Maravilhosa professora! Estou assistindo seu vídeo sobe condução do professor Jonnas Vasconcelos da matéria de Metodologia do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia. sua fala final, é um alerta à mediocridade e aqueles que buscam apenas o diploma acadêmico: “O plágio só não será descoberto se você nunca for lido seriamente”.
Eu fico imaginando como é que uma pessoa consegue dar dislike numa aula dessas... só pode ter sido sem querer. A didática da professora Débora, aliada a sua voz mansa, faz com que a gente mergulhe na aula profundamente, de forma que se a aula tivesse umas 3 horas ainda assim ninguém se cansaria. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco.
@Robson, passo o dia trabalhando e consumindo conteúdos diversos do TH-cam, e eu não também não entendo. Te algumas transmissões que mesmo antes de começarem alguém já clicou no dislike. Mas, se a pessoa não gosta do tema ou da pessoa não precisava nem estar ali. rsrs
Porque é GROSELHA pura! A retórica é dissonante com a realidade, o discusso é avesso as AÇÕES.... um mar de hipocrisia. Não tenho vocação para ser um Tonho da Lua!
Como diz a poetisa Cora Coralina: Mesmo quando tudo parece desabar, em meio a uma pandemia, mulheres sensíveis e generosas como Rosana Pinheiro Machado, Jana Viacardi e muitas outras, decidem lutar por um espaço acadêmico inclusivo, humano e dialógico ❤️❤️❤️. Por mais espaços em que possamos formar redes de conhecimento, crescermos juntas e nos ajudarmos!
Aula maravilhosa! 90% paráfrase e 10% citação direta - primeira vez que ouço essa colocação. Poderia escutar muito mais do que esses 29 minutos... Tanto conhecimento!
"Onde é que sou original? Nesta composição entre o jargão, a paráfrase e a citação direta com o seu tema de pesquisa". Amei! Muito agradecido à profa. Débora e aos organizadores do curso.
A professora Débora é tão incrível. Parece que toda aula dela lhe traz uma riqueza de conhecimento, ao mesmo tempo que você não se sente nem um pouco fadigado ao escutá-la.
O livro "Plágio: palavras escondidas" da Débora Diniz em co-autoria com a Ana Terra me acompanha desde a graduação. Já perdi as contas de quantas vezes já o revisitei e indiquei para diversas colegas. Agradeço ao livreiro Chiquinho da UnB pela recomendação e diálogo. 💪🏿🌵
Que aula maravilhosa! Vim por indicação do curso "gêneros textuais acadêmicos" do IFRS, ministrado pela prof. dr. Lucilene Bender de Sousa, que foi um excelentíssimo aprendizado na minha vida acadêmica.
Aprendi com o Vídeo, que Débora Diniz consegue prender total e plena a atenção de seus alunos. Essa consciência sobre ter atenção e cuidado com qual referência você uso porque ela irá expor de qual comunidade você é, embora seja óbvio, eu nunca tinha parado para pensar. E a explanação de paráfrase ser mais importante que a citação mostrando que obviamente uma citação fica muito mais " aparente" do que o nosso próprio " texto original". QUE AULA! Só tenho agradecer por estar em uma geração que pode usar tanto conhecimento. Estou aqui porque uma professora ( Maria das Graças da Silva Lima) copiou o link do vídeo e colocou como Parte complementar da aula. E a primeira coisa que pensei foi nessa satisfação de PODERMOS fazer isso hoje!
Aula perfeita. Fui monitora de disciplina de calouros da graduação e me deparei com muitos plágios "infantis". Fiquei bastante horrorizada como eles faziam aquilo de modo tão recorrente. Com essa aula eu consegui entender melhor esse processo e com certeza me ajudará tanto na minha escrita quanto na avaliação da escrita de outros.
Rosana. Que bom termos todos esses vídeos. Sugerimos que coloque a configuração de disponibilização dos vídeos com Licença de Atribuição Creative Commons (reutilização permitida).
Que aula maravilhosa! Débora Diniz é magnífica em suas falas! Didática, carismática... Não tem como não aprender... Parabéns @Rosana Pinheiro pela iniciativa! Estou amando esse curso!
Uma das minhas maiores inseguranças no processo do TCC é essa contradição, entre o medo de plagiar e de ser desimportante, seja por não acrescentar ou por "faltarem fontes". Uma aula extremamente importante nesse processo de aprendizado e aceitação, especialmente de uma universidade privada em que a escrita acadêmica só chegou como obrigação da conclusão do curso.
Aula maravilhosa, honesta, digna. Imprescindível para qualquer um que se debruça na escrita. Débora nos conforta por, em seu discurso, buscar quebrar certas amarras e vaidades acadêmicas, tão comuns no campo. Gratidão!
Logo no início da graduação deveríamos ter uma disciplina sobre plágio. Presenciei na minha graduação, uma bronca a duas colegas que plagiaram, nossa foi humilhante. A professora não falou quem foram as alunas, mas aquilo me bloqueou de um jeito.
Ouvir Profa. Debora falar sobre a escrita acadêmica alimenta tanto a minha alma kkkkk. As metáforas q ela usa para descrever a criação de um texto sempre expandem a minha visão a respeito do processo de escrita e me fazem sentir quase como uma artista. Enquanto escrevo um parágrafo parece q estou esculpindo, a elaboraçao de uma revisão sistemática vira um trabalho de curadoria em galeria de arte, uma dissertação se torna uma pintura. Obrigada por me fazer enxergar a conexão entre uma pesquisadora digitando seu texto no computador e uma artesã transformando matéria prima em peça de arte.
Professora Débora, hoje na aula de Projeto em Pesquisa, do curso de Ciências Biológicas da UFRJ em Macaé, assistimos a este vídeo seu. Muito obrigada por investir tempo e energia em conversar sobre assuntos tão importantes na formação dos pesquisadores e pesquisadoras! Eu venho acompanhando seus vídeos com muito interesse, os alunos gostaram muito também!
Acabei o meu doutoramento em janeiro deste ano, em Lisboa, portanto, já passei por todas essas angústias que a professora Débora Diniz falou de forma tão maravilhosa. Sim, o medo de estar produzindo um pastiche ou de não estar a dizer nada de original foi uma angústia inominável em todo o meu processo de construção do conhecimento. Reavivar na memória todas essas angústias e indagações nas sábias palavras da professora Débora, me fizeram perceber o quanto é importante cursos como este. Como professora na minha área de investigação, certamente levarei à sala de aula as minhas experiências pessoais e esses ensinamentos aqui expostos pela professora, de forma tão clara e fraterna.
A sutileza nas palavras, na postura e na explanação é realmente algo muito magnífico que realça um certo destaque na professora. É o tipo de professora que eu passaria horas ouvindo atentamente por sua didática convidativa. E desde que eu a conheci neste curso, eu tomo uma inspiração para escrever bem. Enfim... uma grande mulher! Este curso está ajudando muito o jovem negro e periférico que vos escreve e está na metade da graduação. Gratidão a todos e todas envolvidos/as.
4 ปีที่แล้ว
Que aula maravilhosa! Nem vou comentar mais para que esse comentário não seja visto como cópia ou plágio, mas apenas como uma paráfrase do que todos disseram até agora em seus comentários sobre essa aula exemplar.
Aula maravilhosa, que nos lembra no 19:04 min. a importancia das referências servem para "demonstrar as rotas de conhecimento de onde passamos e quais as comunidades a que pertencemos"
Eu não escrevo com frequência a linguagem escrita do meu pensamento mas a linguagem escrita do meu pensamento existe sempre na minha subjetividade à espera de transcrição.Quando escrevo transcrevo a linguagem escrita pré existente do meu pensamento.Isso para o meu processo criativo importa muito.Obrigado.
Uau!! Eu estou encantada, que aula incrível! Muito obrigada por essa aula e por esse curso que tem sido incrível. Eu ainda estou na graduação, mas tenho tido dificuldades pra desenvolver alguns textos, estou correndo atrás pois quero aprender de fato! Obrigada mais uma vez Rosana, tem me ajudado muito!
Curso muito bem preparado. Irei sugerir a meus alunos de graduação que assistam ao curso e a essa aula em particular. Minhas felicitações e agradecimentos às professoras e aos demais responsáveis por este trabalho.
Eu já tinha lido a respeito desse Curso de Escrita Acadêmica no Twitter da Profa. Rosana, mas não procurei nada a respeito. Agora, cheguei a essa aula da Profa. Debora Diniz por recomendação da minha professora de Metodologia na Pesquisa Jurídica da graduação. Achei a aula excelente e já decidi que irei assistir a todas as demais aulas! Parabéns Professoras !
Sensacional!!! Concordo que essa aula deveria ser obrigatória tanto na graduação qto na pós-graduação. Já estou querendo trazer a professora Débora Diniz de volta pro Brasil pra orientar minha tese ... ❤❤😍
Que aula!!! Me atrasei e só consegui assistir hoje... Que aula maravilhosa! Obrigada Rosana e Debora! E obrigada Debora pelos encontros de domingo, comecei a participar no ultimo.. quanta generosidade, afetuosidade... fico emocionada ❤️❤️ obrigada! :)
Eu amei essa aula, que professora maravilhosa, que tranquilidade e confiança de quem sabe o que está dizendo!!! Sua voz já nos cativa de cara, um charme, conteúdo colocado de forma leve!!! Ganhou mais uma seguidora no insta...é uma beleza e uma sabedoria que enaltece nós mulheres, que nos faz sentir orgulho !!! Parabéns!!!
Débora, como eu te admiro e como eu utilizo sempre as suas contribuições nas minhas aulas, pra mim vc é referência como professora, pesquisadora e pessoa nas ciências sociais.
Incrível! Que clareza de ideias e poder de síntese! A orientação que precisava para minar a insegurança de escrever minha monografia, que tanto adio. Nos vemos nas banquinhas!
Cada vez mais envolvida e encantada com tanto conhecimento trazido neste projeto. Débora Diniz nos encanta, transcende generosidade! Uma aula pra ser revista várias vezes.
Só tenho a agradecer por esse curso ser acessível e chegar até aqui. Uma pena que esse conteúdo riquíssimo tenha me faltado durante meus anos de mestrado e doutorado. Teria sido menos sofrido ter acesso a esse conhecimento no início ou no decorrer da caminhada. Débora, sua generosidade na entrega de todo seu saber enche meu coração. Obrigada.
Eu, caloura na universidade. E minha primeira atividade escrita é na base deste vídeo... Experiência incrível essa, agradeço ao meu professor de Estudos dos Poderes que antes mesmo de iniciar os textos do curso, fez questão que os alunos soubessem o que é a escrita acadêmica, já que a forma de avalição do mesmo é um artigo e não queria ninguém perdido no final do semestre! Disponibilizou três aulas para ir a fundo no curso e entender e saber como escrever para a academia. E agora estou eu aqui as 23:00 fazendo resenha do seu vídeo com as regrinhas bonitinhas da ABNT, fácil não é, mas sei que plágio eu não vou cometer
Aula maravilhosa! Muito obrigada! E Debora, você disse que explicaria o motivo de usar o masculino para falar sobre este tema, mas não encontrei a sua explicação. Gostaria de saber, porque o uso dos pronomes e a problematização do uso do masculino como universal na escrita me inquieta também. Receba minha admiração!
Essa mulher é perfeita!!!! Muito agradecida, elucidou muitas questões que eu tinha e acalentou muitas angústias que minhas sobre o processo da escrita. Obrigada!!!
Ela é fantástica... Com uma didática própria, Débora nos deixa à vontade, nos devolve a alegria de aprender, nos faz sentir vontade de seguir buscando mais e mais... Seria tão bom se outros educadores/professores tivessem esse talento... Ok, cada um tem seus talentos... O da Débora é nos encantar com suas ideias e sua voz!
Eu estou encantada com essa aula! Professora Débora Diniz, gratidão pelo seu compartilhamento de conhecimento e saberes. Obrigada Rosana Pinheiro, pela coordenação desse maravilhoso curso.
Quando você está na pós e simplesmente uma aula muda toda sua concepção de escrita. Obrigado, Débora. Espero passar isso para os meus colegas e futuros orientandos. Mais que necessária!
Essa aula deveria ser obrigatória em todos os programas de pós-graduação. Tão simples e tão imprescindível. Obrigada, professora Débora!
Verdade!!!
Pensei a mesma coisa, muito didática a explicação, finalmente compreendi a diferença entre pastiche e paráfrase.
qual o valor de um canhota ninguém vale nada
@@vicentepaulo1412 o valor de uma arruela sem furo. É o valor de uma canhota.
Foi muito legal assistir esse vídeo onde, ajudou me bastante!!
Maravilhosa professora! Estou assistindo seu vídeo sobe condução do professor Jonnas Vasconcelos da matéria de Metodologia do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia. sua fala final, é um alerta à mediocridade e aqueles que buscam apenas o diploma acadêmico: “O plágio só não será descoberto se você nunca for lido seriamente”.
Eu fico imaginando como é que uma pessoa consegue dar dislike numa aula dessas... só pode ter sido sem querer. A didática da professora Débora, aliada a sua voz mansa, faz com que a gente mergulhe na aula profundamente, de forma que se a aula tivesse umas 3 horas ainda assim ninguém se cansaria. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco.
ficamos hipnotizados...
Também fiquei pensando sobre. Que aula!
também fiquei pensando nisso
@Robson, passo o dia trabalhando e consumindo conteúdos diversos do TH-cam, e eu não também não entendo. Te algumas transmissões que mesmo antes de começarem alguém já clicou no dislike. Mas, se a pessoa não gosta do tema ou da pessoa não precisava nem estar ali. rsrs
Porque é GROSELHA pura! A retórica é dissonante com a realidade, o discusso é avesso as AÇÕES.... um mar de hipocrisia. Não tenho vocação para ser um Tonho da Lua!
Só eu fiquei emocionado no fim da aula? Gente, QUE AULA!
Só você, diferentão
Lucas, que bom te ler, pois eu chorei.
Eu bati palmas no final pra essa aula incrível.
Eu quase chorei também hahaha
Amei a aula. Emocionante sentir a empatia da professora Débora Diniz!
Como diz a poetisa Cora Coralina: Mesmo quando tudo parece desabar, em meio a uma pandemia, mulheres sensíveis e generosas como Rosana Pinheiro Machado, Jana Viacardi e muitas outras, decidem lutar por um espaço acadêmico inclusivo, humano e dialógico ❤️❤️❤️. Por mais espaços em que possamos formar redes de conhecimento, crescermos juntas e nos ajudarmos!
Assino embaixo
♡♡♡
Obrigada minha querida 🥰
A minha própria Monalisa é pastiche da minha própria leitura da face de mamãe meio risonha.
Aula maravilhosa! 90% paráfrase e 10% citação direta - primeira vez que ouço essa colocação. Poderia escutar muito mais do que esses 29 minutos... Tanto conhecimento!
"Onde é que sou original? Nesta composição entre o jargão, a paráfrase e a citação direta com o seu tema de pesquisa". Amei! Muito agradecido à profa. Débora e aos organizadores do curso.
A professora Débora é tão incrível. Parece que toda aula dela lhe traz uma riqueza de conhecimento, ao mesmo tempo que você não se sente nem um pouco fadigado ao escutá-la.
O livro "Plágio: palavras escondidas" da Débora Diniz em co-autoria com a Ana Terra me acompanha desde a graduação. Já perdi as contas de quantas vezes já o revisitei e indiquei para diversas colegas.
Agradeço ao livreiro Chiquinho da UnB pela recomendação e diálogo.
💪🏿🌵
Que aula maravilhosa! Vim por indicação do curso "gêneros textuais acadêmicos" do IFRS, ministrado pela prof. dr. Lucilene Bender de Sousa, que foi um excelentíssimo aprendizado na minha vida acadêmica.
Professora, o que é isso? Que aula! Sua tranquilidade, dicção, conhecimento e o modo como compartilha são extremamente inspiradores. Parabéns!!!
Aprendi com o Vídeo, que Débora Diniz consegue prender total e plena a atenção de seus alunos. Essa consciência sobre ter atenção e cuidado com qual referência você uso porque ela irá expor de qual comunidade você é, embora seja óbvio, eu nunca tinha parado para pensar. E a explanação de paráfrase ser mais importante que a citação mostrando que obviamente uma citação fica muito mais " aparente" do que o nosso próprio " texto original". QUE AULA! Só tenho agradecer por estar em uma geração que pode usar tanto conhecimento. Estou aqui porque uma professora ( Maria das Graças da Silva Lima) copiou o link do vídeo e colocou como Parte complementar da aula. E a primeira coisa que pensei foi nessa satisfação de PODERMOS fazer isso hoje!
Aula perfeita. Fui monitora de disciplina de calouros da graduação e me deparei com muitos plágios "infantis". Fiquei bastante horrorizada como eles faziam aquilo de modo tão recorrente. Com essa aula eu consegui entender melhor esse processo e com certeza me ajudará tanto na minha escrita quanto na avaliação da escrita de outros.
A aula me tirou um enorme peso dos ombros, me sinto muito mais à vontade para iniciar a elaboração de meu TCC agora. Obrigada
Rosana. Que bom termos todos esses vídeos. Sugerimos que coloque a configuração de disponibilização dos vídeos com Licença de Atribuição Creative Commons (reutilização permitida).
Que aula maravilhosa! Débora Diniz é magnífica em suas falas! Didática, carismática... Não tem como não aprender... Parabéns @Rosana Pinheiro pela iniciativa! Estou amando esse curso!
Cursando minha primeira graduação, um sonho de + 37 anos de atraso, fiquei animada e emocionada com está aula fantástica 🙌👏👏👏👏👏
Obrigada Rosana Pinheiro 🙌
Uma das minhas maiores inseguranças no processo do TCC é essa contradição, entre o medo de plagiar e de ser desimportante, seja por não acrescentar ou por "faltarem fontes". Uma aula extremamente importante nesse processo de aprendizado e aceitação, especialmente de uma universidade privada em que a escrita acadêmica só chegou como obrigação da conclusão do curso.
Esse curso é um presente! Mas a Debora Diniz é a cereja de qualquer bolo!!!!
Aula maravilhosa, honesta, digna. Imprescindível para qualquer um que se debruça na escrita. Débora nos conforta por, em seu discurso, buscar quebrar certas amarras e vaidades acadêmicas, tão comuns no campo. Gratidão!
Logo no início da graduação deveríamos ter uma disciplina sobre plágio. Presenciei na minha graduação, uma bronca a duas colegas que plagiaram, nossa foi humilhante. A professora não falou quem foram as alunas, mas aquilo me bloqueou de um jeito.
Ouvir Profa. Debora falar sobre a escrita acadêmica alimenta tanto a minha alma kkkkk. As metáforas q ela usa para descrever a criação de um texto sempre expandem a minha visão a respeito do processo de escrita e me fazem sentir quase como uma artista. Enquanto escrevo um parágrafo parece q estou esculpindo, a elaboraçao de uma revisão sistemática vira um trabalho de curadoria em galeria de arte, uma dissertação se torna uma pintura. Obrigada por me fazer enxergar a conexão entre uma pesquisadora digitando seu texto no computador e uma artesã transformando matéria prima em peça de arte.
Professora Débora, hoje na aula de Projeto em Pesquisa, do curso de Ciências Biológicas da UFRJ em Macaé, assistimos a este vídeo seu. Muito obrigada por investir tempo e energia em conversar sobre assuntos tão importantes na formação dos pesquisadores e pesquisadoras! Eu venho acompanhando seus vídeos com muito interesse, os alunos gostaram muito também!
Acabei o meu doutoramento em janeiro deste ano, em Lisboa, portanto, já passei por todas essas angústias que a professora Débora Diniz falou de forma tão maravilhosa. Sim, o medo de estar produzindo um pastiche ou de não estar a dizer nada de original foi uma angústia inominável em todo o meu processo de construção do conhecimento. Reavivar na memória todas essas angústias e indagações nas sábias palavras da professora Débora, me fizeram perceber o quanto é importante cursos como este. Como professora na minha área de investigação, certamente levarei à sala de aula as minhas experiências pessoais e esses ensinamentos aqui expostos pela professora, de forma tão clara e fraterna.
A sutileza nas palavras, na postura e na explanação é realmente algo muito magnífico que realça um certo destaque na professora. É o tipo de professora que eu passaria horas ouvindo atentamente por sua didática convidativa. E desde que eu a conheci neste curso, eu tomo uma inspiração para escrever bem. Enfim... uma grande mulher! Este curso está ajudando muito o jovem negro e periférico que vos escreve e está na metade da graduação. Gratidão a todos e todas envolvidos/as.
Que aula maravilhosa! Nem vou comentar mais para que esse comentário não seja visto como cópia ou plágio, mas apenas como uma paráfrase do que todos disseram até agora em seus comentários sobre essa aula exemplar.
Aula esclarecedora, minhas dúvidas nunca respondida foram sanadas . Essa aula deveria está em todos os cursos de graduação.
Como alguém pode ouvir isso, com tantos doutores e mestres no assunto.
Aula maravilhosa, que nos lembra no 19:04 min. a importancia das referências servem para "demonstrar as rotas de conhecimento de onde passamos e quais as comunidades a que pertencemos"
Excelente! Grata pelo conteúdo. Admirável pesquisadora, Dra. Deborah Diniz.
Tenho profunda admiração por você, Débora Diniz.
Como não amar o conteúdo, essa voz, essa delicadeza e elegância?
Eu não escrevo com frequência a linguagem escrita do meu pensamento mas a linguagem escrita do meu pensamento existe sempre na minha subjetividade à espera de transcrição.Quando escrevo transcrevo a linguagem escrita pré existente do meu pensamento.Isso para o meu processo criativo importa muito.Obrigado.
Uau!! Eu estou encantada, que aula incrível! Muito obrigada por essa aula e por esse curso que tem sido incrível.
Eu ainda estou na graduação, mas tenho tido dificuldades pra desenvolver alguns textos, estou correndo atrás pois quero aprender de fato!
Obrigada mais uma vez Rosana, tem me ajudado muito!
Meu Deus...aprendi como nunca tinha aprendido antes...obga professora, por tanto!
Excelente, Professora!
Curso muito bem preparado. Irei sugerir a meus alunos de graduação que assistam ao curso e a essa aula em particular. Minhas felicitações e agradecimentos às professoras e aos demais responsáveis por este trabalho.
Eu já tinha lido a respeito desse Curso de Escrita Acadêmica no Twitter da Profa. Rosana, mas não procurei nada a respeito. Agora, cheguei a essa aula da Profa. Debora Diniz por recomendação da minha professora de Metodologia na Pesquisa Jurídica da graduação. Achei a aula excelente e já decidi que irei assistir a todas as demais aulas! Parabéns Professoras !
Professora Debora, obrigada pela excelente aula. devo confessar que invejei essa Noiva Cadaver, linda!
Mais do que uma aula: um presente. Ansioso. Muito obrigado.
Aula maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ficaria horas escutando ela falar. Obrigada pela oportunidade Rosana Pinheiro e Débora Diniz.
Sensacional!!! Concordo que essa aula deveria ser obrigatória tanto na graduação qto na pós-graduação. Já estou querendo trazer a professora Débora Diniz de volta pro Brasil pra orientar minha tese ... ❤❤😍
Aula maravilhosa!!! Simples, porém rica em conteúdos. O plágio nunca foi falado tão poeticamente aos acadêmicos em construção. Muito obrigadoo!!!
Que aula!!! Me atrasei e só consegui assistir hoje... Que aula maravilhosa! Obrigada Rosana e Debora! E obrigada Debora pelos encontros de domingo, comecei a participar no ultimo.. quanta generosidade, afetuosidade... fico emocionada ❤️❤️ obrigada! :)
Eu amei essa aula, que professora maravilhosa, que tranquilidade e confiança de quem sabe o que está dizendo!!! Sua voz já nos cativa de cara, um charme, conteúdo colocado de forma leve!!! Ganhou mais uma seguidora no insta...é uma beleza e uma sabedoria que enaltece nós mulheres, que nos faz sentir orgulho !!! Parabéns!!!
Muito boa. Meu professor nos recomendou. Adorei a aula!!
Fico encantado com a maneira como a Débora conduz o raciocínio e apresenta as ideias. Foi mais um presente dentro deste curso!
Débora, como eu te admiro e como eu utilizo sempre as suas contribuições nas minhas aulas, pra mim vc é referência como professora, pesquisadora e pessoa nas ciências sociais.
Um dos vídeos mais importantes! Todo mundo que passou ou vai passar pela academia tem que assistir
Que decência e boniteza a aula da Débora Diniz!AGRADECIDO.
Parafraseando os colegas, Débora sua aula foi perfeita.
Que aula maravilhosa! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Amei. Amei Muitas vezes nos equivocamos sobre a ideia de originalidade. A segunda parte da exposição me tranquilizou d fez refletir demais.
O tipo de aula que deveria ser obrigatória em qualquer nível de ensino, seja graduação ou pós.
Um vídeo maravilhoso! Obrigada pela partilha, professora.
Eu gostaria de morar nessa aula! Sensacional.
Incrível! Que clareza de ideias e poder de síntese! A orientação que precisava para minar a insegurança de escrever minha monografia, que tanto adio. Nos vemos nas banquinhas!
Este curso é sensacional. Muito obrigado professora. Brasil está entrando na era do conhecimento!
Cada vez mais envolvida e encantada com tanto conhecimento trazido neste projeto. Débora Diniz nos encanta, transcende generosidade! Uma aula pra ser revista várias vezes.
Só tenho a agradecer por esse curso ser acessível e chegar até aqui. Uma pena que esse conteúdo riquíssimo tenha me faltado durante meus anos de mestrado e doutorado. Teria sido menos sofrido ter acesso a esse conhecimento no início ou no decorrer da caminhada. Débora, sua generosidade na entrega de todo seu saber enche meu coração. Obrigada.
Aula preciosa. Obrigada, Débora.
Estou muito feliz por está participando deste curso incrível! Maravilhosa a Professora Débora Diniz!
Vocês estão me ajudando a me organizar na fase pós travas da escrita. Parei de chorar e comecei a agir
Eu, caloura na universidade. E minha primeira atividade escrita é na base deste vídeo... Experiência incrível essa, agradeço ao meu professor de Estudos dos Poderes que antes mesmo de iniciar os textos do curso, fez questão que os alunos soubessem o que é a escrita acadêmica, já que a forma de avalição do mesmo é um artigo e não queria ninguém perdido no final do semestre! Disponibilizou três aulas para ir a fundo no curso e entender e saber como escrever para a academia. E agora estou eu aqui as 23:00 fazendo resenha do seu vídeo com as regrinhas bonitinhas da ABNT, fácil não é, mas sei que plágio eu não vou cometer
Muito obrigado pela aula professora Débora. Aula riquíssima. Assisti três vezes seguidas 😁
Professora Rosana, parabéns pela iniciativa 👏🏾👏🏾👏🏾
Que aula boa!!!! Obrigada, Profa Débora!
Que delícia! Um tema árido ,mas exposto de maneira tão doce. Amei.
O conteúdo das aulas é de altíssimo nível. Parabéns!
Que maravilha de aula!!!!🤗
Aula maravilhosa! Muito obrigada! E Debora, você disse que explicaria o motivo de usar o masculino para falar sobre este tema, mas não encontrei a sua explicação. Gostaria de saber, porque o uso dos pronomes e a problematização do uso do masculino como universal na escrita me inquieta também. Receba minha admiração!
Excelente! 👏🏽👏🏽👏🏽
Maravilhosa essa explicação de paráfrase e pastiche. MARAVILHOSA
Essa mulher é perfeita!!!! Muito agradecida, elucidou muitas questões que eu tinha e acalentou muitas angústias que minhas sobre o processo da escrita. Obrigada!!!
Ela é fantástica... Com uma didática própria, Débora nos deixa à vontade, nos devolve a alegria de aprender, nos faz sentir vontade de seguir buscando mais e mais... Seria tão bom se outros educadores/professores tivessem esse talento... Ok, cada um tem seus talentos... O da Débora é nos encantar com suas ideias e sua voz!
❤ obrigada por compartilhar
Fantástica aula!! Que mulher!!
UAU!! Q aula! Quando ela falou sobre ser descoberto quando for lido seriamente..!! muito bom!
Muito bom! Obrigada por compartilharem!
Excelente, Débora!
excelente aula, muito obrigado por gastar seu tempo nos enriquecento com estas instruções.
Muitooo boa condução! Débora é incrível!
Sensacional!!Parabéns 👏
Aula inspiradora e tranquilizadora! Abraço professora Débora Diniz!
Parabéns. Excelente reflexão e condução.
Simplesmente fantástica a aula.
Eu estou encantada com essa aula!
Professora Débora Diniz, gratidão pelo seu compartilhamento de conhecimento e saberes. Obrigada Rosana Pinheiro, pela coordenação desse maravilhoso curso.
Acalento! Aqui somente o inefável. Obrigada Débora, obrigada! 🌻
Muito interessante. Gostei do vídeo indicado pelo Professor Dr. Francisco Canela (Udesc).
Excelente, Debora. Muito obrigada!
Aulas mega oportunas! Só pessoas com muita sensibilidade pra pensar em aulas desse porte pra nos ajudar em meio a essa pandemia!😍
O jargão do campo como lugar do risco de pastiche foi muito perspicaz, professora.
Débora Diniz encanta, chega parecer um canto sua transmissão. Parabéns!
Obrigada, Débora!
Muito obrigado por essa aula maravilhosa.
Quando você está na pós e simplesmente uma aula muda toda sua concepção de escrita. Obrigado, Débora. Espero passar isso para os meus colegas e futuros orientandos. Mais que necessária!
Débora Diniz é sempre incrível. Esclarecedora e fala com uma voz tão suave que parece que estamos na orientação. Uma aula fundamental.
Me apaixonei por essa Mulher!
muito obrigada por essa conversa que tanto ajuda.
Esse vídeo me salvou. Simplesmente incrível. Obrigada
Este curso deveria ter um prosseguimento com aulas mais aprofundadas e com maior tempi de duracao .Ate agora um show e gostinho de quero mais...