Sobre pertencimento: a primeira versão de A Pequena Sereia foi escrita pelo Hans Christian Andersen entre uma das paixões avassaladoras que ele teve na vida. O bichinho era bissexual e teve um histórico tenso com ficar obcecado por homens e mulheres que nunca correspondiam de volta, inclusive escreveu contos baseados na paixão dele por um duque dinamarquês que só mandou uma carta escrito "pô eu meio que curto mulher, mas brigado kkkk" e ficou nisso mesmo Vale lembrar que as outras duas histórias mais famosas dele foram "O Patinho Feio" e "A Rainha de Gelo" [que foi adaptado pra FRÔUZI, mas no original fala mais sobre a solidão da rainha], que tbm são sobre se sentir excluido e sobre ser a gay emocionada do rolê
Eu que peço desculpas. Eu acabei de fazer uma pesquisa e vi que o nome é, de fato, considerado neutro. Eu achava que era um nome masculino e o nome o era, no princípio. Hoje em dia, em países de língua inglesa, é considerado um nome unisex.
Ora, sempre pensei isso sobre Ariel, sempre achei raso quem critica ela como antifeminista. Eu inclusive acho "part of your world" a musica mais empoderada entre as princesas dessa época. Ela presa naquele mundinho que não faz sentido para ela, questionando as coisas e sendo criticada e diminuída, procurando um lugar que ela possa se expressar livremente. Betcha on land They understand Bet they don't reprimand their daughters Bright young women Sick o' swimmin' Ready to stand
Eu tbm tinha esse pensamento "Sexista" sobre a Ariel por não mostra empoderamento feminino (e tbm com ajuda de influências de algumas pessoas eu acreditei nisso). Mais depois de ver o filme e deixa minha mente aberta e ouvir outras opiniões diferentes sobre o assunto eu andei com o pé atrás sobre esse assunto,e percebi que Ariel mostra muito uma mensagem de liberdade feminina além de passar uma "mensagem trans" . O filme pode ter Alguns "defeitos" mais se o estúdio divesse se aprofundado nessa mensagem que o filme da Ariel mostra ao invés do romance dela com o príncipe ficaria 100% perfeito!! Tomara que no Lavi Actio eles se aprofundam nisso, sobre pertencimento e aceitação e relação família.
Gostei muito, estava de saco cheio de ninguém parar pra dizer que na real a Ariel já queria ser humana ANTES do Eric. Pra quem não se lembra do filme, vale ressaltar que a primeira coisa que ela faz quando vai passear pela cidade com o Eric é prestar atenção em tudo que tem a sua volta, ainda mais um momento pra mostrar que o desejo de estar naquele mundo era tão grande.
Orinha eu estou CANSADA de concordar com vc sabe??? É difícil para nós, os Orafans Mas falando sério, obrigada por isso! A Pequena Sereia é um filme que mexe muito comigo por N motivos, mas foi especificamente por amar esse filme (e a Bela Adormecida) que eu comecei a desenhar, e depois, por me identificar com a Ariel no sentido do não-pertencimento, que vc expôs tão bem aqui. Eu consegui ir atrás de virar ilustradora, que ia completamente contra tudo o que todo mundo acreditava pra mim (eu tinha emprego, relacionamento, estabilidade, tudo) mas chegou num ponto onde eu não me via mais lá. E aí eu resolvi que ia atrás do que eu queria. Mas me pega muito forte isso do "ir atrás do seu sonho", que não é a temática só da Pequena Sereia e sim a de mtos filmes da Disney, apesar de eu entender essa coisa do "não é feminista o suficiente". Mas pra mim, desde cedo, ficou muito mais marcada a força que ela teve pra abandonar tudo do que o romance, o meio mais forte que o fim. E essa coisa do pai, nossa, é isso. Obrigada por mais essa perspectiva e tô rezando pra que esse vídeo chegue à cabeça criogenizada de Walt Disney pra que ele te contrate como roteirista do novo filme live action. Oremos.
menina, Ariel era minha princesa preferida da infância, e lembro de ver essa discussão ah mas pq a Ariel não sei o que ela não é FEMINISTA e ficar muito triste tipo... será se não sou feminista o suficiente?.. aí fui parar pra ver o filme de novo e fiquei completamente: cara ela SEMPRE quis ser humana vcs ignoraram completamente esse fato, cês são boba? o Erick foi só a desculpa pra ela ter coragem pra ir lá e fazer isso de fato (inclusive no meu imaginário de hj ela se divorciaria dele pois ela gostava mais do que ele representava - um homem humano apaixonado por ela - do que dele em si).
@@ricardobauler2276 no filme ela passa muito uma mensagem sobre pessoas trans,eu conheço uma colega trans que gosta muito da Ariel por "passar essa mensagem" que ela se indentifica. Além que até o nome "Ariel" é um nome neutro e significa "Leão de Deus" e tenho um amigo (homem) que se chama Ariel.
@@stefanyalveslaurindo894 Sim, é uma interpretação possível. Pesquise sobre a vida do autor. Hans Christian Andersen. Era bissexual. Apesar de não ser trans, a representação da sereia foi uma forma como ele conseguiu lidar com a sexualidade dele em uma época em que não havia informação a respeito. Ele pensava que, por sentir atração por um homem (o rapaz que inspirou o príncipe) isso significava que tinha a natureza feminina. "Uma donzela da Calábria" foi o termo que Andersen usou em cartas. (Fontes: Hans Christian Andersen A New Life por Jens Andersen. PS: infelizmente esse livro não veio para o Brasil. Li em inglês lá fora) Sobre o nome, sim, Ariel é um nome unissex , de origem hebraica (leão de D'us). Porém o nome foi escolha da Disney para a versão de 1989, no conto não havia nome. Nos EUA esse nome é mais associado ao feminino.
Devo admitir que só vi A pequena sereia uma vez quando pequena e me revoltei por um simples detalhe, fiquei p* da vida pq ela aceitou dar a voz kskskksks. A versão que tive mais contato foi o 2 que fala sobre a filha dela e toda a questão da menina ser uma mestiça, porém que ñ sabe sobre a origem da mãe (o que tbm abre mt o debate pra questão racial do mestiço e onde esse se encaixa entre os mundos de seus pais)
Exato! Esse negócio de dizer que as princesas só tinham motivação por príncipes, é ver de forma superficial as relações. A mesma coisa acontece com a Jasmine e o pai... só que tiraram completamente essa relação deles e só colocaram uma música lactação MAS QUE NAO MUDA EM NADA A HISTORIA. Ainda tiraram aquela pegada bem "viada" do gênio e o tornaram um hetero top.
4 ปีที่แล้ว +85
Imagina acordar todo dia com essa inteligência de Gabriela Prioli e muita consciência de classe
Acho que a coisa mais injusta desse filme é o Tritão falar "enquanto vocÊ viver no meu Oceano vai seguir minhas regras" Porque tipo, se seus pais falam isso, tu sabe que um dia tu vai morar em outra casa e viver sob suas próprias regras... Mas a Ariel VAI PRA ONDE MDS??????? Onde ela for, é o Oceano do Pai... A não ser que ela vire humana....
No segundo filme (aquele que ela tem uma filha, Melody), a vontade da filha em ir pro mar, ao contrário da mãe que queria ir pra terra, é puramente por querer conhecer o desconhecido e proibido. E um complexo de Eléctra.
Acho que preciso rever a pequena sereia, e discutir sobre isso na terapia... eu sempre só pensava na vontade dela de explorar o mundo distante dos humanos, mas a sensação de não pertencimento realmente se sobressai... e acho que eu não curto muito ela, pq talvez seja uma história mais próxima da minha do que eu pensava... só que não teve príncipe e nem bruxa-polvo
Nossa, eu sempre relacionava a ariel saindo do oceano só pra ficar com o eric, achava mt burra ter largado tudo pra ficar com homem. Agora eu percebi uma outra camada dessa história
Amo quando você cita Buffy nos vídeos, já que Buffy é a série da minha vida, e já que você não citou, eu falo aqui kkkkk. Na segunda temporada de Buffy, a mãe dela descobre sobre ela ser uma caçadora, e a princípio não entende enão aceita a filha, e como a protagonista estava em um momento muito difícil, ela foge de casa. Tudo bem que a própria Buffy não aceita a natureza como Caçadora ao decorrer da série inteira, isso para mim sempre foi um dos pontos mais importantes e de maior destaque da série. Ainda sonho com um mundo onde mais pessoas irão conhecer Buffy
@@OraThiago uma coisa que me chama muita a atenção na série é o relacionamento dele com o Spike, em como esse relacionamento é abusivo e violento por ambas as partes. Acho ele bem profundo e interessante, shippo com a mão na consciência.
@@conscienciatrevosa659 me lembro quando assistia na época e amava a série e achava mega boba (por causa dos alívios cômicos). Depois fui rever e eu lembrava de tudo, mas nunca tinha parado pra notar o quanto os temas eram trabalhados de forma bastante profunda, sabe? Nada era só estereótipo, tinha bastante nuances em todos os personagens. Acho que no fundo me identificava com os temas.
Meu querido, também sou do Recife e esse é meu filme preferido da infância (junto com Anastasia da FOX), e com sua análise consegui entender o porquê. Tenho a sensação de não pertencimento desde que criei consciência. Já viajei o mundo procurando meu lugar - e apesar de estar de volta no Recife, continuo planejando na minha cabeça qual será o meu destino final. Parabéns pelo vídeo ❤
Nossa sim! Dese pequena eu gosto muito dessa história e, de fato, nunca foi sobre amor ou sobre o príncipe! Eu sempre me identifiquei com a personagem por esse sentimento de não-pertencimento (que eu não tinha conseguido colocar em palavras ainda, então obrigada) e relações "conflituosas" com figuras paternas.
A Pequena Sereia e a Bela e a Fera formaram meu caráter. Nasci e cresci em uma cidade de praia, então queria muito “sair do mar” e ir para uma cidade com muita gente, estudos e livros (tipo a Bela). Assim como Ariel e Bela, não sentia que pertencia aquele lugar e sonhava em ir embora. (E de fato fui…) Pra mim foi sempre muito mais marcante a cena da canção “Parte do seu mundo”, onde ela descreve todo o seu desejo e entusiasmo de viver em outro mundo. Nunca dei muita importância para o Éric, o que ressoava em mim era essa letra maravilhosa: “Eu quero saber o que sabem lá Fazer perguntas e ouvir respostas O que é o fogo? O que é queimar? Lá eu vou, ver Quero saber, quero morar Naquele mundo cheio de ar Quero viver, não quero ser Mais deste mar”
Tantas formas de contar a história da Pequena Sereia com um enfoque melhor, mas eu aposto que a Disney vai fazer exatamente igual só para "não estragar a infância das pessoas"
Esse vídeo fez eu me inscrever de fato no canal, porque eu defendo a história da Ariel com unhas e dentes (por que será?). Brincadeiras a parte eu sempre entendi a história da mesma forma que você, mas foi muito legal ter alguém que colocou meus pensamentos em ordem de uma forma que faça sentido
adorei o video orinha! conteúdo sempre de qualidade minha parte preferida foi você sentada na beira de uma piscina usando uma cauda de sereia e cantando Part of Your World... achei muito belo e simbólico... não nego que me emocionei!! bjs boa semana
Queria comentar do Cascão no vídeo sobre Pequena sereia, ahahhahaha O Cascão sempre entendi como o representante de todas as crianças que não gostam de tomar banho. Mas quando você vai lendo mais histórias ele tem realmente um MEDO de água, não é só a questão de tomar banho. E em alguns episódios animados, até nos quadrinhos ele tem uma vontade de querer ser limpo tals. Acho que em "Turma da Mônica Lições" mostra muito sutilmente esse desejo dele. Mas é legal que todo mundo entende, acho ruim quando forçam ele a tomar banho
sempre quando vai chegando no finalzinho do vídeo eu começo a balançar a cabeça incrédulo com as amarras que você faz com seus pensamentos... mais um vídeo perfeito, e tá super kinda serving!!!!
Amei o vídeo! Pergunta, você já viu o vídeo do The Take (antigo Screen Prism) sobre A Pequena Sereia e a história das Sereias no cinema??? É muito bom, os argumentos da moça dialogam muito com os seus. Conheci seu canal agora com esse vídeo, já vou me inscrever pra acompanhar
amei as suas reflexões e comentários orinha. Esses últimos dias eu tenho consumido muito conteúdo sobre princesas, contos de fadas (e suas diferentes versões) e tô achando cada vez mais importante a gente discutir sobre essas histórias, sobre como devemos interpretá-las, pq elas acabam tendo muita relevância no nosso dia a dia (principalmente pq elas entram na nossa vida qnd ainda somos crianças)
E com esse vídeo perfeito eu termino meu dia quase chorando pensando na relação de amor e ódio que sempre tive com meu pai - a ponto de sair de casa na inimizade - e perceber como faz mais sentido que essa tenha sido minha princesa favorita desde que me entendo por gente 🥲
Amei essa analise pq eu conhecia a história original e tinha toda uma pegada existencial, aí toda vez q pensava no filme a Ariel me parecia só mimada q no final consegue o que quer. Mas olhando por essa sua análise a coisa fica bem mais interessante. Ovrigado por compartilhar a sua visão
Nós primeiros minutos eu tava tão puto por vc falar mal dela rs ( minha predileta de todas). Mas fui me acalmando ao longo do vídeo... Me ganhou quando falou sobre o não pertencimento.
Eu temo muito isso que você falou da adaptação, se vai agregar a questão da raça, se vai ter arrojo, pra mim pareceu muito que isso foi uma "boa" publicidade de inclusão que a Disney quer passar pra vender o filme, acho que se a ideia é representatividade poderiam criar uma nova princesa negra com uma história mais atual sabe
esperando a disney divulgar esse vídeo pra promover o filme que vai sair da pequena sereia e já adianto o pedido que vou adorar um vídeo sobre ele quando lançar
thiago, faz um vídeo pra falar do up, altas aventuras, aquarius e a caverna do saramago (sei que vc não entra mto na literatura, mas esse vale a pena). temos que tomar os meios de construção!!!!
Descobri seu canal tem 2 dias e vi todos os vídeos de uma vez só. Kkkkkkk Que coisa fenomenal! Você é extremamente inteligente e engraçado, estou fascinada. E não sei porque, mas seu tom de voz é sensacional. Eu só consigo pensar que daria meu reino por podcasts seus sobre qualquer coisa. Kkkkk A vantagem é que seria mais rápido de produzir conteúdo, porque fazer seus vídeos deve dar um trabalhão.
Tive essa mesma brisa do não pertencimento nos filmes da disney recentemente. São muitos protagonistas que não se sentem reconhecidos onde estão e precisam sair para se encontrar, tipo hercules, moana, elsa, ariel, bela, enfim!! Acho que faz parte também da trajetória clássica do herói mas ao mesmo tempo esse elemento é muito forte nos filmes.
Oii thiago, só passando pra dizer que o segundo filme da pequena sereia (que é com a filha da ariel), aborda mais essa ótica de "não pertencimento". Vejo o segundo filme como uma busca por tudo que disse no vídeo :) bjssss
Eu amo a Ariel, ela eh uma das minhas princesas favoritas. Fico muito revoltado como distorceram a história dela nos últimos anos, como se tudo que ela fizesse se resumisse ao eric. As pessoas esquecem que ela sempre foi fascinada pelo mundo dos humanos antes mesmo de conhecer o Eric, e como o pai dela era toxico, abusivo e controlador.
Estou revendo esse vídeo após assistir a versão live action de A Pequena Sereia no cinema e nossa... Os realizadores foram pachorrentos e não trouxeram qualquer frescor relevante no roteiro. Até o diálogo é idêntico ao desenho de 1989, que preguiça! O ponto + foi pela atriz que é competente e entrega uma excelente e carismática Ariel, mas é só isso.
Eu voto para q este canal deixe de ser uma desculpa pra vc falar de homem aranha pra virar uma desculpa pra vc falar sobre turma da Mônica
E não obstante turma da monica jovem pois tbm é ótimo
e a novela Quatro por Quatro
Sobre pertencimento: a primeira versão de A Pequena Sereia foi escrita pelo Hans Christian Andersen entre uma das paixões avassaladoras que ele teve na vida. O bichinho era bissexual e teve um histórico tenso com ficar obcecado por homens e mulheres que nunca correspondiam de volta, inclusive escreveu contos baseados na paixão dele por um duque dinamarquês que só mandou uma carta escrito "pô eu meio que curto mulher, mas brigado kkkk" e ficou nisso mesmo
Vale lembrar que as outras duas histórias mais famosas dele foram "O Patinho Feio" e "A Rainha de Gelo" [que foi adaptado pra FRÔUZI, mas no original fala mais sobre a solidão da rainha], que tbm são sobre se sentir excluido e sobre ser a gay emocionada do rolê
Ai a versão dele da história é tão linda
Sabe por que ela termina sozinha em um castelo de gelo? Porque é lésbica!
@@TheRosigirl kkkkkk essa referência é fods
@@trendorina eu não posso escutar boneca frouzi
A solidão do homem bi emocionado
agora refletindo horrores na solidão da criança fedida e suas nuances
🤣🤣🤣🤣🤣
São os filhos do Ashton Kutcher
Thiago: a
Eu: meu deus, é vdd. Como ele é inteligente e foda.
Claramente eu em cada vídeo!
Eu
acho super possível relacionar o não-pertencimento da Ariel com a transgeneridade, inclusive o nome Ariel é um nome de gênero neutro
Ariel não é um nome de gênero neutro.
Eu que peço desculpas. Eu acabei de fazer uma pesquisa e vi que o nome é, de fato, considerado neutro.
Eu achava que era um nome masculino e o nome o era, no princípio. Hoje em dia, em países de língua inglesa, é considerado um nome unisex.
Hahaha pensei nisso no começo do vídeo.
@@filipefmsilva o nome 'Ariel' só passou a ser unisex depois que a Disney o escolheu para essa princesa. Mas em Portugal o nome ainda é só masculino.
É um nome hebraico (Leão de Deus)....
"ariel quase mata uma radfem *jk rowling*" eu tive q pausar pra rir
Tive que perguntar para o Google o q era uma radfem 😦 e minha amiga jogou na minha cara q eu já deveria saber o que é 🤦🏼♀️
@@thiaramedeiros4153 tá tudo bem amor KFKFKFJFJFJ
Ora, sempre pensei isso sobre Ariel, sempre achei raso quem critica ela como antifeminista. Eu inclusive acho "part of your world" a musica mais empoderada entre as princesas dessa época. Ela presa naquele mundinho que não faz sentido para ela, questionando as coisas e sendo criticada e diminuída, procurando um lugar que ela possa se expressar livremente.
Betcha on land
They understand
Bet they don't reprimand their daughters
Bright young women
Sick o' swimmin'
Ready to stand
Eu tbm tinha esse pensamento "Sexista" sobre a Ariel por não mostra empoderamento feminino (e tbm com ajuda de influências de algumas pessoas eu acreditei nisso).
Mais depois de ver o filme e deixa minha mente aberta e ouvir outras opiniões diferentes sobre o assunto eu andei com o pé atrás sobre esse assunto,e percebi que Ariel mostra muito uma mensagem de liberdade feminina além de passar uma "mensagem trans" .
O filme pode ter Alguns "defeitos" mais se o estúdio divesse se aprofundado nessa mensagem que o filme da Ariel mostra ao invés do romance dela com o príncipe ficaria 100% perfeito!!
Tomara que no Lavi Actio eles se aprofundam nisso, sobre pertencimento e aceitação e relação família.
Gostei muito, estava de saco cheio de ninguém parar pra dizer que na real a Ariel já queria ser humana ANTES do Eric. Pra quem não se lembra do filme, vale ressaltar que a primeira coisa que ela faz quando vai passear pela cidade com o Eric é prestar atenção em tudo que tem a sua volta, ainda mais um momento pra mostrar que o desejo de estar naquele mundo era tão grande.
Orinha eu estou CANSADA de concordar com vc sabe??? É difícil para nós, os Orafans
Mas falando sério, obrigada por isso! A Pequena Sereia é um filme que mexe muito comigo por N motivos, mas foi especificamente por amar esse filme (e a Bela Adormecida) que eu comecei a desenhar, e depois, por me identificar com a Ariel no sentido do não-pertencimento, que vc expôs tão bem aqui. Eu consegui ir atrás de virar ilustradora, que ia completamente contra tudo o que todo mundo acreditava pra mim (eu tinha emprego, relacionamento, estabilidade, tudo) mas chegou num ponto onde eu não me via mais lá. E aí eu resolvi que ia atrás do que eu queria. Mas me pega muito forte isso do "ir atrás do seu sonho", que não é a temática só da Pequena Sereia e sim a de mtos filmes da Disney, apesar de eu entender essa coisa do "não é feminista o suficiente". Mas pra mim, desde cedo, ficou muito mais marcada a força que ela teve pra abandonar tudo do que o romance, o meio mais forte que o fim. E essa coisa do pai, nossa, é isso. Obrigada por mais essa perspectiva e tô rezando pra que esse vídeo chegue à cabeça criogenizada de Walt Disney pra que ele te contrate como roteirista do novo filme live action.
Oremos.
menina, Ariel era minha princesa preferida da infância, e lembro de ver essa discussão ah mas pq a Ariel não sei o que ela não é FEMINISTA e ficar muito triste tipo... será se não sou feminista o suficiente?.. aí fui parar pra ver o filme de novo e fiquei completamente: cara ela SEMPRE quis ser humana vcs ignoraram completamente esse fato, cês são boba? o Erick foi só a desculpa pra ela ter coragem pra ir lá e fazer isso de fato (inclusive no meu imaginário de hj ela se divorciaria dele pois ela gostava mais do que ele representava - um homem humano apaixonado por ela - do que dele em si).
alias ora mto grata que vc faça videos sobre coisas que eu TAMBÉM penso no banho, eu me sinto menos doida!! (amo me enganarrr)
Concordo completamente. Amo a Ariel. SEMPRE relacionei com minha luta contra homofobia
kskskd AMEIIII seu comentário!
@@ricardobauler2276 no filme ela passa muito uma mensagem sobre pessoas trans,eu conheço uma colega trans que gosta muito da Ariel por "passar essa mensagem" que ela se indentifica.
Além que até o nome "Ariel" é um nome neutro e significa "Leão de Deus" e tenho um amigo (homem) que se chama Ariel.
@@stefanyalveslaurindo894 Sim, é uma interpretação possível. Pesquise sobre a vida do autor. Hans Christian Andersen. Era bissexual. Apesar de não ser trans, a representação da sereia foi uma forma como ele conseguiu lidar com a sexualidade dele em uma época em que não havia informação a respeito.
Ele pensava que, por sentir atração por um homem (o rapaz que inspirou o príncipe) isso significava que tinha a natureza feminina. "Uma donzela da Calábria" foi o termo que Andersen usou em cartas. (Fontes: Hans Christian Andersen A New Life por Jens Andersen. PS: infelizmente esse livro não veio para o Brasil. Li em inglês lá fora)
Sobre o nome, sim, Ariel é um nome unissex , de origem hebraica (leão de D'us). Porém o nome foi escolha da Disney para a versão de 1989, no conto não havia nome. Nos EUA esse nome é mais associado ao feminino.
2:17 O aviso de spoiler depois do spoiler kkkkkkkkk
"lançou 10 anos atrás, em 1989" eu faço essa confusão todo dia
Devo admitir que só vi A pequena sereia uma vez quando pequena e me revoltei por um simples detalhe, fiquei p* da vida pq ela aceitou dar a voz kskskksks. A versão que tive mais contato foi o 2 que fala sobre a filha dela e toda a questão da menina ser uma mestiça, porém que ñ sabe sobre a origem da mãe (o que tbm abre mt o debate pra questão racial do mestiço e onde esse se encaixa entre os mundos de seus pais)
vim aqui apenas para comentar tititi tititi tititi pois nenhum homem me dirá o que fazer (#humor #ironia #sarcasmo)
olá Angela Davis, depois de todo esse tempo
Exato! Esse negócio de dizer que as princesas só tinham motivação por príncipes, é ver de forma superficial as relações. A mesma coisa acontece com a Jasmine e o pai... só que tiraram completamente essa relação deles e só colocaram uma música lactação MAS QUE NAO MUDA EM NADA A HISTORIA. Ainda tiraram aquela pegada bem "viada" do gênio e o tornaram um hetero top.
Imagina acordar todo dia com essa inteligência de Gabriela Prioli e muita consciência de classe
🗣🗣
Acho que a coisa mais injusta desse filme é o Tritão falar "enquanto vocÊ viver no meu Oceano vai seguir minhas regras"
Porque tipo, se seus pais falam isso, tu sabe que um dia tu vai morar em outra casa e viver sob suas próprias regras... Mas a Ariel VAI PRA ONDE MDS??????? Onde ela for, é o Oceano do Pai... A não ser que ela vire humana....
meu nome é Aryel por causa dessa história, e fico feliz que existam interpretações mais legais do que a do meme da loli vomito
Bem, se o príncipe for branco no live action precisaremos mais do que nunca abordar a PALMITAGEM!
Kkkkkkkkkkkk
Aposto que será, pra gerar um engajamento
meu deus já tamo há dois anos falando desse filmeeeeeeeee que não sai, socorrrrro
No segundo filme (aquele que ela tem uma filha, Melody), a vontade da filha em ir pro mar, ao contrário da mãe que queria ir pra terra, é puramente por querer conhecer o desconhecido e proibido. E um complexo de Eléctra.
Acho que preciso rever a pequena sereia, e discutir sobre isso na terapia... eu sempre só pensava na vontade dela de explorar o mundo distante dos humanos, mas a sensação de não pertencimento realmente se sobressai... e acho que eu não curto muito ela, pq talvez seja uma história mais próxima da minha do que eu pensava... só que não teve príncipe e nem bruxa-polvo
Adorei o cenário, com os quadrados de Oven The Garden Wall e She-ra.
Simplesmente amei a sua análise maravilhosa de um clássico da Disney.
Thiago para Disney: aproveita boba!
Kkkkkkkkkkk
Nossa, eu sempre relacionava a ariel saindo do oceano só pra ficar com o eric, achava mt burra ter largado tudo pra ficar com homem. Agora eu percebi uma outra camada dessa história
Amo quando você cita Buffy nos vídeos, já que Buffy é a série da minha vida, e já que você não citou, eu falo aqui kkkkk. Na segunda temporada de Buffy, a mãe dela descobre sobre ela ser uma caçadora, e a princípio não entende enão aceita a filha, e como a protagonista estava em um momento muito difícil, ela foge de casa. Tudo bem que a própria Buffy não aceita a natureza como Caçadora ao decorrer da série inteira, isso para mim sempre foi um dos pontos mais importantes e de maior destaque da série. Ainda sonho com um mundo onde mais pessoas irão conhecer Buffy
lembro demais disso, é um das melhores metáforas sobre não-pertencimento no mundo da ficção!
@@OraThiago uma coisa que me chama muita a atenção na série é o relacionamento dele com o Spike, em como esse relacionamento é abusivo e violento por ambas as partes. Acho ele bem profundo e interessante, shippo com a mão na consciência.
@@conscienciatrevosa659 eu não gosto muito do rumo que esse relacionamento toma lá na 6a temporada, mas no geral gosto muito do spike
To maravilhada com esses comentários pq pensei exatamente a mesma coisa e também shippo ela com o Spike com a mão na consciência
@@conscienciatrevosa659 me lembro quando assistia na época e amava a série e achava mega boba (por causa dos alívios cômicos). Depois fui rever e eu lembrava de tudo, mas nunca tinha parado pra notar o quanto os temas eram trabalhados de forma bastante profunda, sabe? Nada era só estereótipo, tinha bastante nuances em todos os personagens.
Acho que no fundo me identificava com os temas.
Meu querido, também sou do Recife e esse é meu filme preferido da infância (junto com Anastasia da FOX), e com sua análise consegui entender o porquê. Tenho a sensação de não pertencimento desde que criei consciência. Já viajei o mundo procurando meu lugar - e apesar de estar de volta no Recife, continuo planejando na minha cabeça qual será o meu destino final.
Parabéns pelo vídeo ❤
"esse video foi um negócio que eu pensei durante o banho" A MENTE de orinha meu deeeusssss
Nossa sim! Dese pequena eu gosto muito dessa história e, de fato, nunca foi sobre amor ou sobre o príncipe! Eu sempre me identifiquei com a personagem por esse sentimento de não-pertencimento (que eu não tinha conseguido colocar em palavras ainda, então obrigada) e relações "conflituosas" com figuras paternas.
Todo dia é dia de se falar da Pequena Sereia. Inclusive a sereia em 13:18 é a Mirella Ferraz, primeira sereia profissional do Brasil ❤️💕
puts eh exatamente isso que eu sempre achei do filme, que mecanismo
Fiquei com vontade de ver uma história do Cascão Sereio que não se sente pertencente ao povo do mar porque não gosta de água, simplesmente
Nossa, eu ameeeeei! Super me identifiquei com esse seu pensamento e sobre o Cascão tbm!
A Pequena Sereia e a Bela e a Fera formaram meu caráter. Nasci e cresci em uma cidade de praia, então queria muito “sair do mar” e ir para uma cidade com muita gente, estudos e livros (tipo a Bela). Assim como Ariel e Bela, não sentia que pertencia aquele lugar e sonhava em ir embora. (E de fato fui…)
Pra mim foi sempre muito mais marcante a cena da canção “Parte do seu mundo”, onde ela descreve todo o seu desejo e entusiasmo de viver em outro mundo. Nunca dei muita importância para o Éric, o que ressoava em mim era essa letra maravilhosa:
“Eu quero saber o que sabem lá
Fazer perguntas e ouvir respostas
O que é o fogo? O que é queimar?
Lá eu vou, ver
Quero saber, quero morar
Naquele mundo cheio de ar
Quero viver, não quero ser
Mais deste mar”
Finalmente alguém disse o que eu queria ouvir , Ariel não é tão "close errado" como me dizem.PORRA AMO A ARIEL 👌
Tantas formas de contar a história da Pequena Sereia com um enfoque melhor, mas eu aposto que a Disney vai fazer exatamente igual só para "não estragar a infância das pessoas"
Esse vídeo fez eu me inscrever de fato no canal, porque eu defendo a história da Ariel com unhas e dentes (por que será?).
Brincadeiras a parte eu sempre entendi a história da mesma forma que você, mas foi muito legal ter alguém que colocou meus pensamentos em ordem de uma forma que faça sentido
Eu tava refletindo toda até a hora que a dona ora falou "porque ela provavelmente fede a peixe" comecei a rir
"Como eu vou explicar isso pros meus filhos?" é o momento q eu mais espero em todos os vídeos.
adorei o video orinha! conteúdo sempre de qualidade
minha parte preferida foi você sentada na beira de uma piscina usando uma cauda de sereia e cantando Part of Your World... achei muito belo e simbólico... não nego que me emocionei!!
bjs boa semana
Descobri esse canal agora, e vamos de maratona
Eu viciei nos teus vídeos, vi todos, revi alguns, tô vendo vídeos de fora do canal. Agora tô na fase de abstinência pela falta de novos vídeos kkkk
Queria comentar do Cascão no vídeo sobre Pequena sereia, ahahhahaha
O Cascão sempre entendi como o representante de todas as crianças que não gostam de tomar banho. Mas quando você vai lendo mais histórias ele tem realmente um MEDO de água, não é só a questão de tomar banho. E em alguns episódios animados, até nos quadrinhos ele tem uma vontade de querer ser limpo tals.
Acho que em "Turma da Mônica Lições" mostra muito sutilmente esse desejo dele.
Mas é legal que todo mundo entende, acho ruim quando forçam ele a tomar banho
Ouvindo sozinho Orinha falando sozinho sobre a pequena Sereia
ai, se o novo filme desenvolver mais essa relação pai x filha, aceitação, pertencimento será TUDO!
sempre quando vai chegando no finalzinho do vídeo eu começo a balançar a cabeça incrédulo com as amarras que você faz com seus pensamentos... mais um vídeo perfeito, e tá super kinda serving!!!!
Ótimas reflexões, como sempre.
Amei o vídeo! Pergunta, você já viu o vídeo do The Take (antigo Screen Prism) sobre A Pequena Sereia e a história das Sereias no cinema??? É muito bom, os argumentos da moça dialogam muito com os seus. Conheci seu canal agora com esse vídeo, já vou me inscrever pra acompanhar
amei as suas reflexões e comentários orinha. Esses últimos dias eu tenho consumido muito conteúdo sobre princesas, contos de fadas (e suas diferentes versões) e tô achando cada vez mais importante a gente discutir sobre essas histórias, sobre como devemos interpretá-las, pq elas acabam tendo muita relevância no nosso dia a dia (principalmente pq elas entram na nossa vida qnd ainda somos crianças)
E com esse vídeo perfeito eu termino meu dia quase chorando pensando na relação de amor e ódio que sempre tive com meu pai - a ponto de sair de casa na inimizade - e perceber como faz mais sentido que essa tenha sido minha princesa favorita desde que me entendo por gente 🥲
Eu nunca tinha visto essa interpretação!!! Amei esse olhar.
Amei essa analise pq eu conhecia a história original e tinha toda uma pegada existencial, aí toda vez q pensava no filme a Ariel me parecia só mimada q no final consegue o que quer. Mas olhando por essa sua análise a coisa fica bem mais interessante. Ovrigado por compartilhar a sua visão
nem assisti ja dei like..... a certeza em saber q nao serei decepcionada eh bastante confortante
conheci esse canal agora, estou adorando!! nossa, parabéns!!!!
Olá Thiago, estou viciada (e hipnotizada) pelo seu canal!
Nós primeiros minutos eu tava tão puto por vc falar mal dela rs ( minha predileta de todas). Mas fui me acalmando ao longo do vídeo... Me ganhou quando falou sobre o não pertencimento.
você enquanto sereia tem MUITO a dizer sobre esse assunto
meu, serio, esse eh o meu video favorito do canal, nao sei quantas vezes eu ja assisti
Eu passo pano para A Pequena Sereia. Defenderei 😋
amei o barulhinho pra cada tópico que aparece ❤️
Eu temo muito isso que você falou da adaptação, se vai agregar a questão da raça, se vai ter arrojo, pra mim pareceu muito que isso foi uma "boa" publicidade de inclusão que a Disney quer passar pra vender o filme, acho que se a ideia é representatividade poderiam criar uma nova princesa negra com uma história mais atual sabe
esperando a disney divulgar esse vídeo pra promover o filme que vai sair da pequena sereia e já adianto o pedido que vou adorar um vídeo sobre ele quando lançar
thiago, faz um vídeo pra falar do up, altas aventuras, aquarius e a caverna do saramago (sei que vc não entra mto na literatura, mas esse vale a pena). temos que tomar os meios de construção!!!!
Comentany pelas métricas, hahaha Q análise, Brazel #applause
Análise maravilhosa e comentando aqui só pra dor oi pro algoritmo
Amei haha. Vim indicado pelo vídeo "Melhores do Ano" da Lorelay Fox ♥
Que fofinho você no final meio com receio do povo não gostar do vídeo. Está PERFEITO como SEMPRE.
Sua inteligência é um TESÃO
Adorei, me fez ver este filme por uma perspectiva completamente nova. Valeu!
"e não é legal quando isso acontece porque ela é um polvo gigante" M E T Á F O R A
Obrigada TH-cam me recomendar esse vídeo maravilhoso
Sou editora de vídeos e fiquei humilhada com o trabalho da minha xará Bruna Gabriel! Fantástico! Parabéns!!!!
Orinha, você fala das coisas de um jeito muito legal!
Descobri seu canal tem 2 dias e vi todos os vídeos de uma vez só. Kkkkkkk Que coisa fenomenal! Você é extremamente inteligente e engraçado, estou fascinada. E não sei porque, mas seu tom de voz é sensacional. Eu só consigo pensar que daria meu reino por podcasts seus sobre qualquer coisa. Kkkkk A vantagem é que seria mais rápido de produzir conteúdo, porque fazer seus vídeos deve dar um trabalhão.
nem gosto do filme, mas amo te ouvir falar sobre qualquer coisa. hahaha.
Titititititi. Só pq é bom para o canal, merece
Tive essa mesma brisa do não pertencimento nos filmes da disney recentemente. São muitos protagonistas que não se sentem reconhecidos onde estão e precisam sair para se encontrar, tipo hercules, moana, elsa, ariel, bela, enfim!! Acho que faz parte também da trajetória clássica do herói mas ao mesmo tempo esse elemento é muito forte nos filmes.
amo as tuas reflexões Thiago
Excelente!!!!
Aprendo demais contigo....
eu adoro esse canal e esse Thiago em específico
Amiga, este é o meu novo vídeo favorito do seu canal!
Que vídeo bom cara, rachei de mais kkkkk valeu pelo conteúdo!!
Muito obrigado por me dar argumentos pra defender a Ariel.
sempre foi minha princesa preferida desde criança. achava ela muita corajosa por ir em busca do que sempre quis. perfeito o vídeo como sempre, orinha
encantada com o caimento das plantas e cachos
eu enquanto otaku corinthiano entendo perfeitamente o seu ponto de vista
Oii thiago, só passando pra dizer que o segundo filme da pequena sereia (que é com a filha da ariel), aborda mais essa ótica de "não pertencimento". Vejo o segundo filme como uma busca por tudo que disse no vídeo :) bjssss
Obrigada por mais um vídeo sensacional!
Obrigado Ora Thiago, por cada leitura inteligente, análise bem humorada, profundidade histórica..... obrigado!
Eu amo a Ariel, ela eh uma das minhas princesas favoritas. Fico muito revoltado como distorceram a história dela nos últimos anos, como se tudo que ela fizesse se resumisse ao eric. As pessoas esquecem que ela sempre foi fascinada pelo mundo dos humanos antes mesmo de conhecer o Eric, e como o pai dela era toxico, abusivo e controlador.
Parabéns Ora! Brilhante 👏🏻
esse vídeo me deixou emocionada, eu sempre amei a ariel e agora essa visão encaixou perfeitamente com uma situação que estou passando
Estou revendo esse vídeo após assistir a versão live action de A Pequena Sereia no cinema e nossa... Os realizadores foram pachorrentos e não trouxeram qualquer frescor relevante no roteiro. Até o diálogo é idêntico ao desenho de 1989, que preguiça! O ponto + foi pela atriz que é competente e entrega uma excelente e carismática Ariel, mas é só isso.
Ora, faz mais vídeos tipo live de jogos, opiniões sobre notícias do dia e rotina da sua vida fitness
Ariel foi muito esquecida por mim quando nova. Socorro! Obrigada pelo contexto antes do video
não acredito que é o fim da era oraporra!!! amei o vídeo
Thiago, vc é perfeito entenda!
o grito que eu dei com POPULISMO e o corte pra vinheta! 🗣🗣🗣🗣
impecável como sempre ora