Tive um professor de matemática que ficava super feliz quando escutava um "ahhhh!" dos alunos. Ele gostava quando a gente tinha estalos de entendimento. Hoje sou estudante de engenharia em grande parte inspirada por esse professor.
@@viniciusmonteiro7899 , na faculdade tive, infelizmente, muitos professores assim... Ou era leitura de slide, ou leitura do livro. Se o aluno tivesse dúvida, mandavam pesquisar no Google, com o pretexto de "incentivar a pesquisa"... É mole?! KKK
Sou professora particular de idiomas e já trabalhei em lugares onde muitos de meus colegas simplesmente tinham morado no exterior e viravam professores, enquanto eu sentia que minha formação e diplomas universitário não valiam nada. Amo o que faço e tenho prazer em transmitir o que sei. Também tento me reciclar sempre, coisa que não vejo muito em muitos profissionais, não só da minha área. Ser professor por falta de opção é uma lástima, especialmente neste país, tão carente no setor da educação.
Que até sejam professores por falta de opção, mas que façam jus ao que escolheram. Ou vá fazer outra coisa... mas trabalhar com formação de um ser humano é algo muito sério.
já tive 4 professores particular de inglês, e o atual é o pior de todos. 1 outro desses 4 também apenas morou fora, mas lembro que evolui bastante nas mãos dele. o atual não só é o pior de inglês particular, mas o pior professor de qualquer coisa que já estudei. Pondé descreveu ele no fim do vídeo.
A melhor parte de ser professor é criar situações e relações onde os alunos aprendem com alegria. Se o cara não sente isso, muito provavelmente está no lugar errado.
Eu conheço também professor desenvolto, persuasivo e com excelente didática, mas que ensina errado. Na realidade não conhece o tema, mas tem facilidade e talento pra passar a informação, ainda que distorcida.
Pra ser um professor é resposta é simples: Amar compartilhar conhecimento e estar aberto a receber novos conhecimentos. Até porque ensinar é uma das melhores formas de fixar conhecimentos.
Ao menos nas UFs vejo que é muito comum também professores que são profissionalíssimos no campo da pesquisa, porém na docência o conhecimento excessivo na área acaba atrapalhando. Tive um professor de neurolinguística que simplesmente metade da sala desistiu da disciplina, os outros 49%, da graduação, não entendia nada e o 1% restante, o único que entendia, já era mestrado em biologia, mas cursava letras para expandir o campo de pesquisa.
Veja, esse ai nao era um professor. Um professor de verdade, ele se alegra e se preocupa em "traduzir a mensagem", o que aprendeu arduamente em noites de estudo, de forma clara e simples (sem ser simplista) a sua audiencia. Quem vc menciona é apenas um vaidoso que se regozija ao dificultar a clareza das informaçoes, porque isso, em sua pequena mente, revela superioridade.
"Não existe o verbo ensinar. O que existe é o verbo aprender". Ouvi isso de alguém e acabei concordando. Aquele que tem vontade de aprender acaba dando um jeito de aprender. Eu aprendi Inglês sozinho em um tempo onde eu não tinha internet, vídeo cassete ou tv por assinatura. Eu tinha apenas um gravador, fitas da Speak Up e um receiver que pegava as ondas da BBC de Londres à meia noite. Era só assim para que eu pudesse ouvir um nativo falando Inglês ao vivo. Transmitir conteúdo a internet faz muito bem. Difícil e filtrar o conteúdo relevante para cada situação e construir uma visão crítica sobre o mesmo. As pessoas não andam tendo só preguiça de ler, mas também de escrever e a escrita é uma grande aliada no desenvolvimento do raciocínio.
Mas vamos partir do pressuposto que o aluno quer aprender mas o professor é ruim, especificamente na área de exatas. Tem professor com didática excelente que faz uma matéria complexa parecer fácil, e tem professor com péssima didática que consegue complicar uma matéria fácil.
@@fabricioa.m.7102 exatamente. Existem professores que sabem muito, mas não conseguem transmitir o que sabem de um jeito que o aluno possa aprender. Nesse caso, por mais que esse professor tenha dado explicações, exemplos ele não ensinou nada. O verbo ensinar depende do verbo aprender. Se o aluno aprendeu, então algo foi ensinado. Se ele não aprendeu não houve ensinamento. Agora, não da pra colocar a culpa do aluno não ter aprendido, apenas no professor. Hoje na internet aluno pode ter o professor e a aula que ele quiser. Eu me pergunto: será que a maioria dos alunos quer gastar tempo estudando de verdade, o que da um trabalhão danando, leva tempo., é cansativo muitas vezes, ou ele quer desfrutar apenas dos prazeres que a vida proporciona? São escolhas que a gente deve fazer. E não escolher já é uma escolha.
Rapaz pensa eu. To aprendendo Latim num tempo onde não tem nenhum romando andando nas ruas e ja foi abolido nas escolas. Paulo difficilis est, sed quamquam facio. Libros interrete emo. Tum eos lego antequam exercitia facio. Deinde Grammaticam Latinam disco. Postremo audio eos libros hic in YouTubē.
Na minha opinião de professor, vejo que o bom professor tem prazer, primeiramente, em aprender. Em seguida, desenvolve o prazer em levar esse prazer de aprender para outras pessoas.
Eu confio plenamente na minha capacidade técnica. Sei que posso melhorar. Eu sempre procurei extrair do aluno todo o potencial que ele possui. Já tenho alunos que se formando na faculdade. Eu sou Caxias com eles e comigo. A vida é mais dura do que as minhas aulas. Eu comecei ensinando no ensino-médio e fui parar no fundamental 2 e EJA. Ensinar pré-adolescentes não é fácil, mas fiz o meu melhor.
@@Beunic1 as turmas do médio eram tranquilas. Eu tinha sete turmas de médio: três primeiros-anos, dois segundos e dois terceirões. As turmas conversavam, mas nada a ponto de atrapalhar as aulas.
Fiquei aliviada por não ser nenhuma dessas coisas que você falou! Dou aula no ensino médio, na área de humanas e realmente sinto prazer quando percebo em meio a uma explicação que algo passou a fazer sentido para meus alunos. De fato percebo que alguns colegas não tem muita paciência com adolescentes.
Meu filho de 12 anos ama matemática e odiava português, pela primeira vez ele perdeu o interesse pela matemática por não gostar do professor e está começando a gostar da leitura devido o professor de português.
Já pensou em conversar com a escola? Fala com a coordenadora e pergunta se ha como evitar as situações que os alunos se queixam. Por exemplo: excesso de regras, de repente o próprio coordenador pode falar sobre isso com o professor, e ele rever a prática pedagógica sabe? O professor ruim não necessariamente implica que ele não queira melhorar, sabe? Eu sou professora e já fui chata e rigorosa e um dos motivo é que no início da docência e eu não tinha a habilidade de domínio de sala é isso fazia com que eu ditasse regras autoritárias e criasse um distanciamento com os alunos, depois de algumas críticas da turma que não me dei bem, o 2 ano do ensino médio eu mudei totalmente com eles. Hoje eles pedem pra eu ficar na sala de aula.
Sério que vc acha isso? Com exceção de um ou outro, os professores de lá são excelentes - aliás, são exatamente o oposto do que o Pondé falou. E não estou puxando o saco, não (quem me conhece sabe que eu sou mais sincero do que caminhoneiro em boteco de beira de estrada). Só por curiosidade: vc estudou lá? Teve uma experiência ruim?
Eu tive muita sorte,porque tive excelentes professores...sou grata a cada um deles que me ensinou algo de produtivo.Como filha de professora digo que o professor de excelência jamais esquecemos deles.O excelente professor marca a vida de um aluno para sempre. Eu me sinto super honrada quando caminho pela cidade e aparece uma pessoa alta e me diz: você é filha da professora fulana sua mãe foi a minha melhor professora não esqueço dela jamais. É tão lindo você ver alguém que formou uma família e conquistou uma boa posição ir visitar a sua mãe professora...somos agraciados por essas pessoas. Esses são os professores extraordinários...marcam vidas!
Como professor eu digo, que, minhas aulas rendem mais quando a turma se interessa pelo tema. Ser um bom professor, é insistir, mesmo com todas as barreiras que temos pela frente.
O professor ruim, com ou sem slide e livros, dá aula mal. Ou seja, mesmo diante das condições institucionais favoráveis, não oportuniza a transformação do aluno. Transformação esta que já é rara, se considerada a falta de interesse de alunos, familiares e Estado.
A pergunta poderia ser positiva: O que é um bom professor? Krisnamurti nos diz que deveríamos deixar de entender pela comparação e observar com atenção plena, o que prá maioria de nós é quase impossível, mas existem frestas para tanto, sendo uma delas o silêncio e a escuta. Um bom professor pode ter qualidades que outro bom professor não tem e vice-versa. Os defeitos de uma pessoa podem fazer com que ela saiba muito, mas não saiba transmitir ou que saiba pouco e não saiba dizer não sei. Um bom professor não sente medo de ser superado pelo aluno. Essa é uma das ideias que gostei sobre bons professores e concordo. Existem maus professores que ensinam até que sentem que podem ser superados e nesse caso começam a dar menos acesso a transmissão do conhecimento. Uma frase que eu gosto sobre isso: "Quando o discípulo está pronto o mestre aparece." Ampliei aqui conceito de professor para mestre, lembrando que se estamos abertos para o saber, até mesmo as pedras podem se tornar nossas mestras. Se um menino pobre com fome é um desafio para um professor primário, um menino superdotado também poderá ser. Nem um aluno deveria ser desprezado nesse sentido. Um mau professor poderia dizer para o menino pobre com fome e ou com dificuldade: não adianta, você não aprende mesmo e poderia dizer para o menino com inteligência superior: Não sei o que você faz aqui se é sabichão e já sabe tudo. O mau professor pode ficar mais tranquilo com o mediano que concorda com tudo, entende sem perguntas e se não entendeu finge que está entendendo para não pagar mico. Sem falar em respeito mútuo para não abrir demais o leque de possibilidades.
Como professor é o que realmente penso, sinto prazer em ensinar, falar que as estrelas que brilham muitas delas já morreram, e aquilo que vemos é sua luz que ainda não se encerrou em nós.
@@mohamedwst também vejo isso, só usam o sindicato pra brigar por dinheiro... um dos maiores culpados pela educação brasileira é o sindicato dos professores...
@@wojitekdolidia é muito fácil jogar a culpa no sindicato ou nos professores, quando se ignora completamente todos os outros sujeitos da educação (alunos, pais, governo, sociedade e etc)
@@Pigmeudetonados creio que ele quis dizer que muitos "professores" pegaram esse caminho por questões financeiras, do tipo "é o que tem para hoje" como o Pondé disse sobre a área fácil
@@Pigmeudetonados simples, basta olhar quais caminhos o sindicato apoia... roubo de terras, ideologia de gênero, são contra o patriarcado, etc... me diga, qual dessas medidas ajuda na educação? quais envolvem valores morais e ética? tu acha mesmo que o sindicato vai largar a boquinha que rende grana pra lutar por educação? tudo oq é de ruim pra educação eles apoiam...
Tive um professor no primeiro período da universidade que sempre teve um sorriso na cara e sempre demonstrou ser bonzinho, até chegar em usa primeira prova e quando a turma toda tirou 2, 3 até 4 ele pareceu se sentir melhor. Acho lamentável como alguns professores se contentam mais com manter a imagem de que sua matéria é difícil, provavelmente pra massagear o ego, do que com passar bem a matéria e ver seus alunos evoluindo e se saindo bem na matéria.... Até hoje lamento pela vida que ele leva há 20 anos se contentando mais com ver vários alunos em final do que seguindo o curso, parece mais que ele tente impedir a graduação do que incentivá-la.
Antes de reclamar dos professores, que tipo de aluno/estudante vc é? Não adianta reclamar dos professores se vc é um estudante medíocre e que não se interessa pelo conteúdo, o máximo que tu estará fazendo, caso corresponda a este perfil, é jogando a culpa do seu fracasso acadêmico em outra pessoa! Agora se vc é um estudante esforçado e dedicado tem mais é que cobrar mesmo!
Fala-se muito da desmotivação dos professores, e pouco dos problemas que levam à essa situação, que se resume em: alunos drogados e mau educados, e desinteresse quase que coletivo dessa mulecada por qualquer assunto que não seja drogas e putaria. Sou professor de Filosofia, e ao contrário dos meus colegas lacradores, ensino o que é para ser ensinado sem forçá-los a aceitar ideologia alguma. Entretanto, estou ficando doente, com problemas de saúde cedo por conta do estresse que passo, tanto com alunos que não prestam, quanto com a secretaria de educação que só impõem regras e normas que beneficiam essa cambada de alunos preguiçosos, quanto com pais que não participam da educação de seus filhos (e só aparecem na escola pra reclamar de nota baixa, mas não se preocupam em saber o que levou o filho a obter aquela nota). Parem de querer ditar regras pra professores sem antes olharem para onde começa todo o problema da desmotivação: dentro de casa. Ensinem seus filhos a respeitarem os professores, e principalmente a importância de estudar, porque tá foda passar um dia em sala de aula sem passar estresse e tristeza. Tudo isso tá acabando com a minha profissão, pois não há sensação melhor do que dar uma boa aula, onde os alunos participam, e as ideias fluem. Parem de idealizar a profissão de professor se vocês nunca estiveram na pele de um. A base da educação começa em casa.
O problema dos alunos é acharem que tudo tem que ser diversão, e não é bem por aí. Professor é formado para ensinar sua área, e não divertir os alunos. Antes de tudo, vem o compromisso do aluno com o aprendizado, e parar de achar que tudo tem que ser divertido e alegrador. O conhecimento não é para ser divertido, é para valer nele mesmo, indiferente se o professor é alegre e extrovertido ou se é depressivo. Aliás, quando se é muito inteligente e sábio, você tende a se tornar mais triste, porque começa a perceber que a realidade que lhe cerca não é motivo de felicidade e sorriso, mas sim de tristeza e tédio - basicamente o que Schopenhauer disse sobre o pêndulo que há na existência humana. Perder essa consciência de que tudo precisa ser divertido e reconhecer sua ignorância é alguns dos primeiros passos que você precisa dar para atingir um estado mais elevado da sua consciência crítica. Se for procurar diversão, é preferível ficar em casa.
Fazer só por dinheiro acho que é o maior motivo de um professor ruim, assim como em qualquer profissão. É preciso exercer com paixão, por isso nunca me aventurei à dar aulas nem mesmo de conteúdos técnicos, não tenho vocação, tampouco paciência pra passar conhecimento.
Eu aprendi com o professor de matemática financeira em um curso de MBA da FGV que para ser um bom professor antes de tudo é preciso ser um bom contador de histórias. Ele tinha razão, a matemática financeira é uma matéria técnica difícil complicada chata e até entediante. E de uma forma brilhante ele conseguiu transmitir o conteúdo e todos os alunos aprenderam. Ainda lembro de muitos professores que tive durante os 30 anos que passei estudando. Professor ruim, vomita o conteúdo na cabeça dos alunos. Professor médio passa o conteúdo explica explica as vezes de forma muito técnica e mesmo assim alguns alunos ainda vão ficar com dúvidas. Professor bom ele não dá aula Ele conta uma história transmitindo o conteúdo de forma simples subliminar direta e objetiva e todos os alunos são cativados por suas histórias e sempre aprendem o conteúdo.
Isso é baleba de quem defende aquela velha ideia idiota e fantasiosa de que as aulas precisam ser mais atrativas. Estudar e ralar ninguem quer. Ora, estudar é arduo mesmo, é dificil, é sentar a bunda na cadeira e meter bronca. Da onde que alguem, em que planeta, vai aprender matematica (financeira ou qualquer que seja) atraves da contaçao de historias, por mais atrativas e criativas que sejam, sem resolver basatante exercicio, sentando a bunda na cadeira e tendo paciencia?! Ainda mais matematica financeira que é aplicaçao e decoreba de formulas. Isso é uma balela monumental que inventaram e muitos estao caindo nessa.
@@Beunic1 concordo plenamente com você estudar não é fácil principalmente para quem trabalha de dia e estuda à noite. Mas é inegável que a presença de um bom professor muda drasticamente o aprendizado da sala de aula.
@@ferreiralopesleandro Eu entendo que a presença de um bom professor pode ensejar a dimensao da facilitaçao da aprendizagem, mas jamais a dimensao da determinaçao, Leandro. Essa ultima esta dentro de nos e ninguem ira fazer por nos!
@@Beunic1 sim você tem toda razão foi por esse motivo que eu citei o exemplo de muitos jovens que tem que trabalhar de dia e estudar à noite. Não é fácil eu sei porque fiz isso desde os 12 anos, e eu ficava muito triste pois a sala de aula começava com 30 40 alunos e no final do ano tinha menos de 20
O que disse tem a ver com encontrar uma maneira de despertar a atenção e o Interesse no aluno. Acho que isso motiva, mas eu não sei se leva ao aprendizado, porque isso depende mais do aluno. Você tem um gatilho, uma inspiração, mas se não fizer o seu papel que é estudar não vai adiantar
Penso que com a falta de valorização do professor, muitos fazem da docência um "bico", então muitos professores estão na sala de aula como última opção. Professor Ponde tem toda a razão.
Há dois pontos de vista: da pessoa que escolhe ser professor, que precisa conhecer o que é ser professor no Brasil ( isso não é colocado na universidade, pois se desistiria no primeiro semestre), e da sociedade que confunde com cuidador. Infelizmente, muitos vão , hoje, para as escolas para tudo menos estudar .... Peecisa definir o real papel do professor para que a profissão seja valorizada, tanto para quem a escolhe quanto para quem recebe seus serviços! Não é missão, dom, karma... é profissão com suas especificidades que carecem de respeito!
Até que enfim alguém lembrou o.principal: a escola virou cativeiro.. Os pais despejam " o filho ali , muitas vezes, quase selvagem,mal educado , para que a Escola lide com ele. Um inferno! Eu não esquento mais. Sou dessas professoras que já carregaram até no colo, como se fosse um ídolo do futebol, ganhei presentinhos, declarações de carinho etc, mas também já fui detestada e mal compreendida por muitos alunos . Enfim tive diversas experiências..Mudo todos os dias , métodos, textos e até o programa. A maioria dos professores não gosta de dar aulas mesmo e hoje em dia, posso dizer que começo a me enquadrar nesse time. Estou cansada dessa confusão e de gente desinteressada, sem paixão pelo conhecimento. Essa é e sempre foi minha grande paixão. Quase não consigo entender pessoas que não valorizam isso, então tem se tornado um fardo., principalmente porque sou da área de literatura e como a maioria não gosta de ler, já viu, né?!?! Estou fazendo, aos poucos, transição de profissão para a área artística, - ilustração. E , sei lá, já nem me vejo aposentando nisso ... Mas ainda existem bons momentos....cada vez mais raros. 😢 5:14
Sou professor de Ensino Fundamental e alguns me consideram um bom professor e, apesar de eu não ter as características de um professor ruim que o Pondé apontou, eu me considero um professor ruim, já que quase todos os alunos que eu tenho odeiam a disciplina (e talvez até a mim também por estar ali "atrapalhando" a vida deles). Já exerço minha profissão há 27 anos e a cada ano perco o prazer no que faço porque não estou mais conseguindo despertar interesse na minha área (Matemática). 😢
Aa universidades estão cheias de professores ruins, principalmente na area da saúde. Justamente porque muitos deles por medo ou incompetência no exercicio da sua profissão, não tem experiência alguma na profissão e partem para area acadêmica por comodismo de achar o caminho mais fácil e rentavel na carreira. Como a acadêmia no brasil é fraquissima, não se tem muita exigencia então arrumam um bom "Q I", puxam o saco do orientador de mestrado/doutorado e com sua teses irrelevantes ao mundo, passam no concurso organizado pelos seus "amigos", tornam-se "mestres do saber" sem saber porcaria nenhuma e dentro da bolha universitaria ali se instalam dando suas aulinhas ctrl+C ctrl+V e o resultado é esse brasil que a gente ve por ai! Não generalizando é claro, pois existem professores excepcionais... Mas uma boa parte deles estão nessas condicões que eu opinei e para mim são esses os exemplos de pessimos professores.
Minha experiência é um pouco diferente, os piores professores que tive na universidade (exatas/computação) sabiam bastante, mas estavam ali com o objetivo de fazer pesquisas. Só davam aula pq para poder pesquisar tinha que "ser" professores.
A area de saúde e as disc tecnicas dao uma desgraça. O prof vomita o conteúdo sem contextualizar nada. To vivendo isso numa 2a graduação. Que os centros de educação tenham piedade deles!!!
@Jcoliver coliver caro colega. Tambem estudei em universidade federal e em universidade particular na area da saúde. Como eu disse no comentario, nao generalizei, pois existem professores excepcionais, com vasta experiencia pratica e são execelente profissionais. Mas existem sim pessimos professores nas universidades que desempenham pessimamente seu papel como professor e pesquisador, muitas vezes dando aulas crtl+c crtl+v ministrando conteúdos que não tem a menor experiencia pratica nem teorica, muitas vezes se intitulam pesquisadores e nem publicação como primeiro autor possui. Nas universidades particulares é pior ainda, pois além de não ter a exigencia de professores com doutorado, ja vi casos pessoas com especialização ead na area dando aula em pos graduação... Entao colega, procure se informar melhor porque essa realidade existe e nao se iluda com a bolha da universidade pública porque existem sim tambem pessimos profissionais com títulos inespressivos e irrelevantes nesses espaços.
Meu professor de matemática do EJA que estudo é assim.Um nojento odeio ele Destrói minha cabeça e meu psicológico na frente dos colegas mesmo sendo poucos ele me detona preguiçoso desgraçado.
O problema é que a nossa sociedade aceita ter um professor ruim. Inclusive o próprio professor. Uma pessoa responsável mesmo não gostando de ler ou estudar ao se tornar um professor vai estudar para ser um professor no mínimo responsável.
Acredito que a característica essencial de um bom professor é entender que o aluno está tendo seu primeiro contato com determianado assunto, isto é, que muitas conceitos "óbvios" e intuitivos para o professor não são assim na mente do aluno. O professor precisa partir dum consenso e fazer com que o aluno tenha as sacadas necessárias pra aprender. O mais importante pra mim, como estudante de física e matemática, é passar a essência do conteúdo pro aluno, isto é, fazer com que o aluno tenha uma visão intuitiva sobre o que aprende, tirando ele duma posição passiva de apenas aceitar o que está sendo-lhe passado, para uma posição ativa de enfrentar certo problema e sentir-lo da mesma forma que os pensadores dos livros sentiram.
Sempre amei ler, desde bem pequena, só fiz até o magistério por falta de condições, tenho 64 anos, mas ler e ensinar e meu maior prazer, fui professora de escola dominical, amava ver a expressão das pessoas, qdo falava da história dos hebreus, e tudo que vai se tecendo junto a bíblia. Ser professor se compara a um sacerdócio, no meu ver, RS.... parabéns pra quem ama o ser humano e ama ensinar o "pouco" que sabe.....
Obrigado pela clareza e organização das ideias na sua argumentação, Pondé. Muito da maneira como você esclarece as ideias nos vídeos têm me ajudado bastante. Lido com professores o tempo todo apesar de estar na área administrativa, e o que é dito é bem o que consigo captar como retrato da realidade.
Minha tia era professora no ensino médio estadual. Ela basicamente deu a mesma aula por mais de 30 anos, o livro tinha as respostas e então qualquer um que soubesse ler conseguiria dar a aula.
Interessante. Você descreveu, no pior aspecto, 96% da minha turma de pedagogia e 80% da minha turma de letras. Não há talento; não gostam de ensinar; só pensam no salário (O que é um absurdo); não gostam de estudar. Aí chegam atrasados, têm preguiça, não evoluem, não melhoram e matam mentes e destroem futuras gerações.
Excelente reflexão!!!!!!!!! É o que eu sempre digo: o magistério, atualmente, é opção de quem não tem opção porque não quer se dar ao trabalho de estudar. O nível de qualidade cai vertiginosamente. Uma verdadeira tragédia.
Ah professor, bem isso. Não q eu tenha q concordar pra dizer q valido o q vc disse, mas comento quando me identifico exatamente com tudo o q vc disse...pérolas pros meus ouvidos. Gratidão pelos 5 min preciosos.
Professor Pondé.. percebi uma tendência a uma visão platônica da profissão...kkk.. tb largar medicina pela filosofia DEVE SER AMOR pelo ensino. Sou professor, e a cada dia que passa deixo de idealizar tanto pra aceitar que é só mais uma profissão; mas não como outra qualquer.. kkk
Nosso pior professor na faculdade foi, em verdade, nosso melhor professor! Nós 5 minutos iniciais, se apresentou e disse: "Daqui há alguns meses vocês serão meus concorrentes. Então porque eu deveria passar o meu conhecimento? Para vocês tirarem o meu trabalho? Se virem, eu não direi nada. O projeto é uma creche. Entrega em...." Tivemos que ir atrás da Lei que regulamenta as creches, materiais, e por aí em diante. Foi o único que nos deu o maior conhecimento. O melhor!
@@Lucas-SoJesusSalva Ele me ensinou tudo! A ir atrás e apreender por si! Pra mim professor deve me ensinar a aprender por mim mesma. Estamos mal acostumados a receber tudo pronto que acabamos por não ter proficiência!
isso n é ser professor... ele só falou: se vira, quero isso e aquilo se n reprovo vcs... o aluno ja deveria ter obrigação de reconhecer que o livro é a melhor fonte de conhecimento que ele pode ter... n precisa passar por isso pra compreender...
@@wojitekdolidia Eu insisto: ele me ensinou tudo o que eu precisava. Hoje sei do zero onde e como achar o necessário pra se executar um projeto. E olha que não havia Google naquela época!!! Não falar nada pode ser falar tudo. Para cada item necessário pra executarmos a tarefa ele dizia: "ótimo! Quê mais?" E prosseguiamos a descobrir.... Foi meu melhor professor pois me ensinou o caminho das pedras de minha profissão! Detalhes, minúcias, leis, etc.... A buscar a proficiência! Sim foi o melhor!
Eu tive um professor de geografia que não trazia nem piloto pra pintar o quadro, ele pegava o livro de qualquer pessoa da sala ,olhava o título do assunto e começava a aula , de longe o melhor professor que eu tive.
Análise que não leva a nada, baseada em superficialismos de caráter meramente pessoal. Não existe a necessidade de um professor "bom" para APRENDER! O aprendizado é individual, auto-responsavel. Esses filósofos deveriam fazer um vídeo sobre "A auto-responsabilidade de APRENDER". Mas não, ficamos sempre nessas análises a partir do "OUTRO", no caso, o professor que é "ruim".
Um professor ruim é antes disso um ser humano ruim, não que todo ser humano bom seja um bom professor, mas certamente um ser humano ruim não pode oferecer nada além de conteúdo pros alunos.
Professor ruim, é aquele que vive usando jargões e contando seus feitos, e acredita ser um ser superior porque tem mais papel pendurado na parede do que você, é alguém que se olha no espelho e sente muito orgulho de si mesmo, mas não tem sabedoria para gerar em seus próprios alunos 1/25 dessa admiração.
Vindo da faculdade federal, normalmente o professor ruim é aquele que somente quer ser um pesquisador, mas a faculdade acaba obrigando ele a dar aulas.
Já tive professores bons que gostava de ler e a aula era bem rica de conteúdos, como também já tive professores ruins que parecia que tava desgostoso da vida e da profissão.
Estamos cercados de profissionais ruins em todas as áreas. Professores, vendedores, motoristas, prestadores de serviços, advogados... Todas as áreas têm sua parcela de incompetentes, não é exclusividade de uma categoria.
Pondé, sou professora e sinceramente me dói muito ouvir de colegas que só estão em sala de aula dando aula pq não gostam de chefes, cobranças, e pq esvola é espaço de passagem... vixi. Pena. A área da educação é singular e ao mesmo tempo densa, chria de meandros... e deve ser levada muito a sério porque formamos cidadãos para o presente, para o mundo. Pena... pena mesmo.
Isso pq a sua base, seja em qualquer area do conhecimento humano, JAMAIS deveria se limitar ao que é visto na escola ou na faculdade, sendo responsabilidade sua aprimorar seus conhecimentos. So o estudante brasileiro tem essa ideia atrasada de que a escolarizaçao ou ensino superior devem bastar.
@@Beunic1 exatamente por isso eu digitei no comentário que: "nem existiria se dependesse do ensino...". Isso n quer dizer q n exista, pelo contrário, minhas notas na faculdade e no ENEM dizem o contrário(resultado em grande parte do próprio esforço). Creio, que seja você que tenha base escolar fraca, por n conseguir interpretar uma simples frase da língua portuguesa. Com todo respeito :)
@@jvselis se vc defende que o "ensino formal" serve para nos(e n nós) dar uma visão geral das(e n da) disciplinas, deveria saber que as médias gerais de educação brasileiras, n se definem pela visão geral de uma disciplina, mas sim pela grade educacional nacional. O problema, são os professores que não podem ou não conseguem aplicar determinada grade, seriam esses os maus professores, que n conseguem desempenhar o papel definido. Não sei se vc é professor(a) mas dizer q educação é autodidata no brasil é mentira, ao menos até o ensino superior. Pois de acordo com a constituição declarada em vigor o jovem brasileiro tem direito de estudar igualmente o ensino fundamental e médio, além de ter direito aos méritos de determinadas leis que provém acesso ao ensino superior. Dizer que a educação(ensino) é autodidata, significa problematizar o aluno com intuito ao meu ver, de livrar o problema das costas de um professor que não desempenha seu papel adequadamente(este seria o foco do vídeo, portanto n fuja do contexto). No caso de uma educação autodidata n haveria necessidade sequer de uma instituição de ensino como a escola, que de acordo com o estado assume papel de preparar os estudantes para sua futura carreira, seja qual for.
@@jvselis "O aluno brasileiro acredita no direito de estudar e não no dever de educar-se." Traduziu perfeitamente! Me permita roubar essa sua frase kkkk
Na minha visão o professor tem que ser mais um mentor do que qualquer outra coisa hoje. O conhecimento tá todo na internet. Todo mundo tem acesso. Os professores deveriam recomendar livros, sites, filmes ,videos, recursos tecnólogicos etc. Ensinar o aluno a pensar e dar os caminhos pra adquirir o conhecimento e dar dicas
Outro ponto que faltou é o tipo de professor que não promove o debate real dentro de sala, apenas permite falar aqueles que reafirmam as mesmas ideias, enquanto censura os discordantes. No caso, um professor que difunde o conteúdo que quer baseado na autoridade.
Já tive uma professora na universidade que não gostava de pessoas de mais idade , como eu, preferia os mais jovens. Não suportei cancelei a disciplina. Fala sério. O pior é q essa pessoa era bem mais velha q eu.ptuz. fiquei sem entender. Não quiz entrar em atrito pq o marisco sempre se ferra, PP nas avaliações, como era uma disciplina optativa, larguei. Boa sorte pra ela.
Como você disse professor, ler para apreender novas perspectivas, compreender contextos, que fazem parte da complexidade do mundo social e suas relações, mais isso é para qq área, seria o equivalente a amadurecer, e se ver como alguém que está ali para compreender e contribuir. Inclusive receber contribuições tbm, Toda construção social é humana(s), penso eu.
Sou estudante de Arquitetura e noto que os melhores professores são de fato os realizados como profissionais técnicos que são, e a docência torna-se uma realização, não uma falta de opção
O professores são os primeiros adultos que as crianças conhecem fora do círculo familiar, eu tive excelentes professores na escola pública, graças a Deus, hoje curso um curso de licenciatura, minha mãe tinha esse sonho, no entanto ela nunca teve formação mas garanto, professor ruim é aquele que tá ali por dinheiro apenas, e eu fui aluno de alguns que eram assim, foram os piores, umas aulas sem vida, sem dinâmicas, era tempo jogado fora, por isso eu andava sempre com meu paradidático lendo nas aulas que eles usavam como palco para conversar lorota. como algo fácil de conseguir, principalmente na escola pública. Daí a educação ruim no Brasil. Os governos deveriam investir mais
Acho que é só vc gostar doq vc ensina. É como assistir um filme muito bom e vc sai dizendo pra todo mundo que temq assistir também. Quando é um assunto acadêmico deve ser a mesma coisa.
Aquele que não tem repertório, didática e empatia. Aquele que faz por fazer.
Verdade, fiz minha prova hoje, uma matéria que poderia ser linda foi estragada pelo professor
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊
@@luizcarloswolfchemale6313 eu fui lá. Te vi falando de condicionamento. Visite o meu também 😉
Repertório kkk a palavra que se agrega quando lhe assiste
Tive um professor de matemática que ficava super feliz quando escutava um "ahhhh!" dos alunos. Ele gostava quando a gente tinha estalos de entendimento. Hoje sou estudante de engenharia em grande parte inspirada por esse professor.
@@fredericomusi eu também amoooo!
Professor ruim é aquele que se tirar os slides e o livro da mão, não sabe tocar 10 minutos de aula... Rs!
Isso!!
Definiu bem
Eu tinha uma professora assim kkk
@@viniciusmonteiro7899 , na faculdade tive, infelizmente, muitos professores assim... Ou era leitura de slide, ou leitura do livro. Se o aluno tivesse dúvida, mandavam pesquisar no Google, com o pretexto de "incentivar a pesquisa"... É mole?! KKK
E se o professor for apenas... tímido? Às vezes ele tem o conhecimento, mas sem o livro fica sem confiança.
Sou professora particular de idiomas e já trabalhei em lugares onde muitos de meus colegas simplesmente tinham morado no exterior e viravam professores, enquanto eu sentia que minha formação e diplomas universitário não valiam nada. Amo o que faço e tenho prazer em transmitir o que sei. Também tento me reciclar sempre, coisa que não vejo muito em muitos profissionais, não só da minha área. Ser professor por falta de opção é uma lástima, especialmente neste país, tão carente no setor da educação.
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊
Meu professor do ano passado no curso de inglês era americano e só isso, nunca fez nada para poder dar aula
Que até sejam professores por falta de opção, mas que façam jus ao que escolheram. Ou vá fazer outra coisa... mas trabalhar com formação de um ser humano é algo muito sério.
já tive 4 professores particular de inglês, e o atual é o pior de todos.
1 outro desses 4 também apenas morou fora, mas lembro que evolui bastante nas mãos dele.
o atual não só é o pior de inglês particular, mas o pior professor de qualquer coisa que já estudei.
Pondé descreveu ele no fim do vídeo.
@@elvis._ Tive uma professora de inglês tão ruim que traduziu um texto que continha LIKE preposição como LIKE verbo gostar.
Pior que eu já vi professores com muito conhecimento, super gente fina, mas não tinha o menor talento pra transmitir o conhecimento.
Verdade
De qualquer jeito o tema levantado é muito generalizador, digno de um youtuber incompetente.
Estamos no mesmo barco.
As vezes o professor passa bem o conteúdo, mas não leva em consideração o ponto de vista do aluno, exigentes demais!
Quem nunca teve um professor de inglês que em vez de ensinar inglês ficava exibindo seu inglês aos alunos ?
Se a motivação for nula, a consequência é clara.
Verdade.
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊
A melhor parte de ser professor é criar situações e relações onde os alunos aprendem com alegria. Se o cara não sente isso, muito provavelmente está no lugar errado.
Eu conheço também professor desenvolto, persuasivo e com excelente didática, mas que ensina errado. Na realidade não conhece o tema, mas tem facilidade e talento pra passar a informação, ainda que distorcida.
O mal dos brasileiros é não apreciar a leitura. Até mesmo muitos educadores brasileiros não gostam de ler.
Por isso que é duro lidar com pessoas frustradas nessa vida. Sejam eles professores ou quaisquer outros profissionais.
Pra ser um professor é resposta é simples: Amar compartilhar conhecimento e estar aberto a receber novos conhecimentos. Até porque ensinar é uma das melhores formas de fixar conhecimentos.
Ao menos nas UFs vejo que é muito comum também professores que são profissionalíssimos no campo da pesquisa, porém na docência o conhecimento excessivo na área acaba atrapalhando. Tive um professor de neurolinguística que simplesmente metade da sala desistiu da disciplina, os outros 49%, da graduação, não entendia nada e o 1% restante, o único que entendia, já era mestrado em biologia, mas cursava letras para expandir o campo de pesquisa.
Veja, esse ai nao era um professor. Um professor de verdade, ele se alegra e se preocupa em "traduzir a mensagem", o que aprendeu arduamente em noites de estudo, de forma clara e simples (sem ser simplista) a sua audiencia. Quem vc menciona é apenas um vaidoso que se regozija ao dificultar a clareza das informaçoes, porque isso, em sua pequena mente, revela superioridade.
Ser professor não é para qualquer um; para mim, é quase um sacerdócio.
E quando o aluno faz uma pergunta dentro do contexto da aula e professor diz, semana que vem... Essa é a melhor.
"Não existe o verbo ensinar. O que existe é o verbo aprender". Ouvi isso de alguém e acabei concordando. Aquele que tem vontade de aprender acaba dando um jeito de aprender. Eu aprendi Inglês sozinho em um tempo onde eu não tinha internet, vídeo cassete ou tv por assinatura. Eu tinha apenas um gravador, fitas da Speak Up e um receiver que pegava as ondas da BBC de Londres à meia noite. Era só assim para que eu pudesse ouvir um nativo falando Inglês ao vivo. Transmitir conteúdo a internet faz muito bem. Difícil e filtrar o conteúdo relevante para cada situação e construir uma visão crítica sobre o mesmo. As pessoas não andam tendo só preguiça de ler, mas também de escrever e a escrita é uma grande aliada no desenvolvimento do raciocínio.
Mas vamos partir do pressuposto que o aluno quer aprender mas o professor é ruim, especificamente na área de exatas. Tem professor com didática excelente que faz uma matéria complexa parecer fácil, e tem professor com péssima didática que consegue complicar uma matéria fácil.
@@fabricioa.m.7102 exatamente. Existem professores que sabem muito, mas não conseguem transmitir o que sabem de um jeito que o aluno possa aprender. Nesse caso, por mais que esse professor tenha dado explicações, exemplos ele não ensinou nada. O verbo ensinar depende do verbo aprender. Se o aluno aprendeu, então algo foi ensinado. Se ele não aprendeu não houve ensinamento. Agora, não da pra colocar a culpa do aluno não ter aprendido, apenas no professor. Hoje na internet aluno pode ter o professor e a aula que ele quiser. Eu me pergunto: será que a maioria dos alunos quer gastar tempo estudando de verdade, o que da um trabalhão danando, leva tempo., é cansativo muitas vezes, ou ele quer desfrutar apenas dos prazeres que a vida proporciona? São escolhas que a gente deve fazer. E não escolher já é uma escolha.
Speak up!!!!!??? Era top heim?!! E então tem mais de 40! Rsrd
Rapaz pensa eu. To aprendendo Latim num tempo onde não tem nenhum romando andando nas ruas e ja foi abolido nas escolas.
Paulo difficilis est, sed quamquam facio. Libros interrete emo. Tum eos lego antequam exercitia facio. Deinde Grammaticam Latinam disco. Postremo audio eos libros hic in YouTubē.
@@uelitonmendes7768 4.6
Na minha opinião de professor, vejo que o bom professor tem prazer, primeiramente, em aprender. Em seguida, desenvolve o prazer em levar esse prazer de aprender para outras pessoas.
Eu confio plenamente na minha capacidade técnica. Sei que posso melhorar. Eu sempre procurei extrair do aluno todo o potencial que ele possui. Já tenho alunos que se formando na faculdade. Eu sou Caxias com eles e comigo. A vida é mais dura do que as minhas aulas. Eu comecei ensinando no ensino-médio e fui parar no fundamental 2 e EJA. Ensinar pré-adolescentes não é fácil, mas fiz o meu melhor.
Lecionar para ensino medio e adolescentes hoje, infelizmente é terrível! So querem saber de namorar e tirar onda. Estudam nada!
@@Beunic1 as turmas do médio eram tranquilas. Eu tinha sete turmas de médio: três primeiros-anos, dois segundos e dois terceirões. As turmas conversavam, mas nada a ponto de atrapalhar as aulas.
Fiquei aliviada por não ser nenhuma dessas coisas que você falou! Dou aula no ensino médio, na área de humanas e realmente sinto prazer quando percebo em meio a uma explicação que algo passou a fazer sentido para meus alunos. De fato percebo que alguns colegas não tem muita paciência com adolescentes.
Meu filho de 12 anos ama matemática e odiava português, pela primeira vez ele perdeu o interesse pela matemática por não gostar do professor e está começando a gostar da leitura devido o professor de português.
Já pensou em conversar com a escola? Fala com a coordenadora e pergunta se ha como evitar as situações que os alunos se queixam. Por exemplo: excesso de regras, de repente o próprio coordenador pode falar sobre isso com o professor, e ele rever a prática pedagógica sabe? O professor ruim não necessariamente implica que ele não queira melhorar, sabe? Eu sou professora e já fui chata e rigorosa e um dos motivo é que no início da docência e eu não tinha a habilidade de domínio de sala é isso fazia com que eu ditasse regras autoritárias e criasse um distanciamento com os alunos, depois de algumas críticas da turma que não me dei bem, o 2 ano do ensino médio eu mudei totalmente com eles. Hoje eles pedem pra eu ficar na sala de aula.
Espero que essa escola seja receptiva em relação a isso
Também pode ser um bom caminho pra tentar ver isso.
Os professores de letras da UFPR jamais foram tão bem descritos. HAHAHAHA
Kkkkkkkkkkkkk ele falou de todos, eu acho. Aqui não é diferente.
Sério que vc acha isso? Com exceção de um ou outro, os professores de lá são excelentes - aliás, são exatamente o oposto do que o Pondé falou. E não estou puxando o saco, não (quem me conhece sabe que eu sou mais sincero do que caminhoneiro em boteco de beira de estrada). Só por curiosidade: vc estudou lá? Teve uma experiência ruim?
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊--/--
Eu quero logo me formar professor e dar aula ,estou muito ansioso ! Gosto muito e tenho muito orgulho !! Abraços Professor!
Eu tive muita sorte,porque tive excelentes professores...sou grata a cada um deles que me ensinou algo de produtivo.Como filha de professora digo que o professor de excelência jamais esquecemos deles.O excelente professor marca a vida de um aluno para sempre. Eu me sinto super honrada quando caminho pela cidade e aparece uma pessoa alta e me diz: você é filha da professora fulana sua mãe foi a minha melhor professora não esqueço dela jamais. É tão lindo você ver alguém que formou uma família e conquistou uma boa posição ir visitar a sua mãe professora...somos agraciados por essas pessoas. Esses são os professores extraordinários...marcam vidas!
Como professor eu digo, que, minhas aulas rendem mais quando a turma se interessa pelo tema. Ser um bom professor, é insistir, mesmo com todas as barreiras que temos pela frente.
Concordo plenamente
O problema acontece quando se descobre que muitos já não se interessam por quase nada....😢
1:05 "Vou dar um exemplo banal: Othelo de Shakespeare."
Bem Ponde hahaah
Kkkkkkkkkkk
😂😂😂😂
O que houve?
@@thiagovinicius4186 Porque é uma leitura complexa e o Pondé colocou ela como banal 🤣
O professor ruim, com ou sem slide e livros, dá aula mal. Ou seja, mesmo diante das condições institucionais favoráveis, não oportuniza a transformação do aluno. Transformação esta que já é rara, se considerada a falta de interesse de alunos, familiares e Estado.
A pergunta poderia ser positiva: O que é um bom professor?
Krisnamurti nos diz que deveríamos deixar de entender pela comparação e observar com atenção plena, o que prá maioria de nós é quase impossível, mas existem frestas para tanto, sendo uma delas o silêncio e a escuta.
Um bom professor pode ter qualidades que outro bom professor não tem e vice-versa.
Os defeitos de uma pessoa podem fazer com que ela saiba muito, mas não saiba transmitir ou que saiba pouco e não saiba dizer não sei.
Um bom professor não sente medo de ser superado pelo aluno. Essa é uma das ideias que gostei sobre bons professores e concordo. Existem maus professores que ensinam até que sentem que podem ser superados e nesse caso começam a dar menos acesso a transmissão do conhecimento.
Uma frase que eu gosto sobre isso: "Quando o discípulo está pronto o mestre aparece." Ampliei aqui conceito de professor para mestre, lembrando que se estamos abertos para o saber, até mesmo as pedras podem se tornar nossas mestras.
Se um menino pobre com fome é um desafio para um professor primário, um menino superdotado também poderá ser. Nem um aluno deveria ser desprezado nesse sentido. Um mau professor poderia dizer para o menino pobre com fome e ou com dificuldade: não adianta, você não aprende mesmo e poderia dizer para o menino com inteligência superior: Não sei o que você faz aqui se é sabichão e já sabe tudo. O mau professor pode ficar mais tranquilo com o mediano que concorda com tudo, entende sem perguntas e se não entendeu finge que está entendendo para não pagar mico. Sem falar em respeito mútuo para não abrir demais o leque de possibilidades.
Como professor é o que realmente penso, sinto prazer em ensinar, falar que as estrelas que brilham muitas delas já morreram, e aquilo que vemos é sua luz que ainda não se encerrou em nós.
Tem que ter muita vontade de fazer aquilo que faz. Muito amor e carinho e respeito pela profissão ❤
A quantidade de professores ruins que tive é basicamente 80%, principalmente em colégios públicos, falta de motivação era bem perceptível.
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊
@@mohamedwst também vejo isso, só usam o sindicato pra brigar por dinheiro... um dos maiores culpados pela educação brasileira é o sindicato dos professores...
@@wojitekdolidia é muito fácil jogar a culpa no sindicato ou nos professores, quando se ignora completamente todos os outros sujeitos da educação (alunos, pais, governo, sociedade e etc)
@@Pigmeudetonados creio que ele quis dizer que muitos "professores" pegaram esse caminho por questões financeiras, do tipo "é o que tem para hoje" como o Pondé disse sobre a área fácil
@@Pigmeudetonados simples, basta olhar quais caminhos o sindicato apoia...
roubo de terras, ideologia de gênero, são contra o patriarcado, etc...
me diga, qual dessas medidas ajuda na educação?
quais envolvem valores morais e ética?
tu acha mesmo que o sindicato vai largar a boquinha que rende grana pra lutar por educação?
tudo oq é de ruim pra educação eles apoiam...
Tive um professor no primeiro período da universidade que sempre teve um sorriso na cara e sempre demonstrou ser bonzinho, até chegar em usa primeira prova e quando a turma toda tirou 2, 3 até 4 ele pareceu se sentir melhor. Acho lamentável como alguns professores se contentam mais com manter a imagem de que sua matéria é difícil, provavelmente pra massagear o ego, do que com passar bem a matéria e ver seus alunos evoluindo e se saindo bem na matéria.... Até hoje lamento pela vida que ele leva há 20 anos se contentando mais com ver vários alunos em final do que seguindo o curso, parece mais que ele tente impedir a graduação do que incentivá-la.
As universidades federais estão cheios de raça. É lamentável o prazer do ego ser superior ao prazer de ensinar, e o prazer da turma aprender.
Seria bom que todos os professores estudantes da área de licenciatura vissem este vídeo...
licenciatura não cita pensadores de direita, ah não ser que o professor for muito estudioso e de direita...
Antes de reclamar dos professores, que tipo de aluno/estudante vc é? Não adianta reclamar dos professores se vc é um estudante medíocre e que não se interessa pelo conteúdo, o máximo que tu estará fazendo, caso corresponda a este perfil, é jogando a culpa do seu fracasso acadêmico em outra pessoa! Agora se vc é um estudante esforçado e dedicado tem mais é que cobrar mesmo!
o que você quer dizer com "tem mais é que cobrar mesmo"?
Parabéns pelo seu comentário Pigmeudetonados.👏👏
Fala-se muito da desmotivação dos professores, e pouco dos problemas que levam à essa situação, que se resume em: alunos drogados e mau educados, e desinteresse quase que coletivo dessa mulecada por qualquer assunto que não seja drogas e putaria.
Sou professor de Filosofia, e ao contrário dos meus colegas lacradores, ensino o que é para ser ensinado sem forçá-los a aceitar ideologia alguma. Entretanto, estou ficando doente, com problemas de saúde cedo por conta do estresse que passo, tanto com alunos que não prestam, quanto com a secretaria de educação que só impõem regras e normas que beneficiam essa cambada de alunos preguiçosos, quanto com pais que não participam da educação de seus filhos (e só aparecem na escola pra reclamar de nota baixa, mas não se preocupam em saber o que levou o filho a obter aquela nota). Parem de querer ditar regras pra professores sem antes olharem para onde começa todo o problema da desmotivação: dentro de casa. Ensinem seus filhos a respeitarem os professores, e principalmente a importância de estudar, porque tá foda passar um dia em sala de aula sem passar estresse e tristeza. Tudo isso tá acabando com a minha profissão, pois não há sensação melhor do que dar uma boa aula, onde os alunos participam, e as ideias fluem.
Parem de idealizar a profissão de professor se vocês nunca estiveram na pele de um. A base da educação começa em casa.
Escola particular é pior ainda, pois ela esmaga o professor para não perder o aluno (diga-se mensalidade). E Sim, é uma profissão super idealizada.
@@eduardoolivetto5379 Eu sou professor do ensino publico, ja ouvi historias de ensino privado, que da medo...
Concordo contigo.
O problema dos alunos é acharem que tudo tem que ser diversão, e não é bem por aí. Professor é formado para ensinar sua área, e não divertir os alunos. Antes de tudo, vem o compromisso do aluno com o aprendizado, e parar de achar que tudo tem que ser divertido e alegrador. O conhecimento não é para ser divertido, é para valer nele mesmo, indiferente se o professor é alegre e extrovertido ou se é depressivo. Aliás, quando se é muito inteligente e sábio, você tende a se tornar mais triste, porque começa a perceber que a realidade que lhe cerca não é motivo de felicidade e sorriso, mas sim de tristeza e tédio - basicamente o que Schopenhauer disse sobre o pêndulo que há na existência humana. Perder essa consciência de que tudo precisa ser divertido e reconhecer sua ignorância é alguns dos primeiros passos que você precisa dar para atingir um estado mais elevado da sua consciência crítica. Se for procurar diversão, é preferível ficar em casa.
Enfim alguém disse algo que faça sentido! Hoje ser um bom professor é desafio!
Fazer só por dinheiro acho que é o maior motivo de um professor ruim, assim como em qualquer profissão. É preciso exercer com paixão, por isso nunca me aventurei à dar aulas nem mesmo de conteúdos técnicos, não tenho vocação, tampouco paciência pra passar conhecimento.
@@dudadiii to fazendo o que eu amo, mas tô contando os centavos também kkkkk não tá fácil 🫠
Eu aprendi com o professor de matemática financeira em um curso de MBA da FGV que para ser um bom professor antes de tudo é preciso ser um bom contador de histórias.
Ele tinha razão, a matemática financeira é uma matéria técnica difícil complicada chata e até entediante. E de uma forma brilhante ele conseguiu transmitir o conteúdo e todos os alunos aprenderam.
Ainda lembro de muitos professores que tive durante os 30 anos que passei estudando.
Professor ruim, vomita o conteúdo na cabeça dos alunos.
Professor médio passa o conteúdo explica explica as vezes de forma muito técnica e mesmo assim alguns alunos ainda vão ficar com dúvidas.
Professor bom ele não dá aula Ele conta uma história transmitindo o conteúdo de forma simples subliminar direta e objetiva e todos os alunos são cativados por suas histórias e sempre aprendem o conteúdo.
Isso é baleba de quem defende aquela velha ideia idiota e fantasiosa de que as aulas precisam ser mais atrativas. Estudar e ralar ninguem quer. Ora, estudar é arduo mesmo, é dificil, é sentar a bunda na cadeira e meter bronca. Da onde que alguem, em que planeta, vai aprender matematica (financeira ou qualquer que seja) atraves da contaçao de historias, por mais atrativas e criativas que sejam, sem resolver basatante exercicio, sentando a bunda na cadeira e tendo paciencia?! Ainda mais matematica financeira que é aplicaçao e decoreba de formulas. Isso é uma balela monumental que inventaram e muitos estao caindo nessa.
@@Beunic1 concordo plenamente com você estudar não é fácil principalmente para quem trabalha de dia e estuda à noite.
Mas é inegável que a presença de um bom professor muda drasticamente o aprendizado da sala de aula.
@@ferreiralopesleandro Eu entendo que a presença de um bom professor pode ensejar a dimensao da facilitaçao da aprendizagem, mas jamais a dimensao da determinaçao, Leandro. Essa ultima esta dentro de nos e ninguem ira fazer por nos!
@@Beunic1 sim você tem toda razão foi por esse motivo que eu citei o exemplo de muitos jovens que tem que trabalhar de dia e estudar à noite.
Não é fácil eu sei porque fiz isso desde os 12 anos, e eu ficava muito triste pois a sala de aula começava com 30 40 alunos e no final do ano tinha menos de 20
O que disse tem a ver com encontrar uma maneira de despertar a atenção e o Interesse no aluno. Acho que isso motiva, mas eu não sei se leva ao aprendizado, porque isso depende mais do aluno. Você tem um gatilho, uma inspiração, mas se não fizer o seu papel que é estudar não vai adiantar
Seria maravilhoso se todos os professores assistissem a esse vídeo!
São os famosos engenheiros frustrados que viraram professor de matemática
E os médicos que vão dar aula de biologia em pré vestibular? Medo dessa gente né
@@ladyancap007 Para ser médico e estudar 6 anos tem que gostar, não é qualquer um que chega.
Penso que com a falta de valorização do professor, muitos fazem da docência um "bico", então muitos professores estão na sala de aula como última opção. Professor Ponde tem toda a razão.
Há dois pontos de vista: da pessoa que escolhe ser professor, que precisa conhecer o que é ser professor no Brasil ( isso não é colocado na universidade, pois se desistiria no primeiro semestre), e da sociedade que confunde com cuidador. Infelizmente, muitos vão , hoje, para as escolas para tudo menos estudar .... Peecisa definir o real papel do professor para que a profissão seja valorizada, tanto para quem a escolhe quanto para quem recebe seus serviços! Não é missão, dom, karma... é profissão com suas especificidades que carecem de respeito!
Até que enfim alguém lembrou o.principal: a escola virou cativeiro.. Os pais despejam " o filho ali , muitas vezes, quase selvagem,mal educado , para que a Escola lide com ele. Um inferno!
Eu não esquento mais. Sou dessas professoras que já carregaram até no colo, como se fosse um ídolo do futebol, ganhei presentinhos, declarações de carinho etc, mas também já fui detestada e mal compreendida por muitos alunos . Enfim tive diversas experiências..Mudo todos os dias , métodos, textos e até o programa.
A maioria dos professores não gosta de dar aulas mesmo e hoje em dia, posso dizer que começo a me enquadrar nesse time. Estou cansada dessa confusão e de gente desinteressada, sem paixão pelo conhecimento.
Essa é e sempre foi minha grande paixão. Quase não consigo entender pessoas que não valorizam isso, então tem se tornado um fardo., principalmente porque sou da área de literatura e como a maioria não gosta de ler, já viu, né?!?! Estou fazendo, aos poucos, transição de profissão para a área artística, - ilustração. E , sei lá, já nem me vejo aposentando nisso ...
Mas ainda existem bons momentos....cada vez mais raros. 😢 5:14
Sou professor de Ensino Fundamental e alguns me consideram um bom professor e, apesar de eu não ter as características de um professor ruim que o Pondé apontou, eu me considero um professor ruim, já que quase todos os alunos que eu tenho odeiam a disciplina (e talvez até a mim também por estar ali "atrapalhando" a vida deles). Já exerço minha profissão há 27 anos e a cada ano perco o prazer no que faço porque não estou mais conseguindo despertar interesse na minha área (Matemática). 😢
Aa universidades estão cheias de professores ruins, principalmente na area da saúde. Justamente porque muitos deles por medo ou incompetência no exercicio da sua profissão, não tem experiência alguma na profissão e partem para area acadêmica por comodismo de achar o caminho mais fácil e rentavel na carreira. Como a acadêmia no brasil é fraquissima, não se tem muita exigencia então arrumam um bom "Q I", puxam o saco do orientador de mestrado/doutorado e com sua teses irrelevantes ao mundo, passam no concurso organizado pelos seus "amigos", tornam-se "mestres do saber" sem saber porcaria nenhuma e dentro da bolha universitaria ali se instalam dando suas aulinhas ctrl+C ctrl+V e o resultado é esse brasil que a gente ve por ai!
Não generalizando é claro, pois existem professores excepcionais... Mas uma boa parte deles estão nessas condicões que eu opinei e para mim são esses os exemplos de pessimos professores.
Minha experiência é um pouco diferente, os piores professores que tive na universidade (exatas/computação) sabiam bastante, mas estavam ali com o objetivo de fazer pesquisas. Só davam aula pq para poder pesquisar tinha que "ser" professores.
A area de saúde e as disc tecnicas dao uma desgraça. O prof vomita o conteúdo sem contextualizar nada. To vivendo isso numa 2a graduação. Que os centros de educação tenham piedade deles!!!
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊 •
@Jcoliver coliver caro colega. Tambem estudei em universidade federal e em universidade particular na area da saúde. Como eu disse no comentario, nao generalizei, pois existem professores excepcionais, com vasta experiencia pratica e são execelente profissionais. Mas existem sim pessimos professores nas universidades que desempenham pessimamente seu papel como professor e pesquisador, muitas vezes dando aulas crtl+c crtl+v ministrando conteúdos que não tem a menor experiencia pratica nem teorica, muitas vezes se intitulam pesquisadores e nem publicação como primeiro autor possui. Nas universidades particulares é pior ainda, pois além de não ter a exigencia de professores com doutorado, ja vi casos pessoas com especialização ead na area dando aula em pos graduação... Entao colega, procure se informar melhor porque essa realidade existe e nao se iluda com a bolha da universidade pública porque existem sim tambem pessimos profissionais com títulos inespressivos e irrelevantes nesses espaços.
Só um questionamento: os professores de antigamente q eram bons ou os estudantes de hoje q são ruins?(disciplina, respeito, comprometimento...)
O único professor ruim é aquele que é mau; que quer destruir o aluno ao invés de testá-lo.
A minha professora de matemática é assim
Só que ela quer testar minha paciência e quer me destruir
Meu professor de matemática do EJA que estudo é assim.Um nojento odeio ele Destrói minha cabeça e meu psicológico na frente dos colegas mesmo sendo poucos ele me detona preguiçoso desgraçado.
Descreveu meu professor de matemática da EJA . Horrível lidar com ele e com mais 3 que agem assim na escola pública onde estudo .
Pressão psicológica é horrível.
O problema é que a nossa sociedade aceita ter um professor ruim. Inclusive o próprio professor. Uma pessoa responsável mesmo não gostando de ler ou estudar ao se tornar um professor vai estudar para ser um professor no mínimo responsável.
Um professor que se deixa dominar e não se deixa tampouco aprender.
Todos os dias me pergunto se realmente sou um docente ruim,somente gratidão Pondé.
sou professor e já havia chegado às mesmas conclusões que você; concordo totalmente com o que você disse.
pretendo(quero) ser professor, abri esse vídeo com a mão no coração
Acredito que a característica essencial de um bom professor é entender que o aluno está tendo seu primeiro contato com determianado assunto, isto é, que muitas conceitos "óbvios" e intuitivos para o professor não são assim na mente do aluno. O professor precisa partir dum consenso e fazer com que o aluno tenha as sacadas necessárias pra aprender. O mais importante pra mim, como estudante de física e matemática, é passar a essência do conteúdo pro aluno, isto é, fazer com que o aluno tenha uma visão intuitiva sobre o que aprende, tirando ele duma posição passiva de apenas aceitar o que está sendo-lhe passado, para uma posição ativa de enfrentar certo problema e sentir-lo da mesma forma que os pensadores dos livros sentiram.
Sempre amei ler, desde bem pequena, só fiz até o magistério por falta de condições, tenho 64 anos, mas ler e ensinar e meu maior prazer, fui professora de escola dominical, amava ver a expressão das pessoas, qdo falava da história dos hebreus, e tudo que vai se tecendo junto a bíblia. Ser professor se compara a um sacerdócio, no meu ver, RS.... parabéns pra quem ama o ser humano e ama ensinar o "pouco" que sabe.....
Os professores de odontologia da UFPI estão perfeitamente descritos nesse vídeo!! Parabéns Pondé
Muito bom pondé .... ou seja é mais que uma mera profissão é uma vocação..
Obrigado pela clareza e organização das ideias na sua argumentação, Pondé. Muito da maneira como você esclarece as ideias nos vídeos têm me ajudado bastante. Lido com professores o tempo todo apesar de estar na área administrativa, e o que é dito é bem o que consigo captar como retrato da realidade.
Minha tia era professora no ensino médio estadual. Ela basicamente deu a mesma aula por mais de 30 anos, o livro tinha as respostas e então qualquer um que soubesse ler conseguiria dar a aula.
Entramos no ensino fundamental achando que professor um ser humano irrefutável, perfeito, dotado de sabedoria.
Eu quero ser professora
@@claramaier6847, eu acho uma profissão linda, chique e sábia.
@@PabloCamper 😀 que bom
Eu estudo demais e gosto de estudar, mas acho que me enquadro nessa última parte de não gostar de dar aula a adolescentes e crianças.
Professores ruins são aqueles preguiçosos, que estão lá só pelo salário, de vez em quando deparamos com alguns assim, na rede pública principalmente.
Seja pq a docência é a única opção no momento.
Quem faz o que gosta, faz melhor que os outros.
Interessante. Você descreveu, no pior aspecto, 96% da minha turma de pedagogia e 80% da minha turma de letras. Não há talento; não gostam de ensinar; só pensam no salário (O que é um absurdo); não gostam de estudar. Aí chegam atrasados, têm preguiça, não evoluem, não melhoram e matam mentes e destroem futuras gerações.
Perfeito xara.
Assino em baixo, não que está questão está errado da parte deles, porém a docência vai além disso !
Aquele que não gosta do que faz, que não tem compromisso com a docência e nem desejo de conhecer.
Excelente reflexão!!!!!!!!! É o que eu sempre digo: o magistério, atualmente, é opção de quem não tem opção porque não quer se dar ao trabalho de estudar. O nível de qualidade cai vertiginosamente. Uma verdadeira tragédia.
Ah professor, bem isso. Não q eu tenha q concordar pra dizer q valido o q vc disse, mas comento quando me identifico exatamente com tudo o q vc disse...pérolas pros meus ouvidos. Gratidão pelos 5 min preciosos.
Professor Pondé.. percebi uma tendência a uma visão platônica da profissão...kkk.. tb largar medicina pela filosofia DEVE SER AMOR pelo ensino.
Sou professor, e a cada dia que passa deixo de idealizar tanto pra aceitar que é só mais uma profissão; mas não como outra qualquer.. kkk
Nosso pior professor na faculdade foi, em verdade, nosso melhor professor!
Nós 5 minutos iniciais, se apresentou e disse:
"Daqui há alguns meses vocês serão meus concorrentes. Então porque eu deveria passar o meu conhecimento? Para vocês tirarem o meu trabalho?
Se virem, eu não direi nada.
O projeto é uma creche. Entrega em...."
Tivemos que ir atrás da Lei que regulamenta as creches, materiais, e por aí em diante.
Foi o único que nos deu o maior conhecimento. O melhor!
Que bosta de professor, na verdade ele nalem exerceu a função de
@@Lucas-SoJesusSalva Ele me ensinou tudo! A ir atrás e apreender por si! Pra mim professor deve me ensinar a aprender por mim mesma. Estamos mal acostumados a receber tudo pronto que acabamos por não ter proficiência!
isso n é ser professor...
ele só falou: se vira, quero isso e aquilo se n reprovo vcs...
o aluno ja deveria ter obrigação de reconhecer que o livro é a melhor fonte de conhecimento que ele pode ter... n precisa passar por isso pra compreender...
@@wojitekdolidia Eu insisto: ele me ensinou tudo o que eu precisava. Hoje sei do zero onde e como achar o necessário pra se executar um projeto. E olha que não havia Google naquela época!!! Não falar nada pode ser falar tudo. Para cada item necessário pra executarmos a tarefa ele dizia: "ótimo! Quê mais?" E prosseguiamos a descobrir....
Foi meu melhor professor pois me ensinou o caminho das pedras de minha profissão!
Detalhes, minúcias, leis, etc.... A buscar a proficiência! Sim foi o melhor!
Eu tenho um canal onde abordo, filosofia, teologia, política, história e resumo os grandes clássicos da literatura. Se inscreve lá! Obrigado😊 ---
Isso descreve 95% dos professores que já conheci.
Eu tive um professor de geografia que não trazia nem piloto pra pintar o quadro, ele pegava o livro de qualquer pessoa da sala ,olhava o título do assunto e começava a aula , de longe o melhor professor que eu tive.
Pondé faça um vídeo sobre: O que é um aluno bom?
Gosto muito do seu canal. Obrigada por fazê-lo.
Análise que não leva a nada, baseada em superficialismos de caráter meramente pessoal. Não existe a necessidade de um professor "bom" para APRENDER! O aprendizado é individual, auto-responsavel. Esses filósofos deveriam fazer um vídeo sobre "A auto-responsabilidade de APRENDER". Mas não, ficamos sempre nessas análises a partir do "OUTRO", no caso, o professor que é "ruim".
Milhares de likes a esse vídeo. Perfeita a observação!
Excelente reflexão, professor.
Obrigado, Pondé!
Um professor ruim é antes disso um ser humano ruim, não que todo ser humano bom seja um bom professor, mas certamente um ser humano ruim não pode oferecer nada além de conteúdo pros alunos.
Uau! (sem palavras pela análise)
Professor ruim, é aquele que vive usando jargões e contando seus feitos, e acredita ser um ser superior porque tem mais papel pendurado na parede do que você, é alguém que se olha no espelho e sente muito orgulho de si mesmo, mas não tem sabedoria para gerar em seus próprios alunos 1/25 dessa admiração.
Vindo da faculdade federal, normalmente o professor ruim é aquele que somente quer ser um pesquisador, mas a faculdade acaba obrigando ele a dar aulas.
A falta de comprometimento, isso em qualquer profissão.
Já tive professores bons que gostava de ler e a aula era bem rica de conteúdos, como também já tive professores ruins que parecia que tava desgostoso da vida e da profissão.
Estamos cercados de profissionais ruins em todas as áreas. Professores, vendedores, motoristas, prestadores de serviços, advogados... Todas as áreas têm sua parcela de incompetentes, não é exclusividade de uma categoria.
Na área de exatas tbm tem muitos professores que não gostam de estudar.
Pondé, sou professora e sinceramente me dói muito ouvir de colegas que só estão em sala de aula dando aula pq não gostam de chefes, cobranças, e pq esvola é espaço de passagem... vixi.
Pena.
A área da educação é singular e ao mesmo tempo densa, chria de meandros... e deve ser levada muito a sério porque formamos cidadãos para o presente, para o mundo.
Pena... pena mesmo.
n poderia concordar mais, minha base em física nem existiria se dependesse do ensino disponibilizado no meu ensino médio
Isso pq a sua base, seja em qualquer area do conhecimento humano, JAMAIS deveria se limitar ao que é visto na escola ou na faculdade, sendo responsabilidade sua aprimorar seus conhecimentos. So o estudante brasileiro tem essa ideia atrasada de que a escolarizaçao ou ensino superior devem bastar.
@@Beunic1 exatamente por isso eu digitei no comentário que: "nem existiria se dependesse do ensino...". Isso n quer dizer q n exista, pelo contrário, minhas notas na faculdade e no ENEM dizem o contrário(resultado em grande parte do próprio esforço). Creio, que seja você que tenha base escolar fraca, por n conseguir interpretar uma simples frase da língua portuguesa. Com todo respeito :)
O aluno brasileiro acredita no direito de estudar e não no dever de educar-se.
@@jvselis se vc defende que o "ensino formal" serve para nos(e n nós) dar uma visão geral das(e n da) disciplinas, deveria saber que as médias gerais de educação brasileiras, n se definem pela visão geral de uma disciplina, mas sim pela grade educacional nacional. O problema, são os professores que não podem ou não conseguem aplicar determinada grade, seriam esses os maus professores, que n conseguem desempenhar o papel definido. Não sei se vc é professor(a) mas dizer q educação é autodidata no brasil é mentira, ao menos até o ensino superior. Pois de acordo com a constituição declarada em vigor o jovem brasileiro tem direito de estudar igualmente o ensino fundamental e médio, além de ter direito aos méritos de determinadas leis que provém acesso ao ensino superior. Dizer que a educação(ensino) é autodidata, significa problematizar o aluno com intuito ao meu ver, de livrar o problema das costas de um professor que não desempenha seu papel adequadamente(este seria o foco do vídeo, portanto n fuja do contexto). No caso de uma educação autodidata n haveria necessidade sequer de uma instituição de ensino como a escola, que de acordo com o estado assume papel de preparar os estudantes para sua futura carreira, seja qual for.
@@jvselis "O aluno brasileiro acredita no direito de estudar e não no dever de educar-se." Traduziu perfeitamente! Me permita roubar essa sua frase kkkk
Perfeita essa fala !
Professor ruim é aquele que só entra em sala para dar sermões e nada de matéria. Ou ficar reclamando da vida
Na minha visão o professor tem que ser mais um mentor do que qualquer outra coisa hoje. O conhecimento tá todo na internet. Todo mundo tem acesso. Os professores deveriam recomendar livros, sites, filmes ,videos, recursos tecnólogicos etc. Ensinar o aluno a pensar e dar os caminhos pra adquirir o conhecimento e dar dicas
Outro ponto que faltou é o tipo de professor que não promove o debate real dentro de sala, apenas permite falar aqueles que reafirmam as mesmas ideias, enquanto censura os discordantes. No caso, um professor que difunde o conteúdo que quer baseado na autoridade.
E o contrário? O que é um professor muito bom
É AQUELE QUE FAZ O SIMPLES DA SUA AULA E PRONTO .SEM DOUTRINA DE GÊNERO OU IDEOLOGIAS. UM EXEMPLO PROFESSOR (FALECIDO) RUBENS ALVES.
Os livros são minhas companhias intelectuais.
Já tive uma professora na universidade que não gostava de pessoas de mais idade , como eu, preferia os mais jovens. Não suportei cancelei a disciplina. Fala sério. O pior é q essa pessoa era bem mais velha q eu.ptuz. fiquei sem entender. Não quiz entrar em atrito pq o marisco sempre se ferra, PP nas avaliações, como era uma disciplina optativa, larguei. Boa sorte pra ela.
Quem assistiu " A sociedade dos poetas mortos "
?
Ali é um excelente professor.
Robbie Williams ...#RIP
Como você disse professor, ler para apreender novas perspectivas, compreender contextos, que fazem parte da complexidade do mundo social e suas relações, mais isso é para qq área, seria o equivalente a amadurecer, e se ver como alguém que está ali para compreender e contribuir. Inclusive receber contribuições tbm,
Toda construção social é humana(s), penso eu.
Vou tatuar todas as falas desse vídeo.
Sou estudante de Arquitetura e noto que os melhores professores são de fato os realizados como profissionais técnicos que são, e a docência torna-se uma realização, não uma falta de opção
Excelente, como sempre!!!
Muito boa sua colocação!
O professores são os primeiros adultos que as crianças conhecem fora do círculo familiar, eu tive excelentes professores na escola pública, graças a Deus, hoje curso um curso de licenciatura, minha mãe tinha esse sonho, no entanto ela nunca teve formação mas garanto, professor ruim é aquele que tá ali por dinheiro apenas, e eu fui aluno de alguns que eram assim, foram os piores, umas aulas sem vida, sem dinâmicas, era tempo jogado fora, por isso eu andava sempre com meu paradidático lendo nas aulas que eles usavam como palco para conversar lorota. como algo fácil de conseguir, principalmente na escola pública. Daí a educação ruim no Brasil. Os governos deveriam investir mais
Acho que é só vc gostar doq vc ensina. É como assistir um filme muito bom e vc sai dizendo pra todo mundo que temq assistir também. Quando é um assunto acadêmico deve ser a mesma coisa.
Professor ruim é o meu da quinta séria .Até hoje estudo o tratado de Tordesilhas
Kkkkkk