Como fazer corretamente a introdução de um novo gato na casa que já tem gatos?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 1 ธ.ค. 2024
- Você sabe como fazer corretamente a introdução de um novo gato na casa que já tem gatos?
É preciso uma sequencia estruturada, ou seja, uma introdução estruturada para que os gatos seja felizes.
Nesse vídeo eu falo como introduzir gatos filhotes e adultos em um lar que já tem outros gatos, tudo passo a passo para você não errar nesse momento tão importante na vida de todos os membros da família.
Por que a introdução não pode ser abrupta?
O que é a introdução estruturada?
Como realizar a IE passo a passo?
Os primeiros dias, a sequência?
Evite que seus animais sofram e façam corretamente a introdução de um novo membro da família.
Acho muito importante esclarecer que, baseado em artigos ciêntificos, não é recomendado introduzir um gato em casa de maneira abrupta. O comportamento natural social do gato envolve um tempo mais longo de aceitação de um novo gato no grupo, em média 6 meses. Devemos então seguir um passo a passo quando introduzimos um novo gato em casa, seguindo uma estrutura que respeite a natureza comportamental felina.
Se você quiser saber o passo a passo completo sobre como como introduzir um novo gato na casa que já tem um ou mais gatos eu quero te apresentar o meu livro onde eu ensino tudo para você fazer isso de forma correta:
cursos.larissa...
COMO INTRODUZIR UM NOVO GATO NA CASA QUE JÁ TEM GATO(S)??
Gatos são animais sociais que, vivendo solto na natureza, formariam grupos sociais pequenos e fixos, principalmente entre fêmeas aparentadas que cresceram juntas.
Sabendo isso, você já deve imaginar que gatos não vão tolerar com facilidade a chegada de um novo gato adulto no grupo.
Além disso, os gatos viveriam em grupos pequenos, em média 3-5 indivíduos em áreas muito grandes, de 800 a 8.000m², dependendo da quantidade de recursos dessa área.
Segundo artigos científicos, em ambiente natural um gato leva em média 6 meses para ser aceito em uma colônia de gatos, e esse processo acontece lentamente, o gato vai se aproximando gradativamente do grupo até ser aceito.
É importante lembrar que vivendo na natureza os gatos se aceitariam outros gatos por afinidades, escolhendo os membros que entram no grupo ou não!
Isso é muito diferente do que ocorre em nossos lares não é?
Dentro de nossas casas somos nós que escolhemos quem irá ser introduzido no grupo, e não são os gatos que se escolhem pelas suas afinidades.
Além disso, os gatos estão vivendo em ambiente restrito que é nossa casa de 80m², e isso pode dificultar ainda mais a aceitação de um novo gato.
Para respeitarmos a natureza comportamental do gato, e sua autonomia em decidir aceitar um novo gato em casa, devemos fazer essa introdução de maneira bastante gradativa.
Chamamos essa introdução gradativa de "introdução estruturada", pois ela é feita de maneira planejada, seguindo método passo a passo, e assim vamos evoluindo dentro das particularidades de cada gato, até que todos se aceitem sem conflitos.
Uma introdução estruturada de um novo gato na casa que já tem um gato pode levar 6 meses, ou seja, seguindo o passo a passo para que os gatos antigos aceitem o novo gato, sem brigas e então convivam soltos em harmonia.
Em alguns casos mais fáceis a introdução correta demora menos tempo, e quanto mais corretamente você fizer essa introdução, mas felizes os seus gatos serão em sua casa.
Nesse livro digital você aprenderá como fazer a introdução estruturada de maneira correta em 6 passos:
cursos.larissa...
Amem muito seus gatos
Um beijo grande! 💚💚💚💚💚
Dra. Larissa Rüncos
Psiquiatria Veterinária - Comportamento Animal
#comportamentoanimal #psiquiatriaveterinaria
Você também pode me encontrar ↴
Instagram ☛ / larissaruncos
Conheça o meu site ↴
larissaruncos....
Tenho uma gatinha de 5 anos, totalmente humanizada e odeia outros gatos. Porém resgatei uma filhotinha. Minha gata ficou uma fera até me arranhou. Eu desesperada procurando uma ajuda me deparei com esse vídeo. Já separei um quarto da casa q minha gata nem liga e coloquei a nova integrante da família. E tô cheia de esperanças. Obrigada por esse vídeo. Deus abençoe
Como estão agora?
E aí, como estão?
Cansei de manter eles separados. Soltei o filhote junto com a gata. Eles estão convivendo bem. As vezes dão uma estranhada mais convivendo bem. Não dormem juntos e nem brincam. Mas tenho esperança kkkkk. A minha gata é muito arisca o filhote até tenta mais ainda não rolou uma amizade...
Ah que bom! É recente ainda, creio que vão ficar mais próximos. Perguntei pq estou pensando em adotar a segunda, mas tenho medo de como seria...
Oie, com quanto tempo você deixou eles se verem? Como está hoje em dia? Tô com a mesma situação que você :/ A minha mais velha nem quer comer!
Larissa, gostaria muito de lhe agradecer por esse vídeo, adotei uma gatinha filhote e segui todos esses passos e graças a isso o meu gato velho e rabugento não só aceitou a bebê como parece estar adorando a vida de irmão mais velho.
Senti esperança
Tô aqui com o Logan, vendo se aceita o Cheetos. 5 anos sozinho, me aparece esse gambato arisco e medroso. Adotamos, todo doentinho. Logan (pijama amarelo e garras de adamantium) ficou um pouco agressivo. O Cheetos está separado faz duas semanas. Conversaram ontem pela porta. Vamos aos poucos. Que bom que cheguei nesse vídeo, achei que era 1 mês só. Cheetos tem que ficar separado durante o tratamento mesmo. Achei bacana eles se cheirando pela porta.
muito bom
informações valiosas
mas fiquei desanimada e triste rs
Zero contato visual por 30 dias;
Troca de cheiros, colocar algo que os gatos usam e trocar de ambiente, fazendo de forma gradativa, até que os gatos não fiquem nervosos, isso leva tempo +ou- 30 dias;
Troca de ambientes entres os gatos por período de tempo +ou- 21 dias;;
Dar o petisco na presença um do outro, entre a porta e vai aproximar gradativamente, abrindo uma pequena fresta da porta para eles se verem, a melhor resposta do gato é olhar um o outro e voltar a comer normalmente e ir cada um para um lado (o gato quando aceita o outro gato eles se ignoram) ou- 30 dias; quando isso acontecer deixa o gato sair , deixando por um período pequeno de tempo até que eles fiquem o dia todo solto.
Gratidão 🙏🏻
Mas, o que fazer se em algum momento antes do prazo eles tiverem contato visual por acidente?
@@sabrinapkm isso aconteceu comigo. Minha gatinha fugiu do quarto e as duas gatinhas brigaram. Eu quase desisti, mas voltei do início e tô tentando tudo de novo. Tento o máximo para que não se vejam. Mas a gatinha antiga fica vigiando a porta é uma luta.
Adotei um gato de rua há 04 meses. Várias gateiras "felicias" me falaram da importância do meu gato ter um "irmão ". Que bom q vi esse vídeo, pois agora tenho a certeza de que, para o momento, não será possível adotar um segu do gato. Seria muito bom q essas gateiras-felicias pudessem ver esse vídeo!
Eu deveria ter visto esse vídeo antes de tomar a decisão de adotar o segundo gatinho, meu Deus tanto trabalho para que no final possa ter a possibilidade deles conviverem de maneira apenas parcial, desanimei muito...
Nossa que vídeo necessário!!!! Confesso que o algoritmo só está mostrando que a chegada de um novo gato é super simples as mil maravilhas agora que estou vivendo a adaptação de um adolescente com uma gata adulta que estou procurando conteúdo que me dê uma orientação. E que vídeo maravilhoso nossa que falta fez no início. Parabéns
Estou seguindo as suas orientacoes de introducao do 2 gato...Tenho meu gato siames desde pequeno e agora esta com 3 anos, peguei mais uma com 8 meses era filhote de rua, escolhi a mais peluda, ela ja esta aqui em casa a 10 meses, ainda nao ficam soltos juntos, tive alguns momentos de atrito entre eles, mas hoje consegui colocar ele preso na guia/ coleira sentado na almofada da cadeira e a menor segurei na outra almofada na outra cadeira, uns 80 cm de distancia, pra ele dei um petisco que gostou bastante...acariciei os dois me senti Vitoriosa apos vários meses com atritos entre eles, agora nao tem rosnado nem pelo arrepiado entre eles. Logo creio que vou poder soltar eles juntos. Obrigada doutora, eu estava quase desistindo do 2 gato, quando achei seus vídeos de ensinos sobre comportamento felinos a 8 meses te conheci no youtube
Espetáculo esse vídeo! Muito obrigada!!! Tenho um casa de gatos de 8 anos que cresceu junto e com quase nenhum contato com outros gatos. A fêmea é uma mãezona, mas o macho é um molecão ciumento. Estou pra introduzir uma gatinha de 5 anos que viveu a maior parte do tempo na rua em colônia. Sofreu muitíssimo. Mas é bem carinhosa. Minha tensão é grande quanto ao macho, mas tô iniciando homeopatia e estudando bastante sobre introdução. Melhor material que encontrei de longe! Obrigada mesmo!!!!
Oi Mayra! Como foi a introdução da gatinha? Adotei uma gatinha de uns 3 anos que veio de uma colônia. Ela é bem carinhosa, mas estranha muito o gato da casa, que por outro lado foi muito receptivo a ela.
o que vc fez pra dar certo? estou desesperada, são dois machos
@@silvana-lyradesignstudio850 Desculpe a demora. Só vi agora a notificação de comentário.. Aqui a adaptação foi avesso do que eu esperava. O macho apaixonou pela gatinha nova. Vive tentando ser amigo, super paciência mesmo tomando uns tapas e gritos dela. Não desiste. Muito companheiro. Fica bastante tempo no mesmo quarto que ela deitado ao lado fazendo companhia e tentando interagir. Ela às vezes não quer conversa e às vezes fica animada quando ele está por perto. O problema tem sido a adaptação entre as duas fêmeas. A gatinha da casa muito carinhosa, mas territorialista e ainda não aceita bem a presença da nova. A gatinha nova se adaptou bem rápido ao ambiente novo, desde que nenhum dos dois chegue muito junto dela. Rola bloqueio de recursos e perseguição no mesmo dia em que as duas seguem na paz dormindo juntas na sala na sequência. Então, não dá pra dizer que há paz 100%, né?Já reiniciei a introdução estruturada 5 vezes e ainda há conflitos entre eles. Ás vezes progridem suficiente para passarmos para a nova etapa tranquilamente e lá na frente, parece que mudam de ideia! Em resumo: introdução estruturada é um receita de bolo que não dá certo para todo animal por que cada gato tem sua personalidade! Sobre a personalidade e história particular de cada um dos 3, muita coisa há a ser considerada e não tem como não levar isso em conta nesse processo. Não há falta de recursos no ambiente aqui, ficaram em ambiente 100% separados e confortável e tudo o mais feito conforme o "protocolo". São 18 meses indo e vindo nas etapas e a maior lição pra mim é que não adianta a gente querer um resultado a todo custo se os animais são únicos tanto quanto nós humanos somos também! Não é pq se cumpre todo o protocolo que o resultado vai ser aquele que se espera necessariamente e não há garantia de que nunca vai haver regresso. E daí, se as coisas regredirem significa o quê, exatamente? Conflitos por situações novas ou que a introdução não foi "bem feita"? Difícil..Em fim, continuo achando que o vídeo é ótimo e recomendo ele a todo mundo até hoje, assim como vários outros vídeos da Larissa Runcos. Mas hoje tenho outra posição em relação a que a introdução estruturada funciona 100% das vezes "se você fizer certo". Se para considerar que funcionou 100% significa constatar que nunca vai ter nenhum tipo de conflito, então não acredito que isso seja real. Na prática, a teoria é outra. Antes de qualquer coisa, ver que gato vai ser apresentado a qual gato, qual a história particular de cada um deles e isso no sentido de para além das questões meramente instintivas e de comportamento da espécie.Mas esse é, de longe o melhor material que achei sobre o assunto aqui nas redes sociais e ajuda muita agente que introduz animais sem saber absolutamente nada. Espero ter ajudado!
@@thaaaaaaaaaaay , respondi com um textão ali no outro comentário. Rsrs Aqui os conflitos se mantém, mas são mais com uma afugentando a outra. Não briga física exatamente. Então, menos pior, mas não estou satisfeita e sigo trabalhando nisso. Adaptar animais do mesmo gênero dá mais trabalho...Aqui está difícil particularmente entre as duas fêmeas. Meu melhor plano é me mudar para uma casa (moro num apartamento), mas isso só daqui uns dois anos. Até lá, eu mantenho vigilância como posso na circulação delas pelo espaço e tento estar presente pra evitar que se enfrentem, distraindo com brincadeiras. Pra mim é mais difícil por morar sozinha. Se você tiver quem te ajude nesse processo, ajuda muito. Mas sempre entendendo que pode ser que nunca sejam amigos verdadeiros. Se conseguirem viver se respeitando e sem atrapalhar a vida um do outro, é o segundo melhor cenário (o primeiro é amizade real). É frustrante, mas não se cobre tanto assim. Nem sempre quando não acontece o que esperamos a "culpa", o "erro" é nosso. Acreditar que a gente que tá fazendo alguma coisa errada sempre que os gatos não se adaptarem, é bem opressor, além de que muitas vezes pode tirar a chance de um animal ser acolhido se o tutor entender que ele (o tutor) que está fazendo mal ao gato da casa e ao que chega. Siga estudando as maneiras de melhorar a situação aí, mas não fica desesperada pra não passar essa tua ansiedade para eles! Desejo melhoras. Não desista deles. Vai dar certo!
@@mayramedeiros4299 Olá! obrigada
Aqui estou introduzindo um gato de cerca de 1 ano aos menos dois gatos de 8 anos. Estamos já há um mês do processo. 3 semanas na fase 1 e comecei a troca de cheiros há uma semana, mas um deles está estressado com o cheiro, vou ter que reduzir as trocar e ir seguindo. Não é fácil pessoal, requer muito amor e paciência.
Tenho uma gatinha, de treze anos que nunca teve contato com outro gato, super antissocial tem medo de pessoas, se esconde quando recebemos visita, e resolvi adotar um filhote, agora no mês de março, tem dois meses que ele está aqui conosco e eu consegui introduzir o maneco, não foi fácil mas, tudo que é feito com amor, carinho e paciência nós conseguimos! Sempre respeitando, o espaço do animal, mais velho, dando mais amor, carinho é possível fazer uma introdução tranquila!
Karla, eles continuam se dando bem? Tenho 2 gatos de 13 anos e pensei em ter um filhote também.
Julia sim, eles já se acostumaram um com o outro. Já estão se dando bem, no começo é sempre difícil, mas foi o que eu falei no comentário a cima tenha paciência, muitoo carinho, com os gatos que são mais antigos na casa que dá tudo certo!
Estou na mesma situação! Tenho uma gata de 14 anos e pensando em adotar um filhote. Seu comentário me deixou mais tranquila e os passos do vídeo também! Torcendo pra dar tudo certo
@@vanessavittooliveira fica tranquila, a gente fica insegura, mas é normal. Tenha paciência! Essa é a chave do sucesso, e outra coisa nunca esqueça de dar atenção para a gantinha mais velha. Para ela não se sentir excluída dê amor em dobro que tudo dará certo.
Eu acho que varia muito da personalidade, eu já tinha uma gata e adotei meu outro gato. Ele já tinha 6 meses em dois dias, eles estavam se lambendo, dormindo juntos.
Se você assistir o vídeo completo, ela fala exatamente isso
Tenho 8 gatos adultos, ontem trouxe um filhote. Apresentei apenas para os mais calmos, foi bem tranquilo, porém não levei perto dos mais velhos que sao os mais territoriais. Vou atualizando vocês sobre as técnicas apresentadas no vídeo.
Gostaria de agradecer muito pelas orientações. Foi difícil , árduo muita paciência e dedicação!! Mas valeu a pena ,depois de três meses passaram a conviver bem.
Achei esse video só depois de trazer a gatinha nova kkk já tiveram contato visual, to lascada pra arrumar isso
Eu também 😢
Eu sempre tive um sonho de ter 2 gatos, mas nunca pude ter porque meu irmão sempre foi muito alérgico. Aí casei agora no dia 04/12/21 e já estava pensando em adotar 2 filhotes. Até que na semana do Natal, no dia 20/12/21 eu achei uma gata linda de mais ou menos 2 anos na rua. Ela ficou se esfregando muitooooo em mim, não resisti e trouxe pra casa. Ela é um doce! Dengosa e muito comportada, se adaptou bem rápido no meu apartamento e inclusive já era castrada hahahaha! Daí essa semana conheci uma moça que estava doando um filhote de 3 meses, como eu já queria ter 2 gatos eu trouxe elezinho pra casa também. Nossa! Mas foi horrível!!! 😭😭 A gata rosnou demais, ficou sem comer, não deixa nem a gente chegar perto dela (e ela pedia carinho 24h por dia) e pra completar fez xixi na minha cama! 🥺 Como eu nunca tive bichinho, vim pesquisar no TH-cam. Assistindo vários vídeos, incluindo esse, vi que fiz tudo errado! Não coloquei areia separado, nem a água e deixei os 2 soltos pela casa. Minha gata se isolou! 🤦🏼♀️ Então decidi deixar o filhote em um quarto sozinho pra ver como minha gata reagia. Em menos de 1 hora ela voltou a andar pela casa, já comeu, fez xixi e cocô na areia dela e já está deixando a gente fazer um pouquinho de carinho. Ainda rosna um pouco quando sente o cheiro do outro filhotinho na nossa roupa, mas está bem menos arisca. Espero que dê tudo certo e que ela aceite logo ele! Eu peguei ele na quinta, hoje é domingo ainda, mas vou soltar ele de vez em quando pela casa pra ela ir se acostumando. Depois volto aqui pra contar! Obrigada pelas dicas! 😻
Conta pra gente se deu certo, por favor.
Oie, deu tudo certo?
A adaptação é delicada mesmo. Já fiz aqui várias vezes😅
Deu certo?
muito verdade o que vc disse no final: 'GATO NÃO PODE BRIGAR'. Não é saudável, não é certo, faz mal pra eles, n traz benefício algum
Já fiz várias adaptações de sucesso dessa forma!! Sempre ajudo quando posso passando a informação. Aqui na minha casa somos em 4 crianças. Duas meninas mais velhas e dois meninos mais novos. As meninas eu já tinha a quatro anos. Quando resgatei os meninos, na vdd tinha resgatado a mãe, junto com 4 filhotes. Consegui lar para dois filhotes e pra mãe. Mas enquanto não desmamavam, fui fazendo a introdução. Cheguei a ter a galera TODA dormindo grudinho no sofá. Mãezinha, quatro filhotes e minhas duas gatas. Acabei adotando os dois machinhos e eles são todos muito amigos. Minhas fêmeas inclusive se tornaram gatas mais felizes com eles. Brincam o dia inteiro! Mas levou 5 meses até estar todo mundo ok. A mais difícil de aceitar foi a Jurema. Inclusive, toda vez que alguém vai no veterinário é super chato pq eu preciso fazer a introdução toda novamente pra ela não ficar nervosa. Claro que nesse caso não leva meses, apenas dias. Mas é incrível como dá certo e como todos se amam e são super felizes. A chave é nunca ter pressa!!!
E quando situação é a seguinte: eu tenho 4 gatos, dóceis e muito receptivos com outros animais, e meu noivo tem 2 gatos uma idosa de 13 anos dócil e receptiva, e um de 2 anos de temperamento forte e as vzs ate agressivo, vamos morar juntos daqui a 3 meses, estou apreensiva com a nova situação rs
Porem a casa é muito grande 200m de área construída, espaço mais do que tranquilo para fazer a adaptação e etc.
Alguém ja teve alguma experiência parecida?
Nossa que legal, eu esrou com um macho de 3 / 4 anos e peguei uma fêmea agora de 2 meses, estou deixando separados mais estou com muito medo do meu mais velho ficar triste pelo novo gatinho😔 já pensei até de desistir e doar o filhotinho para uma pessoa responsável 😔
Adotei um gato morrendo de medo de não dar certo com o cachorro, no mesmo dia ficaram bem! É importante conversar com eles e explicar que eles terão que viver juntos eles escutam é incrível! Adotte é um ato de amor!
Simplesmente amei esse vídeo, já tinha visto outros mas não explica tão bem e nenhum fala: "se acontecer isso volta esse passo". Eu estou seguindo passo a passo e estou na fase de deixar o último gato resgatado com os outros juntos durante o dia e deixando separada a noite. Realmente sempre tem um que dá mais trabalho.. e se não fosse por esse acho que já daria para deixar solto 100% do tempo, mas está indo.. realmente demora meses, mas funciona. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento Doutora.
Melhor vídeo de adaptação que vi! Parabéns 👏
Tenho cinco gatos , três machos sendo dois brancos um Maine coom, e duas fêmeas pretas, ano de 2021 veio um irmão meu com dois Malteses e meu sobrinho deixou em casa uns dias um Hot valley , deu tudo certo não ficaram amigos mas , ficaram em paz ,tenho costume de dormir a tarde e eles acompanharam meu hábito ,todos deitados pela sala .
O melhor de todos os vídeos que já vi. Ajuda a gente a entender como os gatos FUNCIONAM. Parabéns. Muito obrigada pela palestra. Excepcional! Que Deus te abençoe!!!
Eu tô com problema, pq errei na introdução de 3 adultas. E ocorre principalmente a noite pq as 3 querem dormir juntas. Vc me deu umas dicas boas
Excelente vídeo, adotei ontem uma nova gatinha e já tenho mais duas. Ela está isolada no quarto de hóspedes, o menos utilizado pelas outras. Seu vídeo mudou completamente meu conceito de adaptação... Adorei e entendi... 6 meses com suas explicações vai ser "quase" tranquilo..
Esse é o melhor vídeo de adaptação entre gatos que eu assisti. Muito obrigada por dividir seus conhecimentos.
Minha gata adotei ela devia ter uns 7 meses e estava grávida, ela é temperamental, as duas filhas são mais de boa. Meu marido trouxe uma filhotinha que estava na rua, foi a pior experiência não imaginava que seria tão sofrido, a minha gata começou bater nas filhas dela, não entraram mais em casa pararam de comer. Isso pq deixei o filhote em quarto fechado. Conseguimos um adotante para o bebezinho, não consegui fazer introdução, mas pelo menos consegui um bom lar para o bebê.
Larissa, muito obrigada por esse vídeo, fez as coisas por aqui darem muito certo e estava dando tudo errado. O Logan tem 5 anos, adotamos um filhotinho arisquíssimo e doentinho. Depois de um mês e meio de adaptação do jeitinho que você ensinou, passo a passo, aqui em casa é só alegria. De vez em quando o Logan dá uns tapas no Cheetos, que é aquele irmão caçula mala e grudento, mas não passa disso, o Logan está só mostrando quem manda, não chega a machucar. Como ainda estão na fase de adaptação, não deixamos os dois sozinhos juntos, mas já usam a caixa de areia um do outro, dividem água, comida brinquedos, caminha e brincam muito. Show o seu trabalho ❤❤❤ Obrigada mesmo!
Tô na fase de adaptação, nunca pensei que fosse tão difícil, quando adotei, vi na internet e quando fui adotar ela vi que ela estranhou, adotei mesmo assim! Mas pelo amor de Deus, mto difícil! Gente que não quer essa Adaptação não adote! Isso teria que ser a chamada importante! Pq a gata que adotei tá difícil demais! Tô aguentando firme, mas meu primeiro gato ele é prioridade minha! 🙏🏻🙏🏻
Te entendo...tô passando pelo mesmo. Mas, não vou desistir..A gata mais velha não aceita o filhote adotado...Continuo aqui, tentando...E aí, vc já conseguiu?
Vish fiz tudo errado kkkkk
Tenho uma gata de 3 anos e peguei uma filhote de 4 meses, toda as duas são castradas. Na data desse post fazem 4 dias q estou com as duas em casa. Não sabia de todo esse processo, mas não sei, acho q elas não tiveram muito problema, ontem as duas já estavam dormindo na mesma cama e pertinho uma da outra kkkk... Se eu fosse fazer de novo ia com mais calma com certeza. Fiz tudo errado, cheguei com a gatinha nova e fiz exatamente como a Dra Larissa disse no início do vídeo kkkkk... Minha gata mais velha rosnou, sibilou, mas ficou só nisso. Hoje ela já está mais tranquila, como eu disse já estão até dormindo bem próximas. Espero que apesar de ter feito tudo errado, dê certo no final. Ahh elas estavam dormindo juntas no 3 dia. Kkkk
Acrescentando uma atualização. Agora já tem 1 semana e 2 dias, e as duas já são amigas! A minha gata mais velha só não consegue acompanhar as brincadeiras da filhotinha kkkkk.
Mesmo tendo feito errado, acredito que tenha sido um sucesso, e devo muito isso a personalidade das duas, que são muito mansas, tranquilas e carinhosas.
Todos os donos de gatos deveriam assistir esse vídeo ! Obrigada 🙏🏻
Estou fazendo uma adaptação. Tenho uma anfitriã de 3 anos e adotei uma gatinha de menos de 1 mês para fazer companhia. Pulei os passo a passo e voltei tudo pra tentar introduzir. Minha gata é muito anti social mas sinto que estou evoluindo. Estou no dia 4 🤯
Minha gata é a descritiva no vídeo como bastante intolerante, ela rosna e muitoooo, mas tá comendo, faço questão de brincar muito com ela e fazer tudo que ela ama pra ela se acalmar. Senti que ela já melhorou muito, não está mais me batendo por estresse por conta do outro gato, brinca e come normalmente e a rotina dela está normal. Meu maior problema está sendo ela rosnar que ainda não parou, mas evoluímos, cada pequena evolução é uma vitória enorme!
Volto aqui pra dizer se deu certo, quando der!🙏🏻
Aqui está exatamente a mesma coisa e é o terceiro dia
Eu estou no meu segundo dia, minha gatinha antiga tem pouco mais de um ano e parece não se importar tanto com o cheiro, mas o visual é muito pra ela, pouco socializada, fica agressiva com todos e morre de medo da pequena(nova)
Deu certo a adaptação? Estou para adotar mais um e estou com muita dúvida
O meu foi bem socializado, mas com pessoas! 😅 Ama pessoas! Agora vamos introduzir um novo gatinho!
Trouxe um gatinho de 2 meses, tenho uma gata de 10 anos que sempre conviveu mt bem com outros gatos, mas eles faleceram e ela ficou sozinha. No inicio ela fazia fuu mas em poucos dias já passaram a contato visual. Ela é muito tranquila e aceitou, as vezes até comem no mesmo pote,sem problemas. O filhote é louco por ela, mas por ser filhote, as vezes que brincar demais e pula em cima dela, ela n gosta e sibila. Mas não há brigas nem linguagem corporal de agressividade.
07 dias sem tomar água e só depois eu descobri q a vasilha tem que ser grande o bastante pro o gato nao esbarrar o bigode... .e também pegou gripe da gatinha que adotei. Aprender sobre adaptação e importante e essencial.
Nossa!assistindo esse vídeo e vendo o que sofri com introdução abrupta!
Quando tentei fazer da forma certa,já desandou o bolo rsrs!
Foram seis meses sofridos e hoje em dia vivem no mesmo ambiente,mas sinto que apenas se toleram 😕
Oi Larissa. Não sei se vc ainda acompanha os comentários desse vídeo. Primeiramente mto obrigada pelo conteúdo! Achei o vídeo mto esclarecedor.
Adotei dois gatinhos com 3 dias de diferença. A primeira a chegar foi a filhotinha de 3 meses e 3 dias depois chegou o gato de 2 anos. Tentei manter eles afastados o máximo possível, mas já ouve contato visual e o maior sempre rosna pra pequena e já deu alguns tapas nela. Porém tecnicamente falando a "dona" do território e a pequena né. Só tem 2 semanas que estão aqui em casa. Quero mto tentar a introdução estruturada, será que ainda tem jeito ?
Você sugeriria "prender" o gato adulto ou o filhote ?
Desde o começo falo que tem alguma coisa errada, que não era pra ser assim mas todos à minha volta insistiam que é assim mesmo, que vão acostumar
Obrigada
E aos amigos que lerem o comentário, se tiverem alguma sugestão eu agradeço.
Esse vídeo é mto bem explicado. Pq abrange várias situações. E te facilita até na hora da escolha, ou ajuda quem já tem, ou te clareia como manejar a introdução… eu peguei uma filhote, e já tenho uma outra fêmea de uns 4 a 6 anos. Ela é social mas n sei mto do passado dela pq ja adotei grande. Qnd ela chegou a introdução foi mal feita pq tinha outro gato aqui já. Era um caos. Agora, com a filhote tive que por ela no meu quarto, mas ela dorme normalmente com todos. Ficou com raiva de mim no ponto de virar a cara pra mim. Tem apenas uma semana de introdução. Mas minha residente já tá mais suave comigo. N fiz contato visual entre elas, divido meu tempo com as duas, deixo minha gata me cheirar dps que pego na outra. E vice e versa. A residente agora tá mais tranquila. Mas sei que ainda não é o momento de juntar real. Deixo a neném andar pelos outros cômodos por um tempo enqto a residente tá em outro cômodo e vou aqui na paciência. Qro mto q dê certo pra ambas. E vai dar.❤
Muito bom este vídeo ! Estamos passando por esta dificuldade aqui. Temos um gato de 2 anos, que chegou com 2 meses e nunca conviveu com outros gatos, contato zero com gato. Minha esposa adotou um gatinho de aprox. 2 anos que foi salvo das ruas. Já faz quase um mês que ele mora na varanda do Apartamento e tentamos aos poucos inclusive com terapeuta vindo aqui e nada de aceitarem. O gato da casa aparentemente tem medo do que veio de fora e está bem diferente, mais triste é não sai do quarto do meu filho , onde ele vive maior parte do tempo. Uma vez o gato da rua conseguiu escapar da varanda e correu atrás do outro da casa, foi um loucura essa perseguição com direito a quebra de copos e arrancamento de pêlos. Obrigado pelos esclarecimentos. Vou compartilhar agora com minha esposa e filho.
Esse vídeo é perfeito
Cheguei hoje aqui desesperada e enxergo uma luz no fim do túnel. Vou recomeçar a adaptação com as dicas da Dra. 🙏🏽🐈🐈❤️
Em outubro adotamos um filhote que, hoje, está para completar 4 meses. Há 10 dias adotamos uma filhote de menos de dois meses. Pena que meu marido e eu não vimos seu vídeo antes, pois nesses 10 dias já erramos bastante na tentativa de introdução que iniciamos ☹️. O resultado está bem ruim até o momento e eu estava me sentindo muito mal por eles. Vamos reiniciar o processo, seguindo seus direcionamentos e torcer muito para dar certo 🙏 para que eles consigam, pelo menos, se tolerar.
Como estão os gatinhos hoje? Se dando bem? Estou para adotar mais um e estou com muita dúvida
Gostei muito do vídeo, estou tendo dificuldades com a adaptação dos meus gatos e descobri que atropelei algumas etapas. Vou recomeçar tudo de novo.
Melhor explicação de adaptação de gatos que já vi. Muito obrigada
Trouxe uma gatinha adulta suuuper sociável pra minha casa.... Meu gato residente tem 3 anos... Sem saber deixei os dois se verem aí no segundo dia voltei atrás e comecei todo o processo!!! Acho que vai dar certo!!!! Tomaraaaa
Larissa aprendo tanto com você, você não tem noção do quanto vc é necessária na minha vida!
3 anos depois e o video ainda está ajudando pessoas. Eu estava pensando em pegar outro gato pq achava q a companhia faria bem pro meu (adotei faz uns 4 meses). Mas como ele é meio medroso e arisco estava em dúvida. Ja vi q nao tenho como introduzir um novo gato. Esses dias, passeando com ele na area externa do consominio, se encrespou com um gato q estava por la. Coloquei ele pra dentro antes q entrasse em briga. Enfim, achei muuuuuuito esclarecedor o seu video. Obrigado❤
Agradeço por este conteúdo maravilhoso. Estou em processo de introdução de uma gata de 7 meses ao meu gato adulto. Percebi aqui que estou indo muito rápido e meu gato ficou estressado hj no 4o dia da introdução após eu me descuidar e os dois se verem e se cheirarem. Ele sibilou pra ela e passou o dia tenso. Vou recomeçar!
Deu certo?
@@kv6375 deu sim! Depois de 15-20 dias, já estavam se dando bem. Hj com 1 ano de convivência, eles são best friends kkk
Esse foi o video mais didático e rico em informação que eu assisti até agora sobre adaptação com os gatos. Real! Tirou diversas dúvidas minhas, eu estou com uma gata fêmea filhote em casa e meu gato macho de 1 ano não esta aceitando muito bem, resolvi recomeçar adaptar com esperança que dê certo depois dessas dicas!
Muito maravilhoso esse vídeo! Larissa, você poderia fazer um vídeo sobre introdução de um gato a uma casa com cachorro?
Oi , obrigada, espetáculo seu vídeo. Segui todos os passos e deu certo por aqui. Eu tinha um cachorro de 7 anos,, 2 gatos adultos, uma gata de 5 anos bem arisca com outros pets e um gato de 2 anos , bem medroso com outros pets e pessoas. Introduzi 2 gatos , uma adulta e um filhote dela. demorou em torno de 2 meses . E está tudo ótimo, sem brigas. Exatamente como vc disse os adultos se ignoram. já o filhote e o meu gato ( um dos adultos) inclusive estão já brincando um com o outro. A gata antiga está ignorando a outra adulta, nao teve nenhuma briga e esse era meu maior medo. E o filhote ela nao permite que chegue perto mas estão convivendo. E o cachorrinho esta super adptado com eles tbm.
Larissa, muito grata! O vídeo mais objetivo e com mais elementos que tem disponível, além de várias metáforas boas que ajudam a gente ter a percepção do gato!
Eu tenho rinite alérgica desde pequena, mas sempre que fico muito tempo longe deles a rinite piora. Eles meio que me curaram. Antes eu nem podia colocar o pé no chão descalço, nem tomar chuva, nem sol em qualquer horário do dia... melhorei 90% com os gatos por perto
Estou em processo de adotar um casal de irmãos filhotes e tenho duas gatas (8 e 12 anos). A mais velha é bem resistente, a mais nova menos. Ano retrasado tentei inserir uma nova gata, mas não rolou, elas brigaram até o fim. Como ela ficava muito tempo na rua por não sentir-se acolhida pelas outras, acabou sendo atropelada. Dessa vez vou procurar fazer da forma correta. Tenho uma edicula e vou usa-la para fazer a introdução dos pequenos. Espero que dê certo.
O melhor vídeo de todos sobre o assunto, tenho uma gatinha com pouco mais de um ano e quando eu e minha namorada fomos morar juntas, nos mudamos pra uma casa nova, ela precisava trazer as duas gatinhas dela e a cachorrinha, escolhemos a casa pensando na separação, e começamos a fazer a introdução estruturada, faz cinco meses que estamos fazendo e agora estamos na fase visual, confesso que dá muito trabalho, e eu nos primeiros meses pensava que não ia dá certo com elas, já assiste esse vídeo várias vezes pra pegar todos os detalhes e relembrar quando necessário. Muito obrigada, meu maior medo era elas brigarem e se machucarem, tanto esse vídeo, quando o da adaptação com cachorro tem ajudado muito.
Conseguiu adaptar?
Up
Eu já resolveria a situação rapidinho, hipnotizava os dois, e fazia eles pensarem que eram irmãos.
Melhor vídeo sobre introdução de novo gato! Obrigada!
Amei o vídeo!!! Mas vi que já ferrei tudo!!
Eu também, mais ou menos kkkk
Idem aqui
Tudo bem, você agora tem mais conhecimento sobre o assunto, é só recomeçar do zero, separa eles e começa a introdução estruturada.
Adotei duas filhotes há 3 meses, no mesmo dia, e já tinha uma que adorei adulta. A mais velha odeia as duas pequenas.
Os meus nasceram da mesma barriga, foram criados juntos, viveram em paz por 6 anos. Até chegar a pandemia e a quarentena, todo mundo em casa e começaram os conflitos e foram separados há 1 ano. Agora estou precisando reintroduzir e vou colocar o outro na garagem/quarto de dependência da casa e vamos ver se tenho sucesso.
O melhor vídeo que eu assisti sobre introdução de um novo gato. Estou tentando adaptar uma gatinha de 9 meses com duas gatas adultas (5 anos). Está bastante desafiador, comecei a usar o Feliway na esperança que as coisas melhorem aqui...
Talvez terei que dar alguns passos atrás, pq elas já se veem, mas as residentes sibilam e rosnam para a que chegou. Com suas dicas, poderei ter mais sucesso na introdução da nova gatinha. Parabéns pelo vídeo e gratidão por nos ajudar a compreender cada etapa desse processo.
Estou a 1 mês com um gatinho que resgatei, de uns 2 ou 3 meses, num quarto separado no fundo, até a pouco tempo eu estava no processo de socializar o filhote, pois nasceu provavelmente na rua, e era agressivo, agora ele já deixa pegar no colo, passar a mão, e comecei ontem a fase troca de cheiros, confesso que me assustei com o tempo, mas se assim for melhor, vou tentar essas dicas, muita gratidão, tenho uma introdução q não foi bem sucedida e eles se toleram, mas não se gostam...entendo a importância...
Maravilhoso. Mas é uma luta gente e um exercício de paciência . Rs
Estou tendo problema com a fêmea ela que não está acertando os novos gatos ambos com 9 meses , o meu outro gato aceitou mais ,mesmo assim coloco eles separados já se passaram um mês e minha gata não aceita .faço a troca de ambiente e nada ....aprendi muito com esse vídeo não sabia que eles não poderiam ter contato visual no entanto foi isso que eu fiz no primeiro dia e deu ruim rsrs. Agora vou começar do zero fazendo o certo . Gratidão
Segundo minha filha a melhor introdução é deixar todos trancados no mesmo quarto rsrsrs no caso dela deu certo rsrs
Teve briga feia?
Boa Noite doutora sou gateiro de primeira viagem tenho um gatinho siamês lindo demais foi criado com outros gatos e com cachorro o Nino é super social onde nós moravamos tem muito gatos castrados e não castrados ele uma noite ele trouxe uns dez gatos eu estava nos fundos do quintal ouvindo a vida dos Reis no TH-cam quando eu dei por mim eu estava rodeado de gatos eu achei isso incrível, agora nós moravamos num hotel e quando chegamos aqui já tinha uma gatinha azul russo linda também e com ela o Nino tenta se socializar com ela mais eu sinto que é um pouco difícil vendo a sua aula vou seguir direitinho como você falou tenho bastante paciência para isso você está de Parabéns Deus te Abençoe sempre viu.
Obrigada por esse vídeo, tô sem dinheiro pra um terapeuta comportamental de gatos. Aceito indicações. Por enquanto estou estudando muito
Tenho uma gata de 9 anos que nunca morou com outro gato, já tive cachorro e ela aceitou bem, estou tentando introduzir uma gatinha de 2 meses e meio, bem socializada, a minha mais velha rosna pra ela mas acredito que tudo vai dar certo
Ontem eu achei uma gatinha na beira de uma rodovia, cheguei com ela em casa e a minha de 1 ano e meio detestou a ideia, espero consegui fazer essa socialização das duas, pois a de casa se da bem com os cachorros, aí pensei que aceitaria mais fácil essa gatinha que estou cuidando.
Muito o vídeo!!!!!! Agora só faltam mais 5 meses e 3 semanas!!!!! Kkkkk
Tenho uma gata de mais ou menos 2 anos (que resgatei da rua) e agora estou com dois filhotes de 2 meses que estão a a semana dentro de um quarto
Acho que estou no caminho certo
Ótimo vídeo! Fiz td errado, mas acho que ainda dá tempo de concertar 🙏😻😻
Eu quero curtir esse vídeo 1000x , peguei uma gatinha de 5 meses e tenho uma de 2 anos, achei q estava fazendo a introdução correta e vi q estava tudo errado, voltei hoje para estaca 0, deixei a pequena no quarto e vou começar tudo de novo. Já coloquei na cabeça q talvez elas nunca sejam melhores amigas, mas minha meta hoje é só q convivam bem e sem se agredirem, obrigada demais e vamos começar tudo novamente, eu tenho uma cadelinha tbm de 4 anos e ela já aceitou a bebê, não gosta de brincar com ela, meio q ignora mas se respeitam. Espero q a Tequila aceite bem a Mika e possam viver em harmonia 🙏
Deu certo a adaptação?
@@brunanogueira8067 Ainda estamos tentando, a de 5 meses estava perturbando muito a mais velha, sempre querendo brincar, então me indicaram pegar outra da mesma idade, então agora estou com 2 filhotes de 5 meses e a de 2 anos e meio, comprei o feromônio Feliway e coloquei pra ajudar, a cada dia vai melhorando, ela já “aceita” q às filhotes passem mais perto dela, vai cheirar de vez em quando, mas ainda rola umas patadas e fuzz, mas está melhorando 🙏🙏
Esse vídeo e uma obra de arte!!!! Muito obrigada
Muito bom é pouco
😄😄😄 Maravilhoso !!!!
Seus vídeos são como os bons livro : impossível pular a página ! 🤩🤩🤩
Larissa, tenho um gatinho de 7 anos, nada sociável, muito medroso, e adotei uma bebê de 55 dias.
Ela está isolada em um quarto, e ele está bem estressado com os cheiros… mas segue a rotina dele. Fazem 2 dias.
Falei com a responsável do gatil ontem, porque fiquei muito preocupada com as reações dele. Ela se prontificou a receber a filhotinha de volta…
Eu não gostaria de desistir, estou participando da sua jornada, e vou investir em enriquecer o ambiente para ele, e ter paciência para enfrentar o processo.
O seu vídeo foi esclarecedor e seguirei fielmente.
Também vou investir do Feliway Friends, para tentar amenizar o estresse do gatinho residente…
Alguém tem dicas além dessas do vídeo para me dar nesse caso? 😢
Qual o passo a passo para recomeçar depois que dois gatos já brigaram? Meu gato mais velhos castrado é assustado cresceu com seu irmão, o irmão se perdeu aos 2 anos, adotei um adulto castrado que ele já socializava através do portão de casa, mas qnd ele entrou eu tentei vários passos, mas eles começaram a ficar irritado e começaram a brigar :(
Oiê, tudo bem? Nesse caso você teria que começar do zero, colocar eles em cômodos separados e fazer igual ela explicou, com paciência, nesse caso a pressa é muito inimiga. Boa sorte.
Olá a Todos.
Adorei o vídeo!! Agora entendi a onde eu estava errando.. vou começar tudo de novo. Seguindo passo a passo da Dra Larissa.. Nossa como foi bom ter encontrado esse vídeo.. eu não sabia onde estava o meu erro.. agora vou fazer tudo corretamente e vai da tudo certo.. pela graça de Deus no Senhor Jesus!!!
Oii, como está sendo a adaptação?
@@Rubi52011 oii, está sendo bem difícil. Já estamos no terceiro mês e eles ainda nao se aceitam...🤦🏼♀️
aaaaaaaaa você é maravilhosa! ri à beça
Muito, MUITO, muito obrigada por toda a explicação! Procurei por vários vídeos de introdução de gatos e eles não estavam dando bons resultados, acabei de ver que fiz a maior parte da maneira errada. Aqui em casa a situação é meio contraria, já tenho duas gatas que não apresentam agressividade com a gata nova, mas a gata nova não aceita elas. Dá pra perceber curiosidade e interesse entre as 3, mas acho que ainda é cedo pra rolar a apresentação visual (que era o que eu estava fazendo), vou regredir um pouco o processo e esperar mais, agora focando na gata nova. Muito obrigada mesmo!
Ola Beta mudei com meu gato para uma casa que já tinham 2 gatos....e o meu gato está no meu quarto e bem arisco....Morou sempre comigo sozinho....4 anos....Vc tem alguma dica?
Olá Beta e aí, como está o processo?
Excelente vídeo!! 👏🏻👏🏻👏🏻
🙏👏❤ Melhor vídeo que vi até agora,ensina tudo detalhadamente.
Minha mãe separou minhas gatas( mãe e filha) e não deixava elas sequer se verem. Depois de 1 ano, com muita insistência minha, agora elas conseguem ficar juntas no mesmo espaço, sem brigar. Mas ainda com meu acompanhamento porque se depender de minha mãe elas voltam a ficar isoladas uma da outra e isso acaba comigo😥
Vc é top! Adotei meu gato quando ele tinha 2 anos mais ou menos, hoje ele vive sozinho, mas naquela época eu via ele com vários gatos, inclusive tinha um gato da vizinha que ia la em casa pulava o muro parece que falava com ele e os dois saiam juntos. Depois q decidi adotar ele, na nova casa ele vive sozinho e nao tem mais contato externo minha casa é toda telada. Mas senti que ele se tornou um pouco medroso, mesmo assim posso dizer que ele era ou é um gato sociavel? por ter tido esses amigos? Fico com pena dele, as vezes sinto que ele sente falta de algum amigo gato, penso em adotar mais fico receosa de acabar transformando a vida dele em um caos.
PARABÉNS pela clara explicação, adotei 2 filhotes, a gata mais dócil e carinhosa, está atacando os filhotes, depois te todas estas etapas. Chegaram a ficar 2 dias no mesmo ambiente, e de repente ela atacou um dos bebês. Qual passo eu retrocedo?
Muito obrigada! Aproveito a informação para corrigir alguns erros.
Chocada com essa explicação. Deveria ter te conhecido antes 💖
Muito bom o vídeo! Fiz tudo errado... rsrsr... E agora?
Não tenho experiência sobre isto, mas acho que se o gato de repente encontra outro do nada em casa ele vai ver como invasor mesmo. Mas se ele vê o dono chegando com outro gato numa gaiola, o impacto vai ser bem diferente
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu deixava separado uns 15 dias
Vídeo maravilhoso! Muito obrigado ❤
Em toda minha vida de gateira percebi que filhote é muuito mais difícil de introduzir no ambiente dos gatos adultos.
Muito obrigada pelo conteúdo irei seguir o passa a passo.
Você é muito engraçada, amei seu vídeo!
Que vídeo completo! É maravilhoso ter uma profissional com especialidade em gatos, sinto falta disso no mercado de saúde e bem estar felina.
Tenho um gato adotei uma gata filhote deixei ela separada por 3 dias ele não dormia ficava na porta onde separei os dois no terceiro dia abri a porta do quarto eles se cheiraram e até hoje só dormem juntos o processo foi apenas três dias. Hoje ele tem 5 anos e ela 4 anos
Temos um machinho de 7 meses e acabamos de pegar uma filhote de 30 dias. Ele é um pouco ciumento então já começamos desde o primeiro dia com a introdução estruturada! Trocando só cheirinho, tomando floral, até musicoterapia estamos aplicando.. rezando pra dar tudo certo 🙏❤
Aqui eu tenho 2 gatos que foram bem socializados, aceitaram bem um gato adulto novo, mas com o passar dos dias foi regredindo e agora aceita tão pouco ou menos que os outros. Eram cinco e trouxe mais uma, já adulta (que não é sociável por diversas questões).
Estou ansiosa, minha Lycan tem 1 ano e 5 meses e sabado chega um filhote de 45 dias. Deus me ajude e faça que essa adaptação aconteça de maneira saudável
Deu certo a adaptação?