mesmo pensamento .... este é um amador altamente técnico e profissional .... não é facil acreditar que é apenas um admirador da area , um mero amador. Alvaro, se vc ler esta mensagem . aproveito para te parabenizar pelo incrivel nível tecnico . parabéns!!!!!!!!
Sua didática e oratória são absolutamente impecáveis! Parabéns! Realmente gravar em RAW é para algo extremamente específico na minha opinião, porque pra maioria das nossas atividades, é como você bem disse, as pessoas em suas telas de tv ou celular ou até mesmo PC não perceberão tal complexidade.
"Amador" muito mais profissional do que muitos "profissionais". Suas explicações são as melhores incontestavelmente. São verdadeiras aulas em didática e profundidade que nunca vi em nenhum lugar tirando o seu canal. Sobre o assunto, pra eu, mero mortal que faço vídeos da minha noiva para divulgar o trabalho dela, vídeos de viagens e caseiros, os vídeos comprimidos que minha humilde SL2 estão mais do que excelentes! Gosto muito dessa câmera e me atende com perfeição, ainda mais usando tripé, luz, em ambiente controlado... Isso torna até às edições mais simples.
este é um amador altamente técnico e profissional .... não é facil acreditar que é apenas um admirador da area , um mero amador. Alvaro, aproveito para te parabenizar pelo incrivel nível tecnico . parabéns!!!!!!!!
Eita! Que didática foi essa?? Que video foi esse??? Nunca vi, acho que não existe um vídeo aqui no TH-cam explicando sobre este assunto tão excelente quanto este. Parabéns Alvaro! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Tenho absoluta certeza que este vídeo irá estourar em visualizações!
A diferença é bem grande entre o RAW e Comprimido, mas talvez se dê ao fato da Canon não gravar informação de highlights acima dos 100% de brilho, assim como a Sony, a Sony grava até 107% de brilho no arquivo, isso deeeesde os codecs antigos AVCHD, falo isso porque a Sony no S-Log2 por exemplo limita o branco em 107%, então por mais que estoure um pouco, como o céu lá na imagem que vc colocou de exemplo, dá pra recuperar no arquivo da Sony, a Canon não grava esse brilho a mais que EXISTE ali a informação, e acaba comprimindo mais e perdendo alcance dinâmico (convenhamos, Sony sempre foi uma boa referência na hora de criar codecs, aquele XAVC-S roda muito bem em qualquer máquina, mesmo sendo um codec Long GOP.) E também teve uma falta de trabalho de color matching, no final das contas ninguém nota essa diferença se souber fazer um color matching de respeito, deu pra ver que no vídeo comprimido teve um green cast que daria pra ser removido facilmente. Com monitor e olho calibrado eu consegui enxergar essas diferenças. A gente nota porque a gente tem olhar treinado e crítico pra isso, mas 99,9% das pessoas que assistem os vídeos que produzimos não tem olho pra isso, e pra elas vai estar perfeito. É esse o ponto.
Mas como sempre, esqueço de elogiar o trabalho do Álvaro ahahaha, ótimo vídeo meu querido! Tava sentindo falta do teu canal, aguardo o review da ZV-E10 e caiu na graça do povo! :D
Cara, isso é o que eu chamo de vídeo de valor. Não tem preço. Cada vídeo novo que assisto do Álvaro, mais me encanto com o canal. Claro, nem todo vídeo me prende a atenção, mas os que me interesso, mesmo que eu ainda saiba todo o conteúdo, eu reaprendo com você, meu caro. Obrigado pelo esforço. Grande abraço.
O problema de nós, amadores, é querer ver sentido no uso de arquivos profissionais.. RAW não é pra quem não sabe o q tá fazendo ou muito menos pra quem não TRABALHA com isso.. Seria o raw mais um sintoma da equipamentite? 😂
Depois dessa aula, é possível entender a diferença, e saber a necessidade de se utilizar RAW. E pro meus vídeos apenas prefiro ter uma filmadora melhor, e gravar predefinindo as configurações manualmente. E até pra fazer um filme, as vezes não existe necessidade em gravar em RAW, já que as cenas são todas pré-elaboradas seguindo o roteiro com a direção de arte e fotografia, a cena já está praticamente perfeita, é só equalizar a câmera e filmar.
Acho que o Álvaro já foi palestrante! Parabéns pelo vídeo. Eu nem tenho equipamentos que gravam e RAW, mas se tivesse não usaria esse método de gravação. Um abraço.
Boa tarde meu querido amigo, só tive tempo agora de ver seu vídeo. Mas não perco por nada, seus vídeos sempre são extremamente valiosos. Gratidão sempre por trazer conteúdos relevantes, um forte abraço na família e até o próximo vídeo.
Muito bom video como sempre…. como sempre parecendo ser simples o assunto, vou chegar lá um dia. Sugestão: eu gostaria de entender mais de cartões de memoria, as especificações, aplicações, velocidade e como interpretar os simbolos que vem escrito neles. Grande abraço Alvaro, mais um video excelente. Parabéns !!!
Acho que é tudo que envolve o RAW nas filmagens vai servir pra uma parcela reduzida, de profissionais mais específicos em mídias que precisam de ajustes mais finos e pelo valor de adquirirem manter o equipamento.
Eu amo nerds. Kkkk. Obrigado amigo, sua contribuição é fantástica. Só agora estou evoluindo para o 4k 8bits 420. Full HD já resolve para meu público, mas a propaganda 4k é enorme e perdi alguns trabalhos por isso.
Alvaro sempre genial - acho que esta sem duvida é a melhor explanação que já vi sobre este assunto - e deve der dado um trabalho danado de fazer este video, porque esta muito didatico, sim voce simplesmente mostrou o que é mazelas e vantagens . e ai vai de cada um em sua necessidade pontual de faze-lo. aqui no Brasil como sempre digo, é tudo muito 8 ou 80 - tudo caro, clientes sempre reclamando de preços , ( achando que o celular deles pode fazer um video de cinema !) e fica um buraco 99% por cento não vai usar toda esta complexidade, por tudo que voce nomeou - porque não é isto que importa ao cliente final - não estamos rodando um filme de cinema que nem usam camares pro consumer !!! obvio eles usam usam Imax , panavision e por ai vai . as empresas querem empurrar suas cameras com "novidades" enquanto que vale mais a sensibilidade de quem esta filmando , enquadrar , ( em uma boa camera logico) etc..e finalizar o projeto - do que em si toda esta complexidade do RAW. parabens mesmo !
Álvaro parabéns pela evolução contínua de seu canal, que começa lá atrás com uma proposta modesta, mas que veio ganhando em um formato evolutivo aonde me passa que você realmente se apaixonou pela atividade, adorei este Review apresentado e sua didática é realmente ímpar, aliás faz um bom tempo que o seu material para mim é o que eu procuro, e é perfeito especialmente para a realidade sócio econômica do Brasil. Muitas letras neste diminuto teclado de um smartphone mas chegando até aqui te agradeço pela disponibilidade deste seu trabalho muito bacana em seu canal.👏🏻👏🏻👏🏻⭐⭐⭐⭐⭐
Caramba, que incrível começar o final de semana com um comentário desse porte, não tenho palavras para agradecer Burad, que Deus te abençoe muito por isso!
Poxa, que vídeo fenomenal não é? Álvaro, confesso que odeio e não aceitei ainda ter que comprar minha câmera hibrida (foto/vídeo) pois nunca usarei para gravar nada, nadinha de nada mesmo, mas o mercado e a tendência me fará gastar uns bons U$ a mais, imaginando eu por um equipamento como a R7 ou até mesmo a R10 bem mais barata se tivesse a oportunidade para fazer somente foto. Mas vamos voltar ao conteúdo do vídeo, obrigado Álvaro, mesmo sabendo que não irei gravar nada, sua aula fez que eu deixasse de lado essa minha resistência por câmera hibrida. Isso que dá seguir pessoas do bem. Vamos que vamos. Valeu.
Álvaro foi uma verdadeira aula. Realmente para "nos mortais" não faz sentido o vídeo em raw. Hoje em dia as coisas são muito rápidas e práticas não necessitam de tamanho capricho. Além de que a curva de aprendizado para a técnica de manejamento do raw a contento, é muito grande, pelo menos pra mim. Aproveitando, Álvaro não deixe de terminar de preparar o curso da Canon R10. Parabéns pelo seu excelente trabalho!
Sensacional, puta aula topppp parabéns pelo conteúdo, estou em assuntos sobre Raw e Dynamic range que nunca havia visto ninguém falar da forma detalhada q vc falou.
Parabéns pelo vídeo! Como sempre, muito didático, direto e sem firulas. Agora sobre usar ou não o Raw, como sempre, cada caso é um caso, sendo necessário avaliar o contexto de produção.
Começo do vídeo percebi as mudanças nas cores não sei se foi mudando a saturação ou se estava em algum log da vida e pois foi corrigindo as cores suavemente . mas percebi algo de errado que não estava certo kkk . depende do conceito também que você quer passar não existe errado ou certo rsrs ;)
Parabéns pelo vídeo, incrível. Não preciso falar que concordo com a sua opinião, nós que trabalhamos com áudio visual as vezes nos pregamos essa peça de precisamos fazer uma imagem perfeita, sendo que o perfeito não existe e muito menos é uma demanda do mercado, e sim nossa mesmo!!
Sobre a incrível didática, muito já se comenta neste canal. É indiscutível. Quero frisar a humildade e visão democrática com os quais o Álvaro se posiciona em seus vídeos. Muito obrigado pela franqueza 🙏🏻
encontrei esse vídeo por acaso, e não vou mais perder nenhum conteúdo. Muito obrigado pelo tempo que você dedicou para compartilhar essas informações. Uma dúvida, você falou que apenas o Davince e o Premiere conseguiria editar em RAW. Você poderia nos infromar se programas como o Filmora e o CapCut conseguem?
Perfeito sua explicação a respeito do assunto de gravação de arquivos em RAW para vídeos. Sobre a gravação em RAW para fotografia, o peso do arquivo já é bem diferente né, em relação ao tamanho do arquivo?
Vídeo perfeito, e bastante explicativo mesmo sendo bem técnico, abriu margem pra mim me aprofundar ainda mais sobre o verdadeiro significado de 4:2:2 e 4:2:0. Sempre soube das diferenças práticas, mas não do porquê de haver essas diferenças. Acredito que a única coisa que faltou pra mim no vídeo, foi comentar sobre a possibilidade de gravar externamente em um gravador externo, como Atomos ninja V, que exige menos da bateria e trás a possibilidade de gravar direitamente em um ssd/hd externo... Mas é um bom assunto pra um posterior vídeo.
Eu entendo que a inteligência de cores das câmeras, ainda que DSLRs de entrada, já entregam uma boa qualidade que poupa muito o trabalho da colorização que precisaríamos fazer no modo RAW. Na grande maioria dos casos, quase na totalidade, não sentimos necessidade de uso de RAW nas gravações em nossa agência. Isso em se tratando de filmagem. Em fotografia usamos um pouco mais o recurso do RAW, mas, também, dependendo muito da ocasião, cenário e condições de luz.
A introdução já valeu o video e a experiência. Eu vivo os 2 mundos e embora seja perfeccionista e exigente, faço o que chamo de "escovação de pixels". Infelizmente a indústria capitalista dá a cada um de nós a régua do que dá e o que não dá pra fazer. Há quem goste e possa comprar 1 câmera a cada 6 meses e ter um armário delas, paradas e mofando. Há quem necessite ser extremamente preciso na compra para vislumbrar pelo menos 5 anos com resultados aceitáveis perante as novas. No quesito RAW e Normal, só fica gritante a diferença qdo exportar em HDR+ e assistir em TV compatível. No canal (playlist DEMOS UHD 4K 8K HDR ) tem de outros canais e tem os 2 que fiz em Japaratinga Alagoas, 1 normal e outro HDR+ (A TV acende indicador no canto superior direito). Não tem como demonstrar os 2 no mesmo vídeo exportado, só se for simulação porque a TV vai trocar de processador ao identificar HDR+. Em tempo, é um pesadelo o render de exportar em HDR+. ~ 4h pra um video de 3min.
@@Megapixelers se der, pelo player de um TV 4k (Samsung ou LG que tem bons displays e processadores pra HDR+) assista as duas versões de Japaratinga SDR e Japaratinga HDR. Não funciona ver no PC, Tablet ou notebook. Curiosamente o TH-cam converte pra SDR qdo detecta telefone ou pc e as cores parecem normais.
Que aula, top de mais somente com informações relevantes que não se encontra normalmente. Com certeza para o usuário em geral não compensa, eu aki muito feliz e satisfeito com os arquivos da minha FX30 em 10bit 4:2:2 XAVC HS usando um CFexpress Lexar
Parabéns pelo conteúdo, didática incrível você explica e cada um absorve as informações para suas necessidades.... vi nos comentários que a maioria "desistiu" do RAW, pois bem .... mesmo eu tendo que gastar muito com atualização de P.C. vários ssd's mesmo tendo que ter um bom tempo dedicado a curva de aprendizado de correção de cor etc... NA MINHA OPINIÃO vale muito a pena o RAW , não me importa o quanto o cliente vai pagar ou se o vídeo é apenas para mim , e sim a qualidade final, porque para o meu ver a textura ( pelo menos da blackmagic que possuo) fica diferente de outras dslrs parecendo menos digital . Abraço muito obrigado por esclarecer a todos !
Que aula! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Eu estava pensando nesse assunto esses dias e com a ajuda desse vídeo decidi que vou continuar com minhas câmeras 8bit gravando em IPB por mais um tempo.
Baita vídeo, tenho uma Canon 70d que é uma câmera antiga, então o processador dela nao consegue me entregar uma imagem detalhada com qualidade. Mas graças ao Magic Lantern, hoje consigo gravar em RAW com ela, e a diferença de qualidade é gritante, principalmente em questão de nitidez, hoje ela em RAW entrega mais em full hd do que o full hd da Sony, então as dificuldades do fluxo de trabalho do RAW compensam tendo em vista do que teria que investir em outra camera para ter resultado igual.
Ainda estou assistindo ao vídeo. Confesso que gravei em RAW apenas para testes, mas nunca quis fazer. Agora estou começando a entender melhor o significado.
Sensacional como sempre! Esta verdadeira aula faz um excelente contraponto à pressão que os marqueteiros dos fabricantes de câmeras acabam fazendo sobre os consumidores. Com informação precisa, voce nos ajuda a decidir até onde ir na corrida pela tecnologia, buscando o melhor equilíbrio entre custos, agilidade no momento da captura da imagem, tempo dispendido na edição e resultado final. Muito bom mesmo.
no final os Marqueteiros ( todas as fabricas obvio) vão pegar aqueles que se iludem que a camera "faz o serviço sozinha" ... vale mais extrair 100% de um bom equipamento ( logico atual) que viajar em tudo isto que como explicado a percepção e nula e o trabalho é granmde
Eu acho importante ressaltar uma coisa aqui, o iso faz diferença no raw sim, porque o ISO não é nada mais nada menos que uma mudança na sensibilidade do sensor. isso é hardware, é físico. Só que como o RAW tem muita informação, dá pra simular o "iso" na pós, como o iso geralmente é quebrado em 1/3 stops, vc altera o ISO na pós pra simular isso, mas aí pode funcionar de duas formas. Ou a câmera só grava no ISO base, como a Blackmagic, que é 400 e 3200 se não me engano, sendo que quando vc grava entre 100 e 1000 de iso, ela tá gravando na base 400 fixa e vc pode mudar na pós entre 100 e 1000, e quando grava entre 3200 e 12800 de iso, ela vai ficar fixa no iso base de 3200 podendo expandir de 1250 até 12800, que é onde até o sensor aguenta gravar informação. Essa parte do ISO depende de câmera pra câmera, no caso da Canon eu acredito que ele grave no ISO que está configurado mas pode expandir pra onde vc quiser, claro que respeitando os limites do sensor (pra não dar muito ruído ou estourar os highlights)
Comprei o Atomos V pra gravar em Raw. Mas está faltando a camera pra testar usi ele na Canon R. Em breve quero testar na R6MKII pra ver como funciona o rec em RAW. No atomos parece ter maior vantagem por gravar em ssd.
Essa era a aula que eu estava precisando Já que a minha GH5M2 não grava em RAW. Eu estava pensando em comprar o monitor ATOMOS NINJA V, já que este monitor grava em RAW. Atualmente não estou precisando gravar em RAW, até pq nunca apareceu alguém querendo que gravasse em RAW. Com a minha Lumix GH5M2 em gravo em 4-2-2 com 10 bit All I em V-Log L e obtenho imagens maravilhosas. Com esses 4 mil reais que eu iria gasta no Ninja V vou investir em uma Lente . Aquele abraço !
Respondendo à pergunta se vale a pena, eu digo apenas depende. Se for para produção para cinema, isto é, exibir em cinema, sim, só que as câmeras serão as de grande capacidade para registrar os vídeos em RAW. Por outro lado, precisa ser especializado em edição/ correção de cores. E para TH-cam ou exibição doméstica, um exagero além de ser caro para captar e editar. embora possamos usar o Davice Resolve o básico para editar estes vídeos melhorando a qualidade de imagem ( observando que o Davice Resolve o grátis não o Studio) enfim, como disse no início: Depende do que se quer e de onde vai ser exibido a produção. ( E só para constar, se há diferença é mínima ou quase nula, para pessoas normais, não se vê diferença notáveis. Eu mesmo só notei por que foi mostrado, senão passaria batido.
Eu quase nunca gravo vídeos, mas já sei que não chegaria nem perto do Raw. kkkk Há tecnologias que não são realmente funcionais, ao menos para a grande maioria de nós. Como um amigo costuma dizer: muitas vezes, menos é mais! Vlw por mais um excelente conteúdo, Álvaro!
ALVARO dando mais uma aula pra nós , simples mortais haha Vídeos em RAW são melhores pra edição, porem dão mais "trabalho" ( pra quem não trabalha com isso, e só faz videos por "hobby" ) Por enquanto fico com os videos comprimidos rsrsrs
Uma das partes mais divertidas da edição é o color grading, eu adoro editar no camera raw do PS e adoraria ter uma câmera que filmasse em RAW, mas isso teria que ser para minha satisfação pessoal, não consigo passar esse valor para um cliente ainda !
eu prefiro gravar full hd em raw do que 8k comprimido. Mas eu acho que gravar em raw ainda vai demorar um pouco para nós filmmakers 'normais' . A muito tempo atrás nem imaginaria que estaria gravando em 4k 120fps 10 bits.
É a primeira vez que vejo alguém fazendo uma explanação sobre a utilização do Raw de forma Irrepreensível!!! Parabéns Showww!!! Detalhe que se deve levar em conta é a demora para editar vídeo em Raw... Não vale a pena gravar em raw trabalhos pequenos eo de menor importância só mesmo para trabalhos extremamente profissínáis. O que deve se levar em conta a apacidade de processamento do seu computador, velocidade, espaço de armazenamento e muita memória...
Isso é mito entre aspas pois raw são praticamente codec linear não comprimidos e sem encapsulamento comum como mp4( h264 e h265), famoso codec de edição assim como braw, proresraw, .arriraw, .r3d, .craw e entre outros
No aspectos de armazenamento quem grava se não tiver orçamento para embutir no ajuste de valor pode parar de trabalhar nesse nível urgente, pois se cobrar o custo de armazenamento vezes 3 pra começar a brincadeira, backup num é demais.
Alváro, acho que você sabe que trabalho muito com vídeos publicitários, e consequentemente com marcar bem interessantes, e boa parte delas globais. Acho mais interessante ter bons profissionais, mais técnicos e cuidadosos trabalhando com arquivos comprimidos do que trabalhar em RAW. A qualidade final é realmente muito boa se fizermos com carinho. O investimento é menor, tanto na captação como no pós. Talvez algum dia isso se torne o normal. Mas hoje, fico com o meu arquivo comprimido... com um vídeode ótima qualidade quando feito com carinho. Um enorme abraço e parabéns, mesmo que as informações ja sejam de meu dominio acho muito legal assistir o seu vídeo e saber a sua opinião
penso igual .. faço comerciais tambem converto no manual tecnico da Globo e boa.. ( ou de outra TV) embora meu forte sejam institucionais. voce disse tudo - "feito com carinho" ou seja com competencia vale muito mais. até porque a gente vê cada coisa horrenda na tv que passa batido . continuo na muida aqui tambem , até porque é uma choradeira na hora de pagar... rsss
que video top. Acho RAW util para pequenas produtoras que muitas vezes o diretor de fotografia, diretor geral, assostentente de camera e editor de texto sõa amesma pessoa e qq erro cometido feita na gravção pode ser corrigido na edição, mas não gostei dos valores
Além da excelente "abordagem técnica" [embora supere a minha capacidade de "entendimento técnico", acredito que entendi o básico], a EDIÇÃO desse vídeo - AULA - nos possibilita afirmar, com absoluta imparcialidade, que o Álvaro detém - e pratica - bastante conhecimento. Parabéns. Aliás, julgo igualmente oportuno complementar: como simples usuário, foi através dos ensinamentos que absorvi com você, que escolhi as minhas "antigas" [para o meu perfil de uso, estabilização excelentes] câmeras para uso amador, em viagens Brasil afora. Inicialmente, a GoPro H7B [em 2020] e, posteriormente [2022], adquiri uma GPH9. Tem mais: também foi com o Brisolla, aqui no canal, que comecei a dar os primeiros passos no DaVinci Resolve; ainda que de forma amadora [edição básica].
Mestre, parabéns.. Permita-me levantar um aspecto.. este seu vídeo atingem pessoas que NADA sabem sobre estes termos - COMO EU, principalmente. Com este vídeo, alguns caminhões de pulgas saíram de minha orelha. De fato, sobre o RAW, não fazia a minha ideia do que de FATO é este artifício ou possibilidade. Agora, se for possível, tem como demonstrar na câmera estas situações/configurações? Por vezes, vejo/leio as "coisas" que a câmera "diz" e apresenta como recurso... ao mesmo tempo, aparecem vários grilos.. "QRRI..., QRRI..., QRRI..." Assim, ótimo este vídeo e minha sugestão seria explorar algumas funcionalidades em câmeras, principalmente nesta parte. E mais, não faço gravação em cartão de memória, mas sim via Atem Mini... tem como ilustrar isso junto a este tema? Agradeço.
Pior não é nem o tamanho do cartão. É dos armazenamentos no computador que precisa ter. Para quem é como eu que gosta de guardar os trabalho para reaproveitar, tipo, fiz um casamento. quando tiver tempo vou criar um vídeo promocional usando imagens dele. Vou guardando o que acho que presta. Minha câmera tem só 8 bits, 200bitrate em 4k. 5 minutos da 9GB. Consegui lotar 8 tTB de arquivo já. Com uma câmera em RAW eu tava lascado, não usaria, mesmo tendo..
Didática incrível! Sempre incrível! O amador mais profissional do que muitos profissionais.
mesmo pensamento .... este é um amador altamente técnico e profissional .... não é facil acreditar que é apenas um admirador da area , um mero amador. Alvaro, se vc ler esta mensagem . aproveito para te parabenizar pelo incrivel nível tecnico . parabéns!!!!!!!!
Muito obrigado meu amigo!
@@DanielMartins-nq9ql Sem palavras para agradecer o apoio Daniel, abração!
Sua didática e oratória são absolutamente impecáveis! Parabéns! Realmente gravar em RAW é para algo extremamente específico na minha opinião, porque pra maioria das nossas atividades, é como você bem disse, as pessoas em suas telas de tv ou celular ou até mesmo PC não perceberão tal complexidade.
Muito obrigado por assistir e pelo comentário Renan, grande abraço!
FAço o uso das suas palavras as minhas, tô pra ver um outro canal bom assim, não tem, o cara pode ser o melhor que for, mas igual sem chance.
Esse vídeo deveria estar nos cursos técnicos e faculdades do Brasil. Eu notei a diferença em 00:35s mas foi com certeza por conta do A|B.
Muito obrigado pelo apoio meu amigo!
"Amador" muito mais profissional do que muitos "profissionais". Suas explicações são as melhores incontestavelmente. São verdadeiras aulas em didática e profundidade que nunca vi em nenhum lugar tirando o seu canal. Sobre o assunto, pra eu, mero mortal que faço vídeos da minha noiva para divulgar o trabalho dela, vídeos de viagens e caseiros, os vídeos comprimidos que minha humilde SL2 estão mais do que excelentes! Gosto muito dessa câmera e me atende com perfeição, ainda mais usando tripé, luz, em ambiente controlado... Isso torna até às edições mais simples.
Verdade, esse cara é top demais!
Muito obrigado por suas palavras meu amigo, desejo todo sucesso para o canal da sua noiva e e muitas felicidades ao casal, grande abraço!
@@gustavofernandes4188 Muito obrigado Gustavo!
este é um amador altamente técnico e profissional .... não é facil acreditar que é apenas um admirador da area , um mero amador. Alvaro, aproveito para te parabenizar pelo incrivel nível tecnico . parabéns!!!!!!!!
Muito obrigado Daniel!
Eita!
Que didática foi essa??
Que video foi esse???
Nunca vi, acho que não existe um vídeo aqui no TH-cam explicando sobre este assunto tão excelente quanto este.
Parabéns Alvaro! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho absoluta certeza que este vídeo irá estourar em visualizações!
Muito obrigado meu amigo, bom final de semana!
A diferença é bem grande entre o RAW e Comprimido, mas talvez se dê ao fato da Canon não gravar informação de highlights acima dos 100% de brilho, assim como a Sony, a Sony grava até 107% de brilho no arquivo, isso deeeesde os codecs antigos AVCHD, falo isso porque a Sony no S-Log2 por exemplo limita o branco em 107%, então por mais que estoure um pouco, como o céu lá na imagem que vc colocou de exemplo, dá pra recuperar no arquivo da Sony, a Canon não grava esse brilho a mais que EXISTE ali a informação, e acaba comprimindo mais e perdendo alcance dinâmico (convenhamos, Sony sempre foi uma boa referência na hora de criar codecs, aquele XAVC-S roda muito bem em qualquer máquina, mesmo sendo um codec Long GOP.)
E também teve uma falta de trabalho de color matching, no final das contas ninguém nota essa diferença se souber fazer um color matching de respeito, deu pra ver que no vídeo comprimido teve um green cast que daria pra ser removido facilmente. Com monitor e olho calibrado eu consegui enxergar essas diferenças.
A gente nota porque a gente tem olhar treinado e crítico pra isso, mas 99,9% das pessoas que assistem os vídeos que produzimos não tem olho pra isso, e pra elas vai estar perfeito. É esse o ponto.
Mas como sempre, esqueço de elogiar o trabalho do Álvaro ahahaha, ótimo vídeo meu querido! Tava sentindo falta do teu canal, aguardo o review da ZV-E10 e caiu na graça do povo! :D
Boa noite se puder faz vídeo SPROLINK NEOLIVE R2 Plus 4xHDMI Camera Video Switcher Painel USB Captura USB para Live
Obrigado pela sugestão de vídeo meu amigo!
Cara, isso é o que eu chamo de vídeo de valor. Não tem preço. Cada vídeo novo que assisto do Álvaro, mais me encanto com o canal. Claro, nem todo vídeo me prende a atenção, mas os que me interesso, mesmo que eu ainda saiba todo o conteúdo, eu reaprendo com você, meu caro. Obrigado pelo esforço. Grande abraço.
Sem palavras para agradecer o apoio Bruno, que Deus o abençoe muito!
O MELHOR. OBRIGADO POR EXISTIR.
Agradeço a você também por existir e me apoiar Braga!
Que espetáculo receber uma informação que realmente ajuda e nos faz entender desses detalhes. Parabéns, Álvaro!
Muito obrigado meu amigo!
O problema de nós, amadores, é querer ver sentido no uso de arquivos profissionais..
RAW não é pra quem não sabe o q tá fazendo ou muito menos pra quem não TRABALHA com isso..
Seria o raw mais um sintoma da equipamentite? 😂
Obrigado por assistir e comentar André!
Sensacional amigo, que explicação genial. Nem em faculdade se aprende desta forma.
Muito obrigado Alex, forte abraço!
Depois dessa aula, é possível entender a diferença, e saber a necessidade de se utilizar RAW. E pro meus vídeos apenas prefiro ter uma filmadora melhor, e gravar predefinindo as configurações manualmente. E até pra fazer um filme, as vezes não existe necessidade em gravar em RAW, já que as cenas são todas pré-elaboradas seguindo o roteiro com a direção de arte e fotografia, a cena já está praticamente perfeita, é só equalizar a câmera e filmar.
Obrigado por assistir e pelo comentário Humberto, grande abraço!
melhor EXPLICAÇÃO QUE EU JÁ OUVI! CARA OBRIGADO
Acho que o Álvaro já foi palestrante! Parabéns pelo vídeo.
Eu nem tenho equipamentos que gravam e RAW, mas se tivesse não usaria esse método de gravação.
Um abraço.
Kkkk, não fui não Cassio, grande abraço meu amigo!
O melhor elogio que eu posso te dar hoje é capricho! Parabéns pelo capricho.
Muito obrigado meu amigo!
Du Kar alho... mega aula! Didática, concisa e muito boa! As explicações são ótimas 🎉
Kkk, muito obrigado meu amigo José Ferracini!
Boa tarde meu querido amigo, só tive tempo agora de ver seu vídeo. Mas não perco por nada, seus vídeos sempre são extremamente valiosos. Gratidão sempre por trazer conteúdos relevantes, um forte abraço na família e até o próximo vídeo.
Bom saber que que tenho seu apoio sempre Lenio, grande abraço!
Muito bom video como sempre…. como sempre parecendo ser simples o assunto, vou chegar lá um dia. Sugestão: eu gostaria de entender mais de cartões de memoria, as especificações, aplicações, velocidade e como interpretar os simbolos que vem escrito neles. Grande abraço Alvaro, mais um video excelente. Parabéns !!!
Muito obrigado pela sugestão de vídeo meu amigo, forte abraço!
Acho que é tudo que envolve o RAW nas filmagens vai servir pra uma parcela reduzida, de profissionais mais específicos em mídias que precisam de ajustes mais finos e pelo valor de adquirirem manter o equipamento.
Eu amo nerds. Kkkk. Obrigado amigo, sua contribuição é fantástica. Só agora estou evoluindo para o 4k 8bits 420. Full HD já resolve para meu público, mas a propaganda 4k é enorme e perdi alguns trabalhos por isso.
Realmente uma pena perder trabalhos por não entregar a 4K , obrigado por comentar Raphael!
Etpu começando na até a audiovisual e não posso agradecer o suficiente pelo conteúdo. Agradeço man,sucesso.
Eu que te agradeço por assistir e comentar Alex!
Alvaro sempre genial - acho que esta sem duvida é a melhor explanação que já vi sobre este assunto - e deve der dado um trabalho danado de fazer este video, porque esta muito didatico, sim voce simplesmente mostrou o que é mazelas e vantagens . e ai vai de cada um em sua necessidade pontual de faze-lo. aqui no Brasil como sempre digo, é tudo muito 8 ou 80 - tudo caro, clientes sempre reclamando de preços , ( achando que o celular deles pode fazer um video de cinema !) e fica um buraco 99% por cento não vai usar toda esta complexidade, por tudo que voce nomeou - porque não é isto que importa ao cliente final - não estamos rodando um filme de cinema que nem usam camares pro consumer !!! obvio eles usam usam Imax , panavision e por ai vai . as empresas querem empurrar suas cameras com "novidades" enquanto que vale mais a sensibilidade de quem esta filmando , enquadrar , ( em uma boa camera logico) etc..e finalizar o projeto - do que em si toda esta complexidade do RAW. parabens mesmo !
Excelente comentário, muito bom mesmo JeanCarlo, muito obrigado!
Álvaro parabéns pela evolução contínua de seu canal, que começa lá atrás com uma proposta modesta, mas que veio ganhando em um formato evolutivo aonde me passa que você realmente se apaixonou pela atividade, adorei este Review apresentado e sua didática é realmente ímpar, aliás faz um bom tempo que o seu material para mim é o que eu procuro, e é perfeito especialmente para a realidade sócio econômica do Brasil. Muitas letras neste diminuto teclado de um smartphone mas chegando até aqui te agradeço pela disponibilidade deste seu trabalho muito bacana em seu canal.👏🏻👏🏻👏🏻⭐⭐⭐⭐⭐
Caramba, que incrível começar o final de semana com um comentário desse porte, não tenho palavras para agradecer Burad, que Deus te abençoe muito por isso!
Que aula...melhor explicação sobre o assunto que já vi. Parabéns!
Muito obrigado Alan, bom final de semana!
Você é muito brabo na explicação, e sempre com esse papo que é amador... seu conteúdo é muito bom!
Muito obrigado Mister!
meu deus cara... vc eh um monstro... como nao conhecia seu canal antes??
Obrigado Alvaro, por compartilhar o seu conhecimento com uma didática leve e de fácil entendimento. Like registrado. Abraço aqui de Salvador BA
Eu que te agradeço por assistir Ailton, forte abraço!
Sensacional meu amigo! Nem trabalho mais com isso, mas tô aqui ainda pra apreciar esse seu trabalho incrível. Parabéns!
Muito obrigado pelo apoio Jobson, grande abraço!
Poxa, que vídeo fenomenal não é? Álvaro, confesso que odeio e não aceitei ainda ter que comprar minha câmera hibrida (foto/vídeo) pois nunca usarei para gravar nada, nadinha de nada mesmo, mas o mercado e a tendência me fará gastar uns bons U$ a mais, imaginando eu por um equipamento como a R7 ou até mesmo a R10 bem mais barata se tivesse a oportunidade para fazer somente foto. Mas vamos voltar ao conteúdo do vídeo, obrigado Álvaro, mesmo sabendo que não irei gravar nada, sua aula fez que eu deixasse de lado essa minha resistência por câmera hibrida. Isso que dá seguir pessoas do bem. Vamos que vamos. Valeu.
Muito obrigado por assistir e pelo comentário André, forte abraço!
Álvaro foi uma verdadeira aula. Realmente para "nos mortais" não faz sentido o vídeo em raw. Hoje em dia as coisas são muito rápidas e práticas não necessitam de tamanho capricho. Além de que a curva de aprendizado para a técnica de manejamento do raw a contento, é muito grande, pelo menos pra mim.
Aproveitando, Álvaro não deixe de terminar de preparar o curso da Canon R10.
Parabéns pelo seu excelente trabalho!
Muito obrigado meu amigo Ivonaldo, não vou abandonar o projeto do curso, só preciso de tempo mesmo, grande abraço!
Acho um recurso lindo , adoraria ter mas para trabalho só para grandes empresas mesmo
Explicação sensacional. Aprendo muito.
Muito obrigado David!
Um dos melhores canais desse conteúdo. Parabéns.
Muito obrigado Reginaldo!
Sensacional, puta aula topppp parabéns pelo conteúdo, estou em assuntos sobre Raw e Dynamic range que nunca havia visto ninguém falar da forma detalhada q vc falou.
Muito obrigado por assistir Bob, abração!
Parabéns pelo vídeo!
Como sempre, muito didático, direto e sem firulas.
Agora sobre usar ou não o Raw, como sempre, cada caso é um caso, sendo necessário avaliar o contexto de produção.
Obrigado por assistir e comentar meu amigo!
Começo do vídeo percebi as mudanças nas cores não sei se foi mudando a saturação ou se estava em algum log da vida e pois foi corrigindo as cores suavemente . mas percebi algo de errado que não estava certo kkk .
depende do conceito também que você quer passar não existe errado ou certo rsrs ;)
Sempre muito dadático 👌🏾
Sensacional Álvaro 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigado meu amigo!
Vídeo como sempre excelente, meu amigo Megapixler!
Muito obrigado meu amigo Emanoel!
Parabéns pelo vídeo, incrível. Não preciso falar que concordo com a sua opinião, nós que trabalhamos com áudio visual as vezes nos pregamos essa peça de precisamos fazer uma imagem perfeita, sendo que o perfeito não existe e muito menos é uma demanda do mercado, e sim nossa mesmo!!
Isso mesmo meu amigo!
Sensacional...
Como sempre, um vídeo melhor que o outro. Parabéns!
Muito obrigado meu amigo!
Sobre a incrível didática, muito já se comenta neste canal. É indiscutível. Quero frisar a humildade e visão democrática com os quais o Álvaro se posiciona em seus vídeos. Muito obrigado pela franqueza 🙏🏻
Muito obrigado pelo apoio Julio, abração!
encontrei esse vídeo por acaso, e não vou mais perder nenhum conteúdo. Muito obrigado pelo tempo que você dedicou para compartilhar essas informações. Uma dúvida, você falou que apenas o Davince e o Premiere conseguiria editar em RAW. Você poderia nos infromar se programas como o Filmora e o CapCut conseguem?
Perfeito sua explicação a respeito do assunto de gravação de arquivos em RAW para vídeos. Sobre a gravação em RAW para fotografia, o peso do arquivo já é bem diferente né, em relação ao tamanho do arquivo?
Vídeo perfeito, e bastante explicativo mesmo sendo bem técnico, abriu margem pra mim me aprofundar ainda mais sobre o verdadeiro significado de 4:2:2 e 4:2:0. Sempre soube das diferenças práticas, mas não do porquê de haver essas diferenças.
Acredito que a única coisa que faltou pra mim no vídeo, foi comentar sobre a possibilidade de gravar externamente em um gravador externo, como Atomos ninja V, que exige menos da bateria e trás a possibilidade de gravar direitamente em um ssd/hd externo... Mas é um bom assunto pra um posterior vídeo.
Muito obrigado por assistir e comentar Samuel!
Eu entendo que a inteligência de cores das câmeras, ainda que DSLRs de entrada, já entregam uma boa qualidade que poupa muito o trabalho da colorização que precisaríamos fazer no modo RAW. Na grande maioria dos casos, quase na totalidade, não sentimos necessidade de uso de RAW nas gravações em nossa agência. Isso em se tratando de filmagem. Em fotografia usamos um pouco mais o recurso do RAW, mas, também, dependendo muito da ocasião, cenário e condições de luz.
Muito obrigado pelo comentário meu amigo!
Vídeos simples didático mas foi feito em RAW rsrs muita informação dentro...parabêns
Muito obrigado meu amigo!
A introdução já valeu o video e a experiência.
Eu vivo os 2 mundos e embora seja perfeccionista e exigente, faço o que chamo de "escovação de pixels". Infelizmente a indústria capitalista dá a cada um de nós a régua do que dá e o que não dá pra fazer.
Há quem goste e possa comprar 1 câmera a cada 6 meses e ter um armário delas, paradas e mofando. Há quem necessite ser extremamente preciso na compra para vislumbrar pelo menos 5 anos com resultados aceitáveis perante as novas.
No quesito RAW e Normal, só fica gritante a diferença qdo exportar em HDR+ e assistir em TV compatível.
No canal (playlist DEMOS UHD 4K 8K HDR ) tem de outros canais e tem os 2 que fiz em Japaratinga Alagoas, 1 normal e outro HDR+ (A TV acende indicador no canto superior direito).
Não tem como demonstrar os 2 no mesmo vídeo exportado, só se for simulação porque a TV vai trocar de processador ao identificar HDR+.
Em tempo, é um pesadelo o render de exportar em HDR+. ~ 4h pra um video de 3min.
Muito obrigado por assistir e dedicar seu tempo com esse comentário valioso Ítalo. Grande abraço!
@@Megapixelers se der, pelo player de um TV 4k (Samsung ou LG que tem bons displays e processadores pra HDR+) assista as duas versões de Japaratinga SDR e Japaratinga HDR. Não funciona ver no PC, Tablet ou notebook.
Curiosamente o TH-cam converte pra SDR qdo detecta telefone ou pc e as cores parecem normais.
Que aula, top de mais somente com informações relevantes que não se encontra normalmente.
Com certeza para o usuário em geral não compensa, eu aki muito feliz e satisfeito com os arquivos da minha FX30 em 10bit 4:2:2 XAVC HS usando um CFexpress Lexar
Obrigado por assistir e pelo comentário Jacson!
Parabéns pelo conteúdo, didática incrível você explica e cada um absorve as informações para suas necessidades.... vi nos comentários que a maioria "desistiu" do RAW, pois bem .... mesmo eu tendo que gastar muito com atualização de P.C. vários ssd's mesmo tendo que ter um bom tempo dedicado a curva de aprendizado de correção de cor etc... NA MINHA OPINIÃO vale muito a pena o RAW , não me importa o quanto o cliente vai pagar ou se o vídeo é apenas para mim , e sim a qualidade final, porque para o meu ver a textura ( pelo menos da blackmagic que possuo) fica diferente de outras dslrs parecendo menos digital . Abraço muito obrigado por esclarecer a todos !
Eu que te agradeço por assistir e pelo comentário
Como sempre, didático, entendimento simplificado, show de aula 👏👏👏👏👏👏
estava perguntando sobre isso para o meu chefe ontem mesmo (somos ambos videomakers), esse vídeo caiu como uma luva
Muito obrigado por assistir meu amigo, sucesso!
Que aula! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu estava pensando nesse assunto esses dias e com a ajuda desse vídeo decidi que vou continuar com minhas câmeras 8bit gravando em IPB por mais um tempo.
Obrigado por assistir e pelo comentário Bruno, forte abraço!
Baita vídeo, tenho uma Canon 70d que é uma câmera antiga, então o processador dela nao consegue me entregar uma imagem detalhada com qualidade. Mas graças ao Magic Lantern, hoje consigo gravar em RAW com ela, e a diferença de qualidade é gritante, principalmente em questão de nitidez, hoje ela em RAW entrega mais em full hd do que o full hd da Sony, então as dificuldades do fluxo de trabalho do RAW compensam tendo em vista do que teria que investir em outra camera para ter resultado igual.
Muito obrigado pelo comentário Nikolas, grande abraço!
Ainda estou assistindo ao vídeo. Confesso que gravei em RAW apenas para testes, mas nunca quis fazer.
Agora estou começando a entender melhor o significado.
Obrigado por assistir e comentar!
caraca esse vídeo explodiu minha mente, vlw mano!
Uau, incrível
Sensacional como sempre! Esta verdadeira aula faz um excelente contraponto à pressão que os marqueteiros dos fabricantes de câmeras acabam fazendo sobre os consumidores. Com informação precisa, voce nos ajuda a decidir até onde ir na corrida pela tecnologia, buscando o melhor equilíbrio entre custos, agilidade no momento da captura da imagem, tempo dispendido na edição e resultado final.
Muito bom mesmo.
Muito obrigado meu amigo, grande abraço!
no final os Marqueteiros ( todas as fabricas obvio) vão pegar aqueles que se iludem que a camera "faz o serviço sozinha" ... vale mais extrair 100% de um bom equipamento ( logico atual) que viajar em tudo isto que como explicado a percepção e nula e o trabalho é granmde
MUITO SHOW A AULA GOSTEI BASTANTE, tirei minhas dúvidas meu muito obrigado!
Eu acho importante ressaltar uma coisa aqui, o iso faz diferença no raw sim, porque o ISO não é nada mais nada menos que uma mudança na sensibilidade do sensor. isso é hardware, é físico.
Só que como o RAW tem muita informação, dá pra simular o "iso" na pós, como o iso geralmente é quebrado em 1/3 stops, vc altera o ISO na pós pra simular isso, mas aí pode funcionar de duas formas.
Ou a câmera só grava no ISO base, como a Blackmagic, que é 400 e 3200 se não me engano, sendo que quando vc grava entre 100 e 1000 de iso, ela tá gravando na base 400 fixa e vc pode mudar na pós entre 100 e 1000, e quando grava entre 3200 e 12800 de iso, ela vai ficar fixa no iso base de 3200 podendo expandir de 1250 até 12800, que é onde até o sensor aguenta gravar informação.
Essa parte do ISO depende de câmera pra câmera, no caso da Canon eu acredito que ele grave no ISO que está configurado mas pode expandir pra onde vc quiser, claro que respeitando os limites do sensor (pra não dar muito ruído ou estourar os highlights)
Obrigado por assistir e pelo comentário meu amigo!
Cara, eu sigo teu canal faz anos. Parabéns pela sua didática!
Obrigado pelo apoio Alex!
Super aula
Muito obrigado Alisson!
Parabéns pelo vídeo. Nunca vi tanta explicação em um vídeo só.
Se isso é teu conteúdo gratuito, imagina como será o curso!
Muito obrigado Victor, forte abraço!
Comprei o Atomos V pra gravar em Raw. Mas está faltando a camera pra testar usi ele na Canon R. Em breve quero testar na R6MKII pra ver como funciona o rec em RAW. No atomos parece ter maior vantagem por gravar em ssd.
Obrigado por esse vídeo. Abriu meus olhos 👊🏼
Eu que te agradeço por assistir meu amigo!
Este vídeo é uma obra prima em termos de explicação e didática!
Obrigado Alvaro !
Muito obrigado meu amigo!
Essa era a aula que eu estava precisando Já que a minha GH5M2 não grava em RAW. Eu estava pensando em comprar o monitor ATOMOS NINJA V, já que este monitor grava em RAW. Atualmente não estou precisando gravar em RAW, até pq nunca apareceu alguém querendo que gravasse em RAW. Com a minha Lumix GH5M2 em gravo em 4-2-2 com 10 bit All I em V-Log L e obtenho imagens maravilhosas. Com esses 4 mil reais que eu iria gasta no Ninja V vou investir em uma Lente . Aquele abraço !
Obrigado por assistir e comentar meu amigo, boa escolha!
@@Megapixelers Eu que agradeço, por vc passar os seus conhecimentos de forma tão generosa e profissional.
Nota 10 esse vídeo. Parabéns pelas explicações
Muito obrigado Humberto!
Que aula absurda! Cara do céu.
Muito obrigado Valente!
Respondendo à pergunta se vale a pena, eu digo apenas depende. Se for para produção para cinema, isto é, exibir em cinema, sim, só que as câmeras serão as de grande capacidade para registrar os vídeos em RAW. Por outro lado, precisa ser especializado em edição/ correção de cores. E para TH-cam ou exibição doméstica, um exagero além de ser caro para captar e editar. embora possamos usar o Davice Resolve o básico para editar estes vídeos melhorando a qualidade de imagem ( observando que o Davice Resolve o grátis não o Studio) enfim, como disse no início: Depende do que se quer e de onde vai ser exibido a produção. ( E só para constar, se há diferença é mínima ou quase nula, para pessoas normais, não se vê diferença notáveis. Eu mesmo só notei por que foi mostrado, senão passaria batido.
Muito obrigado por assistir e pelo ótimo comentário Edvaldo!
mais uma super aula impecável! Parabéns e obrigado!
Eu que te agradeço o apoio meu amigo!
Eu quase nunca gravo vídeos, mas já sei que não chegaria nem perto do Raw. kkkk
Há tecnologias que não são realmente funcionais, ao menos para a grande maioria de nós.
Como um amigo costuma dizer: muitas vezes, menos é mais!
Vlw por mais um excelente conteúdo, Álvaro!
Muito obrigado Sergio, abração!
Parabéns pelo trabalho e argumentação...
Obrigado por assistir meu amigo!
Cara, que conteúdo incrível! Obrigado demais por compartilhar tudo isso com a gente!
Eu que te agradeço por assistir Filipe, grande abraço!
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Aprendo muito e esta me ajudando bastante em meu trabalho! Parabens
Eu que agradeço s confiança Mitchelo!
ALVARO dando mais uma aula pra nós , simples mortais haha
Vídeos em RAW são melhores pra edição, porem dão mais "trabalho" ( pra quem não trabalha com isso, e só faz videos por "hobby" )
Por enquanto fico com os videos comprimidos rsrsrs
E seus vídeos são ótimos por sinal meus amigos!
Perfeito. Uma aula incrível.
Muito obrigado Gustavo, abração!
Seguinte, esse foi o melhor video que eu assiti nos ultimos anos
Muito obrigado Daniel, fico muito feliz mesmo!
Que aula . Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Faz uma aula pra nós como vc faz pra editar em RAW 🙏
Obrigado por assistir e pela sugestão de vídeo Danillo, grande abraço!
Altamente explicativo, muito boa aula.
Muito obrigado Marcos, grande abraço!
Mais um aulao do Alvaro! Muito Obrigado!!!
Eu que te agradeço por assistir Santero, aração!
Muito necessário esse vídeo!! Valeu meu querido
Obrigado por assistir Diego, grande abraço!
Isso que é aula grato demais
Eu que te agradeço por assistir Fabio!
Vc é muito bom irmão, obrigado pelo conteúdo
Eu que agradeço por assistir meu amigo!
Muito bom, esse vídeo. Aprendi muito....obrigado...
Eu que agradeço por assistir Nelson!
Muito esclarecedor. Parabéns... valeu demais.
Obrigado por assistir Iris!
Vídeo sensacional! Parabéns!
Assisti todo, aplicando as ideias para a fotografia, muito a aprender aqui…
Obrigado por assistir Arthur!
Que aula !!!! 🫡
Muito explicativo esse video. Obrigado !
Eu que te agradeço por assistir Nelson, abração!
Uma das partes mais divertidas da edição é o color grading, eu adoro editar no camera raw do PS e adoraria ter uma câmera que filmasse em RAW, mas isso teria que ser para minha satisfação pessoal, não consigo passar esse valor para um cliente ainda !
Obrigado por comentar Luis, abração!
Ótimas informações! Muito claro! valeu
Obrigado por assistir Ney!
eu prefiro gravar full hd em raw do que 8k comprimido. Mas eu acho que gravar em raw ainda vai demorar um pouco para nós filmmakers 'normais' . A muito tempo atrás nem imaginaria que estaria gravando em 4k 120fps 10 bits.
Obrigado por comentar Renato, boa semana!
É a primeira vez que vejo alguém fazendo uma explanação sobre a utilização do Raw de forma Irrepreensível!!! Parabéns Showww!!!
Detalhe que se deve levar em conta é a demora para editar vídeo em Raw...
Não vale a pena gravar em raw trabalhos pequenos eo de menor importância só mesmo para trabalhos extremamente profissínáis.
O que deve se levar em conta a apacidade de processamento do seu computador, velocidade, espaço de armazenamento e muita memória...
Isso é mito entre aspas pois raw são praticamente codec linear não comprimidos e sem encapsulamento comum como mp4( h264 e h265), famoso codec de edição assim como braw, proresraw, .arriraw, .r3d, .craw e entre outros
No aspectos de armazenamento quem grava se não tiver orçamento para embutir no ajuste de valor pode parar de trabalhar nesse nível urgente, pois se cobrar o custo de armazenamento vezes 3 pra começar a brincadeira, backup num é demais.
Obrigado por assistir e comentar Silvestre!
Alváro, acho que você sabe que trabalho muito com vídeos publicitários, e consequentemente com marcar bem interessantes, e boa parte delas globais.
Acho mais interessante ter bons profissionais, mais técnicos e cuidadosos trabalhando com arquivos comprimidos do que trabalhar em RAW.
A qualidade final é realmente muito boa se fizermos com carinho. O investimento é menor, tanto na captação como no pós.
Talvez algum dia isso se torne o normal. Mas hoje, fico com o meu arquivo comprimido... com um vídeode ótima qualidade quando feito com carinho.
Um enorme abraço e parabéns, mesmo que as informações ja sejam de meu dominio acho muito legal assistir o seu vídeo e saber a sua opinião
Uma honra receber seu comentário Valdir, muito obrigado e forte abraço!
penso igual .. faço comerciais tambem converto no manual tecnico da Globo e boa.. ( ou de outra TV) embora meu forte sejam institucionais. voce disse tudo - "feito com carinho" ou seja com competencia vale muito mais. até porque a gente vê cada coisa horrenda na tv que passa batido . continuo na muida aqui tambem , até porque é uma choradeira na hora de pagar... rsss
que video top. Acho RAW util para pequenas produtoras que muitas vezes o diretor de fotografia, diretor geral, assostentente de camera e editor de texto sõa amesma pessoa e qq erro cometido feita na gravção pode ser corrigido na edição, mas não gostei dos valores
Obrigado por comentar Rogério, to achando que você é o cara que faz tudo isso, me enganei? Abração!
Além da excelente "abordagem técnica" [embora supere a minha capacidade de "entendimento técnico", acredito que entendi o básico], a EDIÇÃO desse vídeo - AULA - nos possibilita afirmar, com absoluta imparcialidade, que o Álvaro detém - e pratica - bastante conhecimento. Parabéns.
Aliás, julgo igualmente oportuno complementar: como simples usuário, foi através dos ensinamentos que absorvi com você, que escolhi as minhas "antigas" [para o meu perfil de uso, estabilização excelentes] câmeras para uso amador, em viagens Brasil afora. Inicialmente, a GoPro H7B [em 2020] e, posteriormente [2022], adquiri uma GPH9.
Tem mais: também foi com o Brisolla, aqui no canal, que comecei a dar os primeiros passos no DaVinci Resolve; ainda que de forma amadora [edição básica].
Nem encontro palavras para agradecer o apoio e a confiança meu amigo, que Deus te abençoe muito!
É recíproco, amigo. Amém.
Ola amigo Álvaro, tô colado aqui viu...
Obrigado meu amigo!
Mestre, parabéns..
Permita-me levantar um aspecto.. este seu vídeo atingem pessoas que NADA sabem sobre estes termos - COMO EU, principalmente. Com este vídeo, alguns caminhões de pulgas saíram de minha orelha. De fato, sobre o RAW, não fazia a minha ideia do que de FATO é este artifício ou possibilidade. Agora, se for possível, tem como demonstrar na câmera estas situações/configurações? Por vezes, vejo/leio as "coisas" que a câmera "diz" e apresenta como recurso... ao mesmo tempo, aparecem vários grilos.. "QRRI..., QRRI..., QRRI..." Assim, ótimo este vídeo e minha sugestão seria explorar algumas funcionalidades em câmeras, principalmente nesta parte. E mais, não faço gravação em cartão de memória, mas sim via Atem Mini... tem como ilustrar isso junto a este tema?
Agradeço.
Obrigado por assistir e pela ótima sugestão de vídeo, farei em breve com certeza, abração e bom final de semana!
Pior não é nem o tamanho do cartão. É dos armazenamentos no computador que precisa ter. Para quem é como eu que gosta de guardar os trabalho para reaproveitar, tipo, fiz um casamento. quando tiver tempo vou criar um vídeo promocional usando imagens dele. Vou guardando o que acho que presta. Minha câmera tem só 8 bits, 200bitrate em 4k. 5 minutos da 9GB. Consegui lotar 8 tTB de arquivo já. Com uma câmera em RAW eu tava lascado, não usaria, mesmo tendo..
Bem isso meu amigo!