Infelizmente pessoal o governo não incentiva esse tipo de tecnologia maravilhosa. O governo poderia reduzir os juros em cima das Placas do inversor para baratear essa tecnologia para todos nós, mas vocês sabem estamos no Brasil.
Leandrão em alguns países já é obrigatório se construir e ter algo sustentáveis no projeto, como água e energia solar, porem dão vários benefícios aos donos. aqui no brasil é tudo novo ainda. Somo apenas a 10ª potencia solar do mundo, porem o governo nao quer incentiva e mesmo assim estamos e uma cresce exponencial e vai ser dificil segurar essa onda. E junto com energia solar vem carros eletrico e muitas outras coisas. muito no mundo sem mudou nos ultimos anos, faça um review dos seus ultimos 10 anos e veja!
Bem amigo.... Ja tem vários incentivos para esse tipo de equipamento....melhor do que já tem só dando de graça.... Tem credito pelo bnds para microimpresario... Tem credito para pessoas físicas.... Tem incentivo fiscal com taxa 0 no ICMS e já tem projeto pra e usar o FGTS na compra do mesmo.... Tem legislação que garante a instalação homologada até 2029. Não estou aqui defendendo o governo mais já que vai falar fale a verdade....ja foi anunciado um crédito de investimento de 5.2 bi para sistema de geração distribuída que é justamente para que lá pessoa física é microempresa
Outra coisa Leandro que pode servir pra um proximo vídeo.... No Brasil só não tem uma boa busca por esse tipo de geração devido a falta de conhecimento.... Hoje pra quem tem nome limpo pode ser financiado um equipamento desse a menos e 1% de juros... Seria uma boa vc mostrar esses créditos disponíveis para qualquer pessoa física e também as empresas brasileiras que também estão nesse ramo o que além de ser ótimo para o bolso do cliente como um incentivo a economia interna e o maior investimento por parte destes empresários
@@michicomic trabalhei prestando serviços para antiga Eletropaulo, a mesma havia construído uma casa conceito em sua sede no prédio ali em Alphaville Barueri São Paulo, acontece que quando a enel entrou demoliu a casa sem ao menos ter nenhuma visita ou excursão. A casa tinha de tudo envolvendo energia solar. Me pareceu o quê a enel não quer que todos tenham essa tecnologia.
Prezados muito bacana e esclarecedor, tenho sistema homologado pela Copel do Paraná,On-Grid de 2.64 KWp com 8 placas Rinsen de 330 mais inversor Chinês Sofar Solar de 3000 ,funciona muito bem,fácil monitoramento remoto,está produzindo muita energia,sempre procurem empresas sérias na hora de pensar em instalar um sistema fotovoltaico 😉 , parabéns 👏👏👏👏👏vídeo mais completo da internet !!!
Muita burocracia (e muita grana que o Governo vai receber)... O segredo é construir uma casa e NÃO ligá-la na concessionária! Já mete logo um Sistema Off Grid sem ter cadastro na concessionária. Enfim, obrigado pelo vídeo. Este é um dos melhores canais no TH-cam. Conteúdos excelentes e de grande utilidade!
Bom eu como usuario de sistema off grid, não é tão simples assim Rafael. É necessário se fazer alguns calculos, pois as vezes o seu gasto com armazenamento não vai satisfazer o seu consumo durante dias nublados ou a noite. Ja temos baterias tops como as baterias de lítio, mas no momento são extremamente caras. O custo com o armazenamento no off grid pode-se dizer que é algo em torno de 80% do valor do projeto todo.
O seu canal é incrível, mostra como uma pessoa utilizando a inteligência consegue achar alternativas possíveis . Parabéns, ganhou um seguidor aqui de Portugal.
Antes eu era refém 100% da concecionaria, hj gero parte da minha demanda ,uso offgrid, cada centavo economizado e uma grande conquista. Uso também aquecimento solar .
Boa tarde Jota. Montei minha micro geradora no inicio do ano de 2021, o processo foi simples.. comprei 4 micro inversores hoymiles 1200 cada, 16 paineis com produção de 5.9 kwp . Dei entrada na eneel e pediram fotos do sistema que montei e em menos de 30 dias foi aprovado. Não vem ninguem com gopro na cabeça , só veio a equipe para fazer a troca do relogio de medição.
Melhor vídeo que vi até hoje sobre energia solar, parabéns
5 ปีที่แล้ว +2
Duas mppt de 16 placas, e inversor da Froius. Marca boa, apesar daqui a gente instalar mais painéis e inversor Canadian Não assisti o vídeo inteiro ainda rs', mas o medidor usado é o bidirecional, com sistema de segurança, regulamentado pela ANEEL, caso acabe a energia da concessionária, o inversor desliga, parando assim a produção pelos painéis. Micro inversor(os homologados), sai mais caro, por isso na hora de montar o projeto devemos fazer a média de menor incidência de radiação solar, anual "pra não enganar" o cliente. Porque além de pagar a tarifa mínima da concessionária, o cara vai passar a gastar mais. Ai se foi montado um projeto no gargalo sem possibilidade de um upgrade de mais placas. Ai tem que colocar mais placas, um micro inversor, lasca tudo, o cliente vai querer matar kkkkk Mas é isso ai Leandrão, sempre te acompanho, seu canal é completo! Ótimo criador de conteúdo. Abraços EPS instalações.
Muito legal! Energia solar ainda é um bicho papão pra muita gente, mais é a energia do futuro para residência , principalmente nos países quentes feito o Brasil. Matéria espetacular. Parabéns!
Tenho uma usina on grid com 126 placas de 320w em Porto de Galinhas-PE . O problema é que não dar para ter certeza do consumo durante o dia. Uma vez que o medidor bidirecional só pega a sobra da geração (geração-consumo) e não diz exatamente quanto foi consumido. Isso dar para resolver instalando um medidor para pegar todo o consumo, independentemente se está consumindo da usina ou da concessionária. No dia da leitura da concessionária, basta pegar o relatório da geração no inversor e subtrair do consumo total. Ai sim, dar para se proteger dos roubos da concessionária. Estou citando isso para alertar as pessoas que optarem por sistema on grid, pois já me roubaram e consegui provar dessa maneira.
On Grid é bacana! Off Grid não vira. Serve apenas para pequenos sensores em locais remotos. Para um consumo grande de uma casa ou de uma pequena empresa, tem que ser On Grid. Legal o vídeo.
meu mano , tem um tempo que não vejo seus videos que arrependimento . cara , aprendi mais que muito vídeo 'explicando" sobre energia fotovoltaica . parabéns . top , mui top!
Ótimo video.....mas Aki no Brasil e complicado se você quiser fazer por conta própria não consegue regularização mas usando uma empresa cadastrada fica dez vez mais caro......
Cara, na boa, não adianta falar mau dos microinversores, não é porque é da china que não presta, vc esqueceu de falar que esse seu fronios tem garantia de 5 anos e o micro que eu instalei em minha casa chinês, hoymiles tem 12 anos de garantia, e não é uma bomba relógio igual aos inversores string, tenho várias fotos com esse seu fronios pegando fogo, antes de falar merda se informe primeiro.
Trabalho a cerca de 2 anos com energia solar, e vejo que e algo a ser investido agora, pois os juros dos financiamentos estão extremamente baixos cerca de 2% ao ano como no banco Sicob, alem de ter isenção fiscal na parte dos impostos. Logo logo o sistema fotovoltaico sera inviável de se adquirir, pois o governo ira passar a cobrar esse impostos. A respeito do video ao meu ver esta instalação esta fora de norma, pois esta passando as correntes do CC e a AC na mesma tubulação, os suportes do trilho na norma diz que é no máximo 1.60 de distancia entre eles e não 2.00 como ele diz. fora isso foi bem explicado.
Alex no seu caso vc consegue mandar energia pra concessionária e ter como crédito pra usar a noite por exemplo? Nesses 2 anos, q tipo de gasto é necessário pra manutenção preventiva do sistema? Estou querendo montar um sistema desse num sítio pra gerar para consumo e para gerar crédito tbm. Estou estudando sobre isso.
Para o sistema off grid agora tem as baterias de lition ,que tem uma vida util muito superior as estacionarias , mas em contra partida são muito caras e inviabilizão muitos projetos , tornando o on grid mais eficiente
Que vídeo top cara, sempre tive a duvida de como a senoide era casada na rede, o inversor é magico faz tudo, vlw leandro e pro amigo ai que explicou tudo pra gente.
Leandro, muito bom o vídeo. Entrei no site e usei a calculadora, para ver quanto custaria instalar o sistema aqui no condomínio que administro. Deu quase 30 mil reais. Como o condomínio consome em torno de 600 quilowatts mês, pagando por volta de 530 reais (estou em Porto Alegre), levaria quatro anos e meio para equilibrar investimento com o consumo atual. Em 5 anos o equipamento certamente já teria que ser trocado, isso se não estragar nada antes. Do meu ponto de vista, não vale a pena, ainda. Eu pensaria seriamente em fazer a troca com um investimento máximo de 15 mil reais. O equilíbrio se daria em 2 anos e os próximos 3 anos seriam de verdadeira economia. Temos muito que remar ainda antes de parar de depender da concessionária.
Amigo você está equivocado, a durabilidade do sistema são 25 anos e 12 anos de garantia do fabricante. A unica manutenção que tem que fazer é limpar as placas pelo menos uma vez por ano para manter uma boa eficiência.
É interessante como vai se firmando a noção de que esses sistemas são instalados depois da casa pronta, porque são dimensionados pela conta de energia. Um passo adiante seria dimensionar o sistema solar a partir da carga instalada e de um fator de demanda, antes de construir a casa. Ainda não encontrei quem ofereça esse produto..
O governo tinha que abater os juros em cima da exportação de painéis e inversores incentivar esse tipo de Tecnologia. Incentivar empresas brasileiras a produzirem isso. Infelizmente estamos no Brasil
mesmo o OF Grid tendo uma manutenção das baterias em alguns anos. para a maioria que não tem grana, como eu, ainda sim e jogo fazer. também o OF Grid, pois separando circuitos de iluminação geladeira e etc... já e uma economia ainda mais com os inversores híbridos que podemos usar a rede da concessionária como carregadores de baterias para dias de pouca geração. O On-grid no Brasil ainda não é para todos infelizmente
Show! tenho aqui em casa um sistema com o Fronius 8.2.1 e capacidade de 8,71 KwP há um ano instalado, Produção diária de mais de 30 Kwh/dia agora em julho e já gerou aqui em SP mais de 11 MWh! Economia de mais de 85% nas contas, super recomendo!
Uma das desvantagens desse sistema de ligação em série que foi citado aí no vídeo é o problema do sombreamento quando uma placa recebe um sombreamento todas as outras perde potência Porque elas estão ligadas em série já com os microinversores a coisa é bem diferente estão ligados em Paralelos em baixa voltagem sendo que aquela placa que está no sombreamento só ela vai ser afetada as demais continuam trabalhando 100%
Uma das vantagens do micro inversores é que você pode começar com o sistema de quatro placas e dois microinversores e no futuro você pode ampliar a qualquer momento mais uma vantagem esse caso uma placa de defeito só aquela que vai para garantia as outras continuam trabalhando já nesse sistema citado aí no vídeo se uma placa de defeito todo o sistema vai parar e ficar esperando a reposição da mesma!
Muito Bom, precisa lembrar que a conta nunca será ZERADA, monofásica, bifasica ou trifásica a concessionária vai te cobrar o mínimo, em uma rede trifásica por exemplo aqui em Brasília, vai ter que pagar de qualquer jeito 100kwh ou seja , se o seu consumo residencial for de 450kwh, vai precisar de um sistema que gere 350kwh para empatar, já que 100kwh vai ter que pagar de qualquer jeito. Amigos, não sou instalador ou técnico, mas um cliente que aguarda a chegada dos equipamentos que serão instalados por uma empresa séria. No pacote em que estou pagando também inclui todos os trâmites de DOCs junto a concessionária.
Leandro o problema da descarga das baterias e o PWM simples! bom e usar o controlador de carga MPPT da Epever ou da Volt. e é ter placas que dem conta de recarregar as baterias e as cargas no sistema offgrid.
Ideal é usar durante o dia soh o solar e da enel soh a noite, dai nao da processo pq vc nao esta devolvendo, esta usando seu, na sua casa, e da enel à noite.... isso é uma soluçao... ja q independe da rede externa, sao duas redes saparadas.
Meu brother achei muito legal e interessante as explicações sobre energia solar. Estou precisando muito das explicações de como montar uma placa retificadora pra minha transformadora de solda vulcano pro 3200.
Oi , sou eletrotecnico de uma distribuidora de energia do meu estado e ja trabalher por muito tempo pegando fraudes , e tbm instalando e fazendo manutencoes em placas solares da distribuidora tbm . Antigamente prendia sim o cliente q fraudava seu medido de energia ou seu ramal de entrada , mas hj nao . So q a multa e bem salgada .
O exemplo está aí na nossa frente uma trabalhada de coisas e equipamentos colocados na parede ligado em alta voltagem trabalhando com alta voltagem Resumindo ligado em série hoje em dia tem mais coisas no mercado modernas que são ligados em Paralelos são os micro inversores é o que está revolucionando todo o sistema de energia solar
O problema é que falam tanto em Governo, mas na verdade as empresas que fazem a instalação que arrancam o coro do cliente, cobram o que querem. Hoje vcs acham no ML, kits de Micro Inversores e 4 painéis em torno de 5.000, vão gerar entre 100 a 200 mês. Para se fazer a homologação, qualquer técnico em Eletrotécnica faz a homologação.
Existem micro-inversores homologados, é mais prático que o inversor centralizado e também tem um melhor desempenho em caso de sombra parcial nos painéis.
O problema do micro inversor é a limitação de placas... no caso tempos o micro inversor que trabalha com 4 placas e tem potencia maxima de saida de 1200W... por preço acessivel. Porem se vc quiser um sistema pra gerar mais energia tera que ter outro micro inversor e assim por diante. O custo do equipamento pra monitorar o desempenho das placas e meio alto. Comparado ao preço do micro inversor
@@arianmunhoz4629 em um sistema simples pra gerar 1200w basta 1 micro inversor com 4 placas de 330w. Que deve gerar em torno de 160kwh mes... o custo de um micro inversor de marca conhecida de 1200w ta na faixa de 2 mil reais. O custo do micro inversor com potencia de 1500W está na faixa de 3000. O custo do aparelho pra monitorar as placas e alto, acima de mil reais. Entao se o cara quer um sistema pequeno, 1 micro inversor ja basta e tem um bom custo beneficio... porem se quer um sistema maior vai ter que duplicar ou triplicar o numero de micro inversor. Ai fica um custo alto mesmo.
@@arianmunhoz4629 ja os inversores tradicionais são caros mas ta chegando novas marcas ai que oferecem inversor com saida de 1500w ou 2000w com preço relativamente bom, pois ai vc montando um sistema pra gerar 200 a 300kwh sai vantajoso do que no sistema com micro inversor que teria que gastar 4 mil em 2 micro inversor. No inversor tradicional já acompanha equipamento pra monitorar as placas via wifi.. essa é a vantagem.
Gastei 10 mil no meu sistema offgrid, 4 placas 330w, dois inversor 2500 e 4000 w, com 6 baterias 205 ah, consigo usar geladeira, tv, máquina de lavar e muito mais. Minha conta da Coelba vinha 260 reais, hoje pago 80 reais por conta do choveiro
O Brasil ainda e muito pouco a quantidade de aparelhos solares acessíveis, pois a tributação além do lobby as empresas concessionárias e altíssima, já veio outro aumento autorizado pela ANEEL, o povo quer pagar uma energia barata e abundante e não essa caristia que vemos por aí. Precisamos sim de mais incentivo para trocar aos poucos essa matriz energética cara por uma mais barata e abundante como o sol.
4:10 NÃO PODE USAR EÓLICA nesse inversor por DOIS principais MOTIVOS: 1 - Entrada MPPT do inversor é SOMENTE DC. Geradores eólicos são 99% AC e trifásicos 2 - Nesse inversor, não há conexão para freio magnético como nos controladores eólicos.
O grande problema dos profissionais e empresas do Brasil. é que todos querem ganhar muito, ninguém pensa em volume e preço menor e sim, poucos clientes e cobrando caro desses, quem pode paga, e quem não pode, instala sozinho, vi video do Eduardo aquino que dá cursos nessa area e um aluno dele instalou na boa o sistema off grid com 4 bateria de 440 anp
Tenho um sistema offgrid em casa que eu mesmo montei, quando as baterias chegam a cerca de 15% o próprio sistema transfere o consumo pra rede elétrica, comprei a porra toda da China, não gastei nem metade do que este custa... hoje estou com 32 painéis de 300w cada. (9600w). E o que não gasto guardo em baterias estacionárias... heheheh
@@letrajota A única coisa que vai dar um pouco mais de trabalho é você passar mais fios por dentro até as tomadas, pois um conjunto usa a eletricidade do relógio e os outros usam a energia das baterias. o esquema é simples e seguro. Consigo ligar até chuveiro e geladeira, pois o sistema que desenvolvi usa a eletricidade da rede pra dar partida chuveiro/geladeira, e depois da partida usa as baterias e segura tranquilo. Estou com eles a mais de 3 anos e nunca me deram problema nenhum... O único problema é quando acaba a energia da região e os vizinhos ficam falando que eu tenho pacto com o diabo. E também quando vejo aqueles 32 painéis em cima de casa e me pergunto... puta que pariu caberia mais 32 ali em cima... ahahahaha! É viciante!
Vc que gosta de falar de inovações, brasileiros estão inovando mundialmente nos controles de fliperama. Desde sempre os manches direcionais foram feitos com microswitches, um em cada direção (cima baixo esq dir) e quando você move o manche ele aperta os botões fazendo o tradicional barulho do manche de fliper arcade. Os BR (como destaque menciono a empresa 2nd impact) estão fazendo com placas *óticas* agora, onde o manche ao ser movido intercepta a luz e aciona o comando com esse stop do emissor para o receptor que estão na placa. É sem barulho e com muito mais precisão.
Sabe o que é ruim na on grid? Que se acabar energia a noite, mesmo tendo painéis no telhado, a pessoa fica sem energia igual todo mundo, já quem armazena, terá energia, em questão a alta descarga é só usar aos poucos e ir vendo o que vai gastando, colocar a bateria em lugar que não muito quente, até 25° graus, que irá melhorar a durabilidade da bateria, fora que a on grid o investimento é alto, a off grid a pessoa compra 1 placa e vai regulando o sistema do jeito dela, ambas são boas ok,
@letrajota, a ANEEL já se reuniu com concessionárias, a partir do ano que vem o retorno do investimento vai demorar pelo menos mais dois anos. O governo não pode ver o povo ter um benefício que vem com sua mão pesada.
Leandro, vc poderia fazer um vídeo mostrando a realidade de quem instalou o sistema On Grid, os pros e os contras. As taxas que estão embutidas na conta de luz. Isso não fala em lugar algum. Se vc tiver interesse, responde em particular no meu canal que eu te passo minhas faturas e características do meu sistema.
Quero saber os equipamentos necessários para consumo em médiaR$ 250,00 a R_$330,00 em duas casas, quando placas celulas voltaicas complementares, equipamentos conversores , Inversores, os disjuntores de energia cc , disjuntores de energia elétrica acoplada com redes elétricas ???? quais são os equipamentos são legais para homologação
O nome certo é Certificação de Produtos, eu trabalho na Anatel e temos esse problema com aparelhos de celular sem certificação, por exemplo. Nesse caso é feito uma apreensão do produto não certificado e é lavrado uma multa e um processo administrativo.
Mas acho que não é o pensamento correto amigo. Gerou xW pra concessionária, você pode receber xW de volta. O que passar disso vc paga, inclusive impostos destes.
Legal mesmo ótimo vídeo, aqui no Brasil pra vc comprar os equipamentos é muito caro e ainda sem falar na burocracia de legalização por conta própria, se vc consegue parabéns já pode se tornar um empresário para trabalhar no mercado, eu estava esperando este vídeo abraço Leandro, agora junta teu sistema ofgrid e este on, faz da sua maneira um sistema híbrido é seu perfil KKK
Aqui em Recife ( 2020 ) os medidores sao eletrônicos e ficam numa caixa c cerca de 8 metros de altura.... cada caixa tem em média 8 medidores se tive 8 casas... nas casas ficam apenas display p verificar o consumo....... e outra... antes de ser assim, mts fora p a cadeia por roubar energia...... aqui o sistema é bruto..
Leandro cara sei que não tem muito haver com seus vídeos novos mas sou muito fã do seu canal e acredito muito em você cara e eu comprei uma Twister e vi vários vídeos sobre redução de consumo mas tenho medo de gastar atoa pois já comprei a moto com dificuldade então se vc tiver alguma dica com certeza vai ajudar muita gente de já agradeço.
A maioria das soluções que a gente encontra da internet não funciona. A Twister bebe bem para ela ficar Econômica basta o carburador está bem regulado válvula ajustados e o máximo que se pode fazer. Não aconselho reduzir a giclagem do carburador pois você pode precisar de força para uma ultrapassagem e não ter.
O meu era do relógio com disco antigo, o bicho girava pra trás como louco e reduzia a leitura!!! kkkkkkkkkkkk Depois que homologaram colocaram um que registra o consumo e a energia injetada separadamente.
@@letrajota Leandro, tem um canal de um site que vende que tem bastante informação e testemunhos positivos, eles inclusive tem quem faça a homologação, vou olhar o nome e já coloco aqui
@@letrajota Obrigadão pela ajuda cara, que deus te abençoe. Semana que vem eu vou fazer o mesmo só que em drywall empapelado que fala eu acho, não é o verde. ♥
Boa tarde guerreiro! Tenho uma dúvida! Caso eu utilize uma fonte de PC, pegar a saída 12v ou somar todas as saídas (12+3.3+5 e liga-la no inversor, posso conseguir economizar energia? O inversor que estou vendo, ele suporta 12, 24, 48 e 60v. Por gentileza, tire está dúvida!
Carlos tive noticia que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em acordo com as concessionárias fornecedoras de energia está com um projeto de lei que autoriza essas concessionárias a cobrar do consumidor 70% na energia que seria utilizada da rede de noite ou em períodos nublados. Isso é correto? Se for o caso isso não inviabiliza a instalação do sistema?
Infelizmente pessoal o governo não incentiva esse tipo de tecnologia maravilhosa.
O governo poderia reduzir os juros em cima das Placas do inversor para baratear essa tecnologia para todos nós, mas vocês sabem estamos no Brasil.
Leandrão em alguns países já é obrigatório se construir e ter algo sustentáveis no projeto, como água e energia solar, porem dão vários benefícios aos donos. aqui no brasil é tudo novo ainda. Somo apenas a 10ª potencia solar do mundo, porem o governo nao quer incentiva e mesmo assim estamos e uma cresce exponencial e vai ser dificil segurar essa onda. E junto com energia solar vem carros eletrico e muitas outras coisas. muito no mundo sem mudou nos ultimos anos, faça um review dos seus ultimos 10 anos e veja!
Bem amigo.... Ja tem vários incentivos para esse tipo de equipamento....melhor do que já tem só dando de graça.... Tem credito pelo bnds para microimpresario... Tem credito para pessoas físicas.... Tem incentivo fiscal com taxa 0 no ICMS e já tem projeto pra e usar o FGTS na compra do mesmo.... Tem legislação que garante a instalação homologada até 2029. Não estou aqui defendendo o governo mais já que vai falar fale a verdade....ja foi anunciado um crédito de investimento de 5.2 bi para sistema de geração distribuída que é justamente para que lá pessoa física é microempresa
E falou ainda mais o governo tinha que dar um baita desconto no IPTU para pessoa que investir em energia solar
Outra coisa Leandro que pode servir pra um proximo vídeo.... No Brasil só não tem uma boa busca por esse tipo de geração devido a falta de conhecimento.... Hoje pra quem tem nome limpo pode ser financiado um equipamento desse a menos e 1% de juros... Seria uma boa vc mostrar esses créditos disponíveis para qualquer pessoa física e também as empresas brasileiras que também estão nesse ramo o que além de ser ótimo para o bolso do cliente como um incentivo a economia interna e o maior investimento por parte destes empresários
@@michicomic trabalhei prestando serviços para antiga Eletropaulo, a mesma havia construído uma casa conceito em sua sede no prédio ali em Alphaville Barueri São Paulo, acontece que quando a enel entrou demoliu a casa sem ao menos ter nenhuma visita ou excursão.
A casa tinha de tudo envolvendo energia solar.
Me pareceu o quê a enel não quer que todos tenham essa tecnologia.
Prezados muito bacana e esclarecedor, tenho sistema homologado pela Copel do Paraná,On-Grid de 2.64 KWp com 8 placas Rinsen de 330 mais inversor Chinês Sofar Solar de 3000 ,funciona muito bem,fácil monitoramento remoto,está produzindo muita energia,sempre procurem empresas sérias na hora de pensar em instalar um sistema fotovoltaico 😉 , parabéns 👏👏👏👏👏vídeo mais completo da internet !!!
Parabéns Leandro pelo trabalho e força de vontade. Seu canal me inspira muito em meus projetos e nos traz muito conhecimento.
Muita burocracia (e muita grana que o Governo vai receber)... O segredo é construir uma casa e NÃO ligá-la na concessionária! Já mete logo um Sistema Off Grid sem ter cadastro na concessionária. Enfim, obrigado pelo vídeo. Este é um dos melhores canais no TH-cam. Conteúdos excelentes e de grande utilidade!
Bom eu como usuario de sistema off grid, não é tão simples assim Rafael. É necessário se fazer alguns calculos, pois as vezes o seu gasto com armazenamento não vai satisfazer o seu consumo durante dias nublados ou a noite. Ja temos baterias tops como as baterias de lítio, mas no momento são extremamente caras. O custo com o armazenamento no off grid pode-se dizer que é algo em torno de 80% do valor do projeto todo.
O seu canal é incrível, mostra como uma pessoa utilizando a inteligência consegue achar alternativas possíveis . Parabéns, ganhou um seguidor aqui de Portugal.
Já assisti vários videos a respeito desse assunto de energia solar e este foi o mais esclarecedor. Parabéns!
Quem sabe um dia...
Dicas e Explicação EXCELENTE MANJAM MUITO!!!
Antes eu era refém 100% da concecionaria, hj gero parte da minha demanda ,uso offgrid, cada centavo economizado e uma grande conquista. Uso também aquecimento solar .
Te custou quanto?
Incrível que ninguém fala ninguém fala quanto custou
@@flaviocoutinho1596 sistema off grid custa certamente mais de 40 mil , por conta da bateria que e super cara
Boa tarde Jota. Montei minha micro geradora no inicio do ano de 2021, o processo foi simples.. comprei 4 micro inversores hoymiles 1200 cada, 16 paineis com produção de 5.9 kwp . Dei entrada na eneel e pediram fotos do sistema que montei e em menos de 30 dias foi aprovado.
Não vem ninguem com gopro na cabeça , só veio a equipe para fazer a troca do relogio de medição.
do microinversor vai direto pro quadro de luz? obrigado
Melhor vídeo que vi até hoje sobre energia solar, parabéns
Duas mppt de 16 placas, e inversor da Froius. Marca boa, apesar daqui a gente instalar mais painéis e inversor Canadian
Não assisti o vídeo inteiro ainda rs', mas o medidor usado é o bidirecional, com sistema de segurança, regulamentado pela ANEEL, caso acabe a energia da concessionária, o inversor desliga, parando assim a produção pelos painéis.
Micro inversor(os homologados), sai mais caro, por isso na hora de montar o projeto devemos fazer a média de menor incidência de radiação solar, anual "pra não enganar" o cliente. Porque além de pagar a tarifa mínima da concessionária, o cara vai passar a gastar mais. Ai se foi montado um projeto no gargalo sem possibilidade de um upgrade de mais placas. Ai tem que colocar mais placas, um micro inversor, lasca tudo, o cliente vai querer matar kkkkk
Mas é isso ai Leandrão, sempre te acompanho, seu canal é completo! Ótimo criador de conteúdo.
Abraços EPS instalações.
Muito legal! Energia solar ainda é um bicho papão pra muita gente, mais é a energia do futuro para residência , principalmente nos países quentes feito o Brasil. Matéria espetacular. Parabéns!
O ideal é que seja um lugar com luminosidade e não quente.
@@voradorbhz4935 Então acende uma lâmpada em cima da placa. rsrsrsrrssr
o futuro é energia nuclear.
Solta mais video cara, eu fico tão feliz , só conteúdo bom.
Tenho uma usina on grid com 126 placas de 320w em Porto de Galinhas-PE .
O problema é que não dar para ter certeza do consumo durante o dia. Uma vez que o medidor bidirecional só pega a sobra da geração (geração-consumo) e não diz exatamente quanto foi consumido. Isso dar para resolver instalando um medidor para pegar todo o consumo, independentemente se está consumindo da usina ou da concessionária. No dia da leitura da concessionária, basta pegar o relatório da geração no inversor e subtrair do consumo total. Ai sim, dar para se proteger dos roubos da concessionária.
Estou citando isso para alertar as pessoas que optarem por sistema on grid, pois já me roubaram e consegui provar dessa maneira.
olha que maravilha! parabens!
Rapaz , ta pra ser lançado agr no mercado um sistema que vai resolver seu problema ! Aguarde que logo vai ser lançado no mercado !
@@Kerstenschwantes sim aceita.
Dale LetraJota. Show de Bola... Leandro Sempre Avante... Vocês Merecem...
muito bom,muito humilde e humano o Carlos,o conhecimento morre se nao for passado adiante
On Grid é bacana! Off Grid não vira. Serve apenas para pequenos sensores em locais remotos. Para um consumo grande de uma casa ou de uma pequena empresa, tem que ser On Grid.
Legal o vídeo.
meu mano , tem um tempo que não vejo seus videos que arrependimento . cara , aprendi mais que muito vídeo 'explicando" sobre energia fotovoltaica . parabéns . top , mui top!
Muito bom ver duas pessoas q sabem do q estão falando conversando !
obrigado pelos elogios! eu e leandro agradecemos!!
@@CSESOLAR me escrevi no seu canal vcs dois juntos deram show de inteligência
Ótimo video.....mas Aki no Brasil e complicado se você quiser fazer por conta própria não consegue regularização mas usando uma empresa cadastrada fica dez vez mais caro......
Cara, na boa, não adianta falar mau dos microinversores, não é porque é da china que não presta, vc esqueceu de falar que esse seu fronios tem garantia de 5 anos e o micro que eu instalei em minha casa chinês, hoymiles tem 12 anos de garantia, e não é uma bomba relógio igual aos inversores string, tenho várias fotos com esse seu fronios pegando fogo, antes de falar merda se informe primeiro.
Trabalho a cerca de 2 anos com energia solar, e vejo que e algo a ser investido agora, pois os juros dos financiamentos estão extremamente baixos cerca de 2% ao ano como no banco Sicob, alem de ter isenção fiscal na parte dos impostos. Logo logo o sistema fotovoltaico sera inviável de se adquirir, pois o governo ira passar a cobrar esse impostos. A respeito do video ao meu ver esta instalação esta fora de norma, pois esta passando as correntes do CC e a AC na mesma tubulação, os suportes do trilho na norma diz que é no máximo 1.60 de distancia entre eles e não 2.00 como ele diz. fora isso foi bem explicado.
No Sicob está essa taxa?
Tenho um sistema on grid de 5k a dois anos e meio já! Muito bom!!!
Ate agora nao entendi manda de crdito ou ele conta a entrada e saida
Alex no seu caso vc consegue mandar energia pra concessionária e ter como crédito pra usar a noite por exemplo? Nesses 2 anos, q tipo de gasto é necessário pra manutenção preventiva do sistema? Estou querendo montar um sistema desse num sítio pra gerar para consumo e para gerar crédito tbm. Estou estudando sobre isso.
Bacana o vídeo, e essa empresa que instala transmite muita confiança
Não sabia que dava para colocar DPS em Y, é vivendo e aprendendo Leandro, show o vídeo
Para o sistema off grid agora tem as baterias de lition ,que tem uma vida util muito superior as estacionarias , mas em contra partida são muito caras e inviabilizão muitos projetos , tornando o on grid mais eficiente
Que vídeo top cara, sempre tive a duvida de como a senoide era casada na rede, o inversor é magico faz tudo, vlw leandro e pro amigo ai que explicou tudo pra gente.
Ainda vou ter uma casa sustentável. Muito bom o vídeo e os comentários esclarecedores.
Reforçando o like 🖒🖒🖒🔝
Leandro, muito bom o vídeo. Entrei no site e usei a calculadora, para ver quanto custaria instalar o sistema aqui no condomínio que administro. Deu quase 30 mil reais. Como o condomínio consome em torno de 600 quilowatts mês, pagando por volta de 530 reais (estou em Porto Alegre), levaria quatro anos e meio para equilibrar investimento com o consumo atual. Em 5 anos o equipamento certamente já teria que ser trocado, isso se não estragar nada antes. Do meu ponto de vista, não vale a pena, ainda. Eu pensaria seriamente em fazer a troca com um investimento máximo de 15 mil reais. O equilíbrio se daria em 2 anos e os próximos 3 anos seriam de verdadeira economia. Temos muito que remar ainda antes de parar de depender da concessionária.
Verdade concordo plenamente É uma realidade que tá longe do bolso de muitos brasileiras
Amigo os módulos solares tem garantia de 25 anos . O sistema todo tem essa media de garantia amigo .
Amigo você está equivocado, a durabilidade do sistema são 25 anos e 12 anos de garantia do fabricante. A unica manutenção que tem que fazer é limpar as placas pelo menos uma vez por ano para manter uma boa eficiência.
@@Jorge-kb7xq módulos canadian , 25 anos de garantia
É interessante como vai se firmando a noção de que esses sistemas são instalados depois da casa pronta, porque são dimensionados pela conta de energia. Um passo adiante seria dimensionar o sistema solar a partir da carga instalada e de um fator de demanda, antes de construir a casa. Ainda não encontrei quem ofereça esse produto..
Equipamentos legalizados são caros o q no Brasil n é caro energia solar no Brasil deveria ser bem mas barato pra todo mundo poder usar.
O governo tinha que abater os juros em cima da exportação de painéis e inversores incentivar esse tipo de Tecnologia.
Incentivar empresas brasileiras a produzirem isso.
Infelizmente estamos no Brasil
Essa empresa de ES, já estão macomunadas, com o sistema do governo, o estado nunca quer perder, ele nos vêem como escravos.
Rapaz aí tirou dúvida heim!!!? Estou fazendo um off grid lá em casa. Tirou muitas dúvidas
mesmo o OF Grid tendo uma manutenção das baterias em alguns anos. para a maioria que não tem grana, como eu, ainda sim e jogo fazer. também o OF Grid, pois separando circuitos de iluminação geladeira e etc... já e uma economia ainda mais com os inversores híbridos que podemos usar a rede da concessionária como carregadores de baterias para dias de pouca geração.
O On-grid no Brasil ainda não é para todos infelizmente
Um dos melhores do TH-cam, parabens cara.
Muito bom vídeo
Leandro...
Realmente deixou bastante conhecimento
Show! tenho aqui em casa um sistema com o Fronius 8.2.1 e capacidade de 8,71 KwP há um ano instalado, Produção diária de mais de 30 Kwh/dia agora em julho e já gerou aqui em SP mais de 11 MWh! Economia de mais de 85% nas contas, super recomendo!
Uma das desvantagens desse sistema de ligação em série que foi citado aí no vídeo é o problema do sombreamento quando uma placa recebe um sombreamento todas as outras perde potência Porque elas estão ligadas em série já com os microinversores a coisa é bem diferente estão ligados em Paralelos em baixa voltagem sendo que aquela placa que está no sombreamento só ela vai ser afetada as demais continuam trabalhando 100%
Sim
Conteúdo espetacular, parabéns Leandro .
Uma das vantagens do micro inversores é que você pode começar com o sistema de quatro placas e dois microinversores e no futuro você pode ampliar a qualquer momento mais uma vantagem esse caso uma placa de defeito só aquela que vai para garantia as outras continuam trabalhando já nesse sistema citado aí no vídeo se uma placa de defeito todo o sistema vai parar e ficar esperando a reposição da mesma!
O Carlos manja muito de elétrica. Ótimo vídeo.
blz Leandro ,tenho sistema off grid ,funciona meus equip de telecomunicações (PX-PY) estou satisfeito.Funciona perfeitamente ,4 baterias de 150 amp.
Muito Bom, precisa lembrar que a conta nunca será ZERADA, monofásica, bifasica ou trifásica a concessionária vai te cobrar o mínimo, em uma rede trifásica por exemplo aqui em Brasília, vai ter que pagar de qualquer jeito 100kwh ou seja , se o seu consumo residencial for de 450kwh, vai precisar de um sistema que gere 350kwh para empatar, já que 100kwh vai ter que pagar de qualquer jeito. Amigos, não sou instalador ou técnico, mas um cliente que aguarda a chegada dos equipamentos que serão instalados por uma empresa séria. No pacote em que estou pagando também inclui todos os trâmites de DOCs junto a concessionária.
Resumo dessa história, no Brasil criasse dificuldade para vender facilidade, está é uma verdade gritante. Ó país de gente ladrão.
Leandro o problema da descarga das baterias e o PWM simples! bom e usar o controlador de carga MPPT da Epever ou da Volt. e é ter placas que dem conta de recarregar as baterias e as cargas no sistema offgrid.
Parabéns pelo vídeo, muito elucidativo.
Interessa mais a off-gride .
Sem governo, sem frescura.
Dois circuitos independentes.
Tambem acho
Tmj kkk
@@silvasantos5389 fizeram assim?
Ideal é usar durante o dia soh o solar e da enel soh a noite, dai nao da processo pq vc nao esta devolvendo, esta usando seu, na sua casa, e da enel à noite.... isso é uma soluçao... ja q independe da rede externa, sao duas redes saparadas.
Meu brother achei muito legal e interessante as explicações sobre energia solar.
Estou precisando muito das explicações de como montar uma placa retificadora pra minha transformadora de solda vulcano pro 3200.
Seus conteúdos São massa
Muito massa irmão. Vou fazer isso aqui Ceará. Minha casa. Chega de energia cara. Obrigado
Oi , sou eletrotecnico de uma distribuidora de energia do meu estado e ja trabalher por muito tempo pegando fraudes , e tbm instalando e fazendo manutencoes em placas solares da distribuidora tbm . Antigamente prendia sim o cliente q fraudava seu medido de energia ou seu ramal de entrada , mas hj nao . So q a multa e bem salgada .
Aprendo mais conteúdo com esse cara do que mesmo com os professores o meu curso!
É a energia do futuro, muito bom.
Faz, ensina e explica. Esse cara é bom mesmo.
Eu de novo. Aqui no Cuiabrasa, energia solar seria uma boa ideia aqui. O problema: preço salgado. Salve de Cuiaba.
O exemplo está aí na nossa frente uma trabalhada de coisas e equipamentos colocados na parede ligado em alta voltagem trabalhando com alta voltagem Resumindo ligado em série hoje em dia tem mais coisas no mercado modernas que são ligados em Paralelos são os micro inversores é o que está revolucionando todo o sistema de energia solar
O problema é que falam tanto em Governo, mas na verdade as empresas que fazem a instalação que arrancam o coro do cliente, cobram o que querem. Hoje vcs acham no ML, kits de Micro Inversores e 4 painéis em torno de 5.000, vão gerar entre 100 a 200 mês. Para se fazer a homologação, qualquer técnico em Eletrotécnica faz a homologação.
Existem micro-inversores homologados, é mais prático que o inversor centralizado e também tem um melhor desempenho em caso de sombra parcial nos painéis.
Tô pensando em fazer meu sistema e já vou começar com micro-inversor.
Problemas de micro inversor são valores , em um projeto de uma residência fica em torno de 30 a 40% mais caro que com inversores
O problema do micro inversor é a limitação de placas... no caso tempos o micro inversor que trabalha com 4 placas e tem potencia maxima de saida de 1200W... por preço acessivel. Porem se vc quiser um sistema pra gerar mais energia tera que ter outro micro inversor e assim por diante. O custo do equipamento pra monitorar o desempenho das placas e meio alto. Comparado ao preço do micro inversor
@@arianmunhoz4629 em um sistema simples pra gerar 1200w basta 1 micro inversor com 4 placas de 330w. Que deve gerar em torno de 160kwh mes... o custo de um micro inversor de marca conhecida de 1200w ta na faixa de 2 mil reais. O custo do micro inversor com potencia de 1500W está na faixa de 3000. O custo do aparelho pra monitorar as placas e alto, acima de mil reais. Entao se o cara quer um sistema pequeno, 1 micro inversor ja basta e tem um bom custo beneficio... porem se quer um sistema maior vai ter que duplicar ou triplicar o numero de micro inversor. Ai fica um custo alto mesmo.
@@arianmunhoz4629 ja os inversores tradicionais são caros mas ta chegando novas marcas ai que oferecem inversor com saida de 1500w ou 2000w com preço relativamente bom, pois ai vc montando um sistema pra gerar 200 a 300kwh sai vantajoso do que no sistema com micro inversor que teria que gastar 4 mil em 2 micro inversor. No inversor tradicional já acompanha equipamento pra monitorar as placas via wifi.. essa é a vantagem.
Gostei, explicou muito bem e ainda mostrou 👍
Gastei 10 mil no meu sistema offgrid, 4 placas 330w, dois inversor 2500 e 4000 w, com 6 baterias 205 ah, consigo usar geladeira, tv, máquina de lavar e muito mais. Minha conta da Coelba vinha 260 reais, hoje pago 80 reais por conta do choveiro
Estou montando esse sistema desde 2015, já precisei trocar baterias e arrumar um painel que quebrou
@@AgailtonSilva E como está agora amigo? Valendo a pena o Off Grid? Pensa em mudar para On Grid?
O Brasil ainda e muito pouco a quantidade de aparelhos solares acessíveis, pois a tributação além do lobby as empresas concessionárias e altíssima, já veio outro aumento autorizado pela ANEEL, o povo quer pagar uma energia barata e abundante e não essa caristia que vemos por aí. Precisamos sim de mais incentivo para trocar aos poucos essa matriz energética cara por uma mais barata e abundante como o sol.
4:10 NÃO PODE USAR EÓLICA nesse inversor por DOIS principais MOTIVOS:
1 - Entrada MPPT do inversor é SOMENTE DC. Geradores eólicos são 99% AC e trifásicos
2 - Nesse inversor, não há conexão para freio magnético como nos controladores eólicos.
O grande problema dos profissionais e empresas do Brasil. é que todos querem ganhar muito, ninguém pensa em volume e preço menor e sim, poucos clientes e cobrando caro desses, quem pode paga, e quem não pode, instala sozinho, vi video do Eduardo aquino que dá cursos nessa area e um aluno dele instalou na boa o sistema off grid com 4 bateria de 440 anp
Mais um conteúdo interessantíssimo. Valeu!!!
Valeu as informações só com FERAS
Relógio é pra vê hora kkkkk, curti o vídeo irmão parabéns 👍
Sim , a gente podia ter falado de maneira mais técnica mas o vídeo tem que estar traduzido para o português tradicional do Brasil
Tenho um sistema offgrid em casa que eu mesmo montei, quando as baterias chegam a cerca de 15% o próprio sistema transfere o consumo pra rede elétrica, comprei a porra toda da China, não gastei nem metade do que este custa... hoje estou com 32 painéis de 300w cada. (9600w). E o que não gasto guardo em baterias estacionárias... heheheh
Sensacional aqui eu não consigo mandar energia para concessionária porque meu relógio é digital.
Mas essa ideia muito boa top massa vou fazer aqui
@@letrajota A única coisa que vai dar um pouco mais de trabalho é você passar mais fios por dentro até as tomadas, pois um conjunto usa a eletricidade do relógio e os outros usam a energia das baterias. o esquema é simples e seguro. Consigo ligar até chuveiro e geladeira, pois o sistema que desenvolvi usa a eletricidade da rede pra dar partida chuveiro/geladeira, e depois da partida usa as baterias e segura tranquilo. Estou com eles a mais de 3 anos e nunca me deram problema nenhum... O único problema é quando acaba a energia da região e os vizinhos ficam falando que eu tenho pacto com o diabo. E também quando vejo aqueles 32 painéis em cima de casa e me pergunto... puta que pariu caberia mais 32 ali em cima... ahahahaha! É viciante!
Vc que gosta de falar de inovações, brasileiros estão inovando mundialmente nos controles de fliperama.
Desde sempre os manches direcionais foram feitos com microswitches, um em cada direção (cima baixo esq dir) e quando você move o manche ele aperta os botões fazendo o tradicional barulho do manche de fliper arcade.
Os BR (como destaque menciono a empresa 2nd impact) estão fazendo com placas *óticas* agora, onde o manche ao ser movido intercepta a luz e aciona o comando com esse stop do emissor para o receptor que estão na placa. É sem barulho e com muito mais precisão.
Parabéns! Excelente vídeo.
salve letrajota amo seus vídeos
Sabe o que é ruim na on grid? Que se acabar energia a noite, mesmo tendo painéis no telhado, a pessoa fica sem energia igual todo mundo, já quem armazena, terá energia, em questão a alta descarga é só usar aos poucos e ir vendo o que vai gastando, colocar a bateria em lugar que não muito quente, até 25° graus, que irá melhorar a durabilidade da bateria, fora que a on grid o investimento é alto, a off grid a pessoa compra 1 placa e vai regulando o sistema do jeito dela, ambas são boas ok,
Parei tudo o que estava fazendo e vim correndo ver, ótimo vídeo :D
tbm cara!
EM SERGIPE É COMIGO A ENERGIA SOLAR. AMT WEG SOLAR TEMOS VÁRIOS SISTEMA JÁ FUNCIONADO
@letrajota, a ANEEL já se reuniu com concessionárias, a partir do ano que vem o retorno do investimento vai demorar pelo menos mais dois anos. O governo não pode ver o povo ter um benefício que vem com sua mão pesada.
Acredito , para ferrar com a gente é o que mais tem
Parabéns, que vídeo top!
Leandro, vc poderia fazer um vídeo mostrando a realidade de quem instalou o sistema On Grid, os pros e os contras. As taxas que estão embutidas na conta de luz. Isso não fala em lugar algum.
Se vc tiver interesse, responde em particular no meu canal que eu te passo minhas faturas e características do meu sistema.
Muito bacana, quando tiver tempo posta mais uns vídeos nivel by Marea (no estilo máquina de solda bruta)
Muito top esse vídeo 👍🏻
Top bela explicação
Quero saber os equipamentos necessários para consumo em médiaR$ 250,00 a R_$330,00 em duas casas, quando placas celulas voltaicas complementares, equipamentos conversores , Inversores, os disjuntores de energia cc , disjuntores de energia elétrica acoplada com redes elétricas ???? quais são os equipamentos são legais para homologação
O nome certo é Certificação de Produtos, eu trabalho na Anatel e temos esse problema com aparelhos de celular sem certificação, por exemplo. Nesse caso é feito uma apreensão do produto não certificado e é lavrado uma multa e um processo administrativo.
Excelente vídeo obrigado 👍
Vc produz energia e fornece pra concessionária por xW, quando vc usa da concessionária vc paga os impostos relativos aos xW usados.
Mas acho que não é o pensamento correto amigo. Gerou xW pra concessionária, você pode receber xW de volta. O que passar disso vc paga, inclusive impostos destes.
@@thiagomoreirab concordo, eu paguei pra criar, eu que deveria criar impostos pra esses babaca
Você usa a infraestrutura da concessionária para "armazenar" energia.
Isso se a aneel aprovar o que pretendem.. mas por enquanto nao tem isso que vc disse nao.. vc gerou creditos entao vai descontar no teu consumo.
@@computador82 não, nao sera armazenado energia... e apenas uma troca, a energia excedente vai direto pro vizinho.
Muito bom o conhecimento passado poderia ter mais
Gostei muito do video, aqui na minha casa o que gasta mais é ar condicionado e chuveiro, alguem sabe dizer se eles funcionam cm esses paineis?
Legal mesmo ótimo vídeo, aqui no Brasil pra vc comprar os equipamentos é muito caro e ainda sem falar na burocracia de legalização por conta própria, se vc consegue parabéns já pode se tornar um empresário para trabalhar no mercado, eu estava esperando este vídeo abraço Leandro, agora junta teu sistema ofgrid e este on, faz da sua maneira um sistema híbrido é seu perfil KKK
Aqui em Recife ( 2020 ) os medidores sao eletrônicos e ficam numa caixa c cerca de 8 metros de altura.... cada caixa tem em média 8 medidores se tive 8 casas... nas casas ficam apenas display p verificar o consumo....... e outra... antes de ser assim, mts fora p a cadeia por roubar energia...... aqui o sistema é bruto..
Leandro cara sei que não tem muito haver com seus vídeos novos mas sou muito fã do seu canal e acredito muito em você cara e eu comprei uma Twister e vi vários vídeos sobre redução de consumo mas tenho medo de gastar atoa pois já comprei a moto com dificuldade então se vc tiver alguma dica com certeza vai ajudar muita gente de já agradeço.
A maioria das soluções que a gente encontra da internet não funciona.
A Twister bebe bem para ela ficar Econômica basta o carburador está bem regulado válvula ajustados e o máximo que se pode fazer.
Não aconselho reduzir a giclagem do carburador pois você pode precisar de força para uma ultrapassagem e não ter.
Aqui onde eu moro em Bela vista de Goiás ,próximo a Goiânia, vai vim uma empresa que constrói placas pretendo trabalhar com isso .
Resumindo ,é pra quem tem dinheiro ,tanta burocracia ,equipamentos caros ,fica difícil!! Valeu pelo vídeo jota, muito bom !!
O meu era do relógio com disco antigo, o bicho girava pra trás como louco e reduzia a leitura!!! kkkkkkkkkkkk Depois que homologaram colocaram um que registra o consumo e a energia injetada separadamente.
Tá enrolado na gringa. O micro inversor venho para ficar mais barato e eficiência incontestável ! Grande abraço só esperar vai baratear
Tô louco para comprar um mas o meu relógio aqui é digital estou com medo de dar bosta
@@letrajota Leandro, tem um canal de um site que vende que tem bastante informação e testemunhos positivos, eles inclusive tem quem faça a homologação, vou olhar o nome e já coloco aqui
@@letrajota cineshop
@@letrajota essas empresas como desse rapaz são pra ricos que não querem ter trabalho, nois é zica, não cai nessa
Hoje o micro inversor só é viável para projetos pequenos, os maiores compensa o convencional.
oba, vídeo novo do Leandro!!!!
MUITO BOM LEANDRO NOS DO SETOR AGRADECE
Boa tarde Leandro , ótimo video , ainda estou esperando o video da eletrica da sahara
/xlx 😁
Leandro me diz como impermeabilizar drywall, eu coloquei no teto do banheiro me parece que não é qualquer impermeabilizante que funciona.
Eu usei o drywall Verde no teto do meu banheiro, usei massa corrida acrílica para exterior.
Usei uma tinta emborrachada da eucatex pintura impermeável
@@letrajota Obrigadão pela ajuda cara, que deus te abençoe. Semana que vem eu vou fazer o mesmo só que em drywall empapelado que fala eu acho, não é o verde. ♥
Off Grid precisa ter um gerador de reserva, além das baterias. O Inversor tem de ter pelo menos 10.000 Watts.
Gostei deste vídeos...
Parabéns pelo vídeo.
Boa tarde guerreiro!
Tenho uma dúvida!
Caso eu utilize uma fonte de PC, pegar a saída 12v ou somar todas as saídas (12+3.3+5 e liga-la no inversor, posso conseguir economizar energia?
O inversor que estou vendo, ele suporta 12, 24, 48 e 60v.
Por gentileza, tire está dúvida!
Muito legal o vídeo.
Carlos tive noticia que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em acordo com as concessionárias fornecedoras de energia está com um projeto de lei que autoriza essas concessionárias a cobrar do consumidor 70% na energia que seria utilizada da rede de noite ou em períodos nublados. Isso é correto? Se for o caso isso não inviabiliza a instalação do sistema?