Li que muitas pessoas aqui reclamaram de não termos aulas assim, de altíssimo nível e profundo conhecimento, seja de que disciplina for, em nossas escolas. Imagine professores e professoras assim, passando tanto conteúdo de tamanha importância, como se tem aqui neste canal, em tempo integral, em todas as escolas do país?
O tempo em sala de aula é muito curto pra tanta informação. Acho que enriquecer a formação dos estudantes com outras atividades culturais ajudaria muito.
O currículo escolar é gigante e mal dá tempo de olhar por cima aquilo que é proposto na BNCC. Uma situação frustrante para os bons professores e para os alunos. Minha impressão é: quando o ano inicia, é dada a largada para uma corrida louca onde os professores fazem o que podem para "ensinarem" tudo aquilo que a BNCC manda, e os alunos apenas tentam sobreviver e alcançar nota para passar.
@@is2211 obrigada pela informacao pois nunca entendi porque disso...acredito que era para esconder certos assuntos nao importantes para nos pois qto mais sabemos menos obedientes ficamos. Valeu
estou aos 61 anos e ( filho e neto de leitores fanaticos ) MARAVILHADO por confirmar que nos enganavam nas escolas e TER A OPORTUNIDADE de rever a HISTORIA muito mais real honesta sem herois
Olá, sou professora de História, eu costumo explicar desse mesmo jeito para meus alunos, só das mulheres que eu não sabia, gosto de retratar essa invenção do herói nacional, e outros símbolos nacionais também, falo sobre a diferença entre entre inconfidência e conjuração, faço um paralelo com a conjuração Baiana e as diferentes motivações e tb sobre a Revolta Filipe dos Santos. Gosto muito das suas lives, parabéns!!!!
Professora, parabéns pelo seu modo de ministrar, quando me chamam de professor costumo responder que sou apenas licenciado, um pesquisador teimoso e um escritor persiste, professor é o herói entrincheirado meio ao monturo de informações entre ele e o aluno. Desejo-lhe sucesso.
Tive uma professora de História no 2 ano do Colégio que dizia que se nós queríamos conhecer a verdadeira história do Brasil não deveríamos ler nada publicado para escola. É muito triste ver e saber que ela tinha razão.
Adorei, sou mineira de Juiz de Fora, nascidacem 1939. Sou Marília em homenagem à "Marília de Dirceu". Meu pai um auto didata e linotipista me ensinou os primeiros verso de Tomaz Antônio Gonçalves. E adorei conhecer este pedaço da história tão bem ilustrado em seu vídeo. Parabéns e obrigada.
Oi Marília! Estive em Ouro Preto na semana passada, onde vi a fonte e a casa da Marília de Dirceu e estive no Mariano Procópio em Juíz de Fora no dia 18. Minas é linda!
Também conheci Ouro Preto e Tiradentes e algumas outras cidades históricas. Não sou da área acadêmica mas gosto de conhecer nossa história e "brigar" na política. Vi seu canal por acaso e assistirei mais. Obrigada pela atenção.
Comprei o livro A História não contada de Leopoldina, mas infelizmente não consegui ler todo até agora não sou muiito de ler mas ouço suas aulas com todo prazer e fixo melhor.
Como professora de história, indico e apresento seus vídeos em sala de aula, espero que não se importe, os alunos curtem muito. É incrível sua clareza e honestidade com nossa História. Parabéns Paulo, pelo belíssimo trabalho, inspira meus jovens a gostar mais do nosso passado.
Não aprendi isso na escola, mas hoje, como professora de História ensino aos meus alunos. Mas, a respeito da participação das mulheres, confesso que para mim é novidade. Viver e sempre aprender.
Me pergunto isso todos os dias colega. Nao me conformo de nos Brasileiros nunca sabermos das verdades e ficarmos anos e anos na escola para que? So disperdicio. Na minha visao querem um bando de cordeirinhos entao os livros nao falam nada que incentiva nossos cerebros a pensarem. Enquanto isso os paises estrangeiros passam a perna em todos nos com conhecimento de tudo usando e abusando dos bRasileiros que nao podem saber de nada. Obrigada a nternet e principalmente a canais como esse que pode nos ensinar e a aprender a ver com outros olhos todos os ensinamentos que nao tivemos...
Fiquei surpresa de saber que a Inconfidência Mineira foi um movimento local, para criar um país limitado a Minas Gerais. Do modo que nos passam a história, teria sido um herói nacional, que lutou pela Independência do Brasil. Na mesma época, movidos também pelos ideais da Revolução Francesa e suas idéias iluministas, aconteceu a Revolução Pernambucana, também um movimento local separatista. Curiosamente, quem nos dá a independência e principalmente, conserva a unidade do Brasil foi o próprio príncipe regente, ele sim, de coração mais brasileiro que muitos que diziam defender o Brasil e sua autonomia. Obrigada por nos brindar com muitas versões corretas da nossa história colonial/imperial.
Grande Paulo, excelente aula! A influência da independência dos EUA foi influência mais contemporânea que o iluminismo, senão me engano, em MG tem um livro de Thomas Jefferson num museu da Inconfidência... Foi doloroso ouvir "É aquela história: quem paga imposto é porque tá ganhando dinheiro..." Então não tem pobre pagando imposto? Os caras roubavam "só" 20%, e teve revolta. Imagina então contar pra brasileiro que hoje pagamos uns 40% (impostos diretos, indiretos, inflação)...
Bom dia Professor Paulo. Desde meu Período escolar a história de Tiradentes me chamava atenção pelo fato de conforme fui instruído ter sido Alferes e e morrer pela Pátria livrando o Brasil de Portugal. A Novidade foi a o participação de mulheres na inconfidência mineira.
Uma verdadeira aula da história da inconfidência mineira detalhada minuciosamente , rica em detalhes que eu não sabia. Já assisti várias vezes. Sensacional, depois de tantos anos tomei conhecimento de vários detalhes da inconfidência mineira e que não sabia.Obrigado Paulo.
Lembro da minha aula na quinta série: tive muita pena de Tiradentes e só bem mais tarde fui realmente entender o real significado da inconfidência mineira. Ótimo vídeo, como sempre.
Boa noite! Sou professora de língua portuguesa. Mas, gosto muito de História, e as que você conta são interessantes. Parabéns pelo conhecimento que você está nos transmitindo.
Paulo Ressutti , sou fã dos seus livros e dos seus vídeos, mas este Tiradentes foi um bode expiatório de gente muito mais importante envolvida na inconfidência . Na verdade foi um herói fabricado por uma república carente destes. Até tentaram identificar ele com Jesus.
Parabéns Rezzutti por vc estar fazendo a diferença em uma das disciplinas mais lindas que existem, porém completamente mal direcionada e lecionadas já há mto tempo, em nosso país. Sou filha de professores e posso falar isso. Até pq minha mãe eh defensora da vdd dentro da sala de aula. Bjao gde
Como professora aposentada de História, quero parabenizar #PauloRezzutti por mais uma aula maravilhosa. Eu não sabia da participação dessas mulheres muito poderosas que faziam a diferença numa época que só poderiam servir ao marido. Este vídeo e muitos outros eram para serem passados nas aulas das faculdades e nas escolas, mostrando a #HistoriaNaoContada.
Boa noite, um dia, em uma aula no ensino médio sobre Tiradentes, pedi a professora que falasse mais, e ela não queria sair do cronograma e me chamou no cantinho, indicou o livro A Devassa da Devassa, isso em 1990. Não devemos acreditar só no que é engessado nas escolas. Hj em dia a escola nem faz muita questão. Mas a pesquisa contínua é o melhor instrumento para entendermos os dias atuais.
Eu nunca soube da participação dessas mulheres. Somente hoje ,vim conhecer esse fato. Tenho 80 anos. Parabéns professor Paulo Rezzutti, por essa aula de História. Obrigado.
Como mineira e professora de História e historiadora, nunca aceitei que o alferes Joaquim José da Silva Xavier, fosse esse "exemplo de homem". Sempre achei que havia alguma coisa que não nos era mostrada. A república precisava de uma imagem,para fortalece-la e nada melhor,do que um "herói", que tinha sido morto exatamente pela bisavó do último imperador do Brasil. Tudo muito minuciosamente planejado. Colega,fale sobre Vitoriano Gonçalves Veloso,o único mulato,a fazer parte da Inconfidência Mineira. Aguardando.
Seu comentário me lembrou a perspicácia Machadiana, aliás até mesmo antes da República nascer...ele sabia muito. Algo me diz que Quincas Borba é uma representação desse processo de mudança ( não vou afirmar pq faz muito tempo que li)
Sou parentesco da Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira (São João del-Rei, c. 1759 - São Gonçalo da Campanha, termo da Vila de Campanha, 24 de maio de 1819) foi uma poetisa, mineradora e ativista política brasileira esposa do Inácio José de Alvarenga Peixoto que era atuante no movimento da inconfidência foi exilado para a África e teve seus bens confiscado pela coroa, Bárbara então perdeu seus bens e teve seus cadernos de poemas queimados.
Tenho uma amiga que é parente de Alcarenga Peixoto. Já adentrei a casa deles: Alvarenga e Bárbara em Ouro Preto. Mas somente a parte de baixo pois o 2o andar estava em restauro. Foi emocionante!! E também fui na Fazenda do Fundão que era deles, na estrada perto de Conselheiro Lafaiete aonde faziam as tertúlias, se reunião e Tomás ali ia para descansar.
@@danielaoliveira-dt8gn não estou não! Essa amiga é tetraneta de Alvarenga Peixoto..o casarão dele existe em OP na rua de seu nome, em frente Botica de Tiradentes . E a Fazenda também existe... só não entendo por que de tantas risadas!!
Oi Professor, eu na minha ignorância de menina já estranhava Tiradentes parecer com um deus. É importante registrar que desconfiava que Tiradentes nunca teve uma história parecida com a de Jesus, embora o admira muito, é meu heroi particular, afinal sou mineira de carteirinha rsrsrs . Sempre gostei de história, passei no vestibular para história e psicologia, mas.... como meus traumas pessoais falaram mais alto optei oela segunda kkk. Antes que alguém me analise, fiz análise e está tudo bem comigo 😅. Vejo hoje que devemos estudar a história real para desconstruirmos tudo que nos ensinaram na escola, por isto procurei ensinar a historia real para minha filha e a criei sem religião, por isso é uma das pessoas mais amorosas e empáticas que conheço. Bjs
É difícil para a geração atual compreender a sociedade das épocas remotas porque de certa forma a escassez de conhecimento dos professores de história era um fato. Se os professores nem sabiam do que ensinavam, além da imaturidade nossa para compreender todo o contexto histórico interno e externo fez com que tivéssemos zero interesse na história do nosso país. Muito obrigada professor e parabéns pela competência em aglutinar todos os fatores que culminaram no evento discutido.
Gostei de ouvir. Leciono História e é bem assim que contamos em sala de aula. Só a parte das mulheres que não aparece nos livros didáticos. Foi um adendo muito importante. Abraço, Rezzutti.
Oi Paulo, tenho usufruído de vários de seus vídeos e li seus livros Pedro I, Leopoldina e Domitila... Gostei demais dos livros e é um imenso prazer ver/ouvir seus vídeos. Não sou da área de história, mas sou fascinada. Conhecer a sua produção foi uma imensa alegria. Você é um dos poucos historiadores brasileiros que eu AMO ler/ouvir. MUITO OBRIGADA!!!
Rezzutti, estou utilizando seus vídeos para ensinar história do Brasil ao meu sobrinho de 10 anos! A escola simplesme baniu o ensino de nossa história do currículo escolar com a nova Base Comum Curricular.
Esta foi a explicação mais completa e precisa que eu ouvi e li sobre a história da inconfidência. Senti muito feliz com esse conhecimento adicional complementar. Vou reassistir outra vez para assimilar tudo. Sou mineiro, e agora entendo esta história que para mim fora muito confusa ou superficial.
Esse canal é um alento para a pobreza cultural das TVs abertas brasileiras. Assim como outros que tem surgido na esteira do avanço tecnológico e da internet. Antes a gente sentava em frente à TV, em busca de lazer ou uma distração, e dava tristeza quando começava a assistir o que era oferecido ali. Hoje ligo o aparelho e assisto o que quero. Cultura geral, história e distração são oferecidas a quem buscar em fontes fidedignas. Parabéns e vida longa ao canal.
O TH-cam me indicou esse vídeo hoje. Nada melhor que ouvir boas histórias durante essa restrição social. É enriquecedor aprender o que já se "conhecia". Descobrimos que nunca aprendemos tudo de uma só vez. Obrigada. 29/04/2021
Que gosto ter pessoas que conte a nossa história com riqueza de detalhes e nos faz apaixonar por história!! Vc consegue nos colocar dentro da história de uma forma mágica, e ter um interesse por tudo que remete ao passado .
Olá, Professor! Me chamo Cléa Beltrão, sou mineira, descendente de Tiradente e sou Coronel da Polícia Militar, corporação cujo Patrono é meu avô! Gostei muito do seu vídeo, sem contudo, observar alusão à sua família! Agradeço e desejo sucesso sempre! 🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️
Caramba, Dom Pedro II era homem demais bixo Ele cedeu o Paço para a exposição de Tira-dentes, e ainda emprestou seu acervo pessoal para a exposição. Que cara foda meu
@@BetoOliveira_machuta Dom Pedro II não era um déspota, não governava sozinho, ele também seguia as leis e o parlamento. O poder dele era de veto, dissolução do parlamento e convocação de novas eleições, além se ser o chefe das forças armadas. Ele sozinho não tinha poder para acabar com a escravidão no Brasil, escravidão essa que tinha se tornado parte da cultura do país, uma das primeiras coisas que muitos ex-escravos alforriados faziam era comprar um escravo, quanto tinham condições para isso; o Barão de Guaraciaba, que era negro, chegou a possuir mais de 1000 escravos em suas prioridades. O que a família real fazia era propagar as ideias abolicionistas.
Na verdade ele nao lutou por nada, foi morto antes. Mas sua possível luta não foi por Minas Gerais, como bem explicou o Rezutti, eles queriam se livrar das dividas e serem eles próprios os governantes, queriam mesmo era o poder. Hoje experimentamos "as maravilhas da República" ele deveria ta vivo para ver a merda que se tornou a tão desejada República.
Não creio que ela seja tão relevante assim. Lutou numa guerra? Muitos dizem que ela foi como amásia de um oficial. Mas as feministas querem tomar essa bandeira. Seria bom que fosse mesmo mostrada a sua história.
Eu li que o poetaTomas Antonio Gonzaga reconstruiu sua vida na Africa, se casou e teve familia. Marilia, que era muito joven na época da Inconfidencia, nunca se casou. Faleceu idosa e solteira. Oi, Paulo, aprendi com você muitos detalhes deste movimento que desconhecia. Muito obrigada pelo seu trabalho. Adoro seus videos.
@@FernandoSilva-wl9ch Desculpe, eu estava falando diretamente com Thereza sobre Tomas Antonio Gonzaga, continua sendo para ela o questionamento acima que eu fiz. quando quero escrever para alguém vou no espaço dela e foi o que eu fiz, o comentário foi exclusivamente para ela.
@@luizacostapinheiro8484 Eu que peço desculpas por interpretar mal, vc fez certinho, mas qlq um pode interagir com os outros por aqui... ler e ver os comentários e tal... Abção e fica em Paz...
Olá Paulo, fico impressionada com esses relatos da nossa história tão desconhecida para a muitos. Fiquei muito feliz essa semana, porque fui no Museu de Petrópolis e fiquei mais apaixonada pelo nosso imperador e nossa história e advinha qual livro o guia que nos levou usou para mostrar a família imperial ?! O seu livro sobre D. PEDRO II. Amei!!! A visita foi maravilhosa e saber que eles estão prestigiando o seu belo trabalho foi gratificante.
O que eu acho e que você e o melhor pra contar histórias pois você não e partidário, você conta a história sem querer interferir politicamente,meus parabéns continue assim que da gosto ti ouvir.
Rezzutti: obrigado pelo vídeo. Valeria mencionar que D Bárbara Heliodora era também poeta e que deu educação esmerada aos seus filhos, mesmo depois do degredo do marido. Por outro lado, talvez conviesse também mencionar que o longo Romanceiro da Inconfidência (1953), foi escrito por outra mulher: Cecília Meireles, e é provavelmente o mais importante poema sobre o tema na literatura brasileira.
HISTÓRIA DEVERIA SER SEMPRE CONTADA POR VOCÊ! QUE SHOW À PARTE! SUA NARRATIVA NOS INSTIGA, MESMO QUE JÁ SEJA ALGO DE NOSSO CONHECIMENTO !! QUE DELÍCIA !! MUITO OBRIGADA !!!
Professor, se possível conte a história de Santa Luzia, Minas Gerais! Passei um mês naquela cidade e fiquei MUITO surpresa com sua história. Pouco reconhecida pelos mineiros e brasileiros. Especialmente a Condessa! Mulher interessante!
Josefa Maria. De Pernambuco. Amei em saber desse outro lado da história do tira- dente. Até então não sabia e nem imaginava que mulheres teriam participação tão ativa nesse momento.
Que vídeo fantástico. Adorei saber mais sobre Tiradentes, tanto a pessoa quanto a data e a história. Sempre um prazer aprender mais sobre história com o Professor Paulo Rezzutti
Que aula sensacional, minha esposa é da família Teixeira de Carvalho da região de Prados e Tiradentes. Nos divertimos muito com suas aulas. Obrigado..!
Muito bom esse vídeo. Relembrei a viagem a Ouro Preto, São João del Rey, Tiradentes... Que bom que falou da força das mulheres também. Em Tiradentes, contam que nas festas de batizados, casamentos, eram feitas as reuniões nas casas, para despistar as autoridades da coroa. Havia senhas quando alguém chegava para levar recados do grupo. Muito bom saber mais história.
Vídeos do PRezzutti são aprendizado de qualidade e nos transforma em pensadores da nossa história...sou fã de carteirinha...👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏e da Claudia também...♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
@@claudiawitte6022 vc é muito querida...seu conhecimento através de suas pesquisas, é uma dádiva para nós e vc nos passa com tanto carinho e meiguice...não nos abandone nunca...♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️📚🖋📘🖌📗🖍📕✏️📙✒️
Recentemente li o livro de D Maria da Mary del Priore e ela detalha bem como foi feita a escolha das penas pela rainha na época, como ela era atormentada pela visão das execuções na infância e que por isso comutou as penas de morte por degredo em outras colônias, com exceção do Tiradentes
Imediato para mim essa informação da participação das mulheres na trama. Sempre superando expectativas, esse canal é um dos melhores canais de história aqui no TH-cam.
Olha, em toda minha vida nunca vi algo tão vivaz em uma explicação nem meu pai que é mineiro sabia tanto assim desta história parabéns Paulo pela explicação.
O livro A Devassa da Devassa, escrita pelo professor e brasilianista Kennedy Maxwell, é uma excelente fonte sobre como foi a ideia da inconfidência mineira e como foi o processo até o julgamento. Vale muito a pena ler!
Ótimo vídeo! Tbm ouvi falar sobre q Tiradentes foi exilado do Brasil, e um indigente foi colocado no lugar! Q anos depois foi encontrado terras c o nome dele e herdeiros fora do Brasil!
Olá tudo bem? Eu também já ouviu falar disso, quem fala isso é o professor Carlos Rosa. Ele falou que tem um livro provando isso e também tem documentos assinado pelo Tiradentes em outro país, com data após a suposta morte do Tiradentes.
Segunda vez que assisto e também que comento 😅, Tiradentes foi um bravo, valente e corajoso pra época . Sofreu horrores na mão desses Portugueses . Merece lugar de destaque na nossa história. Só acho que o feriado deveria ser só nosso 😅. São Paulo tem 1 feriado so deles 😊.
Ótimo vídeo, Paulo. Parabéns! Como sou da área jurídica, adoraria ouvir, em outro vídeo, maiores detalhes sobre o “processo” contra os inconfidentes, pois ainda não tínhamos jurisdição autônoma no Brasil. Seria interessante saber mais sobre o exame das “provas” e sobre as autoridades encarregadas dessa apreciação. Adoro o seu trabalho, e seria ótimo se você pudesse nos brindar com esse vídeo bônus.
Paulo, assisti a vários vídeos sobre Tiradentes. Mas a sua explicação é a mais completa. Parabéns pela lucidez das suas proposições. Vou encaminhar para meus contatos. 😊
Quando vemos alguém contar nossa história seriamente, vemos o quanto fomos explorados e atrasados por esses povos europeus, que se fazem de santos hoje em dia, mas em sua história, atrasaram toda América Latina e África. E tem gente que “segue” essa realeza ainda, como se tivessem feito algum bem ao mundo e não ao contrário.
É impossível encerrar o dia, Depois de mais uma *AULA* tão brilhante, sem agradecer tanto carinho e minúcias de suas explanações. Obrigada e boa noite.
Paulo e audiência, dêem uma olhada na Lei 9255/96 que estabelece pensão especial à descendente do Tiradentes. Vocês saberiam se há algum benefício em favor de nossa família Imperial? Vi essa Lei e entendi uma incongruência ter pensão vitalícia para descendentes do Tiradentes e não haver nada (ao menos não encontrei) em favor da Casa Imperial Brasileira. Se bem que... Depois de o Judiciário não ter indenizado os descendentes da Princesa Isabel na questão do Paço da Guanabara não sei mais o que é congruência ou segurança jurídica nesse país. Se essa curiosidade acrescentar algo a alguém ou alguém tiver notícia de algo em favor da Casa Imperial Brasileira, vou ficar grato. Abração para vc e pra Cláudia!
Qualquer transação imobiliária em Petrópolis gera obrigação de pagamento de laudêmio, até os dias de hoje, no importe de 2,5% sobre o valor de venda, em favor da “família real”. Esse é UM dos privilégios mantidos pela família que invadiu o Brasil e aniquilou os povos originários. Fiquei me perguntando, Professor, a partir da indignação acima, se seria devia indenização à família que invadiu e explorou o Brasil OU aos nossos povos originários, cuja vida e cultura foram massacradas, às pessoas negras escravizadas em razão da cor da pele que estruturaram a sociedade brasileira, por exemplo! E ainda se tenta invisibilizar até hoje como forma de manter privilégios dos colonizadores. Vamos conversar sobre isso? Levantar o véu da hipocrisia e falar sobre a perspectiva dos vencidos e o quanto precisamos melhorar para sermos uma sociedade menos desigual.
@@carinabicalho ""à família que invadiu e explorou o Brasil..., blablabla"" SABE MUITO! KKKKK ouviu e saiu por aí falando! Como Paulo Rezzutti faz falta ao Brasil, que não conhece História! Oh Bicalho! Vá estudar história e pare de estórias!!!
@@carinabicalho o imposto laudêmico foi criado como um "aluguel" dos lotes da fazenda de posse de d. Pedro II, sendo instituído para que famílias não precisassem pagar um alto valor da terra, mas sim uma pequeníssima %. O imposto permanece, visto que a terra é dos descendentes do ramo de Petrópolis da família Bragança. Atualmente, se o seu pai morre, lhe deixando imóveis que estão alugados, você não vai continuar recebendo esse aluguel mensalmente? E caso você faleça sem ter vendido os imóveis, seu(s) filho(s) terá o mesmo "privilégio". Já a família ""imperial"" brasileira só recebe esse aluguel, num pequeno valor apenas quando o imóvel é vendido. Por que isso seria tão injusto assim?? Lembrando que o atual chefe da casa Imperial não é do ramo de Petrópolis, e sim do de Vassouras, logo, nunca recebeu nenhum centavo desse imposto.
Eu aprendi na escola sim, anos atrás, e dava muita atenção as aulas de história. Viajava para a época, em cada explanação da professora. Mas, é bem verdade... depois de tantos e tantos anos, já nos meus quase 68 anos, muito bom reavivar, em nossas memórias, o que fez parte de nossa história. Ainda mais com esse professor... admirável!!! Curto, por demais, os seus vídeos/AS suas aulas!!! 😉🤗
Essa história de herói sempre passou despercebido na minha memória, mas sempre gostei da história brasileira ,principalmente das inconfidência mineira e tendo oportunidade de saber da verdadeira, gosto mais ainda 😊. Obrigada Paulo por nos ajudar com esse conhecimento. 😊
não nego, gostaria de ter vivenciado essa época "borbulhante", muita coisa aconteceu no mundo entre a independência americana e a ascensão e queda de Napoleão, grandes historias que eu gostaria muito de ter estado presente
Obrigada por momentos tão bons. De qualquer forma eu sempre respeito os que tem coragem de lutar contra os que oprimem, mesmo que tenham capitulado depois.
Li que muitas pessoas aqui reclamaram de não termos aulas assim, de altíssimo nível e profundo conhecimento, seja de que disciplina for, em nossas escolas.
Imagine professores e professoras assim, passando tanto conteúdo de tamanha importância, como se tem aqui neste canal, em tempo integral, em todas as escolas do país?
O tempo em sala de aula é muito curto pra tanta informação. Acho que enriquecer a formação dos estudantes com outras atividades culturais ajudaria muito.
@@aparecidauchoas7120 Era o que eu fazia quando estudava.
Ai a geracao seria muito inteligente e mudariam o rumo do
Brasil...sera que isso seria ideal para eles?? Ai ai ai
O currículo escolar é gigante e mal dá tempo de olhar por cima aquilo que é proposto na BNCC. Uma situação frustrante para os bons professores e para os alunos. Minha impressão é: quando o ano inicia, é dada a largada para uma corrida louca onde os professores fazem o que podem para "ensinarem" tudo aquilo que a BNCC manda, e os alunos apenas tentam sobreviver e alcançar nota para passar.
@@is2211 obrigada pela informacao pois nunca entendi porque disso...acredito que era para esconder certos assuntos nao importantes para nos pois qto mais sabemos menos obedientes ficamos. Valeu
estou aos 61 anos e ( filho e neto de leitores fanaticos ) MARAVILHADO por confirmar que nos enganavam nas escolas e TER A OPORTUNIDADE de rever a HISTORIA muito mais real honesta sem herois
Olá, sou professora de História, eu costumo explicar desse mesmo jeito para meus alunos, só das mulheres que eu não sabia, gosto de retratar essa invenção do herói nacional, e outros símbolos nacionais também, falo sobre a diferença entre entre inconfidência e conjuração, faço um paralelo com a conjuração Baiana e as diferentes motivações e tb sobre a Revolta Filipe dos Santos. Gosto muito das suas lives, parabéns!!!!
Fico feliz que ainda tenha uma professora que mostra a beri para nossas crianças. Até o retrato de Tiradentes é falso.
Nossa, gosto muito de ouvir suas narrações da história, muito bom
Muuuito interessante! Nunca foi tao bem explicado
Professora, parabéns pelo seu modo de ministrar, quando me chamam de professor costumo responder que sou apenas licenciado, um pesquisador teimoso e um escritor persiste, professor é o herói entrincheirado meio ao monturo de informações entre ele e o aluno. Desejo-lhe sucesso.
É professor que aquela Maria Louca imperatriz foi apaixonada por Tiradentes e ele não lhe deu a mínima Ela mandou enforca -lo
Tive uma professora de História no 2 ano do Colégio que dizia que se nós queríamos conhecer a verdadeira história do Brasil não deveríamos ler nada publicado para escola.
É muito triste ver e saber que ela tinha razão.
Adorei, sou mineira de Juiz de Fora, nascidacem 1939. Sou Marília em homenagem à "Marília de Dirceu". Meu pai um auto didata e linotipista me ensinou os primeiros verso de Tomaz Antônio Gonçalves. E adorei conhecer este pedaço da história tão bem ilustrado em seu vídeo. Parabéns e obrigada.
Oi Marília! Estive em Ouro Preto na semana passada, onde vi a fonte e a casa da Marília de Dirceu e estive no Mariano Procópio em Juíz de Fora no dia 18. Minas é linda!
O Gonçalves foi culpa do corretor.
Também conheci Ouro Preto e Tiradentes e algumas outras cidades históricas. Não sou da área acadêmica mas gosto de conhecer nossa história e "brigar" na política. Vi seu canal por acaso e assistirei mais. Obrigada pela atenção.
Foi a mais elucidativa explicação da Inconfidência Mineira q já ouvi. Aliás, isso é regra em seu trabalho.
Com certeza 👏👏👏
Também achei a explicação muito boa. Inclusive o jeito que ele conta a história. Excelente!
Eccelente esplanaçăo!
Melhor q esta impossível!Adorei.
Ótima análise sobre o período.
Obrigado
Comprei o livro A História não contada de Leopoldina, mas infelizmente não consegui ler todo até agora não sou muiito de ler mas ouço suas aulas com todo prazer e fixo melhor.
Como professora de história, indico e apresento seus vídeos em sala de aula, espero que não se importe, os alunos curtem muito. É incrível sua clareza e honestidade com nossa História. Parabéns Paulo, pelo belíssimo trabalho, inspira meus jovens a gostar mais do nosso passado.
Muito obrigado!
Que história forte e importante para o Brasil, Rezzutti! Por que não aprendemos isso na escola? Gratidão por vc fazer isso
Porque a escola é uma merda, infelizmente.
como disse Mark Twain: "nunca deixei que a escola atrapalhasse minha educação"
Show 👏👏👏 a cada video enriqueço meus conhecimentos em relação à nossa historia sou Guia de Turismo e historiadora auto didata. Parabéns
Não aprendi isso na escola, mas hoje, como professora de História ensino aos meus alunos. Mas, a respeito da participação das mulheres, confesso que para mim é novidade. Viver e sempre aprender.
Eu aprendi há muitos anos.
Me pergunto isso todos os dias colega. Nao me conformo de nos Brasileiros nunca sabermos das verdades e ficarmos anos e anos na escola para que? So disperdicio. Na minha visao querem um bando de cordeirinhos entao os livros nao falam nada que incentiva nossos cerebros a pensarem. Enquanto isso os paises estrangeiros passam a perna em todos nos com conhecimento de tudo usando e abusando dos bRasileiros que nao podem saber de nada. Obrigada a nternet e principalmente a canais como esse que pode nos ensinar e a aprender a ver com outros olhos todos os ensinamentos que nao tivemos...
Esta é aquela aula sobre Tiradentes que você nunca ouviu na escola.
Eu ouvi mas não com esse nível de explicação.
Falou bem.pouco sobre as mulheres.....snif
Excelente! Suas aulas elucidam muitos pontos interessantes que nem todo livro de História aborda. Parabéns!
Concordo em números e graus sem dúvida nenhuma 😢 bem diz a palavra de Jesus é conhecerei a verdade e a verdade os libertaram
O corretor me enganou e não consegui corrigir o nome do poeta Tomaz Antônio Gonzaga por Gonçalves.
Fiquei surpresa de saber que a Inconfidência Mineira foi um movimento local, para criar um país limitado a Minas Gerais. Do modo que nos passam a história, teria sido um herói nacional, que lutou pela Independência do Brasil. Na mesma época, movidos também pelos ideais da Revolução Francesa e suas idéias iluministas, aconteceu a Revolução Pernambucana, também um movimento local separatista. Curiosamente, quem nos dá a independência e principalmente, conserva a unidade do Brasil foi o próprio príncipe regente, ele sim, de coração mais brasileiro que muitos que diziam defender o Brasil e sua autonomia. Obrigada por nos brindar com muitas versões corretas da nossa história colonial/imperial.
Grande Paulo, excelente aula!
A influência da independência dos EUA foi influência mais contemporânea que o iluminismo, senão me engano, em MG tem um livro de Thomas Jefferson num museu da Inconfidência...
Foi doloroso ouvir "É aquela história: quem paga imposto é porque tá ganhando dinheiro..." Então não tem pobre pagando imposto?
Os caras roubavam "só" 20%, e teve revolta.
Imagina então contar pra brasileiro que hoje pagamos uns 40% (impostos diretos, indiretos, inflação)...
Bom dia Professor Paulo. Desde meu Período escolar a história de Tiradentes me chamava atenção pelo fato de conforme fui instruído ter sido Alferes e e morrer pela Pátria livrando o Brasil de Portugal.
A Novidade foi a o participação de mulheres na inconfidência mineira.
Grande homem,como poucos atitude para poucos Agora sabese da coragem deste Tiradentes Grande homem ""
Uma verdadeira aula da história da inconfidência mineira detalhada minuciosamente , rica em detalhes que eu não sabia. Já assisti várias vezes. Sensacional, depois de tantos anos tomei conhecimento de vários detalhes da inconfidência mineira e que não sabia.Obrigado Paulo.
Lembro da minha aula na quinta série: tive muita pena de Tiradentes e só bem mais tarde fui realmente entender o real significado da inconfidência mineira. Ótimo vídeo, como sempre.
Boa noite! Sou professora de língua portuguesa. Mas, gosto muito de História, e as que você conta são interessantes. Parabéns pelo conhecimento que você está nos transmitindo.
Paulo Ressutti , sou fã dos seus livros e dos seus vídeos, mas este Tiradentes foi um bode expiatório de gente muito mais importante envolvida na inconfidência . Na verdade foi um herói fabricado por uma república carente destes. Até tentaram identificar ele com Jesus.
Eu falo sobre isso no vídeo
Parabéns Rezzutti por vc estar fazendo a diferença em uma das disciplinas mais lindas que existem, porém completamente mal direcionada e lecionadas já há mto tempo, em nosso país. Sou filha de professores e posso falar isso. Até pq minha mãe eh defensora da vdd dentro da sala de aula. Bjao gde
Parabéns por vc estar fazendo*
@@fbrandao72
.
Exato.
Como professora aposentada de História, quero parabenizar #PauloRezzutti por mais uma aula maravilhosa. Eu não sabia da participação dessas mulheres muito poderosas que faziam a diferença numa época que só poderiam servir ao marido. Este vídeo e muitos outros eram para serem passados nas aulas das faculdades e nas escolas, mostrando a #HistoriaNaoContada.
Magnífica explanação. Elucida muitos pontos obscuros a respeito da Inconfidência Mineira.
Boa noite, um dia, em uma aula no ensino médio sobre Tiradentes, pedi a professora que falasse mais, e ela não queria sair do cronograma e me chamou no cantinho, indicou o livro A Devassa da Devassa, isso em 1990. Não devemos acreditar só no que é engessado nas escolas. Hj em dia a escola nem faz muita questão. Mas a pesquisa contínua é o melhor instrumento para entendermos os dias atuais.
Eu nunca soube da participação dessas mulheres. Somente hoje ,vim conhecer esse fato. Tenho 80 anos. Parabéns professor Paulo Rezzutti, por essa aula de História. Obrigado.
Como mineira e professora de História e historiadora, nunca aceitei que o alferes Joaquim José da Silva Xavier, fosse esse "exemplo de homem". Sempre achei que havia alguma coisa que não nos era mostrada. A república precisava de uma imagem,para fortalece-la e nada melhor,do que um "herói", que tinha sido morto exatamente pela bisavó do último imperador do Brasil. Tudo muito minuciosamente planejado. Colega,fale sobre Vitoriano Gonçalves Veloso,o único mulato,a fazer parte da Inconfidência Mineira.
Aguardando.
Exatamente 👏🏼👏🏼👏🏼
Seu comentário me lembrou a perspicácia Machadiana, aliás até mesmo antes da República nascer...ele sabia muito. Algo me diz que Quincas Borba é uma representação desse processo de mudança ( não vou afirmar pq faz muito tempo que li)
D.Maria era bisavó de Pedro II.
@@mauriciomarzano ok
Eu ouvi estas histórias, muito semelhante ao em que Paulo conta no Brasil Paralelo. Mas não dei crédito.
Professor Paulo Rezzutti, excelente seu trabalho. Leciono História para o ensino fundamental e médio, e suas aulas enriquecem as minhas. Um abraço.
Sou parentesco da Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira (São João del-Rei, c. 1759 - São Gonçalo da Campanha, termo da Vila de Campanha, 24 de maio de 1819) foi uma poetisa, mineradora e ativista política brasileira esposa do Inácio José de Alvarenga Peixoto que era atuante no movimento da inconfidência foi exilado para a África e teve seus bens confiscado pela coroa, Bárbara então perdeu seus bens e teve seus cadernos de poemas queimados.
Tenho uma amiga que é parente de Alcarenga Peixoto. Já adentrei a casa deles: Alvarenga e Bárbara em Ouro Preto. Mas somente a parte de baixo pois o 2o andar estava em restauro. Foi emocionante!! E também fui na Fazenda do Fundão que era deles, na estrada perto de Conselheiro Lafaiete aonde faziam as tertúlias, se reunião e Tomás ali ia para descansar.
@@mariaritaheringfagundes9063 🤣🤣
@@mariaritaheringfagundes9063tá brincando né 😂😂😅😅
@@danielaoliveira-dt8gn não estou não! Essa amiga é tetraneta de Alvarenga Peixoto..o casarão dele existe em OP na rua de seu nome, em frente Botica de Tiradentes . E a Fazenda também existe... só não entendo por que de tantas risadas!!
@@danielaoliveira-dt8gn ????
Oi Professor, eu na minha ignorância de menina já estranhava Tiradentes parecer com um deus. É importante registrar que desconfiava que Tiradentes nunca teve uma história parecida com a de Jesus, embora o admira muito, é meu heroi particular, afinal sou mineira de carteirinha rsrsrs . Sempre gostei de história, passei no vestibular para história e psicologia, mas.... como meus traumas pessoais falaram mais alto optei oela segunda kkk. Antes que alguém me analise, fiz análise e está tudo bem comigo 😅. Vejo hoje que devemos estudar a história real para desconstruirmos tudo que nos ensinaram na escola, por isto procurei ensinar a historia real para minha filha e a criei sem religião, por isso é uma das pessoas mais amorosas e empáticas que conheço. Bjs
Paulo suas aulas são muito encantadoras! Que serviço à nossa Cultura Brasileira você presta! Muito Obrigada!
É difícil para a geração atual compreender a sociedade das épocas remotas porque de certa forma a escassez de conhecimento dos professores de história era um fato. Se os professores nem sabiam do que ensinavam, além da imaturidade nossa para compreender todo o contexto histórico interno e externo fez com que tivéssemos zero interesse na história do nosso país. Muito obrigada professor e parabéns pela competência em aglutinar todos os fatores que culminaram no evento discutido.
Gostei de ouvir. Leciono História e é bem assim que contamos em sala de aula. Só a parte das mulheres que não aparece nos livros didáticos. Foi um adendo muito importante. Abraço, Rezzutti.
Oi Paulo, tenho usufruído de vários de seus vídeos e li seus livros Pedro I, Leopoldina e Domitila... Gostei demais dos livros e é um imenso prazer ver/ouvir seus vídeos. Não sou da área de história, mas sou fascinada. Conhecer a sua produção foi uma imensa alegria. Você é um dos poucos historiadores brasileiros que eu AMO ler/ouvir. MUITO OBRIGADA!!!
Naquela época Tiradentes já lutava pela liberdade do Brasil.
Que ele tenha encontrado o descanso eterno na espiritualidade.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Paulo, eu estou chocada de como somos ignorantes da verdadeira historia brasileira, obrigada!
Obrigada por contar a verdadeira história
Que minha vó nós contava....
Estoriador de peso. Não sabia das mulheres na Inconfidência. Deus lhe dê muita saúde. Parabéns ao Brasil por esse Ilustre Historiador.
Não e História e estória carrochina
Muiito bom para todas as postagens históricas.
Rezzutti, estou utilizando seus vídeos para ensinar história do Brasil ao meu sobrinho de 10 anos! A escola simplesme baniu o ensino de nossa história do currículo escolar com a nova Base Comum Curricular.
Com este título " Base Comum Curricular" me parece a copia do "Common Core" adotado na California, que gerou muitas críticas das professoras.
Hoje tenho 57anos , quando criança eu amava as aulas de história, sempre tirava nota máxima.
Não sei de nada,mas peguei uma bronca" do Joaquim Silvério dos Reis
desde criança até hoje.!
@@neydealmeida eu também, Joaquim Silvério dos Reis= covarde. Joaquim José da Silva Xavier= Herói.
Esta foi a explicação mais completa e precisa que eu ouvi e li sobre a história da inconfidência. Senti muito feliz com esse conhecimento adicional complementar. Vou reassistir outra vez para assimilar tudo. Sou mineiro, e agora entendo esta história que para mim fora muito confusa ou superficial.
Fico feliz em saber!
Melhor explicação sobre a inconfidência mineira que ouvi ou mesmo li até hoje. Sua didática é de mestre. Parabéns.
Esse canal é um alento para a pobreza cultural das TVs abertas brasileiras. Assim como outros que tem surgido na esteira do avanço tecnológico e da internet. Antes a gente sentava em frente à TV, em busca de lazer ou uma distração, e dava tristeza quando começava a assistir o que era oferecido ali. Hoje ligo o aparelho e assisto o que quero. Cultura geral, história e distração são oferecidas a quem buscar em fontes fidedignas. Parabéns e vida longa ao canal.
O TH-cam me indicou esse vídeo hoje. Nada melhor que ouvir boas histórias durante essa restrição social. É enriquecedor aprender o que já se "conhecia". Descobrimos que nunca aprendemos tudo de uma só vez.
Obrigada.
29/04/2021
Que gosto ter pessoas que conte a nossa história com riqueza de detalhes e nos faz apaixonar por história!! Vc consegue nos colocar dentro da história de uma forma mágica, e ter um interesse por tudo que remete ao passado .
Muito interessante!!!!! A gente de fato não sabe a nossa história....💕
Olá, Professor! Me chamo Cléa Beltrão, sou mineira, descendente de Tiradente e sou Coronel da Polícia Militar, corporação cujo Patrono é meu avô! Gostei muito do seu vídeo, sem contudo, observar alusão à sua família! Agradeço e desejo sucesso sempre! 🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️🇧🇷⚘️
Será mesmo?
Caramba, Dom Pedro II era homem demais bixo
Ele cedeu o Paço para a exposição de Tira-dentes, e ainda emprestou seu acervo pessoal para a exposição.
Que cara foda meu
Vc anda ouvindo muito funk palavrão. ... foda Pôrra Neuma!
Pena que foi um bunda mole. Deixou a escravidão se arrastar até 1888.
Foi um grande homem, mas um merda de monarca. Infelizmente.
Dom Pedro ll, um.espírito de muita luz, missionário.
@@BetoOliveira_machuta verdade
@@BetoOliveira_machuta Dom Pedro II não era um déspota, não governava sozinho, ele também seguia as leis e o parlamento. O poder dele era de veto, dissolução do parlamento e convocação de novas eleições, além se ser o chefe das forças armadas. Ele sozinho não tinha poder para acabar com a escravidão no Brasil, escravidão essa que tinha se tornado parte da cultura do país, uma das primeiras coisas que muitos ex-escravos alforriados faziam era comprar um escravo, quanto tinham condições para isso; o Barão de Guaraciaba, que era negro, chegou a possuir mais de 1000 escravos em suas prioridades. O que a família real fazia era propagar as ideias abolicionistas.
Gosto muito de ouvir histórias do Brasil
Sempre fui fascinada em tiradentes
Nossa...queria que voltasse essa época, imposto 1/5, hoje é 1/2 do que se ganha e consome. Obrigada pela aula!
Não tem um vídeo que não seja primoroso nesse canal. Deu vontade de fazer história ❤
Eu nunca vi ninguém falar da Maria Quitéria, alguém mais importante que Tiradentes , que só lutou por Minas gerais.
Na verdade ele nao lutou por nada, foi morto antes. Mas sua possível luta não foi por Minas Gerais, como bem explicou o Rezutti, eles queriam se livrar das dividas e serem eles próprios os governantes, queriam mesmo era o poder.
Hoje experimentamos "as maravilhas da República" ele deveria ta vivo para ver a merda que se tornou a tão desejada República.
Não creio que ela seja tão relevante assim. Lutou numa guerra? Muitos dizem que ela foi como amásia de um oficial. Mas as feministas querem tomar essa bandeira. Seria bom que fosse mesmo mostrada a sua história.
Eu li que o poetaTomas Antonio Gonzaga reconstruiu sua vida na Africa, se casou e teve familia. Marilia, que era muito joven na época da Inconfidencia, nunca se casou. Faleceu idosa e solteira.
Oi, Paulo, aprendi com você muitos detalhes deste movimento que desconhecia. Muito obrigada pelo seu trabalho. Adoro seus videos.
Só precisamos de provas agora.
@@luizacostapinheiro8484 as provas é a História...
@@FernandoSilva-wl9ch Desculpe, eu estava falando diretamente com Thereza sobre Tomas Antonio Gonzaga, continua sendo para ela o questionamento acima que eu fiz. quando quero escrever para alguém vou no espaço dela e foi o que eu fiz, o comentário foi exclusivamente para ela.
@@luizacostapinheiro8484 Eu que peço desculpas por interpretar mal, vc fez certinho, mas qlq um pode interagir com os outros por aqui... ler e ver os comentários e tal... Abção e fica em Paz...
@@FernandoSilva-wl9ch 👏👏👏
Parabéns Paulo, o ensino da história do Brasil como uma Contação de Estória tem um resultado formidável.
O retrato de Pedro Américo e Portinari são muito impactantes!!!! Muito importantes para os livros de História do Brasil!
Olá Paulo, fico impressionada com esses relatos da nossa história tão desconhecida para a muitos. Fiquei muito feliz essa semana, porque fui no Museu de Petrópolis e fiquei mais apaixonada pelo nosso imperador e nossa história e advinha qual livro o guia que nos levou usou para mostrar a família imperial ?! O seu livro sobre D. PEDRO II. Amei!!! A visita foi maravilhosa e saber que eles estão prestigiando o seu belo trabalho foi gratificante.
Que legal!!!!
O que eu acho e que você e o melhor pra contar histórias pois você não e partidário, você conta a história sem querer interferir politicamente,meus parabéns continue assim que da gosto ti ouvir.
Muito diferente do que aprendemos na escola, onde essas mulheres sequer eram citadas. Obrigada pela aula!🙂
Parabéns! Muito bom. Este video deveria ser exibido nas escolas do Brasil.
Paulo, adoro a forma de vc e a Cláudia contarem as histórias da História. Realmente prende o ouvinte.
Rezzutti: obrigado pelo vídeo. Valeria mencionar que D Bárbara Heliodora era também poeta e que deu educação esmerada aos seus filhos, mesmo depois do degredo do marido. Por outro lado, talvez conviesse também mencionar que o longo Romanceiro da Inconfidência (1953), foi escrito por outra mulher: Cecília Meireles, e é provavelmente o mais importante poema sobre o tema na literatura brasileira.
É impossível ñ gostar dos seus vídeos.
HISTÓRIA DEVERIA SER SEMPRE CONTADA POR VOCÊ! QUE SHOW À PARTE! SUA NARRATIVA NOS INSTIGA, MESMO QUE JÁ SEJA ALGO DE NOSSO CONHECIMENTO !! QUE DELÍCIA !! MUITO OBRIGADA !!!
Parabéns sou português de Lisboa, infelizmente historias bem tristes
E sempre fui apaixonado pela História do Brasil e História geral. Foi uma boa informação. Obrigado pela informação.
Por esta aula percebo o quanto o ensino nas escolas é superficial. Aprendendo aos 52 anos . Obg professor. Deus abençoe.
Amém ✌️ 🙏🏼
Adorei a história da conjuração mineira muito bem contada e bem pesquisada, obrigado.
Professor, se possível conte a história de Santa Luzia, Minas Gerais! Passei um mês naquela cidade e fiquei MUITO surpresa com sua história. Pouco reconhecida pelos mineiros e brasileiros. Especialmente a Condessa! Mulher interessante!
Moro em Santa Luzia 30 anos, cidade rica de cultura, desvalorizada onde poucas pessoas dão valor a história
Josefa Maria. De Pernambuco. Amei em saber desse outro lado da história do tira- dente. Até então não sabia e nem imaginava que mulheres teriam participação tão ativa nesse momento.
Que vídeo fantástico. Adorei saber mais sobre Tiradentes, tanto a pessoa quanto a data e a história. Sempre um prazer aprender mais sobre história com o Professor Paulo Rezzutti
Excelente lição , até hoje nos mineiros nos orgulhamos da Inconfidência, ela está viva em nossos corações.
Que aula sensacional, minha esposa é da família Teixeira de Carvalho da região de Prados e Tiradentes. Nos divertimos muito com suas aulas. Obrigado..!
Muito bom esse vídeo. Relembrei a viagem a Ouro Preto, São João del Rey, Tiradentes... Que bom que falou da força das mulheres também. Em Tiradentes, contam que nas festas de batizados, casamentos, eram feitas as reuniões nas casas, para despistar as autoridades da coroa. Havia senhas quando alguém chegava para levar recados do grupo. Muito bom saber mais história.
Amei ouvir o outro lado obscuro de Tiradentes pq na escola apresentavam ele como mártir herói, igual os heróis de hoje é só lama e mais lama
Excelente! Parabéns pela sua dedicação e muito obrigado pelo seu trabalho! Louvado seja Deus! 🛐 👏 👏 👏 👏
Bom saber estes tipos histórias para semear interesse pelos passado!
Vídeos do PRezzutti são aprendizado de qualidade e nos transforma em pensadores da nossa história...sou fã de carteirinha...👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏e da Claudia também...♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Obrigada!
@@claudiawitte6022 vc é muito querida...seu conhecimento através de suas pesquisas, é uma dádiva para nós e vc nos passa com tanto carinho e meiguice...não nos abandone nunca...♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️📚🖋📘🖌📗🖍📕✏️📙✒️
@@maracristinaalvesmachado2417 obrigada você pelo carinho! 💕
Amo seus vídeos, conheci o canal há 4 dias, a forma como fala, da para imaginar tudo perfeitamente 👏👏👏
Recentemente li o livro de D Maria da Mary del Priore e ela detalha bem como foi feita a escolha das penas pela rainha na época, como ela era atormentada pela visão das execuções na infância e que por isso comutou as penas de morte por degredo em outras colônias, com exceção do Tiradentes
Imediato para mim essa informação da participação das mulheres na trama.
Sempre superando expectativas, esse canal é um dos melhores canais de história aqui no TH-cam.
Maneiro gostei do vídeo e seu canal é muito da hora , bem que minha mãe falou ✌️✌️ vou assistir mais história é muito legal com você Sr. Paulo 💯✌️✌️✌️
Estava na segunda série primária hoje fundamental aprendi a história de Tiradentes na história do Brasil. Sempre gostei de história.❤
Olha, em toda minha vida nunca vi algo tão vivaz em uma explicação nem meu pai que é mineiro sabia tanto assim desta história parabéns Paulo pela explicação.
O livro A Devassa da Devassa, escrita pelo professor e brasilianista Kennedy Maxwell, é uma excelente fonte sobre como foi a ideia da inconfidência mineira e como foi o processo até o julgamento. Vale muito a pena ler!
Sendo mineiro é muito lindo conhecer nossa historia.
Ótimo vídeo! Tbm ouvi falar sobre q Tiradentes foi exilado do Brasil, e um indigente foi colocado no lugar! Q anos depois foi encontrado terras c o nome dele e herdeiros fora do Brasil!
Olá tudo bem?
Eu também já ouviu falar disso, quem fala isso é o professor Carlos Rosa.
Ele falou que tem um livro provando isso e também tem documentos assinado pelo Tiradentes em outro país, com data após a suposta morte do Tiradentes.
Professor, você me lembra meu querido professor JOÃO, a quem devo todo meu interesse pelo conhecimento! Obrigada!
Sou fascinado pela História da Inconfidência Mineira.
Parabéns pelo vídeo/aula que você realizou.
Muito bom! Adorei. Que tal nós levar em vídeo aula a Ouro Preto , seria magnífico. Os lugares e a história contada em detalhes
Segunda vez que assisto e também que comento 😅, Tiradentes foi um bravo, valente e corajoso pra época . Sofreu horrores na mão desses Portugueses . Merece lugar de destaque na nossa história. Só acho que o feriado deveria ser só nosso 😅. São Paulo tem 1 feriado so deles 😊.
Ótimo vídeo, Paulo. Parabéns! Como sou da área jurídica, adoraria ouvir, em outro vídeo, maiores detalhes sobre o “processo” contra os inconfidentes, pois ainda não tínhamos jurisdição autônoma no Brasil. Seria interessante saber mais sobre o exame das “provas” e sobre as autoridades encarregadas dessa apreciação. Adoro o seu trabalho, e seria ótimo se você pudesse nos brindar com esse vídeo bônus.
Existe o livro A Devassa da Devassa", que disseca o processo original, o "Auto da Devassa", talvez lá você possa encontrar mais informações.
Paulo, assisti a vários vídeos sobre Tiradentes. Mas a sua explicação é a mais completa. Parabéns pela lucidez das suas proposições. Vou encaminhar para meus contatos. 😊
Quando vemos alguém contar nossa história seriamente, vemos o quanto fomos explorados e atrasados por esses povos europeus, que se fazem de santos hoje em dia, mas em sua história, atrasaram toda América Latina e África. E tem gente que “segue” essa realeza ainda, como se tivessem feito algum bem ao mundo e não ao contrário.
Orgulhosa de ser mineira. Obrigada pelas informações. Minas é linda!!!
VIVA A PATRIA MINEIRA
É impossível encerrar o dia, Depois de mais uma *AULA* tão brilhante, sem agradecer tanto carinho e minúcias de suas explanações. Obrigada e boa noite.
Paulo e audiência, dêem uma olhada na Lei 9255/96 que estabelece pensão especial à descendente do Tiradentes. Vocês saberiam se há algum benefício em favor de nossa família Imperial? Vi essa Lei e entendi uma incongruência ter pensão vitalícia para descendentes do Tiradentes e não haver nada (ao menos não encontrei) em favor da Casa Imperial Brasileira. Se bem que... Depois de o Judiciário não ter indenizado os descendentes da Princesa Isabel na questão do Paço da Guanabara não sei mais o que é congruência ou segurança jurídica nesse país. Se essa curiosidade acrescentar algo a alguém ou alguém tiver notícia de algo em favor da Casa Imperial Brasileira, vou ficar grato. Abração para vc e pra Cláudia!
Qualquer transação imobiliária em Petrópolis gera obrigação de pagamento de laudêmio, até os dias de hoje, no importe de 2,5% sobre
o valor de venda, em
favor da “família real”. Esse é UM dos privilégios mantidos pela família que invadiu o Brasil e aniquilou os povos originários.
Fiquei me perguntando, Professor, a partir da indignação acima, se seria devia indenização à família que invadiu e explorou o Brasil OU aos nossos povos originários, cuja vida e cultura foram massacradas, às pessoas negras escravizadas em razão da cor da pele que estruturaram a sociedade brasileira, por exemplo! E ainda se tenta invisibilizar até hoje como forma de manter privilégios dos colonizadores. Vamos conversar sobre isso? Levantar o véu da hipocrisia e falar sobre a perspectiva dos vencidos e o quanto precisamos melhorar para sermos uma sociedade menos desigual.
@@carinabicalho ""à família que invadiu e explorou o Brasil..., blablabla"" SABE MUITO! KKKKK ouviu e saiu por aí falando! Como Paulo Rezzutti faz falta ao Brasil, que não conhece História! Oh Bicalho! Vá estudar história e pare de estórias!!!
@@carinabicalho o imposto laudêmico foi criado como um "aluguel" dos lotes da fazenda de posse de d. Pedro II, sendo instituído para que famílias não precisassem pagar um alto valor da terra, mas sim uma pequeníssima %. O imposto permanece, visto que a terra é dos descendentes do ramo de Petrópolis da família Bragança.
Atualmente, se o seu pai morre, lhe deixando imóveis que estão alugados, você não vai continuar recebendo esse aluguel mensalmente? E caso você faleça sem ter vendido os imóveis, seu(s) filho(s) terá o mesmo "privilégio". Já a família ""imperial"" brasileira só recebe esse aluguel, num pequeno valor apenas quando o imóvel é vendido. Por que isso seria tão injusto assim??
Lembrando que o atual chefe da casa Imperial não é do ramo de Petrópolis, e sim do de Vassouras, logo, nunca recebeu nenhum centavo desse imposto.
Leia sobre a família imperial os seus bens vivem
Ansiosa por mais essa história, vai ser show
Parabéns pela aula e a Histórias verdadeira muito obrigado😘👍
Acrescentou à minha bagagem sobre o país. Quanto mais soubermos, melhor conduziremos nossa ação política e cidadã. Valeu!
Mulheres na Inconfidência... Excelente.
Ah!!! Certeza que vai ser Sucesso absoluto!!! Como sempre! 😏😉
Eu aprendi na escola sim, anos atrás, e dava muita atenção as aulas de história. Viajava para a época, em cada explanação da professora. Mas, é bem verdade... depois de tantos e tantos anos, já nos meus quase 68 anos, muito bom reavivar, em nossas memórias, o que fez parte de nossa história. Ainda mais com esse professor... admirável!!!
Curto, por demais, os seus vídeos/AS suas aulas!!! 😉🤗
Época TERRÍVEL meu DEUS ! O ALFERES, JAMAIS será esquecido ! FORTALEZA CE
Essa história de herói sempre passou despercebido na minha memória, mas sempre gostei da história brasileira ,principalmente das inconfidência mineira e tendo oportunidade de saber da verdadeira, gosto mais ainda 😊. Obrigada Paulo por nos ajudar com esse conhecimento. 😊
não nego, gostaria de ter vivenciado essa época "borbulhante", muita coisa aconteceu no mundo entre a independência americana e a ascensão e queda de Napoleão, grandes historias que eu gostaria muito de ter estado presente
Obrigada por momentos tão bons.
De qualquer forma eu sempre respeito os que tem coragem de lutar contra os que oprimem, mesmo que tenham capitulado depois.
Taí um bom tema para um próximo livro: a Inconfidência Mineira. Já li tanta mentira sobre isso.
A força da mulher q luta pelos seus direitos fazendo a diferença na história. Parabéns querido Paulo por mais um excelente e enriquecedor vídeo 🥰🤩🌻
Eu amo a história, porém tivemos um educação péssima..
Já tinha ouvido falar dele,mas não sabia a sua história.
Eu não sabia da participação das mulheres na Inconfidência. Adorei a exposição histórica feita por você Paulo. Parabéns amigo.
Obrigado!