Moro no Canada tb, do outro lado do pais e a depressão em novembro é real.. escurece cedo e vc vem de dias que escurecia as 21h.. complicado pq vem com bastante chuva e frio.. ai no final do inverno a gente sofre tb.. vai ficar bom de nv no meio da primavera.. ai é um sentimento mt estranho de felicidade geral que os dias quentes estão vindo. é aquela maxima em que se diz que não se pode ser feliz sem ter se sentido triste e todo ano esse clima esta ai pra mostrar isso.. porque no Brasil onde o tempo era bom o tempo todo a gente não ve valor.
@@batat0208 de fato.. n é agradavel mesmo e certamente é um gosto individual. É só uma percepção minha mesmo pois nos trinta anos que vivi debaixo de 40 graus eu n me senti depressivo por culpa do calor (talvez a parte social que eles mencionam no video ajude a atenuar isso)
Em que cidade você mora no Canadá? (Curiosidade) Qual sua profissão? E está feliz no trabalho? Isso influencia também, pois pode estar alterado pelo trabalho, e o clima agrava a situação.
@@Vander.30 Certamente há varios fatores que colaboram ou não com essa percepção. A gente aprende a conviver com o inverno e ver o lado bom dela com os esportes no exterior e eventos pela cidade mas o que me refiro aqui é ao sentimento geral de todos, nativos ou não, de que o inicio do inverno é dificil e que vitamina D é importante. (A musica ‘November Rain’ chama assim por esse motivo) Respondendo a sua pergunta, moro em Québec/QC e trabalho com TI
moro em Montevideo e confirmo, imigrar não é facil, vim a trabalho e NUNCA achei que ia sentir faltar de pegar um metro, tomar uma cerveja na calçada, e o clima afeta muito o humor, pensei 20 vezes antes de se mudarem, é uma experiencia muito parecida com a de mudar de casa (pra quem vive de aluguel sabe do que to falando) só que 1000x pior pq geralmente é esse processo em outra lingua, outras leis, outro mercado e tudo temperado com aquele preconceito de "vc é imigrante então eu sou melhor que vc"
@jhon6759 Uruguai é o pais mais caro da america do sul, e nao sou eu que falo isso, são dados hahahaha. quanto a profissão sim, se vc tiver um bom emprego pode viver aqui, mas em qq lugar se vc tiver um bom emprego pode viver bem tb
Gostamos desse tipo de video informativo! particularmente eu gostaria de mais videos assim falando sobre as vantagens e desvantagens sobre cada pais. principalmente canada pq é um lugar que muitos brasileiros anseia ir e nada melhor que receber essas informaçoes de pessoas que realmente viveu e vive o dia a dia sendo um estrangeiro. E pra gente que é jovem tira essa visão que a midia fala e mostra de ser tudo bom e vida maravilhosa !! mas eu sinto que falta a parte que as pessoas escondem por sei la... pensar que nao vai atrair o publico por ter coisas ruins e pelo menos no Canal de voces TODOS ELES!! eu sinto a VERDADE! e de certa forma conforta e prepara a minha mente pra dar o proximo passo vamos dizer assim...
Bom, moro em Portugal, sou Farmacêutico e minha esposa tbm, ganhamos 1000 euros cada um. Pagamos 600 euros de aluguel em um T0 na cidade do Porto e gsastamos em media 500 euros de mercado por mês. Luz , agua e telefonia ( internet casa) ficam mais 160 euros por mês. Unico porem é o amigo ai ganhar 2,7k de euros por mês, caso consiga, terá uma vida super tranquila aqui.
Olá, sou um futuro farmacêutico e queria saber se esses 1000€ são de farmácia comunitária ou de outra área? Há perspetiva em ganhar mais na nossa profissão?
@@YoutuBertinho acha que há facilidade em ingressar noutra área, tipo indústria ou hospitalar? Ou realmente ficamos condenados a comunitária? Muito obg por responder
@@tomk4673 tem essa possibilidade sim, mas para hospital tem que estar com diploma reconhecido e ter experiência previa. Para industria só ter experiência previa.
Eu também moro no Canadá, em uma cidade chamada Kelowna. Fica a 5 horas de carro de Vancouver. Ja fui pra lá e não me vejo morando lá kkkk senti um caos parecido com São Paulo (muuuuuuito melhorado, claro). Bom, claro que isso é pessoal… no entanto, acho importante considerar alguns pontos antes de escolherem um novo lugar para morar: -entenda bem sobre sua realidade financeira e o mercado que você está inserido ou quer se inserir. Considerando que a depender do país, sua formação nao “vale nada” e vc acabará tendo que passar por um processo longo ou fazer algum curso diretamente lá. -esteja certo do seu estilo de vida em geral. O que faz você se sentir vivo? Eu amo calor, praia, acampamento… JAMAIS daria certo em cidades que sao muito grandes e geladas/com chuva o tempo todo. Aqui em Kelowna o verão é maravilhoso e a cidade é turística por isso. -Você está preparado para enfrentar a solidão e recomeçar tudo do zero? -O tipo de clima influencia e muito! Kelowna não chove muito, é uma área considerada desértica. A cidade é rodeada de montanhas, é de tamanho medio entao nao é caótico e AMO esse contato com a natureza e todos os lagos que temos aqui. No inverno, não chega a temperaturas tao absurdas como outras cidades mais ao Norte. Aqui chega a fazer tipo -23 graus nos dias mais frios, sendo que outras cidades chegam a mais de -30. Resumindo, pesquise MUITO!!!! Pra mim, ter vindo pro Canadá foi a melhor coisa que ja aconteceu!!! Mais um detalhe: isso de casa-trabalho e vice-versa depende um pouco tambem… aqui as pessoas saem do trabalho e vao pros lagos tomar sol, nadar… vao pra barzinhos, acampam junto durante a semana. Acho que sempre depende do estilo da cidade e das coisas que tem pra fazer.
Gente desculpa mas essa visão de que “não tem vida social” é muito relacionado a sua bolha. Eu moro na Alemanha e eu NÃO curto bares e baladas, então a minha vida por opção é bem ficar em casa mesmo (claro, tenho outros hobbies). Mas se eu quisesse, teria sim chance de sair do trabalho e ir pra barzinho com pessoas, todos os dias. Até mais do que quando eu morava no Brasil
Eu fico de cara como as pessoas falam com tanta autoridade esse tipo de coisa. Parece que só o Brasil tem acesso a saúde e a vida noturna. Realidade que a maioria das pessoas não quer se adaptar a morar fora, quer continuar vivendo em bolha de brasileiros.
Também acho! Na Espanha as pessoas saem todo santo dia, tudo depende de cada país, Europa não é uma coisa só. No Brasil, a maioria das pessoas só saem no fim de semana, trabalhamos muito, às vezes estudamos e trabalhamos. Na minha opinião, aqui onde moro a carga horária é menor, no verão tem sol para cada cabeça, o pessoal é bem animado.
Depende muito do país. Eu moro na Bélgica e além de ser um país depressivo, mercado e restaurante fecha as 7/8 da noite, onde eu moro. De fato, se eu quisesss, não teria como ir pra bar depois do trabalho, inclusive nem energia eu tenho pra sair depois que trabalho. E saúde fora do Brasil é BEM diferente sim. Portugal, por exemplo, é HORRÍVEL! Se no Brasil é ruim, Portugal é mil vezes pior e ainda te atendem com uma má vontade do krl.
@@DaniellyToledo nossa já estive lá Bélgica e achei a vida noturna bem legal, claro que no inverno é diferente, mas quando estive na primavera/outono achei bastante agitada
@@Debora_Jesus cidades grandes, né? porque onde eu moro, não tem nada KKK bruxelas, hasselt, antuérpia, e outras, aí sim tem pessoas novas e tem o que fazer. Eu moro numa cidade pequena perto da Holanda
Moro no Canada na Grande Vancouver e a sensacao de depressao em novembro acontece por um fator fisiologico pra todos essa troca de 8 da manha ta escuro e 4 da tarde escurece da uma bugada... POREM so acha inverno um saco como o Leon falou de casa pro trabalho e trabalho casa quem nao faz NADA e fica pendurado no YT e Netflix olhando pro teto no sofa.. eu comecei a fazer Snowboard ano retrasado e virou a sensacao do inverno, tinha vez que saia do trabalho e ia direto pra montanha pelo menos 3x na semana ou mais (qua,sex, sab) e as vezes ate no domingo pois no comeco parecia impossivel eu aprender e evoluir dentro do esporte..agora o role de sabado eh esse, colocar minha prancha no carro as 11h da manha, fazer snow ate umas 2 da tarde ir almocar e depois round 2 mais 3h-4h de snowboard.. estamos em Agosto AINDA e nao vejo a hora de chegar Agosto, todo mundo que pratica esporte na neve nao ve a HORA de comecar a cair a neve.
4:03 A frase mais importante de todo o vídeo e eu nem preciso ver o resto, pq eu faço parte disso: "Ser imigrante NÃO É FÁCIL" e na minha opinião faz parte da cultura brasileira crescemos acostumados com facilidades e favores dos outros, fora é muito diferente, o famoso DYI Do it Yourself, ou seja, faça você mesmo. Editado: após ver o vídeo, só foi dado conselhos fatídicos sobre morar fora, muito bom o corte! Última vez que fui em emergência aqui no Canadá, passei "somente" 6hs no hospital ;)
Vivi em Portugal 5 anos, ainda vivo só estou a passar um tempo em Inglaterra. Mas com 2700€ de salário pode ficar descansado... Tu pode viver onde quiser e vai viver mt bem !!! O pais é seguro, tem mt opção de laser. O problema em Portugal na minha opinião é a cultura mais fechada, fiz muitos amigos que ficaram na minha vida, mas portugueses foi só um. Se você for solteiro, as garotas normalmente são lindas, mas complicam bastante sua aproximação. (Habitualmente as gringas são mais amigáveis e gostam de fazes amizade, consequêntemente é mais fácil ter uma namorar, se quiser).
Ainda quero fazer um intercâmbio pra Portugal mas vc poderia me recomendar aplicativos para investir em euro pra mim, não passar sufoco morando fora, vale ressaltar mais coisas para morar fora como ex: comida, aluguel, custo de vida, emprego, despesas.
É verdade aqui em Portugal está muito complicado hoje em dia. Preços a aumentar e salários a estagnar, as pessoas que vivem em Portugal estão todas a emigrar para fora do seu próprio país.
Rico com certeza não, mas é mais do que a maioria ganha. Triste que muitos ganham o salário mínimo ou muito próximo disso e mesmo em cargos que no Brasil eles ganham muito, lá eles não ganham tanto assim
Moro no rio, sou mulher,20 anos e optei em ir pro exército ( oficial) o salário é 8,560 e vou ficar aqui, 8 mil aqui da pra viver muito bem, lá fora nem tanto… consigo fazer faculdade depois que me formar e viajar de férias, solteira é mais fácil. Se vocês tiverem a oportunidade escolham concurso público e não virar imigrante cedo
Como muitos já falaram, mudar de país demanda muito mais que uma pessoa que nunca foi para o exterior imagina. Meu conselho para ele seria morar uma curta temporada (3 meses) fora para ter uma ideia de como as coisas funcionam, sem ter que abandonar tudo no Brasil. Eu fiz isso em 2011 com a minha namorada (agora esposa), ficamos 3 meses morando na Alemanha preparando para fazer um mestrado, mas meus trabalhos freelancer cresceram muito no Brasil e preferimos voltar. Em 2017 reavaliamos nossa vida e decidimos tentar novamente, por sorte fui selecionado para um programa de high skilled worker por trabalhar há muitos anos com programação e me deram um visto de 6 meses para procurar emprego diretamente no país. Isso ajudou muito pois em menos de 1 mês já estava empregado. Mas essa é a questão, nós já conhecíamos TUDO aqui, até o bairro que queríamos morar, quanto seria um "bom salário", custos de habitação, transporte e alimentação. Mesmo assim, eu procuro passar o máximo de tempo que posso no Brasil. No meu trabalho atual eu já entrei deixando bem claro minha condição de que ficaria pelo menos 2 meses trabalhando remoto do Brasil todos os anos. Depois que você mora longe, poder estar perto da família é muito bom. Agora com uma filha pequena vejo o quanto é importante pra ela conviver com avós e primos. Esse ano vou conseguir ficar 2 meses e meio, estou muito feliz!
Em relação a saúde BRASIL X EUA… partindo do pressuposto que não dá para contar com o SUS, aqui tu pagarias uns 500 reais por um bom plano de saúde, ou seja, pouco menos da metade de um salário mínimo e nos eua como atendente do McDonald no subemprego precisarias de 1 dia de trabalhar para pagar um bom plano de saúde. Agora tu decide, FIM!
7:45 existe um fenomeno com a sigla SAD (Seasonal affective disorder) q é um tipo de depressão q ocorre justamente em invernos onde as cores predominantes são branco de dia e preto a noite, ou seja, é um efeito que acontece pela falta de cores, pedro loos ja fez um video mt bom sobre psicologia das cores "Por que o MUNDO está ficando menos COLORIDO"
Moro nos eua a 7 anos e cada ano que passa minha depressao nesse lugar só aumenta ! Fiz minha família aqui! Mas morro de saudades do meu Brasil ! Não tem lugar mais saudável falo tanto de comida quanto de saúde mental mesmo ! Aqui não tem lazer ! Tudo é caro demais longe demais ! Ai frio vem e tudo piora mais ainda !
@@michaelnoardo3315 exatamente, eu também tenho essa mesma sensação, a vida aqui em Londres para 1 pessoa sozinha é péssima, você vive em quartos minúsculos, compartilhando casas com estranhos, onde que isso é bom? Acordei para realidade, e não me vejo morando fora se não for para ter uma vida digna, por essas e outras eu sonho em ir para Flórida, tu consegue viver bem, ter uma casa só sua, clima maravilhoso e 7 horas de voo de São Paulo, e quem está em país desse ainda reclama, vai entender.
Portugal está dificil até para os Portugueses nem imagino para quem imigra. 2000€ AQUI! vai ter de ser muito orientado e viver com alguém! No entanto, com essa idade é para proveitar agora e viver a experiência corra bem ou mal!
Nos EUA além de ser muito caro um plano de saúde, não existe um plano que cobre 100%, sempre existe alguma taxa ou porcentagem que você precisa pagar ao ser atendido, algo como a co-participação de alguns planos do Brasil
A ideia é mudar de lugar vai abrir um leque imenso de conhecer pessoas adquirir conhecimento e aumentar os trabalhos e os ganhos é um investimento que vale a pena guivar certos luxo no inicio para poder aprender mais e de que bra você pode até encontrar o amor da sua vida.
15k por mês e quer sair do Brasil? Com certeza mora em SP ou RJ. Sai dessas capitais e vai pra outro lugar. Praia? Nordeste. Serra? Minas. Quer ta perto das grandes capitais? Espirito Santo. Você não quer sair do Brasil, confia.
Concordo com vc, pela remuneração em dólar ele provavelmente trabalha home office. Se ele mudar para um cidade mais de interior, ele vai viver super bem, mas muito bem. Eu sou de passos mg, com um salário de 15k aqui vc vive como rei
Moro no RJ e quando eu era menor eu sonhava em morar em outro país, agora só sonho me mudar para alguma cidade brasileira que você não tenha que pagar um rim pra poder sobreviver todos os dias e tenha qualidade de vida
@@juliacondensada e tá super certa. Aqui temos do clima mais praiano possível ao frio com vinhos, queijos e chocolates. Alguém que recebe esse valor e ainda trabalha homeoffice... é pra conhecer um estado do país a cada mês kk
Com 2mil euros 💶 Eu alugo um quarto com banheiro (casa de banho) . 400/500€ com todas contas pagas 25/40€ de telefone 150€ de mercado 25 € de academia ou ginásio 40 € de transporte ilimitado Olha quanto que sobra 💡
7:15 Baseado em quê? Existem 197 países no mundo, e cada um tem uma diversidade cultural dentro. De onde é que tirou que só no Brasil tem esse tipo de vida?
Gostei das ponderações que fizeram porque eu no lugar desse rapaz ganhando em dólar no Brasil mudaria de estado ou cidade mas não mudaria de país! Mas cada um sabe o que é melhor pra si🙃
Leão e Nilce, 1 - Adoro vocês! 2 - uma observação: moro no centro de Vancouver e aqui eu tenho uma vida bem agitada. Mas é porque moro no centro! Do contrário, é como vocês disseram, não tem essa vida agitada do Brasil. 3 - Sendo assim, galera, pesquisem bastante para onde querem ir. 4 - Por fim galera, sigam todas as dicas que Leão e Nilce deram. São muito boas!
O brasileiro tem Acesso ao PB4 E depois do cartão de residência o brasileiro paga mt barato na farmácia e no hospital. Comparado com quem não tem o cartão de residência. E tbm pode fazer um seguro de saúde por 30€ ou 50€ Não lembro.
Eu que sou introvertida e zero social ia me dar bem indo pra fora 😂😂 o difícil pra mim é deixar meus pais, ainda mais sendo filha única E a alimentação sentiria falta tb, alguns paises tem mercados brasileiros e restaurantes mas mesmo assim ne... É diferente
Minha cidade n é a maior do interior de sp mas tbm n é mais tão pequena, hj em dia um o aluguel é muito caro mas ter um salario de 3000 de boa consegui ter uma vida confortável, morar num bairro seguro e/ou condomínio. Para o brasileiro o melhor é ficar no Brasil. (Obs nao ganho 3k trabalho como jovem aprendiz)
Sobre acesso a saúde pública, discordo em partes, não sei as fontes do Leon, pelo menos na Espanha nunca tive problemas, quando entrei como estudante tive que pagar um convênio privado (a empresa era Adeslas, inclusive uso até hoje). Pagava 260€ ao ano, nunca tive nenhum problema, claro não é maravilhoso, era um convênio normal, atendimento normal nada extraordinário, mas achei melhor que do Brasil, por exemplo. Sobre saude pública na Espanha, imagino que Portugal seja parecido, não é universal, você precisa ter visto de residência permanente no país, ou seja, se você é estudante ou ilegal você não tem acesso, o normal é que se você for trabalhar vai ter um visto de residencia, seja autônomo ou trabalhador de terceiros, etc. Sendo assim, o atendimento público aqui é bem parecido com do Brasil, acho até um pouco mais rápido a questão de fazer exames médicos, quando é algo urgente tipo você tem sintomas de alguma doença grave, aqui rapidinho você faz todos os exames que possa imaginar (experiência própria) até exame de DNA já fiz para saber se eu tinha uma condição genética. Então, minha opinião é baseada na minha vivência, estou a 5 anos aqui, cada experiência é diferente, só dismificar um pouco o que o Leon disse porque Europa são vários países que funcionam de distintas maneiras, é meio errado colocar tudo num saco só, outra coisa também que achei meio controverso é falar exterior mas se referir a América do Norte, são situações e vivências completamente diferentes (quando eles citam a parte sobre vida social, na Espanha pelo menos as pessoas são muitooo sociáveis e saem mais que no Brasil eu diria, porque aqui você trabalha menos horas, consequentemente você disfruta mais o tempo livre)! Espero que meu comentário possa ter solventado alguma dúvida de quem quer vir para cá 😊
Já morei em Portugal 3 anos , acho um péssimo País pra jovem me arrependo muito de ter feito meus filhos passarem a adolescência lá , e não tínhamos nenhum problema financeiro, saíamos pra passear , viajar , etc , mais não existe socialização como no Brasil , impossível ! A cultura é diferente , da pra ter um seguro saúde em Portugal por uns 40,00 euros e te atende ok , se bem que não tem muitos especialistas lá , não é só a grana que conta temos que colocar tudo na balança boa sorte 🍀
em Portugal: 2000 a 3000 dólares dá pra viver bem fora das grandes cidades. O salário mínimo agora cá é pouco mais que 900€ (antes dos descontos). Há famílias q vivem c dois ordenados mínimos (mas nesse caso não é fácil)
Moro na Espanha há 1 ano Pros: Segurança Opções de laser (toda cidade que vc vai é muito bonita) Opções ao ar livre Jeito brasileiro: maioria dos espanhois adora aproveitar a vida: barzinhos, baladas e festas (porém tem que ser em uma cidade maiorzinha), mas é parecido com Brasil nisso Contras: Solidão Preços: depende da cidade, mas um ap pode variar de 500 a 800 euros mês e os custos de contas aumentaram. Sugiro pesquisar em sites que tem esses preços médios Frio: dependendo da cidade, são quase 8 meses de frio
Como você conseguiu ir? Eu realmente estou querendo migrar para fora, Canadá, Eua, Espanha... O problema maior, é a questão de visto, porque trabalhar ilegalmente independente do país, é complicado. Qual dica você poderia compartilhar?
Essa solidão ai eu acho que vale pra qualquer país que tu vai pra fora, vai depender mais de tu tentar socializar fazendo algo coletivo do que o país em si te proporcionar isso.
@@Fenntastix Nós morávamos em Massachusetts, mudamos para New Hampshire há uns 2 anos. Gosto muito mais do q Massachusetts, aqui é muito mais tranquilo. Nós já tínhamos amigos aqui, americanos e brasileiros, e nosso círculo de amizade não aumentou muito. As pessoas são mais fechadas. Mas eu amo!
Eu Moro na Holanda e eles mataram a pau, eu tinha puta salário no Brasil e faz 6 anos de Holanda e pra mim hoje a unica coisa é a segurança de resto Brasil é top. e eu tb tive depressão que eu nunca tive no BR, Saúde tb sinto faltas do Brasil
verdade ! Eu vivo aqui em Portugal., esteja preparado, há aquele rancor ou sei lá o que, ambientes de trabalho de alta dificuldade para convivio.. E esteja preparado para a demora nas documentacoes, porem muitos fazem a escalada. o trampolim . pois ao conseguir a cidadania européia , seram muitas as oportunidades. Um ingles basico já desenrasca senhores, é se jogar , primeiro se preparar um bom curso técnico, em energfias renovaveis, eletrotecnica .. Programacao é iradddooo na irlanda tem maninhos a tirar 7 mil euretas ao mes
2:45 po cara ganha 3k de dólar e ainda teria que dividir casa? na boa acho que não existe lugar emhlor do mundo pra viver bem com essa grana do que no Brasil, aqui esses 3k viram 15 mil reais, da pra viver uma vida de luxo, morar sozinho em uma casa muito boa e bem localizada em uma cidade segura e ter tudo que quer... não me entendam mal eu tenho muito o sonho de morar fora, mas pela experiência conhecer lugares e cultura novas mergulhando nessas culturas e vivendo como um nativo e tal, mas se formos falar de qualidade de vida ai aqui no Brasil por conta da desigualdade social quem ganha um pouco mais vive com muito luxo, e não precisa ser muito não, o cara ai da pergunta com 15k em reais já entra no topo da nossa piramide e ta entre os 3% mais ricos do país, em Portugal ele seria o jovem de 19 anos mais rico do bairro, aqui no brasil ele é mais rico que 97% da população(208 milhões de pessoas)
Exato. Se vc tem um nível de renda alto no Brasil em relação a média do brasileiro, não vale a pena ir p um pais Rico e viver como a media da populaçao da lá. Custo de vida e muito mais alto. A verdade è que o Brasil proporciona mt mais coisa se tu tem grana.
Vou dar minha opinião e espero ajudar, la fora esta difícil e eu acredito mas gente aqui no Brasil pela região de Santos o salario está em média R$ 2000, as coisas estão bem caras e bem perigosa, esses dias roubaram até o vice presidente de Praia Grande. Bom sei que la fora esta difícil, mas aqui está mais, só que realmente la fora são outros costumes, tem que se adaptar e correr atrás do progresso. O SuS é bom mas nao é lá aquelas coisas, bom é cuidar da saúde pra nao precisar de cuidados hospitalares seja lá na gringa ou aqui.
Como o Leon disse, vai viver super bem se fugir das grandes cidades. Moro numa cidade pequena perto de Portugal (na Espanha). Gasto 400€ aluguel de um apartamento bem grande, contas não passam de 200€, supermercado devo gastar uns 500€ como máximo. Vivo com meu marido, ganho 1300€ + bonus variáveis e ele ganha 2500€, sou informática e ele engenheiro. Fazemos várias viagens internacionais por ano, não economizamos com sair e viver a vida, ano que vem vamos dar entrada na nossa casa. Imigração é muito complicado no início, mas depois de 3-4 anos a vida se estabiliza e vc começa a disfrutar as conquistas dos seus esforços 😊
Construi minha casa no centro da minha cidade, próximo à prefeitura, meu portão dorme aberto, já esqueci o carro aberto com o portão aberto. Posso usar o celular de noite na rua, trabalhar na praça. Mesmo no BR, vivo noutra realidade. São Bento do Sapucaí (vizinho de Campos do Jordão).
Tenho 19 anos e optei por não fazer faculdade para poder trabalhar ganhando um pouco mais que o salário mínimo pra daqui 2 anos eu fazer um intercâmbio e depois eu fazer faculdade no país, vocês acham que está valendo a pena?
Rapaz, a sua conta não está fechando. Intercâmbio é caro pra cct e a tendência é que fique mais caro devido ao euro/dólar. Ganhar pouco mais de um salário mínimo (valor hipotético R$.2000) por mês por dois anos vai ter gerar R$48.000 . A não ser que seus pais lhe banquem e que você use todo o seu salário para o seu intercâmbio, esse é um plano falho. E por experiência própria lhe digo que R$50.000 só vai dar pra um intercâmbio de no máximo dois ou três meses. Você já sabe que tipo de intercâmbio quer fazer? Qual país quer ir ou qual faculdade que ingressar? Isso também faz toda a diferença e vc precisa ter as respostas desde agora, não dá pra querer decidir e pesquisar em cima da hora pq assim como no Brasil, você estará concorrendo a vaga com outros candidatos e precisa estar preparado para ser um dos selecionados.
Vida de estrangeiro nao é facil, e uma coisa q tem rolado muito em portugal é o preconceito com brasileiros , coisa q onde eu moro atualmente na polônia eu nao passo. Fora os preços de aluguel em qualquer centro urbano na europa esta impossível, nao se iludam com o preco da internet, pq a briga pra conseguir alugar é ferrenha e pra estrangeiros sempre pedem mais.
2k€ não é muito, a não ser que more num local mais afastado do centro. Nesse caso seria uma vida de classe média Agora 2k em Lisboa vc vai ter que dividir ap ainda
Saí do Brasil pq tinha medo. Tenho dois filhos e minha esposa e eu ganhávamos bem. Conseguíamos ter uma vida boa, nada de luxo mas muito boa. Hj moro em gotemburgo, aqui é diferente, tem suas coisas boas e ruins. Mas o que aprendi morando fora é que você sempre vai ter o paradoxo: "Morar fora é bom, mas é uma merda, mas o Brasil é uma merda, mas é bom!".
@@guilherminhu tudo depende do que você acha pobre! Minha régua pode ser diferente da sua, como pode ser diferente da de outras pessoas. Vivo bem por aqui, não passo necessidade, minha esposa trabalha de freelancer e assim vamos indo. Quando da viajamos pra algum país que tenha passagem barata. Agora se isso é vida de pobre já não sei. 🤷🏻♂️
Uma renda de casa no centro de Lisboa ou no Porto 1000/1500 euros mês... 2000 a 3000 euros dá perfeitamente para viver claro! Agora não acredito que um emigrante produtor de conteúdo chege a Portugal e ganhe 3000 euros... e digo isto com toda a convicção, dificilmente aranjará muito pelo facto de ser emigrande e porque nem a portugueses com curso superior é pago esse valor, o salário andará entre os 1000 e 1500 eur/mês. Mais... não faltam profissionais qualificados em Portugal, não esquecer que Portugal tem mais de 50% da população com estudos superiores e nas camadas mais jovens cerca de 70% possuem qualificações superiores... o que faz de portugal um péssimo país para encontrar empregos qualificados. Abram os olhos....
Eu fico de cara como vocês que moram fora a tanto tempo ficam repetindo bravatas de Twitter sobre plano de saúde nos EUA. Um plano completo aqui com cobertura mundial inclusive(atendimento no Albert Einstein de estiver em SP) sai por 300 dólares mensais. Um plano de saúde bom no Brasil não sai por menos de 500 reais.
eu sinto que eu me daria mt bem vivendo fora simplesmente pq meu estilo de vida sempre foi o da pandemia XD o máximo que eu faço eh ir ao cinema 2x no ano ou juntar uns 3 amigos e jogar jogo d tabuleiro(ou mesmo na steam msm kd um na sua casa), agr o q ia pegar eh alimentação msm, a falta que ia fzr as coisas que tem aki tipo suco de fruta natural ia ser foda...
@@AnyLynn mas eu não sei de onde a galera tira essas coisas de que a comida é “extraterrestre” fora do Brasil ahaha aqui na Alemanha dá pra comer praticamente de tudo que eu comia no Brasil. E suco natural tem em qualquer feirinha de rua ahaha
Leon e Nilce, estou querendo fazer faculdade fora nós Estados Unidos, já estou juntando dinheiro pra ir, pode me dar algumas dicas? Prefiro q a Nilce responda pq ela e sincera kakakakakka
Vivo em Lisboa! Os lugares onde tudo acontece são Lisboa e Porto. A maioria das outras cidades do país tem uma vida muito tranquila, pacata. Pra mim que trabalho com audiovisual, Lisboa é o ideal, mas está ficando cada vez mais cara. Cheguei aqui com quase 2k de € e deu certo, mas tive que correr logo pra arranjar o primeiro emprego que me aparecesse e um quarto pra morar. O maior problema daqui atualmente é arrendamento. Se você não tiver uma rede de contatos, fica muito muito difícil. O acesso a saúde pública aqui é como o SUS, tá congestionado, mas os hospitais tem uma estrutura superior em comparação ao Brasil. Já precisei, fiquei algumas horas esperando, mas fui bem atendido. Também pago um plano de saúde privado pelo meu banco para me sentir mais seguro.
Amigo sei que não tem nada a ver mas preciso perguntar, o seguro que tu usa é vinculado a qual banco? Ja conseguiste usar? Foi fácil? Diga me pq estou na mesma situação, tenho um, precisei recentemente mas nunca consegui usar.
3k de reais no BR é salario médio/bom para cidades pequenas/médias (100k habitantes +-). 3k de dolar vc é rei, ganha o mesmo que engenheiro sênior e médico.
3 mil dólares, e o cara quer ir para Portugal, se ele trabalha em home office a melhor opção não seria cidades brasileiras que são mais seguras e tem um custo de vida melhor no Nordeste/Sul/Centro-Oeste? Ou ir pro sudeste asiático ? Tenho amigos que ganham 4 mil dólares e vivem viajando no sudeste asiático.
Deve ser muito maneiro pagar mais barato em 90% das coisas Mas ficar anos sem poder sair em barzinho com amigos nem que seja pra ver um jogo, trocar papo, ir numa festinha universitária, deve gerar depressao DEMAIS
Aquele negócio né, a grama do vizinho sempre parece mais verde até viver a realidade e ver que na verdade a sua grama era muito mais verde. Um cara com 19 anos recebendo em Dolar querendo sair do Brasil é loucura. Você já esta conseguindo o que muita gente consegue só saindo daqui. Os brasileiros precisam parar de glamurizar o exterior e aproveitar o que temos de bom mas claro nada é perfeito.
Algarve é perfeito pra quem trabalha com turismo e sabe mais de um idioma. Lisboa é pra quem tem trabalho remoto com empresa de outros países, pq depender do salário mínimo é burrada.
@@salsatheonesó que tem outro porém no Algarve, a estimativa de trabalho só é intensa no verão, nas outras estações não tem nada lá. E a maioria que trabalha lá sobe a Lisboa quando não tem turismo no Algarve.
Em Portugal, aluguel é com caução de 3 meses, ou seja, você precisa ter o triplo do aluguel pra dar de cara. Se for morar perto de Lisboa, isso significa ter 3k€ de cara, pelo menos. Mas depois disso, viver com 2k sozinho? É tranquilo! Ainda mais se você for continuar ganhando 2-3k€, aí você está tranquilo demais. Mas se você for chegar aqui e ainda tiver que trabalhar, e for ganhar menos do que isso, então cê vai viver apertado. 1000€ nos arredores das cidades grandes não dá pra nada, você apenas sobrevive. Mas se você topar alugar quarto e tal, viver mais barato, só vai que dá. Vai ser apertado, mas dá.
Portugal a pessoa tem acesso mais barato a alguns bens de consumo, alimentação, etc. mas moradia, saúde, etc é um absurdo. salario mínimo lá só se morar com varias pessoas.
Moro no Canada tb, do outro lado do pais e a depressão em novembro é real.. escurece cedo e vc vem de dias que escurecia as 21h.. complicado pq vem com bastante chuva e frio.. ai no final do inverno a gente sofre tb.. vai ficar bom de nv no meio da primavera.. ai é um sentimento mt estranho de felicidade geral que os dias quentes estão vindo. é aquela maxima em que se diz que não se pode ser feliz sem ter se sentido triste e todo ano esse clima esta ai pra mostrar isso.. porque no Brasil onde o tempo era bom o tempo todo a gente não ve valor.
posso te confirmar que clima acima de 32 graus definitivamente não é bom, isso é totalmente gosto...
Mas te digo q aqui no RS a gnt vive isso em Julho/Agosto. Todo mundo com deficiência de vitamina D, é triste
@@batat0208 de fato.. n é agradavel mesmo e certamente é um gosto individual. É só uma percepção minha mesmo pois nos trinta anos que vivi debaixo de 40 graus eu n me senti depressivo por culpa do calor (talvez a parte social que eles mencionam no video ajude a atenuar isso)
Em que cidade você mora no Canadá? (Curiosidade)
Qual sua profissão? E está feliz no trabalho? Isso influencia também, pois pode estar alterado pelo trabalho, e o clima agrava a situação.
@@Vander.30 Certamente há varios fatores que colaboram ou não com essa percepção. A gente aprende a conviver com o inverno e ver o lado bom dela com os esportes no exterior e eventos pela cidade mas o que me refiro aqui é ao sentimento geral de todos, nativos ou não, de que o inicio do inverno é dificil e que vitamina D é importante. (A musica ‘November Rain’ chama assim por esse motivo)
Respondendo a sua pergunta, moro em Québec/QC e trabalho com TI
moro em Montevideo e confirmo, imigrar não é facil, vim a trabalho e NUNCA achei que ia sentir faltar de pegar um metro, tomar uma cerveja na calçada, e o clima afeta muito o humor, pensei 20 vezes antes de se mudarem, é uma experiencia muito parecida com a de mudar de casa (pra quem vive de aluguel sabe do que to falando) só que 1000x pior pq geralmente é esse processo em outra lingua, outras leis, outro mercado e tudo temperado com aquele preconceito de "vc é imigrante então eu sou melhor que vc"
Você acha a montevidéo uma cidade cara pra viver? E tipo, você acha que da pra viver bem ai dependendo da profissão
@jhon6759 Uruguai é o pais mais caro da america do sul, e nao sou eu que falo isso, são dados hahahaha. quanto a profissão sim, se vc tiver um bom emprego pode viver aqui, mas em qq lugar se vc tiver um bom emprego pode viver bem tb
Gostamos desse tipo de video informativo! particularmente eu gostaria de mais videos assim falando sobre as vantagens e desvantagens sobre cada pais.
principalmente canada pq é um lugar que muitos brasileiros anseia ir e nada melhor que receber essas informaçoes de pessoas que realmente viveu e vive o dia a dia sendo um estrangeiro. E pra gente que é jovem tira essa visão que a midia fala e mostra de ser tudo bom e vida maravilhosa !! mas eu sinto que falta a parte que as pessoas escondem por sei la... pensar que nao vai atrair o publico por ter coisas ruins e pelo menos no Canal de voces TODOS ELES!! eu sinto a VERDADE! e de certa forma conforta e prepara a minha mente pra dar o proximo passo vamos dizer assim...
Bom, moro em Portugal, sou Farmacêutico e minha esposa tbm, ganhamos 1000 euros cada um. Pagamos 600 euros de aluguel em um T0 na cidade do Porto e gsastamos em media 500 euros de mercado por mês. Luz , agua e telefonia ( internet casa) ficam mais 160 euros por mês.
Unico porem é o amigo ai ganhar 2,7k de euros por mês, caso consiga, terá uma vida super tranquila aqui.
Olá, sou um futuro farmacêutico e queria saber se esses 1000€ são de farmácia comunitária ou de outra área? Há perspetiva em ganhar mais na nossa profissão?
@@tomk4673 Farmácia comunitaria. O salario medio gira em torno de 1200 euros e como diretor técnico o piso é 1800 euros.
@@YoutuBertinho acha que há facilidade em ingressar noutra área, tipo indústria ou hospitalar? Ou realmente ficamos condenados a comunitária? Muito obg por responder
@@tomk4673 tem essa possibilidade sim, mas para hospital tem que estar com diploma reconhecido e ter experiência previa. Para industria só ter experiência previa.
um T0 não é um pouco apertado?
Nilce: super inteligente e sempre muito realista e ponderada!!!! Parabéns!!!!
Cheguei na hora certa. Vou lavar louça e tem vídeo novo
Eu também moro no Canadá, em uma cidade chamada Kelowna. Fica a 5 horas de carro de Vancouver. Ja fui pra lá e não me vejo morando lá kkkk senti um caos parecido com São Paulo (muuuuuuito melhorado, claro).
Bom, claro que isso é pessoal… no entanto, acho importante considerar alguns pontos antes de escolherem um novo lugar para morar:
-entenda bem sobre sua realidade financeira e o mercado que você está inserido ou quer se inserir. Considerando que a depender do país, sua formação nao “vale nada” e vc acabará tendo que passar por um processo longo ou fazer algum curso diretamente lá.
-esteja certo do seu estilo de vida em geral. O que faz você se sentir vivo? Eu amo calor, praia, acampamento… JAMAIS daria certo em cidades que sao muito grandes e geladas/com chuva o tempo todo. Aqui em Kelowna o verão é maravilhoso e a cidade é turística por isso.
-Você está preparado para enfrentar a solidão e recomeçar tudo do zero?
-O tipo de clima influencia e muito! Kelowna não chove muito, é uma área considerada desértica. A cidade é rodeada de montanhas, é de tamanho medio entao nao é caótico e AMO esse contato com a natureza e todos os lagos que temos aqui. No inverno, não chega a temperaturas tao absurdas como outras cidades mais ao Norte. Aqui chega a fazer tipo -23 graus nos dias mais frios, sendo que outras cidades chegam a mais de -30.
Resumindo, pesquise MUITO!!!! Pra mim, ter vindo pro Canadá foi a melhor coisa que ja aconteceu!!!
Mais um detalhe: isso de casa-trabalho e vice-versa depende um pouco tambem… aqui as pessoas saem do trabalho e vao pros lagos tomar sol, nadar… vao pra barzinhos, acampam junto durante a semana. Acho que sempre depende do estilo da cidade e das coisas que tem pra fazer.
Tem outras cidades aí no Canadá com esses pontos positivos de Kelowna? Adorei saber que existem opções com temperatura mais amena!
@@Giovanna-s8z pesquisei no Google Maps e que cidade linda
Gostei de tudo que você disse, é você escreve bem de mais
Gente desculpa mas essa visão de que “não tem vida social” é muito relacionado a sua bolha. Eu moro na Alemanha e eu NÃO curto bares e baladas, então a minha vida por opção é bem ficar em casa mesmo (claro, tenho outros hobbies). Mas se eu quisesse, teria sim chance de sair do trabalho e ir pra barzinho com pessoas, todos os dias. Até mais do que quando eu morava no Brasil
Eu fico de cara como as pessoas falam com tanta autoridade esse tipo de coisa. Parece que só o Brasil tem acesso a saúde e a vida noturna. Realidade que a maioria das pessoas não quer se adaptar a morar fora, quer continuar vivendo em bolha de brasileiros.
Também acho! Na Espanha as pessoas saem todo santo dia, tudo depende de cada país, Europa não é uma coisa só. No Brasil, a maioria das pessoas só saem no fim de semana, trabalhamos muito, às vezes estudamos e trabalhamos. Na minha opinião, aqui onde moro a carga horária é menor, no verão tem sol para cada cabeça, o pessoal é bem animado.
Depende muito do país. Eu moro na Bélgica e além de ser um país depressivo, mercado e restaurante fecha as 7/8 da noite, onde eu moro. De fato, se eu quisesss, não teria como ir pra bar depois do trabalho, inclusive nem energia eu tenho pra sair depois que trabalho. E saúde fora do Brasil é BEM diferente sim. Portugal, por exemplo, é HORRÍVEL! Se no Brasil é ruim, Portugal é mil vezes pior e ainda te atendem com uma má vontade do krl.
@@DaniellyToledo nossa já estive lá Bélgica e achei a vida noturna bem legal, claro que no inverno é diferente, mas quando estive na primavera/outono achei bastante agitada
@@Debora_Jesus cidades grandes, né? porque onde eu moro, não tem nada KKK bruxelas, hasselt, antuérpia, e outras, aí sim tem pessoas novas e tem o que fazer. Eu moro numa cidade pequena perto da Holanda
Moro no Canada na Grande Vancouver e a sensacao de depressao em novembro acontece por um fator fisiologico pra todos essa troca de 8 da manha ta escuro e 4 da tarde escurece da uma bugada... POREM so acha inverno um saco como o Leon falou de casa pro trabalho e trabalho casa quem nao faz NADA e fica pendurado no YT e Netflix olhando pro teto no sofa.. eu comecei a fazer Snowboard ano retrasado e virou a sensacao do inverno, tinha vez que saia do trabalho e ia direto pra montanha pelo menos 3x na semana ou mais (qua,sex, sab) e as vezes ate no domingo pois no comeco parecia impossivel eu aprender e evoluir dentro do esporte..agora o role de sabado eh esse, colocar minha prancha no carro as 11h da manha, fazer snow ate umas 2 da tarde ir almocar e depois round 2 mais 3h-4h de snowboard.. estamos em Agosto AINDA e nao vejo a hora de chegar Agosto, todo mundo que pratica esporte na neve nao ve a HORA de comecar a cair a neve.
4:03 A frase mais importante de todo o vídeo e eu nem preciso ver o resto, pq eu faço parte disso: "Ser imigrante NÃO É FÁCIL" e na minha opinião faz parte da cultura brasileira crescemos acostumados com facilidades e favores dos outros, fora é muito diferente, o famoso DYI Do it Yourself, ou seja, faça você mesmo.
Editado: após ver o vídeo, só foi dado conselhos fatídicos sobre morar fora, muito bom o corte! Última vez que fui em emergência aqui no Canadá, passei "somente" 6hs no hospital ;)
Vivi em Portugal 5 anos, ainda vivo só estou a passar um tempo em Inglaterra. Mas com 2700€ de salário pode ficar descansado... Tu pode viver onde quiser e vai viver mt bem !!!
O pais é seguro, tem mt opção de laser.
O problema em Portugal na minha opinião é a cultura mais fechada, fiz muitos amigos que ficaram na minha vida, mas portugueses foi só um.
Se você for solteiro, as garotas normalmente são lindas, mas complicam bastante sua aproximação. (Habitualmente as gringas são mais amigáveis e gostam de fazes amizade, consequêntemente é mais fácil ter uma namorar, se quiser).
Ainda quero fazer um intercâmbio pra Portugal mas vc poderia me recomendar aplicativos para investir em euro pra mim, não passar sufoco morando fora, vale ressaltar mais coisas para morar fora como ex: comida, aluguel, custo de vida, emprego, despesas.
Não está rico com 2000€ nos dias de hoje em Portugal não dá para muito , as coisas estas super caras . Cuidado
IA 2000 não da pra nada
É verdade aqui em Portugal está muito complicado hoje em dia.
Preços a aumentar e salários a estagnar, as pessoas que vivem em Portugal estão todas a emigrar para fora do seu próprio país.
E é preciso ver se o salário oferecido pela empresa sequer chega aos 2000€
Lisboa não.
Rico com certeza não, mas é mais do que a maioria ganha. Triste que muitos ganham o salário mínimo ou muito próximo disso e mesmo em cargos que no Brasil eles ganham muito, lá eles não ganham tanto assim
Moro no rio, sou mulher,20 anos e optei em ir pro exército ( oficial) o salário é 8,560 e vou ficar aqui, 8 mil aqui da pra viver muito bem, lá fora nem tanto… consigo fazer faculdade depois que me formar e viajar de férias, solteira é mais fácil. Se vocês tiverem a oportunidade escolham concurso público e não virar imigrante cedo
Quem ta fora quer entrar e quem ta dentro quer sair. Pense bem
é facil pra quem vem de mora querer entrar aqui
ganhando em dólar/euro e gastando em real até eu
Portugal não existe inverno com neve, é um dos lugares mais quentes da Europa.. ❤
Acho que escolhi a cidade certa. Em Montreal a cultura de ir pra festival, ficar na rua, e curtir mesmo no inverno, faz toda a diferença
Como muitos já falaram, mudar de país demanda muito mais que uma pessoa que nunca foi para o exterior imagina.
Meu conselho para ele seria morar uma curta temporada (3 meses) fora para ter uma ideia de como as coisas funcionam, sem ter que abandonar tudo no Brasil. Eu fiz isso em 2011 com a minha namorada (agora esposa), ficamos 3 meses morando na Alemanha preparando para fazer um mestrado, mas meus trabalhos freelancer cresceram muito no Brasil e preferimos voltar.
Em 2017 reavaliamos nossa vida e decidimos tentar novamente, por sorte fui selecionado para um programa de high skilled worker por trabalhar há muitos anos com programação e me deram um visto de 6 meses para procurar emprego diretamente no país. Isso ajudou muito pois em menos de 1 mês já estava empregado. Mas essa é a questão, nós já conhecíamos TUDO aqui, até o bairro que queríamos morar, quanto seria um "bom salário", custos de habitação, transporte e alimentação.
Mesmo assim, eu procuro passar o máximo de tempo que posso no Brasil. No meu trabalho atual eu já entrei deixando bem claro minha condição de que ficaria pelo menos 2 meses trabalhando remoto do Brasil todos os anos. Depois que você mora longe, poder estar perto da família é muito bom. Agora com uma filha pequena vejo o quanto é importante pra ela conviver com avós e primos. Esse ano vou conseguir ficar 2 meses e meio, estou muito feliz!
15k no br? Eu ficava aki
Caralho, com essa grana o cara pode viajar 2x no ano pra fora morando na praia.
Ele n ta indo pela grana mas pela experiencia de morar fora
Em relação a saúde BRASIL X EUA… partindo do pressuposto que não dá para contar com o SUS, aqui tu pagarias uns 500 reais por um bom plano de saúde, ou seja, pouco menos da metade de um salário mínimo e nos eua como atendente do McDonald no subemprego precisarias de 1 dia de trabalhar para pagar um bom plano de saúde. Agora tu decide, FIM!
7:45 existe um fenomeno com a sigla SAD (Seasonal affective disorder) q é um tipo de depressão q ocorre justamente em invernos onde as cores predominantes são branco de dia e preto a noite, ou seja, é um efeito que acontece pela falta de cores, pedro loos ja fez um video mt bom sobre psicologia das cores "Por que o MUNDO está ficando menos COLORIDO"
Muito obrigado pelo conteúdo
Moro nos eua a 7 anos e cada ano que passa minha depressao nesse lugar só aumenta ! Fiz minha família aqui! Mas morro de saudades do meu Brasil ! Não tem lugar mais saudável falo tanto de comida quanto de saúde mental mesmo ! Aqui não tem lazer ! Tudo é caro demais longe demais ! Ai frio vem e tudo piora mais ainda !
Escolhe estado errado, da nisso
vc tem razão mas EUA é grande acho q vc tem chances de achar algo
Estados Unidos tu tem opção de ir para o sul e ter verão o ano inteiro, o ruim é aqui na Inglaterra que é um clima depressivo e não tem outro clima
@@gabrielmendesmazer eu tb achava que UK ou Norte da Europa era um bom negócio, mas hoje vejo a vida passar e parece q nao estou vivendo ela
@@michaelnoardo3315 exatamente, eu também tenho essa mesma sensação, a vida aqui em Londres para 1 pessoa sozinha é péssima, você vive em quartos minúsculos, compartilhando casas com estranhos, onde que isso é bom? Acordei para realidade, e não me vejo morando fora se não for para ter uma vida digna, por essas e outras eu sonho em ir para Flórida, tu consegue viver bem, ter uma casa só sua, clima maravilhoso e 7 horas de voo de São Paulo, e quem está em país desse ainda reclama, vai entender.
Em portugal com 23 anos eu ganho 1.3k euros por mês como programador, vivendo no interior. Se vive bem se vc estiver alugando um quarto
Portugal está dificil até para os Portugueses nem imagino para quem imigra. 2000€ AQUI! vai ter de ser muito orientado e viver com alguém! No entanto, com essa idade é para proveitar agora e viver a experiência corra bem ou mal!
Parabéns, excelente conteúdo!!!
Nos EUA além de ser muito caro um plano de saúde, não existe um plano que cobre 100%, sempre existe alguma taxa ou porcentagem que você precisa pagar ao ser atendido, algo como a co-participação de alguns planos do Brasil
Até existe mas você depende de conseguir um emprego que te ofereça um seguro desses 💀
Meu marido americano tem o plano da empresa que cobre 💯isto é muito bom, e cheque dele é descontado tipo $ 40 para os dois.
Amo esse estilo de vídeo
A ideia é mudar de lugar vai abrir um leque imenso de conhecer pessoas adquirir conhecimento e aumentar os trabalhos e os ganhos é um investimento que vale a pena guivar certos luxo no inicio para poder aprender mais e de que bra você pode até encontrar o amor da sua vida.
A risada da nilce é a melhor kakakakakakak
Nilce falou tudo e bonito, parabéns
Moro em cabo frio a 20 anos não tem assalto, ando de madrugada com a esposa na rua bebendo vários perrengo. Bom demais interior
15k por mês e quer sair do Brasil? Com certeza mora em SP ou RJ. Sai dessas capitais e vai pra outro lugar. Praia? Nordeste. Serra? Minas. Quer ta perto das grandes capitais? Espirito Santo.
Você não quer sair do Brasil, confia.
Concordo com vc, pela remuneração em dólar ele provavelmente trabalha home office. Se ele mudar para um cidade mais de interior, ele vai viver super bem, mas muito bem. Eu sou de passos mg, com um salário de 15k aqui vc vive como rei
Gostei dessas sugestões, muito boas. Espirito Santo é um lugar bom, será?
@@victorwagner8534 é sim, só é meio esquecidinho mesmo
Moro no RJ e quando eu era menor eu sonhava em morar em outro país, agora só sonho me mudar para alguma cidade brasileira que você não tenha que pagar um rim pra poder sobreviver todos os dias e tenha qualidade de vida
@@juliacondensada e tá super certa. Aqui temos do clima mais praiano possível ao frio com vinhos, queijos e chocolates. Alguém que recebe esse valor e ainda trabalha homeoffice... é pra conhecer um estado do país a cada mês kk
Jesus te ama Leon e Nilce❤
Com 2mil euros 💶
Eu alugo um quarto com banheiro (casa de banho) .
400/500€ com todas contas pagas
25/40€ de telefone
150€ de mercado
25 € de academia ou ginásio
40 € de transporte ilimitado
Olha quanto que sobra 💡
7:15
Baseado em quê? Existem 197 países no mundo, e cada um tem uma diversidade cultural dentro. De onde é que tirou que só no Brasil tem esse tipo de vida?
Gostei das ponderações que fizeram porque eu no lugar desse rapaz ganhando em dólar no Brasil mudaria de estado ou cidade mas não mudaria de país! Mas cada um sabe o que é melhor pra si🙃
9:50 pago R$150 por mês pra ter um plano médico coletivo, já fiz vários exames, cirurgia, consultas, colonoscopia, sem pagar nenhum adicional.
Leão e Nilce,
1 - Adoro vocês!
2 - uma observação: moro no centro de Vancouver e aqui eu tenho uma vida bem agitada. Mas é porque moro no centro! Do contrário, é como vocês disseram, não tem essa vida agitada do Brasil.
3 - Sendo assim, galera, pesquisem bastante para onde querem ir.
4 - Por fim galera, sigam todas as dicas que Leão e Nilce deram. São muito boas!
O brasileiro tem Acesso ao PB4
E depois do cartão de residência o brasileiro paga mt barato na farmácia e no hospital.
Comparado com quem não tem o cartão de residência.
E tbm pode fazer um seguro de saúde por 30€ ou 50€
Não lembro.
Eu que sou introvertida e zero social ia me dar bem indo pra fora 😂😂 o difícil pra mim é deixar meus pais, ainda mais sendo filha única
E a alimentação sentiria falta tb, alguns paises tem mercados brasileiros e restaurantes mas mesmo assim ne... É diferente
To a mais de 1 ano esperando consulta com oftalmologista pelo SUS... Mesma coisa q nd, se fosse urgente tinha morrido
Minha cidade n é a maior do interior de sp mas tbm n é mais tão pequena, hj em dia um o aluguel é muito caro mas ter um salario de 3000 de boa consegui ter uma vida confortável, morar num bairro seguro e/ou condomínio. Para o brasileiro o melhor é ficar no Brasil. (Obs nao ganho 3k trabalho como jovem aprendiz)
Nilce sendo uma mãe, obrigado mãe nilce
Sobre acesso a saúde pública, discordo em partes, não sei as fontes do Leon, pelo menos na Espanha nunca tive problemas, quando entrei como estudante tive que pagar um convênio privado (a empresa era Adeslas, inclusive uso até hoje). Pagava 260€ ao ano, nunca tive nenhum problema, claro não é maravilhoso, era um convênio normal, atendimento normal nada extraordinário, mas achei melhor que do Brasil, por exemplo. Sobre saude pública na Espanha, imagino que Portugal seja parecido, não é universal, você precisa ter visto de residência permanente no país, ou seja, se você é estudante ou ilegal você não tem acesso, o normal é que se você for trabalhar vai ter um visto de residencia, seja autônomo ou trabalhador de terceiros, etc. Sendo assim, o atendimento público aqui é bem parecido com do Brasil, acho até um pouco mais rápido a questão de fazer exames médicos, quando é algo urgente tipo você tem sintomas de alguma doença grave, aqui rapidinho você faz todos os exames que possa imaginar (experiência própria) até exame de DNA já fiz para saber se eu tinha uma condição genética. Então, minha opinião é baseada na minha vivência, estou a 5 anos aqui, cada experiência é diferente, só dismificar um pouco o que o Leon disse porque Europa são vários países que funcionam de distintas maneiras, é meio errado colocar tudo num saco só, outra coisa também que achei meio controverso é falar exterior mas se referir a América do Norte, são situações e vivências completamente diferentes (quando eles citam a parte sobre vida social, na Espanha pelo menos as pessoas são muitooo sociáveis e saem mais que no Brasil eu diria, porque aqui você trabalha menos horas, consequentemente você disfruta mais o tempo livre)! Espero que meu comentário possa ter solventado alguma dúvida de quem quer vir para cá 😊
Já morei em Portugal 3 anos , acho um péssimo País pra jovem me arrependo muito de ter feito meus filhos passarem a adolescência lá , e não tínhamos nenhum problema financeiro, saíamos pra passear , viajar , etc , mais não existe socialização como no Brasil , impossível ! A cultura é diferente , da pra ter um seguro saúde em Portugal por uns 40,00 euros e te atende ok , se bem que não tem muitos especialistas lá , não é só a grana que conta temos que colocar tudo na balança boa sorte 🍀
em Portugal:
2000 a 3000 dólares dá pra viver bem fora das grandes cidades. O salário mínimo agora cá é pouco mais que 900€ (antes dos descontos). Há famílias q vivem c dois ordenados mínimos (mas nesse caso não é fácil)
No algarve no geral é muito caro, mas dá pra viver sozinho com esse salário, mas não sobra muito
Muito bom conteudo !
Gente! Dá para viver bem sim com esse salário em Portugal. 🎉
Fiquei com pena de Nilce😢 eu ja passei pelo que ela falou, sobre dias cinzas e chuvosos
Moro na Espanha há 1 ano
Pros:
Segurança
Opções de laser (toda cidade que vc vai é muito bonita)
Opções ao ar livre
Jeito brasileiro: maioria dos espanhois adora aproveitar a vida: barzinhos, baladas e festas (porém tem que ser em uma cidade maiorzinha), mas é parecido com Brasil nisso
Contras:
Solidão
Preços: depende da cidade, mas um ap pode variar de 500 a 800 euros mês e os custos de contas aumentaram. Sugiro pesquisar em sites que tem esses preços médios
Frio: dependendo da cidade, são quase 8 meses de frio
Como você conseguiu ir? Eu realmente estou querendo migrar para fora, Canadá, Eua, Espanha... O problema maior, é a questão de visto, porque trabalhar ilegalmente independente do país, é complicado. Qual dica você poderia compartilhar?
Essa solidão ai eu acho que vale pra qualquer país que tu vai pra fora, vai depender mais de tu tentar socializar fazendo algo coletivo do que o país em si te proporcionar isso.
Mano, vai morar Em Balneário Camboriú! Resolvido o seu problema!
Moro em New Hampshire US desde 2018… e senti cada palavra q a Nilce falou. É punk mesmo!
Como é morar aí? Fiquei de olho nesse lugar a meses, já fez umas amizades?
@@Fenntastix Nós morávamos em Massachusetts, mudamos para New Hampshire há uns 2 anos. Gosto muito mais do q Massachusetts, aqui é muito mais tranquilo. Nós já tínhamos amigos aqui, americanos e brasileiros, e nosso círculo de amizade não aumentou muito. As pessoas são mais fechadas. Mas eu amo!
Em Portugal pago seguro saúde e são 33€ e fica com valor bem reduzido o privado. 👍🏻
Tem uti incluido? 🤡
@@glaupes2111 tem.
Eu Moro na Holanda e eles mataram a pau, eu tinha puta salário no Brasil e faz 6 anos de Holanda e pra mim hoje a unica coisa é a segurança de resto Brasil é top.
e eu tb tive depressão que eu nunca tive no BR, Saúde tb sinto faltas do Brasil
Se apreciares a solitude, não terás problema com solidão. Requeire um alto conhecimento.
verdade ! Eu vivo aqui em Portugal., esteja preparado, há aquele rancor ou sei lá o que, ambientes de trabalho de alta dificuldade para convivio.. E esteja preparado para a demora nas documentacoes, porem muitos fazem a escalada. o trampolim . pois ao conseguir a cidadania européia , seram muitas as oportunidades. Um ingles basico já desenrasca senhores, é se jogar , primeiro se preparar um bom curso técnico, em energfias renovaveis, eletrotecnica .. Programacao é iradddooo na irlanda tem maninhos a tirar 7 mil euretas ao mes
2:45 po cara ganha 3k de dólar e ainda teria que dividir casa? na boa acho que não existe lugar emhlor do mundo pra viver bem com essa grana do que no Brasil, aqui esses 3k viram 15 mil reais, da pra viver uma vida de luxo, morar sozinho em uma casa muito boa e bem localizada em uma cidade segura e ter tudo que quer... não me entendam mal eu tenho muito o sonho de morar fora, mas pela experiência conhecer lugares e cultura novas mergulhando nessas culturas e vivendo como um nativo e tal, mas se formos falar de qualidade de vida ai aqui no Brasil por conta da desigualdade social quem ganha um pouco mais vive com muito luxo, e não precisa ser muito não, o cara ai da pergunta com 15k em reais já entra no topo da nossa piramide e ta entre os 3% mais ricos do país, em Portugal ele seria o jovem de 19 anos mais rico do bairro, aqui no brasil ele é mais rico que 97% da população(208 milhões de pessoas)
Exato. Se vc tem um nível de renda alto no Brasil em relação a média do brasileiro, não vale a pena ir p um pais Rico e viver como a media da populaçao da lá. Custo de vida e muito mais alto. A verdade è que o Brasil proporciona mt mais coisa se tu tem grana.
Vou dar minha opinião e espero ajudar, la fora esta difícil e eu acredito mas gente aqui no Brasil pela região de Santos o salario está em média R$ 2000, as coisas estão bem caras e bem perigosa, esses dias roubaram até o vice presidente de Praia Grande. Bom sei que la fora esta difícil, mas aqui está mais, só que realmente la fora são outros costumes, tem que se adaptar e correr atrás do progresso. O SuS é bom mas nao é lá aquelas coisas, bom é cuidar da saúde pra nao precisar de cuidados hospitalares seja lá na gringa ou aqui.
Como o Leon disse, vai viver super bem se fugir das grandes cidades. Moro numa cidade pequena perto de Portugal (na Espanha). Gasto 400€ aluguel de um apartamento bem grande, contas não passam de 200€, supermercado devo gastar uns 500€ como máximo. Vivo com meu marido, ganho 1300€ + bonus variáveis e ele ganha 2500€, sou informática e ele engenheiro. Fazemos várias viagens internacionais por ano, não economizamos com sair e viver a vida, ano que vem vamos dar entrada na nossa casa. Imigração é muito complicado no início, mas depois de 3-4 anos a vida se estabiliza e vc começa a disfrutar as conquistas dos seus esforços 😊
Minha mãe está se planejando para mudar para Espanha, qual é o nome dessa cidade?
@@Jesssantos24 no caso moro em Salamanca, mas a Espanha está cheia de cidades pequenas, são poucas cidades grandes
caraca, faz anos que não vejo nada deles e a nilce esta uma senhorinha kkkk
Interior é muito barato, o supermercado é barato, mais em conta que Brasil. Um café em média são 70 cêntimos de euros.
Tem site que você digita o nome da cidade e ele te mostra todos os custos pra você analisar.
Construi minha casa no centro da minha cidade, próximo à prefeitura, meu portão dorme aberto, já esqueci o carro aberto com o portão aberto. Posso usar o celular de noite na rua, trabalhar na praça. Mesmo no BR, vivo noutra realidade. São Bento do Sapucaí (vizinho de Campos do Jordão).
Vida social é o que mais tem na Europa.
EU VOU MUDAR DE PAIS SIM.
LEVA EU LEON PRA O CANADA
Tenho 19 anos e optei por não fazer faculdade para poder trabalhar ganhando um pouco mais que o salário mínimo pra daqui 2 anos eu fazer um intercâmbio e depois eu fazer faculdade no país, vocês acham que está valendo a pena?
up
Rapaz, a sua conta não está fechando. Intercâmbio é caro pra cct e a tendência é que fique mais caro devido ao euro/dólar. Ganhar pouco mais de um salário mínimo (valor hipotético R$.2000) por mês por dois anos vai ter gerar R$48.000 . A não ser que seus pais lhe banquem e que você use todo o seu salário para o seu intercâmbio, esse é um plano falho. E por experiência própria lhe digo que R$50.000 só vai dar pra um intercâmbio de no máximo dois ou três meses. Você já sabe que tipo de intercâmbio quer fazer? Qual país quer ir ou qual faculdade que ingressar? Isso também faz toda a diferença e vc precisa ter as respostas desde agora, não dá pra querer decidir e pesquisar em cima da hora pq assim como no Brasil, você estará concorrendo a vaga com outros candidatos e precisa estar preparado para ser um dos selecionados.
Vida de estrangeiro nao é facil, e uma coisa q tem rolado muito em portugal é o preconceito com brasileiros , coisa q onde eu moro atualmente na polônia eu nao passo. Fora os preços de aluguel em qualquer centro urbano na europa esta impossível, nao se iludam com o preco da internet, pq a briga pra conseguir alugar é ferrenha e pra estrangeiros sempre pedem mais.
2k€ não é muito, a não ser que more num local mais afastado do centro. Nesse caso seria uma vida de classe média
Agora 2k em Lisboa vc vai ter que dividir ap ainda
Curiosidade: Na época do vídeo, 1 real dava 5,88... hoje 1 real dá 172 pesos! Inflação CABULOSA
Saí do Brasil pq tinha medo. Tenho dois filhos e minha esposa e eu ganhávamos bem. Conseguíamos ter uma vida boa, nada de luxo mas muito boa. Hj moro em gotemburgo, aqui é diferente, tem suas coisas boas e ruins. Mas o que aprendi morando fora é que você sempre vai ter o paradoxo: "Morar fora é bom, mas é uma merda, mas o Brasil é uma merda, mas é bom!".
Como ficou sua situação econômica aí? Empobreceu ou já recuperou o mesmo nível de vida?
@@guilherminhu tudo depende do que você acha pobre! Minha régua pode ser diferente da sua, como pode ser diferente da de outras pessoas. Vivo bem por aqui, não passo necessidade, minha esposa trabalha de freelancer e assim vamos indo. Quando da viajamos pra algum país que tenha passagem barata. Agora se isso é vida de pobre já não sei. 🤷🏻♂️
Os que reclamam por estar fora, reclamam mas não voltam. Ou seja, qualquer que seja a variável vale a troca. Experiência própria.
Realmente n deve ser fácil, a Nilce mesmo establizada agora esta tremendo em cima da cadeira. uasus
Uma renda de casa no centro de Lisboa ou no Porto 1000/1500 euros mês... 2000 a 3000 euros dá perfeitamente para viver claro!
Agora não acredito que um emigrante produtor de conteúdo chege a Portugal e ganhe 3000 euros... e digo isto com toda a convicção, dificilmente aranjará muito pelo facto de ser emigrande e porque nem a portugueses com curso superior é pago esse valor, o salário andará entre os 1000 e 1500 eur/mês.
Mais... não faltam profissionais qualificados em Portugal, não esquecer que Portugal tem mais de 50% da população com estudos superiores e nas camadas mais jovens cerca de 70% possuem qualificações superiores... o que faz de portugal um péssimo país para encontrar empregos qualificados.
Abram os olhos....
Eu super entendo, meu dia só começa depois que eu vejo o sol. Não consigo viver sem sol
Literalmente, pois não existiria a vida sem o sol.
Eu fico de cara como vocês que moram fora a tanto tempo ficam repetindo bravatas de Twitter sobre plano de saúde nos EUA. Um plano completo aqui com cobertura mundial inclusive(atendimento no Albert Einstein de estiver em SP) sai por 300 dólares mensais. Um plano de saúde bom no Brasil não sai por menos de 500 reais.
Eu to nessa fase de aprender a lidar com solidão e olhe que sou bem caseira ja rs. Mas a solidão bate as vezes
São Paulo hoje é uma das capitais mais seguras do Brasil, o número de homicídios em capitais do Nordeste é dezenas de vezes maior
eu sinto que eu me daria mt bem vivendo fora simplesmente pq meu estilo de vida sempre foi o da pandemia XD o máximo que eu faço eh ir ao cinema 2x no ano ou juntar uns 3 amigos e jogar jogo d tabuleiro(ou mesmo na steam msm kd um na sua casa), agr o q ia pegar eh alimentação msm, a falta que ia fzr as coisas que tem aki tipo suco de fruta natural ia ser foda...
@@AnyLynn mas eu não sei de onde a galera tira essas coisas de que a comida é “extraterrestre” fora do Brasil ahaha aqui na Alemanha dá pra comer praticamente de tudo que eu comia no Brasil. E suco natural tem em qualquer feirinha de rua ahaha
Leon e Nilce, estou querendo fazer faculdade fora nós Estados Unidos, já estou juntando dinheiro pra ir, pode me dar algumas dicas? Prefiro q a Nilce responda pq ela e sincera kakakakakka
Krai a Nilce lançou o papo reto em 4:12
Vivo em Lisboa! Os lugares onde tudo acontece são Lisboa e Porto. A maioria das outras cidades do país tem uma vida muito tranquila, pacata. Pra mim que trabalho com audiovisual, Lisboa é o ideal, mas está ficando cada vez mais cara. Cheguei aqui com quase 2k de € e deu certo, mas tive que correr logo pra arranjar o primeiro emprego que me aparecesse e um quarto pra morar. O maior problema daqui atualmente é arrendamento. Se você não tiver uma rede de contatos, fica muito muito difícil. O acesso a saúde pública aqui é como o SUS, tá congestionado, mas os hospitais tem uma estrutura superior em comparação ao Brasil. Já precisei, fiquei algumas horas esperando, mas fui bem atendido. Também pago um plano de saúde privado pelo meu banco para me sentir mais seguro.
Amigo sei que não tem nada a ver mas preciso perguntar, o seguro que tu usa é vinculado a qual banco? Ja conseguiste usar? Foi fácil? Diga me pq estou na mesma situação, tenho um, precisei recentemente mas nunca consegui usar.
Eu me lembro que você falava que tava com depressão sem sol 😂
Na hora certa 😮, tava almoçando e chegou a notificação ❤
3k de reais no BR é salario médio/bom para cidades pequenas/médias (100k habitantes +-). 3k de dolar vc é rei, ganha o mesmo que engenheiro sênior e médico.
Na Europa a gente torce pra nunca ficarmos doentes 🤣
Tudo depende, o céu é o limite. 2k não passa fome. Precisa saber administrar (precisa ser sozinho ou sem filho )
3 mil dólares, e o cara quer ir para Portugal, se ele trabalha em home office a melhor opção não seria cidades brasileiras que são mais seguras e tem um custo de vida melhor no Nordeste/Sul/Centro-Oeste? Ou ir pro sudeste asiático ? Tenho amigos que ganham 4 mil dólares e vivem viajando no sudeste asiático.
Deve ser muito maneiro pagar mais barato em 90% das coisas
Mas ficar anos sem poder sair em barzinho com amigos nem que seja pra ver um jogo, trocar papo, ir numa festinha universitária, deve gerar depressao DEMAIS
Fakta de vitamina d realmente causa a sensação de desesperança
Aquele negócio né, a grama do vizinho sempre parece mais verde até viver a realidade e ver que na verdade a sua grama era muito mais verde. Um cara com 19 anos recebendo em Dolar querendo sair do Brasil é loucura. Você já esta conseguindo o que muita gente consegue só saindo daqui.
Os brasileiros precisam parar de glamurizar o exterior e aproveitar o que temos de bom mas claro nada é perfeito.
Foge de Lisboa, Porto e Algarve, minha mulher é de castelo branco, tem aldeias desertas com cobertura 5G e tudo perto.
E trabalha onde? Só digital?
Castelo Branco é sensacional. Não é agitado, não é um grande centro urbano. Mas, ainda assim, sensacional de morar.
Algarve é perfeito pra quem trabalha com turismo e sabe mais de um idioma. Lisboa é pra quem tem trabalho remoto com empresa de outros países, pq depender do salário mínimo é burrada.
eu amei Nazaré
@@salsatheonesó que tem outro porém no Algarve, a estimativa de trabalho só é intensa no verão, nas outras estações não tem nada lá. E a maioria que trabalha lá sobe a Lisboa quando não tem turismo no Algarve.
Em Portugal, aluguel é com caução de 3 meses, ou seja, você precisa ter o triplo do aluguel pra dar de cara. Se for morar perto de Lisboa, isso significa ter 3k€ de cara, pelo menos.
Mas depois disso, viver com 2k sozinho? É tranquilo! Ainda mais se você for continuar ganhando 2-3k€, aí você está tranquilo demais.
Mas se você for chegar aqui e ainda tiver que trabalhar, e for ganhar menos do que isso, então cê vai viver apertado. 1000€ nos arredores das cidades grandes não dá pra nada, você apenas sobrevive. Mas se você topar alugar quarto e tal, viver mais barato, só vai que dá. Vai ser apertado, mas dá.
Portugal a pessoa tem acesso mais barato a alguns bens de consumo, alimentação, etc. mas moradia, saúde, etc é um absurdo. salario mínimo lá só se morar com varias pessoas.
O inverno é realmente me triste
É muito viável. 1500 já dá. O que arrebenta é o aluguel
A Nilce reclamando do q a gnt vive em Curitiba o ano inteiro kkk
uma cidade pequena aqui por 500 euros aluga uma casa confortável
Então vou para o Canadá…
Lembro que vcs aparecem até numa reportagem da Globo News falando da mudança
Com 2000 euros pode viver razoavelmente em Portugal, mas não pode ficar em grandes centros.