Eu vivi isso recentemente com uma mulher 10 anos mais nova que eu, que no início parecia perfeita e que tinha achado a relação melhor que eu poderia encontrar . Depois de alguns meses muito intensos, ela começou a reclamar, me desvalorizar, me criticar pouco a pouco. Ia impondo todas as vontades dela, e reclamando dos meus desejos e sentimentos, me chamava de sensível (mi-mi-mi). Fui anotando tudo, fazendo uma lista. Um dia, ela explodiu de raiva por uma atitude absurda, em que não fiz a vontade dela. Aí as brigas começaram pra valer. Comecei a fazer terapia, pensei que eu era o errado, mas pouco a pouco fui me dando conta que eu não merecia e não precisava daquela pessoa com este morde assopra. Terminei o relacionamento tóxico após 1 ano e meio, e fui cuidar se mim. Muito melhor assim! Obrigado Marcos.
Parabens, devemos estar juntos para ajudar um ao outro a melhorar como seres humanos nessa caminha da vida , nao para um tentar destruir ou destruir o outro, nao importa em que tipo de relacionamento estejamos . Minha maxima é : nao veio para agregar , pode vazar para bem longe de mim
@@mariaeduarda-ib8rh já tive um relacionamento assim, todo tempo a pessoa me colocava para baixo de maneira bem educada, bem sutil, até que comecaram as traicoes, entao vi que nao dava para continuar e pulei fora, nem como amigo eu quis ter, anos depois encontrei meu atual marido e vi que aquilo era uma canoa furada.
Já ouviu aquela pessoa falando "ela me proíbe de ir jogar bola" ou "ele é ciumentos demais" como se fosse algo BOM. Eu fico me segurando pra falar o "PARA BEBÊ"
Pois é, a quantidade de homens que eu conheço que tem namoradas ou esposas que os afastam de hobbies, amigos e as vezes até da família e a naturalidade com que as pessoas olham pra isso, é bem espantoso.
Obrigado pelo vídeo Marcos... Sofri isso Marcos, tratamento de silêncio, gaslighting, projeção de culpa, invenção de histórias que não existiam (confabulação). Pensei que o problema era eu durante anos... Pensava o que eu fiz? Procurei terapia e minha psicóloga me ajudou a entender que eram traços narcisistas tóxicos dela... Ela me humilhava e eu era o culpado. Minha atuoestima demorou anos para melhorar. Abusos sutis e torturantes psicologicamente. Uma colega dela afirmou que era mimimi e que não é possível que mulher não poderia gritar? Fiquei pensando... Como assim? Abusos contínuos devem ser normalizados? Claro que não!
Eu passei 32 anos num casamento onde havia desde o início violência física, emocional e psicológica, claro que nos primeiros anos não percebi, pq na época não existia todo esse alerta que tem na sociedade sobre isso e sobretudo pq já vim de uma família em que meu pai era EXTREMAMENTE violento. Qdo percebi, não conseguia sair por medo, por que a violência aumentou muito com o passar dos anos e tb por causa da bosta das religiões. Pra ter uma ideia, fui ameaçada qdo estava me recuperando de uma cirurgia de retirada de um seio por conta de um câncer de mama, estava imóvel numa cama, com mais de 70 pontos no peito, um verdadeiro terror! Em contrapartida, tb sei que o relacionamento abusivo tb vem por parte de mulheres, claro que em muito menos casos. Tinha uma tia, que era extremamente abusiva com meu tio, dava até pena dele é isso eu dia desde criança, já faz muito tempo pq hoje tenho 59 anos. Enfim, é uma pena que nós, seres humanos tenhamos que passar por uma situação dessas’ E eu? Eu me libertei disso no dia 08/08/2013 e agradeço a Deus por ter conseguido, dizia sempre pra minhas filhas: Se eu não conseguir sair disso, vou morrer infeliz! E eu consegui, estou viva, plena, feliz e eu faço as regras da minha vida, vivo em paz!! Boa sorte pra vc!
Sei bem o q você passou Welington. 3 anos de tortura. Tive certeza ele ser um narcisista. Então desisti. Sofri dentro , e muitooo no termino. A 6 meses fora disso, mas foi tão traumático q até digitando me lembro e choro ainda. Pior é q fazia com q eu era culpada. Que tortura meu Deus.
Wellington Vieira, infelizmente comportamentos abusivos independem de Genero, serao encontrados em homens e mulheres e em todo tipo de relacionamentos, sou filha de uma mulher que foi abusiva com os filhos, passei minha infancia e adolescencia sofrendo abuso verbal e fisico, depois que atingi minha maioridade, sai de casa montei uma nova vida longe de tudo e de todos aqueles abusos e jurei para mim mesma que na minha vida afetiva com Homens jamais toleraria abusos, tenho mantido minha palavra .
Isso da confubulação é a parte mais complexa, porque estamos tão fracos que existe a dificuldade de percebermos se é ou não verdade. Acabamos acreditando até em mentiras. Mas, tem um dia do despertar ✨
Fiquei num relacionamento abusivo por anos. As nuances do abuso são imperceptíveis no início, com o tempo elas se tornam mais nítidas mas compreender que é uma relação tóxica demanda tempo e uma boa dose de autoconhecimento. Demorei 03 anos para conseguir findar este relacionamento. Precisei de terapia para compreender o quão dependente emocionalmente me tornei nesta relação. E garanto que a dependência vem de ambos os lados. Este tipo de conteúdo foi o início da minha libertação. Aprender sobre as relações e o que é saudável ou não nelas fazem total diferença para a manutenção da saúde mental e nos protegermos deste tipo de situação.
Você tem toda a razão. E a pessoa abusiva também é dependente, porque precisa de ter uma vítima para subjugar, para maltratar e despejar todo o lixo emocional nela
@@claudiabenoliel642 é só ser abusivo também. Quando o outro prova do próprio veneno, foge. Mas isso se faz quando se vê independente e não se importa de se livrar disso.
Os momentos doces são o que nos deixa confusas durante muito tempo. Porque os momentos abusivos só vão aparecer de vez em quando. Mas, na linha do tempo, ao olharmos para trás, eles se destacam e nós percebemos o padrão.
Esse video veio em excelente hora. Eu sinto saudade do meu ex porque tivemos momentos bons mas, me esqueço dos momentos que me fez sair da relação abusiva. Se eu refletir de forma racional permitindo dissociar as minhas emoções, é exatamente isso. Não dá pra considerar apenas o que foi bom, a gente precisa se lembrar sempre, de tudo aquilo que não nos permitiu ficar. Obrigada por tanto, Marcos!
No fundo a gente sabe que existe uma coisa estranha, as bandeiras vermelhas nos avisam, mas o amor, o apego emocional, os anos investidos naquela relação ainda nos prende e nos faz acreditar que um dia as coisas vão melhorar, só que elas só pioram. Daí vem o medo do mundo fora da relação, o medo da solidão, a constatação de que as relações andam cada vez mais complicadas. Chega uma hora que ou a gente dá um basta ou a gente vai morrendo aos poucos todos os dias. No meu caso, uma pessoa alegre e otimista, me vi em depressiva, sentindo culpa, raiva, mas tive coragem e caí fora. Fácil? Nunca é, mas hoje descobri uma outra versão de mim, mais forte, que gosta de estar na sua própria companhia, etc. Além de sequelas emocionais, tive sequelas financeiras, gastei o que nunca imaginei para recuperar a autoestima. Depois descobri que mesmo nesse prejuízo eu tive um aprendizado. O amor próprio não está nas coisas materiais, mas ele vem de dentro pra fora. Estou em fase de recuperação ainda, mas comparando ao que passei, tô quase passando de ano na escola das relações afetivas 😂😂😂
Entendi o que vc quis dizer com "escola", mas nas escolas nós, professores vivemos inúmeros abusos que poucos integrantes conseguem perceber. Há sempre um secretário de educação, coordenador, articulador, diretor e muitos estudantes dizendo: faça assim, não seja assim, não fale assim. O lugar para respeitar as diferenças tolhe-as pela mente. 😢😢
Pelo número de mulheres que expõem esse tipo de situação, ser bem maior, passa despercebido a quantidade de homens que sofrem abusos, por suas companheiras, sem notar. Ou muitas vezes, a vergonha da exposição e acomodação dentro de uma relação. O abuso por surgir de qualquer gênero. Doutor Marcos, és fenômenal.
Nossa esses exemplos me faz entender que ficar sozinha para entender e buscar o amor próprio é a melhor solução, do que ser abusivo com o outro ou permitir uma coisa dessa.
Tinha uma colega assim. Reclamava do cara, xingava, nao respeitava as decisões dele. Ele caiu fora, e sempre ela ligava chorando, falando palavras p/ ele se sentir culpado e colocava toda responsabilidade nas costas dele. Ele nao era um santo, mas decidiu sair de um relacionamento falido e ela ao invés de aproveitar e tocar a vida, infernizou mais ainda o cara. Eu creio que ela tb sofria, porém me dava a sensação, que ela era viciada em brigas. O dia que era tranquilo, ela procurava um jeito de brigar.
Numa relação abusiva o doce vira Fel😅 Você só vai sentir o doce de verdade , quando você se liberta e percebe que numa relação abusiva não existe lado bom ,era só uma maquiagem! Amor próprio sempre! Se ame! Se cuide! Cada um de nós merecemos sermos felizes!
Eu acabei de terminar com meu ex por conta da forma agressiva, abusiva e tóxica que ele se comportava comigo. Eu sinto alívio e paz porque me dei conta que as coisas só iriam piorar. Quem é abusivo não se dá conta disso cabe a gente cair fora o qto antes.
Relacionamento abusivo independe do gênero. A sociedade incute em nós que só os homens são violentos. Os abusos são bem sutis não percebemos muitas das vezes. É uma teia. São rolpantes de agressividade verbal, indiferença, silenciamento dentre outras atitudes. Mas temos seu canal para nos dá uma luz e um norte. Gratidão💛
O mais difícil em reconhecer a toxicidade de nossas relações é porque somos gestados e educados em relações abusivas: família, escolas, religiões. Dificilmente romperemos com esse ciclo se não dedicarmos tempo para o autoconhecimento. Mas só de estarmos discutindo e olhando para essas questões já é um grande avanço.
Eu já vi mulher abusiva com o marido depois que ela descobriu muitas traições dele e ele a subestima como mulher. E, ela para se defender e sem coragem de se separar por medo e insegurança ela passou a atacá-lo verbalmente e nunca mais parou d atacá-lo. Quem não conhece a história diz q ele é santo e ela o diabo.
Linda Rosa, nao estou aqui julgando a moca, cada um sabe de si, mas na minha humilde opiniao nao se justifica um crime com outro crime, melhor sair fora e ir viver uma vida mais digna sozinha, digo isso porque meu pai suportou abuso verbal da minha mae por muitos anos antes de resolver sair de casa e ir viver a vida dele longe dela , se houver filhos na relacao fica mais horrivel ainda a situacao,
@@emmalein7212 Há vários motivos por ambos permanecer na relação, o marido q citei ele acha q ter amantes ou mil mulheres fora do casamento não precisa acabar com o casamento e motiva outros homens a fazer isso. Para os homens mto cômodo, não desfaz do lar e dos filhos e fica velho tendo uma babaca para suporta -li. Qta a esposa existem muitos meios psicólogos, auta estima baixa, dependência financeira e espiritual tudo causado pela convivência com marido q a agride com violências verbais a culpando d tudo. Ela perde toda força para uma separação.-
@@RosaRosa-RMas não perde forças para abusar dele? Sinto muito, um erro não justifica outro. O tanto de energia e disposição que ela tem para abusar dele, poderia ser usado para ela cuidar de si. Inverta os papéis (uma mulher que trai é um homem que a maltrata) e você também percebe o absurdo dessa situação.
Eu acho surreal como que ainda tem gente que não entende que mulheres também podem ser abusivas. Porque para mim, isso é óbvio. É só a pessoa se atentar à realidade que ela percebe que há, sim, mulheres que são abusivas. Mas já que o óbvio ainda precisa ser dito, obrigada pelo vídeo, Marcos. Espero que ele ajude as pessoas a perceberem essa realidade.
Até hoje fico na dúvida se foi abusivo meu casamento. Não era maltratada, mas completamente ignorada. Sofri muito. Fui definhando. Se não tivesse terminado, teria morrido. Durou 18 anos.
Concordo com você Marcos e afirmo: Acho que a maioria de nós temos comportamentos abusivos, o problema é que não reconhecemos em nós mas apenas nos outros. Sei que muitas vezes eu sou, infelizmente.
Eu lembro e muitoooo dos abusos.. por isso nunca mais permiti aceitar as tentativas de voltas dele . Jamais vou admitir passar por tdo aqlo. Nunca mais
esta semana uma amiga que está separada do namorado contou frases absurdas e abusivas que falava para ele, e até alguns exemplos que deu nesse vídeo....... estou me afastando aos poucos, porque identifiquei como abusivas algumas frases e atitudes dela comigo (abusivamente doce ..)
Vivi 30 anos em um relacionamento difícil no qual ela me acusava de abusivo e quando fui embora sai com a consciência de que eu era abusador. Ao chegar destruído na psicóloga e contar minha história não consegui contar fatos que demonstravam que eu era abusador e cheguei a conclusão que eu tinha sido mentalmente manipulado e isto era o verdadeiro abuso
Estou deixando um casamento depois de 8 anos. Mudei de país, aprendi a língua, sofro com saudades dos meus e me dediquei a viver a vida dessa pessoa que nunca me acolheu de verdade, sofri vários tipos de preconceito no país dele ouvindo piadas de amigos e familiares dele e ele sempre se mostrou uma pessoa que gosta de “paz” mas nunca me fez me senti protegida (não que isso deveria ser uma regra mas na relação eu jamais iria permitir ninguém humilhar ele pq ele veio de outro cultura) ter uma parceria é fundamental. Nunca percebi essa parceria e eu passando a vida toda servindo com afeto esperando o mínimo, quando me dei conta já estava com uma dependência emocional enorme ao qual entendo que tem muito haver com tudo que já passei na vida. Comecei ficar a ABUSIVA da relação, queria q ele entendesse e sentisse a dor que eu senti só pra ser amada e estar com ele. Hoje depois de 3 anos de terapia resolvi dar um fim, não quero me tornar aquilo que me machuca. Há coisas lá que só diz respeito a nossa dor e é de RESPONSABILIDADE NOSSA olhar pra isso.
Bem isso, o outro é tão abusivo que com o passar dos anos ficamos tão abaladas que começamos a nos tornar abusivas, mais como defesa; Mas é errado, o certo é dar um basta nisso e se separar antes de nos contaminarmos na relação abusiva.
Renata Monik Araujo Santos, nao toh aqui para dar conselhos a ninguem, porque se conselho fosse bom era vendido e nao gratis, mas acho que o segredo esta em impor respeito desde o primeiro momento juntos, tambem sou casada com estrangeiro e deixei bem claro no namoro e reforcei isso na primeira semana de casada já morando no País dele, ou me respeita e exige respeito dos seus compatriotas que convivem com voce para comigo, ou arrumo minhas coisas e volto para o Brasil, principalmente por nao ter filhos, estava e estou disposta a respeitar tudo e todos mas exijo receber o mesmo respeito de volta, tenho sido respeitada por ele e por aqueles do nosso convivio proximo há quase 30 anos, se um dia perceber que isso mudou, cumpro minha promessa, arrumo minhas coisas e volto para o Brasil sem olhar para traz. Fui muito desrespeitada por quem me colocou no mundo e deveria ter me respeitado. Meus Pais, nao aceito mais desrespeito de ninguem nessa vida .
Oi meu Doc querido.... Sinto pena de quem passa por um relacionamento abusivo e não se apercebe. Depois que eu saí de um e a ficha caíu , que alívio saber quê não quero isso mais pra minha vida!!!
Vendo esse vídeo, me veio na cabeça que a pessoa abusiva sabe ser maravilhosa e usa MUITO isso quando lhe interessa, por isso ficamos tão encantados e presos por tanto tempo. Mas uma hora ou outra, a verdadeira face dos abusadores aparece. Uma vez ouvi uma frase muito boa: quem é bom, é bom. Quem é bom e mau, é mau. Frases que eu ouvi do meu ex-abusivo, que era um narcisista oculto: - Obrigada, amor, por essa discussão. Agora minha semana vai ser horrível por sua causa. - eu te traí porque me senti cobrado por você. - se eu soubesse que você cobraria tanto, não teria te pedido ajuda. - amor, você emagreceu, mas agora está flácida, né? Foda...
Namorei uma moça assim. Ela me humilhava, falava coisas do tipo. Falava pros outro que eu que era narcisista, abusivo.... colocou ate minha família contra mim. Resolvi me curar, porque não queria ser ruim com ninguém. Quando fui buscar ajuda pscologica eu descobri que narcisista era ela
Descobri que meu relacionamento era abusivo assistindo seus vídeos . Achava que ele tinha gênio difícil … sempre achei que relacionamento abusivo era relacionamento violento …
Eu não titubiei em entender que isso poderia ser de uma mulher, pois fui vítima de uma mulher tóxica agravada pela sua bipolaridade (diagnosticada). Saí destruído e ainda terei um longo percurso para voltar ao normal
@@lutragino muito obrigado! Vivendo um dia de cada vez. Temos que normalizar que os homens não são e não precisam ser fortes e inabaláveis. Me sinto um lixo hoje. Os finais de semana e as noites são aterrorizantes. Comecei terapia e acredito que vou superar. E vou tentar calibrar melhor meus filtros e minha autoestima para evitar chegar ao ponto que cheguei. Tudo de bom pra você.
@@claudia6141 obrigado, seguirei tentando. Hoje em dia sinto um misto de raiva e de frustração. Vivi todo tipo de violência psicológica possível e como o Dr disse não é sempre, são episódios e isso acaba nos confundindo, mas cada vez que você permite, mais pro fundo do poço você vai, até que chega um momento que você já sente tão péssimo que acaba aceitando cada vez mais e sente que é isso que merece. É uma luta que você sai traumatizado.
Esse video foi esclarecedor para mim, percebi que eu cometo abusos sutis com meu esposo mais não sabia que isso era abuso não tinha conciência ,vou mudar meu comportamento vou observar ele pq acho que ele tbm é assim,mais percebi que sou mais!Vivemos em construção podemos mudar e melhorar a nossas relações,acredito que podemos ser abusivos com outras pessoas tambem sem perceber.Marcos obrigada pelo video.❤
Gente, eu sou abusiva😔inclusive já usei pelo menos duas das frases citadas no vídeo. Meu parceiro também é abusivo, pois fala frases que me magoam. Mas eu faço isso com mais frequência 😕
Verdade, disse tudo.. Sempre digo que qualquer relacionamento entre duas pessoas ou mais, de casal, de trabalho, de amigos, de familia............Tem que ter RESPEITO no modo de falar, de agir....... Hoje usa o termo relacionamento abusivo. As pessoas estão casa vez mais intolerantes, usando palavras pejorativas com a maior normalidade, a entonação na hora da fala como ameaças.....
Parabéns Dr. Marcos! Finalmente, um vídeo sobre violência exercida sobre os homens. Eu entendo a necessidade de falarmos sobre a defesa dos direitos das mulheres mas, de repente, parecia que só os homens podiam ser pessoas tóxicas e más, e que as mulheres eram todas perfeitas. Há muitos homens sofrendo vários tipos de violência calados. É preciso alertar esses homens que isso também não é justo! 😢
Lembrei de um primo meio irmão, que escolheu tanto e ainda tirou onda comigo à época que era solteiro e hoje é casado com uma dessa😂 minha querida avó que tá no céu chamava ele de veste saia 😂 valeu Marcos.
Hoje faz um ano que saí de vez de um relacionamento abusivo e fugir de volta para a casa de meus pais foi a melhor coisa que fiz por mim mesma. O Dr. Marcos é muito importante nessa minha fase de reconstrução e já estou com saudades daquele abraço que troquei por um autógrafo aqui em Recife. Volte logo aqui, viu! 😘😘😘😘
O pior é que a pessoa vai fazendo isso e espera amor e carinho de volta na mesma hora, e quando já estamos muito machucados já não dá mais para fazer isso como no começo da relação. Isso é triste demais cara... Parece que sempre somos o culpado, eu tenho os meus defeitos, reconheço e me desculpo e tento melhorar... Agora quando a pessoa está sempre te julgando, sempre te abusando e nem é capaz de perceber ai vc começa a questionar vc mesmo...
São esses momentos fracionados que nos cegam. É possível viver anos em uma relação abusiva e não ter noção de onde se está vivendo. É chegado um momento que você pensa até que está ficando louca, que aquela pessoa tão doce só quer nos proteger... Enfim, uma hora a libertação chega! Gratidão por mais esse ensinamento maravilhoso, Marcos! 🙏🏻✨🥰
Esse canal se tornou a minha religião kk, já maratonei todos os vídeos. Estou simplesmente apaixonada pelas reflexões!! Tem me ajudado muitooo pois estou nesse processo de aprender a me amar em primeiro lugar. Você é luz em nossas vidas ♥️
Inadmissível qualquer abuso! 👏👏👏 Por isso, tomo muito cuidado com minhas palavras e atos, além da minha tolerância ser ZERO quando se trata de respeito. Relacionamentos só são saudáveis quando há nutrição de ambos os lados, e isso só alcançamos com educação e diálogo.
Abri o video vi seu bolo, nao aguentei, fui na padaria faltandndo meia horabpra fechar ,comprei um bolo de baunilha e um copo de iogurte de mel voltei correndo, sentei na cama e comi assistindo vc dr marcos lacerda. Eu aqui comendo muiyo depois debuma desilusao amorosa mi encho de guloseimas. Vai passar eu sei . Mas por agora precisa estravasar por algum lado, ti adoro drr marcos eu de goiania.❤😂😂😂
É verdade, eu vivi 28 anos em um casamento abusivo e não sabia. Ele me me acusava e me fazia sentir culpada por todas as gracerias e traições que ele praticava. Enquanto ele domia fora de casa e mantinha amantes, em casa quebrava as coisas quando alguma coisa não saia como ele queria. Chegou a quebrar um geladira e uma mesa de cozinha simplesmente porque não encontrou água gelada. Hoje ele saiu de casa foi morar com a amante, eu sofri horrores pedi a Deus p ele voltar. Ela engravidou eles tiveram um filho e ele deu nome do meu pai que e o mesmo da nossa filha para homenagia-los, me senti ainda mais traida.
Tb passei por isso, meu caso bem semelhante, Exceto a parte do filho que ainda não tiveram mas estão planejando. Hoje dou graças a Deus por não estar mais nessa relação abusiva. Olhe por esse prisma tb...foi livramento!
Aquele cara que te trata super bem, carinhoso , atencioso, prestativo e quando vira as costas ele trai e engana! Isso é abusivo porque você não consegue contemplar o abuso
Conheço um monte de mulher abusiva aqui na cidade em que moro. Eu sempre fico perplexa como os homens não notam. E ainda acrescentam que a mulher é só ciumenta. kkkkkk
Pode me ajudar?.. minha esposa ela é bem difícil, hj mesmo não queria deixar eu dormir até mais tarde. Nós moramos de aluguel e nossa janela do quarto fica num corredor as vezes alguém passa mas é só de dia..
Muito obrigado por esse vídeo Marcos, é bem tocante. Passei por um relacionamento onde fui me afastando de amigos, deixando de fazer atividades que curtia, pra não chatear um companheira, quando me dei conta por estar sufocado e coloquei meus pontos, a pessoa disse que pisava em ovos pra me agradar e inverteu totalmente a situação. O problema de ser homem e passar por uma situação dessa é que todos te acham um louco ou que está aumentando muito a história. Pela primeira vez vi minha dor acolhida, de coração, muito obrigado
Saí de um relacionamento abusivo de 14 anos. Mudei de cidade e faz 3 meses de contacto zero desde o início. Não é fácil, mas não é impossível. Muito obrigada pelos seus conselhos. Beijinhos de Portugal 🇵🇹 👏👏😘
Passei por isso a pouco e a frase que me acendeu o pisca de alerta , foi uma frase onde ele errou e feio mas eu como sempre tentei amenizar pois detesto ficar brigando por qualquer motivo e chamei o pra conversarmos e tentar resolver a situação pois não queria separar e ele rindo num tom de deboche mesmo falou ( mas tu gosta de sofrer né) tipo ele tinha plena consciência do que fazia e do sofrimento que me causava mas não ligava. Fazia bem ao seu ego me ver naquela situação. Com muita dor e uma coragem absurda terminei de com ele e hoje estou tentando me curar das feridas que ainda me doem . Pois ainda é recente o termino. Deus é fiel e vai curar.❤
Muito interessante, eu fiz isso no meu casamento, na minha memória ele tinha mudado depois de alguns anos, mas revendo minha agenda onde eu anotava todas as vezes que ele tinha sido grosseiro comigo eu percebi que desde o princípio o relacionamento era abusivo
Gratidão por me tirar uma venda dos olhos!!! É exatamente como me sinto ao escutar suas considerações, como se começasse a enchergar coisas que antes passavam desapercebidas.
Como é engraçado que depois que tudo termina, nos damos conta que estávamos numa relação abusiva. Estava numa relação há 6 anos, onde desde o início não tive respeito, pois a pessoa se queixava que eu era muito magra e que na hora H incomodava. Eu, achando que realmente precisava ganhar mais um pouco de peso, me senti mal com isso. Aos poucos, por eu ter um estilo de rockeira e gostar muito de roupa preta, usar alguns piercing, percebi que estava mudando a forma como eu era para me encaixar na necessidade do outro. Sempre fui uma pessoa muito tímida, então o outro me criticava por isso, queria que eu fosse falante, que eu ignorasse algumas coisas que vinham da mãe dessa pessoa porque simplesmente ela era assim, ela se comportava assim, e ela valorizava ao extremo a filha... Então, com muita doçura, por acreditar que eu tinha conhecido a melhor pessoa do mundo, pelo histórico da vida dela, por ter sofrido uma relação amarga anteriormente, onde não tinha muitos detalhes dela e sim da outra pessoa -no sentido de como se comportou- fui relevando muitas coisas. Agora cai a ficha que vivi uma relação abusiva, destrutiva, onde me vi pisando em ovos praticamente o tempo todo. A pessoa não sabia lidar com as suas próprias emoções e necessidades, e tudo se tornava culpa minha. A frase que ouvi:" quando as coisas estão começando a funcionar, parece que você relaxa." Incrível como o outro se isenta de pensar o papel dele na relação. E olha que é uma pessoa que faz Terapia.... PORÉM, não adianta nada fazer terapia se não existir o desejo de mudar padrões de comportamento. Existe sentimento, mas estou me livrando deles e agradecendo a Deus por ter me dado orientação e sabedoria para pensar em tudo isso.
Fico muito feliz de ver esse video E ver tanta gente concordando. Tenho passado por abusos ha muitos anos e por ela ser mulher, ela se permite fazer o que quer sem parar pra pensar. Mesmo que eu peca pra ela rever o respeito e empatia, o abuso nunca parou. Esse video foi muito importante pra mim. Obrigado Marcos!
Não discordando do vídeo e muito menos dos comentários....mais conheço homem que gosta de ser maltratado por suas companheiras PRONTO FALEI,, Marcos Lacerda como sempre maravilhoso
No meu caso , o meu marido gostava de acordar no dia seguinte remoendo a discussão que nós tivemos no dia anterior, eu logo perguntava se tinha ficado alguma coisa na discussão que não foi resolvida, ele dizia que não, porém continuava falando no assunto até me fazer perder a paciência, aí quando eu falava que não aguentava mais aquela conversa que eu já estava me sentindo mal, ele dizia que também estava mal mas a culpa era minha 🤦 até que eu passei a falar pra ele que se os problemas eram tão insuperáveis a ponto dele ficar remoendo, era melhor pedir o divórcio, assim ele não iria ter mais desculpa para reclamar, depois disso ele parou. As vezes a pessoa se acostuma com esses pequenos problemas porque não acontece todo dia, porém quando percebe que os abusos já passaram dos limites, ela tem mais dificuldade pra sair.
Por eu já ter passado por um relacionamento abusivo, quando ouvi as frases no início já identifiquei sendo um relacionamento abusivo independente do gênero da pessoa que as tivesse dito. A pessoa simplesmente não percebe como abuso quando não sabe, nunca ouviu falar ou não tem conhecimento sobre o assunto. Quando eu também não sabia, não tinha essas informações que tenho hoje, essa clareza por estar sempre procurando aprender sobre relações abusivas, era constantemente diminuída, intimidada, ferida, manipulada e ainda achava que eu era a culpada, a errada, por isso a busca pela clareza e informação sobre nossos questionamentos e incertezas é precioso!
Há muitos santos que não confessam os seus pecados. Olhemos bem para a nossa vida e quem nunca abusou que atire a primeira pedra. É importante tomar consciência e parar, procurar corrigir. Há pessoas com quem nos relacionamos em casa, no trabalho, na vida que revelam o melhor de nós, outras não, outras vezes o problema somos mesmo nós. Na sociedade de hoje, egotista, quem nunca.
Quando ele leu as frases sem indicação de gênero, eu imaginei algumas vindo de mulher como a dos filhos e a de meter a mão na cara. Ninguém deve ser abusivo com outro independente de gênero.
Obrigada Dr. Marcos por compartilhar esse vídeo!!❤⚘ Relacionamentos abusivos são entre pessoas.... e estão sendo colocados a público para que fique o alerta...!!! Concordo com vc, Dr. Marcos: escolho um delicioso pedaço de torta!! Antes só com torta do que mal acompanhada!!!🤣🤣🤣🍰🍰🍰🍰
Muito obrigado doutor! Comecei a anotar as coisas ditas no meu ultimo relacionamento pois já me sentia ficando doido, era confuso pois ela era super doce mas tb dizia coisas q me magoavam. Felizmente tive ajuda e consegui terminar e agora estou me recompondo. Vou estar mais atento para a proxima!
Do primeiro eu ouvi: cale a boca, você está na minha casa, vivendo às minhas custas... Do segundo eu ouvi: psiu! O apito aqui é o meu... Do terceiro eu ouvi: com as minhas coisas eu faço o que quiser, na hora que eu quiser sem dar satisfação a ninguém... Eu que nunca aceitei humilhação, deixei todos eles pra trás e segui minha vida.
Achei bem abusivo comer esse pedaço de bolo e não repartir conosco!!!!!😅
😂😂😂😂😂
❤🖖
Kkkkkkkk😅
Mas antes vamos analisar o que é esse significante bolo.
Perfeito! Kkkkkkkkkkk😅
Kkkkkk
Eu vivi isso recentemente com uma mulher 10 anos mais nova que eu, que no início parecia perfeita e que tinha achado a relação melhor que eu poderia encontrar . Depois de alguns meses muito intensos, ela começou a reclamar, me desvalorizar, me criticar pouco a pouco. Ia impondo todas as vontades dela, e reclamando dos meus desejos e sentimentos, me chamava de sensível (mi-mi-mi). Fui anotando tudo, fazendo uma lista. Um dia, ela explodiu de raiva por uma atitude absurda, em que não fiz a vontade dela. Aí as brigas começaram pra valer. Comecei a fazer terapia, pensei que eu era o errado, mas pouco a pouco fui me dando conta que eu não merecia e não precisava daquela pessoa com este morde assopra. Terminei o relacionamento tóxico após 1 ano e meio, e fui cuidar se mim. Muito melhor assim! Obrigado Marcos.
Parabens, devemos estar juntos para ajudar um ao outro a melhorar como seres humanos nessa caminha da vida , nao para um tentar destruir ou destruir o outro, nao importa em que tipo de relacionamento estejamos . Minha maxima é : nao veio para agregar , pode vazar para bem longe de mim
@@mariaeduarda-ib8rh já tive um relacionamento assim, todo tempo a pessoa me colocava para baixo de maneira bem educada, bem sutil, até que comecaram as traicoes, entao vi que nao dava para continuar e pulei fora, nem como amigo eu quis ter, anos depois encontrei meu atual marido e vi que aquilo era uma canoa furada.
Com certeza a mulher tb é abusiva e está cada vez mais comum 😢
Penso exatamente isso. Infelizmente estão Piores.
Já ouviu aquela pessoa falando "ela me proíbe de ir jogar bola" ou "ele é ciumentos demais" como se fosse algo BOM. Eu fico me segurando pra falar o "PARA BEBÊ"
Pois é, a quantidade de homens que eu conheço que tem namoradas ou esposas que os afastam de hobbies, amigos e as vezes até da família e a naturalidade com que as pessoas olham pra isso, é bem espantoso.
Obrigado pelo vídeo Marcos... Sofri isso Marcos, tratamento de silêncio, gaslighting, projeção de culpa, invenção de histórias que não existiam (confabulação). Pensei que o problema era eu durante anos... Pensava o que eu fiz? Procurei terapia e minha psicóloga me ajudou a entender que eram traços narcisistas tóxicos dela... Ela me humilhava e eu era o culpado. Minha atuoestima demorou anos para melhorar. Abusos sutis e torturantes psicologicamente. Uma colega dela afirmou que era mimimi e que não é possível que mulher não poderia gritar? Fiquei pensando... Como assim? Abusos contínuos devem ser normalizados? Claro que não!
Infelizmente sim, os abusos são normalizados, ainda.
Físico por parte dos homens e verbal por parte das mulheres.
Eu passei 32 anos num casamento onde havia desde o início violência física, emocional e psicológica, claro que nos primeiros anos não percebi, pq na época não existia todo esse alerta que tem na sociedade sobre isso e sobretudo pq já vim de uma família em que meu pai era EXTREMAMENTE violento. Qdo percebi, não conseguia sair por medo, por que a violência aumentou muito com o passar dos anos e tb por causa da bosta das religiões. Pra ter uma ideia, fui ameaçada qdo estava me recuperando de uma cirurgia de retirada de um seio por conta de um câncer de mama, estava imóvel numa cama, com mais de 70 pontos no peito, um verdadeiro terror! Em contrapartida, tb sei que o relacionamento abusivo tb vem por parte de mulheres, claro que em muito menos casos. Tinha uma tia, que era extremamente abusiva com meu tio, dava até pena dele é isso eu dia desde criança, já faz muito tempo pq hoje tenho 59 anos. Enfim, é uma pena que nós, seres humanos tenhamos que passar por uma situação dessas’
E eu? Eu me libertei disso no dia 08/08/2013 e agradeço a Deus por ter conseguido, dizia sempre pra minhas filhas: Se eu não conseguir sair disso, vou morrer infeliz! E eu consegui, estou viva, plena, feliz e eu faço as regras da minha vida, vivo em paz!! Boa sorte pra vc!
Sei bem o q você passou Welington.
3 anos de tortura. Tive certeza ele ser um narcisista. Então desisti. Sofri dentro , e muitooo no termino. A 6 meses fora disso, mas foi tão traumático q até digitando me lembro e choro ainda.
Pior é q fazia com q eu era culpada. Que tortura meu Deus.
Wellington Vieira, infelizmente comportamentos abusivos independem de Genero, serao encontrados em homens e mulheres e em todo tipo de relacionamentos, sou filha de uma mulher que foi abusiva com os filhos, passei minha infancia e adolescencia sofrendo abuso verbal e fisico, depois que atingi minha maioridade, sai de casa montei uma nova vida longe de tudo e de todos aqueles abusos e jurei para mim mesma que na minha vida afetiva com Homens jamais toleraria abusos, tenho mantido minha palavra .
Isso da confubulação é a parte mais complexa, porque estamos tão fracos que existe a dificuldade de percebermos se é ou não verdade. Acabamos acreditando até em mentiras. Mas, tem um dia do despertar ✨
Me sinto mal, doeu em mim cada palavra! É triste!
Fiquei num relacionamento abusivo por anos.
As nuances do abuso são imperceptíveis no início, com o tempo elas se tornam mais nítidas mas compreender que é uma relação tóxica demanda tempo e uma boa dose de autoconhecimento.
Demorei 03 anos para conseguir findar este relacionamento. Precisei de terapia para compreender o quão dependente emocionalmente me tornei nesta relação. E garanto que a dependência vem de ambos os lados. Este tipo de conteúdo foi o início da minha libertação. Aprender sobre as relações e o que é saudável ou não nelas fazem total diferença para a manutenção da saúde mental e nos protegermos deste tipo de situação.
Você tem toda a razão. E a pessoa abusiva também é dependente, porque precisa de ter uma vítima para subjugar, para maltratar e despejar todo o lixo emocional nela
@@claudiabenoliel642 é só ser abusivo também. Quando o outro prova do próprio veneno, foge. Mas isso se faz quando se vê independente e não se importa de se livrar disso.
Os momentos doces são o que nos deixa confusas durante muito tempo. Porque os momentos abusivos só vão aparecer de vez em quando. Mas, na linha do tempo, ao olharmos para trás, eles se destacam e nós percebemos o padrão.
Esse video veio em excelente hora. Eu sinto saudade do meu ex porque tivemos momentos bons mas, me esqueço dos momentos que me fez sair da relação abusiva. Se eu refletir de forma racional permitindo dissociar as minhas emoções, é exatamente isso. Não dá pra considerar apenas o que foi bom, a gente precisa se lembrar sempre, de tudo aquilo que não nos permitiu ficar. Obrigada por tanto, Marcos!
ola querida.. como vai voce e sua familia??
Verdade, e isso piora quando o sexo do casal era muito bom. A gente pode ter vontade de voltar por isso, mas relacionamento não é só cama.
Eu achei abusivo das duas formas. Frases horrorosas que não deveriam sair da boca de ninguém.
No fundo a gente sabe que existe uma coisa estranha, as bandeiras vermelhas nos avisam, mas o amor, o apego emocional, os anos investidos naquela relação ainda nos prende e nos faz acreditar que um dia as coisas vão melhorar, só que elas só pioram. Daí vem o medo do mundo fora da relação, o medo da solidão, a constatação de que as relações andam cada vez mais complicadas. Chega uma hora que ou a gente dá um basta ou a gente vai morrendo aos poucos todos os dias. No meu caso, uma pessoa alegre e otimista, me vi em depressiva, sentindo culpa, raiva, mas tive coragem e caí fora. Fácil? Nunca é, mas hoje descobri uma outra versão de mim, mais forte, que gosta de estar na sua própria companhia, etc. Além de sequelas emocionais, tive sequelas financeiras, gastei o que nunca imaginei para recuperar a autoestima. Depois descobri que mesmo nesse prejuízo eu tive um aprendizado. O amor próprio não está nas coisas materiais, mas ele vem de dentro pra fora. Estou em fase de recuperação ainda, mas comparando ao que passei, tô quase passando de ano na escola das relações afetivas 😂😂😂
Entendi o que vc quis dizer com "escola", mas nas escolas nós, professores vivemos inúmeros abusos que poucos integrantes conseguem perceber. Há sempre um secretário de educação, coordenador, articulador, diretor e muitos estudantes dizendo: faça assim, não seja assim, não fale assim. O lugar para respeitar as diferenças tolhe-as pela mente. 😢😢
Pior é quado vc se dá conta de tudo...tarde de mais! Querer consertar aquilo que foi afetado por anos e muitos anos! "Não dá mais."
Pelo número de mulheres que expõem esse tipo de situação, ser bem maior, passa despercebido a quantidade de homens que sofrem abusos, por suas companheiras, sem notar. Ou muitas vezes, a vergonha da exposição e acomodação dentro de uma relação. O abuso por surgir de qualquer gênero. Doutor Marcos, és fenômenal.
Nossa esses exemplos me faz entender que ficar sozinha para entender e buscar o amor próprio é a melhor solução, do que ser abusivo com o outro ou permitir uma coisa dessa.
Tinha uma colega assim. Reclamava do cara, xingava, nao respeitava as decisões dele. Ele caiu fora, e sempre ela ligava chorando, falando palavras p/ ele se sentir culpado e colocava toda responsabilidade nas costas dele. Ele nao era um santo, mas decidiu sair de um relacionamento falido e ela ao invés de aproveitar e tocar a vida, infernizou mais ainda o cara. Eu creio que ela tb sofria, porém me dava a sensação, que ela era viciada em brigas. O dia que era tranquilo, ela procurava um jeito de brigar.
Numa relação abusiva o doce vira Fel😅
Você só vai sentir o doce de verdade , quando você se liberta e percebe que numa relação abusiva não existe lado bom ,era só uma maquiagem! Amor próprio sempre! Se ame! Se cuide! Cada um de nós merecemos sermos felizes!
Eu acabei de terminar com meu ex por conta da forma agressiva, abusiva e tóxica que ele se comportava comigo. Eu sinto alívio e paz porque me dei conta que as coisas só iriam piorar. Quem é abusivo não se dá conta disso cabe a gente cair fora o qto antes.
Relacionamento abusivo independe do gênero. A sociedade incute em nós que só os homens são violentos. Os abusos são bem sutis não percebemos muitas das vezes. É uma teia. São rolpantes de agressividade verbal, indiferença, silenciamento dentre outras atitudes. Mas temos seu canal para nos dá uma luz e um norte. Gratidão💛
Ótimo tópico. Ninguém tem que aturar violência.
Relacionamento abusivo existe em qualquer lugar
Há pessoas que sabem que estão dentro de um relacionamento abusivo, mas fingem que não sabem,
O mais difícil em reconhecer a toxicidade de nossas relações é porque somos gestados e educados em relações abusivas: família, escolas, religiões. Dificilmente romperemos com esse ciclo se não dedicarmos tempo para o autoconhecimento. Mas só de estarmos discutindo e olhando para essas questões já é um grande avanço.
muito bom ser colocado o abuso do lado feminino tb, muito obrigado Marcos
Eu já vi mulher abusiva com o marido depois que ela descobriu muitas traições dele e ele a subestima como mulher. E, ela para se defender e sem coragem de se separar por medo e insegurança ela passou a atacá-lo verbalmente e nunca mais parou d atacá-lo. Quem não conhece a história diz q ele é santo e ela o diabo.
Eu cai fora, om meu filho fui embora e deixei ele.pra amante.
Comigo aconteceu assim. Por fim me divorciei.
Linda Rosa, nao estou aqui julgando a moca, cada um sabe de si, mas na minha humilde opiniao nao se justifica um crime com outro crime, melhor sair fora e ir viver uma vida mais digna sozinha, digo isso porque meu pai suportou abuso verbal da minha mae por muitos anos antes de resolver sair de casa e ir viver a vida dele longe dela , se houver filhos na relacao fica mais horrivel ainda a situacao,
@@emmalein7212 Há vários motivos por ambos permanecer na relação, o marido q citei ele acha q ter amantes ou mil mulheres fora do casamento não precisa acabar com o casamento e motiva outros homens a fazer isso. Para os homens mto cômodo, não desfaz do lar e dos filhos e fica velho tendo uma babaca para suporta -li. Qta a esposa existem muitos meios psicólogos, auta estima baixa, dependência financeira e espiritual tudo causado pela convivência com marido q a agride com violências verbais a culpando d tudo. Ela perde toda força para uma separação.-
@@RosaRosa-RMas não perde forças para abusar dele? Sinto muito, um erro não justifica outro. O tanto de energia e disposição que ela tem para abusar dele, poderia ser usado para ela cuidar de si. Inverta os papéis (uma mulher que trai é um homem que a maltrata) e você também percebe o absurdo dessa situação.
Eu acho surreal como que ainda tem gente que não entende que mulheres também podem ser abusivas. Porque para mim, isso é óbvio. É só a pessoa se atentar à realidade que ela percebe que há, sim, mulheres que são abusivas.
Mas já que o óbvio ainda precisa ser dito, obrigada pelo vídeo, Marcos. Espero que ele ajude as pessoas a perceberem essa realidade.
Olá!
Relacionamentos abusivos acontecem através dos pais, irmãos, colegas de trabalho, líderes religiosos, amizades, vizinhos n.
Até hoje fico na dúvida se foi abusivo meu casamento. Não era maltratada, mas completamente ignorada. Sofri muito. Fui definhando. Se não tivesse terminado, teria morrido. Durou 18 anos.
Concordo com você Marcos e afirmo: Acho que a maioria de nós temos comportamentos abusivos, o problema é que não reconhecemos em nós mas apenas nos outros. Sei que muitas vezes eu sou, infelizmente.
Te amo Marcos! Sai de um relacionamento de 15 anos...
Eu lembro e muitoooo dos abusos.. por isso nunca mais permiti aceitar as tentativas de voltas dele . Jamais vou admitir passar por tdo aqlo. Nunca mais
esta semana uma amiga que está separada do namorado contou frases absurdas e abusivas que falava para ele, e até alguns exemplos que deu nesse vídeo....... estou me afastando aos poucos, porque identifiquei como abusivas algumas frases e atitudes dela comigo (abusivamente doce ..)
Vivi 30 anos em um relacionamento difícil no qual ela me acusava de abusivo e quando fui embora sai com a consciência de que eu era abusador. Ao chegar destruído na psicóloga e contar minha história não consegui contar fatos que demonstravam que eu era abusador e cheguei a conclusão que eu tinha sido mentalmente manipulado e isto era o verdadeiro abuso
Estou deixando um casamento depois de 8 anos. Mudei de país, aprendi a língua, sofro com saudades dos meus e me dediquei a viver a vida dessa pessoa que nunca me acolheu de verdade, sofri vários tipos de preconceito no país dele ouvindo piadas de amigos e familiares dele e ele sempre se mostrou uma pessoa que gosta de “paz” mas nunca me fez me senti protegida (não que isso deveria ser uma regra mas na relação eu jamais iria permitir ninguém humilhar ele pq ele veio de outro cultura) ter uma parceria é fundamental. Nunca percebi essa parceria e eu passando a vida toda servindo com afeto esperando o mínimo, quando me dei conta já estava com uma dependência emocional enorme ao qual entendo que tem muito haver com tudo que já passei na vida. Comecei ficar a ABUSIVA da relação, queria q ele entendesse e sentisse a dor que eu senti só pra ser amada e estar com ele. Hoje depois de 3 anos de terapia resolvi dar um fim, não quero me tornar aquilo que me machuca. Há coisas lá que só diz respeito a nossa dor e é de RESPONSABILIDADE NOSSA olhar pra isso.
Bem isso, o outro é tão abusivo que com o passar dos anos ficamos tão abaladas que começamos a nos tornar abusivas, mais como defesa; Mas é errado, o certo é dar um basta nisso e se separar antes de nos contaminarmos na relação abusiva.
Renata Monik Araujo Santos, nao toh aqui para dar conselhos a ninguem, porque se conselho fosse bom era vendido e nao gratis, mas acho que o segredo esta em impor respeito desde o primeiro momento juntos, tambem sou casada com estrangeiro e deixei bem claro no namoro e reforcei isso na primeira semana de casada já morando no País dele, ou me respeita e exige respeito dos seus compatriotas que convivem com voce para comigo, ou arrumo minhas coisas e volto para o Brasil, principalmente por nao ter filhos, estava e estou disposta a respeitar tudo e todos mas exijo receber o mesmo respeito de volta, tenho sido respeitada por ele e por aqueles do nosso convivio proximo há quase 30 anos, se um dia perceber que isso mudou, cumpro minha promessa, arrumo minhas coisas e volto para o Brasil sem olhar para traz. Fui muito desrespeitada por quem me colocou no mundo e deveria ter me respeitado. Meus Pais, nao aceito mais desrespeito de ninguem nessa vida .
Vive uma relação bastante abusiva. Infelizmente existem casos assim e os homens não são ouvidos.
Há muitos relacionamentos abusivos que não se manifestam em palavras mas sim em ações que é ainda mais cruel.
Oi meu Doc querido.... Sinto pena de quem passa por um relacionamento abusivo e não se apercebe. Depois que eu saí de um e a ficha caíu , que alívio saber quê não quero isso mais pra minha vida!!!
Vendo esse vídeo, me veio na cabeça que a pessoa abusiva sabe ser maravilhosa e usa MUITO isso quando lhe interessa, por isso ficamos tão encantados e presos por tanto tempo. Mas uma hora ou outra, a verdadeira face dos abusadores aparece. Uma vez ouvi uma frase muito boa: quem é bom, é bom. Quem é bom e mau, é mau.
Frases que eu ouvi do meu ex-abusivo, que era um narcisista oculto:
- Obrigada, amor, por essa discussão. Agora minha semana vai ser horrível por sua causa.
- eu te traí porque me senti cobrado por você.
- se eu soubesse que você cobraria tanto, não teria te pedido ajuda.
- amor, você emagreceu, mas agora está flácida, né?
Foda...
Foda mesmo! Parabéns por sair disso. 👏🏻
Relação abusiva vivi, até ver seus vídeos. Obrigada pela ajuda. 😊❤
Namorei uma moça assim. Ela me humilhava, falava coisas do tipo. Falava pros outro que eu que era narcisista, abusivo.... colocou ate minha família contra mim.
Resolvi me curar, porque não queria ser ruim com ninguém.
Quando fui buscar ajuda pscologica eu descobri que narcisista era ela
Descobri que meu relacionamento era abusivo assistindo seus vídeos . Achava que ele tinha gênio difícil … sempre achei que relacionamento abusivo era relacionamento violento …
Sei muito bem o que é viver numa relação assim
Eu não titubiei em entender que isso poderia ser de uma mulher, pois fui vítima de uma mulher tóxica agravada pela sua bipolaridade (diagnosticada). Saí destruído e ainda terei um longo percurso para voltar ao normal
Que Deus lhe dê forças para sua libertação total 🙏🙏🙏
Vc vai se recuperar com certeza!
@@lutragino muito obrigado! Vivendo um dia de cada vez. Temos que normalizar que os homens não são e não precisam ser fortes e inabaláveis. Me sinto um lixo hoje. Os finais de semana e as noites são aterrorizantes. Comecei terapia e acredito que vou superar. E vou tentar calibrar melhor meus filtros e minha autoestima para evitar chegar ao ponto que cheguei. Tudo de bom pra você.
@@claudia6141 obrigado, seguirei tentando. Hoje em dia sinto um misto de raiva e de frustração. Vivi todo tipo de violência psicológica possível e como o Dr disse não é sempre, são episódios e isso acaba nos confundindo, mas cada vez que você permite, mais pro fundo do poço você vai, até que chega um momento que você já sente tão péssimo que acaba aceitando cada vez mais e sente que é isso que merece. É uma luta que você sai traumatizado.
Esse video foi esclarecedor para mim, percebi que eu cometo abusos sutis com meu esposo mais não sabia que isso era abuso não tinha conciência ,vou mudar meu comportamento vou observar ele pq acho que ele tbm é assim,mais percebi que sou mais!Vivemos em construção podemos mudar e melhorar a nossas relações,acredito que podemos ser abusivos com outras pessoas tambem sem perceber.Marcos obrigada pelo video.❤
Eu também me descobri agora estou envergonhada
Gente, eu sou abusiva😔inclusive já usei pelo menos duas das frases citadas no vídeo. Meu parceiro também é abusivo, pois fala frases que me magoam. Mas eu faço isso com mais frequência 😕
Finalmente, Marcos! Achei que nunca fosse ouvir algo assim de você 😅 Um despertar geral! Independente do sexo, respeito é fundamental! Parabéns! 👏👏👏
Verdade, disse tudo..
Sempre digo que qualquer relacionamento entre duas pessoas ou mais, de casal, de trabalho, de amigos, de familia............Tem que ter RESPEITO no modo de falar, de agir.......
Hoje usa o termo relacionamento abusivo.
As pessoas estão casa vez mais intolerantes, usando palavras pejorativas com a maior normalidade, a entonação na hora da fala como ameaças.....
Parabéns Dr. Marcos! Finalmente, um vídeo sobre violência exercida sobre os homens. Eu entendo a necessidade de falarmos sobre a defesa dos direitos das mulheres mas, de repente, parecia que só os homens podiam ser pessoas tóxicas e más, e que as mulheres eram todas perfeitas. Há muitos homens sofrendo vários tipos de violência calados. É preciso alertar esses homens que isso também não é justo! 😢
Muito obrigado por me possibilitar levantar de um sofrimento de perda ❤
Lembrei de um primo meio irmão, que escolheu tanto e ainda tirou onda comigo à época que era solteiro e hoje é casado com uma dessa😂 minha querida avó que tá no céu chamava ele de veste saia 😂 valeu Marcos.
Hoje faz um ano que saí de vez de um relacionamento abusivo e fugir de volta para a casa de meus pais foi a melhor coisa que fiz por mim mesma.
O Dr. Marcos é muito importante nessa minha fase de reconstrução e já estou com saudades daquele abraço que troquei por um autógrafo aqui em Recife. Volte logo aqui, viu! 😘😘😘😘
Eu tbm levei 12 anos para perceber isso. É difícil de aceitar, mas libertador ao mesmo tempo. NADA justifica abuso psicológico, verbal ou físico
O pior é que a pessoa vai fazendo isso e espera amor e carinho de volta na mesma hora, e quando já estamos muito machucados já não dá mais para fazer isso como no começo da relação. Isso é triste demais cara... Parece que sempre somos o culpado, eu tenho os meus defeitos, reconheço e me desculpo e tento melhorar... Agora quando a pessoa está sempre te julgando, sempre te abusando e nem é capaz de perceber ai vc começa a questionar vc mesmo...
As vezes só vemos quando estamos de fora da situação 😢
Olá querida, como vai você e sua família?
São esses momentos fracionados que nos cegam. É possível viver anos em uma relação abusiva e não ter noção de onde se está vivendo. É chegado um momento que você pensa até que está ficando louca, que aquela pessoa tão doce só quer nos proteger... Enfim, uma hora a libertação chega! Gratidão por mais esse ensinamento maravilhoso, Marcos! 🙏🏻✨🥰
Bem explicado! E quebrando paradigmas - só homens são abusivos, mulheres são santinhas. Lacrou! 😊😊😊
Meu pai absolutamente viveu uma relação do tipo com minha mãe. Palavras e ações bem semelhantes e até piores.😢 Tema bem sucinto e esclarecedor.
Esse canal se tornou a minha religião kk, já maratonei todos os vídeos. Estou simplesmente apaixonada pelas reflexões!!
Tem me ajudado muitooo pois estou nesse processo de aprender a me amar em primeiro lugar.
Você é luz em nossas vidas ♥️
Amei esse vídeo pelo fato dele mostrar que homens também sofrem abusos, e não só as mulheres, como pregam os lacradores/ lacradoras
Inadmissível qualquer abuso! 👏👏👏
Por isso, tomo muito cuidado com minhas palavras e atos, além da minha tolerância ser ZERO quando se trata de respeito. Relacionamentos só são saudáveis quando há nutrição de ambos os lados, e isso só alcançamos com educação e diálogo.
Meu querido, obrigado por abordar esse tema tão delicado porém tão importante. Obrigado por tornar minha noite melhor com o seu vídeo. ❤
Homens não percebem, infelizmente. Excelente vídeo!!! 👏👏👏
Abri o video vi seu bolo, nao aguentei, fui na padaria faltandndo meia horabpra fechar ,comprei um bolo de baunilha e um copo de iogurte de mel voltei correndo, sentei na cama e comi assistindo vc dr marcos lacerda. Eu aqui comendo muiyo depois debuma desilusao amorosa mi encho de guloseimas. Vai passar eu sei . Mas por agora precisa estravasar por algum lado, ti adoro drr marcos eu de goiania.❤😂😂😂
É verdade, eu vivi 28 anos em um casamento abusivo e não sabia. Ele me me acusava e me fazia sentir culpada por todas as gracerias e traições que ele praticava. Enquanto ele domia fora de casa e mantinha amantes, em casa quebrava as coisas quando alguma coisa não saia como ele queria. Chegou a quebrar um geladira e uma mesa de cozinha simplesmente porque não encontrou água gelada.
Hoje ele saiu de casa foi morar com a amante, eu sofri horrores pedi a Deus p ele voltar. Ela engravidou eles tiveram um filho e ele deu nome do meu pai que e o mesmo da nossa filha para homenagia-los, me senti ainda mais traida.
Tb passei por isso, meu caso bem semelhante, Exceto a parte do filho que ainda não tiveram mas estão planejando. Hoje dou graças a Deus por não estar mais nessa relação abusiva. Olhe por esse prisma tb...foi livramento!
Aquele cara que te trata super bem, carinhoso , atencioso, prestativo e quando vira as costas ele trai e engana! Isso é abusivo porque você não consegue contemplar o abuso
Pra mim o impacto foi o mesmo independente do sexo, nenhum ser humano deve ser tratado dessa maneira...
Conheço um monte de mulher abusiva aqui na cidade em que moro. Eu sempre fico perplexa como os homens não notam. E ainda acrescentam que a mulher é só ciumenta. kkkkkk
Pode me ajudar?.. minha esposa ela é bem difícil, hj mesmo não queria deixar eu dormir até mais tarde.
Nós moramos de aluguel e nossa janela do quarto fica num corredor as vezes alguém passa mas é só de dia..
Se eu estou roncando ela simplesmente me acorda e não deixa eu dormir, eu insisto em dormir e ela sai de casa esbravejando..
Marcos vc e demais .....estou nessa e de malas prontas pra sair .....e já até anotei as frases obg Márcos
As pessoas fazem com vc o que vc deixa que façam,até quando vc deixar que façam...pense nisso
Esse canal é libertador!
Muito obrigado por esse vídeo Marcos, é bem tocante. Passei por um relacionamento onde fui me afastando de amigos, deixando de fazer atividades que curtia, pra não chatear um companheira, quando me dei conta por estar sufocado e coloquei meus pontos, a pessoa disse que pisava em ovos pra me agradar e inverteu totalmente a situação. O problema de ser homem e passar por uma situação dessa é que todos te acham um louco ou que está aumentando muito a história. Pela primeira vez vi minha dor acolhida, de coração, muito obrigado
Não vejo a hora de me livrar da energia desse obsessivo doente 😢😢 não e não é quero distância distância
Saí de um relacionamento abusivo de 14 anos. Mudei de cidade e faz 3 meses de contacto zero desde o início. Não é fácil, mas não é impossível.
Muito obrigada pelos seus conselhos. Beijinhos de Portugal 🇵🇹 👏👏😘
Meu Deus, ouvindo essas frases fiquei pensando: eu separaria dessa pessoa
Passei por isso a pouco e a frase que me acendeu o pisca de alerta , foi uma frase onde ele errou e feio mas eu como sempre tentei amenizar pois detesto ficar brigando por qualquer motivo e chamei o pra conversarmos e tentar resolver a situação pois não queria separar e ele rindo num tom de deboche mesmo falou ( mas tu gosta de sofrer né) tipo ele tinha plena consciência do que fazia e do sofrimento que me causava mas não ligava. Fazia bem ao seu ego me ver naquela situação. Com muita dor e uma coragem absurda terminei de com ele e hoje estou tentando me curar das feridas que ainda me doem . Pois ainda é recente o termino. Deus é fiel e vai curar.❤
Sou mulher,mas sempre digo que hj não vejo diferença da inguinorança do homem ou da mulher,vejo todos iguais,(todos são super_atrevidos)
Que absurdo!!!
Inadmissível abusos.
Muito interessante, eu fiz isso no meu casamento, na minha memória ele tinha mudado depois de alguns anos, mas revendo minha agenda onde eu anotava todas as vezes que ele tinha sido grosseiro comigo eu percebi que desde o princípio o relacionamento era abusivo
Gratidão por me tirar uma venda dos olhos!!! É exatamente como me sinto ao escutar suas considerações, como se começasse a enchergar coisas que antes passavam desapercebidas.
Como é engraçado que depois que tudo termina, nos damos conta que estávamos numa relação abusiva. Estava numa relação há 6 anos, onde desde o início não tive respeito, pois a pessoa se queixava que eu era muito magra e que na hora H incomodava. Eu, achando que realmente precisava ganhar mais um pouco de peso, me senti mal com isso. Aos poucos, por eu ter um estilo de rockeira e gostar muito de roupa preta, usar alguns piercing, percebi que estava mudando a forma como eu era para me encaixar na necessidade do outro. Sempre fui uma pessoa muito tímida, então o outro me criticava por isso, queria que eu fosse falante, que eu ignorasse algumas coisas que vinham da mãe dessa pessoa porque simplesmente ela era assim, ela se comportava assim, e ela valorizava ao extremo a filha... Então, com muita doçura, por acreditar que eu tinha conhecido a melhor pessoa do mundo, pelo histórico da vida dela, por ter sofrido uma relação amarga anteriormente, onde não tinha muitos detalhes dela e sim da outra pessoa -no sentido de como se comportou- fui relevando muitas coisas. Agora cai a ficha que vivi uma relação abusiva, destrutiva, onde me vi pisando em ovos praticamente o tempo todo. A pessoa não sabia lidar com as suas próprias emoções e necessidades, e tudo se tornava culpa minha. A frase que ouvi:" quando as coisas estão começando a funcionar, parece que você relaxa." Incrível como o outro se isenta de pensar o papel dele na relação. E olha que é uma pessoa que faz Terapia.... PORÉM, não adianta nada fazer terapia se não existir o desejo de mudar padrões de comportamento. Existe sentimento, mas estou me livrando deles e agradecendo a Deus por ter me dado orientação e sabedoria para pensar em tudo isso.
Fico muito feliz de ver esse video
E ver tanta gente concordando.
Tenho passado por abusos ha muitos anos e por ela ser mulher, ela se permite fazer o que quer sem parar pra pensar. Mesmo que eu peca pra ela rever o respeito e empatia, o abuso nunca parou.
Esse video foi muito importante pra mim. Obrigado Marcos!
Não discordando do vídeo e muito menos dos comentários....mais conheço homem que gosta de ser maltratado por suas companheiras PRONTO FALEI,, Marcos Lacerda como sempre maravilhoso
Absurdo esse homem tem que fugir
Nunca apangei, mas minha alma apanhou por 26 longos anos.
Dr. por favor fale sobre a Redphill e o Feminismo porque ambos os gêneros ficam nessa guerra toda eu queria entender o porquê?
Dr Marcos ! Também sou abusiva com um bolo assim! O Sr e excelente!🙌🙌🙌♥️♥️
Todos nós podemos ser tóxico se não temos percepção dos nossos exageros
Quando se fala em relacionamento abusivo as pessoas só pensam em homens, né? Mas existem também mulheres abusivas.
Em uma relação abusiva, não há relação! Antes de qualquer sentimento entrar em pauta, primeiro precisamos de respeito.
Essa sua atitude realmente foi muita abusiva, amo torta, me identifiquei vc sempre atual
Já cheguei dando like. ❤❤❤ Amo suas explicações e principalmente seu sotaque. Amo o nordeste....Carla Ribeirao Preto/SP
No meu caso , o meu marido gostava de acordar no dia seguinte remoendo a discussão que nós tivemos no dia anterior, eu logo perguntava se tinha ficado alguma coisa na discussão que não foi resolvida, ele dizia que não, porém continuava falando no assunto até me fazer perder a paciência, aí quando eu falava que não aguentava mais aquela conversa que eu já estava me sentindo mal, ele dizia que também estava mal mas a culpa era minha 🤦 até que eu passei a falar pra ele que se os problemas eram tão insuperáveis a ponto dele ficar remoendo, era melhor pedir o divórcio, assim ele não iria ter mais desculpa para reclamar, depois disso ele parou.
As vezes a pessoa se acostuma com esses pequenos problemas porque não acontece todo dia, porém quando percebe que os abusos já passaram dos limites, ela tem mais dificuldade pra sair.
VIVI UM CASAMENTO ASSIM...ABUSIVO....MAS NO NAMORO TB FOI ASSIM,,,,😢😢😢
Por eu já ter passado por um relacionamento abusivo, quando ouvi as frases no início já identifiquei sendo um relacionamento abusivo independente do gênero da pessoa que as tivesse dito. A pessoa simplesmente não percebe como abuso quando não sabe, nunca ouviu falar ou não tem conhecimento sobre o assunto. Quando eu também não sabia, não tinha essas informações que tenho hoje, essa clareza por estar sempre procurando aprender sobre relações abusivas, era constantemente diminuída, intimidada, ferida, manipulada e ainda achava que eu era a culpada, a errada, por isso a busca pela clareza e informação sobre nossos questionamentos e incertezas é precioso!
Nossa Marcos, agora estou vendo por outro ângulo, a gente sempre pensa no nosso lado😌
Há muitos santos que não confessam os seus pecados. Olhemos bem para a nossa vida e quem nunca abusou que atire a primeira pedra.
É importante tomar consciência e parar, procurar corrigir. Há pessoas com quem nos relacionamos em casa, no trabalho, na vida que revelam o melhor de nós, outras não, outras vezes o problema somos mesmo nós. Na sociedade de hoje, egotista, quem nunca.
Quando ele leu as frases sem indicação de gênero, eu imaginei algumas vindo de mulher como a dos filhos e a de meter a mão na cara. Ninguém deve ser abusivo com outro independente de gênero.
Muito bem amigo!Respeito tem que ser dos dois lados.
Ahumm!!!
Vamos socializar tudo, Marcos Lacerda!
Estou aqui babando 🤤 🤤 🤤
Obrigada Dr. Marcos por compartilhar esse vídeo!!❤⚘
Relacionamentos abusivos são entre pessoas.... e estão sendo
colocados a público para que fique o alerta...!!!
Concordo com vc, Dr. Marcos: escolho um delicioso pedaço de torta!!
Antes só com torta do que mal acompanhada!!!🤣🤣🤣🍰🍰🍰🍰
Muito obrigado doutor! Comecei a anotar as coisas ditas no meu ultimo relacionamento pois já me sentia ficando doido, era confuso pois ela era super doce mas tb dizia coisas q me magoavam. Felizmente tive ajuda e consegui terminar e agora estou me recompondo. Vou estar mais atento para a proxima!
Vivo um relacionamento assim da pra sair ainda não... porém estou me posicionado pra sair.
Do jeito que posso.
Fui o primeiro a comentar! Obrigado pelos ensinamentos meu querido.
Do primeiro eu ouvi: cale a boca, você está na minha casa, vivendo às minhas custas...
Do segundo eu ouvi: psiu! O apito aqui é o meu...
Do terceiro eu ouvi: com as minhas coisas eu faço o que quiser, na hora que eu quiser sem dar satisfação a ninguém...
Eu que nunca aceitei humilhação, deixei todos eles pra trás e segui minha vida.
olá querida.. como vai você e sua família?
Tbm, prefiro ficar sozinha,que me submeter esses abusos.😮
Verdade. O abuso não vem apenas do homem, a mulher também é responsável por tudo isso