Cupom Insider: JULIO15 Na semana do Consumidor, somando o meu cupom com os descontos no site você pode conseguir até 30% off + frete grátis! creators.insiderstore.com.br/JulioEttore #insiderstore
Se eu cantasse rock nessa época, iria preferir tocar no Hollywood Rock, nunca ouvi falar que teve problema de bastidores, Rock in Rio desrespeita e muito os artistas brasileiros, não pode passar o som e ainda por cima você só poder usar metade do palco, com iluminação baixa, e de quebra não resolveram isso desde a primeira edição, é muita humilhação e pensar se vale a pena passar por tudo isso.
Belo vídeo, Julio sobre o boicote coletivo no RIR III. Em relação ao Cidade Negra, Toni Garrido entrou na banda no terceiro álbum, o bem sucedido Sobre Todas as Forças (1994), nos dois primeiros álbuns, Ras Bernardo era o vocalista. Abraços e boa noite de domingo.
Este Rock in Rio foi quando estava me formando na faculdade. Lembro bem. Fui no dia do REM e do Red Hot. Só não fui no dia do metal pq foi no dia da minha formatura. Este boicote não fez a menor diferença e a declaração do Medina foi certeira. Ninguém gastaria tanto num ingresso se fosse só p ver as bandas nacionais. Elas faziam vários shows ao ano aqui e no resto do país por menos e c mais conforto. A principal casa de shows do Rio na época (Metropolitan) não ficava muito longe da Cidade do Rock. Quem comprou ingresso, o fez pelas atrações internacionais. Foi uma das melhores edições em termos de line-up e, provavelmente, a mais digna do nome Rock in Rio. Mais até q a de 85, q teve mais dias com headliners pop, como Rod Stewart, George Benson e James Taylor (4 noites). Em 2001, só a noite do Pop, c N'Synch e Britney Spears e a noite de abertura, q ainda teve Sting ñ foram dias de Rock. Em 91, q tb fui (tinha 12 anos), teve noites com Prince, New Kids on the Block e A-ha. De qq forma, as edições daquela época foram cheias de artistas q estavam no auge e no topo das paradas por aqui. Hj o q vemos é um monte de bandas q já não empolgam lá fora. A edição de 2001 tb foi a do auge da MTV Brasil. Aliás, tanto as bandas q boicotaram, qto às q as substituíram acabaram ganhando fama justamente por causa da divulgação q a MTV fazia. Antes, elas dependiam das rádios q eram regionais, logo eram poucas as bandas q ganhavam alcance nacional. Raimundos, Cidade Negra, O Rappa, Pato Fu, Charlie Brown Jr, O Surto foram bandas lançadas pelo canal a cabo. Por outro lado, as bandas q boicotaram deixaram de se apresentar p públicos de mais de 100.000 pessoas num festival de alcance internacional.
Besteira. Essas bandas foram lançadas por gravadoras grandes. Tocavam em rádios populares e apareciam direto na tv aberta (Gugu, Faustão, Xuxa, Luciano Huck, Serginho Groissman, Jo Soares, etc). Uma participação num programa desse valia por todos os programas da MTV juntos. MTV nunca consagrou a carreira de ninguém. Até a Gazeta tinha mais audiência que a MTV.
@@andrepires7687Exatamente! A MTV que lucrou com essas bandas. O que a MTV lançou aqui no Brasil foram as bandinhas coloridas emo e algumas outras que nada vingaram.
@@andrepires7687MTV tinha um forte apelo nos anos 90 e início dos 2000, tanto é que várias bandas fizeram aqueles acústicosMTV que dava boa audiência.
A melhor história pra mim é que, no final, o pessoal d'O Surto foi para lá, com o único sucesso "A Cera" (que o pessoal achava que era do CBJR), tocaram essa 50x. Ainda teve eles cantando Triste Mas Eu Não Me Queixo, épico!
A sua pesquisa de detalhes e informações é sempre surreal de boa!! Ja conhecia esta história do Rock In Rio 2001, mas não sabia com esta riqueza de nuances. Parabéns mesmo 👏👏👏👏
Júlio, e esse Rock in Rio 2001 foi um dos melhores da História (R.E.M, Oasis, Foo Fighters, Queens of the Stone Age, Silverchair, Neil Young, Sting, Red Hot, etc) mesmo as grandes bandas brasileiras, se elas tocassem, seria a maior de todas, superando, de longe, a de 1985!!!! E hoje, o que dizer do que é o festival né???
Julio, depois fala sobre os festivais de pop rock pelo Brasil afora... em 2001 rolou o primeiro Ceará Music, primeiros shows que fui na vida. Época mágica!!
O CBJr se arrependeu muito desse boicote, eu fui em um dos últimos shows deles no RJ em janeiro de 2013, estava na grade e alguém deu um cartaz pro Chorão escrito rock in Rio, ele levantou o cartaz exibindo pra gente falando que queria tocar no RIR.
2001; foi nosso primeiro contato com a Plebe,na tenda Brasil. Sem perceber passamos 4 anos , ajudando a banda . O som estava muito ruim e tinha vazamento de voz , no bumbo do Gutje.Ouvimos ele dizer que dava pra incluir " sexo e karatê ". Tocaram 5 ou 6 musicas. Um calor infernal e a tenda era pequena. Tb teve uma confusão , depois das 14:30h , com gente machucada. Lembro,que liguei para avisar minha mãe ,que estava tudo bem.
@@AndréRamones1974 Não lembro se foi no dia do Maiden, mas lembro que não gostava de rap (até hj não gosto), mas curti o som dos caras e me curvei ao som deles, comprei o CD deles, o reação depois que vi eles no rock in rio, e escutava quietinho na minha sem ninguém saber kkkkk mas no fim os caras faziam um som legal, assim como o Planet, ao qual eu tbm comprei os 3 primeiros discos e também o ao vivo
@@brunomarques1146 mas você deve ter gostado pois eles não eram bem um rap puro né, eles eram rap rock que era um estilo que estava fazendo sucesso na época com Rage Against The Machine e Limp Bizkit na época (que são bandas que talvez você não goste)
No dia do Metal o Sheik Tosado ( é assim que se escreve?) abriu, tocou duas músicas e o público praticamente botou os caras pra correr, eu tava lá e te digo que só hj eu soube o nome deles, coitados. Achei o pavilhão 9 uma droga também e o pesadão do QOSA salvou minha vida, pq eu tava na frente num aperto da porra, mais de 8 horas no sol, com sede e aquela trouxa chega nu no palco e eu me retirei, assisti ao sepultura de muito longe e quando a galera cansou eu voltei pra frente pra ver o Halford e o Maiden. Grande show.
Fui em 3 dias nesse rock in rio. O curioso é que sobraram ingressos e os cambistas venderam os ingressos abaixo do preço do lado de fora (de 35 eles vendiam por 30/25). Em compensação o chopp da skincariol la dentro estava caríssimo, 10 reais o copo de 500 ml.
Cara eu estava lá ! dos nacionais no meu dia tocou O surto ( repetiu seu hit pirou o cabeção 3x acho que não tinha mais nada na manga) e capital inicial que foi muito bem com seu acústico MTV recém lançado .... dos Gringos Red Hot e Silver Chair ( bem morno sem emoção ) o vocal ficou engolindo o microfone e gemendo (nada a ver) e Death Tones ( que não era ninguém som ruim só barulho ). Em resumo, pra mim Red Hot e capital salvaram a noite. Tenho um CD "pirata" do capital como lembrança porque câmera fotográfica e celular era coisa de rico.
Mas essa história de não chegar perto dos gringos já acontecia desde 1985. O Amin que participou como assistente de produção do primeiro relatou em entrevista no canal do Sérgio Malandro o que ocorreu nos bastidores do primeiro Rock in Rio e ele disse que tanto o Prince , Fred Mercury e Madona não permitiam nem músicos e cantores brasileiros no corredor e nem podiam olhar para eles
Eu estava la , primeiro show da minha vida e foi Oasis e Guns n roses , e tbm vi a britney como bom adolescente da época .. tempo bom e fico triste em ver como esta o rock in rio hoje
Fui na noite do RHCP e Silverchair. O som do RHCP tava horrível. Parece que deu problema em algum canal... Foi lindo ver o Tianastácia no Palco Brasil.
As maiores bandas do rock nacional tocaram no Rock in Rio 3. Barão Vermelho, Ira e Ultraje, Kid Abelha, Capital Inicial Engenheiros do Hawaii. Todas estas estavam presentes.
Uma curiosidade é que nessa edição teve a participação de uma banda gospel! a banda Oficina G3 que tocou na Tenda Brasil, um dos palcos secundários do festival.
A MTV Brasil deu uma sensação de sucesso e popularidade que a geração do BRock 90 não tinha, era um "bunker" onde as bandas poderiam desfrutar de um relativo sucesso mesmo vendendo discos e shows para um público de classe média e media alta que era o da MTV Brasil. Quando a pirataria e depois o download de músicas demoliu a indústria fonográfica, liquidou a MTV e as rádios rock passaram a ser rádios de classic rock, essa geração entrou no ocaso artístico.
Besteira. Todas aquelas bandas tocavam em rádios populares e apareciam na tv aberta (Faustão, Gugu, Xuxa, Programa Livre, Jô Soares, etc). Sem contar as músicas nas novels que davam uma audiência absurda. MTV nunca consagrou ninguém.
☝️☝️☝️ O Rock in Rio 2001 tinha de tudo para ser tão grandioso (ou maior) que o primeiro de 85; mas infelizmente Medina; seus Compar$$$as; e até o Bedelho de sua Famiglia jogou tudo no Ralo por causa do $$$ e como sempre a Hipocrisia de abaixarem as Calças para os Estrangeiros e total desrespeito com o pessoal daqui; fazendo-os de Gato e Sapatos; mostrando uma falsa preocupação com eles para ficar bonito nos Jornais; e nunca mais reuniram Gigantes como os que iriam tocar neste Festival... Se o Rock in Rio é hoje um motivo de chacota e uma sombra do que foi é por causa de um Nome: - Ricardo "$$$" Medina 😤😤😤!!!... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Rock in Rio 2001 parece que foi em outra vida, o ingresso custava $35 a excursão para o RJ saía mais caro, a pista tinha casca de arroz e areia sei lá, atolava os tênis kkk, o Pavilhão 9 foi sensacional, e comparado com edição de 24 eu penso que a abreviatura do nome RIR nunca fez tanto sentido agora kkk.
Correções: Os grupos Ira! e Ultraje a Rigor já estavam confirmados no Rock in Rio 3, antes do boicote. A princípio, eles estavam escalados para tocar na noite do metal (19 de Janeiro), mas foi deslocados para a terceira noite (14 de Janeiro). Sheik Tosado e Pavilhão 9 também já estavam escalados para a noite do metal desde o princípio. Inicialmente Sepultura e Capital Inicial estavam fora do festival e vieram para substituir alguns dos artistas fujões. Os cearenses d'O Surto estava escalado para a Tenda Brasil, mas foi deslocados para o Palco Mundo no lugar dos covardes d'O Rappa. Quem merecia estar nesse Rock in Rio 3 era o Planet Hemp, mas infelizmente não foram contratados. Entretanto, o seu co-vocalista Marcelo D2 participou de um show do grupo The Silvas (do paralama João Barone) na Tenda Brasil.
Inclusive o Diesel só pôde tocar meia hora por causa de um problema na entrada do evento, a banda teve que parar de tocar. Parece que teve um tumulto na entrada e o pessoal estava pulando as catracas. Uma pena, o show estava ótimo, cheio de energia.
Fala, Julio! Olha, é complicado. Eu tenho uma visão diferente das coisas. As bandas nacionais que tocavam no RIR sempre "choraram" por conta desse motivo, de abrir mão de palco e não ter um cachê adequado. A América do Sul era carente de shows internacionais, não era como hoje! Tinham que dar preferência mesmo aos gringos, uai. Era o que chamava o púlbico para o evento. O Medina foi um monstro em criar esse festival, deu oportunidade a tantos que estavam COMEÇANDO em 1985. Paralamas, Kid, Lulu, Barão... Ambos tinham 3 anos de carreira, cada! Quer dizer que queriam o mesmo palco do Queen, em 85? O mesmo do Guns, em 91? O mesmo do Red Hot, em 2001? Com o tal boicote, os maiores prejudicados, ao meu ver, foram eles mesmos. Seria um marco na carreira de cada um! O Yuka quem começou com isso, com um discurso forte que tinha. Ele era um músico genial, adorava o trabalho dele. Construiu 3 discos ÉPICOS com o Rappa. No entanto, ele deixou SIM as bandas que SONHAVAM com esse momento na carreira, encurraladas - Pato Fu, Barão, O Surto, Biquini, Kid Abelha, Los Hermanos, Autoramas, Plebe Rude, Tihuana, Tribo de Jah, Tianastácia... Seguiram em frente e fizeram os seus ótimos shows, mesmo que na Tenda Brasil. Bandas fantásticas e no auge: Skank, O Rappa, Charlie Brown Jr, Jota Quest, Raimundos e Cidade Negra. Todas essas bandas, tiveram alguma situação crítica para enfrentar pós RIR: Skank - a mudança de som, conquistar novamente um público; O Rappa - a saída do Yuka e o triste ocorrido; Charlie Brown Jr. - morte do pai do Chorão e saída do Thiago da banda; Jota Quest - tiveram que se reiventar, pois o "Oxigênio" trazia novos elementos e ainda causavam "desconfiança" para os próximos anos de carreira; Raimundos - saída do Rodolfo Cidade Negra - trabalhavam o disco "Enquanto O Mundo Gira", o qual não obteve o mesmo sucesso do anterior, "Quanto Mais Curtido Melhor". Arriscaram tudo no seu Acústico MTV 2002, querendo ao menos, igualar o sucesso e qualidade do Capital, Cássia e Kid. Sonoramente, o do Cidade eu acho o melhor, mas não bateu nenhum dos três citados, em vendas. Enfim, acho que não foi uma boa escolha. Não sabemos se as especificidades de cada um que contei seria diferente. Mas perder uma oportunidade de tocar no RIR com uma carreira no auge, sei lá... Arriscado! Menção honrosa ao Diesel, que fez um PUTA SHOW DO RIR. Colocaram MUITOS gringos no chinelo. th-cam.com/video/iEEpWhPTQhA/w-d-xo.html
Eu fui nessa. 3 dias, do pop Rock, rock e no último. Vi Cassia Eller, REM, Iron maiden (incrível )e o último dia Red Hot (decepcionante em palco). Teve Carlinhos Brown no dia do rock, que furada para ele. Tudo por causa de 1985, mas não era mais o mesmo.
Eu nem lembrava dessa história toda kkkkk eu fui no RIR 3 no dia do RHCP. O show do Capital foi até melhor do que o show do red hot. Silverchair mandou muito bem e quem fez birra, sinto muito kkkk
A Disel que depois passou a se chamar Udora , venceu o concurso Escalada do Rock, fez um puta show no Rock in Rio para um público gigante. Eu particularmente gostei muito dessa edição mas ao mesmo tempo lamentei a ausência das bandas BR que estavam no auge na época. Nao vejo que as bandas trataram com desdém o festival, apenas se deram valor pela notoriedade que tinham.
Eu sinceramente lembro bem das bandas desta época, e acho que haviam bandas muito melhores que não foram aproveitadas - Maria do Relento, Tequila Baby, Penélope Charmosa, Autoramas, Virna Lise, Dead Fish, Okotô, No Rest, de bandas internacionais poderiam ter trazido os portugueses dos Xutos & Pontapés, mesmo em países vizinhos tinham os argentinos do Tren Loco, Rata Blanca, Euroshima... Mas vamos ser honestos, quem vai querer ir num festival de Rock promovido por Ronaldinho ?? Deviam mudar o nome do evento já naquela época para Pop in Rio, em termos de publicidade ficaria menos feio !
Eu estava lá. Se tudo que vc disse está correto, não teria O Surto e Capital Inicial e seria O Rappa e Raimundo no lugar. Referente ao chili peppers não foi um show tão bom assim. Silverchair e o Capital acustico foram muito bons!
Fui em 5 dos 7 dias desse RIR. Tinha 24 anos a época. Consenso geral a época foi que o GNR foi a melhor performance. Mesmo o Noel Galagher afirmou que ficou impressionado na rádio cidade. Mas… na minha nostalgia o show mais foda foi do REM. O Palco Brasil foi uma excelente ideia e tava sempre popular. Lembro de bons shows do Luís Melodia e do Branco Melo. Mas o show do Tom Zé, na noite metal, foi antológico! Os metaleiros ficaram de cara! Os shows duravam apenas 20 minutos e quando acabou o Tom Zé, para dar entrada ao QOTSA no Mundo, eles vaiaram MUITO e fizeram coro elogiando a mãe do Medina. Já as brasileiras no Mundo, lembro que o Capital e o Barão fizeram shows honestos. A Daniela Mercury não levantou ninguém, literalmente geral ficou sentado em nem vendo o show, só conversando. E a grande marca foi o Carlinhos Brown, recebendo a chuva de garrafadas.
Eu estava no auge dos meus 15 anos. Sinceramente, esse boicote n manchou, na época as bandas q fizeram falta mesmo foram Raimundos e CBJR. Eles estavam estourados. Lembro do Dinho Ouro Preto desmerecer o silverchair por "levar as mães pro palco" kkkk nesta época eles tinham 20 anos e n levavam mais as mães kkk fizeram um excelente show nesse edição junto com Iron, Guns (querendo ou n, foi nuito aguardado)e n se saíram tão mal assim, Cássia Eller tbm fez grande show e há quem diga que foi a última grande edição do Rock in Rio.
Eu estive no dia do show do Guns N Roses e Oasis, todo mundo se lembra da água mineral do Carilinhos brown, mas eu lembro que também teve o Show do Patofu bem no inicio e e eles foram bem humildes, já iniciaram o show avisando que sabia que nao era o melhor dia pra tocar para aquele publico, mas tentariam entreter e agradar , entre uma musica e outra deles, acabavam fazendo cover de alguma musica gringa mais pesada.. lembo q a Fernanada takai, chegou a distorcer a voz eletronicamente, pra ficar grave e poder tocar nirvana.. emfim, o publico comprou a ideia, tomaram apenas uma vaia ou outra e terminaram razoavelmente bem a apresentação....
E nunca diga nunca em se tratando de bandas que se separaram, a exemplo do Oasis e também Los Hermanos, O Rappa pode voltar a se reunir e especulando a possibilidade de uma injustiça ser corrigida. A banda de Marcelo Falcão ser convidada para o Rock In Rio de 2026, que será ano de Eleição Presidencial!!!
Parabéns, Júlio, por mais um vídeo com conteúdo e narrativa espetaculares. E vc foi certeiro ao dizer que em 2001 as bandas nacionais em voga não dependiam tanto assim do RIR. Seus próprios shows com público cativo e engajado, internet, MTV... Perfeito.
Se hj o rappa desistisse do rock in rio ninguém ia ligar 😂😂😂😂. Aquela época era tudo mais intenso mais forte mais por conta do impacto que a internet que na época não tinha relevância até então
Os caras desmerecem muito bandas de nu metal, sempre nesses canais quando é banda do estilo é os caras falando mal, só respeitam o System Of A Down, impressionante
Porra eu fui no dia teen kkk pior que dps a final do brasileiro foi adiada e caiu justo nesse dia. Fiquei vendo o Vasco ser campeão numa van da Globo escondido
O show do Diesel foi boicotado. Cortaram o som, os caras não conseguiram terminar o show. Situação super chata e extremamente triste pois o trabalho era excelente, com uma super qualidade, bem superior a outras bandas do mesmo dia, como foi o caso do Silverchair. O show do Red Hot foi bem fraco. O John tinha acabado de retornar pra banda e estava over… muitos erros, Anthony Kiedis desafinando loucamente. Um show desconexo, chato e que estava bastante fraco em comparação a outras apresentações que a banda fez. Esse Rock in Rio foi bem fraco e muito desorganizado.
Esqueceu de citar os "LOS HERMANOS" que, tocaram na tenda Brasil e só conseguiram executar 5 músicas,. Alegaram erros técnicos da organização. Eu assisti de perto!!!
Não faz sentido um Rappa ou Paralamas vendendo meio milhão de discos abrir show pro Deftones ou QOTSA que quase ninguém conhece aqui e não chega aos 5000 discos vendidos.
As bandas nacionais tem que boicotar esse festival mesmo. Porque os artistas brasileiros sempre ficavam em último plano, palco pequeno e som ruim. Sou totalmente a favor do boicote das bandas brasileiras para esse festival fumbrega e que sempre fez acepção de pessoas.
@@fabriziosouza3751 Eu sei disso, o viralatismo da grande parte dos brasileiros é muito grande em achar que somente as coisas dos Estados unidos que presta, nem sempre, tem muita porcaria nesse festival brega. Nelson rodrigues dizia: toda unanimidade é burra, quem pensa como a unanimidade não precisa pensar, fica a dica para você e os imbecis que pensam igualzinho a você.
Boicotaram e de certa forma se deram mal,pois além de ter sido a segunda melhor edição de todos os tempos do festival,as bandas brasileiras que tocaram se não ficaram gigantes ficaram mais conhecidas,alguns exemplos Ira! Pato Fu, Tihuana,Rumbora,Tianastacia,LS Jack,Diesel, Capital, Ultraje e etc ...
Só rindo... Rob Halford, na época ex-Judas, mas já uma lenda do Metal, entrou no palco vestido de couro dos pés ao pescoço, durante o dia, batendo fácil mais de 40°. Banda nacional: "Ui, não queremos tocar de dia! É quente!" O som de bandas nacionais sempre foi perninha comparado aos estrangeiros. Se não fosse esse aprendizado desde o RiR de 85, pouco teria mudado.
Julio, se fosse pra "corrigir" algo, só reforçaria que o Lado B, Lado A do Rappa não foi um disco qualquer...foi um dos melhores discos já lançados no Brasil e Yuka foi talvez o maior letrista dos anos 90, bem superior ao Chorão, ao menos na profundidade das canções.
@@rafaelsouza158opinião de otaku que provavelmente é seguidor do MBL não conta. É fato que Yuka foi um dos grandes pensadores de sua época. Não gostou, chore na cama.
Estive nesse RiR. E posso falar, meio mundo de shows dos gringos horrorosos de ruins, como o silverchair (qyalidade sonora ruim e repertóriochato), e o headline R.E.M. esse último entao, chato demais (a maior parte do público meteu o pe no meio da apresentacao dos caras), e ficou um contraste maior ainda, por ter sido😢 depois de um show fodastico do Foo fighters. E aliás logo no inicio a cassia eller Fez o que seria um dos maiores shows de todas as edições do Rir. O Guns apareceu com um maluco com um balde na cabeça, que até nao fez feio, mas a ausencia do slash foi sentida. Outra coisa que foi sentida, foi a falta de voz do Axel pra chegar nos agudos (mas ainda nao estava como a voz de tia velha que fuma derby). Alias nao queria jogar pedra nos grupos brasileiros, mas é dificil... Pato fu é uma banda legal, assim como Los Hermanos, mas sao grupos pra tocarem em Lonas culturais, circo voador, fundicao progresso... (quem é do Rio deve entender o que eu estou dizendo) Realmente uma grande pena as bandas brasileiras sensação da época (alias ate hj) nao terem ido.
Eu entendo totalmente os caras. Por mim tinha que ter banda BR pelo menos em antepenultimo, como seria o do Raimundos. Pra pelo menos tbm O Rappa e Charlie Brown Jr, essas 3 bandas eram as mais estouradas nacionais da época. Mas a mania de tratar BR de vira-lata foi mais forte pra Rede Burga, pra variar... Pelo menos Cássia Eller representou !
O mais legal foi ouvir que o Deftones nem era tão conhecido assim kkkkkkk. A banda no alge com o terceiro álbum estouradasso mostrando um novo estilo musical o Nu Metal, não é minha intenção dizer que os gringos são melhores, mas sim que pelo menos houvesse equidade na hora de falar das bandas.
Naquela época o Nu Metal estava estourado na gringa, mas não aqui no Brasil que na época as coisas demoravam para chegar. Pouca gente conhecia Deftones assim como Papa Roach que também tocou nessa edição.
Esse sem dúvida seria o melhor rock in rio comparo com de 85 Porra geral aqui do rock br no auge e o charlie brown ia liderar essa parada com certeza! Faltaria somente chico science 😢
Cupom Insider: JULIO15
Na semana do Consumidor, somando o meu cupom com os descontos no site você pode conseguir até 30% off + frete grátis!
creators.insiderstore.com.br/JulioEttore #insiderstore
Impressionante como tinham bandas legais e no auge naquela época. O empobrecimento da música brasileira desde então é inegável
Sertanejo e seu lobby deixou terra arrasada no mainstream.
Se eu cantasse rock nessa época, iria preferir tocar no Hollywood Rock, nunca ouvi falar que teve problema de bastidores, Rock in Rio desrespeita e muito os artistas brasileiros, não pode passar o som e ainda por cima você só poder usar metade do palco, com iluminação baixa, e de quebra não resolveram isso desde a primeira edição, é muita humilhação e pensar se vale a pena passar por tudo isso.
Belo vídeo, Julio sobre o boicote coletivo no RIR III. Em relação ao Cidade Negra, Toni Garrido entrou na banda no terceiro álbum, o bem sucedido Sobre Todas as Forças (1994), nos dois primeiros álbuns, Ras Bernardo era o vocalista. Abraços e boa noite de domingo.
Este Rock in Rio foi quando estava me formando na faculdade. Lembro bem. Fui no dia do REM e do Red Hot. Só não fui no dia do metal pq foi no dia da minha formatura.
Este boicote não fez a menor diferença e a declaração do Medina foi certeira. Ninguém gastaria tanto num ingresso se fosse só p ver as bandas nacionais. Elas faziam vários shows ao ano aqui e no resto do país por menos e c mais conforto. A principal casa de shows do Rio na época (Metropolitan) não ficava muito longe da Cidade do Rock. Quem comprou ingresso, o fez pelas atrações internacionais. Foi uma das melhores edições em termos de line-up e, provavelmente, a mais digna do nome Rock in Rio. Mais até q a de 85, q teve mais dias com headliners pop, como Rod Stewart, George Benson e James Taylor (4 noites). Em 2001, só a noite do Pop, c N'Synch e Britney Spears e a noite de abertura, q ainda teve Sting ñ foram dias de Rock.
Em 91, q tb fui (tinha 12 anos), teve noites com Prince, New Kids on the Block e A-ha. De qq forma, as edições daquela época foram cheias de artistas q estavam no auge e no topo das paradas por aqui. Hj o q vemos é um monte de bandas q já não empolgam lá fora. A edição de 2001 tb foi a do auge da MTV Brasil. Aliás, tanto as bandas q boicotaram, qto às q as substituíram acabaram ganhando fama justamente por causa da divulgação q a MTV fazia. Antes, elas dependiam das rádios q eram regionais, logo eram poucas as bandas q ganhavam alcance nacional. Raimundos, Cidade Negra, O Rappa, Pato Fu, Charlie Brown Jr, O Surto foram bandas lançadas pelo canal a cabo.
Por outro lado, as bandas q boicotaram deixaram de se apresentar p públicos de mais de 100.000 pessoas num festival de alcance internacional.
Besteira. Essas bandas foram lançadas por gravadoras grandes. Tocavam em rádios populares e apareciam direto na tv aberta (Gugu, Faustão, Xuxa, Luciano Huck, Serginho Groissman, Jo Soares, etc). Uma participação num programa desse valia por todos os programas da MTV juntos. MTV nunca consagrou a carreira de ninguém. Até a Gazeta tinha mais audiência que a MTV.
@@andrepires7687Exatamente!
A MTV que lucrou com essas bandas. O que a MTV lançou aqui no Brasil foram as bandinhas coloridas emo e algumas outras que nada vingaram.
@@andrepires7687MTV tinha um forte apelo nos anos 90 e início dos 2000, tanto é que várias bandas fizeram aqueles acústicosMTV que dava boa audiência.
A melhor história pra mim é que, no final, o pessoal d'O Surto foi para lá, com o único sucesso "A Cera" (que o pessoal achava que era do CBJR), tocaram essa 50x. Ainda teve eles cantando Triste Mas Eu Não Me Queixo, épico!
E o surto tem muita musica boa
@@MaiaSdeLara papo reto, no msm show tocaram ela umas 3x 🤣
E fizeram um cover da Californication, não foi? Kkkk
Triste mas eu não me queixo 😂
Verdade! Fui para assistir Deftones e RedHot porém, antes, tive que ouvir 3x essa música do Surto. Kk
Foi constrangedor e engraçado ao mesmo tempo. Foi como se minha banda de garagem caísse de paraquedas naquele palco enorme.
Bonita estante, hein seu Júlio? Podia fazer um vídeo mostrando essa estante e sua biblioteca.
Já passou da hora de ter um vídeo sobre O'RAPPA...
A sua pesquisa de detalhes e informações é sempre surreal de boa!! Ja conhecia esta história do Rock In Rio 2001, mas não sabia com esta riqueza de nuances.
Parabéns mesmo 👏👏👏👏
Diesel era uma banda muuuuito fod@. Lembro q gravei em VHS todos os shows daquele dia.
Júlio, e esse Rock in Rio 2001 foi um dos melhores da História (R.E.M, Oasis, Foo Fighters, Queens of the Stone Age, Silverchair, Neil Young, Sting, Red Hot, etc) mesmo as grandes bandas brasileiras, se elas tocassem, seria a maior de todas, superando, de longe, a de 1985!!!!
E hoje, o que dizer do que é o festival né???
Julio, depois fala sobre os festivais de pop rock pelo Brasil afora... em 2001 rolou o primeiro Ceará Music, primeiros shows que fui na vida. Época mágica!!
Eu fui nesse RiR... Em quatro dias. Esses palcos extras foram um achado, mas hoje em dia acho que desvirtuou.
sim... eu fui no sábado e domingo do primeiro fim de semana.. e o melhor show pra mim foi o de Nação Zumbi numa dessas tendas alternativas.
Numa hora eu sai pro xixi e fui nesse palco e tava rolando uns caras tocando música regional Polinésia no dia do Metal. Foi muito legal de ver rs
Esse Rock in Rio só é lembrado pelo épico DVD do Irom Maiden
Melhor short q eu já vi. Julio, vc é sensacional. Bastidores do rock, cada vez mais interessantes. Obrigada.
Eu trabalhei alguns dias no policiamento externo em alguns dias e fui em 3 dias, show épico do guns
O CBJr se arrependeu muito desse boicote, eu fui em um dos últimos shows deles no RJ em janeiro de 2013, estava na grade e alguém deu um cartaz pro Chorão escrito rock in Rio, ele levantou o cartaz exibindo pra gente falando que queria tocar no RIR.
Eles tocaram no RIR Lisboa logo depois
@@ricardosoares492 sim em 2004, mas nunca tocaram no BR
@@Gaguynhoo não fez diferença alguma na carreira deles. Eles já eram sucesso antes e ficaram ainda maiores depois. Nada a ver esse papo.
@@andrepires7687 ninguém falou que fez diferença na carreira deles, mas que se arrependam desse boicote isso com certeza.
2001; foi nosso primeiro contato com a Plebe,na tenda Brasil.
Sem perceber passamos 4 anos , ajudando a banda .
O som estava muito ruim e tinha vazamento de voz , no bumbo do Gutje.Ouvimos ele dizer que dava pra incluir " sexo e karatê ".
Tocaram 5 ou 6 musicas.
Um calor infernal e a tenda era pequena.
Tb teve uma confusão , depois das 14:30h , com gente machucada.
Lembro,que liguei para avisar minha mãe ,que estava tudo bem.
Lembro deste rock in rio, de assistir alguns shows na tv se nao me engano pavilhao 9 também tocou neste evento
Se eu bem me lembro, eles tocaram na noite do metal, que teve o Iron Maiden como atração principal.
@@AndréRamones1974 Não lembro se foi no dia do Maiden, mas lembro que não gostava de rap (até hj não gosto), mas curti o som dos caras e me curvei ao som deles, comprei o CD deles, o reação depois que vi eles no rock in rio, e escutava quietinho na minha sem ninguém saber kkkkk mas no fim os caras faziam um som legal, assim como o Planet, ao qual eu tbm comprei os 3 primeiros discos e também o ao vivo
@@brunomarques1146 Sim, eles gravaram com guitarra naquela época e as músicas ficavam interessantes. E eu também não gosto de hip hop. Kkkkk
@@brunomarques1146 mas você deve ter gostado pois eles não eram bem um rap puro né, eles eram rap rock que era um estilo que estava fazendo sucesso na época com Rage Against The Machine e Limp Bizkit na época (que são bandas que talvez você não goste)
No dia do Metal o Sheik Tosado ( é assim que se escreve?) abriu, tocou duas músicas e o público praticamente botou os caras pra correr, eu tava lá e te digo que só hj eu soube o nome deles, coitados. Achei o pavilhão 9 uma droga também e o pesadão do QOSA salvou minha vida, pq eu tava na frente num aperto da porra, mais de 8 horas no sol, com sede e aquela trouxa chega nu no palco e eu me retirei, assisti ao sepultura de muito longe e quando a galera cansou eu voltei pra frente pra ver o Halford e o Maiden. Grande show.
Fui em 3 dias nesse rock in rio. O curioso é que sobraram ingressos e os cambistas venderam os ingressos abaixo do preço do lado de fora (de 35 eles vendiam por 30/25). Em compensação o chopp da skincariol la dentro estava caríssimo, 10 reais o copo de 500 ml.
Bandas gigantes que marcaram, Charlie Brown e Raimundos no Rock in Rio seria surreal. Coisa boa dura pouco.
Cara eu estava lá ! dos nacionais no meu dia tocou O surto ( repetiu seu hit pirou o cabeção 3x acho que não tinha mais nada na manga) e capital inicial que foi muito bem com seu acústico MTV recém lançado .... dos Gringos Red Hot e Silver Chair ( bem morno sem emoção ) o vocal ficou engolindo o microfone e gemendo (nada a ver) e Death Tones ( que não era ninguém som ruim só barulho ). Em resumo, pra mim Red Hot e capital salvaram a noite. Tenho um CD "pirata" do capital como lembrança porque câmera fotográfica e celular era coisa de rico.
Diesel era uma banda foda! Recentemente fizeram um show em BH para celebrar o sucesso do primeiro disco.
Podia fazer uma série de vídeos sobre o rock in rio
O pior esse rock in Rio, aniversário de 40 anos sem Rock, Ivete Sangalo, Ludmila, Pablo vitar, agora o nome é só festival in Rio.
Hoje virou show da virada
Mas essa história de não chegar perto dos gringos já acontecia desde 1985. O Amin que participou como assistente de produção do primeiro relatou em entrevista no canal do Sérgio Malandro o que ocorreu nos bastidores do primeiro Rock in Rio e ele disse que tanto o Prince , Fred Mercury e Madona não permitiam nem músicos e cantores brasileiros no corredor e nem podiam olhar para eles
Ótima citação do Diesel na finaleira. Puta banda 🤘🤘🤘🤘
Eu estava la , primeiro show da minha vida e foi Oasis e Guns n roses , e tbm vi a britney como bom adolescente da época .. tempo bom e fico triste em ver como esta o rock in rio hoje
Dia 19 de janeiro de 2001... tava lá. Foi muito bom.
eu tava lá, no dia 19, noite do metal. Foi foda!!
PARABÉNS JULIO PELO VÍDEO
Eu assisti o show do Guns e amei... Depois desse RIR o rock foi acabando e agora virou trap e funk in Rio
Essa foi a melhor edição do rock in rio
O Show da Cássia Eller e do Barão no Rock in Rio 3 foram demais. O Rappa tinha que ter tocado antes do Silverchair ou depois.
Toni Garrido só entrou no Cidade Negra em 94, Júlio.
Julio, uma hora te encontro no Ibitiraquire.
Fui na noite do RHCP e Silverchair. O som do RHCP tava horrível. Parece que deu problema em algum canal... Foi lindo ver o Tianastácia no Palco Brasil.
As maiores bandas do rock nacional tocaram no Rock in Rio 3. Barão Vermelho, Ira e Ultraje, Kid Abelha, Capital Inicial Engenheiros do Hawaii. Todas estas estavam presentes.
Faz um vídeo contando a história de hóstia e mosntro invisível do Rappa
Uma curiosidade é que nessa edição teve a participação de uma banda gospel! a banda Oficina G3 que tocou na Tenda Brasil, um dos palcos secundários do festival.
Otima banda
Que aliás também ficou um pouco frustado (inicialmente ) com o horário que eles tocaram ( o Juninho afram fala isso num podcast).
A MTV Brasil deu uma sensação de sucesso e popularidade que a geração do BRock 90 não tinha, era um "bunker" onde as bandas poderiam desfrutar de um relativo sucesso mesmo vendendo discos e shows para um público de classe média e media alta que era o da MTV Brasil. Quando a pirataria e depois o download de músicas demoliu a indústria fonográfica, liquidou a MTV e as rádios rock passaram a ser rádios de classic rock, essa geração entrou no ocaso artístico.
Besteira. Todas aquelas bandas tocavam em rádios populares e apareciam na tv aberta (Faustão, Gugu, Xuxa, Programa Livre, Jô Soares, etc). Sem contar as músicas nas novels que davam uma audiência absurda. MTV nunca consagrou ninguém.
@@andrepires7687poxa você só replica esse comentário. 😂
☝️☝️☝️ O Rock in Rio 2001 tinha de tudo para ser tão grandioso (ou maior) que o primeiro de 85; mas infelizmente Medina; seus Compar$$$as; e até o Bedelho de sua Famiglia jogou tudo no Ralo por causa do $$$ e como sempre a Hipocrisia de abaixarem as Calças para os Estrangeiros e total desrespeito com o pessoal daqui; fazendo-os de Gato e Sapatos; mostrando uma falsa preocupação com eles para ficar bonito nos Jornais; e nunca mais reuniram Gigantes como os que iriam tocar neste Festival... Se o Rock in Rio é hoje um motivo de chacota e uma sombra do que foi é por causa de um Nome: - Ricardo "$$$" Medina 😤😤😤!!!... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Os caras das bandas já falaram suas posições... Agora eu falar do que eu acho... Aí é foda!
Rock in Rio 2001 parece que foi em outra vida, o ingresso custava $35 a excursão para o RJ saía mais caro, a pista tinha casca de arroz e areia sei lá, atolava os tênis kkk, o Pavilhão 9 foi sensacional, e comparado com edição de 24 eu penso que a abreviatura do nome RIR nunca fez tanto sentido agora kkk.
Correções: Os grupos Ira! e Ultraje a Rigor já estavam confirmados no Rock in Rio 3, antes do boicote. A princípio, eles estavam escalados para tocar na noite do metal (19 de Janeiro), mas foi deslocados para a terceira noite (14 de Janeiro). Sheik Tosado e Pavilhão 9 também já estavam escalados para a noite do metal desde o princípio. Inicialmente Sepultura e Capital Inicial estavam fora do festival e vieram para substituir alguns dos artistas fujões. Os cearenses d'O Surto estava escalado para a Tenda Brasil, mas foi deslocados para o Palco Mundo no lugar dos covardes d'O Rappa.
Quem merecia estar nesse Rock in Rio 3 era o Planet Hemp, mas infelizmente não foram contratados. Entretanto, o seu co-vocalista Marcelo D2 participou de um show do grupo The Silvas (do paralama João Barone) na Tenda Brasil.
Acrescentando uma curiosidade: antes do RiR III, Ultraje e Ira! já haviam se apresentado juntos no extinto Programa Livre de Sérgio Groisman, no SBT.
Inclusive o Diesel só pôde tocar meia hora por causa de um problema na entrada do evento, a banda teve que parar de tocar.
Parece que teve um tumulto na entrada e o pessoal estava pulando as catracas.
Uma pena, o show estava ótimo, cheio de energia.
Fala, Julio!
Olha, é complicado. Eu tenho uma visão diferente das coisas.
As bandas nacionais que tocavam no RIR sempre "choraram" por conta desse motivo, de abrir mão de palco e não ter um cachê adequado. A América do Sul era carente de shows internacionais, não era como hoje! Tinham que dar preferência mesmo aos gringos, uai. Era o que chamava o púlbico para o evento. O Medina foi um monstro em criar esse festival, deu oportunidade a tantos que estavam COMEÇANDO em 1985. Paralamas, Kid, Lulu, Barão... Ambos tinham 3 anos de carreira, cada!
Quer dizer que queriam o mesmo palco do Queen, em 85? O mesmo do Guns, em 91? O mesmo do Red Hot, em 2001? Com o tal boicote, os maiores prejudicados, ao meu ver, foram eles mesmos. Seria um marco na carreira de cada um!
O Yuka quem começou com isso, com um discurso forte que tinha. Ele era um músico genial, adorava o trabalho dele. Construiu 3 discos ÉPICOS com o Rappa. No entanto, ele deixou SIM as bandas que SONHAVAM com esse momento na carreira, encurraladas - Pato Fu, Barão, O Surto, Biquini, Kid Abelha, Los Hermanos, Autoramas, Plebe Rude, Tihuana, Tribo de Jah, Tianastácia... Seguiram em frente e fizeram os seus ótimos shows, mesmo que na Tenda Brasil.
Bandas fantásticas e no auge: Skank, O Rappa, Charlie Brown Jr, Jota Quest, Raimundos e Cidade Negra. Todas essas bandas, tiveram alguma situação crítica para enfrentar pós RIR:
Skank - a mudança de som, conquistar novamente um público;
O Rappa - a saída do Yuka e o triste ocorrido;
Charlie Brown Jr. - morte do pai do Chorão e saída do Thiago da banda;
Jota Quest - tiveram que se reiventar, pois o "Oxigênio" trazia novos elementos e ainda causavam "desconfiança" para os próximos anos de carreira;
Raimundos - saída do Rodolfo
Cidade Negra - trabalhavam o disco "Enquanto O Mundo Gira", o qual não obteve o mesmo sucesso do anterior, "Quanto Mais Curtido Melhor". Arriscaram tudo no seu Acústico MTV 2002, querendo ao menos, igualar o sucesso e qualidade do Capital, Cássia e Kid. Sonoramente, o do Cidade eu acho o melhor, mas não bateu nenhum dos três citados, em vendas.
Enfim, acho que não foi uma boa escolha. Não sabemos se as especificidades de cada um que contei seria diferente. Mas perder uma oportunidade de tocar no RIR com uma carreira no auge, sei lá... Arriscado!
Menção honrosa ao Diesel, que fez um PUTA SHOW DO RIR. Colocaram MUITOS gringos no chinelo.
th-cam.com/video/iEEpWhPTQhA/w-d-xo.html
Os caras realmente achavam que alguém comprava ingresso do festival pra ir assistir banda nacional? 😂
Faz um vídeo sobre o boogarins!
se comparar o line up de 2001 com o de 2024, dá vontade de chorar
Quando as bandas tinham alguma relevancia. Hoje, ninguem dá a mínima se alguma banda desiste.
Considerei um erro , eles estavam no auge, principalmente o Raimundos que acabou meses depois. Teriam feito shows históricos.
Eu fui nessa. 3 dias, do pop Rock, rock e no último. Vi Cassia Eller, REM, Iron maiden (incrível )e o último dia Red Hot (decepcionante em palco). Teve Carlinhos Brown no dia do rock, que furada para ele. Tudo por causa de 1985, mas não era mais o mesmo.
Eu nem lembrava dessa história toda kkkkk eu fui no RIR 3 no dia do RHCP. O show do Capital foi até melhor do que o show do red hot. Silverchair mandou muito bem e quem fez birra, sinto muito kkkk
A Disel que depois passou a se chamar Udora , venceu o concurso Escalada do Rock, fez um puta show no Rock in Rio para um público gigante. Eu particularmente gostei muito dessa edição mas ao mesmo tempo lamentei a ausência das bandas BR que estavam no auge na época. Nao vejo que as bandas trataram com desdém o festival, apenas se deram valor pela notoriedade que tinham.
Detalhe que o batera do Diesel, era o Jean Dolabella que depois foi pro Sepultura
Eu sinceramente lembro bem das bandas desta época, e acho que haviam bandas muito melhores que não foram aproveitadas - Maria do Relento, Tequila Baby, Penélope Charmosa, Autoramas, Virna Lise, Dead Fish, Okotô, No Rest, de bandas internacionais poderiam ter trazido os portugueses dos Xutos & Pontapés, mesmo em países vizinhos tinham os argentinos do Tren Loco, Rata Blanca, Euroshima... Mas vamos ser honestos, quem vai querer ir num festival de Rock promovido por Ronaldinho ?? Deviam mudar o nome do evento já naquela época para Pop in Rio, em termos de publicidade ficaria menos feio !
Nostalgia assistir na TV
Eu estava lá. Se tudo que vc disse está correto, não teria O Surto e Capital Inicial e seria O Rappa e Raimundo no lugar. Referente ao chili peppers não foi um show tão bom assim. Silverchair e o Capital acustico foram muito bons!
Jota quest eu desligava a radio! Nunca consegui escutar a voz do vocal...minha nossa!
Fui em 5 dos 7 dias desse RIR. Tinha 24 anos a época.
Consenso geral a época foi que o GNR foi a melhor performance. Mesmo o Noel Galagher afirmou que ficou impressionado na rádio cidade. Mas… na minha nostalgia o show mais foda foi do REM.
O Palco Brasil foi uma excelente ideia e tava sempre popular. Lembro de bons shows do Luís Melodia e do Branco Melo. Mas o show do Tom Zé, na noite metal, foi antológico! Os metaleiros ficaram de cara! Os shows duravam apenas 20 minutos e quando acabou o Tom Zé, para dar entrada ao QOTSA no Mundo, eles vaiaram MUITO e fizeram coro elogiando a mãe do Medina.
Já as brasileiras no Mundo, lembro que o Capital e o Barão fizeram shows honestos. A Daniela Mercury não levantou ninguém, literalmente geral ficou sentado em nem vendo o show, só conversando. E a grande marca foi o Carlinhos Brown, recebendo a chuva de garrafadas.
14:35 quem é o guru?
Boicote é esse RIR 40 anos! Cadê o rock nessa comemoração dos 40 anos?😢
Eu estava no auge dos meus 15 anos. Sinceramente, esse boicote n manchou, na época as bandas q fizeram falta mesmo foram Raimundos e CBJR. Eles estavam estourados. Lembro do Dinho Ouro Preto desmerecer o silverchair por "levar as mães pro palco" kkkk nesta época eles tinham 20 anos e n levavam mais as mães kkk fizeram um excelente show nesse edição junto com Iron, Guns (querendo ou n, foi nuito aguardado)e n se saíram tão mal assim, Cássia Eller tbm fez grande show e há quem diga que foi a última grande edição do Rock in Rio.
Eu estive no dia do show do Guns N Roses e Oasis, todo mundo se lembra da água mineral do Carilinhos brown, mas eu lembro que também teve o Show do Patofu bem no inicio e e eles foram bem humildes, já iniciaram o show avisando que sabia que nao era o melhor dia pra tocar para aquele publico, mas tentariam entreter e agradar , entre uma musica e outra deles, acabavam fazendo cover de alguma musica gringa mais pesada.. lembo q a Fernanada takai, chegou a distorcer a voz eletronicamente, pra ficar grave e poder tocar nirvana.. emfim, o publico comprou a ideia, tomaram apenas uma vaia ou outra e terminaram razoavelmente bem a apresentação....
E nunca diga nunca em se tratando de bandas que se separaram, a exemplo do Oasis e também Los Hermanos, O Rappa pode voltar a se reunir e especulando a possibilidade de uma injustiça ser corrigida. A banda de Marcelo Falcão ser convidada para o Rock In Rio de 2026, que será ano de Eleição Presidencial!!!
Parabéns, Júlio, por mais um vídeo com conteúdo e narrativa espetaculares. E vc foi certeiro ao dizer que em 2001 as bandas nacionais em voga não dependiam tanto assim do RIR. Seus próprios shows com público cativo e engajado, internet, MTV... Perfeito.
Planet hemp tava entre as bandas também
Eu fui kkk vi Carlinhos Brown levar garrafada kkkk povo puto que a água estava muito cara era um pingo dentro de uma garrafinha 😂😂😂😂
Boicote agora está através do público do rock, q nem sequer esgotou os ingressos, ao contrário de outros festivais de rock
Se hj o rappa desistisse do rock in rio ninguém ia ligar 😂😂😂😂. Aquela época era tudo mais intenso mais forte mais por conta do impacto que a internet que na época não tinha relevância até então
Deftones eh bom pra garaio
Os caras desmerecem muito bandas de nu metal, sempre nesses canais quando é banda do estilo é os caras falando mal, só respeitam o System Of A Down, impressionante
14:29 Invocaram o Cobra Coral pra um show do Capital Inicial acústico?
Que desperdício...
Quando Rock In Rio tinha cara de rock com público diferenciado.
As edições atuais agora é mero parque de diversões. Só piorando.
Porra eu fui no dia teen kkk pior que dps a final do brasileiro foi adiada e caiu justo nesse dia. Fiquei vendo o Vasco ser campeão numa van da Globo escondido
O show do Diesel foi boicotado. Cortaram o som, os caras não conseguiram terminar o show. Situação super chata e extremamente triste pois o trabalho era excelente, com uma super qualidade, bem superior a outras bandas do mesmo dia, como foi o caso do Silverchair. O show do Red Hot foi bem fraco. O John tinha acabado de retornar pra banda e estava over… muitos erros, Anthony Kiedis desafinando loucamente. Um show desconexo, chato e que estava bastante fraco em comparação a outras apresentações que a banda fez. Esse Rock in Rio foi bem fraco e muito desorganizado.
Também prefiria o Hollywood Rock e o Monsters The Rock.
"O rock in Rio já não era tudo aquilo".... de fato, não é mais mesmo.
Sheik Tosado que não existe mais! É uma pena isso!
Vc é lindo...(com td respeito)😅❤
É difícil para alguém que não viveu aquela época falar daquilo com muita propriedade e não escorregar em alguns detalhes.
Mas o Júlio era adolescente nessa época.
Esqueceu de citar os "LOS HERMANOS" que, tocaram na tenda Brasil e só conseguiram executar 5 músicas,. Alegaram erros técnicos da organização. Eu assisti de perto!!!
Não faz sentido um Rappa ou Paralamas vendendo meio milhão de discos abrir show pro Deftones ou QOTSA que quase ninguém conhece aqui e não chega aos 5000 discos vendidos.
Se for pra corrigir mais uma coisa o Deftones é 🤟🏻 sim td isso e tá aí até hoje com um som que envelheceu mto bem!
As bandas nacionais tem que boicotar esse festival mesmo.
Porque os artistas brasileiros sempre ficavam em último plano, palco pequeno e som ruim.
Sou totalmente a favor do boicote das bandas brasileiras para esse festival fumbrega e que sempre fez acepção de pessoas.
Ninguem vai para ver artistas BR não
@@fabriziosouza3751 Eu sei disso, o viralatismo da grande parte dos brasileiros é muito grande em achar que somente as coisas dos Estados unidos que presta, nem sempre, tem muita porcaria nesse festival brega.
Nelson rodrigues dizia: toda unanimidade é burra, quem pensa como a unanimidade não precisa pensar, fica a dica para você e os imbecis que pensam igualzinho a você.
o Erasmo Carlos já era idoso... e idoso dorme cedo, então tudo bem tocar de dia
Boicotaram e de certa forma se deram mal,pois além de ter sido a segunda melhor edição de todos os tempos do festival,as bandas brasileiras que tocaram se não ficaram gigantes ficaram mais conhecidas,alguns exemplos Ira! Pato Fu, Tihuana,Rumbora,Tianastacia,LS Jack,Diesel, Capital, Ultraje e etc ...
Só rindo... Rob Halford, na época ex-Judas, mas já uma lenda do Metal, entrou no palco vestido de couro dos pés ao pescoço, durante o dia, batendo fácil mais de 40°.
Banda nacional: "Ui, não queremos tocar de dia! É quente!"
O som de bandas nacionais sempre foi perninha comparado aos estrangeiros. Se não fosse esse aprendizado desde o RiR de 85, pouco teria mudado.
Julio, se fosse pra "corrigir" algo, só reforçaria que o Lado B, Lado A do Rappa não foi um disco qualquer...foi um dos melhores discos já lançados no Brasil e Yuka foi talvez o maior letrista dos anos 90, bem superior ao Chorão, ao menos na profundidade das canções.
Concordo, a saída do Yuka praticamente mudou a banda.
Sem sombra de dúvidas! Concordo com o q vc disse. E, bem, o Chorão não é bom letrista, cá entre nós... Mas o Yuka é muito subestimado mesmo!
Yuka era diferenciado!
Opinião ≠ Fato
@@rafaelsouza158opinião de otaku que provavelmente é seguidor do MBL não conta. É fato que Yuka foi um dos grandes pensadores de sua época. Não gostou, chore na cama.
Me lembro que tinha 9 anos na época e não tinha idade pra ir no Rock in Rio pra assistir Sandy e Júnior.
😂😂
Estive nesse RiR.
E posso falar, meio mundo de shows dos gringos horrorosos de ruins, como o silverchair (qyalidade sonora ruim e repertóriochato), e o headline R.E.M. esse último entao, chato demais (a maior parte do público meteu o pe no meio da apresentacao dos caras), e ficou um contraste
maior ainda, por ter sido😢 depois de um show fodastico do Foo fighters. E aliás logo no inicio a cassia eller Fez o que seria um dos maiores shows de todas as edições do Rir.
O Guns apareceu com um maluco com um balde na cabeça, que até nao fez feio, mas a ausencia do slash foi sentida. Outra coisa que foi sentida, foi a falta de voz do Axel pra chegar nos agudos (mas ainda nao estava como a voz de tia velha que fuma derby).
Alias nao queria jogar pedra nos grupos brasileiros, mas é dificil... Pato fu é uma banda legal, assim como Los Hermanos, mas sao grupos pra tocarem em Lonas culturais, circo voador, fundicao progresso... (quem é do Rio deve entender o que eu estou dizendo)
Realmente uma grande pena as bandas brasileiras sensação da época (alias ate hj) nao terem ido.
Foda se essa edição do rock in Rio quem perdeu não foi as bandas que foram boicotadas mais sim o festival
Eu entendo totalmente os caras. Por mim tinha que ter banda BR pelo menos em antepenultimo, como seria o do Raimundos. Pra pelo menos tbm O Rappa e Charlie Brown Jr, essas 3 bandas eram as mais estouradas nacionais da época. Mas a mania de tratar BR de vira-lata foi mais forte pra Rede Burga, pra variar...
Pelo menos Cássia Eller representou !
O RiR há anos não traz o Rock que há no título. Hj tocam artistas com MC Cabelinho, Ludmila etc...
SHEIK tosado uma banda maravilhosa
deftones em 2001 ja era um dos principais nomes do metal alternativo nos EUA. foi exagero falar que eles nao eram tudo isso kkkkkkk
Rock tem nesse evento?
Um comentário meio "sem noção" não me julguem, mas Anitta disse isso, q os brasileiros sempre são deixados de lado no RIR, já os internacionais
O mais legal foi ouvir que o Deftones nem era tão conhecido assim kkkkkkk. A banda no alge com o terceiro álbum estouradasso mostrando um novo estilo musical o Nu Metal, não é minha intenção dizer que os gringos são melhores, mas sim que pelo menos houvesse equidade na hora de falar das bandas.
Naquela época o Nu Metal estava estourado na gringa, mas não aqui no Brasil que na época as coisas demoravam para chegar. Pouca gente conhecia Deftones assim como Papa Roach que também tocou nessa edição.
Mas aqui no Brasil eles não eram estourados.
Esse sem dúvida seria o melhor rock in rio comparo com de 85
Porra geral aqui do rock br no auge e o charlie brown ia liderar essa parada com certeza!
Faltaria somente chico science 😢