Rapaz, é uma honra. Muito obrigado pelo elogio. Isso só incentiva a melhorar. Grande abraço, Cauan. Em breve, soltarei mais um vídeo com um assunto interessante sobre outra ponte.
@@guitarvibesthiagosoares Tenho guardada uma Ibanez RG440 Roadstar II Series, ano 1986, e pelo seu vídeo a ponte é Floyd Rose Edge. Achava que era de segunda linha. Como posso confirmar?
Eai pessoal blz, assistindo um vídeo do guitar tech do Steve Vai aprendi um truque para manter a alavanca firme e sem jogo, basta aquecer levemente as buchas de nylon com um isqueiro, apenas o suficiente para expandir a bucha, em 14 anos de uso dessas pontes nunca mais tive problemas com folga na alavanca
Bacana. Um amigo meu que tbm usa a Edge e Lo-Pro tinha me dado essa dica uma vez. Depois assisti o vídeo do Thomas Nordegg, o guitar tech do Vai e de fato é assim bem simples mesmo. No entanto, se não me engano, esse mesmo amigo disse que não é uma coisa que fazemos uma vez só, ou seja, dura pouco tempo e tem que esquentar de novo...rs.
@@guitarvibesthiagosoares Sim, verdade tive que fazer varias vezes, principalmente quando usava as alavancas de metal, agora eu to usando as UTA 20 de fibra de carbono, é cara mas vale a pena, coloquei ela na guitarra e ta a mais de 1 sem me encomodar, isso que não tive que usar esse truque do esqueiro ainda
Show de bola. Nunca usei a UTA20, mas quase comprei uma 540R que vinha com ela rsrs. Importante destacar pra galera que eventualmente leia aqui, que ela serve também na ZR2 e Edge Pro, etc. Eu, sinceramente talvez escolheria a Magik-Arm, mas depende muito do uso e outros fatores, pois a UTA acaba sendo bem mais prática caso tenhamos mais de 1 guitarra com pontes Ibanez.@@vittorioorsetti1
Massa conteúdo! Um ponto que vejo poucos falarem é sobre a ponte ser apoiada na madeira sem aquela cavidade no corpo da guitarra, Eddie Van Halen e Adrian Smith usam assim..
É verdade. Esses dias até vi uma Jem com a Pro anunciada no ML. Por coincidência estava falando sobre isso com um amigo esses dias. Nunca vimos o Vai usando elas ao vivo, acho que apenas o Satriani. Mas podemos estar enganados. Acabou que foi uma aposta da Ibanez, mas que não deu certo.
Cara eu tenho uma rg 250 mz indonésia, se nao me engano de 2010/2011 e ela vinha justamente com essa edge III, essa ponte me aguentou dessa época até meados de 2019/2020, o problema foi. A bucha do arm holder dela é uma peça inteiriça de plástico, que fica embutida na cavidade de encaixe de pressao da alavanca, com o tempo aquilo perde a pressão e você tem de dar o aperto, tem lra vender no e bay? Tem, mas naquelas devido a moeda ser muito alta nao vale tanto a pena é mais se o cara gostar muito dessa ponte em especifico, (o que sinceramente acredito que deva haver 1% ai que curta), agora se considerar que eu levei esse tempo todo pra ter um problema, em 10 anos se eu falar que tive problemas de estabilidade seria metira minha, (porque pela forma que eu uso a alavanca seria no minimo pra ela ter saido na minha mão). Até que ter só o problema do arm holder ok. Agora eu mudei pra lo pro edge, e o sustain da minha guitarra ficou outro, a pegada mudou muito, (ficou mais macia), eu só faco uma resaalva pelo fato de que a mola que vem com as lo pro edge, apesar de serem da gotoh, sao as SP spring, (que normalmente são mais longas e menos tensas que as psp), e nesse caso eu tinha aqui um set de molas psp novo que eu substituí, o que eu regularia minha guitarra com 3 molas SP da gotoh, com as power spring eu coloquei duas e estabilizou bem, detalhe a ponte que eu comprei eu peguei no mercado livre numa loja chamada Montreal music shop, (pra quem for de são paulo se for na Teodoro tem essa loja lá, e ela veio com um set de buchas do arm holder extra, (apesar que eu acho que esse problema do arm holder pode ser resolvido com física! Se você aplicar calor nessas buchas, elas vão encolher, pois plástico encolhe no calor, acontece que nao dá pra simplesmente bater um isqueiro, ou um soprador termico, pois assim vai perder a peça, mas é possível ferver ela em água, pescar ela com uma colher, ou algo do tipo secar bem e por na alavancae encaixar antes que esfrie muito. Acredito que isso possa resolver essa questão, pela lógica parece funcionar, eu mesmo ainda nao tive a necessidade de testar, mas vi algum Luthier gringo falando isso aqui pelo TH-cam.
Show de bola! O arm holder Magik-Arm RBAH1B2 da Red Bishop também serve. Mas na versão 1, que é justamente e a problemática. E como esse Magik-Arm também serve na ponte Gotoh, aí fez todo o sentido. Bom saber que o da Gotoh serve perfeitamente, acabou me dando uma dica top e uma opção mais barata que o Magik. Obrigado, man!
Sim, quando tive uma, eu substituí o conjunto inteiro por um da schahler (arm holder e alavanca). Já vi “gato” parecido numa ibanez do steve vai com edge.
Ah sim. De 2004 a 2009, a JS1200 vinha com a EDGE PRO. A Ibanez apostou no lançamento da Edge PRO e colocou ela na guita do Satriani, entre outras, etc. Porém, em 2010 a JS1200 passou a ser oferecida com a EDGE, até 2017 quando saiu de linha. E hoje, todas as JS top de linha vem com a EDGE, como a 2410, 2450, JS1BKP, etc. Vale citar que as primeiras JS à partir de 1990: JS1, JS2 (Chromeboy) e JS3 por exemplo, foram lancadas com a EDGE e de fato se tornou a ponte preferida e validada ao longo dos anos, até hoje.
Cara, é verdade. Mas na verdade não foi ignorado, eu que deixei de falar nisso claramente. Porque eu até cito estabilidade e etc, mas confesso que é interessante tratar sobre desafinação de uma forma mais direta, principalmente para iniciantes e leigos em pontes assim. É importante considerar uma coisa: toda ponte nova, com molas novas, pivôs novos, locking nut novo, cordas em bom estado e regulada, vai oferecer uma boa estabilidade, portando uma boa afinação. Mas, é aí que entra a durabilidade: por quanto tempo os componentes citados vão manter a estabilidade? Essa é uma das principais e grandes diferenças entre as melhores e piores. Sobre a desafinação em qualquer uso: se houver um problema de desgaste e outros fatores, qualquer ponte vai desafinar mesmo com um simples e leve tremolo/vibrato com alavanca. Eu até cito o uso mais leve para uma ponte com bloco de zinco e carrinhos de zinco, porque isso tem a ver com a pressão/força exercida nessas peças e aí não é recomendável usar com 'potência' como em dive-bombs, tremolos viscerais com harmônicos e outras técnicas o tempo todo. Por fim, as pontes presentes no vídeo e que recomendo depois dessa explicação: ZR, Edge, Lo-Pro Edge. Ou seja, as mais duráveis e mais estáveis. Em breve, farei um vídeo tratando sobre essa questão de afinação de uma forma mais clara e direta. Obrigado pelo comentário e oportunidade de responder. Abraço!
“Existem algumas Ibanez Prestígio que vêm com uma ponte um tanto quanto cara, já vi até mesmo nos modelos usados pelo Kiko Loureiro nos shows do Angra. Elas têm uma trava que faz toda diferença. Minha guitarra, uma Ibanez RG350 DXZ, veio com essa ponte e, sinceramente, nunca vi nada igual em termos de estabilidade de afinação. A trava parece ser a chave para evitar a desafinação. Foi, de longe, a melhor ponte que já experimentei. Agora posso usar a alavanca sem aquele medo antigo de desregular toda a afinação quando a solto!”
Fui ver dessa ponte pra colocar em outra Ibanez que eu tenho aqui, e ela está saindo por R$2.500,00 nova em qualquer lugar Acho que o nome dela é Edge zero II
@@AlanMarquesGuitar Devido à marca, toda ponte Ibanez vai ser cara, principalmente nova. Uma Edge III está custando 1200,00 em média. A Edge Zero II, nessa média de 2500 com o sistema ZPS. Foi como eu disse: uma ponte nova e bem regulada, vai funcionar bem. E o sistema ZPS que garante a estabilidade. Deve ser isso que o cara quis dizer sobre “trava” nesse texto que você colocou aí em cima. Como eu disse no vídeo, é uma ponte que vem inclusive em algumas JEM do Steve Vai. E vem também em um modelo do Kiko Loureiro, acho que é a Kiko10. Mas por exemplo, a Kiko100 top de linha, usa a Edge. Independentemente da experiência citada acima, a maioria das pessoas e até de comentários aqui, já perceberam os problemas da Edge Zero II. E é fato que não é a melhor ponte da Ibanez, nem de longe. A minha recomendação sempre será Edge, Lo-Pro Edge e ZR. Não é toa que as tops e os artistas usam elas em seus modelos mais caros.
Sim sim, eu não acredito que a Zero II seja a melhor não, eu nunca tive acesso as mais tops, mas já utilizei várias guitarras com Floyd que você praticamente não podia encostar na alavanca kkkkk porque se você usar desafina tudo, já com essa Zero II perdi o medo de abalancar com vontade com força ou baixar as cordas até afrouxa-las totalmente, e a soltar a afinação está intacta, foi a primeira ponte em minha experiência que fez isso, mas como eu disse e repito, eu não tive acesso ainda as mais tops!
18:32 Eu tive uma, a minha quebrou também (além de ter a maldita folga). Comprei um trem arm holder tipo Gotoh no Aliexpress (vem sem a bucha de plástica, mas fiz uma e ficou perfeito). O sistema com as rodinha é genial, uma das pontes mais estáveis que já testei. Os micro afinadores não tem muita amplitude. Aquele parafusinho é ótimo, é muito fácil regular as oitavas.
Show, Rodolfo. Obrigado pela informação e dica. O sistema é genial mesmo. Não deve ter ficado barato para a Ibanez continuar usando, uma vez que rolou até processo do criador desse sistema contra a Ibanez e tbm contra a Floyd Rose, que usava um outro sistema que ele tbm tinha inventado. Em breve pego uma! Rs
Cara, acho que não...rs Só se você tiver comprado do cara que comprou de mim. Ou foi você que veio aqui buscar comigo e tá usando outro perfil? hahahaha🎸 @@robsamp
Tenho uma Ibanez RG 450 92 que veio com essa ponte Ibanez Edge. Nunca precisei trocar nada dela nem pivô, nem faca, nem as buchas da alavanca, absolutamente NADA! Até a pintura tá do mesmo jeito de quando comprei. Não perde regulagem nem afinação, não dá trabalho, troco cordas com cuidado e mantenho a regulagem. Não troco por nada.
Fala amigo legal seu vídeo , gostaria de tirar uma dúvida tenho uma Ibanez Série S 320 Ponte ZR , mas tive problema de quebra de alavanca e não consigo achar em lugar nenhum aqui no Brasil você saberia me dizer de alguém conhecido que tenha alguma pra vender ???
E ae, Bruno. Blz? Obrigado, man. Cara, tem 3 boas opções. O arm holder e alavanca da Gotoh, o da Red Bishop e o Zodyak: www.zodyak.com.br Todas as 3 opções servem e são melhores que a original. Vale lembrar que esse é o único ponto fraco da ZR 1.
Cara, a ZPS está até nas prestige top japonesa (já tive uma), veja o vídeo apresentando a guitarra no meu perfil. Tenho também a zps que vem nas Indonésia. São pontes excelentes.
Opa e ae, Juliano! Mas eu não falei do sistema ZPS. Eu falei da ponte Edge Zero II. O sistema ZPS é algo à parte, e sim, funciona muito bem. Inclusive ele se torna perfeito quando vem com as pontes ZR e ZR2. Vale acrescentar que a Ibanez passou a oferecer o ZPS com as pontes Zero e Zero II justamente para tornar o conjunto mais interessante, uma vez que a ponte não é lá essas coisas em relação às pontes High-End da marca. E…depois de originalmente ser lançado para a ponte ZR. Como as pontes ZR saíram de linha devido problemas de patente (conforme cito no vídeo) e eram as que originalmente vinham com o ZPS, a Ibanez passou a usar as Zero/Zero II no lugar. Usou o mesmo conceito de “Zero Point” no nome da ponte, mas só para efeito de marketing. Concluindo enfim: ZPS é uma coisa, a ponte em si outra. É óbvio que uma ponte Edge Zero nova, vai ser perfeita, mas como também tratei, considera-se outros parâmetros para as pontes e suas classificações.
Opa e ae man. É uma TRS-101 feita pela Takeuchi. Eu tenho uma ponte dessa aqui numa Washburn. É uma ótima ponte mesmo! Inclusive, ainda vou fazer um vídeo sobre as pontes Takeuchi nas Ibanez.
Obrigado, Renildo. A sua ponte é uma LO-TRS II: ibanez.fandom.com/wiki/Lo-TRS_II É uma ponte boa sim. Era feita pela empresa japonesa Takeuchi. Estando bem regulada e com molas boas, fica show.
Tenho uma rg2020x com double lo pro edge. Ponte sensacional. Mas acho a edge da minha rg550 Gênesis um pouquinho mais estável. Pode ser a idade também.
A 2020x é uma bela guitarra, parabéns! Sobre a ponte, podem ser vários fatores, mas já trocou as molas? Os parafusos internos dos pivôs estão travados? Locking nut está ok?
Muito bom o tema do video , otima apresentação parabéns , jovem tem uma ponte com nome de Overlord Of Music , ela parece com a Edge Pro III , sabe me dizer se o material dela é bom .
Opa, e ae Douglas. Cara, eu já vi essa ponte algumas vezes, inclusive em uma guitarra anunciada no OLX. Eu nunca peguei uma dessas 'na mão', porém não acredito que vale a pena. Ela foi baseada na Lo-Pro Edge + arm holder (encaixe da alavanca) da Floyd Rose Original, que é de rosca externa. A média de preço é de 150 reais no Aliexpress como já deve ter visto. O bloco é de zinco, provavelmente os saddles sejam de zinco, e a base de um material não muito resistente. As facas da ponte (espécie de lâminas apoiadas nos pivôs), são iguais às facas usadas na Lo-Pro Edge e Edge, porém eu duvido que sejam do mesmo material e resistência. Numa ponte desse preço, infelizmente não podemos esperar muita coisa. Uma Edge ou Lo-Pro original, dura décadas se soubermos cuidar, como falo no vídeo. Então não podemos esperar o mesmo de uma ponte assim rs. Espero que tenha ajudado, mas se você pegar uma dessas, comenta aqui. Abraço.
A zr é excelente para regular e um lixo de sensibilidade; o rolamento dá atrito zero, por outro lado, é flutter zero tb. Lo pro edge e edge é questão de gosto. Já li uma entrevista em que o Joe satriani prefere a edge à lo pro edge justo por conta dela ser mais alta no apoio da mão. Legal falar num próximo video sobre o uso correto das travas da bucha (studs); tem gente que nem sabe que existe essa trava. No mais, parabéns pelo vídeo, esse tema é muito pouco explorado no TH-cam em português.
Obrigado pelo comentário, reconhecimento e pela dica em relação à trava dos pinos (studs). Por coincidência, eu vou gravar um próximo vídeo sobre as Gotoh, e vou tratar sobre essa trava na 1996T, uma vez que são praticamente idênticas às da Edge e Lo-Pro. Eu esqueci completamente disso, mas também acredito que foi coerente como um vídeo introdutório, mesmo reconhecendo o diferencial dessa trava e a sua importância em relação à estabilidade e regulagem. E concordo sobre nem saberem que existe. Na verdade a grande maioria desconhece isso. Eu mesmo aprendi sobre ela no ano passado, de um amigo guitartech especialista em Edge, etc etc. Sobre o flur, acredito que estava falando do flutter certo? Se for isso, na verdade dá pra deixar ela com um flutter bem legal sim, tem até alguns vídeos aqui no YT demonstrando isso. E sobre o Joe Satriani em relação à Edge e o gosto, de fato é isso mesmo e outra coincidência: meu luthier comentou sobre isso esses dias. Eu acredito também que o Steve Vai prefere as Edge, uma vez que as PIA, vem com ela. Para o meu gosto, acho que a Lo-Pro mais bonita, mas vendi a única que tinha e hoje eu tenho 3 Edges...rsrs Mais uma vez vez obrigado pelo comentário e um abraço, Carlos.
Parabéns pelo conteúdo... Uma dúvida... A guitarra Kiko SP3 vem com uma Double Locking... Porém não achei nenhuma informação sobre essa ponte, não é EDge pelo jeito, mas também não fala o modelo especificamente... Você tem alguma informação a respeito? É uma ponte ruim?
Obrigado man. Sobre a Kiko SP3 e a ponte: a guita é boa, mas a ponte não. O modelo da ponte é o Standard DL tremolo, a ponte mais barata da Ibanez, e é produzida na China pela Ibanez mesmo. Os saddles são de zinco e o bloco é de zinco também. Porém, essas informações você não acha na página da SP3 por exemplo, porque a Ibanez não divulga as especificações da ponte, por ser inferior. Coisas do marketing. A guitarra é legal, mas se você quiser mesmo esse modelo e puder trocar a ponte por uma Gotoh GE1996T pelo menos, aí sim ficará perfeita. Por fim, uma curiosidade: essa ponte foi lançada pela Ibanez para substituir a ponte mais barata que eles tinham, que era a EDGE III. Espero que ajude, abraço.
@@guitarvibesthiagosoares Ah sim, a EDGE III era ainda mais simples então... Beleza... Mas invés de trocar a ponte futuramente, trocaria a guitarra inteira de uma vez... Seria agora pra ter uma guitarra bem construída com componentes minimamente bons e quanto estiver tocando melhor aí fazer upgrade... Obrigado pelas informações, abraço!
Fala man. Eu quase comprei uma RG270 verde com escala clara (maple). Essa verde e a azul com essa escala, são as mais bonitas inclusive. Vale a pena demais. Eu ia comprar e trocar a ponte. Não é uma ponte ruim, mas eu ia colocar uma Edge ou Gotoh 1988.
Fala man, blz? Na Edge III é apenas estético, não tem função. Inclusive eu tenho um par deles aqui. Como o design deles é derivado da Edge/Lo-Pro Edge que tem travas dentro desses furinhos, acabaram mantendo esse furo nos pivôs da Edge III, mas sem o parafuso interno de travamento.
Fala Thiago, muito bom seu vídeo!! Estou com um problema que eu não sei como resolver...tenho uma Ibanez Roadstar II de 1985 toda original, que eu não sei exatamente qual a ponte dela, mas quebraram 2 peças de metal que eu não consigo encontrar pq não são mais fabricadas e até a furação dela é diferente, para adaptar uma nova ponte eu teria que fazer um trabalho de luthier com novas perfurações no corpo dela! 😕
Fala man, muito obrigado! Fico feliz vendo que a galera tá gostando. Sobre a ponte, então: se é uma guitarra que você não tem coragem de mexer na madeira/originalidade e etc, aí vai ter que procurar fora do Brasil as peças ou tentar encontrar uma ponte dessas pra vender. Ambas as opções ficam caras, mas depende do quanto você gosta da guitar, quanto quer investir etc. Acredito que o modelo da ponte seja a Pro Rock’r: ibanez.fandom.com/wiki/Pro_Rock%27r Tenta achar ela escrevendo para o cara da Ibanez Rules: www.ibanezrules.com Ele tem bastante peça p/ Ibanez e pode ajudar talvez. Por fim, eu faria essa modificação caso tivesse um luthier de confiança. Curiosidade: essa Roadstar II tinha uma versão que vinha que vinha c/ Edge: Roadstar Series II RG440. (1986 a 1987). A sua provavelmente é da linha RS. Se não me engano, tem no OLX ou ML uma à venda, com essa ponte que deve ser a sua. Por fim, um torneiro não resolveria? Espero que tenha ajudado, qualquer coisa manda aí. Abraço.
Caramba mano, era o tipo de conteúdo que estava procurando des de ontem e não achava nada do tipo em Pt-Br alguns vídeos eu achava em inglês mas ficava difícil entender direitinho Peguei uma Ibanez Jem jr sem ponte e sem captadores, vou por um escudo H/H e por uns Fishman ativos que tenho, porém queria uma ponte para por e ficava chato de achar informações sobre as pontes por ter tantas confundia demais Qual você me recomendaria ? Eu pensei em uma Gotoh 1996T pelo valor, mas tô meio perdido ainda e muita informação kkk Queria manter a “originalidade Ibanez” mas tô aberto a por a que tenha melhor qualidade x preço
Muito obrigado pelo comentário, eu fico feliz e acredito que vá ajudar bastante gente. Sobre a indicação de ponte, normalmente a galera escolhe Gotoh, por causa da facilidade de acesso mesmo e do preço que acaba sendo mais em conta que uma Edge ou uma Lo-Pro Edge. E cara, a Gotoh 1996T é excelente. O único problema dela nas Ibanez, é que no lado esquerdo (onde está escrito Gotoh) ela fica com um espaço entre a ponte e o corpo da guitarra. Tem gente que não se importa, mas eu acho que fica feio esteticamente falando. Se você puder, procura uma Gotoh 1988T, porque ela é um pouco maior nesse lado esquerdo. Eu comprei uma há duas semanas, por 600 reais em ótimo estado. Mas, confesso que é difícil de achar. E é isso. Qualquer dúvida, me chama no insta instagram.com/guitarvibes_ts ou manda aqui. Abraço!
Amigo, tenho uma Ibanez JEM JR 2010 Indonésia, com ponte Edge III e quero substituir ela por uma Gotoh. Qual modelo você recomenda? Seria o GE1996T a melhor opção? Parabéns pelo vídeo! Não existe canal parecido!
Muito obrigado, Daniel. Sobre a Gotoh, você só acha pra vender a GE1996T. As duas 1988 que consegui, foram pontes retiradas de guitarras antigas que vinham com elas e estavam em excelente estado. Mas cara, vai ser um baita upgrade. Você não vai se arrepender. Sendo bem instalada, fica perfeita.
É que esse vídeo é apenas sobre as pontes Ibanez e Ibanez by Gotoh. Falarei sobre as TRS (feitas pela Takeuchi) em um outro vídeo. Inclusive menciono isso. 🎸
Tenho uma RG350DXZ de 2011, usei aproximadamente 2 anos e a ponte EDGE ZERO II nao segurava mais a afinação, estragou a faca e pivo, troquei por uma GOTOH 1996 e virou outra guitarra...
Cara, eu compraria a Azes. Mas é uma questão de gosto. A Azes é uma guitarra mais versátil e com visual mais neutro, por ser parecida com strato etc. É mais cara, mas eu iria de Azes. Se você puder testar as duas, melhor ainda pra decidir.
Mano, vídeo muito bom, eu gostaria de uma opnião sua, tenho uma ibanez indonésia de 7 cordas lançada neste ano, não é prestige, ela vem com a Edge zero II, olhando no mercado acho difícil achar Ibanez Edge de 7 cordas, por acaso, aqueles pontes Gotoh 6 cordas japonesas(acho que a linha é Ge) que tá quase 2000 reais, vale apena para se trocar no futuro?
Você não acha edge mas acha lo pro edge de 7 cordas… e tem também uma empresa que faz a lo pro edge em titânio, custa um rim, mas essa sim é para a vida toda kkkkk. Quanto à gotoh ge, é a segunda melhor ponte do mundo , mas tem quem ache ela a melhor que existe (e ela tem mesmo algumas vantagens sobre as edge e lo pro edge); mas vai tranquilo nela! Só procura mais que você encontra bem mais barata.
Muito obrigado pelo elogio. E cara, vem coisa boa aí porque você tá com sorte, olha só: @rafaelfabiano2984, SORTE 01: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3180971850-floyd-rose-gotoh-ge-1996-t-7-cordas-completo-c-alavanca-_JM#polycard_client=bookmarks Essa Gotoh 7 cordas está menos de 900 reais. De graça. Mas acredito que é estoque antigo e vai acabar logo. SORTE 2: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3143724406-ibanez-edge-pro-7-cordas-_JM#position=14&search_layout=grid&type=item&tracking_id=65781eca-6636-433a-8d46-54fbe9191249 Se estiver disposto a gastar numa Lo-Pro e ainda dourada, tem essa do ML, uma raridade aqui no Brasil. Sobre a Edge, é como o Carlos falou, não existe mais. Foi produzida apenas por 1 ano, para as Ibanez Universe do Steve Vai e substituída pela Lo-Pro Edge 7.
@@guitarvibesthiagosoares cara, perdão a demora ao ver o comentário, eu vi essas ofertas, por pouco não peguei a Gotoh, terminei a facul esses ano, e até voltar a trabalhar vou ficar na edge zero II, mas tá certo, ela vai prestar por enquanto, de qualquer formar, obrigado pela dicas dos dois, e me desejem sorte para conseguir uma ponte top no futuro kkkk
Fiquei triste agr.. tenho muita vontade de comprar a Ibanez Jem Jr do Stive (ate pq é a mais "barata" e a unica q posso comprar) e jurava q qualquer uma vinha com uma Edge e q qualquer Edge seria perfeitamente boa... e nao vende separado ne? Ou seja vou comprar uma dessa e algum dia ter q botar uma Gotoh 😢
Cara, infelizmente com Edge ou Lo-Pro Edge, só as tops mesmo. Porém, sobre a JEM JR, tem umas dicas: - as boas são de 2002 a 2006. Por quê? Porque elas vinham com a ponte ILT1 que é melhor que a Edge III e o braço era o JEM. A partir de 2007, começou a vir com EDGE III e braço Wizard II. Se pegar entre 2002 e 2004, ainda pega o braço feito em uma peça de maple. Depois disso, foram feitos em 3 peças. Essa ponte ILT1 é mais durável e se trocar o bloco por um de latão, e colocar pivôs e molas Gotoh, terá uma ótima ponte. E vai manter a originalidade. Se encontrar uma assim, manda ver. Só não compra as JEM JR novas...rs
@@guitarvibesthiagosoares pois é 😅 aí q complica pq eu sempre gosto de comprar instrumentos zerado de loja kkkk aí essas novas vem com essa ponte bem genérica chamada Ibanez locking alguma coisa 🤦🏼♂️ Mas acho q pegando essa vou trocar as Ferragens todas por Gotoh dourada q aí fica boa de todo jeito né? 🤷🏼♂️ e parecida com a q ele usa. STEVE VAI Agora uma dúvida com relação ao braço: Vejo as mais caras e Tops da Ibanez com braços de até 7 peças, 5 e tal, sempre achei q de 1 peça só era melhor, mas essas tão caras com várias peças devem ser melhores né?
Fala, Sérgio. Blz? Desculpe a demora. Qual o modelo da sua RG? Se puder, me manda uma foto no insta, que eu te falo se é ou não a Edge. instagram.com/guitarvibes_ts
Mano, nos falamos pelo Mercado livre e vc pediu pra eu comentar aqui. Como faço pra me comunicar diretamente com vc, irmão. Preciso fechar a venda hj... Agradeço demais
E ae, Regis. Blz? Eu acredito que precise mexer na cavidade. Talvez não na parte da frente, mas sim na parte de trás, onde ficam as molas. Eu tive uma Ibanez com Edge Zero e sistema ZPS, o antigo dono trocou a ponte e colocou uma chinesa sem marca. Comprei a guitarra assim e pedi para o luthier instalar a Wilkinson. Resultado: tivemos que mexer na cavidade. O ideal é levar para um luthier avaliar, mas acredito que precise de alteração sim.
@@guitarvibesthiagosoares Só queria saber se não aconteceu que nem as Floyd Rose special, que é uma versão barateada da ponte boa, porque uma guitarra de mais de 10k é o mínimo que se espera... vir com uma ponte Top se linha😂
@@robas7313 ah entendi hahaha Fica tranquilo que é exatamente a mesma ponte. Usam os mesmos materiais desde 1987 quando foi criada. Tanto a Edge como a Lo-Pro Edge, tem a mesma qualidade seja nas guitarras do Steve Vai e Satriani ou em qualquer outra Ibanez. O que vai mudar, são medidas em alguns modelos, exemplo: a RG565 Genesis, possui espaçamento entre as cordas de 10.8mm e a Edge do Satriani tem raio de 270mm. (a normal em outros modelos tem 430mm). É isso. Qualquer coisa, manda aí. Abraço.
A ponte Edge III o problema dela com um tempo e o bloco de liga de zinco, basta trocar pelo FU Brass Big Block da FU-TONE, eu fiz e ficou fenomenal na minha Ibanez Rghrg, tem vídeo no You Tube da FU-Tone mostrando o resultado, sai muito mais em conta do que trocar a ponte e fica excelente, com muito mais sustain. th-cam.com/video/laBjUtJWT1I/w-d-xo.htmlsi=G8SHjHUXqJnAIM-4
Eu tenho pesquisado aqui em Portugal para pegar uma RG550 PN e sempre nas descrições, vem como edge tremolo. Inclusive entrei no vídeo por estar pesquisando para pegar essa guitarra.
@@thiagosantos752 Show de bola. A PN talvez seja a cor mais bonita dessas Genesis. Talvez até mais bonita que a 550 PN antiga. Sobre a Edge, de fato as Genesis vem com ela. As antigas também vinham com Lo-Pro Edge. Mas Edge III como no comentário do Luiz, nunca houve oficialmente. Deve ter sido uma mudança de algum dono que a guitar teve.
ปีที่แล้ว +1
Fala mano, tenho uma ibanez jem qual ponte posso colocar nela,ela é de rosca odeio esse tipo
Opa, qual o modelo da sua JEM? Se não me engano, todas as cavidades são iguais. Aí eu indicaria uma ponte Edge ou Lo-Pro Edge. Mas como eu até cito no vídeo, só importando. Pode ser uma Gotoh também, tem muita gente que coloca Gotoh na JEM. Mas, ela só tem o problema que falei em outro comentário aqui: ela deixa um espaço no lado esquerdo. Mas é só um detalhe estético, o funcionamento fica normal. Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa só falar.
@@carliransilva8585 na verdade a melhor acabaria sendo a Gotoh 1988T caso ele optasse por uma, por causa da base mais simétrica em relação à cavidade. Infelizmente uma Edge fica difícil de encontrar. Mesmo assim, a Jem com essa ponte de rosca, foram as Jem Jr fabricadas entre 2002 e 2006 (as melhores Jr) e vinham com pontes japonesas ILT1 da Takeuchi, que são boas pontes. O ideal seria verificar a troca do Arm holder.
Muito bom o vídeo! Cara eu tenho uma guita com uma gotoh desse modelo mais famoso, mas o luthier que fez a guitarra fez a furação da ponte torta então a gotoh acaba funcionando pior q uma ponte de 100 conto. Comprei uma ibanez Gio que vem com essa edge 3 e queria por a gotoh nela mas não deu certo, tem bastante diferença no corpo da guita. Qual ponte é "plug and play" pra fazer um upgrade nessa edge 3 da minha ibanez gio?
E ae Paulo, blz? Primeiramente, obrigado. Cara, quase todas as guitarras em que troquei a ponte, precisaram de alteração no corpo/cavidade da guitarra. Exemplo: numa Ibanez RG, coloquei uma Edge no lugar da Edge III e o luthier teve que refazer a cavidade. Numa outra Ibanez RG, pra colocar a Wilkinson no lugar da Edge Zero II, também teve que refazer a cavidade. No caso da Gotoh, quase sempre é preciso alteração. E sobre a furação errada, entendo sua frustração. Eu e meu sogro temos guitarras mais antigas com esse problema e vamos ter que mandar refazer. Não tem jeito. Se quiser chamar no insta, te aviso assim que souber de alguma plug and play. Mais fácil por lá. @guitarvibes_ts Abraço.
Tenho uma S470 também, guitarra top, mas sempre senti dificuldade de sustain numa alavancada em um harmônico, ou de dar aqueles "toquinhos" na alavanca que dão um trêmulo bem forte na nota, sabe me dizer se isso é por causa da ponte?
@@corinhocifras8900 Não... a Edge ZR é um dos melhores modelos de ponte... o sustain vem da guitarra (madeira, captador, peças, etc) e efeitos ( distorção, delay, reverb)... uma coisa que aumenta bastante o sustain no meu set up atual é o compressor da kokko que eu comprei... experimente colocar um pedal compressor antes da sua distorção que acho que vai resolver.
Também tenho a mesma guitarra na cor vermelha, com a mesma ponte. Sem duvidas a melhor que ja toquei também. Só tive um problema, onde o parauso alen que ajusta a altura da ponte espanou, e precisoi fazer um novo em uma tornearia que ficou com cabeça fenda. Mesmo assim, toda zerinha!!!
Show de bola, Igor. Eu sou fã dessa ponte. E quero comprar uma S420 ou 520. No entanto, até uma 320 serviria. Parabéns pela guitar e obrigado pelo comentário.
Top demais, Douglas. Essa ponte é show. Que bom que resolveu bem com um torneiro. Obrigado pelo comentário. Em breve terei uma dessas aqui. Abraço!@@douglasferrarigigliotti4792
Acho que errou ali na zero. A zero é uma ponte muito superior a zero2 . As ibanez j custom que são o topo da linha tem várias com a edge zero. Obviamente eles não ia por pontes ruins naqueles modelos. Na jem azul Floral do vídeo é a edge zero 2. ...
Não errei não, mas vou explicar de forma ainda mais detalhada o que já disse no vídeo, começando por responder o que vc colocou: 1 - eu menciono que a Zero é superior à Zero II. Mas a diferença entre elas, é a intonation tool. No restante é igual. Ou seja, não é “muito superior”, é apenas superior devido a esse detalhe. 2 - as Ibanez J. Custom, não são o topo de linha da Ibanez. Os modelos topo de linha são as Custom Shop, divididas em 2 linhas: LA Custom Shop (‘LACS’ USA) e Japan Custom Shop. (Todas com Edge ou Lo-Pro Edge). As J.Custom são basicamente Prestige’s com madeiras e acabamento melhores e muitas vezes captadores. 3 - você disse: “obviamente eles não ia por pontes ruins naqueles modelos”. Resposta: é exatamente o que o marketing da Ibanez quer que vc pense. Por outro lado, eu não disse que eram ruins, eu disse que eram inferiores. Como eu cito no vídeo: a Ibanez precisava substituir a Edge III que tinha saído de linha e com isso colocar no mercado uma ponte mais barata do que a Edge e Lo-Pro Edge, e também porque não podiam mais comercializar a ZR e ZR2 devido ao processo que sofreu. (Uma pena, uma vez que as ZR sim eram grandes pontes). Aí numa grande jogada de marketing digna de grandes empresas, pegaram carona no nome consagrado Edge (mais uma vez) e inseriram em guitarras signature, prestige, J.Custom…inclusive existe um modelo do Satriani que também vem com Edge Zero II, a JS140…marketing! O que eles fizeram com an Edge Zero e Zero II, foi a mesma coisa que tentaram com an Edge III, inclusive colocando ela em signatures do Satriani, Vai e Herman Li… Mais uma vez: normal nos negócios, normal no marketing, normal numa empresa com uma linha de produtos high-end, mid-end etc etc. Vale mencionar que, além de ações de marketing e divulgação, você não verá o Satriani ou o Steve Vai ou outro grande guitarrista virtuoso usando no dia a dia uma ponte que não seja a Edge ou Lo-Pro Edge em seus modelos. 4 - sobre a JEM floral do vídeo usar a Edge Zero II: foi exatamente o que eu mostrei no vídeo. (Você assistiu com atenção?) Existe inclusive outro modelo JEM com an Edge Zero II, a 77 WDP Charcoal Brown. Como eu também disse no vídeo, muita gente que tem Ibanez com essas pontes, se apaixona e muito lojista fica bravo quando comentamos coisas assim sobre a Zero ou Zero II, mas é preciso separar as coisas. A Edge Zero e Zero II são pontes bonitas e funcionais, porém feitas de zinco e indiscutivelmente são as pontes mais baratas da Ibanez e menos duráveis se comparadas às outras. Para ter uma ideia, se for comprar elas no distribuidor oficial na Europa, chegam a ser mais baratas inclusive que as pontes ILT1. Concluindo, hoje só compra uma Ibanez de mais de 10, 20 ou 40 mil com essas pontes, quem quer, ou quem desconhece o que está adquirindo.
@@guitarvibesthiagosoares Sobre a edge zero em específico, pode até ser que na literatura esteja escrito que seja a ferramenta de entonaçao a diferença entre ela e a zero 2, porém além de diferenças no design se vc desativar o zps vai perceber o quanto a edge zero é melhor que a 2. Comparativamente , a edge zero é mais dura para alavancar do que a lo pro, a edge, ou edge pro, isso imaginando o mesmo calibre e número de cordas. Sobre essas outras categorias como lacs e tal, isso não é de acesso ao público basicamente, não dá pra chegar lá e encomendar , as J custom são o topo do que é comercialmente utilizado. Eu percebo que além das madeiras a construção da j custom é sim diferente do que numa prestige, pois possuo algumas guitarras dessas linhas e já tive várias outras. A ibanez tem muitas linhas, eu acredito que as ibanez prestige dos anos 90 poderiam facilmente se equiparar as j custom da época, mas anos 2010 em diante não tenho tanta certeza se isso seria análogo. Mas enfim, bom trabalho ae no canal, é bom divulgar o conhecimento.
Opa, e ae Tiago. No começo do vídeo, eu menciono que não vou falar das Takeuchi. Essas TRS eram feitas pela Takeuchi. Esse vídeo é apenas sobre pontes feitas exclusivamente para a Ibanez, pela própria Ibanez e as feitas pela Gotoh exclusivamente pra eles. As Takeuchi, foram feitas para outras marcas também. Em um outro vídeo no futuro, eu falarei sobre elas. 🤝🎸
@@guitarvibesthiagosoares AlgumasTakeuchi usam um aço muito top. As que veem nas Jackson Jdr e algumas ibanez japan são de muita quailidade o aço, só deixam a desejar o sistema das micro
@@philipeguitarrista ouvi dizer q os pivos da gotoh são bem maiores do que as outras, não teve problema quanto a isso? foi tranquilo adaptar a nova ponte?
Guilherme, os pivôs de fato são maiores, mas a adaptação é tranquila, já fiz numa guitarra, essa aqui: th-cam.com/users/shorts_Kw4Ahbsz5U ...e estou fazendo na segunda, uma Tagima Zero. (meu luthier na verdade rsrs). A modificação feita por um profissional, fica perfeita. Outra coisa: se não me engano, o tamanho da ponte é o mesmo, só precisa alterar cavidade do pivô mesmo.
De londe o melhor canal sobre ponte flutuante atualmente!
Rapaz, é uma honra. Muito obrigado pelo elogio. Isso só incentiva a melhorar.
Grande abraço, Cauan. Em breve, soltarei mais um vídeo com um assunto interessante sobre outra ponte.
@@guitarvibesthiagosoares Tenho guardada uma Ibanez RG440 Roadstar II Series, ano 1986, e pelo seu vídeo a ponte é Floyd Rose Edge. Achava que era de segunda linha. Como posso confirmar?
@@umbucaja Fala man, tudo bem? Me manda fotos dela no meu insta: instagram.com/guitarvibes_ts
Eu verifico e te informo como saber também.
Eai pessoal blz, assistindo um vídeo do guitar tech do Steve Vai aprendi um truque para manter a alavanca firme e sem jogo, basta aquecer levemente as buchas de nylon com um isqueiro, apenas o suficiente para expandir a bucha, em 14 anos de uso dessas pontes nunca mais tive problemas com folga na alavanca
Bacana. Um amigo meu que tbm usa a Edge e Lo-Pro tinha me dado essa dica uma vez.
Depois assisti o vídeo do Thomas Nordegg, o guitar tech do Vai e de fato é assim bem simples mesmo. No entanto, se não me engano, esse mesmo amigo disse que não é uma coisa que fazemos uma vez só, ou seja, dura pouco tempo e tem que esquentar de novo...rs.
Eu imprimo essas buchas, fica perfeito!
@@guitarvibesthiagosoares Sim, verdade tive que fazer varias vezes, principalmente quando usava as alavancas de metal, agora eu to usando as UTA 20 de fibra de carbono, é cara mas vale a pena, coloquei ela na guitarra e ta a mais de 1 sem me encomodar, isso que não tive que usar esse truque do esqueiro ainda
@@carlosmiguelco Que bacana bom saber!!!
Show de bola. Nunca usei a UTA20, mas quase comprei uma 540R que vinha com ela rsrs. Importante destacar pra galera que eventualmente leia aqui, que ela serve também na ZR2 e Edge Pro, etc.
Eu, sinceramente talvez escolheria a Magik-Arm, mas depende muito do uso e outros fatores, pois a UTA acaba sendo bem mais prática caso tenhamos mais de 1 guitarra com pontes Ibanez.@@vittorioorsetti1
Eu tbm tenho uma ibanez 540r!!! Amo ela! E tenho tbm uma rg 550...
Massa conteúdo! Um ponto que vejo poucos falarem é sobre a ponte ser apoiada na madeira sem aquela cavidade no corpo da guitarra, Eddie Van Halen e Adrian Smith usam assim..
A Edge Pro foi utilizada também nas Jem e nas JS por alguns anos. Realmente tem mais sustain.
É verdade. Esses dias até vi uma Jem com a Pro anunciada no ML.
Por coincidência estava falando sobre isso com um amigo esses dias. Nunca vimos o Vai usando elas ao vivo, acho que apenas o Satriani. Mas podemos estar enganados.
Acabou que foi uma aposta da Ibanez, mas que não deu certo.
Cara eu tenho uma rg 250 mz indonésia, se nao me engano de 2010/2011 e ela vinha justamente com essa edge III, essa ponte me aguentou dessa época até meados de 2019/2020, o problema foi. A bucha do arm holder dela é uma peça inteiriça de plástico, que fica embutida na cavidade de encaixe de pressao da alavanca, com o tempo aquilo perde a pressão e você tem de dar o aperto, tem lra vender no e bay? Tem, mas naquelas devido a moeda ser muito alta nao vale tanto a pena é mais se o cara gostar muito dessa ponte em especifico, (o que sinceramente acredito que deva haver 1% ai que curta), agora se considerar que eu levei esse tempo todo pra ter um problema, em 10 anos se eu falar que tive problemas de estabilidade seria metira minha, (porque pela forma que eu uso a alavanca seria no minimo pra ela ter saido na minha mão). Até que ter só o problema do arm holder ok. Agora eu mudei pra lo pro edge, e o sustain da minha guitarra ficou outro, a pegada mudou muito, (ficou mais macia), eu só faco uma resaalva pelo fato de que a mola que vem com as lo pro edge, apesar de serem da gotoh, sao as SP spring, (que normalmente são mais longas e menos tensas que as psp), e nesse caso eu tinha aqui um set de molas psp novo que eu substituí, o que eu regularia minha guitarra com 3 molas SP da gotoh, com as power spring eu coloquei duas e estabilizou bem, detalhe a ponte que eu comprei eu peguei no mercado livre numa loja chamada Montreal music shop, (pra quem for de são paulo se for na Teodoro tem essa loja lá, e ela veio com um set de buchas do arm holder extra, (apesar que eu acho que esse problema do arm holder pode ser resolvido com física! Se você aplicar calor nessas buchas, elas vão encolher, pois plástico encolhe no calor, acontece que nao dá pra simplesmente bater um isqueiro, ou um soprador termico, pois assim vai perder a peça, mas é possível ferver ela em água, pescar ela com uma colher, ou algo do tipo secar bem e por na alavancae encaixar antes que esfrie muito. Acredito que isso possa resolver essa questão, pela lógica parece funcionar, eu mesmo ainda nao tive a necessidade de testar, mas vi algum Luthier gringo falando isso aqui pelo TH-cam.
Obrigado pelo ótimo conteúdo
Por nada, Luiz! Muito obrigado pelo comentário. 🤝🎸
Eu substitui o arm holder da ZR pelo da goth. Serve perfeitamente. Fica uma coisa de outro mundo.ç
Show de bola! O arm holder Magik-Arm RBAH1B2 da Red Bishop também serve. Mas na versão 1, que é justamente e a problemática. E como esse Magik-Arm também serve na ponte Gotoh, aí fez todo o sentido.
Bom saber que o da Gotoh serve perfeitamente, acabou me dando uma dica top e uma opção mais barata que o Magik. Obrigado, man!
Sim, quando tive uma, eu substituí o conjunto inteiro por um da schahler (arm holder e alavanca). Já vi “gato” parecido numa ibanez do steve vai com edge.
Bom saber também. Obrigado,@@carlosmiguelco
Faltou a da minha Ibanez ai, uma tal de Takeush, acho ela muito boa, depois fala dela!
A minha é EDGE PRO na Js1200 fab 2007, outras Js introduziram os EDGE da Jem
Ah sim. De 2004 a 2009, a JS1200 vinha com a EDGE PRO. A Ibanez apostou no lançamento da Edge PRO e colocou ela na guita do Satriani, entre outras, etc.
Porém, em 2010 a JS1200 passou a ser oferecida com a EDGE, até 2017 quando saiu de linha.
E hoje, todas as JS top de linha vem com a EDGE, como a 2410, 2450, JS1BKP, etc.
Vale citar que as primeiras JS à partir de 1990: JS1, JS2 (Chromeboy) e JS3 por exemplo, foram lancadas com a EDGE e de fato se tornou a ponte preferida e validada ao longo dos anos, até hoje.
excelente video
5:30 recomendo também o Floyd Rose Tremolo Arm Push-In Style pra resolver o problema
Você falou muito bem sobre as durabilidadeds e tal ok legal !
Mas quais desafinam COM QUALQUER USO, E quais mantem a afinação, isso foi ignorado!
Cara, é verdade.
Mas na verdade não foi ignorado, eu que deixei de falar nisso claramente. Porque eu até cito estabilidade e etc, mas confesso que é interessante tratar sobre desafinação de uma forma mais direta, principalmente para iniciantes e leigos em pontes assim.
É importante considerar uma coisa: toda ponte nova, com molas novas, pivôs novos, locking nut novo, cordas em bom estado e regulada, vai oferecer uma boa estabilidade, portando uma boa afinação.
Mas, é aí que entra a durabilidade: por quanto tempo os componentes citados vão manter a estabilidade? Essa é uma das principais e grandes diferenças entre as melhores e piores.
Sobre a desafinação em qualquer uso: se houver um problema de desgaste e outros fatores, qualquer ponte vai desafinar mesmo com um simples e leve tremolo/vibrato com alavanca.
Eu até cito o uso mais leve para uma ponte com bloco de zinco e carrinhos de zinco, porque isso tem a ver com a pressão/força exercida nessas peças e aí não é recomendável usar com 'potência' como em dive-bombs, tremolos viscerais com harmônicos e outras técnicas o tempo todo.
Por fim, as pontes presentes no vídeo e que recomendo depois dessa explicação: ZR, Edge, Lo-Pro Edge. Ou seja, as mais duráveis e mais estáveis.
Em breve, farei um vídeo tratando sobre essa questão de afinação de uma forma mais clara e direta. Obrigado pelo comentário e oportunidade de responder. Abraço!
“Existem algumas Ibanez Prestígio que vêm com uma ponte um tanto quanto cara, já vi até mesmo nos modelos usados pelo Kiko Loureiro nos shows do Angra. Elas têm uma trava que faz toda diferença. Minha guitarra, uma Ibanez RG350 DXZ, veio com essa ponte e, sinceramente, nunca vi nada igual em termos de estabilidade de afinação. A trava parece ser a chave para evitar a desafinação. Foi, de longe, a melhor ponte que já experimentei. Agora posso usar a alavanca sem aquele medo antigo de desregular toda a afinação quando a solto!”
Fui ver dessa ponte pra colocar em outra Ibanez que eu tenho aqui, e ela está saindo por R$2.500,00 nova em qualquer lugar
Acho que o nome dela é Edge zero II
@@AlanMarquesGuitar Devido à marca, toda ponte Ibanez vai ser cara, principalmente nova. Uma Edge III está custando 1200,00 em média. A Edge Zero II, nessa média de 2500 com o sistema ZPS.
Foi como eu disse: uma ponte nova e bem regulada, vai funcionar bem. E o sistema ZPS que garante a estabilidade. Deve ser isso que o cara quis dizer sobre “trava” nesse texto que você colocou aí em cima.
Como eu disse no vídeo, é uma ponte que vem inclusive em algumas JEM do Steve Vai. E vem também em um modelo do Kiko Loureiro, acho que é a Kiko10. Mas por exemplo, a Kiko100 top de linha, usa a Edge.
Independentemente da experiência citada acima, a maioria das pessoas e até de comentários aqui, já perceberam os problemas da Edge Zero II. E é fato que não é a melhor ponte da Ibanez, nem de longe.
A minha recomendação sempre será Edge, Lo-Pro Edge e ZR. Não é toa que as tops e os artistas usam elas em seus modelos mais caros.
Sim sim, eu não acredito que a Zero II seja a melhor não, eu nunca tive acesso as mais tops, mas já utilizei várias guitarras com Floyd que você praticamente não podia encostar na alavanca kkkkk porque se você usar desafina tudo, já com essa Zero II perdi o medo de abalancar com vontade com força ou baixar as cordas até afrouxa-las totalmente, e a soltar a afinação está intacta, foi a primeira ponte em minha experiência que fez isso, mas como eu disse e repito, eu não tive acesso ainda as mais tops!
Tive dessa zr com certeza é a melhor não desafina de jeito nenhum e se quebrar a corda também não desafina, baita ponte
Show de bola, Abner. Essa ponte é maravilhosa mesmo.
18:32 Eu tive uma, a minha quebrou também (além de ter a maldita folga). Comprei um trem arm holder tipo Gotoh no Aliexpress (vem sem a bucha de plástica, mas fiz uma e ficou perfeito). O sistema com as rodinha é genial, uma das pontes mais estáveis que já testei. Os micro afinadores não tem muita amplitude. Aquele parafusinho é ótimo, é muito fácil regular as oitavas.
Show, Rodolfo. Obrigado pela informação e dica.
O sistema é genial mesmo. Não deve ter ficado barato para a Ibanez continuar usando, uma vez que rolou até processo do criador desse sistema contra a Ibanez e tbm contra a Floyd Rose, que usava um outro sistema que ele tbm tinha inventado.
Em breve pego uma! Rs
Tenho uma S540 1989.... Maravilhosa !
Pois é! O braço era muito fino para o meu gosto (vendi), mas a guitarra é excelente. 🤝🎸
@@guitarvibesthiagosoares Realmente eu tbem acho o braço fino... Será que comprei a sua? rsrsrs
Cara, acho que não...rs
Só se você tiver comprado do cara que comprou de mim. Ou foi você que veio aqui buscar comigo e tá usando outro perfil? hahahaha🎸 @@robsamp
Tenho uma Ibanez RG 450 92 que veio com essa ponte Ibanez Edge. Nunca precisei trocar nada dela nem pivô, nem faca, nem as buchas da alavanca, absolutamente NADA! Até a pintura tá do mesmo jeito de quando comprei. Não perde regulagem nem afinação, não dá trabalho, troco cordas com cuidado e mantenho a regulagem. Não troco por nada.
Pois é, Ubiratan! A melhor ponte que existe, com certeza. Parabéns pela guitarra.
Fala amigo legal seu vídeo , gostaria de tirar uma dúvida tenho uma Ibanez Série S 320 Ponte ZR , mas tive problema de quebra de alavanca e não consigo achar em lugar nenhum aqui no Brasil você saberia me dizer de alguém conhecido que tenha alguma pra vender ???
E ae, Bruno. Blz? Obrigado, man.
Cara, tem 3 boas opções. O arm holder e alavanca da Gotoh, o da Red Bishop e o Zodyak: www.zodyak.com.br
Todas as 3 opções servem e são melhores que a original. Vale lembrar que esse é o único ponto fraco da ZR 1.
Baita vídeo!!!
Muito obrigado man! 🤝🎸
Parabéns mano... ótimo conteúdo
Muito obrigado, Rogério! 🎸🤝
Cara, a ZPS está até nas prestige top japonesa (já tive uma), veja o vídeo apresentando a guitarra no meu perfil. Tenho também a zps que vem nas Indonésia. São pontes excelentes.
Opa e ae, Juliano!
Mas eu não falei do sistema ZPS. Eu falei da ponte Edge Zero II.
O sistema ZPS é algo à parte, e sim, funciona muito bem. Inclusive ele se torna perfeito quando vem com as pontes ZR e ZR2.
Vale acrescentar que a Ibanez passou a oferecer o ZPS com as pontes Zero e Zero II justamente para tornar o conjunto mais interessante, uma vez que a ponte não é lá essas coisas em relação às pontes High-End da marca.
E…depois de originalmente ser lançado para a ponte ZR.
Como as pontes ZR saíram de linha devido problemas de patente (conforme cito no vídeo) e eram as que originalmente vinham com o ZPS, a Ibanez passou a usar as Zero/Zero II no lugar.
Usou o mesmo conceito de “Zero Point” no nome da ponte, mas só para efeito de marketing.
Concluindo enfim: ZPS é uma coisa, a ponte em si outra. É óbvio que uma ponte Edge Zero nova, vai ser perfeita, mas como também tratei, considera-se outros parâmetros para as pontes e suas classificações.
Qual a ponte da ibanez RG 350 gx japonesa( guita branca perola)? tem uma dessa e a ponte é bem legal.
Opa e ae man. É uma TRS-101 feita pela Takeuchi. Eu tenho uma ponte dessa aqui numa Washburn. É uma ótima ponte mesmo!
Inclusive, ainda vou fazer um vídeo sobre as pontes Takeuchi nas Ibanez.
Valeu brother.
Parabéns pelo vídeo. Excelente !
Eu tenho uma guitarra RG470 ano 98 koreana. Gostaria de saber se a ponte é boa. Mttt obg
Obrigado, Renildo.
A sua ponte é uma LO-TRS II: ibanez.fandom.com/wiki/Lo-TRS_II
É uma ponte boa sim. Era feita pela empresa japonesa Takeuchi. Estando bem regulada e com molas boas, fica show.
Mtttt obg. 🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Tenho uma rg2020x com double lo pro edge. Ponte sensacional. Mas acho a edge da minha rg550 Gênesis um pouquinho mais estável. Pode ser a idade também.
A 2020x é uma bela guitarra, parabéns!
Sobre a ponte, podem ser vários fatores, mas já trocou as molas? Os parafusos internos dos pivôs estão travados? Locking nut está ok?
Muito bom o tema do video , otima apresentação parabéns , jovem tem uma ponte com nome de Overlord Of Music , ela parece com a Edge Pro III , sabe me dizer se o material dela é bom .
Opa, e ae Douglas. Cara, eu já vi essa ponte algumas vezes, inclusive em uma guitarra anunciada no OLX.
Eu nunca peguei uma dessas 'na mão', porém não acredito que vale a pena. Ela foi baseada na Lo-Pro Edge + arm holder (encaixe da alavanca) da Floyd Rose Original, que é de rosca externa.
A média de preço é de 150 reais no Aliexpress como já deve ter visto. O bloco é de zinco, provavelmente os saddles sejam de zinco, e a base de um material não muito resistente.
As facas da ponte (espécie de lâminas apoiadas nos pivôs), são iguais às facas usadas na Lo-Pro Edge e Edge, porém eu duvido que sejam do mesmo material e resistência.
Numa ponte desse preço, infelizmente não podemos esperar muita coisa. Uma Edge ou Lo-Pro original, dura décadas se soubermos cuidar, como falo no vídeo. Então não podemos esperar o mesmo de uma ponte assim rs.
Espero que tenha ajudado, mas se você pegar uma dessas, comenta aqui. Abraço.
A zr é excelente para regular e um lixo de sensibilidade; o rolamento dá atrito zero, por outro lado, é flutter zero tb. Lo pro edge e edge é questão de gosto. Já li uma entrevista em que o Joe satriani prefere a edge à lo pro edge justo por conta dela ser mais alta no apoio da mão. Legal falar num próximo video sobre o uso correto das travas da bucha (studs); tem gente que nem sabe que existe essa trava. No mais, parabéns pelo vídeo, esse tema é muito pouco explorado no TH-cam em português.
Obrigado pelo comentário, reconhecimento e pela dica em relação à trava dos pinos (studs). Por coincidência, eu vou gravar um próximo vídeo sobre as Gotoh, e vou tratar sobre essa trava na 1996T, uma vez que são praticamente idênticas às da Edge e Lo-Pro.
Eu esqueci completamente disso, mas também acredito que foi coerente como um vídeo introdutório, mesmo reconhecendo o diferencial dessa trava e a sua importância em relação à estabilidade e regulagem. E concordo sobre nem saberem que existe. Na verdade a grande maioria desconhece isso. Eu mesmo aprendi sobre ela no ano passado, de um amigo guitartech especialista em Edge, etc etc.
Sobre o flur, acredito que estava falando do flutter certo? Se for isso, na verdade dá pra deixar ela com um flutter bem legal sim, tem até alguns vídeos aqui no YT demonstrando isso.
E sobre o Joe Satriani em relação à Edge e o gosto, de fato é isso mesmo e outra coincidência: meu luthier comentou sobre isso esses dias. Eu acredito também que o Steve Vai prefere as Edge, uma vez que as PIA, vem com ela. Para o meu gosto, acho que a Lo-Pro mais bonita, mas vendi a única que tinha e hoje eu tenho 3 Edges...rsrs
Mais uma vez vez obrigado pelo comentário e um abraço, Carlos.
Parabéns pelo conteúdo... Uma dúvida... A guitarra Kiko SP3 vem com uma Double Locking... Porém não achei nenhuma informação sobre essa ponte, não é EDge pelo jeito, mas também não fala o modelo especificamente... Você tem alguma informação a respeito? É uma ponte ruim?
Obrigado man. Sobre a Kiko SP3 e a ponte: a guita é boa, mas a ponte não. O modelo da ponte é o Standard DL tremolo, a ponte mais barata da Ibanez, e é produzida na China pela Ibanez mesmo.
Os saddles são de zinco e o bloco é de zinco também. Porém, essas informações você não acha na página da SP3 por exemplo, porque a Ibanez não divulga as especificações da ponte, por ser inferior. Coisas do marketing.
A guitarra é legal, mas se você quiser mesmo esse modelo e puder trocar a ponte por uma Gotoh GE1996T pelo menos, aí sim ficará perfeita.
Por fim, uma curiosidade: essa ponte foi lançada pela Ibanez para substituir a ponte mais barata que eles tinham, que era a EDGE III.
Espero que ajude, abraço.
@@guitarvibesthiagosoares Ah sim, a EDGE III era ainda mais simples então... Beleza... Mas invés de trocar a ponte futuramente, trocaria a guitarra inteira de uma vez... Seria agora pra ter uma guitarra bem construída com componentes minimamente bons e quanto estiver tocando melhor aí fazer upgrade...
Obrigado pelas informações, abraço!
Sabe me dizer se vale a pena uma Ibanez RG 270 Korea? Parece que a ponte é SLS 101.
Fala man. Eu quase comprei uma RG270 verde com escala clara (maple). Essa verde e a azul com essa escala, são as mais bonitas inclusive.
Vale a pena demais. Eu ia comprar e trocar a ponte. Não é uma ponte ruim, mas eu ia colocar uma Edge ou Gotoh 1988.
Cara para que serve aqueles pequenos buracos na parte de cima dos pivôs da ponte Edge 3 por favor
Fala man, blz? Na Edge III é apenas estético, não tem função. Inclusive eu tenho um par deles aqui.
Como o design deles é derivado da Edge/Lo-Pro Edge que tem travas dentro desses furinhos, acabaram mantendo esse furo nos pivôs da Edge III, mas sem o parafuso interno de travamento.
Obg mano tirou me uma grande dúvida mesmo ❤
@@leoclsi que bom, man. Por nada 🤝🎸
Eu tinha uma iron label com edge zero II , e os bloquinhos de travar a corda no sadle é uma desgraça .
E eu acredito em você, Pitter rsrs. Obrigado pela contribuição. Abraço!
Fala Thiago, muito bom seu vídeo!! Estou com um problema que eu não sei como resolver...tenho uma Ibanez Roadstar II de 1985 toda original, que eu não sei exatamente qual a ponte dela, mas quebraram 2 peças de metal que eu não consigo encontrar pq não são mais fabricadas e até a furação dela é diferente, para adaptar uma nova ponte eu teria que fazer um trabalho de luthier com novas perfurações no corpo dela! 😕
Fala man, muito obrigado! Fico feliz vendo que a galera tá gostando.
Sobre a ponte, então: se é uma guitarra que você não tem coragem de mexer na madeira/originalidade e etc, aí vai ter que procurar fora do Brasil as peças ou tentar encontrar uma ponte dessas pra vender.
Ambas as opções ficam caras, mas depende do quanto você gosta da guitar, quanto quer investir etc.
Acredito que o modelo da ponte seja a Pro Rock’r: ibanez.fandom.com/wiki/Pro_Rock%27r
Tenta achar ela escrevendo para o cara da Ibanez Rules: www.ibanezrules.com
Ele tem bastante peça p/ Ibanez e pode ajudar talvez.
Por fim, eu faria essa modificação caso tivesse um luthier de confiança.
Curiosidade: essa Roadstar II tinha uma versão que vinha que vinha c/ Edge: Roadstar Series II RG440. (1986 a 1987).
A sua provavelmente é da linha RS. Se não me engano, tem no OLX ou ML uma à venda, com essa ponte que deve ser a sua.
Por fim, um torneiro não resolveria?
Espero que tenha ajudado, qualquer coisa manda aí. Abraço.
A ponte Gotoh Ge1996t é tão boa quanto a Edge? Quero trocar a minha.
Não conheço, talvez seja até a mesma.
Ela é a mãe de todas!
Caramba mano, era o tipo de conteúdo que estava procurando des de ontem e não achava nada do tipo em Pt-Br alguns vídeos eu achava em inglês mas ficava difícil entender direitinho
Peguei uma Ibanez Jem jr sem ponte e sem captadores, vou por um escudo H/H e por uns Fishman ativos que tenho, porém queria uma ponte para por e ficava chato de achar informações sobre as pontes por ter tantas confundia demais
Qual você me recomendaria ? Eu pensei em uma Gotoh 1996T pelo valor, mas tô meio perdido ainda e muita informação kkk
Queria manter a “originalidade Ibanez” mas tô aberto a por a que tenha melhor qualidade x preço
Muito obrigado pelo comentário, eu fico feliz e acredito que vá ajudar bastante gente.
Sobre a indicação de ponte, normalmente a galera escolhe Gotoh, por causa da facilidade de acesso mesmo e do preço que acaba sendo mais em conta que uma Edge ou uma Lo-Pro Edge.
E cara, a Gotoh 1996T é excelente. O único problema dela nas Ibanez, é que no lado esquerdo (onde está escrito Gotoh) ela fica com um espaço entre a ponte e o corpo da guitarra.
Tem gente que não se importa, mas eu acho que fica feio esteticamente falando.
Se você puder, procura uma Gotoh 1988T, porque ela é um pouco maior nesse lado esquerdo. Eu comprei uma há duas semanas, por 600 reais em ótimo estado. Mas, confesso que é difícil de achar.
E é isso. Qualquer dúvida, me chama no insta instagram.com/guitarvibes_ts
ou manda aqui.
Abraço!
Amigo, tenho uma Ibanez JEM JR 2010 Indonésia, com ponte Edge III e quero substituir ela por uma Gotoh. Qual modelo você recomenda? Seria o GE1996T a melhor opção?
Parabéns pelo vídeo! Não existe canal parecido!
Muito obrigado, Daniel.
Sobre a Gotoh, você só acha pra vender a GE1996T.
As duas 1988 que consegui, foram pontes retiradas de guitarras antigas que vinham com elas e estavam em excelente estado.
Mas cara, vai ser um baita upgrade. Você não vai se arrepender. Sendo bem instalada, fica perfeita.
Faltou falar sobre a TRS505 que vinha nas Japan.
É que esse vídeo é apenas sobre as pontes Ibanez e Ibanez by Gotoh.
Falarei sobre as TRS (feitas pela Takeuchi) em um outro vídeo. Inclusive menciono isso. 🎸
Tenho uma RG350DXZ de 2011, usei aproximadamente 2 anos e a ponte EDGE ZERO II nao segurava mais a afinação, estragou a faca e pivo, troquei por uma GOTOH 1996 e virou outra guitarra...
Mano qual guitar compra a Grg220 pa1 ou azes40?
Cara, eu compraria a Azes. Mas é uma questão de gosto. A Azes é uma guitarra mais versátil e com visual mais neutro, por ser parecida com strato etc. É mais cara, mas eu iria de Azes.
Se você puder testar as duas, melhor ainda pra decidir.
RG550 genesis tem ponte Edge topzera?
Onde vende essa Edge boa ?
Mano, vídeo muito bom, eu gostaria de uma opnião sua, tenho uma ibanez indonésia de 7 cordas lançada neste ano, não é prestige, ela vem com a Edge zero II, olhando no mercado acho difícil achar Ibanez Edge de 7 cordas, por acaso, aqueles pontes Gotoh 6 cordas japonesas(acho que a linha é Ge) que tá quase 2000 reais, vale apena para se trocar no futuro?
Você não acha edge mas acha lo pro edge de 7 cordas… e tem também uma empresa que faz a lo pro edge em titânio, custa um rim, mas essa sim é para a vida toda kkkkk. Quanto à gotoh ge, é a segunda melhor ponte do mundo , mas tem quem ache ela a melhor que existe (e ela tem mesmo algumas vantagens sobre as edge e lo pro edge); mas vai tranquilo nela! Só procura mais que você encontra bem mais barata.
@@carlosmiguelco opa, vlww mesmo pelas informações meu nobre
Muito obrigado pelo elogio. E cara, vem coisa boa aí porque você tá com sorte, olha só:
@rafaelfabiano2984,
SORTE 01: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3180971850-floyd-rose-gotoh-ge-1996-t-7-cordas-completo-c-alavanca-_JM#polycard_client=bookmarks
Essa Gotoh 7 cordas está menos de 900 reais. De graça. Mas acredito que é estoque antigo e vai acabar logo.
SORTE 2: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3143724406-ibanez-edge-pro-7-cordas-_JM#position=14&search_layout=grid&type=item&tracking_id=65781eca-6636-433a-8d46-54fbe9191249
Se estiver disposto a gastar numa Lo-Pro e ainda dourada, tem essa do ML, uma raridade aqui no Brasil.
Sobre a Edge, é como o Carlos falou, não existe mais. Foi produzida apenas por 1 ano, para as Ibanez Universe do Steve Vai e substituída pela Lo-Pro Edge 7.
@@guitarvibesthiagosoares cara, perdão a demora ao ver o comentário, eu vi essas ofertas, por pouco não peguei a Gotoh, terminei a facul esses ano, e até voltar a trabalhar vou ficar na edge zero II, mas tá certo, ela vai prestar por enquanto, de qualquer formar, obrigado pela dicas dos dois, e me desejem sorte para conseguir uma ponte top no futuro kkkk
Fiquei triste agr.. tenho muita vontade de comprar a Ibanez Jem Jr do Stive (ate pq é a mais "barata" e a unica q posso comprar) e jurava q qualquer uma vinha com uma Edge e q qualquer Edge seria perfeitamente boa... e nao vende separado ne? Ou seja vou comprar uma dessa e algum dia ter q botar uma Gotoh 😢
Cara, infelizmente com Edge ou Lo-Pro Edge, só as tops mesmo. Porém, sobre a JEM JR, tem umas dicas:
- as boas são de 2002 a 2006. Por quê?
Porque elas vinham com a ponte ILT1 que é melhor que a Edge III e o braço era o JEM.
A partir de 2007, começou a vir com EDGE III e braço Wizard II.
Se pegar entre 2002 e 2004, ainda pega o braço feito em uma peça de maple. Depois disso, foram feitos em 3 peças.
Essa ponte ILT1 é mais durável e se trocar o bloco por um de latão, e colocar pivôs e molas Gotoh, terá uma ótima ponte. E vai manter a originalidade.
Se encontrar uma assim, manda ver. Só não compra as JEM JR novas...rs
@@guitarvibesthiagosoares pois é 😅 aí q complica pq eu sempre gosto de comprar instrumentos zerado de loja kkkk aí essas novas vem com essa ponte bem genérica chamada Ibanez locking alguma coisa 🤦🏼♂️ Mas acho q pegando essa vou trocar as Ferragens todas por Gotoh dourada q aí fica boa de todo jeito né? 🤷🏼♂️ e parecida com a q ele usa. STEVE VAI
Agora uma dúvida com relação ao braço: Vejo as mais caras e Tops da Ibanez com braços de até 7 peças, 5 e tal, sempre achei q de 1 peça só era melhor, mas essas tão caras com várias peças devem ser melhores né?
Eu adquiri uma Ibanez RG, ano de fabricação 1996, Japan. Ela vem com essa ponte Edge top? Não conheço bem essa linha de guitarra.
Fala, Sérgio. Blz? Desculpe a demora.
Qual o modelo da sua RG? Se puder, me manda uma foto no insta, que eu te falo se é ou não a Edge. instagram.com/guitarvibes_ts
Mano, nos falamos pelo Mercado livre e vc pediu pra eu comentar aqui. Como faço pra me comunicar diretamente com vc, irmão. Preciso fechar a venda hj...
Agradeço demais
@@Maynialencar Opa, e ae man. Blz? Cara, eu não lembro, recentemente fiz bastante pergunta lá. Sobre qual produto seria?
Dar para substituir uma ponte ibanez edge zero ii por uma gotoh?
E ae, Regis. Blz?
Eu acredito que precise mexer na cavidade. Talvez não na parte da frente, mas sim na parte de trás, onde ficam as molas.
Eu tive uma Ibanez com Edge Zero e sistema ZPS, o antigo dono trocou a ponte e colocou uma chinesa sem marca. Comprei a guitarra assim e pedi para o luthier instalar a Wilkinson. Resultado: tivemos que mexer na cavidade.
O ideal é levar para um luthier avaliar, mas acredito que precise de alteração sim.
Alguem sabe me dizer se a ponte da Rg565 renesis e a Edge igual das Jem ou uma outra versão?
É exatamente a mesma EDGE. Mas por que a dúvida? Algo específico? 🤝
@@guitarvibesthiagosoares Só queria saber se não aconteceu que nem as Floyd Rose special, que é uma versão barateada da ponte boa, porque uma guitarra de mais de 10k é o mínimo que se espera... vir com uma ponte Top se linha😂
@@robas7313 ah entendi hahaha
Fica tranquilo que é exatamente a mesma ponte. Usam os mesmos materiais desde 1987 quando foi criada. Tanto a Edge como a Lo-Pro Edge, tem a mesma qualidade seja nas guitarras do Steve Vai e Satriani ou em qualquer outra Ibanez.
O que vai mudar, são medidas em alguns modelos, exemplo:
a RG565 Genesis, possui espaçamento entre as cordas de 10.8mm e a Edge do Satriani tem raio de 270mm. (a normal em outros modelos tem 430mm).
É isso. Qualquer coisa, manda aí. Abraço.
Eu tenho uma s2020x com dois jacks japonesa que tem essa ponte
@@fisioman Que legal, man! Baita guitarra. Por coincidência, estou prestes a comprar uma RG2020X. 🤝🎸
A ponte Edge III o problema dela com um tempo e o bloco de liga de zinco, basta trocar pelo FU Brass Big Block da FU-TONE, eu fiz e ficou fenomenal na minha Ibanez Rghrg, tem vídeo no You Tube da FU-Tone mostrando o resultado, sai muito mais em conta do que trocar a ponte e fica excelente, com muito mais sustain. th-cam.com/video/laBjUtJWT1I/w-d-xo.htmlsi=G8SHjHUXqJnAIM-4
poderia me passar o link da loja que comprou? tenho uma RG350EX com essa mesma ponte e tenho interesse em trocar essa peça também. obrigado!
a alavanca tem a da Zodiak que da pra usar em qualquer ponte.... nunca testei mas o fabricante promete que nao tem folga
A ponte Edge III vem na RG 550 Japonesa, já dessa nova linha. Tanto a Yellow , Purple ou a Red. Tenho uma Made In Japan e trouxe ela da Europa.
A 550 Genesis? Tem certeza que é Edge III? Não confundiu?
@@guitarvibesthiagosoares sim! Essa mesmo! Comprei na Espanha e trouxe comigo na viagem. Todas vem assim.
@@Luiz_Drummer36 caramba, bem incomum. Eu nunca vi nenhuma RG550 com Edge III de fábrica, desde a lançamento em 1987 até hoje.
Eu tenho pesquisado aqui em Portugal para pegar uma RG550 PN e sempre nas descrições, vem como edge tremolo. Inclusive entrei no vídeo por estar pesquisando para pegar essa guitarra.
@@thiagosantos752 Show de bola. A PN talvez seja a cor mais bonita dessas Genesis. Talvez até mais bonita que a 550 PN antiga.
Sobre a Edge, de fato as Genesis vem com ela. As antigas também vinham com Lo-Pro Edge.
Mas Edge III como no comentário do Luiz, nunca houve oficialmente. Deve ter sido uma mudança de algum dono que a guitar teve.
Fala mano, tenho uma ibanez jem qual ponte posso colocar nela,ela é de rosca odeio esse tipo
Opa, qual o modelo da sua JEM? Se não me engano, todas as cavidades são iguais. Aí eu indicaria uma ponte Edge ou Lo-Pro Edge.
Mas como eu até cito no vídeo, só importando.
Pode ser uma Gotoh também, tem muita gente que coloca Gotoh na JEM. Mas, ela só tem o problema que falei em outro comentário aqui:
ela deixa um espaço no lado esquerdo. Mas é só um detalhe estético, o funcionamento fica normal.
Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa só falar.
Coloca uma gotoh 1996 e a melhor pra essas guitars ou ela ou uma edge original mesmo
@@carliransilva8585 na verdade a melhor acabaria sendo a Gotoh 1988T caso ele optasse por uma, por causa da base mais simétrica em relação à cavidade.
Infelizmente uma Edge fica difícil de encontrar.
Mesmo assim, a Jem com essa ponte de rosca, foram as Jem Jr fabricadas entre 2002 e 2006 (as melhores Jr) e vinham com pontes japonesas ILT1 da Takeuchi, que são boas pontes. O ideal seria verificar a troca do Arm holder.
Muito bom o vídeo! Cara eu tenho uma guita com uma gotoh desse modelo mais famoso, mas o luthier que fez a guitarra fez a furação da ponte torta então a gotoh acaba funcionando pior q uma ponte de 100 conto.
Comprei uma ibanez Gio que vem com essa edge 3 e queria por a gotoh nela mas não deu certo, tem bastante diferença no corpo da guita.
Qual ponte é "plug and play" pra fazer um upgrade nessa edge 3 da minha ibanez gio?
E ae Paulo, blz? Primeiramente, obrigado.
Cara, quase todas as guitarras em que troquei a ponte, precisaram de alteração no corpo/cavidade da guitarra.
Exemplo: numa Ibanez RG, coloquei uma Edge no lugar da Edge III e o luthier teve que refazer a cavidade.
Numa outra Ibanez RG, pra colocar a Wilkinson no lugar da Edge Zero II, também teve que refazer a cavidade.
No caso da Gotoh, quase sempre é preciso alteração. E sobre a furação errada, entendo sua frustração. Eu e meu sogro temos guitarras mais antigas com esse problema e vamos ter que mandar refazer. Não tem jeito.
Se quiser chamar no insta, te aviso assim que souber de alguma plug and play. Mais fácil por lá. @guitarvibes_ts
Abraço.
Tenho uma Ibanez S470 2004 toda Original aqui... Comprei da Loja... MadeinBrazil em 2005... zerada ...Se alguém quiser eu vendo.
Vi alguns vídeos seus, inclusive com essa S470. Show de bola. Está vendendo por quanto?
Tenho uma S470 também, guitarra top, mas sempre senti dificuldade de sustain numa alavancada em um harmônico, ou de dar aqueles "toquinhos" na alavanca que dão um trêmulo bem forte na nota, sabe me dizer se isso é por causa da ponte?
@@corinhocifras8900 Não... a Edge ZR é um dos melhores modelos de ponte... o sustain vem da guitarra (madeira, captador, peças, etc) e efeitos ( distorção, delay, reverb)... uma coisa que aumenta bastante o sustain no meu set up atual é o compressor da kokko que eu comprei... experimente colocar um pedal compressor antes da sua distorção que acho que vai resolver.
@@edpazeto9079 bacana, vou tentar fazer isso na minha, valeu pela dica!
eu tenho uma ibanez S420, com a ponte ZR, na minha opnião é a melhor floyd rose que já usei
Também tenho a mesma guitarra na cor vermelha, com a mesma ponte. Sem duvidas a melhor que ja toquei também. Só tive um problema, onde o parauso alen que ajusta a altura da ponte espanou, e precisoi fazer um novo em uma tornearia que ficou com cabeça fenda. Mesmo assim, toda zerinha!!!
Show de bola, Igor. Eu sou fã dessa ponte. E quero comprar uma S420 ou 520. No entanto, até uma 320 serviria. Parabéns pela guitar e obrigado pelo comentário.
Top demais, Douglas. Essa ponte é show. Que bom que resolveu bem com um torneiro. Obrigado pelo comentário. Em breve terei uma dessas aqui. Abraço!@@douglasferrarigigliotti4792
Vc quis dizer Kahler kkkkk
@@VictorFC 👀??
nossa apareceu até a minha, e é ruim essa edge III
Concordo com você, Guilherme rsrs. Obrigado pelo comentário, abraço.
Acho que errou ali na zero.
A zero é uma ponte muito superior a zero2 .
As ibanez j custom que são o topo da linha tem várias com a edge zero. Obviamente eles não ia por pontes ruins naqueles modelos.
Na jem azul Floral do vídeo é a edge zero 2. ...
Não errei não, mas vou explicar de forma ainda mais detalhada o que já disse no vídeo, começando por responder o que vc colocou:
1 - eu menciono que a Zero é superior à Zero II. Mas a diferença entre elas, é a intonation tool. No restante é igual. Ou seja, não é “muito superior”, é apenas superior devido a esse detalhe.
2 - as Ibanez J. Custom, não são o topo de linha da Ibanez. Os modelos topo de linha são as Custom Shop, divididas em 2 linhas: LA Custom Shop (‘LACS’ USA) e Japan Custom Shop. (Todas com Edge ou Lo-Pro Edge).
As J.Custom são basicamente Prestige’s com madeiras e acabamento melhores e muitas vezes captadores.
3 - você disse: “obviamente eles não ia por pontes ruins naqueles modelos”.
Resposta: é exatamente o que o marketing da Ibanez quer que vc pense. Por outro lado, eu não disse que eram ruins, eu disse que eram inferiores.
Como eu cito no vídeo: a Ibanez precisava substituir a Edge III que tinha saído de linha e com isso colocar no mercado uma ponte mais barata do que a Edge e Lo-Pro Edge, e também porque não podiam mais comercializar a ZR e ZR2 devido ao processo que sofreu. (Uma pena, uma vez que as ZR sim eram grandes pontes).
Aí numa grande jogada de marketing digna de grandes empresas, pegaram carona no nome consagrado Edge (mais uma vez) e inseriram em guitarras signature, prestige, J.Custom…inclusive existe um modelo do Satriani que também vem com Edge Zero II, a JS140…marketing!
O que eles fizeram com an Edge Zero e Zero II, foi a mesma coisa que tentaram com an Edge III, inclusive colocando ela em signatures do Satriani, Vai e Herman Li…
Mais uma vez: normal nos negócios, normal no marketing, normal numa empresa com uma linha de produtos high-end, mid-end etc etc.
Vale mencionar que, além de ações de marketing e divulgação, você não verá o Satriani ou o Steve Vai ou outro grande guitarrista virtuoso usando no dia a dia uma ponte que não seja a Edge ou Lo-Pro Edge em seus modelos.
4 - sobre a JEM floral do vídeo usar a Edge Zero II: foi exatamente o que eu mostrei no vídeo. (Você assistiu com atenção?)
Existe inclusive outro modelo JEM com an Edge Zero II, a 77 WDP Charcoal Brown.
Como eu também disse no vídeo, muita gente que tem Ibanez com essas pontes, se apaixona e muito lojista fica bravo quando comentamos coisas assim sobre a Zero ou Zero II, mas é preciso separar as coisas.
A Edge Zero e Zero II são pontes bonitas e funcionais, porém feitas de zinco e indiscutivelmente são as pontes mais baratas da Ibanez e menos duráveis se comparadas às outras.
Para ter uma ideia, se for comprar elas no distribuidor oficial na Europa, chegam a ser mais baratas inclusive que as pontes ILT1.
Concluindo, hoje só compra uma Ibanez de mais de 10, 20 ou 40 mil com essas pontes, quem quer, ou quem desconhece o que está adquirindo.
@@guitarvibesthiagosoares
Sobre a edge zero em específico, pode até ser que na literatura esteja escrito que seja a ferramenta de entonaçao a diferença entre ela e a zero 2, porém além de diferenças no design se vc desativar o zps vai perceber o quanto a edge zero é melhor que a 2.
Comparativamente , a edge zero é mais dura para alavancar do que a lo pro, a edge, ou edge pro, isso imaginando o mesmo calibre e número de cordas.
Sobre essas outras categorias como lacs e tal, isso não é de acesso ao público basicamente, não dá pra chegar lá e encomendar , as J custom são o topo do que é comercialmente utilizado.
Eu percebo que além das madeiras a construção da j custom é sim diferente do que numa prestige, pois possuo algumas guitarras dessas linhas e já tive várias outras. A ibanez tem muitas linhas, eu acredito que as ibanez prestige dos anos 90 poderiam facilmente se equiparar as j custom da época, mas anos 2010 em diante não tenho tanta certeza se isso seria análogo.
Mas enfim, bom trabalho ae no canal, é bom divulgar o conhecimento.
A melhor ponte da ibanez é a zr zps essa sim melhor q gotoh
Faltou as três 505 e 101
Opa, e ae Tiago. No começo do vídeo, eu menciono que não vou falar das Takeuchi. Essas TRS eram feitas pela Takeuchi.
Esse vídeo é apenas sobre pontes feitas exclusivamente para a Ibanez, pela própria Ibanez e as feitas pela Gotoh exclusivamente pra eles.
As Takeuchi, foram feitas para outras marcas também. Em um outro vídeo no futuro, eu falarei sobre elas. 🤝🎸
@@guitarvibesthiagosoares AlgumasTakeuchi usam um aço muito top. As que veem nas Jackson Jdr e algumas ibanez japan são de muita quailidade o aço, só deixam a desejar o sistema das micro
Edge III é o pesadelo dos guitarristas pobres
alta sacanagem botar esse troço numa guitarra
Verdade, fiz a troca dela por uma Gotoh melhor coisa da vida.
@@philipeguitarrista ouvi dizer q os pivos da gotoh são bem maiores do que as outras, não teve problema quanto a isso? foi tranquilo adaptar a nova ponte?
Guilherme, os pivôs de fato são maiores, mas a adaptação é tranquila, já fiz numa guitarra, essa aqui: th-cam.com/users/shorts_Kw4Ahbsz5U
...e estou fazendo na segunda, uma Tagima Zero. (meu luthier na verdade rsrs). A modificação feita por um profissional, fica perfeita.
Outra coisa: se não me engano, o tamanho da ponte é o mesmo, só precisa alterar cavidade do pivô mesmo.