hoje eu sou front-end developer e digo que SIM é possível aprender duas linguagens ao mesmo tempo, mas po, calma ai, também aprender C# e Javascript ao mesmo tempo não dá kkkkkkk mas linguagens que os conceitos são iguais ou muito parecidos, onde numa linguagem vc consegue fazer da mesma forma, da mesma maneira, na mesma ordem que a outra (como Javascript e Python, Java e C#)
@@luanmendes7789 com certeza! poucas vagas nacionais brasileiras aceitam desenvolvedores júnior sem alguma formação em andamento, eles aceitam até quem esteja fazendo ADS, Eng. de Software, eles só não querem que não tenham superior completo ou em andamento, pra eles é preferencial. Porém lembre-se que não é a faculdade que vai te deixar um expert, vai depender de vc mesmo
@@davidben_dev Na área de tecnologia principalmente, faculdade passa longe de ser um requisito para ser um bom profissional. Conheço muitos programadores que já atuam na área e não tem faculdade.
@@patricio8626acho que o problema n é a questão de aprender, a faculdade te dá uma base teorica que vc pode aprender com o tempo sem ela, se quiser, porém entrar na area sem uma facul é uma coisa dificil, imagine isso daqui, em uma vaga de empresa ela olha os curriculos, e vê 2, um tem faculdade e fez estágio vs alguem que não fez faculdade porém fez mts projetos pessoais, e ai qual pesa mais?
O que for mais qualificado, não se faz programador ou qualquer outro profissional de tecnologia baseando-se somente em faculdade ou talvez estágio e sim se ele realmente pode entregar resultados, resolver problemas e e se ele tem softs skills e hards skills interessantes para a empresa em questão, diploma é uma bolha que muita gente ainda tá nela mas no t.i na prática todo mundo sabe que essa bolha não se aplica, claro que vão ter empresas que vão exigir formações acadêmicas mas não é um requisito geral, não dá pra comparar a gente com um engenheiro por ex sem contar que facul igual vc msm disse é teórioco e sinceramente se vc tbm é um programador sabes que teoria não funciona na programação, claro tem seu nível de importância todavia a prática pesaria mais.@@galodecalca5506
Comecei estudando C#, quando fui para JS no inicio tive bastante dificuldade. Ai depois veio o typescript e pude aproveitar muito conhecimento do C#. E a sua fala sobre paradigmas faz muito sentido, se uma pessoa domina C# ou java e JS ela fica apta para aprender outras linguagens com mais facilidade.
Simmm! Tive mesma dificuldade só que com C e JS, comecei estudando muito C na faculdade e fazia vários projetinhos com ele, quando fui pra JS eu não conseguia entender como as coisas eram mais "livres" e meio soltas parecia, por conta de C ser fortemente tipada.
Eu comecei a programar com Javascript, na época estudei bem ela, pra pegar pelo menos a base, daí me senti confiante pra ir pra outras linguagens, mas uma de cada vez. A base da maioria das linguagens atuais é o C, que é estruturada. Também acho importante saber bem a base de linguagens orientadas a objetos como o Java e o C++. Mas pra dominar essas e outras linguagens demora um certo tempo, não pode ter pressa.
Excelente conteúdo Feh! 🧠 Resumindo ... ✈ 1- Estudando linguagens parecidas : Estude 1 linguagem muito bem, só depois partir para outras linguagens . Sintaxe, criar algoritmo ! Compilação/ interpretação da Linguagem - como a linguagem funciona, lógica usada ! 2 - Estudando Linguagens diferentes : Entenda paradigmas de programação: Programação orientada a objeto Funcional etc 3 - Conhecer Padrões de design de código Organizar arquitetura do código > ''padrões'' . 📚 Livros para ajudar a conhecer esses padrões : Regras da programação, Arquitetura limpa etc
É complicado ficar especialista em todas mas é possível ir fazendo em paralelo as mesmas atividades em todas pois aí vai ficar claro as semelhanças e diferenças.
Faz muito sentido, é como aprender tocar um instrumento musical, você tenta dominar o instrumento escolhido, aprender a teoria musical, e depois é até mais fácil a transição de um instrumento para o outro, pois você conseguiu absorver a musicalidade. Talvez no mundo da programação, seria lógica da programação, dominou o caminho fica fica mais nítido.
Sou músico e programador e digo, sua analogia foi perfeita. O complicado pra mim é só mudança de paradigma. Eu aprendi estruturado primeiro, depois pra aprender OO foi um parto. Agora tô aprendendo funcional, sei criar coisas simples, mas tô longe de ser tão letrado quanto nos outros paradigmas. Isso é tão complicado quanto aprender a andar dnovo
Uma vez um professor me falou uma coisa que vou levar pra vida: um bom programador nao é o que sabe várias linguagens, e sim o que sabe qual linguagem usar em determinado projeto. linguagem é ferramenta, dps que vc pega a base, é so mais do msm cm características diferentes. O que realmente é pegado de aprender é paradigmas e padrões de projetos, algoritmos, etc
Como aprender com qualidade uma linguagem de programação, contribuindo com minhas anotações. 1. Escolha a linguagem, entenda sintaxe da mesma, conheça bastante a linguagem. 2. Crie projetos e algoritmos. 3. Entenda o processo de compilação e interpretação da linguagem. 4. Quando você compreende as características da linguagem de forma profunda, você será bom trabalhando com ela. 5. Entenda o core (lógica da programação) para resolver o problema com a linguagem. 6. Muitas pessoas pensam que para ser especialista, não precisa de aprofundamento, o que na verdade é controverso. conhecimento profundo em uma linguaguem como ela funciona auxilia para o entendimento das outras. 7. Dominar mais de uma linguagem de programação quando elas são diferentes - Precisa entender paradigmas de programação. 8. Conhecer padrões de design de código, arquitetura de pastas, como acoplar e desacoplar os arquivos. 9. Livros ajudam a entender padrões de código: As regras da programação, Arquitetura limpa, Refatoração, Código limpo. 10. Se expor a diferentes linguagens, para aprender . Espero que possa ajudar vocês :)
Quando se tem conhecimentos sólidos da base: estrutura de dados, lógica de programação e algoritmos, fica mais fácil aprender duas linguagens ao mesmo tempo. Embora linguagens que tenham sintaxe similar ou uma advenha da outra tenham uma curva de aprendizado mais rápida, é a BASE que vai fazer você entender porque aquela sintaxe tão "estranha" ao seu habitual funciona daquele jeito.
Tem um vídeo de uma empresa chamada Zup que eles exibem um gráfico do Design de Código até a Arquitetura. "SOLID - Programação Orientada a Objetos" canal Zup, minuto "17.12"
Muito boas suas dicas, parabéns. Na minha visão não é tão raro um desenvolvedor dominando duas linguagens, na verdade parece ser mais comum que dominadores de apenas uma linguagem (exceto desenvolvedores Javascript).
@@tscratboy A maioria dos programadores de Javascript que eu conheço são autodidatas e usam javascript para tudo, frontend, backend com nodejs, desktop com electron, mobile com react native ou ionic, até para iot já vi usurem. A verdade é que essa percepção depende do convívio de cada um.
O que eu acho é, se vc sabe lógica de programação vc meio que já sabe o básico de toda linguagem, toda linguagem que se dis de programação tem no mínimo que implementar lógica de programação, o resto é particularidades da linguagem etc etc
Olá Fernanda, gostaria de saber sua opinião sobre a faculdade, ja que a minha até agora não vem me ajudando muito como desenvolvedor, estou no terceiro semestre e bastante frustado com meu desempenho, se puder me da alguma dica, ou explicar o que voce faria se estivesse começando do zero com seus conhecimentos atuais. Ajudaria demais 🥺
Vou dar meus 2 centavos. 1- Entenda de Geradores em linguagem auto nível. 2- Crie um eventloop, para criar código assíncrono com os geradores. 3- Entenda de estruturas de dados avançado: Linkedist, árvores e implemente elas. 4- Estude iteradores. 5- implemente todos os itens anteriores em C puro , não só por ser C, a linguagem é fácil, o que deixa complexo é que tem que entender dê muita coisa pra fazer algo performático. Tu vai começar a se perguntar de coisas como: array ou linked list? Espero ter ajudado. 🤓
E extremamente possivel. MAS, primeiro, focar em uma linguagem apenas e se aprofundar . Foquei em java, depois aprendi C por conta da faculdade, fui pra python e agora estou em C++. Atualmente estou estudando Estrutura de dados e algoritmos, e estou implementando em todas essas linguagens. Não faço para aprender a linguagem em si, mas para focar o maximo possivel na pratica. C++ não e de Deus lol
@@lucasfigueiredo8518 como ele falou de baixo nível, aí eu falei rust. Mas a galera sempre indica pra galera nova js ou python. Mas eu acho que Java e C++ são as melhores para quem quer iniciar.
Pra quem aprende a programar em C, o resto vem fácil kkkkk. A única coisa que eu realmente tenho que estudar é os frameworks e tecnologias que não conheço.
😅kkkk poucas por isso que ficam reclamando de vagas, é o cara preguiçoso e vai logo na modinha, começar com jávascript e um erro, comece com C/c++, vai o Java já bem calejado, depois qualquer linguagem fica tranquila.
Aprender mais de uma linguagem não o faz desaprender outra, muito pelo contrário. Nunca vi ninguém desaprender a jogar Final Fantasy depois de jogar Dragon Quest, exemplo nerd mais tá valendo kkk
Esqueceu a dica mais importante e que deveria ser a primeira, se não a única, que são os fundamentos, lógica de programação e algoritmos, na minha opinião, quando a pessoa tem esses fundamentos ai sim ela consegue transitar entre linguagens, sem esses fundamentos todas essas dicas são inúteis.
⭐ ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A ROCKETSEAT (10% off)
tr.ee/kipperdev-desconto-rocketseat-one
hoje eu sou front-end developer e digo que SIM é possível aprender duas linguagens ao mesmo tempo, mas po, calma ai, também aprender C# e Javascript ao mesmo tempo não dá kkkkkkk mas linguagens que os conceitos são iguais ou muito parecidos, onde numa linguagem vc consegue fazer da mesma forma, da mesma maneira, na mesma ordem que a outra (como Javascript e Python, Java e C#)
Salve meu nobre, você acha que a faculdade é de fato importante no desenvolvimento de um bom programador ?
@@luanmendes7789 com certeza! poucas vagas nacionais brasileiras aceitam desenvolvedores júnior sem alguma formação em andamento, eles aceitam até quem esteja fazendo ADS, Eng. de Software, eles só não querem que não tenham superior completo ou em andamento, pra eles é preferencial. Porém lembre-se que não é a faculdade que vai te deixar um expert, vai depender de vc mesmo
@@davidben_dev Na área de tecnologia principalmente, faculdade passa longe de ser um requisito para ser um bom profissional. Conheço muitos programadores que já atuam na área e não tem faculdade.
@@patricio8626acho que o problema n é a questão de aprender, a faculdade te dá uma base teorica que vc pode aprender com o tempo sem ela, se quiser, porém entrar na area sem uma facul é uma coisa dificil, imagine isso daqui, em uma vaga de empresa ela olha os curriculos, e vê 2, um tem faculdade e fez estágio vs alguem que não fez faculdade porém fez mts projetos pessoais, e ai qual pesa mais?
O que for mais qualificado, não se faz programador ou qualquer outro profissional de tecnologia baseando-se somente em faculdade ou talvez estágio e sim se ele realmente pode entregar resultados, resolver problemas e e se ele tem softs skills e hards skills interessantes para a empresa em questão, diploma é uma bolha que muita gente ainda tá nela mas no t.i na prática todo mundo sabe que essa bolha não se aplica, claro que vão ter empresas que vão exigir formações acadêmicas mas não é um requisito geral, não dá pra comparar a gente com um engenheiro por ex sem contar que facul igual vc msm disse é teórioco e sinceramente se vc tbm é um programador sabes que teoria não funciona na programação, claro tem seu nível de importância todavia a prática pesaria mais.@@galodecalca5506
Comecei estudando C#, quando fui para JS no inicio tive bastante dificuldade. Ai depois veio o typescript e pude aproveitar muito conhecimento do C#.
E a sua fala sobre paradigmas faz muito sentido, se uma pessoa domina C# ou java e JS ela fica apta para aprender outras linguagens com mais facilidade.
Simmm! Tive mesma dificuldade só que com C e JS, comecei estudando muito C na faculdade e fazia vários projetinhos com ele, quando fui pra JS eu não conseguia entender como as coisas eram mais "livres" e meio soltas parecia, por conta de C ser fortemente tipada.
Eu comecei a programar com Javascript, na época estudei bem ela, pra pegar pelo menos a base, daí me senti confiante pra ir pra outras linguagens, mas uma de cada vez.
A base da maioria das linguagens atuais é o C, que é estruturada. Também acho importante saber bem a base de linguagens orientadas a objetos como o Java e o C++. Mas pra dominar essas e outras linguagens demora um certo tempo, não pode ter pressa.
Excelente conteúdo Feh! 🧠
Resumindo ... ✈
1- Estudando linguagens parecidas :
Estude 1 linguagem muito bem, só depois partir para outras linguagens .
Sintaxe, criar algoritmo !
Compilação/ interpretação da Linguagem - como a linguagem funciona, lógica usada !
2 - Estudando Linguagens diferentes :
Entenda paradigmas de programação:
Programação orientada a objeto
Funcional etc
3 - Conhecer Padrões de design de código
Organizar arquitetura do código > ''padrões'' .
📚 Livros para ajudar a conhecer esses padrões : Regras da programação, Arquitetura limpa etc
Obrigadaaa Gabriela!!
E adorei o resumo 😍😊
6:00 O livro Arquitetura Limpa fala muito desses padrões nos primeiros capítulos, ele da toda a base antes de entrar no conceito da Arquitetura Limpa.
Ótima referência, Felipe! Muito obrigado 💜
É complicado ficar especialista em todas mas é possível ir fazendo em paralelo as mesmas atividades em todas pois aí vai ficar claro as semelhanças e diferenças.
obrigado por ser uma inspiração não só para mim e para todos e obrigado pelo seu ótimos conteúdos.
Faz muito sentido, é como aprender tocar um instrumento musical, você tenta dominar o instrumento escolhido, aprender a teoria musical, e depois é até mais fácil a transição de um instrumento para o outro, pois você conseguiu absorver a musicalidade. Talvez no mundo da programação, seria lógica da programação, dominou o caminho fica fica mais nítido.
Sou músico e programador e digo, sua analogia foi perfeita. O complicado pra mim é só mudança de paradigma. Eu aprendi estruturado primeiro, depois pra aprender OO foi um parto. Agora tô aprendendo funcional, sei criar coisas simples, mas tô longe de ser tão letrado quanto nos outros paradigmas. Isso é tão complicado quanto aprender a andar dnovo
Como ela disse no vídeo, focar primeiro em uma linguagem e domina-la ,estou estudando JS, e focado na lógica.
Uma vez um professor me falou uma coisa que vou levar pra vida: um bom programador nao é o que sabe várias linguagens, e sim o que sabe qual linguagem usar em determinado projeto. linguagem é ferramenta, dps que vc pega a base, é so mais do msm cm características diferentes.
O que realmente é pegado de aprender é paradigmas e padrões de projetos, algoritmos, etc
Cada linguagem é uma caixa de ferramentas.
Excelente dicas. Meu foco é Java, mas quando fui aprender uma nova linguagem, Javascript senti que era bem mais fácil do que antes
Como aprender com qualidade uma linguagem de programação, contribuindo com minhas anotações.
1. Escolha a linguagem, entenda sintaxe da mesma, conheça bastante a linguagem.
2. Crie projetos e algoritmos.
3. Entenda o processo de compilação e interpretação da linguagem.
4. Quando você compreende as características da linguagem de forma profunda, você será bom trabalhando com ela.
5. Entenda o core (lógica da programação) para resolver o problema com a linguagem.
6. Muitas pessoas pensam que para ser especialista, não precisa de aprofundamento, o que na verdade é controverso. conhecimento profundo em uma linguaguem como ela funciona auxilia para o entendimento das outras.
7. Dominar mais de uma linguagem de programação quando elas são diferentes - Precisa entender paradigmas de programação.
8. Conhecer padrões de design de código, arquitetura de pastas, como acoplar e desacoplar os arquivos.
9. Livros ajudam a entender padrões de código: As regras da programação, Arquitetura limpa, Refatoração, Código limpo.
10. Se expor a diferentes linguagens, para aprender .
Espero que possa ajudar vocês :)
Muito obrigada por sua contribuição! 😊
VAMOS JUNTAS ^^@@andreaitacarambi8174
Show DEMAIS Isa!
Muito obrigado pela sua contribuição, de verdade 💜
Quando se tem conhecimentos sólidos da base: estrutura de dados, lógica de programação e algoritmos, fica mais fácil aprender duas linguagens ao mesmo tempo.
Embora linguagens que tenham sintaxe similar ou uma advenha da outra tenham uma curva de aprendizado mais rápida, é a BASE que vai fazer você entender porque aquela sintaxe tão "estranha" ao seu habitual funciona daquele jeito.
legal, é isso mesmo. estou indeciso entre python x java script
7:47 a mulher programando com a varinha mágica. 😂 Kkk top
ChatGPT nesse ponto é bem útil. Pra começar é muito bom.
Pois é, ele também consegue ajudar explicando como as coisas funcionam na linguagem, é um bom parceiro de estudos!
Tem um vídeo de uma empresa chamada Zup que eles exibem um gráfico do Design de Código até a Arquitetura. "SOLID - Programação Orientada a Objetos" canal Zup, minuto "17.12"
Obrigado pelas dicas! Sucesso e realizações!
Depende do Paradigma e do projeto usado também, eu posso trabalhar com Orientação a Objetos no Typescript em um backend ou no Angular.
Simm
Muito boas suas dicas, parabéns. Na minha visão não é tão raro um desenvolvedor dominando duas linguagens, na verdade parece ser mais comum que dominadores de apenas uma linguagem (exceto desenvolvedores Javascript).
A maioria dos programadores de Javascript que eu conheço aprenderam linguagem C e Java na faculdade.
@@tscratboy A maioria dos programadores de Javascript que eu conheço são autodidatas e usam javascript para tudo, frontend, backend com nodejs, desktop com electron, mobile com react native ou ionic, até para iot já vi usurem. A verdade é que essa percepção depende do convívio de cada um.
O que eu acho é, se vc sabe lógica de programação vc meio que já sabe o básico de toda linguagem, toda linguagem que se dis de programação tem no mínimo que implementar lógica de programação, o resto é particularidades da linguagem etc etc
Valeu pelas dicas Fer, vai me ajudar muito 👏👏👏
Que bom que gostou Jhon! 💜💜
@@kipperdev opa vamos que vamos, os vídeos estão muitos bons 💜💜💜
Olá Fernanda, gostaria de saber sua opinião sobre a faculdade, ja que a minha até agora não vem me ajudando muito como desenvolvedor, estou no terceiro semestre e bastante frustado com meu desempenho, se puder me da alguma dica, ou explicar o que voce faria se estivesse começando do zero com seus conhecimentos atuais. Ajudaria demais 🥺
Iniciei minha jornada por C, C++, Java, Kotlin, JS.
Boa! É uma boa trilha!
O que você escolheria começando do zero e querendo ter mais oportunidaes Back end de estágou ou JR? Java?
Vou dar meus 2 centavos.
1- Entenda de Geradores em linguagem auto nível.
2- Crie um eventloop, para criar código assíncrono com os geradores.
3- Entenda de estruturas de dados avançado: Linkedist, árvores e implemente elas.
4- Estude iteradores.
5- implemente todos os itens anteriores em C puro , não só por ser C, a linguagem é fácil, o que deixa complexo é que tem que entender dê muita coisa pra fazer algo performático. Tu vai começar a se perguntar de coisas como: array ou linked list?
Espero ter ajudado. 🤓
Muito legal!
Um profissional "pacote completo" tbm deve ter seu modo foco de um "especialista"
Simmm! Também acho!
Depende muito, especialista em Perl é bem inútil. Mas entendi seu ponto.
E extremamente possivel. MAS, primeiro, focar em uma linguagem apenas e se aprofundar .
Foquei em java, depois aprendi C por conta da faculdade, fui pra python e agora estou em C++.
Atualmente estou estudando Estrutura de dados e algoritmos, e estou implementando em todas essas linguagens. Não faço para aprender a linguagem em si, mas para focar o maximo possivel na pratica.
C++ não e de Deus lol
Se voce sabe loops e condicional, você sabe qualquer linguagem
estou com 27 anos e comecei a estudar o javascript e ja quaria aprender o Python ao mesmo tempo :V
Agora já sabe o que fazer!
Bons estudos @beruwo 💜
Só verdades...
O segredo é estudar, aprende bem uma de mais baixo nivel, que as outras ficam mais tranquilas....
C# and Rust
C e Java é essencial (na minha concepção). Trabalho com JS hoje em dia
@@lucasfigueiredo8518 como ele falou de baixo nível, aí eu falei rust. Mas a galera sempre indica pra galera nova js ou python. Mas eu acho que Java e C++ são as melhores para quem quer iniciar.
Com 27 anos dá para aprender Java e atuar no mercado?
Com toda certeza!
Olha. acho q nao acho nada pq quando eu acho alguma coisa, sempre tem dono. ou nao tem valor nenhum. então. nao sei.
Eu saí do javascript pro java e sem querer eu usei const pra declarar variável no java 😂
Hahahaha Classico
Pra quem aprende a programar em C, o resto vem fácil kkkkk. A única coisa que eu realmente tenho que estudar é os frameworks e tecnologias que não conheço.
Kkkkkkkk realmente facilita
😅kkkk poucas por isso que ficam reclamando de vagas, é o cara preguiçoso e vai logo na modinha, começar com jávascript e um erro, comece com C/c++, vai o Java já bem calejado, depois qualquer linguagem fica tranquila.
Quem ja viu Java pega o Typescript de boas kkk
Hahahah simm
Aprender mais de uma linguagem não o faz desaprender outra, muito pelo contrário. Nunca vi ninguém desaprender a jogar Final Fantasy depois de jogar Dragon Quest, exemplo nerd mais tá valendo kkk
Esqueceu a dica mais importante e que deveria ser a primeira, se não a única, que são os fundamentos, lógica de programação e algoritmos, na minha opinião, quando a pessoa tem esses fundamentos ai sim ela consegue transitar entre linguagens, sem esses fundamentos todas essas dicas são inúteis.
em teoria se vc ta partindo pra segunda linguagem vc ja tem a base q aprendeu na primeira
relaxa irmão. Nesse pique seu, ela também se esqueceu de que é necessário ler e escrever.
bom diaaaa batendo meu ponto aqui, porque impossível ver que tem video novo e não vim aqui prestigiar
Obrigadaaa Isa! 💜