3 milhoes de anos vivendo como homem das cavernas, eh mta sorte ter nascido no seculo 20 e poder ter visto todas essas maravilhas como a internet e a corrida espacial
Gosto de imaginar que um dia um ser humano viu outro sorrindo e algo estalou no cérebro dele. Ele sentiu um início de empatia e formou uma sociedade próspera com essa outra pessoa, repassando seus genes. E assim sucessivamente, o cérebro foi ganhando adaptações para sermos empáticos e criativos. Com isso, veio também a tristeza, o medo, a solidão. Somos seres de outra época aprendendo a amar. Valeu pela aula, professor!
Assisti às 12 aulas e adorei. Não sou do ramo, mas me veio uma repentina vontade de saber sobre o assunto e encontrei o professor Walter discorrendo brilhantemente sobre. Terminadas as 12 aulas, primeira coisa que fiz foi comprar o livro Assim Caminhou a Humanidade. Espero que seja uma leitura prazerosa, como me senti assistindo às aulas.
Walter Neves, essa série é excelente! Porem, dentro do exemplo de significação entre celibato e homossexualidade, vejo o celibato, dentro dessa explosão criativa, como uma opção baseada numa significação religiosa. Já a homossexualidade vejo como uma condição inerente ao hominíneo, que pode buscar significação relacionado a ela, mas não é a base dela. Um exemplo disso é a repetição desse evento entre os demais animais fora do hominineo. Estaria esses animais fora do hominineo, dando inicio a uma explosão de manifestação criativa?
Acho que mesmo o comportamento homossexual do sapiens difere das demais espécies que, no período reprodutivo, buscam a reprodução. Talvez o exemplo dado pelo professor não seja tão adequado, porque não querer descendentes não é algo restrito a quem é homossexual. Nossa espécie tem essa capacidade de planejamento que contraria, de certa forma, uma das principais motivações da evolução darwiniana.
Acho que ele está falando do comportamento estritamente homosexual que se vê em humanos. Não apenas sexo por prazer como se ve em mamíferos, que ainda vão reproduzir.
Excelente trabalho. Mas me ocorreu uma pergunta. Num determinado momento o professor menciona a homossexualidade como exemplo de manifestação da explosão criativa, mas e quanto a existência de homossexualidade em outras espécies? Inclusive fora dos primatas
Dirceu lorenzi de matos, não entendi. Você está dizendo que os hominínios praticavam a homossexualidade com o intuito Consciente de "Não se reproduzirem" enquanto os outros animais não tinham esta consciência ao praticarem a homossexualidade? Foi isto que você quis dizer? Se sim, porque pesquisadores afirmam que o ser humano só veio a associar o sexo à procriação depois que passaram a domesticar animais, aproximadamente a 12.000 anos, pois só então eles puderam observar o comportamento destes animais e fazerem a associação de sexo com procriação? Por favor, poderia explicar de modo mais claro?
A homossexualidade provavelmente surge porque os heterossexuais passam os genes relacionadas a esta característica. No livro "o Gene egoísta" do Richard Dawkins ele apresenta algumas hipóteses interessantes em relação a esse tema
A homossexualidade é quase que certamente um caso de heterogenidade alelica com influência ambiental. Não é possível reduzir a algo tão simples, ainda mais porque as partes diferentes dos cromossomos X e Y não sofrem crossing over
Até pelo Darwinismo, se essa questão "apelidada" por ele como Suicicio Darwiniano, se isso fosse assim mesmo, desde o aparecimento dessa noção homosexualidade, não existiriam mais, pois teriam sido todos existintos? Ou não? Seleção natural de quem não quer fazer filhos por ser homosexual? kkkkkkkkkkkk
Gostei muito da série. Será que a erupção do vulcão Toba a 70 mil anos, levou os humanos a um limite que de alguma forma contribuiu com o surgimento desses novos comportamentos a 50 mil anos?
Sua didática é incrível, já tinha lido a respeito da capacidade simbólica do ser humano no livro de Yuval Hahari, o livro Sapiens, mas não tinha ficado bem entendido. Sua explicação foi infinitamente melhor. Parabéns
Muito, muito foda! Sobres a revolução cognitiva, talvez uma combinação de biogenetica e neurociência comparadas ao estudo antropológico conceda respostas satisfatórias no futuro. De todo modo que assunto maravilhoso! Encantador
Achei muito estranho citar a homessualidade como tendo surgido no Homo sapiens (por volta 50 mil anos) ficou parecendo que a homossexualidade foi algo que veio junto com esse módulo novo. O que é meio estranho sabendo que é uma característica presente em diversas espécies animais que não tem a capacidade de significação que o homem tem. Pra mim ficou mal exposto, ou enviesado.
Espetacular! Mas tenho uma dúvida. Se o aparato físico de nossa espécie é praticamente o mesmo desde 200 mil anos atrás e consequentemente a nossa própria estrutura física não sofreu grandes alterações desde esse mesmo período, o que teria desencadeado e possibilitado uma mudança comportamental tão radical e de maneira aparentemente tão abrupta? Quais são nossas tentativas e , segundo sua opinião, probabilidade de chegarmos a responder essa pergunta?
Professor, primeiramente parabéns pelas pesquisas e pelos vídeos extremamente didáticos postados neste canal! Gostaria de fazer uma pergunta. O senhor aponta que a homossexualidade surge juntamente com o novo "pacote" cognitivo que os humanos desenvolveram por volta de 50 mil anos atrás. Quando o senhor menciona isso, parece associar esse comportamento "darwinianamente" suicida exclusivamente com a espécie humana, quando sabemos que diversas espécies de mamíferos também possuem comportamentos homossexuais. O senhor poderia esclarecer melhor seu posicionamento a respeito dessa questão?
Já estive em um cemitério observando exumação, e a maioria dos crânio não são redondo como esse, ele é bem elevado no topo e tem uma pequena lomba na testa bem diferente também tem uma bica mais desenvolvida, e outros crânios são menores e redondo num todo formas diferentes de crânios da mesma espécie.
Parece que já foram descobertas manifestações de significações anteriores aos 50 mil. E bem anteriores. E, se não me engano, ouvi isso do próprio prof. Walter em outras aulas.
Essa mudança de comportamento não deveria de nos colocar como uma nova especie distinta da anterior? Se uma calopsita derrepente conseguir se conectar com nós humanos devido a mudança genética que afeta o cérebro nesse ponto, ela não seria caracterizada como uma espécie diferente?
Não entendi colocar a homossexualidade como algo contrário à explosão criativa do paleolítico superior... Já que a homossexualidade é encontrada em um monte de espécies de animais, assim como outras características comportamentais que o Professor indicou no início do vídeo.
Achei confuso tb essa menção à homossexualidade. Mas não creio que ele tenha colocado como recusa à explosão criativa, mas como um elemento que se tornou presente quando ela aconteceu, assim como o celibato. Eu até entendo celibato, como recusa ao sexo, o que realmente só existe entre humanos, mas a homossexualidade é tão difundida entre outras espécies... creio que esse ponto fica a ser esclarecido.
Um pedaço de rocha com marcas de tinta de 73 mil anos foi encontrado na caverna de Blombos, localizada a 300 quilômetros da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Quando a Evolução nos equipou com um cérebro poderoso, isso nos trouxe um bônus e um ônus. O bônus foi ter a oportunidade de entendermos o universo e a nossa própria existência e, o ônus, foi sermos, talvez, a única espécie que sabe que vai morrer e, também, a que tem o poder de refletir sobre a morte. Isso foi inevitável para o surgimento dos rituais de morte, deuses e religiões.
Danilo Batista , há evidencias recentes de simbolismo nos neandertais mas rituais religiosos só tem evidencia nos modernos , pelo que sei nao há evidencias funerais em neandertais apesar de eles enterrarem seus mortos ... Entao em que artigo vc se baseiaesta tua informaçao e qual a metodologia usado pelo dono do artigo para chegar a esta conclusao?
Essa afirmação eu não retirei de nenhum artigo especifico, mas sim, do bom senso mesmo, por eu ser biólogo e pelo que eu já li sobre o tema. Mas posso recomendar esse livro: Sapiens - Uma Breve História da Humanidade - Yuval Harari
Tenho certeza que os hominios não passaram q perceber que vão morrer a apenas 50 mil anos atrás, o homo erectus já sabia muito bem que iria morrer um dia
Segundo o documentário First Man da Curiosity Stream, os rituais de sepultamento veio antes do gênero homo. Eles devem ter se baseado em algum artigo científico. E no caso dos neandertais, um artigo recente encontrou pólen no esqueleto de um espécime, oq indica um enterro com flores.
Também fiquei curioso quanto à parte da homossexualidade, se somos primatas sociais e a nossa sobrevivência depende e sempre dependeu da interação social, inclusive através do sexo como vínculo, como acontece nos bonobos, como a homossexualidade poderia ser considerada uma desvantagem evolutiva? Se oferece maior vínculo social entre os indivíduos fazendo com que alguns indivíduos não reproduzam mas ainda mantenham o cuidado parental das crianças.
Isso são concepções do determinismo biológico, que devem ser abandonadas quando cria uma certa noção de "racismo". Quando ele diz que é um "suicídio darwiniano", esquece completamente que o simples fato de gerar novos indivíduos, não significa ter sucesso reprodutivo. O sucesso ocorre quando os descendentes se reproduzem. Ou seja, homossexualidade não pode ser considerada "desvantagem evolutiva", já que interação social possibilita maior sucesso reprodutivo. Até o termo "desvantagem evolutiva" deve ser visto com bastante calma. Certeza que se conversar com o Dr. Neves, ele possa explicar melhor essas ideias. Ha! Muitos casais homossexuais adotam crianças que foram abandonadas de casais hétero. O problema é que este vídeo possa ser usado por pessoas de má índole.
Sim, mas o simples fato de se reproduzir não irá garantir que haja sucesso reprodutivo, isso para a nossa espécie, ou seja, precisamos de cuidados parentais. Essa afirmação que a homossexualidade é uma "desvantagem evolutiva" é mera especulação, não existem evidências científicas para isso! E se tratando da nossa conjuntura social e política, defender esta ideia é que pode ser considerada uma "desvantagem evolutiva".
@@miltondepaula985 então o homossexualismo não é o que é "vantajoso", mas sim o atributo de interação social. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O homossexualismo pura e simplesmente é uma desvantagem evolutiva. Você está supondo que ele estaria agregado a maior interação social, mas isso só revela que é o atributo da interação social que é vantajoso e não o eventual homossexualismo associado.
O que eu tirei pela fala do professor sobre o homossexualismo, foi estritamente se baseando no que diz respeito ao ato de se reproduzir. Então, essa "desvantagem evolutiva" e esse "suicídio darwiniano" seria efetivo apenas num ambiente 100% homossexual, coisa que não acontece nos grupos sociais.
Adendo na parte em que o professor cita a Homossexualidade como "suicídio Darwiniano": A homossexualidade não é uma opção. Se antes fosse, teríamos que concordar automaticamente de que a heterossexualidade também o é. Logo a frase "Você está optando por não deixar descendentes" precisa ser abolida do seu discurso. Na verdade a homossexualidade entra como fator biológico de equilíbrio que se encaixa perfeitamente na teoria Darwiniana, e pelo que me parece ocorre de forma ponderada, ou seja... Muito dificilmente ultrapassaria a porcentagem de pessoas hétero do mundo. Veja só: se todas as pessoas do mundo fossem heterossexuais e se todas elas optassem por filhos, não haveria recursos para todos e a civilização entraria em colapso. Talvez esse tenha sido o problema das civilizações perdidas: Brigas infundadas por parceiras sexuais em detrimento da "garantia da continuidade da linhagem", aumento descontrolado da população, escassez de recursos e morte, Sobre o Celibato, proponho que voltemos à idade média, que fará uma verdadeira censura da sexualidade justamente pelo controle populacional decorrido das constantes ameaças de doenças misteriosas.
Nada haver, falou falou falou e disse só bobagens. Nenhuma espécie cria mecanismos biológicos contra si mesmo como forma de controle populacional ou algo do tipo. Todas as espécies tem um objetivo em comum que é prosperar e passar adiante a linhagem. Não se extinguir. Então homossexualidade pode ter qualquer explicação menos essa...
Professor, existe realmente a classificação Homo Sapiens Sapiens sendo uma evolução do Homo Sapiens. Mesmo que essa evolução em termos morfológicos não tenha tanta significância, mas em termos de comportamentos é bem notável. De fato a ciência concretiza essas duas descrições de nossa espécie?
Gostaria de mais informação sobre essa mudança comportamental de 50 mil anos atrás. Em que região da África isso ocorreu? Houve alguma mudança climática ou geológica nessa região? Algum grande conflito entre espécies ou escassez/excesso de alimentos que antecedeu essa mudança?
Pensando na possibilidade de ser 70 mil anos essa explosão criativa, pode ter ocorrido próximo ao evento de quase extinção do H. sapiens pela erupção do vulcão Toba, que ele menciona em outra aula.
O problema de apontar a origem da revolução cognitiva na África é a falta de evidências. Se fosse há 75 mil anos na África do Sul, haveria muito mais evidências arqueológicas disso no delta de 35 mil anos, principalmente na África. A revolução cognitiva é datada a partir dos 40 mil anos na Europa Ocidental e na Ásia, devido à riqueza de evidências, não a uma evidência isolada.
Eu fiquei na dúvida quando o professor colocou a homossexualidade como inerente a explosão criativa, gostaria de saber mais! Até então, pareceu que presumir que a homossexualidade vem da semiótica que construimos, é presumir sua consciência, ou escolha, quando, na verdade, muitas espécies que não possuem essa construção de significado, também podem ser inerentemente homossexuais.
Excelentes aulas! Fico interessada em superpor ao achados paleontológicos informações geológicas. Como estava a terra quando os vários grupos de hominídeos habitavam o planeta? Será que encontro uma versão não acadêmica sobre isso?
@@joaomarcus5099 MAs um grande numero de cientistas, já vi, atestam sim que é sapiens, ai são opiniões divergentes não VERDADES, tanto que esta atestado a idade dos Sapiens em 350 mil anos.
@Raio Cruzando o Arco-íris Tem razão, assisti um debate dele e ele fala exatamente isso que vc expôs com bastante propriedade, obrigado. Se bem que, sou um curioso, já vi e li não na internet, mas livros de outros pesquisadores e paleontologos que já acharam cranios modernos com mais de 300 mil anos, e o pior, fora da Africa, preciso procurar para ver a veracidade do achado...
Ainda existe a divisão entre Homo sapiens e Homo sapiens sapiens e se existe é a partir de 50 mil anos atrás é que surge o segundo? É a mesma coisa? Não é?
Perdoe-me, mas já não evidências mostrando que a homossexualidade é encontrada em outras espécies e ainda que suas causas estão relacionadas ao ambiente intrauterino da mãe?
Quando ele menciona a homossexualidade o que eu entendi é que o professor acha que os homo sapiens tinha o poder de escolher com quem se relacionar sexualmente se com homem ou com mulher , sendo que em alguns casos preferiam transar com outros homens para assim evitar gravidez e isso eu não acredito pois o desejo homossexual é outra coisa e hoje o desejo homossexual é não tem nada a ver com a recusa de reprodução .
Os exemplo dos homossexuais não concordei, a homossexualidade acontece em várias outras espécies e não é uma escolha, achei infeliz! Talvez seja contra evolutivo? Sim pelo fato dos descendentes, mas temos que lembrar que ser homossexual não significa ser estéril, da mesma forma que ser hetero não significa ter filhos, fora que 8 bilhões de pessoas no planeta, mostra que a homossexualidade não afetou em nada nesta questão.
A observação do professor foi estritamente darwiniana sem qualquer juízo de valor. Ele inclusive é homossexual. No âmbito do surgimento do simbólico considero pertinente e adequado o comentário do mestre.
Ausência de prova não é prova de ausência. Sem simbolizar como os neadertais e homninios se referiam aos objetos que carregavam? Em minha opinião essa é uma falácia que desconsidera a cultura pré existente.
"(...) the origins of language and the advanced cognition characteristic of extant humans may precede the period before the divergence of the Neandertal lineage, more than half-a-million years ago." - advances.sciencemag.org/content/4/2/eaar5255.full
Os Neardentais tbm enterravam os seus entes queridos com flores objectos de adorno...ou seja eles já tinham a percepção de sua existência...Tenho notado nestas aulas inúmeros erros básicos...o que é pena, já que a mesma poderá induzir a erro mtas pessoas que a assiste.
Muito bom, porém mal abordamento na parte do homossexualismo, visto que isto nunca influenciou na existência da nossa espécie nem em algo como "extinção". A homossexualidade não veio como ponto negativo, e sim positivo na representação da liberdade do pensamento do homem ditamente o homo sapiens.
Aula muito interessante, mas quais os fundamentos para afirmar, por volta do minuto 12, que a homossexualidade teria surgido há 50 mil anos atrás, e ainda falar de forma tão depreciativa da homossexualidade. Além disto houve uma péssima referência a populações negras dá África, caracterizadas como "aqueles que sempre vemos ganhar a São Silvestre". Este é o típico exemplo do acadêmico brasileiro que se vale do título para tecer barbaridades sobre o que desconhece, preferindo ser desrespeitoso a admitir sua própria ignorância.
@@generalmascarenhasdemoraes8688 Deve haver críticas não por ele simplesmente falar bem ou mal de alguma coisa, mas por inserir subjetividades em momentos de falas científicas. Ele não apresentou dados, fontes, artigos, matérias, absolutamente nada que comprovasse essa fala, o que deixa claro que é o que ele, particularmente pensa, o que seria totalmente normal se estivesse na sua rede social dando opinião e não em um canal da USP tratando de assunto científicos. No mais, gostei muito do professor, admiro a didática, a oratória, mas esse ponto põe em cheque outras informações trazidas por ele.
Olha, o debate sobre homossexualidade é algo muito sensivel na nossa socieadade atual, pessoas como você tornam este tema ainda mais dificil de ser tocado. Então como quer que ele simplesmente venha aqui e responda seu comentário sendo que você vai pegar e distorcer o que ele disse igual esta fazendo agora? isto cansa, sinceramente isto cansa, a pessoa abre um "Áh" pra falar sobre homossexualidade e tem a vida destruida além de ser tratada como homofóbica. Isto que você faz é considerado discurso de ódio
Em ignorantes: Opiniao distinta de sua egoísta opiniao formada = opiniao de mimizento. Mimizento é 1 palavra ridicula inventada por quem nao tem argumento justificador pelo odio que sente aos "diferentes" ou de opinioes contrarias.
Achei bem escroto o modo ao qual ele referiu-se sobre a homossexualidade, pois ela pode ser vista como uma característica bem adaptativa, pois há um estudo que revela que geralmente o irmão mais novo de uma grande grade de irmãos, é geralmente homossexual, pois são papéis genéticos empregados a eles para que não nos reproduzíssemos em excesso, e que cuidemos de quem nos gerou, por isso até dizem por aí que gays são mais carinhosos.
O que mais me deixa confuso são as tais "caracteristicas transitórias" e aproveitam essa visão para ligar Heidelbergensis com os Sapiens. , mesmo com o tempo de existência de cada um ser muito próximo para corroborar essa afirmação... Qual a cientificidade real que liga essas relações? Me parece, com toda a humildade que me confere a essa ciência, uma forçada para juntar os tais elos perdidos, da qual o Sapiens ainda é visto assim por uma parte da comunidade cientifica.
Pelo simples fato que gays não se reproduzem, mas só seria uma coisa ruim se todos fossemos gays. Se bem que com a tecnologia de hoje da pra todos serem gays e o mundo humano continuar, apenas teriam que fazer inseminações artificiais e tals, barrigas de aluguel. kkkkk daria um bom livro de fic brisa.
Jesus jamais prometeu voltar no fim dos tempos até porque a humanidade só terá fim quando acabar a água doce e a família fora isto é aproveitar da boa fé das pessoas Jesus não fez nem falou tudo que escreveram sobre ele e ele falou uma coisa e povo entendeu outra coisa
3 milhoes de anos vivendo como homem das cavernas, eh mta sorte ter nascido no seculo 20 e poder ter visto todas essas maravilhas como a internet e a corrida espacial
Concordo
Mas não é eterno. Está sujeito a morte como todos outros. kkkkk
Ainda bem@@edilsonfuzari9971
SIM é incrível e extraordinário !!
Gosto de imaginar que um dia um ser humano viu outro sorrindo e algo estalou no cérebro dele. Ele sentiu um início de empatia e formou uma sociedade próspera com essa outra pessoa, repassando seus genes. E assim sucessivamente, o cérebro foi ganhando adaptações para sermos empáticos e criativos. Com isso, veio também a tristeza, o medo, a solidão. Somos seres de outra época aprendendo a amar. Valeu pela aula, professor!
Amei a sua mensagem. Gabriel Moreno
Assisti às 12 aulas e adorei. Não sou do ramo, mas me veio uma repentina vontade de saber sobre o assunto e encontrei o professor Walter discorrendo brilhantemente sobre. Terminadas as 12 aulas, primeira coisa que fiz foi comprar o livro Assim Caminhou a Humanidade. Espero que seja uma leitura prazerosa, como me senti assistindo às aulas.
Leu? Foi bom?
Walter Neves, essa série é excelente! Porem, dentro do exemplo de significação entre celibato e homossexualidade, vejo o celibato, dentro dessa explosão criativa, como uma opção baseada numa significação religiosa. Já a homossexualidade vejo como uma condição inerente ao hominíneo, que pode buscar significação relacionado a ela, mas não é a base dela. Um exemplo disso é a repetição desse evento entre os demais animais fora do hominineo. Estaria esses animais fora do hominineo, dando inicio a uma explosão de manifestação criativa?
Acho que mesmo o comportamento homossexual do sapiens difere das demais espécies que, no período reprodutivo, buscam a reprodução. Talvez o exemplo dado pelo professor não seja tão adequado, porque não querer descendentes não é algo restrito a quem é homossexual. Nossa espécie tem essa capacidade de planejamento que contraria, de certa forma, uma das principais motivações da evolução darwiniana.
Acho que ele está falando do comportamento estritamente homosexual que se vê em humanos. Não apenas sexo por prazer como se ve em mamíferos, que ainda vão reproduzir.
Muito bom; excelente Professor, todos os meus elogios.
Excelente trabalho. Mas me ocorreu uma pergunta. Num determinado momento o professor menciona a homossexualidade como exemplo de manifestação da explosão criativa, mas e quanto a existência de homossexualidade em outras espécies? Inclusive fora dos primatas
deitadocles me parece que não há relações homossexuais entre animais no sentido de recusa de relação com o sexo oposto.
Dirceu lorenzi de matos, não entendi.
Você está dizendo que os hominínios praticavam a homossexualidade com o intuito Consciente de "Não se reproduzirem" enquanto os outros animais não tinham esta consciência ao praticarem a homossexualidade?
Foi isto que você quis dizer?
Se sim, porque pesquisadores afirmam que o ser humano só veio a associar o sexo à procriação depois que passaram a domesticar animais, aproximadamente a 12.000 anos, pois só então eles puderam observar o comportamento destes animais e fazerem a associação de sexo com procriação?
Por favor, poderia explicar de modo mais claro?
A homossexualidade provavelmente surge porque os heterossexuais passam os genes relacionadas a esta característica. No livro "o Gene egoísta" do Richard Dawkins ele apresenta algumas hipóteses interessantes em relação a esse tema
A homossexualidade é quase que certamente um caso de heterogenidade alelica com influência ambiental. Não é possível reduzir a algo tão simples, ainda mais porque as partes diferentes dos cromossomos X e Y não sofrem crossing over
Até pelo Darwinismo, se essa questão "apelidada" por ele como Suicicio Darwiniano, se isso fosse assim mesmo, desde o aparecimento dessa noção homosexualidade, não existiriam mais, pois teriam sido todos existintos? Ou não? Seleção natural de quem não quer fazer filhos por ser homosexual? kkkkkkkkkkkk
Maravilhosa série. Parabéns grande professor 🥼🏳♻️🌎
Um curso extraordinário.
Excelente série de vídeos! E parabéns aos estudos desse grande pesquisador.
Gostei muito da série. Será que a erupção do vulcão Toba a 70 mil anos, levou os humanos a um limite que de alguma forma contribuiu com o surgimento desses novos comportamentos a 50 mil anos?
Bom revê-lo, professor Walter Neves! Fui sua aluna entre 2005/2007 (repeti 3x rs)
Bjo
Ele era ruim pra dar nota ou vc não estudava mesmo?
Isso que é gostar da matéria 😂😂😂😂😂
Sua didática é incrível, já tinha lido a respeito da capacidade simbólica do ser humano no livro de Yuval Hahari, o livro Sapiens, mas não tinha ficado bem entendido.
Sua explicação foi infinitamente melhor.
Parabéns
quanto aprendizado em poucos minutos!
Grandemente instrutivo. Irei recomendar.
Assisti a todas as aulas, foram muito boas e esclarecedoras,
Vídeo maravilhosos, continuem compartilhando com a gente!
Professor é o cara. Tenho dois livros do professor Walter o "esqueleto incomoda muita gente" e "assim caminhou a humanidade"
Excelente conteúdo, deu até vontade de ler novamente o livro Sapiens Uma breve história sobre a humanidade.
Edvaldo Mendes Ah, tô lendo essa livro agora e tô amando!
Exatamente
Rapaz, esse livro é muito bom.
Eu achava que esse livro era de biologia, apesar de entrar na área, depois vi que era de história.
Li tbm e a fala exatamente dessa revolução cognitiva.
melhor aula que existe
Muito, muito foda!
Sobres a revolução cognitiva, talvez uma combinação de biogenetica e neurociência comparadas ao estudo antropológico conceda respostas satisfatórias no futuro.
De todo modo que assunto maravilhoso! Encantador
Que curso excelente. ❤❤❤
Aulas excelentes! Contribuíram muito para meu aprendizado sobre evolução humana. Obrigado!
Maravilhoso!!! Aulas didáticas e extremamente valida o compartilhar!!!
Achei muito estranho citar a homessualidade como tendo surgido no Homo sapiens (por volta 50 mil anos) ficou parecendo que a homossexualidade foi algo que veio junto com esse módulo novo. O que é meio estranho sabendo que é uma característica presente em diversas espécies animais que não tem a capacidade de significação que o homem tem. Pra mim ficou mal exposto, ou enviesado.
Muito esclarecedor! Parabéns professor!
Excelente! Obrigada demais pela aula!! 🙌🏼
que conhecimento excelente de ser aprendido
Espetacular! Mas tenho uma dúvida. Se o aparato físico de nossa espécie é praticamente o mesmo desde 200 mil anos atrás e consequentemente a nossa própria estrutura física não sofreu grandes alterações desde esse mesmo período, o que teria desencadeado e possibilitado uma mudança comportamental tão radical e de maneira aparentemente tão abrupta?
Quais são nossas tentativas e , segundo sua opinião, probabilidade de chegarmos a responder essa pergunta?
Foram os Aliens... Eles nos deram o fruto do conhecimento do bem e do mal.
Parabéns ! Excelente trabalho !
Muito épica essa saga evolutiva. O que mudou para desenvolvermos o simbólico em nossas mentes? Alimentação? Vírus?
Professor, primeiramente parabéns pelas pesquisas e pelos vídeos extremamente didáticos postados neste canal! Gostaria de fazer uma pergunta. O senhor aponta que a homossexualidade surge juntamente com o novo "pacote" cognitivo que os humanos desenvolveram por volta de 50 mil anos atrás. Quando o senhor menciona isso, parece associar esse comportamento "darwinianamente" suicida exclusivamente com a espécie humana, quando sabemos que diversas espécies de mamíferos também possuem comportamentos homossexuais. O senhor poderia esclarecer melhor seu posicionamento a respeito dessa questão?
Já estive em um cemitério observando exumação, e a maioria dos crânio não são redondo como esse, ele é bem elevado no topo e tem uma pequena lomba na testa bem diferente também tem uma bica mais desenvolvida, e outros crânios são menores e redondo num todo formas diferentes de crânios da mesma espécie.
Parece que já foram descobertas manifestações de significações anteriores aos 50 mil. E bem anteriores.
E, se não me engano, ouvi isso do próprio prof. Walter em outras aulas.
Essa mudança de comportamento não deveria de nos colocar como uma nova especie distinta da anterior? Se uma calopsita derrepente conseguir se conectar com nós humanos devido a mudança genética que afeta o cérebro nesse ponto, ela não seria caracterizada como uma espécie diferente?
Não entendi colocar a homossexualidade como algo contrário à explosão criativa do paleolítico superior... Já que a homossexualidade é encontrada em um monte de espécies de animais, assim como outras características comportamentais que o Professor indicou no início do vídeo.
Achei confuso tb essa menção à homossexualidade. Mas não creio que ele tenha colocado como recusa à explosão criativa, mas como um elemento que se tornou presente quando ela aconteceu, assim como o celibato. Eu até entendo celibato, como recusa ao sexo, o que realmente só existe entre humanos, mas a homossexualidade é tão difundida entre outras espécies... creio que esse ponto fica a ser esclarecido.
Um pedaço de rocha com marcas de tinta de 73 mil anos foi encontrado na caverna de Blombos, localizada a 300 quilômetros da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Quando a Evolução nos equipou com um cérebro poderoso, isso nos trouxe um bônus e um ônus. O bônus foi ter a oportunidade de entendermos o universo e a nossa própria existência e, o ônus, foi sermos, talvez, a única espécie que sabe que vai morrer e, também, a que tem o poder de refletir sobre a morte. Isso foi inevitável para o surgimento dos rituais de morte, deuses e religiões.
Danilo Batista , há evidencias recentes de simbolismo nos neandertais mas rituais religiosos só tem evidencia nos modernos , pelo que sei nao há evidencias funerais em neandertais apesar de eles enterrarem seus mortos ...
Entao em que artigo vc se baseiaesta tua informaçao e qual a metodologia usado pelo dono do artigo para chegar a esta conclusao?
Danilo Batista , se puder passar o link :)
Essa afirmação eu não retirei de nenhum artigo especifico, mas sim, do bom senso mesmo, por eu ser biólogo e pelo que eu já li sobre o tema. Mas posso recomendar esse livro: Sapiens - Uma Breve História da Humanidade - Yuval Harari
Tenho certeza que os hominios não passaram q perceber que vão morrer a apenas 50 mil anos atrás, o homo erectus já sabia muito bem que iria morrer um dia
Segundo o documentário First Man da Curiosity Stream, os rituais de sepultamento veio antes do gênero homo. Eles devem ter se baseado em algum artigo científico. E no caso dos neandertais, um artigo recente encontrou pólen no esqueleto de um espécime, oq indica um enterro com flores.
Em 2017, foi publicado um artigo na Nature que mostrava que o Sapiens aparece em torno de 300 a 350 mil anos
Também fiquei curioso quanto à parte da homossexualidade, se somos primatas sociais e a nossa sobrevivência depende e sempre dependeu da interação social, inclusive através do sexo como vínculo, como acontece nos bonobos, como a homossexualidade poderia ser considerada uma desvantagem evolutiva? Se oferece maior vínculo social entre os indivíduos fazendo com que alguns indivíduos não reproduzam mas ainda mantenham o cuidado parental das crianças.
Isso são concepções do determinismo biológico, que devem ser abandonadas quando cria uma certa noção de "racismo". Quando ele diz que é um "suicídio darwiniano", esquece completamente que o simples fato de gerar novos indivíduos, não significa ter sucesso reprodutivo. O sucesso ocorre quando os descendentes se reproduzem. Ou seja, homossexualidade não pode ser considerada "desvantagem evolutiva", já que interação social possibilita maior sucesso reprodutivo. Até o termo "desvantagem evolutiva" deve ser visto com bastante calma. Certeza que se conversar com o Dr. Neves, ele possa explicar melhor essas ideias. Ha! Muitos casais homossexuais adotam crianças que foram abandonadas de casais hétero. O problema é que este vídeo possa ser usado por pessoas de má índole.
Sim, mas o simples fato de se reproduzir não irá garantir que haja sucesso reprodutivo, isso para a nossa espécie, ou seja, precisamos de cuidados parentais. Essa afirmação que a homossexualidade é uma "desvantagem evolutiva" é mera especulação, não existem evidências científicas para isso! E se tratando da nossa conjuntura social e política, defender esta ideia é que pode ser considerada uma "desvantagem evolutiva".
@@miltondepaula985 então o homossexualismo não é o que é "vantajoso", mas sim o atributo de interação social. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O homossexualismo pura e simplesmente é uma desvantagem evolutiva. Você está supondo que ele estaria agregado a maior interação social, mas isso só revela que é o atributo da interação social que é vantajoso e não o eventual homossexualismo associado.
O que eu tirei pela fala do professor sobre o homossexualismo, foi estritamente se baseando no que diz respeito ao ato de se reproduzir. Então, essa "desvantagem evolutiva" e esse "suicídio darwiniano" seria efetivo apenas num ambiente 100% homossexual, coisa que não acontece nos grupos sociais.
Atualmente não fax diferença, porém no passado quando corríamos risco de extinção acho que era diferente
Adendo na parte em que o professor cita a Homossexualidade como "suicídio Darwiniano":
A homossexualidade não é uma opção. Se antes fosse, teríamos que concordar automaticamente de que a heterossexualidade também o é.
Logo a frase "Você está optando por não deixar descendentes" precisa ser abolida do seu discurso.
Na verdade a homossexualidade entra como fator biológico de equilíbrio que se encaixa perfeitamente na teoria Darwiniana, e pelo que me parece ocorre de forma
ponderada, ou seja... Muito dificilmente ultrapassaria a porcentagem de pessoas hétero do mundo.
Veja só: se todas as pessoas do mundo fossem heterossexuais e se todas elas optassem por filhos, não haveria recursos para todos e a civilização entraria em colapso.
Talvez esse tenha sido o problema das civilizações perdidas: Brigas infundadas por parceiras sexuais em detrimento da "garantia da continuidade da linhagem",
aumento descontrolado da população, escassez de recursos e morte, Sobre o Celibato, proponho que voltemos à idade média, que fará uma verdadeira
censura da sexualidade justamente pelo controle populacional decorrido das constantes ameaças de doenças misteriosas.
Nada haver, falou falou falou e disse só bobagens. Nenhuma espécie cria mecanismos biológicos contra si mesmo como forma de controle populacional ou algo do tipo. Todas as espécies tem um objetivo em comum que é prosperar e passar adiante a linhagem. Não se extinguir. Então homossexualidade pode ter qualquer explicação menos essa...
@@wallace3080 Sim, o controle populacional é deixado a controle da natureza, sempre foi assim e sempre vai ser ao menos de forma natural.
Professor, existe realmente a classificação Homo Sapiens Sapiens sendo uma evolução do Homo Sapiens. Mesmo que essa evolução em termos morfológicos não tenha tanta significância, mas em termos de comportamentos é bem notável. De fato a ciência concretiza essas duas descrições de nossa espécie?
Gostaria de mais informação sobre essa mudança comportamental de 50 mil anos atrás. Em que região da África isso ocorreu? Houve alguma mudança climática ou geológica nessa região? Algum grande conflito entre espécies ou escassez/excesso de alimentos que antecedeu essa mudança?
Pensando na possibilidade de ser 70 mil anos essa explosão criativa, pode ter ocorrido próximo ao evento de quase extinção do H. sapiens pela erupção do vulcão Toba, que ele menciona em outra aula.
O problema de apontar a origem da revolução cognitiva na África é a falta de evidências. Se fosse há 75 mil anos na África do Sul, haveria muito mais evidências arqueológicas disso no delta de 35 mil anos, principalmente na África.
A revolução cognitiva é datada a partir dos 40 mil anos na Europa Ocidental e na Ásia, devido à riqueza de evidências, não a uma evidência isolada.
Eu fiquei na dúvida quando o professor colocou a homossexualidade como inerente a explosão criativa, gostaria de saber mais! Até então, pareceu que presumir que a homossexualidade vem da semiótica que construimos, é presumir sua consciência, ou escolha, quando, na verdade, muitas espécies que não possuem essa construção de significado, também podem ser inerentemente homossexuais.
Excelentes aulas! Fico interessada em superpor ao achados paleontológicos informações geológicas. Como estava a terra quando os vários grupos de hominídeos habitavam o planeta? Será que encontro uma versão não acadêmica sobre isso?
Da like, pessoal!! Assim os videos vao subir no youtube e outras pessoas vao poder ver essas maravilhas de aulas!!
Muito interessante !!!
A careta na roupa do nosso eminente cientista lembra os monstrinhos do anime bucky
O que dizer sobre os "hominídeos de Denisova"?
Mas, recentemente ,encontraram um crânio de mais de 300 mil anos ,se não me engano !
Sim, mas ele em outro vídeo disse q n concorda q se trate de um Homo sapiens
@@joaomarcus5099 MAs um grande numero de cientistas, já vi, atestam sim que é sapiens, ai são opiniões divergentes não VERDADES, tanto que esta atestado a idade dos Sapiens em 350 mil anos.
@Raio Cruzando o Arco-íris Tem razão, assisti um debate dele e ele fala exatamente isso que vc expôs com bastante propriedade, obrigado. Se bem que, sou um curioso, já vi e li não na internet, mas livros de outros pesquisadores e paleontologos que já acharam cranios modernos com mais de 300 mil anos, e o pior, fora da Africa, preciso procurar para ver a veracidade do achado...
Então a explosão criativa foi há 50 milanos?
Muito bom mesmo! Adriana UFPA
Ainda existe a divisão entre Homo sapiens e Homo sapiens sapiens e se existe é a partir de 50 mil anos atrás é que surge o segundo? É a mesma coisa? Não é?
E o homem de cromagnon?
ele é um homem sapiens!!!!! que habitou a Europa e é cro-magnon
A ciência acaba quando o professor se refere à homossexualidade. Com base em que esse fenômeno é tratado como mero "modo de significação"?
Perdoe-me, mas já não evidências mostrando que a homossexualidade é encontrada em outras espécies e ainda que suas causas estão relacionadas ao ambiente intrauterino da mãe?
Raphael Araujo , relações estritamente homossexuais entre os animais e uma.recusa de relações heterossexuais sim.
Quando ele menciona a homossexualidade o que eu entendi é que o professor acha que os homo sapiens tinha o poder de escolher com quem se relacionar sexualmente se com homem ou com mulher , sendo que em alguns casos preferiam transar com outros homens para assim evitar gravidez e isso eu não acredito pois o desejo homossexual é outra coisa e hoje o desejo homossexual é não tem nada a ver com a recusa de reprodução .
Os exemplo dos homossexuais não concordei, a homossexualidade acontece em várias outras espécies e não é uma escolha, achei infeliz! Talvez seja contra evolutivo? Sim pelo fato dos descendentes, mas temos que lembrar que ser homossexual não significa ser estéril, da mesma forma que ser hetero não significa ter filhos, fora que 8 bilhões de pessoas no planeta, mostra que a homossexualidade não afetou em nada nesta questão.
A observação do professor foi estritamente darwiniana sem qualquer juízo de valor. Ele inclusive é homossexual. No âmbito do surgimento do simbólico considero pertinente e adequado o comentário do mestre.
Ausência de prova não é prova de ausência. Sem simbolizar como os neadertais e homninios se referiam aos objetos que carregavam? Em minha opinião essa é uma falácia que desconsidera a cultura pré existente.
com todo seu conhecimento pq não ocupa o lugar do professor com mais de 5 faculdades e varias especializações?
@@caiofavero7311 Oras, porque ele é um "pseudointelectual" kk
Professor você poderia avaliar um neurocrânio de um politico brasileiro?
Quem veio depois de 1min dos Neardentais da Netflix?
8:30
Massa. Inventamos a religião, e os primeiros espertalhões ganham dinheiro com isso.
Mas há evidencias recentes as primeiras pinturas sao de autoria neandertal...
evidencias não significa que foram comprovadas e muito menos aceitas no meio cientifico, se elas forem comprovadas vc volta aqui e menciona isso
"(...) the origins of language and the advanced cognition characteristic of extant humans may precede the period before the divergence of the Neandertal lineage, more than half-a-million years ago." - advances.sciencemag.org/content/4/2/eaar5255.full
Os Neardentais tbm enterravam os seus entes queridos com flores objectos de adorno...ou seja eles já tinham a percepção de sua existência...Tenho notado nestas aulas inúmeros erros básicos...o que é pena, já que a mesma poderá induzir a erro mtas pessoas que a assiste.
A terra é jovem... não acredito na teoria da evolução... Acredito no criacionismo... É muito mais inteligente pensar assim... Design inteligente...
🕴🎭🇧🇷🌍🙏🔥
Muito bom, porém mal abordamento na parte do homossexualismo, visto que isto nunca influenciou na existência da nossa espécie nem em algo como "extinção". A homossexualidade não veio como ponto negativo, e sim positivo na representação da liberdade do pensamento do homem ditamente o homo sapiens.
Ok
Aula muito interessante, mas quais os fundamentos para afirmar, por volta do minuto 12, que a homossexualidade teria surgido há 50 mil anos atrás, e ainda falar de forma tão depreciativa da homossexualidade. Além disto houve uma péssima referência a populações negras dá África, caracterizadas como "aqueles que sempre vemos ganhar a São Silvestre". Este é o típico exemplo do acadêmico brasileiro que se vale do título para tecer barbaridades sobre o que desconhece, preferindo ser desrespeitoso a admitir sua própria ignorância.
Falar palavras "elegantes", não lhe dá a razão, agora vai chingar ele por falar mal da homossexualidade?
@@generalmascarenhasdemoraes8688 Deve haver críticas não por ele simplesmente falar bem ou mal de alguma coisa, mas por inserir subjetividades em momentos de falas científicas. Ele não apresentou dados, fontes, artigos, matérias, absolutamente nada que comprovasse essa fala, o que deixa claro que é o que ele, particularmente pensa, o que seria totalmente normal se estivesse na sua rede social dando opinião e não em um canal da USP tratando de assunto científicos. No mais, gostei muito do professor, admiro a didática, a oratória, mas esse ponto põe em cheque outras informações trazidas por ele.
Olha, o debate sobre homossexualidade é algo muito sensivel na nossa socieadade atual, pessoas como você tornam este tema ainda mais dificil de ser tocado. Então como quer que ele simplesmente venha aqui e responda seu comentário sendo que você vai pegar e distorcer o que ele disse igual esta fazendo agora? isto cansa, sinceramente isto cansa, a pessoa abre um "Áh" pra falar sobre homossexualidade e tem a vida destruida além de ser tratada como homofóbica. Isto que você faz é considerado discurso de ódio
Terei que denunciar seu comentário
falou que a Homossexualidade é uma desvantagem evolutiva ja veio um monte de mimizento comentar, tanto que é o video com mais comentários kkk
Fazer o que, não pode falar mal de homossexuais,isso dá cancelamento
Em ignorantes:
Opiniao distinta de sua egoísta opiniao formada = opiniao de mimizento.
Mimizento é 1 palavra ridicula inventada por quem nao tem argumento justificador pelo odio que sente aos "diferentes" ou de opinioes contrarias.
Achei bem escroto o modo ao qual ele referiu-se sobre a homossexualidade, pois ela pode ser vista como uma característica bem adaptativa, pois há um estudo que revela que geralmente o irmão mais novo de uma grande grade de irmãos, é geralmente homossexual, pois são papéis genéticos empregados a eles para que não nos reproduzíssemos em excesso, e que cuidemos de quem nos gerou, por isso até dizem por aí que gays são mais carinhosos.
Mas ele não criticou os homossexuais , ele só disse que a nossa espécie é a única a escolher se envolver com pessoas do mesmo sexo.
Vai cancelar ele?
O que mais me deixa confuso são as tais "caracteristicas transitórias" e aproveitam essa visão para ligar Heidelbergensis com os Sapiens. , mesmo com o tempo de existência de cada um ser muito próximo para corroborar essa afirmação... Qual a cientificidade real que liga essas relações? Me parece, com toda a humildade que me confere a essa ciência, uma forçada para juntar os tais elos perdidos, da qual o Sapiens ainda é visto assim por uma parte da comunidade cientifica.
Não entendi a fala: homossexualidade incluída numa má adaptação...
também não entendi. extremamente problemático.
Pelo simples fato que gays não se reproduzem, mas só seria uma coisa ruim se todos fossemos gays. Se bem que com a tecnologia de hoje da pra todos serem gays e o mundo humano continuar, apenas teriam que fazer inseminações artificiais e tals, barrigas de aluguel. kkkkk daria um bom livro de fic brisa.
Jesus jamais prometeu voltar no fim dos tempos até porque a humanidade só terá fim quando acabar a água doce e a família fora isto é aproveitar da boa fé das pessoas Jesus não fez nem falou tudo que escreveram sobre ele e ele falou uma coisa e povo entendeu outra coisa
VÍDEO BESTA NÃO PRESTA PRA NADA