Mel tem uma nota na edição da Editora 34, no livro de Dom Quixote onde diz que Alexandre, o Grande, tinha uma cópia da Iliada de Homero escrita a mão por Aristóteles. Ele guardava com muito apreço.
A palavra pode ser amada e bem tratada como uma pessoa amada e querida mas pode ser mal tratada e a palavra precisa aturar os maus tratos.E por isso que a "litera" atura o abuso.
A escrita na antiguidade era secundária como remédio que pode dar vida ou pode tirar a vida como o veneno.A palavra é como uma pessoa oprimida que atura e suporta abuso ou abusos.Litera quer dizer palavra.Palavra que atura uso e abuso eis o que é literatura . Palavrão é uma palavra que sofreu abuso da ira que a transformou em arma.A poesia faz da palavra um bem como o amor para fazer o bem.E por isso que Sócrates nada escreveu.E Cristo tambem nada escreveu.
Terminei de ler os Ensaios do Montaigne essa semana e faço das palavras dele a minha, quando ele se refere aos textos da Antiguidade: "Compreendo muito bem como os primeiros se houveram para emergir, e admiro-lhes a grandeza; acho belos seus impulsos e os aplaudo; se minhas forças não permitem imitá-los, minha inteligencia, ao menos, os aprecia."
Eu li e acompanhei os vídeos do canal da Carmem quando ela propôs uma leitura conjunta (meu incentivo), então eu li com intervalos de tempos. Precisa de fôlego para ler todo numa vez, mas eu acredito que o mais prazeroso é ler e digerindo aos poucos. Funciona como um livro de cabeceira, por exemplo, porque ele fala de muita coisa!
Muito boa a resenha, Mel! Nossa, falar da cultura grega e pensar em como vivemos, a sociedade que é hoje, vale muito pensar sobre isso. Mas, se for para comparar realmente, nossa sociedade, o mundo como um todo regrediu muito, os gregos tinham uma carga muito boa, culturalmente e intelectualmente falando. E pensar em Aristóteles, e especificamente na sua obra Poética, é perceber como a literatura e a filosofia está imbricada, ambas possuem muitos vínculos. Sou estudante de filosofia, e amo ler livros, e o bom que em filosofia estamos sempre lendo BASTANTE coisas o tempo todo, rs e o bom nisso é que sempre tem essa "frecha" e porta aberta para se pensar por um lado literário e ler justamente texto como poética, entre outro, digo, mantermos contanto com grandes nomes da literatura pensando filosoficamente ou vice-versa. Lemos de tudo, inclusive, até Clarisse Lispector e muitos outros escritores e poetas. É muito bom! Tem até uma matéria "Filosofia e Literatura" justamente para se estudar as duas. Então, não só Aristóteles mas muitos outros filósofos também ao longo da história da filosofia, escreveram textos que se encaixam em vários gêneros literários hoje em dia. Cito por exemplo, Montaigne, filósofo da modernidade que inaugurou o gênero Ensaios (nome que dá a sua principal obra, que é um calhamaço), rs... Enfim... Gostaria de falar mais, mas está ficando muito extenso. Bejo
Fantástico - é o livro que eu mais estudei. Ele é ao mesmo tempo um estudioso do teatro e um crítico teatral. E se tornou um guia para todos que querem escrever - não apenas peças, mas romances e roteiros de cinema. É por isso que se diz que o teatro - a estrutura - tradicional é 'aristotélico'.
Foi ótimo. Ouviria muitas vezes novamente. Obrigado. Acabei de comprar e me ajudará muito também para ajudar minha filha que tem começado a escrever contos e histórias .
❤ Amei! Estou iniciando a minha leitura de A Poética Clássica de Aristóteles, edição da Cultrix. Gostei muito da sua exposição do livro e, principalmente, das "pontes" que você faz com termos e obras pertinentes ao tema. Obrigada.
Que aula ótima! Estou amando o Projeto, li Antígona, Édipo o Rei e Otelo e amei todos, nunca tinha peças ou tragédias, achei que seria complicado mas foi muito legal, obrigada pelo incentivo, resolvi ler os livros antes dos vídeos
Mel to amando DEMAIS esse desafio literature-se e ele nem começou direito HAHAHAHA to saindo muito da minha zona de conforto! fora isso, que vídeo MARAVILHOSO em ??? uma boa aula de literatura. to encantada. ainda bem que vou conhecer um mundo diferente da literatura com você
Deixo aqui a indicação da edição da Zahar sobre o teatro grego porque tem uma introdução super interessante sobre a parte prática do teatro - encenação, atores, cenário, etc... - que não é lá muito falado. Indo contra Aristóteles sou mais das comédias justamente por tratarem de assuntos mundanos (e como historiadora é incrível analisar pelo teatro acontecimentos como a Guerra do Peloponeso) e nisso a forma de como o teatro era produzido influencia bastante.
Enquanto assisto, sinto uns insights profundos sobre toda uma estrutura muito abrangente da razão humana. É interessante ouvir a sua voz, Mel, notar como seu poder de discurso se mistura com o que você está falando, e a minha capacidade de entender esses fatos do pensamento... Uma coisa integral, que só pode se manifestar mesmo entre um emissor e um interlocutor (além de, talvez, um terceiro isolado, e um outro ainda, oculto, misterioso, possível) mesmo que sejam todos a mesma pessoa, a mesma razão. Cheguei a me apaixonar por uma história trágica que se formou na minha cabeça, nascida no desejo de estar entre uma audiência que se acompanha na mesma história. O mesmo poder do discurso! O mesmo poder da construção da linguagem em um tipo de performance. Está acontecendo agora, eu acho, enquanto digito essas palavras. Enquanto você lê também, correto? Bem, vou continuar a assistir... Até logo!
eu li alguns capítulos desse livro na cadeira de Teoria da Literatura, quando eu fazia Letras, muito bom :) realmente, uma herança tanto para a cultura quanto para a literatura. beijos, Mell, maravihoso vídeo :)
mel você é melhor que muitos jornalistas na tv, conheci agora seu canal e adorei!! um grande incentivo à leitura ,tenho em média 300 livros na minha estante e não li nem a metade ...porem seus videos me encorajam!!!!
Acho que sem querer já tenho bastante livros para o desafio literature-se 🤔 lembro que tinha uma categoria para poesia e li meu primeiro Drummond, e estou com o coração destroçado de amor por esse homem! Acho que vou me desafiar muito Mel, obrigada por esse desafio!! Nunca me imaginei lendo uma tragédia grega, mas agora to mega empolgadaaaa
Seu vídeo é muito bem explicado, você poderia trazer um vídeo falando sobre a relação entre a arte poética e o édipo rei ,seria de grande conhecimento a todos.
Mel minha linda além de recomendações de romances nos dê dicas sobre teóricos, conhecer a teoria literária a fundo é uma necessidade fundamental minha, beijos😘
Maravilhosaaa!!!😍 Li esse livro no primeiro período da faculdade (faço Letras) e foi lindo recordar de todos esses conceitos... vc falava sobre uma coisa e eu me lembrava direitinho do texto e das anotações q fiz 😅 adoreeei 👏👏
Mell, que aula incrível sobre Literatura! Muito obrigada pelo trabalho e pelo empenho. Um vídeo extraordinário! Podia fazer uma série de vídeos abordando aspectos fundamentais da Literatura.
Eu ainda não comecei a ler nada do desafio mas, começo mês que vem. Irei fazer as leituras em paralelo a leitura referente a Janeiro que já escolhi que é: Robinson Crusoé e a de Fevereiro que é : as Bacantes. Nem sei dizer por qual das duas leituras estou mas ansiosa para começar, sendo assim melhor mesmo e ler as duas paralelamente.
Mel, vou sugerir algumas leituras MARAVILHOSAS sobre poética, metáfora e literatura. Indico a gigantesca obra Tempo e Narrativa, que é dividida em três tomos. Depois indico A Metáfora Viva. Ambas as obras são do filósofo Paul Ricoeur. Ele utiliza muito da poética de Aristóteles para expressar sua perspectiva. Adorei o vídeo e um enorme abraço!
Foi muito bom ver este vídeo, já li Poética a um tempo e já não lembrava de muita coisa. Infelizmente já li várias obras de Shakespeare e a única que gostei foi de Hamlet, achei muitas coisas irreais nas tragédias dele, principalmente em Romeu e Julieta.
Vídeo muito bom!!! Estou fazendo um curso de extensão sobre literatura universal básica e sua fala me fez reforçar o que estudei!!! E para o desafio escolhi o Edipo rei... já li as tragédias de Shakespeare!!!!
Mell, dê uma olhada no artigo do Tolstoi sobre Shakespeare. Para Tolstoi a verossimilhança é importantíssima - assim como Aristóteles aponta na Poética (lógico que com as devidas proporções, né haha).
Literature-se a penguin companhia tem um livro com uma coleção de textos do Tolstoi chamado Os Últimos Dias, aí lá tem esse texto (e vários outros legais)
Essa review foi muito boa, eu sou jovem demais para trabalhar e ter dinheiro pra comprar o livro então não posso ler mas só o que eu absorvi já compensou muito a ausência de acesso que eu tenho ao livro :)
"Dos píncaros do Olimpo Zeus dirige o curso dos eventos incontáveis e muitas vezes os deuses nos deixam atônitos na realização de seus desígnios. Não se concretiza a expectativa e vemos afinal o inesperado. Assim termina o drama." Eurípedes eu amei!!!hahaha... Terminei Medéia para o segundo livro do #desafioliteraturese2019 É curtinho, intenso e cheio de "quotes", muito bom!!
percebo que vim a este vídeo por um só motivo: queria que alguém com mais gabarito do que eu eu, algum leitor que eu admirasse e cujas opiniões para mim são bússola (Mel) me dissesse para ler o livro sem ligar tanto para os comentários e notas do tradutor, que infestam, ou melhor, abundam durante o livro todo, superando, em tamanho, a própria Poética, sendo que ler Poética parando de instante a instante para seguir os numerozinhos malditos seria como ler 2 livros ao mesmo tempo, um de filosofia/arte, outro sobre tradução/história mesmo não tendo ouvido o que queria ouvir, depois do vídeo tomei a coragem de ignorar as notas (adiar), e a leitura está fluindo muito melhor...!
Acho que você ia gostar do Nascimento da tragédia, do Nietzsche❤ se ler e gostar, por favor, faça um vídeo Eu estou muito apaixonada pelo seu canal, parabéns❤
Amei o vídeo, vc explicou perfeitamente! Às vezes, eu fico pensando: como a comédia ficou tão vulgar? As comédias gregas, ao meu ver, tinham um compromisso com a reflexão no âmbito social e político. Atualmente, são poucos os comediantes que tem essa preocupação.
Muito bom o vídeo! Aristóteles nao é difícil de ler mas se Fosse Nao teria problema...o povo tem que aprender a ler de tudo, comprender, interpretar, senao a gente cai na de subestimar o público de livros e de booktube, "eles so leem o que é fácil", Bjs
É verdade, Aristóteles não é difícil de ler, mas isso não quer dizer que a escrita dele seja simples. Para entender o estagirita, tem que ler com muito cuidado, palavra por palavra, proposição por proposição, com muito foco, concentração e dedicação na leitura, senão qualquer vacilo ou descuido na leitura você perde toda a linha de raciocínio e aí já era.
É preciso tomar muito cuidado ao usar a palavra DRAMA porque ela tem inúmeros significados. Hoje em dia o significado de Drama refere-se à própria encenação teatral, por exemplo, ou ao texto de dramaturgia em si, ou a um gênero cinematográfico. Mas como gênero, na Grécia antiga, Tragédia era um coisa e Drama outro. Para entender melhor é preciso saber que DRAMA pode existir no sentido adjetivo ou no substantivo (como gênero). Assim, no sentido adjetivo, havia drama na Tragédia porque drama (como adjetivo) é ação e a Tragédia se faz de uma série de ações (que formam a fábula, "a historinha da peça"). Já como substantivo a Dramática era uma coisa e a Tragédia outra. Um Drama Grego (peça que pertença à Dramática) pede uma série de dispositivos outros como, por exemplo, falar de cidadãos comuns (na Tragédia só se fala dos grandes homens como reis e heróis ou de deuses) ou não ter necessariamente um final trágico. Naturalmente, hoje em dia tudo se mistura. Em teatro e dramaturgia a nossa primeira lição é que não há gênero puro. Por exemplo: o filme INCÊNDIOS dirigido pelo Denis Villeneuve é uma tragédia (porque é inspirado em Edipo Rei com seus principal elemento: os personagens são títeres do destino); ele é um drama porque tem elementos dramáticos como personagem, conflito, causalidade, progressão dramática e, por fim, é Narrativo porque cinema é uma arte narrativa por excelência. :)
Mel, procura livros dos seguintes autores: Chesterton, C.S. Lewis, Eric Voegelin, Russel Kirk, Roger Scruton e por aí vai... Sinto falta de resenhas de livros conservadores. Beijos
@@MellFerraz "Livro conservador" é só uma figura de linguagem. Assim como ninguém lê "uma tragédia", ou "lê Machado de Assis"... Como citei, são livros de autores conservadores. Beijos!
@@ilanacafe2417 Eu sei o que é uma figura de linguagem rs A questão é que você está em um vídeo sobre um livro conservador, pedindo que eu faça leituras de livros conservadores. Por isso perguntei
oiii! não sou a mell, mas sei que ela é formada em estudos literários pela unicamp e agora tá fazendo reingresso em letras. (e sei disso porque tem um vídeo falando sobre isso rs)
Mel tem uma nota na edição da Editora 34, no livro de Dom Quixote onde diz que Alexandre, o Grande, tinha uma cópia da Iliada de Homero escrita a mão por Aristóteles. Ele guardava com muito apreço.
Sim! Eu li isso também =D Muito legal, não é?
@@MellFerraz sim, achei super interessante.
A palavra pode ser amada e bem tratada como uma pessoa amada e querida mas pode ser mal tratada e a palavra precisa aturar os maus tratos.E por isso que a "litera" atura o abuso.
A escrita na antiguidade era secundária como remédio que pode dar vida ou pode tirar a vida como o veneno.A palavra é como uma pessoa oprimida que atura e suporta abuso ou abusos.Litera quer dizer palavra.Palavra que atura uso e abuso eis o que é literatura . Palavrão é uma palavra que sofreu abuso da ira que a transformou em arma.A poesia faz da palavra um bem como o amor para fazer o bem.E por isso que Sócrates nada escreveu.E Cristo tambem nada escreveu.
Alexandre, o Grande foi aluno de Aristóteles
Esse vídeo me salvou. Não estava conseguindo entender de jeito nenhum. Muito obrigado.
é ótimo ver canais de literatura falando sobre filósofos :)
=D
estudamos os grande filósofos na universidade de letras
Aristóteles é considerado um dos primeiros teóricos da literatura, amigo! Boa parte dos teóricos ocidentais eram filósofos também. 😊
Vídeo essencial aos acadêmicos de Letras, desde a graduação a pós-graduação. Ficou muito bom, Mel! Tirei várias dúvidas que surgiram na minha leitura.
No hablo portugués, pero comprendí casi toda tu excelente explicación. Me gustó tanto que le dí like y me subscribí. Obrigado pelo video!
se quiser falar de teoria literária sempre por aqui, ninguém vai reclamar❤️
Terminei de ler os Ensaios do Montaigne essa semana e faço das palavras dele a minha, quando ele se refere aos textos da Antiguidade: "Compreendo muito bem como os primeiros se houveram para emergir, e admiro-lhes a grandeza; acho belos seus impulsos e os aplaudo; se minhas forças não permitem imitá-los, minha inteligencia, ao menos, os aprecia."
Uia! E o que achou dessa obra? Quero ler um dia! Precisa de muito fôlego?
Eu li e acompanhei os vídeos do canal da Carmem quando ela propôs uma leitura conjunta (meu incentivo), então eu li com intervalos de tempos. Precisa de fôlego para ler todo numa vez, mas eu acredito que o mais prazeroso é ler e digerindo aos poucos. Funciona como um livro de cabeceira, por exemplo, porque ele fala de muita coisa!
@@erioliveira Realmente! Montaigne é fantástico! Bom lendo aos poucos, estou lendo também. Que calhamaço, minha gente.
Uau! Estou com esse livro, tomando coragem pra ler, pois é bem grandinho...
Muito boa a resenha, Mel! Nossa, falar da cultura grega e pensar em como vivemos, a sociedade que é hoje, vale muito pensar sobre isso. Mas, se for para comparar realmente, nossa sociedade, o mundo como um todo regrediu muito, os gregos tinham uma carga muito boa, culturalmente e intelectualmente falando. E pensar em Aristóteles, e especificamente na sua obra Poética, é perceber como a literatura e a filosofia está imbricada, ambas possuem muitos vínculos. Sou estudante de filosofia, e amo ler livros, e o bom que em filosofia estamos sempre lendo BASTANTE coisas o tempo todo, rs e o bom nisso é que sempre tem essa "frecha" e porta aberta para se pensar por um lado literário e ler justamente texto como poética, entre outro, digo, mantermos contanto com grandes nomes da literatura pensando filosoficamente ou vice-versa. Lemos de tudo, inclusive, até Clarisse Lispector e muitos outros escritores e poetas. É muito bom! Tem até uma matéria "Filosofia e Literatura" justamente para se estudar as duas. Então, não só Aristóteles mas muitos outros filósofos também ao longo da história da filosofia, escreveram textos que se encaixam em vários gêneros literários hoje em dia. Cito por exemplo, Montaigne, filósofo da modernidade que inaugurou o gênero Ensaios (nome que dá a sua principal obra, que é um calhamaço), rs... Enfim... Gostaria de falar mais, mas está ficando muito extenso. Bejo
Mais didática impossível. Seria meu sonho ser seu orientando quando eu for pro mestrado? Hahahah ❤
Quem sabe? Seria meu sonho também ;)
Fantástico - é o livro que eu mais estudei. Ele é ao mesmo tempo um estudioso do teatro e um crítico teatral. E se tornou um guia para todos que querem escrever - não apenas peças, mas romances e roteiros de cinema. É por isso que se diz que o teatro - a estrutura - tradicional é 'aristotélico'.
Que bacana! E fico feliz por você ter assistido e não achado nenhum "erro" rs
Boa noite. Parabéns pelo teu trabalho. Muita saúde e paz. ESTÂNCIA VELHA, RS
Foi ótimo. Ouviria muitas vezes novamente. Obrigado. Acabei de comprar e me ajudará muito também para ajudar minha filha que tem começado a escrever contos e histórias .
❤ Amei! Estou iniciando a minha leitura de A Poética Clássica de Aristóteles, edição da Cultrix. Gostei muito da sua exposição do livro e, principalmente, das "pontes" que você faz com termos e obras pertinentes ao tema. Obrigada.
Mel, eu estudei Édipo Rei com o Berriel e o Hamlet com o Pécora. Nossa, lembro dessas aulas até hj, memoráveis!
Que aula ótima! Estou amando o Projeto, li Antígona, Édipo o Rei e Otelo e amei todos, nunca tinha peças ou tragédias, achei que seria complicado mas foi muito legal, obrigada pelo incentivo, resolvi ler os livros antes dos vídeos
Mel to amando DEMAIS esse desafio literature-se e ele nem começou direito HAHAHAHA to saindo muito da minha zona de conforto! fora isso, que vídeo MARAVILHOSO em ??? uma boa aula de literatura. to encantada. ainda bem que vou conhecer um mundo diferente da literatura com você
Nossa Mell, sempre soube que você explicava super bem, mas olhe essa aula aí, genteee! Parabéns! Não deixe de trazer conteúdos como esse!
Deixo aqui a indicação da edição da Zahar sobre o teatro grego porque tem uma introdução super interessante sobre a parte prática do teatro - encenação, atores, cenário, etc... - que não é lá muito falado. Indo contra Aristóteles sou mais das comédias justamente por tratarem de assuntos mundanos (e como historiadora é incrível analisar pelo teatro acontecimentos como a Guerra do Peloponeso) e nisso a forma de como o teatro era produzido influencia bastante.
O lado ruim de rever vídeos, é não poder dar um like de novo. Vídeo esplendoroso!
sua didática é ótima 💛
PARABÉNS!!! LINDA E INTELIGENTE. ADOREI A ANÁLISE.
Obrigada pelo vídeo incrível! Eu tinha uma certa curiosidade para ler essa obra, mas confesso que me faltava empolgação, que encontrei aqui.
Bjs!
Lindo ler isso de você, Mari
Enquanto assisto, sinto uns insights profundos sobre toda uma estrutura muito abrangente da razão humana. É interessante ouvir a sua voz, Mel, notar como seu poder de discurso se mistura com o que você está falando, e a minha capacidade de entender esses fatos do pensamento... Uma coisa integral, que só pode se manifestar mesmo entre um emissor e um interlocutor (além de, talvez, um terceiro isolado, e um outro ainda, oculto, misterioso, possível) mesmo que sejam todos a mesma pessoa, a mesma razão.
Cheguei a me apaixonar por uma história trágica que se formou na minha cabeça, nascida no desejo de estar entre uma audiência que se acompanha na mesma história. O mesmo poder do discurso! O mesmo poder da construção da linguagem em um tipo de performance.
Está acontecendo agora, eu acho, enquanto digito essas palavras. Enquanto você lê também, correto?
Bem, vou continuar a assistir... Até logo!
Mal conheço já amo seu canal! Parabéns!
eu li alguns capítulos desse livro na cadeira de Teoria da Literatura, quando eu fazia Letras, muito bom :)
realmente, uma herança tanto para a cultura quanto para a literatura.
beijos, Mell, maravihoso vídeo :)
Vídeo muito bom! Me ajudou a ter uma luz para o meu trabalho da faculdade ^-^
Parabéns! muito lindo uma jovem, como vc, ler e expor o "mundo" clássico. Gratidão.
Obrigada pelo reconhecimento =)
mel você é melhor que muitos jornalistas na tv, conheci agora seu canal e adorei!! um grande incentivo à leitura ,tenho em média 300 livros na minha estante e não li nem a metade ...porem seus videos me encorajam!!!!
Que vídeo maravilhoso Mell👏👏😍 obrigada por nos incentivar a ler os clássicos gregos
Eu é que agradeço por estar aqui
Acho que sem querer já tenho bastante livros para o desafio literature-se 🤔 lembro que tinha uma categoria para poesia e li meu primeiro Drummond, e estou com o coração destroçado de amor por esse homem! Acho que vou me desafiar muito Mel, obrigada por esse desafio!! Nunca me imaginei lendo uma tragédia grega, mas agora to mega empolgadaaaa
Seu vídeo é muito bem explicado, você poderia trazer um vídeo falando sobre a relação entre a arte poética e o édipo rei ,seria de grande conhecimento a todos.
agora, esse é meu vídeo favorito desse mundo todinho.
Eu ameii, vou fazer uma prova oral sobre a Poética, me ajudou muito. obrigada
!
Nem sei comentar! Maravilhosa!!!
Mel minha linda além de recomendações de romances nos dê dicas sobre teóricos, conhecer a teoria literária a fundo é uma necessidade fundamental minha, beijos😘
Aos poucos, vou fazendo isso. Como tenho feito com ficção
Maravilhosaaa!!!😍 Li esse livro no primeiro período da faculdade (faço Letras) e foi lindo recordar de todos esses conceitos... vc falava sobre uma coisa e eu me lembrava direitinho do texto e das anotações q fiz 😅 adoreeei 👏👏
Que lindooo!
CARAMBA!!!!! "POÉTICA" de Aristóteles, Mell Ferraz sempre conseguindo me supreender pela qualidade, "POÉTICA" é clássico dos clássicos.
Mell, que aula incrível sobre Literatura! Muito obrigada pelo trabalho e pelo empenho. Um vídeo extraordinário!
Podia fazer uma série de vídeos abordando aspectos fundamentais da Literatura.
Obrigada, Lu! Seria uma boa, né? Quem sabe? Daí posso me dedicar para isso :)
Vídeo maravilhoso, muito bem explicado. Parabéns!
Eu ainda não comecei a ler nada do desafio mas, começo mês que vem. Irei fazer as leituras em paralelo a leitura referente a Janeiro que já escolhi que é: Robinson Crusoé e a de Fevereiro que é : as Bacantes. Nem sei dizer por qual das duas leituras estou mas ansiosa para começar, sendo assim melhor mesmo e ler as duas paralelamente.
Aprendi muito com seu vídeo! Obrigadaaaaaa
Mel, vou sugerir algumas leituras MARAVILHOSAS sobre poética, metáfora e literatura. Indico a gigantesca obra Tempo e Narrativa, que é dividida em três tomos. Depois indico A Metáfora Viva. Ambas as obras são do filósofo Paul Ricoeur. Ele utiliza muito da poética de Aristóteles para expressar sua perspectiva. Adorei o vídeo e um enorme abraço!
Um resumo muito bom. Parabéns.
Excelente resenha! Um show!!!
Foi muito bom ver este vídeo, já li Poética a um tempo e já não lembrava de muita coisa.
Infelizmente já li várias obras de Shakespeare e a única que gostei foi de Hamlet, achei muitas coisas irreais nas tragédias dele, principalmente em Romeu e Julieta.
É, em algumas (A tempestade inclusa), temos que exercer o que chamam de "suspensão da realidade". O que se aplica à literatura fantástica como um todo
Vídeo muito bom!!! Estou fazendo um curso de extensão sobre literatura universal básica e sua fala me fez reforçar o que estudei!!! E para o desafio escolhi o Edipo rei... já li as tragédias de Shakespeare!!!!
Oi 🙋 consegui me escrever o no teu canal 👏🙌👏 gosto muito de sua narração ❣️👏👏👏
Que vídeo maravilhoso! Também escolhi Hamlet ❤
Mell, dê uma olhada no artigo do Tolstoi sobre Shakespeare. Para Tolstoi a verossimilhança é importantíssima - assim como Aristóteles aponta na Poética (lógico que com as devidas proporções, né haha).
Que demais! Sabe onde posso encontrar este texto?
Literature-se a penguin companhia tem um livro com uma coleção de textos do Tolstoi chamado Os Últimos Dias, aí lá tem esse texto (e vários outros legais)
Uma ótima explicação desta obra.😀 Obrigado por compartilhar!
Vídeo muito bom! Eu amo aprofundamento do estudo na literatura. Canal super completo, não basta resenhar, tem que entender :D abraços!
Que edição maravilhosa!
Excelente vídeo, espero que haja mais aulas desse tipo! Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar conosco.
Essa review foi muito boa, eu sou jovem demais para trabalhar e ter dinheiro pra comprar o livro então não posso ler mas só o que eu absorvi já compensou muito a ausência de acesso que eu tenho ao livro :)
Não tem biblioteca na sua cidade? Vc pode emprestar livros em bibliotecas, sabia? Ou baixar.
Tio Ari foi um grande escritor da Grécia Clássica.
Muito interessante, nova subscritora. Muito obrigada
Que vídeo maravilhoso, só me deixou mais ansiosa para ler Medéia! Conteúdo muito bem passado, parabéns
"Dos píncaros do Olimpo Zeus dirige o curso dos eventos incontáveis e muitas vezes os deuses nos deixam atônitos na realização de seus desígnios. Não se concretiza a expectativa e vemos afinal o inesperado. Assim termina o drama." Eurípedes eu amei!!!hahaha... Terminei Medéia para o segundo livro do #desafioliteraturese2019
É curtinho, intenso e cheio de "quotes", muito bom!!
Obrigada pela bela explanação, Mel.
Muito legal, Mel! Para mim, que estudo letras, foi de grande valia. Saudações!
Agradeço pelo vídeo. Ajudou-me muito!
Aí como eu amooooo Esse canal ♥️
Oba, minha escolha é justamente Édipo
percebo que vim a este vídeo por um só motivo: queria que alguém com mais gabarito do que eu eu, algum leitor que eu admirasse e cujas opiniões para mim são bússola (Mel) me dissesse para ler o livro sem ligar tanto para os comentários e notas do tradutor, que infestam, ou melhor, abundam durante o livro todo, superando, em tamanho, a própria Poética, sendo que ler Poética parando de instante a instante para seguir os numerozinhos malditos seria como ler 2 livros ao mesmo tempo, um de filosofia/arte, outro sobre tradução/história
mesmo não tendo ouvido o que queria ouvir, depois do vídeo tomei a coragem de ignorar as notas (adiar), e a leitura está fluindo muito melhor...!
Que maravilha, faça sempre videos assim. Bom d+ Mell
Esse vídeo é uma aula!!! Parabéns!!!
Muito legal esse desafio proposto para 2019, Mel! Parabéns!
Acho que você ia gostar do Nascimento da tragédia, do Nietzsche❤ se ler e gostar, por favor, faça um vídeo
Eu estou muito apaixonada pelo seu canal, parabéns❤
Meu querido desejado da vida 😍
Quero muito essa edição 🌼
Vale a pena =)
Ótimo vídeo, obrigadaaaaa!
Ótimo vídeo! Me despertou vontade de ler esse livro!
Ótimo vídeo! Escolhi Romeu e Julieta para essa categoria. Agora deu a maior vontade de ler Poética. Édipo Rei é muito bom. Beijo, Mell!
Opa, boa escolha! =D Li há uns 13 anos e amei!
Ótimo vídeo Mel, muito informativo ♥️
Você como sempre com ótimas resenhas 👏😍
Parabéns pelo seu canal Mel.
Obrigada pelo reconhecimento =)
Muito boa a exposição
Amei o vídeo, vc explicou perfeitamente! Às vezes, eu fico pensando: como a comédia ficou tão vulgar? As comédias gregas, ao meu ver, tinham um compromisso com a reflexão no âmbito social e político. Atualmente, são poucos os comediantes que tem essa preocupação.
Muito bom o vídeo! Aristóteles nao é difícil de ler mas se Fosse Nao teria problema...o povo tem que aprender a ler de tudo, comprender, interpretar, senao a gente cai na de subestimar o público de livros e de booktube, "eles so leem o que é fácil", Bjs
É verdade, Aristóteles não é difícil de ler, mas isso não quer dizer que a escrita dele seja simples.
Para entender o estagirita, tem que ler com muito cuidado, palavra por palavra, proposição por proposição, com muito foco, concentração e dedicação na leitura, senão qualquer vacilo ou descuido na leitura você perde toda a linha de raciocínio e aí já era.
Ficaria aqui escutando por várias horas.
Como você é maravilhosa
Uma das maiores tragédias humanas foi o incêndio , o saque, a destruição da biblioteca de Alexandria
Muito obrigada!
Amei o vídeo. Ajudou-me muito.
A palavra "catarse", lê-se com som de |s| mesmo, e não com som de |z|. Bjs
The Shinning ja foi, vamos a tragédia agora (se bem que acho que já meio que foi uma tragédia TB, rs, ver o vídeo pra tirar a dúvida)
Adorei!!!
"não sou especialista em literatura clássica e nem de História clássica", menina, e nem precisa ser, muito bom teu trabalho.
Sabe aquelas aulas que nunca deveria acabar ? 😁 é essa !
Awn!
Vídeo maravilhoso! 💛
Obrigada!
Excelente aula!
É preciso tomar muito cuidado ao usar a palavra DRAMA porque ela tem inúmeros significados. Hoje em dia o significado de Drama refere-se à própria encenação teatral, por exemplo, ou ao texto de dramaturgia em si, ou a um gênero cinematográfico. Mas como gênero, na Grécia antiga, Tragédia era um coisa e Drama outro. Para entender melhor é preciso saber que DRAMA pode existir no sentido adjetivo ou no substantivo (como gênero). Assim, no sentido adjetivo, havia drama na Tragédia porque drama (como adjetivo) é ação e a Tragédia se faz de uma série de ações (que formam a fábula, "a historinha da peça"). Já como substantivo a Dramática era uma coisa e a Tragédia outra. Um Drama Grego (peça que pertença à Dramática) pede uma série de dispositivos outros como, por exemplo, falar de cidadãos comuns (na Tragédia só se fala dos grandes homens como reis e heróis ou de deuses) ou não ter necessariamente um final trágico. Naturalmente, hoje em dia tudo se mistura. Em teatro e dramaturgia a nossa primeira lição é que não há gênero puro. Por exemplo: o filme INCÊNDIOS dirigido pelo Denis Villeneuve é uma tragédia (porque é inspirado em Edipo Rei com seus principal elemento: os personagens são títeres do destino); ele é um drama porque tem elementos dramáticos como personagem, conflito, causalidade, progressão dramática e, por fim, é Narrativo porque cinema é uma arte narrativa por excelência. :)
Muito bom!!!
muito bom!
Amei seu vídeo
Mel, procura livros dos seguintes autores: Chesterton, C.S. Lewis, Eric Voegelin, Russel Kirk, Roger Scruton e por aí vai... Sinto falta de resenhas de livros conservadores. Beijos
O que para você é "livro conservador"?
@@MellFerraz Livros desses autores conservadores que citei, rs.
@@MellFerraz "Livro conservador" é só uma figura de linguagem. Assim como ninguém lê "uma tragédia", ou "lê Machado de Assis"... Como citei, são livros de autores conservadores. Beijos!
@@ilanacafe2417 Eu sei o que é uma figura de linguagem rs
A questão é que você está em um vídeo sobre um livro conservador, pedindo que eu faça leituras de livros conservadores. Por isso perguntei
Cremosa !!! 📚🌺
Eu acho essa menina tão bonita.
Você pode falar sobre os capítulos, tipo o XVI?
Olá, qual é sua formação acadêmica? É surpreendente assistir vídeos com conteúdos desse teor, inclusive com essa qualidade. Parabéns.
oiii! não sou a mell, mas sei que ela é formada em estudos literários pela unicamp e agora tá fazendo reingresso em letras. (e sei disso porque tem um vídeo falando sobre isso rs)
@@jasminsantos4172 Olá, obrigado pela a gentileza e atenção!
Amei esse livro.
show de bola 👏👏👏