Um sonho, meu amigou. Sou advogado, quero sair dessa vida. Estou estudando num curso que comprei, completo, pra fullstack web. Ver vídeo assim me motiva ainda mais. Gosto de tecnologia, sempre gostei, só nunca fui atrás como deveria.
Eu trabalho para uma empresa norte americana, iniciei em Janeiro de 2023 nessa empresa trabalhando com React Native, no meu primeiro mês eu entendia apenas 50% doque o pessoal falava, usei muito o google tradutor no primeiro mês, quando passei na vaga eu também me considerava upper intermediate no ingles, agora eu já estou quase no nível avançado e entendo uns 90% doque o pessoal fala e estou longe de me considerar fluente.
Valeu por compartilhar seu depoimento aqui Dionisio! Eu vejo essa mesma trajetória pra maioria da galera, é pq pouca gente gosta de compartilhar os perrengues.
Faz um quadro uma vez ou duas na semana ou pelo menos uma vez no mês sobre um dayli vlog ou algo assim misturando um vlog com t.i você sai do na rua e respondendo perguntas da galera. Ia assistir sempre com certeza, sucesso amigo vou iniciar a faculdade de engenheiro de software em julho ❤️❤️🍷🗿
Obrigada pela ideia, eu to pra começar um grado desse aqui no canal! Estou só preparando o setup e cronograma pra gravação. Fica de olho no meu Instagram que vou lançar lá a caixinha de pergunta!
Xará, estou exatamente nesta fase de ir para a Austrália. Estou a 3 anos estudando NO-CODE numa migração profissional. Sou eng. eletricista e pós graduado em eng. segurança do trabalho. Meu inglês sei que não é bom já que nunca usei/falei com outros, entendo um pouco o que é dito, mas penso em português e tenho a famosa vergonha de falar. Estava com a ideia de ir para estudar inglês e ai correr atrás de encontrar algo para trabalhar na área de tecnologia. Amo programação, mas a vida me levou para outro lado, só que, com advento da covid, encontrei o No-Code como uma forma de seguir com este sonho.
Fala Lucas, eu não sei qual ferramenta você usa pra no-code e nem como é o mercado ai no Brasil, mas do que eu vejo basicamente não tem mercado ainda pra essas tecnologias. Ainda mais pra quem tá fazendo transição de carreira. Trazendo isso para a realidade de um imigrante na Austrália, sem experiência e sem formação na área acho basicamente impossível você conseguir uma oportunidade aqui. Eu tenho um vídeo falando mais como funciona essa parte de trabalho, visto e oportunidades, confere aqui: th-cam.com/video/3_zjNU6vI3A/w-d-xo.html
Lucas sou estudante de Segurança da informação estudo tbm pra certificação dá AWS ....cara se vc puder fala aí no seu canal sobre o mercado de cyber security na cidade onde vc está,, se aplicar pra vagas aí na Austrália ,daqui do Brasil...vc acha que vira ???? Abraço e parabéns pela sua história , é inspiradora ....
Eu coloquei no meu linkedin que estou morando em Sydney mas ninguém me chamou, trabalho a 3 anos com cybersecurity e tenho conhecimento backend e nada... Vou pra Australia em 4 meses e to preocupado de não achar trabalho antes de ir 😢
Top demais, parabéns pelas conquistas, tô acompanhando seu canal, vai crescer muito, mostra uma praia da Austrália quando for fazer o vídeo dando uma volta haha, sucesso
Meu filhote está estudando inglês na NZ e quer ser programador … se souber de cursos e qual as diretrizes que vc indicaria estudar te agradeço. Adorei seu canal e vou apresentar para meu filho! Sucesso!
Valeu Carmen, obrigado por compartilhar com seu filho. É muito difícil indicar um curso porque depende muito do contexto pessoal de cada um. Para alguns a faculdade é uma boa, para outros é melhor curso...
Video TOP D+ e gostei da sua humildade em falar sobre as dificuldades do Inglês estudei e aprendi sozinho inglês ainda no Brasil por 3 anos e agora trabalho para uma empresa americana, entender diferentes accents é muito dificil sempre tive sonho de conhecer os EUA, mas tem muita burocracia para se ter um visto apos 3 tentativas e recusas acabei desistindo. Gracas aos seus videos estou olhando com mais carinho para Australia e penso porque não. Quero estudar fora como vc fez e talvez quem sabe conseguir algo por ai sou desenvolvedor react native tambem
Valeu Alexandre, ideia do canal é justamente trazer a realidade do mercado e eu uso meu próprio exemplo para isso. Eu tbm já tive esse sonho de ir para o EUA, mas conforme cresci vi que isso é muito por conta da influência midiática americana que temos. Aqui na Austrália se vive muito bem, tem muita oportunidade, é seguro e é um país cosmopolita com muitos imigrantes.
Sua história é bem inspiradora, estou pretendendo ir na Australia nos próximos meses. Você acha que irei ter dificuldade para conseguir um emprego na área de TI uma vez que o visto de estudante agora está limitado há 24 horas?
Sim, muito mais difícil. Você vai ter que conseguir uma empresa que esteja disposta a patrocinar diretamente o se visto sem você nunca ter trabalhado para ela antes. Além disso, para você receber o visto de trabalho (TSS 482) o governo exige algumas qualificações, como comprovação de inglês e experiência na área. Diploma superior completo + 2 anos na área ou 5 ou 6 anos na área se não tiver diploma. Se não cumprir esses requisitos sua chance é basicamente zero, melhor ficar no Brasil, se formar, ganhar XP e depois tentar o visto. Semana que vem vou lançar um vídeo falando do intercâmbio, fica ligado aqui no canal!
Opa, excelente vídeo. Sou Data Engineer aqui no Brasil, e estou analisando essa possibilidade, meu inglês é mais técnico, consigo ler muita coisa de boa, porém pra falar é complicado. Como foi teu inglês na ida, básico? Dá pra ir sem falar muito bem para fazer esse curso de inglês? Minha intenção em ir é pra justamente melhorar meu inglês e conseguir falar. Valeu!
Meu inglês já era considerado intermediário-avançado quando cheguei aqui. Se sua ideia for vir apenas pelo inglês, não acho que vale a pena. Intercâmbio não é isso tudo que vendem por ai. Tenho um vídeo no canal contando em detalhes: th-cam.com/video/3_zjNU6vI3A/w-d-xo.htmlsi=DHa3EEzkD2yI2Yts
fala man beleza? salve do Rio de Janeiro baixada, Duque de caxias, vc sabe me informar se tem como ir com visto de estudante e depois cursar uma faculdade aí e ingressar na carreira estando já na Austália?
Fala Breno, tem sim. Algumas pessoas fazem esse caminho. Mas faculdade aqui é bem cara, então são 4 anos bem duros até você se formar e poder aplicar para vagas na área.
Otimo video, acha que com um visto de trabalho de 18 meses e um ingles básico é possivel arrumar emprego como programador? Mesmo com experiencias muito básicas em python e c++. Sabe dizer qual linguagem usam mais por ai?
Não sei exatamente que visto de trabalho é esse de 18 meses, mas você precisa ter um visto que te dê o direito de trabalhar fulltime. Inglês básico não rola, no mínimo um pouco acima de intermediário. Sobre linguagem, tanto faz, basta ter experiência comprovada com ela.
Historia muito top Lucas. So uma duvida, tipo eu estou estudando desenvolvimento e planejando o meu intercambio para daqui 2 anos. Não possuo nenhuma experiência com trabalho de dev, caso eu me candidate-se em uma e passa-se no processo sobre essa parte do Sponsor, eu consigo seguir sem ter mesmo experiência sendo esse o meu primeiro emprego como dev ? Seria legal vc reagir a vagas do linkedin ai da australia e passar um feed sobre elas e quais as tecnologias que hj o mercado esta procurando em um profissional =)
Fala Rafael, para o tipo de visto que eu tenho, o TSS 482, você precisa de ao menos 2 anos de experiência comprovada. Então no seu caso tem que ver se você se enquadraria em outro visto.
Esse problema com o fato de não poder trabalhar full-time com visto de estudante é só pra empresas da Austrália, né? Tipo, vc poderia estar trabalhando legalmente para uma empresa de outro lugar remotamente?
Acho que sim, nunca fui ver afundo, mas a minha pergunta é, como eles saberiam que vc está trabalhando remotamente? Se estiver fazendo isso provavelmente será no regime PJ então vc não é trabalhador é empresário.
Sabe me dizer se a condição do visto de estudante poder trabalhar por 40 horas foi prorrogada? Pensei em tentar essa mesma estratégia de migrar como estudante e depois tentar mudar o visto.
Que show veio! To me formando em ads esse ano e penso em ir pra Austrália ano que vem! E tava pensando em fazer uma pos em redes ou focar em alguma certificação tipo itil, como esta o mercado australiano pra redes? E como ja tenho 41 anos as empresas estão contratando pessoas com um perfil mais velho pra vagas de gestão ou no desenvolvimento mesmo?
Muito Top Lucas. parabéns pela conquista do visto de trabalho. Fiquei com uma dúvida. primeiro as cartas dos antigos empregos para comprovar tua experiência, como foi que tu conseguiu? Segundo. sabe se tem alguma empresa que contrata remoto fora da Austrália? porque já me até recebi proposta porem tudo onshore in Austrália. valeu pelo vídeo.
Eu só entrei em contato com a empresa, mandei mensagem para meu antigo chefe em uma e o RH em outra. Mandei um modelo pra eles de como deveria ser e eles fizeram. Sobre contratarem fora aq da Austrália é beeem raro, eles não tem essa cultura, não sei dizer pq. Mas msm quando contratam eles dão preferência para países da Ásia por causa do fuso-horário, Brasil tá 13 horas de diferença, isso torna pra maioria dos negócios inviáveis.
Aproveitando o gancho o que acha destes cursos de technologo no Brasil? São valorizados fora ou seria melhor Bacharel quem tem experiencia precisa fazer facul mesmo assim.
Um sonho, meu amigou. Sou advogado, quero sair dessa vida. Estou estudando num curso que comprei, completo, pra fullstack web. Ver vídeo assim me motiva ainda mais. Gosto de tecnologia, sempre gostei, só nunca fui atrás como deveria.
Valeu irmão, que bom que minha história te motivou de certa forma. A área é difícil, mas compensa.
pois continue, acredite no processo.
@@isakielsouza Obrigado, querido. Estou nesse momento quebrando a cabeça montando um jogo da memória com javascript. Rs
Trás mais vídeos de programação aí da Austrália...🎉
Eu trabalho para uma empresa norte americana, iniciei em Janeiro de 2023 nessa empresa trabalhando com React Native, no meu primeiro mês eu entendia apenas 50% doque o pessoal falava, usei muito o google tradutor no primeiro mês, quando passei na vaga eu também me considerava upper intermediate no ingles, agora eu já estou quase no nível avançado e entendo uns 90% doque o pessoal fala e estou longe de me considerar fluente.
Valeu por compartilhar seu depoimento aqui Dionisio! Eu vejo essa mesma trajetória pra maioria da galera, é pq pouca gente gosta de compartilhar os perrengues.
Muito bom mano! Sou desenvolvedor full-stack aqui no Brasil e estou me planejando para fazer meu intercambio para Brisbane em 2024.
Fala Mateus! Em breve vou lançar um vídeo aqui no canal falando mais sobre minha experiência no intercâmbio.
Faz um quadro uma vez ou duas na semana ou pelo menos uma vez no mês sobre um dayli vlog ou algo assim misturando um vlog com t.i você sai do na rua e respondendo perguntas da galera. Ia assistir sempre com certeza, sucesso amigo vou iniciar a faculdade de engenheiro de software em julho ❤️❤️🍷🗿
Obrigada pela ideia, eu to pra começar um grado desse aqui no canal! Estou só preparando o setup e cronograma pra gravação. Fica de olho no meu Instagram que vou lançar lá a caixinha de pergunta!
Fala, cria kkk direto da zona oeste - Campo grande RJ. Logo mais serei um Dev. Mobile 🙌
Tamo junto cria! Já morei em CG um tempinho quando fiz faculdade ai! Sucesso na caminhada irmão!
Xará, estou exatamente nesta fase de ir para a Austrália. Estou a 3 anos estudando NO-CODE numa migração profissional. Sou eng. eletricista e pós graduado em eng. segurança do trabalho. Meu inglês sei que não é bom já que nunca usei/falei com outros, entendo um pouco o que é dito, mas penso em português e tenho a famosa vergonha de falar. Estava com a ideia de ir para estudar inglês e ai correr atrás de encontrar algo para trabalhar na área de tecnologia. Amo programação, mas a vida me levou para outro lado, só que, com advento da covid, encontrei o No-Code como uma forma de seguir com este sonho.
Fala Lucas, eu não sei qual ferramenta você usa pra no-code e nem como é o mercado ai no Brasil, mas do que eu vejo basicamente não tem mercado ainda pra essas tecnologias. Ainda mais pra quem tá fazendo transição de carreira. Trazendo isso para a realidade de um imigrante na Austrália, sem experiência e sem formação na área acho basicamente impossível você conseguir uma oportunidade aqui. Eu tenho um vídeo falando mais como funciona essa parte de trabalho, visto e oportunidades, confere aqui: th-cam.com/video/3_zjNU6vI3A/w-d-xo.html
Lucas sou estudante de Segurança da informação estudo tbm pra certificação dá AWS ....cara se vc puder fala aí no seu canal sobre o mercado de cyber security na cidade onde vc está,, se aplicar pra vagas aí na Austrália ,daqui do Brasil...vc acha que vira ???? Abraço e parabéns pela sua história , é inspiradora ....
Fala Ricardo, sei nada dessa área de cyber security, então não me arrisco a dizer.
Eu coloquei no meu linkedin que estou morando em Sydney mas ninguém me chamou, trabalho a 3 anos com cybersecurity e tenho conhecimento backend e nada... Vou pra Australia em 4 meses e to preocupado de não achar trabalho antes de ir 😢
Conseguiu?
Deu bom ?
Top demais, parabéns pelas conquistas, tô acompanhando seu canal, vai crescer muito, mostra uma praia da Austrália quando for fazer o vídeo dando uma volta haha, sucesso
Com certeza irmão, quando estiver viajando por aqui vou aproveitar para fazer daily vlog e responder perguntas que vocês mandam aq ou no Instagram.
Meu filhote está estudando inglês na NZ e quer ser programador … se souber de cursos e qual as diretrizes que vc indicaria estudar te agradeço. Adorei seu canal e vou apresentar para meu filho! Sucesso!
Valeu Carmen, obrigado por compartilhar com seu filho. É muito difícil indicar um curso porque depende muito do contexto pessoal de cada um. Para alguns a faculdade é uma boa, para outros é melhor curso...
Brabo demaaaaais mano, no aguardo do seu curso 🚀🚀
Valeu irmão, tamo junto!
Que top demais! Irmão, como é o mercado de Quality Assurance/Quality Engineer na Austrália? Tô querendo ir pra Austrália e continuar na minha área.
Fala Adam! não conheço muito esse mercado por aqui. Sei que tem vaga, mas não tanto como para programadores.
@@Coffstack entendi.
Visivelmente um cara de sucesso! Brabo Lucas!
Tamo junto Danilo! Ó quando eu for no Brasil tu vai ter que dar um jeito de ir no RJ me visitar ein! Tmj irmão!
Video TOP D+ e gostei da sua humildade em falar sobre as dificuldades do Inglês estudei e aprendi sozinho inglês ainda no Brasil por 3 anos e agora trabalho para uma empresa americana, entender diferentes accents é muito dificil sempre tive sonho de conhecer os EUA, mas tem muita burocracia para se ter um visto apos 3 tentativas e recusas acabei desistindo.
Gracas aos seus videos estou olhando com mais carinho para Australia e penso porque não.
Quero estudar fora como vc fez e talvez quem sabe conseguir algo por ai sou desenvolvedor react native tambem
Valeu Alexandre, ideia do canal é justamente trazer a realidade do mercado e eu uso meu próprio exemplo para isso.
Eu tbm já tive esse sonho de ir para o EUA, mas conforme cresci vi que isso é muito por conta da influência midiática americana que temos. Aqui na Austrália se vive muito bem, tem muita oportunidade, é seguro e é um país cosmopolita com muitos imigrantes.
@@Coffstackvc indica alguma assessoria ou agência para o processo de visto de estudante?
Muito bom Lucas! Agradeço por compartilhar, eu trabalho com Salesforce, como está por aí? Conhece alguém?
Sua história é bem inspiradora, estou pretendendo ir na Australia nos próximos meses. Você acha que irei ter dificuldade para conseguir um emprego na área de TI uma vez que o visto de estudante agora está limitado há 24 horas?
Sim, muito mais difícil. Você vai ter que conseguir uma empresa que esteja disposta a patrocinar diretamente o se visto sem você nunca ter trabalhado para ela antes. Além disso, para você receber o visto de trabalho (TSS 482) o governo exige algumas qualificações, como comprovação de inglês e experiência na área. Diploma superior completo + 2 anos na área ou 5 ou 6 anos na área se não tiver diploma. Se não cumprir esses requisitos sua chance é basicamente zero, melhor ficar no Brasil, se formar, ganhar XP e depois tentar o visto. Semana que vem vou lançar um vídeo falando do intercâmbio, fica ligado aqui no canal!
Conteúdo top dms, parabéns pela determinação, me inspira demais!! Pode mandar mais infos que o sininho ta ativado 👨💻🚀
Valeu Victor, tamo junto! Vídeo novo toda semana!
Auussstralia kkkkk issssstudante, belo sotaque mano. Carioca é foda mané
Cria do RJ né hahahah
Opa, excelente vídeo. Sou Data Engineer aqui no Brasil, e estou analisando essa possibilidade, meu inglês é mais técnico, consigo ler muita coisa de boa, porém pra falar é complicado. Como foi teu inglês na ida, básico? Dá pra ir sem falar muito bem para fazer esse curso de inglês? Minha intenção em ir é pra justamente melhorar meu inglês e conseguir falar. Valeu!
Meu inglês já era considerado intermediário-avançado quando cheguei aqui. Se sua ideia for vir apenas pelo inglês, não acho que vale a pena. Intercâmbio não é isso tudo que vendem por ai. Tenho um vídeo no canal contando em detalhes: th-cam.com/video/3_zjNU6vI3A/w-d-xo.htmlsi=DHa3EEzkD2yI2Yts
@@Coffstack Vlw Cara! Abraços
Precisa fazer faculdade pra se tornar Data Engineer?
fala man beleza? salve do Rio de Janeiro baixada, Duque de caxias, vc sabe me informar se tem como ir com visto de estudante e depois cursar uma faculdade aí e ingressar na carreira estando já na Austália?
Fala Breno, tem sim. Algumas pessoas fazem esse caminho. Mas faculdade aqui é bem cara, então são 4 anos bem duros até você se formar e poder aplicar para vagas na área.
Tenho uma dúvida, no exterior o pessoal procura mais especialista do que generalista? Pq ainda não tenho stack preferida, depende muito do trabalho
Otimo video, acha que com um visto de trabalho de 18 meses e um ingles básico é possivel arrumar emprego como programador? Mesmo com experiencias muito básicas em python e c++. Sabe dizer qual linguagem usam mais por ai?
Não sei exatamente que visto de trabalho é esse de 18 meses, mas você precisa ter um visto que te dê o direito de trabalhar fulltime. Inglês básico não rola, no mínimo um pouco acima de intermediário. Sobre linguagem, tanto faz, basta ter experiência comprovada com ela.
@@Coffstack Obrigado pela resposta, é o 476, até exige um teste de ingles, mas nada avançado.
Historia muito top Lucas. So uma duvida, tipo eu estou estudando desenvolvimento e planejando o meu intercambio para daqui 2 anos. Não possuo nenhuma experiência com trabalho de dev, caso eu me candidate-se em uma e passa-se no processo sobre essa parte do Sponsor, eu consigo seguir sem ter mesmo experiência sendo esse o meu primeiro emprego como dev ?
Seria legal vc reagir a vagas do linkedin ai da australia e passar um feed sobre elas e quais as tecnologias que hj o mercado esta procurando em um profissional =)
Fala Rafael, para o tipo de visto que eu tenho, o TSS 482, você precisa de ao menos 2 anos de experiência comprovada. Então no seu caso tem que ver se você se enquadraria em outro visto.
Espero um dia ter essa oportunidade
Foco no longo prazo!
Esse problema com o fato de não poder trabalhar full-time com visto de estudante é só pra empresas da Austrália, né? Tipo, vc poderia estar trabalhando legalmente para uma empresa de outro lugar remotamente?
Acho que sim, nunca fui ver afundo, mas a minha pergunta é, como eles saberiam que vc está trabalhando remotamente? Se estiver fazendo isso provavelmente será no regime PJ então vc não é trabalhador é empresário.
quanto ganha um programador de entry level por ai ?
abracos adorei o video super explicativo
Show!!
sou motorista de caminhão e ônibus, posso trabalhar ai nessa área e conseguir a permanência?
Não faço ideia, a Austrália tem uma lista de profissões que podem receber a residência. Você teria que consultar um agente de imigração.
Como são os salários de dev FrontEnd react js na Austrália? Da pra ganhar uns 80-100k anual em doletas ?
Da sim, esse é um salário de pleno maio ou menos.
Massa demais cara! Sabe se tem uma idade mínima pra conseguir esse visto de estudante?
Isso ai não sei, mas acho que precisa ser maior de 18, tem idade máxima também. Mas não sei ao certo.
Sabe me dizer se a condição do visto de estudante poder trabalhar por 40 horas foi prorrogada? Pensei em tentar essa mesma estratégia de migrar como estudante e depois tentar mudar o visto.
Não foi prorrogada, agora estudante só pode trabalhar 24h/semana
Faço graduação em SI e queria trabalhar para o exterior, pode ser até remoto, mas pergunto se é necessário ter o diploma
se for migrar depende do local e do visto de trabalho, pode ser que precise de diploma. Agora, para trabalhar remoto do Brasil não exigem, muito raro.
Qual site de emprego eles usam ai? So pra ver as tecnologias que eles usam ai..
seek.com.au
Jornada maneira mano!! Você tinha quantos anos de experiencia quando conseguiu o trampo na Australia?
Valeu Junior. 3,5 anos de XP profissional com React Native.
Quantos meses você foi para estudar inglês ? Quantos meses de curso de inglês?
Peguei 6 meses de intercâmbio, são 5 de estudos e 1 de férias.
@@Coffstack legal, e você pode trabalhar por quanto tempo se pegar 6 meses de intercambio ? 6 meses apenas?
Que show veio! To me formando em ads esse ano e penso em ir pra Austrália ano que vem! E tava pensando em fazer uma pos em redes ou focar em alguma certificação tipo itil, como esta o mercado australiano pra redes? E como ja tenho
41 anos as empresas estão contratando pessoas com um perfil mais velho pra vagas de gestão ou no desenvolvimento mesmo?
Pra redes eu não sei, mas se quiser migrar foca na programação é onde tem mais oportunidades, Na Austrália e em qualquer lugar no mundo.
Vídeo top!
Valeu!
Qual era o seu nível de inglês quando chegou?
upper intermediate (B2)
Quanto é a hora de programador ai, mais ou menos?
Amigo, na Austrália eles exigem diploma na área para contratar programador?
Não pra contratar, mas pra alguns visto de trabalho precisa.
Muito Top Lucas. parabéns pela conquista do visto de trabalho. Fiquei com uma dúvida. primeiro as cartas dos antigos empregos para comprovar tua experiência, como foi que tu conseguiu? Segundo. sabe se tem alguma empresa que contrata remoto fora da Austrália? porque já me até recebi proposta porem tudo onshore in Austrália.
valeu pelo vídeo.
Eu só entrei em contato com a empresa, mandei mensagem para meu antigo chefe em uma e o RH em outra. Mandei um modelo pra eles de como deveria ser e eles fizeram. Sobre contratarem fora aq da Austrália é beeem raro, eles não tem essa cultura, não sei dizer pq. Mas msm quando contratam eles dão preferência para países da Ásia por causa do fuso-horário, Brasil tá 13 horas de diferença, isso torna pra maioria dos negócios inviáveis.
@@Coffstack Opa Valeu pela resposta. Lucas. Abraço e sucesso.😁
Sera q comecar nessa area com 28 anos é muito tarde?
Claro que não, vc tem pelo menos 40 anos de trabalho pela frente, no MÍNIMO! Então tá novo ainda
top dms
Valeu!
Vc fez alguma faculdade mn? Se sim qual? Parabéns pelo vídeo
Eu comentei no vídeo, fiz Ciência da Computação
Aproveitando o gancho o que acha destes cursos de technologo no Brasil?
São valorizados fora ou seria melhor Bacharel quem tem experiencia precisa fazer facul mesmo assim.
Qual linguagem?
TypeScript para mobile com React Native
@@Coffstack já morei na Austrália tbm.. por 4 anos... Masssss sou da área de COBOL , aí não tive muito jeito
@@Coffstack agora que estou começando migrar. Mas acho que vou pra Java
@@Rafilkis Massa! Chegou a trabalhar na área por aqui?