O youtube é um buraco negro mesmo, você entra por uma coisa e termina em outra totalmente diferente. Eu não faço ideia como cheguei aqui, nunca me interessei por montanhismo, inclusive morro de medo de altura, mas quando o conteúdo é bem feito prende a atenção! Parabéns pelo canal!
Kkkk....Eu sou TH-camr e Passei Uma Hora no sem Editar meus vídeos assistindo esse canal. Aqui no Nordeste a gente sofre no calor nunca que eu pisaria em uma montanha dessa.
Anatoli Boukreev , sem oxigênio, esperou 90 minutos no pico pelos outros. Ele também foi a única pessoa a sair na tempestade em busca dos outros. e mesmo assim algumas pessoas o considera um vilão... pra mim ele foi um dos maiores Montanhistas que já existiu.
A uma soma de fatos que levam as pessoas a essa conclusão. E no caso dele esperar e ir atrás depois seria como o ditado diz "tentou recuperar o leite derramado".
@@MaktubSjdr tem q ver o lado do cara... além de estar mais debilitado q os outros por não usar o oxigênio, imagine o psicológico dele ao ver diversas situações acontecendo q ele não aprovava. o cara deve ter ficado muito puto. como o rapaz ali citou, mesmo sem oxigênio ele esperou no topo por 1hora e meia e quando ele desceu, qual terá sido o motivo? será q ele desceu por ter cansado de esperar? claro q não. se ele desceu é pq julgou q era o correto a fazer. caberia aos chefes ter visto ele descendo e ter botado a cabeça no lugar e seguido o correto exemplo dado pelo Anatoli. ainda na subida já imagine o psicológico dele ao ver q as cordas lá não tinham sido postas e ele mesmo ter precisado ir colocá-las - e novamente reforçando, sem estar com oxigênio -. ele se esforçou demais e cumpriu as regras de segurança, mas ao ver q muitos erros estavam sendo cometidos e q não o ouviam para fazer o certo, restou apenas se posicionar duramente e mostrar qual é o certo a fazer através de sua própria atitude, no caso de começar a descida. ninguém quis seguir o exemplo correto q estava sendo dado, infelizmente. até um cliente com cegueira ocultou o problema, um absurdo. e é importante atentar para o mais importante dessa história: o chefe resolveu retornar ao topo com o senhor q era carteiro. esse foi o mais grave erro. como foi levantado no comentário ali, muitos chamam a atenção para a falta q fez a presença do Anatoli com o grupo, MAS ESQUECEM DE MENCIONAR A FALTA DO CHEFE q estava lá no topo com o carteiro EM VEZ DE ESTAR COM O GRUPO. de fato o Anatoli é um verdadeiro herói e mesmo durante a subida ele já tinha feito mais do q era função dele. o chefe não podia ter abandonado o grupo, embora todos nós entendamos o "lado humano" dele ao voltar ao topo.
Irresponsável e negligente em seu papel de guia....suas atitudes puristas contribuíram para a tragédia....e depois ele saiu na tempestade para resgatar as pessoas....talvez temendo pela sua reputação ficar muito queimada por ter deixado seus clientes para trás enquanto se abrigava em sua barraca quentinha.
Voltei dois meses depois de ver esse vídeo, acabei lendo o livro do Krakauer e também o do Boukreev, "A Escalada". Depois de ler os dois, virei fã do Boukreev, que foi representado de maneira caricata pelo Krakauer, como se suas ações fossem guiadas pelo egoísmo, pela dificuldade de trabalhar em equipe, pela incomunicabilidade e pela arrogância...bem naquele estilo "russo bruto" que os Eua adoram construir desde a Guerra Fria. Boukreev era o indivíduo mais calculista dessas duas expedições, e não me parece que sua decisão de escalar sem oxigênio (sem usar, na verdade, porque ele levava uma garrafa suplementar na mochila, que cedeu a Neal quando a coisa apertou) tenha sido irresponsável e nem determinante para a tragédia. Ao contrário do que Krakauer faz parecer, Boukreev não escalava sem o2 apenas para se manter fiel a seus princípios, guiados por valores ortodoxos do que seria um alpinismo raiz; na verdade ele fazia isso por acreditar que era mais seguro para seu corpo, que não ficava tão bem aclimatado à toa. Tinha a ver com metabolismo foda, mas principalmente com o método rigoroso que ele seguia no zigue-zague de subidas e descidas antes do ataque ao cume (e, talvez, se os clientes tivessem seguido o esquema de Anatoli à risca, tivessem subido a montanha mais descansados e aclimatados, assim como o fez Martim Adams). Anatoli pensava que as subidas com o2 deixam os montanhistas completamente dependentes dessas garrafas, então se elas acabassem já era, ficava impossível respirar de uma hora pra outra - ou podemos pensar que, entre os sufocamentos disponíveis nas condições da Zona da Morte, Boukreev preferia aquele mais lento e natural causado pelo ar rarefeito, em vez de acelerar seu vigor físico com oxigênio enlatado correndo o risco de ter seu fluxo vital interrompido repentinamente ao final de todas as garrafas. Não acho que o fato de ele ser guia torne obrigatório que ele suba usando O2. Tanto que o problema para ele não foi em momento algum "falta de força", ele não desceu por causa disso. Acho tb que ele não errou em descer. Não só pq o Fischer autorizou, mas tb porque ele achou que não tivesse nenhum sherpa no Acampamento IV pra receber os clientes com chá quente e suporte para socorrer e resgatar quem tivesse problemas na descida, como ele acabou tendo que fazer mesmo. Kkkkk aposto que ninguém vai ler isso, mas vim aqui passar meu pano pra esse montanhista intrigante e filosófico que foi o Boukreev.
Li os dois livros ("No ar rarefeito" e "A escalada") e... concordo plenamente com tudo o que você escreveu @biancaborgianni2033. Também virei fã do Boukreev. "A escalada" é um livro muito mais técnico e detalhado; ainda assim fiquei comovido em vários momentos.
Tive a oportunidade e o prazer de caminhar até o campo base do Everest em 1995 um ano antes dessa tragédia. No caminho de volta encontrei ninguém menos que o Edmund Hillary perto de Namche Bazar. Ele muito simpático autografou meu diário o que me emocionou muito. Esse é um tipo de viagem que muda a vida de qualquer um, recomendo 👍
Vamos lembrar, que o Anatoliy foi quem pediu a ajuda aos sherpas, ao Krakauer e outros e NINGUEM tinha forças para se levantar e sair das tendas do acampamento nº 4. Mas o Sr. Krakauer, depois de acontecido, atribui praticamente toda a culpa ao Anatoliy. Bonito, não é ? Melhor tática de defesa é o ataque ! Grande tragédia, sem dúvida nenhuma, mas, também, grandíssimo esforço individual de todos os sobreviventes. Não vamos esquecer, que apesar de toda a saliva de Krakauer a salpicar, o Senado Americano honrou o ato de HEROISMO do Anatoliy e atribuiu a Medalha da Honra a ele. Descansa em Paz, Anatoliy!
Concordo. Ele errou sim em subir sem oxigênio, assim tendo que descer apressadamente, mas isso provavelmente salvou a vida dele (e dos que ele acabou resgatando mais tarde). Muitos acontecimentos daquele dia foram fatídicos, é indecente atribuir a culpa à uma única pessoa.
O livro do Krakauer é uma vergonha, ele fala de coisas sobre as pessoas que ele não tinha como saber. Tentou desmerecer a Sandy e apontar culpados sendo que ele simplesmente dormiu ao invés de ajudar nas tentativas de resgaste.
Mas o russo aceitou o trabalho de babá de rico em alta montanha e depois não queria fazer. Krakauer não era guia da expedição, não tinha obrigação de ter forças para ajudar.
Eu tentei subir um vulcão de 5650 metros de altitude no Atacama, o cerro toco. Fui achando que era brincadeirinha, pois tenho ótimo preparo físico e a base já fica em uma grande altitude, sendo que o caminho até topo é curto (umas 2 horas) mais parecendo uma trilha em subida. Acontece que faltando uns 200 metros eu comecei a me comportar de forma muito estranha, sentindo um calor insuportável (estava muuuuito frio, nevando bastante), tirando os casacos e falando besteiras como se estivesse drogado ou algo do tipo. Meu amigo me obrigou a descer. Fiquei por 24 horas com a sensação de morte, com o coração por volta dos 100 batimentos por minuto mesmo em repouso. Impossível de dormir. Pois é, minha primeira experiência me ensinou logo de cara a respeitar profundamente este ambiente encantador e perigoso que é a montanha e a altitude...
Excelente narração! Cara, eu sou muito crítico em relação a ficar 1,5 h vendo um filme ou ouvindo uma narração. Você realmente tem um dom de saber narrar um acontecimento com incrível precisão e peculiaridades. Nem vi o tempo passar. Eu vi o filme e gostei muito. E pelo que você narrou, o filme tá muito próximo da verdade. Parabéns!
Caramba, que história interessante, hein Pedro? Curioso que o Anatoli Boukreev pouco tempo depois desse desastre de 1996, teve um sonho que morreria soterrado em uma avalanche! Mas no sonho que segundo ele foi muito lucido, não conseguiu identificar a montanha em que isso aconteceria. incrivelmente 9 meses após o sonho que ele teve, ele foi surpreendido por uma avalanche e morreu, seu corpo nunca mais foi encontrado. Logo após o sonho, um amigo até tentou questionar ele para que mudasse de profissão e assim mudasse o destino dele, mas o Anatoli disse que o montanhismo era a vida dele e que ele estava muito velho para mudar de profissão. Bem, o montanhismo foi a vida e a morte do Anatoli...
No filme da para ter uma noção, não necessariamente a sensação vivida isso cada um que passou por aquela situação carrega com si mesmo! Mas no final do filme a cena do Hob já deitado e o por do sol em sua direção é de arrepiar. Obs - Só uma pergunta o corpo do Hob será que foi achado?
@@Eduardo-junior um cara de outro canal disse que o cadáver continua lá,outros tbm desse grupo inclusive a japonesa....pois estão a mais de 8000 metros,o corpo congelado pesa 3×mais, então seria muito difícil e arriscado o resgate, não teria condições segundo esse informante do outro canal de alpinismo.....
concordo com você! no filme fiquei um pouco perdida sobre quem eram os personagens, algumas coisas não foram explicadas. entendi bem mais por esse vídeo.
Não sei como pinguei aqui nesse canal, to viciada, não curto aventuras, male male subo a ladeira da esquina da minha casa... quase falecendo 😂😂 mas adorei o canal, sua narrativa me prende do começo ao fim. Continua o bom trabalho! 🤙🏼👏🏼
A narrativa dele é realmente sensacional!!! Prende a atenção o tempo todo! O fato de mostrar a todo momento de quem ele está falando e onde é o fato, é excelente para que quem está assistindo fique melhor situado nos acontecimentos.
@@jl7796 kkkkkkkkkkkkk, nem se eu tivesse dinheiro! O esporte sempre me fascinou, estive em Yosemite e fiquei babando, mas não é pra mim. Vou continuar só no esqui mesmo, sou mais apaixonado ainda pela velocidade!
Não entendo nada de montanhismo, tenho medo de altura, não subo nem em cima de uma cadeira, morro de medo de neve, mas encontrei esse excelente vídeo e me senti lá passando por essa agonia. Relato impressionante. Obrigada pelo trabalho.
Na minha Humilde opinião uma pessoa que gosta de Se aventurar no mínimo dos mínimos do mínimos tem que saber montar uma Barraca!! Meu amigo se você não sabe montar uma Barraca😂😂😂😂😂😂 vai pra um hotel de luxo e jamais se permita acampar ou fazer coisas do tipo! Eu pessoalmente não Gosto de Rússos e nem de sua Cultura! E com GUERRA na Ucrânia sabendo dos estupros e coisas absurda que eles fizeram os massacres a CIVIS menos ainda! É um povinho arrogante e frio!! Mas nesse caso o Rússo ele estava certo! Moro em Fortaleza e participei QUANDO adolescente de INÚMEROS ACAMPAMENTOS em PRAIAS em SERRAS e em quadras no Carnaval!! Em tudo que é canto e até fiz trilha na serra da Pacatuba!!! E o mínimo que uma pessoa tem que fazer é montar sua barraca!!! E cada um leva suas coisas!! E nós pagavamos pra fazer a trilha! No caso dos acampamentos era Virada de ano comemorando em acampamento no meio da mata de uma Praia chamada barra do Cauipe!! Acampei na Praia de Jeriquaquara em Canoa Quebrada e na Serra de Guaramiranga e sempre sempre sempre levei minhas coisas e montei minha barraca!!
Quem tiver interesse em um livro maravilhoso sobre essa escalada de 1996, eu recomendo “Em busca da alma de meu pai”. Livro escrito pelo filho de Tenzing Norgay (um dos escaladores a fazer primeiro cume do everest), conta essa história sob a perspectiva de um xerpa, com um grande mergulho no budismo tibetano
Nossa não vi tudo isso no filme, preguiça do quê? Rob não era orgulhoso, existia o lado da competição entre as equipes, da empresa que precisava levar os participantes até o cume, os erros com os tubos de oxigênio, tudo isso. Mas não eram despreparados e inexperientes.
@@AnaPaula-ro6yo ele/alguém da equipe, teve preguiça(ou negligência) de ir conferir se as cordas estavam fixadas. Ele acreditou que os montanhistas montenegrinos teriam deixado cordas fixas por lá.
Assisti o filme Everest e fiquei emocionado com a história e me deu vontade de ler esses dois livros. Algo que não foi citado no vídeo, mas é que Rob Hall estava esperando uma filha (Sarah Arnold-Hall) naquele ano, foi realmente algo marcante pois, ele falou com sua esposa grávida uma última vez na montanha mais alta do mundo e morreu lá mano. É interessante porque tanto Rob quanto Scott eram montanhistas experientes, mas o que culminou na morte deles e dos demais, foi essa "competição" em ser o primeiro e também vários pontos de negligência com as equipes. Se você parar para observar olha os vários momentos onde as equipes ficaram divididas, não teve uma organização ou padronização, dps que abriu a tal "janela" para atacar ao cume, eles meio que chutaram o balde. Acredito que no momento em que o Rob encontrou o Doug, se ele tivesse tomado a decisão de descer, teriam conseguido se salvar e ainda salvariam o Scott, mas infelizmente Rob quis ajudar Doug a subir o tão sonhado Everest e deu no que deu, ja estavam a quase 3 horas atrasados e com uma tempestade vindo! Enfim é uma história bem triste e ao mesmo tempo serve de lição para vários montanhistas de alta montanha. Devemos sempre respeitar a montanha e nossos limites.
Documentário, vejo dessa forma. Sensacional! Só isso! Sensacional! Melhor que o próprio filme. Fizeram do Everest uma excursão turística, como se estivesse indo para a Disney. Parabéns pela narração! E o testemunho de quem esteve lá, simplesmente sensacional! Sem palavras!
Realmente o assunto Everest é fascinante. Por um lado vemos o desafio e a vontade de superar limites, por outro vemos a teimosia e a arrogância, muitos por falta de preparo e acima de tudo falta de humildade em saber desistir.
Complicado... deixaram ela para morrer, talvez tenha ficado só inconsciente ali de início, porém alí ficou.... Morreu com várias pessoas em volta e ao mesmo tempo sozinha.
@@vitornoga12 mas lá é assim, não tem como carregar pessoas ali, infelizmente é um Por si, pois dependendo da altitude que vc esta, vc morreria junto tentando salvar alguém
Nos anos 90, sempre fui montanhista (amador), e pensei em escalar o Everest, não era uma fortuna como hoje, até porque na época dolar não era quase 6, 00 pila, e também não era algo tão comercial e cheio de "Mountain guides company" como hoje............cheguei a conversar com o Scoth Fish, Cris Boskoff, e Neal Beidleman, outros guias do Canadá e França, junto com outros brasileiros em uma reunião em SPQuando começamos treinamento, iriamos escalar os Andes antes.............fui pesquisando mais e conversando com quem subiuFoi quando desanimei, hoje vejo que bagunça era na época e da presepada que me livrei............os caras a mais de 8 mil metros de altura e uma bagunça total
Cara, não curto montanhismo, tenho pavor de perrengue e altura, nem sei como vim parar aqui. Mas a forma como você narrou essa história foi fascinante... Parabéns! Esse relato só nos mostra como os egos, a ambição, e até a falta de respeito com a natureza podem causar tragédias dessas proporções.
Não sei nem como vim parar aqui. Fiquei meio relutante em ver o vídeo mas em poucos minutos já estava envolvido com a história e recordando trechos do filme. Já ganhou um inscrito. Excelente trabalho. Quero conhecer todas as histórias.
Boa noite a todos. Sou facinada por td que diz respeito ao Everest, e estava ansiosa pra ouvir a História da temporada de 1996, contada por vc Pedro, sem sensacionalismo obrigado por atender nosso pedido. Sou sua fã.
Legal demais ler este comentário! Muito Obrigado pela participação no Canal, Avilmara! O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Foi uma grande irresponsabilidade da organização... Uma escalada desse tipo, com muitas pessoas inexperientes exigia muito mais preparo e planos pra caso algo não desse certo... Eu li o livro No Ar Rarefeito e senti o desespero, imagina quem estava lá...
Não consigo deixar de pensar que se arriscar tanto por uma montanha é uma loucura. Porém, é admirável o desejo humano de superar limites. E eu sou uma fiel admiradora das histórias sobre montanhismo.
Meu sonho é comprar uma lancha grande e sair pelo alto mar, só curtindo. Mas isso não vai acontecer pq eu n sei porcaria nenhuma sobre barcos, sobre o mar, e nem nadar eu sei. Se tu n sabe andar, tu não vai tentar correr. O problema já começa em levar um monte de pessoas sem experiências pra uma expedição dessas.
@@gabrielnunes7407 mais é..qual outro esportemata tantos praticantes po ano? Nenhummmm...para mim alpinismo de alta montanha é uma forma subconciente de suicidio, a pessoa quer se suicidar mas ela mesmo nao sabe disso
A história é muito trágica, mas serviu para melhorar a segurança para outras expedições. Já a live foi boa demais, nem parece que durou uma hora e meia. Parabéns ao AltaMontanha.
Legal demais ler este comentário, Mauricio! Muito Obrigado pela participação no Canal. O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
História fascinante. Há tantos aspectos a se perceber. O Boukreev pode até ter errado - e ainda assim, somente em parte. Mas que ele foi um bravo, sem dúvida. O Krakauer, com oxigênio e tudo, só foi um peso morto. A coisa boa que ele fez, foi contar a história ( mesmo não sendo da maneira mais honesta). Em 1996, ainda havia ecos da guerra fria e um romance sempre precisa de vilões.
Li e reli e guardo pra voltar a ler "No Ar Rarefeito" escrito pelo repórter que participou da excursão, Jon Krakauer. É tão triste e tão revelador, sobre ganância de alguns , imprudência e coragem de tantos outros...
Nunca subi uma montanha na vida, mas não sei porque o TH-cam me recomendou esse canal e eu estou gostando bastante. Parabéns pela capacidade de contar boas histórias, Pedro!
Apesar de triste, este é um documentário muito bem narrado e com uma advertência para as pessoas se prepararem muito bem, antes de se aventurarem nas montanhas. Parabéns
É sinistro, em meados de 2015 fui subir o monte Saboó em São Roque ( sp) no meio do caminho fiquei tão exausto que não conseguia avançar mais então falei pros dois companheiros subirem que eu iria ficar sentado no ali esperando eles voltarem 😂, um monte pequeno daquele daí fico imaginando esses alpinista no Everest.
Grande Pedro! Muito lisonjeado com a carinhosa saudação. Sempre muito prazeroso te assistir. Deverias começar a realizar palestras sobre suas experiências com uma pitada de filosofia. O montanhismo é a metáfora da vida. Pense nisso! Será um sucesso.
Excelente narração! Tornou possível que um leigo como eu entendesse as nuances deste famoso episódio que até então eu só conhecia através do filme "EVEREST". Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
Cara, você contou a história tão bem que parece que esteve lá haha! Li o livro, e nunca iria conseguir contar pra alguém sobre o que aconteceu com tantos detalhes incríveis. Parabéns! 1h e e meia que passaram voando!
Me perguntando como que conseguem dar deslike num trabalho tão cuidadoso e bem feito nesse vídeo. Amo vídeos de histórias, ainda mais os longos. Parabéns pelo conteúdo incrível.
Legal demais ler este comentário, Andreia! Muito Obrigado pela participação no Canal. O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Muito boa historia tenho o filme everest e a cada ves q bejo entendo melhor os elos da tragedia e obrigado pela lembranca de minha participacao no canal forte abraco grande historia forte abraco
Oi Pedro. Vi que o vídeo foi postado ontem a noite, mas como ele era longo e eu precisava acordar cedo, só hoje tive tempo de assistir... A história da temporada de 1996 no Evereste é muito conhecida e foi contada em vários livros, filmes e documentários (que eu li e assisti), mas ouvi-la por você me deixou muito curioso. Aliás, foi por causa dela (quando li o livro do Krakauer) que passei a me interessar com mais curiosidade sobre o tema e me arriscar nesse universo. Hoje, com um pouco mais de leituras, assistindo mais filmes e depoimentos sobre esse assunto, passei a entender que o montanhismo é uma atividade que requer, antes de um bom condicionamento físico, coragem, determinação, dentre outros atributos, exige também o bem senso, inteligência e muito conhecimento. Sobre o ocorrido, o clichê "SUCESSÃO DE ERROS", se encaixa com perfeição, além de uma boa dose de vaidade, egos inflados e subestimar o esforço de subir uma montanha como o Evereste. E parece que o ocorrido não serviu de aprendizado. Aquele "congestionamento" que foi fotografado em 2019 abaixo do escalão Hillary mostra isso. Se o tempo mudasse e uma tempestade caísse naquele momento, a m... seria grande. Entendo que o Nepal precise da renda proporcionada pelo montanhismo, mas se algo não for feito, em breve veremos outro "1996" muito pior que o original. Um grande abraço!
Estava procurando vídeos para complementar a leitura do Deixado para morrer,e encontrei o seu canal!O relato do Beck Weathers é impressionante! Parabéns pela narrativa!
Meu irmão é alpinista e me deu de aniversário esse livro "No Ar Rarefeito", por mais que eu tenha medo de altura, subi um dia na montanha da cidade em que eu morava. Quase cai, só não morri porque não era a minha hora, mas moral da história, peguei trauma, no entanto, admito que o Everest me fascina.
Essa lucidez dos montanhistas me assusta.Esse lance de se salvar primeiro,mesmo que isso signifique deixar alguém pra trás pra se virar sozinho ou morrer. Acho que a gente que não é montanhista, não tá acostumado com esse conceito (que aliás é o correto). Tem um vídeo do pessoal do Mundo Sem Fim,em que eles passam muito perrengue numa montanha no Quirguistão, e a menina fica pistola ,pq uns montanhistas se negaram a esperar eles dois ,e os deixaram pra trás mesmo ela pedindo pelo amor de Cristo por ajuda pq eles estavam com muito medo.Na época assim como ela,eu achei um absurdo,puro egoísmo e maldade,agora maratonando o canal,consigo compreender. Parece muito cruel,mas é sobrevivência.
Infelizmente essas histórias tristes continuam ocorrendo até hoje, mesmo em montanhas mais modestas, como as do Brasil, afinal quem não se lembra do Francês que se perdeu no Pico dos Marins e morreu de hipotermia ? Não importa se a montanha tem 3.000 ou 8.000 metros, é preciso planejamento e cautela. Valeu !
@@curiosidicas não se preparam,isso aí foi muita ganância por parte dos guias.Levaram várias pessoas endinheiradas que não tinham a mínima noção da complexidade do que é escalar uma grande montanha 🏔
Vídeo excepcional!! Parabéns pelo trabalho e pela honra de representar o Brasil no montanhismo internacional. Show demais! Subi o vulcão Vila Rica no Chile e até então foi a experiência com natureza mais incrível da minha vida.
Quando estive nas proximidades dessa região dos Andes,, em uma encosta de rochas, vi subindo rápido um animal semelhante a um canguru. Não consegui saber que animal era.
Mesmo que a tragédia não tivesse acontecido nesta ocasião, era líquido e certo que iria acontecer mais para a frente, pois estas equipes criavam regras de segurança para não serem seguidas.
Vi o filme "Evereste" ontem, e em busca de mais informações sobre os atingidos cheguei neste canal, quando vi que tinha uma hora e meia fiquei meio receosa mas acreditem VALE CADA MINUTO! Não há momentos de conteúdo irrelevante ou repetitivo, vale a pena, já ganhou uma inscrita! =)
Respeite também a natureza, não seja imprudente, se a ordem de voltar as 14h tivesse sido observada tudo poderia ter sido diferente. Outra coisa, penso que grupo muito grande fica difícil manter unido e sob controle, foi uma tragédia previsível.
...... Não sou montanhista, não tenho vontade de passar um frio de rachar, mas gosto de saber sobre aqueles que se aventuraram em escaladas difíceis, tenho a maioria desses livros, gosto de lê-los, acho lindo e muito corajoso quem enfrenta algo assim.
Pedro, meus parabéns! Excelente narração. Percebe-se que você teve intenso trabalho para fazer esse vídeo. Texto dificílimo, com muitas nuances psicológico-emocionais e um diagnóstico técnico muito subjetivo.Excelente, Pedro!!!!
Não tenho feito outra coisa nos meus tempos livres que não sejam a assistir a esses vídeos do canal com essas histórias que, pela forma e competência do Pedro ao contá-las, SÃO FANTÁSTICAS, SENSACIONAIS! Apesar de ser um amante de atividades junto à natureza e praticante (esporádico) de trekking, muito provavelmente jamais vou escalar uma montanha, porém me tornei em fã incondicional do tema e muito mais ainda do canal. Parabéns, Pedro, pelo canal, pela desenvoltura, pelo conhecimento do tema e pelo dom de ser um contador de histórias de excelência.
Faltam 15 páginas para que eu termine o livro do Krakauer, a parte dos acontecimentos é surreal, prende o leitor. O filme também é bom. Ótimo vídeo Pedro! Parabéns pelo assunto pontual (já que mais uma expedição acaba de começar).
Essa história é incrível, e com o Pedro contando nem da pra perceber o tempo passar. Gostei do vídeo longo, tão bom quanto um filme. Parabéns também ao editor, sou seu fã. Abraço.
Legal demais ler este comentário, Carlos! O editor ficou MUITO feliz. Muito Obrigado pela participação no Canal, o Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Assisti em dois dias o vídeo, porque vale super a pena assistir tudo, é totalmente esclarecedor, principalmente a participação do Dan que explode a nossa mente ao nos fazer ver porque escolheram o fatídico dia 10 de maio para atacar o cume, infelizmente. As dicas e a exemplificação do Pedro ajudam bastante, para pessoas que como eu, são leigas no assunto do montanhismo, mas admiram muito quem participa e as histórias das montanhas! Nota 10!
Pedro Hauck, parabéns pelo relato maravilhoso. Tua descrição é tão empolgante quanto ao famoso filme, que já assisti algumas vezes. Quero conhecer ao menos o campo campo base, o que já será uma vitória. Obrigado e continue nos presenteando com essas histórias. Abs
Matéria muito bem feita. Apesar do final trágico. Acredito que escalar o Everest, seja o maior desafio a se encarar. Coragem, técnica, experiência, parceria... Obrigado por compartilhar!
Baita vídeo Pedro! Acabei de terminar o Sob o Ar Rarefeito e vim pra internet ver a cara dos "personagens", sabia que ia ter um vídeo do Alta Montanha. Sobre a cirurgia ocular do dr Beck Weathers: A ceratotomia radial é uma cirurgia foi bastante usada antes do laser para tratar miopia e astigmatismo (se fazia com um bisturi próprio criando cortes na córnea que quando cicatrizavam eles modificavam o formato do olho para focar a luz na retina novamente), quando a pressão externa cai muito esses cortes se abrem pela diferença de pressão, não só piorando a visão, mas é uma situação extremamente dolorida.
Grande Von! Tenta acha o livro "A Escalada" do Anatoli Boukreev. É a versão dele dos fatos. Vale a pena! Obrigado pela info sobre a oftalmologia. Podíamos inclusive fazer um vídeo no canal, sobre os efeitos da altitude nos olhos né?
No relato do Krakauer, vemos o importante papel o Neal Beidleman, um guia secundário, que com a ausência dos outros guias e chefes das duas expedições Anatoly, Andy Harris, Scott Fischer e Robbie Hall, teve que se desdobrar para conduzir todo o grupo por dentro da tempestade, salvando por fim a maior parte deles.
Viciei no canal e assisti vários vídeos maratonando. Acabei 3 episódios as 2 da manhã esses dias e assisti novamente ao filme Limite Vertical e no dia seguinte mais maratonas e por fim, assisti ao filme Everest (2015). Não sei o porquê, posso estar com impressão errada, até gostaria que o Pedro, se possível; comentar sobre este montanhista chamado Rob Hall. Talvez seja por toda a ficção do filme Everest (que jamais saberemos como foi o real contato dele com Daugh e Harris, mas por todo o contexto e o que se sugere, me tornei fã deste montanhista. De tudo o que já vi e escutei aqui no Alta Montanha, tenho Rob Hall, não por recordes ou números, o melhor montanhista. Foi a história que mais me surpreendeu. A história da “Bela Adormecida” também me comoveu muito. Mas Rob Hall, sem dúvida foi marcante. E você Pedro; qual Montanhista te marco mais levando em consideração todos os contextos? Abraço
O youtube é um buraco negro mesmo, você entra por uma coisa e termina em outra totalmente diferente. Eu não faço ideia como cheguei aqui, nunca me interessei por montanhismo, inclusive morro de medo de altura, mas quando o conteúdo é bem feito prende a atenção!
Parabéns pelo canal!
Bem isso
É isso mesmo tri legal descobri sem querer estou adorando 😃😃😃😃
O Pedro é foda mano!
Maluco é brabo...
Kkkk....Eu sou TH-camr e Passei Uma Hora no sem Editar meus vídeos assistindo esse canal. Aqui no Nordeste a gente sofre no calor nunca que eu pisaria em uma montanha dessa.
Realmente kkk vi aleatoriamente no status do TH-cam e já estou maratonando esse canal.
Anatoli Boukreev , sem oxigênio, esperou 90 minutos no pico pelos outros. Ele também foi a única pessoa a sair na tempestade em busca dos outros. e mesmo assim algumas pessoas o considera um vilão... pra mim ele foi um dos maiores Montanhistas que já existiu.
Forte demais não é mesmo, Marcelo ?!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
A uma soma de fatos que levam as pessoas a essa conclusão. E no caso dele esperar e ir atrás depois seria como o ditado diz "tentou recuperar o leite derramado".
@@MaktubSjdr tem q ver o lado do cara... além de estar mais debilitado q os outros por não usar o oxigênio, imagine o psicológico dele ao ver diversas situações acontecendo q ele não aprovava. o cara deve ter ficado muito puto. como o rapaz ali citou, mesmo sem oxigênio ele esperou no topo por 1hora e meia e quando ele desceu, qual terá sido o motivo? será q ele desceu por ter cansado de esperar? claro q não. se ele desceu é pq julgou q era o correto a fazer. caberia aos chefes ter visto ele descendo e ter botado a cabeça no lugar e seguido o correto exemplo dado pelo Anatoli. ainda na subida já imagine o psicológico dele ao ver q as cordas lá não tinham sido postas e ele mesmo ter precisado ir colocá-las - e novamente reforçando, sem estar com oxigênio -. ele se esforçou demais e cumpriu as regras de segurança, mas ao ver q muitos erros estavam sendo cometidos e q não o ouviam para fazer o certo, restou apenas se posicionar duramente e mostrar qual é o certo a fazer através de sua própria atitude, no caso de começar a descida. ninguém quis seguir o exemplo correto q estava sendo dado, infelizmente. até um cliente com cegueira ocultou o problema, um absurdo. e é importante atentar para o mais importante dessa história: o chefe resolveu retornar ao topo com o senhor q era carteiro. esse foi o mais grave erro. como foi levantado no comentário ali, muitos chamam a atenção para a falta q fez a presença do Anatoli com o grupo, MAS ESQUECEM DE MENCIONAR A FALTA DO CHEFE q estava lá no topo com o carteiro EM VEZ DE ESTAR COM O GRUPO. de fato o Anatoli é um verdadeiro herói e mesmo durante a subida ele já tinha feito mais do q era função dele. o chefe não podia ter abandonado o grupo, embora todos nós entendamos o "lado humano" dele ao voltar ao topo.
Irresponsável e negligente em seu papel de guia....suas atitudes puristas contribuíram para a tragédia....e depois ele saiu na tempestade para resgatar as pessoas....talvez temendo pela sua reputação ficar muito queimada por ter deixado seus clientes para trás enquanto se abrigava em sua barraca quentinha.
Eu concordo viu.
Voltei dois meses depois de ver esse vídeo, acabei lendo o livro do Krakauer e também o do Boukreev, "A Escalada". Depois de ler os dois, virei fã do Boukreev, que foi representado de maneira caricata pelo Krakauer, como se suas ações fossem guiadas pelo egoísmo, pela dificuldade de trabalhar em equipe, pela incomunicabilidade e pela arrogância...bem naquele estilo "russo bruto" que os Eua adoram construir desde a Guerra Fria. Boukreev era o indivíduo mais calculista dessas duas expedições, e não me parece que sua decisão de escalar sem oxigênio (sem usar, na verdade, porque ele levava uma garrafa suplementar na mochila, que cedeu a Neal quando a coisa apertou) tenha sido irresponsável e nem determinante para a tragédia. Ao contrário do que Krakauer faz parecer, Boukreev não escalava sem o2 apenas para se manter fiel a seus princípios, guiados por valores ortodoxos do que seria um alpinismo raiz; na verdade ele fazia isso por acreditar que era mais seguro para seu corpo, que não ficava tão bem aclimatado à toa. Tinha a ver com metabolismo foda, mas principalmente com o método rigoroso que ele seguia no zigue-zague de subidas e descidas antes do ataque ao cume (e, talvez, se os clientes tivessem seguido o esquema de Anatoli à risca, tivessem subido a montanha mais descansados e aclimatados, assim como o fez Martim Adams). Anatoli pensava que as subidas com o2 deixam os montanhistas completamente dependentes dessas garrafas, então se elas acabassem já era, ficava impossível respirar de uma hora pra outra - ou podemos pensar que, entre os sufocamentos disponíveis nas condições da Zona da Morte, Boukreev preferia aquele mais lento e natural causado pelo ar rarefeito, em vez de acelerar seu vigor físico com oxigênio enlatado correndo o risco de ter seu fluxo vital interrompido repentinamente ao final de todas as garrafas. Não acho que o fato de ele ser guia torne obrigatório que ele suba usando O2. Tanto que o problema para ele não foi em momento algum "falta de força", ele não desceu por causa disso.
Acho tb que ele não errou em descer. Não só pq o Fischer autorizou, mas tb porque ele achou que não tivesse nenhum sherpa no Acampamento IV pra receber os clientes com chá quente e suporte para socorrer e resgatar quem tivesse problemas na descida, como ele acabou tendo que fazer mesmo.
Kkkkk aposto que ninguém vai ler isso, mas vim aqui passar meu pano pra esse montanhista intrigante e filosófico que foi o Boukreev.
Eu li! Acabei de ler os livros e concordo integralmente com sua análise!
Eu tenho certeza que se ele não tivesse descido, teria morrido mais pessoas, aqueles do aninhamento mesmo, teriam morrido todos.
Vc errou!! Eu li seu comentário. Nota perfeita sobre o ocorrido e conclusão magnifica para quem leu os dois livros. Um forte abraco, amigo!
Li os dois livros ("No ar rarefeito" e "A escalada") e... concordo plenamente com tudo o que você escreveu @biancaborgianni2033. Também virei fã do Boukreev. "A escalada" é um livro muito mais técnico e detalhado; ainda assim fiquei comovido em vários momentos.
Parabéns meu amigo! Obrigado pelos seus comentários. Eu li e gostei de tudo o que você escreveu.
Tive a oportunidade e o prazer de caminhar até o campo base do Everest em 1995 um ano antes dessa tragédia. No caminho de volta encontrei ninguém menos que o Edmund Hillary perto de Namche Bazar. Ele muito simpático autografou meu diário o que me emocionou muito.
Esse é um tipo de viagem que muda a vida de qualquer um, recomendo 👍
É verdade esse bilete. Hehehe
Caraca Edmund Hillary ❤
@@canalwebrioA incrível mania de sempre duvidar das conquistas alheias. Infelizmente muitos usam seu próprio fracasso como régua.
@@JottaGalvao hehehehe. Fracasso porque não viu um video. Tem que ser mané mesmo. Hehehehe
é de dar pena desse tipo de gente, a inveja me dá asco@@JottaGalvao
Vamos lembrar, que o Anatoliy foi quem pediu a ajuda aos sherpas, ao Krakauer e outros e NINGUEM tinha forças para se levantar e sair das tendas do acampamento nº 4. Mas o Sr. Krakauer, depois de acontecido, atribui praticamente toda a culpa ao Anatoliy. Bonito, não é ? Melhor tática de defesa é o ataque ! Grande tragédia, sem dúvida nenhuma, mas, também, grandíssimo esforço individual de todos os sobreviventes. Não vamos esquecer, que apesar de toda a saliva de Krakauer a salpicar, o Senado Americano honrou o ato de HEROISMO do Anatoliy e atribuiu a Medalha da Honra a ele.
Descansa em Paz, Anatoliy!
Concordo. Ele errou sim em subir sem oxigênio, assim tendo que descer apressadamente, mas isso provavelmente salvou a vida dele (e dos que ele acabou resgatando mais tarde). Muitos acontecimentos daquele dia foram fatídicos, é indecente atribuir a culpa à uma única pessoa.
O livro do Krakauer é uma vergonha, ele fala de coisas sobre as pessoas que ele não tinha como saber. Tentou desmerecer a Sandy e apontar culpados sendo que ele simplesmente dormiu ao invés de ajudar nas tentativas de resgaste.
@@luanacosta4401 Vdd!!livro duvidoso
Mas o russo aceitou o trabalho de babá de rico em alta montanha e depois não queria fazer. Krakauer não era guia da expedição, não tinha obrigação de ter forças para ajudar.
Eu tentei subir um vulcão de 5650 metros de altitude no Atacama, o cerro toco. Fui achando que era brincadeirinha, pois tenho ótimo preparo físico e a base já fica em uma grande altitude, sendo que o caminho até topo é curto (umas 2 horas) mais parecendo uma trilha em subida. Acontece que faltando uns 200 metros eu comecei a me comportar de forma muito estranha, sentindo um calor insuportável (estava muuuuito frio, nevando bastante), tirando os casacos e falando besteiras como se estivesse drogado ou algo do tipo. Meu amigo me obrigou a descer. Fiquei por 24 horas com a sensação de morte, com o coração por volta dos 100 batimentos por minuto mesmo em repouso. Impossível de dormir.
Pois é, minha primeira experiência me ensinou logo de cara a respeitar profundamente este ambiente encantador e perigoso que é a montanha e a altitude...
Isso é mais genético, tem gente que tem mais tolerância, naturalmente.
Cara, faltou aclimatação. Vou fazer um vídeo sobre isso
Rapaz eu subi o morro do macaco em Bombinhas santa Catarina .acho que tem 60 metros já quase morri 🤣🤣🙌🙌🤣
@@F.u475 vai pro everest são 50 dias caminhando com -30 graus
Que historia arrepiante
Excelente narração! Cara, eu sou muito crítico em relação a ficar 1,5 h vendo um filme ou ouvindo uma narração. Você realmente tem um dom de saber narrar um acontecimento com incrível precisão e peculiaridades. Nem vi o tempo passar. Eu vi o filme e gostei muito. E pelo que você narrou, o filme tá muito próximo da verdade. Parabéns!
A narração é realmente espetacular
To vendo aqui que o tempo visto n passa,nem tinha visto que era 1 hr pqp
Rpz quando vi que era mais de uma hora nem dei valor, mas fui assistindo e acabei o video kkk muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
Qual nome do filme Romeu?
@@lucasbrasilianoBR EVERESTE no NETFLIX
Caramba, que história interessante, hein Pedro? Curioso que o Anatoli Boukreev pouco tempo depois desse desastre de 1996, teve um sonho que morreria soterrado em uma avalanche! Mas no sonho que segundo ele foi muito lucido, não conseguiu identificar a montanha em que isso aconteceria. incrivelmente 9 meses após o sonho que ele teve, ele foi surpreendido por uma avalanche e morreu, seu corpo nunca mais foi encontrado. Logo após o sonho, um amigo até tentou questionar ele para que mudasse de profissão e assim mudasse o destino dele, mas o Anatoli disse que o montanhismo era a vida dele e que ele estava muito velho para mudar de profissão. Bem, o montanhismo foi a vida e a morte do Anatoli...
Impressionante o legado que este grande Montanhista deixou, não é mesmo Maconark ?
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Até o próximo vídeo.
Primeira vez que leio um comentário interessante kkkkkkkk, valeu pela informação
eu tambem nao mudaria de profissao , n mesmo
Quando li no ar rarefeito, fiquei encantado com o Hobby Hall e o anatoly achei eles muito humanos e li o livro duas vezes
Ll
A despedida do Rob Hall me provoca lágrimas até hoje. que tristeza.
Realmente, Alexandre!
No filme da para ter uma noção, não necessariamente a sensação vivida isso cada um que passou por aquela situação carrega com si mesmo! Mas no final do filme a cena do Hob já deitado e o por do sol em sua direção é de arrepiar.
Obs - Só uma pergunta o corpo do Hob será que foi achado?
@@Eduardo-junior um cara de outro canal disse que o cadáver continua lá,outros tbm desse grupo inclusive a japonesa....pois estão a mais de 8000 metros,o corpo congelado pesa 3×mais, então seria muito difícil e arriscado o resgate, não teria condições segundo esse informante do outro canal de alpinismo.....
@Daniel vdd triste demais....
@Daniel presunto ta congelado ate hj
Já vi o filme umas 15 vezes. Já vi e ouvi inúmeros relatos. Mas, de longe, esse aqui foi o melhor vídeo sobre o evento.
concordo com você! no filme fiquei um pouco perdida sobre quem eram os personagens, algumas coisas não foram explicadas. entendi bem mais por esse vídeo.
Qual o nome do filme?
Entao leiam o livro "No ar rarefeito" porque é mil vezes melhor qye o filme
No filme eles tratam o anatoli como se ele fosse um nada
O Beck realmente sobreviveu na força da raiva mesmo. Que força de vontade, gente
Realmente, Marina!
É surpreendente!
Agradecemos a sua participação no Canal.
Muito louco ele ter acordado depois de ser dado como morto. Acho que foi a força do ódio mesmo.
As pessoas que foram regatá-lo desistiram dele, mas ele mesmo não desistiu de si mesmo.
Esse canal parece o "Avião e músicas" morre gente pra caramba... mas eu gosto também...
Com a diferença é que o Lito é muuuuuito mais desenvolto!
Parece muito mesmo
Kkkkkkkkkkk
Tb sou fã do Lito!
KKKK KKKK
ALTA MONTANHA E ISSO.
Não sei como pinguei aqui nesse canal, to viciada, não curto aventuras, male male subo a ladeira da esquina da minha casa... quase falecendo 😂😂 mas adorei o canal, sua narrativa me prende do começo ao fim. Continua o bom trabalho! 🤙🏼👏🏼
Seja muito bem-vinda, Paula!
Obrigado pelo comentário e participação.
Aproveita e se inscreve no Canal, Em breve tem mais.
A narrativa dele é realmente sensacional!!! Prende a atenção o tempo todo! O fato de mostrar a todo momento de quem ele está falando e onde é o fato, é excelente para que quem está assistindo fique melhor situado nos acontecimentos.
Vamo pro everest
@@jl7796 kkkkkkkkkkkkk, nem se eu tivesse dinheiro! O esporte sempre me fascinou, estive em Yosemite e fiquei babando, mas não é pra mim. Vou continuar só no esqui mesmo, sou mais apaixonado ainda pela velocidade!
Também sou mega sedentária, nem academia eu faço mas adoro ler sobre montanhismo.
Não entendo nada de montanhismo, tenho medo de altura, não subo nem em cima de uma cadeira, morro de medo de neve, mas encontrei esse excelente vídeo e me senti lá passando por essa agonia. Relato impressionante. Obrigada pelo trabalho.
O Beck voltando puto com a montanha, realmente ele é a própria superação
Esse eh o maior protagonista dessa expedição de 96😅🥵
Na minha Humilde opinião uma pessoa que gosta de Se aventurar no mínimo dos mínimos do mínimos tem que saber montar uma Barraca!!
Meu amigo se você não sabe montar uma Barraca😂😂😂😂😂😂 vai pra um hotel de luxo e jamais se permita acampar ou fazer coisas do tipo!
Eu pessoalmente não Gosto de Rússos e nem de sua Cultura!
E com GUERRA na Ucrânia sabendo dos estupros e coisas absurda que eles fizeram os massacres a CIVIS menos ainda!
É um povinho arrogante e frio!!
Mas nesse caso o Rússo ele estava certo!
Moro em Fortaleza e participei QUANDO adolescente de INÚMEROS ACAMPAMENTOS em PRAIAS em SERRAS e em quadras no Carnaval!! Em tudo que é canto e até fiz trilha na serra da Pacatuba!!!
E o mínimo que uma pessoa tem que fazer é montar sua barraca!!!
E cada um leva suas coisas!!
E nós pagavamos pra fazer a trilha!
No caso dos acampamentos era Virada de ano comemorando em acampamento no meio da mata de uma Praia chamada barra do Cauipe!!
Acampei na Praia de Jeriquaquara em Canoa Quebrada e na Serra de Guaramiranga e sempre sempre sempre levei minhas coisas e montei minha barraca!!
O ódio é a pergunta e também a resposta kkkk
Sobreviveu na força do ódio kkkkkk
E ainda, com o cara todo lascado, ninguem pensou alguem junto com ele na barraca? Mds.
Não sei como parei nesse vídeo, mas são quase 94 minutos de excelência.
Quem tiver interesse em um livro maravilhoso sobre essa escalada de 1996, eu recomendo “Em busca da alma de meu pai”. Livro escrito pelo filho de Tenzing Norgay (um dos escaladores a fazer primeiro cume do everest), conta essa história sob a perspectiva de um xerpa, com um grande mergulho no budismo tibetano
Bela dica. Obrigado!
Muito Obrigado pelo comentário, participação e a dica no Canal, Arthur!
terminei de ler esse livro hj, muito bom
Orgulho + Preguiça + Negligência + Inexperiência = Tragédia.
Ganância também
Nossa não vi tudo isso no filme, preguiça do quê? Rob não era orgulhoso, existia o lado da competição entre as equipes, da empresa que precisava levar os participantes até o cume, os erros com os tubos de oxigênio, tudo isso. Mas não eram despreparados e inexperientes.
@@AnaPaula-ro6yo ele/alguém da equipe, teve preguiça(ou negligência) de ir conferir se as cordas estavam fixadas. Ele acreditou que os montanhistas montenegrinos teriam deixado cordas fixas por lá.
+ ganância
Assisti o filme Everest e fiquei emocionado com a história e me deu vontade de ler esses dois livros. Algo que não foi citado no vídeo, mas é que Rob Hall estava esperando uma filha (Sarah Arnold-Hall) naquele ano, foi realmente algo marcante pois, ele falou com sua esposa grávida uma última vez na montanha mais alta do mundo e morreu lá mano.
É interessante porque tanto Rob quanto Scott eram montanhistas experientes, mas o que culminou na morte deles e dos demais, foi essa "competição" em ser o primeiro e também vários pontos de negligência com as equipes. Se você parar para observar olha os vários momentos onde as equipes ficaram divididas, não teve uma organização ou padronização, dps que abriu a tal "janela" para atacar ao cume, eles meio que chutaram o balde. Acredito que no momento em que o Rob encontrou o Doug, se ele tivesse tomado a decisão de descer, teriam conseguido se salvar e ainda salvariam o Scott, mas infelizmente Rob quis ajudar Doug a subir o tão sonhado Everest e deu no que deu, ja estavam a quase 3 horas atrasados e com uma tempestade vindo!
Enfim é uma história bem triste e ao mesmo tempo serve de lição para vários montanhistas de alta montanha. Devemos sempre respeitar a montanha e nossos limites.
Emocionante ver um bando de burguês pagando pra arriscar a vida a toa.
Documentário, vejo dessa forma. Sensacional! Só isso! Sensacional!
Melhor que o próprio filme. Fizeram do Everest uma excursão turística, como se estivesse indo para a Disney. Parabéns pela narração!
E o testemunho de quem esteve lá, simplesmente sensacional! Sem palavras!
Muito Obrigado pelo comentário e participação, Dil das.
Aproveita e se inscreve no Canal, em breve te mais!
Realmente o assunto Everest é fascinante. Por um lado vemos o desafio e a vontade de superar limites, por outro vemos a teimosia e a arrogância, muitos por falta de preparo e acima de tudo falta de humildade em saber desistir.
Muito Obrigado pela participação no Canal, Paulo!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Em 1996, eu e a minha esposa trabalhamos como dekassegui no Japão. Repercutiu e muito a morte da yasuko namba, naquele país. Parabéns pelo canal.
Muito Obrigado pela participação no Canal, Pompier!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Complicado... deixaram ela para morrer, talvez tenha ficado só inconsciente ali de início, porém alí ficou.... Morreu com várias pessoas em volta e ao mesmo tempo sozinha.
@@vitornoga12 mas lá é assim, não tem como carregar pessoas ali, infelizmente é um
Por si, pois dependendo da altitude que vc esta, vc morreria junto tentando salvar alguém
A japinha procurou a morte...e achou
@@vitornoga12 não tem como carregar, ela tava na zona da morte, infelizmente quem tenta morre tbm.
Nos anos 90, sempre fui montanhista (amador), e pensei em escalar o Everest, não era uma fortuna como hoje, até porque na época dolar não era quase 6, 00 pila, e também não era algo tão comercial e cheio de "Mountain guides company" como hoje............cheguei a conversar com o Scoth Fish, Cris Boskoff, e Neal Beidleman, outros guias do Canadá e França, junto com outros brasileiros em uma reunião em SPQuando começamos treinamento, iriamos escalar os Andes antes.............fui pesquisando mais e conversando com quem subiuFoi quando desanimei, hoje vejo que bagunça era na época e da presepada que me livrei............os caras a mais de 8 mil metros de altura e uma bagunça total
Simmm meu, parecia mais episódio do Chaves!!!!!!!!!!!!
Isto foi amadorismo e tbm o ego.Custou a vida.
@@leticiafialho6014 verdade :(
Escapou hein Rodrigo hehhe
Sempre melhor estar vivo que morrer por besteira... E já quase morri por besteira algumas vezes
Cara, não curto montanhismo, tenho pavor de perrengue e altura, nem sei como vim parar aqui. Mas a forma como você narrou essa história foi fascinante... Parabéns!
Esse relato só nos mostra como os egos, a ambição, e até a falta de respeito com a natureza podem causar tragédias dessas proporções.
Nunca subi nem em árvore rsrs mas ví o filme e ouvi sua história do começo ao fim. Muito obrigado amigo. Deus te abençoe .
Muito Obrigado pelo comentário e participação, Adalberto!
Aproveita e se inscreve no Canal, em breve te mais!
Não sei nem como vim parar aqui. Fiquei meio relutante em ver o vídeo mas em poucos minutos já estava envolvido com a história e recordando trechos do filme. Já ganhou um inscrito. Excelente trabalho. Quero conhecer todas as histórias.
Que show, Luciano!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
Boa noite a todos.
Sou facinada por td que diz respeito ao Everest, e estava ansiosa pra ouvir a História da temporada de 1996, contada por vc Pedro, sem sensacionalismo obrigado por atender nosso pedido.
Sou sua fã.
Legal demais ler este comentário!
Muito Obrigado pela participação no Canal, Avilmara!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
@@AltaMontanha obrigado querido. Muito sucesso para vc .
Alvimara vc e muito linda parabens tudo de bom pra vc
@@avilmarafranca245 vc e muito linda todo o respeito sem palavras pra vc
Fiquei hipnotizada pelo seu relato. Me senti na montanha. Show!
Muito Obrigado pela participação, Norma!
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais.
Você é um ótimo narrador. O tempo passa e a gente não percebe.
Foi uma grande irresponsabilidade da organização... Uma escalada desse tipo, com muitas pessoas inexperientes exigia muito mais preparo e planos pra caso algo não desse certo...
Eu li o livro No Ar Rarefeito e senti o desespero, imagina quem estava lá...
Li o livro e assisti ao filme umas 4 vezes! Mas o narrador deste canal é tão top que quero ouvir a história aqui também!
Vou apresentar aqui um fato não narrado nos livros que motivou Rob Hall e Scott Fischer a irem no dia 10 de Maio para o cume.
Tô nessa tbm. Hehe
Legal demais ler este comentário!!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Valeu Tiago!
@@pedrohauck ????
Caramba isso foi um Documentário digno de Cinema .
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
realmente..
Não consigo deixar de pensar que se arriscar tanto por uma montanha é uma loucura.
Porém, é admirável o desejo humano de superar limites.
E eu sou uma fiel admiradora das histórias sobre montanhismo.
Muito Obrigado pelo comentário e participação!
Até breve!
Suicídio♡💀
Meu sonho é comprar uma lancha grande e sair pelo alto mar, só curtindo. Mas isso não vai acontecer pq eu n sei porcaria nenhuma sobre barcos, sobre o mar, e nem nadar eu sei.
Se tu n sabe andar, tu não vai tentar correr. O problema já começa em levar um monte de pessoas sem experiências pra uma expedição dessas.
Kkkk bem isso, curto muito vídeos dessas montanhas, acho bonito mas tenho medo de altura e sei que morreria congelado no primeiro vento gélido
Alpinismo nao é esporte...é estupidez
@@fabioc7368 Estupidez é medir a vida dos outros com a própria régua.
@@gabrielnunes7407 mais é..qual outro esportemata tantos praticantes po ano? Nenhummmm...para mim alpinismo de alta montanha é uma forma subconciente de suicidio, a pessoa quer se suicidar mas ela mesmo nao sabe disso
@@fabioc7368 mas* subconsciente*.
E se é alpinismo, só pode ser de alta montanha.
Tudo bem, pense o que quiser sentado no seu sofá. :)
É triste perder 3 caras tão esperientes assim,"quando tem um erro, acontece isso, é como fogo amigo."
A história é muito trágica, mas serviu para melhorar a segurança para outras expedições. Já a live foi boa demais, nem parece que durou uma hora e meia. Parabéns ao AltaMontanha.
Legal demais ler este comentário, Mauricio!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
História fascinante. Há tantos aspectos a se perceber. O Boukreev pode até ter errado - e ainda assim, somente em parte. Mas que ele foi um bravo, sem dúvida. O Krakauer, com oxigênio e tudo, só foi um peso morto. A coisa boa que ele fez, foi contar a história ( mesmo não sendo da maneira mais honesta). Em 1996, ainda havia ecos da guerra fria e um romance sempre precisa de vilões.
O Inicio do livro "No ar rarefeito" explodiu minha cabeça sobre montanhismo e aventura... depois daquilo que comecei a gostar do tema.
Muito Obrigado pela participação no Canal, Rafael!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Eu gosto do filme, mas ainda acho esse livro muito melhor e mais envolvente.
Li e reli e guardo pra voltar a ler "No Ar Rarefeito" escrito pelo repórter que participou da excursão, Jon
Krakauer. É tão triste e tão revelador, sobre ganância de alguns , imprudência e coragem de tantos outros...
Anatoli é uma lenda!
Nunca subi uma montanha na vida, mas não sei porque o TH-cam me recomendou esse canal e eu estou gostando bastante. Parabéns pela capacidade de contar boas histórias, Pedro!
Pedro vc é um ótimo narrador !!! Ótima dicção, ótimo desenvolvimento da narrativa ! Prende o ouvinte !!
Tudo o que envolve o Everest é fascinante. Mais um vídeo sensacional desse canal, apesar do triste acontecimento
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal, Jessiane!
Em breve tem mais.
1h30 de vídeo? Massa! Bora preparar a pipoca e curtir essa sexta-feira!
Apesar de triste, este é um documentário muito bem narrado e com uma advertência para as pessoas se prepararem muito bem, antes de se aventurarem nas montanhas. Parabéns
Muito Obrigado pela participação no Canal, Anamaria!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
É sinistro, em meados de 2015 fui subir o monte Saboó em São Roque ( sp) no meio do caminho fiquei tão exausto que não conseguia avançar mais então falei pros dois companheiros subirem que eu iria ficar sentado no ali esperando eles voltarem 😂, um monte pequeno daquele daí fico imaginando esses alpinista no Everest.
Assiti hoje esse filme chorei muito... O Rob foi um ser humano muito bom de coração.
Grande Pedro! Muito lisonjeado com a carinhosa saudação. Sempre muito prazeroso te assistir. Deverias começar a realizar palestras sobre suas experiências com uma pitada de filosofia. O montanhismo é a metáfora da vida. Pense nisso! Será um sucesso.
Muito Obrigado pela participação no Canal, Andre!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Li o livro, vi o filme e este vídeo é muito informativo. Complementou minha visão dessa tragédia. Parabéns Pedro!!!!
Valeu, Wellington!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
Eu li os livros "No ar rarefeito" e "Deixado para morrer", ambos excelentes.
Leia "A Escalada".
Empresta pra eu ler também 🥺 please 📚
Excelente narração! Tornou possível que um leigo como eu entendesse as nuances deste famoso episódio que até então eu só conhecia através do filme "EVEREST". Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
Ja assiti esse video varias vezes, Nao so esse como quase todos do canal e adorooooooo Pedro voce é sensacional.
Já tinha assistido e ouvi muito sobre essa tragédia, mas hoje quando vi o titulo do vídeo, já comecei a assistir sem parar, muito bom Pedro.
Legal demais, Santos!
Muito Obrigado pela participação no Canal, o Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Cara, você contou a história tão bem que parece que esteve lá haha! Li o livro, e nunca iria conseguir contar pra alguém sobre o que aconteceu com tantos detalhes incríveis. Parabéns! 1h e e meia que passaram voando!
Senti a mesma coisa!!!
Me perguntando como que conseguem dar deslike num trabalho tão cuidadoso e bem feito nesse vídeo.
Amo vídeos de histórias, ainda mais os longos. Parabéns pelo conteúdo incrível.
Legal demais ler este comentário, Andreia!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Nem sei como vim parar aqui, mas comecei a assistir, fui interessando cada vez mais e assisti até o final. Boa narrativa!!!
Muito obrigado pelo relato honesto, verdadeiro e minucioso. Parabéns!!! Excelente!!!
Cara vc de zero a dez é nota onze
Muito Obrigado pela participação no Canal, Marcos!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Muito boa historia tenho o filme everest e a cada ves q bejo entendo melhor os elos da tragedia e obrigado pela lembranca de minha participacao no canal forte abraco grande historia forte abraco
Muito Obrigado pela participação no Canal, mar_gobi# !
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Oi Pedro. Vi que o vídeo foi postado ontem a noite, mas como ele era longo e eu precisava acordar cedo, só hoje tive tempo de assistir...
A história da temporada de 1996 no Evereste é muito conhecida e foi contada em vários livros, filmes e documentários (que eu li e assisti), mas ouvi-la por você me deixou muito curioso.
Aliás, foi por causa dela (quando li o livro do Krakauer) que passei a me interessar com mais curiosidade sobre o tema e me arriscar nesse universo.
Hoje, com um pouco mais de leituras, assistindo mais filmes e depoimentos sobre esse assunto, passei a entender que o montanhismo é uma atividade que requer, antes de um bom condicionamento físico, coragem, determinação, dentre outros atributos, exige também o bem senso, inteligência e muito conhecimento.
Sobre o ocorrido, o clichê "SUCESSÃO DE ERROS", se encaixa com perfeição, além de uma boa dose de vaidade, egos inflados e subestimar o esforço de subir uma montanha como o Evereste.
E parece que o ocorrido não serviu de aprendizado. Aquele "congestionamento" que foi fotografado em 2019 abaixo do escalão Hillary mostra isso. Se o tempo mudasse e uma tempestade caísse naquele momento, a m... seria grande.
Entendo que o Nepal precise da renda proporcionada pelo montanhismo, mas se algo não for feito, em breve veremos outro "1996" muito pior que o original.
Um grande abraço!
Estava procurando vídeos para complementar a leitura do Deixado para morrer,e encontrei o seu canal!O relato do Beck Weathers é impressionante! Parabéns pela narrativa!
Meu irmão é alpinista e me deu de aniversário esse livro "No Ar Rarefeito", por mais que eu tenha medo de altura, subi um dia na montanha da cidade em que eu morava.
Quase cai, só não morri porque não era a minha hora, mas moral da história, peguei trauma, no entanto, admito que o Everest me fascina.
Essa lucidez dos montanhistas me assusta.Esse lance de se salvar primeiro,mesmo que isso signifique deixar alguém pra trás pra se virar sozinho ou morrer. Acho que a gente que não é montanhista, não tá acostumado com esse conceito (que aliás é o correto). Tem um vídeo do pessoal do Mundo Sem Fim,em que eles passam muito perrengue numa montanha no Quirguistão, e a menina fica pistola ,pq uns montanhistas se negaram a esperar eles dois ,e os deixaram pra trás mesmo ela pedindo pelo amor de Cristo por ajuda pq eles estavam com muito medo.Na época assim como ela,eu achei um absurdo,puro egoísmo e maldade,agora maratonando o canal,consigo compreender. Parece muito cruel,mas é sobrevivência.
Tem link?
Um dos assuntos que eu mais gosto! Porém uma história muito triste
Muito Obrigado pela participação no Canal, Dany!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Infelizmente essas histórias tristes continuam ocorrendo até hoje, mesmo em montanhas mais modestas, como as do Brasil, afinal quem não se lembra do Francês que se perdeu no Pico dos Marins e morreu de hipotermia ? Não importa se a montanha tem 3.000 ou 8.000 metros, é preciso planejamento e cautela. Valeu !
Eu sofri muito no Pico dos Marins também, peguei temperatura de 2ºC com roupa para temperatura de 10ºC. Sobrevivi, mas o aprendizado ficou.
Marins é bem complicado
Eu moro perto dessa montanha mas nunca fui no pico
certeza que se preparam muito. escalar o Everest custa 50.000. dinheiro investido em estrutura e pessoal. A natureza é imprevisível
@@curiosidicas não se preparam,isso aí foi muita ganância por parte dos guias.Levaram várias pessoas endinheiradas que não tinham a mínima noção da complexidade do que é escalar uma grande montanha 🏔
Vídeo excepcional!! Parabéns pelo trabalho e pela honra de representar o Brasil no montanhismo internacional. Show demais! Subi o vulcão Vila Rica no Chile e até então foi a experiência com natureza mais incrível da minha vida.
Quando estive nas proximidades dessa região dos Andes,, em uma encosta de rochas, vi subindo rápido um animal semelhante a um canguru. Não consegui saber que animal era.
Mesmo que a tragédia não tivesse acontecido nesta ocasião, era líquido e certo que iria acontecer mais para a frente, pois estas equipes criavam regras de segurança para não serem seguidas.
Muito Obrigado pelo comentário e participação!
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Até breve!
Exatamente.
História incrível... Pensei que não conseguiria assistir até o final, mas, você contou tão bem que me prendeu até o fim. Obrigada!
Vi o filme "Evereste" ontem, e em busca de mais informações sobre os atingidos cheguei neste canal, quando vi que tinha uma hora e meia fiquei meio receosa mas acreditem VALE CADA MINUTO! Não há momentos de conteúdo irrelevante ou repetitivo, vale a pena, já ganhou uma inscrita! =)
o q aprendemos com essa tragedia: RESPEITE O SEU LIMITE!!
Exato, Alexandre!
Muito Obrigado pela participação.
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais.
Respeite também a natureza, não seja imprudente, se a ordem de voltar as 14h tivesse sido observada tudo poderia ter sido diferente. Outra coisa, penso que grupo muito grande fica difícil manter unido e sob controle, foi uma tragédia previsível.
@@marciadourado8212
Nunca a hora da morte será previsível.
Eu nunca iria… mas amo histórias de quem foi.😊
...... Não sou montanhista, não tenho vontade de passar um frio de rachar, mas gosto de saber sobre aqueles que se aventuraram em escaladas difíceis, tenho a maioria desses livros, gosto de lê-los, acho lindo e muito corajoso quem enfrenta algo assim.
Nossa, que história! Pena que teve um final triste.
Parabéns pela narrativa!
que coincidência! Assisti ontem o filme pela milésima vez rs
Adoro histórias de montanha 💞
Legal, Isis!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Em breve tem mais, tá?!
Qual o nome do filme
@@diegoandrade2054 "No Ar Rarefeito"
Pedro, meus parabéns! Excelente narração. Percebe-se que você teve intenso trabalho para fazer esse vídeo. Texto dificílimo, com muitas nuances psicológico-emocionais e um diagnóstico técnico muito subjetivo.Excelente, Pedro!!!!
o canal do pedro Hauck é o melhor de montanhismo do yotube parabens amigo
Obrigado pelo elogio
@@AltaMontanha valeu amigo
Não tenho feito outra coisa nos meus tempos livres que não sejam a assistir a esses vídeos do canal com essas histórias que, pela forma e competência do Pedro ao contá-las, SÃO FANTÁSTICAS, SENSACIONAIS! Apesar de ser um amante de atividades junto à natureza e praticante (esporádico) de trekking, muito provavelmente jamais vou escalar uma montanha, porém me tornei em fã incondicional do tema e muito mais ainda do canal. Parabéns, Pedro, pelo canal, pela desenvoltura, pelo conhecimento do tema e pelo dom de ser um contador de histórias de excelência.
Faltam 15 páginas para que eu termine o livro do Krakauer, a parte dos acontecimentos é surreal, prende o leitor. O filme também é bom.
Ótimo vídeo Pedro! Parabéns pelo assunto pontual (já que mais uma expedição acaba de começar).
Muito Obrigado pela participação no Canal, Manoel!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
História interessante e triste ao mesmo tempo. Parabéns pelo trabalho primoroso!
Muito Obrigado pela participação.
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais.
Vim do futuro. Ano 2276. O acesso ao Everest se dá através de escada rolante. Ano passado (2275), meu sobrinho de 8 anos de idade, fez o cume.
Escada rolante ??? ...belo futuro
Vou aguardar esse futuro aí 😂mais viável que correr tanto risco em 2024....
Não sei como acabei nesse vídeo mas muito bom, bem construido e apresentado tanto os fatos como o contexto geral da história
Excelente documentário, cada vez que a gente ouve essa história, parece ser a primeira vez...
Muito Obrigado pela participação, Genésio!
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais.
O relato do Dan foi realmente impressionante, já pesquisei sobre o assunto e não sabia sobre o plano do Rob depois do dia 10/05.
Essa história é incrível, e com o Pedro contando nem da pra perceber o tempo passar. Gostei do vídeo longo, tão bom quanto um filme. Parabéns também ao editor, sou seu fã. Abraço.
Legal demais ler este comentário, Carlos!
O editor ficou MUITO feliz.
Muito Obrigado pela participação no Canal, o Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Excelente vídeo, parabéns! Esse pensamento vale ouro em meio a natureza: "O importante não é ser o primeiro, mas sim voltar!"
Deve ser a quinta vez que eu assisto. Showwwwwwww.
Assisti em dois dias o vídeo, porque vale super a pena assistir tudo, é totalmente esclarecedor, principalmente a participação do Dan que explode a nossa mente ao nos fazer ver porque escolheram o fatídico dia 10 de maio para atacar o cume, infelizmente. As dicas e a exemplificação do Pedro ajudam bastante, para pessoas que como eu, são leigas no assunto do montanhismo, mas admiram muito quem participa e as histórias das montanhas! Nota 10!
Pedro Hauck, parabéns pelo relato maravilhoso. Tua descrição é tão empolgante quanto ao famoso filme, que já assisti algumas vezes. Quero conhecer ao menos o campo campo base, o que já será uma vitória. Obrigado e continue nos presenteando com essas histórias. Abs
Eu tenho fascinação por montanhas e suas histórias, talvez por achar impossível escalá-las. Excelente canal!
Fala Pedro, sou super fã dessas histórias de montanhismo, e parabéns sua narrativa é cativante.
Muito Obrigado pela participação no Canal, Sanzio!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Matéria muito bem feita. Apesar do final trágico.
Acredito que escalar o Everest, seja o maior desafio a se encarar. Coragem, técnica, experiência, parceria...
Obrigado por compartilhar!
Baita vídeo Pedro! Acabei de terminar o Sob o Ar Rarefeito e vim pra internet ver a cara dos "personagens", sabia que ia ter um vídeo do Alta Montanha.
Sobre a cirurgia ocular do dr Beck Weathers:
A ceratotomia radial é uma cirurgia foi bastante usada antes do laser para tratar miopia e astigmatismo (se fazia com um bisturi próprio criando cortes na córnea que quando cicatrizavam eles modificavam o formato do olho para focar a luz na retina novamente), quando a pressão externa cai muito esses cortes se abrem pela diferença de pressão, não só piorando a visão, mas é uma situação extremamente dolorida.
Grande Von! Tenta acha o livro "A Escalada" do Anatoli Boukreev. É a versão dele dos fatos. Vale a pena!
Obrigado pela info sobre a oftalmologia. Podíamos inclusive fazer um vídeo no canal, sobre os efeitos da altitude nos olhos né?
No relato do Krakauer, vemos o importante papel o Neal Beidleman, um guia secundário, que com a ausência dos outros guias e chefes das duas expedições Anatoly, Andy Harris, Scott Fischer e Robbie Hall, teve que se desdobrar para conduzir todo o grupo por dentro da tempestade, salvando por fim a maior parte deles.
E-M-O-C-I-O-N-A-N-T-E! Chorei...
Vou evitar gelo por uns dias...
Ótimo narrador.
Assistir o filme Evesti algumas vezes, mas ess vídeo é maravilhoso, conseguir compreender a história com mais facilidade.
Depois de dois anos que assisti pela primeira vez esse video. Voltei novamente pra assistir de novo. Muito bem narrado! Parabéns.
Assisti tudo e nunca subi uma montanha, mas Everst 1996 é uma tragédia a ser aprendida e evitada
Exato Tarcísio, ficam os aprendizados.
Muito Obrigado pelo comentário e participação!
Aproveita e se inscreve no Canal, em breve te mais!
Aquele like pro YT recomenda esse mini documentário pra mais pessoas. Ótimo trabalho!
Essa tragédia é bizarra... erros atrás de erros que levaram pessoas a morte. Muito triste! Parabéns pelo vídeo!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal, Edineya!
Viciei no canal e assisti vários vídeos maratonando. Acabei 3 episódios as 2 da manhã esses dias e assisti novamente ao filme Limite Vertical e no dia seguinte mais maratonas e por fim, assisti ao filme Everest (2015).
Não sei o porquê, posso estar com impressão errada, até gostaria que o Pedro, se possível; comentar sobre este montanhista chamado Rob Hall.
Talvez seja por toda a ficção do filme Everest (que jamais saberemos como foi o real contato dele com Daugh e Harris, mas por todo o contexto e o que se sugere, me tornei fã deste montanhista.
De tudo o que já vi e escutei aqui no Alta Montanha, tenho Rob Hall, não por recordes ou números, o melhor montanhista. Foi a história que mais me surpreendeu. A história da “Bela Adormecida” também me comoveu muito. Mas Rob Hall, sem dúvida foi marcante.
E você Pedro; qual Montanhista te marco mais levando em consideração todos os contextos?
Abraço
Oi Chris, o Pedro está em expedição no Chile pode ser que demore para ver a mensagem
@@AltaMontanha verdade! Entrei no site e vi.
Grato pelo retorno.
Abração
Não sou capaz de ficar nem em sacada de prédio, morro de medo.
Mas to sempre aqui vendo seus vídeos! Acho demais!!!!