Lembrando, meus caros, que esses foram os meus gastos aqui em TSUKUBA! Dependendo da cidade para onde você vai, pode ter uma variação para cima ou para baixo. De qualquer forma, é legal trazer pelo menos o valor da sua bolsa. Abraços!
Seria legal ir em um mercado/farmácia/kombini e mostrar junto com o preço aquelass coisas do dia a dia tipo shampoo, sabonetes, escova de dentes, produtos de limpeza pra casa e afins... Pq podemos levar daqui algumas coisas mas se acabam e temos q ter em mente o dimdim pra comprar tudo aí né rsrs fora q acho q seria interessante de ver. Obrigada de novo por fazer vídeos tão úteis, esclarecedores! Ajuda muitíssimo! Vou começar a estudar sério japonês, terminei o inglês e terminando minha graduação aqui eu vou tentar uma das bolsas :)
Oi, Catherine! Obrigada pelo comentário! Então, eu tenho um vídeo no canal falando mais ou menos sobre quanto é o meu gasto mensal aqui! Não comento muito sobre essas coisas porque eu acredito q seja algo bem pessoal. Vc pode gastar literalmente 110 ienes em cada um desses produtos q vc mencionou (se for a uma loja de 100 ienes) ou gastar horrores (se quiser um shampoo de marca ou coisa assim). Aih, realmente, vai depender do quanto vc está disposta a gastar com essas coisas :) Obrigada pela sugestão, quem sabe eu faça um video sobre isso! Ganbatte kudasai! Abraços!
Que bom que deu tudo certo na sua defesa! Parabéns! Confesso que estou um pouquinho preocupada agora hahahaha vou para Osaka nos primeiros 6 meses de japonês , e acho que só conseguirei levar 160 mil iene hahaha *rindo de nervoso* Obrigada pelas informações ! :) eu estava com dúvida sobre esse seguro de saúde mesmo, o vídeo foi bem esclarecedor ! Eu tenho uma pergunta um pouco mais besta: quando você chegou no aeroporto do Japão , tinha alguém da sua Universidade te esperando, ou você foi de ônibus / taxi para o dorm?
Oi Barbara!! Fico feliz que meu vídeo tenha sido útil!! Então, eu não sei como são os gastos p Osaka, talvez essed 160mil sejam suficientes! O q pesa muito aqui em Tsukuba é o dormitório (ter que dar 66mil de uma vez dói o bolso de qualquer um!!). Se o teu dorm for mais barato, talvez fique mais tranquilo :) Quanto a sua pergunta, não tinha ninguém nos esperando. Entretanto, a universidade tinha contato com uma agência de transporte que opera no aeroporto de Narita. Então, nós fomos instruídos a ir no guichê deles e comprar a passagem do ônibus para vir para Tsukuba. Nesse meio tempo, a agência já contactava a uni dizendo quem tinha chegado ou não. Aih, chegando em Tsukuba, tinha um onibus fretado da Universidade para levar a gente até os dormitórios :) Não acho que vai ser a mesma coisa para você, mas com certeza a universidade vai te falar como proceder. Se não vier nenhuma info, manda email perguntando porque depois de mil horas viajando, quanto menos surpresas você tiver quando chegar aqui, melhor! hahahaha Obrigada pelo comentário!! Abraços!!
Muito obrigada pelos seus vídeos, são bastante úteis e estão me ajudando muito pra tentar conseguir a bolsa, acabei de descobri que o curso profissionalizante aumentou pra idade de até 24 anos e agora tô mais animada que tudo ^ω^ Thank you~
Oi, Vitória! Obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz que os meus vídeos te ajudem! Não sei muito como a bolsa p curso profissionalizante funciona, mas espero que as minhas experiências com as bolsa pós-graduação sejam úteis para você! Abraços!
Oi Vitória! O meu curso de mestrado tinha aulas tanto em ingles quanto em japonês. O idioma no qual o curso será ministrado depende da universidade e do curso, por isso é importante pesquisar direitinho antes de decidir a universidade. E para os alunos bolsistas de PÓS-GRADUAÇÃO do MEXT, nós podemos sair e voltar (mas a ausência não pode ultrapassar 3 meses. Alem do que, se voce nao estiver no Japão para assinar a presenca, você perde a bolsa do mês). Não sei se para a bolsa dos cursos profissionalizantes as mesmas condições se aplicam. Espero q minhas respostas te ajudem. Abraços!
Oi, Victor Hugo! Sim, eu sei responder, já que se refere a mim mesma, né? 😂 Agora falando sério: sim, eu trabalhava, mas não era para juntar dinheiro, era p sobreviver mesmo 😬 Claro que, uma vez que decidi vir para o Japão e consegui a bolsa, comecei a me esforçar para juntar dinheiro (além de vender coisas, oferecer serviços etc) e deu tudo certo (o real tb estava mais valorizado do que hoje, então, foi um pouco mais fácil juntar a quantia necessária em ienes). Espero ter conseguido esclarecer. Abraços!
Oii, estou graduando o curso de Engenharia Floresta no MT, pretendo seguir estudando com o mestrado e tentar a bolsa, mas o receio é muito grande kkkk E muito obrigada pelo vídeo e parabéns pela sua defesa, apesar de já ter passado algum tempo!!!
Oi, Tainá! Obrigadaaaa! Fico feliz q esteja interessada na bolsa, é uma oportunidade sem igual! Receio sempre tem, mas não tem como ter ganhos sem riscos :) Abraços!
Oi, Serena! Obrigada pelo comentário! Infelizmente, não moro mais em dormitório, então, não tenho como fazer esse tour >.< Mas no primeiro vídeo que fiz aqui no Japão, eu mostrei um pouquinho desse quarto. Se quiser dar uma olhadinha, vou deixar aqui o link: th-cam.com/video/qB7-ExDJPko/w-d-xo.html
Recebe um valor mensal para se sustentar. Esse é o maior atrativo da bolsa do MEXT. Os valores estão todos especificados no site da embaixada japonesa no Brasil! :) Abraços.
Por transferência bancária! Todos os bolsistas precisam abrir uma conta num banco japonês (normalmente, o Yuucho Bank) e informar ao MEXT (normalmente, através da universidade/instituição de ensino onde vc está alocado) os dados para poder receber o dinheiro.
Eu tô indo pra curso profissionalizante, queria saber se como a bolsa demora a cair, o pessoal que já tem algumas coisas de estudo (notebook) e afins, podem também levar né? Já que eu vi que coisas de estudos pesa um pouco se pensar em comprar lá :/
Muito útil como sempre, Érica! Parabéns pelo video. Ah, sei que podemos facilmente consultar no google, mas seria mt legal se vc pudesse colocar também os valores equivalentes em reais sabe? So pra otimizar a informação Mas o video foi excelente e mt esclarecedor :)
Oi Dynho! Fico feliz que o vídeo tenha sido útil! Então, eu até pensei em colocar os valores em reais (inclusive, já fiz isso várias vezes em outros vídeos do canal). Entretanto, optei por não colocar desta vez porque o câmbio varia bastante e não tem como garantir que o valor q eu colocar hoje vai ser o que você vai pagar quando precisar vir. Outra coisa que também deve ser levada em consideração é que existem diferenças de preços entre casas de câmbio. Por último, eu quis evitar situações do tipo "Ah, mas a Érica disse que se eu juntasse 9000 reais, seria o suficiente para vir", mas no final, o câmbio quando a pessoa foi trocar os ienes tava muito mais caro e isso não vai ser o suficiente. Enfim, espero que entenda os motivos de eu só ter colocado os valores em ienes ^^" Obrigada pelo comentário!! Abraços!
S4dako, em questão a cartão de crédito (pra uso pessoal mesmo). Como eu pago a fatura? Posso por exemplo deixar minha mãe gerenciando pagando o valor NO BRASIL, ou eu posso pagar no Japão?
Oi, Ashley, obrigada pelo comentário! Então, o cartão de crédito é brasileiro? Se for brasileiro, a fatura será cobrada no Brasil. A fora como você vai pagar fica a teu critério. Por exemplo, se você tiver uma conta de banco no Brasil e tiver acesso ao Internet Banking dela, mesmo no Japão, você mesma pode efetuar o pagamento. Mas se achar melhor deixar sua mãe encarregada disso, é tua escolha. Acho melhor você conversar diretamente com a sua mãe sobre esse assunto :) Abraços!
Olá, é verdade que a maioria das pessoas que conseguem são apenas descendentes? Ouvi dizer que não sendo descendente tem muita chance de não conseguir.
Oi, Larissa! Sim, depois de terminar a graduação, mestrado ou doutorado pela bolsa do MEXT, nós podemos continuar morando no Japão, contanto que a gente consiga o visto para permanecer (seja de trabalho, de descedente etc). Abraços!
Desculpe, tenho uma duvida, vi videos falando que gastaram apenas 30 mil ienes nesse mês que ficaram sem a bolsa, como por exemplo o kureito, tem como pagar a taxa da viagem depois e acabar levando só isso? Queria tentar a universidade de tokyo ou kyoto, será que passa de 200 mil ienes?
Olha, eu não consigo imaginar como o Cleiton conseguiu se virar só com 30mil no primeiro mês. Isso é o que eu gasto só com comida aqui em Tsukuba. E como eu mencionei no vídeo, quando eu cheguei, tive que pagar depósito de segurança do dorm, primeiro aluguel e soh isso foi mais de 60mil. A não ser que o dormitório onde tu for ficar não cobre essas taxas no primeiro mês, eu acho EXTREMAMENTE difícil conseguir isso (em qlq cidade). Lembra que tu vai esperar UM MÊS inteiro até chegar a primeira bolsa e a vida já vira uma zona suficiente só de mudar de país, não queira adicionar dívidas ou passar perrengue por causa de dinheiro em cima disso. Eu não confiaria vir só som 30mil. Agora, 200mil é um valor plausível. Não sei falar com certeza se isso é o suficiente em Toquio ou Kyoto. Recomendo falar com alguém q está nessas cidades (como o próprio Cleiton que está em Tóquio, por exemplo). De qlq forma, 200mil é o que o MEXT recomenda que a gente traga, então, acredito q deva ser okay :) Abraços!
@@s4dako Aaaaah, pensando bem faz sentido mesmo. Mas e sobre isso de ficar um ano aprendendo o japonês em osaka e tokyo, são em que instituições? Isso é apenas para quem vai se graduar ou você passou por isso tbm? E so depois desse um ano que faz o vestibular para as universidades?
Não sei dizer. O que sei é que, para graduação, o preparo não é apenas na língua japonesa, mas também para fazer o vestibular, então, acho que as instuições são diferentes. Para pós-graduação, se a universidade onde o aluno vai ser ser alocado não puder oferecer o curso de japonês, até onde sei, os bolsistas são alocados em uma outra instituição (como a TUFS, por exemplo) pelos 6 primeiros meses e só depois seguem para a universidade onde vão fazer seu mestrado/doutorado. No meu caso, a Universidade de Tsukuba oferece esse curso, então, eu vim direto para cá. Como você já deve saber, eu vim pela bolsa de pós-graduação, então, eu REALMENTE não tenho como te dizer muito sobre a bolsa de graduação. O que eu sei vem do que li do edital (que está no site da embaixada e recomendo sempre ler) e o que ouvi de terceiros. O melhor é você conversar com bolsistas de graduação (como o próprio Cleiton!). Eles vão conseguir te dar uma ideia melhor :) Abraços!
Oi, Natália! Obrigada pelo seu comentário! Vou ver e faço um vídeo sobre isso, apesar de que já faz um tempo e não lembro das coisas direito hahaha Quanto a minha área de pesquisa, sou da Ciência da Computação e pesquiso a aplicação de métodos de sub-espaços em dados de linguagem natural. Não cheguei a falar com detalhes sobre a minha pesquisa ainda aqui no canal, mas no meu último vídeo, contei como que virei cientista da computação. Se ainda não assistiu, dá uma olhadinha lá ^^ Feliz Ano Novo e abraços!
Oi, David! Obrigada pelo comentário! Como mencionei no vídeo (15:33), eu trouxe em torno de 230mil ienes (eu troquei o real por iene no Brasil, antes de vir p Japão). Não lembro quanto tava o iene na época e eu já tinha um pouco de iene guardado em casa. Então, não consigo te dizer quanto que eu acabei gastando em real, desculpa! Abraços!
Dá uma olhada nos vlogs daqui do canal p ver se ele não aparece xD Além de mim, tem mais 3 pessoas de Manaus no lab e durante o mestrado estudei com outro manauara 8D
Olá! Eu tenho vídeo sobre esse assunto no canal. Se ainda não assistiu, recomendo que dê uma olhadinha: [A bolsa de pós-graduação do MEXT é suficiente para viver no Japão?] th-cam.com/video/Ooy33nWPDxw/w-d-xo.html
Olá! Obrigada pelo comentário! Desculpa, mas você quer dizer estudo do que para quê? Se for para a prova de idiomas para o MEXT, eu não fiz nenhum estudo específico porque eu já era fluente em inglês (com relação a isso, tenho vídeo no canal, onde conto como aprendi a falar inglês). O que eu fiz foi me preparar entendendo qual era a estrutura da prova, calcular quanto tempo mais ou menos eu tinha para cada questão etc. Mas isso é de praxe para qualquer prova :) Ah, e para esclarecer, eu fiz a prova da pós-graduação, que só cobra conhecimentos na língua inglesa e/ou japonesa. Se for a prova para graduação, ae é uma história completamente diferente! (sei de gente que faz até cursinho só para passar nessa bolsa!). No final das contas, como estudar e por quanto tempo estudar é relativo a cada um. Vai depender do quanto você já domina do conteúdo, quão rápido você aprende, como você aprende melhor. E isso só você tem como saber. Desculpa não te dar nenhuma resposta concreta. Abraços!
Oi Rodrigo! Obrigada pelo comentário! E não, não fiz porque eu acho q isso é muito subjetivo. Eu mesma não trouxe muita coisa, então fica difícil eu "aconselhar" nesse ponto. Mas claro, se vc (ou outras pessoas q acompanham o canal) tiver curiosidade em saber, eu posso fazer um vídeo sobre isso :) Abraços!
Olá! Obrigada pelo comentário! No final, tu que escolhe :) Se quiser trazer o dinheiro em real e trocar p iene aqui no Japão, tu traz xD O negócio é: Vai ter lugar que aceita real em troca de iene? Tem gente que vem com dólar, tem gente que vem com iene, tem gente que vem sem nada e só o cartão de crédito do Brasil. Tu que escolhe o que achar mais em conta! Abraços!
Geralmente você pode converter em casa de câmbio, mas tem que ter a passagem e toda a documentação que comprova sua viagem até lá, acredito eu que pode ser feito antes da viagem aqui mesmo no Brasil.
Se eu levar um valor abaixo da bolsa, como algo em torno de 5 mil reais, existe algum impedimento por parte deles, ou eu poderia ir tranquilamente com esse dinheiro?
Oi, Yago! Obrigada pelo comentário! Eles não checam quanto dinheiro tu traz. Recomenda-se trazer pelo menos o valor da bolsa pq se não, é quase certeza q tu vai passar apuros no primeiro mês por falta de dinheiro. Se tu não tem como trazer o valor, tudo bem. Mas tu já tá ciente dos gastos e não adianta reclamar depois p MEXT pq eles só pagam a primeira bolsa no final do mês. Abraços!
Oi, Camila! Obrigada pelo comentário! Para saber quantos reais o iene está valendo agora, vc pode fazer uma consulta na Internet mesmo. Agora, se quiser trocar dinheiro em espécie do real por iene, vc precisa ir numa casa de câmbio. Agora, se é melhor primeiro converter p dólar e depois p iene ou converter diretamente do real p iene depende da situação (quanto tá custando o dólar agora? Qual o preço que as casas de câmbio tão fazendo?). Espero ter ajudado! Abraços!
Oi, Gabrielly! Obrigada pelo comentário. Dependendo da modalidade e área, o conteúdo varia. Você consegue encontrar esta informação específica para a bolsa que você quer aplicar no site da embaixada japonesa/consulado japonês da tua jurisdição! Dá uma olhadinha lá :) Abraços!
Eu tenho uma dúvida cruel aq kkkkk. Estou no segundo período da minha graduação e próximo ano estarei no terceiro, posso fazer a prova do MEXT para graduação mesmo estando no terceiro período? :/
Oi Akane! Obrigada pelo comentário! E sim, você pode se vc estiver abaixo do limite de idade da bolsa (isso você consegue ver no site da embaixada japonesa ou no site do study in Japan). Mas fica ciente de que vai ter que começar a faculdade do zero quando chegar aqui no Japao. Abraços!
Olá! Obrigada pelo comentário! Como mencionei no vídeo e no comentário fixado aqui, vindo para Tsukuba, 200mil ienes foi o suficiente para me virar o primeiro mês. Dependendo da cidade, pode ser que você precise de mais, mas não acredito que seja necessário trazer 36mil reais (isso dá BEM MAIS que 200mil ienes). Via de regra, é bom trazer pelo menos o valor da bolsa (em torno de 150mil ienes). Abraços!
Olá! Obrigada pelo comentário! Vou responder o mesmo que falei para um outro rapaz que perguntou sobre os valores em reais. Optei por não colocar porque o câmbio varia bastante e não tem como garantir que o valor q eu colocar hoje vai ser o que a pessoa vai pagar quando precisar vir. Outra coisa que também deve ser levada em consideração é que existem diferenças de preços entre casas de câmbio. Por último, eu quis evitar situações do tipo "Ah, mas a Érica disse que se eu juntasse 9000 reais, seria o suficiente para vir", mas no final, o câmbio quando a pessoa foi trocar os ienes tava muito mais caro e isso não vai ser o suficiente. Então, se você quiser ter uma noção desse valor no atual momento, o Google consegue te falar sem problemas (cerca de R$7000), mas lembra que o valor que o Google mostra não é o mesmo valor cobrado pelas casas de câmbio. Enfim, espero que entenda os motivos de eu só ter colocado os valores em ienes ^^" Abraços!
Lembrando, meus caros, que esses foram os meus gastos aqui em TSUKUBA! Dependendo da cidade para onde você vai, pode ter uma variação para cima ou para baixo. De qualquer forma, é legal trazer pelo menos o valor da sua bolsa. Abraços!
A cada dia descubro mais detalhes que eu preciso pensar sobre a bolsa e me assusto ....
Ainda assim, é uma das melhores bolsas q vc vai encontrar pelo mundo afora :/
Seria legal ir em um mercado/farmácia/kombini e mostrar
junto com o preço aquelass coisas do dia a dia tipo shampoo, sabonetes, escova de dentes, produtos de limpeza pra casa e afins... Pq podemos levar daqui algumas coisas mas se acabam e temos q ter em mente o dimdim pra comprar tudo aí né rsrs fora q acho q seria interessante de ver. Obrigada de novo por fazer vídeos tão úteis, esclarecedores! Ajuda muitíssimo! Vou começar a estudar sério japonês, terminei o inglês e terminando minha graduação aqui eu vou tentar uma das bolsas :)
Oi, Catherine! Obrigada pelo comentário! Então, eu tenho um vídeo no canal falando mais ou menos sobre quanto é o meu gasto mensal aqui! Não comento muito sobre essas coisas porque eu acredito q seja algo bem pessoal. Vc pode gastar literalmente 110 ienes em cada um desses produtos q vc mencionou (se for a uma loja de 100 ienes) ou gastar horrores (se quiser um shampoo de marca ou coisa assim). Aih, realmente, vai depender do quanto vc está disposta a gastar com essas coisas :) Obrigada pela sugestão, quem sabe eu faça um video sobre isso! Ganbatte kudasai! Abraços!
Vídeo maravilhoso, mas do que necessário, muito obrigada! 👏🏻🥰💜
Seu canal é espetacular ❤ meus mais sinceros parabéns !!!
Obrigada, João!
Muito obrigado pela relato querida - muito sucesso para você e sua carreira ;)
Por nada e muito obrigada, Andre! Abraços!!
Que bom que deu tudo certo na sua defesa! Parabéns!
Confesso que estou um pouquinho preocupada agora hahahaha vou para Osaka nos primeiros 6 meses de japonês , e acho que só conseguirei levar 160 mil iene hahaha *rindo de nervoso*
Obrigada pelas informações ! :) eu estava com dúvida sobre esse seguro de saúde mesmo, o vídeo foi bem esclarecedor !
Eu tenho uma pergunta um pouco mais besta: quando você chegou no aeroporto do Japão , tinha alguém da sua Universidade te esperando, ou você foi de ônibus / taxi para o dorm?
Parabéns pelo mestrado! faz um video sobre sua defesa serie bem legal. 🤗❤
Oi Barbara!! Fico feliz que meu vídeo tenha sido útil!! Então, eu não sei como são os gastos p Osaka, talvez essed 160mil sejam suficientes! O q pesa muito aqui em Tsukuba é o dormitório (ter que dar 66mil de uma vez dói o bolso de qualquer um!!). Se o teu dorm for mais barato, talvez fique mais tranquilo :)
Quanto a sua pergunta, não tinha ninguém nos esperando. Entretanto, a universidade tinha contato com uma agência de transporte que opera no aeroporto de Narita. Então, nós fomos instruídos a ir no guichê deles e comprar a passagem do ônibus para vir para Tsukuba. Nesse meio tempo, a agência já contactava a uni dizendo quem tinha chegado ou não. Aih, chegando em Tsukuba, tinha um onibus fretado da Universidade para levar a gente até os dormitórios :)
Não acho que vai ser a mesma coisa para você, mas com certeza a universidade vai te falar como proceder. Se não vier nenhuma info, manda email perguntando porque depois de mil horas viajando, quanto menos surpresas você tiver quando chegar aqui, melhor! hahahaha
Obrigada pelo comentário!! Abraços!!
Muito obrigada pelos seus vídeos, são bastante úteis e estão me ajudando muito pra tentar conseguir a bolsa, acabei de descobri que o curso profissionalizante aumentou pra idade de até 24 anos e agora tô mais animada que tudo ^ω^ Thank you~
Oi, Vitória! Obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz que os meus vídeos te ajudem! Não sei muito como a bolsa p curso profissionalizante funciona, mas espero que as minhas experiências com as bolsa pós-graduação sejam úteis para você! Abraços!
s4dako
Oi Vitória! O meu curso de mestrado tinha aulas tanto em ingles quanto em japonês. O idioma no qual o curso será ministrado depende da universidade e do curso, por isso é importante pesquisar direitinho antes de decidir a universidade. E para os alunos bolsistas de PÓS-GRADUAÇÃO do MEXT, nós podemos sair e voltar (mas a ausência não pode ultrapassar 3 meses. Alem do que, se voce nao estiver no Japão para assinar a presenca, você perde a bolsa do mês). Não sei se para a bolsa dos cursos profissionalizantes as mesmas condições se aplicam. Espero q minhas respostas te ajudem. Abraços!
s4dako Muito obrigada ^o^
oi! sabe responder se você trabalhava para juntar dinheiro no brasil?
Oi, Victor Hugo! Sim, eu sei responder, já que se refere a mim mesma, né? 😂 Agora falando sério: sim, eu trabalhava, mas não era para juntar dinheiro, era p sobreviver mesmo 😬 Claro que, uma vez que decidi vir para o Japão e consegui a bolsa, comecei a me esforçar para juntar dinheiro (além de vender coisas, oferecer serviços etc) e deu tudo certo (o real tb estava mais valorizado do que hoje, então, foi um pouco mais fácil juntar a quantia necessária em ienes). Espero ter conseguido esclarecer. Abraços!
Sou de Manaus tbm, pretendo tenta o Mext ao termina a graduação.Seus vídeos me deram esperança de tenta a bolsa.
Oi, Gabriel! Obrigada pelo comentário! Fico feliz que meus vídeos estejam te motivando a tentar a bolsa ^^ Desejo todo o sucesso para você! Abraços!
quanto era 230.000 ienes em reais quando você foi para o Japão.
Muito menos do que é agora ^^"
Oii, estou graduando o curso de Engenharia Floresta no MT, pretendo seguir estudando com o mestrado e tentar a bolsa, mas o receio é muito grande kkkk E muito obrigada pelo vídeo e parabéns pela sua defesa, apesar de já ter passado algum tempo!!!
Oi, Tainá! Obrigadaaaa! Fico feliz q esteja interessada na bolsa, é uma oportunidade sem igual! Receio sempre tem, mas não tem como ter ganhos sem riscos :) Abraços!
Faz um tour pelo seu dormitório por favorrrr
Oi, Serena! Obrigada pelo comentário! Infelizmente, não moro mais em dormitório, então, não tenho como fazer esse tour >.< Mas no primeiro vídeo que fiz aqui no Japão, eu mostrei um pouquinho desse quarto. Se quiser dar uma olhadinha, vou deixar aqui o link:
th-cam.com/video/qB7-ExDJPko/w-d-xo.html
Muito bom obrigado
Eu que agradeço! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Abraços!
No primeiro mês é por conta nossa, e dps? A gente tem q trabalhar por fora pra se manter ou vamos receber uma quantia da bolsa?
Recebe um valor mensal para se sustentar. Esse é o maior atrativo da bolsa do MEXT. Os valores estão todos especificados no site da embaixada japonesa no Brasil! :) Abraços.
Sadako, você fez algum vídeo falando sobre a preparação pro mext?
Fiz não! Mas posso pensar em fazer um :)
Érica, gostaria de saber uma coisa sobre o valor mensal que a Mext paga, onde é depositado o dinheiro? como você pega ele?
Por transferência bancária! Todos os bolsistas precisam abrir uma conta num banco japonês (normalmente, o Yuucho Bank) e informar ao MEXT (normalmente, através da universidade/instituição de ensino onde vc está alocado) os dados para poder receber o dinheiro.
Eu tô indo pra curso profissionalizante, queria saber se como a bolsa demora a cair, o pessoal que já tem algumas coisas de estudo (notebook) e afins, podem também levar né? Já que eu vi que coisas de estudos pesa um pouco se pensar em comprar lá :/
Olá! Obrigada pelo comentário.
Sim, você pode levar o que quiser xD (Só tem que prestar atenção no limite de peso das malas). Abraços!
Muito útil como sempre, Érica! Parabéns pelo video.
Ah, sei que podemos facilmente consultar no google, mas seria mt legal se vc pudesse colocar também os valores equivalentes em reais sabe? So pra otimizar a informação
Mas o video foi excelente e mt esclarecedor
:)
Oi Dynho! Fico feliz que o vídeo tenha sido útil! Então, eu até pensei em colocar os valores em reais (inclusive, já fiz isso várias vezes em outros vídeos do canal). Entretanto, optei por não colocar desta vez porque o câmbio varia bastante e não tem como garantir que o valor q eu colocar hoje vai ser o que você vai pagar quando precisar vir. Outra coisa que também deve ser levada em consideração é que existem diferenças de preços entre casas de câmbio. Por último, eu quis evitar situações do tipo "Ah, mas a Érica disse que se eu juntasse 9000 reais, seria o suficiente para vir", mas no final, o câmbio quando a pessoa foi trocar os ienes tava muito mais caro e isso não vai ser o suficiente. Enfim, espero que entenda os motivos de eu só ter colocado os valores em ienes ^^" Obrigada pelo comentário!! Abraços!
@@s4dako aaaaaah entendi! Muito bem observado!!! Realmente é melhor nao colocar mesmo! Valeuu 😆😘👏👏👏👏
Estou me preparando para o processo do ano que vem. Obrigado por disponibilizar esse tipo de informação! Valeu mesmo! ;)
Oi Thiago! Obrigada pelo comentário! E fico muito feliz que tenha gostado do vídeo! Abraços!
S4dako, em questão a cartão de crédito (pra uso pessoal mesmo).
Como eu pago a fatura? Posso por exemplo deixar minha mãe gerenciando pagando o valor NO BRASIL, ou eu posso pagar no Japão?
Oi, Ashley, obrigada pelo comentário!
Então, o cartão de crédito é brasileiro? Se for brasileiro, a fatura será cobrada no Brasil. A fora como você vai pagar fica a teu critério. Por exemplo, se você tiver uma conta de banco no Brasil e tiver acesso ao Internet Banking dela, mesmo no Japão, você mesma pode efetuar o pagamento. Mas se achar melhor deixar sua mãe encarregada disso, é tua escolha. Acho melhor você conversar diretamente com a sua mãe sobre esse assunto :) Abraços!
Olá, é verdade que a maioria das pessoas que conseguem são apenas descendentes? Ouvi dizer que não sendo descendente tem muita chance de não conseguir.
E ótimo vídeo, obrigado.
Obrigado pelo comentário! :) Tem vídeo sobre isso no canal:
th-cam.com/video/yWdDAZmy6oI/w-d-xo.html
@@s4dako Desculpe, não vi. Muito obrigado por esclarecer essas duvidas e sempre se manter ativa nos comentários.
Boa noite é possível depois de terminar mestrado e doutorado ai ? Morai ai no Japão? Ou não?
Oi, Larissa! Sim, depois de terminar a graduação, mestrado ou doutorado pela bolsa do MEXT, nós podemos continuar morando no Japão, contanto que a gente consiga o visto para permanecer (seja de trabalho, de descedente etc). Abraços!
@@s4dako muito. Obrigado .Meu Sonho morar no Japão
Desculpe, tenho uma duvida, vi videos falando que gastaram apenas 30 mil ienes nesse mês que ficaram sem a bolsa, como por exemplo o kureito, tem como pagar a taxa da viagem depois e acabar levando só isso? Queria tentar a universidade de tokyo ou kyoto, será que passa de 200 mil ienes?
Olha, eu não consigo imaginar como o Cleiton conseguiu se virar só com 30mil no primeiro mês. Isso é o que eu gasto só com comida aqui em Tsukuba. E como eu mencionei no vídeo, quando eu cheguei, tive que pagar depósito de segurança do dorm, primeiro aluguel e soh isso foi mais de 60mil. A não ser que o dormitório onde tu for ficar não cobre essas taxas no primeiro mês, eu acho EXTREMAMENTE difícil conseguir isso (em qlq cidade). Lembra que tu vai esperar UM MÊS inteiro até chegar a primeira bolsa e a vida já vira uma zona suficiente só de mudar de país, não queira adicionar dívidas ou passar perrengue por causa de dinheiro em cima disso. Eu não confiaria vir só som 30mil.
Agora, 200mil é um valor plausível. Não sei falar com certeza se isso é o suficiente em Toquio ou Kyoto. Recomendo falar com alguém q está nessas cidades (como o próprio Cleiton que está em Tóquio, por exemplo). De qlq forma, 200mil é o que o MEXT recomenda que a gente traga, então, acredito q deva ser okay :) Abraços!
@@s4dako Aaaaah, pensando bem faz sentido mesmo. Mas e sobre isso de ficar um ano aprendendo o japonês em osaka e tokyo, são em que instituições? Isso é apenas para quem vai se graduar ou você passou por isso tbm? E so depois desse um ano que faz o vestibular para as universidades?
Não sei dizer. O que sei é que, para graduação, o preparo não é apenas na língua japonesa, mas também para fazer o vestibular, então, acho que as instuições são diferentes. Para pós-graduação, se a universidade onde o aluno vai ser ser alocado não puder oferecer o curso de japonês, até onde sei, os bolsistas são alocados em uma outra instituição (como a TUFS, por exemplo) pelos 6 primeiros meses e só depois seguem para a universidade onde vão fazer seu mestrado/doutorado. No meu caso, a Universidade de Tsukuba oferece esse curso, então, eu vim direto para cá.
Como você já deve saber, eu vim pela bolsa de pós-graduação, então, eu REALMENTE não tenho como te dizer muito sobre a bolsa de graduação. O que eu sei vem do que li do edital (que está no site da embaixada e recomendo sempre ler) e o que ouvi de terceiros. O melhor é você conversar com bolsistas de graduação (como o próprio Cleiton!). Eles vão conseguir te dar uma ideia melhor :) Abraços!
Eu quero que vc faça o vídeo da defesa da sua tese,por favor.
Tb,gostaria de saber qual é a sua área de pesquisa😊
Oi, Natália! Obrigada pelo seu comentário! Vou ver e faço um vídeo sobre isso, apesar de que já faz um tempo e não lembro das coisas direito hahaha Quanto a minha área de pesquisa, sou da Ciência da Computação e pesquiso a aplicação de métodos de sub-espaços em dados de linguagem natural. Não cheguei a falar com detalhes sobre a minha pesquisa ainda aqui no canal, mas no meu último vídeo, contei como que virei cientista da computação. Se ainda não assistiu, dá uma olhadinha lá ^^ Feliz Ano Novo e abraços!
@@s4dako Obrigada pela resposta. Vc é muito gentil 💖
Qual é a média do aluguel de um apto pequeno perto da faculdade de Osaka?
Eu não tenho a mínima ideia :/ Recomendo procurar em sites de imobiliárias japonesas :)
Érica, quanto dinhero cê levou? 10 mil reais?
Oi, David! Obrigada pelo comentário! Como mencionei no vídeo (15:33), eu trouxe em torno de 230mil ienes (eu troquei o real por iene no Brasil, antes de vir p Japão). Não lembro quanto tava o iene na época e eu já tinha um pouco de iene guardado em casa. Então, não consigo te dizer quanto que eu acabei gastando em real, desculpa! Abraços!
Um vizinho e amigo de infância meu foi pra mesma cidade, Tsukuba.
Dá uma olhada nos vlogs daqui do canal p ver se ele não aparece xD Além de mim, tem mais 3 pessoas de Manaus no lab e durante o mestrado estudei com outro manauara 8D
@@s4dako se o nome dele for Lincon, então é ele kskkskksks
A gente tá no mesmo lab xD
@@s4dako mundo pequeno, não?
Depois que o primeiro mês passar, o resto é garantido pela bolsa? Quero dizer se só o valor dela ja é necessário pra n passar por problemas
Olá! Eu tenho vídeo sobre esse assunto no canal. Se ainda não assistiu, recomendo que dê uma olhadinha:
[A bolsa de pós-graduação do MEXT é suficiente para viver no Japão?]
th-cam.com/video/Ooy33nWPDxw/w-d-xo.html
@@s4dako obg por responder
Olá, tem algum vídeo seu de como foi seu estudo ou por quantos meses você estudou? Irei fazer a edição do próximo ano e tenho essa dúvida
Olá! Obrigada pelo comentário! Desculpa, mas você quer dizer estudo do que para quê? Se for para a prova de idiomas para o MEXT, eu não fiz nenhum estudo específico porque eu já era fluente em inglês (com relação a isso, tenho vídeo no canal, onde conto como aprendi a falar inglês). O que eu fiz foi me preparar entendendo qual era a estrutura da prova, calcular quanto tempo mais ou menos eu tinha para cada questão etc. Mas isso é de praxe para qualquer prova :)
Ah, e para esclarecer, eu fiz a prova da pós-graduação, que só cobra conhecimentos na língua inglesa e/ou japonesa. Se for a prova para graduação, ae é uma história completamente diferente! (sei de gente que faz até cursinho só para passar nessa bolsa!).
No final das contas, como estudar e por quanto tempo estudar é relativo a cada um. Vai depender do quanto você já domina do conteúdo, quão rápido você aprende, como você aprende melhor. E isso só você tem como saber. Desculpa não te dar nenhuma resposta concreta.
Abraços!
Desculpa...mas fizeste um vídeo sobre o que levar do Brasil para o Japão? Ficou ótimo o vídeo...obg pela iniciativa.
Oi Rodrigo! Obrigada pelo comentário! E não, não fiz porque eu acho q isso é muito subjetivo. Eu mesma não trouxe muita coisa, então fica difícil eu "aconselhar" nesse ponto. Mas claro, se vc (ou outras pessoas q acompanham o canal) tiver curiosidade em saber, eu posso fazer um vídeo sobre isso :) Abraços!
Uma dúvida que eu tenho é que tipo: tu vai levar o dinheiro em real e depois ir num banco e converter? Sou muito confusa com Isso kkkkk
Olá! Obrigada pelo comentário! No final, tu que escolhe :) Se quiser trazer o dinheiro em real e trocar p iene aqui no Japão, tu traz xD O negócio é: Vai ter lugar que aceita real em troca de iene? Tem gente que vem com dólar, tem gente que vem com iene, tem gente que vem sem nada e só o cartão de crédito do Brasil. Tu que escolhe o que achar mais em conta! Abraços!
Geralmente você pode converter em casa de câmbio, mas tem que ter a passagem e toda a documentação que comprova sua viagem até lá, acredito eu que pode ser feito antes da viagem aqui mesmo no Brasil.
Se eu levar um valor abaixo da bolsa, como algo em torno de 5 mil reais, existe algum impedimento por parte deles, ou eu poderia ir tranquilamente com esse dinheiro?
Oi, Yago! Obrigada pelo comentário! Eles não checam quanto dinheiro tu traz. Recomenda-se trazer pelo menos o valor da bolsa pq se não, é quase certeza q tu vai passar apuros no primeiro mês por falta de dinheiro. Se tu não tem como trazer o valor, tudo bem. Mas tu já tá ciente dos gastos e não adianta reclamar depois p MEXT pq eles só pagam a primeira bolsa no final do mês. Abraços!
Para fazer a conversão do real para yen, faz no consulado mesmo ou precisa converter em dólar e depois converter em yen?
Oi, Camila! Obrigada pelo comentário! Para saber quantos reais o iene está valendo agora, vc pode fazer uma consulta na Internet mesmo. Agora, se quiser trocar dinheiro em espécie do real por iene, vc precisa ir numa casa de câmbio. Agora, se é melhor primeiro converter p dólar e depois p iene ou converter diretamente do real p iene depende da situação (quanto tá custando o dólar agora? Qual o preço que as casas de câmbio tão fazendo?). Espero ter ajudado! Abraços!
@@s4dako Ah sim, obrigada ❤️❤️
Queria ver sua defesa. Aaaaaa
Quais os conteúdos da prova do mext ?
Oi, Gabrielly! Obrigada pelo comentário. Dependendo da modalidade e área, o conteúdo varia. Você consegue encontrar esta informação específica para a bolsa que você quer aplicar no site da embaixada japonesa/consulado japonês da tua jurisdição! Dá uma olhadinha lá :) Abraços!
@@s4dako eu não achei onde ver , teria como me mandar o link ? pf
☺️
Dei um berro com a vinheta kkkkkkkkk
Oi Gabriel! Obrigada pelo comentário! E desculpa o susto (?) hahaha Abraços!
Eu tenho uma dúvida cruel aq kkkkk. Estou no segundo período da minha graduação e próximo ano estarei no terceiro, posso fazer a prova do MEXT para graduação mesmo estando no terceiro período? :/
Oi Akane! Obrigada pelo comentário! E sim, você pode se vc estiver abaixo do limite de idade da bolsa (isso você consegue ver no site da embaixada japonesa ou no site do study in Japan). Mas fica ciente de que vai ter que começar a faculdade do zero quando chegar aqui no Japao. Abraços!
@@s4dako obrigada por tirar minha dúvida ♡♡ ajudou bastante!!
vc acha q eu levar entorno de 36000 reais é uma boa quantia?
Olá! Obrigada pelo comentário! Como mencionei no vídeo e no comentário fixado aqui, vindo para Tsukuba, 200mil ienes foi o suficiente para me virar o primeiro mês. Dependendo da cidade, pode ser que você precise de mais, mas não acredito que seja necessário trazer 36mil reais (isso dá BEM MAIS que 200mil ienes). Via de regra, é bom trazer pelo menos o valor da bolsa (em torno de 150mil ienes). Abraços!
@@s4dako obr por responder
Quanto isso dá em reais?
Olá! Obrigada pelo comentário! Vou responder o mesmo que falei para um outro rapaz que perguntou sobre os valores em reais. Optei por não colocar porque o câmbio varia bastante e não tem como garantir que o valor q eu colocar hoje vai ser o que a pessoa vai pagar quando precisar vir. Outra coisa que também deve ser levada em consideração é que existem diferenças de preços entre casas de câmbio. Por último, eu quis evitar situações do tipo "Ah, mas a Érica disse que se eu juntasse 9000 reais, seria o suficiente para vir", mas no final, o câmbio quando a pessoa foi trocar os ienes tava muito mais caro e isso não vai ser o suficiente. Então, se você quiser ter uma noção desse valor no atual momento, o Google consegue te falar sem problemas (cerca de R$7000), mas lembra que o valor que o Google mostra não é o mesmo valor cobrado pelas casas de câmbio. Enfim, espero que entenda os motivos de eu só ter colocado os valores em ienes ^^" Abraços!
@@s4dako obrigado pela dica!
Se eu levar uns 500 mil reais(não converti ainda) Será possível que eu guarde em um Banco?
Olá! Obrigada pelo seu comentário! Sim, abrindo a conta do banco, você consegue depositar sem problemas! Abraços!