Caro José, Em um sistema hidráulico do tipo aberto existem as linhas de alta pressão - tubulações que conectam a bomba aos elementos de controle e aos atuadores - e as linhas de retorno, onde o fluido volta ao reservatório para a troca térmica e seu armazenamento. Posteriormente esse fluido será succionado pela bomba para um novo ciclo de operação. Como o fluido retorna ao reservatório na pressão ambiente, a pressão no retorno seria apenas a atmosférica, independentemente do valor da linha de alta pressão. Ocorre que não podemos esquecer da “perda de carga”, visto que a tubulação de retorno e os componentes nela instalados irão acarretar restrição ao escoamento e geração de pressão. A perda de carga e o valor final da pressão de retorno será em função dessas restrições (dimensão da tubulação, tipos e configurações das válvulas e condição dos elementos filtrantes) e das características do fluido hidráulico empregado. Muito obrigado pela pergunta e por nos acompanhar aqui no TH-cam. Abraços 😉
Bom dia!! Você poderia me dizer porque o encanamento da concha de uma escavadeira de 22 ton e de 3/4 e não de 1 polegada? Sendo que o de 1 polegada teria um atrito de fluxo bem menor?
Olá Rhuben Ferreira, como vai? As tubulações do sistema hidráulico de uma máquina mobil são dimensionadas e definidas, normalmente, pelo próprio fabricante da máquina. Os tubos escolhidos - e os componentes do projeto como um todo - procuram combinar aspectos técnicos e econômicos para viabilizar a construção do equipamento. Obrigado por nos acompanhar! Um abraço :)
Poxa que bacana saudades dessas aulas isso agrega muito não só para mim como para muitos colegas de trabalho
Conteúdo sensacional. Costumo dizer que hidráulica é pura paixão.
Boa noite parabéns pelo os vídeo já fiz curso com vcs mais para relembrar sempre é muito bom .
muito top aula
Gostaria de saber num sistema Hidráulico de pressão 200 bar qual seria à pressão no retorno desse sistema.
Caro José,
Em um sistema hidráulico do tipo aberto existem as linhas de alta pressão - tubulações que conectam a bomba aos elementos de controle e aos atuadores - e as linhas de retorno, onde o fluido volta ao reservatório para a troca térmica e seu armazenamento. Posteriormente esse fluido será succionado pela bomba para um novo ciclo de operação. Como o fluido retorna ao reservatório na pressão ambiente, a pressão no retorno seria apenas a atmosférica, independentemente do valor da linha de alta pressão. Ocorre que não podemos esquecer da “perda de carga”, visto que a tubulação de retorno e os componentes nela instalados irão acarretar restrição ao escoamento e geração de pressão. A perda de carga e o valor final da pressão de retorno será em função dessas restrições (dimensão da tubulação, tipos e configurações das válvulas e condição dos elementos filtrantes) e das características do fluido hidráulico empregado. Muito obrigado pela pergunta e por nos acompanhar aqui no TH-cam. Abraços 😉
Meu sistema esta cavitando muito durante o retorno,colocando uma valvula. reguladora no retorno do eleo resolver essa cavitaçao?
Bom dia!! Você poderia me dizer porque o encanamento da concha de uma escavadeira de 22 ton e de 3/4 e não de 1 polegada? Sendo que o de 1 polegada teria um atrito de fluxo bem menor?
Olá Rhuben Ferreira, como vai?
As tubulações do sistema hidráulico de uma máquina mobil são dimensionadas e definidas, normalmente, pelo próprio fabricante da máquina.
Os tubos escolhidos - e os componentes do projeto como um todo - procuram combinar aspectos técnicos e econômicos para viabilizar a construção do equipamento.
Obrigado por nos acompanhar! Um abraço :)