estou há mais de um ano fazendo estagio não obrigatório na biblioteca da minha universidade. Hoje me sugeriram adentrar nesse campo para permanecer na biblioteca. Estou me formando em Letras e vou fazer pós em biblioteconomia, acho que vou amar, pois biblioteca é meu lugar de paz, meu lugar de estudo.
Pois cuida. Você pode auxiliar bastante os bibliotecários com seu conhecimento de didática e literário. É uma área para se aposentar. Amo a correria é paz que uma biblioteca oferece.
Tenho 21 anos, começo a faculdade de biblioteconomia em Março e estou muito feliz por ter escolhido esse curso. Não me arrependo. Agradeço pelo vídeo, ele é muito rico e necessário. Parabéns!
parabéns!!! Em uma país como o nosso cada um de nós que entra na universidade é um vencedor!!! É sobre o curso, dê seu melhor, faça sempre além do que esperam de um estudante, pense grande e além! O mercado só é difícil para quem não aproveita as oportunidades! Vai nessa!!!
Aos 20 me formei em História, aos 22 atuo como Analista de Dados. Sempre senti que tanto História tanto Analise de Dados possuem elementos que gosto muito, porém não me encaixando 100% em nenhuma delas. Pesquisando e pesquisando, sinto que Biblioteconomia é a opção que sempre procurei! Muito obrigado pelo vídeo Elani! Meu desejo é trabalhar em contato com a Academia e com a pesquisa universitária!
Eu sempre quis trabalhar em biblioteca, mas sempre tive medo de não ganhar o suficiente. Cursei Filosofia na Federal, que amo, mas infelizmente o mercado não é tão bom e não consegui nada. Com medo de ficar desempregada a ver a vida passar, cursei técnico em enfermagem e no mês seguinte já fui contratada por um grande hospital ganhando quase 4 mil. Consegui comprar minha casa e minha vida financeira melhorou muito, porém tem um motivo para essa área "pagar bem": é muito stress, correria, sobrecarga, pressão, desgaste físico e mental. Sinto que aos poucos vou ficar doente nessa área da enfermagem. Muitos colegas da área tomam tarja preta para trabalhar. Hj quero cursar biblioteconomia para ter mais qualidade de vida e ainda fazer algo que sempre quis. Enfim, estou feliz em saber que vou ter a oportunidade de voltar as minhas origens e dar um novo rumo a minha vida...❤️
O mercado não é fácil para todos em todas as profissões, mas os melhores currículos sempre terão portas abertas. É um esforço e uma luta diária para construir o futuro. Se vc mora em uma grande cidade, saiba que esses 4 mil é tbm a média que um biblio recebe, seja particular (vc tendo um bom Currículo e com especialização) ou concursado(com bem mais benefícios) … e sim, a qualidade de vida é algo que não trocaria por nada, além de me sentir realizada financeiramente (trabalho na rede particular) tbm sou muito realizada profissionalmente e por isso acordo todo dia feliz para ir ao trabalho é isso me faz ser grata todos os dias. 💕 ser paga para viver entre os livros é uma dádiva que vale a pena lutar.
Eu faço técnico em enfermagem e eu quis por escolha pessoal mesmo, sei da possibilidade de ganhar bem, porém a parte do estresse e ansiedade me preocupam, pq já cuido de problemas como ansiedade e depressão, se eu trabalhar em uma área extremamente estressante tenho medo de piorar, e o que eu mais quero é qualidade de vida saúde mental principalmente, a parte financeira é muito importante sim, porém se eu ficar doente de nada vai me adiantar ter dinheiro, agora biblioteconomia é algo que parece sim que eu iria me encontrar, não gosto de correria, amo ler e de aprender coisas novas, e já trabalhei como cuidadora, quando vi a realidade de não poder cuidar decentemente de uma pessoa pq não há recursos ou pq sua chefe é uma enfermeira anti ética , isso me desanimou mais ainda.
Olá Elani! Hoje eu descobri o seu vídeo e o seu canal pesquisando sobre o curso de Biblioteconomia. Acredito que encontrei o meu perfil, a área que eu tanto sonhei e não sabia... obrigado, de coração! Você é um ser especial e inspirador! Luz e paz!
Que bom que estou podendo ajudar. Eu amo essa área e não à toa tento mostrar o que de melhor a nela. Há problemas como todas as outras, mas garanto que para quem estar disposto a dar o seu melhor e focar em construir um bom currículo, não tem erro!
Cheguei nesse curso pesquisando sobre Conservação e Reparo de obras de arte. Acredito que essa é graduação que terei. Informação, pesquisa, livros, organização e possibilidade de tornar as informações acessíveis... Nossa, estou supreso como esse curso abrange tantas coisas que eu sempre me identifiquei. Gostei demais do video, ja estou inscrito.
Que bom que gostou. E de fato, foi-se o tempo que Biblioteconomia só trabalhava com organizaçao da informação em Bibliotecas...As possibilidades são infinitas, afinal conservar, preservar e organizar informações em qualquer formato (fisico ou virtual)está presente em todas as empresas e esferas da sociedade.
Na parte de "Estudar muito" fiquei com um certo medo. Não sou muito inteligente e tenho medo de sempre esquecer algo. É normal, pra esse curso e profissão, a pessoa não consegui se lembrar de tudo? Porque eu sei que ninguem se lembra de 100% das coisas, mas por ser um curso que lida com isso, fiquei com pé atrás. Mas, vou tentar. É o que eu quero.
Você vai estudar muito em qualquer graduação que faça, ainda mais se for em universidade pública. Independente das dificuldades, você tem capacidade de aprender qualquer coisa.
Estou trocando de curso e ando pensando muito em biblio, especialmente em ser bibliotecária universitária 😍. Meu único medo é não achar um emprego aqui no Rio,enquanto me preparo pro concurso
Uma dica: Leia tudo que puder e siga nas redes sociais o máximo de biblios possível. Estagiei em todas as áreas (mesmo antes da epoca que o curso pede) e escolha o caminho que querer trilhar e se especialize nele.
Eu amo fazer pesquisas,e hoje graças a deus conseguir efetivar minha matrícula no curso de bacharel em biblioteconomia,e adorei seu vídeo falando sobre o curso.
Pois vai ser uma ótima cientista da informação! Foca nas tecnologias e se especializa nos bancos de dados e outras ferramentas que vc será bem recebida pelo mercado. Mas tem que cuidar no currículo!!
Comecei faculdade de tecnologia mas tô pensando em mudar pra biblioteconomia..sou leitor assíduo desde novo, incentivado pelos meus pais ..acredito que irei gostar mais do que a tecnologia
@@rosesantana1226 Escolher uma nova profissão requer coragem e sabedoria. Parabéns! E lembre-se para viver bem com qualquer profissão, além do amor por ela é se esforçar para ter o melhor currículo e ser o melhor profissional para o mercado. Ah, e vamos entender tbm que nem só em bibliotecas trabalham os biblios. Então dá uma pesquisadora e tendo certeza, vem que vem!!!
Sou professora, mas meu sonho sempre foi trabalhar como bibliotecária, mas tenho medo de fazer e não me dar bem. Não vejo mais pessoas em bibliotecas ... Em todas escolas que fui, as bibliotecas ficam fechadas 😔 Além disso, muita gente fala que tem vagas, mas quando procuro em sites de emprego, aparecem poucas vagas ..
É uma área meio que deixada de lado por o Brasil ser um país que pouco incentiva a leitura, no entanto profissionais da área - unidos e com programas privado/público - podem ajudar a mudar isto.
Que bom. Já está a um passo de fazer superior, se quer viver nesta área de biblio, Só vem garota! O tempo vai passar do mesmo jeito, pq não passar por ele fazendo algo que vc deseja?
Obrigada pelo empenho no vídeo...estou no segundo semestre de biblioteconomia, pela.uniasselvi. Fiquei com receio pelo aumento das.bibliotecas virtuais..mas sigo em frente
Mesmo com bibliotecas virtuais, ainda somos e seremos necessários, afinal, quem melhor para organizar uma biblioteca seja ela virtual ou física, foque não biblios? A questão é, vc está se preparando focando nesta opção de ter que ser a administradora de uma biblio virtual tbm? Temos de estar prontas para todas as possibilidades! Invista sempre em conhecimento além da academia e verás o universo de possibilidades! Vamos juntas!
Olá, Andrea. Estou no processo para escolher uma instituição para iniciar o curso. A Uniasselvi é umas das instituições que estão na minha lista, poderia me falar sobre sua experiência nessa instituição? Ah sim, seu curso é na modalidade EAD, certo?
@@elvissouza2246 Olá Elvis, apesar de estar no início do curso, pois eliminei algumas disciplinas eu estou satisfeita com a uniasselvi. O material é muito bom, as respostas do atendimento são rápidas, o ambiente virtual é bem intuitivo e os encontros online são bem dinâmicos.
Pois se vier para a biblio, podes ser uma ótima bibliotecária de referencia, pesquisadora em ciência da informação (pesquisa assuntos gerais) ou pesquisadora especializada em auxiliar doutorandos de todas as áreas. Só vem!
Ahahhh dois anos atrás eu estava vendo seus vídeos e agr estou aqui na ufmg fazendo biblioteconomia 😍😍 sinto que nosso curso é bem desvalorizado e ninguém sabe o que é kkkkk mas estou gostando ❤
Amiga, não tem mais profissão valorizada nesta pais infelizmente é trabalhar com cultura é sempre ter esse sentimento… mas olha, vou te falar que essa é daquelas profissões que você se esforça bastante para ter um emprego bom mas vive intensamente feliz a cada projeto e pela ajuda aos alunos… acredite é uma profissão que tem qualidade de vida 🎈💓
Ainda está gostando do curso ? Estou fazendo educação física mas não estou me indentificando com o curso , VC que é estudante da área está vendo a pena ?
@@Walisson-u9y siiiim, estou finalizando o segundo semestre e cada projeto, entrevista e pesquisa que faço me identifico bastante com o curso. Creio que não seja uma coisa particular da nossa profissão, mas ao menos os bibliotecários que eu tenho contato brilham os olhos quando falam sobre o trabalho ☺ como eu amo ler, eu tenho uma fixação grande com a importância da leitura e projetos (incríveis) desse tipo. Mas tbm penso em uma carreira com a pesquisa e até mesmo concurso público. Só que não gosto de rotina, mas a nossa área tem muitas possibilidades por isso amo amo. Só temos que fazer o nosso currículo né ksksks
@SHOW QUIZ Desculpe não responder com clareza, confesso que ainda não me adentrei nas possibilidades da carreira, mas o que eu posso informar é que sim, temos uma certa ligação com a computação. Na UFMG temos duas matérias, uma no primeiro semestre que é informática básica, mas acho que agora chama ciência de dados porque não era informática mesmo, era aprender sobre extrair informação de um grande volume de dados com um aplicativo. Enfim, e no segundo semestre temos banco de dados, aprender a fazer um banco de dados. Mas tem disciplinas optativas para essas áreas, creio eu, e você também pode buscar fazer a formação livre na área da computação. Na época que eu tinha ouvido, a gente pode sim trabalhar com computação, você pode criar base de dados, organizá-las e gerenciá-las, você pode criar programas que vão ajudar na biblioteconomia, por exemplo, um doutorando fez um aplicativo e apresentou para nossa aula que era para ajudar no processo de análise de assunto/indexação, que em vez de fazermos manualmente que gasta tempo, ele faria automaticamente até uma certa parte. E ele era aluno de outro curso da computação, mas veio para a biblioteconomia fazer seu doutorando. E claro, podemos trabalhar com aplicativos, organizando sites, até mesmo trabalhar com o próprio Google né, porque tudo onde tem informação a gente pode organizar. Então creio que sim, dá para trabalhar, eu só não vou saber te responder dentro da formação se ainda vai ter matérias mais voltadas para isso. Estou indo para o terceiro período agora, mas como eu disse, você pode optar pelas matérias optativas e formações livres voltadas para essa área. Quando entrar, tire as dúvidas com veteranos e professores :) e parabéns pela aprovação, espero que goste do curso!
elani, você pode dar dicas de como estudar para biblioteconomia? ainda estou começando o curso e queria saber sobre como estudar corretamente, fala das suas esperiencias
Livros e artigos. Joana, leia todos os livros clássicos e busque no google academico, os mais citados pelos mais variados assuntos da nossa área e leia. Fazer estágios em todas as áreas possíveis também ajuda.
Mais um futuro colega! Aproveita todas as oportunidades e se tiver foco em concursos, já começa a estudar. Tem várias colegas profs que dão dicas de quais assuntos mais caem e já começa por aí. Seja lá área que escolher, dê seu melhor que o retorno vem.
Gente, é muita loucura estudar para vagas em concursos de Auxiliar de Biblioteca (e similares) sem ter feito superior ou técnico? Estudar através da bibliografia mesmo, talvez. Alguém já teve essa experiência?
Para Auxiliar de biblioteca geralmente pedem o ensino médio. Não é loucura não, e olha, é um emprego bem gostosinho! Mais tarde, vc pode até fazer o bacharelado em biblio e entrar de vez no ramo!
Sua biblioteca é supervisionada por uma bibliotecária formada com CRB em dias? Se não, a instituição, a qual sua biblioteca pertence, está agindo da forma errada e você assumindo uma função que deveria ser de um profissional habilitado e regulamentado por lei.
Oi minha querida! Vim pesquisando sobre biblioteconomia e encontrei seu vídeo. Muito esclarecedor por sinal. Se puder me responder ficarei grata. Na verdade eu não tenho nenhum curso superior. Enfrentei muitas dificuldades na vida, iniciei um curso de física, só mesmo pelo certificado, pois sou concursada em área baixa e precisava para aumentar salário, porém nunca gostei e acabei desistindo. Agora penso quanto tempo eu perdi, estou com 52 anos e gostaria de trabalhar na área da educação, pedir a minha transferência de secretaria, porém busco uma curso, que não demore tanto, e que possa me ajudar a ter uma profissão na área de educação, não sei se me entende. Enfim, antes meu desejo era letras, mas agora que penso o quanto tempo eu perdi, e esse foi um curso que me interessou bastante, principalmente agora que ouvi vc falar das inúmeras possibilidades de trabalho nessa área.. sou muito grata por ter te encontrado.🙌🏽🫶🏽
Nunca é tarde, minha amiga! O nosso bacharelado demora entre quatro e cinco anos em públicas, creio que tem ead com menos tempo (apesar de não ter o ensino lá essas coisas) mas já que vc quer só um superior para melhorar seu curriculo, pode ser o caminho e depois é correr para se especializar e fazer seu melhor para os usuários da biblioteca que for só trabalhar.
uma profissão muito desvalorizada principalmente aqui em Pernambuco .. não tem concursos para bibliotecário no governo do Estado e nem nas prefeituras Municipais aqui em Pernambuco as escolas privadas também não contratam para bibliotecário , eu me arrependi de ter feito esse curso não indico a ninguém,,,
Uma pena que ainda formem bibliotecários só focando em bibliotecas. Quando me formei aqui no Pi, fui trabalhar dando aula de metodologia, normalizando e auxiliando em Pesquisas, ganhei mais do que qualquer outro profissional da biblio aqui no estado no setor privado. Enquanto graduados não entenderem as oportunidades que a profissão dá, a área nunca vai crescer. Ou melhor, quem entender vai ganhar o emprego de uns três.
O problema da biblioteconomia: uma área extremamente desunida, não há ajuda por parte do profissional a um colega formado. Eu vejo a área como sendo uma maratona, na qual é cada um por si. Romantizam muito a profissão, porém não há nada de romântico nisso. Não há interesse em divulgar a profissão, não há interesse em expandir o mercado de trabalho do bibliotecário. A biblio tá preocupada em ser militante e "moderninha", e esquece que seu público alvo é diversificado. Esquece de mostrar que ele é importante.
@@emanoelrodriguez8239 um dos maiores problemas da Biblioteconomia, e que os conselhos nao fazem nada pela profissão do bibliotecário, falo isso por experiência própria o 4 CRM nada faz pelo profissional aqui em Pernambuco
Oi! Sou eu Bruna q conversou com vc no Instagram hj! Tô usando a conta com o nome do meu pai pq ele não usa essa conta mais, depois troco o nome 😂😂. Já vou maratonar seu canal! Bjs
Tenho deficite de atenção. Dislexia e tdah sera q sairei bem nesse curso? Passei no Enem esse foi o único q bateu com minha cota... estou com medo rsrs
Primeiramente: parabéns! Sobre o curso, amigo, não tem curso fácil. se não, não seria superior. Mas, com dedicação e entendendo suas limitações e buscando a ajuda necessária, amigo, não tem erro! É uma área multidisciplinar, no qual você vai poder escolher uma área e se dedicar a ela. Se entregue e faça acontecer.
Oi! Geralmente os grandes CRBs tem uma tabela no site deles com a hora de trabalho do biblio. Porque vai depender do tamanho da biblioteca e tempo que vc vai gastar em organizar tudo. Geralmente tá na casa dos 3.000. No mais, o certo é que eles assinem sua carteira ou contratem um biblio, porque essa forma de contrato é uma forma de burlar a lei e enfraquecer nossa profissão. Depois de prestar o serviço, sugiro fazer uma denuncia pela falta do profissional ao seu CRB. Bjs.
Estou pesquisando muiito sobre, amanhã abrem às inscrições para o sisu, e a minha 1° opção será esse curso... só estou em dúvida em outro curso como 2° opção q seja semelhante ou igual em relação a grade curricular. Alguém ajuda pfvr? 😂❤ Me desejem sorte
oi, você poderia me dizer se seria uma opção boa entrar nesse curso com 18 anos? olhando esse vídeo vejo que apenas pessoas mais "velhas" fazem... (sem ofensas, claro)
@@marinasszjj sim, idade não influência. O quanto mais cedo começar, mais cedo termina. Conselho : estude, faça o Enem e se empenhe. Entre na melhor universidade pública que vc puder e agarre a oportunidade. Se não gostar de início, mude de curso...mas não pare de estudar, não faça como eu. Tenho 19, beirando pra 20,...e o tempo tá passando e não te espera. O melhor conselho que posso te dar é esse : não PARE DE ESTUDAR, ESTUDO NUNCA ACABA É SEU MELHOR AMIGO PRA VIDA TODA!
@@Mary_elivrosmve muito obrigada por me responder minha linda, seguirei seus conselhos pro resto da vida!! 🩷 já é quase certeza que irei fazer esse curso esse ano de 2024
Prestando atenção. A duração do curso, segundo sua informação é de 4 a 5 anos. Gostaria de saber se p/ quem já possui graduação, este tempo pode ser reduzido. Se puder me responder, agradeço.
Olá, Mônica. Provavelmente sim, por que você pode colocar algumas disciplinas que sejam comuns ao curso que você já fez. Todavia, cabe ressaltar que a grande maioria das disciplinas do curso de biblio são bem especificas da área.
Pesssoal, ingressei no curso de biblioteconomia recentemente e estou procurando pessoas que fazem essa área, para nos aprimorarmos juntos. Me respondam aqui, caso tenham interesse.
😂 gostei do tom dramático. Toda profissão que trabalhe com tecnologia e informação está dentro do que o futuro nos oferecerá em oportunidade. Foi-se o tempo que bibliotecário só trabalhasse ou estudasse sobre como fazer o livro chegar na sua mão mais rápido. Vale a pena pesquisar a grade currícular de cursos de biblio da USP e UFRJ, dentre outras.
Elani. Bom dia pra você! Terminei meu curso em 2009 ( nunca atuei), me aposentei em outra área, estou pensando em prestar concurso para bibliotecário. Medo de passar e não conseguir atuar.( desatualizado) ! Dá umas dicas por favor! Grato!
O medo a gente leva com a gente para fazer as coisas e perder ele no caminho. Meu amigo, descubra qual área você quer atuar (prestar concurso) e siga os profissionais da área nas redes sociais (há muitos colegas dividindo seus saberes). LinkedIn tem se mostrado uma boa ferramenta para pesquisar profissionais da área, daí vc entra em contato e pede as dicas para atualização como leituras de artigos e livros contemporâneos.
Amiga, má ideia é não fazer o que você quer fazer. A gente tem sempre que por na balança se o que a gente quer passar a vida fazendo (naquele momento) é uma coisa ou outra. Você tem que ver o contexto das profissões e tentar se ver nelas. letras é um curso que te dá muitas possibilidades, assim como vai ser um diferencial na sua carreira de biblio. Ou seja, só faça! Depois que tiver encaminha em letras, daí você volta a se questionar se é isso mesmo que você se via fazendo. Depois vai vendo.
Vale se vc fizer a sua própria formação. O que seria isso? Seria vc ler os principais livros, estudar os artigos, estágios variados (ou seja, o que o aluno do presencial faz) não tem erro. O mercado vai abrir igual e vc ainda vai poder concorrer nos concursos de igual para igual.
Me formei em biblioteconomia em 2017. A quantidade de concursos na área de biblio é muito reduzida. O mercado de trabalho para bibliotecários é muito limitante em razão da sociedade e do setor privado não reconhecer o valor desse profissional da informação. Os professores da graduação não irão contar a verdade, mas aí vai: a biblioteconomia não é muito conhecida, não há mercado de trabalho, e ficamos dependentes de concursos com no máximo uma vaga ou duas extremamente concorrido e geralmente para locais com uma logística cara para os padrões de um recém formado. Uma dica: foque em tecnologia, faça cursos complementares na área de programação.
Pode atuar em biblioteca, mas como auxiliar. Bibliotecário é bacharel em biblioteconomia. Você pode ter especialização em biblio, mestrado e doutorado, que vc vai ser considerado apenas como auxiliar.
Alguém que se formou a pouco tempo poderia compartilhar a sua experiência no mercado de trabalho??? Pois me interesso pelo curso porém tenho medo de não achar emprego, li algumas coisas e dizem que é um área difícil de encontrar.
Amiga, não tem área com emprego sobrando além da T.I.. Nem mesmo para medicina, se não tiver um consultório ou receber pouco no interior. O mercado sempre está bom para os melhores.
Sinceramente para ser professor de biblioteca, cargo esse que surgiu para burlar uma lei, nem precisava ter pós. Só ser mesmo professora readaptada ou professora que ficou sem sala. Mas é óbvio que o conhecimento básico que te foi passado na pós vai te ajudar no dia a dia da biblioteca. Ou seja, esse cargo de professor de sala de biblioteca não existe, foi dado esse nome para o profissional que foi remanejado de outra área ou por outro meio foi colocado para fica no local. Assim se você não for já funcionária, é complicado pegar o cargo independente da pós.
Quem tem formação inicial em Letras e fizer pós em Biblioteconomia pode concorrer em um concurso público para o cargo de bibliotecário, ou somente quem tem a graduação?
Quando foi lançado o google fizeram a mesma pergunta, e vemos bem que por mais que ele nos dê uma resposta certa, ainda nos envia um trilhão de erradas. Bibliotecários não fazem usuários perder tempo procurando a informação correta entre as erradas com checagens, ele já entrega a correta ou a fonte mais confiável. No mais I.A existem a bastante tempo e o contato humano ainda diminui e muito a chance de erro. Não diria que não vamos ser susbstituidos, pq sinceramente acho que todas as profissões podem ser (vide as maquinas que fazem cirurgias).
Oi, Soraya! Como toda profissão, o salário vai depender de inúmeras variantes, dentre elas, o Estado onde vc trabalha, o tamanho da empresa, sua função e seu currículo. Fiz um vídeo falando sobre isso e dando alguns valores, clica aqui: th-cam.com/video/DGmUzfykVIc/w-d-xo.html
Difícil somente para quem não aproveita a graduação para fazer seu currículo e pegar contato. Mas isso acontece em toda área. Se vc for do tipo que espera as coisas acontecerem, nem em medicina vai se dar bem. Ah, e não podemos esquecer dos concursos, tem muitos!
Boa tarde! Existe graduação de Biblioteconomia presencial desde 1915, mermã. Praticamente todas as Universidade Federais ou Estaduais, tem o curso. EAD mesmo, tem a menos de 8 anos.
Eu tenho 24 anos ,sei que tô velha para fazer faculdade, mas ainda sim optri por fazer o ENEM e entra nessa curso de biblioteconomia. Eu sou apaixonada por pesquisa e amo ler .Espero ter exito .
Sou estudante de Bacharelado em Letras, mas gostaria de cursar Biblioteconomia também (EAD), mas já tenho 23 anos, será que vale a pena? Vi que o curso tem 4 anos
Quando comecei biblioteconomia, tinha 25. Tinha gente lá de 60 que agora é concursado federal na área. Nunca é sobre idade, o tempo vai passar é só nos resta passar por ele fazendo o que nos estimula e viver do que amamos e nos fazendo feliz.
@@dicadebibliotecaria que lindo o que vc disse!!! Comecei no ensino superior aos 34 anos, hoje com 40 anos terminei a 2° pós graduação e agora estou pensando em fazer outra graduação ( em biblioteconomia).
Estou a mais de 10 anos na área e nunca fiz concurso e nem me arrependi. Ganho até melhor que alguns. A questão é: você está dispostas trabalhar seu currículo para ser a sua melhor versão?
@@veronicasales4439 neste sábado, dia 19/08 vou oferecer um curso rápido de 1h, via meet, por apenas $25, para falar exatamente disso. Vou dar dicas de estrutura do currículo e cursos gratuitos para vc rechear o currículo e tornar o seu um dos favoritos nos testes seletivos. Inscrições via e-mail: dicadebibliotecaria@gmail.com
É isso vai conhecer para toda profissão. Qual a novidade? … no mais, a nossa profissão também é participativa em várias tipologias de pesquisa e disseminação em pregadas na t.i. Vários profissionais já estão na área tecnológica usando os conhecimentos de indexação e busca, aliados a algoritmos entre outros. A questão é que, ainda é necessário o fator humano para formar leitores, pesquisadores é oferecer a equidade de conhecimento entre as comunidades mais carentes. É sobre isso!
estou há mais de um ano fazendo estagio não obrigatório na biblioteca da minha universidade. Hoje me sugeriram adentrar nesse campo para permanecer na biblioteca. Estou me formando em Letras e vou fazer pós em biblioteconomia, acho que vou amar, pois biblioteca é meu lugar de paz, meu lugar de estudo.
Pois cuida. Você pode auxiliar bastante os bibliotecários com seu conhecimento de didática e literário. É uma área para se aposentar. Amo a correria é paz que uma biblioteca oferece.
qual sua faculdade?
Tenho 40 anos e estou trocando meu curso de Administração por Biblioteconomia. Sou apaixonada !
Biblio é puro amor. Espero que dê tudo certo. Qualquer coisa, tô aqui.
Tenho 21 anos, começo a faculdade de biblioteconomia em Março e estou muito feliz por ter escolhido esse curso. Não me arrependo. Agradeço pelo vídeo, ele é muito rico e necessário. Parabéns!
parabéns!!! Em uma país como o nosso cada um de nós que entra na universidade é um vencedor!!! É sobre o curso, dê seu melhor, faça sempre além do que esperam de um estudante, pense grande e além! O mercado só é difícil para quem não aproveita as oportunidades! Vai nessa!!!
Olá boa noite, estou pensando em fazer este curso... está gostando?
@@Mariana-xb1ji Olá Mari, sei que não foi para mim a pergunta, mas estou no terceiro período do curso e estou gostando bastante, vale a pena tentar.
Comecei a minha em março tbm, estou amando 😍😍
@@karensantos5782 ê coisa boa!!! Vamos juntas!
Aos 20 me formei em História, aos 22 atuo como Analista de Dados. Sempre senti que tanto História tanto Analise de Dados possuem elementos que gosto muito, porém não me encaixando 100% em nenhuma delas. Pesquisando e pesquisando, sinto que Biblioteconomia é a opção que sempre procurei! Muito obrigado pelo vídeo Elani! Meu desejo é trabalhar em contato com a Academia e com a pesquisa universitária!
Vou começar minha faculdade de biblioteconomia mês que vem, e eu tô mega ansiosa, é um curso absurdamente incrível e amplo, pena que é desvalorizado.
como que tá a faculdade?? tá gostando das aulas 👀?
iai? vc continuou gostando?
Como tá o curso
Eu sempre quis trabalhar em biblioteca, mas sempre tive medo de não ganhar o suficiente. Cursei Filosofia na Federal, que amo, mas infelizmente o mercado não é tão bom e não consegui nada. Com medo de ficar desempregada a ver a vida passar, cursei técnico em enfermagem e no mês seguinte já fui contratada por um grande hospital ganhando quase 4 mil. Consegui comprar minha casa e minha vida financeira melhorou muito, porém tem um motivo para essa área "pagar bem": é muito stress, correria, sobrecarga, pressão, desgaste físico e mental. Sinto que aos poucos vou ficar doente nessa área da enfermagem. Muitos colegas da área tomam tarja preta para trabalhar. Hj quero cursar biblioteconomia para ter mais qualidade de vida e ainda fazer algo que sempre quis. Enfim, estou feliz em saber que vou ter a oportunidade de voltar as minhas origens e dar um novo rumo a minha vida...❤️
O mercado não é fácil para todos em todas as profissões, mas os melhores currículos sempre terão portas abertas. É um esforço e uma luta diária para construir o futuro. Se vc mora em uma grande cidade, saiba que esses 4 mil é tbm a média que um biblio recebe, seja particular (vc tendo um bom
Currículo e com especialização) ou concursado(com bem mais benefícios) … e sim, a qualidade de vida é algo que não trocaria por nada, além de me sentir realizada financeiramente (trabalho na rede particular) tbm sou muito realizada profissionalmente e por isso acordo todo dia feliz para ir ao trabalho é isso me faz ser grata todos os dias. 💕 ser paga para viver entre os livros é uma dádiva que vale a pena lutar.
Eu faço técnico em enfermagem e eu quis por escolha pessoal mesmo, sei da possibilidade de ganhar bem, porém a parte do estresse e ansiedade me preocupam, pq já cuido de problemas como ansiedade e depressão, se eu trabalhar em uma área extremamente estressante tenho medo de piorar, e o que eu mais quero é qualidade de vida saúde mental principalmente, a parte financeira é muito importante sim, porém se eu ficar doente de nada vai me adiantar ter dinheiro, agora biblioteconomia é algo que parece sim que eu iria me encontrar, não gosto de correria, amo ler e de aprender coisas novas, e já trabalhei como cuidadora, quando vi a realidade de não poder cuidar decentemente de uma pessoa pq não há recursos ou pq sua chefe é uma enfermeira anti ética , isso me desanimou mais ainda.
Olá Elani! Hoje eu descobri o seu vídeo e o seu canal pesquisando sobre o curso de Biblioteconomia. Acredito que encontrei o meu perfil, a área que eu tanto sonhei e não sabia... obrigado, de coração! Você é um ser especial e inspirador! Luz e paz!
Que bom que estou podendo ajudar. Eu amo essa área e não à toa tento mostrar o que de melhor a nela. Há problemas como todas as outras, mas garanto que para quem estar disposto a dar o seu melhor e focar em construir um bom currículo, não tem erro!
Cheguei nesse curso pesquisando sobre Conservação e Reparo de obras de arte. Acredito que essa é graduação que terei. Informação, pesquisa, livros, organização e possibilidade de tornar as informações acessíveis... Nossa, estou supreso como esse curso abrange tantas coisas que eu sempre me identifiquei. Gostei demais do video, ja estou inscrito.
Que bom que gostou. E de fato, foi-se o tempo que Biblioteconomia só trabalhava com organizaçao da informação em Bibliotecas...As possibilidades são infinitas, afinal conservar, preservar e organizar informações em qualquer formato (fisico ou virtual)está presente em todas as empresas e esferas da sociedade.
Na parte de "Estudar muito" fiquei com um certo medo. Não sou muito inteligente e tenho medo de sempre esquecer algo. É normal, pra esse curso e profissão, a pessoa não consegui se lembrar de tudo? Porque eu sei que ninguem se lembra de 100% das coisas, mas por ser um curso que lida com isso, fiquei com pé atrás. Mas, vou tentar. É o que eu quero.
Você vai estudar muito em qualquer graduação que faça, ainda mais se for em universidade pública. Independente das dificuldades, você tem capacidade de aprender qualquer coisa.
Ótimo seu esclarecimento.👏👏👏
Obrigada pelo feedback❤
Estou trocando de curso e ando pensando muito em biblio, especialmente em ser bibliotecária universitária 😍. Meu único medo é não achar um emprego aqui no Rio,enquanto me preparo pro concurso
Essa área é um dos melhores nichos de biblio, porque faculdade tem aos montes e geralmente contratam mais de um biblio. 🤗
Pode fazer concurso para Universidades e Institutos Federais.
Estou começando a cursar agora, então qualquer informação, que for me ajudar nessa nova jornada é muito bem vindo!
Uma dica: Leia tudo que puder e siga nas redes sociais o máximo de biblios possível. Estagiei em todas as áreas (mesmo antes da epoca que o curso pede) e escolha o caminho que querer trilhar e se especialize nele.
Eu amo fazer pesquisas,e hoje graças a deus conseguir efetivar minha matrícula no curso de bacharel em biblioteconomia,e adorei seu vídeo falando sobre o curso.
Pois vai ser uma ótima cientista da informação! Foca nas tecnologias e se especializa nos bancos de dados e outras ferramentas que vc será bem recebida pelo mercado. Mas tem que cuidar no currículo!!
Comecei faculdade de tecnologia mas tô pensando em mudar pra biblioteconomia..sou leitor assíduo desde novo, incentivado pelos meus pais ..acredito que irei gostar mais do que a tecnologia
E olha, hoje em dia essa competencia em tecnologia, pode te render a remuneração bem melhor. Afinal, uma boa parte da nossa profissão usa tecnologia.
Faço enfermagem e vou largar pra fazer biblioteconomia, sou apaixonada por livros e acho que a única coisa que eu sou realmente boa é nisso
@@rosesantana1226 Escolher uma nova profissão requer coragem e sabedoria. Parabéns! E lembre-se para viver bem com qualquer profissão, além do amor por ela é se esforçar para ter o melhor currículo e ser o melhor profissional para o mercado. Ah, e vamos entender tbm que nem só em bibliotecas trabalham os biblios. Então dá uma pesquisadora e tendo certeza, vem que vem!!!
@@dicadebibliotecaria obrigadooo❤️
@@rosesantana1226 eu também estou assim, eu faço educação física e não estou me indentificando, e quero trocar por biblioteconomia
Não sou bibliotecária de profissão mas fiz um curso intensivo, gostei muito e gostaria de aprender ainda mais com a vossa ajuda
Sou professora, mas meu sonho sempre foi trabalhar como bibliotecária, mas tenho medo de fazer e não me dar bem.
Não vejo mais pessoas em bibliotecas ... Em todas escolas que fui, as bibliotecas ficam fechadas 😔
Além disso, muita gente fala que tem vagas, mas quando procuro em sites de emprego, aparecem poucas vagas ..
É uma área meio que deixada de lado por o Brasil ser um país que pouco incentiva a leitura, no entanto profissionais da área - unidos e com programas privado/público - podem ajudar a mudar isto.
Escolas com bibliotecas fechadas estão fora da lei. Pode denunciar no Conselho da sua região
@@tiagomonteirodesouza8747 verdade, mesmo que não há frequentadores,bibliotecas não podem ficar fechadas ,existe lei pra isso.
@@tiagomonteirodesouza8747como faço isso? Qual nome d orgao?
Minha escola sempre ficava com a biblioteca fechada qd eu era estudante. Era frustrante não poder entrar pra pegar livros ou até passar o tempo lá :/
Infelizmente o Brasil não valoriza bibliotecas!!
faço técnico de Biblioteconomia, e estou amando suas dicas por aqui
Que bom. Já está a um passo de fazer superior, se quer viver nesta área de biblio, Só vem garota! O tempo vai passar do mesmo jeito, pq não passar por ele fazendo algo que vc deseja?
Moça onde você faz técnico? Só acho faculdade
Foi super esclarecedor, obrigada.
Que bom que ajudou.
Amei o canal. Tenho 42 anos e estou me interessando por fazer o curso.
Maravilha. Nunca é tarde para descobrir um novo fazer!
Obrigada pelo empenho no vídeo...estou no segundo semestre de biblioteconomia, pela.uniasselvi. Fiquei com receio pelo aumento das.bibliotecas virtuais..mas sigo em frente
Mesmo com bibliotecas virtuais, ainda somos e seremos necessários, afinal, quem melhor para organizar uma biblioteca seja ela virtual ou física, foque não biblios? A questão é, vc está se preparando focando nesta opção de ter que ser a administradora de uma biblio virtual tbm? Temos de estar prontas para todas as possibilidades! Invista sempre em conhecimento além da academia e verás o universo de possibilidades! Vamos juntas!
Olá, Andrea. Estou no processo para escolher uma instituição para iniciar o curso. A Uniasselvi é umas das instituições que estão na minha lista, poderia me falar sobre sua experiência nessa instituição? Ah sim, seu curso é na modalidade EAD, certo?
@@elvissouza2246 Olá Elvis, apesar de estar no início do curso, pois eliminei algumas disciplinas eu estou satisfeita com a uniasselvi. O material é muito bom, as respostas do atendimento são rápidas, o ambiente virtual é bem intuitivo e os encontros online são bem dinâmicos.
@@andreapessoa4959 obrigado pelo retorno.
E os estágios essa meu maior medo?
Adoro fazer pesquisa, estou querendo mudar o rumo da minha profissão, e na e quero mudar de área, vc tirou muitas dúvidas minhas, amei, obrigada 😊
Pois se vier para a biblio, podes ser uma ótima bibliotecária de referencia, pesquisadora em ciência da informação (pesquisa assuntos gerais) ou pesquisadora especializada em auxiliar doutorandos de todas as áreas. Só vem!
@@dicadebibliotecaria obrigada 🥰
Ahahhh dois anos atrás eu estava vendo seus vídeos e agr estou aqui na ufmg fazendo biblioteconomia 😍😍 sinto que nosso curso é bem desvalorizado e ninguém sabe o que é kkkkk mas estou gostando ❤
Amiga, não tem mais profissão valorizada nesta pais infelizmente é trabalhar com cultura é sempre ter esse sentimento… mas olha, vou te falar que essa é daquelas profissões que você se esforça bastante para ter um emprego bom mas vive intensamente feliz a cada projeto e pela ajuda aos alunos… acredite é uma profissão que tem qualidade de vida 🎈💓
Ainda está gostando do curso ? Estou fazendo educação física mas não estou me indentificando com o curso , VC que é estudante da área está vendo a pena ?
@@Walisson-u9y siiiim, estou finalizando o segundo semestre e cada projeto, entrevista e pesquisa que faço me identifico bastante com o curso. Creio que não seja uma coisa particular da nossa profissão, mas ao menos os bibliotecários que eu tenho contato brilham os olhos quando falam sobre o trabalho ☺ como eu amo ler, eu tenho uma fixação grande com a importância da leitura e projetos (incríveis) desse tipo. Mas tbm penso em uma carreira com a pesquisa e até mesmo concurso público. Só que não gosto de rotina, mas a nossa área tem muitas possibilidades por isso amo amo. Só temos que fazer o nosso currículo né ksksks
@SHOW QUIZ Desculpe não responder com clareza, confesso que ainda não me adentrei nas possibilidades da carreira, mas o que eu posso informar é que sim, temos uma certa ligação com a computação. Na UFMG temos duas matérias, uma no primeiro semestre que é informática básica, mas acho que agora chama ciência de dados porque não era informática mesmo, era aprender sobre extrair informação de um grande volume de dados com um aplicativo. Enfim, e no segundo semestre temos banco de dados, aprender a fazer um banco de dados. Mas tem disciplinas optativas para essas áreas, creio eu, e você também pode buscar fazer a formação livre na área da computação. Na época que eu tinha ouvido, a gente pode sim trabalhar com computação, você pode criar base de dados, organizá-las e gerenciá-las, você pode criar programas que vão ajudar na biblioteconomia, por exemplo, um doutorando fez um aplicativo e apresentou para nossa aula que era para ajudar no processo de análise de assunto/indexação, que em vez de fazermos manualmente que gasta tempo, ele faria automaticamente até uma certa parte. E ele era aluno de outro curso da computação, mas veio para a biblioteconomia fazer seu doutorando. E claro, podemos trabalhar com aplicativos, organizando sites, até mesmo trabalhar com o próprio Google né, porque tudo onde tem informação a gente pode organizar. Então creio que sim, dá para trabalhar, eu só não vou saber te responder dentro da formação se ainda vai ter matérias mais voltadas para isso. Estou indo para o terceiro período agora, mas como eu disse, você pode optar pelas matérias optativas e formações livres voltadas para essa área. Quando entrar, tire as dúvidas com veteranos e professores :) e parabéns pela aprovação, espero que goste do curso!
@@izabellaazevedo6172tô pensando em biblio na UFMG mesmo, chegaram a falar sobre empregabilidade?
elani, você pode dar dicas de como estudar para biblioteconomia? ainda estou começando o curso e queria saber sobre como estudar corretamente, fala das suas esperiencias
Livros e artigos. Joana, leia todos os livros clássicos e busque no google academico, os mais citados pelos mais variados assuntos da nossa área e leia. Fazer estágios em todas as áreas possíveis também ajuda.
Show!!!
Muito obrigado, sou calouro de Biblioteconomia na UNIRIO!!!
Mais um futuro colega! Aproveita todas as oportunidades e se tiver foco em concursos, já começa a estudar. Tem várias colegas profs que dão dicas de quais assuntos mais caem e já começa por aí. Seja lá área que escolher, dê seu melhor que o retorno vem.
Excelente profissional!!Parabéns!!
Estudando para melhorar cada dia mais.
Vc tem vídeos sobre feira de ciências e a biblioteca?? Como fazer eventos com a biblioteca na feira.
ola, só de angola e já sou bibliotecária, amoooo
Maravilha!!! ... Qualquer dia quero fazer uma entrevista com algum profissional daí para falarmos das diferenças e etc.
Boa tarde, obrigada por nos passar seus conhecimentos e experiência. Quais são as ferramentas de busca que citou no vídeo?
Olá Selma! As que eu citei no final do vídeo?
Gente, é muita loucura estudar para vagas em concursos de Auxiliar de Biblioteca (e similares) sem ter feito superior ou técnico? Estudar através da bibliografia mesmo, talvez. Alguém já teve essa experiência?
Para Auxiliar de biblioteca geralmente pedem o ensino médio. Não é loucura não, e olha, é um emprego bem gostosinho! Mais tarde, vc pode até fazer o bacharelado em biblio e entrar de vez no ramo!
Oi!Você é 1000, super me inspira !Sou Bibliotecária e amei suas blusas. 🥰😘
Que maravilha! As blusas são da -Tshirts mural. , Empresa de uma bibliotecária cearense que arrasa!
Muito obrigado
Pretendo iniciar
Acabei de me inscrever no Sisu pra federal daqui, espero conseguir entrar no curso. Tô desde 2020 tentando.
Não sou Bibliotecária, mas estou lotada na Biblioteca . Sou professora de literatura e língua portuguesa
Se estiver pensando em ficar pela querida biblio, faz o curso superior, mana. Tem presencial e EAD. Conhecimento e competência sempre são bem-vindos.
Sua biblioteca é supervisionada por uma bibliotecária formada com CRB em dias? Se não, a instituição, a qual sua biblioteca pertence, está agindo da forma errada e você assumindo uma função que deveria ser de um profissional habilitado e regulamentado por lei.
Qnto custa um bibliotecario
Vou começar a estudar esse ano
Eu não estou entendendo tem curso e faculdade de biblioteconomia? E os concursos a faculdade prepara para ser bibliotecário?
Oi minha querida! Vim pesquisando sobre biblioteconomia e encontrei seu vídeo. Muito esclarecedor por sinal. Se puder me responder ficarei grata. Na verdade eu não tenho nenhum curso superior. Enfrentei muitas dificuldades na vida, iniciei um curso de física, só mesmo pelo certificado, pois sou concursada em área baixa e precisava para aumentar salário, porém nunca gostei e acabei desistindo. Agora penso quanto tempo eu perdi, estou com 52 anos e gostaria de trabalhar na área da educação, pedir a minha transferência de secretaria, porém busco uma curso, que não demore tanto, e que possa me ajudar a ter uma profissão na área de educação, não sei se me entende. Enfim, antes meu desejo era letras, mas agora que penso o quanto tempo eu perdi, e esse foi um curso que me interessou bastante, principalmente agora que ouvi vc falar das inúmeras possibilidades de trabalho nessa área.. sou muito grata por ter te encontrado.🙌🏽🫶🏽
Nunca é tarde, minha amiga! O nosso bacharelado demora entre quatro e cinco anos em públicas, creio que tem ead com menos tempo (apesar de não ter o ensino lá essas coisas) mas já que vc quer só um superior para melhorar seu curriculo, pode ser o caminho e depois é correr para se especializar e fazer seu melhor para os usuários da biblioteca que for só trabalhar.
Oi, tudo bem?
Os xursos de 3 anos não são validos para nos considerarmos bibliotecário?
uma profissão muito desvalorizada principalmente aqui em Pernambuco .. não tem concursos para bibliotecário no governo do Estado e nem nas prefeituras Municipais aqui em Pernambuco as escolas privadas também não contratam para bibliotecário , eu me arrependi de ter feito esse curso não indico a ninguém,,,
Uma pena que ainda formem bibliotecários só focando em bibliotecas. Quando me formei aqui no Pi, fui trabalhar dando aula de metodologia, normalizando e auxiliando em Pesquisas, ganhei mais do que qualquer outro profissional da biblio aqui no estado no setor privado. Enquanto graduados não entenderem as oportunidades que a profissão dá, a área nunca vai crescer. Ou melhor, quem entender vai ganhar o emprego de uns três.
O problema da biblioteconomia: uma área extremamente desunida, não há ajuda por parte do profissional a um colega formado. Eu vejo a área como sendo uma maratona, na qual é cada um por si. Romantizam muito a profissão, porém não há nada de romântico nisso. Não há interesse em divulgar a profissão, não há interesse em expandir o mercado de trabalho do bibliotecário. A biblio tá preocupada em ser militante e "moderninha", e esquece que seu público alvo é diversificado. Esquece de mostrar que ele é importante.
@@emanoelrodriguez8239 um dos maiores problemas da Biblioteconomia, e que os conselhos nao fazem nada pela profissão do bibliotecário, falo isso por experiência própria o 4 CRM nada faz pelo profissional aqui em Pernambuco
Oi! Sou eu Bruna q conversou com vc no Instagram hj! Tô usando a conta com o nome do meu pai pq ele não usa essa conta mais, depois troco o nome 😂😂. Já vou maratonar seu canal! Bjs
Espero que goste! 🥰
São pesquisadores... Mas em uma visão atual é muito difícil pra vc ser empregado tendo essa profissão? Me chamou atenção...
Ótima dica gostei muito abraço.
😂
obrigadaaaa
Tenho deficite de atenção. Dislexia e tdah sera q sairei bem nesse curso? Passei no Enem esse foi o único q bateu com minha cota... estou com medo rsrs
Primeiramente: parabéns! Sobre o curso, amigo, não tem curso fácil. se não, não seria superior. Mas, com dedicação e entendendo suas limitações e buscando a ajuda necessária, amigo, não tem erro! É uma área multidisciplinar, no qual você vai poder escolher uma área e se dedicar a ela. Se entregue e faça acontecer.
Boa tarde querida. Vc pode ajudar con informações sobre como cobrar o valor do acompanhamento do MEC numa faculdade para abertura de curso?
Oi! Geralmente os grandes CRBs tem uma tabela no site deles com a hora de trabalho do biblio. Porque vai depender do tamanho da biblioteca e tempo que vc vai gastar em organizar tudo. Geralmente tá na casa dos 3.000. No mais, o certo é que eles assinem sua carteira ou contratem um biblio, porque essa forma de contrato é uma forma de burlar a lei e enfraquecer nossa profissão. Depois de prestar o serviço, sugiro fazer uma denuncia pela falta do profissional ao seu CRB. Bjs.
Estou pesquisando muiito sobre, amanhã abrem às inscrições para o sisu, e a minha 1° opção será esse curso... só estou em dúvida em outro curso como 2° opção q seja semelhante ou igual em relação a grade curricular. Alguém ajuda pfvr? 😂❤ Me desejem sorte
oi, você poderia me dizer se seria uma opção boa entrar nesse curso com 18 anos? olhando esse vídeo vejo que apenas pessoas mais "velhas" fazem... (sem ofensas, claro)
@@marinasszjj sim, idade não influência. O quanto mais cedo começar, mais cedo termina. Conselho : estude, faça o Enem e se empenhe. Entre na melhor universidade pública que vc puder e agarre a oportunidade. Se não gostar de início, mude de curso...mas não pare de estudar, não faça como eu. Tenho 19, beirando pra 20,...e o tempo tá passando e não te espera. O melhor conselho que posso te dar é esse : não PARE DE ESTUDAR, ESTUDO NUNCA ACABA É SEU MELHOR AMIGO PRA VIDA TODA!
@@Mary_elivrosmve muito obrigada por me responder minha linda, seguirei seus conselhos pro resto da vida!! 🩷 já é quase certeza que irei fazer esse curso esse ano de 2024
ja deixei meu like
Prestando atenção. A duração do curso, segundo sua informação é de 4 a 5 anos. Gostaria de saber se p/ quem já possui graduação, este tempo pode ser reduzido. Se puder me responder, agradeço.
Olá, Mônica. Provavelmente sim, por que você pode colocar algumas disciplinas que sejam comuns ao curso que você já fez. Todavia, cabe ressaltar que a grande maioria das disciplinas do curso de biblio são bem especificas da área.
Pesssoal, ingressei no curso de biblioteconomia recentemente e estou procurando pessoas que fazem essa área, para nos aprimorarmos juntos. Me respondam aqui, caso tenham interesse.
Mana, segue a galera da área no Instagram, por lá todos são bem ativos e mostram mais o trabalho, bem como é mais fácil de achar estudantes.
Ohhhh!!!!
É mesmo??????
Em 2023, Vale a pena o curso??????????????
😂 gostei do tom dramático. Toda profissão que trabalhe com tecnologia e informação está dentro do que o futuro nos oferecerá em oportunidade. Foi-se o tempo que bibliotecário só trabalhasse ou estudasse sobre como fazer o livro chegar na sua mão mais rápido. Vale a pena pesquisar a grade currícular de cursos de biblio da USP e UFRJ, dentre outras.
Elani. Bom dia pra você!
Terminei meu curso em 2009 ( nunca atuei), me aposentei em outra área, estou pensando em prestar concurso para bibliotecário.
Medo de passar e não conseguir atuar.( desatualizado) !
Dá umas dicas por favor!
Grato!
O medo a gente leva com a gente para fazer as coisas e perder ele no caminho. Meu amigo, descubra qual área você quer atuar (prestar concurso) e siga os profissionais da área nas redes sociais (há muitos colegas dividindo seus saberes). LinkedIn tem se mostrado uma boa ferramenta para pesquisar profissionais da área, daí vc entra em contato e pede as dicas para atualização como leituras de artigos e livros contemporâneos.
Boa noite, amando as dicas. Tenho vontade de fazer letras , após isso cursar biblioteconomia. Séria uma boa ideia?
Amiga, má ideia é não fazer o que você quer fazer. A gente tem sempre que por na balança se o que a gente quer passar a vida fazendo (naquele momento) é uma coisa ou outra. Você tem que ver o contexto das profissões e tentar se ver nelas. letras é um curso que te dá muitas possibilidades, assim como vai ser um diferencial na sua carreira de biblio. Ou seja, só faça! Depois que tiver encaminha em letras, daí você volta a se questionar se é isso mesmo que você se via fazendo. Depois vai vendo.
Qual a diferença entre o cursar Biblioteconomia na Etec e numa Faculdade?
Ola. Será que uma formação EAD vale a pena para entrar no mercado de trabalho como bibliotecário?
Vale se vc fizer a sua própria formação. O que seria isso? Seria vc ler os principais livros, estudar os artigos, estágios variados (ou seja, o que o aluno do presencial faz) não tem erro. O mercado vai abrir igual e vc ainda vai poder concorrer nos concursos de igual para igual.
@@dicadebibliotecaria o mercado é difícil para bibliotecário né? E a maioria só passando em concurso?
@@veronicasales4439 O mercado é difícil para qualquer profissão. Mas ele sempre tem a porta aberta para os melhores currículos.
Mais um inscrito no canal
Bem-vindo, Pedro! 😃
@@dicadebibliotecaria obrigado
Fui aprovada em Biblioteconomia na UFCA... Pensando ainda se vou cursar, acho um curso interessante, atraente...
Estou querendo biblio na UFC 😍
eu tbmKKKKKK
Me formei em biblioteconomia em 2017. A quantidade de concursos na área de biblio é muito reduzida. O mercado de trabalho para bibliotecários é muito limitante em razão da sociedade e do setor privado não reconhecer o valor desse profissional da informação. Os professores da graduação não irão contar a verdade, mas aí vai: a biblioteconomia não é muito conhecida, não há mercado de trabalho, e ficamos dependentes de concursos com no máximo uma vaga ou duas extremamente concorrido e geralmente para locais com uma logística cara para os padrões de um recém formado. Uma dica: foque em tecnologia, faça cursos complementares na área de programação.
Sou Bacharel em Teologia. Pretendo fazer uma pós em biblioteconomia. Posso atuar em bibliotecas ? E quais outras somente com a pós ?
Pode atuar em biblioteca, mas como auxiliar. Bibliotecário é bacharel em biblioteconomia. Você pode ter especialização em biblio, mestrado e doutorado, que vc vai ser considerado apenas como auxiliar.
Alguém que se formou a pouco tempo poderia compartilhar a sua experiência no mercado de trabalho??? Pois me interesso pelo curso porém tenho medo de não achar emprego, li algumas coisas e dizem que é um área difícil de encontrar.
Amiga, não tem área com emprego sobrando além da T.I.. Nem mesmo para medicina, se não tiver um consultório ou receber pouco no interior. O mercado sempre está bom para os melhores.
estou cursando biblioteconomia na federal ,e gostaria de saber se tem como trabalhar no exército obrigado.
Acredito que em escolas militares, sim!
Qual a folha salarial média de um profissional competente formado nesse curso?
O bibliotecário também na área de pesquisa pode encontrar emprego na área de biologia/medicina veterinária? Se sim, como?
Como pesquisador, ele pode atuar em qualquer área do conhecimento.
Para tanto, ele precisa se especializar nas fortes de informação desta área.
Pós em bibliotecnomia, tbm da prioridade para pegar cargo do estado como professor de biblioteca, como o curso superior da. ou pós n ajuda ?
Sinceramente para ser professor de biblioteca, cargo esse que surgiu para burlar uma lei, nem precisava ter pós. Só ser mesmo professora readaptada ou professora que ficou sem sala. Mas é óbvio que o conhecimento básico que te foi passado na pós vai te ajudar no dia a dia da biblioteca. Ou seja, esse cargo de professor de sala de biblioteca não existe, foi dado esse nome para o profissional que foi remanejado de outra área ou por outro meio foi colocado para fica no local. Assim se você não for já funcionária, é complicado pegar o cargo independente da pós.
@@dicadebibliotecaria pensei q a pós daria alguma prioridade , mas pelo jeito não ,ne
@@Tatianesilva-ey3js pois é. Mas faça o curso, tem vários EADs e presenciais. Se você quer mesmo entrar na nossa área, é a melhor opção.
Quem tem formação inicial em Letras e fizer pós em Biblioteconomia pode concorrer em um concurso público para o cargo de bibliotecário, ou somente quem tem a graduação?
Somente quem tem o bacharelado com registro em conselho profissional.
qual o nome dos cargos? pra eu pesquisar sobre
Quais cargos?
Quais as chances do bibliotecário ser substituído por IA?
Quando foi lançado o google fizeram a mesma pergunta, e vemos bem que por mais que ele nos dê uma resposta certa, ainda nos envia um trilhão de erradas. Bibliotecários não fazem usuários perder tempo procurando a informação correta entre as erradas com checagens, ele já entrega a correta ou a fonte mais confiável. No mais I.A existem a bastante tempo e o contato humano ainda diminui e muito a chance de erro. Não diria que não vamos ser susbstituidos, pq sinceramente acho que todas as profissões podem ser (vide as maquinas que fazem cirurgias).
@@dicadebibliotecaria obrigada 😊
Haveria a possibilidade de fazer História e depois complementar a graduação de Biblioteconomia por menos tempo?
Na verdade tem poucas disciplinas em comum. Só as básicas comum a todos os cursos superiores.
Olá estou fazendo o curso de biblioteconomia estou no 1 período, qual o período que pode fazer o concurso publico de biblioteconomia?
Com esse curso dá pra virar escrivão de policia federal ?
Se para escrivão precisar apenas de qualquer ensino superior, a reposta é sim. Ensino superior é superior independente do curso.
Oi Elani
Oi, seu Edilson!!! ❣️
E o salário?
Oi, Soraya! Como toda profissão, o salário vai depender de inúmeras variantes, dentre elas, o Estado onde vc trabalha, o tamanho da empresa, sua função e seu currículo. Fiz um vídeo falando sobre isso e dando alguns valores, clica aqui: th-cam.com/video/DGmUzfykVIc/w-d-xo.html
Vc pode me indicar um lugar onde posso fazer o curso EAD e que seja válido pra trabalhar?
Infelizmente não conheço de perto nenhum curso, para te oferecer uma dica. Mas, o ué mais ouço falar é o da Uniasselvi.
Oi Elani, é muito difícil arrumar emprego nesta área?
Difícil somente para quem não aproveita a graduação para fazer seu currículo e pegar contato. Mas isso acontece em toda área. Se vc for do tipo que espera as coisas acontecerem, nem em medicina vai se dar bem. Ah, e não podemos esquecer dos concursos, tem muitos!
Bom dia, alguem sabe me dizer se existe essa graduação presencial?
Boa tarde! Existe graduação de Biblioteconomia presencial desde 1915, mermã. Praticamente todas as Universidade Federais ou Estaduais, tem o curso. EAD mesmo, tem a menos de 8 anos.
Boa noite
Boa!
Eu tenho 24 anos ,sei que tô velha para fazer faculdade, mas ainda sim optri por fazer o ENEM e entra nessa curso de biblioteconomia. Eu sou apaixonada por pesquisa e amo ler .Espero ter exito .
não existe idade pra fazer faculdade
Tenho 36 e quero fazer
Por aqui, 53 e ainda sonhando 😊
Sou estudante de Bacharelado em Letras, mas gostaria de cursar Biblioteconomia também (EAD), mas já tenho 23 anos, será que vale a pena? Vi que o curso tem 4 anos
Quando comecei biblioteconomia, tinha 25. Tinha gente lá de 60 que agora é concursado federal na área. Nunca é sobre idade, o tempo vai passar é só nos resta passar por ele fazendo o que nos estimula e viver do que amamos e nos fazendo feliz.
@@dicadebibliotecaria que lindo o que vc disse!!!
Comecei no ensino superior aos 34 anos, hoje com 40 anos terminei a 2° pós graduação e agora estou pensando em fazer outra graduação ( em biblioteconomia).
Qual faculdade vc indica para fazer o curso de Biblioteconomia?
Olá! Aqui, no link abaixo, tem algumas dicas e nos comentários tem mais. 🥰
th-cam.com/video/EgeBxpMW2v0/w-d-xo.html
@@dicadebibliotecaria obrigado, trabalho em uma biblioteca de universidade federal, achei interessante seus vídeos.
@@marcosoliveira8327 Bacana! Fico feliz que gostou e ainda veio me contar 😅. Precisando é só chamar.
Interessante! Gratidão! 🙏🤓🙏
Olá, quanto tempo dura o curso?
4 a 5 anos , mas dependendo da faculdade.
🦋✨
🥰
😁👏👏👏
💕
Meu medo é cursar e depois ter que depender de passar em concursos.
Estou a mais de 10 anos na área e nunca fiz concurso e nem me arrependi. Ganho até melhor que alguns. A questão é: você está dispostas trabalhar seu currículo para ser a sua melhor versão?
@@dicadebibliotecaria como trabalhar o currículo nessa área sem ter experiência?
@@veronicasales4439 neste sábado, dia 19/08 vou oferecer um curso rápido de 1h, via meet, por apenas $25, para falar exatamente disso. Vou dar dicas de estrutura do currículo e cursos gratuitos para vc rechear o currículo e tornar o seu um dos favoritos nos testes seletivos. Inscrições via e-mail: dicadebibliotecaria@gmail.com
Daqui a pouco vai ter um robo fazendo isso
É isso vai conhecer para toda profissão. Qual a novidade? … no mais, a nossa profissão também é participativa em várias tipologias de pesquisa e disseminação em pregadas na t.i. Vários profissionais já estão na área tecnológica usando os conhecimentos de indexação e busca, aliados a algoritmos entre outros. A questão é que, ainda é necessário o fator humano para formar leitores, pesquisadores é oferecer a equidade de conhecimento entre as comunidades mais carentes. É sobre isso!