Purificação do cálice com vinho e água

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ต.ค. 2024
  • O rito antigo prescreve, como purificação do cálice, primeiro o uso de vinho não-consagrado e depois o uso de água para a uma nova purificação do cálice e dos 4 dedos (2 de cada mão) que tocaram nas Sagradas Espécies, purificação que também é consumida seguidamente. Após isto, o Celebrante volta a cobrir o cálice (com o sanguíneo, a patena e pala) com o véu e põe o corporal dentro da bolsa.
    Embora as primeiras edições do Missal de Paulo VI não tem previsto isto (pensando que o clero faria as mesmas rubricas que ora faltassem ora complementassem o rito), a terceira edição volta a mencionar a purificação do cálice com vinho e o uso de véu e bolsa para o cálice e o corporal.
    O canto é gravação da Missa de Todos os Santos, celebrada pelo Papa Francisco, em 1º de novembro de 2014.
    Recife, 08 de setembro de 2014.
    Vídeo: Direto da Sacristia

ความคิดเห็น • 39

  • @RafaelRodrigues-oh4um
    @RafaelRodrigues-oh4um 3 ปีที่แล้ว +1

    No missal novo na sua Introduçao n°238 tbm na introduçao da terceira ediçao do missal romano tem tbm esta indicaçao n° 279. Pode causar estranheza pq naoé muito comum, porém a Igreja conserva este modo.

  • @cassiuslima9943
    @cassiuslima9943 ปีที่แล้ว

    Bom o consaguineo eu uso pra limpar a patena e enxugar o cálice!!!

  • @alietegallina5012
    @alietegallina5012 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado

  • @paulothadeusouzasantos6798
    @paulothadeusouzasantos6798 ปีที่แล้ว

    Quando se usa o véu do cálice, deve-se usar essa regra: "O cálice sempre está sobre o corporal ou debaixo do véu".
    Após a purificação dos vasos sagrados a sequência seria então:
    - O padre deixa o cálice, já purificado, no centro do corporal.
    - Sobre o cálice (ainda sobre o corporal) coloca o sanguinho, a patena, a pala, e por fim o véu.
    - Depois do cálice já estar coberto com o véu, retira-o de cima do corporal e coloca ao lado.
    - O padre dobra o corporal, e enquanto isso o acólito abre a bursa pra que o padre coloque-o dentro dela.
    - O acólito entrega a bursa (já com o corporal dentro dela) ao padre.
    - O padre coloca a bursa sobre o cálice, que já está coberto com o véu, e entrega-o ao acólito.

  • @SPRRENAN
    @SPRRENAN 3 ปีที่แล้ว +2

    Há algum problema em limpar a patena e as demais âmbulas com água e depois depositar essa água no cálice?

    • @RafaelRodrigues-oh4um
      @RafaelRodrigues-oh4um 3 ปีที่แล้ว

      Não ha.

    • @opa2782
      @opa2782 3 ปีที่แล้ว +1

      Vc é padre e fazendo está pergunta? 🤔🤔🤔🤔🤔 Mais o padre não sabe tudo sobre a missa?

    • @SPRRENAN
      @SPRRENAN 3 ปีที่แล้ว +1

      @@opa2782 Não sou padre, mas diácono. E ainda estou em período de formação. Além disso, as rubricas do missal não dizem nada a respeito do que perguntei, o que parece dar alguma liberdade na questão. Não custa tirar dúvidas com especialistas. Médicos em período de residência também tiram dúvidas, não?

    • @opa2782
      @opa2782 3 ปีที่แล้ว +2

      @@SPRRENAN Atah, desculpas pensei que vc era padre

    • @ThiagoSantos-os2mz
      @ThiagoSantos-os2mz 3 ปีที่แล้ว

      Eu acredito que deva ser melhor fazer a purificação do cálice separadamente da purificação das âmbulas. Até pq a purificação do cálice só pode ser feita pelo sacerdote, então o mesmo a faria do altar e os ministros poderiam fazer a purificação das âmbulas na credência.

  • @iacobusbeza3538
    @iacobusbeza3538 8 ปีที่แล้ว +5

    Muito bom. Mas, infelizmente nunca vi nada disso na vida. O sacerdote deixa a purificação do cálice, com as "ministras da Eucaristia"...

    • @andrepasquali25
      @andrepasquali25 7 ปีที่แล้ว +3

      GRRRRR, que raiva desses padres que fazem isso!

    • @gabrielduarte2961
      @gabrielduarte2961 6 ปีที่แล้ว +7

      IACOBUS BEZA é... mas as ministras são estritamente da comunhão, sua função é distribuir a comunhão, seja durante a missa, seja fora dela, nunca um ministro deve purificar o cálice, só se pode purificar o acólito instituído, o diácono/padre/bispo

    • @marcussiqueiratavares6644
      @marcussiqueiratavares6644 6 ปีที่แล้ว +1

      Sou Acolito não instituído, então eu manuseio o missal e preparo o altar no momento das oferendas, colocando o corporal, paterna, cálice, etc. Um dia um Padre deixou para eu purificar, porém eu não fiz e ficou tipo um ' vacuo' na missa. Acho que Padres e Acólitos e tb ministros devem dialogar mais na sacristia antes da missa. No meu caso ele achou que eu era instituído.

    • @mateussantana7717
      @mateussantana7717 4 ปีที่แล้ว +3

      "Ministra" isso é uma abominação

    • @nubiabrilhante6596
      @nubiabrilhante6596 หลายเดือนก่อน

      Uma pergunta se o ministro passou por formação e foi instituído no ministério pode realizar a purificação e mais durante a purificação se lhe for pedido para faze-lo pode consumir direto no cálice que o padre uso para consagrar ou passar tudo em outro cálice que os ministros usam para purificação de suas ambulas e assim consumir. Pergunto pq surgiu essa dúvida em uma reunião e ninguém soube informar o padre já tinha saído para uma outra reunião

  • @giovannibonatti4600
    @giovannibonatti4600 7 ปีที่แล้ว +7

    Mas o padre não pode colocar vinho normal com o vinho consagrado! Porque após a consagração se torna o sangue de Cristo!

    • @emersonfgo
      @emersonfgo 6 ปีที่แล้ว +3

      Isso é rubrica do Missal antigo. O Sangue de Cristo é consumido durante a comunhão (desnecessário a segunda comunhão que acontece em algumas paróquias, no momento da purificação). O vinho nesse momento é para melhor purificar o cálice, não restando nada do Sacratíssimo Sangue de Cristo.

    • @viniciusgomes3307
      @viniciusgomes3307 5 ปีที่แล้ว +1

      Mas o padre não colocou. Ele já tinha consumido o vinho consagrado

    • @jardineirosdecafarnaum5475
      @jardineirosdecafarnaum5475 4 ปีที่แล้ว +1

      Para com isto, não estamos na Idade Média.

    • @ernaniteixeira6299
      @ernaniteixeira6299 3 ปีที่แล้ว

      @@jardineirosdecafarnaum5475 O padre ja tinha tomado o vinho temos pessoa problemática como esse Giovanni ok depois da comunhão hora da purificà certo pode usar um pouco de vinho que e derramado levemente no càlice e o padre consomê esse pouco de vinho depois disso o padre ou coroinha deixa derramar um pouco de vinho e àgua nos dedos do padre essa àgua e o vinho fica dentro do càlice onde o padre toma isso serve para nada ser blasfemado isso não e pecado pois era usado na missa tridentina boa noite Santissima trindade e a virgem María abençoe você.

    • @jardineirosdecafarnaum5475
      @jardineirosdecafarnaum5475 3 ปีที่แล้ว

      @@ernaniteixeira6299 Nada disto é pratica cristã.

  • @silvanianascimento9658
    @silvanianascimento9658 4 ปีที่แล้ว

    Depois de consagrado o vinho , os ministros da eucaristia que bebe e limpa o cálice aqui na comunidade onde moro. Mais aonde eu fui criada não era assim quem fazia isso é o padre. Isto tá certo? Acho estranho

    • @marcelinolima6219
      @marcelinolima6219 4 ปีที่แล้ว

      Errado.

    • @marlonsilva9853
      @marlonsilva9853 4 ปีที่แล้ว +3

      A purificação do cálice é função do acólito instituído pelo bispo (geralmente o seminarista no penúltimo ano da Teologia), do diácono, ou do sacerdote. Ministros extraordinários são apenas no momento da distribuição da Comunhão e na verdade nem deveriam existir.

    • @antoniorobertopimenta1718
      @antoniorobertopimenta1718 4 ปีที่แล้ว

      O padre tem a obrigação ou o diácono. Jamais ministro extraordinário da sagrada comunhão, pois este ministério foi criado especificamente para levar comunhão aos doentes e auxiliar o padre na distribuição da comunhão caso necessário, e hoje tem ministro que quer mais substituir o padre. Vi numa paróquia ministra que fez toda a purificacao e tomou do cálice, pois o padre apenas inergiu a hóstia consagrada no sangue de Cristo por questão de higiene, pois ia dar em duas espécies para os ministros e auxiliares do altar. Depois foi distribuir a comunhão e quando chegou ao altar para fazer a purificacao estava tudo pronto e ainda e quando perguntado sobre o sangue de Cristo, a ministra respondeu ao padre visitante e celebrante, aqui quem toma do cálice e purifica é o ministro. Fiquei pasmo ao saber disso. Mas o padre outra vez já deu as orientações e fez o que ele devia ter feito, mas como visitante não sabia que era prática do pároco.

    • @ernaniteixeira6299
      @ernaniteixeira6299 3 ปีที่แล้ว

      O certo e o padre ,diácono,ou acólitos constituído, seminarista no penultimo ano não e correto ministro purificar o certo e o padre e as outros como diácono ,acólitos contituìdo ok deus para entender Deus abençoe você.

  • @amadeusoares8818
    @amadeusoares8818 3 ปีที่แล้ว +2

    Infelizmente essa parte importantíssima foi confiada a "ministros" leigos extraordinários,totalmente despreparados,por pura preguiça do Sacerdote,preguiça sim, por que não vejo outra desculpa,e muito triste que muitos sacerdotes tenham perdido o zelo pelo sagrado.

    •  3 ปีที่แล้ว

      Depende do padre. Nunca entreguei ao Ministro extraordinário que purifique os vasos sagrados.

    • @amadeusoares8818
      @amadeusoares8818 3 ปีที่แล้ว

      @ nas paróquias locais daqui,isso e fato comum nas santas missas,depois do momento da comunhão quando termina a distribuição,infelizmente não vejo outro motivo plausível,o único que vejo e preguiça ou falta de zelo com o sagrado,pois uma vez já vi uma senhora que serve como "ministra" retirar o corporal do altar e levá-lo à credência e depois sacudi-lo como se fosse uma toalhinha de mesa de churrasco,infelizmente o Padre viu e não advertiu em nada,pois à probabilidade de ter uma partícula consagrada era muito grande.

  • @joaocarlospinheiro9354
    @joaocarlospinheiro9354 6 ปีที่แล้ว +1

    Essa é a missa nova?

    • @emersonfreire12
      @emersonfreire12 4 ปีที่แล้ว

      sim...

    •  3 ปีที่แล้ว

      Não entregamos aos ministros leigos que purifiquem os vasos sagrados. Sempre purifico e meus irmãos Padres também purificam.

    • @bernardocarvalhopicoli5665
      @bernardocarvalhopicoli5665 6 หลายเดือนก่อน

      mas a nova edição permite que acolitos o façam, contudo acho estranho pelo fato da dignidade do ordenado@

  • @jardineirosdecafarnaum5475
    @jardineirosdecafarnaum5475 5 ปีที่แล้ว +2

    ESTAS FORMALIDADES NADA TÊM A VER COM OS ENSINAMENTOS DE JESUS.

    • @marlonsilva6881
      @marlonsilva6881 4 ปีที่แล้ว +5

      Vai procurar o que fazer

    • @wesleyalves5798
      @wesleyalves5798 4 ปีที่แล้ว +3

      Tem sim

    • @ernaniteixeira6299
      @ernaniteixeira6299 3 ปีที่แล้ว

      Tem sim meu bem conforme nos ensinamentos podemos usar vinho e àgua etc agora de você não for católico por favor não estou expulsando mais saia pela graça de Deus.