1:51 - São Tomás de Aquino já explicava que o prazer é o efeito de uma ação completada. E este efeito não está na própria ação, o efeito é um resultado subjetivo que você obteve, portanto, não tem como explicar a poesia pelo prazer que ela proporciona, porque para ela proporcionar prazer ela precisa fazer alguma coisa, e é esta coisa que a define e não o prazer evidentemente. Pelo prazer você não pode sequer definir o sexo. Você vai definir o sexo como uma forma de prazer? Eu digo, como? Só dá prazer se você fizer determinadas coisas. Por exemplo, comer também é um prazer, mas você só terá prazer se você de fato comer. A palavra prazer é a mesma nos dois casos, mas a atividade de comer é diferente da atividade do sexo. Então você não pode definir nem um e nem outro pelo prazer, porque o prazer está presente como um efeito que você obteve mediante várias atividades totalmente diferentes. Então, o que consiste estas atividades? Então definir a poesia pelo prazer é absolutamente inviável. Inclusive há formas de prazer muito mais intensas do que ler uma poesia. Você pega aqui uma pessoa normal e coloca o livro do T.S. Eliot e uma mulher pelada ao lado, no que ela vai prestar atenção primeiro?
Porra! Esse final aconteceu comigo, a mulher que eu amava não me quis e hoje está com um homem ruim e ciumento. Coitada dela 😂 kkk! E hoje tenho um futuro promissor e eu poderia fazê-la muito feliz, mas é tarde para nós.
Bem amigos é importante termos serenidade ao votar ainda mais que o PT deixou claro que pretendem regular e proibir as pessoas físicas na bolsa, vão regular a s redes sociais e calar a imprensa, sem falar no atrazo que pretendem jogar a economia do BR, pensei muito e vou de Bolsonaro vai ser 22 dia 30, é uma questão de sobrevivencia, que Deus os abençoe e sua família
Oi Milene, então, eu tinha esses vídeo em meu canal, mas infelizmente tive que remover todos pois a éRealizações que detém os direitos do MFS me deu dois sttikes e quase perdi o canal. Creio eu que se vc procurar no TH-cam vc os encontra fácil. Abraço.
Gostaria de aprender esse amor ao próximo incrível que Olavo pratica antes de morrer. Já tentei os exercícios e descobri que tudo isso existe mas caí num outro problema: qual é o sentido de amar? Para quê amar os outros? É um esforço sem retorno que rapidamente cobra um preço crescente à medida que o outro demonstra total falta de mérito de ser amado, antes ao contrário. O desprezo ao próximo é compreensível e leva à economia de esforço e alocamento de tempo a atividades produtivas. O amor ao próximo é um mistério e só leva a mais sofrimento sem recompensa, traições, decepções. Por quê Cristo ama o homem? O que ele espera ganhar com isso? Os santos que o amam de volta são um punhadinho de pessoas, tanto que qualquer pessoa superior se destaca para quem a conhece de tão raras que são essas pessoas. A mim parece que as pessoas buscam as outras somente por medo da solidão, para evitar uma situação onde a pessoa se confrontaria consigo mesma sem distrações, sem se ocupar dos problemas dos outros para esquecer os próprios. Existe "amizade" em algum nível, mas é tudo muito fraco e condicional, mudando o contexto um pouquinho acaba a "amizade". Talvez a "amizade" seja apenas uma estratégia para dissuadir agressão e conflito aberto onde venceria o mais forte ou o mais cruel - é claro que existe amizade verdadeira com amor, e eu conheci uma assim durante a infância, mas por isso mesmo eu sei que é tão raro quanto os santos, ninguém mais que eu conheci na vida teve uma amizade tão forte e com sacrifícios amorosos mútuos como eu tive. "Amor ao próximo" não faz sentido. Você pode obter companhia, "amizades", seduzir os outros para que gostem de você, filhos, tudo nessa vida sem amor, que é o caso da grande maioria das pessoas, então qual é o sentido de amar?
Não sou muito religioso, mas uma frase que sempre que intrigou da biblia foi a "amar teu próximo como a ti mesmo".. pra resumir muita reflexão eu acho que o significado real dessa frase não é simplesmente "ame o próximo pra você ser bonzinho" ou "seja trouxa e ame os outros do mesmo jeito que vc se ama mesmo que os outros não te dêem nada de volta", aliás eu acho que o foco dessa frase nem sequer é o "amar teu próximo". Acho que o mais importante é o "amar a ti mesmo" ... Isso parece contra-intuitivo, mas pense bem, quão difícil é amar a si mesmo? Não sei você, mas pra mim, amar a mim mesmo é um esforço diário que nem todo dia eu consigo. Faço as coisas errado, faço o que eu sei que não devia, não faço o que eu deveria fazer, sinto raiva de mesmo, sinto pena de mim mesmo, me xingo e me amaldiçoo e me ponho pra baixo. Agora imagina, se eu acho dificil me amar, eu que conheço todas as minhas falhas e fraquezas e sei de todas as minha limitações, amar os outros, cujas fraquezas e inseguranças eu sequer desconfio, é muito mais dificil. É muito mais fácil olhar pros defeitos dos outros e dizer "essas pessoas não valem nada, não têm caráter, são interesseiras, feias, desinteressantes, burras, etc..." Porém, quando você se esforça pra se amar, quando você consegue perdoar as suas próprias falhas, consegue entender suas próprias limitações e consegue aceitá-las sem se amaldiçoar por elas, então fica muito fácil olhar para os outros e empatizar com os defeitos deles sem julgamentos. Isto é, quando uma pessoa se comporta mal ou faz ou diz algo que te pareça errado, ruim ou feio, ao invés de imediatamente condená-la, você pelo menos se esforça para ver as coisas do ponto de vista daquela pessoa. Você se lembra que você também tem dias que não são bons e te fazem se comportar mal, você tem inseguranças que fazem com que você não seja você mesmo em certas situações, que você também às vezes reage espontaneamente de uma maneira ruim. Enfim, a questão não é amar o próximo de graça igual um bobo, a questão é amar a ti mesmo primeiro, e em seguida tentar se identificar com o próximo pra tentar extender o mesmo amor e perdão que você tem a você mesmo a ele. Nem sempre vai dar certo obviamente. Mas o importante é você tentar, e no final do dia, mesmo que não dê certo, você não perdeu nada. Se esse próximo não se provar merecedor do seu amor, quem perde é ele. Você segue se amando do mesmo jeito.
Tentar compreender o outro só é possível quando nós nos compreendemos, sem uma leitura interna dos nossos erros , acertos , fracassos , limitações fica impossível. Podemos sim julgar de forma errônea. O auto conhecimento é imprescindível.
A única resposta que acho pra essa pergunta é: porque é bom. Já estou semelhante a um viciado, é como o Olavo fala, amar ao próximo faz mais bem a si mesmo do que ao outro.
Que vídeo verdadeiro, quando eu era criança tentaram enfiar o catolicismo com o catecismo na minha cabeça não conseguiram, a missa não acompanha a Bíblia, tudo repetido,só Deus na causa.
"Tudo repetido" como assim? A bíblia também não é infinita! E o catecismo é a coisa mais fácil de se crer pq é basicamente o mais alto bom senso humano!
Deus o receba em sua Glória eterna. Vá em paz querido professor...
Simplificando o simples, que nós mais jovens, infelizmente, aprendemos a complicar, genial professor !
Bacana e muito prático‼️... Muito bom para "calibrar" as próprias emoções e sentimentos. Na adolescência, ajudaria colocar foco nos objetivos. 👍🧠🤓
Essa forma de amar é libertadora... Experimentem!
Ótimo trecho selecionado. Parabéns, Daniel! 👏🏽👏🏿👏
1:51 - São Tomás de Aquino já explicava que o prazer é o efeito de uma ação completada. E este efeito não está na própria ação, o efeito é um resultado subjetivo que você obteve, portanto, não tem como explicar a poesia pelo prazer que ela proporciona, porque para ela proporcionar prazer ela precisa fazer alguma coisa, e é esta coisa que a define e não o prazer evidentemente.
Pelo prazer você não pode sequer definir o sexo. Você vai definir o sexo como uma forma de prazer? Eu digo, como? Só dá prazer se você fizer determinadas coisas. Por exemplo, comer também é um prazer, mas você só terá prazer se você de fato comer. A palavra prazer é a mesma nos dois casos, mas a atividade de comer é diferente da atividade do sexo. Então você não pode definir nem um e nem outro pelo prazer, porque o prazer está presente como um efeito que você obteve mediante várias atividades totalmente diferentes.
Então, o que consiste estas atividades? Então definir a poesia pelo prazer é absolutamente inviável. Inclusive há formas de prazer muito mais intensas do que ler uma poesia. Você pega aqui uma pessoa normal e coloca o livro do T.S. Eliot e uma mulher pelada ao lado, no que ela vai prestar atenção primeiro?
Gênio kkkk
Olavo é sensacional
parece que ele é formado em ter razão
Ele é um gênio.
Deus o tenha professor
Que vídeo maravilhoso ! Vai me ajudar até na preparação para o meu casamento. Reze por mim , Daniel ! Parabéns pelo seu trabalho !
Caraca. O cara tem sempre razão.
Cheguei a msm conclusão sobre o amor sem ter ouvido essa explicação. É assustador
Meu deus que cara sábio velho.
Porra! Esse final aconteceu comigo, a mulher que eu amava não me quis e hoje está com um homem ruim e ciumento. Coitada dela 😂 kkk! E hoje tenho um futuro promissor e eu poderia fazê-la muito feliz, mas é tarde para nós.
Te entendo muito bem, meu amigo.
otimo video obrigado
Brilhante!
Bem amigos é importante termos serenidade ao votar ainda mais que o PT deixou claro que pretendem regular e proibir as pessoas físicas na bolsa, vão regular a s redes sociais e calar a imprensa, sem falar no atrazo que pretendem jogar a economia do BR, pensei muito e vou de Bolsonaro vai ser 22 dia 30, é uma questão de sobrevivencia, que Deus os abençoe e sua família
Pqp. Genial.
Qual a aula (ou aulas) presentes nesse vídeo, Daniel?
Leiam Dale Carnegie... tudo o que o Olavo fala aqui está registrado nos livros deste autor!
Não existe amor não correspondido.
Olavo de Carvalho é muito intelectual
Daniel Mota: eu gostaria de acompanhar as aulas de economia do MFS.
Oi Milene, então, eu tinha esses vídeo em meu canal, mas infelizmente tive que remover todos pois a éRealizações que detém os direitos do MFS me deu dois sttikes e quase perdi o canal. Creio eu que se vc procurar no TH-cam vc os encontra fácil.
Abraço.
@@danielmota ok. Abraço!
Vida longa a Olavo de Carvalho!
Olavo, orgulho brasileiro.
🔥👏🏼
Gostaria de aprender esse amor ao próximo incrível que Olavo pratica antes de morrer. Já tentei os exercícios e descobri que tudo isso existe mas caí num outro problema: qual é o sentido de amar? Para quê amar os outros? É um esforço sem retorno que rapidamente cobra um preço crescente à medida que o outro demonstra total falta de mérito de ser amado, antes ao contrário. O desprezo ao próximo é compreensível e leva à economia de esforço e alocamento de tempo a atividades produtivas. O amor ao próximo é um mistério e só leva a mais sofrimento sem recompensa, traições, decepções. Por quê Cristo ama o homem? O que ele espera ganhar com isso? Os santos que o amam de volta são um punhadinho de pessoas, tanto que qualquer pessoa superior se destaca para quem a conhece de tão raras que são essas pessoas.
A mim parece que as pessoas buscam as outras somente por medo da solidão, para evitar uma situação onde a pessoa se confrontaria consigo mesma sem distrações, sem se ocupar dos problemas dos outros para esquecer os próprios. Existe "amizade" em algum nível, mas é tudo muito fraco e condicional, mudando o contexto um pouquinho acaba a "amizade". Talvez a "amizade" seja apenas uma estratégia para dissuadir agressão e conflito aberto onde venceria o mais forte ou o mais cruel - é claro que existe amizade verdadeira com amor, e eu conheci uma assim durante a infância, mas por isso mesmo eu sei que é tão raro quanto os santos, ninguém mais que eu conheci na vida teve uma amizade tão forte e com sacrifícios amorosos mútuos como eu tive. "Amor ao próximo" não faz sentido. Você pode obter companhia, "amizades", seduzir os outros para que gostem de você, filhos, tudo nessa vida sem amor, que é o caso da grande maioria das pessoas, então qual é o sentido de amar?
Não sou muito religioso, mas uma frase que sempre que intrigou da biblia foi a "amar teu próximo como a ti mesmo".. pra resumir muita reflexão eu acho que o significado real dessa frase não é simplesmente "ame o próximo pra você ser bonzinho" ou "seja trouxa e ame os outros do mesmo jeito que vc se ama mesmo que os outros não te dêem nada de volta", aliás eu acho que o foco dessa frase nem sequer é o "amar teu próximo".
Acho que o mais importante é o "amar a ti mesmo" ... Isso parece contra-intuitivo, mas pense bem, quão difícil é amar a si mesmo? Não sei você, mas pra mim, amar a mim mesmo é um esforço diário que nem todo dia eu consigo. Faço as coisas errado, faço o que eu sei que não devia, não faço o que eu deveria fazer, sinto raiva de mesmo, sinto pena de mim mesmo, me xingo e me amaldiçoo e me ponho pra baixo.
Agora imagina, se eu acho dificil me amar, eu que conheço todas as minhas falhas e fraquezas e sei de todas as minha limitações, amar os outros, cujas fraquezas e inseguranças eu sequer desconfio, é muito mais dificil. É muito mais fácil olhar pros defeitos dos outros e dizer "essas pessoas não valem nada, não têm caráter, são interesseiras, feias, desinteressantes, burras, etc..."
Porém, quando você se esforça pra se amar, quando você consegue perdoar as suas próprias falhas, consegue entender suas próprias limitações e consegue aceitá-las sem se amaldiçoar por elas, então fica muito fácil olhar para os outros e empatizar com os defeitos deles sem julgamentos. Isto é, quando uma pessoa se comporta mal ou faz ou diz algo que te pareça errado, ruim ou feio, ao invés de imediatamente condená-la, você pelo menos se esforça para ver as coisas do ponto de vista daquela pessoa. Você se lembra que você também tem dias que não são bons e te fazem se comportar mal, você tem inseguranças que fazem com que você não seja você mesmo em certas situações, que você também às vezes reage espontaneamente de uma maneira ruim.
Enfim, a questão não é amar o próximo de graça igual um bobo, a questão é amar a ti mesmo primeiro, e em seguida tentar se identificar com o próximo pra tentar extender o mesmo amor e perdão que você tem a você mesmo a ele. Nem sempre vai dar certo obviamente. Mas o importante é você tentar, e no final do dia, mesmo que não dê certo, você não perdeu nada. Se esse próximo não se provar merecedor do seu amor, quem perde é ele. Você segue se amando do mesmo jeito.
@@Guillhez Excelente resposta, você abriu uma dimensão inteira, como abrir a janela num quarto escuro.
Tentar compreender o outro só é possível quando nós nos compreendemos, sem uma leitura interna dos nossos erros , acertos , fracassos , limitações fica impossível. Podemos sim julgar de forma errônea. O auto conhecimento é imprescindível.
@@Guillhez que texto maravilhoso! reflexão impecável, muito obrigada!!
A única resposta que acho pra essa pergunta é: porque é bom. Já estou semelhante a um viciado, é como o Olavo fala, amar ao próximo faz mais bem a si mesmo do que ao outro.
up
AU🦴🐾🐾🦴AU🐶AU🦴🐾🐾🦴AU
😮🤭😎🤐😥
Abomínio total!
.
Que vídeo verdadeiro, quando eu era criança tentaram enfiar o catolicismo com o catecismo na minha cabeça não conseguiram, a missa não acompanha a Bíblia, tudo repetido,só Deus na causa.
Não compreendi o seu comentário, pois o Olavo é católico de carteirinha...
"Tudo repetido" como assim? A bíblia também não é infinita! E o catecismo é a coisa mais fácil de se crer pq é basicamente o mais alto bom senso humano!
@@rafaelmurilo6594 Isso é demência.
@@guilhermejgam, o quê?