LIVE - LEVELLING Dominando os volumes da Mixagem
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 13 ธ.ค. 2024
- A ferramenta mais importante do áudio é o volume. Saber analisar transientes, escolher medidores, ler os resultados, calibrar monitores, levantar o plano dos instrumentos/vozes são ações fundamentais para ter um resultado equilibrado.
Tudo isso você confere nesse workshop completo!
...........................................................................................
Quer aprender mixagem de verdade? Conheça o meu curso online de mixagem.
O Turbo Mix é um curso online super prático em que você aprenderá uma técnica profissional de mixagem. Além de todo aprofundamento teórico, com informações que não se encontra facilmente por aí, você irá acompanhar 3 mixagens na íntegra, botão por botão, em estilos diferentes (sertanejo, rap e rock).
Resumo da oferta:
Total de 8 horas em vídeo.
Grade completa de assuntos de mixagem (teoria e prática, do básico ao avançado).
Projetos abertos para baixar e conferir no seu estúdio.
3 Mixagens completas, nos principais estilos: Rock, Sertanejo e Rap (também serve para EDM, som ao vivo e locução).
Certificado.
Serve para todas as DAWs e pacotes de plugins (conceitos universais).
Grupo de suporte direto com o professor (zap e face).
Login vitalício.
10 dias de garantia, caso não goste do conteúdo.
Bônus 1: curso prático de masterização (2 horas).
Bônus 2: e-book de produção musical (70 pag).
Link para compra: guilhermecysne...
Obrigado por compartilhar conhecimento! Sempre repito conhecimentos, por mais básico que sejam. Sua aula sobre volume foi a melhor que vi até hoje. Indicá-la-ei quando for compartilhar meu conteúdo sobre mixagem voltada pra música eletrônica. Parabéns e mais uma vez obrigado pelo conteúdo.
Parabéns cara, é o vídeo mais completo que assisti sobre o tema, muito bem explicado, me tornei fã do canal, sucesso para ti
Fala, cara, blz? Obrigado pelo feedback, seja bem-vindo.
Muito obrigado! Estava procurando uma aula dessas desesperadamente. Vou adquirir o curso em breve.
ACHEEEEI !!!!!Chocante sua didática, conhecimento e prinipalmente a explanaçao sobre esses importantissimos tópicos(tavez os mais importantes). Pena que nao participei dessa Semana de Mixagem. Ja passei por uma porrada de opinioes, mas essa foi a que mais me esclareceu, mesmo vc frizando ser apenas " um apanhado geral" sobre assunto tão vasto. Parabens mermão pela simplicidade, rapidez e no fundo, pela bondade de dividir com a galera, os seus conhecimentos e experiencia. GOD BLESS YOU!!!!!
Obrigado, amigo. Fico feliz com o feedback. Confira página da Cysne Produções no Face, vai rolar um outro evento online em breve. Forte abraço.
Boa aula! Aprendi muitos conceitos e vou aplica-los em breve.
Obrigado, amigo.
Cara...Melhor Metodo que ja vi pra padrao de volume na mix !!! Parabéns pelo trabalho !!
Obrigado, Klemer, não deixe de assinar nossa news letter para entrar no time que recebe conteúdo especial por email. Abração!
Conhecimento magnífico, valioso e precioso demais que foi compartilhado conosco. Parabéns pela leberalidade e humildade em compartilha-lo... Tem muito significado para mim... Ja estou super interessado no curso de mix ctg. Sucesso. Valeeu!
Muito parabéns pelo vídeo, me ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre mix e master, assim vc chega longe, sucesso!
Obrigado, amigo. Fico feliz com o feedback.
Obrigado mestre!
Muito bom. Excelente vídeo. Me esclareceu muitas dúvidas.
Mto bom. Pena q nao posso assistir sempre na hora. Joinha!
Fala Guilerme aos poucos estou achando mais conteudo. Vou mergulhar no estudo
top mano vc consegui enviar essa apostila pra mim estudar melhor isso
Fala, amigo, como vai? Essa foi uma aula dentro de um workshop que fiz, não tem apostila. Meus workshops online não possuem reprise, essa foi uma exceção, espero que tenha ajudado. Esse conteúdo e muito mais, está disponível na plataforma de cursos da Cysne Produções.
Um forte abraço e obrigado pelo interesse.
vleu mano obrigado pela atençao
Um abraço, amigo.
Muito bom, nesse caso se eu fizer essa mediçao pelo VU, cada track deve ficar entre -5 e 0db que seria mais ou menos esse intervalo entre -24 e -18, correto?
parabens ajudo mto
Jóia, amigo. Agradeço.
Parabens pela didatica e clareza de explanação, a proposito você é parente do Eng.de audio Luis Otero Cysne ?
Obrigado pelo feeback. A família Cysne é pequena e é a mesma do Luis, mas não somos próximos. Só nos conhecemos pela internet.
boa!!!!
Obrigado :)
Mais uma aula top!!!
ótimo vídeo. o vídeo longo passou rapidão.
Muito bom aprendi muito com essa aula. Obrigado professor , que Deus abençoe muito seu trabalho...a propósito qua o plugin gratuito que faz medição em LUfs? Por favor obrigado...
Vlw, amigo. Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdo especial. Abraço
Parabéns amigo... Excelente o vídeo, chegou na hora certa estou mixando umas músicas próprias, tava deixando o bumbo em -12 agora vou pôr em -10 e os demais instrumentos em -18 estarei fazendo certo?
Não, amigo. Se vc colocar tudo em -18 a soma ficará mais alta que isso... Não existe fórmula, vc precisa treinar o ouvido para chegar num equilíbrio agradável entre os elementos, isso faz parte da habilidade de mixar. O que disse no vídeo é que se vc colocar tudo um pouco abaixo de -18, quando somar, estará próximo desse patamar.
Veja porém, que isso são medições numéricas... é apenas um guia. Existe muitas combinações de volume que podem dar os tais -18. O lance é vc conseguir uma que irá soar bem e dentro desse patamar.
Um forte abraço e bons estudos.
Tipo eu tenho aqui um solo de violão, pra chegar no medidor WLM -24 eu tenho que passar de 0 db no FADER desse canal.
Problema algum passar de 0 do fader da track. Ele é apenas um ponto de referência, quando está nessa marca significa que o sinal está sendo reproduzido com seu volume original.
Algumas vezes, se os sinais foram gravados um pouco mais baixos (o que não é problema se a gravação for em 24 bits), você pode precisar de um pouco mais de "retorno" dentro da mix, volume de reprodução. Existem outros meios para dar esse volume interno, não precisa ser através do fader da track se tiver alguma nóia. Pode usar a saída de algum plugin, de repente o último da cadeia.
Espero ter ajudado.
Abraço
Cysne Produções Ok obrigado. Muito agradecido .
E quando aumentamos o áudio ate topar e não chega em -24 o que fazer?
Cara, não entendi bem a dúvida, pode explicar melhor?
Confesso que aprendi mais. Sempre usei o ruído rosa tipo: ir baixando o canal até quase sumir dentro do ruído rosa. Agora surgiu uma dúvida e se eu colocar o ruído rosa dentro dos -24 no WLN é a partir daí e baixando o fader do canal do instrumento até quase sumir. Acho que vai funcionar?
Cara, confesso que não conheço esse método do ruído rosa que falou. Se quiser explicar melhor, fique à vontade.
Fala, cara, blz? Sempre que pinta um assunto novo, eu coloco na minha lista de temas para estudar depois.
Eu pesquisei a respeito da técnica que utiliza Pink Noise como referência para estabelecer planos de volume para as tracks.
A ideia é boa, mas tem que tomar alguns cuidados. Pra começar, tem que se ligar que nem todo gerador de Pink Noise produz o mesmo volume de saída. Se o volume de média desse noise for alto ou baixo, é provável que a soma da sua mix também fique fora de parâmetros ideais.
É preciso ficar atento também aos elementos de transientes rápidos (de pico), como a bateria. Nos vídeos que vi mostrando essa técnica, alguns caras ficaram acima do limite adequado dos picos de uma mix. Isso acontece porque nosso ouvido é mais influenciado pelo volume de média, então, se uma caixa, por exemplo, tem picos muito pronunciados e você tenta fazê-la cortar através do noise, pode ser que os picos atinjam quase 0 dB.
Vale lembrar que o conceito de Plano de Volume define a relação de distância entre os elementos da música, entre si e em relação ao ouvinte. Se você aproxima todos os elementos de uma mesma referência, eles podem ficar com planos muito semelhantes, o que é um pouco cansativo. Talvez essa técnica funcione melhor para os elementos prioritários da música.
Moral da história, acho que esse macete é legal para se fazer conferências, mas eu não usaria como um método principal e sim, é preciso ir testando o noise, até achar um volume de média para ele que irá resultar numa soma adequada de mix, quando ele for usado de referência.
Legal?
Abração, obrigado pela contribuição.