Não esqueço de quando você deu essa dica de procurar uma formação de nível superior. Segui seu conselho há, mais ou menos, 2 anos e já estou quase terminado meu tecnólogo. Sem dúvidas foi a melhor decisão
Eu decidi fazer tecnólogo assim que mudaram a exigência de escolaridade, mas não foi por influência do Herbert. Hoje faltam apenas 3 provas que eu posso realizar a qualquer momento. To suave..
Sou servidor do MPF há 6 anos. Acho inressante desses concursos que estão lançando q sobe a graduação mas não sobe o salário kkkkkk Aconteceu isso com vários concursos da Carreira policial, aumentaram o nível para superior no Edital mas não aumentaram os salários. Policial nível médio antes: R$ 5 mil, Polícial nível superior: R$ 5 mil. kkkkk Para mim isso não passa de patifaria do sistema.
Se vc é servidor MPF há 6 anos, deve saber que não poderia haver aumento automático na remuneração na lei que aumentou o requisito de escolaridade, pois aí sim estaria configurada a inconstitucionalidade, haveria aumento de despesa sobre outro poder sem sua própria iniciativa.
@@mgn5336Mas a lei não é de iniciativa do próprio poder judiciário? Não conheço lei da esfera do poder legislativo que possa alterar estrutura remuneratória dos tribunais federais, por claro vício de competência. Se julga conhecedor do direito, mas nem argumentos coesos consegue construir.
@@mgn5336 estou falando de alhos e vc de bugalhos. Estou falando de forma genérica de todas essa mudanças em cargos, em que se aumenta a exigência de escolaridade mas não se tem aumentado os salários previstos nos editais. Ex.: vários estados passaram a exigir nível superior para Escrivão e Ag. de polícia civil mas o edital saiu com o mesmo salário de antes. Por isso q eu disse q para mim é só patifaria do sistema. É o famoso, "quando virmos q eles alcançaram a meta, a gnt dobra a meta". Isso eu falo em sede de abertura de edital, não estou falando em circunstâncias interna corporis. Eu estudo para Magis e MP (aprovado em algumas primeiras fases e competindo algumas 2ª fases), eu não fico atrás de saber questões de aumento salarial no serviço público, já estou no meu 3º concurso, "aumento" para mim é sempre passar em outro cargo q paga melhor.
colega, vc não tem nada a reclamar. Experimente trabalhar no TJSP, cargo de nível médio que faz tudo, volume de trabalho imenso e que usa conhecimentos de nível superior. A situação no Estado é deprimente. Pelo menos no federal vcs tem reajuste pela inflação melhor que o judiciário estadual.
Estou estudando para concursos de nivel médio, mas já me matriculei em uma faculdade ead, em um curso com duração de apenas 1,5 ano (tecnólogo, Gestão Pública). Gente, hoje em dia só não estuda quem tem muita preguiça! Pago somente 114 reais por mês, em uma faculdade reconhecida pelo MEC. Não podemos perder tempo!
@@pedrollivveira Unifatecie. Curso em Gestão Pública (tecnólogo). São 2 anos, mas tenho a possibilidade de antecipar o término. Essa faculdade é reconhecida pelo MEC
Essa mudança de escolaridade foi tão bagunçada que pedem nível superior para Técnico Judiciário com especialidade em cursos técnicos, ex: Técnico Judiciários com especialidade em edificações é exigido nível superior + o curso técnico, não faz o menor sentido.
Eu concordo que daqui a algum tempo os cargos para nivel médio irão acabar, porém essa mudança deve ser feita de forma gradual e dentro dos limites legais, cada um com sua competência, por exemplo, para tratar da matéria.
Simples, extingua todos os cargos de técnico e nomeie analista no lugar, colocando em disponibilidade todos os técnicos com remuneração proporcional. O que é inconcebível, dentro do próprio judiciário, é a injustiça do mesmo trabalho, com mesma perfeição técnica, ser remunerado no percentual de 50 % do que o analista recebe.
@@querocomprar6358 Cada qual com sua história de vida... Faço concursos desde os 18 anos, passei em dois concursos pra oficial de justiça, um, em primeiro, outro em 4, trabalhei também 2 tribunais de justiça como escrevente.... A vida não se resume a provas de concurso... O fato de eu ter feito ou não concurso pra analista não muda o fato de que não existe diferença prática no PJU...
@@querocomprar6358 Hipoteticamente, se fizer o que sugere, aí, quando nomeada, a pessoa sai da cadeira onde sempre sentou, e, à tarde, já empossada, retorna a ela pra fazer ABSOLUTAMENTE a mesma coisa!! Sério isso? Acho que quem está errado é o PJU de permitir que isso ocorra!! Carreira diferente deveria ser, por óbvio, pra um "fazer" diferente... Caso contrário, é a mesma carreira.
Depois de tecnólogo ficou difícil dizer que nível superior é um sonho distante. Além das mensalidades serem baratas o tempo é curto. Conheço muitas pessoas que fizeram Gestão Pública só para poder fazer concurso.
Eu me matriculei na Unifatecie. Estou fazendo Gestão Pública, que tem duração de 1,5 ano. Pago somente 114 reais por mês. Também descobri que,quando passamos em um concurso, tem como antecipar a colação de grau. Não tem desculpa para não ter nível superior, hoje em dia.
PGR e AGU já se manifestaram. Tá com o Zanin e com o Toffoli desde o dia 16 Meu interesse é que decidam isso o quanto antes, para eu reservar hotel kkkk
Se for para exigir nível superior para tudo eles deveriam acabar com o cargo de técnico e fazer só para analista e deixar cada um na sua área de formação. Isso seria o mais justo. Se querem profissionais de nível superior que pagem Salários de analista para todos.
Se vc tiver cumprido 75% do concurso, a aprovação em concurso público permite antecipação de colação de grau. Vc pode requerer o seu diploma antecipadamente devido a isso. De toda forma, ainda assim, dará tempo de vc ser nomeado e já estar cm o diploma em mãos. Minha situação é igual à sua.
Não existe trabalho de técnico como descrito nos editais de concurso. O técnico desempenha ABSOLUTAMENTE o mesmo trabalho do analista, ambos de nível superior.
@@FelipeSouza-hp7mq Não falei que a remuneração é baixa. Você não soube interpretar. Mas aumentar o nível de escolaridade de cargo médio, transformar em superior e não atribuir equidade salarial, ou seja, é superior no documento e continua sendo médio no salário. Só prejudicou os que ainda não puderam ter o superior. Apenas isso que falei.
@@priscilaguimaraes4439 continua sendo médio....( te falar, tem vários cargos isso pensando no Executivo, que cargos de nivel superior , não chega a o cargo de técnico atualmente, exemplo : inpi, inmetro, entre outros, teria olhos todos caso a caso , não é a questão fazer isso ) só tou dizendo que a remuneração , se é para ser nivel medio, então que seja de nível médio, pq cargo de nivel medio bruto =10+/- , ( é dificil de se ver por ae ,) tirando o senado no passado, que o tecnico era cargo de nivel medio ( com uma remuneraçao elevada ), agora já não é mais nivel medio , se tou certo o técnico lá agora é NS ).
Acho q vao cancelar, eu já até perdi as esperanças ja. Ja adiou uma vez a nota de corte vai ser 100% se adiar dnv. Devem refazer o edital depois so pra técnico com outras meterias
@@thiagobarreto6642 vai ser quase um ano de estudo pro concurso, além de q seria injusto com quem for ter a inscrição só agora pq nao tem nivel superior e nao tinha estudado, melhor nem reabrir inscrição.
@@viniciushask146 Tem gente que já estuda para esse edital há uns 2 anos. E as matérias são disciplinas que já são abordadas em outros concursos do nível médio, então quem já vinha estudando é só direcionar, quem não, vai na cara e na coragem e estudando tbm. É o jeito. rsrs
@@thiagobarreto6642isonomia não é isso e vc sabe muito bem disso, duvido muito q eles vão adiar dnv seria muito injusto pra quem vai entrar so agora, perderia o total sentido, praticamente 6 meses de vantagem, vai chover ação judicial contra o edital. Ou vao cancelar o edital e fazer outro pro nivel técnico ou vai seguir do jeito q ta.
@@estudaaluana com o nível médio no técnico junto com os de nível superior (qualquer área) não somos valorizados quanto ao salário, por exemplo. E a área técnica faz o mesmo que os analistas e a diferença de remuneração e outras vantagens que eles tem comparados ao técnico é bem grande.
@@kakau8940 Por isso colocaram técnico com superior, penso eu, para valorizar financeiramente o técnico, afinal já ouvi falar que eles fazem o mesmo serviço.
Pois é, daí voltando técnico para nível médio poderemos concorrer mas acho injusto a situação. Estaremos concorrendo com nível médio da mesma forma e níveis escolares diferentes e salários iguais
Pessoal q fez os concursos dos TRFs que ainda nao se formou no nivel superior, se for declarada inconstitucional mesmo com a modulação dos efeitos alguem com nivel médio que ainda nao se formou conseguiria tomar posse como tecnico judiciário, ja que a lei vigente na hora da posse era q o cargo era de nível médio?
Como ele falou no vídeo, existe um entendimento do STJ no sentido de que os editais de concursos congelam os requisitos exigidos na data de sua publicação. Caso haja um impedimento por parte do órgão em aceitar o nível médio do candidato aprovado, será caso de ajuizamento de ação na justiça federal para que o caso seja então decidido.
@@Serei_TRT6 mas no caso estou falando desses TRFs de agora que exigiram nível superior. Pq tem súmula do STJ falando que o requisito tem que ser exigido na hora da posse, e não na inscrição. Então, teoricamente, na hora da posse o cargo será nível médio, não havendo impedimento para a posse com nível Médio. Pq o edital ter exigido nível superior era baseado em uma norma inconstitucional (inconstitucionalidade por arrastamento dessa parte do edital).
@@auroraschwinn7555 Essa súmula trata de casos em que o EDITAL exige certos requisitos que o candidato ainda não preencheu o que é exigido, só podendo esses serem exigidos na data da POSSE e não na data de inscrição. Não é o caso de ALTERAÇÃO DOS REQUISITOS do cargo com base em legislação. O edital é a LEI do concurso. Então se lá exige nível superior e depois isso é alterado por lei ordinária, continuará sendo exigido nível superior.
@@Serei_TRT6 então, mas a pessoa pode fazer a prova sem ter nível superior. Só precisaria ter na posse. Mas... O edital continua valendo em sua plenitude mesmo que a lei que o baseou é inconstitucional? Sei que o edital é a lei do concurso, mas se ele foi baseado em uma lei inconstitucional...
@@auroraschwinn7555moça comprovar o preenchimento de requisitos é uma coisa, ter nível de formação diverso do previsto no edital é outra... quem fizer a prova tendo nível médio e o edital exigir o superior, mesmo que a lei depois caia, vai precisar apresentar diploma do nivel superior... do contrário há uma quebra da isonomia, até pq outras pessoas de nível médio deixaram de se inscrever no concurso etc... eu não me arriscaria, vai ser jogar dinheiro fora com inscrição e depois com advogado pra processar pq obviamente vão reprovar na hora da posse, fica a dica
Tem funções que somente os analistas fazem, e um técnico por mais que seja o ensino superior, ele não pode por não ser formado na área e não ser registrado no conselho da classe para exercer às atividades de um cargo específico.
@@dreis9728 Retirando as profissões regulamentadas que são menos de meio % de todos os cargos do PJU (como médico), o técnico desempenha as mesmas funções que o analista e não existe função que o técnico não possa desempenhar.
Muito dificil o STF revogar...e mesmo se revogar, será por vício de iniciativa. Cria-se outra lei e logo é aprovada. Melhor a galera estudar pra ter nível superior mesmo
O que tem a ver? Sou de 1995 e fui a primeira da minha família a ir atrás de uma faculdade pública. Faço parte da geração Z. Pelo que eu vi, pessoas da minha família de outras gerações não tiveram essa iniciativa. Então não acho que faça sentido seu comentário.
Não é relacionado 100% com o que p professor comentou, diria que no maximo 20%. Uma coisa que me incomoda pessoalmente é alguns cargos técnicos (enfermagem, contabilidade...) não especificarem no edital que o nível superior ( da área enfermagem, ciências contábeis) e não aceitarem por vias administrativa, é preciso judicializar e tendo ja entendimento no STJ que é para aceitar... Como disse não é correlacionado, mas se for mudarem 100% para nível superior vão parar de pedir médio mais técnico?😅
Deveria sim, e os 50 mil técnicos deveriam ser colocados à disposição com remuneração proporcional. E, no lugar, deveriam nomear 50 mil analistas ou o que desse com o orçamento.
Não esqueço de quando você deu essa dica de procurar uma formação de nível superior. Segui seu conselho há, mais ou menos, 2 anos e já estou quase terminado meu tecnólogo. Sem dúvidas foi a melhor decisão
eu também!
Eu também. Vou me formar bem próximo da provável data de homologação do TSE.
eu comecei o meu um pouco antes do PL ser aprovado, justamente por conhecê-lo, e acabei no primeiro semestre deste ano. foi a melhor coisa que eu fiz.
Eu decidi fazer tecnólogo assim que mudaram a exigência de escolaridade, mas não foi por influência do Herbert. Hoje faltam apenas 3 provas que eu posso realizar a qualquer momento. To suave..
Somos 5
Análise ótima, concisa, direta e sem sensacionalismo - diferente do circo que muitos fazem por aí. Parabéns, profesor.
Concisa não foi 😂 pro isso os PDFs dele são tão grandes kkk mas é um excelente professor.
Se isso atrasar a prova do MPU lá pra março do ano que vem já tá valendo.
Sem dúvida o MPU e o TRF6 só vão sair após o julgamento dessas ADIs.
Graças a Deus
O TRF 6 saiu
Análise direta, objetiva, sem rodeios, de fácil entendimento. Parabéns, mestre! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo mais sensato até o momento 👍 tomara Deus que eles julguem até outubro essas adis pra acabar com a nossa espera sem fim 😢
Sou servidor do MPF há 6 anos. Acho inressante desses concursos que estão lançando q sobe a graduação mas não sobe o salário kkkkkk
Aconteceu isso com vários concursos da Carreira policial, aumentaram o nível para superior no Edital mas não aumentaram os salários. Policial nível médio antes: R$ 5 mil, Polícial nível superior: R$ 5 mil. kkkkk Para mim isso não passa de patifaria do sistema.
Se vc é servidor MPF há 6 anos, deve saber que não poderia haver aumento automático na remuneração na lei que aumentou o requisito de escolaridade, pois aí sim estaria configurada a inconstitucionalidade, haveria aumento de despesa sobre outro poder sem sua própria iniciativa.
É isso , a pessoa faz concurso e não vê algo na frente
@@mgn5336Mas a lei não é de iniciativa do próprio poder judiciário? Não conheço lei da esfera do poder legislativo que possa alterar estrutura remuneratória dos tribunais federais, por claro vício de competência. Se julga conhecedor do direito, mas nem argumentos coesos consegue construir.
@@mgn5336 estou falando de alhos e vc de bugalhos.
Estou falando de forma genérica de todas essa mudanças em cargos, em que se aumenta a exigência de escolaridade mas não se tem aumentado os salários previstos nos editais.
Ex.: vários estados passaram a exigir nível superior para Escrivão e Ag. de polícia civil mas o edital saiu com o mesmo salário de antes.
Por isso q eu disse q para mim é só patifaria do sistema. É o famoso, "quando virmos q eles alcançaram a meta, a gnt dobra a meta".
Isso eu falo em sede de abertura de edital, não estou falando em circunstâncias interna corporis.
Eu estudo para Magis e MP (aprovado em algumas primeiras fases e competindo algumas 2ª fases), eu não fico atrás de saber questões de aumento salarial no serviço público, já estou no meu 3º concurso, "aumento" para mim é sempre passar em outro cargo q paga melhor.
colega, vc não tem nada a reclamar. Experimente trabalhar no TJSP, cargo de nível médio que faz tudo, volume de trabalho imenso e que usa conhecimentos de nível superior. A situação no Estado é deprimente. Pelo menos no federal vcs tem reajuste pela inflação melhor que o judiciário estadual.
É desse tipo de informação sóbria que a gente precisa!
Estou estudando para concursos de nivel médio, mas já me matriculei em uma faculdade ead, em um curso com duração de apenas 1,5 ano (tecnólogo, Gestão Pública). Gente, hoje em dia só não estuda quem tem muita preguiça! Pago somente 114 reais por mês, em uma faculdade reconhecida pelo MEC. Não podemos perder tempo!
Caraca, 1,5 ano? Qual foi a que você se inscreveu?
@@pedrollivveira Unifatecie. Curso em Gestão Pública (tecnólogo). São 2 anos, mas tenho a possibilidade de antecipar o término. Essa faculdade é reconhecida pelo MEC
Na melhor hipótese tu vai receber o adicional de graduação. Só tem a ganhar
@@Rafael-gc3xt verdade. Tem isso também 🤑
A verdade todos sabemos. Querem um profissional de nível superior com salário de nível médio.
Essa mudança de escolaridade foi tão bagunçada que pedem nível superior para Técnico Judiciário com especialidade em cursos técnicos, ex: Técnico Judiciários com especialidade em edificações é exigido nível superior + o curso técnico, não faz o menor sentido.
Pois é! Não tem lógica
Video incrível :) obrigada !
Excelente análise, querido professor!!! Sempre as melhores aulas e os melhores vídeos!!! Obrigada 😊
Análise perfeita. Isso sim é objetividade, parabéns professor!!
Exigência o nível superior, mas não aumentam o salário. Ou seja, exigem o nível superior só para favorecer determinado grupo.
e pq deveria aumentar?
Eu concordo que daqui a algum tempo os cargos para nivel médio irão acabar, porém essa mudança deve ser feita de forma gradual e dentro dos limites legais, cada um com sua competência, por exemplo, para tratar da matéria.
O melhor❤
Excelente vídeo analisando a questão de forma técnica.
OBRIGADA!!
Perfeita análise professor, obrigada ✨✨✨
Show! Obrigada, Herbert!
Bom dia professor, e como fica o TR1 ?
Professor bom demais, tá é doidoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
Obrigada professor pelos esclarecimentos
Análise lúcida e bem embasada.
TOMARA QUE SEJA!
Excelente conteúdo! Obrigado!
Ótimo vídeo, muito obrigada.
Prof Herbert vc poderia comentar sobre a questão do TJ SP que tb esta sendo colocado em pauta a mudança para o nível supeior. Grata.
Será que afeta o TSE ?
Vai atrasar os concursos MPU e TRF6, pois uma coisa é contratar a banca pra concursos só de nível médio e outro é para só concursos.
Pega os nomes dos políticos e publica pra gente não voltar mais neles
O TRT-Sergipe publicou edital, na última segunda-feira, exigindo nível superior para técnico, de acordo com o que disciplina a legislação atual..
Simples, extingua todos os cargos de técnico e nomeie analista no lugar, colocando em disponibilidade todos os técnicos com remuneração proporcional. O que é inconcebível, dentro do próprio judiciário, é a injustiça do mesmo trabalho, com mesma perfeição técnica, ser remunerado no percentual de 50 % do que o analista recebe.
Faça concurso para analista.
@@querocomprar6358 não tem mais concurso de AJAA.
@@querocomprar6358 Cada qual com sua história de vida... Faço concursos desde os 18 anos, passei em dois concursos pra oficial de justiça, um, em primeiro, outro em 4, trabalhei também 2 tribunais de justiça como escrevente.... A vida não se resume a provas de concurso... O fato de eu ter feito ou não concurso pra analista não muda o fato de que não existe diferença prática no PJU...
@@querocomprar6358 Hipoteticamente, se fizer o que sugere, aí, quando nomeada, a pessoa sai da cadeira onde sempre sentou, e, à tarde, já empossada, retorna a ela pra fazer ABSOLUTAMENTE a mesma coisa!! Sério isso? Acho que quem está errado é o PJU de permitir que isso ocorra!! Carreira diferente deveria ser, por óbvio, pra um "fazer" diferente... Caso contrário, é a mesma carreira.
Depois de tecnólogo ficou difícil dizer que nível superior é um sonho distante. Além das mensalidades serem baratas o tempo é curto. Conheço muitas pessoas que fizeram Gestão Pública só para poder fazer concurso.
Eu kkkkkkkk quer dizer vc n me conhece.
@@rafaelklem2543ao Rafael do Qconcursos aí 😂
@@arthurjunqueiravenancio7252Haahha ele tá em todas mesmo!
Eu kkkk
Eu me matriculei na Unifatecie. Estou fazendo Gestão Pública, que tem duração de 1,5 ano. Pago somente 114 reais por mês.
Também descobri que,quando passamos em um concurso, tem como antecipar a colação de grau. Não tem desculpa para não ter nível superior, hoje em dia.
PGR e AGU já se manifestaram. Tá com o Zanin e com o Toffoli desde o dia 16
Meu interesse é que decidam isso o quanto antes, para eu reservar hotel kkkk
Obrigada professor,pelo esclarecimento !! Show como sempre.
Se for para exigir nível superior para tudo eles deveriam acabar com o cargo de técnico e fazer só para analista e deixar cada um na sua área de formação. Isso seria o mais justo. Se querem profissionais de nível superior que pagem
Salários de analista para todos.
A prova do TRF5 já é no início de outubro se a prova ocorrer poderá ser cancelada? 😢😢
E o salário será condizente?
Sim, condizente com o previsto.
Sim, será.
Eu tem ensino superior. Mais eu tem volta pra nível médio. É possibilidade passar no concurso ir fazer concurso superior.
Cirúrgico!
Professor isso pode afetar o concurso do TRF1?
Poder, pode....
Estou Na expectativa que o mpu seja de nível médio, pois só termino a faculdade no primeiro semestre de 2025
Se vc tiver cumprido 75% do concurso, a aprovação em concurso público permite antecipação de colação de grau. Vc pode requerer o seu diploma antecipadamente devido a isso. De toda forma, ainda assim, dará tempo de vc ser nomeado e já estar cm o diploma em mãos. Minha situação é igual à sua.
A não ser que vc passe nos primeiros lugares, pode ficar tranquilo que vai dar tempo de se formar
Tem que azedar mesmo. Alegam que é pra valorizar o funcionalismo, mas como?
Apenas para pleitearem aumento de salário
Quem já estar lá dentro quer aumento de salário e maior valorização por tempo de serviço. Não estão errados
Não existe trabalho de técnico como descrito nos editais de concurso. O técnico desempenha ABSOLUTAMENTE o mesmo trabalho do analista, ambos de nível superior.
@@mgn5336 mas o salário continua desigual.
Quando vc estiver lá dentro, vai entender isso
Vou fazer para técnico e esperar virar auditor. Cada uma viu
Uma verdadeira inutilidade...exigir nível superior e continuar com remuneração de nivel médio
vc fala como se técnico tivesse uma remuneração mto baixa, liquido deve ser , oq? 7, 8 k?
@@FelipeSouza-hp7mq Não falei que a remuneração é baixa. Você não soube interpretar. Mas aumentar o nível de escolaridade de cargo médio, transformar em superior e não atribuir equidade salarial, ou seja, é superior no documento e continua sendo médio no salário. Só prejudicou os que ainda não puderam ter o superior. Apenas isso que falei.
@@priscilaguimaraes4439 continua sendo médio....( te falar, tem vários cargos isso pensando no Executivo, que cargos de nivel superior , não chega a o cargo de técnico atualmente, exemplo : inpi, inmetro, entre outros, teria olhos todos caso a caso , não é a questão fazer isso ) só tou dizendo que a remuneração , se é para ser nivel medio, então que seja de nível médio, pq cargo de nivel medio bruto =10+/- , ( é dificil de se ver por ae ,)
tirando o senado no passado, que o tecnico era cargo de nivel medio ( com uma remuneraçao elevada ), agora já não é mais nivel medio , se tou certo o técnico lá agora é NS ).
Espero que técnico volte a ser nível médio. 🙏
Quais s chances desses concursos que saíram exigindo nível superior pra técnico serem anulados? Seria muito prejuízo.
A lei é inconstitucional
Sobre o concurso do tse, se até o sindicato mudou a data da prova, imagina o STF?
Acho q vao cancelar, eu já até perdi as esperanças ja. Ja adiou uma vez a nota de corte vai ser 100% se adiar dnv. Devem refazer o edital depois so pra técnico com outras meterias
@@viniciushask146 Acho que também não é assim kkkkkk. Refazer edital com outras matérias é hard demais.
@@thiagobarreto6642 vai ser quase um ano de estudo pro concurso, além de q seria injusto com quem for ter a inscrição só agora pq nao tem nivel superior e nao tinha estudado, melhor nem reabrir inscrição.
@@viniciushask146 Tem gente que já estuda para esse edital há uns 2 anos. E as matérias são disciplinas que já são abordadas em outros concursos do nível médio, então quem já vinha estudando é só direcionar, quem não, vai na cara e na coragem e estudando tbm. É o jeito. rsrs
@@thiagobarreto6642isonomia não é isso e vc sabe muito bem disso, duvido muito q eles vão adiar dnv seria muito injusto pra quem vai entrar so agora, perderia o total sentido, praticamente 6 meses de vantagem, vai chover ação judicial contra o edital. Ou vao cancelar o edital e fazer outro pro nivel técnico ou vai seguir do jeito q ta.
Parabéns
Só faltou subir o salário para igual de o nível superior!
O senhor acredita que farão diferenciação entre bacharelado e licenciatura?
só em concurso para professores
Não faz nem sentido a AGU defender a constitucionalidade da Lei.
Só sei que quem tem nível superior, sem ser em Direito, que sai prejudicado de todas as formas.
Pq?
@@estudaaluana com o nível médio no técnico junto com os de nível superior (qualquer área) não somos valorizados quanto ao salário, por exemplo. E a área técnica faz o mesmo que os analistas e a diferença de remuneração e outras vantagens que eles tem comparados ao técnico é bem grande.
@@kakau8940 Por isso colocaram técnico com superior, penso eu, para valorizar financeiramente o técnico, afinal já ouvi falar que eles fazem o mesmo serviço.
Pois é, daí voltando técnico para nível médio poderemos concorrer mas acho injusto a situação. Estaremos concorrendo com nível médio da mesma forma e níveis escolares diferentes e salários iguais
MPU é nível superior em qualquer área igual TSE ou não?
Sim. Atualmente, não há nível médio no MPU.
@@marcellamacedo8364 não é nível superior específico tipo administração? Então eu posso participar com tecnólogo igual no TSE é TRF?
@@samuelhale227 pode. Se for área administrativa, pode.
ok. 17/09/2024.
Pessoal q fez os concursos dos TRFs que ainda nao se formou no nivel superior, se for declarada inconstitucional mesmo com a modulação dos efeitos alguem com nivel médio que ainda nao se formou conseguiria tomar posse como tecnico judiciário, ja que a lei vigente na hora da posse era q o cargo era de nível médio?
Como ele falou no vídeo, existe um entendimento do STJ no sentido de que os editais de concursos congelam os requisitos exigidos na data de sua publicação. Caso haja um impedimento por parte do órgão em aceitar o nível médio do candidato aprovado, será caso de ajuizamento de ação na justiça federal para que o caso seja então decidido.
@@Serei_TRT6 mas no caso estou falando desses TRFs de agora que exigiram nível superior. Pq tem súmula do STJ falando que o requisito tem que ser exigido na hora da posse, e não na inscrição. Então, teoricamente, na hora da posse o cargo será nível médio, não havendo impedimento para a posse com nível Médio. Pq o edital ter exigido nível superior era baseado em uma norma inconstitucional (inconstitucionalidade por arrastamento dessa parte do edital).
@@auroraschwinn7555 Essa súmula trata de casos em que o EDITAL exige certos requisitos que o candidato ainda não preencheu o que é exigido, só podendo esses serem exigidos na data da POSSE e não na data de inscrição.
Não é o caso de ALTERAÇÃO DOS REQUISITOS do cargo com base em legislação. O edital é a LEI do concurso. Então se lá exige nível superior e depois isso é alterado por lei ordinária, continuará sendo exigido nível superior.
@@Serei_TRT6 então, mas a pessoa pode fazer a prova sem ter nível superior. Só precisaria ter na posse.
Mas... O edital continua valendo em sua plenitude mesmo que a lei que o baseou é inconstitucional? Sei que o edital é a lei do concurso, mas se ele foi baseado em uma lei inconstitucional...
@@auroraschwinn7555moça comprovar o preenchimento de requisitos é uma coisa, ter nível de formação diverso do previsto no edital é outra... quem fizer a prova tendo nível médio e o edital exigir o superior, mesmo que a lei depois caia, vai precisar apresentar diploma do nivel superior... do contrário há uma quebra da isonomia, até pq outras pessoas de nível médio deixaram de se inscrever no concurso etc... eu não me arriscaria, vai ser jogar dinheiro fora com inscrição e depois com advogado pra processar pq obviamente vão reprovar na hora da posse, fica a dica
Entao quer dizer TSE , vai atrasar novamente?
Fiquei em dúvida também
Ninguém sabe
seria uma palhaçada, mais uma😢😢😢
Talvez pois pessoas que só tem nível médio não se inscreveram.
Quem quizer fazer um tecnólogo pagando 99,00 no mês me chama que mando link ..
Complicado que depois inventam um monte de cotas alegando inclusão, mas numa pancada só excluiram pelo menos 80% das pessoas !
Simples. Vão contratar pessoas com nível superior pagando a remuneração de técnico! Consequentemente, acabam com o cargo de Analista.
Claro que não, a maioria das áreas tem conselhos.
Tem funções que somente os analistas fazem, e um técnico por mais que seja o ensino superior, ele não pode por não ser formado na área e não ser registrado no conselho da classe para exercer às atividades de um cargo específico.
@@dreis9728 Retirando as profissões regulamentadas que são menos de meio % de todos os cargos do PJU (como médico), o técnico desempenha as mesmas funções que o analista e não existe função que o técnico não possa desempenhar.
Joguem com as regras do jogo, façam um tecnólogo online de 2 anos numa uniesquina qualquer e de preferência um curso que menos vá encher teu saco.
Volta Nível médio. Lei de cunho político inconstitucional, se no futuro passar a ser de Nível superior aí é outra história.
Muito dificil o STF revogar...e mesmo se revogar, será por vício de iniciativa. Cria-se outra lei e logo é aprovada. Melhor a galera estudar pra ter nível superior mesmo
Lembro que há mais ou menos um ano e meio atrás, o professor Emerson Bruno falando desta inconstitucionalidade desta iniciativa.
Agradeçam a geração z q não quer fazer faculdade...daí eles voltam a deixar td ensino médio kk
Também tem falta de portas de faculdade né, o ensino superior é ofertado, MAS, na reserva do possível.
@@VictorHugo-dtencnólogo online é o que mais tem e tendem a serem bem baratos dependendo do curso.
@@giihpells e se dps não aceitarem mais tecnólogo? Como faz kkkkkk
@@VictorHugo-d kkk lógico que eles vão aceitar
O que tem a ver? Sou de 1995 e fui a primeira da minha família a ir atrás de uma faculdade pública. Faço parte da geração Z. Pelo que eu vi, pessoas da minha família de outras gerações não tiveram essa iniciativa. Então não acho que faça sentido seu comentário.
Que novela mexicana kkkk
Pessoal carente
No final técnico faz o mesmo que analista... Tem que chamar só analista e pronto.
Não é relacionado 100% com o que p professor comentou, diria que no maximo 20%.
Uma coisa que me incomoda pessoalmente é alguns cargos técnicos (enfermagem, contabilidade...) não especificarem no edital que o nível superior ( da área enfermagem, ciências contábeis) e não aceitarem por vias administrativa, é preciso judicializar e tendo ja entendimento no STJ que é para aceitar...
Como disse não é correlacionado, mas se for mudarem 100% para nível superior vão parar de pedir médio mais técnico?😅
O cargo de técnico deveria ser extinto. Torço por isso.
😂 esse tá em outro mundo.
Extremistas assim não merecem ingressar na máquina pública.
Deveria sim, e os 50 mil técnicos deveriam ser colocados à disposição com remuneração proporcional. E, no lugar, deveriam nomear 50 mil analistas ou o que desse com o orçamento.
@@mgn5336 fumou bosta, foi?
já q eu n tenho nível superior, foda-se todo mundo, né? só no teu sonho isso vai acontecer
Que novela mexicana kkkk