@@lucaspimenta5970 Pode referenciar seguindo as normas da ABNT para acesso de página web, aí vc coloca o link do blog que tem o artigo completo sobre o tutorial. Abraço.
Olá, boa noite. Em primeiro lugar parabéns pelo vídeo. Ficou ótimo, bem explicado, bem estruturado. Por favor continue. Gostaria de pedir um auxílio quanto ao meu projeto. Necessito ligar tensão de um cômodo com o cartão fixado no leitor, quando retirado o cartão não terá energia elétrica no local. Já sei como faço as ligações, já coloquei o relê. No entanto to apanhando na programação. Um abraço
+Fabio Jorge olá Fábio, muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos felizes em saber que gostou da metodologia. Sobre o teu projeto, vá na postagem do Blog e no final do artigo sobre o RFID tem o link para o fórum. Poste o código que você já tem pra gente poder te ajudar na lógica. Abraços.
Oi, antes de mais nada Parabéns. Poderia ser feito no loop, verificar se se uma determinada "tag" não estia sendo utilizadas a muito tempo, para fazer uma função para excluir do sistema? Obrigado.
Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do vídeo. Desculpe a demora em responder, estava meio ausente. Sobre sua dúvida é o seguinte: O sistema para fazer isso eu recomendaria que fosse com um banco de dados e também acrescentar um módulo RTC (que pega o dia e hora) para salvar no banco de dados o dia e hora da última utilização daquela tag e a partir daí você poderia fazer uma função que de tempos em tempos verficia no BD a data da última utilização e deleta se tiver muito alto esse tempo. Abraço.
Muito top, parabéns pelo o vídeo e a explicação. Mas seria possível deixar o cartão no leitor RFid e o relé continuar ligado e quando retirar o cartão o relé desligar. A ideia seria para uma porta, quando eu deixar o cartão próximo ela ficar aberta e quando eu tirar ela trancar. Ou não seria possível? Tendei vários códigos mas nenhum deram certo já não sei o que tentar kkk
Olá Jotta, nunca fiz, mas provavelmente tenha como sim. Aí é bom dar uma olhada nas funções disponíveis na biblioteca pra ver se alguma delas facilita isso.
Tudo bem meu amigo ? parabéns pelo código ! Não estou conseguindo manter a condição do LED, ou seja, preciso implementar no código algo que passando o cartão cadastrado ele ligará ou desligará o led mantendo a condição de apagado ou aceso com o cartão retirado. o problema é que no código original ele liga temporariamente e depois desliga o led... Já tenho o circuito pronto que no lugar do LED aciono um relé entendeu !? . Gostaria de usar a mesma tag p ligar é desligar o relé mantendo a condição.
Olá Ari Junior, tudo ótimo e contigo? Você já deu uma olhada no código que fizemos para acionar relés? Talvez possa ser útil para você e o código de relés foi criado justamente para ser utilizado juntamente com esse código de RFID de maneira simples. O link do vídeo é: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html Uma outra alternativa é você usar a seguinte instrução: digitalWrite(13, !digitalRead(13)); Esta instrução é responsável por alterar o status da porta digital 13 para o oposto do que ela se encontra atualmente, ou seja, se estiver em HIGH vai para LOW e se estiver LOW vai apra HIGH. Basta adicionar dentro da função permitido do nosso código RFID. Qualquer dúvida pode postar teu código no nosso fórum: blogdarobotica.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=12 Abraço.
olá amigo parabéns pelo vídeo, se pode me ajudar gostaria de usar este mesmo projeto em um sistema para o acionamento de um motor alimentado por uma bateria de 12 v
+Robson Xavier da Cruz olá amigo, obrigado. Se você já tem o código em funcionamento com o motor basta unir os códigos. Pode postar o que já tem no nosso fórum para que podemos te auxiliar melhor. www.blogdarobotica.com/forum Abraço.
kleber, usei seu sketch no arduino mega com a seguinte alteraçao (pino 53 ss e pino 5 reset ) quando cadastro a tag para posteriormente comparação, a leitura do leitor aparece com 7 digitos dos 8 digitos do codigo hexadecimal geralmente onte tem o digito 0 e dá mensagem " tag não cadastrada"
Boa Noite você poderia fazer um vídeo falando sobre como é o mercado de engenharia da computação? estou no 1 ano do curso e queria saber com é o mercado
+Edroaldo Brito olá, muito obrigado. Bom, se a sua fechadura for 110/220 volts, então você pode acionar utilizando um módulo relé. Explicado como utilizar módulo relé nesse vídeo: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html
Parabéns pelo vídeo, muito bom! Eu teria uma dúvida se você poder ajudar, sou iniciante no arduino e queria saber se posso carregar esse código em um arduino nano. Obrigado
Ótima organização e explicação colega. Seria possível que um Leitor RFID controlasse um módulo de 8 relés usando 8 cartões sendo que cada cartão ativa apenas 1 dos 8 relés? Apenas para correção, acredito que tanto o gnd do buzzer qto o do leitor estão na pista no vermelha positivo/3.3v da protoboard e o 3.3v do leitor esta na pista azul/gnd da protoboard.
Olá amigo, primeiramente muito obrigado pela observação sobre o meu erro. Já editei o esquemático presente no blog e coloquei uma observação sobre esse erro na descrição do vídeo. Sobre a sua dúvida, tem como sim, basta você fazer algo do tipo: String IDcartao1 = "COLA AQUI O ID DO CARTÃO 1"; String IDcartao2 = "COLA AQUI O ID DO CARTÃO 2"; if(IDtag.equalsIgnoreCase(IDcartao1){ digitalWrite(portaDorele1, HIGH); }else if(IDtag.equalsIgnoreCase(IDcartao2){ digitalWrite(portaDorele2, HIGH); } e assim sucessivamente utilizando if/else if. Abraço.
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo. gostaria de saber se é possível armazenar na memória d Arduino ou até uma usb as tag q foram liberadas/cadastradas p imprimir posteriormente
Olá, muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Sobre sua dúvida você pode incluir um módulo SD Card e salvar essas informações dentro de um cartão de memória. Se quiser que tenha data e hora aí teria que ter um módulo a mais que seria o RTC. Abraço.
É possível salvar na memoria eprom. Fiz um projeto de controle de acesso no meu TCC com o Arduíno, na onde podia cadastrar e deletar as tag via leitor de RFID, e as mesma era salva na memoria eprom.
Olá, boa noite. No caso do armazenamento de IDs tem algum limite? Depende da memória do arduino? Estou no 5º período de engenharia elétrica e tenho que fazer um projeto unificado no qual meu grupo deve automatizar uma das salas, será uma automação permanente,vai ficar la pra ser usado. Temos que fazer um controle de acesso de alunos e que gere um relatório de presença. Quero fazer isso com RFid e também com senha que no caso vai ser a matrícula do aluno. Você poderia me indicar algum vídeo que seja similar a isso que quero? Se puder agradeço muito, no meu curso não aprofunda muito em programação.
Olá Vitor boa noite, tudo bem? Então... Tem limite, porém nunca testei. Quanto mais IDS colocar na matriz mais lento irá ficar a execução do código. Acho que até uns 30 IDS deve ficar de boa, mas não é a melhor forma para seu projeto. O mais adequado seria algo com banco de dados... Trocaria o arduino pelo esp que já tem wifi para fazer a conexão com o banco de dados. Só que precisa ver se sempre terá wifi disponível. Se não, uma alternativa é usar um cartão de memória e salvar nele os IDS e log de entrada e saída de alunos. Pesquise no TH-cam por "RFID banco de dados arduino" que deve encontrar algumas coisas. É interessante fazer um programa para cadastro dos alunos nesse controle de acesso. Acaba se tornando um projeto bem complexo se for pensar em uma aplicação final que ficará lá muitos anos.
Boa noite, Em primeiro lugar parabéns pelo o seu trabalho. Estou te acompanha e gostaria de saber se pode me ajudar...iniciei o meu projeto e vi que vc declarou SCK no pino 13. Porém estou utilizando Arduino Mini onde esse esta com problemas na saída desse pino apenas. Será que posso declarar outro pino? Fiz a montagem em outro placa de Arduino UNO e funcionou perfeitamente.
Olá André, tudo bem? Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado. Os pinos de comunicação MISO, MOSI, SCK são pinos específicos para comunicação SPI e não tem como ser alterados. Observe a imagem: 4.bp.blogspot.com/-hXN9C-y0VN0/Vn7PNe8O36I/AAAAAAAASdM/eh364hoVLeA/s1600/pro-mini.png Como pode ver o pino SCK está escrito em azul e está no pino 13. Em algumas placas existem mais de um SCK que são na verdade apenas uma extensão do pino 13, ou seja é tudo interligado. Verifique direitinho se realmente este pino está com defeito, veja se existe uma outra extensão desse pino. Caso o SCK esteja realmente com problema aí não conseguirá fazer a comunicação. Abraço. Atenciosamente, Kleber Bastos.
+Marco Aurélio Machado olá, obrigado pelo feedback. Existem diversas maneiras para fazer isso, você deve associar o id da tag com algum nome. Você pode salvar o id da tag na posição par do vetor e na posição ímpar o nome, desta forma quando for exibir basta procurar pelo número da tag e o nome será posição da tag + 1. Abraço. Atenciosamente, Kleber Bastos.
+Jorge Andrade Olá Jorge, tudo bem? Infelizmente não programo em VB, mas creio que aqui pelo TH-cam deva encontrar como fazer a interação com o arduino e gerar uma interface de comunicação. Desculpe não poder ajudar nesse sentido. Abraço.
Né? mas isso é protótipo. A partir do entendimento de como funciona é aconselhável o desenvolvimento de uma placa própria que vai embarcar todos esses dispositivos em um único. O objetivo aqui é entender como funciona e despertar a curiosidade de como fazer isso de uma forma menor e mais eficiente =)
Excelente trabalho, sou um estudante e gostaria de poder lhe perguntar algumas coisas sobre este tutorial. Agradeceria se você me desse um e-mail onde eu possa escrever.
legal!!!! mas e se por acaso o cadastro de novos cartoes ou chaveiros tiver que ser feito pelo cliente ou responsavel do sistema, pos venda. tem como habilitar um cartao ou chaveiro mestre para que esse mais um botao faça os novos cadastros?
+Alberto Pedro olá Alberto, Tem sim, existem várias formas de fazer isso. E uma delas é justamente isso que você falou, cadastrar um cartão mestre que ao ser passado no leitor habilita a opção de gravar o próximo cartão no banco de dados ou vetor como foi o caso que fiz. Aí é só questão de adequação do código. Faça alguns testes e caso tenha alguma dúvida, poste seu código no nosso fórum. Link na descrição do vídeo. Abraço.
Depende muito da aplicação. Se tu conseguir usar o servo seria a maneira mais simples pq o servo não precisa de um controlador externo, já o motor de passo precisaria de um driver.
Ola, grande projeto, eu queria saber como adicionar uma tranca para que ela receba um pulso de uns 500 milli segundos, apenas quando os dois bipes de tag cadastrados acabarem,poderia me ajudar. Desde ja agradeço.
Olá amigo, assista ao vídeo sobre controle de cargas usando módulo relé que tem aqui no canal, assim você pode usar o mesmo princípio pra ativar sua tranca. Unindo os dois códigos você fará funcionar tranquilamente. Abraço.
Muito obrigado Alexandre. Olha, a melhor forma de se fazer isso seria utilizando um módulo SD CARD. E aí você colocaria os IDs de todas as tags em um arquivo que seria salvo no cartão de memória e consequentemente iria no SD CARD. E aí teria que adequar o código que utilizei no vídeo para fazer a busca dos IDs nesse arquivo presente no cartão de memória. Aqui no youtube tem alguns vídeos relacionados a leitura e escrita de dados em cartão de memória. Dê uma olhada para ver se consegue construir o código fonte para melhor atender sua necessidade. Abraço.
Rafael, tenho uma duvida: como eu faço a integração do motor do portão com a placa do arduino; se o motor é ac trifásico e o arduino só funciona com DC e baixa voltagem e baixa amperagem???
Olá amigo, você vai precisar de um contator pra controlar o motor trifásico e aí o contator você liga no módulo relé e aí sim você pode controlar o módulo relé que consequentemente controla o contator que aciona o motor trifásico. Segue um vídeo do pessoal do mundo da elétrica explicando isso: th-cam.com/video/BbzzC-tftYE/w-d-xo.html Abraço!
+Renato Souza Olá, ainda não fiz nenhum vídeo demonstrando o funcionamento do display, mas aqui no TH-cam você pode encontrar vários. Recomendo o canal wrkits. Você pode unir o código que expliquei com algum de display. Em breve devo fazer um vídeo também. Abraço.
Ótimo vídeo! E amigo, para guardar as informações de tags cadastradas (utilizando sd card) teria que mexer na programação toda vez que for cadastrar uma nova?
Muito obrigado, que bom que você gostou do vídeo. Sobre sua dúvida, olha depende muito. Você poderia fazer uma programação que ao passar uma tag mestre o sistema entre em modo cadastro e aí passaria a segunda tag (aquela que quer cadastrar) e aí o sistema cadastra no sdcsrd. É uma alternativa.
Verdade! Obrigado pela dica. Mas eu sou novo ainda na programação em Arduino, porém irei pesquisar sobre o que você disse. Você recomenda alguma coisa que serviria? Tipo, algum projeto que se encaixaria
Eu recomendo que assista vídeos tutoriais aqui no youtube que ensinem como funciona o SDCard, como vc armazena e recupera informações nele. Pq a partir daí você pega esse conhecimento e pode ir juntando códigos, ou quando tiver mai experiente, criar o seu próprio, de forma mais otimizada. =)
Boa noite, fiz o meu igual so tirando o buzzer, so q não ta pegando, o código n mostrou nenhum erro, mais quando aproximo o cartão não mostra no monitor serial.
+Nayhara Nadine olá Nayhara, tudo bem? Provavelmente é algum problema com o seu leitor RFID. Verifique novamente as ligações, certifique que a biblioteca está instalada. Caso continue não exibindo nada é pq o leitor está danificado. Atenciosamente, equipe Blog Da Robótica.
Olá amigo, desculpe a demora em responder, estava meio ausente. Respondendo a sua pergunta você pode sim colocar a função dentro do setup aí sempre que o arduino for iniciado ou resetado ele irá obrigatoriamente fazer a função ao iniciar. Abraços e bom projeto.
Olá fabricio, no vídeo eu mostro o passo a passo. Para cadastrar você deve passar o código para a placa, fazer as ligações corretamente e aí encostar a tag no leitor, pegar o ID dela e substituir no código e depois mandar o código pra placa novamente. O código pra download se encontra na descrição do vídeo. Faça o passo a passo que dá certo. Abraço, bem vindo ao canal.
Olá, desculpe a demora em responder mas vamos lá: É possível sim e para isso recomendo que use um módulo RTC que serve para dar o horário e dia atual. Abraços
5 ปีที่แล้ว +1
Belo vídeo! Você sabe até quantas tags podem ser cadastradas?
Como o amigo Renan falou aí o limite gira em torno de umas 150 tags mesmo, mas sendo bem sincero eu nem cadastraria tantas tags assim, pois para gerir melhor isso seria bacana usar banco de dados. Fica mais complexo, porém é mais seguro. Abraço.
+Gilmario bala olá, tem sim! Basta jogar a função que ativa o relé que está responsável pela tranca dentro da função acesso liberado. Eu mostro como usar relé nesse vídeo: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html abraço.
voce poderia acrescentar um rele nesse projeto para abrir uma fechadura tem como voce me mandar essa biblioteca eu achei o projeto magnifico mais so falta acionar um rele com um pulso tem como
Com o tutorial de acionamento de cargas que eu fiz você consegue acionar uma fechadura. No exemplo eu acendi uma lâmpada, basta colocar a fechadura no lugar da lâmpada e escolher o tempo que vai deixar o pino em nível lógico alto. Creio que um pulso de delay(1000); já aciona a fechadura.
amigo bom dia , se eu mudar o contato q aciona o bib e colocar um rele ele vai funcionar?? pra acionar um rele pra abrir uma porta??tem como ajudar, sou leigo nisso iniciante
Olá Alexandre, tudo bem? Veja meu vídeo e explicação no blog falando sobre módulo relé: blogdarobotica.com/tutorial-acionamento-de-cargas-com-rele-e-arduino/ Você pode unir o código do RFID e do relé, bastando colocar a função que ativa o relé (alteraStatus(Relay1, true);) dentro da função acessoLiberado() presente no código do RFID. Una os códigos, declare as variáveis tudo certinho e faça as ligações. LEMBRANDO: Muito cuidado ao mexer com alta tensão, é algo muito perigoso e se não tem experiência faça isso ao lado de um profissional da área. Obrigado por assistir ao vídeo. Abraço.
Bom dia Kleber TD bem? Tenho uma dúvida No meu projeto de controle de acesso, quando o cartão entrar em contato com o leitor RFID acionária um relé que por sua vez ligaria o contato de um trinco elétrico de 12v. Mas o relé é alimentado com 9v ele teria "força" para ligar a chave de contato do trinco de 12v ? Qual seria a saída pra esse problema? Obrigado!
+LuthiariaDoJukao olá, tudo bem e você? Bom, primeiramente você deve ligar a entrada do relé, geralmente denominada In, em alguma porta digital do teu arduino. Um pulso de 5v é mais do que suficiente para o relé entender que precisa mudar de status. A grande questão está na saída do relé. Na saída você conecta uma fonte 12v com corrente suficiente pra acionar o trinco. Assista ao outro vídeo do canal em que mostro como acionar cargas com relé. Uso uma lâmpada, no teu caso seria o trinco e uso 220 volts da tomada e no teu caso seria una fonte de 12 V pra acionar o trinco: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html abraço.
Olá amigo, É possível Sim! Se você se refere a etiqueta, estilo código de barras, mas usando RFID tem como sim. Existem Tags RFID adesivas e aí vc pode colar nos seus produtos e utilizar um leitor (que seja compatível com essas tags, tanto em frequência quanto criptografia) e a partir daí dá pra trabalhar com os dados lidos. Ah também existe um tipo de etiqueta que alguns mercados estão utilizando que é para exibir preços, chama-se e-paper display arduino e é bem legal para exibir informações do produto consumindo quase nada de energia. Abraço.
+Ari Phillipe sim, no código tem uma parte que eu falo "se o cartão estiver presente, faça leitura" aí você pode criar um else para acender ou piscar o Led indicando que não há cartão presente e que pode encostar a tag quando quiser.
+Gabriel Ramos olá, você conferiu se as ligações estão de acordo com o arduino mega? Principalmente com relação aos pinos scl e sda? A luz do módulo acende?
Olá Wellington, tudo bem? Entra no nosso grupo do WhatsApp ou telegram (link na Bio do Instagram @blogdarobotica) que o pessoal do grupo pode te ajudar. Abraço.
@@BlogDaRobotica Tenho uma dúvida, eu posso usar as outras portas ocupadas pelo modulo RFID em paralelo com outras coisas, tipo um led, ou caisas do tipo?
E outra dúvida que tenho é em relação ao arduino paralelo que já vem com os pinos SCL e SDA, eu poderia ligar as saidas do RFID SDA E SCL nas entradas correspondentes do meu arduino?
Não é recomendado não. O que pode ligar em paralelo são os pinos de comunicação SPI ou I2c. Muitas vezes temos mais de um sensor que usa essa comunicação e aí pode-se usar as mesmas portas, diferenciando o endereço do dispositivo (no caso de i2c) ou pino Slave (no caso de comunicação SPI).Ligando um led em um pino de comunicação poderá haver interferências que vão prejudicar a precisão do mesmo.
alguns arduinos já vem com a escrita SCL e SDA nas portas mesmo, aí pode ligar normalmente os respectivos pinos do RFID nessas portas sem problema algum.
Excelente trabalho, sou um estudante colombiano e gostaria de poder lhe perguntar algumas coisas sobre este tutorial. Agradeceria se você me desse um e-mail onde eu possa escrever.
Blog da Robótica tudo bem, preciso usar essa tag como Char, por que preciso gravar essa informação em um banco de dados e a variável que aceita no método e do tipo Char, então teria como fazer conversão dessa string que está a TAG para um tipo Char???
Amigo, pretendo fazer um projeto de controle de acesso a internet por RFID. Indicaram pra mim o arduino Leonardo. Vc concorda? No caso do projeto preciso que o arduino leia a tag e passe para o navegador que irá conectar ao servidor proxy squid, e liberar o acesso a internet conforme a regra para aquela tag.
Olá amigo, Se você pretende fazer algo que envolva internet então eu recomendo que utilize o NodeMCU, até porque ele já tem wifi integrado e você utiliza a mesma linguagem do arduino para programá-lo. Aí você vai precisar estudar em como fazer essa liberação de forma segura passando como parâmetro o ID da tag que foi lida. Abraço.
pode falar um vídeo sobre como montar o sistema? eu não consigo monta-lo, não entendo, sou da área da informática então essas coisas do hardware são complicadas para mim hahahahaha
Olá amigo, no vídeo eu explico as ligações necessárias e se você quer ativar uma tranca eletrônica por exemplo dá pra assistir meu outro vídeo sobre controle de cargas e ao invés de ligar uma lâmpada como no caso do vídeo você coloca a tranca ou fechadura. Abraço.
boa tarde.. muito bom esse projeto.. mas estou com uma dificuldade e não consigo acertar... quando ligo o arduino na tomada ele arma o relê em primeiro instante.. ou seja ele libera uma carga inicial e depois desativa.. apartir dai funciona normal todo sistema.. mas me preocupa pq quando ele libera essa carga inicial ativa o relê já existente no portão. isso quer dizer q se em uma falta de energia assim q retornar a energia o portão abrirá sozinho.. gostaria de saber como faço para o relê iniciar desligado e acionar somente com o cartão.. desde já agradeço. segue ae o código utilizado /* -------- CONTROLE DE ACESSO VIA RFID ------------ ================================================= == BLOG DA ROBOTICA - www.blogdarobotica.com == ================================================= Autor: Kleber Bastos E-mail: contato@blogdarobotica.com Fanpage: facebook.com/blogdarobotica TH-cam: th-cam.com/users/blogdarobotica */ //Bibliotecas #include #include #define led verde 5 #define LED_VERMELHO 6 #define BUZZER 8 #define SS_PIN 10 #define RST_PIN 9 String IDtag = ""; //Variável que armazenará o ID da Tag bool Permitido = false; //Variável que verifica a permissão //Vetor responsável por armazenar os ID's das Tag's cadastradas String TagsCadastradas[] = {"e1d3597b", "15ab2d5", "80b2b8b", "516d5a7b", "5c368e85"}; MFRC522 LeitorRFID(SS_PIN, RST_PIN); // Cria uma nova instância para o leitor e passa os pinos como parâmetro int relay =7; void setup() { Serial.begin(9600); // Inicializa a comunicação Serial SPI.begin(); // Inicializa comunicacao SPI LeitorRFID.PCD_Init(); // Inicializa o leitor RFID pinMode(LED_VERMELHO, OUTPUT); // Declara o pino do led vermelho como saída pinMode(BUZZER, OUTPUT); // Declara o pino do buzzer como saída pinMode(relay, OUTPUT); } void loop() { Leitura(); //Chama a função responsável por fazer a leitura das Tag's } void Leitura(){ IDtag = ""; //Inicialmente IDtag deve estar vazia. // Verifica se existe uma Tag presente if ( !LeitorRFID.PICC_IsNewCardPresent() || !LeitorRFID.PICC_ReadCardSerial() ) { delay(50); return; } // Pega o ID da Tag através da função LeitorRFID.uid e Armazena o ID na variável IDtag for (byte i = 0; i < LeitorRFID.uid.size; i++) { IDtag.concat(String(LeitorRFID.uid.uidByte[i], HEX)); } //Compara o valor do ID lido com os IDs armazenados no vetor TagsCadastradas[] for (int i = 0; i < (sizeof(TagsCadastradas)/sizeof(String)); i++) { if( IDtag.equalsIgnoreCase(TagsCadastradas[i]) ){ Permitido = true; //Variável Permitido assume valor verdadeiro caso o ID Lido esteja cadastrado } } if(Permitido == true) acessoLiberado(); //Se a variável Permitido for verdadeira será chamada a função acessoLiberado() else acessoNegado(); //Se não será chamada a função acessoNegado() delay(2000); //aguarda 2 segundos para efetuar uma nova leitura } void acessoLiberado(){ Serial.println("Tag Cadastrada: " + IDtag); //Exibe a mensagem "Tag Cadastrada" e o ID da tag não cadastrada efeitoPermitido(); //Chama a função efeitoPermitido() Permitido = false; //Seta a variável Permitido como false novamente } void acessoNegado(){ Serial.println("Tag NAO Cadastrada: " + IDtag); //Exibe a mensagem "Tag NAO Cadastrada" e o ID da tag cadastrada efeitoNegado(); //Chama a função efeitoNegado() } void efeitoPermitido(){ int qtd_bips = ; //definindo a quantidade de bips for(int j=0; j
Poxa mil desculpas pela demora de responder seu comentário amigo. Estava ativado a aprovação de comentários e eu não vi. Certamente já conseguiu resolver seu problema, mas vou fazer algumas considerações: -No código você coloca o relé em HIGH, dá um delay, volta pra LOW e depois coloca em HIGH novamente, o ideal pra você não seria setar nas condições iniciais ele como LOW lá no SETUP e quando for autorizada a liberação você joga ele pra HIGH por um tempo e depois o deixa em LOW novamente? Outra coisa que pode ajudar, mas pensando na questão de hardware é usar uma resistência de pull down ou pull up a depender da lógica de ativação do relé. Pesquise a respeito. Desculpe novamente a demora. Abraços. Att. Kleber Bastos.
Olá Kleber. Tudo bom. Sou chaveiro e gostaria de saber como faço para adquirir esse kit para trabalhar com tags .(chaveiros)e o aparelho para fazer a codificação. Vc vende esse material e como funciona? É fácil de operar.
Olá Weiber, tudo bem? Você pode comprar o kit que usei neste vídeo e fazer o passo-a-passo descrito no vídeo, o link é: goo.gl/J4WjNp Compre o kit, veja como funciona. Depois você pode comprar apenas os chaveiros separados na quantidade que desejar. Abraço.
bom dia, posso aplicar esse sistema em condomínio pra controlar entrada e saída com Tags cadastradas na cancela. se alguém puder me indicar um projeto completo entre em contato,grato.
Olá, desculpe a demora em responder. Seu comentário tinha sido taxado como spam e só vi agora. Respondendo sua pergunta: Poder você pode porém terá de fazer algumas modificações como por exemplo encontrar outra forma de cadastrar as tags porque serão muitas pessoas e a memória interna do arduino não vai suportar uma quantidade superior a 150 tags cadastradas. Para isso você pode usar um módulo com SD CARD e deixar as tags cadastradas no cartão de memória. (É uma maneira de outras várias possibilidades que envolvem banco de dados, etc). Acho difícil encontrar um projeto 100% pronto da maneira que você quer pq cada caso é um caso, aconselho que entenda o funcionamento dos componentes que pensa em utilizar para o seu propósito. O leitor utilizado no vídeo lê tags a uma distância máxima de 3cm, talvez isso para condomínio não seja o ideal, pois o interessante seria ler a uma distância muito maior que nem precise sair do veículo por exemplo, apenas encostando o carro no portão já reconhecesse. Para isso já seria outro tipo de leitor (muito mais caro), outras tags e talvez até outro microcontrolador para gerenciar. Pesquise por artigos publicados na área de controle e segurança que pode encontrar um embasamento teórico que te auxilie. Abraço.
Olá João Gabriel, Os pinos MOSI, MISO e SCK podem receber várias ligações ao mesmo tempo, desta forma, você pode puxar um jumper para a protoboard desses pinos e ligar os diferentes módulo que você tem e que necessitam desta forma de comunicação. O pino que vai definir qual destes módulos será utilizado é o SS (Slave Select). Este SS é que terá de ser trocado para outra porta digital e cada módulo deverá ter o seu pino próprio. O arduino vai direcionar os dados para o módulo correto a partir da habilitação deste pino SS. Espero que tenha compreendido. Abraço.
Olá amigo, Fizemos um vídeo sobre acionamento de cargas usando relé, dê uma olhada: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html Em breve devemos fazer sobre utilização do display também. Abraço.
+pedro nicolau olá Pedro, assim como você precisa instanciar uma variável do tipo int, como por exemplo int Led = 13, de modo que Led assuma valores inteiros, então eu instanciei uma variável chamada LeitorRFID que é do tipo MFRC522. E as características desse tipo é contida dentro da biblioteca. Abraço.
Kleber, gostaria de saber se para eu ter 2 placas RFID em um arduino eu ligaria as duas em paralelo, você sabe? Tem como rodar esse programa no arduino sem ele estar conectado a um computador? Ótimo vídeo.
Olá Rodrigo, tudo bem? Os pinos MOSI, MISO e SCK podem receber várias ligações ao mesmo tempo, desta forma, você pode puxar um jumper para a protoboard desses pinos e ligar os diferentes módulo que você tem e que necessitam desta forma de comunicação. O pino que vai definir qual destes módulos será utilizado é o SS (Slave Select). Este SS é que terá de ser trocado para outra porta digital e cada módulo deverá ter o seu pino próprio. O arduino vai direcionar os dados para o módulo correto a partir da habilitação deste pino SS. Espero que tenha compreendido. Abraço.
bom dia dia, fiz como costra o viedo ,mas nao carrega, testei em 2 placas 2560, mas nao conclui o carregamento/// da o erro EXIT STATUS 1 ERRO COMPILANDO PARA A PLACA ARDUINO, o que pode ser?. obrigado.
+Vig Ilante olá amigo, você instalou a biblioteca do RFID com a ide fechada? Tente reinstalar novamente. Caso não dê certo, baixe a versão 1.6.5 da ide do arduino. Eu particularmente prefiro ide na versão mais antiga, pois geralmente as atualizadas apresentam muita incompatibilidade. Teste aí e diga o resultado. Abraço.
Bom dia! Gostaria de saber se alguém tem um projeto para controle de acesso, porém com gravação dos usuários para possível consultas de quem acessou e data e horário de acesso. Obrigado....
Olá Rogerio, Para um projeto deste tipo você terá que incluir um módulo RTC para pegar data e hora e também um módulo SD Card para gravar tais informações em um cartão de memória. Neste artigo do filipeflop eles demonstram como fazer esse tipo de datalogger utilizando um sensor de temperatura: blog.filipeflop.com/arduino/datalogger-com-arduino-cartao-sd.html Você teria apenas que ajustar esse código para salvar os dados da tag que acessou o ambiente no lugar de salvar a temperatura que é mostrado no tutorial. Abraço.
Boa Noite, o meu é um arduino UNO R3, pode dar algum problema ou diferença ? As placas ligam, o codigo roda, porem o leitor não Le.... Eu ja até comprei um leitor novo achando que o problema fosse ele, mas não é
+Lucas Fecci olá amigo,. Não vai ser problema com o código, pode até rodar o exemplo que tem na própria biblioteca RFID indo em arquivos, exemplos. Você ligou o módulo em 3,3 V? A luz de power do leitor acendeu? Você tem certeza que as tags RFID são compatíveis com o leitor? Pq podem ser de frequências diferentes e aí não consegue ler. Qualquer coisa manda uma foto das ligações que você efetuou aí pra conferirmos se está tudo ok. Outra coisa que pode ter acontecido é alguma porta do arduino estar queimada, seria bom pedir o arduino emprestado de um amigo pra verificar. Qualquer coisa posta aí. Abraço.
Blog da Robótica Bom dia, Então, eu ja fiz a maioria dos testes. troquei a protoboard, os fios, a placa RFID e ate troquei o proprio arduino, o cabo que liga o arduino. Eu ja liguei e religuei umas 40 vezes tudo. Testei com meus próprios fios que fim com um cabo de rede e nada... Ontem vi em um fórum americado um cara que estava tendo o mesmo problema, e no fim o problema real era com as tags que vieram zeradas. Falei com outro rapaz, que fez um projeto parecido na minha faculdade e ele me relatou o mesmo problema. Porem ele disse que ele nao mudou nada, ficou tentando diversas vezes ate que funcionou... Pode me mandar um email lufecci@gmail.com e eu te retorno com as fotos ?
+franklin bylnoski olá, você instalou a biblioteca como indicado no vídeo? Se sim, tente usar o exemplo presente na própria biblioteca, você pode encontrar indo em arquivo > exemplos e procura pelo nome na biblioteca. Terão vários exemplos, rode o dump info (acho que é esse que mostra o id da tag) Se não conseguir pode ser problema nas ligações ou então no seu leitor. A luz de power do leitor acendeu? Abraços.
+franklin bylnoski então o problema não é com o código, se ele tá compilando de boa e o arduino está recebendo o código então só pode ser problema com as ligações (refaça novamente, troque os cabos) e se mesmo assim não funcionar então pode ter dado problema no leitor ou até mesmo em alguma porta do arduino. Teste com outro arduino pra ver.
Olá amigo, a resposta é não. Mesmo tendo frequências iguais não significa que o leitor vai ler a tag. Você precisa olhar a compatibilidade de frequência e também se o leitor lê o tipo de encriptação da tag e para isso tem que ler as características do leitor e tag. Eu já utilizei tags de mesma frequência que esse leitor mas não lia justamente por conta da encriptação da mesma. Abraço.
Opa amigo tudo bom? Estou com uma duvida queria saber se posso temporizar o rfid pra uma tag funcionar somente durante um tempo limitado após o primeiro acionamento dela?
+Henrique Infante olá amigo, tudo bem e contigo? Bom, pode sim. Você pode criar o temporizador com a função millis() e ao chegar no tempo desejado você chama uma função que deve criar que será responsável por remover o id dessa tag no vetor tags cadastradas para que ela não funcione mais. Abraço.
+RAFAEL CARVALHO olá Rafael, você poderia utilizar um módulo SD Card e colocar os id's dentro de um bloco de notas que ficaria salvo nesse SD card. Aí o programa sempre iria verificar se o id está contido no cartão de memória. Ou então você pode usar banco de dados, faça uma interface web para cadastrar pessoas e id's e aí o arduino buscaria nesse banco de dados. Pesquise por mqqt arduino. Abraço.
+Vig Ilante pode ser problema com o leitor. Ligou na alimentação de 3.3v? A luz dele acende? Pode acontecer da tag não ser compatível com o leitor também e nesse caso a leitura não é efetuada.
+Vig Ilante já vi pessoas falando que o problema era os pinos do leitor que não estavam soldados corretamente, se puder refazer a solda dos pinos seria uma boa tentar tbm.
Professor, tenho um trabalho no qual deve ser aberto um portão por rfid. Até ai tudo bem... Porém ao detectar a tag válida para abrir o portão, o código deve esperar colocar a mesma tag para fechar o portão. Tenho feito muitas pesquisas e eu só encontro este tipo de operaçao usando portão com rfid com tempo automático, ou seja, ao encostar a tag no leitor ele abre a cancela e depois de x segundos ele fecha. O meu problema é que no meu caso deve ser feito o fechamento do portão.com a mesma tag que eu o abri. Exemplo: coloco a tag no leitor e aparece entrada liberada, dai abre o portão. Depois eu tenho que fechar o portão com esta tag, ao invés de usar o tempo. Como eu poderia fazer isso? Qual lógica usar? Obrigado e desculpe por me alongar.
Olá Leandro, Bom... existem algumas questões que devem ser entendidas inicialmente: A pessoa que passa a tag para abrir o portão segundos depois vai passar a tag novamente para fechá-lo ou pode acontecer dessa pessoa demorar demais e ocorrer de vir outra e passar a tag? Só a pessoa que abriu é a responsável por fechar ou no caso do portão estar aberto outra pessoa pode ir lá e fechar o portão com a tag dela?
Blog da Robótica são 3 tags e somente elas podem abrir. Ex: tags x, y e z. Se eu abro o portão com a x, eu posso fecha- lo com a y ou z e vice versa nas devidas possibilidades. O portão e este deverá continuar aberto até que venha uma tag cadastrada para fecha- lo. Tags não cadastradas aparecrm uma mensagem serial no computador dizendo tag não cadastrada. Obrigado.
Então a única coisa que você deve fazer é deixar as 3 cadastradas como demonstro no vídeo e criar uma variável que monitora a situação do portão (aberto ou fechado) e, caso algumas das tags cadastradas passe pelo leitor, essa variável é consultada para saber o estado do portão e aí a depender disso mandar ele fechar ou abrir (não esquecendo de alterar a variável que indica portão aberto ou fechado).
+Taciano Santos Olá, no canal tem o vídeo mostrando como ligar um módulo relé, basta unir o código do RFID ao do relé que explico no outro vídeo. Abraço.
+Anderson Batista olá Anderson, tudo bem? Bom, se você tem certeza de que as ligações estão conforme explicado no vídeo então pode ser algo com relação a solda do leitor rfid. Verifique essa solda dos pinos que já tem no leitor. Verifique os jumpers tbm, podem estar com problema ou mal encaixado na protoboard.
+Leonardo Carvalho olá, aí vai do limite de memória do teu microconrrolador, mas você pode melhorar o código e salvar as tags em um cartão de memória ou outro tipo de armazenamento que o arduino possa buscar. Um arduino uno deve conseguir salvar umas 100 por aí. Abraços.
Olá amigo, Não, eu liguei o 3.3v do arduino na alimentação do leitor. Pode confundir pq os pinos estão um do lado do outro, mas no esquemático está apresentado corretamente. Abraços.
+paulo renato olá amigo, você pode sim adicionar um display ao projeto e exibir as informações que achar necessário. Tornaria o projeto mais completo. Abraço.
Olha, até umas 20 a 30 creio que tá tranquilo, mas a maneira mais correta é usar um banco de dados ao invés de cadastrar direto na memória de programa.
Eu queria usar essa tecnogia com um esquema de controle do que sai de uma sala. Ex: tenho um laboratorio onde fica peças inportantw para estudo e n pode sair de la, na porta querp botar um portal, onde quando alguem tntar furtar algo disparar um alarme e mandaf pra um banco de dados hora,data, dia, e oque tentou passar por ali. Tem como eu fazer isso com essa etiqueta ? Tipo, eu colocar dentro da mochila, ele consegue ler ? Ou tem algo melhor para oque preciso? Me chama no whats se alguém puder me ajudar. 21976132832 - victor
Olá Victor, desculpe a demora por responder mas foi porque o seu comentário foi enviado para a caixa de spam e eu só consegui ver agora. Creio que já tenha sanado sua dúvida, mas basicamente o que você precisaria seria do mesmo sistema utilizado em bibliotecas de faculdade. As antenas ficam na porta da biblioteca e se o aluno passar com o livro sem estar liberado vai soar uma sirene. Esses leitores seguem oprotocolo ISO15693. Pesquisando por Leitor RFID porta de biblioteca você achará conteúdos sobre isso. As etiquetas utilizados nesse sistema são diferentes da que eu utilizei no vídeo tutorial. Abraço.
+cleudimir Adler olha, provavelmente a partir de 100 já deve começar a pesar a memória do arduino. Aconselho que para grandes quantidades utilize alguma aplicação com banco de dados. Abraço.
Muito obrigado, ótimo vídeo, serviu perfeitamente para o meu trabalho de faculdade. Valeu!
Que ótimo amigo, fico feliz. Abraços.
@@BlogDaRobotica Estou querendo referenciar o seu projeto, tem alguma preferência de como ?
@@lucaspimenta5970 Pode referenciar seguindo as normas da ABNT para acesso de página web, aí vc coloca o link do blog que tem o artigo completo sobre o tutorial. Abraço.
Excelente vídeo, salvou meu tcc. Parabéns pelo seu trabalho!!!
Vlw meu querido, agradecemos o feedback. Um ótimo TCC aí pra ti. Abraços.
muito bom seu video e muito bem explicado. Eu consigo colocar este mesmo codigo com leitor de 125khz
Olá Wesley, obrigado. Só precisa verificar se as funções de leitura são as mesmas, se não for aí vai ter que adequar ao seu leitor.
Show de projeto, show de explicação! 👏
Obrigado, Jaime
Olá, boa noite. Em primeiro lugar parabéns pelo vídeo. Ficou ótimo, bem explicado, bem estruturado. Por favor continue. Gostaria de pedir um auxílio quanto ao meu projeto. Necessito ligar tensão de um cômodo com o cartão fixado no leitor, quando retirado o cartão não terá energia elétrica no local. Já sei como faço as ligações, já coloquei o relê. No entanto to apanhando na programação. Um abraço
+Fabio Jorge olá Fábio, muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos felizes em saber que gostou da metodologia.
Sobre o teu projeto, vá na postagem do Blog e no final do artigo sobre o RFID tem o link para o fórum. Poste o código que você já tem pra gente poder te ajudar na lógica. Abraços.
Muito bom video um dos mais completos que eu encontrei parabéns !!!
Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado.
L
Pl
Plp
L
Llpl
Pllplllllpl
L
Pl
Plp
L
Llpl
Pllplllllpl
Oi, antes de mais nada Parabéns.
Poderia ser feito no loop, verificar se se uma determinada "tag" não estia sendo utilizadas a muito tempo, para fazer uma função para excluir do sistema? Obrigado.
Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do vídeo.
Desculpe a demora em responder, estava meio ausente. Sobre sua dúvida é o seguinte: O sistema para fazer isso eu recomendaria que fosse com um banco de dados e também acrescentar um módulo RTC (que pega o dia e hora) para salvar no banco de dados o dia e hora da última utilização daquela tag e a partir daí você poderia fazer uma função que de tempos em tempos verficia no BD a data da última utilização e deleta se tiver muito alto esse tempo. Abraço.
Muito bom a sua explicação e seu código! Ganhou mais um inscrito.
+Bruno Martins muito obrigado Bruno!
Muito top, parabéns pelo o vídeo e a explicação. Mas seria possível deixar o cartão no leitor RFid e o relé continuar ligado e quando retirar o cartão o relé desligar. A ideia seria para uma porta, quando eu deixar o cartão próximo ela ficar aberta e quando eu tirar ela trancar. Ou não seria possível? Tendei vários códigos mas nenhum deram certo já não sei o que tentar kkk
Olá Jotta, nunca fiz, mas provavelmente tenha como sim. Aí é bom dar uma olhada nas funções disponíveis na biblioteca pra ver se alguma delas facilita isso.
Tudo bem meu amigo ? parabéns pelo código ! Não estou conseguindo manter a condição do LED, ou seja, preciso implementar no código algo que passando o cartão cadastrado ele ligará ou desligará o led mantendo a condição de apagado ou aceso com o cartão retirado. o problema é que no código original ele liga temporariamente e depois desliga o led... Já tenho o circuito pronto que no lugar do LED aciono um relé entendeu !? . Gostaria de usar a mesma tag p ligar é desligar o relé mantendo a condição.
Olá Ari Junior, tudo ótimo e contigo?
Você já deu uma olhada no código que fizemos para acionar relés? Talvez possa ser útil para você e o código de relés foi criado justamente para ser utilizado juntamente com esse código de RFID de maneira simples. O link do vídeo é: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html
Uma outra alternativa é você usar a seguinte instrução: digitalWrite(13, !digitalRead(13));
Esta instrução é responsável por alterar o status da porta digital 13 para o oposto do que ela se encontra atualmente, ou seja, se estiver em HIGH vai para LOW e se estiver LOW vai apra HIGH. Basta adicionar dentro da função permitido do nosso código RFID.
Qualquer dúvida pode postar teu código no nosso fórum: blogdarobotica.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=12
Abraço.
olá amigo parabéns pelo vídeo, se pode me ajudar gostaria de usar este mesmo projeto em um sistema para o acionamento de um motor alimentado por uma bateria de 12 v
+Robson Xavier da Cruz olá amigo, obrigado.
Se você já tem o código em funcionamento com o motor basta unir os códigos. Pode postar o que já tem no nosso fórum para que podemos te auxiliar melhor. www.blogdarobotica.com/forum
Abraço.
kleber, usei seu sketch no arduino mega com a seguinte alteraçao (pino 53 ss e pino 5 reset ) quando cadastro a tag para posteriormente comparação, a leitura do leitor aparece com 7 digitos dos 8 digitos do codigo hexadecimal geralmente onte tem o digito 0 e dá mensagem " tag não cadastrada"
Desculpe João só vi agora. Conseguiu fazer funcionar aí?
Boa Noite você poderia fazer um vídeo falando sobre como é o mercado de engenharia da computação? estou no 1 ano do curso e queria saber com é o mercado
Olá, boa noite! É uma excelente proposta de vídeo, vou pensar à respeito de como fazer um vídeo assim. Obrigado pela dica, abraços.
Ola,
gostei muito do seu vide-o só ficou uma duvida como eu ligo uma fechadura ?
+Edroaldo Brito olá, muito obrigado.
Bom, se a sua fechadura for 110/220 volts, então você pode acionar utilizando um módulo relé. Explicado como utilizar módulo relé nesse vídeo: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html
mto bom o video consegui configurar rapidão.....
+Fabio Yoshino Que ótimo Fabio, fico feliz que gostou da metodologia aplicada. Abraços.
Parabéns pelo vídeo, muito bom!
Eu teria uma dúvida se você poder ajudar, sou iniciante no arduino e queria saber se posso carregar esse código em um arduino nano.
Obrigado
Olá, pode sim! =)
Excelente aula parabens.
+cleudimir Adler muito obrigado, que bom que você gostou.
Ótima organização e explicação colega.
Seria possível que um Leitor RFID controlasse um módulo de 8 relés usando 8 cartões sendo que cada cartão ativa apenas 1 dos 8 relés?
Apenas para correção, acredito que tanto o gnd do buzzer qto o do leitor estão na pista no vermelha positivo/3.3v da protoboard e o 3.3v do leitor esta na pista azul/gnd da protoboard.
Olá amigo, primeiramente muito obrigado pela observação sobre o meu erro. Já editei o esquemático presente no blog e coloquei uma observação sobre esse erro na descrição do vídeo.
Sobre a sua dúvida, tem como sim, basta você fazer algo do tipo:
String IDcartao1 = "COLA AQUI O ID DO CARTÃO 1";
String IDcartao2 = "COLA AQUI O ID DO CARTÃO 2";
if(IDtag.equalsIgnoreCase(IDcartao1){
digitalWrite(portaDorele1, HIGH);
}else if(IDtag.equalsIgnoreCase(IDcartao2){
digitalWrite(portaDorele2, HIGH);
} e assim sucessivamente utilizando if/else if.
Abraço.
Agradeço a atenção Man.
Vou editar meu código.
arduino
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo. gostaria de saber se é possível armazenar na memória d Arduino ou até uma usb as tag q foram liberadas/cadastradas p imprimir posteriormente
Olá, muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Sobre sua dúvida você pode incluir um módulo SD Card e salvar essas informações dentro de um cartão de memória. Se quiser que tenha data e hora aí teria que ter um módulo a mais que seria o RTC. Abraço.
É possível salvar na memoria eprom. Fiz um projeto de controle de acesso no meu TCC com o Arduíno, na onde podia cadastrar e deletar as tag via leitor de RFID, e as mesma era salva na memoria eprom.
@@Jorge-kb7xq Ola. Podes me facultar o seu e-mail? Preciso de uma ajuda sua.
Olá, boa noite. No caso do armazenamento de IDs tem algum limite? Depende da memória do arduino? Estou no 5º período de engenharia elétrica e tenho que fazer um projeto unificado no qual meu grupo deve automatizar uma das salas, será uma automação permanente,vai ficar la pra ser usado. Temos que fazer um controle de acesso de alunos e que gere um relatório de presença. Quero fazer isso com RFid e também com senha que no caso vai ser a matrícula do aluno. Você poderia me indicar algum vídeo que seja similar a isso que quero? Se puder agradeço muito, no meu curso não aprofunda muito em programação.
Olá Vitor boa noite, tudo bem? Então... Tem limite, porém nunca testei. Quanto mais IDS colocar na matriz mais lento irá ficar a execução do código. Acho que até uns 30 IDS deve ficar de boa, mas não é a melhor forma para seu projeto. O mais adequado seria algo com banco de dados... Trocaria o arduino pelo esp que já tem wifi para fazer a conexão com o banco de dados. Só que precisa ver se sempre terá wifi disponível. Se não, uma alternativa é usar um cartão de memória e salvar nele os IDS e log de entrada e saída de alunos. Pesquise no TH-cam por "RFID banco de dados arduino" que deve encontrar algumas coisas. É interessante fazer um programa para cadastro dos alunos nesse controle de acesso. Acaba se tornando um projeto bem complexo se for pensar em uma aplicação final que ficará lá muitos anos.
Boa noite,
Em primeiro lugar parabéns pelo o seu trabalho.
Estou te acompanha e gostaria de saber se pode me ajudar...iniciei o meu projeto e vi que vc declarou SCK no pino 13. Porém estou utilizando Arduino Mini onde esse esta com problemas na saída desse pino apenas.
Será que posso declarar outro pino?
Fiz a montagem em outro placa de Arduino UNO e funcionou perfeitamente.
Olá André, tudo bem?
Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado.
Os pinos de comunicação MISO, MOSI, SCK são pinos específicos para comunicação SPI e não tem como ser alterados. Observe a imagem: 4.bp.blogspot.com/-hXN9C-y0VN0/Vn7PNe8O36I/AAAAAAAASdM/eh364hoVLeA/s1600/pro-mini.png
Como pode ver o pino SCK está escrito em azul e está no pino 13. Em algumas placas existem mais de um SCK que são na verdade apenas uma extensão do pino 13, ou seja é tudo interligado. Verifique direitinho se realmente este pino está com defeito, veja se existe uma outra extensão desse pino.
Caso o SCK esteja realmente com problema aí não conseguirá fazer a comunicação.
Abraço.
Atenciosamente, Kleber Bastos.
Ótimo vídeo olá, em vez de mostrar a tags qual procedimento para nomes valeu.
+Marco Aurélio Machado olá, obrigado pelo feedback. Existem diversas maneiras para fazer isso, você deve associar o id da tag com algum nome. Você pode salvar o id da tag na posição par do vetor e na posição ímpar o nome, desta forma quando for exibir basta procurar pelo número da tag e o nome será posição da tag + 1.
Abraço.
Atenciosamente, Kleber Bastos.
Boa Noite Professor. Por acaso voce tem esta rotina em VB6.... so conheço VB6 e procuro uma forma de conectar ...
+Jorge Andrade Olá Jorge, tudo bem?
Infelizmente não programo em VB, mas creio que aqui pelo TH-cam deva encontrar como fazer a interação com o arduino e gerar uma interface de comunicação. Desculpe não poder ajudar nesse sentido. Abraço.
Mas nossa que engenhoca enorme para um simples controle de acesso RS.
Né? mas isso é protótipo. A partir do entendimento de como funciona é aconselhável o desenvolvimento de uma placa própria que vai embarcar todos esses dispositivos em um único. O objetivo aqui é entender como funciona e despertar a curiosidade de como fazer isso de uma forma menor e mais eficiente =)
Excelente trabalho, sou um estudante e gostaria de poder lhe perguntar algumas coisas sobre este tutorial.
Agradeceria se você me desse um e-mail onde eu possa escrever.
Olá Wesley, no blog da robótica tem a aba contato, onde pode mandar mensagem pra nós. Ficamos felizes que o tutorial foi útil
legal!!!! mas e se por acaso o cadastro de novos cartoes ou chaveiros tiver que ser feito pelo cliente ou responsavel do sistema, pos venda. tem como habilitar um cartao ou chaveiro mestre para que esse mais um botao faça os novos cadastros?
+Alberto Pedro olá Alberto,
Tem sim, existem várias formas de fazer isso. E uma delas é justamente isso que você falou, cadastrar um cartão mestre que ao ser passado no leitor habilita a opção de gravar o próximo cartão no banco de dados ou vetor como foi o caso que fiz. Aí é só questão de adequação do código. Faça alguns testes e caso tenha alguma dúvida, poste seu código no nosso fórum. Link na descrição do vídeo. Abraço.
se eu fosse colocar no acesso um motor , seria melhor colocar motor de passo ou servo?
Depende muito da aplicação. Se tu conseguir usar o servo seria a maneira mais simples pq o servo não precisa de um controlador externo, já o motor de passo precisaria de um driver.
Vc poderia explicar como guarda em um banco de dados?
Olá Alan, sugestão anotada. Sugestão de qual banco de dados usar?
@@BlogDaRobotica MySql so ou com PHP seria muito viável e ajudaria muito. Eu mesmo estou sofrendo para fazer isso
Ola, grande projeto, eu queria saber como adicionar uma tranca para que ela receba um pulso de uns 500 milli segundos, apenas quando os dois bipes de tag cadastrados acabarem,poderia me ajudar.
Desde ja agradeço.
Olá amigo, assista ao vídeo sobre controle de cargas usando módulo relé que tem aqui no canal, assim você pode usar o mesmo princípio pra ativar sua tranca. Unindo os dois códigos você fará funcionar tranquilamente. Abraço.
parabéns pelo projeto,vc saberia me dizer como colocar 200 cartões neste programa. valeu
Muito obrigado Alexandre.
Olha, a melhor forma de se fazer isso seria utilizando um módulo SD CARD. E aí você colocaria os IDs de todas as tags em um arquivo que seria salvo no cartão de memória e consequentemente iria no SD CARD. E aí teria que adequar o código que utilizei no vídeo para fazer a busca dos IDs nesse arquivo presente no cartão de memória. Aqui no youtube tem alguns vídeos relacionados a leitura e escrita de dados em cartão de memória. Dê uma olhada para ver se consegue construir o código fonte para melhor atender sua necessidade.
Abraço.
Rafael, tenho uma duvida: como eu faço a integração do motor do portão com a placa do arduino; se o motor é ac trifásico e o arduino só funciona com DC e baixa voltagem e baixa amperagem???
Olá amigo, você vai precisar de um contator pra controlar o motor trifásico e aí o contator você liga no módulo relé e aí sim você pode controlar o módulo relé que consequentemente controla o contator que aciona o motor trifásico. Segue um vídeo do pessoal do mundo da elétrica explicando isso: th-cam.com/video/BbzzC-tftYE/w-d-xo.html
Abraço!
Boa noite gostaria de colocar um display com informação de acesso liberado
vc tem algum video
+Renato Souza Olá, ainda não fiz nenhum vídeo demonstrando o funcionamento do display, mas aqui no TH-cam você pode encontrar vários. Recomendo o canal wrkits. Você pode unir o código que expliquei com algum de display. Em breve devo fazer um vídeo também. Abraço.
Ótimo vídeo! E amigo, para guardar as informações de tags cadastradas (utilizando sd card) teria que mexer na programação toda vez que for cadastrar uma nova?
Muito obrigado, que bom que você gostou do vídeo. Sobre sua dúvida, olha depende muito. Você poderia fazer uma programação que ao passar uma tag mestre o sistema entre em modo cadastro e aí passaria a segunda tag (aquela que quer cadastrar) e aí o sistema cadastra no sdcsrd. É uma alternativa.
Verdade! Obrigado pela dica. Mas eu sou novo ainda na programação em Arduino, porém irei pesquisar sobre o que você disse. Você recomenda alguma coisa que serviria? Tipo, algum projeto que se encaixaria
Eu recomendo que assista vídeos tutoriais aqui no youtube que ensinem como funciona o SDCard, como vc armazena e recupera informações nele. Pq a partir daí você pega esse conhecimento e pode ir juntando códigos, ou quando tiver mai experiente, criar o seu próprio, de forma mais otimizada. =)
Ok, muito obrigado pela dica, vou dar uma olhada e tentar por em prática!!
Top o melhor
Obrigado Eugênio 😃
Boa noite, fiz o meu igual so tirando o buzzer, so q não ta pegando, o código n mostrou nenhum erro, mais quando aproximo o cartão não mostra no monitor serial.
+Nayhara Nadine olá Nayhara, tudo bem? Provavelmente é algum problema com o seu leitor RFID. Verifique novamente as ligações, certifique que a biblioteca está instalada. Caso continue não exibindo nada é pq o leitor está danificado.
Atenciosamente,
equipe Blog Da Robótica.
Rafael, tenho duas antenas RFID de longo alcance, vc tem um projeto em arduino para essas leitoras? Estilo pedágio sem parar?
Infelizmente não.
uma duvida: para que eu realize uma função de Test inicial ( quando ligo a placa) posso incluir o "efeito teste" no setup?
Olá amigo, desculpe a demora em responder, estava meio ausente. Respondendo a sua pergunta você pode sim colocar a função dentro do setup aí sempre que o arduino for iniciado ou resetado ele irá obrigatoriamente fazer a função ao iniciar. Abraços e bom projeto.
Como fazer 1 cartao liberar 5 pulso de ulma so vez
Ola desculpa minha duvida comecei a pouco tempo no arduino , gostaria de saber como eu posso cadastrar a tag?
Olá fabricio, no vídeo eu mostro o passo a passo. Para cadastrar você deve passar o código para a placa, fazer as ligações corretamente e aí encostar a tag no leitor, pegar o ID dela e substituir no código e depois mandar o código pra placa novamente. O código pra download se encontra na descrição do vídeo. Faça o passo a passo que dá certo. Abraço, bem vindo ao canal.
Show, muito bom!!!
Muito obrigado!
é possivel salvar em uma variavel a hora que o cartao de acesso foi passado?
Olá, desculpe a demora em responder mas vamos lá: É possível sim e para isso recomendo que use um módulo RTC que serve para dar o horário e dia atual. Abraços
Belo vídeo! Você sabe até quantas tags podem ser cadastradas?
Até 150, é o Limite da memória do Arduino.
Como o amigo Renan falou aí o limite gira em torno de umas 150 tags mesmo, mas sendo bem sincero eu nem cadastraria tantas tags assim, pois para gerir melhor isso seria bacana usar banco de dados. Fica mais complexo, porém é mais seguro. Abraço.
Obrigado por responder a dúvida do amigo Renan, bom ter inscritos que ajudam um ao outro. Abraço.
boa noite tem como acionar um rele pra fechadura elétrica
+Gilmario bala olá, tem sim! Basta jogar a função que ativa o relé que está responsável pela tranca dentro da função acesso liberado. Eu mostro como usar relé nesse vídeo: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html abraço.
voce poderia acrescentar um rele nesse projeto para abrir uma fechadura tem como voce me mandar essa biblioteca eu achei o projeto magnifico mais so falta acionar um rele com um pulso tem como
Com o tutorial de acionamento de cargas que eu fiz você consegue acionar uma fechadura. No exemplo eu acendi uma lâmpada, basta colocar a fechadura no lugar da lâmpada e escolher o tempo que vai deixar o pino em nível lógico alto. Creio que um pulso de delay(1000); já aciona a fechadura.
link do tutorial de acionamento de cargas: blogdarobotica.com/tutorial-acionamento-de-cargas-com-rele-e-arduino/
amigo bom dia , se eu mudar o contato q aciona o bib e colocar um rele ele vai funcionar?? pra acionar um rele pra abrir uma porta??tem como ajudar, sou leigo nisso iniciante
Olá Alexandre, tudo bem? Veja meu vídeo e explicação no blog falando sobre módulo relé: blogdarobotica.com/tutorial-acionamento-de-cargas-com-rele-e-arduino/
Você pode unir o código do RFID e do relé, bastando colocar a função que ativa o relé (alteraStatus(Relay1, true);) dentro da função acessoLiberado() presente no código do RFID. Una os códigos, declare as variáveis tudo certinho e faça as ligações. LEMBRANDO: Muito cuidado ao mexer com alta tensão, é algo muito perigoso e se não tem experiência faça isso ao lado de um profissional da área.
Obrigado por assistir ao vídeo. Abraço.
Bom dia Kleber TD bem?
Tenho uma dúvida
No meu projeto de controle de acesso, quando o cartão entrar em contato com o leitor RFID acionária um relé que por sua vez ligaria o contato de um trinco elétrico de 12v.
Mas o relé é alimentado com 9v ele teria "força" para ligar a chave de contato do trinco de 12v ? Qual seria a saída pra esse problema? Obrigado!
+LuthiariaDoJukao olá, tudo bem e você?
Bom, primeiramente você deve ligar a entrada do relé, geralmente denominada In, em alguma porta digital do teu arduino. Um pulso de 5v é mais do que suficiente para o relé entender que precisa mudar de status. A grande questão está na saída do relé. Na saída você conecta uma fonte 12v com corrente suficiente pra acionar o trinco. Assista ao outro vídeo do canal em que mostro como acionar cargas com relé. Uso uma lâmpada, no teu caso seria o trinco e uso 220 volts da tomada e no teu caso seria una fonte de 12 V pra acionar o trinco: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html abraço.
Amigo boa noite tem como fazer etiquetas eletrônica usando o Arduino?
Olá amigo,
É possível Sim!
Se você se refere a etiqueta, estilo código de barras, mas usando RFID tem como sim. Existem Tags RFID adesivas e aí vc pode colar nos seus produtos e utilizar um leitor (que seja compatível com essas tags, tanto em frequência quanto criptografia) e a partir daí dá pra trabalhar com os dados lidos.
Ah também existe um tipo de etiqueta que alguns mercados estão utilizando que é para exibir preços, chama-se e-paper display arduino e é bem legal para exibir informações do produto consumindo quase nada de energia.
Abraço.
No Projeto final do Rfid após carregamento dos dados no módulo o Arduino pode ser removido para utilização apenas do módulo?
Não, porque os dados não ficam no módulo e sim no arduino.
boa tarde, tem alguma maneira de por exemplo avisar ou deixar um led aceso quando o cartão for removido ou estiver ausente?
+Ari Phillipe sim, no código tem uma parte que eu falo "se o cartão estiver presente, faça leitura" aí você pode criar um else para acender ou piscar o Led indicando que não há cartão presente e que pode encostar a tag quando quiser.
Bom dia... gostei muito do seu vídeo, mas ocorreu um problema.
O meu Arduíno MEGA 2560 não esta reconhecendo o modulo RFID?
+Gabriel Ramos olá, você conferiu se as ligações estão de acordo com o arduino mega? Principalmente com relação aos pinos scl e sda? A luz do módulo acende?
Amigo vc pode me ajudar no meu projeto já tenho o código
Olá Wellington, tudo bem? Entra no nosso grupo do WhatsApp ou telegram (link na Bio do Instagram @blogdarobotica) que o pessoal do grupo pode te ajudar. Abraço.
Qual seria este simulador virtual que vc usa?
Olá, Larissa tudo bem?
Para desenhar os circuitos eu utilizei o Fritzing, ele não simula, mas permite fazer os esquemáticos elétricos. Abraço.
@@BlogDaRobotica Tenho uma dúvida, eu posso usar as outras portas ocupadas pelo modulo RFID em paralelo com outras coisas, tipo um led, ou caisas do tipo?
E outra dúvida que tenho é em relação ao arduino paralelo que já vem com os pinos SCL e SDA, eu poderia ligar as saidas do RFID SDA E SCL nas entradas correspondentes do meu arduino?
Não é recomendado não. O que pode ligar em paralelo são os pinos de comunicação SPI ou I2c. Muitas vezes temos mais de um sensor que usa essa comunicação e aí pode-se usar as mesmas portas, diferenciando o endereço do dispositivo (no caso de i2c) ou pino Slave (no caso de comunicação SPI).Ligando um led em um pino de comunicação poderá haver interferências que vão prejudicar a precisão do mesmo.
alguns arduinos já vem com a escrita SCL e SDA nas portas mesmo, aí pode ligar normalmente os respectivos pinos do RFID nessas portas sem problema algum.
Excelente trabalho, sou um estudante colombiano e gostaria de poder lhe perguntar algumas coisas sobre este tutorial.
Agradeceria se você me desse um e-mail onde eu possa escrever.
+JDroid __ Olá amigo, envie um e-mail para: contato@blogdarobotica.com
Muito obrigado professor e escrevi para esse e-mail, não sei se chegou
Blog da Robótica tudo bem, preciso usar essa tag como Char, por que preciso gravar essa informação em um banco de dados e a variável que aceita no método e do tipo Char, então teria como fazer conversão dessa string que está a TAG para um tipo Char???
Amigo, pretendo fazer um projeto de controle de acesso a internet por RFID. Indicaram pra mim o arduino Leonardo. Vc concorda? No caso do projeto preciso que o arduino leia a tag e passe para o navegador que irá conectar ao servidor proxy squid, e liberar o acesso a internet conforme a regra para aquela tag.
Olá amigo,
Se você pretende fazer algo que envolva internet então eu recomendo que utilize o NodeMCU, até porque ele já tem wifi integrado e você utiliza a mesma linguagem do arduino para programá-lo. Aí você vai precisar estudar em como fazer essa liberação de forma segura passando como parâmetro o ID da tag que foi lida. Abraço.
pode falar um vídeo sobre como montar o sistema? eu não consigo monta-lo, não entendo, sou da área da informática então essas coisas do hardware são complicadas para mim hahahahaha
Olá amigo, no vídeo eu explico as ligações necessárias e se você quer ativar uma tranca eletrônica por exemplo dá pra assistir meu outro vídeo sobre controle de cargas e ao invés de ligar uma lâmpada como no caso do vídeo você coloca a tranca ou fechadura. Abraço.
boa tarde.. muito bom esse projeto.. mas estou com uma dificuldade e não consigo acertar... quando ligo o arduino na tomada ele arma o relê em primeiro instante.. ou seja ele libera uma carga inicial e depois desativa.. apartir dai funciona normal todo sistema.. mas me preocupa pq quando ele libera essa carga inicial ativa o relê já existente no portão. isso quer dizer q se em uma falta de energia assim q retornar a energia o portão abrirá sozinho.. gostaria de saber como faço para o relê iniciar desligado e acionar somente com o cartão.. desde já agradeço.
segue ae o código utilizado
/*
-------- CONTROLE DE ACESSO VIA RFID ------------
=================================================
== BLOG DA ROBOTICA - www.blogdarobotica.com ==
=================================================
Autor: Kleber Bastos
E-mail: contato@blogdarobotica.com
Fanpage: facebook.com/blogdarobotica
TH-cam: th-cam.com/users/blogdarobotica
*/
//Bibliotecas
#include
#include
#define led verde 5
#define LED_VERMELHO 6
#define BUZZER 8
#define SS_PIN 10
#define RST_PIN 9
String IDtag = ""; //Variável que armazenará o ID da Tag
bool Permitido = false; //Variável que verifica a permissão
//Vetor responsável por armazenar os ID's das Tag's cadastradas
String TagsCadastradas[] = {"e1d3597b",
"15ab2d5",
"80b2b8b",
"516d5a7b",
"5c368e85"};
MFRC522 LeitorRFID(SS_PIN, RST_PIN); // Cria uma nova instância para o leitor e passa os pinos como parâmetro
int relay =7;
void setup() {
Serial.begin(9600); // Inicializa a comunicação Serial
SPI.begin(); // Inicializa comunicacao SPI
LeitorRFID.PCD_Init(); // Inicializa o leitor RFID
pinMode(LED_VERMELHO, OUTPUT); // Declara o pino do led vermelho como saída
pinMode(BUZZER, OUTPUT); // Declara o pino do buzzer como saída
pinMode(relay, OUTPUT);
}
void loop() {
Leitura(); //Chama a função responsável por fazer a leitura das Tag's
}
void Leitura(){
IDtag = ""; //Inicialmente IDtag deve estar vazia.
// Verifica se existe uma Tag presente
if ( !LeitorRFID.PICC_IsNewCardPresent() || !LeitorRFID.PICC_ReadCardSerial() ) {
delay(50);
return;
}
// Pega o ID da Tag através da função LeitorRFID.uid e Armazena o ID na variável IDtag
for (byte i = 0; i < LeitorRFID.uid.size; i++) {
IDtag.concat(String(LeitorRFID.uid.uidByte[i], HEX));
}
//Compara o valor do ID lido com os IDs armazenados no vetor TagsCadastradas[]
for (int i = 0; i < (sizeof(TagsCadastradas)/sizeof(String)); i++) {
if( IDtag.equalsIgnoreCase(TagsCadastradas[i]) ){
Permitido = true; //Variável Permitido assume valor verdadeiro caso o ID Lido esteja cadastrado
}
}
if(Permitido == true) acessoLiberado(); //Se a variável Permitido for verdadeira será chamada a função acessoLiberado()
else acessoNegado(); //Se não será chamada a função acessoNegado()
delay(2000); //aguarda 2 segundos para efetuar uma nova leitura
}
void acessoLiberado(){
Serial.println("Tag Cadastrada: " + IDtag); //Exibe a mensagem "Tag Cadastrada" e o ID da tag não cadastrada
efeitoPermitido(); //Chama a função efeitoPermitido()
Permitido = false; //Seta a variável Permitido como false novamente
}
void acessoNegado(){
Serial.println("Tag NAO Cadastrada: " + IDtag); //Exibe a mensagem "Tag NAO Cadastrada" e o ID da tag cadastrada
efeitoNegado(); //Chama a função efeitoNegado()
}
void efeitoPermitido(){
int qtd_bips = ; //definindo a quantidade de bips
for(int j=0; j
Poxa mil desculpas pela demora de responder seu comentário amigo. Estava ativado a aprovação de comentários e eu não vi. Certamente já conseguiu resolver seu problema, mas vou fazer algumas considerações:
-No código você coloca o relé em HIGH, dá um delay, volta pra LOW e depois coloca em HIGH novamente, o ideal pra você não seria setar nas condições iniciais ele como LOW lá no SETUP e quando for autorizada a liberação você joga ele pra HIGH por um tempo e depois o deixa em LOW novamente?
Outra coisa que pode ajudar, mas pensando na questão de hardware é usar uma resistência de pull down ou pull up a depender da lógica de ativação do relé. Pesquise a respeito.
Desculpe novamente a demora.
Abraços.
Att. Kleber Bastos.
Obrigado jovem...
Conseguiu resolver o problema? Qual foi a solução?
Olá Kleber. Tudo bom. Sou chaveiro e gostaria de saber como faço para adquirir esse kit para trabalhar com tags .(chaveiros)e o aparelho para fazer a codificação. Vc vende esse material e como funciona? É fácil de operar.
Olá Weiber, tudo bem?
Você pode comprar o kit que usei neste vídeo e fazer o passo-a-passo descrito no vídeo, o link é: goo.gl/J4WjNp
Compre o kit, veja como funciona. Depois você pode comprar apenas os chaveiros separados na quantidade que desejar. Abraço.
bom dia, posso aplicar esse sistema em condomínio pra controlar entrada e saída com Tags cadastradas na cancela.
se alguém puder me indicar um projeto completo entre em contato,grato.
Olá, desculpe a demora em responder. Seu comentário tinha sido taxado como spam e só vi agora.
Respondendo sua pergunta: Poder você pode porém terá de fazer algumas modificações como por exemplo encontrar outra forma de cadastrar as tags porque serão muitas pessoas e a memória interna do arduino não vai suportar uma quantidade superior a 150 tags cadastradas. Para isso você pode usar um módulo com SD CARD e deixar as tags cadastradas no cartão de memória. (É uma maneira de outras várias possibilidades que envolvem banco de dados, etc). Acho difícil encontrar um projeto 100% pronto da maneira que você quer pq cada caso é um caso, aconselho que entenda o funcionamento dos componentes que pensa em utilizar para o seu propósito. O leitor utilizado no vídeo lê tags a uma distância máxima de 3cm, talvez isso para condomínio não seja o ideal, pois o interessante seria ler a uma distância muito maior que nem precise sair do veículo por exemplo, apenas encostando o carro no portão já reconhecesse. Para isso já seria outro tipo de leitor (muito mais caro), outras tags e talvez até outro microcontrolador para gerenciar. Pesquise por artigos publicados na área de controle e segurança que pode encontrar um embasamento teórico que te auxilie. Abraço.
ta, mas e se eu estiver usando um shield ethernet q usa os pinos 4, 10, 11, 12 e 13... como faz posso trocar esses pinos?
Olá João Gabriel,
Os pinos MOSI, MISO e SCK podem receber várias ligações ao mesmo tempo, desta forma, você pode puxar um jumper para a protoboard desses pinos e ligar os diferentes módulo que você tem e que necessitam desta forma de comunicação. O pino que vai definir qual destes módulos será utilizado é o SS (Slave Select). Este SS é que terá de ser trocado para outra porta digital e cada módulo deverá ter o seu pino próprio. O arduino vai direcionar os dados para o módulo correto a partir da habilitação deste pino SS. Espero que tenha compreendido.
Abraço.
Blog da Robótica a entendi, obrigado
como faco pra colocar um display 16x2 e um rele pra abrir uma fechadura?
Olá amigo,
Fizemos um vídeo sobre acionamento de cargas usando relé, dê uma olhada: th-cam.com/video/BaeEPrN_77g/w-d-xo.html
Em breve devemos fazer sobre utilização do display também.
Abraço.
por que vc criou um objeto do tipo mfrc522, qual a função?
+pedro nicolau olá Pedro, assim como você precisa instanciar uma variável do tipo int, como por exemplo int Led = 13, de modo que Led assuma valores inteiros, então eu instanciei uma variável chamada LeitorRFID que é do tipo MFRC522. E as características desse tipo é contida dentro da biblioteca. Abraço.
Kleber, gostaria de saber se para eu ter 2 placas RFID em um arduino eu ligaria as duas em paralelo, você sabe? Tem como rodar esse programa no arduino sem ele estar conectado a um computador? Ótimo vídeo.
Olá Rodrigo, tudo bem?
Os pinos MOSI, MISO e SCK podem receber várias ligações ao mesmo tempo, desta forma, você pode puxar um jumper para a protoboard desses pinos e ligar os diferentes módulo que você tem e que necessitam desta forma de comunicação. O pino que vai definir qual destes módulos será utilizado é o SS (Slave Select). Este SS é que terá de ser trocado para outra porta digital e cada módulo deverá ter o seu pino próprio. O arduino vai direcionar os dados para o módulo correto a partir da habilitação deste pino SS. Espero que tenha compreendido.
Abraço.
E todos os plásticos possuem o mesmo ID ou os ID são diferentes para cada propriedade?
Todos os ids são diferentes
tem como voce mandar essa biblioteca acionando um rele
Olá, todas as bibliotecas e o código estão no link: blogdarobotica.com/tutorial-controle-de-acesso-via-rfid-e-arduino/
posso utilizar esse código em meu projeto? pois é o mesmo código que eu teria que fazer, ajudou mt, há problema eu copiar ele ?
+Jade Silva Olá amigo, pode utilizar e fazer as devidas modificações conforme preferir, só mantenha os créditos contidos no mesmo. Abraços.
bom dia dia, fiz como costra o viedo ,mas nao carrega, testei em 2 placas 2560, mas nao conclui o carregamento/// da o erro EXIT STATUS 1
ERRO COMPILANDO PARA A PLACA ARDUINO, o que pode ser?. obrigado.
+Vig Ilante olá amigo, você instalou a biblioteca do RFID com a ide fechada? Tente reinstalar novamente. Caso não dê certo, baixe a versão 1.6.5 da ide do arduino. Eu particularmente prefiro ide na versão mais antiga, pois geralmente as atualizadas apresentam muita incompatibilidade. Teste aí e diga o resultado. Abraço.
Bom dia!
Gostaria de saber se alguém tem um projeto para controle de acesso, porém com gravação dos usuários para possível consultas de quem acessou e data e horário de acesso.
Obrigado....
Olá Rogerio,
Para um projeto deste tipo você terá que incluir um módulo RTC para pegar data e hora e também um módulo SD Card para gravar tais informações em um cartão de memória. Neste artigo do filipeflop eles demonstram como fazer esse tipo de datalogger utilizando um sensor de temperatura: blog.filipeflop.com/arduino/datalogger-com-arduino-cartao-sd.html
Você teria apenas que ajustar esse código para salvar os dados da tag que acessou o ambiente no lugar de salvar a temperatura que é mostrado no tutorial.
Abraço.
A Sim, obrigado....
Eu estou utilizando o Arduino Due, como faço para utilizar o RFID nele?
Olá William, neste link você pode ver na parte de conexões os pinos SPI de todos arduinos, inclusive Arduino Due: www.arduino.cc/en/reference/SPI
Os resistores utilizados são de 330Ω ?
220 ou 330 já serve pra ligar os Leds.
boa tarde o site para o tutorial esta fora do ar?
Olá, o site foi renovado, tá de cara nova. Por isso estava fora. Agora tá tudo normalizado. Obrigado 😃
Boa Noite, o meu é um arduino UNO R3, pode dar algum problema ou diferença ? As placas ligam, o codigo roda, porem o leitor não Le.... Eu ja até comprei um leitor novo achando que o problema fosse ele, mas não é
+Lucas Fecci olá amigo,. Não vai ser problema com o código, pode até rodar o exemplo que tem na própria biblioteca RFID indo em arquivos, exemplos. Você ligou o módulo em 3,3 V? A luz de power do leitor acendeu? Você tem certeza que as tags RFID são compatíveis com o leitor? Pq podem ser de frequências diferentes e aí não consegue ler. Qualquer coisa manda uma foto das ligações que você efetuou aí pra conferirmos se está tudo ok. Outra coisa que pode ter acontecido é alguma porta do arduino estar queimada, seria bom pedir o arduino emprestado de um amigo pra verificar. Qualquer coisa posta aí. Abraço.
Blog da Robótica Bom dia, Então, eu ja fiz a maioria dos testes. troquei a protoboard, os fios, a placa RFID e ate troquei o proprio arduino, o cabo que liga o arduino. Eu ja liguei e religuei umas 40 vezes tudo. Testei com meus próprios fios que fim com um cabo de rede e nada... Ontem vi em um fórum americado um cara que estava tendo o mesmo problema, e no fim o problema real era com as tags que vieram zeradas. Falei com outro rapaz, que fez um projeto parecido na minha faculdade e ele me relatou o mesmo problema. Porem ele disse que ele nao mudou nada, ficou tentando diversas vezes ate que funcionou... Pode me mandar um email lufecci@gmail.com e eu te retorno com as fotos ?
Consegui amigo, o problema era a solda mal feita que ligava a barra de pinos no rfid
+Lucas Fecci acontece. Que bom que resolveu. Abraço.
Amigo, não estou conseguindo rodar seu programa no arduino mega2560, pode me ajudar. obg ele nao reconhece nem o cartao e nem o chaveiro. obg
+franklin bylnoski olá, você instalou a biblioteca como indicado no vídeo? Se sim, tente usar o exemplo presente na própria biblioteca, você pode encontrar indo em arquivo > exemplos e procura pelo nome na biblioteca. Terão vários exemplos, rode o dump info (acho que é esse que mostra o id da tag) Se não conseguir pode ser problema nas ligações ou então no seu leitor. A luz de power do leitor acendeu?
Abraços.
Bom dia fiz o dump info e mesmo coisa, sim o leitor acendeu normal, porem não funcionou mesmo, tem mais alguma coisa que poderia fazer?
+franklin bylnoski então o problema não é com o código, se ele tá compilando de boa e o arduino está recebendo o código então só pode ser problema com as ligações (refaça novamente, troque os cabos) e se mesmo assim não funcionar então pode ter dado problema no leitor ou até mesmo em alguma porta do arduino. Teste com outro arduino pra ver.
Posso usar qualquer tipo de cartão ou chaveiro rfid com qualquer leitor? Ou seja, tenho tags de 125 khz.. ele pode ser lido por qualquer leitor?
Olá amigo, a resposta é não. Mesmo tendo frequências iguais não significa que o leitor vai ler a tag. Você precisa olhar a compatibilidade de frequência e também se o leitor lê o tipo de encriptação da tag e para isso tem que ler as características do leitor e tag. Eu já utilizei tags de mesma frequência que esse leitor mas não lia justamente por conta da encriptação da mesma. Abraço.
Opa amigo tudo bom?
Estou com uma duvida queria saber se posso temporizar o rfid pra uma tag funcionar somente durante um tempo limitado após o primeiro acionamento dela?
+Henrique Infante olá amigo, tudo bem e contigo?
Bom, pode sim. Você pode criar o temporizador com a função millis() e ao chegar no tempo desejado você chama uma função que deve criar que será responsável por remover o id dessa tag no vetor tags cadastradas para que ela não funcione mais.
Abraço.
Bom dia. Como eu faria para cadastrar uma tag sem precisar estar setando o valor dentro do array..
+RAFAEL CARVALHO olá Rafael, você poderia utilizar um módulo SD Card e colocar os id's dentro de um bloco de notas que ficaria salvo nesse SD card. Aí o programa sempre iria verificar se o id está contido no cartão de memória. Ou então você pode usar banco de dados, faça uma interface web para cadastrar pessoas e id's e aí o arduino buscaria nesse banco de dados. Pesquise por mqqt arduino. Abraço.
Blog da Robótica valeu pela ajuda, cara... muito obrigado
Oi não sei o pq, mas os led não pisca
Quando tiver dúvidas manda no nosso grupo do blog da robótica no wpp.
obrigado pela atenção,
então,consegui instalar,mas não consegui fazer a leitura do cartão,acho q está com defeito mesmo
+Vig Ilante pode ser problema com o leitor. Ligou na alimentação de 3.3v? A luz dele acende? Pode acontecer da tag não ser compatível com o leitor também e nesse caso a leitura não é efetuada.
sim, acende ,mas não lê a tag,v ou comprar outra
+Vig Ilante já vi pessoas falando que o problema era os pinos do leitor que não estavam soldados corretamente, se puder refazer a solda dos pinos seria uma boa tentar tbm.
Professor, tenho um trabalho no qual deve ser aberto um portão por rfid. Até ai tudo bem... Porém ao detectar a tag válida para abrir o portão, o código deve esperar colocar a mesma tag para fechar o portão. Tenho feito muitas pesquisas e eu só encontro este tipo de operaçao usando portão com rfid com tempo automático, ou seja, ao encostar a tag no leitor ele abre a cancela e depois de x segundos ele fecha. O meu problema é que no meu caso deve ser feito o fechamento do portão.com a mesma tag que eu o abri. Exemplo: coloco a tag no leitor e aparece entrada liberada, dai abre o portão. Depois eu tenho que fechar o portão com esta tag, ao invés de usar o tempo. Como eu poderia fazer isso? Qual lógica usar? Obrigado e desculpe por me alongar.
Olá Leandro,
Bom... existem algumas questões que devem ser entendidas inicialmente: A pessoa que passa a tag para abrir o portão segundos depois vai passar a tag novamente para fechá-lo ou pode acontecer dessa pessoa demorar demais e ocorrer de vir outra e passar a tag?
Só a pessoa que abriu é a responsável por fechar ou no caso do portão estar aberto outra pessoa pode ir lá e fechar o portão com a tag dela?
Blog da Robótica são 3 tags e somente elas podem abrir. Ex: tags x, y e z. Se eu abro o portão com a x, eu posso fecha- lo com a y ou z e vice versa nas devidas possibilidades. O portão e este deverá continuar aberto até que venha uma tag cadastrada para fecha- lo.
Tags não cadastradas aparecrm uma mensagem serial no computador dizendo tag não cadastrada. Obrigado.
Então a única coisa que você deve fazer é deixar as 3 cadastradas como demonstro no vídeo e criar uma variável que monitora a situação do portão (aberto ou fechado) e, caso algumas das tags cadastradas passe pelo leitor, essa variável é consultada para saber o estado do portão e aí a depender disso mandar ele fechar ou abrir (não esquecendo de alterar a variável que indica portão aberto ou fechado).
se eu quiser colocar um modulo rele como eu faco
+Taciano Santos Olá, no canal tem o vídeo mostrando como ligar um módulo relé, basta unir o código do RFID ao do relé que explico no outro vídeo. Abraço.
O kleber se eu remover o Atmega fora do arduino eu posso?
Em qual video você explica a colocação do modulo rele
+Taciano Santos poder pode mas qual seria a necessidade?
O modulo relé é pra acionar uma fechadura de 12 volts
Boa tarde professo!
Fiz toda a instalação mas não está lendo as tegs.
Alguma sugestão ?
+Anderson Batista olá Anderson, tudo bem? Bom, se você tem certeza de que as ligações estão conforme explicado no vídeo então pode ser algo com relação a solda do leitor rfid. Verifique essa solda dos pinos que já tem no leitor. Verifique os jumpers tbm, podem estar com problema ou mal encaixado na protoboard.
Vou vericar .
Outra coisa...
O meu arduino uno esta com um led Vermelho aceso.É normal ??
Desde já agradeço!
Anderson
+Anderson Batista depende, qual led é esse? Por via das dúvidas seria interessante você testar o leitor rfid em outro arduino também.
gostei muito
Que ótimo, muito obrigado! 😊
boa tarde eu vou conseguir faze?
Olá, se seguir o tutorial passo a passo conseguirá fazer sim. Não tem segredo. Abraço.
o resistor pode ser de 1k?
O resistor dos Leds?
Posta um video descobrindo chaves de acesso mifire 4k
+Danilo Rodrigues Grandi olá amigo,, vou anotar sua sugestão de vídeo. Obrigado. Abraços.
quantas tag pode cadastrar?
+Leonardo Carvalho olá, aí vai do limite de memória do teu microconrrolador, mas você pode melhorar o código e salvar as tags em um cartão de memória ou outro tipo de armazenamento que o arduino possa buscar. Um arduino uno deve conseguir salvar umas 100 por aí.
Abraços.
Amigo, voce nao esta fazendo errado ao ligar o 3.3v do leitor RFID no GND do arduino?
Olá amigo,
Não, eu liguei o 3.3v do arduino na alimentação do leitor. Pode confundir pq os pinos estão um do lado do outro, mas no esquemático está apresentado corretamente.
Abraços.
boa noite blog robotica
fiz tudo correto mais nao esta lendo nem o cartao nem o cartao
+Geraldo Souza Se as ligações estão corretas, então é provável do leitor está com problemas.
tem como adicionar um display
+paulo renato olá amigo, você pode sim adicionar um display ao projeto e exibir as informações que achar necessário. Tornaria o projeto mais completo. Abraço.
poderia fazer um tutorial
Galera, estou precisando usar a TAG da RFID em uma variável do tipo Char, alguém consegue me ajudar??
String é basicamente um vetor de caracteres. Então você consegue manipular cada índice desse vetor e comparar com um caractere, se é isso que deseja.
QUANTAS PESSOAS DA PARA CADASTRAR ?
Olha, até umas 20 a 30 creio que tá tranquilo, mas a maneira mais correta é usar um banco de dados ao invés de cadastrar direto na memória de programa.
Eu queria usar essa tecnogia com um esquema de controle do que sai de uma sala. Ex: tenho um laboratorio onde fica peças inportantw para estudo e n pode sair de la, na porta querp botar um portal, onde quando alguem tntar furtar algo disparar um alarme e mandaf pra um banco de dados hora,data, dia, e oque tentou passar por ali. Tem como eu fazer isso com essa etiqueta ? Tipo, eu colocar dentro da mochila, ele consegue ler ? Ou tem algo melhor para oque preciso? Me chama no whats se alguém puder me ajudar. 21976132832 - victor
Olá Victor, desculpe a demora por responder mas foi porque o seu comentário foi enviado para a caixa de spam e eu só consegui ver agora. Creio que já tenha sanado sua dúvida, mas basicamente o que você precisaria seria do mesmo sistema utilizado em bibliotecas de faculdade. As antenas ficam na porta da biblioteca e se o aluno passar com o livro sem estar liberado vai soar uma sirene. Esses leitores seguem oprotocolo ISO15693. Pesquisando por Leitor RFID porta de biblioteca você achará conteúdos sobre isso. As etiquetas utilizados nesse sistema são diferentes da que eu utilizei no vídeo tutorial. Abraço.
qtos cartões ou chaveiros podem ser cadastrados ?
+cleudimir Adler olha, provavelmente a partir de 100 já deve começar a pesar a memória do arduino. Aconselho que para grandes quantidades utilize alguma aplicação com banco de dados. Abraço.