Hiperinflação: o que é e como funciona

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 23 ก.ย. 2024
  • Você sabe o que é Hiperinflação? As consequências da hiperinflação são bastante cruéis para a sociedade, principalmente para as classes mais baixas da população que não tem como criar uma proteção patrimonial. No episódio 65 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.
    Hiperinflação é um conceito econômico derivado da inflação, que nada mais é que uma alta generalizada dos preços de modo geral.
    Essa alta de preços pode ser contínua, aumentando sempre, ou pode acontecer durante um certo período apenas, alterando o nível geral dos preços de um patamar para outro.
    Para alguns economistas, inflação acima de 50% ao ano já é considerada hiperinflação e seus efeitos são bastante desastrosos sobre todas as classes sociais.
    É importante não confundir inflação com mudança nos preços relativos. Nesse segundo caso ocorre um aumento de apenas um setor e não da economia como um todo.
    👇 O que origina a hiperinflação?
    Uma das principais causas que deu origem aos processos hiperinflacionários do século XX foi o abandono do padrão-ouro e as subsequentes emissões monetárias sem lastros.
    Imagine que para cada R$ 1,00 emitido pelo Banco Central ele precise ter 1g de ouro em reservas.
    Ou seja, se não houvesse ouro não haveria emissão monetária. Logo, a inflação seria controlada pela escassez do ouro, fazendo com que não houvesse processo inflacionário e nem estudos sobre o tema.
    Com o abandono desse padrão, alguns países passaram a emitir papel moeda de forma descontrolada e o excesso de dinheiro na economia fez aumentar a demanda agregada sem que a oferta agregada conseguisse acompanhar essa expansão, o que gera como consequência o aumento contínuo de preços.
    👇 Consequências da hiperinflação
    Ao perder o poder de compra, a moeda eleva os custos nominais, pois como os salários não são reajustados na mesma proporção e nem de forma antecipada, a hiperinflação acaba impondo custos elevados e desiguais para a economia, construindo um imposto adicional (também conhecido como imposto inflacionário).
    👉 Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Hiperinflação no nosso Glossário: bit.ly/3xqeHE3
    👉 Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.
    🔴 Se você deseja uma solução completa que permite você comparar diversos ativos de forma fácil e prática, através de uma base de dados qualificada, o Comparador de Ativos da Mais Retorno é ideal para você! COMECE A TESTAR GRATUITAMENTE: bit.ly/3jWCKSM
    -
    🔻 Acompanhe nosso trabalho e siga nossas redes sociais: 🔻
    • Portal de Notícias: bit.ly/3jXFcbw
    • Telegram: t.me/maisretorno
    • Instagram: / mais_retorno
    • Facebook: maisret...
    • Twitter: / mais_retorno
    • Linkedin: / maisretorno
    🔻 Conheça nossos cursos: 🔻
    • Como Investir nos Melhores Fundos: bit.ly/3sfMzP5
    • Descomplicando a Bolsa de Valores: bit.ly/3sk765l
    • Dominando Fundos Imobiliários: bit.ly/3ANBfgo

ความคิดเห็น • 10

  • @clubedejurupari
    @clubedejurupari 2 ปีที่แล้ว

    Seria acima de 50% no mês, não ao ano. Dá ~1300% ao ano.

    • @MaisRetorno
      @MaisRetorno  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá! Obrigado pelo comentário! E é isso mesmo, o correto é 50% ao mês. 😉

  • @ivanbfp9284
    @ivanbfp9284 2 ปีที่แล้ว

    A explicação da Bia foi excelente. Uma didática ímpar. Parabéns a Bia e a toda a equipe Mais retorno. Acompanho e aprecio muito o conteúdo gerado por vocês! Abraço!

    • @MaisRetorno
      @MaisRetorno  2 ปีที่แล้ว

      Obrigada, Ivan! 🤩 É uma honra ter você aqui com a gente! 👊🚀

  • @rodrigosalvino3592
    @rodrigosalvino3592 2 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo conteúdo. Warren Buffett já dizia em seus livros e cartas que a Inflação é o grande problema do Investidor.

  • @othername716
    @othername716 2 ปีที่แล้ว

    Mas inflação não é o aumento da base monetária (impressão de dinheiro)?
    Como tem muito dinheiro circulando, o aumento dos preços seria não um reflexo da inflação?

    • @ivanbfp9284
      @ivanbfp9284 2 ปีที่แล้ว +1

      É importante considerar não só o lado monetário como também o lado da produção de bens e serviços. Se o ouro ou o Bitcoin, hipoteticamente, for usado como padrão monetário mas a produção permanecer baixa frente a demanda (a exemplo do período que vivemos agora devido aos Lockdowns, que por sua vez geraram interrupções e desorganização nas cadeias globais de comércio), teremos muito provavelmente um ambiente inflacionário também. No caso da hiperinflação com certeza a demasiada expansão da base monetária tem uma contribuição significativa nesse fenômeno. No entanto é importante analisar tanto o lado monetário, quanto o lado produtivo da economia.

    • @MaisRetorno
      @MaisRetorno  2 ปีที่แล้ว +1

      É isso mesmo! Olá! A inflação é o aumento de preços (consequência) ao longo do tempo, que pode ser causado por impressão de dinheiro assim como por parte da produção (causas), que é a questão de oferta e demanda.