Uma verdade no poema de Mário Quintana: 'Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta feira! Quando se vê, já é Natal! Quando se vê, já terminou o ano! Quando se vê, ja se passaram cinquenta anos!
@@eldopereira8058 acho q vc está certo, msm q o mundo e o universo fosse uma ilusão reproduzida pelo nosso cérebro n faria diferença alguma já q n teria o q fazer, a solução é simples como vc disse apenas "viver".
Eu já vi o Pondé falando besteiras, mas desta vez ele se superou. Divagações sobre o tempo ignorando o que se sabe cientificamente sobre o assunto? Tudo bem em pensar nos mecanismos mentais relacionados ao tempo, ignorando os processos físicos, mas aí ele coloca entropia (envelhecimento) fazendo uma confusão, pois entropia é um processo físico, e ele poderia até divagar sobre se a seta do tempo é ou não determinada pela entropia (isto é, por que o tempo vai sempre do passado para o futuro, e nunca o oposto). Além disso, tem um conhecimento básico que ele ignora, mesmo quando fala das distâncias astronômicas. O tempo e espaço estão entrelaçados, e fazem parte de uma coisa só que é o espaço-tempo. Quanto mais rápido rápido andamos pelo espaço, mais lentamente andamos pelo tempo.
"Muitos de nós não nos preocupamos mais com essas perguntas, entretanto, questões como 'de onde viemos?' ou 'para onde vamos', que eram tradicionalmente questões filosóficas, hoje são recorrentes exclusivamente para a ciência. Os filósofos atuais não têm estudado de acordo com as descobertas mais recentes da física, e por isso, a filosofia está morta hoje." Stephen Hawking. A filosofia atualmente não serve para fazer comentários sobre questões importantes, esse tipo de comentário (do Pondé) que deve ter feito o último gênio a morrer ter falado isso. Só não é pior que o Olavo de Carvalho, velho do tempo das cavernas, deve achar que o sol queima oxigénio. A filosofia já nos ajudou muito, mas hoje é uma vergonha. Virou doutrinação, a filosofia que deveria fazer perguntas está dando respostas sem nenhuma base. Antes de procurar, Olavo, Pondé, Karnal, Cortella, recomendo ler um livro de Carl Sagan, Hawking, Dawkins, Darwin, Douglas Adams que você vai aprender muito mais do que lendo ou vendo essas besteiras que eles falam. O Guia do Mochileiro das galaxias tem muito mais conhecimento do que qualquer coisa que esses caras sabem. E garante muito mais verdade. Super concordo com você João embora seja de Carvalho. Vai ver o vídeo do Olavo Hawking e Darwin. Olha primeiro os comentários. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Esse cara não sabe nem o A,B C. A ciência é uma luz em meio a tanta ignorância. (Embora o Karnal faça ótimas analises de Shakespeare e Pondé sobre outros filósofos antigos, mas serve mais de aula de história)
o tempo é uma caracteristica do espaço. hoje, em física não se separa o tempo do espaço, na verdade se diz: espaço tempo. E tanto é uma caracteristica fisica do espaço, que na singularidade de um buraco negro, onde há a deformação total do espaço, o tempo para. Portanto, o tempo é regido pela gravidade. Quanto maior é a massa de um corpo, e portanto, maior a gravidade que insinde sobre este corpo, menor é o lapso de tempo. um exmplo: uma pessoa que esteja sobre a superficie da terra ¨envelhece¨ mais devagar do que uma pessoa que esteja no alto de um predio de 20 andares. E este experimento já foi provado. Pegaram dois relogios atomicos, perfeitamente zerados e ajustados, um ficou na terra, o outro subiu até uma estação espacial. quando o relogio que subiu voltou para a terra, ele estava adiantado em relação ao que ficou. ou seja: fora de uma massa gravitacional grande e pesada, o tempo corre mais rápido. Mas, mais rapido em relação ao que? E esta é a grade pergunta. E Einstem responde isto em sua Teoria da Relatividade Geral. tudo é relativo, o tempo é relativo, dai que ele não corre, ou evolui ou se esparrama numa direção geral. O espaço tempo se comporta relativamente a um ponto x. qualquer um. desde que tenha um observador atento a expanção do espaço tempo. as galaxias nao estão se afastando uma das outras, apesar de observarmos isto, mas é o tecido do espaço tempo que se dilata entre estas massas. Eu tambem pensei que eleia falar sobre fisica.E em se tratando de tempo, não se pode falar como outra coisa. Pois o tempo é só uma caracterista de nosso universo , o espaço tempo. Confundir ou entender o tempo de outra maneira, é o mesmo que confundir bananas com galinhas. é só isto: uma caracteristica do universo, como ele se comporta, como evolui e uma marca, por assim dizer, de seu caminho pelo Multiverso.
Bom comentàrio, eu tb gosto desse assunto, só um pequeno porém, filosofia sobre o tempo é algo milenar, então é valido questionar sem verdades absolutas.
Achei sensacional sua explicação,apesar de achar que o tempo pode e deve ser discutido na filosofia. Até porque a física nada mais é do que um desdobramento da filosofia. Os dois ramos estão umbilicalmente ligados. Um não existe sem o outro.
O que o Pondé fala em 2:10 é conhecido como Entropia. Eu me arrisco a dizer que o tempo move-se sempre inexoravelmente para frente porque a Entropia (ou seja, a variação de graus de liberdade da matéria) do espaço-tempo está aumentando. A Entropia em um ambiente fechado sempre aumenta, assim como já é observado que a Entropia deste Universo comporta-se da mesma forma.
Analisando as partículas em nível quântico suas forças atuantes eu chego a conclusão que o tempo é uma ferramenta abstrata feita para dar cognição ao movimento, tempo é tão real quanto a matemática, ele só existe na percepção do ser que olha para a realidade, mas fora de uma consciência o tempo ñ existe. para uma pedra com o passar do "tempo", seus átomos iram decair devido a toda a atividade das partículas e o que nós chamamos de tempo seria algo para quantificar este período, eu mereço um nobel de física.
Mas a existência do tecido do espaço-tempo independe da existência de matéria. Matéria é uma das três grandezas do universo , junto com o espaço e o tempo. Prove que na ausência de matéria o tempo também deixariam de existir e o Nobel é seu amigão. Ele pode não ser perceptível nesse cenário, mas continua existindo como uma dimensão .
@@fabriciooo92 Da esquerda pra direita: Walter Benjamin, Dostoievski (o de baixo, o de cima n dá pra ver), Lutero, Miguel de Cervantes (eu acho), n dá pra ver o outro e o último é Nelson Rodrigues. Mas seria legal faze rum vídeo pra quem n conhece msm
Você deu uma resposta filosófica para a questão mas não física com dar a entender o título do vídeo. Alguns cientistas acreditam que o tempo é ilusão pq não é possível avançar nem retroceder nele. Passado e futuro só existem em nossas mentes. Só há o aqui e o agora.
Só por que você não pode voltar no tempo (reverter o fluxo entrópico) ou ir para o futuro não significa que o tempo seja uma ilusão, apenas significa que ele não é como o espaço. Um bom argumento para a existência do tempo é a informação, se o tempo não existisse a informação e as regras com as quais um sistema quântico evolui seriam completamente irrelevantes.
@@joaovitoralves2298 Não é você que está avançando no tempo, é o tempo que passa mais rápido ou devagar, o tempo é relativo para cada referencial, no caso chamamos esse efeito de dilatação temporal, a verdade é que para ambos o tempo passa da mesma forma . No caso se usarmos o deslocamento como analogia, se duas pessoas andarem 10 metros, para um terceiro observador uma pode ter andado 20 e outra 5 metros, no caso o que muda em cada referencial são as leis da física. Honestamente a entropia e a natureza discreta do universo são ótimas provas cabais de que o tempo existe, da mesma forma que não podemos atravessar o universo instantaneamente, não podemos reverter a entropia, nem transferir mais ou menos energia do que a constante de plank versus frequência.
@@joaovitoralves2298 não se pode avançar no tempo, apenas ter outra percepção dele, são coisas diferentes. Você acha que se passaram 10 dias,mas se passaram 10 anos. Sua percepção do tempo mudou, o tempo em si,não.
Como você me ajuda a pensar meu filósofo por identificação! Minha gratidão ao universo pela sua vida e a minha nessa jornada chamada vida presente!!! Eu aos 68 anos uma pequena caminhante com poucas formações científicas mas muitas experiências de vida comum a todos mortais, (eu homo sapien), (…) me corrija no meu pobre ‘português’ sem tempo de ir ao Google … a aprender meu querido e respeitado mestre.
Recomendo a leitura do livro do Carlo Rovelli... A ordem do tempo. Se quiser entender de um ponto de vista da física moderna. Tempo biológico é tempo percebido por uma aproximação termodinâmica. Ele é(segundo a relatividade geral) e não é uma ilusão (tempo térmico).
Os argumentos do Rovelli parecem ser bem lúcidos mesmo, e no livro (A ordem do tempo) ele deixa clara a distância entre onde estamos e a comprovação de tudo isso, muito longe ainda, mas que parece ser o racional mais provável.
Muito legal professor, e muito verdadeiro essas observações sobre a interpretação do tempo; afinal a percepção nossa é limitada para algo tão complexo. Adorei em 3:08 sobre o paulistano viaja para estressar o resto do país! Muito verdadeiro!
Pondé falou a respeito do tempo do ponto de vista socioeconômico e sociopsicológico. O que concordo plenamente. Do ponto de vista físico, o tempo é relativo. O próprio exemplo das estrelas que ele deu demonstra isso. Nós vivemos no futuro, passado e presente ao mesmo tempo.
Pondé!! minha grande descoberta da quarentena. Moro em Portugal e estou de quarentena há quase dois meses só podemos sair de casa para supermercado, farmácia e mais alguns serviços essenciais.
"O tempo tem a capacidade de transformar tudo, exceto a si mesmo. Ele derruba muralhas, modifica raças, transfigura uma pessoa em outra e deturpa memórias. No entanto, será sempre o tempo." Felipe Castilho, em Ordem Vermelha.
A questão da estrela é que apesar de ela já ter morrido a radiação que ela emitiu ainda esta cruzando o espaço, o que estamos vemos é a luz dela n ela em si... n é tão complicado de se entender. Nos não captamos a natureza das coisas com os olhos,o que vemos é a radiação visível do espectro eletromagnético. A questão que causa confusão é porque as distancias da vida cotidiana na terra são muito pequenas, e no nosso nível de percepção temporal coincide absolutamente com os eventos que emitem/refletem a luz.
Percepção do tempo é devido única e exclusivamente à nossa memória que evoluiu para isso. Se não tivéssemos memória, não teríamos a percepção do tempo. Nós evoluímos pra isso, então o tempo realmente existe e é importante para nossa sobrevivência, com aprendizado do que já fizemos.
Isso é impossivel. Entao se tudo acontece ao mesmo tempo a morte nao existe ou estamos todos mortos.. Estamos nascendo vivendo e morrendo ao mesmo tempo??! Se a minha filha acabou de nascer mas ao mesmo tempo tem 1 ano de idade, quando ela tiver 1 ano de idade Aqui no espaco tempo digamos assim, ela passou por esse evento 2 vezes entao?! E porque lembramos do passado e nao do futuro?
@@Vera2024-x1r a nossa visão de tempo é muito míope, a gente vive numa realidade limitada dentro das 3 dimensões de espaço e da quarta que é o tempo, porém o universo trabalha com outra realidade. Einstein estava certo, já foi comprovado que se vc acelar a velocidade o tempo distorce pra quem está acelerando e pra quem está parado, porém a gente não tem essa capacidade de chegar a grandes velocidades, mas o universo sim. Olhe a distância entre as estrelas e galáxias, isso é totalmente fora da nossa percepção de espaço e tempo, não temos como mensurar esse absurdo de grandeza. Se tiver alguma vida em outro planeta, e eu acho que deve existir em algum lugar, o nosso agora não é o mesmo agora de alguém que está a centenas, milhões ou bilhões de anos luz....isso parece loucura, mas não é, a sua percepção é que não permite enxergar isso pq estamos presos a um lugar muito limitado de espaço e tempo, impossível a gente compreender tudo isso.
tem uma frase de true detective sobre tempo. "Time is a flat circle. Everything we have done or will do we will do over and over and over again - forever."
2:10 isso também é chamado de Entropia. Eu me arrisco a dizer que o tempo move-se sempre inexoravelmente para frente porque a Entropia (ou seja, a variação de graus de liberdade da matéria) do espaço-tempo está aumentando. A Entropia em um ambiente fechado sempre aumenta, assim como já é observado que a Entropia deste Universo comporta-se da mesma forma.
O passado reflete detalhes do presente que anda de mãos dadas com o futuro, que nada mais é que o reflexo dos detalhes do presente, também chamado de passado.
Albert Einstein disse que o tempo é apenas uma ilusão persistente. Isso por que ele descobriu que tanto o passado, o presente e o futuro estão acontecendo a um só momento. Contudo, pelo fato de estarmos aprisionados ao espaço-tempo, não percebemos isso e temos a impressão de que o passado já se foi e o futuro é inexistente. Mais isso é apenas uma ilusão pois se fossemos capazes de sair do espaço-tempo, veríamos todos os eventos da história (passado, presente e futuro) acontecendo a um só momento e não em uma sucessão de eventos. Então, do ponto de vista da teoria da relatividade, o tempo não existe... É apenas uma ilusão persistente!
Na verdade a DISTINÇÃO entre passado, presente e futuro é uma ilusão persistente. Afinal, pro tempo e o espaço estarem ligados, o tempo precisa existir.
O tempo relativo, pelo q li, faz mais sentido pra mim. Aristóteles dizia q o tempo é absoluto, sendo q a teoria da relatividade diz q o tempo é relativo, ou seja, o tempo é diferente pra mim e para vc. Pegue o exemplo de um idoso e compare com o de uma criança e veja essa teoria na prática, por isso o tempo é considerado uma ilusão para Albert Einstein, já q ele é único para cada ser.
ótimo vídeo, o tempo caminha apenas em uma direção, pro futuro, prova disso é o decaimento radioativo natural, por exemplo um isótopo de Urânio irá se transformar em Chumbo, porém o Chumbo nunca irá se transformar em Urânio. A partir da relatividade geral que Pondé fala no final do vídeo, o tempo também não é ilusão pois a diferença do mesmo depende da sua velocidade, mas nunca voltando, sempre pra frente.
A única certeza que temos nesta vida é que um dia vamos morrer; então não se apegue muito as coisas materiais, pois a verdade é que você vai e elas ficam.
Essa frase da thumb "o tempo é apenas uma ilusão" no momento em que a li, estava assistindo um documentário da BBC cujo autor prega que o tempo é uma ilusão. Bacana ver pessoas inteligentes pensando igualmente.
Tempo é muito abrangente do que uma ilusão. E se o sentimento de ilusão for uma própria ilusão?. Muito mais profundo do que os argumentos dado acima, mesmo que relevantes..
Acho que devemos definir um termo, primordialmente, pelo que entendemos dele. Pode-se colocar em palavras na frase: o tempo é algo necessário para que o espaço mude seu estado. Nós temos meios para medirmos o tempo, isso prova que nós percebemos a existência dele, logo sou induzido a concluir que ele existe (a não ser que se parta da premissa que diz que nossos sentidos apenas mos mostram ilusões, nesse caso pode-se concluir que o tempo é uma ilusão)
Muito bom o vídeo! Pedido: se for fazer outro vídeo e repetir o tema, inclua o conceito físico da seta do tempo e também a relação tempo e espaço, porque esses conceitos da física, se relacionados com o conceito filosófico e sociológico, rendem um bom assunto. O Pondé começou a falar do tempo no espaço e foi bastante interessante.
O tempo é real. Nossas células que o digam lol mas faz parte. Continuo achando que O Criador deveria tornar as Leis imutáveis bem mais flexiveis do que já são. Gostei Pondé.
Boa Pondé!! Tmj Gostaria de sugerir um tema: fale sobre a relação entre gosto musical e afirmação de identidade, ou seja, pessoas que dizem gostar de certo estilo de música só para demonstrar intelectualidade, cultura, etc.
Existe o tempo universal e nós estamos inseridos nesse tempo com o nosso próprio tempo, a questão de vermos a luz após trata-se de transformação da matéria em si, a duração dessa luz no espaço atingiu seu olhar no tempo. Daí vem a relação espaço - tempo.
O tempo não existe como coisa. Mas como forma de contagem de movimento apartir da total inércia do cosmo, por isso estamos expandindo e sempre em movimento. A vida é movimento. Deve ser isso.
Acho que tudo isso que você disse se resume a reações. Eu tenho duvidas sobre como tudo reagiria em isolamento, sem algo pra atrapalhar, sem nada pra se orientar e fazer um parâmetro. Pensando assim o observador entende que não existe nada além do presente.
Sem relógio, mais precisamente, sem dia Nem noites, sem estações do ano, sem envelhecimento. Repare, mudam coisas que são elementos do tempo,mas não ele precisamente e ele desaparece. Um erro comum de semântica, atribuímos clima ao tempo, quando para de chover ,dizemos o tempo mudou ,mas quem mudou foi o clima. Quando não somos mais jovens, dizemos, os tempos agora são outros, mas os tempo é o mesmo,quem mudou foi o indivíduo. Tudo, absolutamente tudo que concebemos como tempo, não passa de uma questão de percepção. Tempo é espaço .
Eu sou paulistano com raízes fortes na Bahia. E baseado no que o Pondé disse nesse vídeo, o tempo do paulistano não é o mesmo do baiano, rs. O stress é inerente a São Paulo, sofro um pouco quando visito os parentes lá, mas aos poucos vai-se adaptando ao ritmo, e acreditem, o tempo do baiano é bem melhor, pois afinal, com tempo ou sem tempo, o destino de nós todos é o mesmo.
Nos anos 70 quando era iniciante num fraternidade fechada ,logo no início nosso trabalho era sobre o que é o chamado tempo...,Era um estudo que tinha que ser trabalhado com a psicologia , a teologia , a antropologia etcccc..No final vinha a definição !!!!!o tempo é somente duração de consciência ...Vejamos que o passageiro na terra é a humanidade ..e a terra está numa certa eternidade ...a infinitude humana é nada na eternidade ...
O tempo não é uma ilusão, e também não é uma constante. E para entrar de cabeça nessa viagem, Pondé, poderia ter recomendado o livro “Uma breve história do tempo”.
A questão toda ai é saber de que tempo estamos falando, se é do tempo físico, ou do tempo sensível, dos filósofos. Márcio Barreto em O anacronismo do tempo: um debate entre Einstein e Bergson vai tecer comentários sobre as diversas percepções de tempo, e o enfrentamento entre um filósofo que vê "Seu tempo" sensível desaparecer, devido à teoria da relatividade em Einstein.
Para melhor compreensão do assunto segue referência bibliográfica: Norbert Elias; Sobre o tempo Márcio Barreto; O anacronismos do tempo Le Goff; História e Memória. Só ai você já tem um ótimo começo.
Hegel fala sobre o tempo cronológico e tempo psicológico. Se tempo não existisse são seria possível estudá-lo. Vou precisar de algumas encarnações pra aceitar que tudo ocorre ao mesmo tempo, passado.presente.futuro
Se nada passase não haveria tempo passado : que se nada sucedesse não haveria tempo futuro; e que se nada existisse atualmemte, não haveria tempo presente. Como então esses dois tempos, o passado e o futuro existem, se o passado não existe mais e se o futuro ainda não existe? Quanto ao presente, se fosse sempre presente, se não se fosse juntar ao passado, não seria tempo, mas eternidade.Portanto, se o presente, para ser tempo, deve unir-se ao passado, como podemos declarar que existe, se não pode existir senão deixando de existir? Tanto que nos autoriza a afirmar que o tempo existe é sua tendência para deixar de existir. Santo Agostimho - Confissões- pequeno trecho do livro XI
Dizem que o passado deixou de existir. Não é verdade, o passado permanece nas suas consequências. Sou o que sou hoje porque no passado meus pais se conheceram, se casaram, me criaram e eu fiz minhas escolhas que me trouxeram onde estou. O Brasil não seria o que é se Napoleão Bonaparte não tivesse resolvido invadir Portugal e a família real não tivesse fugido para cá, se Jânio Quadros não tivesse renunciado, e assim por diante. O passado é perene, o presente é o agora e o futuro não existe, é construído a cada segundo.
O tempo é uma dimensão intimamente ligado a dimensão espaço . mesmo se vc não estiver se deslocando no espaço vc sempre estará se deslocando no tempo como um trem em direção ao futuro.
6 ปีที่แล้ว
Um ponto legal de destacar é que a percepção temporal é relativa, e em minha opinião depende da idade do observador. 1 ano corresponde a 25% da vida de uma criança de 4 anos, assim como corresponde a 5% da vida de um jovem de 20 anos, 2% da vida de um adulto de 50, e 1% de um idoso de 100 anos. Por essa razão, quanto mais velhos ficamos, existe a percepção do tempo passar mais rápido
Pensei nisso hj, cara!!! Lembrei de santo Agostinho nas suas confissões dizendo que o tempo é uma ilusão dos seres finitos, composto de três nadas: passado que não existe mais, futuro que ainda não existe e presente tão fugaz que é uma mistura de passado e futuro.
A sensação que temos quando lembramos de alguma coisa é que vimos no tempo e não na memória. Por estar no tempo as vezes não conseguimos ver tudo, ao contrário se o tempo só estivesse na memória seria mais fácil de lembrar.
Se pararmos para pensar no tempo , o passado já não existe mais o futuro ainda não existe e considerando que o tempo não para , oque seria o presente? Ou o presente não existe ?
O que é uma ilusão são as horas, o jeito que nós quantificamos o tempo, mas o tempo não é uma ilusão. No nosso mundo competitivo e louco, as horas se fazem necessárias. Abraço pondê
Li um texto do Carlos Reis, Sobre o Tempo, em que ele comenta o que Aristóteles pensava sobre o tempo, e a impressao que eu tive era que se tratava de um texto sobre física aplicada, e não de filosofia, rs. Fica aqui a minha sugestão de uma serie de vidio para que comentasse a visão de vários pensadores sobre o tempo. Grande abraço Professor Pomdé!
Entendo muito pouco, tanto de física quanto de filosofia, mas pelo que eu aprendi, o tempo parece ser mesmo só uma ilusão. Ele nada mais é que uma espécie de escala para medir as transformações por quais passam a matéria, que está sempre em mutação (e nem toda transformação é degradante, muitas assim parecem pois nós assim as classificamos). Em filosofia não parece ser um conceito tão distante, visto que o tempo é a escala que usamos pra medir as transformações pelas quais nós passamos, transformações no corpo e na mente. Mas é só a minha opinião.
O tempo é uma construção para nos localizarmos, organizarmos e termos referências. O tempo é movimento que fatiamos na mente (passado, presente, futuro). Muito do que entendemos do tempo é apenas influência gravitacional.
@@natannaelrodrigues9477 não necessariamente, o tempo é uma métrica para as transformações, assim como metros, jardas e milhas o são para distâncias. O que existe são as transformações em si, o tempo é só uma escala, assim como o que existe é a distância entre dois pontos, as medidas são ferramentas inventadas para facilitar nossa compreensão (penso eu)
Tempo parece uma ilusão tb. Nosso cérebro não consegue compreender isso, principalmente quando sonhamos a noite, temos a impressão que não existe o tempo. Quem nunca sonhou com muitas coisas mas na verdade era só um cochilo. E quando o despertador toca enquanto estamos dormindo e nossa mente inventa uma história que parece longa mas o despertador só tocou alguns segundos. Nossa viajei.
O tempo é uma realidade constante, que teve um ponto inicial porém sem final, e este fim, pode ser encontrado no seu início, e o mais incrível é que apesar de ser uma realidade constante no passado, presente e futuro, pode ser manipulado em alguns pontos. Tem pessoas que tem mentes com a capacidade de projeção temporal para o futuro. Não quer dizer que isso seja algo que o elemento detentor desta característica possa faze-lo quando quiser, e nem que se o fizer que isso será relativo à algo muito importante para a humanidade, mas pode se tratar de uma "visão" de algo particular. Acredito que isso é o que ocorre com os chamados videntes. Eu já tive projeções que me fizeram ver coisas que eu veria concretizadas 15, ou 20 anos depois de caráter particular, coisas que na hora do "sonho" não fizeram sentido nenhum pra mim! Mas que quando me vi exatamente naquele local, "que inclusive ainda não havia sido construído quando tive a projeção", lembrei no mesmo instante da situação de projeção de anos antes, como também tive a possibilidade de ver coisas, estando presente na situação futura por exemplo com foguetes sobrevoando Jerusalém. Estando eu em Jerusalém, sendo que nunca saí do Brasil!
@@leonardomartinsdeara em situações normais é, mas a dilatação temporal mostra que você pode mudar isso quantitativamente, e fisicamente, seria possível fazer as 7 bilhões de pessoas no mundo terem tempos completamente diferentes, então essa ideia linear do tempo perde o sentido
Uma verdade no poema de Mário Quintana: 'Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta feira! Quando se vê, já é Natal! Quando se vê, já terminou o ano! Quando se vê, ja se passaram cinquenta anos!
Procure este poema declamado por Antônio Abujamra, incrível! Em Provocações, quando a TV tinha cultura...
Mas o vídeo se refere ao tempo na forma física.
Acho que o problema está em "ver", talvez devamos nos importar apenas com o "viver".
@@eldopereira8058 acho q vc está certo, msm q o mundo e o universo fosse uma ilusão reproduzida pelo nosso cérebro n faria diferença alguma já q n teria o q fazer, a solução é simples como vc disse apenas "viver".
Ilusão!
Eu já vi o Pondé falando besteiras, mas desta vez ele se superou. Divagações sobre o tempo ignorando o que se sabe cientificamente sobre o assunto? Tudo bem em pensar nos mecanismos mentais relacionados ao tempo, ignorando os processos físicos, mas aí ele coloca entropia (envelhecimento) fazendo uma confusão, pois entropia é um processo físico, e ele poderia até divagar sobre se a seta do tempo é ou não determinada pela entropia (isto é, por que o tempo vai sempre do passado para o futuro, e nunca o oposto). Além disso, tem um conhecimento básico que ele ignora, mesmo quando fala das distâncias astronômicas. O tempo e espaço estão entrelaçados, e fazem parte de uma coisa só que é o espaço-tempo. Quanto mais rápido rápido andamos pelo espaço, mais lentamente andamos pelo tempo.
"Muitos de nós não nos preocupamos mais com essas perguntas, entretanto, questões como 'de onde viemos?' ou 'para onde vamos', que eram tradicionalmente questões filosóficas, hoje são recorrentes exclusivamente para a ciência. Os filósofos atuais não têm estudado de acordo com as descobertas mais recentes da física, e por isso, a filosofia está morta hoje." Stephen Hawking. A filosofia atualmente não serve para fazer comentários sobre questões importantes, esse tipo de comentário (do Pondé) que deve ter feito o último gênio a morrer ter falado isso. Só não é pior que o Olavo de Carvalho, velho do tempo das cavernas, deve achar que o sol queima oxigénio. A filosofia já nos ajudou muito, mas hoje é uma vergonha. Virou doutrinação, a filosofia que deveria fazer perguntas está dando respostas sem nenhuma base. Antes de procurar, Olavo, Pondé, Karnal, Cortella, recomendo ler um livro de Carl Sagan, Hawking, Dawkins, Darwin, Douglas Adams que você vai aprender muito mais do que lendo ou vendo essas besteiras que eles falam. O Guia do Mochileiro das galaxias tem muito mais conhecimento do que qualquer coisa que esses caras sabem. E garante muito mais verdade. Super concordo com você João embora seja de Carvalho. Vai ver o vídeo do Olavo Hawking e Darwin. Olha primeiro os comentários. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Esse cara não sabe nem o A,B C. A ciência é uma luz em meio a tanta ignorância. (Embora o Karnal faça ótimas analises de Shakespeare e Pondé sobre outros filósofos antigos, mas serve mais de aula de história)
o tempo é uma caracteristica do espaço. hoje, em física não se separa o tempo do espaço, na verdade se diz: espaço tempo.
E tanto é uma caracteristica fisica do espaço, que na singularidade de um buraco negro, onde há a deformação total do espaço, o tempo para.
Portanto, o tempo é regido pela gravidade. Quanto maior é a massa de um corpo, e portanto, maior a gravidade que insinde sobre este corpo, menor é o lapso de tempo.
um exmplo: uma pessoa que esteja sobre a superficie da terra ¨envelhece¨ mais devagar do que uma pessoa que esteja no alto de um predio de 20 andares.
E este experimento já foi provado. Pegaram dois relogios atomicos, perfeitamente zerados e ajustados, um ficou na terra, o outro subiu até uma estação espacial. quando o relogio que subiu voltou para a terra, ele estava adiantado em relação ao que ficou.
ou seja: fora de uma massa gravitacional grande e pesada, o tempo corre mais rápido.
Mas, mais rapido em relação ao que? E esta é a grade pergunta.
E Einstem responde isto em sua Teoria da Relatividade Geral.
tudo é relativo, o tempo é relativo, dai que ele não corre, ou evolui ou se esparrama numa direção geral.
O espaço tempo se comporta relativamente a um ponto x. qualquer um. desde que tenha um observador atento a expanção do espaço tempo.
as galaxias nao estão se afastando uma das outras, apesar de observarmos isto, mas é o tecido do espaço tempo que se dilata entre estas massas.
Eu tambem pensei que eleia falar sobre fisica.E em se tratando de tempo, não se pode falar como outra coisa.
Pois o tempo é só uma caracterista de nosso universo , o espaço tempo.
Confundir ou entender o tempo de outra maneira, é o mesmo que confundir bananas com galinhas. é só isto: uma caracteristica do universo, como ele se comporta, como evolui e uma marca, por assim dizer, de seu caminho pelo Multiverso.
Bom comentàrio, eu tb gosto desse assunto, só um pequeno porém, filosofia sobre o tempo é algo milenar, então é valido questionar sem verdades absolutas.
Achei sensacional sua explicação,apesar de achar que o tempo pode e deve ser discutido na filosofia.
Até porque a física nada mais é do que um desdobramento da filosofia.
Os dois ramos estão umbilicalmente ligados.
Um não existe sem o outro.
O que o Pondé fala em 2:10 é conhecido como Entropia. Eu me arrisco a dizer que o tempo move-se sempre inexoravelmente para frente porque a Entropia (ou seja, a variação de graus de liberdade da matéria) do espaço-tempo está aumentando. A Entropia em um ambiente fechado sempre aumenta, assim como já é observado que a Entropia deste Universo comporta-se da mesma forma.
Concordo!
Excelente comentário.
Analisando as partículas em nível quântico suas forças atuantes eu chego a conclusão que o tempo é uma ferramenta abstrata feita para dar cognição ao movimento, tempo é tão real quanto a matemática, ele só existe na percepção do ser que olha para a realidade, mas fora de uma consciência o tempo ñ existe. para uma pedra com o passar do "tempo", seus átomos iram decair devido a toda a atividade das partículas e o que nós chamamos de tempo seria algo para quantificar este período, eu mereço um nobel de física.
Se for duvidar do tempo, duvide do espaço e chegue na conclusão de Descartes.
Mas a existência do tecido do espaço-tempo independe da existência de matéria. Matéria é uma das três grandezas do universo , junto com o espaço e o tempo. Prove que na ausência de matéria o tempo também deixariam de existir e o Nobel é seu amigão. Ele pode não ser perceptível nesse cenário, mas continua existindo como uma dimensão .
ta premiado🏆🤣🤣🤣🤣
Pondé continua no campo filosófico que no da física ta dificil.
Grava um vídeo falando um pouco sobre as pessoas nos quadros atrás de vc...
Boa
um deles ja conhecemos ,tem um que é a cara do jo soares...
Outro alí é o Martinho Lutero, os outros não reconheci
@@fabriciooo92 Da esquerda pra direita: Walter Benjamin, Dostoievski (o de baixo, o de cima n dá pra ver), Lutero, Miguel de Cervantes (eu acho), n dá pra ver o outro e o último é Nelson Rodrigues. Mas seria legal faze rum vídeo pra quem n conhece msm
Arminio ali tbm
Você deu uma resposta filosófica para a questão mas não física com dar a entender o título do vídeo. Alguns cientistas acreditam que o tempo é ilusão pq não é possível avançar nem retroceder nele. Passado e futuro só existem em nossas mentes. Só há o aqui e o agora.
Só por que você não pode voltar no tempo (reverter o fluxo entrópico) ou ir para o futuro não significa que o tempo seja uma ilusão, apenas significa que ele não é como o espaço. Um bom argumento para a existência do tempo é a informação, se o tempo não existisse a informação e as regras com as quais um sistema quântico evolui seriam completamente irrelevantes.
É possível sim avançar no tempo, desde a publicação da teoria da relatividade se entende isso. Para isso basta aumentar a velocidade.
@@joaovitoralves2298 Não é você que está avançando no tempo, é o tempo que passa mais rápido ou devagar, o tempo é relativo para cada referencial, no caso chamamos esse efeito de dilatação temporal, a verdade é que para ambos o tempo passa da mesma forma . No caso se usarmos o deslocamento como analogia, se duas pessoas andarem 10 metros, para um terceiro observador uma pode ter andado 20 e outra 5 metros, no caso o que muda em cada referencial são as leis da física.
Honestamente a entropia e a natureza discreta do universo são ótimas provas cabais de que o tempo existe, da mesma forma que não podemos atravessar o universo instantaneamente, não podemos reverter a entropia, nem transferir mais ou menos energia do que a constante de plank versus frequência.
@@joaovitoralves2298 não se pode avançar no tempo, apenas ter outra percepção dele, são coisas diferentes. Você acha que se passaram 10 dias,mas se passaram 10 anos. Sua percepção do tempo mudou, o tempo em si,não.
Como você me ajuda a pensar meu filósofo por identificação!
Minha gratidão ao universo pela sua vida e a minha nessa jornada chamada vida presente!!!
Eu aos 68 anos uma pequena caminhante com poucas formações científicas mas muitas experiências de vida comum a todos mortais, (eu homo sapien), (…) me corrija no meu pobre ‘português’ sem tempo de ir ao Google … a aprender meu querido e respeitado mestre.
Recomendo a leitura do livro do Carlo Rovelli... A ordem do tempo. Se quiser entender de um ponto de vista da física moderna. Tempo biológico é tempo percebido por uma aproximação termodinâmica. Ele é(segundo a relatividade geral) e não é uma ilusão (tempo térmico).
Henry Bergson
Obrigada pela indicação.
Falar que o tempo não existe como diz o Carlo Rovelli é fácil difícil é provar!
Os argumentos do Rovelli parecem ser bem lúcidos mesmo, e no livro (A ordem do tempo) ele deixa clara a distância entre onde estamos e a comprovação de tudo isso, muito longe ainda, mas que parece ser o racional mais provável.
Pondé, amo seus conhecimentos, sua lucidez ! Obrigada por seus vídeos !
Muito legal professor, e muito verdadeiro essas observações sobre a interpretação do tempo; afinal a percepção nossa é limitada para algo tão complexo.
Adorei em 3:08 sobre o paulistano viaja para estressar o resto do país! Muito verdadeiro!
Independente do conteúdo do vídeo, como é bom ver comentários citando poetas e até a relatividade do mestre... obrigado Pondé! Ganhei o dia!
Pondé falou a respeito do tempo do ponto de vista socioeconômico e sociopsicológico. O que concordo plenamente. Do ponto de vista físico, o tempo é relativo. O próprio exemplo das estrelas que ele deu demonstra isso. Nós vivemos no futuro, passado e presente ao mesmo tempo.
Maravilhoso Pondé, te assisto no Linhas Cruzadas, te vejo e ouço aqui e adoro sua inteligência, meu Filósofo querido ❤️🌹🤩
Por exemplo esse vídeo pareceu ter 30 segundos de tão bom! Que mente tem o Pondé.
Pondé!! minha grande descoberta da quarentena. Moro em Portugal e estou de quarentena há quase dois meses só podemos sair de casa para supermercado, farmácia e mais alguns serviços essenciais.
"O tempo tem a capacidade de transformar tudo, exceto a si mesmo. Ele derruba muralhas, modifica raças, transfigura uma pessoa em outra e deturpa memórias. No entanto, será sempre o tempo."
Felipe Castilho, em Ordem Vermelha.
A questão da estrela é que apesar de ela já ter morrido a radiação que ela emitiu ainda esta cruzando o espaço, o que estamos vemos é a luz dela n ela em si... n é tão complicado de se entender. Nos não captamos a natureza das coisas com os olhos,o que vemos é a radiação visível do espectro eletromagnético. A questão que causa confusão é porque as distancias da vida cotidiana na terra são muito pequenas, e no nosso nível de percepção temporal coincide absolutamente com os eventos que emitem/refletem a luz.
"E não há tempo q volte, amor. Vamos viver tudo que há pra viver."
Filosofia e a arte da explicação...
Percepção do tempo é devido única e exclusivamente à nossa memória que evoluiu para isso. Se não tivéssemos memória, não teríamos a percepção do tempo. Nós evoluímos pra isso, então o tempo realmente existe e é importante para nossa sobrevivência, com aprendizado do que já fizemos.
"O tempo não existe, isso é apenas uma ilusão teimosamente persistente". Albert Einstein
Isso é impossivel. Entao se tudo acontece ao mesmo tempo a morte nao existe ou estamos todos mortos.. Estamos nascendo vivendo e morrendo ao mesmo tempo??! Se a minha filha acabou de nascer mas ao mesmo tempo tem 1 ano de idade, quando ela tiver 1 ano de idade Aqui no espaco tempo digamos assim, ela passou por esse evento 2 vezes entao?! E porque lembramos do passado e nao do futuro?
@@Vera2024-x1r a nossa visão de tempo é muito míope, a gente vive numa realidade limitada dentro das 3 dimensões de espaço e da quarta que é o tempo, porém o universo trabalha com outra realidade. Einstein estava certo, já foi comprovado que se vc acelar a velocidade o tempo distorce pra quem está acelerando e pra quem está parado, porém a gente não tem essa capacidade de chegar a grandes velocidades, mas o universo sim. Olhe a distância entre as estrelas e galáxias, isso é totalmente fora da nossa percepção de espaço e tempo, não temos como mensurar esse absurdo de grandeza. Se tiver alguma vida em outro planeta, e eu acho que deve existir em algum lugar, o nosso agora não é o mesmo agora de alguém que está a centenas, milhões ou bilhões de anos luz....isso parece loucura, mas não é, a sua percepção é que não permite enxergar isso pq estamos presos a um lugar muito limitado de espaço e tempo, impossível a gente compreender tudo isso.
entropia é o que toma a direção do tempo, pois ela é sempre maior que zero, exatamente como vc disse no início do vídeo Pondé
tem uma frase de true detective sobre tempo. "Time is a flat circle. Everything we have done or will do we will do over and over and over again - forever."
Pondé, você é minha notificação preferida!♥️
2:10 isso também é chamado de Entropia. Eu me arrisco a dizer que o tempo move-se sempre inexoravelmente para frente porque a Entropia (ou seja, a variação de graus de liberdade da matéria) do espaço-tempo está aumentando. A Entropia em um ambiente fechado sempre aumenta, assim como já é observado que a Entropia deste Universo comporta-se da mesma forma.
"Passado e futuro não existem" só existe um "eterno presente"
o tempo existe aqui na terra,fora nao existe e so uma circunstancia social
Pondé você está o puro Freud com esse visual kara, está muito da hora!!!
O passado reflete detalhes do presente que anda de mãos dadas com o futuro, que nada mais é que o reflexo dos detalhes do presente, também chamado de passado.
Bom dia, perfeito raciocínio.
Albert Einstein disse que o tempo é apenas uma ilusão persistente. Isso por que ele descobriu que tanto o passado, o presente e o futuro estão acontecendo a um só momento. Contudo, pelo fato de estarmos aprisionados ao espaço-tempo, não percebemos isso e temos a impressão de que o passado já se foi e o futuro é inexistente. Mais isso é apenas uma ilusão pois se fossemos capazes de sair do espaço-tempo, veríamos todos os eventos da história (passado, presente e futuro) acontecendo a um só momento e não em uma sucessão de eventos. Então, do ponto de vista da teoria da relatividade, o tempo não existe... É apenas uma ilusão persistente!
Muito interessante!
Na verdade a DISTINÇÃO entre passado, presente e futuro é uma ilusão persistente. Afinal, pro tempo e o espaço estarem ligados, o tempo precisa existir.
O tempo relativo, pelo q li, faz mais sentido pra mim. Aristóteles dizia q o tempo é absoluto, sendo q a teoria da relatividade diz q o tempo é relativo, ou seja, o tempo é diferente pra mim e para vc. Pegue o exemplo de um idoso e compare com o de uma criança e veja essa teoria na prática, por isso o tempo é considerado uma ilusão para Albert Einstein, já q ele é único para cada ser.
Não conheço muito Einstein. Onde ele diz isso?
@@natannaelrodrigues9477 O livro de q tirei meu comentário é: Simples Einstein, de Richard Wolfson
"Meu Deus como o tempo passa! Dizemos de quando em quando. Afinal, o tempo fica a gente é que vai passando"
Argentina Santos - Vida Vivida (Fado)
ótimo vídeo, o tempo caminha apenas em uma direção, pro futuro, prova disso é o decaimento radioativo natural, por exemplo um isótopo de Urânio irá se transformar em Chumbo, porém o Chumbo nunca irá se transformar em Urânio. A partir da relatividade geral que Pondé fala no final do vídeo, o tempo também não é ilusão pois a diferença do mesmo depende da sua velocidade, mas nunca voltando, sempre pra frente.
Obrigada pelo esclarecimento sobre o tempo. Foi ótimo receber esta. Luz do conhecimento. Ok bj
A única certeza que temos nesta vida é que um dia vamos morrer; então não se apegue muito as coisas materiais, pois a verdade é que você vai e elas ficam.
O tempo é real, tanto que ele é uma dimensão
O tempo se alguém não me pergunta oque é, eu sei; agora se alguém me pergunta oque é; eu já não sei mais.
Que ótimo vídeo!
Essa frase da thumb "o tempo é apenas uma ilusão" no momento em que a li, estava assistindo um documentário da BBC cujo autor prega que o tempo é uma ilusão. Bacana ver pessoas inteligentes pensando igualmente.
Até que fim alguém disse uma coisa lógica, é lógico que o tempo existe,se o tempo não existisse não haveria ações ,porque
Tempo é muito abrangente do que uma ilusão. E se o sentimento de ilusão for uma própria ilusão?. Muito mais profundo do que os argumentos dado acima, mesmo que relevantes..
Acho que devemos definir um termo, primordialmente, pelo que entendemos dele. Pode-se colocar em palavras na frase: o tempo é algo necessário para que o espaço mude seu estado. Nós temos meios para medirmos o tempo, isso prova que nós percebemos a existência dele, logo sou induzido a concluir que ele existe (a não ser que se parta da premissa que diz que nossos sentidos apenas mos mostram ilusões, nesse caso pode-se concluir que o tempo é uma ilusão)
Muito bom o vídeo! Pedido: se for fazer outro vídeo e repetir o tema, inclua o conceito físico da seta do tempo e também a relação tempo e espaço, porque esses conceitos da física, se relacionados com o conceito filosófico e sociológico, rendem um bom assunto. O Pondé começou a falar do tempo no espaço e foi bastante interessante.
As variáveis das equações matemáticas das leis da física, por exemplo, evidenciam o tempo, neste sentido.
Muito bom o vídeo.
Obrigado, meu amigo.
Viajando bem legal = minha forma de percepção da realidade.
O tempo existe, nossa percepção dele é variável e faz parecer ilusório.
você é foda Pondé.
O tempo é real. Nossas células que o digam lol mas faz parte. Continuo achando que O Criador deveria tornar as Leis imutáveis bem mais flexiveis do que já são. Gostei Pondé.
Como diz Toddyn "O tempo é só uma palavra criada pelo seres humanos."
O ser humano é o alicerce q molda o TEMPO ESPAÇO.
" A distinção entre passado presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente"
Jogou matéria, heim professor!
A vida é um sonho coletivo. Nascemos sem saber de onde viemos, e morremos sem saber pra onde vamos. Ou seja, um sonho.
Boa Pondé!! Tmj
Gostaria de sugerir um tema: fale sobre a relação entre gosto musical e afirmação de identidade, ou seja, pessoas que dizem gostar de certo estilo de música só para demonstrar intelectualidade, cultura, etc.
Existe o tempo universal e nós estamos inseridos nesse tempo com o nosso próprio tempo, a questão de vermos a luz após trata-se de transformação da matéria em si, a duração dessa luz no espaço atingiu seu olhar no tempo. Daí vem a relação espaço - tempo.
não há existência sem tempo e não há tempo sem existência, o tempo é elemento de tudo que existe, pois nada existiria sem o tempo
O tempo não existe como coisa. Mas como forma de contagem de movimento apartir da total inércia do cosmo, por isso estamos expandindo e sempre em movimento. A vida é movimento. Deve ser isso.
Pondé, GENIAL!!!!!
Acho que tudo isso que você disse se resume a reações. Eu tenho duvidas sobre como tudo reagiria em isolamento, sem algo pra atrapalhar, sem nada pra se orientar e fazer um parâmetro. Pensando assim o observador entende que não existe nada além do presente.
Sem relógio, mais precisamente, sem dia Nem noites, sem estações do ano, sem envelhecimento. Repare, mudam coisas que são elementos do tempo,mas não ele precisamente e ele desaparece. Um erro comum de semântica, atribuímos clima ao tempo, quando para de chover ,dizemos o tempo mudou ,mas quem mudou foi o clima. Quando não somos mais jovens, dizemos, os tempos agora são outros, mas os tempo é o mesmo,quem mudou foi o indivíduo. Tudo, absolutamente tudo que concebemos como tempo, não passa de uma questão de percepção. Tempo é espaço .
Eu sou paulistano com raízes fortes na Bahia. E baseado no que o Pondé disse nesse vídeo, o tempo do paulistano não é o mesmo do baiano, rs. O stress é inerente a São Paulo, sofro um pouco quando visito os parentes lá, mas aos poucos vai-se adaptando ao ritmo, e acreditem, o tempo do baiano é bem melhor, pois afinal, com tempo ou sem tempo, o destino de nós todos é o mesmo.
Muito bommmm!
Nos anos 70 quando era iniciante num fraternidade fechada ,logo no início nosso trabalho era sobre o que é o chamado tempo...,Era um estudo que tinha que ser trabalhado com a psicologia , a teologia , a antropologia etcccc..No final vinha a definição !!!!!o tempo é somente duração de consciência ...Vejamos que o passageiro na terra é a humanidade ..e a terra está numa certa eternidade ...a infinitude humana é nada na eternidade ...
O tempo não é uma ilusão, e também não é uma constante. E para entrar de cabeça nessa viagem, Pondé, poderia ter recomendado o livro “Uma breve história do tempo”.
Mais vídeos de charuto, quais mais gosta, combinações com whisky etc
Pensei que ele iria falar sobre física kkkk
Eu também pensei que era sobre Física mas gostei da reflexão.
Tbm hahah tava até esperando sair Albert Einstein.
@@simone942 Dãnnn
@@GabrielSilva-po2qx dãnn
Física SÓ para obabo nos caralho! !!!
A questão toda ai é saber de que tempo estamos falando, se é do tempo físico, ou do tempo sensível, dos filósofos. Márcio Barreto em O anacronismo do tempo: um debate entre Einstein e Bergson vai tecer comentários sobre as diversas percepções de tempo, e o enfrentamento entre um filósofo que vê "Seu tempo" sensível desaparecer, devido à teoria da relatividade em Einstein.
Tempo é memória, movimento e desgaste. Ele só existe em referência a alguma coisa fora dele e nele mesmo.
Ótimo conteúdo Pondé! Faz um vídeo falando sobre saudade
morei no nordeste aprendi muito com eles esta questão além do dinheiro e do sentido da relação da acumulação produtiva com o tempo.
Para melhor compreensão do assunto segue referência bibliográfica:
Norbert Elias; Sobre o tempo
Márcio Barreto; O anacronismos do tempo
Le Goff; História e Memória.
Só ai você já tem um ótimo começo.
O tempo é consequencia da memória
Muito bom professor!
Tempo é uma ilusão na medida em que a matéria o é, uma vez que o tempo é uma dimensão da matéria: a matéria em direção ao desordenamento.
Continua com esses assuntos mais interessantes
Hegel fala sobre o tempo cronológico e tempo psicológico. Se tempo não existisse são seria possível estudá-lo. Vou precisar de algumas encarnações pra aceitar que tudo ocorre ao mesmo tempo, passado.presente.futuro
Se nada passase não haveria tempo passado : que se nada sucedesse não haveria tempo futuro; e que se nada existisse atualmemte, não haveria tempo presente. Como então esses dois tempos, o passado e o futuro existem, se o passado não existe mais e se o futuro ainda não existe? Quanto ao presente, se fosse sempre presente, se não se fosse juntar ao passado, não seria tempo, mas eternidade.Portanto, se o presente, para ser tempo, deve unir-se ao passado, como podemos declarar que existe, se não pode existir senão deixando de existir? Tanto que nos autoriza a afirmar que o tempo existe é sua tendência para deixar de existir.
Santo Agostimho - Confissões- pequeno trecho do livro XI
👏👏👏👏
Obrigada por esse compartilhamento.
Tese do triplice presente agostiniana, bela passagem.
Caraca Agostinho vc é que é eterno.
Dizem que o passado deixou de existir. Não é verdade, o passado permanece nas suas consequências. Sou o que sou hoje porque no passado meus pais se conheceram, se casaram, me criaram e eu fiz minhas escolhas que me trouxeram onde estou. O Brasil não seria o que é se Napoleão Bonaparte não tivesse resolvido invadir Portugal e a família real não tivesse fugido para cá, se Jânio Quadros não tivesse renunciado, e assim por diante. O passado é perene, o presente é o agora e o futuro não existe, é construído a cada segundo.
O tempo é uma dimensão intimamente ligado a dimensão espaço . mesmo se vc não estiver se deslocando no espaço vc sempre estará se deslocando no tempo como um trem em direção ao futuro.
Um ponto legal de destacar é que a percepção temporal é relativa, e em minha opinião depende da idade do observador. 1 ano corresponde a 25% da vida de uma criança de 4 anos, assim como corresponde a 5% da vida de um jovem de 20 anos, 2% da vida de um adulto de 50, e 1% de um idoso de 100 anos. Por essa razão, quanto mais velhos ficamos, existe a percepção do tempo passar mais rápido
Pensei nisso hj, cara!!! Lembrei de santo Agostinho nas suas confissões dizendo que o tempo é uma ilusão dos seres finitos, composto de três nadas: passado que não existe mais, futuro que ainda não existe e presente tão fugaz que é uma mistura de passado e futuro.
A sensação que temos quando lembramos de alguma coisa é que vimos no tempo e não na memória. Por estar no tempo as vezes não conseguimos ver tudo, ao contrário se o tempo só estivesse na memória seria mais fácil de lembrar.
Se pararmos para pensar no tempo , o passado já não existe mais o futuro ainda não existe e considerando que o tempo não para , oque seria o presente? Ou o presente não existe ?
O Tempo não passa, nós que passamos por ele
Pondé você poderia falar sobre " o nada"? Acho uma discussão muito interessante
Não existe diferença de ontém pra hoje. A diferença é aparente, e aparência é ilusão.
Realmente é muito difícil se desfazer de um paradigma inato, o tempo da alma.
eu achei que ele ia fazer uma abordagem segundo a fisica, mas muito boa também a visão filosofica
O que é uma ilusão são as horas, o jeito que nós quantificamos o tempo, mas o tempo não é uma ilusão. No nosso mundo competitivo e louco, as horas se fazem necessárias. Abraço pondê
Concordo. Seria impossivel o tempo ser uma ilusao.
Li um texto do Carlos Reis, Sobre o Tempo, em que ele comenta o que Aristóteles pensava sobre o tempo, e a impressao que eu tive era que se tratava de um texto sobre física aplicada, e não de filosofia, rs. Fica aqui a minha sugestão de uma serie de vidio para que comentasse a visão de vários pensadores sobre o tempo. Grande abraço Professor Pomdé!
A música, a luz e o movimento apenas existem devido ao tempo. É o que o que dá corpo e dinamismo ao universo.
Nós é que passamos, o tempo é sempre igual é como se tivéssemos sempre no mesmo dia
Entendo muito pouco, tanto de física quanto de filosofia, mas pelo que eu aprendi, o tempo parece ser mesmo só uma ilusão. Ele nada mais é que uma espécie de escala para medir as transformações por quais passam a matéria, que está sempre em mutação (e nem toda transformação é degradante, muitas assim parecem pois nós assim as classificamos).
Em filosofia não parece ser um conceito tão distante, visto que o tempo é a escala que usamos pra medir as transformações pelas quais nós passamos, transformações no corpo e na mente. Mas é só a minha opinião.
Mas se o tempo é algo para observar e classificar a própria realidade, isso já não faz dele algo real?
O tempo é uma construção para nos localizarmos, organizarmos e termos referências. O tempo é movimento que fatiamos na mente (passado, presente, futuro). Muito do que entendemos do tempo é apenas influência gravitacional.
@@natannaelrodrigues9477 não necessariamente, o tempo é uma métrica para as transformações, assim como metros, jardas e milhas o são para distâncias. O que existe são as transformações em si, o tempo é só uma escala, assim como o que existe é a distância entre dois pontos, as medidas são ferramentas inventadas para facilitar nossa compreensão (penso eu)
@@cerominho e processos químicos também! Pois, em sua maioria, são lineares e dão essa impressão de tempo no âmbito biológico
Tem que definir o que seria uma ilusão e se o tempo é sua métrica ou a sua própria passagem.
Tempo parece uma ilusão tb. Nosso cérebro não consegue compreender isso, principalmente quando sonhamos a noite, temos a impressão que não existe o tempo. Quem nunca sonhou com muitas coisas mas na verdade era só um cochilo. E quando o despertador toca enquanto estamos dormindo e nossa mente inventa uma história que parece longa mas o despertador só tocou alguns segundos. Nossa viajei.
O tempo é uma realidade constante, que teve um ponto inicial porém sem final, e este fim, pode ser encontrado no seu início, e o mais incrível é que apesar de ser uma realidade constante no passado, presente e futuro, pode ser manipulado em alguns pontos. Tem pessoas que tem mentes com a capacidade de projeção temporal para o futuro. Não quer dizer que isso seja algo que o elemento detentor desta característica possa faze-lo quando quiser, e nem que se o fizer que isso será relativo à algo muito importante para a humanidade, mas pode se tratar de uma "visão" de algo particular. Acredito que isso é o que ocorre com os chamados videntes. Eu já tive projeções que me fizeram ver coisas que eu veria concretizadas 15, ou 20 anos depois de caráter particular, coisas que na hora do "sonho" não fizeram sentido nenhum pra mim! Mas que quando me vi exatamente naquele local, "que inclusive ainda não havia sido construído quando tive a projeção", lembrei no mesmo instante da situação de projeção de anos antes, como também tive a possibilidade de ver coisas, estando presente na situação futura por exemplo com foguetes sobrevoando Jerusalém. Estando eu em Jerusalém, sendo que nunca saí do Brasil!
Maravilhoso.
Porque tudo é feito dentro do tempo, pra um movimento começar ele precisa de tempo, sem tempo nada pode existir
Eu acredito na palavra de Deus, há o hoje um dia de cada vez. Não existe o ontem e nem amanhã somente o presente.
Uma vez eu dei de presente para o meu pai o livro: O livro e uma ilusao. Eu li ha muito tempo, nao lembro mais os argumentos. Vale uma reeleitura..
Pondé tem toda razão. O tempo existe; tempo é dinheiro. Não perca tempo nem dinheiro assistindo a esse vídeo.
O Que É O Dinheiro? Um Papel Cujo O Mesmo Entregamos Valores Monetários?
Pondé, aproveitando esse gancho sobre o tempo, fale um pouco sobre a teoria do Eterno Retorno, de Nietzsche. (Meninas da doca falem com ele ).
*POSSO FILOSOFAR ?........O tempo não passa....Somos nós que passamos PELO TEMPO....o tempo não envelhece.*
Faz um pouco de sentido, a relatividade fala que cada um tem seu tempo específico, variando conforme a gravidade e o movimento
true detective hahahah
O tempo é uma dimensão com sentido único!
@@leonardomartinsdeara em situações normais é, mas a dilatação temporal mostra que você pode mudar isso quantitativamente, e fisicamente, seria possível fazer as 7 bilhões de pessoas no mundo terem tempos completamente diferentes, então essa ideia linear do tempo perde o sentido
@@henriquespindola5281 sim, a dilatação não muda o sentido do tempo