Ah, sou do time das 4 cordas! Haha. Até tenho um baixo 5c, mas não me adaptei à 5a corda! Gosto da pegada clássica, do visual vintage. Hehe Além do mais, particularmente, gosto de tirar músicas pensando que posso reproduzi-las em qualquer outro baixo. Uma música pensada para baixo de 5c não poderei tocar com a mesma vibe em baixos 4c. No mais, dá para tocar qualquer gênero em qualquer tipo de baixo. Isso depende mais de gosto pessoal mesmo, do quanto o baixista quer dar de peso ou do quanto quer tirar hamonias e solos ou de como quer groovar. Aí é como você falou: quer mais peso? Arrisque 5c. Quer algo mais dinâmico e clássico? 4c pode cair bem. Quer solar e explorar agudos? 6c, por que não? 😊 E para todos os efeitos, nada que um oitavador não possa ajudar. Haha
Boa noite André sou super fã seu , eu tenho um contra baixo de 4 cordas ainda tô no nível intermediário e pretendo comprar um baixo de 5 cordas por que eu adoro o peso da corda sizão da um peso gigantesco e a característica do contra baixo é o gravão pesado ,eu amo esse instrumento. Um abraço André e q Deus te abençoe sempre 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼🙏🏻
4 cordas: Slap 5 cordas: Adicional de grave pra balanceio 6 cordas: Improviso, Harmonia e infinitas possibilidades! Eu: 5 cordas certeza. Sou iniciante/intermediário mas sempre fui apaixonado por 5 cordas!
Vendo esse vídeo em 2024, mas é isso msm. O baixo de 5 cordas é mais versátil, levando em consideração que o q vc faz com um de 4 cordas dá para fazer em um de 5 cordas, mas o q vc faz com um de 5 cordas n dá para fazer com um de 4 cordas.
5 หลายเดือนก่อน
Obrigado pela participação! Curso DominaBaixo www.dominabaixo.com.br/
Cada qual com suas particularidades, seja 4, 5, 6 ou mais. Com qualquer um da pra fazer um bom som. Já vi Victor wooten tocar com 5 e 6 cordas tbm. Ele usa uma tarraxa “D Tuner “ da Hipshot que muda a corda mi pra Ré. Daí a carta na manga. Pra quem fala do forró, faísca Bass do Mastruz gravou muitos cds com um factor de 4 cordas, minha opinião, bass de 4 cordas é o baixo, o resto é adereço. oBS: tenho de 4,5,6 e uso dependendo da ocasião.
Tbm concordo que para estúdio e igreja o de 5 cordas é mais completo, ele atende tds as necessidades, pois tem a função do de 4 cordas além de ter a sizona
Eu acho que um de 5 cordas é melhor pra quem toca na igreja,porq na igreja toca todo tipo de músicas kkkk,dar pra tocar com um de 4 cordas,mais o de 5 é melhor por conta da corda grave
Meu pai toca violão 7 cordas, a sétima é em DÓ. Fui criado vendo essas rodas de samba,pagodes, chorinhos, músicas dos anos 60 a 80. Só música boa e de qualidade. Gosto de sons graves, ainda nem baixo eu tenho, mas acredito que fico na dúvida se seria melhor um com 4 ou 5 cordas.
eu me acostumei a afinar em Re (não dropado, a afinação padrão só que um tom abaixo) já que eu acho muito mas comun precisar o Re que o resto do registro, já tentei em Do mais acho mas confortável em Re
Já vi um vídeo do Victor Wooten no estúdio gravando com baixo de 6 cordas, porém não com a msm desenvoltura igual ao de 4 cordas, foi mais uma gravação de acompanhamento.
Andre além do baixo de 5 cordas bom também ressaltar que o modelo com captação JAZZ BASS .. e muito mais versátil.! Ou um baixo JAZZ Man. Tenho um Cort gb74.. e um Yamaha BB 425.. sinto muita diferença entre eles.. estou pensando em pegar um jazz Bass 5 cordas.. pra fechar meu setup de baixos.! Valew pelas dicas são válidas e muito importantes para todos os músicos.!
Tudo depende da Música que vai ser tocado ou Estilo. Eu por exemplo quando o assunto é voltado sobre Músicas Antigas é 4C anos 70 80 ou 5C nos anos 90. Gosto particular seria 4C mais curto tbm baixo de 5C. 6C seria mais pra Harmonização, Técnica de Two Hand, Samba na praia do Boris, Prateado e Forró.
Engraçado q jaco pastorius tocava um baixolão 5 cordas, porem com uma corda DO aguda, possivelmente pra fazer arranjos e compor, ja q ele o mantinha mais em casa ate onde eu sei! Gosto da ideia de aumentar a afinação, mas sempre bom ter tmb um alcance mais baixo, por isso com o tempo pretendo adiquirir um 6 cordas, ja q tmb gostaria de compor no baixo, algo q é legal, mais meio limitado no de 4 cordas!
Pra mim, na minha opinião cada um que use o contrabaixo de acordo com a sua necessidade e gosto tmb. E também vale saber usar o instrumento que está em mãos e fazer oque der com ele. Mas sim, contrabaixos de 5, 6 cordas abrangem mais a possibilidade de tirar outros sons e etc, agora vai de cada um usar, escolher o tipo de contrabaixo de acordo com seu gosto e necessidade.
Baixista e estão iguais a maioria dos guitarriatas acreditando que para ser bom tem que ser um virtuose. Eu sou fã do som simples (sem firulas) porém contundente, do Adam Clayton.
Toco Baixo desde 2000, ou seja, há 20 anos. O meu mesmo tem 4. Porém, durante 15 anos, toquei com o de 6 cordas na época da igreja. E sempre gostei dos modelos de 6 cordas, pois sempre toquei na igreja e me atendia melhor. Na igreja, havia modelo de 5 cordas, mas não gostava de usá-lo. Como sempre gostei de fazer "frases" muito agudas, acordes e improvisos, a corda "dó" é bastante útil pra mim. Na igreja, eu tocava de tudo: Do Jazz ao Baião. Isto é mais de foro íntimo do músico.
Curto o baixo devido o forró, sertanejo, pisadinha... e pretendo aprender a tocar baixo e o que vejo nesses estilos é o de 5 cordas. Então acho que iniciar com o de 4, nesse caso, não seria o mais indicado já que não chegaria no som que tem o baixo de 5 cordas nesses estilos. Acho até que frustaria
Eu gosto muito do baixo de 4 cordas. Mas se for pra ter mais cordas eu prefiro ir logo pro de 6 do que pro de 5, não que o 5 seja ruim, inclusive o baixo da minha igreja é de 5 e eu toco nele sem problema e é um ótimo baixo, um trbx 305 da yamaha, é mais uma questão de preferência mesmo, baixo de 5 já é muito usado pela maioria. Se for pra ter 2 baixos seria, pra mim, um de 4 e um de 6.
Tô lascado Vou começar aprender agora e não gosto de baixo de 5 e 6 cordas, mas vou ter que comprar um de 5 também. De 6 nem a pau, não vejo graça nem curto aquelas firulas nas notas agudas.
@@LeonardoSilva-te6oq como tu podes dizer que o braço do de 5 é mais fino ? E se sou metido ou não , eu me garanto tocando , eu sustento o que falo com o baixo na mão
@@romulobass9668 e sim mais finno manno mais pow cara .... Mais não vi humildade em vc cara cara .... Vc poderia dizer nos primeiro comentários que eu tava errado .. Mais vc mexeu com uma coiza que tem nada Av com o baixo ....
Baixo de 5 e 6 cordas são legais mais versáteis, muito top , mais o de 4 cordas ... Se tá doido ! Quando se fala em baixo as pessoas lembra na hora do instrumento de gravezao e 4 cordas !
Ola respeito a sua opinião , mas esses nomes de baixista que você mencionou . Amigo não é bem assim não e só jazz , já ouviu falar no Rush , Deep Purple , Rolling Stones , ACDC , BEATLES , etc etc etc , Mei Deus.
4 ปีที่แล้ว +6
Sim, até citei Red Hot, não só Jazz, é que a maioria do público do canal pergunta pra tocar Forró, Pagode, Gospel, Sertanejo etc... Respeito sua opinião também.
Jaco Pastorius dizia, com humildade: "porquê dificultar ainda mais as coisas com 5 cordas se já é complicado com 4"
E olha só o que ele fez no baixo de 4 cordas. Foi algo absurdo, de tão difícil.
O ideal mesmo e saber tocar independente de quantas cordas seja. Mas cada um com sua preferência né André.
Na verdade não pq tem grande diferença entre os 3 tipos de baixo
Ah, sou do time das 4 cordas! Haha. Até tenho um baixo 5c, mas não me adaptei à 5a corda! Gosto da pegada clássica, do visual vintage. Hehe
Além do mais, particularmente, gosto de tirar músicas pensando que posso reproduzi-las em qualquer outro baixo. Uma música pensada para baixo de 5c não poderei tocar com a mesma vibe em baixos 4c.
No mais, dá para tocar qualquer gênero em qualquer tipo de baixo. Isso depende mais de gosto pessoal mesmo, do quanto o baixista quer dar de peso ou do quanto quer tirar hamonias e solos ou de como quer groovar. Aí é como você falou: quer mais peso? Arrisque 5c. Quer algo mais dinâmico e clássico? 4c pode cair bem. Quer solar e explorar agudos? 6c, por que não? 😊
E para todos os efeitos, nada que um oitavador não possa ajudar. Haha
Show de bola gostei muito de seus comentários foram proveitosos!
O ideal é 6 cordas como dizia o grande nico Assunção Mestre de 6 cordas pq o conhecimento e infinita ossss🤩😎🏆🏅🥋🇧🇷🙏
sim
Acho que a 5° corda permite mais opções de arranjos mas acho errado vincular o baixo ao estilo de música.
E maio me dei de presente um Squier Affinity 5 cordas. Tô felizaço da vida. Antes tocava no meu SX JB 4 cordas
Boa noite André sou super fã seu , eu tenho um contra baixo de 4 cordas ainda tô no nível intermediário e pretendo comprar um baixo de 5 cordas por que eu adoro o peso da corda sizão da um peso gigantesco e a característica do contra baixo é o gravão pesado ,eu amo esse instrumento.
Um abraço André e q Deus te abençoe sempre 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼🙏🏻
Qndo toco num Bass de 4c, sinto MT falta do "Sizão" , porisso curto mais o de 5c.
4 cordas: Slap
5 cordas: Adicional de grave pra balanceio
6 cordas: Improviso, Harmonia e infinitas possibilidades!
Eu: 5 cordas certeza. Sou iniciante/intermediário mas sempre fui apaixonado por 5 cordas!
Vendo esse vídeo em 2024, mas é isso msm. O baixo de 5 cordas é mais versátil, levando em consideração que o q vc faz com um de 4 cordas dá para fazer em um de 5 cordas, mas o q vc faz com um de 5 cordas n dá para fazer com um de 4 cordas.
Obrigado pela participação!
Curso DominaBaixo www.dominabaixo.com.br/
7:00 lembrei do baixista Júlio Cesar da banda catedral kkkkkk
Porém o Júlio Cesar é um baita de um baixista, referência.
Cada qual com suas particularidades, seja 4, 5, 6 ou mais. Com qualquer um da pra fazer um bom som. Já vi Victor wooten tocar com 5 e 6 cordas tbm. Ele usa uma tarraxa “D Tuner “ da Hipshot que muda a corda mi pra Ré. Daí a carta na manga. Pra quem fala do forró, faísca Bass do Mastruz gravou muitos cds com um factor de 4 cordas, minha opinião, bass de 4 cordas é o baixo, o resto é adereço. oBS: tenho de 4,5,6 e uso dependendo da ocasião.
Forro antigo era tônica terça e quinta forro atual já tem muito mais coisas e aí a quinta corda faz diferença.
Tbm concordo que para estúdio e igreja o de 5 cordas é mais completo, ele atende tds as necessidades, pois tem a função do de 4 cordas além de ter a sizona
Eu acho que um de 5 cordas é melhor pra quem toca na igreja,porq na igreja toca todo tipo de músicas kkkk,dar pra tocar com um de 4 cordas,mais o de 5 é melhor por conta da corda grave
Questão de gosto, ponto final.
Tenho um Bass de 5 cordas e um de 4 cordas. Uso mais o Ibanez de 5 Na igreja. Top André
Meu pai toca violão 7 cordas, a sétima é em DÓ. Fui criado vendo essas rodas de samba,pagodes, chorinhos, músicas dos anos 60 a 80.
Só música boa e de qualidade. Gosto de sons graves, ainda nem baixo eu tenho, mas acredito que fico na dúvida se seria melhor um com 4 ou 5 cordas.
eu me acostumei a afinar em Re (não dropado, a afinação padrão só que um tom abaixo) já que eu acho muito mas comun precisar o Re que o resto do registro, já tentei em Do mais acho mas confortável em Re
Já vi um vídeo do Victor Wooten no estúdio gravando com baixo de 6 cordas, porém não com a msm desenvoltura igual ao de 4 cordas, foi mais uma gravação de acompanhamento.
Andre além do baixo de 5 cordas bom também ressaltar que o modelo com captação JAZZ BASS .. e muito mais versátil.! Ou um baixo JAZZ Man. Tenho um Cort gb74.. e um Yamaha BB 425.. sinto muita diferença entre eles.. estou pensando em pegar um jazz Bass 5 cordas.. pra fechar meu setup de baixos.! Valew pelas dicas são válidas e muito importantes para todos os músicos.!
Tudo depende da Música que vai ser tocado ou Estilo. Eu por exemplo quando o assunto é voltado sobre Músicas Antigas é 4C anos 70 80 ou 5C nos anos 90.
Gosto particular seria 4C mais curto tbm baixo de 5C.
6C seria mais pra Harmonização, Técnica de Two Hand, Samba na praia do Boris, Prateado e Forró.
5 e lindo mesmo André show gostei e som e lindo
Engraçado q jaco pastorius tocava um baixolão 5 cordas, porem com uma corda DO aguda, possivelmente pra fazer arranjos e compor, ja q ele o mantinha mais em casa ate onde eu sei!
Gosto da ideia de aumentar a afinação, mas sempre bom ter tmb um alcance mais baixo, por isso com o tempo pretendo adiquirir um 6 cordas, ja q tmb gostaria de compor no baixo, algo q é legal, mais meio limitado no de 4 cordas!
top mano!!!
O finado Nico Assunção era defensor do baixo de 6 cordas.
E tem que ter um Si bonito pq tem uns que vou te contar...
Pra mim, na minha opinião cada um que use o contrabaixo de acordo com a sua necessidade e gosto tmb. E também vale saber usar o instrumento que está em mãos e fazer oque der com ele. Mas sim, contrabaixos de 5, 6 cordas abrangem mais a possibilidade de tirar outros sons e etc, agora vai de cada um usar, escolher o tipo de contrabaixo de acordo com seu gosto e necessidade.
Na duvida tenha os dois kkkkkkkkkkkkkkkkkk
5 cordas é minha meta.
Baixista e estão iguais a maioria dos guitarriatas acreditando que para ser bom tem que ser um virtuose. Eu sou fã do som simples (sem firulas) porém contundente, do Adam Clayton.
Toco Baixo desde 2000, ou seja, há 20 anos. O meu mesmo tem 4. Porém, durante 15 anos, toquei com o de 6 cordas na época da igreja.
E sempre gostei dos modelos de 6 cordas, pois sempre toquei na igreja e me atendia melhor. Na igreja, havia modelo de 5 cordas, mas não gostava de usá-lo.
Como sempre gostei de fazer "frases" muito agudas, acordes e improvisos, a corda "dó" é bastante útil pra mim.
Na igreja, eu tocava de tudo: Do Jazz ao Baião.
Isto é mais de foro íntimo do músico.
Curto o baixo devido o forró, sertanejo, pisadinha... e pretendo aprender a tocar baixo e o que vejo nesses estilos é o de 5 cordas. Então acho que iniciar com o de 4, nesse caso, não seria o mais indicado já que não chegaria no som que tem o baixo de 5 cordas nesses estilos. Acho até que frustaria
Eu gosto muito do baixo de 4 cordas. Mas se for pra ter mais cordas eu prefiro ir logo pro de 6 do que pro de 5, não que o 5 seja ruim, inclusive o baixo da minha igreja é de 5 e eu toco nele sem problema e é um ótimo baixo, um trbx 305 da yamaha, é mais uma questão de preferência mesmo, baixo de 5 já é muito usado pela maioria. Se for pra ter 2 baixos seria, pra mim, um de 4 e um de 6.
Jaco tinha um baixolão de 5c.
Top demais!
Tô lascado
Vou começar aprender agora e não gosto de baixo de 5 e 6 cordas, mas vou ter que comprar um de 5 também.
De 6 nem a pau, não vejo graça nem curto aquelas firulas nas notas agudas.
Será que se começar as cordas pelo "sízão"no baixo de 4 cordas fica bom?
O meu sonho é ter baixo de 4 5 e 6 cordas se possível fender jazz Bass Ibanez 5 cordas e washburning de 6 kkkk
Eu Tenho um 5 cordas em casa Na igreja toco de 4 cordas ..
Porque você só usa de 4 cordas ?
Não é só pelo nome não hein... Victor Wooten com 1 corda bota no bolso 99% dos baixistas do mundo kkkk
O de 5 corda e melhor Porq e mais leve eo braço tbm é mais finno ...
Teu cu
@@romulobass9668 manno só minha opinião me respeite ....vc é mais um dos músicos que são metidinho ne não tem humildade .... Ne
@@LeonardoSilva-te6oq como tu podes dizer que o braço do de 5 é mais fino ? E se sou metido ou não , eu me garanto tocando , eu sustento o que falo com o baixo na mão
@@romulobass9668 e sim mais finno manno mais pow cara .... Mais não vi humildade em vc cara cara .... Vc poderia dizer nos primeiro comentários que eu tava errado .. Mais vc mexeu com uma coiza que tem nada Av com o baixo ....
O número intermediário entre 4 e 6, é apenas um complicador desnecessário.
Braguinha toca no baixo de 4 cordas.
Baixo de 5 e 6 cordas são legais mais versáteis, muito top , mais o de 4 cordas ... Se tá doido ! Quando se fala em baixo as pessoas lembra na hora do instrumento de gravezao e 4 cordas !
4 cordas sempre!
tmj
Ola respeito a sua opinião , mas esses nomes de baixista que você mencionou . Amigo não é bem assim não e só jazz , já ouviu falar no Rush , Deep Purple , Rolling Stones , ACDC , BEATLES , etc etc etc , Mei Deus.
Sim, até citei Red Hot, não só Jazz, é que a maioria do público do canal pergunta pra tocar Forró, Pagode, Gospel, Sertanejo etc... Respeito sua opinião também.
Vim mais rapído que a fome do comunismo