Claire ! Meus sinceros agradecimento pelo se magnifico trabalho. É rarissimo alguêm falar assim como você. Poucos individuo alcançaram sua sabedoria. É gratificante e suave ao ouvido daqueles que compreende ouvir belas verdades dos grande classicos. Hoje em dias não encontramos facilmente alguêm que fale dessas grandesas. Falo sem grande conhecimento e tenho pouca leitura. Mais um classico que modificou minha maneira de enxergar à vida , e gostaria que todos lesse. A Divina comédia.
Olá Claire, acabei de chegar no seu canal e bastou esse vídeo para que eu me inscrevesse e fosse visitar outros vídeos. Adorei sua forma, lúcida, clara e direta de falar. Um bj, Nayara.
É isso: formar uma capacidade de juízo e estabelecer critérios. Concordo plenamente! Além do grande prazer literário que é ler e sorver os clássicos! =D Abraços!
Esse vídeo é ótimo! Concordo plenamente com o que vc diz. Nós nos tornamos muito mais críticos, mais exigentes com nossas leituras. Parece que não conseguimos mais ser 'enganados' por qualquer autor. Essa evolução na nossa capacidade de perceber as obras é essencial para o nosso crescimento enquanto leitores. Parabéns pelo vídeo!
Oi, Nayara. Bem-vinda! Se vc puder, veja o vídeo Origens e Propósitos deste Canal, onde explico a proposta dos meus vídeos. Uma coisa que tento é fazer com que os espectadores sempre aproveitem alguma coisa, que não percam seu tempo... Espero! Muito obrigada pelos elogios!
Gostei muito desse vídeo. Em minhas escolhas literárias acabo preferindo os clássicas. Na maioria das vezes autores do século XIX ou XX (desse último não sei se já podem ser considerados clássicos). Mas confesso que ainda falta diversificar mais. Conhecer autores fora da Europa e Américas. Mas uma coisa interessante que pensei a partir do que você nos disse sobre nos tornarmos mais críticos e exigentes. Isso nos auxiliará a "escolher" quais serão os clássicos do futuro? Fico pensando de que maneiras influenciaremos os futuros leitores e que herança literária deixaremos...
Thiago Cerqueira Thiago, essa discussão é um dos assuntos tocados por Harold Bloom em O Cânone Ocidental: na parte final do livro, quando Bloom lista títulos e autores, bota vários do séc. XX e diz que se trata de uma previsão em certos casos - autores e obras que ele considera que influenciarão gerações futuras. Bloom trabalha muito com essa questão, a da influência; segundo ele, é esta quem define quem serão os clássicos do futuro - aquelas obras que irão marcar o estilo de outras escritores de qualidade.
Lindo vídeo. Eu me apaixonei pela leitura um pouco tarde (aos 25, tenho 28 agora), e infelizmente eu peguei a época da modinhas tais como: trilogias vazias, capas bonitinhas e títulos cretinos. Estava de saco cheio disso quando comecei a comprar livros de até 5,00 na Submarino só para completar o valor (assim que eles lançaram a página de importados, e os clássicos pocket custam esse valor), e fico feliz por ter todos ao meu alcance e por ainda ter uma lista enorme para comprar e ler. Tanto a música quanto a literatura teve a sua época consagrada, mas infelimente eu só estava focada no mundo musical antes de ficar de saco cheio das coisas apelativas que vejo hj em dia e que infelizmente até os livros foram afetados.
Rosangela Sena Rosangela, o importante é que você se apaixonou pelos livros. Sempre fico alegre em descobrir pessoas que se tornaram leitores depois da época considerada "possível" para isso pelos especialistas (eles dizem que, se até a idade X na adolescência o jovem não vira leitor, dificilmente será mais tarde). Adoro provas de que eles estão errados! Obrigada!
É vdd, eles tbm dizem que Brasileiro ñ gosta de ler, aham, eu vejo a Bienal Lotada todos os dias de evento e com pessoas que vem de muito longe só para isso ao invés de badalar em SP. Eu levanto as 5 da manhã para ler e leio até as 7. A leitura me ajudou a dxar de dormir demais, de ficar fofocando no ônibus ou de encarar as pessoas na fila do banco kkkk. Vendi todos meus cds e troquei por livros. Adorei seu canal e tbm te sigo no Skoob.
Rosangela Sena Eeebbaa! Notícias boas! Obs. Concordo totalmente com você sobre as Bienais do Livro. Aqui no Rio elas também lotam (vou a todas desde 1999 e nunca vi uma vazia. Nunca!). As 'autoridades' ainda não acreditam nos leitores - vai ver porque nós somos pessoas discretas rs
Oi Claire, concordo plenamente com seu vídeo. Criamos parâmetros, apuramos nosso gosto e vocabulário. Sempre tento ler um clássico por mês ou escritor clássico. Ainda que leia um pouco de tudo, opto por ler sempre um clássico. Beijos e parabéns pelo vídeos. Beijos
Victória querida! Quem é vivo... ;) Achei que deveria tentar definir usando as fontes consagradas, para aí poder defender a importância de lê-los. E obrigada pelo elogio ao cabelo... Ele está fazendo sucesso, rsrs
Claire, perfeitas suas colocações! O envolvimento com os clássicos nem precisa ser forçado vem como uma necessidade mesmo. É como um amadurecimento literário. Vamos sentindo a necessidade de textos mais completos, de histórias densas, de escritores que nos marquem profundamente. Sinto tanto não ter começado minha vida de leitora logo cedo, tenho tanto pra ler que parece que toda a vida ainda é pouco. Adoro seus vídeos! Aprendo muitoooo com vc! Abraços!
Adorei o vídeo Claire. São ótimos motivos! E complementando o que a Amanda disse, a leitura dos clássicos pode ser também um entretenimento. =D O Vermelho e o Negro está na minha listinha de livros para 2013, junto de Dom Quixote e alguns outros clássicos.
Sim, verdade; até pelas experiências intertextuais, e pelas citações (Nabokov lia Sherlock Holmes, sem dúvida, eu encontrei mais de um romance dele onde o russo cita o detetive de Conan Doyle :D ). Sobre A Fome: um dia, se eu tomar coragem...
Saramago!! pois é... muito bom mesmo! Os outros eu vou pesquisar aqui, obrigado pela dica, eu sei que não tem como prever, queria mesmo era sua opinião pessoal. Tem um que lembrei agora também chamado, Gabriel Garcia Marquez, acho que o estilo dele tem tudo para virar clássico, abç!
Em primeiro lugar, obrigada pelo elogio. O estímulo à leitura de clássicos são a principal razão de ser deste canal. Vou olhar a indicação, eeeba. Adoro dicas. Em 2º lugar, não sei se responde exata/ a pergunta, mas tenho uma listagem de tudo que li desde adolescente; e tentei, só tentei, por uma ordem cronológica na série de vídeos "Convite para Ler os Clássicos", em 9 vídeos. Neles, pus os clássicos que li e gostei, procurando seguir uma ordem de época e nacionalidades.
Claire, seus vídeos são ótimo! É tão bom ter referências como você na internet... Parabéns e obrigada pelo grande trabalho que você desempenha aqui nesse canal!! Grande Beijo
Te anima e inspira a nós! :) Estou com vários livros para ler aqui. Muitos clássicos mas não sei nem por onde começar. No momento estou lendo O Sol é para Todos - Happer Lee. Será que você poderia me dar uma ajuda? Pode me passar seu email?
Dependeria de da resposta à outra pergunta: quais são os escritores modernos que irão se tornar padrão, que irão influenciar muitos outros (ponto frisado por H. Bloom pra se tornar "clássicos) ? Acho que só o tempo dirá. Eu acho - é puro achismo meu - que autores como Kazuo Ishiguro, Saramago, Gonçalo M. Tavares poderão ser alguns deles.
Eu já vi algumas adaptações de clássicos em HQs bastante boas, não sou contra; e acho que é um caminho válido para iniciar muitos adolescentes na literatura clássica. Tenho visto alunos terem o contato com o clássico via cinema e depois irem atrás do texto escrito (um aluno veio à biblioteca atrás da obra "O curioso caso de Benjamin Button" de Fitzgerald, após ver o filme).
Exato. Você tocou num ponto importante: há clássicos que pedem conhecimentos de outras áreas para entende-los bem. E decerto: um clássico não se esgota numa só leitura.
Ines, não li A Fome. Mas do que me falaram eu fiquei com medo de ler (é sério!). E essa colocação é interessante e instigante: quem foram as influências literárias dos nossos escritores favoritos de hoje? Quem eles leram?
que demais! sobre a definição não sabia que ia além do que imaginava...e mt interessante o restante do que vc diz. muito bom conhecer seu canal, Claire. bom domingo!
MARCELO AMÂNCIO Mestre de Cerimônias Qualquer "resposta" a essa pergunta é discutível; na verdade, num mundo ideal, nem se cogitaria de faze-la, ou seja, justificar o que não precisa de justificativa.
Compartilhei este vídeo no meu facebook. Você trabalha com adolescentes? Preciso conversar com você sobre este assunto...como estimular os adolescentes a ler? beijos
André, eu concordo - existe uma distância - social, cultural, temporal - entre nós, leitores de hoje, e os clássicos. Se interessar, tentei dar umas dicas em 2 vídeos: "Como Ler os Clássicos", partes 1 e 2.
Essa informação sobre como definir um clássico teria sido muito útil para mim no final da faculdade. Mas nunca é tarde, estou sabendo agora! Adorei o cabelo! ;-)
Claire, sempre preferi os livros clássicos; não sei dizer o por quê. Li meu primeiro clássico quando tinha 15 anos e ainda por curiosidade. Foi o livro de Érico Veríssimo, "Um certo capitão Rodrigo". O que me despertou a lê-lo foi a minissérie na Globo
Elizangela Toledo Rosa Não tem mesmo como explicar certos 'amores' que a gente tem. Me habituei com clássicos em parte pela minha mãe, e depois não sei... Tem "algo" especial neles... ^^
Eu acho que a cada vídeo seu que eu vejo, eu me sinto um pouco melhor como pessoa. Adoro tudo em seu canal e seu jeito de se expressar. Você deve ser uma pessoa incrível e faço coro as pessoas que dizem que queriam te conhecer pessoalmente. Você é demais, Claire =D
Puxa, Lucas, obrigada! Talvez o que passe uma impressão boa a meu respeito seja o fato de eu gosto do que faço; eu adoro falar de livros. Eu adoro tentar incentivar as pessoas a ler. :)
De alguma forma acabamos por saber. Eles próprios fazem referências a clássicos nos seus livros. Ainda no outro dia, a ler "O Túnel" de Ernesto Sabato havia uma referência a Dostoievsky. "A Fome" é perturbador sim. A personagem principal tem o seu quê de Raskolnikov. É obviamente um livro sombrio mas eu acho que ias gostar :)
Tenho que falar e desculpe a arrogância de um leitor comum. Claire ! li diversos clássicos, mais um em comum-me deixou completamente mudado, não sei como tudo isso aconteceu, passei noite em claro devorando cada verso , entrei nesse mundo da leitura e viajei nos diferente reinos com força de potencia vivenciei cada momento e emoções. Sai do habitual mundo em que vivia e entrei num mundo diferente, foi difícil para mim separar naquilo que meu espirito via e sentia, hoje passado algum tempo vejo com mais clareza o mostro que eu imaginava não era tom feio assim. Quando li Dom quixote meu espirito alegrava com suas façanhas e tinha pena de um ser inocente que queria mudar o mundo. " Sonhador e poético" mais as leitura não fica só por ai ! Quando li, assim falou Zaratustra minha percepção da realidade mudou.
Oi! Eu também sou uma leitora comum - a 'diferença', se há, é que sou mais velha e por isso li mais livros, mas é isso. Em outros vídeos tenho dito que sou uma leiga; apenas, gosto muito, muito mesmo, de ler, e os clássicos ocupam lugar principal em minhas leituras. Obrigada por falar da sua experiência de ler essas obras.
Claire estou acompanhando você tem um tempo e quero lhe agradecer, pois comprei e estou conhecendo muitos livros por conta de seus comentários aqui. Com você além de aprendemos, criamos mais vontade e gosto pela leitura. Este vídeo que já vi e os demais que sobre os clássicos são esclarecedores e instigantes. Super grata, pois estou aprendendo muito viu!!! Beijos
Estou terminando minha graduação agora, gosto muito de ler clássicos, queria conhecer estratégias para estimular meus futuros alunos, respondendo a pergunta por que ler os clássicos, gostei do vídeo foi esclarecedor. Claire Scorzi, qual a sua opinião a respeito das literaturas clássicas em HQs, lembrando que os nossos adolescentes ser veem em mundo de imagens visuais, e as HQs trabalham imagens e escrita juntos, assim leva-los para a caminho das leituras clássicas. O que pensa dessa ideia ?.
Claire você já leu Madame Bovary ? Se sim, poderia fazer uma resenha para nós em vídeo ? Se não, há como colocar o título na sua "listinha" ? rs que por sinal já é bem PEQUENA !!
Destes classicos.. já li e releio constantemente "o Idiota", "Dom Quixote", "Trabalhadores do Mar" - Eu adoro os classicos, mas na sua lista faltam um Tchecov, um Gogol, um Balzac, - "As Aventuras de PIckwick" estou relendo ao lado de "O Jogador" - Também não devemos esquecer os classicos modernos - Hemingway, Fitzgerald, Faulkener, Steinbeck, Sinclair Lewis, Henry Miller - vc acredita que ainda não li "Robison Crusoé" - mas continou na busca - Proust, Hamsun, James Joyce, Soljentzin (adoro a literatura russa) e acima de tudo o mestre Dostoievski. Uma ressalva, meu nome mesmo é Raimundo N. Rodrigues, também escrevo com Jean Raimundo -
+daniel pereira rodrigues Dan Duas coisas: esta lista de "exemplos" na parte final do vídeo jamais pretendeu ser completa, tanto que eu digo no fim "...e muito mais". E: boa parte dos autores e obras que você acabou de citar aparecem nos vídeos seguintes da playlist "Convite para Ler os Clássicos", isso sem falar nos vídeos resenhas deste canal.
Adorei as suas considerações Claire. Você teria algum romance clássico japonês ou chinês p/ indicar? Morro de vontade de conhecer literatura dessas culturas. Abraços, Bruno.
Oi, Bruno! Obrigada. Infelizmente, não tenho romances clássicos japoneses ou chineses pra indicar, pois ainda não li O romance de Genji, por exemplo, considerado o maior dos clássicos japoneses. Sei que existe uma tradução em português, mas nada posso opinar pois não li.
Ok, muito grato pela sua resposta Claire Scorzi ! Sempre fico pesquisando nas livrarias, mas por aqui é muito difícil achar literatura destes países... Abraço, Bruno.
Helena, sou bibliotecária (mais detalhes no video "Origens e Propósitos deste Canal") e periodicamente fazemos Cafes Literários na biblioteca da escola. Isso de estimular os jovens vale conversas (pode deixar recados na página) e até vídeos... ;)
Eu acho importante ler os clássicos precisamente para servirem de bitola. Não que eu acho que só devemos ler clássicos, até porque há excelentes escritores contemporâneos (que também eles com certeza leram os clássicos), mas são os clássicos que vão aparecer de forma mais ou menos exposta na maior parte das leituras que fazemos. Claire, já leu "A Fome" de Knut Hamsun? É perturbador, é um Dostoievsky menor, mas vale a pena. O cabelo novo está o máximo :D
Oi Claire, tudo bem? Eu comecei a acompanhar seus vídeos, mas tenho uma dúvida um tanto boba, enfim, vejo seus vídeos, mas qual é o nome do seu canal? Não consegui identificar, parabéns pelos vídeos :D
Iii Tudo bem ? Eu comecei a gostar de ler um pouco "tarde" com 25 anos . Não por que não tinha contato com livros pois meus pais tem uma "biblioteca em casa " . Agora com 27 anos tô querendo ler os livros clássicos e vou começar de forma "cronológica" ou seja vou começar com os ilíada e odisseia já aqui vários livros de apoio para isso e uma versão adaptada para esta obra para estar entendo mais. Pois estou cada vez mais interessada e com vontade de ler clássicos pois agora sei que vão ser obras mais difícil mais sei que será uma leitura super um interessante . Obs: se tem alguma dica para mim que quer ler Ilíada pera primeira vez ?
Não tenho. Sei que existem versões em prosa - da Ruth Rocha por exemplo - que auxiliam para conhecer o enredo e não se perder quando for ler a tradução integral em versos. E eu também estou com a Ilíada aqui na pilha a ler ;)
Prezada Claire. Só como curiosidade. Em quantos dias você leu o " Don Quixote " de Cervantes? Eu pergunto, pois gostaria de uma referência para ritmos de leitura. Um grande abraço !
Gostei muito do vídeo! Claire,gostaria de saber qual a idade certa de se começar a ler os clássicos.Eu tenho 17 anos e nunca li nenhum clássico,na verdade li três livros em toda minha vida (não clássicos) :/ .Me arrependo MUITO de não ter começado mais cedo e ser uma pessoa mais sábia hoje.Faltou incentivo... Gostaria também de saber se uma pessoa que nunca teve o hábito de ler desde pequena ,nem mesmo livros fáceis(que nem eu) ,pode começar a ler os clássicos? Queria me tornar uma pessoa culta mas acho que estou começando a ler um pouco tarde,sendo que a maioria começa a ler cedo.O que acha?
Lucas Truesdale Oi, Lucas! Obrigada pelo elogio! Bom, sobre o que você pergunta: eu comecei a ler os clássicos bem cedo, mas reconheço que tive incentivo: minha mãe os lia e tinha vários nas estantes de casa na minha infância e adolescência. Ao mesmo tempo, não gosto da ideia de que chega uma idade que é tarde para começar a ler, a desfrutar da leitura. Acho que dependerá do desejo e do empenho da própria pessoa / leitor. Se você tiver interesse eu fiz dois vídeos com dicas sobre "como ler" os clássicos. São estes os links: parte 1: th-cam.com/video/PTLGZatL8-4/w-d-xo.html parte 2:th-cam.com/video/ry-PvYm8O_w/w-d-xo.html Espero que sejam úteis. Não permita que ninguém, ninguém te convença que é muito tarde ou que você não tem capacidade; vai depender apenas do quanto você gostaria de aprender a desfrutar da leitura e dos clássicos em especial. com carinho, C.
Claire Scorzi Obrigado por responder,Claire! Irei tentar correr atrás do tempo perdido o mais rápido possível! Gostaria que me respondesse só mais uma coisinha: quantos livros clássicos aproximadamente você já leu? Qual a sua média anual de livros?Acha que ler 2 livros clássicos por semana é muito ou pouco? Um abraço!
Lucas Truesdale Respondendo às suas perguntas: olha, não sei ao certo quantos clássicos já li... acredito que mais de 300, contando tudo o que li deles desde os meus 14, 15... e já tenho 51, então... rs A média anual é um pouquinho mais fácil: em torno de 90. Costumo ficar em pouco mais ou pouco menos do que isso. Acho que um clássico por semana é bom - ainda mais num primeiro contato, mas, claro, depende da extensão do livro e do nível de dificuldade sentido pelo leitor. Um Dostoievski por semana é uma façanha! kkkk com carinho, C.
Ótimo vídeo, Claire! Acho extremamente necessária a leitura dos clássicos. As 'leituras de entretenimento' também são válidas, mas devemos sempre dar uma atenção aos clássicos, sem dúvida. Ps: adorei o seu cabelo. =) Beijos, - Amanda.
Vídeo maravilhoso Claire, simplesmente maravilhoso. Com certeza, após se deparar com a literatura clássica e começar a lê-la com mais frequência, o nosso nível de exigência com o que lemos sobe automaticamente, como se refinássemos mais nosso gosto literário, preferindo obras mais bem escritas, elaboradas e narradas. Acho isso muito bom para a evolução do leitor, claro, sem deixar de respeitar que ainda lê somente literatura comercial ou "modinha".
Ler Vicia - Rusbisco Muito obrigada. Embora eu leia também (e goste de alguns, como comento em outros vídeos) literatura contemporânea, ainda não vi ninguém me explicar "por que" deve-se lê-los...rs
Obrigada! Concordo: ler os clássicos também pode ser, e muitas vezes é, divertido, emocionante, empolgante... as aventuras de Sherlock Holmes e As aventuras do Sr. Pickwick (que mostro no vídeo) são mistura de emoção & alegria ao ler! Leia, leia Stendhal... E Dom Quixote, e Balzac, e Anna Karênina, e... ;)
Amanda, olá! Eu considero alguns clássicos como leitura de entretenimento de primeira ordem, mas essa é uma outra discussão, rsrs E mais um voto para o corte de cabelo :D Obrigada!
Oi! Já li "Ulisses" do Joyce, sim. Mas você não encontrará resenha sobre ele porque só faço vídeos resenha sobre livros que gosto; e achei Ulisses um tanto cerebral - o tipo de obra cuja excelência passa toda pelo intelecto, e nada pela emoção. Prefiro livros que combinem razão e emoção.
Amei
Verdade , bem interessante suas observações . Amei 😍
Sim nosso gosto....alias bom gosto fica excelente .....e também é um mundo melhor....sim concordo 😍
Claire ! Meus sinceros agradecimento pelo se magnifico trabalho. É rarissimo alguêm falar assim como você. Poucos individuo alcançaram sua sabedoria. É gratificante e suave ao ouvido daqueles que compreende ouvir belas verdades dos grande classicos. Hoje em dias não encontramos facilmente alguêm que fale dessas grandesas. Falo sem grande conhecimento e tenho pouca leitura. Mais um classico que modificou minha maneira de enxergar à vida , e gostaria que todos lesse. A Divina comédia.
Olá Claire,
acabei de chegar no seu canal e bastou esse vídeo para que eu me inscrevesse e fosse visitar outros vídeos. Adorei sua forma, lúcida, clara e direta de falar.
Um bj,
Nayara.
É isso: formar uma capacidade de juízo e estabelecer critérios. Concordo plenamente!
Além do grande prazer literário que é ler e sorver os clássicos! =D
Abraços!
Vídeo excelente para quem gosta de clássicos (ou não). Eu gosto muito. Parabéns pelo vídeo.
que alegria encontrar teus comentarios,apos muito tempo.
Sim concordo...o gosto vai se apurando.
Estou lendo O Vermelho e o Negro..
Parabéns! Muito boa sua abordagem sobre a leitura dos clássicos. Vou começar a lê-las. Obrigado.
Erikson Andrade Obrigada a você. E esse é o meu assunto favorito entre os livros... os clássicos!
Esse vídeo é ótimo! Concordo plenamente com o que vc diz. Nós nos tornamos muito mais críticos, mais exigentes com nossas leituras. Parece que não conseguimos mais ser 'enganados' por qualquer autor. Essa evolução na nossa capacidade de perceber as obras é essencial para o nosso crescimento enquanto leitores. Parabéns pelo vídeo!
Muito obrigada!
Vc está muito linda, Claire. Gostei muito do vídeo. Fiquei curiosa por mais indicações... Bjs.
Oi, Nayara. Bem-vinda! Se vc puder, veja o vídeo Origens e Propósitos deste Canal, onde explico a proposta dos meus vídeos. Uma coisa que tento é fazer com que os espectadores sempre aproveitem alguma coisa, que não percam seu tempo... Espero!
Muito obrigada pelos elogios!
Essa argumentação da Claire é perfeita. Minha vontade é fazer uma transcrição e imprimir e colocar dentro do meu Calvino.
Gostei muito desse vídeo. Em minhas escolhas literárias acabo preferindo os clássicas. Na maioria das vezes autores do século XIX ou XX (desse último não sei se já podem ser considerados clássicos). Mas confesso que ainda falta diversificar mais. Conhecer autores fora da Europa e Américas. Mas uma coisa interessante que pensei a partir do que você nos disse sobre nos tornarmos mais críticos e exigentes. Isso nos auxiliará a "escolher" quais serão os clássicos do futuro? Fico pensando de que maneiras influenciaremos os futuros leitores e que herança literária deixaremos...
Thiago Cerqueira Thiago, essa discussão é um dos assuntos tocados por Harold Bloom em O Cânone Ocidental: na parte final do livro, quando Bloom lista títulos e autores, bota vários do séc. XX e diz que se trata de uma previsão em certos casos - autores e obras que ele considera que influenciarão gerações futuras. Bloom trabalha muito com essa questão, a da influência; segundo ele, é esta quem define quem serão os clássicos do futuro - aquelas obras que irão marcar o estilo de outras escritores de qualidade.
Lindo vídeo. Eu me apaixonei pela leitura um pouco tarde (aos 25, tenho 28 agora), e infelizmente eu peguei a época da modinhas tais como: trilogias vazias, capas bonitinhas e títulos cretinos. Estava de saco cheio disso quando comecei a comprar livros de até 5,00 na Submarino só para completar o valor (assim que eles lançaram a página de importados, e os clássicos pocket custam esse valor), e fico feliz por ter todos ao meu alcance e por ainda ter uma lista enorme para comprar e ler. Tanto a música quanto a literatura teve a sua época consagrada, mas infelimente eu só estava focada no mundo musical antes de ficar de saco cheio das coisas apelativas que vejo hj em dia e que infelizmente até os livros foram afetados.
Rosangela Sena Rosangela, o importante é que você se apaixonou pelos livros. Sempre fico alegre em descobrir pessoas que se tornaram leitores depois da época considerada "possível" para isso pelos especialistas (eles dizem que, se até a idade X na adolescência o jovem não vira leitor, dificilmente será mais tarde). Adoro provas de que eles estão errados! Obrigada!
É vdd, eles tbm dizem que Brasileiro ñ gosta de ler, aham, eu vejo a Bienal Lotada todos os dias de evento e com pessoas que vem de muito longe só para isso ao invés de badalar em SP. Eu levanto as 5 da manhã para ler e leio até as 7. A leitura me ajudou a dxar de dormir demais, de ficar fofocando no ônibus ou de encarar as pessoas na fila do banco kkkk. Vendi todos meus cds e troquei por livros. Adorei seu canal e tbm te sigo no Skoob.
Obs: até a minha mae voltou a ler mais depois q comecei a ler e o meu irmao se entregou aos livros dos games que ele curte :-)
Rosangela Sena Eeebbaa! Notícias boas!
Obs. Concordo totalmente com você sobre as Bienais do Livro. Aqui no Rio elas também lotam (vou a todas desde 1999 e nunca vi uma vazia. Nunca!). As 'autoridades' ainda não acreditam nos leitores - vai ver porque nós somos pessoas discretas rs
Dar gosto te ouvir, obrigado
Valeu!
Você fala de uma forma tão apaixonada que eu fico incendiada de tanta vontade de ler e viver. Obrigada por tudo!
Eba, mais um comentário no estilo "amarrado num lacinho de fita". Obrigada, adorei!
Claire! Achei aqui...Vou assistir toda playlist. ..com toda certeza...Vou acolher muitas das tuas recomendações. ..pois me inspira toda confiança!
Muito obrigada pela confiança :)
Adoro seus vídeos e contribuições!
+Leonardo Nascimento Obrigada! São feitos de coração.
Gostei muito de seu vídeo! sou fã dos clássicos...peguei várias dicas de leitura nessa sua seleção! :)
Muito obrigada, Aline! Gosto de ser útil. Desejo sinceramente que o canal lhe forneça várias dicas, e você se deleite com cada uma :)
Adorei!
Excelente explicação. Parabéns!
Oi Claire, concordo plenamente com seu vídeo. Criamos parâmetros, apuramos nosso gosto e vocabulário. Sempre tento ler um clássico por mês ou escritor clássico. Ainda que leia um pouco de tudo, opto por ler sempre um clássico.
Beijos e parabéns pelo vídeos. Beijos
Victória querida!
Quem é vivo... ;)
Achei que deveria tentar definir usando as fontes consagradas, para aí poder defender a importância de lê-los.
E obrigada pelo elogio ao cabelo... Ele está fazendo sucesso, rsrs
Claire, perfeitas suas colocações!
O envolvimento com os clássicos nem precisa ser forçado vem como uma necessidade mesmo. É como um amadurecimento literário. Vamos sentindo a necessidade de textos mais completos, de histórias densas, de escritores que nos marquem profundamente. Sinto tanto não ter começado minha vida de leitora logo cedo, tenho tanto pra ler que parece que toda a vida ainda é pouco. Adoro seus vídeos! Aprendo muitoooo com vc! Abraços!
Gessivaneide "Vamos sentindo a necessidade..." : é isto :) E muito obrigada.
Sou bibliotecária. E apaixonada por livros e Literatura. Leitora voraz. Só.
Obrigada por se inscrever!
Obrigado pela resposta.
Vc é mto atenciosa.
Adiarei a leitura de Ulysses, pois tenho medo.
Este é um dos melhores vídeos que já vi em minha vida, sem exageros. rs :D
Ge Ferreira Obrigada! Fico feliz :)
Que pérola no TH-cam!🦪👏
Adorei o vídeo Claire. São ótimos motivos!
E complementando o que a Amanda disse, a leitura dos clássicos pode ser também um entretenimento. =D
O Vermelho e o Negro está na minha listinha de livros para 2013, junto de Dom Quixote e alguns outros clássicos.
Adoro clássicos!#
Adoro você desde a resenha do livro Paraíso Perdido. :)
daniel silva Muito obrigada :)
Claire Scorzi de nada. :*
Sim, verdade; até pelas experiências intertextuais, e pelas citações (Nabokov lia Sherlock Holmes, sem dúvida, eu encontrei mais de um romance dele onde o russo cita o detetive de Conan Doyle :D ).
Sobre A Fome: um dia, se eu tomar coragem...
Edgar Poe, Guimarães Rosa, Agatha Christie, Apuleio, Thomas Mann
vc eh professora? adorei o seu canal. me inscrevi =]
Eeeeebaa. Que bom, Daniela. Fico contente! E obrigada!
Saramago!! pois é... muito bom mesmo!
Os outros eu vou pesquisar aqui, obrigado pela dica, eu sei que não tem como prever, queria mesmo era sua opinião pessoal.
Tem um que lembrei agora também chamado, Gabriel Garcia Marquez, acho que o estilo dele tem tudo para virar clássico, abç!
Excelente vídeo.
Suas palavras foram úteis na elaboração de minhas sequências didáticas com gêneros literários, especialmente os clássicos!
Minha nossa. O que um visual não faz... Até chamam a gente de linda. rs Obrigada, querida.
E obrigada pelo elogio ao vídeo ;)
Em primeiro lugar, obrigada pelo elogio. O estímulo à leitura de clássicos são a principal razão de ser deste canal. Vou olhar a indicação, eeeba. Adoro dicas. Em 2º lugar, não sei se responde exata/ a pergunta, mas tenho uma listagem de tudo que li desde adolescente; e tentei, só tentei, por uma ordem cronológica na série de vídeos "Convite para Ler os Clássicos", em 9 vídeos. Neles, pus os clássicos que li e gostei, procurando seguir uma ordem de época e nacionalidades.
Que bom. Obrigada!
Claire, seus vídeos são ótimo! É tão bom ter referências como você na internet... Parabéns e obrigada pelo grande trabalho que você desempenha aqui nesse canal!! Grande Beijo
Oi, Agnes! Muito obrigada por esse feedback, viu? Anima a gente! :)
Te anima e inspira a nós! :) Estou com vários livros para ler aqui. Muitos clássicos mas não sei nem por onde começar. No momento estou lendo O Sol é para Todos - Happer Lee.
Será que você poderia me dar uma ajuda? Pode me passar seu email?
Ganhei O Sol é Para Todos de um amigo, e irei reler nessa nova edição; está na imensa pilha a ler. Ah, pus o e-mail no recado do skoob.
Dependeria de da resposta à outra pergunta: quais são os escritores modernos que irão se tornar padrão, que irão influenciar muitos outros (ponto frisado por H. Bloom pra se tornar "clássicos) ? Acho que só o tempo dirá.
Eu acho - é puro achismo meu - que autores como Kazuo Ishiguro, Saramago, Gonçalo M. Tavares poderão ser alguns deles.
Eu já vi algumas adaptações de clássicos em HQs bastante boas, não sou contra; e acho que é um caminho válido para iniciar muitos adolescentes na literatura clássica. Tenho visto alunos terem o contato com o clássico via cinema e depois irem atrás do texto escrito (um aluno veio à biblioteca atrás da obra "O curioso caso de Benjamin Button" de Fitzgerald, após ver o filme).
Exato. Você tocou num ponto importante: há clássicos que pedem conhecimentos de outras áreas para entende-los bem. E decerto: um clássico não se esgota numa só leitura.
Ines, não li A Fome. Mas do que me falaram eu fiquei com medo de ler (é sério!).
E essa colocação é interessante e instigante: quem foram as influências literárias dos nossos escritores favoritos de hoje? Quem eles leram?
Seu canal é o melhor dos que já vi aqui no youtube voltado para livros!
+Mariana Beatriz Obrigada! [sorrindo de orelha a orelha]
***** Alguns se referem a elas como 'clássicos modernos'.
Sem querer cai aqui e já estou admirada com o canal.
que demais! sobre a definição não sabia que ia além do que imaginava...e mt interessante o restante do que vc diz. muito bom conhecer seu canal, Claire. bom domingo!
Obrigada. Bom domingo pra você também!
Por que ler os clássicos ?
" A única razão que se pode apresentar é que ler os clássicos é melhor do que não ler os clássicos."
MARCELO AMÂNCIO Mestre de Cerimônias Qualquer "resposta" a essa pergunta é discutível; na verdade, num mundo ideal, nem se cogitaria de faze-la, ou seja, justificar o que não precisa de justificativa.
Indicações anotadas. :)
Vou ler O vermelho e o Negro no próximo ano. :)
Compartilhei este vídeo no meu facebook. Você trabalha com adolescentes? Preciso conversar com você sobre este assunto...como estimular os adolescentes a ler? beijos
Oi Claire, como é bom ouvi-la falar de livros! Anotei todos os títulos e os que ainda não li vou priorizar! Deus abençoe sua vida mais e mais! 😘
Obrigada, Fernanda! Tão legal as pessoas verem os vídeos mais antigos :)
Claire você é demais, dando dicas boas , mas é difícil se apropriar da leitura dos clássicos devido a uma linguagem difícil as vezes.
André, eu concordo - existe uma distância - social, cultural, temporal - entre nós, leitores de hoje, e os clássicos. Se interessar, tentei dar umas dicas em 2 vídeos: "Como Ler os Clássicos", partes 1 e 2.
Claire, amo os clássicos, e você só aumenta isso. Como você disse, quem lê adquire critérios. Essa é você, com suas opiniões, que gosto tanto de ver.
Agradeço, Ale. Se aumentou seu amor aos clássicos, me vejo recompensada ;)
Puxa vida, Francine! Muito obrigada! Agradeço a confiança e a divulgação, viu?
com carinho, C.
Ótimo Claire! Dicas muito boas =D
Essa informação sobre como definir um clássico teria sido muito útil para mim no final da faculdade. Mas nunca é tarde, estou sabendo agora!
Adorei o cabelo! ;-)
Claire, sempre preferi os livros clássicos; não sei dizer o por quê.
Li meu primeiro clássico quando tinha 15 anos e ainda por curiosidade.
Foi o livro de Érico Veríssimo, "Um certo capitão Rodrigo". O que me despertou a lê-lo foi a minissérie na Globo
Elizangela Toledo Rosa Não tem mesmo como explicar certos 'amores' que a gente tem. Me habituei com clássicos em parte pela minha mãe, e depois não sei... Tem "algo" especial neles... ^^
Obrigada! Também tento equilibrar minhas leituras acrescentando sempre que posso um clássico.
Eu acho que a cada vídeo seu que eu vejo, eu me sinto um pouco melhor como pessoa. Adoro tudo em seu canal e seu jeito de se expressar. Você deve ser uma pessoa incrível e faço coro as pessoas que dizem que queriam te conhecer pessoalmente. Você é demais, Claire =D
Puxa, Lucas, obrigada! Talvez o que passe uma impressão boa a meu respeito seja o fato de eu gosto do que faço; eu adoro falar de livros. Eu adoro tentar incentivar as pessoas a ler. :)
E nós adoramos a possibilidade, de alguma forma, poder estar perto de você. :D
Compartilho da mesma opinião!
É verdade mesmo! Gostaria muito de conhecer Claire pessoalmente! Bom, na minha cabeça ela já é minha amiga, kkkk!
Uau!!! Vc é fantástica!!! Ok, mas como vou ter tempo de ler clássicos agora que te descobri e quero ver todos os seus vídeos? Parabéns \o/
De alguma forma acabamos por saber. Eles próprios fazem referências a clássicos nos seus livros. Ainda no outro dia, a ler "O Túnel" de Ernesto Sabato havia uma referência a Dostoievsky.
"A Fome" é perturbador sim. A personagem principal tem o seu quê de Raskolnikov. É obviamente um livro sombrio mas eu acho que ias gostar :)
De nada! E obrigada :)
Hahahhahaha
Obrigada, Ana Paula! E seja bem-vinda.
Tenho que falar e desculpe a arrogância de um leitor comum. Claire ! li diversos clássicos, mais um em comum-me deixou completamente mudado, não sei como tudo isso aconteceu, passei noite em claro devorando cada verso , entrei nesse mundo da leitura e viajei nos diferente reinos com força de potencia vivenciei cada momento e emoções. Sai do habitual mundo em que vivia e entrei num mundo diferente, foi difícil para mim separar naquilo que meu espirito via e sentia, hoje passado algum tempo vejo com mais clareza o mostro que eu imaginava não era tom feio assim. Quando li Dom quixote meu espirito alegrava com suas façanhas e tinha pena de um ser inocente que queria mudar o mundo. " Sonhador e poético" mais as leitura não fica só por ai ! Quando li, assim falou Zaratustra minha percepção da realidade mudou.
Oi! Eu também sou uma leitora comum - a 'diferença', se há, é que sou mais velha e por isso li mais livros, mas é isso. Em outros vídeos tenho dito que sou uma leiga; apenas, gosto muito, muito mesmo, de ler, e os clássicos ocupam lugar principal em minhas leituras. Obrigada por falar da sua experiência de ler essas obras.
Uia. Que bom saber. :)
Muito obrigada - pelo elogio e pelo entusiasmo, que também me alegra :)
Bem explicado Claire :))
adoro esse video seu! sempre revejo!
+Stephani Pinesso Que bom :)
Claire estou acompanhando você tem um tempo e quero lhe agradecer, pois comprei e estou conhecendo muitos livros por conta de seus comentários aqui. Com você além de aprendemos, criamos mais vontade e gosto pela leitura. Este vídeo que já vi e os demais que sobre os clássicos são esclarecedores e instigantes. Super grata, pois estou aprendendo muito viu!!! Beijos
+Vívian Paula Muito obrigada. Valeu! :)
Estou terminando minha graduação agora, gosto muito de ler clássicos, queria conhecer estratégias para estimular meus futuros alunos, respondendo a pergunta por que ler os clássicos, gostei do vídeo foi esclarecedor. Claire Scorzi, qual a sua opinião a respeito das literaturas clássicas em HQs, lembrando que os nossos adolescentes ser veem em mundo de imagens visuais, e as HQs trabalham imagens e escrita juntos, assim leva-los para a caminho das leituras clássicas. O que pensa dessa ideia ?.
A vida pede os clássicos! Tenho amigos que mudaram a vida só de ler Shakespeare, Tolstói e Machado de Assis. Descobrir os clássicos não tem preço.
Clássicos = abertura de horizontes... \o/
"Sorver"...Gostei disso!
Grata, Denise!
Amo os clássicos, principalmente os brasileiros. Ótimo vídeo.
Abraço, Bruno.
Obrigada, Bruno :)
Obrigada :)
Obrigada, Claudia! :D
Claire você já leu Madame Bovary ?
Se sim, poderia fazer uma resenha para nós em vídeo ?
Se não, há como colocar o título na sua "listinha" ? rs que por sinal já é bem PEQUENA !!
Já li, sim. Mas como não gostei, nunca me interessou fazer um vídeo sobre o livro.
Destes classicos.. já li e releio constantemente "o Idiota", "Dom Quixote", "Trabalhadores do Mar" - Eu adoro os classicos, mas na sua lista faltam um Tchecov, um Gogol, um Balzac, - "As Aventuras de PIckwick" estou relendo ao lado de "O Jogador" - Também não devemos esquecer os classicos modernos - Hemingway, Fitzgerald, Faulkener, Steinbeck, Sinclair Lewis, Henry Miller - vc acredita que ainda não li "Robison Crusoé" - mas continou na busca - Proust, Hamsun, James Joyce, Soljentzin (adoro a literatura russa) e acima de tudo o mestre Dostoievski. Uma ressalva, meu nome mesmo é Raimundo N. Rodrigues, também escrevo com Jean Raimundo -
+daniel pereira rodrigues Dan Duas coisas: esta lista de "exemplos" na parte final do vídeo jamais pretendeu ser completa, tanto que eu digo no fim "...e muito mais". E: boa parte dos autores e obras que você acabou de citar aparecem nos vídeos seguintes da playlist "Convite para Ler os Clássicos", isso sem falar nos vídeos resenhas deste canal.
Obrigado pelo esclarecimento, Claire. ;)
+Gilmar Bernardo De nada :)
Adorei as suas considerações Claire.
Você teria algum romance clássico japonês ou chinês p/ indicar? Morro de vontade de conhecer literatura dessas culturas.
Abraços, Bruno.
Oi, Bruno! Obrigada. Infelizmente, não tenho romances clássicos japoneses ou chineses pra indicar, pois ainda não li O romance de Genji, por exemplo, considerado o maior dos clássicos japoneses. Sei que existe uma tradução em português, mas nada posso opinar pois não li.
Ok, muito grato pela sua resposta Claire Scorzi ! Sempre fico pesquisando nas livrarias, mas por aqui é muito difícil achar literatura destes países...
Abraço, Bruno.
Boa-noite.
Jà leu Ulysses do James Joyce ?
Pergunto porque não vi resenha no seu canal.
Helena, sou bibliotecária (mais detalhes no video "Origens e Propósitos deste Canal") e periodicamente fazemos Cafes Literários na biblioteca da escola.
Isso de estimular os jovens vale conversas (pode deixar recados na página) e até vídeos... ;)
Eu acho importante ler os clássicos precisamente para servirem de bitola. Não que eu acho que só devemos ler clássicos, até porque há excelentes escritores contemporâneos (que também eles com certeza leram os clássicos), mas são os clássicos que vão aparecer de forma mais ou menos exposta na maior parte das leituras que fazemos. Claire, já leu "A Fome" de Knut Hamsun? É perturbador, é um Dostoievsky menor, mas vale a pena.
O cabelo novo está o máximo :D
Oi Claire, tudo bem?
Eu comecei a acompanhar seus vídeos, mas tenho uma dúvida um tanto boba, enfim, vejo seus vídeos, mas qual é o nome do seu canal?
Não consegui identificar, parabéns pelos vídeos :D
Espero ver o seu vídeo sobre O Vermelho e o Negro até lá... ;)
Iii
Tudo bem ?
Eu comecei a gostar de ler um pouco "tarde" com 25 anos .
Não por que não tinha contato com livros pois meus pais tem uma "biblioteca em casa " .
Agora com 27 anos tô querendo ler os livros clássicos e vou começar de forma "cronológica" ou seja vou começar com os ilíada e odisseia já aqui vários livros de apoio para isso e uma versão adaptada para esta obra para estar entendo mais.
Pois estou cada vez mais interessada e com vontade de ler clássicos pois agora sei que vão ser obras mais difícil mais sei que será uma leitura super um interessante .
Obs: se tem alguma dica para mim que quer ler Ilíada pera primeira vez ?
Não tenho. Sei que existem versões em prosa - da Ruth Rocha por exemplo - que auxiliam para conhecer o enredo e não se perder quando for ler a tradução integral em versos. E eu também estou com a Ilíada aqui na pilha a ler ;)
+Claire Scorzi eu comprei este livro dela.
Todos os leitores vorazes são bem-vindos. Respondendo sua pergunta: não, não sou.
Prezada Claire. Só como curiosidade. Em quantos dias você leu o " Don Quixote " de Cervantes? Eu pergunto, pois gostaria de uma referência para ritmos de leitura.
Um grande abraço !
MARCELO AMÂNCIO Mestre de Cerimônias Li na pós-adolescência. Nem lembro quando tempo levei...
Olá, ótimo vídeo !!
Tenho grande interesse em iniciar a leitura das obras de Dostoiévski, quais livros recomendaria para o início?
Desde já agradeço.
Nick Perr Os textos curtos: são densos e irão acostumando você com a escrita do autor.
Claire Scorzi Muito Obrigado !!
Gostei muito do vídeo! Claire,gostaria de saber qual a idade certa de se começar a ler os clássicos.Eu tenho 17 anos e nunca li nenhum clássico,na verdade li três livros em toda minha vida (não clássicos) :/ .Me arrependo MUITO de não ter começado mais cedo e ser uma pessoa mais sábia hoje.Faltou incentivo...
Gostaria também de saber se uma pessoa que nunca teve o hábito de ler desde pequena ,nem mesmo livros fáceis(que nem eu)
,pode começar a ler os clássicos?
Queria me tornar uma pessoa culta mas acho que estou começando a ler um pouco tarde,sendo que a maioria começa a ler cedo.O que acha?
Lucas Truesdale Oi, Lucas! Obrigada pelo elogio! Bom, sobre o que você pergunta: eu comecei a ler os clássicos bem cedo, mas reconheço que tive incentivo: minha mãe os lia e tinha vários nas estantes de casa na minha infância e adolescência.
Ao mesmo tempo, não gosto da ideia de que chega uma idade que é tarde para começar a ler, a desfrutar da leitura. Acho que dependerá do desejo e do empenho da própria pessoa / leitor. Se você tiver interesse eu fiz dois vídeos com dicas sobre "como ler" os clássicos. São estes os links:
parte 1:
th-cam.com/video/PTLGZatL8-4/w-d-xo.html
parte 2:th-cam.com/video/ry-PvYm8O_w/w-d-xo.html
Espero que sejam úteis. Não permita que ninguém, ninguém te convença que é muito tarde ou que você não tem capacidade; vai depender apenas do quanto você gostaria de aprender a desfrutar da leitura e dos clássicos em especial.
com carinho, C.
Claire Scorzi Obrigado por responder,Claire! Irei tentar correr atrás do tempo perdido o mais rápido possível!
Gostaria que me respondesse só mais uma coisinha: quantos livros clássicos aproximadamente você já leu? Qual a sua média anual de livros?Acha que ler 2 livros clássicos por semana é muito ou pouco?
Um abraço!
Claire Scorzi Assiste os videos e gostei muito das dicas!
Lucas Truesdale Fico contente! :)
Lucas Truesdale Respondendo às suas perguntas: olha, não sei ao certo quantos clássicos já li... acredito que mais de 300, contando tudo o que li deles desde os meus 14, 15... e já tenho 51, então... rs
A média anual é um pouquinho mais fácil: em torno de 90. Costumo ficar em pouco mais ou pouco menos do que isso.
Acho que um clássico por semana é bom - ainda mais num primeiro contato, mas, claro, depende da extensão do livro e do nível de dificuldade sentido pelo leitor. Um Dostoievski por semana é uma façanha! kkkk
com carinho, C.
É possível :)
Ótimo vídeo, Claire! Acho extremamente necessária a leitura dos clássicos. As 'leituras de entretenimento' também são válidas, mas devemos sempre dar uma atenção aos clássicos, sem dúvida.
Ps: adorei o seu cabelo. =)
Beijos,
- Amanda.
Vídeo maravilhoso Claire, simplesmente maravilhoso.
Com certeza, após se deparar com a literatura clássica e começar a lê-la com mais frequência, o nosso nível de exigência com o que lemos sobe automaticamente, como se refinássemos mais nosso gosto literário, preferindo obras mais bem escritas, elaboradas e narradas. Acho isso muito bom para a evolução do leitor, claro, sem deixar de respeitar que ainda lê somente literatura comercial ou "modinha".
Ler Vicia - Rusbisco Muito obrigada. Embora eu leia também (e goste de alguns, como comento em outros vídeos) literatura contemporânea, ainda não vi ninguém me explicar "por que" deve-se lê-los...rs
Gostei de vc, também sou leitor voraz. Você é casada? Rs.
Obrigada!
Concordo: ler os clássicos também pode ser, e muitas vezes é, divertido, emocionante, empolgante... as aventuras de Sherlock Holmes e As aventuras do Sr. Pickwick (que mostro no vídeo) são mistura de emoção & alegria ao ler!
Leia, leia Stendhal... E Dom Quixote, e Balzac, e Anna Karênina, e... ;)
Amanda, olá! Eu considero alguns clássicos como leitura de entretenimento de primeira ordem, mas essa é uma outra discussão, rsrs
E mais um voto para o corte de cabelo :D
Obrigada!
Quais são os escritores modernos, que irão se tornar clássicos?
Obs: Não precisa ser todos, só alguns exemplos. rsrsrs
Oi!
Já li "Ulisses" do Joyce, sim. Mas você não encontrará resenha sobre ele porque só faço vídeos resenha sobre livros que gosto; e achei Ulisses um tanto cerebral - o tipo de obra cuja excelência passa toda pelo intelecto, e nada pela emoção. Prefiro livros que combinem razão e emoção.