Olá, pessoal! Montamos um ebook com as diferenças e estruturas dos 3 principais relatórios financeiros. Adquira o material e nos ajude a continuar produzindo outros conteúdos como esse: link.canalsonhogrande.com.br/ebook-financas-para-empreendedores
Obrigado Cassiano! No vídeo buscamos explicar os principais conceitos para entender como interpretar um DRE, mas para fins de cálculo, recomendamos falar com algum especialista na àrea contábil. Das pesquisas que realizamos, a princípio, o ICMS considera o preço total do produto (sem remover os descontos antes), e PIS e COFINS levam em consideração a receita bruta mesmo, ou seja, antes devoluções e descontos. De toda forma, vale confirmar com alguém que tenha mais conhecimento do que nós sobre o cálculo em si. 🙂
Se o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) apresentou um lucro líquido negativo, isso significa que seus gastos excederam sua receita. Para melhorar essa situação e alcançar um lucro líquido positivo, você pode ou aumentar a receita ou reduzir seus gastos. Caso queira reduzir gastos pode focar ou em reduzir os custos ou em reduzir as despesas. Custo é basicamente gastos relacionados a produção do produto ou realização do serviço em si e despesa são os demais gastos para manter a operação da empresa ativa. Para definir qual faz mais sentido reduzir, pode utilizar a análise vertical e horizontal. Qual grupo é mais representativo em relação a receita líquida, o custo ou a despesa? Qual tem crescido mais nos últimos meses? Além disso, é importante avaliar a urgência de reduzir gastos e a facilidade de fazer isso para cada grupo. Despesa administrativa, por não impactar diretamente a qualidade do produto ou serviço e ser algo que está totalmente nas mãos da empresa, costuma ser a preferência de muitas empresas no curto prazo.
Excelente video! Se Eu fazer a minha DRE dessa maneira estaria errado? Faturamento despesas variáveis custos fixos investimentos entradas e saídas não operacionais. Vou calcular a margem de contribuição, que seria a receita menos os custos variáveis. O lucro seria a margem de contribuição menos as despesas fixas. Isso seria o lucro antes dos investimentos. Depois, subtraio os investimentos, este seria o lucro depois dos investimentos. E em seguida, subtraio as entradas e saídas não operacionais. Isso está correto? Precisa acrescentar mais alguma coisa? Lembrando que trabalho sozinho e pretendo ter minha loja de dropshipping.
Olá Ian! A margem de contribuição não entra diretamente no DRE, mas podemos calcular a partir das linhas que o compõem. Margem de Contribuição = Receita Bruta - Custos e Despesas variáveis. Para uma loja de dropshipping entendemos que não há custos variáveis por conta da natureza do negócio. Não sabemos exatamente como seu negócio irá funcionar, mas no caso de despesas variáveis, poderíamos ter comissões de vendas para fornecedores, taxas de processamento de pagamento, despesas em marketing digital, despesas de embalagem e envio, despesas de atendimento ao cliente. O que é variável ou não deve ser avaliado por você e como sua operação funciona, lembrando que é considerado variável todo o gasto que, com o aumento das vendas, também cresce e, com a queda nas vendas, diminui. No DRE então os custos e despesas variáveis, os quais fazem parte do calculo de margem de contribuição, não aparecem de forma explicita, mas entram dentro dos grupos de custo e despesa: Receita Bruta: Vendas de Produtos Eletrônicos (-) Custos dos Produtos Vendidos: Custo dos Produtos (Custos variáveis estã dentro essa linha) = Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais (Despesas variaveis estão dentro dessa linha): Despesas com Marketing Despesas com Logística Despesas com Atendimento ao Cliente Despesas Administrativas = Lucro Operacional (+) Outras Receitas: Receita Financeira Outras Receitas Operacionais (-) Outras Despesas: Despesas Financeiras Outras Despesas Operacionais = Lucro Antes do Imposto de Renda (-) Imposto de Renda = Lucro Líquido
@@sonhogrande Não, pois você não está considerando os abatimentos, que incluem descontos nas vendas e devoluções de dinheiro por produtos não aceitos. Enfim, você está calculado com dinheiro que já foi devolvido.
A margem líquida é lucro líquido / receita líquida, assim como mencionamos no vídeo. O índice de lucratividade, pelas pesquisas que fizemos, é um outro indicador que levaria a receita total como referência. O blog da conta azul é um dos exemplos que vimos que traz a receita total (bruta) como referência para calcular a lucratividade: blog.contaazul.com/lucratividade-e-rentabilidade-entenda-as-diferencas/. De toda forma, para ter certeza da forma de cálculo por definição, recomendamos confirmar com um contador.
Olá, pessoal! Montamos um ebook com as diferenças e estruturas dos 3 principais relatórios financeiros. Adquira o material e nos ajude a continuar produzindo outros conteúdos como esse: link.canalsonhogrande.com.br/ebook-financas-para-empreendedores
comprarei com prazer. obrigado por disponibilizar esse material por um preço tão acessível e por ter deixado esse vídeo no youtube de graça.
Melhor do que muita aula em faculdade! Direto e reto!
Com certeza!
Melhor curso de DRE em menos de 6 minutos.
Poder de síntese muito bom sem perder qualidade do conteúdo. Parabéns.
Impressionado. Se perde pelo menos 9 horas de aulas na faculdade para explicar isso. Aqui tudo bem claro e entendido com apenas 5 minutos. PARABENS!!
Muito obrigado! Ficamos felizes que tenha ajudado 😄
Excelente conteúdo, simples e direto ao ponto com exemplos praticos.... Parabéns.
Obrigado!
Estou impressionado o quão incrivel foi sua didática, muito melhor que qualquer curso ou canal grande por ai
Excelente vídeo
Parabéns pelo conteúdo! Muito obrigado por compartilhar!
Obrigado, André!
Poxa, por que eu não vi esse vídeo antes? To um tempão tentando entender isso e não consigo!
Muito obrigado por esse conteúdo de qualidade extraordinária!! É triste vê que a empresa paga imposto nas duas pontas... Que país é esse hein...
Muito bom, parabéns.
Obrigado, Romário!
Melhor aula ou vídeo que já vi do assunto na vida, pqp! Mito
Obrigado, Alexandre! Ficamos felizes que o vídeo foi útil para você 👍🏻
show de bola meu amigo.
Parabens pelo video direto ao assunto show!!!!!! estou estudando muito sobre ações.....
Explicativo, prático,direto e eficiente! Parabéns
Excelente!
Toppp a explicação, parabéns!!!
Simples e preciso..
Muito bom..Melhor que já vi
Muito bom trabalho!!!
A melhor explicação!
Excelente Vídeo. Direto, didático e prático! :)
Cara vc salvou minha vida!!
Explicação excelente
Melhor, mais completa e mais simples explicação parabens.
Obrigado, Wendel!
Parabéns
Excelente aula !!!!
Obrigado, Eduardo!
Muito bom, rápido e objetivo!!!!
Excelente vídeo,facilitando o que muitos complicam! muito bom os esquemas! parabens!
muito bom, virou meu favorito!!
Aula excelente!! Direto ao ponto e muito bem didático!
Isso que eu chamo de aula!
Excelente vídeo!
Muito bom. Faz um do fluxo de caixa e do balanço patrimonial, por favor
Obrigado! Estão na lista para fazermos também 👍🏻
Parabéns pelo vídeo.
Obrigado, Júlio!
Top demais
excelente vídeo
Muito bom esse vídeo acho que deveria continuar está série explicando outros indicadores... Parabéns
Obrigado, Eder! A ideia é termos outros vídeos sobre indicadores sim 👍🏻
Sensacional
Muito bom
Pode fazer um video sobre analise horizontal na DRE?
Muito bom!!! Explicação perfeita
Bom dms
Vídeo sensacional, parabéns!
Caraca que vídeo bom
Top d++.. Só uma curiosidade, a base para calcular o ICMS, PIS e COFINS será o valor da Receita Bruta ou podemos subtrair as devoluções e descontos?
Obrigado Cassiano! No vídeo buscamos explicar os principais conceitos para entender como interpretar um DRE, mas para fins de cálculo, recomendamos falar com algum especialista na àrea contábil.
Das pesquisas que realizamos, a princípio, o ICMS considera o preço total do produto (sem remover os descontos antes), e PIS e COFINS levam em consideração a receita bruta mesmo, ou seja, antes devoluções e descontos.
De toda forma, vale confirmar com alguém que tenha mais conhecimento do que nós sobre o cálculo em si. 🙂
Se meu dre deu negativo o lucro liquido como por ex :R$-21,600 , que tipo de reduçao de custo devo fazer,na dispeza administrativa ?c
Se o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) apresentou um lucro líquido negativo, isso significa que seus gastos excederam sua receita. Para melhorar essa situação e alcançar um lucro líquido positivo, você pode ou aumentar a receita ou reduzir seus gastos. Caso queira reduzir gastos pode focar ou em reduzir os custos ou em reduzir as despesas.
Custo é basicamente gastos relacionados a produção do produto ou realização do serviço em si e despesa são os demais gastos para manter a operação da empresa ativa.
Para definir qual faz mais sentido reduzir, pode utilizar a análise vertical e horizontal. Qual grupo é mais representativo em relação a receita líquida, o custo ou a despesa? Qual tem crescido mais nos últimos meses?
Além disso, é importante avaliar a urgência de reduzir gastos e a facilidade de fazer isso para cada grupo. Despesa administrativa, por não impactar diretamente a qualidade do produto ou serviço e ser algo que está totalmente nas mãos da empresa, costuma ser a preferência de muitas empresas no curto prazo.
Eu aprendo mais aqui no TH-cam do que na faculdade kkkkkk❤
Excelente video! Se Eu fazer a minha DRE dessa maneira estaria errado?
Faturamento
despesas variáveis
custos fixos
investimentos
entradas e saídas não operacionais.
Vou calcular a margem de contribuição, que seria a receita menos os custos variáveis. O lucro seria a margem de contribuição menos as despesas fixas. Isso seria o lucro antes dos investimentos. Depois, subtraio os investimentos, este seria o lucro depois dos investimentos. E em seguida, subtraio as entradas e saídas não operacionais. Isso está correto? Precisa acrescentar mais alguma coisa? Lembrando que trabalho sozinho e pretendo ter minha loja de dropshipping.
Olá Ian! A margem de contribuição não entra diretamente no DRE, mas podemos calcular a partir das linhas que o compõem.
Margem de Contribuição = Receita Bruta - Custos e Despesas variáveis.
Para uma loja de dropshipping entendemos que não há custos variáveis por conta da natureza do negócio. Não sabemos exatamente como seu negócio irá funcionar, mas no caso de despesas variáveis, poderíamos ter comissões de vendas para fornecedores, taxas de processamento de pagamento, despesas em marketing digital, despesas de embalagem e envio, despesas de atendimento ao cliente.
O que é variável ou não deve ser avaliado por você e como sua operação funciona, lembrando que é considerado variável todo o gasto que, com o aumento das vendas, também cresce e, com a queda nas vendas, diminui.
No DRE então os custos e despesas variáveis, os quais fazem parte do calculo de margem de contribuição, não aparecem de forma explicita, mas entram dentro dos grupos de custo e despesa:
Receita Bruta: Vendas de Produtos Eletrônicos
(-) Custos dos Produtos Vendidos: Custo dos Produtos (Custos variáveis estã dentro essa linha)
= Lucro Bruto
(-) Despesas Operacionais (Despesas variaveis estão dentro dessa linha):
Despesas com Marketing
Despesas com Logística
Despesas com Atendimento ao Cliente
Despesas Administrativas
= Lucro Operacional
(+) Outras Receitas:
Receita Financeira
Outras Receitas Operacionais
(-) Outras Despesas:
Despesas Financeiras
Outras Despesas Operacionais
= Lucro Antes do Imposto de Renda
(-) Imposto de Renda
= Lucro Líquido
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Como calcula o delta?
Olá, Natan. O delta é calculado da seguinte forma:
(o valor do ano mais recente - o valor do ano anterior) / o valor do ano anterior
A lucratividade é diivida pela receita total ou receita líquida?
Olá, José. O índice de lucratividade é calculado dividindo o lucro líquido pela receita total.
@@sonhogrande Não, pois você não está considerando os abatimentos, que incluem descontos nas vendas e devoluções de dinheiro por produtos não aceitos.
Enfim, você está calculado com dinheiro que já foi devolvido.
A margem líquida é lucro líquido / receita líquida, assim como mencionamos no vídeo. O índice de lucratividade, pelas pesquisas que fizemos, é um outro indicador que levaria a receita total como referência. O blog da conta azul é um dos exemplos que vimos que traz a receita total (bruta) como referência para calcular a lucratividade: blog.contaazul.com/lucratividade-e-rentabilidade-entenda-as-diferencas/. De toda forma, para ter certeza da forma de cálculo por definição, recomendamos confirmar com um contador.
Hoje eu tenho prova de DRE me desejem sorte!
Boa sorte, Camila! 🤓
muito bom