Série Personalidades - Beato Álvaro del Portillo - (com @marcelozanetterj)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • 'Nesta semana, meu convidado querido foi o grande Marcelo Zanette!
    Dom Álvaro foi o primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá e o Marcelo conta um pouco sobre a sua história com o Beato que começou a partir de uma carência de referência no âmbito profissional e pessoal.
    Nesse período em que buscava essa referência, especialmente no âmbito profissional, conheceu o Opus Dei e perccebeu em Dom Álvaro essa referência que ele buscava enquanto engenheiro.
    Nascido em 1914, tinha uma capacidade intelectual muito grande e detinha três virtudes muito importantes e presentes: Laboriosidade (S. Josemaria se apoiava muito nele porque tinha uma grande capacidade de trabalho); Humildade (sabia de fato o que era e da grandeza de quem apoiava - que era S. Josemaria); e a Serenidade.
    De família cristã, era um bom homem e vivia uma vida ordinária!
    Há um fato na história dele em que, quando jovem, ajudava pessoas carentes com catequeses e, por causa da Guerra Civil Espanhola, havia um ódio com as coisas relacionadas ao clero e, numa dessas ocasiões, foi ferido com uma chave de fenda na cabeça.
    Executava um trabalho que não era nada para ele e a reação de perdão foi inesperada. Não partiu também para briga e isso mostra a grandeza de alma e a maturidade já desde muito cedo.
    Veio a conhecer o Opus Dei a partir de uma tia que começou a participar dos centros de formações da obra. Essa tia comentou com São Josemaria sobre o sobrinho que disse que rezaria por Álvaro sem ainda conhecê-lo.Veio o momento em que se conheceram mais tarde.
    Durante a Guerra, ele precisou se alistar para o exército e logo foi para o fronte.
    Um dia soube que S. Josemaria iria dar um retiro e ele decidiu fugir da guerra para participar do retiro e, depois retornar. Mal o santo começou a fazer a meditação, e Álvaro dormiu por ter andado mais de 24h a pé para chegar até o local. São Josemaria diz, posteriormente, que isso valeu mais do que algumas horas de adoração ao Santíssimo por causa do Sacrifício feito para conhecer mais de Jesus. O santo viu a grandeza de Dom Álvaro!
    Em 1935 ele entrou para a obra como celibatário ("numerário") e em 1944, é ordenado a sacerdote. São Josemaria o tem, desde recém-ordenado, como seu confessor.
    Com o conselho de Dom Álvaro, eles vão para Roma e, assim, a obra começa a se expandir muito no meio da Segunda Guerra! Eles estavam preocupados com a vontade de Deus! As situações externas só dificultavam algumas coisas, mas, seguiam conforme o pedido de Deus.
    Há um fato em que, no ato da construção da Sede do Opus Dei em Roma, S. Josemaria não tinha recursos financeiros para remunerar os operários e Dom Álvaro, que era o responsável financeiro da obra estava acamado e doente. Assim mesmo, S. Josemaria pede a ele que busque conseguir dinheiro porque somente ele poderia ajudar. No dia seguinte, todo o dinheiro já havia sido arrecadado e o santo pergunta-lhe: "Álvaro, como conseguiu isso?" E ele lhe responde: "Obedecendo, padre".
    Marcelo expõe a grande humildade de servo e de se reconhecer subordinado àqueles que realmente têm autoridade sobre nós. É preciso muito cuidado com a soberba e a desobediência.
    Após muitos anos com S. Josemaria, o santo falece e Dom Álvaro passa a ser o sucessor no Opus Dei.

ความคิดเห็น • 3

  • @paroquiasaopauloapostolo-r8669
    @paroquiasaopauloapostolo-r8669 ปีที่แล้ว

    que maravilha ouvir falar de D Alvaro. Que grande homem ..... que santo ... que inspiração.

  • @pedagogabiancakelly
    @pedagogabiancakelly 3 หลายเดือนก่อน

    Aprendi muito com vocês, muito bom conhecer santos virtuosos que nós impulsiona no caminho da santidade.

  • @belaassis246
    @belaassis246 5 หลายเดือนก่อน

    Olha tô conhecendo agora Dom Alvaro