Eu tenho 15 anos, minhas aulas irão voltar daqui alguns dias, acho eu que aprendi mais vendo as aulas do Olavo aqui no You Tube do quê na minha escola pública de merda.
Parabéns por sua consciência e despertar 🙏 Quem me dera ter tido essa conisciência quando tinha apenas 15 anos, quem me dera ter tido um professor Olavo de Carvalho na minha vida desde os meus 15 anos... Me teria poupado de tantas besteiras que fiz por pura e total ignorância. Forte abraço 🙏
Reflexão maravilhosa, diria praticamente que veio do céu! Quando temos um filósofo do calibre do professor Olavo e ainda que caminha no temor de Deus, aí está reunido o melhor dos dois mundos!
Estou tendo a mesma impressão, quando vejo algo novamente após alguns meses parece que fica mais claro até que aquilo se enraíza no meu hábito e não sei distinguir oq é passivo e oq é ativo no meu comportamento
Sim também sinto a mesma coisa , tenho um grande problema em lidar com a culpa e a compreenção sobre esse assunto fica cada vez mais clara quando ouço essa explicação.
Esse vídeo me salvou do remorso. Eu sempre pensei nos meus pecados como se fossem uma sacanagem minha com Deus, que sempre me amou e eu ia e cuspia na cara dele, e toda vez que pensei nos meus pecados e confessei-los ao senhor (eu ainda quero confessá-los a um Padre, mas sou muito desconfiado dos padres da minha região, já que meus pecados eu não duvulgo nem à minha mãe, imagine a um desconhecido), eu me sentia mal em desapontá-lo. Eu esses dias passei por algo muito semelhante ao que Caim passou psicologicamente, e sempre considerei-lo um dos personagens com que mais me identificava em toda a Bíblia. Não agi contra meu irmão mas havia o sentimento forte de querer destruí-lo, e o sentimento da inveja, de ter raiva do sucesso dele. Isso vinha do fato de todos tratá-lo como algum santo, algum Buda da vida, somente pelo fato dele evitar conflitos e concordando com todo mundo e ser generoso com empréstimos(e todos sabemos como brasileiro é dinheirista). Me enfureci pois achei que o homem era extremamente dinheirista, tinha mais medo de cara feia dos outros do que amor à verdade e não tinha um pingo de caridade, já que tudo que ele dava, ele queria de volta depois.Ele parecia mais se importar com sua própria cadela do que com a própria mãe, já que demonstrava mais sofrer devido as mazelas do cão do que da mãe. Me veio a fúria contra o Senhor e contra o mundo todo por fazer as coisas darem certo a um pecador como ele, e já que Deus não lhe dava uma lição, eu teria de fazê-lo com minhas próprias mãos. Agora tenho uma paz pois sei que não preciso me remorder sobre a inveja maligna que tive dele ou a raiva contra o Senhor, e posso ter mais paciência com meu irmão, pois o Senhor cuidará dele também. Que Deus tenha misericordia de todos nós, e Deus me livre de julgar os pecados dos outros motivado pela inveja, pois senti na pele a mesma raiva que Caim sentia de Abel.
Somos abençoados por termos a sorte de estar conscientemente acordados para perceber e absorver todas as riquezas que o Professor Olavo de Carvalho está oferecendo para as nossas vidas... Estas aulas são muito valiosas e verdadeiramente úteis para os espíritos do BEM da criação 🙏 Serei eternamente grato por todas as suas aulas professor 🙏 Que o nosso Pai Altíssimo continue abençoando e iluminando o Professor Olavo de Carvalho 🙏
Mateus 18:21-22 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Todos nós pecamos, e, isso é natural no ser humano. Porém, devemos sempre perdoar e pedir perdão a Deus pelos nossos pecados. E, claro: Aprender com os erros e buscar melhorar a cada dia! Obrigada, Daniel por mais um aula do prof. Olavo! Desejo a todos vocês um ótimo domingo! Fiquem com Deus! 🤗💕
Provavelmente esse é um dos melhores trechos de tantos outros tirado do COF. Se eu pudesse ter um desejo, seria que todos que ouviram esse trecho entendessem pelo menos 90% da mensagem que ele quis passar, pois é exatamente o que eu penso e é o que sempre fez sentido há milênios.
Que sabedoria, vejo o escrúpulo e rigidez louca que muitos fiéis católicos tem, gente que vai na missa todo dia e ao conviver são pessoas detestáveis! A soberba espiritual leva a falta de confiança na misericórdia de Deus!
Perdao e perdonare significa Completar, totalidade, Voce pecou Deus vai dar mais um pouco dai voce vai melhorando, melhorando, obrigada Deus, me ajude a pedri perdao dos meus pecados, amem Moralismo cuidado com o pecado quantitativo, Deus julgua o fiel,
Daniel, obrigado por essa postagem, o Professor descreve exatamente o problema que eu tenho, crer que Deus está me "espremendo" para que fique mais perfeito a ponto de que isso de torna uma situação infernal e descontrolada, muitas vezes me esqueço da misericórdia Divina e passo a ver Deus de uma forma humanizada demais, como se ele fosse me castigar severamente por errar tal como um pai humano faz, boa tarde a todos e Deus abençoe
Realmente, existem aquelas pessoas demasiadas escrupulosas, quando eu era protestante percebia que isso era muito comum nesse meio, o que é engraçado porque muito desses com o passar do tempo acaba se esfriando na fé, talvez por não haver um equilíbrio das coisas.
Exatamente. É uma fé que sai na urina. Começa empolgado, se achando o tal e depois quebra a cara. Direto vejo crente que era todo certinho e não demora para sair despirocando. Um exemplo é uma menina protestante que conheci, estudiosa, melhor da sala, certinha, queria ser juíza... Não demorou para jogar tudo pro alto. Arrumou um traficante para namorar, e agora vai deixar a mãe sozinha enquanto vai se aventurar no mundo das drogas com esse sujeito. A cabeça humana simplesmente não aguento tanto escrúpulo, ainda mais os protestantes, que falam e falam que não existe santidade mas eles é os que se acham mais santos e puros.
O amor cobre um milhão de pecados... Joanna de Angelis fala sobre a culpa assim mesmo, professor. Ela diz que tem a culpa terapêutica a culpa patológica. A terapêutica é aquela que ensina, aprendemos com o erro e esta é a chance de mudança, onde haverá a reforma íntima. E a culpa patológica seria aquela que trás o remorso, que é remoer, remoer... Não havendo benefício nem para quem errou nem para ninguém à sua volta...
Esta questão da perfeição quantitativa é a mesma coisa que os fariseus fizeram ao ao criar mais de 600 prescrições que eram praticamente impossível alguém se salvar.
Conforme a pessoa o erro terá consequências diferentes!! O caso do jyymmyy soegatty o pecado dele veio a público, e detalhe: ele falava algo que ele não vivia!! O salário do pecado é alto!!
O próprio Jesus já ensinava: sede santos como vosso pai que está no céu é santo. Temos de buscar a santidade apesar de nossos pecados e limitações. Deus não despreza ou desgosta mais dos que o aceitam e o procuram em favor dos maus e dos rebeldes.
Essa ideia se refere ao ensino métodista da enfase santificação que leva a perfeita santificação. É uma enfase metodista. Nem todos protestantes aceitam esse pensamento metodista wesleyano. Martyn Lloyd Jones foi cirurgico quanto a esse assuntos na sua série de estudos: As Grandes Doutrinas Bíblicas, Vol.2
@@brendaprado3533 Impossivel. Mas da para aprender muita coisa sem sombras de duvidas. Tendo em vista que se assiste a aula uma vez e ler a transcrição no mínimo duas, acredito que dê pra assistir no máximo duas aulas por semana. Três meses você ja nota uma diferença gigante em si mesmo, vale muito a pena.
Felizmente, para grande parte da Humanidade, a visão de hoje é mais sensata, mais justa e equilibrada que a de uma década atrás... e assim por diante... Isso é aprendizado. Aí passamos a exigir mais de nós mesmos, o que é normal ("Quanto mais sei, mais percebo que nada sei", já dizia Sócrates...) " A quem já tem, mais lhe será dado, àquele que pouco tem, ainda lhe será tirado..." (Jesus). Só pode se referir às provas, às oportunidades... o que se tem muito ou pouco aí, seria: consciência!
Não nesse sentido. Mas no caso da pedofilia a Igreja deve evitar o escândalo para qua almas não sejam perdidas e desacreditadas. Nos pecados menores, sim. Lembre-se de que escandalizar tbm é pecado, hein!!! Paz de Cristo, irmão.
Bem ... Se você se refere ao "acobertamento" e esconder a coisa suja jogando sinicamente para debaixo do tapete e colocar panos quentes ... Concordo plenamente com você ... Deve ser erradíssimo!! ... ... Mas não acho que seja esse o caso ... A ideia é não fazer um carnaval tripudiando encima de uma desgraça que só vai levar a escândalos ... No sentido de tentar preservar a alma de inocentes e não deixar a coisa tomar um rumo desproporcional ... ... Como nosso amigo falou aqui: "Escadalizar tbm é pecado!" ... Abraços.
Fui eu que fiz essa pergunta, 10 anos atrás.
Prove
Como você chegou ao cof ?
@@MsLucasrr assinando?
13 anos depois, estou aqui sendo ajudado.
Obrigado!
Obrigado
Eu tenho 15 anos, minhas aulas irão voltar daqui alguns dias, acho eu que aprendi mais vendo as aulas do Olavo aqui no You Tube do quê na minha escola pública de merda.
Parabéns por sua consciência e despertar 🙏
Quem me dera ter tido essa conisciência quando tinha apenas 15 anos, quem me dera ter tido um professor Olavo de Carvalho na minha vida desde os meus 15 anos...
Me teria poupado de tantas besteiras que fiz por pura e total ignorância.
Forte abraço 🙏
Bruno Pinheiro
Sem dúvida.
Já começou muito bem amigo! Eu só fui despertar aos 22 anos
Parabéns agora vai tomar no cu
Escola pública e particular , eu também tenho 15 anos
Sempre que estou na pior, um texto, frase, vídeo ou áudios recortados das aulas do Olavo salvam meu dia.
Que bom meu amigo, continue nos assistindo
Quem diz que não peca já está pecando.
Reflexão maravilhosa, diria praticamente que veio do céu! Quando temos um filósofo do calibre do professor Olavo e ainda que caminha no temor de Deus, aí está reunido o melhor dos dois mundos!
Estou ouvindo novamente após 6 meses. Fico pasmo, pois a compreensão do assunto se amplia mais e mais! É maravilhoso, isso vem do céu!
Estou tendo a mesma impressão, quando vejo algo novamente após alguns meses parece que fica mais claro até que aquilo se enraíza no meu hábito e não sei distinguir oq é passivo e oq é ativo no meu comportamento
Sim também sinto a mesma coisa , tenho um grande problema em lidar com a culpa e a compreenção sobre esse assunto fica cada vez mais clara quando ouço essa explicação.
Também acontece comigo!
Esse vídeo me salvou do remorso. Eu sempre pensei nos meus pecados como se fossem uma sacanagem minha com Deus, que sempre me amou e eu ia e cuspia na cara dele, e toda vez que pensei nos meus pecados e confessei-los ao senhor (eu ainda quero confessá-los a um Padre, mas sou muito desconfiado dos padres da minha região, já que meus pecados eu não duvulgo nem à minha mãe, imagine a um desconhecido), eu me sentia mal em desapontá-lo.
Eu esses dias passei por algo muito semelhante ao que Caim passou psicologicamente, e sempre considerei-lo um dos personagens com que mais me identificava em toda a Bíblia. Não agi contra meu irmão mas havia o sentimento forte de querer destruí-lo, e o sentimento da inveja, de ter raiva do sucesso dele. Isso vinha do fato de todos tratá-lo como algum santo, algum Buda da vida, somente pelo fato dele evitar conflitos e concordando com todo mundo e ser generoso com empréstimos(e todos sabemos como brasileiro é dinheirista).
Me enfureci pois achei que o homem era extremamente dinheirista, tinha mais medo de cara feia dos outros do que amor à verdade e não tinha um pingo de caridade, já que tudo que ele dava, ele queria de volta depois.Ele parecia mais se importar com sua própria cadela do que com a própria mãe, já que demonstrava mais sofrer devido as mazelas do cão do que da mãe. Me veio a fúria contra o Senhor e contra o mundo todo por fazer as coisas darem certo a um pecador como ele, e já que Deus não lhe dava uma lição, eu teria de fazê-lo com minhas próprias mãos.
Agora tenho uma paz pois sei que não preciso me remorder sobre a inveja maligna que tive dele ou a raiva contra o Senhor, e posso ter mais paciência com meu irmão, pois o Senhor cuidará dele também. Que Deus tenha misericordia de todos nós, e Deus me livre de julgar os pecados dos outros motivado pela inveja, pois senti na pele a mesma raiva que Caim sentia de Abel.
Somos abençoados por termos a sorte de estar conscientemente acordados para perceber e absorver todas as riquezas que o Professor Olavo de Carvalho está oferecendo para as nossas vidas...
Estas aulas são muito valiosas e verdadeiramente úteis para os espíritos do BEM da criação 🙏
Serei eternamente grato por todas as suas aulas professor 🙏
Que o nosso Pai Altíssimo continue abençoando e iluminando o Professor Olavo de Carvalho 🙏
É por esses trechos que da para dizer sem medo de errar. ISSO QUE É UM VERDADEIRO FILÓSOFO.
Mateus 18:21-22
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"
Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
Todos nós pecamos, e, isso é natural no ser humano.
Porém, devemos sempre perdoar e pedir perdão a Deus pelos nossos pecados.
E, claro: Aprender com os erros e buscar melhorar a cada dia!
Obrigada, Daniel por mais um aula do prof. Olavo!
Desejo a todos vocês um ótimo domingo! Fiquem com Deus! 🤗💕
Versículo muito apropriado ao assunto. Quem exige perfeição é o ser humano.
Provavelmente esse é um dos melhores trechos de tantos outros tirado do COF.
Se eu pudesse ter um desejo, seria que todos que ouviram esse trecho entendessem pelo menos 90% da mensagem que ele quis passar, pois é exatamente o que eu penso e é o que sempre fez sentido há milênios.
Olá. Tudo bem? Poderia me falar, se souber, de qual aula do COF foi extraído esse vídeo?
@@catianelopes3114 É um trecho da aula 021, mais ou menos do meio da aula.
Como eu estava necessitando dessas palavras!!! Obrigado...
Esse cara é muito fera só num país como o Brasil que uma pessoa como o professor Olavo não é reconhecido.
"Não adianta eu querer estragar as coisas, Deus vai concertar de novo" Olavo.
Olavo na filosofia. Rodrigo Gurgel na crítica literária. Aplausos fervorosos para esses dois grandes profissionais.
Depois de ouvir Olavo de Carvalho.Eu me sinto mais feliz.
O mesmo comigo
Eu também
Que sabedoria, vejo o escrúpulo e rigidez louca que muitos fiéis católicos tem, gente que vai na missa todo dia e ao conviver são pessoas detestáveis! A soberba espiritual leva a falta de confiança na misericórdia de Deus!
Essas palavras são um bálsamo para o coração...
Valeu, Daniel! 👏🏿🙏🏾👏🏻
7:47 - Isso me tocou profundamente.
👏👏👏👏👏👏
Maravilhoso OLAVO de CARVALHO!! 💚💛💙
Vou ter que baixar em áudio e compartilhar com os amigos. De todos os vídeos esse está entre os melhores.
Estas palavras são bacana, bixo! ... Muito lúcido isso tudo!!
Me sinto mais próximo de Deus do que nunca apenas com esse vídeo como explicar
cada dia que passa e uma honra aprender com o sr otimo video
Que maravilha!
Esse trecho é espetacular.
Senso de proporção, coisa que infelizmente está sendo esquecisda.
''Existem pessoas que confundem às linguagens!''
Espetacular! Valeu Daniel Mota por disponibilizar, são aulas que precisam.ser vistas e revistas
Maravilhoso esse vídeo! 👏👏👏🙏
Impressionante..... 👍🏽
Que Deus abençoe o Olavo! Esse vídeo foi extremamente importante pra mim
Perdao e perdonare significa
Completar, totalidade,
Voce pecou Deus vai dar mais um pouco dai voce vai melhorando, melhorando, obrigada Deus, me ajude a pedri perdao dos meus pecados, amem
Moralismo
cuidado com o pecado quantitativo,
Deus julgua o fiel,
Meu Deus!!! Muito agradecido pela sua Imerecida Graça Salvadora=Jesus
Daniel, obrigado por essa postagem, o Professor descreve exatamente o problema que eu tenho, crer que Deus está me "espremendo" para que fique mais perfeito a ponto de que isso de torna uma situação infernal e descontrolada, muitas vezes me esqueço da misericórdia Divina e passo a ver Deus de uma forma humanizada demais, como se ele fosse me castigar severamente por errar tal como um pai humano faz, boa tarde a todos e Deus abençoe
Seguimos doutrinas desesperados para não ir ao inferno e acabamos esquecendo do Cristo vivo e de sua mensagem.
Obrigada pela postagem desse vídeo! Elucidativo.
Realmente, existem aquelas pessoas demasiadas escrupulosas, quando eu era protestante percebia que isso era muito comum nesse meio, o que é engraçado porque muito desses com o passar do tempo acaba se esfriando na fé, talvez por não haver um equilíbrio das coisas.
Exatamente. É uma fé que sai na urina. Começa empolgado, se achando o tal e depois quebra a cara. Direto vejo crente que era todo certinho e não demora para sair despirocando. Um exemplo é uma menina protestante que conheci, estudiosa, melhor da sala, certinha, queria ser juíza... Não demorou para jogar tudo pro alto. Arrumou um traficante para namorar, e agora vai deixar a mãe sozinha enquanto vai se aventurar no mundo das drogas com esse sujeito. A cabeça humana simplesmente não aguento tanto escrúpulo, ainda mais os protestantes, que falam e falam que não existe santidade mas eles é os que se acham mais santos e puros.
Muitas igrejas evangélicas não são locais salubre para a mente humana.
O amor cobre um milhão de pecados... Joanna de Angelis fala sobre a culpa assim mesmo, professor. Ela diz que tem a culpa terapêutica a culpa patológica.
A terapêutica é aquela que ensina, aprendemos com o erro e esta é a chance de mudança, onde haverá a reforma íntima. E a culpa patológica seria aquela que trás o remorso, que é remoer, remoer...
Não havendo benefício nem para quem errou nem para ninguém à sua volta...
Grato sempre.
Agora experimente escutar Leandro Karnal e Mário Cortela, não tem comparação!
Ainda prefiro clovis de barros
SABIAS PALAVRAS...OLAVO...🙏
Sempre admirarei o professor Olavo de Carvalho.
Que alívio!
Perfeita análise !
Olavo quanta sabedoria .
É facil cair no moralismo e deixarmos de fazer bem a nós mesmos. Se não fizermos bem a nós quanto mais a outros.
Esta questão da perfeição quantitativa é a mesma coisa que os fariseus fizeram ao ao criar mais de 600 prescrições que eram praticamente impossível alguém se salvar.
Cara, otimo trabalho
Facilita muito encontrar o vídeos do prof ,com seus títulos
Conforme a pessoa o erro terá consequências diferentes!! O caso do jyymmyy soegatty o pecado dele veio a público, e detalhe: ele falava algo que ele não vivia!! O salário do pecado é alto!!
The Best
#olavotemrazão
Como alguém pode saber tanto?
Like e obrigado.
Venho aqui nos comentários enquanto deixo rolar os anúncios. ...
Alguém sabe dizer qual aula do COF é essa?
Esses anúncios com funk deveria ser banidos de entrar no meio de uma aula desse nível .
Ore por mim.
Pode deixar irmão.
Saudades desse Olavo (sensato)
8:48
Essa eu não consigo aprender Olavo , ajuda aí
O próprio Jesus já ensinava: sede santos como vosso pai que está no céu é santo. Temos de buscar a santidade apesar de nossos pecados e limitações. Deus não despreza ou desgosta mais dos que o aceitam e o procuram em favor dos maus e dos rebeldes.
Como posso me sentir tão diferente. Depois
up
Mas que sociedade é essa que é imoral e não pensa em nada. Não vai dar pra mudar assim, infelizmente essa cultura não existe mais no Brasil.
Acho que tem gente roubando o mais que Deus me dá após eu pecar e ele perdoar. Rsrsrss
É por isso que eu não gosto de participar das comunidades religiosas, porque se você anda fora da linha a maioria te condena.
❤️
Essa ideia se refere ao ensino métodista da enfase santificação que leva a perfeita santificação. É uma enfase metodista. Nem todos protestantes aceitam esse pensamento metodista wesleyano. Martyn Lloyd Jones foi cirurgico quanto a esse assuntos na sua série de estudos: As Grandes Doutrinas Bíblicas, Vol.2
Vcs protestantes nem sabem em quê acreditar,cada um se mete a doutor e cria uma linha de raciocínio
Alguém saberia informar de que aula foi recortado esse trecho?
Interessante
Gente quantas aulas tem p Cof?
Umas 600 aulas
Em três meses é o suficiente para eu assistir a todos os vídeos?
Do canal ou do COF?
@@pedroedhw sim. Cof?
@@brendaprado3533 Impossivel. Mas da para aprender muita coisa sem sombras de duvidas.
Tendo em vista que se assiste a aula uma vez e ler a transcrição no mínimo duas, acredito que dê pra assistir no máximo duas aulas por semana. Três meses você ja nota uma diferença gigante em si mesmo, vale muito a pena.
Felizmente, para grande parte da Humanidade, a visão de hoje é mais sensata, mais justa e equilibrada que a de uma década atrás... e assim por diante... Isso é aprendizado. Aí passamos a exigir mais de nós mesmos, o que é normal ("Quanto mais sei, mais percebo que nada sei", já dizia Sócrates...)
" A quem já tem, mais lhe será dado, àquele que pouco tem, ainda lhe será tirado..." (Jesus).
Só pode se referir às provas, às oportunidades... o que se tem muito ou pouco aí, seria: consciência!
Magnifíca " teologia " sobre o pecado. Isto, sim, é o caminho dos justos ...
Deus não é onisciente, Professor?, Então o Criador não "espera" nada do homem. Expectativa tem aquele que não sabe.
A igreja é certa em chamar um padre e dizer : faça penitência , num caso de pedofilia? Não ...
Não nesse sentido. Mas no caso da pedofilia a Igreja deve evitar o escândalo para qua almas não sejam perdidas e desacreditadas.
Nos pecados menores, sim. Lembre-se de que escandalizar tbm é pecado, hein!!! Paz de Cristo, irmão.
Bem ... Se você se refere ao "acobertamento" e esconder a coisa suja jogando sinicamente para debaixo do tapete e colocar panos quentes ... Concordo plenamente com você ... Deve ser erradíssimo!! ... ... Mas não acho que seja esse o caso ... A ideia é não fazer um carnaval tripudiando encima de uma desgraça que só vai levar a escândalos ... No sentido de tentar preservar a alma de inocentes e não deixar a coisa tomar um rumo desproporcional ... ... Como nosso amigo falou aqui: "Escadalizar tbm é pecado!" ... Abraços.
Depois de ouvir Olavo de Carvalho.Eu me sinto mais feliz.