Parabéns pela entrevista fantástica. O Mayrton Bahia faz parte dessa história da L.U. Essas narrativas divulgadas pelo Mayrton são provas de que nós devemos valorizar ainda mais esse grupo que nunca morrerá!!!!
O quarto disco é o amadurecimento da banda com toda certeza, o disco mais elaborado, a temática evoluiu e muito. Mostrou novas facetas musicais e como sempre as músicas são maravilhosas. Há Tempos, Pais e Filhos, Feedback Song For Dying Friend, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Eu Era Lobisomem Juvenil esse lado A eu é lado poeta, lírico, letrista...... Agora o lado já começa com uma pedrada 1965(Duas Tribos), Monte Castelo, Maurício, Meninos e Meninas, Sete Cidades e Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar músicas.que nas entrelinhas já entrega e muito bem o que viria no disco seguinte V(1991). Um disco que é também ao lado do Dois um disco que tem ser ouvido, apreciado e ensinar as novas gerações o que Renato Russo, o que é Legião Urbana.
Que live histórica, fantástica , inédita !! As quatro estações sendo comentada faixa a faixa por Mayrton Bahia . Isso nunca foi feito . Parabéns Sal !! Vc realizou o sonho de todos os fãs da Legião !!
Parabens pela excelente entrevista com esse produtor fantastico. Mayrton esta para a Legiao como George Martin estava para os Beatles. Eu era adolescente quando ouvi Legiao ela primeira vez, inicio anos 80. Gostei do primeiro vinil, mas o DOIS eu achei fantastico. As musicas tinham algo a mais que eu nao sabia q era a producao do Mayrton. As guitarras do final de quase sem querer, aquele clima do final de indios... ali eu me tornei fã. Depois disso passei a reparar no quanto a producao das faixas acrescentava ao resultado final. Tanto que ao vivo a Legiao nunca cobseguiu reproduzir tudo aquilo. Nao dava. Eram colagens, efeitos etc. Muito bom ver o Mayrton tendo esse espaço tao merecido. Ele è um responsavel direto pelo sucesso da Legiao. Como ele disse, foi obrigado a se reinventar para entrar nesse mundo assimetrico, as vezes fora do compasso, com letras gigantes, sem refrao, e entendendo isso ajudar Renato e os outros a se tornarem a maior e melhor banda de pop rock desse pais. Renato se levava muito a serio, e Mayrton tambem o levava a serio e isdo fez toda a diferença.
Obrigado pelas palavras, Jorge! Fico muito feliz em saber que o conteúdo está sendo útil e interessante para você. Tento sempre trazer discussões e convidados relevantes, mas sabemos que o algoritmo do TH-cam nem sempre nos ajuda. Por isso, seu apoio é fundamental! Se puder, curta, comente, se inscreva e, acima de tudo, compartilhe os vídeos com outras pessoas que também curtam esse tipo de conteúdo. Cada gesto faz muita diferença para que o canal continue crescendo. Valeu mesmo!
Aqui em BH, eu me lembro que todas as canções deste AS QUATRO ESTAÇÕES tocaram no radio, exceto FEEDBACK SONG...o que até hoje nao entendo pois tbem é uma música muito radiofônica.
As músicas da Legião nunca ficaram antigas nunca passaram.....porque ela são mil anos luz a frente da nossa realidade...obrigado Renato, obrigado dado, obrigado Marcelo e obrigado Mairton .......Legião sempre.
ปีที่แล้ว +5
Reassistindo a live. Os três foram excelentes. Eu aprendi muito com os participantes e venho agradecer pelo prazer proporcionado! Compartilhando com amigos e inimigos.
Que cara fantástico... Vontade de ficar ouvindo por horas. Aquele lance de não pensar pra realmente estar no presente e consequentemente perder a noção do tempo é maravilhoso. Que privilégio seria ter vivido essa época com esses seres com o pouco conhecimento que tenho hoje.
Já deixei o like antes de assistir, pois já vi 3 outras entrevistas do Mayrton e sei que o papo sempre é bom. Sobre a Legião, comprei o DOIS em 1986, quando tinha 11 ou 12 anos. Foi meu 1º LP. Na verdade eu e meu irmão ( 1 ano mais novo) tínhamos a grana pra comprarmos 1 disco apenas. Reviramos a loja ( lojas de departamentos Muricy, até hoje me lembro) para escolhermos o tal LP, que em consenso compraríamos. Como éramos pivetes com reduzida cognição não sabíamos relacionar o nome das bandas e nomes das músicas com o que ouvíamos nas rádios. Então pedíamos para a vendedora tocar as faixas. Quando ouvi o DOIS linkei que aquela era uma banda que me agradava e elegi aquele como o meu disco. Meu irmão escolheu o Ultraje à Rigor, que na época eu já achava muito infantil. Aí surgiu um impasse e não chegávamos a um consenso de qual levar. Aí, como a grana estava comigo, me desvencilhei dele por uns minutos, fui no caixa e comprei o DOIS 😂😂😂😂😂 O bichinho ficou P da vida kkkkk. Depois ele foi gostar mais de Titãs e nem ligava para o Ultraje e eu segui fã da Legião. Cheguei até a ir em dois shows do V, e subornando o porteiro do clube, ainda consegui ver a passagem de som, com todos ali no palco e mais o cara-de-pau aqui que vos escreve. Pena que o Renato não passava o som e não apareceu
Continuando: A Globo também não queria a Legião queimada porque já tinha fechado o especial com Paralamas. Ou seja, se o Renato sai do show em BH, uma semana depois de Brasília, seria um caos difícil de administrar. E a banda ainda teria a renegociação do contrato com a EMI pouco depois. Então era um período FUNDAMENTAL e o Mayrton literalmente salvou a Legião ao conseguir fazer o Renato voltar para o palco. Essa informação é inédita e importantíssima. Acho que valeria até um vídeo do Ettore no canal dele. Abraços!
ปีที่แล้ว +6
Eu percebo limpeza e clareza técnica em todos os discos. As gravações são excelentes e as produções são uma arte à parte!
Histórica live. Muito obrigado, Sal. Além das histórias incríveis foi muito emocionante mesmo. Conhecer esses bastidores foi demais! É meu disco preferido da Legião e agora ouví-lo com essas informações será um deleite. A Ju foi maravilhosa como sempre.
Em 2010 li o livro Renato Russo: o filho da revolução, do jornalista Carlos Marcelo. Deu para conhecer bastante sobre o artista e a banda que ele fundou.
As Quatro Estações - Lado B 1 - 1965 Em 1989, não conseguíamos entender a questão do AI2, que depois foi esclarecida. Dado e Bonfá eram de 1965 e achamos que era uma homenagem a eles. Mas entendíamos que a letra falava da ele da infância deles, da ditadura mas principalmente do povo brasileiro. Já houve polarização na eleição de 1989. Os que foram para o 2o turno tinham alta rejeição, como em 2022. Mais de 30 anos se passaram e não andamos muito sobre isso. Sobre a música, empata com Há Tempos, como a melhor do LP. 2 - Monte Castelo O Amor descrito no Novo Testamento possui o mesmo significado que havia no latim, do esforço e renúncia em relação ao próximo. Já o Amor romântico, que nos acompanha desde o século XII, introduzindo a paixão (sofrimento). É essa dança doutrinária que vemos na letra, coexistindo. Muita gente procurou a religião depois desta música. Sempre entendi o título como uma referência à batalha brasileira da 2a Guerra Mundial. 3 - Maurício "Dizem que a solidão até que me cai bem" ou "Eu vi você voltar pra mim" são emblemáticas. Belas letra e música. 4 - Meninos e Meninas Foi a 1a letra explícita de LGBT que aquela geração ouviu. Levantou a bandeira. Faz o jogo de São Francisco (Cidade americana mais liberal) e São Sebastião (Santo preferido dos gays). Quebrou preconceitos e surpreendeu até mesmo os gays pela coragem, em plena "epidemia" da AIDS, da qual, inicialmente, os gays foram considerados culpados pela disseminação. 5 - Sete Cidades É um poema de amor. E uma música que remete às viagens por estradas americanas, ligando as 7 cidades de uma turnê do 3o disco. Mais uma música que dribla o público a falta de refrão, assim como outras do disco. 6 - Se fiquei Esperando Meu Amor Passar É um cara que está na fossa, pelo fim do relacionamento. Quem passou por isso, sabe o peso. E buscar ajuda na igreja católica é uma alternativa. "Cordeiro de Deus" é proclamado em todas missas.
As Quatro Estações - Lado A Se o Que País É Este é a continuidade do 1o LP, esse é uma clara sequência do Dois com mais um salto musical e de letras. 1. Há Tempos Volta a temática de Tempo Perdido, com mais uma canção fora da caixinha, que reflete sobre a juventude e os tempos incertos em que vivíamos, economia em frangalhos e 1as eleições presidenciais desde 1961. Como não cuidamos bem do país, como deveríamos, a música se torna atemporal. 2. Pais e Filhos Que mais fez músicas sobre relações entre pais e filhos? Desde que o Rock surge, no pós guerra, isso mexe com a relação das gerações, uma após outra, buscando revolucionar as coisas, uma após a outra. Renato dá um toque: "não precisa brigar com os pais para querer melhorar o mundo". 3. Feedback Song for a Dying Friend Compor e cantar uma música em inglês afrontou quem não gostava do rock nacional. Mas chamou a atenção a quem era da área de letras a tradução de Millor Fernandes, que conseguiu refletir a mesma categoria e audácia da letra original. 4. Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto Se em Pais e Filhos, Renato já dava o recado de dar direção à juventude que estava adoecendo Há Tempos, nessa ele encarna o Messias, convidando a todos ler e conhecer mais filosofias. É importante frisar que a crise americana pós guerra fria levou a todos essa busca, explodindo a literatura de Auto Ajuda. Título de música comprido chamou a atenção, Renato sempre ensinando: "vc pode fazer isso, não precisa ser sempre a mesma coisa". O tom leve da música dá um enorme astral ao disco em uma época difícil. 5. Eu Era um Lobisomem Juvenil A balada é deliciosa de ouvir. A letra são as reflexões de um jovem que, de dia é de um jeito e, à noite, é de outro. Para a época, muito original, pois pega frases comuns e dá força a elas.
Que live histórica!! Sal, você está produzindo um conteúdo espetacular, muito obrigado por isso 👏👏👏👏. É lindo ver como a Legião abraça vários públicos e este disco prova isso da melhor forma, com músicas fantásticas ❤️.
Fantástico, uma série de lives que retrata uma época importante e que faz um registro para as próximas gerações de fatos que não poderiam cair no esquecimento.
Estou no meio da live e impressionado com a sensibilidade e a inteligência dos convidados. Aprendendo bastante! O Pitadas do Sal é uma escola e uma curadoria da nossa cultura.
Live histórica. “São crianças como você / o que você vai ser quando você crescer”. Genialidade do Renato: o último verso pode ser a pergunta q sempre se faz pras crianças..mas pode ser tb uma afirmação, q vamos ser iguais aos nossos pais.
Como sempre meu amigo excelente live é essa com o grande mayrton,um produtor de mão cheia só produziu mito João Gilberto,caetano etc..e falar sobre mais um classico da legião,acredito que junto com o V é o que mais ouço, tenho um livro do disco as quatro estações que é muito bom,recomendo... Valeu Sal .. Abraços.
Prestes a completar 40 anos desde o lançamento do primeiro fisco, prestes a completar 27 anos do falecimento do Renato e do fim da banda e s Legião segue rendendo assunto e discussões. O nome disso é legado, qualidade, genialidade, personalidade... Algo sem precedentes e eterno.
Uma presença mais que ilustre. Uma lenda da produção musical do Brasil. Parabéns pela live. Agora só falta trazer um dos integrantes da banda pra lives futuras.
Que live animal ! Parabéns Sal, Julliany (uma querida !) e ao Mayrton !!! Acabei de ouvir o as 4 Estações e é totalmente diferente depois da live. Saudações !
Parabéns por essa live! Nunca haverá uma banda como Legião Urbana! Eu tenho vergonha de ver no que a música brasileira se tornou, letras vazias, ritmos repetidos, ou é palavrão ou é música de dor de corno.... Só quem viveu a época da Legião sabe o que é musica de verdade. Mayrton gênio!!!!!
Qd fui até a casa dele pra autografar esse Lp pra uma amiga, ele botou só o final de “quando o sol”, falando q fora gravada numa guitarra Rickenbaker e citamos Beatles e Byrds.
Sal, parabéns pela Live. Vou assistir novamente pois está muito rica em detalhes. Cada vez que Julliany fala ou Mayrton conta um causo, vc pensa sobre o assunto e acaba perdendo alguma coisa. Histórica live😊
Sal, a figura do Mayrton foi um sol na Live. Se puder, seria legal a Julliany poder falar um pouco mais sobre a poesia do Quatro. Há elementos que podem ser bacanas para todos nós. Obrigado
Faltou explicar aquela guitarra no acorde final da Feedback song, um som pesado e grande!
ปีที่แล้ว +8
Oi Mayrton, adoraria lhe fazer algumas perguntinhas sobre a Legião e aproveitar a oportunidade para lhe oferecer o meu livro: A Legião de Renato Russo!
Excelente e valiosa conversa. Legião segue como sendo minha banda nacional favorita. Mas uma curiosidade sobre a parte oriental de Feedback song: um dia, no início dos anos 90, estava na casa de um amigo, que colocou um disco de música árabe para tocar e tomei um susto. Procurem (tem no TH-cam, Spotify e afins) por Mohammed El-Bakkar - Raks Port Said. O trecho está lá, a partir dos 23 segundos. Eu achei uma referência e um uso incrível por parte deles. Parabéns mais uma vez pelo trabalho.
Esse show de BH a que o Mayrton se refere não foi após o caótico show de Brasília, que foi em 88, e onde foi gravado o clip de Eu Sei (eu fui, foi maravilhoso, lotado e sem confusão alguma, ele misturou Bigmouth dos Smiths com Que país é esse). O do sapatinho/sapatão foi num outro momento, já na turnê do 4 estações mesmo. Tem até isso gravado em fita, a 98 FM transmitiu (eu tinha mas me roubaram a fita...). Antes de Maurício ele falou essa frase dita antes, "eu amo quem eu quiser". Talvez tenha essa gravação por aí.
@@mtsn verdade, o show de 88, após os problemas em Brasília, transcorreu de modo perfeito! Uma tensão enorme durante a semana, o maior público da história do Mineirinho (depois superado por um jogo de vôlei) e a banda muito entrosada e forte! Os problemas citados foram da turnê seguinte, do 4 estações!
Em “Meninos e Meninos” qd ele cita os santos, pôde-se pensar q ele estivesse citando cidades…”São Paulo”, “São Francisco” ( conhecida pela diversidade sexual), “São Sebastião” (Rio de Janeiro). Gênio.
Feedback song tinha letra em português, chamada “Rapazes Católicos”. E tinha um contexto religioso, por isso o arranjo de música oriental. Porém, ao mostrar para a irmã, pela,reação dela…ele escreveu outra letra. Com outro sentido. O q faz a parte oriental ter um novo sentido.
"Disseste que se tua voz tivesse força igual a imensa dor que sentes, Teu grito acordaria não só a tua casa, mas a vizinhança inteira..." Quem nunca sentiu vontade de gritar e derramar todas as dores, para que não só os próximos reflitam sobre a urgência do socorro ao amigo, mas, também, que a humanidade seja menos egoísta?!?!
O verso "Acho que o Imperfeito não Particpa do Passado" é uma brincadeira de quem gostava muito das aulas de português, como minha irmã mais velha, que fez letras e jornalismo. Eu achei o máximo ele colocar isso em uma música
Antes do disco ter saído, houve uma notícia que haveria uma música árabe. Na época, entendemos que Renato tinha intenção de ingressar nesse mundo. Era a época da world music, fusões. Eu achei de extremo bom gosto o que foi feito
"Muitos temores nascem do cansaço e da solidão " Foi tirado do Poema Desiderata
ปีที่แล้ว +2
Sensacional! Olha, Sal, acho que pouca gente faz ideia da importância do que o Mayrton contou sobre esse show no Mineirinho em 1988, uma semana depois do Mane Garrincha. A informação que eu tenho é que a Legião, via Rafael Borges, havia feito um acordo com a Globo para a reportagem grande que sairia no Fantástico: mostrem a versão do Renato, depois mostrem o que quiserem - cenas de gente machucada, críticas de políticos do DF, etc-, mas vamos dar um fecho positivo: podem gravar imagens do show do Mineirinho e montar um clipe de "Eu sei", que era o hit da banda depois de "Faroeste". A ideia era mostrar que Brasília tinha sido a exceção e mantea reputação da banda que estava sendo muito atacada
1:26:00 Esta história da solidão apesar do amor dos fãs foi exposta na canção "Camarim", um dos grandes clássicos do cantor e compositor mineiro Nelson Ned. th-cam.com/video/VZmxlQ-vt_A/w-d-xo.html
No Google a data de nascimento do Mayrton é 3 de junho E ele falou ai no podcast que é 17 de abril O Google erra pra caramba tambem viu Sou detalhista nessas coisas porque sou Ariano do dia 27 de março que nem o Renato Russo kkkkkkkk Exelente podcast diga se de passagem
Par ou ímpar Liminha ou Mayrton Bahia Eu escolho o Mayrton mil vezes Liminha tem uma cara de metido demais Se trabalhasse com o Renato Russo,o Renato iria mandar ele tomar caju rapidinho kkkk
Parabéns pela entrevista fantástica. O Mayrton Bahia faz parte dessa história da L.U.
Essas narrativas divulgadas pelo Mayrton são provas de que nós devemos valorizar ainda mais esse grupo que nunca morrerá!!!!
Fico feliz que você curtiu, meu camarada! 😉
O mago do estúdio ambientou perfeitamente o som poético da maior banda do rock brasileiro
Passaria 12 meses ouvindo vcs 3 falando sobre a Legião tô amando......kkkk
Valeu, Abel!
Renato Russo. Genio.
Um jovem com vozeirão incrível
“O nosso George Martin”, assim Renato se referiu ao Mayrton Bahia.
Grande Mayrton..seu nome está gravado na história do Rock Nacional..Legião para sempre.
Esse foi o primeiro disco de rock que ouvi em 1989. Legião Urbana e Renato Russo é pra sempre e sempre tem quem ame e odeie.
🤩🤘🏻
O quarto disco é o amadurecimento da banda com toda certeza, o disco mais elaborado, a temática evoluiu e muito. Mostrou novas facetas musicais e como sempre as músicas são maravilhosas. Há Tempos, Pais e Filhos, Feedback Song For Dying Friend, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Eu Era Lobisomem Juvenil esse lado A eu é lado poeta, lírico, letrista...... Agora o lado já começa com uma pedrada 1965(Duas Tribos), Monte Castelo, Maurício, Meninos e Meninas, Sete Cidades e Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar músicas.que nas entrelinhas já entrega e muito bem o que viria no disco seguinte V(1991). Um disco que é também ao lado do Dois um disco que tem ser ouvido, apreciado e ensinar as novas gerações o que Renato Russo, o que é Legião Urbana.
Que live histórica, fantástica , inédita !! As quatro estações sendo comentada faixa a faixa por Mayrton Bahia . Isso nunca foi feito . Parabéns Sal !! Vc realizou o sonho de todos os fãs da Legião !!
Muito obrigado, Rafael!
O Dois e o melhor disco da legiao
Parabens pela excelente entrevista com esse produtor fantastico. Mayrton esta para a Legiao como George Martin estava para os Beatles.
Eu era adolescente quando ouvi Legiao ela primeira vez, inicio anos 80. Gostei do primeiro vinil, mas o DOIS eu achei fantastico. As musicas tinham algo a mais que eu nao sabia q era a producao do Mayrton. As guitarras do final de quase sem querer, aquele clima do final de indios... ali eu me tornei fã.
Depois disso passei a reparar no quanto a producao das faixas acrescentava ao resultado final. Tanto que ao vivo a Legiao nunca cobseguiu reproduzir tudo aquilo. Nao dava. Eram colagens, efeitos etc.
Muito bom ver o Mayrton tendo esse espaço tao merecido. Ele è um responsavel direto pelo sucesso da Legiao.
Como ele disse, foi obrigado a se reinventar para entrar nesse mundo assimetrico, as vezes fora do compasso, com letras gigantes, sem refrao, e entendendo isso ajudar Renato e os outros a se tornarem a maior e melhor banda de pop rock desse pais. Renato se levava muito a serio, e Mayrton tambem o levava a serio e isdo fez toda a diferença.
Obrigado pelas palavras, Jorge! Fico muito feliz em saber que o conteúdo está sendo útil e interessante para você. Tento sempre trazer discussões e convidados relevantes, mas sabemos que o algoritmo do TH-cam nem sempre nos ajuda. Por isso, seu apoio é fundamental! Se puder, curta, comente, se inscreva e, acima de tudo, compartilhe os vídeos com outras pessoas que também curtam esse tipo de conteúdo. Cada gesto faz muita diferença para que o canal continue crescendo. Valeu mesmo!
@@PitadasdoSal eu passei a outras pessoas. Parabens pelo trabalho.
@@jorgesaturninodemoraes8895 🤩
Uaaa!!! Com a presença do quinto legionário!! Abraços
Aqui em BH, eu me lembro que todas as canções deste AS QUATRO ESTAÇÕES tocaram no radio, exceto FEEDBACK SONG...o que até hoje nao entendo pois tbem é uma música muito radiofônica.
As músicas da Legião nunca ficaram antigas nunca passaram.....porque ela são mil anos luz a frente da nossa realidade...obrigado Renato, obrigado dado, obrigado Marcelo e obrigado Mairton .......Legião sempre.
Reassistindo a live. Os três foram excelentes. Eu aprendi muito com os participantes e venho agradecer pelo prazer proporcionado! Compartilhando com amigos e inimigos.
Valeu, meu querido!
Que cara fantástico... Vontade de ficar ouvindo por horas. Aquele lance de não pensar pra realmente estar no presente e consequentemente perder a noção do tempo é maravilhoso. Que privilégio seria ter vivido essa época com esses seres com o pouco conhecimento que tenho hoje.
Sensacional!
Já deixei o like antes de assistir, pois já vi 3 outras entrevistas do Mayrton e sei que o papo sempre é bom. Sobre a Legião, comprei o DOIS em 1986, quando tinha 11 ou 12 anos. Foi meu 1º LP. Na verdade eu e meu irmão ( 1 ano mais novo) tínhamos a grana pra comprarmos 1 disco apenas. Reviramos a loja ( lojas de departamentos Muricy, até hoje me lembro) para escolhermos o tal LP, que em consenso compraríamos. Como éramos pivetes com reduzida cognição não sabíamos relacionar o nome das bandas e nomes das músicas com o que ouvíamos nas rádios. Então pedíamos para a vendedora tocar as faixas. Quando ouvi o DOIS linkei que aquela era uma banda que me agradava e elegi aquele como o meu disco. Meu irmão escolheu o Ultraje à Rigor, que na época eu já achava muito infantil. Aí surgiu um impasse e não chegávamos a um consenso de qual levar. Aí, como a grana estava comigo, me desvencilhei dele por uns minutos, fui no caixa e comprei o DOIS 😂😂😂😂😂 O bichinho ficou P da vida kkkkk. Depois ele foi gostar mais de Titãs e nem ligava para o Ultraje e eu segui fã da Legião. Cheguei até a ir em dois shows do V, e subornando o porteiro do clube, ainda consegui ver a passagem de som, com todos ali no palco e mais o cara-de-pau aqui que vos escreve. Pena que o Renato não passava o som e não apareceu
Que história legal! Espero que curta o papo com o Mayrton!
Que live da hora.
Continuando:
A Globo também não queria a Legião queimada porque já tinha fechado o especial com Paralamas.
Ou seja, se o Renato sai do show em BH, uma semana depois de Brasília, seria um caos difícil de administrar. E a banda ainda teria a renegociação do contrato com a EMI pouco depois. Então era um período FUNDAMENTAL e o Mayrton literalmente salvou a Legião ao conseguir fazer o Renato voltar para o palco.
Essa informação é inédita e importantíssima. Acho que valeria até um vídeo do Ettore no canal dele.
Abraços!
Eu percebo limpeza e clareza técnica em todos os discos. As gravações são excelentes e as produções são uma arte à parte!
Histórica live. Muito obrigado, Sal. Além das histórias incríveis foi muito emocionante mesmo. Conhecer esses bastidores foi demais! É meu disco preferido da Legião e agora ouví-lo com essas informações será um deleite. A Ju foi maravilhosa como sempre.
Obrigado, Renata! A Ju é incrível mesmo! Mayrton foi sensacional!
Em 2010 li o livro Renato Russo: o filho da revolução, do jornalista Carlos Marcelo. Deu para conhecer bastante sobre o artista e a banda que ele fundou.
Pais e Filhos considero o hino da minha geração.
As Quatro Estações - Lado B
1 - 1965
Em 1989, não conseguíamos entender a questão do AI2, que depois foi esclarecida. Dado e Bonfá eram de 1965 e achamos que era uma homenagem a eles. Mas entendíamos que a letra falava da ele da infância deles, da ditadura mas principalmente do povo brasileiro. Já houve polarização na eleição de 1989. Os que foram para o 2o turno tinham alta rejeição, como em 2022. Mais de 30 anos se passaram e não andamos muito sobre isso. Sobre a música, empata com Há Tempos, como a melhor do LP.
2 - Monte Castelo
O Amor descrito no Novo Testamento possui o mesmo significado que havia no latim, do esforço e renúncia em relação ao próximo. Já o Amor romântico, que nos acompanha desde o século XII, introduzindo a paixão (sofrimento). É essa dança doutrinária que vemos na letra, coexistindo. Muita gente procurou a religião depois desta música. Sempre entendi o título como uma referência à batalha brasileira da 2a Guerra Mundial.
3 - Maurício
"Dizem que a solidão até que me cai bem" ou "Eu vi você voltar pra mim" são emblemáticas. Belas letra e música.
4 - Meninos e Meninas
Foi a 1a letra explícita de LGBT que aquela geração ouviu. Levantou a bandeira. Faz o jogo de São Francisco (Cidade americana mais liberal) e São Sebastião (Santo preferido dos gays). Quebrou preconceitos e surpreendeu até mesmo os gays pela coragem, em plena "epidemia" da AIDS, da qual, inicialmente, os gays foram considerados culpados pela disseminação.
5 - Sete Cidades
É um poema de amor. E uma música que remete às viagens por estradas americanas, ligando as 7 cidades de uma turnê do 3o disco.
Mais uma música que dribla o público a falta de refrão, assim como outras do disco.
6 - Se fiquei Esperando Meu Amor Passar
É um cara que está na fossa, pelo fim do relacionamento. Quem passou por isso, sabe o peso. E buscar ajuda na igreja católica é uma alternativa. "Cordeiro de Deus" é proclamado em todas missas.
Adorei, Camilo! 🤩
As Quatro Estações - Lado A
Se o Que País É Este é a continuidade do 1o LP, esse é uma clara sequência do Dois com mais um salto musical e de letras.
1. Há Tempos
Volta a temática de Tempo Perdido, com mais uma canção fora da caixinha, que reflete sobre a juventude e os tempos incertos em que vivíamos, economia em frangalhos e 1as eleições presidenciais desde 1961. Como não cuidamos bem do país, como deveríamos, a música se torna atemporal.
2. Pais e Filhos
Que mais fez músicas sobre relações entre pais e filhos? Desde que o Rock surge, no pós guerra, isso mexe com a relação das gerações, uma após outra, buscando revolucionar as coisas, uma após a outra. Renato dá um toque: "não precisa brigar com os pais para querer melhorar o mundo".
3. Feedback Song for a Dying Friend
Compor e cantar uma música em inglês afrontou quem não gostava do rock nacional. Mas chamou a atenção a quem era da área de letras a tradução de Millor Fernandes, que conseguiu refletir a mesma categoria e audácia da letra original.
4. Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto
Se em Pais e Filhos, Renato já dava o recado de dar direção à juventude que estava adoecendo Há Tempos, nessa ele encarna o Messias, convidando a todos ler e conhecer mais filosofias. É importante frisar que a crise americana pós guerra fria levou a todos essa busca, explodindo a literatura de Auto Ajuda. Título de música comprido chamou a atenção, Renato sempre ensinando: "vc pode fazer isso, não precisa ser sempre a mesma coisa". O tom leve da música dá um enorme astral ao disco em uma época difícil.
5. Eu Era um Lobisomem Juvenil
A balada é deliciosa de ouvir. A letra são as reflexões de um jovem que, de dia é de um jeito e, à noite, é de outro. Para a época, muito original, pois pega frases comuns e dá força a elas.
Amei suas análises! 🤘🏻❤️
Que live histórica!! Sal, você está produzindo um conteúdo espetacular, muito obrigado por isso 👏👏👏👏.
É lindo ver como a Legião abraça vários públicos e este disco prova isso da melhor forma, com músicas fantásticas ❤️.
Eu que agradeço🤘🏻❤️
Fantástico, uma série de lives que retrata uma época importante e que faz um registro para as próximas gerações de fatos que não poderiam cair no esquecimento.
Essa era a ideia!
Valeu, @eduardoandradedamasceno4830
Uau que história fenomenal legião urbana forever adoro esse canal ❤️❤️👏👏
🙏🏻❤️
Estou no meio da live e impressionado com a sensibilidade e a inteligência dos convidados. Aprendendo bastante! O Pitadas do Sal é uma escola e uma curadoria da nossa cultura.
🤩🤘🏻❤️
Em "Sete Cidades", a introdução tem mais de uma gaita e foram Renato e Bonfá que tocaram.
Ansioso pela próxima Live do Disco V. Essa sem dúvidas será trabalhosa com certeza rs
Live histórica. “São crianças como você / o que você vai ser quando você crescer”. Genialidade do Renato: o último verso pode ser a pergunta q sempre se faz pras crianças..mas pode ser tb uma afirmação, q vamos ser iguais aos nossos pais.
Como sempre meu amigo excelente live é essa com o grande mayrton,um produtor de mão cheia só produziu mito João Gilberto,caetano etc..e falar sobre mais um classico da legião,acredito que junto com o V é o que mais ouço, tenho um livro do disco as quatro estações que é muito bom,recomendo... Valeu Sal .. Abraços.
Valeu, Roberto! Tmj! 🤘🏻❤️
Prestes a completar 40 anos desde o lançamento do primeiro fisco, prestes a completar 27 anos do falecimento do Renato e do fim da banda e s Legião segue rendendo assunto e discussões. O nome disso é legado, qualidade, genialidade, personalidade... Algo sem precedentes e eterno.
Você é o cara mais sincero e verdadeiro do TH-cam
🙏🏻🤘🏻❤️
Grande Mayrton, querido mestre...
sensacional.... uma lenda e tesouro nacional
Grande Sal ! Mais uma live sensacional e informativa e com convidados que entendem do assunto! Boa noite a todos
Muito obrigado, meu querido! Fico feliz que vc tenha aprovado! ☺️
Uma presença mais que ilustre. Uma lenda da produção musical do Brasil. Parabéns pela live. Agora só falta trazer um dos integrantes da banda pra lives futuras.
Valeu, Pierre! Mayrton é fera demais. Quanto ao Dado e ao Bonfá, ja convidei várias vezes, mas eles nunca nem me responderam, infelizmente.
Esse álbum é bom demais! 🎸🎧🙂
Que live animal ! Parabéns Sal, Julliany (uma querida !) e ao Mayrton !!! Acabei de ouvir o as 4 Estações e é totalmente diferente depois da live. Saudações !
Valeu demais, Mario! Essa é a ideia!
Parabéns por essa live! Nunca haverá uma banda como Legião Urbana! Eu tenho vergonha de ver no que a música brasileira se tornou, letras vazias, ritmos repetidos, ou é palavrão ou é música de dor de corno.... Só quem viveu a época da Legião sabe o que é musica de verdade. Mayrton gênio!!!!!
Valeu, Alexandre! Muito obrigado!
Obrigado pela live, amei o vídeo como fã da legião urbana
Valeu, Cláudio! Eu que agradeço por vc assistir ao meu trabalho! Abraços!
Qd fui até a casa dele pra autografar esse Lp pra uma amiga, ele botou só o final de “quando o sol”, falando q fora gravada numa guitarra Rickenbaker e citamos Beatles e Byrds.
Revendo essa conversa maravilhosa. Obrigado Sal por fazer esse trabalho tão lindo
Valeu, Jonatan! Agradeço demais pela aprovação ao trabalho! TMJ!
O momento do Show de Minas, do tênis, foi o momento mais valiosos desta Live. Mostra que o Livro da Julliany acerta na mosca.
Muito obrigado. Agora tudo faz sentido de novo.
Que ótimo!
parabens pela Live...absolutamente perfeita...emocionante demais...
Muito obrigado, Mario! Seja muito bem vindo ao canal!
Sal, parabéns pela Live. Vou assistir novamente pois está muito rica em detalhes. Cada vez que Julliany fala ou Mayrton conta um causo, vc pensa sobre o assunto e acaba perdendo alguma coisa. Histórica live😊
Ô, Camilo! Que bom que vc curtiu! Eu adorei e foi uma honra receber o Mayrton para esta live! A Julliany é incrível! Abraços!
Sal, a figura do Mayrton foi um sol na Live. Se puder, seria legal a Julliany poder falar um pouco mais sobre a poesia do Quatro. Há elementos que podem ser bacanas para todos nós. Obrigado
Sal muito obrigado por reunir essa turma show!
Não entendo porque esse canal não consegue mais inscritos
Obrigado, Fabrício! Me pergunto isso diariamente. Por isso sempre que possível conto com o apoio daqueles que gostam do meu trabalho!🙏🏻🤘🏻
Que live linda!!! Perfeito!! ❤
Que bom que gostou!🤘🏻🙏🏻
Ouvia esse disco na adolescência, hoje tenho 41anos sou pai, as letras tem hoje outro sentido, ainda mais rico.
Faltou explicar aquela guitarra no acorde final da Feedback song, um som pesado e grande!
Oi Mayrton, adoraria lhe fazer algumas perguntinhas sobre a Legião e aproveitar a oportunidade para lhe oferecer o meu livro: A Legião de Renato Russo!
Graciano, manda uma mensagem para ele no Facebook. Foi por lá que ele me atendeu!
@@PitadasdoSal Opa, muito obrigado querido!!! Abraço
Esse disco foi uma gestação... daí PAIS E FILHOS . Resenha refrescante com o Mayrton Bahia ... Show , Sal !
As quatros estações fez parte da minha adolesencia muito bom
@@marcosavila426 ,da minha também amigo!!!
Embora,na época,eu já estivesse com 19 anos...
@@mundorealpop6772 Cara eu nasci 1975 imagina tanto de coisas que passava na minha cabeça..
@@marcosavila426 , caramba amigo!!
Com certeza,deve ter sido muito emocionante ouvir Legião nesta fase da vida...
Muitas emoções!!
Mayrton é um excelente profissional, um grande professor e uma pessoa fantástica.
Concordo plenamente!
Excelente e valiosa conversa. Legião segue como sendo minha banda nacional favorita. Mas uma curiosidade sobre a parte oriental de Feedback song: um dia, no início dos anos 90, estava na casa de um amigo, que colocou um disco de música árabe para tocar e tomei um susto. Procurem (tem no TH-cam, Spotify e afins) por Mohammed El-Bakkar - Raks Port Said. O trecho está lá, a partir dos 23 segundos. Eu achei uma referência e um uso incrível por parte deles. Parabéns mais uma vez pelo trabalho.
Muito obrigado, Márcio.
Valeu pela informação 🤘🏻❤️
Esse show de BH a que o Mayrton se refere não foi após o caótico show de Brasília, que foi em 88, e onde foi gravado o clip de Eu Sei (eu fui, foi maravilhoso, lotado e sem confusão alguma, ele misturou Bigmouth dos Smiths com Que país é esse). O do sapatinho/sapatão foi num outro momento, já na turnê do 4 estações mesmo. Tem até isso gravado em fita, a 98 FM transmitiu (eu tinha mas me roubaram a fita...). Antes de Maurício ele falou essa frase dita antes, "eu amo quem eu quiser". Talvez tenha essa gravação por aí.
@@mtsn verdade, o show de 88, após os problemas em Brasília, transcorreu de modo perfeito! Uma tensão enorme durante a semana, o maior público da história do Mineirinho (depois superado por um jogo de vôlei) e a banda muito entrosada e forte! Os problemas citados foram da turnê seguinte, do 4 estações!
As duas gaitas de "Sete cidades" são o Bonfá e o Renato
quando ele fala da cocaína, na verdade ele tá falando do pós cocaína, gera uma tristeza horrível.
Estou revendo esta fantástica resenha com vcs, com uma aba extra do navegador de internet que uso ouvindo as musicas comentadas.
Valeu!
Em “Meninos e Meninos” qd ele cita os santos, pôde-se pensar q ele estivesse citando cidades…”São Paulo”, “São Francisco” ( conhecida pela diversidade sexual), “São Sebastião” (Rio de Janeiro). Gênio.
Fica claro que são dos santos
CONHECI RENATO EM 82
Mairton Bahia é um génio
É nosso George Martin !!
Feedback song tinha letra em português, chamada “Rapazes Católicos”. E tinha um contexto religioso, por isso o arranjo de música oriental. Porém, ao mostrar para a irmã, pela,reação dela…ele escreveu outra letra. Com outro sentido. O q faz a parte oriental ter um novo sentido.
Demais, Sobroza! Não sabia dessa!
@@PitadasdoSal ele conta essa história no Programa Jô Soares Onze e Meia de 1989.
incrivel !!
Leiam o depoimento de Millôr sobre Feedback e o contato com Renato, muito bacana
"Disseste que se tua voz tivesse força igual
a imensa dor que sentes,
Teu grito acordaria não só a tua casa,
mas a vizinhança inteira..."
Quem nunca sentiu vontade de gritar e derramar todas as dores, para que não só os próximos reflitam sobre a urgência do socorro ao amigo, mas, também, que a humanidade seja menos egoísta?!?!
O verso "Acho que o Imperfeito não Particpa do Passado" é uma brincadeira de quem gostava muito das aulas de português, como minha irmã mais velha, que fez letras e jornalismo. Eu achei o máximo ele colocar isso em uma música
😆sim! Renato zoador!
A verdade é que Dado e Bonfá são tão gênios quanto Renato!!
Em Sete Cidades, as gaitas são tocadas pelo Bonfá e pelo Renato.
Antes do disco ter saído, houve uma notícia que haveria uma música árabe. Na época, entendemos que Renato tinha intenção de ingressar nesse mundo. Era a época da world music, fusões. Eu achei de extremo bom gosto o que foi feito
Tb acho lindo!
❤
A ligação das músicas nao ocorre exatamente nas próprias, mas na autoria, pois refletem aquele momento dos autores, por isso têm este tom de opera
"Muitos temores nascem do cansaço e da solidão "
Foi tirado do Poema Desiderata
Sensacional! Olha, Sal, acho que pouca gente faz ideia da importância do que o Mayrton contou sobre esse show no Mineirinho em 1988, uma semana depois do Mane Garrincha.
A informação que eu tenho é que a Legião, via Rafael Borges, havia feito um acordo com a Globo para a reportagem grande que sairia no Fantástico: mostrem a versão do Renato, depois mostrem o que quiserem - cenas de gente machucada, críticas de políticos do DF, etc-, mas vamos dar um fecho positivo: podem gravar imagens do show do Mineirinho e montar um clipe de "Eu sei", que era o hit da banda depois de "Faroeste". A ideia era mostrar que Brasília tinha sido a exceção e mantea reputação da banda que estava sendo muito atacada
Obrigado por dividir essa história com a gente, André!
"Lá em Casa tem um Poço, mas a água é muito limpa" é uma referência direta à casa dele, que é a casa dos pais, sua família, a sua referência
A mãe do Renato, naquele canal "minha Brasília" diz que essa frase é uma referência ao pai do Renato, que era muito rígido, mas muito honesto...
Verdade. Bem lembrado, Luiz!
1:26:00 Esta história da solidão apesar do amor dos fãs foi exposta na canção "Camarim", um dos grandes clássicos do cantor e compositor mineiro Nelson Ned.
th-cam.com/video/VZmxlQ-vt_A/w-d-xo.html
No Google a data de nascimento do Mayrton é 3 de junho
E ele falou ai no podcast que é 17 de abril
O Google erra pra caramba tambem viu
Sou detalhista nessas coisas porque sou Ariano do dia 27 de março que nem o Renato Russo kkkkkkkk
Exelente podcast diga se de passagem
Valeu, Fernando! Que bom que vc curtiu! 🤘🏻🙏🏻 Seja muito bem vindo!
Sal, em algum LP, precisa chamar a Ana Maria Bahiana
Ja convidei. Muito. Ela não se interessou. Seria uma honra. Sou fã demais!
@@PitadasdoSal que pena. Ela viajou com Renato para a Itália. Além de ser grande jornalista
Sim. Ele é uma referência para mim.
Par ou ímpar
Liminha ou Mayrton Bahia
Eu escolho o Mayrton mil vezes
Liminha tem uma cara de metido demais
Se trabalhasse com o Renato Russo,o Renato iria mandar ele tomar caju rapidinho kkkk
🤣🤣🤣🤣 tb sou do time Mayrton!
Eu amo legiao mas acho que os diacos deles eram.mt mal gravados. Som baixo. Pra dentro