Talvez o motivo seja o mesmo de algumas especiais de animais apresentarem mimetismo, bem como as borboletas: é porque olhos dão medo. 👁️👄👁️ E seguindo o raciocínio de que a caverna deveria ser um lar acolhedor, seria difícil imaginar um desenho de alguém te encarando fixamente nas paredes.
Legal que essa semana (27/08/2023), por causa da seca, apareceram gravuras feitas em pedras que ficam no fundo do rio negro que mostram rostos humanos.
Fiquei bem impressionada com o video. Muito bom! Parabéns! Acordei com no dia seguinte pensando nisso ☺️. Será que os humanos pintam ou fotografam aquilo que gostariam de capturar para sempre? Aquilo que gostariam que não fosse embora. Daí animais de caça e o medo de prender “almas” humanas, já que homens deveriam seguir com o grupo e não ficar “sozinhos” onde foram representados. Daí não gostarmos de eternizar o choro, o sofrimento individual em fotos nas redes sociais rsrs… pois ficariam presos no tempo, na realidade.
Muito bom o teu texto, mermão!!! Fluido, leve, instigante e informativo! Baita análise! Imagens complementares muito bem escolhidas, produzidas e colocadas nas horas certas. Realmente é o "maior canal de ciência do nordeste"! Parabéns pelo teu ótimo trabalho. Longa vida ao "ponto em comum".
Muito dahora a mensagem do vídeo! Temos q pensar mais como nossos antepassados e nos ver de novo como um coletivo, e não tão egoísta. Até pq foi por causa do coletivo, do bem comum, q conseguimos sobreviver, e não o indivíduo sozinho, só os próprios interesses ❤
Fugir da natureza humana que é egoista por um ideal coletivista pode não ser algo bom. Se pessoas naturalmente divergem entre si, como um coletivo pode ter um pensamento único? Eis a grande oportunidade para os líderes desse coletivo impor sua vontade em nome de estar agindo pelo bem comum, sendo isso na verdade unicamente o reflexo da sua própria vontade individual.
@@icycrybaby então o desafio de abandonar nossos próprios interesses se torna mais difícil ainda. O coletivo é composto de várias ideias, por vezes conflitantes e até antagônicas, cabe então a escolha de um caminho no meio termo que não acolha integralmente nenhuma ideia. Voltamos ao dilema, como faremos essa seleção sem cair na armadilha de antender o interesse individual dos líderes? A resposta pode ser que não há governança baseada no coletivo fora especulações idealizadas. No mundo real temos as ditaduras que representam a vontade de quem está no topo do poder. Também vemos os diversos arranjos democráticos que é a transferência de representatividade falha, pois nenhum político pode refletir a vontade de eleitores que mesmo no campo ideológico próximo ainda não desejam sempre o mesmo. Talvez essa busca por equidade dentro de uma sociedade coletivista que priorize o coletivo em detrimento do indivíduo, possa causar mais problemas doq soluções e também nunca ser aplicável de fato.
@@amoedoancap9616 eu sei onde vc tá querendo chegar, mas vc simplesmente esquece q foi graças a esse senso de coletivo q eu tô falando q permitiu q a espécie humana se desenvolvesse no passado. Mas vc já tem suas ideias formadas e tá extremamente fechado nisso, então paciência. Prefira a extinção, então
Ahh que vídeo maravilhoso! Realmente prefiro esse formato mais longo de vídeo, pois abarca muito mais informação e você consegue desenvolver bem seu raciocínio!! Adorei, parabéns!!
Curioso que as Vênus também não possuem rostos. Eu sempre pensei que os humanos das cavernas desenhavam mal por serem culturalmente mais simples, o vídeo explodiu minha mente. É interessante como povos que valorizavam o indivíduo em geral buscavam produzir pinturas e estátuas humanas, como gregos, romanos, e depois os renascentistas.
Curiosidade: A caverna de lascaux leva esse nome porque, quando o cachorro do menino correu pra dentro dela, ele ficou tão preocupado que exclamou "PUTS! LASCAUX, MERMÃO!"
"O que importou no passado foi a união de várias mãos, a coletividade x a individualidade". Esse é mais um argumento que pode entrar como referência no que eu quero dizer em uma "Breve História da desumanidade" no "viciencia".
Nem tanto o céu, nem tanto a terra. Foi uma ótima abordagem. Um olhar maior para o coletivo como os antigos seria bom pra o humano atual. Mas também uma atenção pra cada um de nós, para reconhecer a natureza que existe em todos, talvez ajude a melhorar a humanidade. Coletivamente fazemos grandes realizações e também grandes merdas.
Mas o coletivo da época era tribal. Ate hj temos isso. Aparentemente somos individualistas, mas isso ocorre devido ao grande número de tribos convivendo entre si. Mas nao deixamos de ser tribais. Formamos grupinhos nas escolas, no trabalho, nas relações sociais na web etc. Defendemos nosso político, time, Deus, ignorando a racionalidade em prol do grupo.
Amigo Davi, excelente vídeo, acredita que achei que você ia falar da Serra da capivara aquilo no Piauí? 😮 Gostei de conhecer outro exemplo, não conhecia esse sítio de Minas 😊
Esse vídeo ficou lindo e é um apelo para fazer um caminho de retorno ao colerico, ao pertencimento á natureza. O individualismo e nossa arrogância os tornaram predadores capazes de destruir a nossa e muitas outras especies.
Poderia fazer um vídeo sobre o nível de inteligência e consciência dos primeiros humanos e a evolução disso até as primeiras civilizações? tenho essa curiosidade, porque sempre vemos vídeos sobre a evolução social, mas nunca individual. Ajuda aiiiii, bom demais teus videos 🙌🏽
Eles tiravam leite de pedra cara, não havia nada de mão beijada para eles, nenhum conhecimento de matemática, física. Nenhuma técnica de arquitetura ou engenharia, tinham que fazer tudo sozinhos, colocar a cabeça para pensar. Já imaginou nascer e não ter todo o conhecimento que a humanidade acumulou e passou de geração em geração até hoje? Eu não imagino, sempre fui muito curiosa, sempre procurei descobrir de onde viemos e buscava o conhecimento nos livros, não sei o que faria se nada disso existisse.
Cara parabéns. Tú és previlegiado!!! Seu conteúdo são como uma usina de aprendizado.. Obrigado. Cérebro Quantico master Power mega blaster supre fodaaaa!❤❤❤❤❤top. Valeu..
A coisa é tão individualista e egoísta que os artistas nem sequer curtem as artes dos demais artistas atualmente, mas adoram curtidas, likes, encomendas...
Concordo q havia o sentimento forte de coletividade, mas, baseado em algumas leituras orientais, acredito q a idéia de não detalhar o humano era de não perturbar a sua unicidade, pois cada ser humano era único e havia o medo de duplicá-lo e diluir sua energia vital. Repare q toda arte rupestre retrata o coletivo, coisas identicaveis como plurais.
Olá moço do ponto em comum! Poderia me informar algumas de suas fontes para esse vídeo? Sou estudante de ciências sociais e posso afirmar que a importância social dada à individualidade é recente na história da humanidade... Fiquei interessado sobre esse tema em específico. Onde vc viu? Queria mais detalhes 😢 Obs: agr q fui reparar na arte da Thumb, achei realmente condizente com o tema e mt bonita! Parabéns pelo trabalho!
por falar em arte rupestre, ja viu a teoria de que na pedra do Ingá na Paraíba. na verdade não são só desenhos e sim uma escrita ou uma linguagem primitiva?
Os conflitos atuais talvez expressem que ,infelizmente,perdemos a habilidade de nos sentirmos uma só humanidade,se é que em algum momento tivemos essa habilidade. Talvez,só conseguíamos nos ver como coletividade em grupos bem pequenos. E em tempos recentes isso não foi mais possível
Talvez todos esses desenhos rupestres não sejam apenas arte mas talvez algum tipo de história ou conhecimento que eles passavam uns aos outros com desenhos que podiam ser lidos ou interpretados assim como os hieróglifos egípciose e talvez por isso não precisassem desenhar rostos , relatando nas paredes apenas o que viam do lado de fora das cavernas
* Segundo o historiador Hauser no Período Paleolítico quando o homem caçador drsenhava sua arte rupestres ela tinha a função Ritualistica, sabemos disso pelas pegadas sequenciais e simétricas em torno de muitos desenhos o que conota o ritual em si... os desenhos deste período era muito bem feito anatomocament e muscularmente (eles só não tinham o controle da ossatura) eles desenhos os animais nestes período tamanho a importância do mesmo para sua sobrevivência, tratavam estes animais como algo quase místico, deram almas para eles (antes de nós darmos) após desenhado lançavam suas lanças (desenhos estão repletos de marcas) acreditando que mataria a alma do animal, dando a eles coragem necessária para caçar... No período neolítico (homem que agora planta, cultiva e cria seus animais) agora ele tem uma coisa que nunca teve antes, tempo, e pela primeira vez na história o homem olha para si, olha para dentro (antes eles não tinham tempo para refletir sobre nada a não ser cacar) agora já no período Neófito o homem tenta pela primeira vez buscar sua identidade, mas ele só conhecia a natureza,as não sabia nada sobre si... pelo contrário do que vc falou (eles não tinham interessa) eles buscaram insanamentw resposta sobre si mesmo, mas ele não sabia, não se conhecia... ao contrário da natureza que ele sempre observou, agirá no período neolítico ele tem tempo para oensar e refletir sobre todas as coisas, existem alguns desenhos que se percebe a busca de uma identidade, mas era um novo tempo com muitas perguntas e poucas respostas sobre sua existência, por isso o silêncio de seu rosto. Nao a toa ate hj nos desenhamos como palitinhos, nao sabemos nada sobre nós
Eu acho que é mais simples do que imaginamos, assim como um diário, vc teria mais vontade escrever sobre o que é novo e que vê pouco ou sobre o que vê todos os dias ?
Fiz um vídeo sobre arte onde abordo o tema "o que é arte", pensei muito sobre a pré história pra formar minha opinião. É um assunto complicado e eu não tinha reparado nisso, realmente não temos rostos humanos nas artes rupestres, a falta de espelhos também deve ter influenciado isso, mesmo que seja possível se olhar na água ela não chega perto da visão de um bom espelho, isso somado a questão religiosa deve ter contribuído muito.
Que foda esse vídeo, sempre pensei que esse pensamento individualista é contraintuitivo e artifical, criado por uma sociedade capitalista neoliberal, com o intuito de nos isolar como grupo e nos enfraquecer. Ótima análise histórica e filosófica sobre o tema. Parabéns pelo canal, continue assim!
O vídeo está incrível como sempre sou muito fã do canal, mas não sei o que está acontecendo faz uns dois vídeos que percebo um ruído ao fundo. Não sei se reparou, achei legal comentar! Obrigado novamente, por vídeo com conteúdo tão esclarecedor, referências perfeitamente trabalhadas que prendem a atenção por tanto tempo!
07:56 "Quando viu que seu cachorro havia caído pelo buraco, o menino parou, colocou uma mão na cintura e, com a outra, coçou atrás da orelha direita enquanto fazia uma expressão de extrema preocupação e falou: Eita, lascaux!"
Resumindo muito uma hipótese que imaginei agora é que nossa capacidade de compartilhar técnicas nos permite criar obras de arte cada vez mais complexas e detalhadas. Isso não significa que nossos ancestrais careciam de capacidade cognitiva, mas sim que não tinham meios eficientes para transmitir técnicas, ao contrário do que temos hoje com a facilidade de compartilhar informações. Em tempos em que não havia ferramentas de busca para disseminar conhecimentos complexos, os seres humanos não tinham tempo durante suas vidas para desenvolver tais técnicas, principalmente devido a preocupações mais imediatas.
Eu sempre achei que os desenhos de animais em cavernas eram utilizados como um treinamento para caçadas. Assim como homens de armas de hoje fazem em stands de tiro aperfeiçoando a mira. Pois, daquele treinamento dependeria a sobrevivência de seu grupo tanto para a alimentação, como para proteção e segurança contra feras ou outro grupo de humanos.
Davi la pros 13:30 ta tendo um ruído de fundo no teu áudio, nao sei oq seria mas como se fosse o tom/nota de energia ligado q ficou bem incomodo pra continuar assistindo, pra caso sirva a informação sou TEA e tenho uma sensibilidade maior auditiva mas n entendo mto bem isso pra te falar mais.
A minha teoria é que, a não ser que eles tivessem como apagar essas imagens e desenhar por cima, naquele momento eles tavam recém descobrindo essas ferramentas e utilidades. Então podiam se expressar de maneiras bem rasas tal qual uma criança. Com formas simples e silhuetas. Acaba que o rosto é um conjunto muito complexo de formas pra conseguir encorajar alguém a tentar logo de início.
até que fiquei bem sem um rosto ali na thumb
Mas vc é mo bonito, todo simétrico aí
E como provar que realmente é você ? No comentário ou na thumb
Mas você é lindo, com ou sem rosto, com sua elegante careca.
Ficou menos feio na thumb
Gostei!
Talvez o motivo seja o mesmo de algumas especiais de animais apresentarem mimetismo, bem como as borboletas: é porque olhos dão medo. 👁️👄👁️
E seguindo o raciocínio de que a caverna deveria ser um lar acolhedor, seria difícil imaginar um desenho de alguém te encarando fixamente nas paredes.
Ainda mais numa época em que a fonte de iluminação noturna era o fogo, que faz tudo parecer se movimentar. 😂
Essa teoria é muito muito legal 😨
Legal que essa semana (27/08/2023), por causa da seca, apareceram gravuras feitas em pedras que ficam no fundo do rio negro que mostram rostos humanos.
"Bonequinhos de palito que qulaquer um de nós consegue desenhar sem nenhuma dificuldade" Cê tá me superestimando, careca
😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Harari no livro "Sapiens" fala sobre o coletivismo do passado e do individualismo atual. Para quem gostou do vídeo recomendo a leitura desse livro.
sim
ruim
@@llupan bem ruim
Fiquei bem impressionada com o video. Muito bom! Parabéns! Acordei com no dia seguinte pensando nisso ☺️. Será que os humanos pintam ou fotografam aquilo que gostariam de capturar para sempre? Aquilo que gostariam que não fosse embora. Daí animais de caça e o medo de prender “almas” humanas, já que homens deveriam seguir com o grupo e não ficar “sozinhos” onde foram representados. Daí não gostarmos de eternizar o choro, o sofrimento individual em fotos nas redes sociais rsrs… pois ficariam presos no tempo, na realidade.
Isso foi bonito!
Muito bom o teu texto, mermão!!! Fluido, leve, instigante e informativo! Baita análise! Imagens complementares muito bem escolhidas, produzidas e colocadas nas horas certas. Realmente é o "maior canal de ciência do nordeste"! Parabéns pelo teu ótimo trabalho. Longa vida ao "ponto em comum".
Muito dahora a mensagem do vídeo! Temos q pensar mais como nossos antepassados e nos ver de novo como um coletivo, e não tão egoísta. Até pq foi por causa do coletivo, do bem comum, q conseguimos sobreviver, e não o indivíduo sozinho, só os próprios interesses ❤
Icon da dororo, tinha que ser lúcido
Fugir da natureza humana que é egoista por um ideal coletivista pode não ser algo bom. Se pessoas naturalmente divergem entre si, como um coletivo pode ter um pensamento único? Eis a grande oportunidade para os líderes desse coletivo impor sua vontade em nome de estar agindo pelo bem comum, sendo isso na verdade unicamente o reflexo da sua própria vontade individual.
@@amoedoancap9616 aí é que tá, não tem pensamento único, coletivo não significa igualdade, é equidade tlgd
@@icycrybaby então o desafio de abandonar nossos próprios interesses se torna mais difícil ainda. O coletivo é composto de várias ideias, por vezes conflitantes e até antagônicas, cabe então a escolha de um caminho no meio termo que não acolha integralmente nenhuma ideia. Voltamos ao dilema, como faremos essa seleção sem cair na armadilha de antender o interesse individual dos líderes? A resposta pode ser que não há governança baseada no coletivo fora especulações idealizadas. No mundo real temos as ditaduras que representam a vontade de quem está no topo do poder. Também vemos os diversos arranjos democráticos que é a transferência de representatividade falha, pois nenhum político pode refletir a vontade de eleitores que mesmo no campo ideológico próximo ainda não desejam sempre o mesmo. Talvez essa busca por equidade dentro de uma sociedade coletivista que priorize o coletivo em detrimento do indivíduo, possa causar mais problemas doq soluções e também nunca ser aplicável de fato.
@@amoedoancap9616 eu sei onde vc tá querendo chegar, mas vc simplesmente esquece q foi graças a esse senso de coletivo q eu tô falando q permitiu q a espécie humana se desenvolvesse no passado. Mas vc já tem suas ideias formadas e tá extremamente fechado nisso, então paciência. Prefira a extinção, então
Difícil adjetivar produção como essa na plataforma. Esse Canal realmente entrega conteúdo científico poeticamente.
Ponto em Comum incita à comunhão. ❤
Só para variar, mais um excelente vídeo. Parabéns!
Sempre uma nova aventura ouvindo o canal, parabéns
Davi Calazans e Pedro Loos, meus yutubers preferidos para minhas crises existenciais de final de semana. 💚
Esse homem é uma máquina de apresentação. Show.
Que aula fantástica
Magnifico vídeo e interpretação para sobre.
Ahh que vídeo maravilhoso! Realmente prefiro esse formato mais longo de vídeo, pois abarca muito mais informação e você consegue desenvolver bem seu raciocínio!! Adorei, parabéns!!
Só agora eu fui me ligar que esse é o Vsauce brasileiro kkkkkkkkk. Será que o Davi conhece e se inspirou?
Com 100x mais frequência de vídeo
Então kakaka
Falta ele brotar debaixo da tela e dizer, "Hey, Ponto em Comum! Davi aqui!"
Acho que tá mais pra Veritasium
Que texto... Muito obrigado
Curioso que as Vênus também não possuem rostos. Eu sempre pensei que os humanos das cavernas desenhavam mal por serem culturalmente mais simples, o vídeo explodiu minha mente.
É interessante como povos que valorizavam o indivíduo em geral buscavam produzir pinturas e estátuas humanas, como gregos, romanos, e depois os renascentistas.
Ponto em Comum sempre acertando, video incrivel e necessario... pensar no coletivo!!
Curiosidade:
A caverna de lascaux leva esse nome porque, quando o cachorro do menino correu pra dentro dela, ele ficou tão preocupado que exclamou "PUTS! LASCAUX, MERMÃO!"
Grata. Muito interessante.
Sim, o melhor canal do TH-cam
o indivíduo floresce quando o individualismo morre
Que trabalho maravilhoso, nem consegui piscar vendo seu vídeo 👍
Esse cara é um Cienteta, amante de ciência e é poeta
"O que importou no passado foi a união de várias mãos, a coletividade x a individualidade".
Esse é mais um argumento que pode entrar como referência no que eu quero dizer em uma "Breve História da desumanidade" no "viciencia".
Resenha maravilhosa!!!
Que vídeo! Que roteiro! Que argumento! Bravo!
Esse vídeo saiu uma obra de arte! Parabéns!
Nem tanto o céu, nem tanto a terra. Foi uma ótima abordagem. Um olhar maior para o coletivo como os antigos seria bom pra o humano atual. Mas também uma atenção pra cada um de nós, para reconhecer a natureza que existe em todos, talvez ajude a melhorar a humanidade. Coletivamente fazemos grandes realizações e também grandes merdas.
Esse vídeo é a mais pura arte
História da arte e muito apaixonante.
Vídeo excelente !
Estive recentemente na Serra da Capivara e me lembro de a ausência de representações de rostos ter me intrigado.
muito ótimo vídeo seu Zé!
12:08 Camarada Davi?
que maravilha de texto. parabéns
Mas o coletivo da época era tribal. Ate hj temos isso. Aparentemente somos individualistas, mas isso ocorre devido ao grande número de tribos convivendo entre si. Mas nao deixamos de ser tribais. Formamos grupinhos nas escolas, no trabalho, nas relações sociais na web etc. Defendemos nosso político, time, Deus, ignorando a racionalidade em prol do grupo.
*deus
Esse canal é uma preciosidade
Ótimo vídeo.
Muito bom o vídeo! Parabéns!!! Compartilhei inúmeras vezes...
Verdade. D+
Eu amo esse canal!
18:20 rituais, sei 😏
Amigo Davi, excelente vídeo, acredita que achei que você ia falar da Serra da capivara aquilo no Piauí? 😮 Gostei de conhecer outro exemplo, não conhecia esse sítio de Minas 😊
Fantástico!
Esse vídeo ficou lindo e é um apelo para fazer um caminho de retorno ao colerico, ao pertencimento á natureza. O individualismo e nossa arrogância os tornaram predadores capazes de destruir a nossa e muitas outras especies.
Lindo vídeo!❤
Carai que video bom fi, conteúdo foda
Camarada Calazans, que foda ficou esse vídeo!
Poderia fazer um vídeo sobre o nível de inteligência e consciência dos primeiros humanos e a evolução disso até as primeiras civilizações? tenho essa curiosidade, porque sempre vemos vídeos sobre a evolução social, mas nunca individual. Ajuda aiiiii, bom demais teus videos 🙌🏽
evolução social é uma teoria que já caiu por terra faz tempo
Eles tiravam leite de pedra cara, não havia nada de mão beijada para eles, nenhum conhecimento de matemática, física. Nenhuma técnica de arquitetura ou engenharia, tinham que fazer tudo sozinhos, colocar a cabeça para pensar. Já imaginou nascer e não ter todo o conhecimento que a humanidade acumulou e passou de geração em geração até hoje? Eu não imagino, sempre fui muito curiosa, sempre procurei descobrir de onde viemos e buscava o conhecimento nos livros, não sei o que faria se nada disso existisse.
Sensacional!
David Calazans é Cabra Arretado. Não é atoa que seu canal é o maior do Nordeste... da Galáxia! 👍
Cara parabéns.
Tú és previlegiado!!!
Seu conteúdo são como uma usina de aprendizado..
Obrigado.
Cérebro Quantico master Power mega blaster supre fodaaaa!❤❤❤❤❤top.
Valeu..
Ótimo texto. Parabéns pelo trabalho
A coisa é tão individualista e egoísta que os artistas nem sequer curtem as artes dos demais artistas atualmente, mas adoram curtidas, likes, encomendas...
Concordo q havia o sentimento forte de coletividade, mas, baseado em algumas leituras orientais, acredito q a idéia de não detalhar o humano era de não perturbar a sua unicidade, pois cada ser humano era único e havia o medo de duplicá-lo e diluir sua energia vital. Repare q toda arte rupestre retrata o coletivo, coisas identicaveis como plurais.
melhor vídeo que eu ja vi nos últimos 300 anos.
Incrível!!
Olá moço do ponto em comum! Poderia me informar algumas de suas fontes para esse vídeo? Sou estudante de ciências sociais e posso afirmar que a importância social dada à individualidade é recente na história da humanidade... Fiquei interessado sobre esse tema em específico. Onde vc viu? Queria mais detalhes 😢
Obs: agr q fui reparar na arte da Thumb, achei realmente condizente com o tema e mt bonita! Parabéns pelo trabalho!
Mano, seus textos são muito extraordinários e hilários...rsrs
por falar em arte rupestre, ja viu a teoria de que na pedra do Ingá na Paraíba. na verdade não são só desenhos e sim uma escrita ou uma linguagem primitiva?
ou um mapa astrológico? esse é um dos meus sítios favoritos no Brasil, espero que falemos deles em algum vídeo do canal! Abraço!
Parabéns.
Cada vídeo é um aprendizado imenso! Você é monstro Calazans! Obrigado por fazer o maior canal de ciência do nordeste!
Os conflitos atuais talvez expressem que ,infelizmente,perdemos a habilidade de nos sentirmos uma só humanidade,se é que em algum momento tivemos essa habilidade. Talvez,só conseguíamos nos ver como coletividade em grupos bem pequenos. E em tempos recentes isso não foi mais possível
Talvez todos esses desenhos rupestres não sejam apenas arte mas talvez algum tipo de história ou conhecimento que eles passavam uns aos outros com desenhos que podiam ser lidos ou interpretados assim como os hieróglifos egípciose e talvez por isso não precisassem desenhar rostos , relatando nas paredes apenas o que viam do lado de fora das cavernas
Show de bola
* Segundo o historiador Hauser no Período Paleolítico quando o homem caçador drsenhava sua arte rupestres ela tinha a função Ritualistica, sabemos disso pelas pegadas sequenciais e simétricas em torno de muitos desenhos o que conota o ritual em si... os desenhos deste período era muito bem feito anatomocament e muscularmente (eles só não tinham o controle da ossatura) eles desenhos os animais nestes período tamanho a importância do mesmo para sua sobrevivência, tratavam estes animais como algo quase místico, deram almas para eles (antes de nós darmos) após desenhado lançavam suas lanças (desenhos estão repletos de marcas) acreditando que mataria a alma do animal, dando a eles coragem necessária para caçar...
No período neolítico (homem que agora planta, cultiva e cria seus animais) agora ele tem uma coisa que nunca teve antes, tempo, e pela primeira vez na história o homem olha para si, olha para dentro (antes eles não tinham tempo para refletir sobre nada a não ser cacar) agora já no período Neófito o homem tenta pela primeira vez buscar sua identidade, mas ele só conhecia a natureza,as não sabia nada sobre si... pelo contrário do que vc falou (eles não tinham interessa) eles buscaram insanamentw resposta sobre si mesmo, mas ele não sabia, não se conhecia... ao contrário da natureza que ele sempre observou, agirá no período neolítico ele tem tempo para oensar e refletir sobre todas as coisas, existem alguns desenhos que se percebe a busca de uma identidade, mas era um novo tempo com muitas perguntas e poucas respostas sobre sua existência, por isso o silêncio de seu rosto. Nao a toa ate hj nos desenhamos como palitinhos, nao sabemos nada sobre nós
Eu acho que é mais simples do que imaginamos, assim como um diário, vc teria mais vontade escrever sobre o que é novo e que vê pouco ou sobre o que vê todos os dias ?
sou de minas e ja visei todos que vc falou, e muito lindo
Fiz um vídeo sobre arte onde abordo o tema "o que é arte", pensei muito sobre a pré história pra formar minha opinião. É um assunto complicado e eu não tinha reparado nisso, realmente não temos rostos humanos nas artes rupestres, a falta de espelhos também deve ter influenciado isso, mesmo que seja possível se olhar na água ela não chega perto da visão de um bom espelho, isso somado a questão religiosa deve ter contribuído muito.
mas as pessoas podem olhar umas para as outras
esse é o melhor vídeo do canal
que lindo! infelizmente nunca vamos conseguir se unir novamente
Ótimo vídeo!
Que foda esse vídeo, sempre pensei que esse pensamento individualista é contraintuitivo e artifical, criado por uma sociedade capitalista neoliberal, com o intuito de nos isolar como grupo e nos enfraquecer. Ótima análise histórica e filosófica sobre o tema. Parabéns pelo canal, continue assim!
Muito bom.
Ficou ótimo esse vídeo, como sempre.
Coletividade X Individualidade já.
O vídeo está incrível como sempre sou muito fã do canal, mas não sei o que está acontecendo faz uns dois vídeos que percebo um ruído ao fundo. Não sei se reparou, achei legal comentar! Obrigado novamente, por vídeo com conteúdo tão esclarecedor, referências perfeitamente trabalhadas que prendem a atenção por tanto tempo!
Na minha opinião, arte é a união de técnica, originalidade e contexto/emoção.
Foi o primeiro Wilson!
Se ehh loko .
Vc tem um visão monstro!!!!
Muito bom
Acredito que por se reunirem a arte era usada para comunicação e não por fins artísticos.
1:25 merece um vídeo heim, vc falou q é pra outra hora kkkk
07:56
"Quando viu que seu cachorro havia caído pelo buraco, o menino parou, colocou uma mão na cintura e, com a outra, coçou atrás da orelha direita enquanto fazia uma expressão de extrema preocupação e falou:
Eita, lascaux!"
Resumindo muito uma hipótese que imaginei agora é que nossa capacidade de compartilhar técnicas nos permite criar obras de arte cada vez mais complexas e detalhadas. Isso não significa que nossos ancestrais careciam de capacidade cognitiva, mas sim que não tinham meios eficientes para transmitir técnicas, ao contrário do que temos hoje com a facilidade de compartilhar informações. Em tempos em que não havia ferramentas de busca para disseminar conhecimentos complexos, os seres humanos não tinham tempo durante suas vidas para desenvolver tais técnicas, principalmente devido a preocupações mais imediatas.
Muito bem apontado
Vídeo muito bom 👌🏼
Eu sempre achei que os desenhos de animais em cavernas eram utilizados como um treinamento para caçadas. Assim como homens de armas de hoje fazem em stands de tiro aperfeiçoando a mira. Pois, daquele treinamento dependeria a sobrevivência de seu grupo tanto para a alimentação, como para proteção e segurança contra feras ou outro grupo de humanos.
Davi la pros 13:30 ta tendo um ruído de fundo no teu áudio, nao sei oq seria mas como se fosse o tom/nota de energia ligado q ficou bem incomodo pra continuar assistindo, pra caso sirva a informação sou TEA e tenho uma sensibilidade maior auditiva mas n entendo mto bem isso pra te falar mais.
A minha teoria é que, a não ser que eles tivessem como apagar essas imagens e desenhar por cima, naquele momento eles tavam recém descobrindo essas ferramentas e utilidades. Então podiam se expressar de maneiras bem rasas tal qual uma criança. Com formas simples e silhuetas. Acaba que o rosto é um conjunto muito complexo de formas pra conseguir encorajar alguém a tentar logo de início.
Incrível
Penso que a arte rupestre tinha como foco, auxiliar na passagem do conhecimento para gerações posteriores
8:29 woollll esta imagem é de algum filme/serie, ou já é inteligência artificial ?
Parece muito feita por ia, mano.
Fica de referência: História da Beleza, Umberto Eco
Olha kakakak o peruaçu é aqui em januaria onde moro.
19:47 - Eu vi essa hidden blade aí eim
Os yanomami vendo a gente andando por aí com camisa "saudades" e a foto da pessoa que morreu 🤡🤡🤡
Semelhança muito grande do makapansgat 13:09 com o beherit do manga Berserk.
Alguém sabe como eles pintavam no escuro?
Genial irmão