ANÁLISE de TODOS os PRESIDENTES da DITADURA MILITAR
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ม.ค. 2025
- Neste corte, faço uma análise dos 5 presidentes da época da ditadura militar: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.
Caravelas Podcast completo: • A DITADURA MILITAR - o...
~~~~~~~
Escola da Verdade Histórica com livro de bônus até dia 12: checkout.profe...
~~~~~~~
Meu método de estudos - LEEER: checkout.profe...
~~~~~~~
Curso de Inglês que recomendo: edzz.la/C8AAC?...
~~~~~~~
Livros recomendados: www.amazon.com...
Escola da Verdade Histórica com livro de bônus até dia 12: checkout.professormarceloandrade.com/campaign/podcast-cortes?
🎉 eu lembro qdo tinha uns 9 anos isso em 1982 q as vezes aparecia aqui no meu bairro na zona leste de SP aos domingos uma carreta do gov q era um tipo de supermercado kkkk o baú da carreta tinha as prateleiras vc entrava por trás e saia numa porta na frente e tinha uns 2 ou 3 caixas e vc passava deles tinha tipo uma catraca de ônibus 😂, meu pai detestava falava que só vendia porcaria ali, sempre me lembrava disso depois de adulto e me fazia lembrar de coisa soviética 😅 era chamado o caminhão da cobalto.
Pior verdade só houve contragolpe em golpes ilusórios
Pior verdade só houve contragolpe em golpes ilusórios
Nada a ver, os militares eram positivistas. E outra , não teve nenhum golpe, o povo foi às ruas pedir a intervenção militar.
Eu não sei não, isso está me parecendo uma escolinha de mentiras 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣. É pior que a escolinha do professor Raimundo, pelo menos o professor Raimundo falava a verdade em tom de humor.
Eleições ainda hoje é um FAZ DE CONTAS...
O que me lembro desta época ,que todos os pais trabalhavam ,as crianças ficavam em casa ,iam pra escola ganhava merenda ,e brincávamos na rua ,sem medo.
Que tempo bom!
Que época boa, minhas lembranças tbm são essas
Essa gente fala do governo militar por ouvir,ou ler livros de autores que escrevia o que queria,e conforme suas maneiras de pensar. Eu vivi minha vida de adolescência e juventude no governo militar.Nessa época tinha ordem no país, só foi ruim pros bardeneiros,o que deveria ter até hoje. Pelo menos não tinha essa esculhambação que tem hoje.
Tinha tudo isso e também tinham crianças morrendo de fome e morando nas ruas, hiper inflação, população pobre sem nenhuma assistência médica, escola e universidade para poucos, racismo e violência que alimentaram a criação das facções criminosas. Nunca existiu um paraíso.
@@jamessilva298as facções surgiram mesmo foi na década de 90
@@jotah67 o Comando Vermelho surgiu na década de 70 durante o regime militar. . O Primeiro Comando da Capital surgiu no início dos anos 90. As condições que levaram a criação desses grupos começam bem antes. O Regime Militar concentrou esforços em combater grupos armados de esquerda mas foi um desastre na Segurança Pública e nas políticas públicas em geral. Sugiro a leitura dos livros OS PORÕES DA CONTRAVENÇÃO do Aloy Jupiara e Chico Otávio e do COMANDO VERMELHO: história do Crime Organizado do Carlos Amorim.
A EMBRAPA foi criada em 1973, que possibilitou a arrancada do Agronegócio e ajudou o Agro brasileiro ser a potência de hoje.
""""ajudou"""" o governo quebra suas pernas e depois te empresta as muletas
Sem falar da criação da Embraer e do ITA.
Tudo projeto esquerdista, a direita é liberal
Dois exemplos positivos, mas muito mais estatais ruins, @@luizeduardogomespinto846
e a 160 anos damos subsidio a plantação de café, não é hora de rever isso?
Você consegue irritar a esquerda e a direita ao mesmo tempo 😂😂😂
Mais um direitista neocon abobado que defende Israel
A direita de verdade não
PERFEITO!!!
DIZER QUE NO BRASIL, PRINCIPALMENTE MILIKO DA DITA DURA, ERA DE ESQUERDA. FDEU.
É UM CABEÇA DE PCA QUE TÁ A SERVIÇO "NUM" SEI DE QUEM(. . .).
Mas praticamente todos foram mais de direita que o Bolsonaro 😂😂😂😂😂
@@alexnogueira6791que direita de verdade? Um bando de neoliberal baba ovo dos EUA?
a trilogia Os Militares no Poder, de carlos castello branco, tem informações muito interessantes para entender aquele período, recomendo a leitura!
Ja tinha essa percepção de que o governo militar pisou na bola: 1 ) ao entregar a educação e a mídia para a esquerda 2 ) nao ter sido liberal na economia
Os militares são positivistas, o positivismo é o pai do comunismo segundo o Prof. Olavo. Eles derrotaram a esquerda armada e deram suporte a esquerda desarmada. E destruíram o que seria a "direita" ou os conservadores como Carlos Lacerda por exemplo
Brasil, os mesmos de sempre...
A época do Sarney foi a época da máquina de marcar preço por minuto nos supermercados.....
Cuidado aí amigo, ela pode estar voltando.
@@valmirsilva4300 SQN, estava perto quando estava com Bolsonaro com a inflação acima de 10% e agora está abaixo de 5%
Vc adorava,né❓❓❓😒
@@valmirsilva4300 No governo passado estava acontecendo justamente isso
@@DavidSilva-qg4pgentão vc não sabe nada sobre o governo de Sarney. Deveria conversar com alguém que viveu na época em vez de ficar repetindo propaganda pronta.
Com relação a capa vocês esqueceram de dizer que nenhum deles era ladrão, nem rico, nem opressor! Os que sofreram algum revés na época eram todos bandidos, só não vê quem não quer!
Como saber se não eram?
No início do vídeo ele já fala isso (sobre Castelo Branco). E a Odebrecht começou a crescer absurdamente nos anos 70 e 80, sendo uma das principais parceiras do Estado.
@@lucianosilva3316é só verificar a história, nenhum enriqueceu, nem seus familiares!
VERDADE,..CURIOSAMENTE QUE O MARCELO ANDRADE, PAULO REZUTTI,..FAZEM POUQUISSIMOS COMENTARIOS SOBRE A BURSCHENSCHAFT..A BUCHA,..FUNDADA PELO ALEMÃO JÚLIO FRANK (..em 4 de julho/1830 -)..na Faculdade de Direito- Largo São Francisco - Centro-São Paulo -...Uma das maiores SOCIEDADES SECRETAS DO BRASIL,..QUE ATE OS DIAS DE HOJE (..07/março/2024.)..essa SOCIEDADE que Compõem as Famílias e os Oligopolios Nacionais,..A Elite Intelectual que direcionam o Brasil,..Juntamente com o Consórcio de Imprensa como O Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO,, ..que nas mãos (..em 1885.)..de JULIO CESAR FERREIRA DE MESQUITA e Família MESQUITA,..em diante, Juntamente com outros BUCHEIROS...sempre estão atuando no CENÁRIO BRASILEIRO...MARCELO ANDRADE precisa Fazer uma Live sobre essa BURSCHENSCHAFT E OS DESDOBRAMENTOS que Exercem até o Presente.!
justo Rosalvo!
Supermercado Estatal houveram vários, SAPS, COFAP, SUNAB( Superintendência Nacional de Abastecimento), e outros.
E nada chegou na periferia , e olha que nasci a 12km da praca da Sé ,
Olha aí,ouvi todo o vídeo do Sr. Marcelo e não aplico nenhuma crítica sobre o exposto por ele como faço em outros onde percebo haver algumas opiniões subjetivas referentes a certas posições. 👋👋
castello branco concluiu a escola militar de realengo em 33º lugar, enquanto costa e silva em 3º lugar!
Blá Blá Blá, sempre a mesma narrativas, tentando mudar a história ao seu bel prazer 🤮 Se liguem o povo acordou
@@mariaaparecidaleal6640e a sua gonorréia ja melhorou?😂
Muito esclarecedor tudo.grato.
análise riquíssima, até notei em meu caderno, professor tem uma facilidade imensa de ligar os pontos, até geograficamente mesmo
B U R R O !
VAI ESTUDAR CRLHO.
Marcelo, excelente resumo do momento político dos anos 60 e consequências.
Não falou do Figueiredo. A análise não era de todos?
"pai da inflação “
Aquele que preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo...
nossa, quanta informação ! ótimo
Acredito q os "Constituintes de 1988" na figura do Sr. Ulisses Guimarães prepararam INTENCIONALMENTE essa arapuca que é o STF hoje
Concordo plenamente com vc. Eu não tenho dúvidas disso.
Não amigo, para ser do STF, tinha que ter conduta ilibada, o Toffoli, estava condenado pelo TJAP, ele não poderia assumir, o Faquim cometeu muitos crimes no MST, o PT aparelhou o STF, STJ, STE, quantos presidentes de Direita assumiu a presidencia desde 1984, nenhum, Sarney é um Socialista, o Fernando Color, um Ladrão filho da Puta.
obvio a intenção era formar uma maioria a partir do executivo , o correto seria tripartite sendo formado por executivo, legislativo (senado , camara)
Sim, também acho que era o objetivo.
Muito bom Marcelo.
Parabéns, saúde e prosperidade 🍀
Marcelo , você deveria escrever uma biografia sobre o Lacerda. Venderia que nem agua no deserto.
A rede de mercados criada na Bahia por ACM foi a Cesta do Povo, durou até 2018.
FORAM OSS MELHORES ANOS PARA OS BRASILEIROS. FORAM OS ANOS DOURADOS.
"ANOS MA.RA.VI. LHO. SOOOOOS"
Repressão, fome, morte, pobreza, mentiras, censura, e preços tabelados de baixa qualidade.
Nessa época o meu distrito era o mais violento do mundo
*A monarquia 👑 fascina já a republica ilude*
Se um dia eu for ditador do Brasil eu vou estatizar tudo só pra irritar o ancap médio gay LOL
Apoio!!! Desde que eu seja o Rei 👍👍👍👍
@@VBvb447 nao existe esse negocio qui o rei tem qui ser eu o monarca sempre vai ser um membro dos orleans e braganca eles sim qui ia ser o monarca seria imperador ou imperatriz o chefe de estado da nacao e quem seria o chefe de governo seria o primeiro-ministro
@user-bq4vo6yv7v Coitado
@@VBvb447 *É mesmo ? Então me diga qual é a sua formação na área militar ⚔, econômica, diplomacia e cultura ? Quantos idiomas você fala 💬 🌐 afinal se você quer ser rei 🤴 tem que falar outros idiomas! Sabe o que eu acho? Gente que dá essa resposta só quer se aparecer, ser rei não é a mesma coisa de ser presidente aonde qualquer vagabundo as vezes até ex presidiário pode chegar na cadeira da presidência*
th-cam.com/video/wMWLCoYXQ8g/w-d-xo.htmlsi=IFWlsUid-EWcHOKw
A verdade é algo maravilhoso. Está acima de qualquer ideologia. Grato.
OUTRO PANACA!
QUE VERDADE, ZÉ DA COUVES?
VAI ESTUDAR MANÉÉÉÉÉ!😂
Pena que um povo tão demente quanto o brasileiro despreze tanto ela.
Comentários muito lúcidos e esclarecedores.
Vou fazer uma pergunta ao Professor Marcelo: o professor critica os militares por estes terem combatido a extrema esquerda que foi para luta armada deixando os comunistas tomarem conta da Show Business, da Academia, da Mídia, etc. Será que os militares tinham conhecimento do que veio a ser conhecido como Marxismo Cultural: Escola de Frankfurt e Antonio Gramsci ? Naquele contexto da "guerra fria" nos anos 60, com o "Movimento Comunista Internacional" tendo a URSS como sua principal financiadora através da KGB, já se falava em Marxismo Cultural ?
Acredito que não
Os militares eram parte da elite intelectual do Brasil. Eles tinham pleno conhecimento das infiltrações de agentes dos países satélites da URSS e já alimentavam sentimentos anti norte americanos. Militares do Exército foram e são formados na doutrina positivista (legalismo, nacionalismo, direcionamos econômico, isolacionismo dos mercados internacionais, centralismo dirigista, anti liberais, sociedadede classes) portanto são os portadores do DNA doutrinário esquerdista. São acusados pelos comunistas e revolucionários da extrema esquerda de serem de direita, por serem por default de centro esquerda.
O Brasil é um país com direcionamento socialista desde 15Nov1889.
Não existe marxismo cultural. A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt é pós moderna. O regime militar combateu a esquerda bolshevista da mesma forma que Getúlio após o levante de 1935. O regime era nacional-desenvolvimentista e marcado por um nacionalismo conservador, que para este minarquista é ser esquerda.
@@socialistapatriota3444vide que muitos da direita rechacam
@@leonardod1846 você percebeu que o socialista se auto denomina nacionalista? O que de fato todo socialista é um negacionista da realidade. O resto da narrativa são as costumeiras falácias.
Que influência teve o Vermon Walters, posterior Diretor da CIA, nas percepções do Gal Castelo Branco ... ???
NÃO posso dizer que o governo militar foi tão ruim quanto o está hoje em dia....com todos os defeitos está muito a frente dessa zona que nos encontramos hoje.
Sim da pra ver pela inflação e pela dívida externa que deixaram
Eu tenho 45 anos sou do Paraná, Londrina, no governo do ex senador o então governador Álvaro Dias, teve o mercadao Popular que era supermercados do governo. Não tinha estrutura física porém eles usavam como supermercado ônibus modificados. Como faz tempo que o Brasil é soviético.
E o PT quer voltar a essa época
Aqui na Bahia, o governo ACM criou o mercado "Cesta do Povo", até hoje existe, mas o governo do PT, Wagner, privatizou, junto com o cadastro de todos os funcionários públicos da Bahia.
Sou de Londrina também, aquele verme comunista chamado Álvaro Dias não fez mais do que sujar o nome da nossa cidade e do Estado do Paraná! Faz um belo par com o famigerado Sérgio Morno, com M ou C, fica a escolha do freguês…
Os direitistas recentes costumam chamar de "esquerdistas" qualquer um que não seja Thatcherista, ou seja, neoliberal. Os militares foram Keynesianos. Admitiam a intervenção do Estado na economia, e diziam que os setores estratégicos para o desenvolvimento do país deveriam estar nas mãos do Estado. Somente este fato faz dos militares que governaram o país "esquerdistas"? O Keynesianismo era a moda após a segunda guerra mundial, saindo de moda apenas a partir da década de 80.
Exato! Os militares eram keynesianos, não marxistas, nisso ambos trabalhavam no mesmo lado.
neo-con é foda msm, nem ligo mais pra esse cara pqp
@@viniciusdaniel69 neo-con? Se refere ao professor?
@@TioKanonsim
@@leonardod1846 não sou baba ovo do professor, assim como não sou de ninguém (apenas sigo ideias), mas me parece que tanto o professor Marcelo quanto o Roberto Motta(Jovem Pan) são da linha do Liberal-Conservadorismo, não vejo como isso pode ser neo-con(que pra mim se aplica mais a defensores de gente como Putin, Bush, milicos...)
Parabéns pelo trabalho !!!
Seria muito bom se os jovens se politizassem para ter um pouco de conhecimento das coisas horríveis no Brasil....
Despertar pelos fatos das novas análises, arrepia e pulveriza ainda mais o precipitar do desconhecimento!?
Não vai ser vendo esse lixo
Mas tão se politizando e fazendo o L kkkkk não dá em nada.
O que as pessoas precisam e parar com as paixões, pesquisar e ter o pensamento crítico. Eu cansei de defender o governo militar em relação a ditaduras , diziam que os milicos viviam nas ruas prendendo o povo , torturando , e mentira, o que aconteceu foi com presos políticos, , o povo vivia bem dentro das condições, eu cresci neste regime , a gente se sentia seguros em relação a guerras muuto comum na época, quando eu aprendi o que é direita e esquerda , eu vi qye o governo foi de esquerda, e foram eles que preparam o caminho par a esquerda se proliferar no estado.
Quando o João Goulart sai de Brasília para Porto Alegre ele informou o afastamento da capital?
Foram os melhores anos de nossa vida pra mim ordem e progresso. ..verdadeiros anos dourados..
Tá de sacanagem !!!!
Entregaram uma mega dívida externa, analfabetismo de 20% e inflação de 100%zzzzzDOURADO PRA QUEM CARA PÁLIDA????
Divida externa explodindo, aniquilação da direita, uma bomba relógio que iria explodir no colo do Collor e do sarney
Excelente conteúdo.
Se nenhum deles era de ''direita'', então o que era aquele teatrinho da ameaça comunista? To começando a ficar muito confuso com isso.
Teatrinho da ameaça comunista é a versão adulta da historinha do bicho papao…:artifício para intimidar e promover dificuldade pra vender facilidade…:essa no caso custou caro….25 anos de ditadura, mega inflação mega divina externa
Verdade.
Aquele teatrinho era o equivalente a estorinha do bicho papão…. uma mentirinha pra assustar e consequentemente manipular….
A diferença é que bicho papão era contada por pais imaturos….e a estorinha do perigo comunista pelo tio Sam
Era estorinha de bicho papao pra assustar adultos ignorantes e imaturos
Contexto de Guerra Fria, amedontrar parte da população (outro comentário acima explana bem como havia uma disputa entre valores de natureza moral, muito mais do que econômicos) baseando-se que no fato que havia grupos planejando tomada armada do Estado com uma eventual ajuda de Cuba (existem documentos). Sem contar também um detalhe importante, nem tudo que não é de "direita" é de "esquerda", nem tudo que é de "esquerda" é "comunista".
A interpretação do regime militar de 1964-1965 como “de esquerda” substituindo a revolução de esquerda de Jango e Brizola, não pode ser feita com olhos de hoje, quando o antagonismo é socialismo estatizante x liberalismo de mercado, versão ideológica dos últimos 50 anos. Entre as décadas de 1950 e 1960, o antagonismo de então no Brasil era “democracia cristã” x “comunismo ateu”. O Brasil era “católico” e a Igreja dominava boa parte das elites (Carlos Lacerda ia frequentemente aconselhar-se com o Cardeal Leme, do Rio). O pós-guerra era estatal. O socialismo impressionava o Ocidente e se buscavam vias intermediárias como o socialismo cristão e a social democracia. Os militares nacionalistas, Castelo Branco à frente, procuravam se situar politicamente nessa área. Acho, portanto, que o relato dos fatos pelo professor é correto, mas sua análise é distópica. Eu vivi todo esse período militar já com mais de 20 anos.
Foi no ponto Pedro. É dessa forma que tento explicar as pessoas. Até brinco que os Sociais Democratas, o Keynesianismo, etc de tempos em tempos ficam sambando pra lá e pra cá. As vezes a esquerda e a direita querem abraçar e assumir e outras vezes querem se livrar
Abraços
Obrigado@@leeronaldo
@@leeronaldo
Resumindo! Andando em círculo.
Os termos esquerda e direita são anacrônicos. Capitalismo que não tem ideologia são a prova disso.
Já não cabem mais em uma era onde precisamos defender nossa soberania para não sermos colônia, onde as principais discussões devem ser em torno do projeto de desenvolvimento do país, ficar preso a dicotomia.
Quem sabota o desenvolvimento dos países para que eles continuem omissos e dependentes, criou uma tal de agenda woke onde temas dessa agenda tornam-se o centro das discussões.
Olha a que ponto nós chegamos!
Excelente comentário!
O catolicismo com sua doutrina social foi perseguido pelos militares também, na figura de Gustavo Corção e Alceu Amoroso Lima.
Nasci e cresci em um Regime Militar. Nasci em 1966, tive todas as liberdades que uma criança poderia ter, fui adolescente e aos 14/15 anos ia aos bailes, o portão de casa enferrujou aberto, todos os homens tinham armas, havia na época o evento chamado MPB, onde artistas se pronunciavam em suas músicas, "Você pode fumar baseado", música de Babu Consuelo, Caetano, Gal, Gil, fumavam maconha na praia, haviam shows em ginásios de esportes...e por aí vai. Vagabundo era vagabundo e era tratado como tal, vadiagem era crime, a "ditadura" foi estereotipada na mente de pessoas que queriam fazer o que quiser sem ter que responder às leis da época, enfim, ditadura foi para vagabundos e pilantras, pessoas de bem, viveram muito bem obrigado.
Nao diga bobagem. Você não foi atingido porque e um indigente intelectual. Não sabe o que e ditadura nem democracia. E mais um pilantra bolsonarista que devia estar atrás das grades por defender criminosos torturadores.
Meu pai de 1940 falava muito bem do Regime Militar
Eu nasci em 44 e tinha 19 anos em mar/64. Comecei a trabalhar e a entender, em mar/59, assim que o Fidel tomou o poder, afirmando não ser comunista mas em seguida assassinando TODO PROPRIETÁRIO que não aceitava DOAR sua propriedade ao governo. Eram fuzilados como INIMIGOS DA REVOLUÇÃO. O mundo pós 2a.Guerra Mundial vivia o perigo de uma Guerra Atômica. O que aconteceu no Brasil e no mundo a partir de 64 foi fruto de uma mega e altamente bem conduzida estratégia militar da OTAN, muito bem esmiuçada pelo Cel.Ênio Fontenelle em ZONA DE RETAGUARDA (ele explica isso em vídeos). O volume de U$ investido no Brasil no período militar teria rapida/ sido desviado e amealhdo pela sempre faminta classe política se tivesse sido por ela administrado. O plano todo vinha sendo discutido e detalhado já no Plano de Governo JK (1955), onde a ideia de criação futura de um "SEBRAE" (1972) já estava prevista. O embrião dessa entidade teve início experimentalmente em abril/71 no BRDE como um Núcleo de Assistência Gerencial sob orientação de um técnico do MIT de origem austroamericana de nome Heinz Luznig.
Isso é outra coisa. Ninguém dava nomes quando falavam dos Atos Institucionais.
Assistindo de Londrina PR
Chutando muito e ligando pontos aleatórios! Na época dos militares o Brasil teve o maior crescimento em todas as áreas!
E inflação altíssima, alta desigualdade social, fim dos direitos políticos, etc
Itaipu
Verdade. Vivi naquele tempo e acompanhei tud Discordo deste palestrante
Foi o melhor período. Quando passaram para os civis, virou essa m. Que está. Deslike
@@ivonekebbe4459 bem melhor o período dos civis do que dos milicos corruptos
Eu nasci em 67 então, minha infância e adolescência foi maravilhosa, tenho muitas lembranças boas, família com 08 filhos, sem muitos recursos financeiros mas a família estava sempre unida, reunida, éramos felizes. Hj em dia as famílias estão muito mais desestruturadas, pessoas extremamente estressada, capitalistas demais, nada satisfaz, muito apego a coisas, individualistas demais, nem sei inumerar o quanto nós humanos estamos retrocedendo invés de evoluir humanamente falando. Triste realidade!!!
Estou assistindo você estou amando tem me esclarescido muito
Kkkk...
De onde o Marcelo tirou isso? Fonte?
É cada coisa nesse youtube...como tem doido 😅😅😅😅
Vi que por volta de uns 30:00 ele cita alguns livros
@@rafaeltrevizani8586 esse marcelo tem altos e baixos...é só perguntar aos próprios esquerdistas o que acham do Geisel...ele deveria ter declamado essa tese em uma reunião do grupo "tortura nunca mais" 😄
Perguntado se ele é parceiro ou algoz de centenas...ora, todos os generais eram correligionários...com os mesmos pensamentos...do mesmo clube e viés...um indicou o outro...essa net é uma piada...muita desinformação!
Ele cita no vídeo. Não sabe entrender comunição falada?
@@ThiagoREzendeRodrigues sim...nem o geisel e seus parceiros sabiam disso...e aproveita que você é pueril e faz o seguinte: levanta essa tese com o grupo "tortura nunca mais" 😅
Tirou do CU.
Obviamente tivemos no Brasil, uma DITADURA MILITAR, de EXTREMA DIREITA. E isso é incontestável.
Os militares ajudaram muito o Brasil, além de salvar do comunismo. Mas tomaram algumas decisões equivocadas e deixaram de fazer coisas importantes. Na economia, escolheram o protecionismo deixando de fazer importações que seriam melhores para a abertura do mercado e consequentemente ajustar a driblar a inflação e ajudar no desenvolvimento das tecnologias. Na educação, muito boa, faltou ensinar como prioridade, a conscientização daquela geração do mal que é o comunismo, resguardo o futuro. Porquanto na política este erro foi grande pq deixou de destruir os comunistas, que voltaram com tudo com Lula, FHC, Dirceu, Genuíno, etc... Os militares foram muito bons no desenvolvimento da infraestrutura, e hoje temos luz elétrica abundante em todos os cantos, graças as muitas hidrelétricas construídas. No geral, o governo militar foi muito positivo, apesar de tudo, e o Brasil se livrou, naquele momento, do maior mal que poderia acontecer - o comunismo. O país cresceu muito.
Boa análise….mas super estimou a infraestrutura e sub estimou a inflação. A hiperinflação paralisou o país por 20
Anos…..e foi resolvida pelo “comunista” FHC, maior desestatizador da história
@@VBvb447 a hiperinflação ocorreu só no último governo militar. FHC fez muito mais coisas negativas do que positivas. Resolveu a inflação, mas o crescimento foi pífio. Errou em muitas coisas. Saúde e educação eram boas do governo militar, ele deu início a destruição. Em termos de infraestrutura nada fez. Abriu as portas da corrupção...
@@MarioFagundes-k8b “só no último governo militar” mas ali nasceu e jogou a bomba para os civis…..que FHC foi resolver 20 anos depois…..sem falar da mega dívida externa, nascida na gastança das estatais militares….tambem privatizadas por FHC…..a corrupção também existiria nos governos militares, coroa Brastemp, BNH, fundo 747….lembre por exemplo que foi no governo militar que nasceu a apadrinhada Odebretch, que mamou nas tetas de todos os governos da década de 70 até a lava jato
FHC errou também (comprou seu segundo mandato com corrupção ) por isso não deve ser endeusado nem tão pouco devem ser endeusados os militares
Excelente!!! Parabéns!!!
O Democrata foi um veículo da Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (IBAP), de empresário Nélson Fernandes.
Imagina um carro chamado 'Presidente Democrata' kkkkkkk
@@marcot.8250 Pode ser uma redundância ou um paradoxo, né? rs
Excelente conteúdo. 👏👏👏
"Nenhum deles era de Direita", sobre militares de 1964.
Meu parecer:
Quando analisamos Direita ou Esquerda estamos andando na esfera política. Certo! Mas, há algo além a se observar. Os eventos de 1964 têm que serem analisados a partir do contexto geopolítico da época. No mundo havia o jogo capitalistas vs socialistas e uma disputa por conquistar países de influências e não perder aqueles que já se tinha. Os eventos de 64 são resultado disso: o Brasil está sendo disputado extermamente na geopolítica pelas duas potências URSS e EUA. Os militares de 64 reagiram para o Brasil não ser influência soviética assim o lado escolhido entes de ser Direita ou Esquerda foi para se manter no bloco capitalista. É claro que quem mais ganhou foi a Direita apesar de posteriormente ser também penalizada, entre outras, com o afastamento de Carlos Lacerda do governo do estado da Guanabara em 1965.
Se me perguntasse se os militares eram de Esquerda ou de Direita eu diria que o que houve naquele período não foi nem um é nem outro. Nem esquerdismo, nem direitismo: foi militarismo.
Uma militarismo que se instrumentalizou para manter nonseu período o Brasil no bloco capitalista. Nisto os interesses a serem considerados estão basicamente além de lado político.
Nasci em 1966 e todos anos que se seguiram a ideia prevalecente é a de Direita até anos 80 quando em 88 o Governo foi entregue a Esquerda Comunista alterando a Constituição Federal para que nunca mais houvesse a Direita Cristã Conservadora no Poder !!! Militares erraram pois eram miopes quando comparados conosco que temos todo conhecimento do Universo no celular na mão !!! mas isso não justifica nos tornar escravos do Comunismo Ditatorial daqui pra frente !!!!
No Brasil 🇧🇷 o que não muda é todo mundo ficar esperando o Estado.
Ernesto Geisel era com certeza da Esquerda e Figueiredo tambem(socialista mas não comunista) tanto éramos que fizeram desordenadamente uma abertura(GLASNOST), "abrindo as pernas para os socialistas"
SINE QUÁ NO todos os 5 deixaram as Universidades e demais instituições de ensino nas mãos da ESQUERDA.
Supervalorizaram artes de cunho esquerdistas, chegaram a criar Cia José Olímpia da Silveira Editora dando espaços à esquerda. Exaltaram o comunista Jorge Amado um perdulário e imoral escritor
Muito interessante esse vídeo! Mereceria uma divulgação bem maior para que o povo pudesse ter uma compreensão mais nítida da realidade do regime militar. Pessoalmente, lamento que o Sylvio Frota tenha perdido aquando de seu embate com o Geisel. O Frota tinha razão, e os eventos políticos que aconteceram depois do fim do regime militar só confirmam os receios expostos por Frota. A desgraça que vivemos hoje é fruto da Abertura e da Anistia geral.
BNDE não é sigla militar e sim do governo Vargas
Legal este canal !
A grande maioria dos militares de alta patente dos anos 60, notadamente do EB, tinha influência positivista clara. Além disso, muitos deles eram francamente influenciados pelo movimento tenentista. É preciso deixar muito claro que a revolução de 30 está 34 anos atrás do golpe de 64. Isso equivale a 1990 para 2024. O intervalo temporal não é amplo, logo alguns militares foram ativos nos dois eventos. Além disso, o conceito estadunidenses de direita e esquerda não cabe para o Brasil (e talvez para o mundo). Existe uma esquerda não estatista, representada pelo anarquismo, bem como existe uma direita estatista, representada pelo franquismo, o salazarismo e o imperialismo japonês, vertentes do fascismo para muitos (não discuto isso). É impossível classificar os presidentes militares do pós 64 com a régua limitada do pensamento estadunidense. Direita não significa liberalismo, isso é uma falácia. Além disso, um liberal na economia pode ser tão cão e maldito quanto um Pinochet ou membro da KKK. A análise do vídeo tem viés.
Cara sua observavaçao dos fatos mencionados achei muito coerente, e de fato é preciso esclarecer que há direitas e esquerdas pelo mundo afora e o conceito de fascismo é relativo à cada região ou pais, parabéns pela análise.
Perfeito, irretocável. Parabéns ao amigo!
Já pensou em fazer um doutorado seu discernimento é fora da curva. Imagino uma banca escutando esse monte de groselha 😂
@@ronaldopereira9915eita peida..
@@mauriciosantos1112 , e você leu tudo, não é? Já valeu. Agora, tenta refutar.
Não esqueça da Real Aerovias que era da família Simonsen e Fontana e foi também fechada pelos militares, essa sim era a maior empresa aérea do Brasil. Naquela época tinham vôos estabelecidos para Tóquio via Los Angeles com os Super Constelations .
Esse “país” jamais será sério, graças ao Getúlio Vargas e os Militares.
Graças ao Império também; trouxe africanos à terra e ao "fim" do período escravocrata, não realizou uma reforma agrária. Também não industrializou o país, não expandiu o nível de escolaridade e foi refém da economia agrícola durante quase todo reinado. Desavenças com o exército e a igreja, privilégios para amigos do rei, falta de combate à injustiças e crimes realizados, falta de união nacional... Isso foi crucial para chegarmos onde estamos hoje, passando pela república café-com-leite e os períodos ditatoriais, até a nova república.
O supermercado que você fala, Marcelo, era o "Cesta do povo"!
Seria muito bom se os militares assumissem o comando do Brasil e com isso colocando em ordem a constituição do Brasil para que seja cumprida ..
Mas estão agora no papel iminência parda
Pra que, pra deixarem uma inflação de três dígitos como deixaram? Pra deixarem uma mega dívida externa? Ou para deixarem um analfabetismo de dois dígitos? Ou quem
Sabe para sumir com
Mil
Pessoas sem dar explicação?
Oii?? tu quer a volta da ditadura militar?? me poupe
Me fala quantos países desenvolvidos tem milico no poder interferindo em tudo
Tudo esquerdista
Sim, virar uma nova ditadura e o BR se atrasar de novo igual em 64
Marcelo,boa tarde. A constituição de então não prévia eleição indireta. Teriam de ser convocadas eleições gerais.
Quase socializaram o Brasil. Ao deixarem o poder a participação do Estado na economia chegou a 77%, criaram reservas de mercado para tudo, inflação e divida externa explodiram.
Geisel passou numa obra e disse EMOBRAS que estatal é essa que criamos!? É EM OBRAS presidente 🙀🙀
Marcelo, gosto mt dos seus vídeos, mas neste ai eu faço uma ressalva em relação ao comentário sobre o código tributário nacional. De todos os códigos que temos, talvez seja o mais didático e bem organizado. Isto mesmo! Pode pesquisar. O labirinto tributário não passa pelo código não.
Sempre fico impressionado com a capacidade do Marcelo de saber tantos nomes assim de cabeça.
B U R R O 😢😂
TEM UM TELEPRONPTO NA FRENTE DELE.
@@amanciofreitas1914educação chegou na porta e parou?
Exercitar o cérebro lendo bons livros sempre
Excelentes, até que enfim compreendi o que realmente aconteceu no governo dos militares.
Na versão do Marcelo.
Na versão do Marcelo.
Que aula!
Obrigado!
F D E U ! ! !
QUE AULA?!
MILIKO DITADOR DE ESQUERDA? SÓ NA CABEÇA(. . .) DE ANALFABETO PROLETÁRIO
NÃO VÁ ATRAZ DE CONVERSA DE Pe. CARMELITA NÃO. VÁ ESTUDAR ANIMAL.
Quando eu fui oficial da aeronáutica, em uma conversa informal na base aerea X eu falei que só votava em candidato de direita e, subtamente houve um silêncio sepulcral na sala.
Avise o cidadão que ampliar a base de cobrança de IR, eliminando privilégios e benefícios para castas exclusivistas chama-se isonomia.
A partir do momento que os cidadãos não são iguais perante as leis, não há democracia.
Nesse ponto concordo contigo. Porém ao longo dos meus 55 anos tenho percebido que nunca vivi democracia plena, nunca escolhi nada nem tenho direito a nada, somente obrigações
@@magoga1também estou tendo esta percepção… usam o povo como massa de manobra para dizer que foi escolha do povo, mas que na verdade foi tudo manipulado!
@@magoga1também estou tentando esta percepção, usam o povo como massa de manobra para legitimar, mas na verdade é tudo manipulado pelo SISTEMA que manda neste país!
Democracia é ilusão. EUA com seu partido único dividido em dois são a prova disso.
@@magoga1A democracia é uma farsa.
Era Orlando Geisel, o Ministro. Ernesto foi o Presidente.
Medice era torcedor do Grêmio e do Flamengo.
Sobre a guerrilha, acompanhei de perto do sequestro dos Embaixadores ( todos ocorreram no Rio) e tive parentes militares que foram feridos no Araguaia.
E era “ ampla, geral e irrestrita).
Chuta muito
Economicamente não tinha muitas diferenças aos governos pós 85 mesmo.
ESTA ANALISANDO OS FATOS COM COERENCIA E REALISMO,,
Brasil um Lugar ESCROTO...
Em Brasília também foi criado mercado estatal SAB Sociedade Brasileira de Abastecimento
Resumindo, o Brasil sempre foi um grande circo coberto por lama
Não. A república sempre foi.
Depois que acabou o Regime Militar acabou de 1988 ,foi os piores Governo mais de um de cada de P.t. corrupção e roubalheira.
Tinha 2 participantes do tenentismo no ministério de Castelo Branco! Como estava tudo lá? Tinha dois que desenvolveram intensa vida militar e política!?
Temos que agradecer a Getúlio e aos militares pelo Brasil ser essa merda que é hoje.
Getúlio era muito melhor do que qualquer porcaria que tu vota
Eles eram todos maçons
@@marcosroberto8829 interessante tá cheio de maçonaria nós estados unidos isso vem tudo de lá
Não foram os portugueses ?
@@Junior-zr9dlEntão o Brasil é uma maravilha, pois ele é a base dessa repúbliqueta
Excelente!!!!!
Concordo com o marcelo.
TU ÉS IDIOTA IGUAL A ELE!
ONDE JÁ SE VIU MILIKO DITADOR DE ESQUERDA NO QUINTAL DOS USA?!
VAI ESTUDAR ANIMAL.
O Governo Militar foi uma época de ouro para o Brasil. O Brasil pulou da 48 posicao para a Oitava economia do Mundo !
Teatro das tesouras desde sempre. Agora a nova onda é Lula e mito. Duas faces da mesma moeda.
Onde encontrar material para estudar sobre essa partevda história do Brasil.
Faria, tente o livro ROMPENDO O SILÊNCIO, do Carlos Alberto Brilhante Ustra. Livro didático, documentado, irrefutável. Pelo menos vc verá q o discurso do entrevistado é raso é enviesado.
Não leia nenhum livro de MARGINAL TOTURADOR da DITADURA MILITAR DE EXTREMA DIREITA não ok?
Merda se joga na privada.
Esse Marcelo tá é louco,vem dizer que houve golpe,vem dizer que os militares eram esquerdistas, tô fora dessa idiotice.
Tudo esquerdista estadista que aumentarqm o número de estatais
Uma grande parte era esquerdista no militarismo.
Eles fazem confusão para a massa não filtrar as coisas boas que acontecem nos governos, seja ele de direita ou esquerda.
A intenção é que fiquemos só discutindo essas dicotomia tosca.
Foram quem mais estatisaram e tabelaram a econômica.
@@heronhenrique3451
Por isso os EUA que ajudou com 64* resolveu falar em democraCIA, não?!
"Os que mais estatizaram", começou a colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento.
Imagina um Brasil potência?
Isso incomoda, não é?
Calma ai. Deixa botar meu chapéu de alumínio.
Independentemente de orientação política, o Brasil daquela época, comparado com o de hoje, era um PARAÍSO de liberdade e segurança para quem não era bandido nem terrorista.
Para quem era alienado era um paraiso
Pra quem vivia na burguesia, tinha um bom emprego, carguinho em estatal….
Direita então nunca existiu só do professor aí então 😒😒😒
O que e direita????
Encher o Brasil de estatais como fizeram os militares ??? Adorar um político????
Misturar política com religião???
Ou viver de preço tabelado???
Império ,
Exatamente, se você soubesse o que é direita saberia sem precisar do professor.
Não falou nada da Guerra Fria. Para entender o contexto histórico dos governos militares é necessário fundamentar a disputa ideologica que dividiu o mundo no pós IIGM até a queda do muro de Berlim.
A direita se tornou liberal , o negócio é ser tradicionalista de terceira posição.
Fascismo italiano?
@@andyisdead Não, democracia orgânica, o fascismo é totalitário.
@@andyisdeadnacional conservadorismo
libertarianismo ou monarquia parlamentar ❤
@@leonardod1846Monarquia ou Prona do Dr. Enéias? Qual dos dois?
O nome do antigo mercado estatal aqui da Bahia era o Cesta do Povo.
Tenho um mapa de 1947 (Manual do Atirador, distribuído a recrutas dos Tiros de Guerra) que apresenta a seguinte divisão:
Zona Militar Norte: todo o Norte e Nordeste mais a porção noroeste de Mato Grosso (município de Aripuanã) e o norte de Goiás (o que hoje é o Tocantins).
Zona Militar do Centro: São Paulo, Minas Gerais, parte sul de Goiás (sem o atual Tocantins) e Mato Grosso, excetuando a porção noroeste (município de Aripuanã, hoje subdividido).
Zona Militar do Leste: Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Zona Militar Sul: Região Sul.
É bastante interessante notar que, no âmbito militar, Tocantins já estava desmembrado de Goiás e integrado à Região Norte mais de 40 anos antes da criação daquele Estado.
Nossa, lembro até hoje de tudo. Falta contar exatamente o que aconteceu para que João Goulart fosse afastado. É lamentável a colcha de retalhos que virou a história contada por geração mais jovem. Fora da realidade...
Quer dizer que Lamarca e Medici jogavam no mesmo time.
É melhor ouvir isso que ser surdo.
Kkkkkk que piada.
Querem denegrir os militares (Ok atualmente perderam a credibilidade com o povão) mas indubitavelmente os três maiores Presidentes da História do Brasil foram militares:
I) Eurico Gaspar Dutra de 1946 a 1951;
II) Emílio Garrastazu Médici de 1969 a 1974 e
III) Jair Messias Bolsonaro de 2019 a 2022.
TALQUEI ?!?
Você tem terríveis problemas de interpretação, o seu comentário diz muito sobre a educação no Brasil.
Tu és bem irônico.
Gostei da foto de perfil, melhor álbum!
Teve a FNM, estatal, que fabricava carros e caminhões, mas creio que existia desde o governo do Mussolini da Shopee, o Getúlio.
Viajou sobre a guerrilha do Araguaia, o EB cortou pela raiz. Em cuba eram apenas 11 guerrilheiros no inicio, o exército cubano de Fugencio batista não foi competente e deu no que deu.
Tinha que ser competente para que hoje Cuba continuasse sendo ponto de encontro de traficantes nos cassinos, explorando o turismo sexual.
Essa época Cuba era boa.
O povo era miserável tanto quanto, mas o sofrimento era melhor.
Meu pai foi sócio da Democrata... Cheguei a visitar a fábrica ... era bem pequeno.
Tanto que o PP, sucessor da Arena, hoje é de centro.
O brasil, definitivamente, não é e nunca foi um país sério.👁️
Conheces a sigla SAPS? Serviço de Alimentos da Previdência Social criado em 1968 era o super mesclado estatal em todo o Brasil.
Estou completando 82 anos. Vivi intensamente a política brasileira. Não houve ditadura, militares foram bonzinhos, corruptos e guerrilheiros daquele época estão vivos e continuam na obsessão de implantar o comunismo. Brasil nunca evoluiu tanto, em tds aspectos, como no período militar. Só alguns exemplos: havia pleno emprego; por falta de energia elétrica indústrias não se instalavam, militares revolucionaram a geração de energia ; comunicação não havia; etc, etc, etc. E as estradas? Eram poucos e poucas asfaltadas. O regime militar foi o melhor período q os velhinhos de hoje viveram.
Os militares eram tudo esquerdista
Respeito sua idade e sua experiência….mas sua análise não fala da hiperinflação gerada pelos militares e sua gastança com estatais…..não fala que essa hiperinflação somada à mega dívida externa paralisaram o país por 20’anos….sua análise nao fala dos salários arrochados, da falta de universidades,
Outra citação equivocada: o fato citado sobre Geisel não era Ernesto e sim ORLANDO!
Direita no Brasil 😂😂 então foi só com Bolsonaro e princesa Isabel😂😂😂
Maria Quitéria>
@@leonardod1846 kkk Maria Quitéria não foi uma governanta foi uma Heroína guerreira ,, não coloca o Bolsonaro fanfarrão safado no mesmo patamar do que Maria Quitéria ....
D pedro e acabou
@@qapsuporte vcs são muitos chapados
@@SoccerBrasil-hh5fp pesquise as relacoes comerciais e diplomaticas com D Pedro e depois com os republicanos,so pra ter uma ideia um dos primeiros paises do mundo (segundo) a ter linha telefonica foi o Brasil com acordo feito na feira entre D Pedro e o proprio Alexander Graham Bell,se duvidar basta pesquisar sobre a atuacao de D Pedro 2 na area cientifica
O fato deles serem "estatizantes" não significam que eles eram de esquerda, muito pelo contrário.
Direita defende estado mínimo
@@lauvirdetoni6574Errado! Acontece que na atualidade, convencionou-se achar que a direita política é pautada única e exclusivamente pelo liberalismo. Existem varias correntes ideológicas dentro da direita além dos liberais defensores de estado mínimo.