Festejar São Benedito para todo ano chover

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2024
  • Festejar São Benedito para todo ano chover (Um filme de Gabriela Fernandes de João Diniz)
    SINOPSE
    Em Curaçá, no sertão baiano, as margens do Rio São Francisco, nasce a devoção a São Benedito, o Santo Negro. Inicialmente devotado pelo povo negro escravizado, hoje, conhecido por ser Santo milagreiro, chegando a superar os santos brancos da igreja católica, de tal maneira, que é mais devotado que o santo padroeiro "Bom Jesus da Boa Morte". "Festejar São Benedito pra todo ano chover" é um documentário que investiga a fé e a emoção das promessas para o santo, a procissão e a levantação da bandeira. Como também o encerramento da sua festa, com a Marujada de São Benedito, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
    A Marujada é uma manifestação cultural religiosa, tradicional da cidade de Curaçá, no Estado Brasileiro da Bahia. Ocorre anualmente, nos dias 25, 30 e 31 de dezembro, em homenagem a São Benedito. Inicialmente celebrada por escravizados e atualmente celebrada por devotos católicos, povo de Santo e Marujos de todos os gêneros.
    A festividade teve sua origem no início do XIX. Em um decreto da Senhora Feliciana, foi definido que o dia 31 de dezembro seria o dia de descanso anual dos escravizados. Neste dia, homenageiam São Benedito, o santo Preto, seu padroeiro. Vestiam roupas brancas, dançavam e cantavam até o amanhecer.
    Posteriormente o cortejo à São Benedito passou a ser feito por Marujos Homens. Na escolha do rei e rainha do Cortejo, só poderiam ser eleitas pessoas negras e a única mulher que podia participar do cortejo, era a rainha¹. Em 2002, mulheres passaram a participar e atualmente pessoas de qualquer idade, gênero e raça, podem participar
    do cortejo.
    “Festejar São Benedito para todo ano chover” é um documentário que visa registrar a Marujada como manifestação cultural religiosa, a fim de difundir e ampliar a visibilidade da cultura popular de Curaçá-BA. Resgatando sua história e atenuando sua singularidade, serão registrados depoimento de marujos e devotos de São Benedito, a tradicional visita das bandeiras nas casas dos fiéis, procissão e hasteamento da bandeira e todo o percurso da marujada.

ความคิดเห็น •