Uma dúvida nesse caso do forno. 2500 watts temos quê usar tomada de 20 amperes, e o fio4,0 mm vai entrar na tomada
Não, porque o correto é 2.5mm.
E o disjuntor?
C20 disjuntor
Show de bola
Obrigado Renato!
Doidé...
Cara pra instalar uma tomada tem q fazer um estágio na nasa véio!!!
Olá meu amigo moro numa comunidade minha casa é de energia elétrica compartilhada 127 v queria colocar disjuntor na minha casa me dá uma orientação qual disjuntor coloco obrigado desde já agradeço
Vc quer que advinhe? Nao tem valor de carga pra saber qual cabo e disjuntor adequado, como o cara vai te dar alguma dica?
Tensao 127 nao quer dizer nada ou quase, poderia ser 220...
Só não entendi uma coisa, e se neste eletroduto já estiver dois circúitos? Ex. Um circúito de 1,5mm2, e um de 2,5mm2, tem que trocar todos esses cabos? Provavelmente o professor não vai responder, se alguém puder me explicar eu agradeço muito.
Depende da corrente de ambos os circuitos, como tem dois circuitos carregados, o fator de correção é de 0.8 (tabela 46 da NBR-5410), então o cabo de 1,5 mm suporta até 17,5 multiplicando por 0,8 = 14 A já o cabo de 2,5 suporta até 24 A multiplicando por 0,8 (fator de correção) = 19.2A, se caso a corrente dos circuitos forem abaixo destes valores não terá necessidade de alterar o cabo, caso a corrente do circuito seja superior, terá sim que aumentar a seção dos cabos.
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
@@dicasflash-cortesengehall7488 Entendi, muito obrigado.
Caramba. E eu achando que era só puxar um fio do quadro
Excelente dica.
Obrigado Silvio!
Faltou a distância do circuito, o coeficiente de correção térmica e a compatibilidade com o disjuntor.
Também gostaria de saber.
Boa aula, mas eu faria assim, colocaria um disjuntor apenas para o circuito do forno, e cabo 4mm somado a tomada para 20A.
Como estamos vendo muita iluminação de led com baixa voltagem, não poderia usar um cabo de 1mm da saída da fonte para a fita?
Fala meu querido José Miguel, não! Pois a norma exige que os condutores que sejam utilizados em circuitos de iluminação, tenham no mínimo uma seção ( bitola ) igual a 1,5 mm².
Obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Excelente explicação,mas...e quanto a tomada? Num circuito normalmente instalado em uma casa, temos tomadas de 10amp e 20amp, a de 20 amp suportaria esses 2500w?
Olá meu querido!
Tomadas normais, suportam até 10 A, caso sua carga demande uma corrente superior, terá que utilizar tomadas de 20 A, e caso seja a cima de 20 A, a ligação deverá ser direta.
No caso deste circuito, uma tomada de 20 A, suportaria a demanda da carga.
Mensagem de agradecimento do canal principal
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Muito bom.
Acho que sempre colocando uma bitola maior que o mínimo, ja ficaria bom . Exemplo circuito de iluminação 2.5mm . Tomadas tug 4mm.
um fio de 1.5mm (sil) consegue conduzir até 3850w em 220v e 1925w em 110v, não vejo motivos para colocar 2.5mm em iluminação.
Mas não necessariamente isso é suficiente (pode ser necessário cabos de 6mm2 para circuitos de tomadas em determinadas situações, por exemplo). O correto é seguir o procedimento de dimensionamento prescrito pela NBR5410
O superdimensionamento é um erro. É só fazer o básico bem feito que fica ótimo.
(eu não conheço essa área, não me julgue com a pergunta plz kkk)
Por que a gente não coloca um fio com espaçamento maior em todos os lugares? Por exemplo de 4Cu pra tudo
Pelo fato do alto valor, caso optasse somente por cabos de 4 mm², para todos os circuitos, o valor total da instalação iria aumentar consideravelmente, por esta razão só instalamos cabos de 4 mm² em locais que realmente necessitam deste cabo.
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Muito bom
E quando for 220
Mas em relação a existir outros cabos no eletroduto, então nesta situação teria que recalcular para os cabos já existentes e analisar a possível troca deles também para poder passar mais uma rede por eles?
Só se eles tiverem perto do limite de carga
Tem um erro... Se é TUE tem que ter uma tubulação exclusiva, então o Fator de Correção de Agrupamento é 1, então o condutor seria 2,5mm2
Esse vídeo é antigo, até o André tá menos acabado...😂😂😂😂😂😂
Não tem erro, TUE é Tomada de Uso Exclusivo, ou seja, um disjuntor exclusivo irá comandar este circuito TUE, em momento nenhum a norma determina que ele deve estar passando em um eletroduto exclusivo.
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/eletrica
Caso eu coloque 02 aparelhos de 2500W/220v cada, teóricamente eu dobraria a bitola dos cabos, ou melhor seria criar 02 circuitos independentes? aconteceu comigo e especifiquei cabos de 4mm com disjuntor 32C. Observei que estava no limite do cabo, a amperagem medida com ambos ligados bateu 22,5A cada cabo.
Use 2 circuitos independentes pra não ter problemas e não precisar usar uma bitola exageradamente alta
Vc pode sim considerar os 2 equip como unico, desde que tenha as tomadas separadas. Digamos que se passou pela mente colocar uma dupla, nesse caso aconselho nao usar dupla e sim separadas, ja que no maximo uma tomada suporta só 20 A.
quanto ao cabo é questao de ver o agrupamento e claro, com certeza vai ser de bitola maior, até o ponto, chegando neste voce faz a derivaçao.
Se nao podesse nao existiria derivaçao de relogios medidores, dentro de um padrao de 3 ou mais medidores, como exemplo, só pra tirar essa ideia do que pode ou nao pode.
Normas, sao referencias, voce pode segui-las ao pé ou nao, desde que nao coloque em risco às pessoas.
Esse padrão também serve pra rede 220 monofasico fase e neutro?sendo q daria 11A em média.
Funciona sim. Tanto monofásico quanto bifásico
Sim é só colocar a tomada de 20A.
Porque não fabricam tomadas para uso residencial de 30A? Já que tem vários equipamentos que estão vindo com potência alta..
Uma cliente tem um fogão elétrico de 6300w tensão 220v..
E vem com plug de 20A...
Com uma tomada TUE de 20A jamais irá suportar essa corrente.
Top de mais
N tem. Tomada. Para cabo 4 tomada. 20 a
Ou seja quase nenhum circuito é cem por cento individual ( casos raros circuitos de chuveiros ou gerais ) sem considerar a queda de tensão dos msm.
Fera
Obrigado Alex. Grande Abraço!
4mm2 suporta 32A?
Eu em....
Para mim é 28A.
Sim os cabos novos estão mais fortes.Os de qualidade.
Eu fui olhar uma possível sobrecarga em uma residência, uma tue que seria somente pro ar condicionado tá ligado a iluminação e outras tomadas juntas 🤦🏽♂️
Realmente Isaac Isso acontece muito. Abraço!
Pq não considerou a temperatura do ambiente
Consideramos a temperatura ambiente de 70º, neste caso não há queda de tensão por temperatura.
Fala meu querido, obrigado pela presença!
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial 👉 engehall.com.br/cortes
Quando chega na casa do cliente nada disso confere ( exemplo) conduíte já está tudo carregado de cabos!
Dica pra vida
Vai fazer TUE use 10mm que vc nunca estará errado, somente será exagerado
Ksksksksksks brincadeiras a parte, escreva tensão e potência máxima na tomada, pra se o cliente colocar o famoso “benjamim, filtro de linha” e queimar o circuito, vc n poder ser criticado, pq tá escrito bem grande tensão e potência, se passou disso, a culpa não é sua
Tô quase refazendo a elétrica do meu quarto, pq meu pai fez a uns 20 anos (era um banheiro) e eu já tô na dúvida se ela ainda vai aguentar muito kkkk
Top
Valeu Leonardo!
o que tem de eletricista perdendo a boquinha .... kkkkk
O cara viu lá com o Eng. Andre do You Tube, uns videozinhos, com dicazinhas, e ja sai achando que vai se tornar eletricista da noite pro dia.
Meus caros e minhas caras, sao anos de experiencias, de viver na area, estudar, o que vai tornar-te um profissional. Nao é um cursinho de eletrica e nem tao pouco um tempinho ligando tomadinhas e chuveiros que vai se tornar um profissional da area.
André levou mais de 10 anos pra chegar aonde está. Eu, tenho 28 anos na profissao.
Porque estou falando?
É pelos varios comentarios que vejo nesses e em outros videos sobre eletricidade.
Viram nas ultimas o INCENDIO nos predios aqui de SP?
Pois é, nao saia achando que é o homi eletrico só porque viu uns videozinhos de You tube, mas faça varios cursos profissionalizantes alem de um tecnico, pelo menos, pra pegar uma bagagem.
like 562 obrigado
Valeu!!!
Resumindo, sem essas normas bota 4mm disjuntor 32a...
Eu me divirto aqui nos comentários... Todo mundo muito correto, cagando norma até de qual mão tem que ligar o disjuntor,,se o fio sai pra cima se sai pra baixo é outra técnica, outro cálculo.....
Mas vai na casa deles e até gato tem. Um te por cima do outro tem em toda a casa... Fita isolante é sempre a chinesa,que quando faz 30 graus,se desenrola igual corda de relógio...
CARAMBA TUDO ISSO PARA INSTALAR UM PONTO DE TOMADA. KKKKKKKKKKKKK. ACABOU O DIA DE SERVIÇO.
Muito bom
Muito bom !