Olá meu amigo Waldo! Eu limpa no método do papel toalha, bem chatinho, pois além de gastar muito papel, pq parece que a sujeira não tem fim. A partir de agora usarei tanto a técnica de limpeza dos trilhos como você indicou no vídeo passado, quanto a limpeza das rodas, irei construir esse plug para as rodas, e manter elas girando constantemente, vou ver se acho uma escova com bastante cerdas, achei top assim, a roda ficou brilhando. Obrigado por sempre desenvolver as ideias de outros vídeos para algo bem melhor, Deus abençoe esse cérebro 🙌 rsrs... Ouvi um Amém kkk... Abraços meu Amigo...
Olá Roberto!! Eu observo que, ao manter os trilhos limpos, as rodas das locomotivas permanecem limpas por mais tempo. No vídeo não dá pra detalhar muito pois senão ele fica muito longo e as pessoas perdem o interesse então eu travo uma batalha da "informação x tempo". Complementando: vc observou que a minha "escova energisada" perde o contato com facilidade isso se deve ao fato de eu não ter encontrado uma escova com muitas cerdas então vc está certíssimo, procure a escova ideal pra esse fim. Na confecção do plug vc deve atentar pra usar umas chapinhas bem maleáveis e inserir com cautela no redutor pois as placas de contatos das rodas são muito frágeis e podem ser danificadas. Já estou com um projeto (desenhado na parede, lembra do gato?) Que vai proporcionar a limpeza de qualquer locomotiva independente da marca. Amém. Um forte abraço.
@@essavidaduradeaposentado Amigo eu fiz uma pergunta aqui nos comentários, se puder me ajudar agradeço muito viu, pois o Senhor entende muito e eu sou iniciante! Parabéns pelos vídeos! Abraços.
Bom dia. Excelente, entre tantos outros vídeos. No meu caso eu já me dei mal com a questão de limpeza das rodas. Acabei aprendendo. Desmonto a carcaça com as engrenagens e rodeiros, prendo a flange do eixo sem fim em uma micro retifica, ligo em baixa velocidade, limpo e faço polimento sem problemas. Revisão nos contatos. Lubrifico tudo e monto. Dá trabalho mas fica 100%. Zanon
Oi Waldo, sou de Jaboatão dos Guararapes - PE. região metropolitana d0 Recife. Recém inscrito no canal. descobri seu canal por acaso, assistindo vídeos do TH-cam. Me encorajou no recomeço do Férreo modelismo. Excelente vídeo. Tá sendo enriquecedor as experiências transmitidas. Ri demais nas comparações nos desfiles de modas.
Meu caro Waldo, Primeiramente receba meus parabéns pelo seu trabalho. Você é portador de habilidade e criatividade ímpar. Sua didática é direta, clara e objetiva auxiliando a todos nós hobbystas. Permita-me uma observação. Quando pretender patentear qualquer invenção ou inovação, por favor não anuncie publicamente e tampouco mostre como se faz ou ainda apresente um vídeo utilizando o novo produto. O processo de patente requer sigilo até o deposito no INPI. Esperando que me perdoe pela audácia da observação, finalizo esta mensagem desejando que receba todo o respeito e toda a admiração deste seu fã. Silvio
Obrigado!! Com relação a utilização da lixa, não esqueça que tem q ser para limpeza severa e ser bem fina, para não produzir riscos nos rodeiros, de preferência uma lixa já bem usada.
Olá valdo , gostaria de saber qual éo rpm da locomotiva u20 , e se ele é 12 volts ou 15 volts , desde já obgdo , muito bem explicado seus videos , parabens 👏👍🙏
Muito bom o vídeo. Eu uso o limpador parecido com o seu comprei na Giltec de SP. E passo também KAOL para isso uso aquele palito de unha de mulher com algodão. Coloco a locomotiva de cabeça para baixo. Em um truque passo o limpador com as cerdas e no outro o KAOL. Depois inverto. Finalizo passando algodão limpo ou pano. Fica muito melhor os contatos. Claro sem esquecer a parte do rodeiro que tem contato com a lâmina de cobre de energização que vai para o motor. Lá também oxida e fica com óleo
Obrigado!! o uso do Kaol, a limpeza fica excelente. eu não abordei a limpeza das lâminas de contato pois o vídeo estava ficando muito longo. Falarei no futuro.
Eu tive um problema com uma locomotiva e mandei fazer uma revisão na loja de Ferromodelismo. Aí o rapaz da loja disse que a melhor maneira de limpar é desmontar a carcaça e limpar tudo com cotonete ou algodão molhado com benzina. Problema que benzina é difícil de achar hoje em dia.
Para variar mais um excelente vídeo didático e cheio de detalhes explicando as técnicas de limpeza das rodas das locomotivas. Achei fantástica também a dica de fazer a limpeza em trilhos separados da maquete. Parabéns novamente Valdo! Abraço.
Nossa Waldo, deu ruim o drone. 😂😂😂😂 Criou um tornado!!!! A proxima filmagem aérea experimenta usar o drone desligado sem acionar os motores, segura o drone com a mão e usa só o gymball do drone. Hehehehe Esse método de limpar as rodas é o mais prático, eu uso isopropílico também, pois esse alcool é proprio para eletrônica. Eu já ví esse método de lixinha na lamina em um vídeo gringo.
Olá Eduardo!! Vou fazer outras tentativas de filmagem com o drone. Realmente a limpeza com o álcool isopropílico é bem eficiente. A limpeza das rodas com o estilete e lixa, eu realmente nunca tinha visto mas por ser óbvio eu tenho certeza que muitas pessoas utilizam. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Hehehe, fica top tomada aérea, dá pra usar o drone desligado ou um gymball de mão com um pau extensor. Mas o furacão foi bem sinistro, cenas fortes!!!!!! Hehehehe
Gostei do vídeo muito bom , as ferramentas criadas são show porém não usaria lixa para fins de limpeza pois mesmo super fina pode causar arranhões nos quais entraria sujeiras . Um forte abraço.
Olá Wiliam! vc tem razão, a lixa sempre deixa arranhões e deve ser evitada, no processo com o uso da lâmina de estilete o mais adequado é utilizar um papel com o álcool isopropílico. Obrigado pela observação e um grande abraço.
Suas dicas sempre excelentes e expostas de forma muito didática ( se não é professor deveria sê-lo!)...Uso o método do papel toalha para limpar a superfície das rodas, mas álcool isopropilico nas superfícies internas e nos contatos das rodas...Um pano limpo umedecido com WD para os trilhos e depois álcool isopropilico, inclusive nas faces externas das agulhas dos AMVs....O vagão Limpa Trilhos é uma alternativa que também uso, umedecendo a camurça com álcool...Uma dica que acho talvez seja interessante para alguns é que periodicamente substituo a camurça por uma nova...São fáceis de encontrar em qualquer oficina de sapateiro que geralmente nem cobram por uns retalhos desse material...a camurça pode ser colada ao chumbo com cola de contato Brascola....
Também concordo que o uso do papel toalha, WD e álcool isopropílico é o método mais eficiente. Não comentei a respeito do vagão limpa-trilhos porque não tenho, ia falar isso no vídeo mas por falha minha, acabou ficando fora do roteiro, obrigado pela dica da troca da camurça e pelo seu comentário. Abraço.
Excelente ideia, obrigado pelo comentário. Os desengraxantes para pintura automotiva vendidos nas lojas de tintas, salvo melhor juízo, são a base de benzina então é só ter o cuidado para não cair nas partes plásticas.
Muito bom. Mas deve-se aproveitar esse momento para limpar tb as rodas nas laterais onde os captadores de energia fazem o contato. Nas locomotivas da frateschi ficam nas laterais das rodas. O que eu acho mais difícil pois se não tiver cuidado pode danificar os contatos que são bem fininhos.E mais uma vez parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado!! ótima observação. Eu não comentei a respeito para que o vídeo não se alongasse mas abordarei esse tema em posteriores postagens. Obrigado por assistir meus vídeos.
Eu usava um cotonete de bom bril com óleo de máquina Singer e usava até nis trilhos 40 anos .minha maquete está na caixa parada 22 anos e lacrada.nao sei se os brinquedos funciona mais deve está tudo oxidado.
Comecei colecionando caixas básicas,ainda na escola técnica e através de um livro lançado "um conceito de vida**Fernando Banas,Black & Decker ",meu sonho ganhou altura e um belo dia tive que entregar a casa e respirei, peguei meu serrote e fui acabando com aquele super pequeno mundo, empacotando o que poderia e nunca mais tive coragem de abrir.quando eu olho para cima do meu armário,sei que um mundo ali adormece e através desses vídeos maravilhosos me transporto,para àquele passado que um dia fez parte da minha vida. Nunca desistam e use um serrote.muito show,que voltar a usar o boné e meu apito viajar com vcs
Boa noite Waldo, parabéns pelos processos criados. Faça logo a Patente, pois deve ter alguém no ramo de olho em sua criações, vale a pena tentar, pois no ramo de Ferromodelismo e muito grande, boa sorte. OBS: camiseta e única, ou tem para aquisição ? grande abraço........
Obrigado!! A ideia é divulgar pra incentivar as pessoas a criarem soluções práticas e com materiais acessíveis. A ideia de vender camisetas promovendo meu canal me incomoda, não acho certo, quando o canal atingir um outro patamar talvez eu ofereça de brinde. Me lembre disso no futuro, rsrsrs. Forte abraço.
Olá tudo bem, tenho uma maquete de bom tamanho a pouco tempo adquiri o sistema digital da MRC ADVANCED igual o seu tenho algumas locomotivas com decoder, mas ainda tenho muitas no sistema analógico, gostaria de utilizar por enquanto os dois sistemas e quero instalar uma chave de alavanca 3 posições para mudança de DCC para DC não sei como fazer, você poderia me orientar.?
Olá, a chave tem 6 saídas certo? Olhando ela na horizontal, as 2 saídas centrais são ligadas nos trilhos, e os controles são ligados um em cada lateral. É difícil explicar aqui os comentários mas espero ter ajudado.
N sou do ramo.... M se n tiver nenhum componente de borracha, usaria um car80 pra dissolver qualquer sujeira e depois um limpa contato pra retirar toda impureza e e resido do car80
Olá, tudo bem? O senhor sabe me dizer se é normal a locomotiva Consolidation da Frateschi patinar mesmo em retas? Se puder me responder agradeço imensamente amigo! Abraços.
Olá!! A locomotiva Consolidation da Frateschi tem uma característica incomum que é ser empurrada pelo tender que detém a tração, isso por si só é um problema pois as rodas da locomotiva tem que estar bem soltas, faça esse teste. Outro problema é o pequeno peso do tender dificultando a aderência das rodas nos trilhos, verifique se existe resíduos de óleo nas rodas e trechos do trilho em que ela patina e não se esqueça de verificar a integridade dos anéis de borracha das rodas. Espero ter ajudado. Abraço.
@@essavidaduradeaposentado Meu amigo obrigado pela atenção, ajudou sim, ela está sem os aros de borracha, descobri que ela tem que ter esses aros. Obrigado viu e sucesso sempre!
A lixa sempre vai riscar os rodas mesmo que não seja perceptível a olho nú, só deve ser utilizado em caso extremos para retirar alguma imperfeição e em seguida deve ser polida. Eu utilizo as vezes a lixa 1200 já bem desgastada no processo com a lâmina de estilete mas somente em casos extremos. Espero ter ajudado.
@@essavidaduradeaposentadoBobagem o que eu disse. O que daria para fazer, sendo bem cuidadoso, seria utilizar um trilho de contato e uma lixa bem fina com esse método que vc mostrou da lâmina. O detalhe é que seria necessário limpar cada lado de uma vez.
Olá meu amigo Waldo! Eu limpa no método do papel toalha, bem chatinho, pois além de gastar muito papel, pq parece que a sujeira não tem fim. A partir de agora usarei tanto a técnica de limpeza dos trilhos como você indicou no vídeo passado, quanto a limpeza das rodas, irei construir esse plug para as rodas, e manter elas girando constantemente, vou ver se acho uma escova com bastante cerdas, achei top assim, a roda ficou brilhando. Obrigado por sempre desenvolver as ideias de outros vídeos para algo bem melhor, Deus abençoe esse cérebro 🙌 rsrs... Ouvi um Amém kkk... Abraços meu Amigo...
Olá Roberto!! Eu observo que, ao manter os trilhos limpos, as rodas das locomotivas permanecem limpas por mais tempo. No vídeo não dá pra detalhar muito pois senão ele fica muito longo e as pessoas perdem o interesse então eu travo uma batalha da "informação x tempo".
Complementando: vc observou que a minha "escova energisada" perde o contato com facilidade isso se deve ao fato de eu não ter encontrado uma escova com muitas cerdas então vc está certíssimo, procure a escova ideal pra esse fim. Na confecção do plug vc deve atentar pra usar umas chapinhas bem maleáveis e inserir com cautela no redutor pois as placas de contatos das rodas são muito frágeis e podem ser danificadas. Já estou com um projeto (desenhado na parede, lembra do gato?) Que vai proporcionar a limpeza de qualquer locomotiva independente da marca. Amém. Um forte abraço.
@@essavidaduradeaposentado Amigo eu fiz uma pergunta aqui nos comentários, se puder me ajudar agradeço muito viu, pois o Senhor entende muito e eu sou iniciante! Parabéns pelos vídeos!
Abraços.
Bom dia.
Excelente, entre tantos outros vídeos.
No meu caso eu já me dei mal com a questão de limpeza das rodas. Acabei aprendendo. Desmonto a carcaça com as engrenagens e rodeiros, prendo a flange do eixo sem fim em uma micro retifica, ligo em baixa velocidade, limpo e faço polimento sem problemas.
Revisão nos contatos.
Lubrifico tudo e monto.
Dá trabalho mas fica 100%.
Zanon
Excelente!!
Ótimos vídeos, Waldo! Sempre com muita informação e bom humor! Aguardamos mais vídeos! Bom 2023 pra você, abraço!
Obrigado! dei uma pausa mas em breve estarei postando mais vídeos.
Oi Waldo, sou de Jaboatão dos Guararapes - PE. região metropolitana d0 Recife. Recém inscrito no canal. descobri seu canal por acaso, assistindo vídeos do TH-cam. Me encorajou no recomeço do Férreo modelismo. Excelente vídeo. Tá sendo enriquecedor as experiências transmitidas. Ri demais nas comparações nos desfiles de modas.
Olá Luciano! Fico feliz em estar contribuindo para o seu retorno. Sucesso.
Meu caro Waldo, Primeiramente receba meus parabéns pelo seu trabalho. Você é portador de habilidade e criatividade ímpar. Sua didática é direta, clara e objetiva auxiliando a todos nós hobbystas. Permita-me uma observação. Quando pretender patentear qualquer invenção ou inovação, por favor não anuncie publicamente e tampouco mostre como se faz ou ainda apresente um vídeo utilizando o novo produto. O processo de patente requer sigilo até o deposito no INPI. Esperando que me perdoe pela audácia da observação, finalizo esta mensagem desejando que receba todo o respeito e toda a admiração deste seu fã. Silvio
Olá Silvio!! Obrigado pelos elogios generosos e obrigado também pela orientação com relação ao processo de patente. Grande abraço.
Gostei muito. Foi útil pra mim. Vou fazer isso nas minhas locomotivas
Que bom o vídeo ter sido útil.
Boa noite Sr Waldo. Interessante o processo, só faltou um vídeo do tornado na maquete kkk
Boa noite! Chega de tornado, foi grande a faxina, rsrsrs.
Gostei da ideia, bem criativo esse novo método. Eu uso a escova ou o papel com álcool isopropílico
Obrigado!!
Ok Paulo vou tentar rever seu vídeo sobre a colocação de brita em trilhos muito.obrigado pela dica um grande abraço
Disponha. Grande abraço.
Parabéns pelo vídeo !!!
Esclareceu para muitos de nós, que estamos começando no Ferromodelismo.
Achei a última opção com a lixa perfeita.
Obrigado!! Com relação a utilização da lixa, não esqueça que tem q ser para limpeza severa e ser bem fina, para não produzir riscos nos rodeiros, de preferência uma lixa já bem usada.
Parabéns pelo seu canal e vídeo 👏🤩👏 parabéns 👏
Obrigado!!
Olá valdo , gostaria de saber qual éo rpm da locomotiva u20 , e se ele é 12 volts ou 15 volts , desde já obgdo , muito bem explicado seus videos , parabens 👏👍🙏
Chegou a hora de usar sua dica. Obrigado
Espero ter ajudado
Boa Waldo, ficou excelente a demonstração do processo de limpeza!
Mais um excelente vídeo!
Obrigado amigo!!
Exelentes dicas! Fiquei interessado na camiseta.
Obrigado. quando o canal crescer mais vou sortear, rsrsrs.
muito bem
Muito bom o vídeo. Eu uso o limpador parecido com o seu comprei na Giltec de SP. E passo também KAOL para isso uso aquele palito de unha de mulher com algodão. Coloco a locomotiva de cabeça para baixo. Em um truque passo o limpador com as cerdas e no outro o KAOL. Depois inverto. Finalizo passando algodão limpo ou pano. Fica muito melhor os contatos. Claro sem esquecer a parte do rodeiro que tem contato com a lâmina de cobre de energização que vai para o motor. Lá também oxida e fica com óleo
Obrigado!! o uso do Kaol, a limpeza fica excelente. eu não abordei a limpeza das lâminas de contato pois o vídeo estava ficando muito longo. Falarei no futuro.
Cara vc e fodaaaaa eu não tenho a paciência que vcs tem
Obrigado!! as vezes falta paciência, rsrsrs.
muito legal gosto muito assistir seus videos
Obrigado!!!
Obrigado pela dica
Comprei as escovinha de aço vou fazer um muito obrigado pela dica amigo DEUS abençoe
Eu que agradeço por prestigiar meu canal. abraço.
Eu tive um problema com uma locomotiva e mandei fazer uma revisão na loja de Ferromodelismo. Aí o rapaz da loja disse que a melhor maneira de limpar é desmontar a carcaça e limpar tudo com cotonete ou algodão molhado com benzina. Problema que benzina é difícil de achar hoje em dia.
Sim mas aí é uma limpeza profunda, trabalhosa e só se faz em casos extremos.
@CartaVerde-jj3ulAqui em sampa só lá no centrão...
Para variar mais um excelente vídeo didático e cheio de detalhes explicando as técnicas de limpeza das rodas das locomotivas.
Achei fantástica também a dica de fazer a limpeza em trilhos separados da maquete. Parabéns novamente Valdo! Abraço.
Obrigado amigo!! Grande abraço.
Hahahaha furacão
Faz um vídeo ensinando como limpar e tirar a ferrugem das rodas dos vagões
Essa é uma ótima ideia para um próximo vídeo, vou anotar!
Esse pra mim é inédito, muito bom! Parabéns!
Obrigado!!!
Nossa Waldo, deu ruim o drone. 😂😂😂😂
Criou um tornado!!!!
A proxima filmagem aérea experimenta usar o drone desligado sem acionar os motores, segura o drone com a mão e usa só o gymball do drone. Hehehehe
Esse método de limpar as rodas é o mais prático, eu uso isopropílico também, pois esse alcool é proprio para eletrônica.
Eu já ví esse método de lixinha na lamina em um vídeo gringo.
Olá Eduardo!! Vou fazer outras tentativas de filmagem com o drone. Realmente a limpeza com o álcool isopropílico é bem eficiente. A limpeza das rodas com o estilete e lixa, eu realmente nunca tinha visto mas por ser óbvio eu tenho certeza que muitas pessoas utilizam. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Hehehe, fica top tomada aérea, dá pra usar o drone desligado ou um gymball de mão com um pau extensor.
Mas o furacão foi bem sinistro, cenas fortes!!!!!! Hehehehe
Parabéns pelo passo a passo, muito útil e esclarecedor. Seria possível postar o passo a passo da montagem da sua escova de limpeza?
Obrigado pela sugestão, vou ver a possibilidade.
Gostei das dicas!
Que ótimo!
Ótima explicação
Obrigado
Eu faço exatamente dessa forma , falta muita coisinha ainda em ba sua maquete aos poucos chega lá
Excelente!! Eu brinco mais que trabalho, rsrsrs.
Eu faço sempre com alcool isopropilico.
Gostei do vídeo muito bom , as ferramentas criadas são show porém não usaria lixa para fins de limpeza pois mesmo super fina pode causar arranhões nos quais entraria sujeiras . Um forte abraço.
Olá Wiliam! vc tem razão, a lixa sempre deixa arranhões e deve ser evitada, no processo com o uso da lâmina de estilete o mais adequado é utilizar um papel com o álcool isopropílico. Obrigado pela observação e um grande abraço.
Muito bom, eu uso o método tradicional mesmo com papel toalha e álcool.
Obrigado! Esse é um método simples e prático.
Suas dicas sempre excelentes e expostas de forma muito didática ( se não é professor deveria sê-lo!)...Uso o método do papel toalha para limpar a superfície das rodas, mas álcool isopropilico nas superfícies internas e nos contatos das rodas...Um pano limpo umedecido com WD para os trilhos e depois álcool isopropilico, inclusive nas faces externas das agulhas dos AMVs....O vagão Limpa Trilhos é uma alternativa que também uso, umedecendo a camurça com álcool...Uma dica que acho talvez seja interessante para alguns é que periodicamente substituo a camurça por uma nova...São fáceis de encontrar em qualquer oficina de sapateiro que geralmente nem cobram por uns retalhos desse material...a camurça pode ser colada ao chumbo com cola de contato Brascola....
Também concordo que o uso do papel toalha, WD e álcool isopropílico é o método mais eficiente. Não comentei a respeito do vagão limpa-trilhos porque não tenho, ia falar isso no vídeo mas por falha minha, acabou ficando fora do roteiro, obrigado pela dica da troca da camurça e pelo seu comentário. Abraço.
Que trabalho que esse drone deu hein amigo?
😂😂😂😂😂😂😂😂
Olá boa tarde muito boa todas as ideias,uma dica para desinchar as rodas desingrachante vendido mas lojas de tinta
Excelente ideia, obrigado pelo comentário.
Os desengraxantes para pintura automotiva vendidos nas lojas de tintas, salvo melhor juízo, são a base de benzina então é só ter o cuidado para não cair nas partes plásticas.
Muito bom. Mas deve-se aproveitar esse momento para limpar tb as rodas nas laterais onde os captadores de energia fazem o contato. Nas locomotivas da frateschi ficam nas laterais das rodas. O que eu acho mais difícil pois se não tiver cuidado pode danificar os contatos que são bem fininhos.E mais uma vez parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado!! ótima observação. Eu não comentei a respeito para que o vídeo não se alongasse mas abordarei esse tema em posteriores postagens. Obrigado por assistir meus vídeos.
Você falando do vento do drone e eu me perguntando como ele fez para os veículos andarem. Foi o vento.
Rsrsrs.
Boa tarde Paulo eu vi seu vídeo para colocar brita nos trilhos qual a espessura do cana aplicador que você fez
Boa tarde! Cano de esgoto de PVC de 50mm.
Ok. Te
Tem algum separador central no interior do cano
@@antoniodomenicisferreira8618 vc pode colocar uma chapa pra diminuir a quantidades que vai descer aí coloca a brita só em um compartimento.
Eu usava um cotonete de bom bril com óleo de máquina Singer e usava até nis trilhos 40 anos .minha maquete está na caixa parada 22 anos e lacrada.nao sei se os brinquedos funciona mais deve está tudo oxidado.
Vamos lá, faz uma boa limpeza, bota pra rodar e descreva pra nós como estava e como ficou.
Comecei colecionando caixas básicas,ainda na escola técnica e através de um livro lançado "um conceito de vida**Fernando Banas,Black & Decker ",meu sonho ganhou altura e um belo dia tive que entregar a casa e respirei, peguei meu serrote e fui acabando com aquele super pequeno mundo, empacotando o que poderia e nunca mais tive coragem de abrir.quando eu olho para cima do meu armário,sei que um mundo ali adormece e através desses vídeos maravilhosos me transporto,para àquele passado que um dia fez parte da minha vida. Nunca desistam e use um serrote.muito show,que voltar a usar o boné e meu apito viajar com vcs
Boa noite Waldo, parabéns pelos processos criados. Faça logo a Patente, pois deve ter alguém no ramo de olho em sua criações, vale a pena tentar, pois no ramo de Ferromodelismo e muito grande, boa sorte. OBS: camiseta e única, ou tem para aquisição ? grande abraço........
Obrigado!! A ideia é divulgar pra incentivar as pessoas a criarem soluções práticas e com materiais acessíveis. A ideia de vender camisetas promovendo meu canal me incomoda, não acho certo, quando o canal atingir um outro patamar talvez eu ofereça de brinde. Me lembre disso no futuro, rsrsrs.
Forte abraço.
Olá tudo bem, tenho uma maquete de bom tamanho a pouco tempo adquiri o sistema digital da MRC ADVANCED igual o seu tenho algumas locomotivas com decoder, mas ainda tenho muitas no sistema analógico, gostaria de utilizar por enquanto os dois sistemas e quero instalar uma chave de alavanca 3 posições para mudança de DCC para DC não sei como fazer, você poderia me orientar.?
Olá, a chave tem 6 saídas certo? Olhando ela na horizontal, as 2 saídas centrais são ligadas nos trilhos, e os controles são ligados um em cada lateral. É difícil explicar aqui os comentários mas espero ter ajudado.
N sou do ramo.... M se n tiver nenhum componente de borracha, usaria um car80 pra dissolver qualquer sujeira e depois um limpa contato pra retirar toda impureza e e resido do car80
O Car 80 é muito agressivo e próprio pra impurezas incrustadas, vai servir mas no caso dos trilhos HO, o álcool isopropílico vai ser satisfatório.
@@essavidaduradeaposentado he realmente ele é muito forte
Olá, tudo bem? O senhor sabe me dizer se é normal a locomotiva Consolidation da Frateschi patinar mesmo em retas? Se puder me responder agradeço imensamente amigo!
Abraços.
Olá!! A locomotiva Consolidation da Frateschi tem uma característica incomum que é ser empurrada pelo tender que detém a tração, isso por si só é um problema pois as rodas da locomotiva tem que estar bem soltas, faça esse teste. Outro problema é o pequeno peso do tender dificultando a aderência das rodas nos trilhos, verifique se existe resíduos de óleo nas rodas e trechos do trilho em que ela patina e não se esqueça de verificar a integridade dos anéis de borracha das rodas. Espero ter ajudado. Abraço.
@@essavidaduradeaposentado Meu amigo obrigado pela atenção, ajudou sim, ela está sem os aros de borracha, descobri que ela tem que ter esses aros.
Obrigado viu e sucesso sempre!
E se ao invés de um papel sulfite ou toalha, eu usar uma lixa dagua bem fina (naquele 1o método)? Vc assina embaixo?
A lixa sempre vai riscar os rodas mesmo que não seja perceptível a olho nú, só deve ser utilizado em caso extremos para retirar alguma imperfeição e em seguida deve ser polida. Eu utilizo as vezes a lixa 1200 já bem desgastada no processo com a lâmina de estilete mas somente em casos extremos. Espero ter ajudado.
@@essavidaduradeaposentadoBobagem o que eu disse. O que daria para fazer, sendo bem cuidadoso, seria utilizar um trilho de contato e uma lixa bem fina com esse método que vc mostrou da lâmina. O detalhe é que seria necessário limpar cada lado de uma vez.
De qual cidade o sr. e?
RJ
😂😂😂🚂
kkk
Primeiro fixado
Valeu!!!
@@essavidaduradeaposentado dnd