Parabéns pelo excelente vídeo! Estou pesquisando a respeito do assunto e este vídeo esta muito (muito mesmo) mais explicativo e claro do que muito consultor "especialista"
Olá, obrigado pelo vídeo. Sabem me dizer, se eu não fizer a comunicação, tenho que voltar antes de 12 meses p continuar legível no brasil ? Pergunto pq trabalho 100% homeoffice e queria morar fora más, como recebo tenho registro pago os impostos no brasil, não poderei fazer a declaração q estou saindo. Será q só eu passar numa fronteira e já retornar já vale? Agradeço
Boa noite! Vim para Portugal a Turismo . Arrumei um trabalho aqui em, Portugal fiz minha documentação pra permanecer no país , fiz a troca de morada fiscal para Portugal.tem mais de messes que já estou em Portugal. Minha pergunta é preciso fazer a saída definitiva do Brasil ou não ?
Funcionário público aposentado ao dar saída definitiva e consequentemente encerrar as contas aqui, faz como para receber seu salário? Nomeia um procurador no Brasil ou precisa abrir obrigatoriamente uma conta CDE para continuar recebendo sua aposentadoria?
kkkkk me identifiquei na parte dos "pé rapado" hahahhaa. E muitas informações nunca tinha me atentado pq normalmente quando se "sai" do Brasil o que pensamos é fazer as malas e "vazar" hahaha sem lembrar dessas burocracias importantíssimas. Obrigada 😘😘😘
Compro ações no Brasil ,e declaro meu imposto aqui na América e no Brasil todo ano ,eu particularmente acredito não ser vantagem dar saída definitiva !
O problema é que não é opcional! Apos 12 meses fora do Brasil você é considerado não residente no Brasil pela Receita Federal. Se for pego pode ser cobrado por tudo o que pagou errado nos últimos 5 anos. Outro ponto é que quem mora fora tem que declarar o que ganha no mundo todo no país onde mora. Não o fazendo, se for pego, pode ser processado por sonegação e nos EUA, em Portugal, Irlanda, Inglaterra e na maioria dos países isso dá cadeia! Fora outros problemas como poder ser cobrado por tudo o que ganhou no exterior no momento em que voltar ao Brasil. Muito cuidado com essa situação.
@@RobertoCamposContador governo só rouba mesmo . Se tenho dupla cidadania , trabalho de carteira assinada e pago impostos aqui e no Brasil ( por ter bens e investimentos) desnecessaria toda essa complicacao
@@ninamil3018 Para pagar imposto duas vezes, realmente é. Essa complicação é exatamente para não pagar imposto duas vezes. Você está fazendo certo? Ou seja, se não declarou saída definitiva do Brasil, mesmo tendo bens e investimentos, não declara mais nada no Brasil. Só declara no país onde vive. Alias, se vive nos EUA e não declara o que ganha no Brasil com bens e investimentos está sonegando impostos nos EUA, o que é um crime federal. Então, o ponto é orientar as pessoas dos problemas que podem acontecer quando as coisas dão errado. Se der tudo certo é lindo, mas quando dá errado dói, viu.....
E como faz se a gente mora no exterior há vários anos e não sabia que isso existia? Pode declarar em atraso? Como ficam as operações que geraram imposto desde o momento da saída (não declarada ainda) e o momento atual?
Parabéns pelo canal, pelos vídeos!! Sou uma inscrita assídua 😂😂😂 tenho uma dúvida: Estou no Japão há 2 anos e não fiz a comunicação e nem a declaração de saída do país. Como devo fazer agora??
Eu nunca fiz declaração por meus rendimentos anuais serem inferiores ao exigidos pela receita.Se eu sair do Pais e deixei valores no banco e fiquei 5 anos fora do Pais o que acontece com o rendimentos que recebi fora? E o que deixei no Banco no Brasil?
Parabéns pelo vídeo! Cheio de informação que eu não havia encontrado em outros vídeos aqui no TH-cam. Minha dúvida era justamente sobre contas bancárias/investimento e agora ficou mais claro! :D
Eu saí do Brasil há 2 meses e tenho um apto financiado e algumas dívidas em uns bancos para pagar, nesse caso, ainda tenho q fazer? Se eu ñ voltar ao Brasil em até 12 meses, oq pode me acontecer?
Olá, tudo bom? Me esclarece uma dúvida? Se a pessoa não tem a intenção de fazer a declaração de saída definitiva do brasil e mantém contas e investimentos no país e ''sobrevive'' em Portugal apenas com os recursos enviados do brasil (o cidadão, no caso, cumpre todas às obrigações fiscais no brasil), a pessoa será tributa apenas sobre o valor que entra no exterior ou sobre todo o patrimônio do brasil? E em uma situação que o brasileiro (e ainda assim o brasileiro não declara à saída definitiva do brasil) recebe a cidadania portuguesa ~ terminado o prazo de 10 anos p isenção~, e continua não obtendo rendimentos em solo português e continua apenas vivendo dos rendimentos brasileiros, ele vai ser tributado em Portugal sobre o valor que entra no país ou sobre todo o patrimônio do brasil?
E quem é pensionista no BR há pouco tempo mas já vive fora faz tempo e nunca declarou saída???? O pensionista vai ser deduzido 25% na fonte!!!! Qual a vantagem da fazer saída definitiva????? Vejo nenhuma. Porque não pode ter conta no BR ou tem que pagar taxa alta pra manter a conta! Um absurdo. Me explica por favor
Muito bom o vídeo! Eu tenho uma dúvida, pretendo ficar residência na Itália mas manter meu emprego no Brasil, ou seja, não teria renda na Itália. Vou ter algum problema fiscal na Itália com a minha renda no Brasil?
Você vai ter que acertar com o seu empregador no Brasil para alterar o seu status de residente no Brasil para residente no exterior, comunicar a saída definitiva do Brasil e passar a declarar imposto de renda na Italia.
Olá Elaine, não tem problema! Faça com data retroativa a comunicação de saída definitiva (onde você irá informar a Receita a data real em que saiu do Brasil) e depois faça a Declaração de Saída Definitiva (que serve como se fosse a última que você precisasse fazer na vida rs). Qualquer dúvida, me chame, sou formando de contábeis ;)
Amiga, explica melhor como foi tua saída definitiva para ir a Irlanda por favor? Estarei indo nos próximos meses e buscando informações, por exemplo, qual comprovação tu fez na hora da saída? Já tinha o visto? Fez depois que chegou aí? Como foi?
Boa Tarde. Excelente as explicações e muito proveitosas.Nao vejo a hora de pegar a mala e ir embora dessa porcaria de País, desse covil de ladrões e bandidos.
Olá! Nossa, adorei o vídeo! Muito bem explicado! Tenho umas dúvidas, não sei se poderia me ajudar a saná-las. Após fazer a comunicação de saída definitiva do país, tem algum prazo limite em que a pessoa deve informar aos bancos? Por exemplo, se fizer hoje, devo informar ao banco hoje mesmo, ou tenho um prazo máximo para informar, tipo até 1 semana, ou até 30 dias para ir até os bancos e entregar o comprovante da Comunicação de Saída?! Além disso, se acaso a pessoa tiver saído do país já há algum tempo (dentro do período dos 12 meses) e deixou para fazer a comunicação de saída só após ter a certeza que daria certo de "ficar" legalmente no novo país, consequentemente a data de saída do país que constará na comunicação será retroativa, digamos assim, e no decorrer desse tempo a pessoa continuou usando as contas normalmente, ao comunicar ao banco, a pessoa pode ser cobrada de algum encargo, taxa ou algo similar por esse período que usou a conta, mas, já estava fora do país?!
Na própria Comunicação de Saída Definitiva tem os campos para preencher e comunicar aos bancos. Uma vez feita a comunicação entregue uma cópia no seu banco. A partir daquele momento você está como não residente.
comentario totalmente sem sentido..nao tem nada haver com cancer ou dar noticias sobre doenças, essa falacia logica da falsa simetria que compara coisas sem noção nao agrega em nada. Se vc acredita que falta alguma coisa no video, comente e informe, assim vc contribui ao inves de ficar escrevendo bobagem.
Nós saímos faz 2 anos, temos casa no Brasil e simplesmente continuamos declarando o imposto de renda.. usando o endereço da casa (pq ainda estamos pagando o financiamento).. como o IRPF é on-line, é bem fácil. Declaramos como sem rendimentos naquele ano.
Parabéns pelo excelente vídeo! Estou pesquisando a respeito do assunto e este vídeo esta muito (muito mesmo) mais explicativo e claro do que muito consultor "especialista"
Olá, obrigado pelo vídeo.
Sabem me dizer, se eu não fizer a comunicação, tenho que voltar antes de 12 meses p continuar legível no brasil ?
Pergunto pq trabalho 100% homeoffice e queria morar fora más, como recebo tenho registro pago os impostos no brasil, não poderei fazer a declaração q estou saindo.
Será q só eu passar numa fronteira e já retornar já vale?
Agradeço
Boa noite! Vim para Portugal a Turismo . Arrumei um trabalho aqui em, Portugal fiz minha documentação pra permanecer no país , fiz a troca de morada fiscal para Portugal.tem mais de messes que já estou em Portugal.
Minha pergunta é preciso fazer a saída definitiva do Brasil ou não ?
Nada esta na descricao.
Onde declarar saída definitiva retroativa ???
Obrigada❤ pela esclarecimento top
Funcionário público aposentado ao dar saída definitiva e consequentemente encerrar as contas aqui, faz como para receber seu salário?
Nomeia um procurador no Brasil ou precisa abrir obrigatoriamente uma conta CDE para continuar recebendo sua aposentadoria?
😀 nossa muito bom seu vídeo
Muito bom!!
Obrigado!
Procurei clareza, e você trouxe com esse link.
kkkkk me identifiquei na parte dos "pé rapado" hahahhaa. E muitas informações nunca tinha me atentado pq normalmente quando se "sai" do Brasil o que pensamos é fazer as malas e "vazar" hahaha sem lembrar dessas burocracias importantíssimas. Obrigada 😘😘😘
Pois é....
Compro ações no Brasil ,e declaro meu imposto aqui na América e no Brasil todo ano ,eu particularmente acredito não ser vantagem dar saída definitiva !
O problema é que não é opcional! Apos 12 meses fora do Brasil você é considerado não residente no Brasil pela Receita Federal. Se for pego pode ser cobrado por tudo o que pagou errado nos últimos 5 anos. Outro ponto é que quem mora fora tem que declarar o que ganha no mundo todo no país onde mora. Não o fazendo, se for pego, pode ser processado por sonegação e nos EUA, em Portugal, Irlanda, Inglaterra e na maioria dos países isso dá cadeia! Fora outros problemas como poder ser cobrado por tudo o que ganhou no exterior no momento em que voltar ao Brasil. Muito cuidado com essa situação.
@@RobertoCamposContador Muito obrigado Roberto.
@@RobertoCamposContador Nao eh possivel manter dupla residencia fiscal ???
@@RobertoCamposContador governo só rouba mesmo . Se tenho dupla cidadania
, trabalho de carteira assinada e pago impostos aqui e no Brasil ( por ter bens e investimentos) desnecessaria toda essa complicacao
@@ninamil3018 Para pagar imposto duas vezes, realmente é. Essa complicação é exatamente para não pagar imposto duas vezes. Você está fazendo certo? Ou seja, se não declarou saída definitiva do Brasil, mesmo tendo bens e investimentos, não declara mais nada no Brasil. Só declara no país onde vive. Alias, se vive nos EUA e não declara o que ganha no Brasil com bens e investimentos está sonegando impostos nos EUA, o que é um crime federal. Então, o ponto é orientar as pessoas dos problemas que podem acontecer quando as coisas dão errado. Se der tudo certo é lindo, mas quando dá errado dói, viu.....
Moro nos USA, continuo fazendo consultas por Telemedicina e recebendo em Reais ( (pix na minha conta PF) no Brasil, como pagaria o imposto de 25%?
Excelente conteúdo!
Sou aposentado no Brasil e moro nos EUA. Eu posso fazer minha saída definitiva?
E agora? Faz 6 anos que moro na inglaterra e não sabia que tinha que fazer isso? 6 anos que não declaro imposto de renda. O que faço?
E como faz se a gente mora no exterior há vários anos e não sabia que isso existia? Pode declarar em atraso? Como ficam as operações que geraram imposto desde o momento da saída (não declarada ainda) e o momento atual?
Encontrou alguma resposta?
@@daphneproenca2370 também preciso saber
Sei que já faz 1 ano, mas você conseguiu algum tipo de informação sobre isso por favor? Estou na mesma situação.
Mesmo problema aqui...
Parabéns pelo canal, pelos vídeos!! Sou uma inscrita assídua 😂😂😂 tenho uma dúvida: Estou no Japão há 2 anos e não fiz a comunicação e nem a declaração de saída do país. Como devo fazer agora??
Faça.
Thanks
Legal seu vídeo.. quem não fez a comunicação de saída quando saiu do Brasil como pode estar regularizando essa situação obrigado
🌷🌷
Muito bom esse assunto, vai contando pra gente!!!
😁😉
De tds as vezes que fui para o Brasil ninguem me avisou disso td mas eu renovei cpf e RG tudo direitinho.
Sera que estou ok?
Parabens, excelentes informacoes. Me ajudou demais! Abraco da Suecia
Esclarecedor .Parabéns e muito obrigada por compartilhar!
Excelente explicação, parabéns pelo conteúdo, ajudou bastante!
Parabéns, muito esclarecedor! Agora só preciso ver como posso manter minha conta corrente e investimentos no Brasil. rsrs
ola, tbm tenho essa duvida.
Eu nunca fiz declaração por meus rendimentos anuais serem inferiores ao exigidos pela receita.Se eu sair do Pais e deixei valores no banco e fiquei 5 anos fora do Pais o que acontece com o rendimentos que recebi fora? E o que deixei no Banco no Brasil?
Alguém te respondeu? Vc descobriu oq fazer?
@@karineasoares Infelizmente ninguém me respondeu.E eu sou leiga nestas informações Eu gostaria de andar certa com a lei.
@@karineasoares Oi ainda não.Infelizmente. Eu quero estar em ordem com o Leão.
@@elietebonnsk Oi !! Tambem me interesso saber nessa situacao o que acontece.... nenhuma resposta ainda?
@@1983pmp Eu vou procurar me informar assim que eu voltar para o Brasil .Eu quero ver na receita federal .
Então quem tem imóvel o correto é fazer anualmente a declaração de imposto no Brasil e onde vc mora neh.
E quem tem rendimentos menores a 28 mil reais, não possui imóveis; precisa declarar algo? não tenho nada investido
Obrigada pelo video, me ajudou muito!
Parabéns pelo vídeo! Cheio de informação que eu não havia encontrado em outros vídeos aqui no TH-cam.
Minha dúvida era justamente sobre contas bancárias/investimento e agora ficou mais claro! :D
nós que agradecemos
No caso eu não posso fazer, pois passarei dois anos e meio estudando, mas continuarei recebendo meu salário, pois sou funcionário publico concursado.
Mesmo estando isento de declarar?
Eu saí do Brasil há 2 meses e tenho um apto financiado e algumas dívidas em uns bancos para pagar, nesse caso, ainda tenho q fazer? Se eu ñ voltar ao Brasil em até 12 meses, oq pode me acontecer?
Olá, tudo bom? Me esclarece uma dúvida? Se a pessoa não tem a intenção de fazer a declaração de saída definitiva do brasil e mantém contas e investimentos no país e ''sobrevive'' em Portugal apenas com os recursos enviados do brasil (o cidadão, no caso, cumpre todas às obrigações fiscais no brasil), a pessoa será tributa apenas sobre o valor que entra no exterior ou sobre todo o patrimônio do brasil?
E em uma situação que o brasileiro (e ainda assim o brasileiro não declara à saída definitiva do brasil) recebe a cidadania portuguesa ~ terminado o prazo de 10 anos p isenção~, e continua não obtendo rendimentos em solo português e continua apenas vivendo dos rendimentos brasileiros, ele vai ser tributado em Portugal sobre o valor que entra no país ou sobre todo o patrimônio do brasil?
Por favor, Saida permanente seguinifica perder seu CPF? no caso eles dairiam baixa nisso?
Pra fazer a declaração de saída eu preciso de um visto?
Ola! sou estudante aqui na Irlanda e não pretendo voltar pro Brasil no momento. Devo declarar e comunicar minha saída?
Ola. Se vc tem menos de um ano na Irlanda seria melhor esperar, pq uma vez feita a saída vc teria que refazer o processo caso volte para o Brasil
E quem é pensionista no BR há pouco tempo mas já vive fora faz tempo e nunca declarou saída???? O pensionista vai ser deduzido 25% na fonte!!!! Qual a vantagem da fazer saída definitiva????? Vejo nenhuma. Porque não pode ter conta no BR ou tem que pagar taxa alta pra manter a conta! Um absurdo. Me explica por favor
Moro na Nova Zelândia mas queria transferir algum dinheiro e aplicar em corretoras de valores, vocês saberiam me dizer se posso fazer isso?
Muito bom o vídeo! Eu tenho uma dúvida, pretendo ficar residência na Itália mas manter meu emprego no Brasil, ou seja, não teria renda na Itália. Vou ter algum problema fiscal na Itália com a minha renda no Brasil?
Você vai ter que acertar com o seu empregador no Brasil para alterar o seu status de residente no Brasil para residente no exterior, comunicar a saída definitiva do Brasil e passar a declarar imposto de renda na Italia.
E se eu fiz minha última declaração (normal) mas não fiz a comunicação nem a declaração de saída e já passaram os 12 meses😰😰
Olá Elaine, não tem problema! Faça com data retroativa a comunicação de saída definitiva (onde você irá informar a Receita a data real em que saiu do Brasil) e depois faça a Declaração de Saída Definitiva (que serve como se fosse a última que você precisasse fazer na vida rs).
Qualquer dúvida, me chame, sou formando de contábeis ;)
@@leonardogoncalves2894 Você tem um contato?
@@leonardogoncalves2894 Olá Leonardo, estou na mesma situação, pode me ajudar? Muito obrigada
Elaine você conseguiu fazer?
Amiga, explica melhor como foi tua saída definitiva para ir a Irlanda por favor?
Estarei indo nos próximos meses e buscando informações, por exemplo, qual comprovação tu fez na hora da saída? Já tinha o visto? Fez depois que chegou aí? Como foi?
Nao tem que comprovar nada na hora. Basta preencher a Comunicação de Saída Definitiva no e-CAC
Boa Tarde.
Excelente as explicações e muito proveitosas.Nao vejo a hora de pegar a mala e ir embora dessa porcaria de País, desse covil de ladrões e bandidos.
Ok . Então quem está fora a 18 anos mas continuo com contas apartamento boletos eyc está na merdaaaaaaaaa . 🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄😵💫😵💫😵💫😵💫😵💫😵💫😵💫
Olá! Nossa, adorei o vídeo! Muito bem explicado! Tenho umas dúvidas, não sei se poderia me ajudar a saná-las. Após fazer a comunicação de saída definitiva do país, tem algum prazo limite em que a pessoa deve informar aos bancos? Por exemplo, se fizer hoje, devo informar ao banco hoje mesmo, ou tenho um prazo máximo para informar, tipo até 1 semana, ou até 30 dias para ir até os bancos e entregar o comprovante da Comunicação de Saída?! Além disso, se acaso a pessoa tiver saído do país já há algum tempo (dentro do período dos 12 meses) e deixou para fazer a comunicação de saída só após ter a certeza que daria certo de "ficar" legalmente no novo país, consequentemente a data de saída do país que constará na comunicação será retroativa, digamos assim, e no decorrer desse tempo a pessoa continuou usando as contas normalmente, ao comunicar ao banco, a pessoa pode ser cobrada de algum encargo, taxa ou algo similar por esse período que usou a conta, mas, já estava fora do país?!
Na própria Comunicação de Saída Definitiva tem os campos para preencher e comunicar aos bancos. Uma vez feita a comunicação entregue uma cópia no seu banco. A partir daquele momento você está como não residente.
Falar desta forma e como falar que câncer mata... mas sem falar o todo... conteúdo deveria ser direcionado o que eu fiz e não o que devem fazer..
comentario totalmente sem sentido..nao tem nada haver com cancer ou dar noticias sobre doenças, essa falacia logica da falsa simetria que compara coisas sem noção nao agrega em nada. Se vc acredita que falta alguma coisa no video, comente e informe, assim vc contribui ao inves de ficar escrevendo bobagem.
To ha 7 anos na Australia, acho que vale a pena fazer essa declaracao pra nao pagar impostos no Brasil.
Bélgica está na lista de pais com dupla taxação? Moro a quase 20 anos aqui e mandando dinheiro pra lá to em pânico
Eu também. Alguma informação?
@@Guapissíma-o4c tranquilizei n tem o que fazer, tem que mandar tem que mandar... se der merda um dia deu 😅
@@LUANAPAZUK Se em um futuro voltar ao Brasil, como explicará os bens adquiridos no exterior? To em pânico tb 🤣
Eu sequer sabia dessa declaração. Mando dinheiro ao brasil todos os meses 😑
@@Guapissíma-o4c deixo pra sofrer o dia q der merda, por enquanto sigo mandando 🙏🏻
😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘
Nós saímos faz 2 anos, temos casa no Brasil e simplesmente continuamos declarando o imposto de renda.. usando o endereço da casa (pq ainda estamos pagando o financiamento).. como o IRPF é on-line, é bem fácil. Declaramos como sem rendimentos naquele ano.
Agora vou avisar o lula que corri do Brasil por causa dele kkk