Dos poucos canais de youtube português que é realmente interessante de ver, mostra outra cultura, mostra historia.... que enriquecedor,.obrigada e que tenham muito sucesso como merecem
E é canal português. Muito obrigado, porque realmente quem vos segue e acompanha os vídeos aprende-se muita coisa de útil que a gente pode expor durante o dia-a-dia para ser um dia melhor.
Ao ver tudo em ruinas e destruído sinto uma nostalgia misturada com uma tristeza pelo abandono que está essa cidade, que já foi magnifica 💔
5 หลายเดือนก่อน +19
Nós, quando lá estávamos, sentíamos mesmo que estávamos a pisar história e imaginávamos o quão bonito aqueles edifícios seriam: sentíamos isso nos detalhes que ainda restavam das ruínas. Percebia-se que aquela era uma cidade próspera 😁
fabuloso! O imperio portugues foi fantastico e dada a realidade do tempo, foram os colonizadores mais "humanos" com os colonizados. Brasileiros tem orgulho da herança portuguesa. Que um dia as naçoes de lingua portuguesas possam se aproximar mais e desenvolverem juntas!
Herança portuguesa?? WTF? O povo brasileiro é 100% português em sua origem! Pois os índios foram minoria e dom Pedro segundo era brasileiro! O império era brasileiro!!!
Antigamente, estava tudo verde. Havia pessoas, havia luz e água, e havia condições. Talvez vivessem na época de Salazar, que poderia ter sido muito difícil para eles. Agora, eles já não vivem na época de Salazar, mas não têm condições nenhumas.
5 หลายเดือนก่อน +9
Olá Diogo 😁 Do passado, sabemos o que nos contaram e está no vídeo, mas a nossa experiência mostrou-nos o porquê de muitos guineenses procurarem Portugal para viver. É um “choque” de realidade!
Amos ser sinceros,...eles estão piores agora! E o incrível e que muitos não sabem é que durante a guerra certos outros países como a Inglaterra, a França e até a Rússia forneceram armas a eles só com o intuito de fazer Portugal perder a sua colónia,.. Portugal estava basicamente a lutar sozinho contra todos,..e para quê? Para agora Angola ficar assim desolada! A porra de Inglaterra e França mantêm ainda hoje as suas colónias mas por alguma razão uniram-se para que Portugal perdesse as suas... é muito triste ... enfim
Os tempos do Império ao passado pertencem. De todos, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe talvez se pudessem ter mantido como territórios ultramarinos Portugueses, como aconteceu com quase todos os territórios insulares de ex-potências coloniais como França, Inglaterra, Holanda. Sem guerra, num Portugal democrático pós-25 abril. Imaginem o que seriam hoje, com investimento que por certo iria para lá, sendo considerado uma região europeia ultra-periférica. Não tenho dúvida nenhuma que estariam muito melhor, ainda que considere que Cabo Verde tenha trilhado um caminho de muito mérito. No entanto, o passado é passado e agora é caminhar de cabeça levantada, em frente, e desejar prosperidade a todos.
Nós bem vemos o que esta a acontecer na Nova Caledónia,Corsega,Guadalupe,Martinica etc são uns barris de pólvora pronto a explodir! Tanto que os movimentos independentistas nacionalistas estão fortes neste momento. França nos proximos tempos estará com problemas graves e não só a nivel da metrópole. Falando do caso de Portugal e do atravimento em manter certos "territórios", a identidade do povo cabo-verdiano em nada tem haver com Portugal o mesmo do povo São-tomense. Era algo que iria explodir, assim como esta a acontecer atualmente em territórios ultramarinos da França. Isso tem vários custos a todo o nivel. Vocês luso-tropicalistas de uma figs agem por emoção. Parecem crianças a sonhar com sonhos irrealistas!
Verdade. No entanto, vejo assim: se fosse fazer hoje um plebiscito em todas as ex colonias de Portugal, creio eu que a grande maioria gostaria de ser "territorio ultramar", não por causa de Portugal... mas devido à CE e passaporte com beneficios da CE (entenda que um beneficio CE para um portugues de Porgutal pode ser diferente do que um beneficio para alguém da Giné Bissau). O problema é o que passaria a acontecer em Portugal? Iria se tornar uma França com uma colcha de retalhos multi cultural pronto a explodir dentro do seu próprio terriotório? Hoje mesmo, boa parte de Portugal já pertence a Brasileiros. E sorte que a maioria ainda vai aí para investir... não para pedir esmola. Imagine agora os outros países da África, com os mesmos direitos do que portugueses natos, batendo à porta do Congresso Portugues, não somando nada e ainda pior... levando recursos para suas ditaduras? Penso que seria terrível. Como eu disse à minha ex esposa quando a encontrei após anos e quando vi a péssima escolha que ela fez: Tu escolheste o teu caminho. Siga-o agora e pague o preço.
@@sitiokolibri6372 OK (e safou-se de boa no caso da ex-mulher). Só um reparo: não temos Congresso em Portugal, mas um Parlamento, ou melhor, Assembleia da República.
Já estive na Guiné-Bissau e em Bolama 3 vezes nos últimos 5 anos e para o ano que vêm tudo correndo bem, volto. Nunca fui tão bem recebido em nenhum lado como em Bolama, gente boa. Camarada Nguabi "a Aldeia adormece" grande abraço. #somostodosbolama
Ainda dizem que eles em África têm problemas é pura verdade mas vejam A felicidade dessas crianças grande abraço para todos vocês Bélgica estão sempre com vocês ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ amor e muita alegria força Portugal ajudem o que podem os nossos irmãos porque eles têm o mesmo sangue que todo o verdadeiro português
@@Rubenroblox60vê-se que não estava lá. Os tradicionalistas viviam mais pacatamente (não necessariamente mal... a mesma situação se dá com os ciganos em Portugal, por exemplo), mas aqueles que viviam nas cidades tinham exatamente o mesmo estilo de vida dos "brancos". Estudavam, trabalhavam, jogavam futebol, iam ao hospital, ao restaurante, à piscina, ao hotel, à praia, ao cinema, à igreja/mesquita... Eram cidadãos portugueses como quaisquer outros.
@@nunoascensao4307até o guineense se desfez em gargalhadas com a pergunta... n respondeu, e isso é uma bela resposta ... só pessoas com defice cognitivo n entenderam...
@@MrClassicfever vivia-se melhor em muitas cidades nas colónias que propriamente em certas zonas de Portugal em si, que estavam muito mais atrasadas a nível de condições de vida e até com mais liberdade.
A população em geral em Guiné Bissau fala português ? Ótimo conteúdo galera , sou do Brasil rj ,minha família é do estado do Maranhão, a capital São Luís no centro histórico tem muitos casarões e azulejos portugueses protegidos pela Unesco , vocês precisam ir lá muito lindo também muito conteúdo interessante parabéns meu amigos!
eu que sou brasileiro apoio totalmente o que portugal fez e poderia ter feito muito mais, ainda vou la e faço o teste de dna ancestral descubro que sou 100% portugues... muito orgulho de nossos ancestrais. parabens pelo canal, excelente conteudo!
Se não nasceu lá, é brasileiro e não passa de um gado subserviente. Só isso. E digo mais, compre um teste mais completo, que se deu 100% apenas uma etnia, tá errado. Não existe "pureza" de DNA. A historia humana foi feita de muita caminhada e mistura.
É uma pena que esteja tudo ao abandono. Portugal foi um país que investiu muito nas colonias mesmo mais do que em Portugal continental algumas vezes. Obviamente um cidadão de Guine-Bissau nunca vai responder Sim ou Não firmemente a pergunta de se foi melhor fazendo parte de Portugal ou independente.
@@ivanbarbosa81 bem... eu n estou à espera que um brasileiro, que o einstein classificava como macacos, me ensine... chegamos ao brasil, trepavam árvores, saímos do brasil, deixamos uma civilização... tás a fazer esses comentários bosta num telemóvel ou computador, ligado à Internet, e não amarrado a um galho duma árvore... civilização, estás a criticá.la, usufruindo dela... até falas português, imagina 🤣 sabes falar tupi guarani ??? E trepar árvores??? ......... larga o telemóvel e vai viver para a Amazónia seu hipócrita... já agora,até o caralho do teu nome é português, muda de nome caralho..
@@ivanbarbosa81 o próprio interesse era o interesse dessas terras... vocês herdaram de NÓS um dos maiorws países do mundo, e mais ricos..... essas fronteiras foram estabelecidas pelos meus antepassados, nem nisso sois agradecidos.... nada pior que ingratos....
@@ivanbarbosa81 sim as campanhas de combate à lepra consideradas as melhores do continente africano tb foi por interesse proprio não fales tu do que não sabes! Chega de mentiras!
Gostei muito de ver. Ganharam mais um subscritor. Fico com muita pena que Portugal tenha vivido uma didatura que instalou uma economia de penúria, sem preocupações de bem estar social, esmagando a liberdade individual seja em Portugal continental, como nos outros territórios. Os africanos quiseram ver-se livres do totalitarismo, tal como os Portugueses. O 25 de abril pecou por demasiado tardio. Talvez hoje pudéssemos estar todos juntos de forma fraterna e próspera, sobretudo Cabo Verde e Sao Tomé. Agora é seguir em frente.
Prefiro viver assim do que não ter direito de liberdade 🗽... Gostava de eu ir na sua casa 🏡 meter lei que eu quiser e mandar como eu quiser? Porquê que uns podem ter direito de ir pra escola outros não? Gostava que fosse consigo. Lá na Guiné habitava humanos!
@@nelsonfernandes5720 se eu n me soubesse gerir por falta de conhecimento e serem outros a fazerem isso por mim e isso me favorecesse, porque n? Melhor que apanhar um barco no mediterrâneo e estar sujeito a morrer pelo caminho. Penso que isso já eu tenha aqui, moro em Portugal e muitas das regras são ditadas em Bruxelas. Diria que Portugal está melhor na UE do q se estivesse fora certamente a gerir-se por si próprio garantidamente. Essa do estudar é outra, o meu avô era analfabeto, morava em Portugal e era branco, e o Agostinho Neto era angolano (preto a 100%) e foi à universidade em Coimbra, o meu avô por ser branco tbm se pode armar em vítima de racismo ou é só para o inverso?
@@nelsonfernandes5720👋👋👋👋👋 Os Portugueses escravidão 😢isto fezeram eu fui casada com um rico agricultor na Espanha me dava jóias ,mas me escrisava eu não podia sair sozinha ,ele comprou um restaurante,eu tinha que ficar no caixa todo dia ,mas um dia apareceu um lindo Alemão e fuji com ele😂😂😂😂,hoje sou livre,pobre mas feliz 😀🇩🇪🇧🇷
O problema do mundo é a concentração de bens e renda e isso gera uma desigualdade desumana. Poucos vivem em luxo e muitos na pobreza. O problema das ex-colonias é que não foi planejado a sua independência, então tudo que foi construído se perdeu, porque não foi desenvolvido pilares para seu controle e legislação. Sou brasileira e posso falar de experiência, embora meu pais seja riquissimo, há uma elite que controla bens e capitais há séculos, enquanto a do povo sofre.
@@ivanbarbosa81 Olá Ivan, lembrando que não estou defendendo nenhuma forma de colonização, foi uma verdadeira exploração de recursos e subjugação de povos originários. Portugal se acomodou com tanta riqueza tão facilmente roubada que não se tornou uma nação rica mesmo depois de séculos explorando suas colônias, isso comprova sua péssima gestão de recursos. Mas o problema de Guiné Bissau é a falta de infra estrutura que impede que possa ser um país desenvolvido, isso é culpa de anos de exploração de seus recursos.
@@andreasantos3015 Se fosse apenas uma exploração de recursos não haveria hoje nenhum traço da cultura portuguesa: não só o património edificado, mas tb a língua portuguesa (que é a língua oficial da Guiné-Bissau e fator de unificação do território), país de acolhimento de muitos guineenses e até no quotidiano encontras produtos portugueses mesmo nas lojas mais modestas. Há sempre aspetos positivos e negativos a considerar.
@@andreasantos3015 Está redondamente enganada. As ex-províncias ultramarinas, nas explorações que havia, eram exploradas por particulares. O Estado português, como no continente, recebia os impostos, que eram investidos nas regiões nas infraestruturas essenciais e manutenção do pessoal, administrativos, professores, polícias, militares, etc.. O estado, não era um estado socialista, que explorasse diretamente os recursos. Algumas dessas províncias nem eram rentáveis financeiramente. Os brancos que lá viviam, que na sua maioria tinham o maior know-how, foram obrigados a fugir com uma mão à frente e outra atrás, deixando tudo. - O que acontece, é que as guerras subsequentes e os jogos de poder, acabaram com o que havia, salvo raras exceções. Por isso se vê a destruição e ruína do que havia e não há agora meios suficientes para erguer e dar continuidade a não ser a longo prazo. Se a riqueza era tanta, onde está ela? Os recursos continuam lá, e quem os explora, se é que os explora, não são os portugueses...! Quanto à subjugação, isso é controverso, porque não se pode fazer uma avaliação imparcial, à luz dos conceitos e valores de hoje. A maioria desses territórios viviam ainda em regime tribal, com várias etnias que se degladiavam entre si, completamente desligadas das formas e estrutura económica e social que no mundo de hoje são prevalecentes. Com isto, não faço a apologia das várias formas de colonização que se conhecem. Mas também não deixo de reconhecer que, se não fosse Portugal, outra potencia colonizaria algum desses povos e o resultado não seria melhor...! - Não faltam exemplos disso no mundo atual, ainda que alguns venham advogar com este ou aquele exemplo. A colonização portuguesa, de todas, foi a mais humana, mais inclusiva, a que criou verdadeiros laços afetivos com os povos que administrou. E isso está estudado e expresso em documentos científicos que só por má vontade, má-fé ou doutrinação política, não é devidamente divulgado.
@@andreasantos3015 essa é uma visão deformada. As Províncias Ultramarinas eram vistas como verdadeiras extensões do território português. E os seus cidadãos, fossem brancos ou pretos eram cidadãos portugueses. Alguns desses territórios até eram deficitários face às despesas que implicavam mantê-los, como func. públicos, professores, polícias e militares, órgãos do poder, e investimentos essenciais nos territórios. Ainda lhe adianto que, na generalidade dos casos, os grupos nacionalistas foram incentivados de fora para dentro, para lhes venderem armas e posteriormente serem estas potencias a poderem explorar os seus recursos, designadamente matérias primas e minérios preciosos. E a realidade está a demonstrar isso. Veja o que está a acontecer na grande maioria da África, onde as ditaduras estão a tomar conta do poder e quem as mantém a troco da exploração são países como a Rússia e a China, intermediadas no primeiro caso por grupos como a Wagner. - Isso sim, é verdadeira exploração de recursos e não se atende às necessidades básicas das populações nem aos interesses dos próprios países.
💖💗🥰💞 #AlmasAdventures 👻 Adorei este vídeo! É incrível como conseguiram captar a essência histórica e cultural de Bolama. Ver as ruínas dos edifícios que outrora foram tão importantes para Portugal em África fez-me pensar na grandiosidade do nosso passado. É verdadeiramente emocionante ver como a natureza tomou conta dos lugares que um dia foram centros de poder e atividade. A vossa aventura de atravessar África num carro de 500€ é inspiradora e mostra uma fé inabalável e uma verdadeira confiança em Deus para vos guiar nesta jornada. As interações com as pessoas locais, a generosidade e a hospitalidade que encontraram ao longo do caminho são um testemunho do Espírito Santo a trabalhar nas vossas vidas e no coração das pessoas que encontraram. Continuem a partilhar estas histórias e a mostrar-nos estes lugares incríveis. Que Deus vos abençoe e proteja sempre nesta vossa aventura! 🇧🇷 🇵🇹 #AlmasAdventures 👻
A independência não é uma questão de querer ou não querer. É um direito humano. Esse vídeo não tem nada a haver com a leviandade dos comentários que vejo aqui.
A independência não é uma questão, é um direito!! 50 anos é muito, mas também não é nada. Têm de fazer o seu caminho. Nessa óptica Portugal poderia continuar na ditadura.
A descolonização não foi boa para ninguém de modo geral, apenas para meia dúzia de políticos, a ser provado mais uma vez neste vídeo, que pena tão grande as coisas terem sido feitas assim e deixado os nossos irmãos Guineenses à sua sorte 😢 POLÍTICOS 🤑🤑🤑$$$$
5 หลายเดือนก่อน +7
As marcas portuguesas que por lá encontramos eram muitas e, via-se claramente, que estavam projetadas para durar - sem o objetivo de deixar a Guiné independente de Portugal!
Verdade, os "donos disto tudo" é que assim decidiram abandonar e virar costas a tudo e a um povo que tanto precisava e precisa de nós.... Tanto se fala agora em reparações históricas, era a melhor reparação histórica que se podia fazer era o nosso governo criar condições e incentivos para voltarmos para lá dar força e a dignidade que esse povo tanto merece 😕
@@porrito9673 aconteceu, não se muda, é história, não se reescreve. Temos de evoluir aos dias de hoje e fazer mais e melhor, troca de ideias é uma boa forma de levar a algo positivo... Fez-me muita confusão ver uma criança a correr a pedir água e daqui a pouco ir passar a uma rotunda onde a rega está a regar o alcatrão 😕
Sou afro-brasileira, temos muitas construções da época Brasil colônia e Brasil império, são tombadas pelo IPHAN - Instituto do patrimônio histórico nacional.🤍🤍🇧🇷🇧🇷🌹🌹
...mas o que se perdeu já? Quantos edifícios desse tempo, verdadeiras joias arquitetónicas, tombaram às máquinas por ignorância ou descaso das autoridades, substituindo-os por arranha-céus e outras monstruosidades?
@@manemongQuando vejo imagens do Rio de Janeiro nos anos 30, é irreconhecível. Arruinaram a beleza do Rio com arranha-céus. A única coisa que salva a cidade é a grande beleza natural agora.
Desculpem mas tenho de dizer isto... Ainda dizem que portugal devia enviar peças dos museus de volta aos países de origem! Mandem mandem.. mas tirem fotos antes...
Deus livre. Os governantes corruptos venderiam ao best bidder .Ver esse patrimonio historico nessa condicao traz uma profunda tristeza. Que os guineenses um dia possam refletir sobre o seu passado colonial e aproveitar essa riqueza arquitectonica para o desenvolvimento do seu pais. Pax
@@euricheilamalomar6584 eu colonizador ? Nasci muito depois desse tempo.. por mim é me igual ao litro ao que fazem ou deixem de fazer.. desde que nao seja a gente de hoje a pagar o que há muito tempo foi feito..
Gostei muito de ver o vídeo já tinha ouvido falar do nome Bolama na Guiné-Bissau por causa de um navio com esse nome que se afundou devido a uma explosão de material militar perto da costa da Guiné, esta cidade foi construída por Portugueses e para os Portugueses que habitavam na Guiné mas agora com a independência passados muitos anos é pena estar tudo destruído porque os Guineenses não conseguiram tomar conta do que é seu por direito só com ajuda externa a cidade Bolama pode voltar a ter mais vida e evolução
Gostava de saber a resposta do Sr. se preferia a Guiné quando era colónia ou se prefere agora que é independente
5 หลายเดือนก่อน +12
Não pus essa parte no vídeo, embora o sorriso dele seja comprometedor. Há algo que ele acresecenta depois: "antes queríamos que os portugueses fossem embora, agora estamos empenhados e conseguir vistos para ir para Portugal".
@@teddydavis2339 Desde quando eram escravos quando acabou o Império Português??? Escravos são agora, escravos da pobreza, a maior escravidão de todas. Não escreva asneiras.
desculpe mas é um pouco ingénuo o seu comentário. Na generalidade dos casos, o que tem acontecido é que, se possível, se apaguem todos os traços positivos do bom que foi feito, para que se não façam comparações. Tudo depende das autoridades e da sua forma de olhar os problemas. Se bem que muito do edificado mais representativo oficial que lá foi deixado, como palácios e edifícios governamentais, sejam agora utilizados pelas autoridades do país. ...Mas eventualmente porque não têm outra alternativa mais viável senão aproveitar o que há...!
Huambo nunca foi capital de nada, apesar do nome. E os tugas chegaram à Guiné muito antes de terem chegado a Angola (muito mais perto deles). E isso de ter sido (ou não) capital não tem importância nenhuma. Só se orgulha disso quem sobrevaloriza a história/cultura alheia em detrimento da sua… como parece ser o caso do rapaz no vídeo, e talvez também o seu.
A parte da escravatura foi horrível sim, mas é pena os “grandes “ do país actualmente não terem feito nada para não deixar cair tudo o que foi construído. Em 2024 não tem luz e água ,,…. Da pena. Esperemos que mude a situação pra breve
@@teddydavis2339 os portugueses tiraram morte e escravatura do mundo. Isso sim. Portugal foi o primeiro país a abolir a escravatura, um dos primeiros a abolir a pena de morte (ainda estamos à espera que a "land of the free" o faça), e levou a medicina moderna para outros povos, prevenindo mortes. Levou comida aos famintos. Educação aos desinstruídos... Deixaram muito mais que prédios. Deixaram língua, cultura, leis... para não falar de DNA. Não há nenhum cabo-verdiano de gema que não tenha antepassados portugueses, por exemplo.
Saalazar nunca saiu de Portugal (continental). Numca esteve na Guiné. Faço notqr que os habitantes se recusam a responder se estão agora melhor ou pior, mas a resposta é por demais evidente: ali falta tudo! E todos os testemunhos da história (que é deles, embora também nossa) em ruínas, á beira de desaparecerem para sempre, mesmo com os financiamentos da ONU! Que tristeza!
Manos, têm de rever as afirmações que vocês fizeram na discrição do video. A capital portuguesa em África chamava-se Nova Lisboa e não era na Guiné Bissau era em Angola na actual cidade do Huambo
Achei estranho no início dizendo que Guiné foi capital de Portugal... Depois no fim que entendi era chamada de Guiné de Portugal! Mas capital mesmo fora do país acho eu, que só o rio de janeiro. Acho eu....
sim Mas depois quis-se que fosse o Huambo, nova lisboa que era mesmo mais desenvolvido que Portugal mas o Salazar quis continuar a negar a identidade dos povos e deu guerra
O Rio de Janeiro também nunca foi a capital de Portugal. A família Real viveu no Rio de Janeiro mas outros Reis de Portugal viveram em Leiria , Cascais , Sintra , etc , a verdade é que nem Lisboa alguma vez foi declarada capital do país . A capital oficial de Portugal era Guimarães e foi transferida para Coimbra mas nenhum Rei ou Presidente da República à transferiu para Lisboa. Ainda hoje quando um chefe de Estado chega a Portugal pelo aeroporto do Porto a guarda Presidencial vai de Lisboa para Coimbra para ser efectuado todo o protocolo oficial de boas vindas. Aqui neste video o Presidente da Grécia chegou a Portugal pelo aeroporto do Porto mas as cerimónias de boas vindas não são realizadas no Porto porque só podem ser em Lisboa que é a sede do governo e da administração central e é por isso escoltado pela Guarda Presidencial à universidade de Coimbra , antigo Palácio Real , onde podem ser efectuadas as cerimónias por ainda ser a Capital oficial do país. Se ele do Porto tivesse ido para Lisboa tinham sido realizadas em Lisboa mas como passou primeiro em Coimbra tiveram que ser lá. th-cam.com/video/276UnXRQz20/w-d-xo.html
Se ainda estiverem para esses lados ou se voltarem um dia, vão a Orango, observar os hipopótamos, manatins e visitar Eticoga e a casa de Okinka Pampa Rainha dos Bijagós.
2:28 um pequeno esclarecimento. Os portugueses chegaram em 1446, sim, mas para fazer comércio. Entre essa data e hoje, a Guiné-Bissau só foi verdadeiramente governada por Portugal por cerca de 70 anos. A Guiné era o reino de Gabú (que se formou depois da queda do império do Mali). Os portugueses, autorizados pelo rei local, viviam em cidades costeiras como Cachéu e Bissau, onde compravam ouro, escravos, etc. Esta simbiose durou séculos... até Gabú ser invadido por um jiadista, o Imã de Futa Jalom, no final do século XIX. Foi então que os portugueses tiveram um déjà vu histórico e decidiram fazer uma "reconquista" do território do antigo reino de Gabú antes que fossem expulsos ou convertidos ao Islão pelo novo líder. Só por volta do ano 1900 é que conseguiram esse feito. Os guineenses tornaram-se cidadãos portugueses, passaram a pagar impostos a Portugal e a aprender a língua portuguesa na escola (antes comunicavam-se apenas em crioulo com os portugueses), construíu-se mais infraestrutura... Num tão curto espaço de tempo, a Guiné-Bissau progrediu bastante.
@@br3menPT Havia, sim. Os farins de Gabú mandavam, obviamente, no seu reino. Portugal também é composto por celtas, romanos, visigodos, suevos, mouros... e ninguém duvida da unidade política. Porque haveria de ser diferente na Guiné?
@@lucasribeiro7534 não nada disso......não ha Portugal quando estavam ca suevos ou romanos ou celtas..... estás baralhado!!!! Não podes confundir a realidade de um territorio com os povos que por la passaram!
Portugal governou a Guiné-Bissau por cerca de 70 anos, durante apenas 38 dos quais teve posse do território por completo. Entre o século XV e XIX, só tinham entrepostos comerciais lá. Ou seja, construiram muita coisa num curto espaço de tempo. Bolama foi um desperdício. Construiram-na numa zona pouco habitável, onde não se arranja água potável facilmente. Tiveram que abandonar todos estes edifícios.
Portugal não deixou assim, quem deixou o país assim foram os guineenses, ou melhor os políticos locais no pós - independência. Agora olha, é o que se vê...😢
ahahaha, eles é que criaram, foi construido por guineenses. Pt tinha 90% de analfabetos nao nos esqueçamos. Detesto esta mentalidade pequena e colonial.
Existem várias capitais portuguesas espalhadas pela África,Bolama é apenas uma delas mas escrito dessa forma parece generalizar Não que vcs não saibam,mas sabemos que a maioria não sabe
Com um video destes ainda há dúvidas que quem fez, manteve e deu luz/modernidade/tecnologia aos actuais PALOPs foi Portugal? A descolonização nunca deveria ter acontecido ou nos nos moldes em que aconteceu: abrupta e com duas mãos, uma à frente e outra atrás.
A independência não acrescentou nada ao país! Porque não conservaram os edifícios? A riqueza de um país, vê-se através do modo como o seu povo vive! É lamentável, ver o passado destruído! Mal ou bem os portugueses deixaram obra feita…!!!
@@camucamu4776 A independência trouxe a todos os portugueses a paz porque deixamos de enviar tropas, para uma guerra que não era nossa. Era uma guerra política e quem a enfrentava, não sabia se voltava vivo, ou morto…!!!
Malta vamos esclarecer aqui uma coisa p.f....falamos de Africa constantemente como uns coitadinhos, uns tristes, pobres e miseráveis...que têm que emigrar para a Europa para terem uma vida digna...a minha resposta é esta: Já viram Marrocos?!? Que eu saiba é em África...Já viram o desenvolvimento? Porque outros paises de África não podem seguir o mesmo caminho e os irmãos africanos na Europa regressarem às suas terras para viverem com desenvolvimento, prosperidade e dignidade?!? Porque continuamos a investir em inclusão na Europa quando podiamos investir no seu desenvolvimento para não terem mais que emigrar? Acho triste a forma como o socialismo/ comunismo condicionou os africanos a uma "liberdade" sem dignidade, sem escolaridade, sem prosperidade e desenvolvimento e incutiu-lhes a ideia que não são capazes, que são ignorantes e limitados e que África é uma terra de ninguém e que só a sua vinda para a Europa lhes poderá dar a dignidade que merecem! Tudo isto está errado e a seu tempo o mundo irá perceber quem condicionou e continua a condicionar a África e não meus caros nunca foi Salazar ou o império português, mas sim os mesmos que estiveram por trás da revolução de Abril em Portugal ----》a CIA ou por outra definição, a Mossad sionista!
europeu meu amigo e agora. na idade media era miseria e fome, doenças. o europeu nao encontrou fome e miseria quando chegou em africa.encontrou abundancia. viviamos bem. europeu , imigrava para nao morrer a fome.vai ao brasil e visite o museu da imigraçao. veras , como eles chegaram la , miseraveis.alemaes, italianos. espanhois, portugueses, gregos,etc etc. africano nao emigrava. veio o europeu, destruiu, o nosso modo de vida, k se baseiava no coletivo e nao no individualismo. hoje herdamos o individualismo, terra privada k nao era, tudo se baseia no dinheiro. dantes nao existia isto
Ao menos tinham cidades e vilas estabelecidas estruturalmente... Hoje infelizmente passados 50 anos não têm nada e tudo ficou ao abandono e esquecimento. Triste
@@rodmendes92 cidades? foram criadas uma ou duas. vai-te informar e ver o que era Portugal antes do 25 de abril e depois fala se havia cidades em Africa
@@ivanbarbosa81 agora é que vivem bem... tao mas tao bem, que atravessam o mar mediterrâneo em barquinhos para virem para perto dos exploradores 🤣🤣🤣 imagina, é tanto o ódio, que eles matam.se para virem para a nosaa beira... e nós nem queremos!!!
Chegou até mais do que em Portugal, pois tornaram-se socialistas quase todos, apoiados pela USSR que era o objetivo principal do Otelo com o 25 de Abril. A diferença entre eles e Portugal, é que lá ficou como o Otelo queria, em Portugal houve uma contra-revolução contra a ditadura socialista.
nao eh exatamente a pobreza que causa a violencia... mas sem duvidas ela eh bem mais comum na miseria... pessoas que sao criadas com afeto, independe da condicao social, ceramente serao seres humanos melhores... uma jaqueira, nunca dara uvas..
Todas as ex colónias hoje como parte do território português tinham acesso aos fundos comunitários de União Europeia e faziam parte da UE e isso faria toda a diferença.
@@camucamu4776 nem consigo imaginar, a união europeia trouxe coisas positivas e negativas. Os fundos comunitários desenvolveram o nosso país, mas as políticas comunitários também travaram a nossa iniciativa e a união monetária com o Euro e o fim do escudo tornou nos prisioneiros de uma moeda forte que não podemos desvalorizar para atrair investimento, mas claro que a UE era inevitável e o seu impacto é tão grande que o Reino Unido tem vindo a ver os produtos a encarecer e a inflação a subir muito, isso por um lado. Noutro ponto de vista o professor José Hermano Saraiva sempre defendeu que o futuro é a vocação de Portugal era fazer essa união com os países lusófonos porque segundo ele a Europa sempre trouxe muitos problemas a Portugal. E você que acha?
O problema de ´Africa não é ser um Continente pobre. Pelo contrário, é riquíssimo. O problema é que para se aproveitar a riqueza disponível, é preciso SABER - é preciso CONHECIMENTO E SABER-FAZER. Esse sempre foi o problema de África: SABER-FAZER.
quando o europeu chegou a africa, nao encontrou fome e miseria. os reinos e imperios eram bem governados, pelos nossos reis.europa existia fome e miseria, um monte de epidemias. o povo tinha tudo. estude historia de africa ok. aterra nao era privada. todos tinham direito a terra. todos. todos tinham um teto. o nosso maior erro foi , seguir o modelo europeu onde tudo baseia se no dinheiro. tudo paga se.agua nao se pagava, medicina o medico nao te cobrava nada, eram sociedades k se baseiavam se no coletivo
Portugal nunca teve "colônias", os territórios africanos sempre tiveram o status de províncias, Brasil, Maranhão e Índia tinham status de estados. Foi essa maldita aliança de Portugal com os ingleses que destruiu as bases da nossa civilização lusa, digo com tristeza, pois sou brasileiro. E o que digo, posso provar com vasta documentação, está escrito nos antigos documentos do reino e nos mapas, eu tenho centenas deles guardados. No império português tinha uma elite de pretos ricos, aqui no Brasil vários pretos foram agraciados com títulos de fidalguia, eram elite aqui no Brasil, cursavam as universidades e frequentavam a Corte dos reis em Lisboa. E tudo isso desmoronou por causa da maldita amizade com a Inglaterra, por causa dos maçons e por causa do fim da monarquia. Não sou monarquista, mas a verdade dói !! E depois das grandes guerras, quando inventaram essa mentira da "descolonização", tudo foi ficando pior ainda, eles queriam que Portugal saísse da África e do Brasil porque queriam que os banqueiros dominassem essas regiões, e assim foi.
Inglaterra sempre foi uma amiga da onça, sim. Que tipo de aliado faz um ultimato ao país amigo (1890) e não o ajuda a proteger o seu território quando este lhe pede (invasão de Goa)? Portugal sempre esteve do lado de Inglaterra, mas não era recíproco. Inglaterra estava do seu próprio lado. Só se lhe interessasse ajudar Portugal é que ajudava. Ajudaram com a restauração da independência e com as invasões francesas, por exemplo, porque, em ambos os casos, os britânicos corriam sério risco de ser esmagados por uma superpotência inimiga se o império português fosse anexado.
@@lucasribeiro7534, tem também o caso absurdo do acordo secreto entre Grã-Bretanha e Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, em que ambos, mesmo sendo inimigos, acordaram em fazer um novo ultimato contra Portugal nos mesmos moldes da Questão do Mapa Rosa, mas desta vez tomando por completo todos os territórios portugueses para eliminar definitivamente a incômoda presença portuguesa na África. Acabada a guerra, os ingleses traíram os alemães e, no fim, quem perdeu territórios foi a Alemanha. Os ingleses ficaram com todos os mandatos das Áfricas Alemãs e não permitiram que Portugal tivesse mandatos, mesmo Angola tendo sido invadida pelos alemães. Então você imagine, um país como esse que trata mal os próprios aliados, o que esperar dele? Inglaterra é um país maldito fundado por piratas assassinos aos quais foram dados títulos de nobreza.
Muito bizarro como cortaram o vídeo aos 9:45 Ele começou claramente a dar uma resposta e vocês cortaram e passaram à frente. Passa a ideia que era uma resposta que não convinha.
4 หลายเดือนก่อน +1
Aquela foi a resposta dele. Se formos ver o clip completo, sem edição, a conversa mudou de tema - e partiu dele! Não fui eu que cortei, foi ele que decidiu responder daquela forma… E para bom entendedor, meia palavra basta 😂
O meu pai esteve na Guerra na Guiné durante quase 2 anos tem imensas histórias para contar e sabe bem a merda de vida que os portugueses levavaram a muita daquela gente! A construção era linda e viver como reis ás custas de gente quase escravizada também era. Menos para quem era alvo da exploração, violação e do abuso. Ele respondeu rindo-se sim com um abraço fraterno, na realidade tb ele parece não ter vivido esses tempos e viveu outros dificeis que se seguiram, mas percebe-se claramente que tem muito mais consciência histórica do que aconteceu e tb um coração enorme para entender que está perante uns tipos super simpáticos, bacanos empáticos, super boa gente, mas claramente ignorantes e ingénuos. Essa pergunta não tem lugar, é patriotismo bacoco em terra alheia. Nós portugueses nem sempre fomos tão bons quanto aquilo que gostamos de imaginar que somos enquanto povo e gente! Os Guinienses não terem sabido manter o que os Portugueses lá deixaram é outra história que tb tem as suas razões na sequencia da história, mas ainda assim não há nada melhor que poderes viver em liberdade dentro de um espaço que é teu! (E vai daí um abraço amigo à pergunta tola). Menos orgulho nacionalista e mais humildade é preciso para se viver em pleno estas experiências. O video no entanto é excelente, a edição extraordinária e a ideia muito boa. Faz lembrar os videos da "Yes Theory": youtube.com/@YesTheory Espero que possam aprender muitos com estas vossas experiências e não se prendam em saudosismos de tempos idos que nunca viveram!
Parabéns pelo video óptimo e esclarecedor! Pobres coitados os guineenses, que acreditaram que seriam livres e prósperos com a independência, mas o que obtiveram foi ruina e dependência (da caridade de ONGs e governos ocidentais diversos). Acho que dá para ver bem que se aperceberam que afinal não era tão mau com Portugal, que mais fez por eles do que eles próprios fazem por si. Mas digo isto não com remorsos, mas com pena.
nao é assim simples, meteram varios povos com linguas e cosntumes difrrentes numa terra e deram o nome de guiné. Agora matam-se todos mas deixa tar que até em espanha e irlanda isso acontceu e oljha agora a Ucrania.esse comentário inconscientemente racista é dispensável.
INSTAGRAM: @_demochilaascostas_
instagram.com/_demochilaascostas_/
Dos poucos canais de youtube português que é realmente interessante de ver, mostra outra cultura, mostra historia.... que enriquecedor,.obrigada e que tenham muito sucesso como merecem
E é canal português.
Muito obrigado, porque realmente quem vos segue e acompanha os vídeos aprende-se muita coisa de útil que a gente pode expor durante o dia-a-dia para ser um dia melhor.
um dos poucos, se não o único, o único que conheço
Ao ver tudo em ruinas e destruído sinto uma nostalgia misturada com uma tristeza pelo abandono que está essa cidade, que já foi magnifica 💔
Nós, quando lá estávamos, sentíamos mesmo que estávamos a pisar história e imaginávamos o quão bonito aqueles edifícios seriam: sentíamos isso nos detalhes que ainda restavam das ruínas. Percebia-se que aquela era uma cidade próspera 😁
fabuloso! O imperio portugues foi fantastico e dada a realidade do tempo, foram os colonizadores mais "humanos" com os colonizados. Brasileiros tem orgulho da herança portuguesa. Que um dia as naçoes de lingua portuguesas possam se aproximar mais e desenvolverem juntas!
Herança portuguesa?? WTF?
O povo brasileiro é 100% português em sua origem! Pois os índios foram minoria e dom Pedro segundo era brasileiro! O império era brasileiro!!!
colonizadores mas humanos k o colonizado kkkkkkkk.
Antigamente, estava tudo verde. Havia pessoas, havia luz e água, e havia condições. Talvez vivessem na época de Salazar, que poderia ter sido muito difícil para eles. Agora, eles já não vivem na época de Salazar, mas não têm condições nenhumas.
Olá Diogo 😁
Do passado, sabemos o que nos contaram e está no vídeo, mas a nossa experiência mostrou-nos o porquê de muitos guineenses procurarem Portugal para viver. É um “choque” de realidade!
Verdade, e acredita passa milhares por mim e sem condições e vem para Portugal sem nada só a procura de trabalho
Falámos com algumas pessoas e o que entendemos foi: “tenho o dinheiro para o visto e para o voo” e isso já lhes basta…
Amos ser sinceros,...eles estão piores agora! E o incrível e que muitos não sabem é que durante a guerra certos outros países como a Inglaterra, a França e até a Rússia forneceram armas a eles só com o intuito de fazer Portugal perder a sua colónia,.. Portugal estava basicamente a lutar sozinho contra todos,..e para quê? Para agora Angola ficar assim desolada! A porra de Inglaterra e França mantêm ainda hoje as suas colónias mas por alguma razão uniram-se para que Portugal perdesse as suas... é muito triste
... enfim
consequências da colonização e da guerra colonial de Salazar que provocou a fuga de toda a gente letrada.
Os tempos do Império ao passado pertencem. De todos, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe talvez se pudessem ter mantido como territórios ultramarinos Portugueses, como aconteceu com quase todos os territórios insulares de ex-potências coloniais como França, Inglaterra, Holanda. Sem guerra, num Portugal democrático pós-25 abril. Imaginem o que seriam hoje, com investimento que por certo iria para lá, sendo considerado uma região europeia ultra-periférica. Não tenho dúvida nenhuma que estariam muito melhor, ainda que considere que Cabo Verde tenha trilhado um caminho de muito mérito. No entanto, o passado é passado e agora é caminhar de cabeça levantada, em frente, e desejar prosperidade a todos.
Nós bem vemos o que esta a acontecer na Nova Caledónia,Corsega,Guadalupe,Martinica etc são uns barris de pólvora pronto a explodir! Tanto que os movimentos independentistas nacionalistas estão fortes neste momento. França nos proximos tempos estará com problemas graves e não só a nivel da metrópole. Falando do caso de Portugal e do atravimento em manter certos "territórios", a identidade do povo cabo-verdiano em nada tem haver com Portugal o mesmo do povo São-tomense. Era algo que iria explodir, assim como esta a acontecer atualmente em territórios ultramarinos da França. Isso tem vários custos a todo o nivel. Vocês luso-tropicalistas de uma figs agem por emoção. Parecem crianças a sonhar com sonhos irrealistas!
Verdade. No entanto, vejo assim: se fosse fazer hoje um plebiscito em todas as ex colonias de Portugal, creio eu que a grande maioria gostaria de ser "territorio ultramar", não por causa de Portugal... mas devido à CE e passaporte com beneficios da CE (entenda que um beneficio CE para um portugues de Porgutal pode ser diferente do que um beneficio para alguém da Giné Bissau). O problema é o que passaria a acontecer em Portugal? Iria se tornar uma França com uma colcha de retalhos multi cultural pronto a explodir dentro do seu próprio terriotório? Hoje mesmo, boa parte de Portugal já pertence a Brasileiros. E sorte que a maioria ainda vai aí para investir... não para pedir esmola. Imagine agora os outros países da África, com os mesmos direitos do que portugueses natos, batendo à porta do Congresso Portugues, não somando nada e ainda pior... levando recursos para suas ditaduras? Penso que seria terrível.
Como eu disse à minha ex esposa quando a encontrei após anos e quando vi a péssima escolha que ela fez: Tu escolheste o teu caminho. Siga-o agora e pague o preço.
não creio que Portugal lutasse por imperios.....
@@sitiokolibri6372 OK (e safou-se de boa no caso da ex-mulher). Só um reparo: não temos Congresso em Portugal, mas um Parlamento, ou melhor, Assembleia da República.
@@romeufrancisco7041 Valeu. Obrigado pela informação.
Já estive na Guiné-Bissau e em Bolama 3 vezes nos últimos 5 anos e para o ano que vêm tudo correndo bem, volto.
Nunca fui tão bem recebido em nenhum lado como em Bolama, gente boa.
Camarada Nguabi "a Aldeia adormece" grande abraço.
#somostodosbolama
O Pais que já fomos outrora.. com coisas boas e coisas más.. fantástico. Muitos parabéns a ti e ao @andamente.
É bom poder vir ao TH-cam e consumir bom conteúdo como este.... parabéns pelo trabalho man....
Grande Sérgio 😁 Muito obrigado 🤝
Ainda dizem que eles em África têm problemas é pura verdade mas vejam A felicidade dessas crianças grande abraço para todos vocês Bélgica estão sempre com vocês ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ amor e muita alegria força Portugal ajudem o que podem os nossos irmãos porque eles têm o mesmo sangue que todo o verdadeiro português
Excelente vídeo. Pena estas histórias não passarem na TV para as pessoas realmente perceberem como eram as colónias antes da sua independência...
Sem dúvida! Nas colónias vivia-se muiiiito melhor do que na capital do império!
@@TheMrRodrimatos portuguese viviam muito melhor...os pretos viviam tão mal como agora vivem
@@Rubenroblox60vê-se que não estava lá. Os tradicionalistas viviam mais pacatamente (não necessariamente mal... a mesma situação se dá com os ciganos em Portugal, por exemplo), mas aqueles que viviam nas cidades tinham exatamente o mesmo estilo de vida dos "brancos". Estudavam, trabalhavam, jogavam futebol, iam ao hospital, ao restaurante, à piscina, ao hotel, à praia, ao cinema, à igreja/mesquita... Eram cidadãos portugueses como quaisquer outros.
Ganhaste mais um subscritor. Nao conhecia, mas curti do trabalho, parecem ser uns putos humildes, isso tá muito bom, continuem!
a verdade é esta, na antiga áfrica portuguesa o povo vivia melhor e as cidades estavam bem organizadas e limpas
Qual povo? Os portugueses só pode
@@nunoascensao4307 eram todos portugueses e todos viviam melhor, muitos o comprovam, é só pesquisar e não ser esquerdófilo
@@nunoascensao4307até o guineense se desfez em gargalhadas com a pergunta... n respondeu, e isso é uma bela resposta ... só pessoas com defice cognitivo n entenderam...
@@MrClassicfever vivia-se melhor em muitas cidades nas colónias que propriamente em certas zonas de Portugal em si, que estavam muito mais atrasadas a nível de condições de vida e até com mais liberdade.
Há portugueses que dizem que se vivia melhor no tempo de Salazar. Que tal regressarem ao tempo de Salazar?
A população em geral em Guiné Bissau fala português ? Ótimo conteúdo galera , sou do Brasil rj ,minha família é do estado do Maranhão, a capital São Luís no centro histórico tem muitos casarões e azulejos portugueses protegidos pela Unesco , vocês precisam ir lá muito lindo também muito conteúdo interessante parabéns meu amigos!
Falam, sim, embora o crioulo seja a língua mais falada (também se entende com algum esforço).
eu que sou brasileiro apoio totalmente o que portugal fez e poderia ter feito muito mais, ainda vou la e faço o teste de dna ancestral descubro que sou 100% portugues... muito orgulho de nossos ancestrais. parabens pelo canal, excelente conteudo!
maioria dos brasileiros tem alguma descendencia portuguesa ahha foram quase 300 anos de sociedade junta
@@kns9924 com certeza
Se não nasceu lá, é brasileiro e não passa de um gado subserviente. Só isso.
E digo mais, compre um teste mais completo, que se deu 100% apenas uma etnia, tá errado. Não existe "pureza" de DNA. A historia humana foi feita de muita caminhada e mistura.
Este vídeo está incrível Gonçalo, cada vez melhor 💪 Parabéns pelo excelente trabalho 👏
😁🤝
Amícar Cabral não queria a independência da Guiné, mas sim a sua autonomia, como os Açores na altura e depois a Madeira.
Esse era um mero fantoche!
que conteúdo incrível!! muitos parabéns!
😁🤝
É uma pena que esteja tudo ao abandono. Portugal foi um país que investiu muito nas colonias mesmo mais do que em Portugal continental algumas vezes. Obviamente um cidadão de Guine-Bissau nunca vai responder Sim ou Não firmemente a pergunta de se foi melhor fazendo parte de Portugal ou independente.
Ele respondeu... só n entendeu quem não quer
mentiras. investiram no proprio interesse, nao fales do que desocnheces. nao foi para gaudio do povo de lá mas para proveito proprio
@@ivanbarbosa81 bem... eu n estou à espera que um brasileiro, que o einstein classificava como macacos, me ensine... chegamos ao brasil, trepavam árvores, saímos do brasil, deixamos uma civilização... tás a fazer esses comentários bosta num telemóvel ou computador, ligado à Internet, e não amarrado a um galho duma árvore... civilização, estás a criticá.la, usufruindo dela... até falas português, imagina 🤣 sabes falar tupi guarani ??? E trepar árvores??? ......... larga o telemóvel e vai viver para a Amazónia seu hipócrita... já agora,até o caralho do teu nome é português, muda de nome caralho..
@@ivanbarbosa81 o próprio interesse era o interesse dessas terras... vocês herdaram de NÓS um dos maiorws países do mundo, e mais ricos..... essas fronteiras foram estabelecidas pelos meus antepassados, nem nisso sois agradecidos.... nada pior que ingratos....
@@ivanbarbosa81 sim as campanhas de combate à lepra consideradas as melhores do continente africano tb foi por interesse proprio não fales tu do que não sabes! Chega de mentiras!
BOM TRABALHO. OBRIGADO pela vossa iniciativa.
Ainda bem que há youtubers portugueses a viajar e criar vídeos de eleição!
Gostei bastante do vosso vídeo e vou subscrever o canal!👍
Bom revisitar estes locais atualmente. Obrigado
Gostei muito de ver. Ganharam mais um subscritor.
Fico com muita pena que Portugal tenha vivido uma didatura que instalou uma economia de penúria, sem preocupações de bem estar social, esmagando a liberdade individual seja em Portugal continental, como nos outros territórios. Os africanos quiseram ver-se livres do totalitarismo, tal como os Portugueses. O 25 de abril pecou por demasiado tardio. Talvez hoje pudéssemos estar todos juntos de forma fraterna e próspera, sobretudo Cabo Verde e Sao Tomé. Agora é seguir em frente.
Obrigada pelo aprendizado ❤
epá o vosso trabalho é ultradigno parabéns.
O rapaz guineense riu-se continuamente quando lhe perguntaram se antes se vivia melhor que agora. "Para bom entendedor meia palavra basta."
A ideia foi essa 😁🤝
Prefiro viver assim do que não ter direito de liberdade 🗽... Gostava de eu ir na sua casa 🏡 meter lei que eu quiser e mandar como eu quiser? Porquê que uns podem ter direito de ir pra escola outros não? Gostava que fosse consigo.
Lá na Guiné habitava humanos!
@@nelsonfernandes5720 se eu n me soubesse gerir por falta de conhecimento e serem outros a fazerem isso por mim e isso me favorecesse, porque n? Melhor que apanhar um barco no mediterrâneo e estar sujeito a morrer pelo caminho. Penso que isso já eu tenha aqui, moro em Portugal e muitas das regras são ditadas em Bruxelas. Diria que Portugal está melhor na UE do q se estivesse fora certamente a gerir-se por si próprio garantidamente. Essa do estudar é outra, o meu avô era analfabeto, morava em Portugal e era branco, e o Agostinho Neto era angolano (preto a 100%) e foi à universidade em Coimbra, o meu avô por ser branco tbm se pode armar em vítima de racismo ou é só para o inverso?
@@nelsonfernandes5720👋👋👋👋👋 Os Portugueses escravidão 😢isto fezeram eu fui casada com um rico agricultor na Espanha me dava jóias ,mas me escrisava eu não podia sair sozinha ,ele comprou um restaurante,eu tinha que ficar no caixa todo dia ,mas um dia apareceu um lindo Alemão e fuji com ele😂😂😂😂,hoje sou livre,pobre mas feliz 😀🇩🇪🇧🇷
Claro,era "melhor" ser escravo sem direito a nada,nem a educação 😢
"Era melhor antes ou é melhor agora? " Resposta: " Riso do Kira Light Yagami" 🤣🤣🤣
😂😅
O problema do mundo é a concentração de bens e renda e isso gera uma desigualdade desumana. Poucos vivem em luxo e muitos na pobreza.
O problema das ex-colonias é que não foi planejado a sua independência, então tudo que foi construído se perdeu, porque não foi desenvolvido pilares para seu controle e legislação.
Sou brasileira e posso falar de experiência, embora meu pais seja riquissimo, há uma elite que controla bens e capitais há séculos, enquanto a do povo sofre.
nao fpoi planejado porque tiveram de lutar pela independencia. como se planeia a expulsão de alguem que invadiu a tua terra.
@@ivanbarbosa81 Olá Ivan, lembrando que não estou defendendo nenhuma forma de colonização, foi uma verdadeira exploração de recursos e subjugação de povos originários.
Portugal se acomodou com tanta riqueza tão facilmente roubada que não se tornou uma nação rica mesmo depois de séculos explorando suas colônias, isso comprova sua péssima gestão de recursos. Mas o problema de Guiné Bissau é a falta de infra estrutura que impede que possa ser um país desenvolvido, isso é culpa de anos de exploração de seus recursos.
@@andreasantos3015 Se fosse apenas uma exploração de recursos não haveria hoje nenhum traço da cultura portuguesa: não só o património edificado, mas tb a língua portuguesa (que é a língua oficial da Guiné-Bissau e fator de unificação do território), país de acolhimento de muitos guineenses e até no quotidiano encontras produtos portugueses mesmo nas lojas mais modestas.
Há sempre aspetos positivos e negativos a considerar.
@@andreasantos3015 Está redondamente enganada. As ex-províncias ultramarinas, nas explorações que havia, eram exploradas por particulares. O Estado português, como no continente, recebia os impostos, que eram investidos nas regiões nas infraestruturas essenciais e manutenção do pessoal, administrativos, professores, polícias, militares, etc.. O estado, não era um estado socialista, que explorasse diretamente os recursos. Algumas dessas províncias nem eram rentáveis financeiramente. Os brancos que lá viviam, que na sua maioria tinham o maior know-how, foram obrigados a fugir com uma mão à frente e outra atrás, deixando tudo. - O que acontece, é que as guerras subsequentes e os jogos de poder, acabaram com o que havia, salvo raras exceções. Por isso se vê a destruição e ruína do que havia e não há agora meios suficientes para erguer e dar continuidade a não ser a longo prazo. Se a riqueza era tanta, onde está ela? Os recursos continuam lá, e quem os explora, se é que os explora, não são os portugueses...! Quanto à subjugação, isso é controverso, porque não se pode fazer uma avaliação imparcial, à luz dos conceitos e valores de hoje. A maioria desses territórios viviam ainda em regime tribal, com várias etnias que se degladiavam entre si, completamente desligadas das formas e estrutura económica e social que no mundo de hoje são prevalecentes. Com isto, não faço a apologia das várias formas de colonização que se conhecem. Mas também não deixo de reconhecer que, se não fosse Portugal, outra potencia colonizaria algum desses povos e o resultado não seria melhor...! - Não faltam exemplos disso no mundo atual, ainda que alguns venham advogar com este ou aquele exemplo. A colonização portuguesa, de todas, foi a mais humana, mais inclusiva, a que criou verdadeiros laços afetivos com os povos que administrou. E isso está estudado e expresso em documentos científicos que só por má vontade, má-fé ou doutrinação política, não é devidamente divulgado.
@@andreasantos3015 essa é uma visão deformada. As Províncias Ultramarinas eram vistas como verdadeiras extensões do território português. E os seus cidadãos, fossem brancos ou pretos eram cidadãos portugueses. Alguns desses territórios até eram deficitários face às despesas que implicavam mantê-los, como func. públicos, professores, polícias e militares, órgãos do poder, e investimentos essenciais nos territórios. Ainda lhe adianto que, na generalidade dos casos, os grupos nacionalistas foram incentivados de fora para dentro, para lhes venderem armas e posteriormente serem estas potencias a poderem explorar os seus recursos, designadamente matérias primas e minérios preciosos. E a realidade está a demonstrar isso. Veja o que está a acontecer na grande maioria da África, onde as ditaduras estão a tomar conta do poder e quem as mantém a troco da exploração são países como a Rússia e a China, intermediadas no primeiro caso por grupos como a Wagner. - Isso sim, é verdadeira exploração de recursos e não se atende às necessidades básicas das populações nem aos interesses dos próprios países.
💖💗🥰💞 #AlmasAdventures 👻 Adorei este vídeo! É incrível como conseguiram captar a essência histórica e cultural de Bolama. Ver as ruínas dos edifícios que outrora foram tão importantes para Portugal em África fez-me pensar na grandiosidade do nosso passado. É verdadeiramente emocionante ver como a natureza tomou conta dos lugares que um dia foram centros de poder e atividade.
A vossa aventura de atravessar África num carro de 500€ é inspiradora e mostra uma fé inabalável e uma verdadeira confiança em Deus para vos guiar nesta jornada. As interações com as pessoas locais, a generosidade e a hospitalidade que encontraram ao longo do caminho são um testemunho do Espírito Santo a trabalhar nas vossas vidas e no coração das pessoas que encontraram.
Continuem a partilhar estas histórias e a mostrar-nos estes lugares incríveis. Que Deus vos abençoe e proteja sempre nesta vossa aventura!
🇧🇷 🇵🇹 #AlmasAdventures 👻
grandiosidade...essa ruinas devem ter historias de dor e opressão
Quiseram a independência mas não se conseguiram governar sozinhos até hoje. Nem aproveitam o que deixamos construído. É triste.
Verdade .Guine- Bissau piorou com a independencia but let them sort it out among themselves.
A independência não é uma questão de querer ou não querer. É um direito humano. Esse vídeo não tem nada a haver com a leviandade dos comentários que vejo aqui.
@@euricheilamalomar6584 viva a liberdade 🗽
@@euricheilamalomar6584🦧
A independência não é uma questão, é um direito!! 50 anos é muito, mas também não é nada. Têm de fazer o seu caminho.
Nessa óptica Portugal poderia continuar na ditadura.
Impressionante que mesmo abandonado continua a ser o topo da civilização africana
Pesquise sobre vários países africanos que estão muito melhor do que Portugal e nenhum deles foi colônia portuguesa.
A descolonização não foi boa para ninguém de modo geral, apenas para meia dúzia de políticos, a ser provado mais uma vez neste vídeo, que pena tão grande as coisas terem sido feitas assim e deixado os nossos irmãos Guineenses à sua sorte 😢 POLÍTICOS 🤑🤑🤑$$$$
As marcas portuguesas que por lá encontramos eram muitas e, via-se claramente, que estavam projetadas para durar - sem o objetivo de deixar a Guiné independente de Portugal!
Verdade, os "donos disto tudo" é que assim decidiram abandonar e virar costas a tudo e a um povo que tanto precisava e precisa de nós.... Tanto se fala agora em reparações históricas, era a melhor reparação histórica que se podia fazer era o nosso governo criar condições e incentivos para voltarmos para lá dar força e a dignidade que esse povo tanto merece 😕
@@VascoAlentejanomas já sabes, pé descalço não pisa o passeio deste lado, este é para os brancos… independência sempre… abaixo o neocolonialismo
@@porrito9673 aconteceu, não se muda, é história, não se reescreve. Temos de evoluir aos dias de hoje e fazer mais e melhor, troca de ideias é uma boa forma de levar a algo positivo... Fez-me muita confusão ver uma criança a correr a pedir água e daqui a pouco ir passar a uma rotunda onde a rega está a regar o alcatrão 😕
@@porrito9673 Até em Portugal era proibido andar descalço jovem... punido com multa.
Sou da Guiné Bissau e gosto do meu país mas ,o nosso estado não quer reconstruir essas linhas cidades ❤
Porque será?
Que interessante,sou brasileiro e curto seu vídeos
🇵🇹🤝🇧🇷
A minha ilha maravilhosa, bolama, se tiver oportunidade económica um dia vou reconstruir a cidade de Bolama.
Sonha!
Ké gos bu pára grava? Pega tessu, Deus na djuda
@johnwilliamrapperg.b3222 Viras a Soba
Lamentável ver tudo em ruínas! Uma pena que não cuidam do seu patrimônio histórico!
Sou afro-brasileira, temos muitas construções da época Brasil colônia e Brasil império, são tombadas pelo IPHAN - Instituto do patrimônio histórico nacional.🤍🤍🇧🇷🇧🇷🌹🌹
Pelo riso do Sr.africano, ele preferia continuar sendo colônia de Portugal.
...mas o que se perdeu já? Quantos edifícios desse tempo, verdadeiras joias arquitetónicas, tombaram às máquinas por ignorância ou descaso das autoridades, substituindo-os por arranha-céus e outras monstruosidades?
@@manemongQuando vejo imagens do Rio de Janeiro nos anos 30, é irreconhecível. Arruinaram a beleza do Rio com arranha-céus. A única coisa que salva a cidade é a grande beleza natural agora.
@@lucasribeiro7534 concordo em absoluto consigo. O Rio era uma cidade europeia na América...!
Desculpem mas tenho de dizer isto... Ainda dizem que portugal devia enviar peças dos museus de volta aos países de origem! Mandem mandem.. mas tirem fotos antes...
Deus livre. Os governantes corruptos venderiam ao best bidder .Ver esse patrimonio historico nessa condicao traz uma profunda tristeza. Que os guineenses um dia possam refletir sobre o seu passado colonial e aproveitar essa riqueza arquitectonica para o desenvolvimento do seu pais. Pax
Talvés calado ficava melhor. Esses assuntos são mais profundos do que parece. E não cabe ao colonizador decidir
@@euricheilamalomar6584 eu colonizador ? Nasci muito depois desse tempo.. por mim é me igual ao litro ao que fazem ou deixem de fazer.. desde que nao seja a gente de hoje a pagar o que há muito tempo foi feito..
@@euricheilamalomar6584se eu tenho que sentir culpa pelos meus antepassados, tu também podes ter pelos teus que vendiam os próprios negros.
@@carloscabreira6349 então não percebo do que está a falar. Se para si tanto faz.
Gostei muito de ver o vídeo já tinha ouvido falar do nome Bolama na Guiné-Bissau por causa de um navio com esse nome que se afundou devido a uma explosão de material militar perto da costa da Guiné, esta cidade foi construída por Portugueses e para os Portugueses que habitavam na Guiné mas agora com a independência passados muitos anos é pena estar tudo destruído porque os Guineenses não conseguiram tomar conta do que é seu por direito só com ajuda externa a cidade Bolama pode voltar a ter mais vida e evolução
Gostava de saber a resposta do Sr. se preferia a Guiné quando era colónia ou se prefere agora que é independente
Não pus essa parte no vídeo, embora o sorriso dele seja comprometedor. Há algo que ele acresecenta depois: "antes queríamos que os portugueses fossem embora, agora estamos empenhados e conseguir vistos para ir para Portugal".
E voce quer ser livre ou escravo?
o resposta é óbvia: a independência foi um desastre
@@teddydavis2339 Desde quando eram escravos quando acabou o Império Português??? Escravos são agora, escravos da pobreza, a maior escravidão de todas. Não escreva asneiras.
@@teddydavis2339essa pergunta foi constrangedora, tanto que o rapaz enrolou e não respondeu.
Altamente, estão a percorrer caminhos que os vossos antepassados cruzaram.
Sentimos mesmo que estamos a percorrer parte da História 😁
antepassados...eram de lá?
Não sei o porquê que o estado não vai reabilitar esta cidade histórica, atraria muitos turistas
simples, se eles nem agua potavel nem energia tem como atrairia tourismo.
Estão mais interessados no narcotráfico....
desculpe mas é um pouco ingénuo o seu comentário. Na generalidade dos casos, o que tem acontecido é que, se possível, se apaguem todos os traços positivos do bom que foi feito, para que se não façam comparações. Tudo depende das autoridades e da sua forma de olhar os problemas. Se bem que muito do edificado mais representativo oficial que lá foi deixado, como palácios e edifícios governamentais, sejam agora utilizados pelas autoridades do país. ...Mas eventualmente porque não têm outra alternativa mais viável senão aproveitar o que há...!
impossivel nao gostar deste video e da vossa qualidade como youtubers
😁🤝 Muito obrigado!
Vídeo espectacular abraço para vocês
🤝
Muito bom, saudações de São Paulo, Brasil
Venham pra cá que verão um pedaço de Portugal em cada centro de cidade histórica que vocês forem
Que dó ver tudo abandonado
Na altura, não fazíamos ideia de como estava a cidade, e depois de ver como estava antes, foi impressionante…
tanta coisa abandonada cá e isso da dó?
@@ivanbarbosa81 e então? Por ser noutro país já não importa? Quer seja cá ou lá ou onde for é cultura e história que está abandonada.
Eram sem dúvida mais felizes na era portuguesa.
A Guiné-Bissau e muito lindo mds
Muito ❤️
Era mais ainda pelos vistos
Sabemos o que perdemos mas nunca sabemos o que vamos encontrar .
Não sei se acredito que vivam melhor agora.... Basta ver o nível civilizacional atual e a modernidade dos edifícios antigos.
Irmão já ouvi que a primeira capital de Portugal era Angola , na província do humano ( chamada Nova Lisboa )
Huambo nunca foi capital de nada, apesar do nome. E os tugas chegaram à Guiné muito antes de terem chegado a Angola (muito mais perto deles). E isso de ter sido (ou não) capital não tem importância nenhuma. Só se orgulha disso quem sobrevaloriza a história/cultura alheia em detrimento da sua… como parece ser o caso do rapaz no vídeo, e talvez também o seu.
@@EnkiPtahA partir de quando é que uma cultura alheia deixa de ser alheia e passa a ser sua?
@@AleaRandomAm Não crês que seja possível? Mas isso aconteceu imensas vezes em várias partes do mundo… Posso dar exemplos, se quiseres.
@@EnkiPtah ate parece que alguma vez houve um país de nome guine bissau que tenha sido invadido por Portugal.....
O que nós já fomos e o que somos...um estranho sentimento de tristeza. Exelente video continuem em boa graça
Muito bom.. 👏👏👏👏🇵🇹🇵🇹🇵🇹
A parte da escravatura foi horrível sim, mas é pena os “grandes “ do país actualmente não terem feito nada para não deixar cair tudo o que foi construído. Em 2024 não tem luz e água ,,…. Da pena.
Esperemos que mude a situação pra breve
Somos inormes 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹 temos cultura espalhada pelos 4 cantos do mundo. Orgulho. Nao deixem murrer portugal 🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Se pararem de votar nos socialistas talvez se safamos se não vamos trabalhar para lhe dar comida por aqui
Orgulho de uns predios? Os Portugueses so deixaram miseria no mundo. Morte e escravitura e pouca coisa boa deixaram os Portugueses.
Tu é que já mataste o Português meu amigo 🤣 Tristeza
@@teddydavis2339 os portugueses tiraram morte e escravatura do mundo. Isso sim. Portugal foi o primeiro país a abolir a escravatura, um dos primeiros a abolir a pena de morte (ainda estamos à espera que a "land of the free" o faça), e levou a medicina moderna para outros povos, prevenindo mortes. Levou comida aos famintos. Educação aos desinstruídos... Deixaram muito mais que prédios. Deixaram língua, cultura, leis... para não falar de DNA. Não há nenhum cabo-verdiano de gema que não tenha antepassados portugueses, por exemplo.
Saalazar nunca saiu de Portugal (continental). Numca esteve na Guiné. Faço notqr que os habitantes se recusam a responder se estão agora melhor ou pior, mas a resposta é por demais evidente: ali falta tudo! E todos os testemunhos da história (que é deles, embora também nossa) em ruínas, á beira de desaparecerem para sempre, mesmo com os financiamentos da ONU! Que tristeza!
Brutal! Boa viagem
😁🤝
Parabéns !
Conteúdo excelente !
Obrigado Sofia 😁🙌
Isto é surreal!
Excelente trabalho!!
Manos, têm de rever as afirmações que vocês fizeram na discrição do video. A capital portuguesa em África chamava-se Nova Lisboa e não era na Guiné Bissau era em Angola na actual cidade do Huambo
voce nao conhece a sua historia. nova lisboa nunca foi capital ok
Salazar apostava mto em Africa. Ha quem diga que Salazar que tinha grande visão dizia que África é o futuro da Humanidade! Vamos ver se tinha razão.
Achei estranho no início dizendo que Guiné foi capital de Portugal... Depois no fim que entendi era chamada de Guiné de Portugal! Mas capital mesmo fora do país acho eu, que só o rio de janeiro. Acho eu....
sim Mas depois quis-se que fosse o Huambo, nova lisboa que era mesmo mais desenvolvido que Portugal mas o Salazar quis continuar a negar a identidade dos povos e deu guerra
O Rio de Janeiro também nunca foi a capital de Portugal.
A família Real viveu no Rio de Janeiro mas outros Reis de Portugal viveram em Leiria , Cascais , Sintra , etc , a verdade é que nem Lisboa alguma vez foi declarada capital do país .
A capital oficial de Portugal era Guimarães e foi transferida para Coimbra mas nenhum Rei ou Presidente da República à transferiu para Lisboa.
Ainda hoje quando um chefe de Estado chega a Portugal pelo aeroporto do Porto a guarda Presidencial vai de Lisboa para Coimbra para ser efectuado todo o protocolo oficial de boas vindas.
Aqui neste video o Presidente da Grécia chegou a Portugal pelo aeroporto do Porto mas as cerimónias de boas vindas não são realizadas no Porto porque só podem ser em Lisboa que é a sede do governo e da administração central e é por isso escoltado pela Guarda Presidencial à universidade de Coimbra , antigo Palácio Real , onde podem ser efectuadas as cerimónias por ainda ser a Capital oficial do país.
Se ele do Porto tivesse ido para Lisboa tinham sido realizadas em Lisboa mas como passou primeiro em Coimbra tiveram que ser lá.
th-cam.com/video/276UnXRQz20/w-d-xo.html
@@ivanbarbosa81 nova lisboa era mais desenvolvido que Portugal na tua cabeça
@@terra7066 mentira..guimaraes nunca foi capital oficial de coisa nenhuma..apenas Coimbra
Se ainda estiverem para esses lados ou se voltarem um dia, vão a Orango, observar os hipopótamos, manatins e visitar Eticoga e a casa de Okinka Pampa Rainha dos Bijagós.
Que pena ver esses edifícios tão degradados, poderiam ter sido rentabilizados pelo país!
2:28 um pequeno esclarecimento. Os portugueses chegaram em 1446, sim, mas para fazer comércio. Entre essa data e hoje, a Guiné-Bissau só foi verdadeiramente governada por Portugal por cerca de 70 anos.
A Guiné era o reino de Gabú (que se formou depois da queda do império do Mali). Os portugueses, autorizados pelo rei local, viviam em cidades costeiras como Cachéu e Bissau, onde compravam ouro, escravos, etc. Esta simbiose durou séculos... até Gabú ser invadido por um jiadista, o Imã de Futa Jalom, no final do século XIX.
Foi então que os portugueses tiveram um déjà vu histórico e decidiram fazer uma "reconquista" do território do antigo reino de Gabú antes que fossem expulsos ou convertidos ao Islão pelo novo líder. Só por volta do ano 1900 é que conseguiram esse feito. Os guineenses tornaram-se cidadãos portugueses, passaram a pagar impostos a Portugal e a aprender a língua portuguesa na escola (antes comunicavam-se apenas em crioulo com os portugueses), construíu-se mais infraestrutura... Num tão curto espaço de tempo, a Guiné-Bissau progrediu bastante.
não havia apenas uma unidade politica naquio que é hoje a guine bissau......estão la mais de 40 etnias....
@@br3menPT engana-se. Essas etnias todas eram governadas por uma só, os mandingas, que chegaram com o império do Mali no século XIII.
@@lucasribeiro7534 não havia uma unidade política.....
@@br3menPT Havia, sim. Os farins de Gabú mandavam, obviamente, no seu reino. Portugal também é composto por celtas, romanos, visigodos, suevos, mouros... e ninguém duvida da unidade política. Porque haveria de ser diferente na Guiné?
@@lucasribeiro7534 não nada disso......não ha Portugal quando estavam ca suevos ou romanos ou celtas..... estás baralhado!!!! Não podes confundir a realidade de um territorio com os povos que por la passaram!
Portugal ficou quantos anos lá? E deixou o país assim?
Portugal governou a Guiné-Bissau por cerca de 70 anos, durante apenas 38 dos quais teve posse do território por completo. Entre o século XV e XIX, só tinham entrepostos comerciais lá. Ou seja, construiram muita coisa num curto espaço de tempo. Bolama foi um desperdício. Construiram-na numa zona pouco habitável, onde não se arranja água potável facilmente. Tiveram que abandonar todos estes edifícios.
Portugal não deixou assim, quem deixou o país assim foram os guineenses, ou melhor os políticos locais no pós -
independência. Agora olha, é o que se vê...😢
500 anos. 300 de escravatura, k enriqueceu a europa
@@camucamu4776 E agora a vossa escravidão enche os bolsos dos políticos e criminosos!
Tenha vergonha, só fala parvoíces!
Os portugueses criaram uma cidade e eles destruiram tudo😢, tristeza
ahahaha, eles é que criaram, foi construido por guineenses. Pt tinha 90% de analfabetos nao nos esqueçamos. Detesto esta mentalidade pequena e colonial.
, TOOOOOOOP🔥🇵🇹
😁🤝
Dizer q até Angola ja foi considerada capital de Portugal no tempo colonial mas após a independência a terra voltou aos povos de origem…
Existem várias capitais portuguesas espalhadas pela África,Bolama é apenas uma delas mas escrito dessa forma parece generalizar
Não que vcs não saibam,mas sabemos que a maioria não sabe
Com um video destes ainda há dúvidas que quem fez, manteve e deu luz/modernidade/tecnologia aos actuais PALOPs foi Portugal? A descolonização nunca deveria ter acontecido ou nos nos moldes em que aconteceu: abrupta e com duas mãos, uma à frente e outra atrás.
A independência não acrescentou nada ao país!
Porque não conservaram os edifícios?
A riqueza de um país, vê-se através do modo como o seu povo vive!
É lamentável, ver o passado destruído!
Mal ou bem os portugueses deixaram obra feita…!!!
a independencia de portugal trouxe o que a portugal?
@@camucamu4776
A independência trouxe a todos os portugueses a paz porque deixamos de enviar tropas, para uma guerra que não era nossa. Era uma guerra política e quem a enfrentava, não sabia se voltava vivo, ou morto…!!!
Malta vamos esclarecer aqui uma coisa p.f....falamos de Africa constantemente como uns coitadinhos, uns tristes, pobres e miseráveis...que têm que emigrar para a Europa para terem uma vida digna...a minha resposta é esta:
Já viram Marrocos?!? Que eu saiba é em África...Já viram o desenvolvimento? Porque outros paises de África não podem seguir o mesmo caminho e os irmãos africanos na Europa regressarem às suas terras para viverem com desenvolvimento, prosperidade e dignidade?!?
Porque continuamos a investir em inclusão na Europa quando podiamos investir no seu desenvolvimento para não terem mais que emigrar?
Acho triste a forma como o socialismo/ comunismo condicionou os africanos a uma "liberdade" sem dignidade, sem escolaridade, sem prosperidade e desenvolvimento e incutiu-lhes a ideia que não são capazes, que são ignorantes e limitados e que África é uma terra de ninguém e que só a sua vinda para a Europa lhes poderá dar a dignidade que merecem!
Tudo isto está errado e a seu tempo o mundo irá perceber quem condicionou e continua a condicionar a África e não meus caros nunca foi Salazar ou o império português, mas sim os mesmos que estiveram por trás da revolução de Abril em Portugal ----》a CIA ou por outra definição, a Mossad sionista!
europeu meu amigo e agora. na idade media era miseria e fome, doenças. o europeu nao encontrou fome e miseria quando chegou em africa.encontrou abundancia. viviamos bem. europeu , imigrava para nao morrer a fome.vai ao brasil e visite o museu da imigraçao. veras , como eles chegaram la , miseraveis.alemaes, italianos. espanhois, portugueses, gregos,etc etc. africano nao emigrava. veio o europeu, destruiu, o nosso modo de vida, k se baseiava no coletivo e nao no individualismo. hoje herdamos o individualismo, terra privada k nao era, tudo se baseia no dinheiro. dantes nao existia isto
Bora bora!!! África do Sul já estamos lá!!! (Quase),mas vocês perceberam. Zimbooorrraaaa "meus"putos!!!❤
Esperamos que dê 😍
Cara vem ao Brasil tem muitas cidades portuguesa aqui 🇧🇷🇧🇷
Iremos em breve ao Brasil e não será só para cidades portuguesas 👀
A mão de obra também foi portuguesa?
Ao menos tinham cidades e vilas estabelecidas estruturalmente... Hoje infelizmente passados 50 anos não têm nada e tudo ficou ao abandono e esquecimento. Triste
Tua, não foi com certeza!
@@rodmendes92 cidades? foram criadas uma ou duas. vai-te informar e ver o que era Portugal antes do 25 de abril e depois fala se havia cidades em Africa
@@ivanbarbosa81 vê-se que está muito melhor agora.
@@fernandacouto3670 nem tua.
Se os Africanos não cuidam do seu País, imaginem o que não fazem no País dos outros, 1143 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Eu Estive. Na tropa. Em bolama. Setembro. No ano 70.
rica vida malandro!!!
É quando vejo estas coisas que me revolto... ainda dizem que os exploramos 😂 eles próprios admitem que antes era melhor e agr é uma miséria
explorar é pouco. tenta informar-te, apenas uma minoria vivia bem, a minoria exploradora
@@ivanbarbosa81 agora é que vivem bem... tao mas tao bem, que atravessam o mar mediterrâneo em barquinhos para virem para perto dos exploradores 🤣🤣🤣 imagina, é tanto o ódio, que eles matam.se para virem para a nosaa beira... e nós nem queremos!!!
@@ivanbarbosa81 fica no vossa terrinha paradisíaca. Obrigado
@@ivanbarbosa81 Hoje vivem todos mal
@@ivanbarbosa81hoje em dia é a mesma coisa, os governantes corruptos exploram os mais pobres 😅
Hoje és livre e outro não, e está na sua terra!
O 25 de Abril foi pena não chegar a esta gente que tanto mereciam!
Chegou até mais do que em Portugal, pois tornaram-se socialistas quase todos, apoiados pela USSR que era o objetivo principal do Otelo com o 25 de Abril. A diferença entre eles e Portugal, é que lá ficou como o Otelo queria, em Portugal houve uma contra-revolução contra a ditadura socialista.
nao eh exatamente a pobreza que causa a violencia... mas sem duvidas ela eh bem mais comum na miseria... pessoas que sao criadas com afeto, independe da condicao social, ceramente serao seres humanos melhores... uma jaqueira, nunca dara uvas..
Mostrem aos portugueses que mesmo achando que estamos a invadir Portugal, vós jovens portugueses são bem Vindos nas ex colónias e bem tratados.
Não sei de onde tiram essas ideias...do TikTok, só pode, a Bíblia dos tempos modernos. Quem vier respeitosamente, é bem acolhido.
Todas as ex colónias hoje como parte do território português tinham acesso aos fundos comunitários de União Europeia e faziam parte da UE e isso faria toda a diferença.
e o que seria de portugal sem a uniao europeia?
@@camucamu4776 nem consigo imaginar, a união europeia trouxe coisas positivas e negativas. Os fundos comunitários desenvolveram o nosso país, mas as políticas comunitários também travaram a nossa iniciativa e a união monetária com o Euro e o fim do escudo tornou nos prisioneiros de uma moeda forte que não podemos desvalorizar para atrair investimento, mas claro que a UE era inevitável e o seu impacto é tão grande que o Reino Unido tem vindo a ver os produtos a encarecer e a inflação a subir muito, isso por um lado. Noutro ponto de vista o professor José Hermano Saraiva sempre defendeu que o futuro é a vocação de Portugal era fazer essa união com os países lusófonos porque segundo ele a Europa sempre trouxe muitos problemas a Portugal. E você que acha?
@@heldermorgado6386 o que acho , k voces rezem para estarem na uniao europeia. o dia k a torneira secar voltara a miseria do passado
Foi um império lindo que (os grds países) ajudaram a destruir...
Ainda amam os tugas, nunca foi feito referendo de autodeterminação.
Bolama!!!
Foi por isso que lutaram para ter independência ?
Bem, parece-me que os colonizadores não deixaram muitas saudades, a vista do abandono das edificações. Parece-me que querem esquecer algo.
Gostei de ver .
O problema de ´Africa não é ser um Continente pobre. Pelo contrário, é riquíssimo. O problema é que para se aproveitar a riqueza disponível, é preciso SABER - é preciso CONHECIMENTO E SABER-FAZER. Esse sempre foi o problema de África: SABER-FAZER.
quando o europeu chegou a africa, nao encontrou fome e miseria. os reinos e imperios eram bem governados, pelos nossos reis.europa existia fome e miseria, um monte de epidemias. o povo tinha tudo. estude historia de africa ok. aterra nao era privada. todos tinham direito a terra. todos. todos tinham um teto. o nosso maior erro foi , seguir o modelo europeu onde tudo baseia se no dinheiro. tudo paga se.agua nao se pagava, medicina o medico nao te cobrava nada, eram sociedades k se baseiavam se no coletivo
Muito bom! 😉
O homem das águas e o cérebro desta ideia 😁🤝
Sempre às ordens, desde que haja agua fresca 😄
😂😂😂
Portugal nunca teve "colônias", os territórios africanos sempre tiveram o status de províncias, Brasil, Maranhão e Índia tinham status de estados. Foi essa maldita aliança de Portugal com os ingleses que destruiu as bases da nossa civilização lusa, digo com tristeza, pois sou brasileiro. E o que digo, posso provar com vasta documentação, está escrito nos antigos documentos do reino e nos mapas, eu tenho centenas deles guardados. No império português tinha uma elite de pretos ricos, aqui no Brasil vários pretos foram agraciados com títulos de fidalguia, eram elite aqui no Brasil, cursavam as universidades e frequentavam a Corte dos reis em Lisboa. E tudo isso desmoronou por causa da maldita amizade com a Inglaterra, por causa dos maçons e por causa do fim da monarquia. Não sou monarquista, mas a verdade dói !! E depois das grandes guerras, quando inventaram essa mentira da "descolonização", tudo foi ficando pior ainda, eles queriam que Portugal saísse da África e do Brasil porque queriam que os banqueiros dominassem essas regiões, e assim foi.
Inglaterra sempre foi uma amiga da onça, sim. Que tipo de aliado faz um ultimato ao país amigo (1890) e não o ajuda a proteger o seu território quando este lhe pede (invasão de Goa)? Portugal sempre esteve do lado de Inglaterra, mas não era recíproco. Inglaterra estava do seu próprio lado. Só se lhe interessasse ajudar Portugal é que ajudava. Ajudaram com a restauração da independência e com as invasões francesas, por exemplo, porque, em ambos os casos, os britânicos corriam sério risco de ser esmagados por uma superpotência inimiga se o império português fosse anexado.
@@lucasribeiro7534, tem também o caso absurdo do acordo secreto entre Grã-Bretanha e Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, em que ambos, mesmo sendo inimigos, acordaram em fazer um novo ultimato contra Portugal nos mesmos moldes da Questão do Mapa Rosa, mas desta vez tomando por completo todos os territórios portugueses para eliminar definitivamente a incômoda presença portuguesa na África. Acabada a guerra, os ingleses traíram os alemães e, no fim, quem perdeu territórios foi a Alemanha. Os ingleses ficaram com todos os mandatos das Áfricas Alemãs e não permitiram que Portugal tivesse mandatos, mesmo Angola tendo sido invadida pelos alemães. Então você imagine, um país como esse que trata mal os próprios aliados, o que esperar dele? Inglaterra é um país maldito fundado por piratas assassinos aos quais foram dados títulos de nobreza.
Muito bom
Viva guinebissau 🇬🇼❤❤❤❤
🇵🇹❤️🇬🇼
Melhor tivessem ficado com Portugal, Guyana francesa deu sorte, ficou com a França.
Muito bizarro como cortaram o vídeo aos 9:45
Ele começou claramente a dar uma resposta e vocês cortaram e passaram à frente.
Passa a ideia que era uma resposta que não convinha.
Aquela foi a resposta dele. Se formos ver o clip completo, sem edição, a conversa mudou de tema - e partiu dele! Não fui eu que cortei, foi ele que decidiu responder daquela forma… E para bom entendedor, meia palavra basta 😂
O meu pai esteve na Guerra na Guiné durante quase 2 anos tem imensas histórias para contar e sabe bem a merda de vida que os portugueses levavaram a muita daquela gente! A construção era linda e viver como reis ás custas de gente quase escravizada também era. Menos para quem era alvo da exploração, violação e do abuso. Ele respondeu rindo-se sim com um abraço fraterno, na realidade tb ele parece não ter vivido esses tempos e viveu outros dificeis que se seguiram, mas percebe-se claramente que tem muito mais consciência histórica do que aconteceu e tb um coração enorme para entender que está perante uns tipos super simpáticos, bacanos empáticos, super boa gente, mas claramente ignorantes e ingénuos. Essa pergunta não tem lugar, é patriotismo bacoco em terra alheia. Nós portugueses nem sempre fomos tão bons quanto aquilo que gostamos de imaginar que somos enquanto povo e gente! Os Guinienses não terem sabido manter o que os Portugueses lá deixaram é outra história que tb tem as suas razões na sequencia da história, mas ainda assim não há nada melhor que poderes viver em liberdade dentro de um espaço que é teu! (E vai daí um abraço amigo à pergunta tola). Menos orgulho nacionalista e mais humildade é preciso para se viver em pleno estas experiências.
O video no entanto é excelente, a edição extraordinária e a ideia muito boa. Faz lembrar os videos da "Yes Theory": youtube.com/@YesTheory
Espero que possam aprender muitos com estas vossas experiências e não se prendam em saudosismos de tempos idos que nunca viveram!
Parabéns pelo video óptimo e esclarecedor! Pobres coitados os guineenses, que acreditaram que seriam livres e prósperos com a independência, mas o que obtiveram foi ruina e dependência (da caridade de ONGs e governos ocidentais diversos). Acho que dá para ver bem que se aperceberam que afinal não era tão mau com Portugal, que mais fez por eles do que eles próprios fazem por si. Mas digo isto não com remorsos, mas com pena.
nao é assim simples, meteram varios povos com linguas e cosntumes difrrentes numa terra e deram o nome de guiné. Agora matam-se todos mas deixa tar que até em espanha e irlanda isso acontceu e oljha agora a Ucrania.esse comentário inconscientemente racista é dispensável.
O estado que as nossas ex colónias chegaram
no que Portugal se tornou.... que tristeza
Robô oco!🤣🤣🤣