*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Adoniran, é errado dizer que há duas "fases" 115V no secundário do trafo MRT, já que apenas uma fase da média tensão chega no primário? Isso já gerou uma discussão com mais de 100 comentários no Facebook. O pessoal teima que há duas fases de 115V com defasagem de 180°. Eu afirmo que é uma fase só, sendo meia bobina (115V) ou bobina inteira (230V), mas ambas estão no mesmo ciclo da senóide (no tempo, ou seja, mesma fase), porém com tensões diferentes, sendo 115-0-115V. Nos próprios medidores e catálogos da Copel, etc., usam o termo monofásico a três fios. Afinal o secundário do MRT tem uma ou duas fases? O que é correto dizer do ponto de vista técnico, teórico? Obrigado.
Quando eu falo pra vocês que não existe nenhum canal de eletricidade no TH-cam que se iguale ao ELETRICITY é por isso. Excelente vídeo. Parabéns Adoniran!!!!
Verdade e olha que tem bastante em, eu sou incrito em 6 canais mas é como você falou igual a este nāo tem. Os outros tambem sāo otimos mas este é mais completo.
@@afonsoreis1372 esse aqui explicou com o sistema sem trafo isolador aí eu entendi que era só isso . Mas nada contra ele . Ele é ótimo também th-cam.com/video/k_AQLhQc6Jg/w-d-xo.html
Que dedicação. A montagem pratica em escala foi extremamente didática, e não um item de cosmética. Explicou a teoria e comprovou com a prática. Poderia ser uma aula de laboratório prático de uma faculdade. Parabéns.
Nossas universidades / faculdades tem seus méritos. Mas pararam no tempo nos métodos de ensino. A melhor maneira de aprender é assim, fazendo, vendo, mostrando na prática.
Meu Deus. Finalmente entendi essa questão. O melhor vídeo com a melhor explicação que já vi sobre isso. Esse cara merece TOTAL SUCESSO no TH-cam. Parabéns.
No interior da minha Bahia tem muito desse esquema, mas só agora vi e entendi o risco de falha no sistema da Rede principal. Isso sim é conhecimento prático que incentiva pessoas a buscar a teoria com mais fome de aprendizado. Parabéns Eletricity.
MUITO BOM, MEU NOBRE!!!! PARABÉNS!!! JÁ TRABALHEI UNS ANOS COM ESSE TIPO DE SISTEMA (MRT). FIZ VÁRIAS MEDIDAS DE MALHAS DE ATERRAMENTO NOS TRAFOS DESSE TIPO DE SISTEMA. DE ACORDO COM A POTÊNCIA DO TRAFO TEM-SE UMA RESISTÊNCIA DE MALHA PARTICULAR. POR EXEMPLO: TRAFOS DE S=5KVA, TINHA Q TER NO MÍNIMO UMA RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO DA MALHA DESSE TRAFO, DE R=40 OHMS. QDO A MALHA DE ATERRAMENTO SUB O TRAFO ERA MUITO RUIM, FAZIA-SE UM ATERRAMENTO REMOTO A ESSE TRAFO PARA Q SE PUDESSE ALCANÇAR O VALOR MÍNIMO DE RESISTÊNCIA. FOI UMA BELA EXPERIÊNCIA Q TIVE!!!! GRANDE ABRAÇO!!!!
Parabéns. Outra enorme vantagem desse sistema é o posteamento. Usando um poste leve não precisa de caminhão com munk para instalar, e se não precisa de caminhão, a linha não precisa acompanhar a estrada. Menos postes e menos fio.
Realmente o aterramento é a alma do MTR, aqui em SC as instaladoras costumam já fazer o aterramento em mais postes perto do transformador para ter pontos alternativos aumentando a segurança. E as tensões são 2 circuitos de 220 volts defasados em 180º, não utilizando ligações em 440 volts, somemte em algumas situações especiais em motores de maior potência.
Bom dia amigos; Sou Pernambucano moro em Olinda, sou técnico em eletrônica e trabalho na área elétrica tb. Tenho 59 anos de idade, na área rural onde moram meus tios tem esse sistema elétrico, que eu não con- seguia entender. Graças á vocês entendi todo sistema, tb com uma aula dessa até agricultor iria entender... Parabéns ganharam mais um inscrito. Que *"D E U S" abençoe a todos vocês e seus FAMILIARES* ! ! ! . . .
Sem palavras. Muito bem explicado. Agora entendo o que é aquele fio único, que vejo no interior (campos e colônias), aqui do meu RS. Parabéns......onde dou 1K likes ???
Muito boa a explicação.... Isso acontece nas áreas rurais aqui de Pernambuco...transformadores monofásico.....o sistema é bom funciona muito bem...mas o tempo vai passando e o volume de casa vai aumentando... daí fica difícil ligar várias casas....e muita gente fica sem energia elétrica aínda
bom dia eletricity gostei muito da sua aula como funciona um transformador, com um único fio, vc está de parabéns, eu gosto muito das suas aulas, de elétrica obrigado meu amigo
Gente do céu! Kkkk Vcs são terríveis!! Caramba! Que aula fantástica! Que bacana as coisas que vcs fazem pras pessoas aprenderem. É elogiável a disposição sincera, o trabalho e a excelente cabeça de vcs. Parabéns vezes mil! Professor, monta um Curso pra vcs. Vcs têm coisas de qualidade nas mãos. Muito obrigada por tudo, professor! Obrigada por demais! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Existe este mesmo sistema nas regiões com redes 220/380V que a tensão é 220/440V. Aqui em minha região existem muitos na zona rural com bifásico no primário e alguns neste sistema aí que o secundário geralmente são parecidos. Lembrando que neste caso a defasagem é 180º, ou seja, entre fases é sempre o dobro de uma fase e neutro. A tensão 440V é usada principalmente para motores em sistemas agrícolas e bombas d'água. São motores monofásicos 440V.
Amigos da elétrica preciso de uma ajuda. Um transformador desse tipo de 10KVA que tenha 2 fases X1 e X3 + Neutro X2, eu devo fazer o balanceamento de cargas ? O disjuntor é bipolar fase + fase 32A.
Muito obrigado pelo vídeo,como eu havia falado anteriormente em outro vídeo erra uma grande dúvida que eu tinha eu imaginava que podia ser assim,talvez o ponto de aterramento do transformadora primário e o secundário sejam independentes não tenho certeza, mas a lógica a essa,exemplo um aterramento do primário no poste transformador (aterrando a carcaça do transformador) e um segundo aterramento no poste relógio que seria do transformador secundário,eu imagino que daria mais segurança na linha secundária!! Muito boa sua aula bem explicada com sua mini linha de transmissão
Bom dia Marcos. 3 anos depois do seu comentário venho eu aqui te confirmar. Na área de distribuição da Neoenergia Elektro a norma sobre sistemas MRT obriga que o aterramento do secundário seja no poste do medidor, sendo que o poste do medidor deve estar a no mínimo 25 metros do poste do transformador (onde está o aterramento do primário).
Trabalhei muitos anos em subestações elétricas e houve alguns casos interessantes que conseguimos resolver como vizinho que não podia lavar o quintal pois dava choque no piso e também portão e cerca metálica em que se podia acender lâmpada incandescente se conectado ao terra. O estudo aprofundado de grandes sistemas de aterramento como também de trafos terras e resistores de aterramento é bastante complexo e impacta diretamente ao sistema de proteção da SE. Muito bom vídeo. Parabéns.
Boa noite! Uma aula e tanto!!! Parabéns, professor. É raro se ter uma aula assim, com tanta riqueza de detalhes. Desse jeito, não há risco de não aprender.
MUITO INTERESSANTE_ Esta abordagem pois as ligações Rurais podem passar uma falsa ideia de MENOR RISCO devido aos postes menos *Congestionados entretanto a possibilidade de Choques por falta ou falha de manutenção no Sistema (MRT) permanece merecedor de ATENÇÃO por parte de Concessionárias e Autoridades Locais.
Mais um vídeo sensacional, nos EUA e Canadá o sistema MRT é o padrão mais comum para atendimento residencial e comerciais leves, lá e conhecido como sistema split-phase ou single-phase three-wire, desde criança reparava em filmes e séries americanas esse padrão por lá kkkk.
Já tinham me falado sobre esse sistema uma vez, mas eu não entendi foi nada de nada, depois desse vídeo agora eu entendi tudo e mais um pouco. Simplesmente, sem palavras 😶
Esse cara e foooooda..... Muito melhor q na universidade..... Aprendi demais ..... Eu sabia do sistema e já até fiz um provisório lá na roça...... Mas com essas explicações eu sinto muito mais segurança.... Parabéns
Fiquei quebrando a cabeça em uma rede que era monofásica que tinha 3 cabos, sendo fase,fase e neutro, consegui entender agora com essa explicação magnifica, Parabéns pelo o conteúdo, já ganhou um novo seguidor.
Diferente do praticado onde eu trabalhava. A rede mrt o trafo monofásico possuía dois aterramentos, um para o primário montado sob o vão da rede e outro aterramento montado lado oposto ao poste afastado a distância da haste. Isto segundo aos antigos eletricistas que me passaram, era devido a aumento da segurança e segurança na dissipação da discargas atmosférica sem sobretensão no secundário.
Comecei acompanhando seu trabalho nos grupos do Facebook. Ali de cara vi seu cabedal de conhecimento e além do mais sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos. Quando lançou seu canal aqui no youtube fiquei de cara mais uma vez, pela qualidade dos seus vídeos e a capacidade de transmitir seus conhecimentos com uma didática exemplar. De fato como comentou o Victor Oliveira uma aula dessas dificilmente encontraremos nos cursos por ai a fora. Esse vídeo serve de exemplo para muitas escolas que se limitam a dar apenas aulas teóricas por não terem laboratório para tal prática. Parabéns e obrigado, vida longa ao Eletricity.
Nunca tinha entendido como esse sistema funcionava. Fica vendo aquele fio único entrando no transformador e não entendia nada. Ótima explicação. Parabéns.
O melhor vídeo sobre MRT da internet, sem dúvida. Parabéns ao canal que realmente tem excelência no que faz. Acho que naquela última parte, em que houve a medição da tensão entre a fase e o ponto de aterramento, estando o condutor de aterramento do transformador desconectado desse ponto, só foi possível tal medição porque o multímetro fechou uma "ponte" entre os terminais sem conexão, e dessa forma, proporcionou a passagem de uma corrente pelo aparelho possibilitando, então, a leitura da tensão.
Se é louco os caras são fera mesmo. Fui no sítio e a alimentação dos trandoemadores era só um cabo, fiquei intrigado, perguntei pro meu professor terceiro ano de engenharia elétrica , ele nem sabia que isso existia, parabéns ao canal.
Aqui em São Paulo esta assim, na rede da alta tensão esta vindo em muitas ruas e bairros da capital de São Paulo-SP, 1 Fase da alta e o transformador faz 127v e 220v
Professor diz ai quando vai lançar um produto digital, curso profissionalizante ou treinamentos pra quem é da área. Com sua didática estudo até o que eu já sei.
Boa tarde Adoniran, Seria interessante continuar com essa série de vídeos referente a transformadores monofásicos com uma sugestão: Banco de Transformadores e suas possibilidades de fechamentos. Este tipo de transformadores eram muito utilizados no passado, pois era de fácil manutenção, e também de fácil alteração de acordo com o aumento de demanda.
Obrigado. Iria simular algo assim... inclusive invertendo um dos cabos da BT do transformador da subestação, para mostrar que tanto faz qual será o referencial neutro/terra.
Estou muito agradecido pele sua atençao.... que simplicidade!! Deus abençoe grandemente !! Me desculpa , mas não t Largo mais !!! kkkkkkkkk deu pra entender a sua resposta professor ... muito obrigado !!!
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
@eletricity... O neutro do secundário é aterrado junto com o aterramento da bobina do primário? Q lokura é essa?
Adoniran, é errado dizer que há duas "fases" 115V no secundário do trafo MRT, já que apenas uma fase da média tensão chega no primário?
Isso já gerou uma discussão com mais de 100 comentários no Facebook. O pessoal teima que há duas fases de 115V com defasagem de 180°.
Eu afirmo que é uma fase só, sendo meia bobina (115V) ou bobina inteira (230V), mas ambas estão no mesmo ciclo da senóide (no tempo, ou seja, mesma fase), porém com tensões diferentes, sendo 115-0-115V.
Nos próprios medidores e catálogos da Copel, etc., usam o termo monofásico a três fios.
Afinal o secundário do MRT tem uma ou duas fases? O que é correto dizer do ponto de vista técnico, teórico?
Obrigado.
Quando eu falo pra vocês que não existe nenhum canal de eletricidade no TH-cam que se iguale ao ELETRICITY é por isso.
Excelente vídeo. Parabéns Adoniran!!!!
Verdade!
Concordo com você.
PUUuura verdade!
concordo. o cara e´ 3.1416...K DAS GALÁXIAS!
essa aula você não verá em nenhum curso.... então deixe seu like
Verdade e olha que tem bastante em, eu sou incrito em 6 canais mas é como você falou igual a este nāo tem.
Os outros tambem sāo otimos mas este é mais completo.
1000.000 de likes
@@afonsoreis1372 esse aqui explicou com o sistema sem trafo isolador aí eu entendi que era só isso . Mas nada contra ele . Ele é ótimo também th-cam.com/video/k_AQLhQc6Jg/w-d-xo.html
No meu curso de Elétrica Industrial do SENAI DF abordou sobre os trabalhadores em geral
Que dedicação. A montagem pratica em escala foi extremamente didática, e não um item de cosmética. Explicou a teoria e comprovou com a prática. Poderia ser uma aula de laboratório prático de uma faculdade. Parabéns.
Eu assino em baixo!
Fizeram uma rede completa em forma de maquete. Fantástico!
Isso é melhor que aula em laboratório de qqr faculdade
Nossas universidades / faculdades tem seus méritos. Mas pararam no tempo nos métodos de ensino.
A melhor maneira de aprender é assim, fazendo, vendo, mostrando na prática.
Esse engenheiro ilustra e explica tão bem que fica difícil de não entender. Acabei de ser um fã e aluno dele.👏👏👏
Meu Deus. Finalmente entendi essa questão. O melhor vídeo com a melhor explicação que já vi sobre isso. Esse cara merece TOTAL SUCESSO no TH-cam. Parabéns.
Obrigado por nos acompanhar Leonardo.
No interior da minha Bahia tem muito desse esquema, mas só agora vi e entendi o risco de falha no sistema da Rede principal. Isso sim é conhecimento prático que incentiva pessoas a buscar a teoria com mais fome de aprendizado. Parabéns Eletricity.
MUITO BOM, MEU NOBRE!!!! PARABÉNS!!!
JÁ TRABALHEI UNS ANOS COM ESSE TIPO DE SISTEMA (MRT). FIZ VÁRIAS MEDIDAS DE MALHAS DE ATERRAMENTO NOS TRAFOS DESSE TIPO DE SISTEMA. DE ACORDO COM A POTÊNCIA DO TRAFO TEM-SE UMA RESISTÊNCIA DE MALHA PARTICULAR. POR EXEMPLO: TRAFOS DE S=5KVA, TINHA Q TER NO MÍNIMO UMA RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO DA MALHA DESSE TRAFO, DE R=40 OHMS. QDO A MALHA DE ATERRAMENTO SUB O TRAFO ERA MUITO RUIM, FAZIA-SE UM ATERRAMENTO REMOTO A ESSE TRAFO PARA Q SE PUDESSE ALCANÇAR O VALOR MÍNIMO DE RESISTÊNCIA.
FOI UMA BELA EXPERIÊNCIA Q TIVE!!!!
GRANDE ABRAÇO!!!!
Muito legal o comentário de quem atua ou já atuou na área.
Muito Excelente.
Parabéns.
Outra enorme vantagem desse sistema é o posteamento. Usando um poste leve não precisa de caminhão com munk para instalar, e se não precisa de caminhão, a linha não precisa acompanhar a estrada. Menos postes e menos fio.
A duvida de como esse sistema funciona me encomodava mais agora foi totalmente sanad.... parabéns pela excêlencia em suas aulas......
Realmente o aterramento é a alma do MTR, aqui em SC as instaladoras costumam já fazer o aterramento em mais postes perto do transformador para ter pontos alternativos aumentando a segurança. E as tensões são 2 circuitos de 220 volts defasados em 180º, não utilizando ligações em 440 volts, somemte em algumas situações especiais em motores de maior potência.
Esse canal ensina mais que muito curso técnico sempre indico pela qualidade dos assuntos e capacidade dos professores
Melhor aula Deus te proteja e te de mais sabedoria igual amigo falou essa aula não se ver em nem um curso
Bom dia amigos; Sou Pernambucano moro em Olinda, sou técnico em
eletrônica e trabalho na área elétrica tb. Tenho 59 anos de idade, na área
rural onde moram meus tios tem esse sistema elétrico, que eu não con-
seguia entender. Graças á vocês entendi todo sistema, tb com uma aula
dessa até agricultor iria entender... Parabéns ganharam mais um inscrito.
Que *"D E U S" abençoe a todos vocês e seus FAMILIARES* ! ! ! . . .
Esse é o tipo de aula que não tem preço. Aula pulo do gato......Parabéns
Sem palavras. Muito bem explicado. Agora entendo o que é aquele fio único, que vejo no interior (campos e colônias), aqui do meu RS.
Parabéns......onde dou 1K likes ???
Tinha essa dúvida de muito tempo atrás e finalmente ficou mais do que esclarecido. Muito boa explicação
Quem absorveu esse excelente conteúdo dê seu link!👏👏👏👏
Nosso engenheiro professor e cientista Adoniran louvamos a Deus por sua Vida Muita luz professor
Muito boa a explicação....
Isso acontece nas áreas rurais aqui de Pernambuco...transformadores monofásico.....o sistema é bom funciona muito bem...mas o tempo vai passando e o volume de casa vai aumentando... daí fica difícil ligar várias casas....e muita gente fica sem energia elétrica aínda
Pra quem quer obter conhecimento, esse é o canal, didática diferenciada, parabéns pra vocês e muito obrigado!
Parabéns.
Muito didático.
E com a demonstração na prática então... Não tem como não entender.
Muito bom!
O que falar de uma explicação dessa, top das galáxias, parabéns.
Lá no Interior onde eu morei tinha muitos desse modelo principalmente em fazendas
Adoniran que Deus abençoe você.
Que abençoe a todos nós!
Show de elétrica as pergunta que iria fazer foi respondida no vídeo
bom dia eletricity gostei muito da sua aula como funciona um transformador, com um único fio, vc está de parabéns, eu gosto muito das suas aulas, de elétrica obrigado meu amigo
Simplesmente top, parabéns por esse e por outros vídeos. Pra mim, o melhor canal de elétrica do TH-cam.
Gente do céu! Kkkk Vcs são terríveis!! Caramba! Que aula fantástica! Que bacana as coisas que vcs fazem pras pessoas aprenderem. É elogiável a disposição sincera, o trabalho e a excelente cabeça de vcs. Parabéns vezes mil! Professor, monta um Curso pra vcs. Vcs têm coisas de qualidade nas mãos. Muito obrigada por tudo, professor! Obrigada por demais! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Fera é a palavra certa. Muito top!
Aula 10 na teoria e pratica 🤓👍
Todo eletricista desse país com acesso à internet deveria ser assinante desse canal. Muito bom
Waldeir, concordamos com você.😁😁😁
Existe este mesmo sistema nas regiões com redes 220/380V que a tensão é 220/440V. Aqui em minha região existem muitos na zona rural com bifásico no primário e alguns neste sistema aí que o secundário geralmente são parecidos.
Lembrando que neste caso a defasagem é 180º, ou seja, entre fases é sempre o dobro de uma fase e neutro.
A tensão 440V é usada principalmente para motores em sistemas agrícolas e bombas d'água. São motores monofásicos 440V.
Amigos da elétrica preciso de uma ajuda. Um transformador desse tipo de 10KVA que tenha 2 fases X1 e X3 + Neutro X2, eu devo fazer o balanceamento de cargas ? O disjuntor é bipolar fase + fase 32A.
Parabéns você é show, agora por favor faz um vídeo para dimensionar o elo é o disjuntor pra esses trafo.
Muito Top! Na faculdade a gente leva um semestre para aprender, você assiste o vídeo e aprende mais rápido.
Show de bola essa aula muito bom conhecimento
Melhor curso que existe, eu já sou cascudo na área, mas com você é só aprendizado, obrigado!!!
Só você pra fazer uma aula dessa. Show de bola. Obrigado.
Muito obrigado pelo vídeo,como eu havia falado anteriormente em outro vídeo erra uma grande dúvida que eu tinha eu imaginava que podia ser assim,talvez o ponto de aterramento do transformadora primário e o secundário sejam independentes não tenho certeza, mas a lógica a essa,exemplo um aterramento do primário no poste transformador (aterrando a carcaça do transformador) e um segundo aterramento no poste relógio que seria do transformador secundário,eu imagino que daria mais segurança na linha secundária!! Muito boa sua aula bem explicada com sua mini linha de transmissão
Bom dia Marcos. 3 anos depois do seu comentário venho eu aqui te confirmar. Na área de distribuição da Neoenergia Elektro a norma sobre sistemas MRT obriga que o aterramento do secundário seja no poste do medidor, sendo que o poste do medidor deve estar a no mínimo 25 metros do poste do transformador (onde está o aterramento do primário).
Parabéns! Muita dedicação! Fizeram até os postezinhos 😊😁
Trabalhei muitos anos em subestações elétricas e houve alguns casos interessantes que conseguimos resolver como vizinho que não podia lavar o quintal pois dava choque no piso e também portão e cerca metálica em que se podia acender lâmpada incandescente se conectado ao terra. O estudo aprofundado de grandes sistemas de aterramento como também de trafos terras e resistores de aterramento é bastante complexo e impacta diretamente ao sistema de proteção da SE. Muito bom vídeo. Parabéns.
Boa noite!
Uma aula e tanto!!!
Parabéns, professor.
É raro se ter uma aula assim, com tanta riqueza de detalhes. Desse jeito, não há risco de não aprender.
Excelente vídeo. O aterramento não pode apresentar falhas em momento algum.
MUITO INTERESSANTE_ Esta abordagem pois as ligações Rurais podem passar uma falsa ideia de MENOR RISCO devido aos postes menos *Congestionados entretanto a possibilidade de Choques por falta ou falha de manutenção no Sistema (MRT) permanece merecedor de ATENÇÃO por parte de Concessionárias e Autoridades Locais.
Nenhum outro canal se aprofunda tanto nesse tipo de assunto como o ELETRICITY. Parabéns a todos.
5 anos na faculdade, mas vim conhecer esse sistema aqui...!! Parabéns!
Realmente não há um canal no TH-cam melhor do que este. Obrigado pelas aulas.
2 anos de aulas técnicas e não tive uma aula dessa, Parabéns
Mais um vídeo sensacional, nos EUA e Canadá o sistema MRT é o padrão mais comum para atendimento residencial e comerciais leves, lá e conhecido como sistema split-phase ou single-phase three-wire, desde criança reparava em filmes e séries americanas esse padrão por lá kkkk.
Já tinham me falado sobre esse sistema uma vez, mas eu não entendi foi nada de nada, depois desse vídeo agora eu entendi tudo e mais um pouco. Simplesmente, sem palavras 😶
Esse cara e foooooda..... Muito melhor q na universidade..... Aprendi demais ..... Eu sabia do sistema e já até fiz um provisório lá na roça...... Mas com essas explicações eu sinto muito mais segurança.... Parabéns
Fiquei quebrando a cabeça em uma rede que era monofásica que tinha 3 cabos, sendo fase,fase e neutro, consegui entender agora com essa explicação magnifica, Parabéns pelo o conteúdo, já ganhou um novo seguidor.
Não me canso de assistir aos vídeos deste canal, porque é um verdadeiro show de conhecimento que é transmitido para quem deseja realmente aprender.
Diferente do praticado onde eu trabalhava. A rede mrt o trafo monofásico possuía dois aterramentos, um para o primário montado sob o vão da rede e outro aterramento montado lado oposto ao poste afastado a distância da haste. Isto segundo aos antigos eletricistas que me passaram, era devido a aumento da segurança e segurança na dissipação da discargas atmosférica sem sobretensão no secundário.
Excelente aula! Não dá nem para falar... "entendeu ou quer que eu desenhe" kkkkk.
Eu concordo com todos. Nunca vi qualidade de aula como essa.
Comecei acompanhando seu trabalho nos grupos do Facebook. Ali de cara vi seu cabedal de conhecimento e além do mais sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos. Quando lançou seu canal aqui no youtube fiquei de cara mais uma vez, pela qualidade dos seus vídeos e a capacidade de transmitir seus conhecimentos com uma didática exemplar. De fato como comentou o Victor Oliveira uma aula dessas dificilmente encontraremos nos cursos por ai a fora. Esse vídeo serve de exemplo para muitas escolas que se limitam a dar apenas aulas teóricas por não terem laboratório para tal prática. Parabéns e obrigado, vida longa ao Eletricity.
Muito bom mesmo 👏👏👏👏👏👏
Excelente aula professor rica em conteúdo
Isso foi o máximo espetacular esclarecimento muito Obrigado e Parabéns.
Muito ótimo.muito legal mesmo essa aula.
Boa tarde Parabéns professor é muito criativo o seus vídeos sucesso sempre Deus abençoe
Muito bom á maquete feita por vcs . Ficou muito explicativo
Nunca tinha entendido como esse sistema funcionava. Fica vendo aquele fio único entrando no transformador e não entendia nada.
Ótima explicação. Parabéns.
Se não aprendeu e so repetir o video.ate porque ensinar melhor nao tem jeito. Parabéns professor.
Espero que esse canal cresca pra Mais gente appender eletrica
O melhor vídeo sobre MRT da internet, sem dúvida. Parabéns ao canal que realmente tem excelência no que faz. Acho que naquela última parte, em que houve a medição da tensão entre a fase e o ponto de aterramento, estando o condutor de aterramento do transformador desconectado desse ponto, só foi possível tal medição porque o multímetro fechou uma "ponte" entre os terminais sem conexão, e dessa forma, proporcionou a passagem de uma corrente pelo aparelho possibilitando, então, a leitura da tensão.
Exatamente, o circuito do multímetro simulou a resistividade de um corpo humano.
Se é louco os caras são fera mesmo.
Fui no sítio e a alimentação dos trandoemadores era só um cabo, fiquei intrigado, perguntei pro meu professor terceiro ano de engenharia elétrica , ele nem sabia que isso existia, parabéns ao canal.
Excelente vídeo!
Sem dúvidas um dos melhores que já assisti.
Parabéns!!!!
Valeu Jônatas!
show de bola, muito bacana, meu parabéns
Melhor que curso. Parabéns
Que criatividade!! Parabéns!!!
Que show de aula! Parabéns.
Excelente, tenho essa rede de um fio no meu sitio, que sai 3 fios, 240 v, sou leigo energia, mas agora tenho noção.
PARABENS HENRIQUE; SO VCS MESMO DA ELETRICYT PRA MOSTRAR COM DETALHES ESSE TRABALHO... CANAL AQUI DIFERENCIADO.OBG.
Boa noite prof muito bom gostei, 🖒
Boa tarde!
Famoso monobucha, era preocupante caso rompesse o terra.
Excelente demonstração. Muito melhor que qualquer curso pago só com teorias...
Excelente modelagem da distribuição de energia. Parabéns pelo capricho.
Show de aula e conhecimento, meus parabéns para você e sua equipe 🙌 Deus abençoe......
Valeu amigo ótimo aula obrigado excelente
Que maravilha de explicação. Excelente demonstração em escala. Até um leigo feito eu consegue entender.
Aqui em São Paulo esta assim, na rede da alta tensão esta vindo em muitas ruas e bairros da capital de São Paulo-SP, 1 Fase da alta e o transformador faz 127v e 220v
Twm que se ter muito cuidado ao trabalhar nesses circuito.ter o cuidado com os aterramentos que nos casos de estarem rompidos vão sair ali alta tensão
Muito bom excelente vídeo adiquiri muito conhecimento nesse vídeo
parabéns pela didática na prática
Professor diz ai quando vai lançar um produto digital, curso profissionalizante ou treinamentos pra quem é da área. Com sua didática estudo até o que eu já sei.
Em breve um curso com a cara da Eletricity.
Parabéns pela excelente aula..
Boa tarde Adoniran,
Seria interessante continuar com essa série de vídeos referente a transformadores monofásicos com uma sugestão: Banco de Transformadores e suas possibilidades de fechamentos.
Este tipo de transformadores eram muito utilizados no passado, pois era de fácil manutenção, e também de fácil alteração de acordo com o aumento de demanda.
Com uma aula dessa você pode trabalhar de eletricista de rede aérea muito professor
Obrigado. Iria simular algo assim... inclusive invertendo um dos cabos da BT do transformador da subestação, para mostrar que tanto faz qual será o referencial neutro/terra.
Em nenhuma sala de aula de curso técnico (elétrica ,eletrotécnica e até mesmo Senai )não se aprende assim de uma maneira tão didática parabéns 👏👏👏👏
Eccelente. Melhor canal de elétrica.
Muito top essa aula. Parabéns!!!!!
Fantástico. parabéns Adoniran pra você e suas equi muito bao explicação
Estou muito agradecido pele sua atençao.... que simplicidade!!
Deus abençoe grandemente !!
Me desculpa , mas não t Largo mais !!! kkkkkkkkk deu pra entender a sua resposta professor ... muito obrigado !!!
Nos ajude a compartilhar.
Ótimo parabéns
Muito bom suas explicações não fica dúvida nenhuma 👍
Excelente. Parabéns.