Mercado Cripto 2023: Como funcionam opções e futuros - João Paulo Oliveira

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 14

  • @PixelShow
    @PixelShow ปีที่แล้ว +2

    tema super importante!

  • @WilliamSilva-dn7eg
    @WilliamSilva-dn7eg ปีที่แล้ว +1

    Conteúdo muito bom.

  • @willyjock5523
    @willyjock5523 ปีที่แล้ว

    Acho curioso que ninguém explica o básico fundamental dos futuros: esse futuro é uma data que o investidor escolhe a data? Tem que ter outro investidor fazendo a contraparte dessa operação ou a exchange oferece independente de uma contra-parte?

    • @FiscalCripto
      @FiscalCripto  ปีที่แล้ว

      Oi Willy, tudo bem? Obrigado pelo feedback. Preparamos uma sequência de respostas para te ajudar com a sua dúvida:

    • @FiscalCripto
      @FiscalCripto  ปีที่แล้ว

      1/6 O investimento em futuros é um tipo comum de investimento no mercado financeiro tradicional e funciona com a mesma lógica para os criptoativos.

    • @FiscalCripto
      @FiscalCripto  ปีที่แล้ว

      2/6 No modelo mais básico deste tipo de investimento, duas partes negociam um contrato com obrigações de compra e venda de um ativo (ou cripto) com um preço pré-definido para uma data futura (daqui 3 meses, por exemplo). Nesta data futura, ocorrerá a realização do contrato e a parte que se comprometeu a comprar o ativo deverá pagar à outra o preço pré-combinado em contrato, independente deste preço ser maior do que o preço de mercado do ativo na data de liquidação do contrato. Da mesma forma, a parte que se comprometeu a entregar o ativo nesta data é obrigada a fazê-lo, independente de seu ativo valer mais na data de liquidação de contrato do que o preço pré-combinado no contrato.

    • @FiscalCripto
      @FiscalCripto  ปีที่แล้ว

      3/6 Assim, o benefício do contrato futuro para a parte que compra o ativo é o de não precisar dispor de todo o valor financeiro na data da compra, podendo, eventualmente, ganhar dinheiro caso o ativo se valorize ao longo do tempo. Do outro lado, a parte que vende tem o benefício de não precisar dispor do ativo na data da venda, podendo também ganhar dinheiro caso o preço de mercado do ativo diminua ao longo do tempo. Isso permite, então, que as partes operem de forma "alavancada", isto é, poderão estar expostas à volatilidade do preço do ativo sem necessariamente detê-lo ou ter o dinheiro necessário para sua compra.

    • @FiscalCripto
      @FiscalCripto  ปีที่แล้ว

      4/6 O problema operacional desta estratégia é que, conforme o tempo passa, a data de realização do contrato chega e as partes deverão cumprir com suas obrigações do contrato. Agora imagine um investidor que nunca queira realizar a entrega ou a compra efetiva do ativo, mas ainda assim deseje aproveitar da possibilidade de ganhar dinheiro com a volatilidade deste ativo sem, no entanto, possuí-lo ou precisar vendê-lo. Para atender a investidores com este desejo, foram criados os chamados "contratos futuros perpétuos", que não têm data de término. Assim, adquirir um contrato futuro perpétuo traz segurança para o investidor de que ele nunca precisará efetivamente comprar ou vender o ativo, pois a data futura a qual o contrato se refere nunca chegará.