Simplesmente MARAVILHOSO! Como é que as Universidades portuguesas deixaram fugir este excepcional professor! Ainda por cima é do Norte carago!! Por favor a UP ou a Universidade Lisboa tem de assegurar um lugar a este admirável professor. Sou Licenciado em Matemática e fiquei apaixonado pela explicação inteligente só possível a comunicadores científicos de elevadíssimo nível
Há pessoas que sabem imenso de um ou mais assuntos. Há pessoas que sabem explicar imensamente bem um ou mais assuntos. E depois há pessoas assim como este senhor, que são o máximo dessas duas grandezas e não só. Adorei. Abraços grandes desde Portugal.
Os polos da bomba devem gerar diferencia de pontencial quando a membrana está perfeita. No caso de a membrana ter sido rompida é possível notar mudança nessa energia diferencial emitida. Foi o que me veio como solução sobre a separação das bombas.
Essa aula me fez lembrar frase de grande um cientista que disse que olhar para complexidade desse mundo como uma evolução casual , é o mesmo que olhar para um depósito de ferro velho e esperar que um ventaval passe lá e transforme o amontoado de ferros num avião .
Eu tirei varias duvidas. Aprendi muito. Os desenhos me facilitou muito. Deve ser pq vive no Egito antigo. E lá deixamos desenhos.😊tudo no universo começa por grupo de 4.
@@fellipe7509 mas foi exatamente por isso que comentei, pelo fato de ser um conteúdo que não me serve no âmbito acadêmico e mesmo assim eu achar super legal
@@fellipe7509 você não vive pelo trabalho. Se gosta de estudar física,estude e seja feliz. O dinheiro é necessário apenas pra sobreviver,depois que morre não leva nada.
Que bagulho louco 🤯! ! A partir de agora, cuidado comigo coachs quânticos 👽. (só brincadeira, não vou encher o saco de ninguém, curti muito a aula! obrigado pelo conteúdo!)
Daria para conseguir verificar a veracidade das bombas sem o uso de fis quantica sim. Bastaria construir ao menos duas membranas extras a todas as bombas, inclusive as que supostamente ja possuem. E entao teríamos bombas com duas membranas e bombas com tres membranas, sendo a ultima, a possivel membrana correta. Ao final, bastaria jogar uma particula com energia suficiente para destruir as duas primeiras membranas artificiais, mas nao a terceira. Jogando entao o raio de partícula, caso a particula atravessasse uma bomba defeituosa, seria percebida pelas duas extremidades do canal. Caso fosse uma bomba legítima, as duas membranas extras seriam destruídas mas a terceira membrana impediria a passagem da particula pelo canal, sendo entao, impossivel de detecta-la
Essa soluçao poderia ser resumida a um numero menor de membranas, bastaria acrescentar uma membrana extra a todas as bombas, e aí teríamos bombas defeituosas com uma membrana e bombas legítimas com duas... a particula teria energia suficiente apenas para destruir uma membrana... porem vale ressaltar que para evitar erros experimentais, deve-se convencionar um sentido unico de lançamento da particula... senão, feixes lançados em direçoes diferentes podem atingir a membrana original antes de serem barrados pela membrana artificial
Mas o problema não é esse. Você não tem a opção de refazer as bombas. Vc tem um problema: Cada bomba teria 1 ou 0 membrana. Não é aperfeiçoar, engenharia, é resolver a situação que está posta.
Aos 20 minutos de um curso de introdução à mecânica quântica, provavelmente para não-especialistas, o Professor introduz uma partícula que ainda não sabemos se existe??? E aos 24 introduz a noção de carga, sem definição, para explicar o que é um fotão???
Seria importante ouvirmos as perguntas dos alunos para compreendermos a resposta do professor
5 หลายเดือนก่อน
Aula maravilhosa, porém pelo que entendi quem é o responsável pelo ""pling" é a corrente elétrica e não o fóton, então por que o "pling" provaria a existência do fóton ou o fato de ele ser uma partícula? Eu concluiria que estaria provada a existência de uma corrente elétrica produzida inicialmente pela entrada de luz no ambiente, mas não vejo como poderia ter alguma inferência de que o "pling" prova que o fóton é uma partícula. O que estou perdendo?
O fóton é a fonte inicial de todo o movimento dos elétrons até emitir som. Caso a luz (fóton) não se comportasse como uma partícula, ela não conseguiria “empurrar” a primeira partícula de elétron, que pela diferença de pontencial, “empurra” as outras (como um efeito dominó) até que eles gerem uma corrente com intensidade suficiente para geral som. Então, o mais importante é: o que originou esse empurra empurra até a emissão do som? Se a sala estivesse completamente escura, sem nenhum feixe de luz, não seria possível escutar nenhum som emitido no metal. A resposta é o FÓTON ❤
Espera, o graviton já foi comprovado? Fiquei confuso quando ele citou o graviton e disse que quando sacolha um metal não só sai particulas de fótons como também graviton, como assim? Sou leigo, mas pelo que conheço só existem hipoteses como a teoria das cordas que juntaria a relatividade com a física quântica e nessa hipótese existiria o graviton, mas nada comprovado ainda.
O gráviton é uma partícula hipotética que existe em uma tentativa de unificar a gravitação com o modelo padrão de partículas, porém nunca foi detectado e existem alguns problemas significativos na proposição da existência dele. Um dos problemas está na equação de campo da Teoria da Relatividade Geral, que iguala a geometria do espaço-tempo a energia nele contida, de modo que os valores que os tensores podem assumir são descritos por números. Quando há a inserção do gráviton, cria-se um problema matemático, pois o tensor de energia momento deixa de ser representado por um número, com a equação ficando com um resultado "número = não número", o que logicamente não faz sentido. Dizer que ondas gravitacionais são ondas de grávitons também está errado, pois dependem da mesma equação de campo. Até o presente momento, nenhuma teoria de unificação da gravidade ao modelo padrão foi comprovada e grande parte delas são inadequadas matematicamente.
O foton existe por si só! Não é nescessario de nada para existir.. Não existe foton com velocidade 0, estático... impossivel. Foton é particula pura... que faz mais particulas! Foton interagem com tudo e todas as forças, em maior escala ou menor. Foton não interage muito com eles mesmos.. pois são iguais. Velocidades de dois fotons se chocando provocam a criação mais de dois fontons e velocidade se mantem!
Algumas pessoas podem argumentar que o uso apenas de "bem-vindos" é suficientemente inclusivo, enquanto outras defendem que é importante incluir explicitamente todas as identidades de gênero. A sensibilidade em relação a esse assunto pode variar de pessoa para pessoa e de contexto para contexto. O importante é estar aberto ao diálogo e ao entendimento das diferentes perspectivas sobre o assunto. Na língua portuguesa, o uso de "bem-vindos e bem-vindas" para cumprimentar um grupo de pessoas é gramaticalmente correto e, cada vez mais, culturalmente aceito como uma forma de promover a inclusão de todos os gêneros. Isso reflete a conscientização crescente sobre a importância da linguagem inclusiva e da equidade de gênero. Quem precisa estudar é você, abraços.
O fóton não é só partícula. De fato, tem natureza dual: partícula e onda. É criiticável somente enfatizar a natureza de "partícula" do fóton. Aliás, nem foi definida, antes de começar, o que caracteriza o comportamento de "partícula" e de "onda".
"Bem vindos" diz respeito a todos os presentes. Basta. De que adianta saber física quantica e nao saber Gramática? Ora, se o professor vem de bermuda para dar aula, o que esperar?
Finalmente o TH-cam recomendando conteúdo que presta.
tu viu qnts minutos dessa aula ai?
@@samuel9294 Só duas horas e sete minutos, amigo.
Rapaiz, este video caiu no colo sem eu pesquisar kkkkkkk.
Ai sim hein YT
@@infiniteasterium n me chama de amigo não, my friend.
Né tô cansado do TH-cam recomendar vídeo de gente de direita
A beleza da Internet é poder ter aulas de lugares que você talvez nunca irá pisar, com professores excepcionais que você nem vai conhecer pessoalmente
hoje o algoritmo do YT foi top! Ótima aula.
"PLIN!!!" que excelente conteúdo!
Melhor explicação que já vi sobre a Física Quântica. Parabéns pelo conteúdo!
16/05/2024 - Obrigada pela aula.
Parabéns pelos excelentes cursos IFT UNESP/ICTP-SAIFR.
Rapaz o caba dando aula de bermuda! Tem meu respeito! Que elegância no conhecimento e simplicidade
Não entendi. O que tem a ver a roupa com a aula? A menos que estivesse com uma roupa que incomodasse aos alunos, deveria merecer atenção.
Simplesmente MARAVILHOSO! Como é que as Universidades portuguesas deixaram fugir este excepcional professor! Ainda por cima é do Norte carago!! Por favor a UP ou a Universidade Lisboa tem de assegurar um lugar a este admirável professor. Sou Licenciado em Matemática e fiquei apaixonado pela explicação inteligente só possível a comunicadores científicos de elevadíssimo nível
Que incrível!!! Como prende a atenção! Pela primeira vez da pra ter uma noção intuitiva bemmmmm modesta da FQ
Parabéns por essa iniciativa, que vídeo fantástico! Obrigado.
Há pessoas que sabem imenso de um ou mais assuntos. Há pessoas que sabem explicar imensamente bem um ou mais assuntos. E depois há pessoas assim como este senhor, que são o máximo dessas duas grandezas e não só. Adorei. Abraços grandes desde Portugal.
Sensacional essa aula! Obrigado, TH-cam!! 👏🏼👏🏼🙏🏻😍
Aula excelente, parabéns ao professor Pedro Vieira
7:12 começa
Obrigado
Que professor incrível. Não sou da área, mas sou um interessado pelo assunto... consegui entender a aula toda. Fantástico.
Os polos da bomba devem gerar diferencia de pontencial quando a membrana está perfeita. No caso de a membrana ter sido rompida é possível notar mudança nessa energia diferencial emitida. Foi o que me veio como solução sobre a separação das bombas.
8:32 - Amei este professor ❤.
Obrigado !❤ você respondeu uma pergunta que eu tinha desde criança
Aula top de mais
excelente metodologia de ensino. Parabéns pela aula
Vídeo muito bom!
Parabéns professor!!
Que aula incrível, obrigado!
Magnífico conteúdo 👏
Excelente conteúdo.
Que didática boa!!!
Yt do nada me recomendando aula de mecânica quântica kk, gostei.
Bety Agroecologia IFPR / Solos UFPR … muito grata!
Essa aula me fez lembrar frase de grande um cientista que disse que olhar para complexidade desse mundo como uma evolução casual , é o mesmo que olhar para um depósito de ferro velho e esperar que um ventaval passe lá e transforme o amontoado de ferros num avião .
Surpreendente
Aula Zero : Como dar uma surra de cinta num coach quântico.
Haha pensei na mesma coisa
Excelente didática, parabéns professor!
Que aula fantástica!
Muito bom. Obrigado.
Excelente aula.
Eu tirei varias duvidas. Aprendi muito. Os desenhos me facilitou muito. Deve ser pq vive no Egito antigo. E lá deixamos desenhos.😊tudo no universo começa por grupo de 4.
Tenho muito interesse em cursar física. Deve ser legal demais
Top...
Dúvida ... Os caminhos diferentes do fóton no passo 3, obedeceriam as leis da reflexão da óptica geométrica.?
Esse professor tem uma caligrafia muito boa
kkkkkkkk
eu, estudante de medicina, assistindo essa aula e gostando 😀
E eu já médico kkk
Também faço bacharelado em Ciência de Dados
Você tá perdendo tempo assim como eu. O fato de a gente achar legal não tem porra nenhuma a ver com med...
@@fellipe7509 mas foi exatamente por isso que comentei, pelo fato de ser um conteúdo que não me serve no âmbito acadêmico e mesmo assim eu achar super legal
Eu no 7º semestre de veterinária aqui 😂
@@fellipe7509 você não vive pelo trabalho. Se gosta de estudar física,estude e seja feliz. O dinheiro é necessário apenas pra sobreviver,depois que morre não leva nada.
Que bagulho louco 🤯! ! A partir de agora, cuidado comigo coachs quânticos 👽. (só brincadeira, não vou encher o saco de ninguém, curti muito a aula! obrigado pelo conteúdo!)
Kkkkkkkkkkkkkk, youtube me recomendando mecânica quântica só porque eu vi o ultimo filme do aranhaverso
Manda a informação de forma a retornar da membrana prá trás com segurança ...
electrons are not generated as you suggested. 15;00 check video at 15;00
O mais difícil dessa aula foi o professor ter conseguido sintetizar e transformar a explicação de algo tão complexo para ser ensinado à crianças
Daria para conseguir verificar a veracidade das bombas sem o uso de fis quantica sim. Bastaria construir ao menos duas membranas extras a todas as bombas, inclusive as que supostamente ja possuem. E entao teríamos bombas com duas membranas e bombas com tres membranas, sendo a ultima, a possivel membrana correta. Ao final, bastaria jogar uma particula com energia suficiente para destruir as duas primeiras membranas artificiais, mas nao a terceira. Jogando entao o raio de partícula, caso a particula atravessasse uma bomba defeituosa, seria percebida pelas duas extremidades do canal. Caso fosse uma bomba legítima, as duas membranas extras seriam destruídas mas a terceira membrana impediria a passagem da particula pelo canal, sendo entao, impossivel de detecta-la
Essa soluçao poderia ser resumida a um numero menor de membranas, bastaria acrescentar uma membrana extra a todas as bombas, e aí teríamos bombas defeituosas com uma membrana e bombas legítimas com duas... a particula teria energia suficiente apenas para destruir uma membrana... porem vale ressaltar que para evitar erros experimentais, deve-se convencionar um sentido unico de lançamento da particula... senão, feixes lançados em direçoes diferentes podem atingir a membrana original antes de serem barrados pela membrana artificial
Mas o problema não é esse. Você não tem a opção de refazer as bombas. Vc tem um problema: Cada bomba teria 1 ou 0 membrana. Não é aperfeiçoar, engenharia, é resolver a situação que está posta.
Podemos explodir uma bomba usando entrelaçamento quântico?
Convidem os jovens místicos.
Inicia em: 7:20
Aos 20 minutos de um curso de introdução à mecânica quântica, provavelmente para não-especialistas, o Professor introduz uma partícula que ainda não sabemos se existe??? E aos 24 introduz a noção de carga, sem definição, para explicar o que é um fotão???
Grava um vídeo no seu canal explicando 👍
@@Gabrielkiwisk Explicar o quê?
team a aula 2?
Então psi é uma soma vetorial?
Se o fóton não tem massa, como ele pode ter energia?
A teoria do decaimento da luz está errada?
O universo só tem 1 dimenção, é uma linha reta. 02/06/2024
Além de ter vieira no sobrenome, ele é bem parecido com o coach Paulo vieira.
Eq. de Schrödinger --> " iℏ ∂/∂t ψ(r,t)=H ψ(r,t) ". Obs: não consigo colocar o versor sobre o H.
Coloca em negrito, uns livros antigos faziam assim.
Cusso, maço. É o povo que vem DE LÁ para SP.
Seria importante ouvirmos as perguntas dos alunos para compreendermos a resposta do professor
Aula maravilhosa, porém pelo que entendi quem é o responsável pelo ""pling" é a corrente elétrica e não o fóton, então por que o "pling" provaria a existência do fóton ou o fato de ele ser uma partícula? Eu concluiria que estaria provada a existência de uma corrente elétrica produzida inicialmente pela entrada de luz no ambiente, mas não vejo como poderia ter alguma inferência de que o "pling" prova que o fóton é uma partícula. O que estou perdendo?
O fóton é a fonte inicial de todo o movimento dos elétrons até emitir som. Caso a luz (fóton) não se comportasse como uma partícula, ela não conseguiria “empurrar” a primeira partícula de elétron, que pela diferença de pontencial, “empurra” as outras (como um efeito dominó) até que eles gerem uma corrente com intensidade suficiente para geral som.
Então, o mais importante é: o que originou esse empurra empurra até a emissão do som? Se a sala estivesse completamente escura, sem nenhum feixe de luz, não seria possível escutar nenhum som emitido no metal. A resposta é o FÓTON ❤
legal
Espera, o graviton já foi comprovado? Fiquei confuso quando ele citou o graviton e disse que quando sacolha um metal não só sai particulas de fótons como também graviton, como assim?
Sou leigo, mas pelo que conheço só existem hipoteses como a teoria das cordas que juntaria a relatividade com a física quântica e nessa hipótese existiria o graviton, mas nada comprovado ainda.
O gráviton é uma partícula hipotética que existe em uma tentativa de unificar a gravitação com o modelo padrão de partículas, porém nunca foi detectado e existem alguns problemas significativos na proposição da existência dele. Um dos problemas está na equação de campo da Teoria da Relatividade Geral, que iguala a geometria do espaço-tempo a energia nele contida, de modo que os valores que os tensores podem assumir são descritos por números. Quando há a inserção do gráviton, cria-se um problema matemático, pois o tensor de energia momento deixa de ser representado por um número, com a equação ficando com um resultado "número = não número", o que logicamente não faz sentido. Dizer que ondas gravitacionais são ondas de grávitons também está errado, pois dependem da mesma equação de campo. Até o presente momento, nenhuma teoria de unificação da gravidade ao modelo padrão foi comprovada e grande parte delas são inadequadas matematicamente.
Pensa pagar caro pra uma faculdade e ter aula com um professor enrolado assim. Vale muito mais estudar em casa, ultimamente
É faculdade pública, não paga.
Mecânica quântica te ensina a não saber de mecânica quântica.
❤🎉❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Boa tarde
Alguém marca o Helio Couto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O foton existe por si só! Não é nescessario de nada para existir.. Não existe foton com velocidade 0, estático... impossivel. Foton é particula pura... que faz mais particulas! Foton interagem com tudo e todas as forças, em maior escala ou menor. Foton não interage muito com eles mesmos.. pois são iguais. Velocidades de dois fotons se chocando provocam a criação mais de dois fontons e velocidade se mantem!
Achei que o primeiro puzzle era pesar a bomba.
Não entendo porra nenhuma mas parece legao
Vai falar sobre coach quântico?? 😂😂
"Bem-vindos e bem-vindas" É FODA. Que tal estudar Língua Portuguesa?
Algumas pessoas podem argumentar que o uso apenas de "bem-vindos" é suficientemente inclusivo, enquanto outras defendem que é importante incluir explicitamente todas as identidades de gênero. A sensibilidade em relação a esse assunto pode variar de pessoa para pessoa e de contexto para contexto. O importante é estar aberto ao diálogo e ao entendimento das diferentes perspectivas sobre o assunto.
Na língua portuguesa, o uso de "bem-vindos e bem-vindas" para cumprimentar um grupo de pessoas é gramaticalmente correto e, cada vez mais, culturalmente aceito como uma forma de promover a inclusão de todos os gêneros. Isso reflete a conscientização crescente sobre a importância da linguagem inclusiva e da equidade de gênero.
Quem precisa estudar é você, abraços.
@@dantastrem7481 Você NÃO É um professor, lamento lhe dizer. E nem recomendo que você estude, porque não adiantaria.
@@LelioMartins37 Fico triste por tamanha ignorância.
@@dantastrem7481 A Norma Culta da Linguagem passou longe. A lacração é pura hipocrisia, e incompatível com o espírito cientiífico.
Radar profe rss
Dá vontade de entrar no vídeo para perguntar por que a soma das setas não pode ser maior que 1.
A maior probabilidade é 100% ou 1
@@anaorlandini1138 Claro! Mas não seria um absurdo científico se a soma desse 1,4? Isso não seria uma imperfeição da teoria? Não a invalidaria?
Se eu fosse dá aula de bermuda, já tava fora.
Começa em 7:15
mano mal sei a formula da agua e entrei aqui kkkk
Fico enojado com esse costume dos alunos de ficarem chegando depois do início da aula. Isso só se vê no Brasil
claro, com certeza só no Brasil.
Viaja n doente, ate em havard acontesse isso
É triste ver a carga horária de Física do E.M. diminuir cada vez mais.... a ciência poderia ser melhor valorizada nesse país.
O fóton não é só partícula.
De fato, tem natureza dual: partícula e onda.
É criiticável somente enfatizar a natureza de "partícula" do fóton.
Aliás, nem foi definida, antes de começar, o que caracteriza o comportamento de "partícula" e de "onda".
Aula ABSURDA
pura fantasia, sinto muito a terra é plana
"Bem vindos" diz respeito a todos os presentes. Basta. De que adianta saber física quantica e nao saber Gramática? Ora, se o professor vem de bermuda para dar aula, o que esperar?
Eita preconceito
A sua gramática é ruim. Não vou corrigir. O que você entende da importância da física da quântica?
O importante é ter conhecimento, bobão. Existem pessoas de terno que tem a mesma relevância daquilo que o gato enterra na areia.
Sério que você escreveu isso?
hahahaha
Tenho uma pergunta, gravitons não são apenas uma teoria?
Parabéns professor pela excelente aula!
Começa em 7:10