Há 100 anos atras as mulheres lutavam por direitos iguais aos dos homens. Luta profundamente meritória. Em breve andaremos a lutar pelo direito de sermos simplesmente "mulheres" sem confusões com aqueles que não o são. Isto é um problema apenas da sociedade ocidental que por ser rica tem muita gente sem nada de realmente importante para fazer. Se nascessem numa aldeia no centro de África (ou da India, ou da China) sem agua canalizada, e quantas vezes nem potável, sem eletricidade e sem as necessidades mais básicas preenchidas, com 10 filhos a morrer de fome e sem comida para lhes dar, tinham coisas mais importantes com que se preocupar, assim só se preocupam em incomodar todos os outros. Bem diz o Putin que a sociedade ocidental está em decadência, e acrescento acelerada, e por isso será fácil de derrotar. Nem precisa de se chatear muito como na Ucrania, se avançar sobre a Europa não vai ter a resistência de uma sociedade claramente fraca, pelo contrario, terá quem lhe abra as portas a correr, e depois não nos poderemos queixar de tudo o que não temos porque a culpa foi nossa por andarmos a pensar em futilidades como os 100 géneros diferentes ou se só as mulheres menstruam se os homens também.
Depois de se normalizar essa exclusao ha de se comecar a afirmar que as pessoas que deixam de mestruar passam a ser homens. Eu estou a ficar com medo de entrar na menopausa...
Basta os miúdos procurarem na net algo acerca do assunto...e a partir desse momento os algoritmos começam a funcionar e eles começam a receber a dissimulada propaganda woke.
Façam as operações que quiserem, tomem as hormonas que quiserem, tenham a vida que quiserem ter. Agora, não deturpem conceitos científicos. Uma mulher é uma mulher, um homem é um homem, ponto final. Para aqueles que querem mudar de sexo, mas que, na verdade, nunca o conseguem fazer totalmente, encontrem outros nomes e outros conceitos. Porque quem nasce, biologicamente, mulher, não se limita a menstruar, nem a gestar. A vida de uma mulher passa por várias fases e acontecimentos, em que, tanto a menstruação como a gestação, podem deixar de ser uma realidade na vida da mulher. E essa pessoa continua a ser, biologicamente, uma mulher.
Obrigado pelo vosso programa. Já sou um idoso e lamento que "democráticamente" algumas minorias tentem impor e incentivar ideologias catastróficas. Vivemos numa sociedade cada vez mais podre.Penso que o ideal seria resolver isto democráticamente com umas boas lambadas.
Está certo, eu por exemplo no outro dia a cortar queijo com uma faca cortei-me na mão e menstruei um bocadinho... O BE sempre ao encontro dos problemas das pessoas independentemente ...de não baterem bem da bola .
Observador, cada vez mais a voz das pessoas de bom senso porque acredito que elas estejam (ou ainda estejam) em maioria. Porque urge lutar afincadamente contra a ditadura do politicamente correto. Não me admira que as vossas audiências façam inveja às telefonias sem fronteiras, porque os e as portuguesas estão fartas de narrativa nefasta! Parabéns Helena Matos pela Mulher que é e ao JMF, permitindo-me que o cite e que subscrevo na integra "uma pequena exceção não se pode tornar em regra em função de uma agenda que não é a agenda nem das mulheres nem dos transexuais. É uma agenda de transformação da ordem social."
Há pessoas que não menstruam e são mulheres, como mulheres na menopausa ou histerectomizadas. Falar para as "pessoas que menstruam" para se referir a todas as mulheres é incorreto.
Não. A generalização é o meio que a natureza faculta aos seres dotados com inteligência suficiente para sobreviverem. Se assim não fosse não seríamos capazes de perceber que aproximarmo-nos de leões e tigres é mais perigoso do que no aproximamos de ovelhas. Se existem mais homens interessados em coisas do que pessoas e mulheres mais em pessoas do que objectos, não significa que não possamos detectar as excepções. Mas fazer da exceoção a regra é pouco inteligente e pouco sensato.
Eu sinto-me profundamente ofendida, banalizada e anulada. Mas afinal eu existo como mulher ou não? O ser mulher foi-me retirado? Será que sou mãe só porque amamentei? A minha cunhada Carla que não poude amamentar o meu sobrinho (tem fenilcetonúria) não é mãe suficiente e entra agora em guerra comigo? Não há grande diferença entre mim e as ovelhas se ou quando suficientes pessoas se identificarem com os ovinos? Bem basta o sns me recusar o rastreio do cancro da mama há décadas, nunca consegui fazer 1 único rastreio! Tenho 62 anos. Queiram comprovar. Suponho que é por eu ter vivido 15 anos noutro país e o sns não reconhecer as minhas mamas como mamas nacionais. "Sorte" tiveram as gémeas do PR. Ou tiveram outra coisa qualquer.
Decadas de emancipação feminina para esta discussão ridicula. Sim senhor; há que mandar de volta o conceito de mulher para fora da conversa da esfera pública. Uma vitória para o patriarcado.
Alaude-se tudo que é nojento e lamacento e condena-se as pessoas de bem. Pessoas honesta e de trabalho são apelidadas de fascistas. Um Homem é um Homem e uma Mulher é uma Mulher. Tudo o resto, são invenções das minorias, com complexos de inferioridade , mas uma suposta presunção de superioridade...,
Ainda não entendi como conseguem igual sexo, género e preferencia no relacionamento emocional e sexual! E nem quero imaginar como estará a mente de alguns dos jovens de hoje que estão a levar com estas confusões numa fase da vida onde ocorre a definição de identidade, em todas as suas vertentes, e as consequências disso! Dividir para reinar... é de ficar vigilante!
👀 Existe sempre Gente que faz de tudo para provocar e ás vezes até ofender as mulheres !... Aparece sempre alguém para tentar complicar aquilo que é fácil Querem corrigir a Natureza das coisas !...
Lembrar que isto sao os "especialistas" da DGS. As instituicoes perderam a credibilidade toda, sao geridas por activists. O mesmo se pode ver Nesta narrativa dramatica do clima
👀 Sem ofensa para ninguém, mas penso que vocês deveriam ter convidado para o programa as meninas tão FUFINHAS do BE para ouvirmos aquilo que suas Opiniões !... Penso que o Sr. psicólogo Eduardo explicou e disse tudo da melhor maneira e da forma mais fácil... Estão cada vez mais a querer confundir as cabeças das crianças, que são o futuro das Sociedades amanhã Querem corrigir aquilo que é e sempre foi a Natureza das coisas !...
Com esta mistura toda, deixando de se falar entre homem e mulher, também deixa de se discutir a igualdade salarial entre ambos, que ainda está longe de ser atingida?
A humanidade depende da procriação, de preferência da forma habitual e natural, entre uma mulher e um homem . Existem outros géneros mas que são uma minoria na humanidade, obviamente tem que ser respeitados e têm todos os direitos como qualquer um...mas por serem quem são não podem ter super poderes.
Não arranjam nada melhor para discutir? Pão e circo? As vezes que foi dito "portanto" só nos primeiros minutos é agonizante... Vá lá, arranjem temas com conteúdo para não terem que encher com "portantos"
Ao minuto 26 . Em que religião deixou de ser pecado ter preferência sexual diferentes? Deixou é de ser crime e é pouco criticado em público em Portugal ...
Sem complicacoes - o que somos individualmente tem a ver com o nosso DNA e esse e determinado no momento da concepcao. Portanto, seremos macho ou femea. Contudo a natureza comete erros e havera pessoas que nascem com "deficiencias' fisicas. Mas isso nao explica a expressao de "pessoas que menstruam", porque as unicas que o fazem sao as femeas, ou seja, mulheres. O homem transgenero, portanto mulher que se identifica como homem (disforia de genero) claro que pode menstruar porque e biologicamente uma mulher. Concluo que aplicar a toda uma sociedade novas expressoes, tais como esta das "pessoas que menstruam", para incluir minorias e bastante ridiculo.
Antes quando se era maluco, ia-se para o manicómio, hoje os malucos andam à solta e ainda são aplaudidos.
Dr Eduardo Sá, muito obrigada pelas suas palavras. Seria muito importante fazer umas formações nas escolas portuguesas.
Há 100 anos atras as mulheres lutavam por direitos iguais aos dos homens. Luta profundamente meritória.
Em breve andaremos a lutar pelo direito de sermos simplesmente "mulheres" sem confusões com aqueles que não o são.
Isto é um problema apenas da sociedade ocidental que por ser rica tem muita gente sem nada de realmente importante para fazer.
Se nascessem numa aldeia no centro de África (ou da India, ou da China) sem agua canalizada, e quantas vezes nem potável, sem eletricidade e sem as necessidades mais básicas preenchidas, com 10 filhos a morrer de fome e sem comida para lhes dar, tinham coisas mais importantes com que se preocupar, assim só se preocupam em incomodar todos os outros.
Bem diz o Putin que a sociedade ocidental está em decadência, e acrescento acelerada, e por isso será fácil de derrotar.
Nem precisa de se chatear muito como na Ucrania, se avançar sobre a Europa não vai ter a resistência de uma sociedade claramente fraca, pelo contrario, terá quem lhe abra as portas a correr, e depois não nos poderemos queixar de tudo o que não temos porque a culpa foi nossa por andarmos a pensar em futilidades como os 100 géneros diferentes ou se só as mulheres menstruam se os homens também.
JMF explica bem a "ditadura" das minorias e as ideologias subverssivas...
O problema está na nos problemas psicológicos e agendas LGBT que só interessa a política
O programa já terminou, desejo apenas afirmar o meu acordo com JMF e H. Matos.
Pessoas que menstruam... Ah, mulheres! Acho muito suspeito que se queira apagar o conceito de mulher e removê-las do vocabulário.
Depois de se normalizar essa exclusao ha de se comecar a afirmar que as pessoas que deixam de mestruar passam a ser homens. Eu estou a ficar com medo de entrar na menopausa...
É verdade. Onde quer esta gente - diabólica e louca - chegar? Quem está por trás deste nojo? desta coisa inestética até não mais poder...
Eduardo Sá e Helena Matos cheios de razão!!!
Sem dúvida! Os dois mais interessantes neste programa
Eu não tenho útero e já não menstruo, sou mulher e mãe. Voltámos às Bruxas de Salém
Basta os miúdos procurarem na net algo acerca do assunto...e a partir desse momento os algoritmos começam a funcionar e eles começam a receber a dissimulada propaganda woke.
Façam as operações que quiserem, tomem as hormonas que quiserem, tenham a vida que quiserem ter. Agora, não deturpem conceitos científicos. Uma mulher é uma mulher, um homem é um homem, ponto final. Para aqueles que querem mudar de sexo, mas que, na verdade, nunca o conseguem fazer totalmente, encontrem outros nomes e outros conceitos. Porque quem nasce, biologicamente, mulher, não se limita a menstruar, nem a gestar. A vida de uma mulher passa por várias fases e acontecimentos, em que, tanto a menstruação como a gestação, podem deixar de ser uma realidade na vida da mulher. E essa pessoa continua a ser, biologicamente, uma mulher.
Nasci 1960.realmente nunca pensei que o a "era das trevas " voltasse no séc.XXI.
Eu fui banido do Linkdin devido a ter tido uma conversa sobre este assunto com um obstetra… esse profissional dizia que os homens também menstruavam…
@@luiscarvalho1593 Onde terá tirado o curso? pobres mulheres que o têm como obstetra
Sobre a lei da California. A lei que o presidente vetou ia no mesmo sentido. Os pais estavam completamente fora da equação.
Obrigado pelo vosso programa.
Já sou um idoso e lamento que "democráticamente" algumas minorias tentem impor e incentivar ideologias catastróficas.
Vivemos numa sociedade cada vez mais podre.Penso que o ideal seria resolver isto democráticamente com umas boas lambadas.
Já agora, onde é que andam as feministas ??
Não andam... são umas cobardes.
Está certo, eu por exemplo no outro dia a cortar queijo com uma faca cortei-me na mão e menstruei um bocadinho...
O BE sempre ao encontro dos problemas das pessoas independentemente ...de não baterem bem da bola .
Observador, cada vez mais a voz das pessoas de bom senso porque acredito que elas estejam (ou ainda estejam) em maioria. Porque urge lutar afincadamente contra a ditadura do politicamente correto. Não me admira que as vossas audiências façam inveja às telefonias sem fronteiras, porque os e as portuguesas estão fartas de narrativa nefasta! Parabéns Helena Matos pela Mulher que é e ao JMF, permitindo-me que o cite e que subscrevo na integra "uma pequena exceção não se pode tornar em regra em função de uma agenda que não é a agenda nem das mulheres nem dos transexuais. É uma agenda de transformação da ordem social."
Há pessoas que não menstruam e são mulheres, como mulheres na menopausa ou histerectomizadas. Falar para as "pessoas que menstruam" para se referir a todas as mulheres é incorreto.
Não. A generalização é o meio que a natureza faculta aos seres dotados com inteligência suficiente para sobreviverem. Se assim não fosse não seríamos capazes de perceber que aproximarmo-nos de leões e tigres é mais perigoso do que no aproximamos de ovelhas. Se existem mais homens interessados em coisas do que pessoas e mulheres mais em pessoas do que objectos, não significa que não possamos detectar as excepções. Mas fazer da exceoção a regra é pouco inteligente e pouco sensato.
Passamos o séc.XX a desmistificar os Tabus sobre a menstruação. Não poder lavar cabeça, nadar,fazer desporto e muito mais.E agora isto
Eu sinto-me profundamente ofendida, banalizada e anulada. Mas afinal eu existo como mulher ou não? O ser mulher foi-me retirado? Será que sou mãe só porque amamentei? A minha cunhada Carla que não poude amamentar o meu sobrinho (tem fenilcetonúria) não é mãe suficiente e entra agora em guerra comigo?
Não há grande diferença entre mim e as ovelhas se ou quando suficientes pessoas se identificarem com os ovinos?
Bem basta o sns me recusar o rastreio do cancro da mama há décadas, nunca consegui fazer 1 único rastreio! Tenho 62 anos. Queiram comprovar. Suponho que é por eu ter vivido 15 anos noutro país e o sns não reconhecer as minhas mamas como mamas nacionais. "Sorte" tiveram as gémeas do PR. Ou tiveram outra coisa qualquer.
Decadas de emancipação feminina para esta discussão ridicula. Sim senhor; há que mandar de volta o conceito de mulher para fora da conversa da esfera pública. Uma vitória para o patriarcado.
Já tentaram explicar isso a um esquerdoido wokista…?
Alaude-se tudo que é nojento e lamacento e condena-se as pessoas de bem. Pessoas honesta e de trabalho são apelidadas de fascistas. Um Homem é um Homem e uma Mulher é uma Mulher. Tudo o resto, são invenções das minorias, com complexos de inferioridade , mas uma suposta presunção de superioridade...,
👀
Estou de acordo com as palavras do Sr. jornalista
José Manuel
Mulher: Fêmea adulta humana.
Eu só não faço o inquérito porque, nem sei porquê, nunca me senti outra coisa que não ser homem 😉
Ainda não entendi como conseguem igual sexo, género e preferencia no relacionamento emocional e sexual! E nem quero imaginar como estará a mente de alguns dos jovens de hoje que estão a levar com estas confusões numa fase da vida onde ocorre a definição de identidade, em todas as suas vertentes, e as consequências disso! Dividir para reinar... é de ficar vigilante!
👀
Existe sempre Gente que faz de tudo para provocar e ás vezes até ofender as mulheres !...
Aparece sempre alguém para tentar complicar aquilo que é fácil
Querem corrigir a Natureza das coisas !...
Lembrar que isto sao os "especialistas" da DGS. As instituicoes perderam a credibilidade toda, sao geridas por activists. O mesmo se pode ver Nesta narrativa dramatica do clima
No tempo do Estaline também havia ciência.... ditada pelo partido. Até havia um tal de comunismo cientifico...
👀
Sem ofensa para ninguém, mas penso que vocês deveriam ter convidado para o programa as meninas tão FUFINHAS do BE para ouvirmos aquilo que suas
Opiniões !...
Penso que o Sr. psicólogo Eduardo explicou e disse tudo da melhor maneira e da forma mais fácil...
Estão cada vez mais a querer confundir as cabeças das crianças, que são o futuro das Sociedades amanhã
Querem corrigir aquilo que é e sempre foi
a Natureza das coisas !...
Com esta mistura toda, deixando de se falar entre homem e mulher, também deixa de se discutir a igualdade salarial entre ambos, que ainda está longe de ser atingida?
Sem comentários 🤯!
Com tanta polemica chegamos a um ponto que nem apetece fazer sexo.
É uma das coisas que querem, acabar com o sexo e a reprodução pelos vistos. Pelos vistos sentem falta de espaço vital como Hitler dizia sentir.
😂😂😂
A humanidade depende da procriação, de preferência da forma habitual e natural, entre uma mulher e um homem .
Existem outros géneros mas que são uma minoria na humanidade, obviamente tem que ser respeitados e têm todos os direitos como qualquer um...mas por serem quem são não podem ter super poderes.
Não arranjam nada melhor para discutir? Pão e circo?
As vezes que foi dito "portanto" só nos primeiros minutos é agonizante...
Vá lá, arranjem temas com conteúdo para não terem que encher com "portantos"
E se ainda não menstruarem, ou já não menstruarem por velhice?
Ao minuto 26 . Em que religião deixou de ser pecado ter preferência sexual diferentes? Deixou é de ser crime e é pouco criticado em público em Portugal ...
Sem complicacoes - o que somos individualmente tem a ver com o nosso DNA e esse e determinado no momento da concepcao. Portanto, seremos macho ou femea. Contudo a natureza comete erros e havera pessoas que nascem com "deficiencias' fisicas. Mas isso nao explica a expressao de "pessoas que menstruam", porque as unicas que o fazem sao as femeas, ou seja, mulheres. O homem transgenero, portanto mulher que se identifica como homem (disforia de genero) claro que pode menstruar porque e biologicamente uma mulher. Concluo que aplicar a toda uma sociedade novas expressoes, tais como esta das "pessoas que menstruam", para incluir minorias e bastante ridiculo.
com a velhice as mulheres deixam de menstruar ou seja mudam de sexo
Andará tudo doido?!...
É realmente importante isto, a sério?
que eu tenha visto a kamala veio da india ou os pais\avos nao de africa..