Boa noite professor, tive um dúvida. O nível de curto circuito considerado para o cálculo é o valor no extremo do circuito (ponto mais longe) ou o valor cálculo no quadro de onde sai o circuito (onde está localizado o dispositivo de segurança e maior nível de curto)?
Higor, sendo o mais conservador possível, você considera o nível de curto-circuito no quadro de distribuição onde o disjuntor será instalado. Contudo, a maior probabilidade é que o curto-circuito ocorra no primeiro ponto de carga, ou seja, a primeira tomada de corrente ou o primeiro ponto de luz. Há uma tabela de Determinação da corrente de curto-circuito presumidada revista Eletricidade Moderna que pode lhe auxiliar (www.coisarada.net/assets/uploads/d5cc3-guia_em_da_nbr_5410.pdf).
Muito boa a aula! Informações bem objetivas!
Boa noite professor, tive um dúvida.
O nível de curto circuito considerado para o cálculo é o valor no extremo do circuito (ponto mais longe) ou o valor cálculo no quadro de onde sai o circuito (onde está localizado o dispositivo de segurança e maior nível de curto)?
Higor, sendo o mais conservador possível, você considera o nível de curto-circuito no quadro de distribuição onde o disjuntor será instalado. Contudo, a maior probabilidade é que o curto-circuito ocorra no primeiro ponto de carga, ou seja, a primeira tomada de corrente ou o primeiro ponto de luz. Há uma tabela de Determinação da corrente de curto-circuito
presumidada revista Eletricidade Moderna que pode lhe auxiliar (www.coisarada.net/assets/uploads/d5cc3-guia_em_da_nbr_5410.pdf).