Amiga, amigo. Por 28 milhões de vezes nós já nos conectamos aqui em quase quatro anos. São 4 milhões e 200 mil horas de vídeos vistos. Com análises, reportagens, imagens, entrevistas. Só neste Canal Bob Fernandes, no TH-cam, mais de 280 mil inscritos. Nas redes, somos 830 mil em conexão. E a partir de agora, com uma novidade AQUI NO TH-cam: você pode contribuir mensalmente e ajudar a financiar o canal também através da ferramenta "membros". Basta clicar no ícone SEJA MEMBRO, presente em todos os vídeos do nosso canal, e selecionar a opção de valor desejada. Ou clicar diretamente aqui:th-cam.com/channels/fpLDZ2PrbFnNrIzRHiU8ZQ.htmljoin
Maravilhosa exposição do Prof. Alencastro, que vi pela primeira vez em 1988, num congresso na UNICAMP sobre o centenário da Abolição, quando eu ainda cursava a Graduação em História. Sempre muito preciso e muito didático, além de bem humorado e rápido na resposta. A título de curiosidade porque não sou ninguém para complementar uma fala tão brilhante, gostaria de dar uma dica sobre a Lei 2040, de 28 de setembro de 1871, mais conhecida como Lei do Ventre Livre. Além de legislar sobre a condição dos futuros filhos das escravizadas, esta lei ainda instituía os fundos de Emancipação e regularizava as alforrias condicionais. Provocou tal comoção entre os fazendeiros paulistas, que há quem lhe atribua responsabilidade direta pela fundação e adesão massiva dos fazendeiros paulistas ao Partido Republicano, dois anos depois de sua promulgação. Um dos meios disseminados para manter as crianças nascidas livres sob a égide dos proprietários de suas mães foi tutelar essas crianças para transformá-las em aprendizes. Quando a abolição finalmente aconteceu, os proprietários se recusavam a permitir que as crianças fossem para a companhia dos pais, alegando que o vínculo tutelar envolvia pessoas livres e por isso não podia ser revogado pela lei de abolição. Várias famílias tiveram que recorrer à Justiça para recuperar seus filhos. Defendi uma dissertação de mestrado em 1994 sobre esse tema. E vale dizer que a tutela de órfãos para a exploração de sua força de trabalho perdurou e perdura na sociedade brasileira.
Alencastro é uma enciclopédia pronta da história tupiniquim. Bob, o condutor e maestro. Dupla que honra a brasilidade. O conhecimento em profundidade jorra com naturalidade.
Boa noite jornalista Bob Fernandes; Boa noite professor Luiz Felipe de Alencastra; Muito honrada de poder assistir uma aula que diz respeito a Histo'ria do Brasil proporcionada por Bob Fernandes e o professor Alencastra. A's vezes pensamos que sabemos muito ne'? Como disse So'crates: " So' sei; que nada sei!" parabe'ns Bob; parabe'ns professor; Obrigada pela aula.
Vi o prof. Alencantro em um seminário na FFLCH USP no início dos anos 2000. Na mesma época a gente tava discutindo o Trato dos Viventes, grande livro de Alencantro. Eu era muito jovem. Hj tenho maturidade intelectual pra entender melhor suas ideias. Intelectual de grande porte, não só no Brasil, mas no mundo! Grande entrevista! Parabéns, Bob!
Há o Museu do Escravo, na pequena cidade de Belo Vale, por volta de 75 km de Belo Horizonte- MG. O Museu conserva mais de quatro mil peças que traduzem o período da escravidão vivido em nosso país ao longo de 358 anos.
Ao meu ver, deveria ser um espaço obrigatório para visitas de todos nós. Desde os anos escolares do fundamental até às universidades. Esse câncer, da escravidão, ainda teima em viver e imperar nas nossas almas.
Bob, amo ouvir vc explicando as situações e acontecimentos com autoridade e conhecimento. Nós, brasileiros precisamos ter Para acabar com a corrupção termos que ter conhecimento e participação. Não podemos idolatrar candidatos,temos que ser responsáveis para o Brasil não cair no buraco negro da ignorância. conhecimento sobre política governo e políticos.,
Parabéns, Bob, por nós trazer as luzes do professor Alencastro e nós colocar a par da nossa História tão mal ensinada na escola e também na maioria das faculdades que firmam professores de todas a área social e político cultural
É uma aula, fantástica, é um ensinamento imensurável da nossa origem,como sociedade,que nós traz o entendimento o porque,temos essa sociedade atrasada que temos hoje.
Lindo, Bob!!!. Que bela homenagem 💞 eu me chamo Edson por causa do Pelé. Nasci em 59 e minha mãe não exitou, Pelé, Edson estava famoso por ganhar copa de 58. 🙌❤️
Capinam tentou fazer um Museu que desvela e retoma uma memória essencial da diápora negra e da escravidão. O Museu foi polemicamente " ignorado " e está jogado às traças. O prédio é muito bonito.
Meu Deus, que maravilhoso encontro de Bob Fernandes com Prof. Luiz Felipe Alencastro, ambos inteligentíssimos. Devem repetir com regularidade o bate-papo.
Bob Fernandes trabalho impecável sempre! Meticuloso, preparado e muitíssimo comprometido com o lado certo da história. A isto jstifica o convite e a aula excepcionalmente extraordinária do professor Alencastro. A alegria da aventura do conhecimento. Grata pelo privilégio.
No tempo 00:41:21h, falam de a possibilidade ser criado, na Bahia, a fim de ser enviado ao mesmo as estátuas homenageando ignóbeis. Se realizado, sugiro que uma estátua de um político mogicruzense(em memória)erroneamente colocada no Paço Municipal, bem em frente a prefeitura, seja enviada para o hipotético museu.
Professor Alencastro foi fundamental na construção de minha modesta tese de mestrado , seu parecer sobre o sistema de cotas foi a pedra angular de minha escrita
Bob, mais um video espetacular, uma aula de história! Eu sou músico e educador aqui no Canadá e sempre apresento workshops sobre música, quando falei do chorinho revistei toda essa história da escravidão, a vinda da corte Portuguesa etc e como isso influenciou culturalmente o Brasil o Rio chegou a ser chamada a "cidade dos pianos" em meados do século XVLIII, isso propiciou o desenvolvimento da nossa música e a criação e evolução do chorinho uma de nossas primeiras manifestações culturais genuinamente brasileira. Enfim, parabéns pelo seu magnifico trabalho!
12:05 "... a gente tem um número muito preciso (pois havia registro contabilizados em impostos) da quantidade de deportados africanos escravizados vindo às Américas: 10 milhoes e 500 mil o q corresponde a 43% daqueles q aqui chegaram...um quantidade gigantesca..."
Boa Noite Bob Fernandes gostaria devido sua posição democrata saber se você pode influenciar a indicação do cel.Marcelo Pimentel como assessor militar pra orientar o governo do lula contra esses facista que estão nos quartéis apoiando os milicianos, veja se leve esse grande militar diferente dos militares ora na forças armadas . faça o possível pra ajudar nossa democracia ora ameaçada
Nessa conversa podemos verificar que toda a política que o Brasil implantou sempre foi para atender a oligarquia, nunca para atender o povo como um todo.
Boa noite , não entendi,se foi a França que deu independência a esses 10 países,como que Portugal era responsável por essa independência desses países.
Precisamos levantar esse canal. Vc que assiste o Bob e reconhece nele, como eu reconheço, uma das principais e mais coerentes vozes do jornalismo político, comente os vídeos, curta, compartilhe.
Bob, quando nos meus 25 anos, fui numa praia, lugarejo, que chamavam de Subauma ou Sumaúma, onde à beira da areia tinham 2 túmulos com cimento ou barro e óleo de baleia, um em formato arredondado e outro quadrado, acima do solo. Existe algum trabalho acadêmico sobre aquele lugar? Os moradores diziam que ali foi um porto clandestino.pirata de escravizados e que os túmulos eram de piratas. Não sei se é território baiano ou sergipano, mas é perto dessa "fronteira" . Obrigada
O Brasil, deve muito à África, se não fosse esse povo que deu suas vidas para fazer as primeiras infra estrutura e penetra país a dentro lavrando, garimpando e transportando tudo que se produzindo aqui.
Caro o pix é bobfernadespix@gmail.com É só clicar no titulo do post e aparecem as várias formas de colaboração, o pix, o Catarse e o Seja Membro. Obrigado, abraços
Amiga, amigo.
Por 28 milhões de vezes nós já nos conectamos aqui em quase quatro anos.
São 4 milhões e 200 mil horas de vídeos vistos. Com análises, reportagens, imagens, entrevistas.
Só neste Canal Bob Fernandes, no TH-cam, mais de 280 mil inscritos. Nas redes, somos 830 mil em conexão.
E a partir de agora, com uma novidade AQUI NO TH-cam: você pode contribuir mensalmente e ajudar a financiar o canal também através da ferramenta "membros".
Basta clicar no ícone SEJA MEMBRO, presente em todos os vídeos do nosso canal, e selecionar a opção de valor desejada.
Ou clicar diretamente aqui:th-cam.com/channels/fpLDZ2PrbFnNrIzRHiU8ZQ.htmljoin
P
Que aula! Nada como aprender história do Brasil aos 85 anos - antes tarde do que nunca! Obrigada, Bob, por trazer o Professor Alencastro.
Bom dia Bob Fernandes ,que aula de escravidão no Brasil,eu gostaria de adquirir o livro do Luís Felipe 👏👏👏
Excelente! O professor Alencastro é um sábio absolutamente necessário para o Brasil!
Maravilhosa exposição do Prof. Alencastro, que vi pela primeira vez em 1988, num congresso na UNICAMP sobre o centenário da Abolição, quando eu ainda cursava a Graduação em História. Sempre muito preciso e muito didático, além de bem humorado e rápido na resposta. A título de curiosidade porque não sou ninguém para complementar uma fala tão brilhante, gostaria de dar uma dica sobre a Lei 2040, de 28 de setembro de 1871, mais conhecida como Lei do Ventre Livre. Além de legislar sobre a condição dos futuros filhos das escravizadas, esta lei ainda instituía os fundos de Emancipação e regularizava as alforrias condicionais. Provocou tal comoção entre os fazendeiros paulistas, que há quem lhe atribua responsabilidade direta pela fundação e adesão massiva dos fazendeiros paulistas ao Partido Republicano, dois anos depois de sua promulgação. Um dos meios disseminados para manter as crianças nascidas livres sob a égide dos proprietários de suas mães foi tutelar essas crianças para transformá-las em aprendizes. Quando a abolição finalmente aconteceu, os proprietários se recusavam a permitir que as crianças fossem para a companhia dos pais, alegando que o vínculo tutelar envolvia pessoas livres e por isso não podia ser revogado pela lei de abolição. Várias famílias tiveram que recorrer à Justiça para recuperar seus filhos. Defendi uma dissertação de mestrado em 1994 sobre esse tema. E vale dizer que a tutela de órfãos para a exploração de sua força de trabalho perdurou e perdura na sociedade brasileira.
Viva o sucesso absoluto da política das cotas! Estudantes maravilhosos! Interessados, estudiosos, batalhadores!
Bom dia de Itabaiana Sergipe. Parabéns Bob Fernandes pelo excelente programa.
Essa entrevista deveria ser, obrigatoriamente, utilizada nos cursos de História em todas as universidades do país.
Ainda temos em muitos lugares "alguém apanhando" e em toda parte "alguém com medo de apanhar".
Alencastro é uma enciclopédia pronta da história tupiniquim. Bob, o condutor e maestro. Dupla que honra a brasilidade. O conhecimento em profundidade jorra com naturalidade.
Boa noite jornalista Bob Fernandes; Boa noite professor Luiz Felipe de Alencastra; Muito honrada de poder assistir uma aula que diz respeito a Histo'ria do Brasil proporcionada por Bob Fernandes e o professor Alencastra. A's vezes pensamos que sabemos muito ne'? Como disse So'crates: " So' sei; que nada sei!" parabe'ns Bob; parabe'ns professor; Obrigada pela aula.
Que aula de História. Parabéns ao Bob Fernandes pela brilhante entrevista. Parabéns ao entrevistado pela excelente contribuição no campo da história.
Fantástico sempre, obrigada
Grande Bob!❤
O amo, a esperança e a verdade venceram o ódio, o medo e a mentira! 👍👏👏👏
Tenho 80 anos e adoro ouvir e ver os seus videos ,pois amo o conhecimento PARABÉNS a ambos ..Que tenhamos muitos anos de vida e com saúde.
Eu também!
Já estou com 76 anos!
Excelenye!
E eu 70 e 8 meses só paramos de aprender quando formos embora
Excelente aula!!!!!
Entrevista muito boa. Parabéns.
Genial.
Formidável sempre.
Muito bom foi incrível a entrevista
Gratidão BOB Fernandes, gratidão e obrigada, ao seu entrevistado, por essa excelente aula esclarecedora, sobre nossa História.
Como sempre um conteúdo admirável, com pessoas que contribuem muito para nosso conhecimento 👋👋👋👋
Bob vc é espetacular. ♥️♥️♥️
Gratidão 🙏
Grande entrevista! Bob Fernandes enriquece o Brasil da forma mais nobre e efetiva.
Vi o prof. Alencantro em um seminário na FFLCH USP no início dos anos 2000. Na mesma época a gente tava discutindo o Trato dos Viventes, grande livro de Alencantro. Eu era muito jovem. Hj tenho maturidade intelectual pra entender melhor suas ideias. Intelectual de grande porte, não só no Brasil, mas no mundo! Grande entrevista! Parabéns, Bob!
Há o Museu do Escravo, na pequena cidade de Belo Vale, por volta de 75 km de Belo Horizonte- MG. O Museu conserva mais de quatro mil peças que traduzem o período da escravidão vivido em nosso país ao longo de 358 anos.
Ao meu ver, deveria ser um espaço obrigatório para visitas de todos nós. Desde os anos escolares do fundamental até às universidades.
Esse câncer, da escravidão, ainda teima em viver e imperar nas nossas almas.
Excelente entrevista
Bob o melhor
Boa noite Bob Fernandes. Bem vindo
Grande aula!!!
Nem sempre consigo assistir com calma, quando consigo é ótimo, como nessa aula de Bob e Alencastro.
Bob, amo ouvir vc explicando as situações e acontecimentos com autoridade e conhecimento. Nós, brasileiros precisamos ter Para acabar com a corrupção termos que ter conhecimento e participação. Não podemos idolatrar candidatos,temos que ser responsáveis para o Brasil não cair no buraco negro da ignorância. conhecimento sobre política governo e políticos.,
Maravilhoso ❣️👏👏👏👏👏😻
Obrigada Bob Fernandes!!!
Uma aula magna, muito bom!
Parabéns bob pele entrevista. Uma verdadeira aula.
Parabéns, Bob, por nós trazer as luzes do professor Alencastro e nós colocar a par da nossa História tão mal ensinada na escola e também na maioria das faculdades que firmam professores de todas a área social e político cultural
Bom dia , Bob! O passado explica nosso presente ! 😢❤
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
É uma aula, fantástica, é um ensinamento imensurável da nossa origem,como sociedade,que nós traz o entendimento o porque,temos essa sociedade atrasada que temos hoje.
Que Maravilha esta entrevista!!!!!!!! Muito obrigada!!!!!
Maravilhosa entrevista com o Professor Alencastro.
Que D E L Í C I A de entrevista. ADORO o Luiz Felipe de Alencastro, me dá vontade de voltar pra faculdade pra ter aula com ele. Obrigada, Bob.
Lindo, Bob!!!. Que bela homenagem 💞 eu me chamo Edson por causa do Pelé. Nasci em 59 e minha mãe não exitou, Pelé, Edson estava famoso por ganhar copa de 58. 🙌❤️
Capinam tentou fazer um Museu que desvela e retoma uma memória essencial da diápora negra e da escravidão. O Museu foi polemicamente " ignorado " e está jogado às traças. O prédio é muito bonito.
Admirem , mandem um valeu para ajudar o canal .
Obrigada. Seu trabalho é sério e muito instrutivo, formador mesmo.
Aula excepcional, acessível! Precisamos conhecer nossa história! Obrigada! 👏🏿👏👏🏼🌹❤️💋🇧🇷
Bom dia, só agora vou continuar a ver o seu vídeo. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada.
Sou fã do Alencastro, obrigada por convida-lo. Venho assistindo cada vez mais o seu canal!
Que aulão Bob, muito obrigada! Somos muito ignorantes quanto a nossa verdadeira história! 👏🏼
Nossa... que aula maravilhosa. Parabéns ao prof. Alencastro e ao entrevistador.
Parabéns!!!
Que aula de História, de cidadania !!!
Bob, você é pra mim, um dos maiores jornalistas da atualidade. Íntegro, eficiente, inquiridor e brilhante. Te admiro uma barbaridade!
Sempre vejo vídeos das magníficas aulas do Alencastro. Maravilhoso!
Um aula de História do Brasil que não se aprende nas nossas escolas.
Grande Bob!
Sen-sa-cio-nal!!! Que aula!!
Meu Deus, que maravilhoso encontro de Bob Fernandes com Prof. Luiz Felipe Alencastro, ambos inteligentíssimos. Devem repetir com regularidade o bate-papo.
Bob Fernandes trabalho impecável sempre! Meticuloso, preparado e muitíssimo comprometido com o lado certo da história. A isto jstifica o convite e a aula excepcionalmente extraordinária do professor Alencastro. A alegria da aventura do conhecimento. Grata pelo privilégio.
No tempo 00:41:21h, falam de a possibilidade ser criado, na Bahia, a fim de ser enviado ao mesmo as estátuas homenageando ignóbeis. Se realizado, sugiro que uma estátua de um político mogicruzense(em memória)erroneamente colocada no Paço Municipal, bem em frente a prefeitura, seja enviada para o hipotético museu.
Meus parabéns!!
Aula maravilhosa. Aprendi a pensar e entender melhor sovre esse período historico e sobre as cotas. Parabens Bob, seus convidados são top.
Professor Alencastro foi fundamental na construção de minha modesta tese de mestrado , seu parecer sobre o sistema de cotas foi a pedra angular de minha escrita
Uma boa noite e um feliz ano novo
Maravilhosa entrevista
Valeu!
Obrigado, Lucia, abraço
Que maravilha de aula. Que abordagem fantástica sobre a realidade brasileira. Parabéns Bob, parabéns ao professor!!!
Obgda Bob, por sua luta, por seu profissionalismo e pelos seus convidados de grande capacidade e didática
Bismillah, meu irmão Bob excelente reportagem vá fundo nas coisas , estou aqui com muita atenção, excelente tema
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Bora compartilhar ✊🏾🚩🇧🇷 ✊🏾
Bob, mais um video espetacular, uma aula de história! Eu sou músico e educador aqui no Canadá e sempre apresento workshops sobre música, quando falei do chorinho revistei toda essa história da escravidão, a vinda da corte Portuguesa etc e como isso influenciou culturalmente o Brasil o Rio chegou a ser chamada a "cidade dos pianos" em meados do século XVLIII, isso propiciou o desenvolvimento da nossa música e a criação e evolução do chorinho uma de nossas primeiras manifestações culturais genuinamente brasileira. Enfim, parabéns pelo seu magnifico trabalho!
Aulaça!
Amei a aula. Parabéns e obrigada.
Nossa, qie aula de historia braseira fantástica! Aprendi muito!
Que bela aula de história.
BOB E allen Castro sempre necessários
12:05 "... a gente tem um número muito preciso (pois havia registro contabilizados em impostos) da quantidade de deportados africanos escravizados vindo às Américas: 10 milhoes e 500 mil o q corresponde a 43% daqueles q aqui chegaram...um quantidade gigantesca..."
Que aula fenomenal!
Obrigada Bob Fernandes por nos trazer esta aula magna do Dr Alencastro
Que aula magnífica, parabéns e obrigada por nos descrever a verdadeira história do nosso Brasil diferentemente do que nos foi ensinado nas escolas.
Boa Noite Bob Fernandes gostaria devido sua posição democrata saber se você pode influenciar a indicação do cel.Marcelo Pimentel como assessor militar pra orientar o governo do lula contra esses facista que estão nos quartéis apoiando os milicianos, veja se leve esse grande militar diferente dos militares ora na forças armadas . faça o possível pra ajudar nossa democracia ora ameaçada
Bob! Você é um craque! Fundamental! Só queria dizer isso mesmp!
Uma excelente aula. Parabéns!
Obrigada amigo 😊
Nessa conversa podemos verificar que toda a política que o Brasil implantou sempre foi para atender a oligarquia, nunca para atender o povo como um todo.
👏👏👏👏👏
Boa noite , não entendi,se foi a França que deu independência a esses 10 países,como que Portugal era responsável por essa independência desses países.
Precisamos levantar esse canal. Vc que assiste o Bob e reconhece nele, como eu reconheço, uma das principais e mais coerentes vozes do jornalismo político, comente os vídeos, curta, compartilhe.
Que maravilha! Obrigada, Bob Fernandes.
Excelente Bob!
Caro Bob Fernandes, só agora percebo que estamos no país de Macunaíma(Mário de Andrade)
Muito boa contribuição!
A escravidão ainda existe, vejam o valor do salário mínimo e a carga horária de trabalho no Brasil, sem nenhum benefício...
Caro Bob, muito boa essa entrevista, foi uma das melhores que eu tive a oportunidade de acompanhar. Parabéns pelo seu belo trabalho.
Excelente aula de história.
Aqui tbm houve Resistência a evangelização! Sempre houve Resistência!
Bob, quando nos meus 25 anos, fui numa praia, lugarejo, que chamavam de Subauma ou Sumaúma, onde à
beira da areia tinham 2 túmulos com cimento ou barro e óleo de baleia, um em formato arredondado e outro quadrado, acima do solo.
Existe algum trabalho acadêmico sobre aquele lugar? Os moradores diziam que ali foi um porto clandestino.pirata de escravizados e que os túmulos eram de piratas.
Não sei se é território baiano ou sergipano, mas é perto dessa "fronteira" . Obrigada
Legaliza 🌞🌱
O Brasil, deve muito à África, se não fosse esse povo que deu suas vidas para fazer as primeiras infra estrutura e penetra país a dentro lavrando, garimpando e transportando tudo que se produzindo aqui.
Caro,Bob, já pensou em criar um pix como fonte de arrecadação p/ o canal?
Caro o pix é bobfernadespix@gmail.com
É só clicar no titulo do post e aparecem as várias formas de colaboração, o pix, o Catarse e o Seja Membro. Obrigado, abraços
Fiquei encantada com esta live. Quantas informações preciosas sobre a nossa História. Parabéns Bob e também ao Prof. Alencastro. Nota 1000!