Depois de quase 15 anos tocando sax, só há poucos dias fui conhecer esse excelente saxofonista que nos dar orgulho de sermos brasileiros. Parabéns meu maestro Elias Coutinho. Deus continue te usando nesse ministério. Tenho aprendido muitíssimo com suas Dicas.
Professor muito obrigado, tenho certeza todos que assistirem essa dica iram mudar profundamente a forma de pensar e executar os seus improvisos. Depois de quase vinte anos tocando profissionalmente consegui a resposta pra minha pergunta rsrsrsrs. Um abraço fica na paz. SUCESSO.
Ótimas dicas ! não sei se vc consegue imaginar a Magnitude desse seu trabalho, o quanto tem ajudado centenas de pessoas... Agradeço por mim e pelos demais...Obrigado!!!
Já tinha desistido do saxofone,mas sinceramente estou pensando seriamente em voltar para o sax. Pena que não tive oportunidade de ter um professor desse desde o início. Elias você tem o dom de ensinar! Parabéns.
Muito obrigado pelas palavras Cristiana Rocha Gularte de Andrade, sinto-me honrado. Cristiana nunca é tarde para recomeçar, estou aqui pronto para lhe auxiliar. Não sei se conhece meu site de vídeo aulas, neste eu mesmo acompanho cada aluno com aulas gravadas para o aluno, vou deixar o link para que você veja. www.videoaula-eliascoutinho.com.br Será um prazer tê-la como aluna. Grande abraço fique com Deus.
Saudações Cristiana Rocha, obrigado pelas palavras. Nunca é tarde para recomeçar a estudar este instrumento maravilhoso. Acesse meu site de vídeo aulas, neste eu mesmo acompanho cada aluno com vídeo aulas gravadas para o aluno, vou deixar o link para que você veja. www.videoaula-eliascoutinho.com.br será um prazer ensina-la. Grande abraço.
Professor, Depois que comecei a acompanhar seus videos, fiquei mais animado e voltei a praticar os estudos novamente, pois a muito tempo procurava aulas e dicas que realmente tira as duvidas, ou seja é bem explicado. Parabéns e Deus abençoe por compartilhar seu conhecimento para muitos de nós.
Como sempre, sensacional professor! Você sempre enfatiza a importância da transcrição de solos.... Concordo em número, gênero e grau. Gostaria de sugerir uma "Dica": Quais os caminhos para a transcrição da harmonia de uma música? Prática que acho fundamental para instrumentistas de sopro também!
Ronald Kubis muito obrigado por comentar, fico feliz em saber. Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉Seu apoio é muito importante. Um Grande abraço.
Elias eh sempre Mto clara sua explicação sobre qualquer tema q seja abordado... Parabéns pela excelente didática e mais ainda pela bondade de compartilhar com todos q necessitam dessas dicas fundamentais pra evolução como músicos!!!
Elias muito boas as dicas, parabéns mais uma vez! Essa importância do domínio sobre as escalas maiores estarem em baixo dos dedos, expresso aqui a minha experiência pessoal. Quando fui estudar em Tatuí na primeira aula com o Prof. Celso Veagnoli ele me perguntou se eu tocava as escalas maiores, como já tocava saxofone a bastante tempo. Respondi sem sombra de dúvida que sim! E para minha surpresa na prática eu não estava assim tão seguro, moral da história foi um semestre inteiro de estudos somente sobre as escalas maiores rsrs Uma dica de método que eu adquiri na época e uso até hoje é Paterns for Jazz se alguém encontrar ele ajudará em muito nesses exercícios que o Elias passou. Meu amigo espero ter colaborado com seu vídeo, Deus te abençoe e aguardando o próximo vídeo ;)
David Cabral Muito obrigado David Cabral e obrigado por compartilhar sua experiência! Na realidade não damos a devida importância a muita coisa,tens toda razão sobre a escala maior e ela é a base de tudo,se soubermos ela de fato,podemos através dela pensar em todas as outras somente alterando os seus graus,muito obrigado por comentar,fique com Deus!
ELIAS muito obrigado por esta oportunidade de sempre aprender mais com vc e deixe me pergunta como eu faço ´para aumentar mais a velocidade de improvisaçao de jazz
Ola professor! E muito o brigado pelas dicas. Já toco sax um bom tempo na igreja e o assunto de embocadura me deixou confuso, pois eu mexia muito o lábio inferior,e agora estou tentando me readaptar ao seu método. rsrsrs... Mas o motivo do meu contato, é na verdade: estudo escalas, arpejos. Mas na hora do improviso, como fazer não soa aquela ideia de estudo. Pois o mesmo fica com um jeito de improviso forçado.Desde já meu muito OBRIGADO...Fore abraço.
E ai mestre Elias,blz?? Gostei muito do seu video,a forma como vc explica é muito boa,seu som é fenomenal...sugestão...não um pedido:Q vc não deixe de postar vídeos como este!!!! Duvidas sao varias...tenho um grande problema q é.a articulação. Vc tem um video sobre Isso?? Se puder me ajudar ficarei mto grato,um forte abraço!!!
Muito bom professor, pra mim vc e um dos melhores saxofonista que eu já vi daqui do brasil. Vc tem algum playback pra ajuda na improvisação pra vender?
Saudações Sergio Emídio, muito obrigado pelas palavras, sinto-me honrado. Sobre o play-back, tenho material de apoio que uso nas aulas sobre improvisação, não sei se conhece meu site de vídeo aulas, neste há cursos prontos de diversos temas, é mas do que se esperaria de um site de vídeo-aulas, pois o aluno é avaliado por mim duas vezes por semana, todas as terças e sextas. Nesses dias gravo aulas individuais para os alunos que se submetem as avaliações, vou deixar o link para que você veja. goo.gl/eLWsgW Grande abraço fique com Deus.
Meu caro mestre. Parabens pelo seu trabalho. Ótimas dicas quero poder tocar bem um dia assim como vc. So treino todos os dias quando chego do trabalho morto de cansado. Mas paro quando minha esposa me chama pois nem vejo a hora passar. Geralmente treinava apenas as escalas maiores e menores em uma hora mas com suas dicas vou estudar os acordes tambem seeu conseguir ne rere. No violao eu acompanhar usando 1, 7 e 8 independende se o acorde é maior ou menor . posso fazer isso no saxtambem? Gostaria de entender porque isso acontece se puder explicar eu acradeco. Um abraco que Deus abencoe seu trabalho cada dia mais. Pois tem nos ajudado muito
Elias,vc tem ajudado mto,obrigado!!! Vc não faria um vídeo falando mais sobre escalas,mais opções ,tipo pentablues,pentatonicas e mais modelos,ajudaria muito,Absss
Saudações Leonardo Ribeiro voltei com o quadro das Dicas Semanais, muito obrigado pela sugestão, com certeza será uma das dicas, fique ligado. Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo😉. Grande abraço.
muito massa professor! seria possível, um video falando sobre o omnibook de Charlie Parker, e sua importância para quem esta iniciando no mundo jazz? Um grande abç!!!
Olá Natan Carvalho muito obrigado pela sugestão, com certeza será uma das dicas, fique ligado. Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo😉. Grande abraço.
Sempre explanado com muita competência e autoridade, parabéns!!! Gostaria de ver um vídeo falando sobre praticamente o mesmo tema, porém, improvisando com a base. Acho que acontece bastante, você vai fazer uma participação em um show, e a única coisa que sabe é a tonalidade da música, como usar diversas escalas para enriquecer o improviso sem saber a progressão harmônica da música? Abç!!!
Mais uma aula perfeita, clara e objetiva! O único porém é que os vídeos tem pouco tempo, poderiam ser de 2 horas, rsrsrsrsrs. Nessa música você usou o simples e articulações, ficou MUITO BOA de ouvir. Parabéns! Professor, quais os tópicos de estudos você indica para começar a estudar improvisação? Outra pergunta também: quero tocar simples e com qualidade, sem fazer aquele som muito "melado" que muitas pessoas fazem, excesso de efeitos. Como posso proceder para obter um som assim? E uma última: poderia fazer um vídeo de dica sobre harmonia, acordes, pelo menos o básico?
Saudações Harley Dantas. Acesse meu site de vídeo aulas, neste eu mesmo acompanho cada aluno com vídeo aulas gravadas para o aluno, vou deixar o link para que você veja. www.videoaula-eliascoutinho.com.br será um prazer ensina-lo. Grande abraço.
Saudações +tikita Fercos,que legal a Suellem é uma ótima profissional,fico feliz que tenha gostado,em breve estarei voltando com as dicas semanais,grande abraço.
Saudações Jimmy,à todos foi dado a capacidade,assim como em qualquer área,é só correr atrás de qualificação que com certeza conseguirá,não sei se já conhece meu site de vídeo aulas,caso não,de uma olhadinha: www.videoaula-eliascoutinho.com.br
Parabens pelo seu trabalho meu caro mestre. Comentei sobre os gras mas nao desmerecendo sua dica. Acho ate mais facil. Tire uma duvida. Com o violao consigo acompanhar usando o 1, 5 e 8 gras posso independente seo acorde é maior ou menor. Pode me explicar porque posso faser pois nao sei. E se posso fazer isso com o sax tambem e é claro se fica legal. Obrigado pelas dicar. Que Deus abençoe cada vez mais. Seu trabalho.
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Creio que esse foi um dos poucos materiais com uma explicação simples e objetiva que encontrei na internet. Gostaria de saber se você indica algum método para download onde eu possa praticar estudos de harmonia com os acordes apontados na partitura. Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
Elias, maravilhoso trabalho. minha duvida é quando estamos usando as tetrades o I grau e o IV , fazem com a oitava da tonica intervalo de semitom. nao compromete desta forma a sonoridade? pois eu evito usar as tetrades por este motivo! ou pelomenos não descasçar nelas(7maior) ?
Marcio brecker Saudações Marcio,muito obrigado. Sobre a música,ela inicialmente era somente um improviso que fiz para que fosse um vinheta para meus vídeos,mas como graças a Deus muitos gostaram,fiz uma música dela e tem continuação,o nome dela é "Gênesis"
Thiago GJ Thiago os livros de Harmonia do Ian Guest são livros muito completos,cheios de exercícios de percepção e sugestões de exemplos,eu super recomendo ele,outro ótimo é o do Carlos Almada.
Elias, mais uma vez, parabéns! Explicação clara e objetiva. O resto é com a gente. Tenho uma dúvida talvez muito simplória: qual o critério para se referir a um grau em certo número e não noutro? Exemplo: no sexto compasso, quando se entra no acorde de E7, porque vc se referiu àquele Dó# (cabeça do 3º tempo) como sendo o 13º grau e não o 6º grau? O mesmo pode se dizer quanto a mencionar 9º grau, em vez de 2º grau. Eis a dúvida. Agradeço pela disposição, meu caro.
Fabio Vieira Scarpa Scarpa Fabio obrigado e ótima pergunta,não é simplória não,esta é uma dúvida de muitos de fato e algo que vale a pena se falar para ficar claro a quanto mais pessoas melhor há uma grande possibilidade de ser a próxima dica,muito obrigado!
Mestre Coutinho além do cromatismo para improvisar eu obedeço as notas do acorde? Porque as vezes percebo que o improvisador vai para outra tonalidade! 🤔 pode explicar isso, por favor passar frases de pop com essas características
Neste vídeo em 4:50 o Marienthal tocou 20s sem base, mas pode - se ouvir claramente a harmonia... (só tinha o baixo tocando) Lee Ritenour & Eric Marienthal - Night Rhythms: th-cam.com/video/MRxItWYoUig/w-d-xo.html
Excelentes aulas! Pergunta. E precisso estudar, memorizar e transponer nos 12 tonos frases como essas para melhorar o vocabulario da improvisasao? Obrigado!
tudo bem Elias Coutinho... desde já sou fã e sua dica ajudou muito ... me tire uma duvida! eu compreendo que eu tenho que fazer as notas principais do acorde que é 1-3-7-9 e claro que entendo que toda regra a sua exeção mais no caso deste fato explicitado nesta dica... como ter essa elaboração prescisa de outras notas que se encaixe nas fundamentais que dão sentido ao acorde... e arriscando? baseando as frases no ton e pensando no acorde? ou criar uma linha melodica em cima dos acorde...? ou isto so com muito estudo mesmo... e o que eu tenho praticado diariamente claro tendo nos dedos todos os acordes... mais minha dificuldade e elabora uma conversa entre os acorde ...por que meu improviso fica muito arpejado...e queria ter uma dica sobre isto... obg mestre..sou seu fã... vc e 10
Saudações Francisco Mendes, desculpe-me na demora pelo retorno. Nesse vídeo estou usando a Vandoren V5 Jazz A45. Atualmente uso a Barkley Vintage ZZ Ébano, caso ainda não conheça acesse: goo.gl/n2SqMj Grande abraço fique com Deus.
agradeço muito pelo trabalho que estar tendo para nós, maravilhoso trabalho compartilhar seus conhecimentos , deixo algumas duvidas.. nós casos dos instrumentos em Bb como ficam pra soar harmonia? cifra em ''C'' devemos tocar pentatonica ou outro tipo de escala em ''D'' ? pode improvisar na pentatonica e trocar para outra escala como Menor Melódica ou Blue ou tem que ser fiel a mesma do começo a fim ?
Saudações Diogo, muito obrigado pelas palavras! Diogo, primeiro precisamos entender que cada música tem uma harmonia e não podemos escolher da forma que quisermos as escalas para estes acordes que fazem parte da harmonia, é necessário entender a função de cada acorde, pois as vezes, principalmente na igreja, falo isto como um músico cristão, Assembleia de Deus, tocamos musicas que tem somente acordes formados pelas 7 notas da escala, neste caso, a escala pentatônica funcionará, como até mostro em uma dica aqui no canal, mas a questão é, há milhões, literalmente, de formas de se harmonizar e nisto, podemos encontrar até mesmo em uma música que tem a harmonia simples, formas bem complexas, para isto, a pentatônica do tom ou 5ª acima não resolverá, será necessário mais conhecimento,por isto recomendo que estude harmonia, pois para que isto venha a soar da maneira correta, somente conhecendo a harmonia de fato. Sobre a questão que perguntou sobre os instrumentos em Bb, é a mesma coisa que apresento na dica, na dica estou mostrando no sax alto que é em Eb, no caso, estou tocando a harmonia de acordo com meu instrumento, se para o piano esta Fm para o sax alto estará Dm e para o tenor Gm, para soar a harmonia você precisa fazer soar nos tempos fortes da métrica do compasso, as notas do acorde no caso os acordes para você. Espero que tenha sido claro, mas qualquer dúvida, fique à vontade meu querido! Grande abraço e fique com Deus.
Aqui, com maestria e brilhantismo o mestre Michel Camilo fez o mesmo em 1:00. Improvisou sem base e podia-se ouvir claramente a harmonia. Eu ficava admirado e sem saber como isso acontecia! Obrigado por sua dica! Michel Camilo - "Spirit of the Moment": th-cam.com/video/_2diecgYLfM/w-d-xo.html
Professor primeiramente parabéns!! Pfv me passe qual seria o primeiro passo pra aprender improvisar??...já toco sax mas não sei nada em como estudar improviso!😭😭😭😭me ajuda!!!
Saudações! Em breve lançarei um curso super didático voltado apenas para improvisação. Para ficar por dentro, clique no link e baixe seu E-book: www.videoaula-eliascoutinho.com.br/improvisacaocomeliascoutinho/
Saudações Gustavo- Clarinete CCB. Dominar a harmonia é conhecer tanto o básico desse assunto, tipos de acorde, inversões , tensões, escalas. Quanto o mais avançado, saber analisar tudo isso na música entendendo qual a função de cada acorde e através disso determinar quais as escalas usará em cada acorde. Isso, apesar de parecer muito, é o mínimo , com o básico ja da para fazer muito.
Elias; por favor: No sexto pentagrama o sol não seria natural invés de sustenido? Outra dúvida: Até o quarto pentagrama a nota inicial é o terceiro grau do acorde; porém no quinto pentagrama não é mais e nem no sexto...ou seja: não é uma obrigatoriedade né?
Olá MARCONY SILVA , na realidade são assuntos diferentes mas interligados, repare que aí estou falando das frases em si e das notas mais importantes dentro do acorde, só arpejar o acorde ( 1, 3, 5 e 7 ) seria a maneira direta de fazer a harmonia soar mas não de improvisar, entende?
Professor um vídeo que me surpreendeu muito foi um que Wynton Marsalis improvisa na melodia de parabéns pra vc (tenor fazendo a melodia). Esse é o link do vídeo; th-cam.com/video/A1dVvo1tPMY/w-d-xo.html. Se possível gostaria que o sr. fizesse uma analise do que ele esta usando. E já que sou pidão grava um áudio pra gente com uma música de harmonia fácil, tipo parabéns pra vc.
revildo alexandre silva filho Revildo,mais uma ótima ideia,quem sabe não é a próxima dica,kkkkkkkk,vou analisar e ver se dá tempo,mas ai é basicamente o que já falei,mas muito boa idéia.
Elias Coutinho professor nem sei como agradecer a contribuição que vc vem dando. E me desculpe se estiver incomodando com tanta pergunta rsrsrsrs. É que até que em fim encontrei alguém que explique tais coisas sem arrodeio rsrsrs. Fica na paz, sucesso.
Ótimo pedido Revildo!! Sou seu fã também!! Suas dicas de frevo logo vão Crescer!! Tenho acompnhado! Seu trabalho também é legal! E as dicas do Professor Elias São fantásticas!! Dispensam comentários! São duas pessoas que admiro o trabalho!!
Saudações Mabily Costa, Primeiramente Mil desculpas pela demora no retorno desta mensagem. Fique a vontade para falar sobre o que estais precisando para que eu possa ajuda-la. grande abraço, fique com Deus.
Depois de quase 15 anos tocando sax, só há poucos dias fui conhecer esse
excelente saxofonista que nos dar orgulho de sermos brasileiros.
Parabéns meu maestro Elias Coutinho. Deus continue te usando nesse
ministério. Tenho aprendido muitíssimo com suas Dicas.
Muito obrigado Webproduções RB, grande abraço.
É um presente que podemos ter nesse vídeo de 22 minutos que acredito que levariam os anos pra entender e encontrar o "resultado".
Professor, suas aulas são muito valiosas. Abre nossa mente.
Professor muito obrigado, tenho certeza todos que assistirem essa dica iram mudar profundamente a forma de pensar e executar os seus improvisos. Depois de quase vinte anos tocando profissionalmente consegui a resposta pra minha pergunta rsrsrsrs. Um abraço fica na paz. SUCESSO.
revildo alexandre silva filho Que bom Revildo,fico feliz de verdade que tenha sido esclarecedor para você!
Cara vc é bom demais.........Sabe muito o que tá falando....PARABÉNS
Leandro CunhaSax Muito obrigado Leandro!
Ótimas dicas ! não sei se vc consegue imaginar a Magnitude desse seu trabalho, o quanto tem ajudado centenas de pessoas... Agradeço por mim e pelos demais...Obrigado!!!
Muito obrigado pelas palavras Charles,fico muito feliz em poder estar ajudando.
Simplesmente FANTÁSTICO! Parabéns Professor Elias! Obrigado por compartilhar e nos ajudar! Que Deus continue te abençoando! Abraço.
Amém, muito obrigado pelas palavras Abias Lopes, sinto-me honrado.
Grande abraço fique com Deus.
www.videoaula-eliascoutinho.com.br/
Muito professor Elias.parabéns pela iniciativa e empenho nos vídeos,existe uma luz no fim do túnel da improvisação.
André Neves Obrigado André, a luz sempre há,basta procuramos! Bons Estudos!
Parabéns irmão, você toca muito e tem uma forma espetacular de ensinar. Os seus videos estão sendo de muita utilidade para mim.
Saudações Marcelo Santana, muito obrigado pelas palavras, sinto-me honrado.
Grande abraço fique com Deus.
www.videoaula-eliascoutinho.com.br
Você é um gênio, mestre Elias!
Parabéns professor 👏👏
Já tinha desistido do saxofone,mas sinceramente estou pensando seriamente em voltar para o sax. Pena que não tive oportunidade de ter um professor desse desde o início. Elias você tem o dom de ensinar! Parabéns.
Muito obrigado pelas palavras Cristiana Rocha Gularte de Andrade, sinto-me honrado.
Cristiana nunca é tarde para recomeçar, estou aqui pronto para lhe auxiliar. Não sei se conhece meu site de vídeo aulas, neste eu mesmo acompanho cada aluno com aulas gravadas para o aluno, vou deixar o link para que você veja. www.videoaula-eliascoutinho.com.br Será um prazer tê-la como aluna. Grande abraço fique com Deus.
Saudações Cristiana Rocha, obrigado pelas palavras. Nunca é tarde para recomeçar a estudar este instrumento maravilhoso. Acesse meu site de vídeo aulas, neste eu mesmo acompanho cada aluno com vídeo aulas gravadas para o aluno, vou deixar o link para que você veja. www.videoaula-eliascoutinho.com.br será um prazer ensina-la.
Grande abraço.
Muito bom !!! Perfeito
Muito bom seu discurso, sempre partindo da base para os acabamentos !!!
Saudações Luthier Tuca Wandley, muito obrigado pelas palavras, sinto-me honrado.
Grande abraço fique com Deus.
Aula super importante!!!
Muito bem elaborada...
Paranéns
Muito obrigado Alexandre. Abraço
Professor, Depois que comecei a acompanhar seus videos, fiquei mais animado e voltei a praticar os estudos novamente, pois a muito tempo procurava aulas e dicas que realmente tira as duvidas, ou seja é bem explicado. Parabéns e Deus abençoe por compartilhar seu conhecimento para muitos de nós.
Amém meu querido,muito obrigado pelas palavras,fique com Deus e precisando,estou por aqui.
Vc é fantástico parabéns pelo trabalho aprendendo muito
Muito obrigado Welington, abraço.
Demais professor...
Muito obrigado Nelson Soares, grande abraço.
Como sempre, sensacional professor!
Você sempre enfatiza a importância da transcrição de solos.... Concordo em número, gênero e grau.
Gostaria de sugerir uma "Dica":
Quais os caminhos para a transcrição da harmonia de uma música?
Prática que acho fundamental para instrumentistas de sopro também!
Show, grande Elias Coutinho! Estou aprendendo muito contigo amigo.
Parabéns pela iniciativa e zelo. Dicas quentes e funcionais.
Grato.
;)
Ronald Kubis muito obrigado por comentar, fico feliz em saber.
Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo. 😉Seu apoio é muito importante.
Um Grande abraço.
Excelente
Obrigado.
Elias Coutinho, tenho assistido seus videos , muito bom mestre estou estudando. Abraçoooooo
John Neto fico muito Feliz em saber que além de assistir esta praticando, isto é muito importante. Grande abraço.
Mto bom excelente. Mim ajudou mto Obgd
Elias eh sempre Mto clara sua explicação sobre qualquer tema q seja abordado... Parabéns pela excelente didática e mais ainda pela bondade de compartilhar com todos q necessitam dessas dicas fundamentais pra evolução como músicos!!!
Diogo Pinheiro Opa Diogo Pinheiro,fico muito feliz que tenho gostado,obrigado!
Muito obrigado professor! Jazz na cabeça!
Eu que agradeço Kaio. Abraço
😉😉
Obrigado, mestre Elias! Muito interessante, e muito bem explicado.
EDISON HENRIQUE BARCARO Barcaro Obrigado Edison pelo apoio
Elias, estou começando a acompanhar suas dicas, estão me ajudando muito...agradeço desde já. parabéns pelo grande trabalho.
DeDo Oliveira Muito obrigado Dedo,fico feliz em saber.
Elias muito boas as dicas, parabéns mais uma vez! Essa importância do domínio sobre as escalas maiores estarem em baixo dos dedos, expresso aqui a minha experiência pessoal. Quando fui estudar em Tatuí na primeira aula com o Prof. Celso Veagnoli ele me perguntou se eu tocava as escalas maiores, como já tocava saxofone a bastante tempo. Respondi sem sombra de dúvida que sim! E para minha surpresa na prática eu não estava assim tão seguro, moral da história foi um semestre inteiro de estudos somente sobre as escalas maiores rsrs Uma dica de método que eu adquiri na época e uso até hoje é Paterns for Jazz se alguém encontrar ele ajudará em muito nesses exercícios que o Elias passou.
Meu amigo espero ter colaborado com seu vídeo, Deus te abençoe e aguardando o próximo vídeo ;)
David Cabral Muito obrigado David Cabral e obrigado por compartilhar sua experiência!
Na realidade não damos a devida importância a muita coisa,tens toda razão sobre a escala maior e ela é a base de tudo,se soubermos ela de fato,podemos através dela pensar em todas as outras somente alterando os seus graus,muito obrigado por comentar,fique com Deus!
Elias Coutinho Tmo Jto parceiro que Deus te abençoe e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho!!!
Parabéns pelo canal Elias e pelas ótimas dicas!
Muito obrigado Richard Ferrarini, grande abraço.
Excelente explanação!
Muito obrigado +Márcio costa
ELIAS muito obrigado por esta oportunidade de sempre aprender mais com vc e deixe me pergunta como eu faço ´para aumentar mais a velocidade de improvisaçao de jazz
Muito obrigado Elias e sobre sua dúvida,quem sabe não é a próxima dica,grande abraço.
muito boa esplicacao. gosto
Muito obrigado Nataniel Fumo, fico feliz que tenha gostado.
Grande abraço fique com Deus.
Excelente dica!
Muito obrigado Elias Senna, grande abraço fique com Deus.
www.videoaula-eliascoutinho.com.br/
Muito bom professor. Excelente explicação.
Muito obrigado Jairo. Abs
Ola professor! E muito o brigado pelas dicas. Já toco sax um bom tempo na igreja e o assunto de embocadura me deixou confuso, pois eu mexia muito o lábio inferior,e agora estou tentando me readaptar ao seu método. rsrsrs... Mas o motivo do meu contato, é na verdade: estudo escalas, arpejos. Mas na hora do improviso, como fazer não soa aquela ideia de estudo. Pois o mesmo fica com um jeito de improviso forçado.Desde já meu muito OBRIGADO...Fore abraço.
Muito bom mesmo!!! Ja sou um dos inscritos...parabens mestre!!!!
Wellington Sax Muito obrigado Wellington Sax,qualquer sugestão ou dúvida fique à vontade!
E ai mestre Elias,blz?? Gostei muito do seu video,a forma como vc explica é muito boa,seu som é fenomenal...sugestão...não um pedido:Q vc não deixe de postar vídeos como este!!!! Duvidas sao varias...tenho um grande problema q é.a articulação. Vc tem um video sobre Isso?? Se puder me ajudar ficarei mto grato,um forte abraço!!!
Wellington Sax Wellington,ainda não para o canal,mas é um ótimo assunto para falarmos,obrigado pela sugestão.
Muito bom professor, pra mim vc e um dos melhores saxofonista que eu já vi daqui do brasil. Vc tem algum playback pra ajuda na improvisação pra vender?
Saudações Sergio Emídio, muito obrigado pelas palavras, sinto-me honrado.
Sobre o play-back, tenho material de apoio que uso nas aulas sobre improvisação, não sei se conhece meu site de vídeo aulas, neste há cursos prontos de diversos temas, é mas do que se esperaria de um site de vídeo-aulas, pois o aluno é avaliado por mim duas vezes por semana, todas as terças e sextas. Nesses dias gravo aulas individuais para os alunos que se submetem as avaliações, vou deixar o link para que você veja. goo.gl/eLWsgW Grande abraço fique com Deus.
Meu caro mestre. Parabens pelo seu trabalho. Ótimas dicas quero poder tocar bem um dia assim como vc. So treino todos os dias quando chego do trabalho morto de cansado. Mas paro quando minha esposa me chama pois nem vejo a hora passar. Geralmente treinava apenas as escalas maiores e menores em uma hora mas com suas dicas vou estudar os acordes tambem seeu conseguir ne rere. No violao eu acompanhar usando 1, 7 e 8 independende se o acorde é maior ou menor . posso fazer isso no saxtambem? Gostaria de entender porque isso acontece se puder explicar eu acradeco. Um abraco que Deus abencoe seu trabalho cada dia mais. Pois tem nos ajudado muito
Elias,vc tem ajudado mto,obrigado!!! Vc não faria um vídeo falando mais sobre escalas,mais opções ,tipo pentablues,pentatonicas e mais modelos,ajudaria muito,Absss
Saudações Leonardo Ribeiro voltei com o quadro das Dicas Semanais, muito obrigado pela sugestão, com certeza será uma das dicas, fique ligado.
Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo😉. Grande abraço.
muito massa professor! seria possível, um video falando sobre o omnibook de Charlie Parker, e sua importância para quem esta iniciando no mundo jazz? Um grande abç!!!
Olá Natan Carvalho muito obrigado pela sugestão, com certeza será uma das dicas, fique ligado.
Não esqueça de nos ajudar compartilhando o vídeo😉. Grande abraço.
Saudações para você mestre. Como posso faze para melhorar minha afinação no growl? Sempre que eu faço growl, minhas notas perden afinação.
Sempre explanado com muita competência e autoridade, parabéns!!!
Gostaria de ver um vídeo falando sobre praticamente o mesmo tema, porém, improvisando com a base. Acho que acontece bastante, você vai fazer uma participação em um show, e a única coisa que sabe é a tonalidade da música, como usar diversas escalas para enriquecer o improviso sem saber a progressão harmônica da música?
Abç!!!
Kelso Palheta Obrigado Kelso,vou anotar sua sugestão,pois é muito boa,e se não for a próxima pode ser ela a qualquer momento,obrigado por comentar!
Elias Coutinho ok mestre, ficamos aguardando...obg e abç!
Esse vídeo será muito bom! Realmente é uma questão importantíssima!
Thiago Dias 👍👍👍
Thiago Dias Obrigado Thiago Dias
Mais uma aula perfeita, clara e objetiva! O único porém é que os vídeos tem pouco tempo, poderiam ser de 2 horas, rsrsrsrsrs. Nessa música você usou o simples e articulações, ficou MUITO BOA de ouvir. Parabéns!
Professor, quais os tópicos de estudos você indica para começar a estudar improvisação?
Outra pergunta também: quero tocar simples e com qualidade, sem fazer aquele som muito "melado" que muitas pessoas fazem, excesso de efeitos. Como posso proceder para obter um som assim?
E uma última: poderia fazer um vídeo de dica sobre harmonia, acordes, pelo menos o básico?
Elias vc tem alguma aula de como pegar música de ouvindoo?
Queria ter aula com você online.
Saudações Harley Dantas.
Acesse meu site de vídeo aulas, neste eu mesmo acompanho cada aluno com vídeo aulas gravadas para o aluno, vou deixar o link para que você veja. www.videoaula-eliascoutinho.com.br será um prazer ensina-lo.
Grande abraço.
Conheci seu trabalho através do canal da Suellen Mondini. Gostei muito das dicas! :)
Saudações +tikita Fercos,que legal a Suellem é uma ótima profissional,fico feliz que tenha gostado,em breve estarei voltando com as dicas semanais,grande abraço.
Otima aula! dificil de ver aula assim em portugues
Muito obrigado Rodolfo, fico feliz em saber que gostou!🙏
sou seu fã, como tocar assim, em vi o vídeo ainda
Saudações Jimmy,à todos foi dado a capacidade,assim como em qualquer área,é só correr atrás de qualificação que com certeza conseguirá,não sei se já conhece meu site de vídeo aulas,caso não,de uma olhadinha:
www.videoaula-eliascoutinho.com.br
Parabens pelo seu trabalho meu caro mestre. Comentei sobre os gras mas nao desmerecendo sua dica. Acho ate mais facil. Tire uma duvida. Com o violao consigo acompanhar usando o 1, 5 e 8 gras posso independente seo acorde é maior ou menor. Pode me explicar porque posso faser pois nao sei. E se posso fazer isso com o sax tambem e é claro se fica legal. Obrigado pelas dicar. Que Deus abençoe cada vez mais. Seu trabalho.
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Creio que esse foi um dos poucos materiais com uma explicação simples e objetiva que encontrei na internet. Gostaria de saber se você indica algum método para download onde eu possa praticar estudos de harmonia com os acordes apontados na partitura. Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
Olá professor, os graus são em cima de cada acorde ou da tonalidade da musica
Oi, tudo bem? Você tem alguma dica sobre improvisação no frevo?
Olá, Mateus! Ainda não.
que modelo é esse da p.mauriat??? tem som de Selmer , muito top.
Saudações Fernando,P.Mauriat é o meu tenor e soprano,meu alto de fato é um Selmer Reference 54.
+Elias Coutinho tá explicado,rs.
Elias, maravilhoso trabalho. minha duvida é quando estamos usando as tetrades o I grau e o IV , fazem com a oitava da tonica intervalo de semitom. nao compromete desta forma a sonoridade? pois eu evito usar as tetrades por este motivo! ou pelomenos não descasçar nelas(7maior) ?
Ouvindo a harmonia no fone ajuda. Tb
Saudações, ELROSAX. Ajuda sim. Abs.
muito boa aula. Show! Uma pergunta mestre; Qual o nome dessa música que vc toca no final dos videos? tem partitura?
Marcio brecker Saudações Marcio,muito obrigado.
Sobre a música,ela inicialmente era somente um improviso que fiz para que fosse um vinheta para meus vídeos,mas como graças a Deus muitos gostaram,fiz uma música dela e tem continuação,o nome dela é "Gênesis"
Parabéns novamente, Elias. Qual livro você recomenda e que seja completo para o estudo de harmonia? Um abraço.
Thiago GJ Thiago os livros de Harmonia do Ian Guest são livros muito completos,cheios de exercícios de percepção e sugestões de exemplos,eu super recomendo ele,outro ótimo é o do Carlos Almada.
Elias, mais uma vez, parabéns! Explicação clara e objetiva. O resto é com a gente.
Tenho uma dúvida talvez muito simplória: qual o critério para se referir a um grau em certo número e não noutro? Exemplo: no sexto compasso, quando se entra no acorde de E7, porque vc se referiu àquele Dó# (cabeça do 3º tempo) como sendo o 13º grau e não o 6º grau? O mesmo pode se dizer quanto a mencionar 9º grau, em vez de 2º grau. Eis a dúvida.
Agradeço pela disposição, meu caro.
Fabio Vieira Scarpa Scarpa Fabio obrigado e ótima pergunta,não é simplória não,esta é uma dúvida de muitos de fato e algo que vale a pena se falar para ficar claro a quanto mais pessoas melhor há uma grande possibilidade de ser a próxima dica,muito obrigado!
Mestre Coutinho além do cromatismo para improvisar eu obedeço as notas do acorde? Porque as vezes percebo que o improvisador vai para outra tonalidade! 🤔 pode explicar isso, por favor passar frases de pop com essas características
Neste vídeo em 4:50 o Marienthal tocou 20s sem base, mas pode - se ouvir claramente a harmonia... (só tinha o baixo tocando) Lee Ritenour & Eric Marienthal - Night Rhythms: th-cam.com/video/MRxItWYoUig/w-d-xo.html
Muito obrigado pelo comentário caiomusic, grande abraço fique com Deus.
Excelentes aulas! Pergunta. E precisso estudar, memorizar e transponer nos 12 tonos frases como essas para melhorar o vocabulario da improvisasao? Obrigado!
tudo bem Elias Coutinho... desde já sou fã e sua dica ajudou muito ...
me tire uma duvida!
eu compreendo que eu tenho que fazer as notas principais do acorde que é 1-3-7-9 e claro que entendo que toda regra a sua exeção mais no caso deste fato explicitado nesta dica...
como ter essa elaboração prescisa de outras notas que se encaixe nas fundamentais que dão sentido ao acorde...
e arriscando? baseando as frases no ton e pensando no acorde?
ou criar uma linha melodica em cima dos acorde...?
ou isto so com muito estudo mesmo...
e o que eu tenho praticado diariamente claro tendo nos dedos todos os acordes...
mais minha dificuldade e elabora uma conversa entre os acorde ...por que meu improviso fica muito arpejado...e queria ter uma dica sobre isto...
obg mestre..sou seu fã...
vc e 10
Gostaria de saber como postar uma melodia para que pudesse me ajudar no improviso. A melodia está em partitura.
Conto com o seu apoio no Catarse, não esqueça, pode ser até R$1,00 você vai esta ajudando muito 😉 🙏
www.catarse.me/eliascoutinho
Meu querido, q boquilha é essa que vc usa?
Saudações Francisco Mendes, desculpe-me na demora pelo retorno.
Nesse vídeo estou usando a Vandoren V5 Jazz A45. Atualmente uso a Barkley Vintage ZZ Ébano, caso ainda não conheça acesse: goo.gl/n2SqMj Grande abraço fique com Deus.
agradeço muito pelo trabalho que estar tendo para nós, maravilhoso trabalho compartilhar seus conhecimentos , deixo algumas duvidas..
nós casos dos instrumentos em Bb como ficam pra soar harmonia? cifra em ''C'' devemos tocar pentatonica ou outro tipo de escala em ''D'' ? pode improvisar na pentatonica e trocar para outra escala como Menor Melódica ou Blue ou tem que ser fiel a mesma do começo a fim ?
Saudações Diogo, muito obrigado pelas palavras!
Diogo, primeiro precisamos entender que cada música tem uma harmonia e não podemos escolher da forma que quisermos as escalas para estes acordes que fazem parte da harmonia, é necessário entender a função de cada acorde, pois as vezes, principalmente na igreja, falo isto como um músico cristão, Assembleia de Deus, tocamos musicas que tem somente acordes formados pelas 7 notas da escala, neste caso, a escala pentatônica funcionará, como até mostro em uma dica aqui no canal, mas a questão é, há milhões, literalmente, de formas de se harmonizar e nisto, podemos encontrar até mesmo em uma música que tem a harmonia simples, formas bem complexas, para isto, a pentatônica do tom ou 5ª acima não resolverá, será necessário mais conhecimento,por isto recomendo que estude harmonia, pois para que isto venha a soar da maneira correta, somente conhecendo a harmonia de fato. Sobre a questão que perguntou sobre os instrumentos em Bb, é a mesma coisa que apresento na dica, na dica estou mostrando no sax alto que é em Eb, no caso, estou tocando a harmonia de acordo com meu instrumento, se para o piano esta Fm para o sax alto estará Dm e para o tenor Gm, para soar a harmonia você precisa fazer soar nos tempos fortes da métrica do compasso, as notas do acorde no caso os acordes para você. Espero que tenha sido claro, mas qualquer dúvida, fique à vontade meu querido! Grande abraço e fique com Deus.
Aqui, com maestria e brilhantismo o mestre Michel Camilo fez o mesmo em 1:00. Improvisou sem base e podia-se ouvir claramente a harmonia. Eu ficava admirado e sem saber como isso acontecia! Obrigado por sua dica!
Michel Camilo - "Spirit of the Moment": th-cam.com/video/_2diecgYLfM/w-d-xo.html
Muito obrigado pelo comentário caiomusic, grande abraço fique com Deus.
Fala prof. é o Ivan,
Prof.: Elias poderíamos usar como base desse estudo a escala de blues?
Você usa oque para escrever professor ??
Wallison Andrade, uso o Finale
Professor primeiramente parabéns!!
Pfv me passe qual seria o primeiro passo pra aprender improvisar??...já toco sax mas não sei nada em como estudar improviso!😭😭😭😭me ajuda!!!
Saudações! Em breve lançarei um curso super didático voltado apenas para improvisação. Para ficar por dentro, clique no link e baixe seu E-book: www.videoaula-eliascoutinho.com.br/improvisacaocomeliascoutinho/
Muito bom.
Na vdd não tem formula magica para improvisacao..o negocio e estudar e e o q eu vou fazer.
Fred Castro É isto ai Fred Castro! Obrigado por comentar!
Não entendo, no seu ebook tá falando que é necessário dominar a harmonia, oque isso quer dizer?
Saudações Gustavo- Clarinete CCB.
Dominar a harmonia é conhecer tanto o básico desse assunto, tipos de acorde, inversões , tensões, escalas. Quanto o mais avançado, saber analisar tudo isso na música entendendo qual a função de cada acorde e através disso determinar quais as escalas usará em cada acorde. Isso, apesar de parecer muito, é o mínimo , com o básico ja da para fazer muito.
Elias; por favor:
No sexto pentagrama o sol não seria natural invés de sustenido?
Outra dúvida:
Até o quarto pentagrama a nota inicial é o terceiro grau do acorde; porém no quinto pentagrama não é mais e nem no sexto...ou seja: não é uma obrigatoriedade né?
Saudações, é isso mesmo. Muito obrigado pelo comentário. Abraço
Ja ouvi essa dica mas com 1, 3, e 5 graus.
Olá MARCONY SILVA , na realidade são assuntos diferentes mas interligados, repare que aí estou falando das frases em si e das notas mais importantes dentro do acorde, só arpejar o acorde ( 1, 3, 5 e 7 ) seria a maneira direta de fazer a harmonia soar mas não de improvisar, entende?
Professor um vídeo que me surpreendeu muito foi um que Wynton Marsalis improvisa na melodia de parabéns pra vc (tenor fazendo a melodia). Esse é o link do vídeo; th-cam.com/video/A1dVvo1tPMY/w-d-xo.html. Se possível gostaria que o sr. fizesse uma analise do que ele esta usando. E já que sou pidão grava um áudio pra gente com uma música de harmonia fácil, tipo parabéns pra vc.
revildo alexandre silva filho Revildo,mais uma ótima ideia,quem sabe não é a próxima dica,kkkkkkkk,vou analisar e ver se dá tempo,mas ai é basicamente o que já falei,mas muito boa idéia.
Elias Coutinho professor nem sei como agradecer a contribuição que vc vem dando. E me desculpe se estiver incomodando com tanta pergunta rsrsrsrs. É que até que em fim encontrei alguém que explique tais coisas sem arrodeio rsrsrs. Fica na paz, sucesso.
Ótimo pedido Revildo!! Sou seu fã também!! Suas dicas de frevo logo vão Crescer!! Tenho acompnhado! Seu trabalho também é legal! E as dicas do Professor Elias São fantásticas!! Dispensam comentários! São duas pessoas que admiro o trabalho!!
Boa!! Ideia!! Gostei!!
mi ajude
Saudações Mabily Costa, Primeiramente Mil desculpas pela demora no retorno desta mensagem. Fique a vontade para falar sobre o que estais precisando para que eu possa ajuda-la. grande abraço, fique com Deus.
?
Muito bom