Um desabafo de amigo colocando pressão como último recurso pra trazer de volta à vida o outro ! Muito forte e sincero isso pena que já era tarde demais!!!
Muito bom ouvir isso de quem conheceu Renato mais do que ninguem.Isso ajuda a desmistificar muita coisa e lembrar que Renato apesar de muito talentoso era um ser humano como qualquer um.
E não adianta essa do "Eu não sou assim" todo mundo quando recebe muitos elogios por mais pé no chão que seja... Sobe um pouco, isso é normal... É humano, é chato? É! Mas é totalmente humano.
Renato Russo é autêntico Suas letras refletiam isso Foi profundo Viveu com intensidade E por maior sensibilidade sofria intensamente e como não tinham essa sensibilidade não o entendiam As drogas e bebidas eram fugas dele dessa realidade. Só se encontrava mesmo em sua música em suas letras
Acredito nisso também. Pelas entrevistas de Dado e Bonfa, tenho impressão que até hoje eles não entenderam o Renato. O Rafael Borges que era empresário da banda na época, falou que Renato se doava tanto nas apresentações, que no dia seguinte ainda estava sob efeito daquela carga emocional. Quando Renato procurava os outros integrantes da banda, eles estavam na praia curtindo o dia. Nisso Renato estava no quarto do hotel morrendo sozinho. Ele era hiper sensível, um cara realmente fora da curva. Mas ele mesmo no fim não queria ser assim, como tá escrito em A Tempestade: " Não quero mais ser quem eu sou". Que Renato tenha encontrado Deus e a Paz que tanto procurou!!
Porra eu fui pra esse show no papódromo eu ví renato russo na minha frente fazendo brincadeiras e dizendo que gostava de meninos e meninas ,inesquecível, uma relíquia que guardo na minha memória a última música do show foi que pais é esse foi a primeira vez que ví um oceano de jovens ali reunidos para ver Legião urbana ,obrigado meu deus por essa oportunidade impar !
Também fui a esse show. Inesquecível. Guardo tudo na memória. Renato jogou pétalas de flores que ele tinha nas mãos pra platéia … e quando tava aquela euforia das músicas mais rock ‘rol ele para e toca “Vento no Litoral” bem deprê . Era o cara
Falou tudo! Já passei por isso também não só com amigos familiares nossa nem gosto de lembrar dessa fase, eu nem julgo mais o que o Dado disse aí e a pura verdade
@@samantaaquino2084 é eu li o livro dele só pro hoje e pra sempre no livro fala que ele só queria ser aceito ele também bebia muito e usava drogas que aumentava mais a sua tristeza e depressão mas era um cantor muito foda é cantava pra caramba
Renato era um cara com dom divino! Poeta, talentoso, famoso e rico! Marcou sua passagem aqui na terra! Gracas a Deus que foi no Brasil! Escutem as obras deixada por Renato! Pais e filhos e será sao música eternizada no cenário brasileiro! Força sempre.
Algumas pessoas tem uma tendencia a achar, que só porque o artista é bom no que faz, ñ tem defeitos como qualquer outro ser humano...puta bobagem, é preciso saber separar as coisas...ninguém melhor pra falar isso do que quem conviveu no dia a dia, pegando estrada e etc...posso ser fã, mas alienado não...
com certeza cara. poh, to lendo tanta baboseira aqui, que ta dando vergonha. poh, o que tem a ver, o talento do renato, com seu temperamento insustentável? o cara era um porre, chato pra caralho, dá pra se notar o quão xarope ele era. imperialista, mandão. apesar do enorme talento, não podemos fechar os olhos para o que acontecia. to vendo uma penca de nego falando que o dado, o marcelo e o baixista, eram descartáveis, mas esses mesmos idiotas, se esquecem que além das composições poéticas do renato, a banda compunha a musica, a parte harmonica e melódica. tudo o que foi feito pelos outros,parece não ter nenhum valor para esses idiotas. colocassem musicos virtuosos, o som sairia outra coisa da qual talvez não encararíamos da mesma forma natural e simples que o legião soava. fora que outros caras, não tolerariam a chatice do renato por muito tempo, desde o início. por que o legião cresceu junto e foi assim, até o fim.
Travis Bickle Quando o Renato Russo morreu, eu passei a detestar a Legião Urbana. Justamente por causa de um monte de gente que apareceu e se dizia fã doente do Renato Russo. Dizendo que era o maior poeta da história, o maior cantor de rock do mundo! Sem nem saber o que é poesia e literatura. A maioria não sabe nem a história da banda. Fãs alienados mesmo.
Mas tem os dois lados.Tem aqueles que apontam os defeitos e acham que por o cara ter defeitos,desmerece tudo o que ele conquistou.Conviver com quem quer que seja não é facil...
O Dado tbm falo q o renato era ocara mais engraçado q ele conhecia, e outras partes das vezes chato. Renato vivia de autos e baixos, um talento daquele num QI tao auto chapa, milhões de informações. O corpo o tempo e nada acompanha o celebro, tipo um e outro por ai, raros...A maioria c ja sabe ate oq vai fala quando conversa, vive numa bolha.Renato era um multi-verso de informações. QI com Conhecimento demais chapa!!!!!
Dado, tenho 41 anos e a Legião Urbana marcou minha adolescência. Vcs eram a melhor banda, mas justamente pelas letras e interpretações do Renato Russo. Ele cumpriu a sua missão. Entendo que te chateava este fato, mas veja, era ele, o Renato, aquele cara feinho, intelectual e gênio! Encantava gerações quando cantava "Eu sei", "quando o sol bater na janela do seu quarto", "Monte Castelo", "Tempo Perdido", "Daniel na cova dos leões" e outras genialidades musicais. Renato foi um coração sofrido que veio ao mundo e pôde expressar toda a sua alma. Não apenas com Renato, mas é difícil para qualquer um conviver com um gênio. Todos os gênios são difíceis. Edgar Allan Poe era viciado em Ópio. Obs: eu estava nesse dia no "Papódromo em Natal/RN. Vc estava de cabelos compridos, e o Renato quando apresentava a banda dava um "toque" todo especial para vc! O público delirava!!! Abraços!!
Sou nascido no GAMA-DF, assisti a vários e vários shows da L.U., inclusive no início de carreira, antes da ascenção nacional. Naquela época, era algo muito novo, diferente e visivelmente à frente daquele tempo. Hoje, a galera pode até torcer o nariz à vontade, mas ainda hoje é muito difícil existir uma banda com tamanha criatividade e talento, especialmente o talento "natural" do RENATO RUSSO. Muitas outras bandas existem, mas como bem disse o próprio DINHO, em seu próprio canal, atualmente, nenhuma é ou foi tamanha para estar no mesmo páreo da LEGIÃO. E eu concordo plenamente, mesmo que outros não. Não temos fórmulas para o sucesso, mas sabemos que não bastam músicos bons, tampouco dinheiro, há algo muito mais importante a ser considerado, NATURALMENTE. Forçar a barra não é requisito jamais para o sucesso. Era muito "NATURAL e com muita alma".
A banda com certeza era excelente e eles deram uma sorte de ter tido o Renato viu . E parece que os amigos “banda” eram bem sábios e humildes . Parabéns a toda banda . Se seguraram Como família . Quantas bandas se desmancham Porque eles não aguentam a inveja que tem do vocalista . No caso do LU tiveram um cara genial e mesmo assim conseguiram se manter com seu próprio brilho . E olha aí , até hoje colhendo o sucesso da época.
eu sou fã do legiao!!!amo todas as musicas, mas nao sou daqueles fãs chatos, nao me considero isso. Sinceramente, acho que somente os integrantes da banda tem direito a tudo mesmo. Rola uma situação do filho de Renato tomar conta de todos os direitos da banda, isso é errado. Pode ter direito a uma parte, mas não a tudo por completo. Porque quem realmente criou a banda foram eles, nao o filho. Quem enfrentou como Dado mesmo disse nessa entrevista, suportou os altos e baixos de Renato foram eles.Quem foram os amigos verdadeiros foram eles. Realmente por mais que goste de Renato Russo, lidar com uma pessoa usuario de drogas é horrivel e exige muita paciencia. Agora imagine numa turne todos juntos? como seria lidar com isso? é dificil, muito mesmo. Mas a legiao sempre ficara em nossas lembranças, nas suas musicas e atitudes. Obrigado por tudo Legiao. Agora se completará 20 anos sem Renato Russo. Espero que façam uma linda homenagem a ele, e se Deus quiser quem sabe um disco!!!!!!!!!
Em muitos vídeos que assisto da Legião eu tenho a impressão que o Dado e o Bonfá estão de saco cheio do Renato. Entendo o Dado totalmente. Tenho um marido dependente químico e realmente esses altos e baixos cansam. Muitas vezes o dependente é tratado como coitadinho, doente...mas pouco se fala no que as pessoas mais próximas tem de suportar diariamente convivendo com tais pessoas. A viúva do Chorão deu uma entrevista ao fantástico onde ela diz que, 'a pessoa quando usa drogas parece que é uma outra pessoa naquele corpo'. É mesmo. A pessoa oscila muito. Acorda de um jeito, anoitece de outro. Sai de um jeito, chega de outro. É uma barra! Mas só pra deixar claro...Viva Legião! Viva Renato Russo! Me encontro e me encaixo perfeitamente em todas as músicas.
Força p você! Tbm entendo oq vc vive pois tenho 3 pessoas tbm na familia viciadas em drogas. e tem dias que vc pede tanto à Deus para elas morrerem logo para vc se livrar dessa vergonha e sofrimento que elas causam...
Engraçado o Dado vir falar.agora... sinceramente, deitaram e rolaram em.cima do talento genial de Renato Russo. Falar com ele desencarnado, é fácil. Nunca duvidei que Renato tivesse erros. Mas sempre duvidei da lealdade de dado e Bonfá...
a genialidade do Renato é evidentemente incontestável! mas é preciso entender que eles eram amigos dias e noites juntos, essas músicas que agente conhece e gosta tanto muitas delas os caras criaram o instrumental e o Renato veio com letra e voz, as músicas são deles tanbem, e numa convivência diária assim é impossível não rolar brigas e nesse período o Renato não estava bem, álcool demais drogas demais é difícil conviver com alguém assim, tanto que essa turnê foi interrompida. por ele não está apto para alguns shows .
Vc tá certo, mano. Mas até certas harmonias eram do RR. bonfa não tocava direito e nem o dado. O bom mesmo era o Renato Rocha, que Deus o tenha. Os dois juntos eram maravilha total mas eram os dois alcoolatras. Tanto que o Billy negro saiu e tiveram que lançar um disco com músicas antigas do legião que é o que pais e este? Precisaram de um tempo ora aprender a tocar mais. As harmonias do 4 estações são praticamente do Renato russo. E mesmo que fosse a participação por um acorde ou uma palavra, Renato dava o crédito para os outros dois. Era um homem nobre e generoso. Mas urbana legio omnia uincit. Um sonho e os sonhos não envelhecem, né?
Dodo deve ter sido muito complicado viver com Renato e sua vaidade e problemas com drogas e álcool . Porém vc estava com um cara que colocou vocês no topo . Acho que é o preço que se paga .... Renato Russo era o grande gênio da geração rock 80 .
Talvez o que fazia a Legião Urbana ser, na minha opinião, uma das melhores bandas do mundo era a simplicidade do seu som. Como o próprio Renato Russo falou no show acústico. : "Para tocar todas as músicas da Legião é só saber esses acordes"...
Acho muito legal esse tipo de Revelação pois todos nós somos seres humanos e temos qualidades e defeitos e com certeza não deve ter sido fácil para ninguém que conviveu com pessoas como Renato Russo e Cazuza extremamente inteligentes mas louco demais e ainda tinha o lance de álcool drogas em excesso né pare com isso que todos nós sabemos que essas bandas tiveram muitas brigas e para mim esse tipo de Revelação não arranha em nada o brilho que eles tiveram só humaniza mais eles na minha opinião alguém aqui vai querer dizer que é fácil conviver com uma pessoa que consome álcool e drogas em excesso no dia-a-dia viajar juntos passar dias na estrada vim aqui fazer comentários esculhambando o cara é muito fácil eu queria ver se fosse um de vocês
O Renato Russo sempre foi um grande poeta mas tambem sempre melancolico problematico e temperamental com crisses e mais crises existencias inclusive em sua adolecencia durante o tempo em que morou na ilha do governador ele dava umas crises e se vestia de noiva e saia correndo pelas ruas do Bairro
Tocava mal e e tratavam os fans péssimo.,o bateria era amador só sabia uma nota. Só o Renato Russo e o Negrete eram bons, rodaram nas costas do Renato Russo e foram complacentes ao deixarem ele ir pro buraco.
A vida tem muitas fases , pra todo mundo. O Renato era um ser humano como qualquer outro : as vezes pira , as vezes é infantil. Mas no caso dele isso era exacerbado pelas drogas e depressão.
Cara, todo mundo que conviveu com o Renato diz que ele era chato mesmo! Antes do poeta ele era humano... O povo acha que um gênio não tem defeito algum, canoniza então kkkkk na maioria das vezes é até pior que os outros por causa do ego inflado pelos elogios, o que tmbm não vejo como escrotice, é totalmente humano... Cazuza era mimado pra cacete, narcisista, Renato Russo o problema era a depressão e as drogas, o álcool, mesclado à uma personalidade forte... Marcelo Yuka tmbm não é lá das pessoas mais fáceis de lidar... São caras foda, mas acima da genialidade são humanos, por isso já estão justificados.
O legião era um grupo musical mas nem todos eram amigos, pq o Renato Rocha por exemplo tbm foi pelo caminho de Renato Russo e ngm nem aí, ngm lembrava que ele fez parte do Legião Urbana.
o Dado realmente amava o amigo se importava com ele correto a atitude dele dado. diferente dos falsos amigos que so dizem não ta td bem tA um caralho. este é amigo que não passa a mão na cabeça do puto errado. quantos amigos do chorão agiu como o dado nenhum morreu também talvez se alguém chegar firme no cara ele acordasse revesse seu conceito.
Esse vídeo foi cortado desse jeito por qual motivo? Mal caratismo?? Parece que editaram desse jeito só pra polemizar e deixar o Dado mal com as pessoas. Péssimo!
Tem gente que faz corte distorcido dessa entrevista pra alegar que o Dado era falso com o Renato Russo. É só assistir e prestar atenção pra ver que não é nada disso. Qual devia ser o papel de um aliado verdadeiro, ser passivo e deixar o cara se matar bebendo e se drogando ou chegar e dizer a real? Foi por atitudes de amigos, como essa do Dado, que após essa turne Renato foi se tratar mesmo e lançou o maravilhoso disco O descobrimento do Brasil. Parabéns ao Dado pela sinceridade e lealdade ao Renato.
Legião era o Renato! Os demais eram totalmente subservientes, tanto que nos últimos anos o som e as letras da banda refletiam o estado emocional do Renato em consequência da doença. Dado,por ser pessoalmente melhor resolvido, queria uma música mais alegre? Foda-se, vamos tocar um som mais melancólico, diria Renato!
Imagine o Brasil sem a Legião Urbana ? Imagine uma geração que cresceu ouvindo Legião e que respeitava e respeita os Pais, agora imagina se tudo que essa Geração aprendeu de Bom fosse copiado por outras Gerações ? o que não surpreende para todos que viveram essa época são os Dias atuais, O que surpreende é que não esperávamos que a próxima Geração não seguiria o mesmo caminho... Viva A Legião Urbana e tudo de Bom que aprendemos com as Letras do Nosso Eterno Renato Russo...
Nós que somos fãs do Renato Russo, às vezes enxergamos apenas o artista extraordinário que era. Só quem conviveu com o mesmo pode falar como a pessoa era fora dos palcos. Por outro lado, o Mito infelizmente não está mais entre nós para dar sua versão.
Antes de ser um artista Renato era um ser humano. Ele sofria com depressao, tentou o suicidio tres vezes, alem de ser alcoólatra, soropositivo usario de drogas. As vezes a "chatisse" dele era apenas um grito de socorro, um pedido de ajuda. Muitas vezes as pessoas so sabem criticar o outro. Não se poe em seu lugar, não tenta entender o motivo que faz o outro agir de maneira agressiva ou auto destrutiva. Renato era um genio mas era tbm um rapaz doente, precisava de ajuda não de criticas.
valdirene lima Por isso que ele falou, contigo não toco mais... Vai se tratar! confesso que as versões que eu vi o Renato nunca pode contar com o apoio deles como amigos, mas vamos admitir que é difícil lidar com uma pessoa depressiva, tive uma amiga e cara, me dediquei o máximo pra ajudá-la, tentou suicídio, levei ela pra minha casa, levei pra sair, se distrair, tomei até esporro do pai dela que era evangélico e dizia que eu levava ela pra sair pq tava levando ela pro mal caminho, caralho a menina tentou se matar! Fora que a pessoa te dá cada patada que se vc não tiver amor de verdade, a amizade não resiste. Pensa no agravante álcool e drogas? Eu já tenho depressão, juntando tudo ficaria um cu ao quadrado.
Tô esperando aquele tipo de fã fanático, que age sempre igual pai ou mãe super protetor que sempre passa a mão na cabeça do filho, chegar aqui e dizer que o Renato russo nunca usou drogas, do mesmo jeito que dizem do Elvis !!
Renato Russo fala em uma entrevista rara o quanto era complicado trabalhar com ele nestes períodos. Porém, a Legião não tem o reconhecimento pela parte melódica, e sim, pelas letras. Ou seja, até hoje, há o reconhecimento por causa do que Renato Russo escrevia.
+Alan Almeida Dalle;Pra mim os integrantes da Legião Urbana que tinham musica no sangue eram o Renato Russo e o Renato rocha.Eles tiveram contato com a musica desde cedo.Mais era como o Russo dizia:Essa era a proposta da Legião,fazer coisas incríveis com poucos acordes.
Realmente, ele escrevia as letras já com as melodias prontas. Porém, a Legião Urbana se destacou da grande maioria das bandas por causa das letras. Talvez, se Renato Russo estivesse ainda vivo, a banda se destacasse um pouco mais por causa do desenvolvimento musical de Dado Villa-Lobos,
" Com você eu não toco mais" porém até hoje faz shows com as mesmas músicas. Entendo que o RR era chato e tudo, porém era o letrista, o poeta sei lá. Sem a genialidade dele não teria tudo sucesso. Entendo também o lado do dado de ter que conviver com alguém assim, dece ser bem difícil.
O Renato não precisava a mínima do Dado Villa Lobos. Mudar o guitarrista não faria diferença na Legião. Tanto que o Renato morreu e acabou a Legião Urbana. Agora se morresse o Dado ou Bonfá com certeza a Legião continuaria.
Se fosse hoje renato cazuza e outros mitos estariam vivos o que os fizeram perder a fè foi saber que humamente sò um milagre os salvariam hoje estariam aqui e como fazem falta.Contradição que musica ruim e artista sertanejo e musica ruim brota como capim o brasil preçisa de rock.
Fato é que o diferenciado da banda era o Renato Russo, a Legião Urbana teria sido o que foi independentemente de quem fossem os outros integrantes. Legião é uma daquelas bandas em que o líder era a única parte importante.
Concordo. Eu não estou aqui pra avaliar a técnica do povo como outros que são experts aí. Sou fã pensa em Legião pensa na voz do Renato e na interpretação dele. Acho que cada fã ou até quem só ouvi alguma vez se sente dentro dele ou se sente que ele entrou na alma com suas dúvidas e tormentos.
@@nandorodrigo9437 . Sabemos Sim . Talvez até melhor que vc . O que vc não sabe , é que o Renato Russo preferiu deixar de Tomar o Cocktail e Morrer . E isso é Depressão e Bipolaridade Sim !!!!!
Tem gente que deixa a admiração pelo Renato virar adoração. Aí pronto, alguém fala a verdade sobre o Renato e eles vem com pedras e insultos. Cresçam gente. O Dado falou o que viveu. Nao era pq o Renato era o mais talentoso que os outros dois seriam obrigados a tolerar tudo. Se tolerassem seriam coniventes e o Renato teria morrido até mais cedo. Eles não precisavam do dinheiro da Banda. O Dado vinha de família da alta, era pianista! Ele realmente se importava com o Renato para dar esses puxões de orelha. Valeu Dado. Mostrou maturidade e equilíbrio, diferente dessas crianças crescidas que te criticam nessa sessão de comentários. Valeu mesmo a sinceridade. Vc não ofendeu o Renato, vc o humanizou com o relato.
... verdadeiramente quem convive é quem sabe.CONVIVO com bêbado e sei o quanto é desanimador,é entristecedor... o alcoolatra pode ser inteligente...bom...educado;..... quando bebado se transforma.Só quem convive sabe. Nesses momentos a inteligência...principalmente a EMOCIONAL; PERCEPÇAÕ...vão embora.
Depoimento sincero. O Renato Russo, por todos os depoimentos que já vi e li era meio assim mesmo, porém, quem na banda era isento das drogas e álcool? Duvido muito que ele (Dado Villa-Lobos) também não fosse um usuário,etc. Porém, tirando suas manias e vícios, não dá pra negar a importância da Legião no cenário do Rock nacional. Todos os integrantes são essenciais para tornar o que a Legião se tornou.
O Freddie Mercury Morreu e teve substituto, muitas bandas continuam mesmo sob nova identidade. Mas também tem vários fatores que atrapalharam, luto da banda, uma vontade dos músicos de explorar outros projetos e dar "um tempo", teve briga judicial bem extensa por direitos envolvendo o filho do Renato... Um monte de coisas que nem sabemos. A banda podia estar ativa com um vocalista "parecido" cantando os sucessos existentes e compondo mesmo que numa linha diferente, lançando músicas que o Renato só gravou em casa e outras de estúdio excluídas de outros álbuns. Mas infelizmente não temos mais Legião como uma banda ativa. Mas enquanto houver Dado e Bonfá, tudo é possível.
Renato Russo tinha uma grande voz mas nunca teve paz de espírito isso qualquer pessoa pode ver brigava por tudo e contra todos mas ainda é a voz de uma geração .
pois é tudo que o dado é e tem. deve ao Renato gostando ou não do comportamento dele .coisa feia falar d quem não pode se defender contar sua versão é facil .conta que vc não era bosta nenhuma antes de conhecer o renato
Amigo, Dado é o arranjador de quase todas as músicas do Legião. Tudo de Legião que existe hoje, exceto as excelentes letras do Renato, são de autoria de Dado. Isso que ele falou, foi no sentido de que não dava mais pra continuar do jeito que estava. Igual a um casamento. Não tem mulher que aguente um marido que bebe todo dia e chega em casa embriagado, de ressaca e sem dinheiro!
Gostava muito do Dado, porém me deu náuseas ouvir ele falar assim do Renato. Ele devia ser grato ao gênio, pois foi o gênio Renato quem o colocou na mídia
O mito brasileiro das guitarras Dado Vila Lobos é uma inspiração para mim vou fazer aulas de guitarra e a primeira música que eu quero aprender é a música o passo do colapso.
Desnecessário essa ultima frase , oque seria legião sem Renato ? Falar isso em público deixa um sentimento de culpa ... Renato por ser um dependente químico sempre tentou fazer o correto ,e por isso pagou um preço alto .Eterno Renato Russo.
Pra quem começar a dizer que ele não tocava nada, se instruam sobre as influencias punk do Legião , no punk saber tocar ou não é algo irrelevante aliás foi uma das grandes bandeiras de oposição aos grandes instrumentistas das decadas anteriores. No punk o que importa é realmente ser cru e passar a mensagem.
Cara vive da vida do outro até hj e não sabe o que é gratidão. Vegonhoso esse Dado. Não teve a dignidade de aprender ao menos tocar direito. Péssima pessoa. Devia preservar a memória do amigo, mas o que faz pra ganhar a vida é difamá-lo.
Na boa esse dado é péssimo, não toca nada, não canta, não escreve e se escreve não é lá aquelas coisas assim como o Bonfá nem bateria sabe tocar ... não gosto desses caras só o Renato era a Legião Urbana, bom que o Giulliano não deixou esses ai se aproveitarem.
+Silvio N Concordo plenamente. Uma vez eu atendi o Marcelo Bonfá quando trabalhava numa livraria. O cara é muito seboso e se acha uma estrela. Fiquei realmente decepcionado. O Renato era dez anos mais velho que os outros integrantes, ele era o cabeça da banda. Não tem jeito. O Dado me parece uma pessoa boa, mas um pouco apático, meio morto. Mas enfim, já ouvi falar bem dele. E o Renato Rocha se fudeu nessa história toda, morrendo como um mendigo.
No começo pensei que era um culto evangélico.
Eu também... só depois de alguns segundos prestei atenção na música que eles estavam cantando e vi que não tem nada a ver 🤔👊😉
Eu tive a mesma impressão! Kkkk louco isso .
Eu tbm 😂😂😂
Eu também kkk
Idem. Pensei: Rodolfo fez escola
Um desabafo de amigo colocando pressão como último recurso pra trazer de volta à vida o outro ! Muito forte e sincero isso pena que já era tarde demais!!!
Muito bom ouvir isso de quem conheceu Renato mais do que ninguem.Isso ajuda a desmistificar muita coisa e lembrar que Renato apesar de muito talentoso era um ser humano como qualquer um.
E não adianta essa do "Eu não sou assim" todo mundo quando recebe muitos elogios por mais pé no chão que seja... Sobe um pouco, isso é normal... É humano, é chato? É! Mas é totalmente humano.
Renato Russo é autêntico
Suas letras refletiam isso
Foi profundo
Viveu com intensidade
E por maior sensibilidade sofria intensamente e como não tinham essa sensibilidade não o entendiam
As drogas e bebidas eram fugas dele dessa realidade. Só se encontrava mesmo em sua música em suas letras
Acredito nisso também. Pelas entrevistas de Dado e Bonfa, tenho impressão que até hoje eles não entenderam o Renato.
O Rafael Borges que era empresário da banda na época, falou que Renato se doava tanto nas apresentações, que no dia seguinte ainda estava sob efeito daquela carga emocional. Quando Renato procurava os outros integrantes da banda, eles estavam na praia curtindo o dia. Nisso Renato estava no quarto do hotel morrendo sozinho. Ele era hiper sensível, um cara realmente fora da curva. Mas ele mesmo no fim não queria ser assim, como tá escrito em A Tempestade: " Não quero mais ser quem eu sou".
Que Renato tenha encontrado Deus e a Paz que tanto procurou!!
Porra eu fui pra esse show no papódromo eu ví renato russo na minha frente fazendo brincadeiras e dizendo que gostava de meninos e meninas ,inesquecível, uma relíquia que guardo na minha memória a última música do show foi que pais é esse foi a primeira vez que ví um oceano de jovens ali reunidos para ver Legião urbana ,obrigado meu deus por essa oportunidade impar !
Cara que privilégio ein.Queria muito ter ido em um show da Legião Urbana, sou fã principalmente do Renato.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Também fui a esse show. Inesquecível. Guardo tudo na memória. Renato jogou pétalas de flores que ele tinha nas mãos pra platéia … e quando tava aquela euforia das músicas mais rock ‘rol ele para e toca “Vento no Litoral” bem deprê . Era o cara
Grande Dado, já tive amigos com problemas com álcool e drogas e é exatamente como ele disse, às vezes as pessoas ficam irreconhecíveis.
Falou tudo! Já passei por isso também não só com amigos familiares nossa nem gosto de lembrar dessa fase, eu nem julgo mais o que o Dado disse aí e a pura verdade
O Renato não era insuportável por natureza, era um tipo de tristeza ou depressão por conta da doença.
Obrigada por este comentário, é exatamente isso!! 🥺
@@samantaaquino2084 é eu li o livro dele só pro hoje e pra sempre no livro fala que ele só queria ser aceito ele também bebia muito e usava drogas que aumentava mais a sua tristeza e depressão mas era um cantor muito foda é cantava pra caramba
Fracote, nunca assumiu seus vicios, suas misérias, sua homosexualidade e nem sua doenca.
Tudo isso era um peso na vida dele e ele era muito depressivo que até já tentou suicídio.
Renato era um cara com dom divino! Poeta, talentoso, famoso e rico! Marcou sua passagem aqui na terra! Gracas a Deus que foi no Brasil! Escutem as obras deixada por Renato! Pais e filhos e será sao música eternizada no cenário brasileiro! Força sempre.
Algumas pessoas tem uma tendencia a achar, que só porque o artista é bom no que faz, ñ tem defeitos como qualquer outro ser humano...puta bobagem, é preciso saber separar as coisas...ninguém melhor pra falar isso do que quem conviveu no dia a dia, pegando estrada e etc...posso ser fã, mas alienado não...
com certeza cara. poh, to lendo tanta baboseira aqui, que ta dando vergonha. poh, o que tem a ver, o talento do renato, com seu temperamento insustentável? o cara era um porre, chato pra caralho, dá pra se notar o quão xarope ele era. imperialista, mandão. apesar do enorme talento, não podemos fechar os olhos para o que acontecia. to vendo uma penca de nego falando que o dado, o marcelo e o baixista, eram descartáveis, mas esses mesmos idiotas, se esquecem que além das composições poéticas do renato, a banda compunha a musica, a parte harmonica e melódica. tudo o que foi feito pelos outros,parece não ter nenhum valor para esses idiotas. colocassem musicos virtuosos, o som sairia outra coisa da qual talvez não encararíamos da mesma forma natural e simples que o legião soava. fora que outros caras, não tolerariam a chatice do renato por muito tempo, desde o início. por que o legião cresceu junto e foi assim, até o fim.
Travis Bickle Quando o Renato Russo morreu, eu passei a detestar a Legião Urbana. Justamente por causa de um monte de gente que apareceu e se dizia fã doente do Renato Russo. Dizendo que era o maior poeta da história, o maior cantor de rock do mundo! Sem nem saber o que é poesia e literatura. A maioria não sabe nem a história da banda. Fãs alienados mesmo.
Mas tem os dois lados.Tem aqueles que apontam os defeitos e acham que por o cara ter defeitos,desmerece tudo o que ele conquistou.Conviver com quem quer que seja não é facil...
O Dado tbm falo q o renato era ocara mais engraçado q ele conhecia, e outras partes das vezes chato.
Renato vivia de autos e baixos, um talento daquele num QI tao auto chapa, milhões de informações.
O corpo o tempo e nada acompanha o celebro, tipo um e outro por ai, raros...A maioria c ja sabe ate oq vai fala quando conversa, vive numa bolha.Renato era um multi-verso de informações.
QI com Conhecimento demais chapa!!!!!
@@rosembergfer aconteceu á mesma coisa com o Charlie brown jr e o Chorão.
Esse sim realmente faz falta na música popular brasileira.
O Dado nunca perde essa serenidade....
Legião Urbana Omnia Vincit 🎶
Eles escrevem nas músicas um mundo que eles mesmos não alcançaram ou conseguirem viver, basicamente um mundo melhor
Dado, tenho 41 anos e a Legião Urbana marcou minha adolescência. Vcs eram a melhor banda, mas justamente pelas letras e interpretações do Renato Russo. Ele cumpriu a sua missão. Entendo que te chateava este fato, mas veja, era ele, o Renato, aquele cara feinho, intelectual e gênio! Encantava gerações quando cantava "Eu sei", "quando o sol bater na janela do seu quarto", "Monte Castelo", "Tempo Perdido", "Daniel na cova dos leões" e outras genialidades musicais. Renato foi um coração sofrido que veio ao mundo e pôde expressar toda a sua alma. Não apenas com Renato, mas é difícil para qualquer um conviver com um gênio. Todos os gênios são difíceis. Edgar Allan Poe era viciado em Ópio.
Obs: eu estava nesse dia no "Papódromo em Natal/RN. Vc estava de cabelos compridos, e o Renato quando apresentava a banda dava um "toque" todo especial para vc! O público delirava!!!
Abraços!!
Andre Flavio 😍 Pense como me encanta quando ouço alguém dizer que foi num show da Legião. Tinha 7 anos quando ele se foi mas é meu ídolo na música.
Andre Flavio saudades do mestre Renato
Melhor Banda de Todos os Tempos... Renato...
Um génio talentoso para sempre na historia estará marcado o mundo uma geração. ....sim geração coca cola
É bom pensar que as pessoas são simples e acessíveis...
Concorda comigo quem conhece a vida com os efeitos e as causas do mundo...
Mandou bem Dado só quem conviveu com ele dia dia pra dizer tudo e com convicção
Sou nascido no GAMA-DF, assisti a vários e vários shows da L.U., inclusive no início de carreira, antes da ascenção nacional. Naquela época, era algo muito novo, diferente e visivelmente à frente daquele tempo. Hoje, a galera pode até torcer o nariz à vontade, mas ainda hoje é muito difícil existir uma banda com tamanha criatividade e talento, especialmente o talento "natural" do RENATO RUSSO. Muitas outras bandas existem, mas como bem disse o próprio DINHO, em seu próprio canal, atualmente, nenhuma é ou foi tamanha para estar no mesmo páreo da LEGIÃO. E eu concordo plenamente, mesmo que outros não. Não temos fórmulas para o sucesso, mas sabemos que não bastam músicos bons, tampouco dinheiro, há algo muito mais importante a ser considerado, NATURALMENTE. Forçar a barra não é requisito jamais para o sucesso. Era muito "NATURAL e com muita alma".
legiao e a melhor banda de rock nacional de todos os tempos como lider da legião Renato era um genio mas como pessoa super problemático e solitário
Eu estava nesse show de 92 aqui em Salvador, no Clube Baiano de Tênis, foi o dia mais feliz da minha vida, Saudades 🥰
Dado nunca foi nada sem o Renato , duvido que quando ele ameaçou sair da banda ele realmente sairia
A banda com certeza era excelente e eles deram uma sorte de ter tido o Renato viu . E parece que os amigos “banda” eram bem sábios e humildes . Parabéns a toda banda . Se seguraram
Como família . Quantas bandas se desmancham
Porque eles não aguentam a inveja que tem do vocalista . No caso do LU tiveram um cara genial e mesmo assim conseguiram se manter com seu próprio brilho . E olha aí , até hoje colhendo o sucesso da época.
ESQUERDA IRIA ODIAR O RENATO RUSSO SE ELES ESTIVESSE VIVO HOJE
eu sou fã do legiao!!!amo todas as musicas, mas nao sou daqueles fãs chatos, nao me considero isso. Sinceramente, acho que somente os integrantes da banda tem direito a tudo mesmo. Rola uma situação do filho de Renato tomar conta de todos os direitos da banda, isso é errado. Pode ter direito a uma parte, mas não a tudo por completo. Porque quem realmente criou a banda foram eles, nao o filho. Quem enfrentou como Dado mesmo disse nessa entrevista, suportou os altos e baixos de Renato foram eles.Quem foram os amigos verdadeiros foram eles. Realmente por mais que goste de Renato Russo, lidar com uma pessoa usuario de drogas é horrivel e exige muita paciencia. Agora imagine numa turne todos juntos? como seria lidar com isso? é dificil, muito mesmo. Mas a legiao sempre ficara em nossas lembranças, nas suas musicas e atitudes. Obrigado por tudo Legiao. Agora se completará 20 anos sem Renato Russo. Espero que façam uma linda homenagem a ele, e se Deus quiser quem sabe um disco!!!!!!!!!
Ai Sandra, até que enfim, sensatez !!!
Belas palavras.
Não tocava nada
Renato Rocha fez mais que o os outros dois
Renato Russo era sinistro
Oss
Em muitos vídeos que assisto da Legião eu tenho a impressão que o Dado e o Bonfá estão de saco cheio do Renato. Entendo o Dado totalmente. Tenho um marido dependente químico e realmente esses altos e baixos cansam. Muitas vezes o dependente é tratado como coitadinho, doente...mas pouco se fala no que as pessoas mais próximas tem de suportar diariamente convivendo com tais pessoas. A viúva do Chorão deu uma entrevista ao fantástico onde ela diz que, 'a pessoa quando usa drogas parece que é uma outra pessoa naquele corpo'. É mesmo. A pessoa oscila muito. Acorda de um jeito, anoitece de outro. Sai de um jeito, chega de outro. É uma barra! Mas só pra deixar claro...Viva Legião! Viva Renato Russo! Me encontro e me encaixo perfeitamente em todas as músicas.
Força p você! Tbm entendo oq vc vive pois tenho 3 pessoas tbm na familia viciadas em drogas. e tem dias que vc pede tanto à Deus para elas morrerem logo para vc se livrar dessa vergonha e sofrimento que elas causam...
Usou drogas , vira canal de espíritos perversos.
Engraçado o Dado vir falar.agora... sinceramente, deitaram e rolaram em.cima do talento genial de Renato Russo. Falar com ele desencarnado, é fácil. Nunca duvidei que Renato tivesse erros. Mas sempre duvidei da lealdade de dado e Bonfá...
Penso do mesmo modo que você, já vi muitas entrevistas onde o Bonfá não me parecia tão amigo do Renato Russo.
Eles só sugaram o Renato apenas isso.
Sabiam que o Renato era extremamente talentoso e com uma voz única.
O talento era do RR. Os outros dois surfaram bonito na onda. Por essas e outras, acho justo não poderem usar o nome Legião Urbana.
@@cafecommentirinhas3800 Também concordo que é justo não usarem o nome.
a genialidade do Renato é evidentemente incontestável! mas é preciso entender que eles eram amigos dias e noites juntos, essas músicas que agente conhece e gosta tanto muitas delas os caras criaram o instrumental e o Renato veio com letra e voz, as músicas são deles tanbem, e numa convivência diária assim é impossível não rolar brigas e nesse período o Renato não estava bem, álcool demais drogas demais é difícil conviver com alguém assim, tanto que essa turnê foi interrompida. por ele não está apto para alguns shows .
Vc tá certo, mano. Mas até certas harmonias eram do RR. bonfa não tocava direito e nem o dado. O bom mesmo era o Renato Rocha, que Deus o tenha. Os dois juntos eram maravilha total mas eram os dois alcoolatras. Tanto que o Billy negro saiu e tiveram que lançar um disco com músicas antigas do legião que é o que pais e este? Precisaram de um tempo ora aprender a tocar
mais. As harmonias do 4 estações são praticamente do Renato russo. E mesmo que fosse a participação por um acorde ou uma palavra, Renato dava o crédito para os outros dois. Era um homem nobre e generoso. Mas urbana legio omnia uincit. Um sonho e os sonhos não envelhecem, né?
Dodo deve ter sido muito complicado viver com Renato e sua vaidade e problemas com drogas e álcool . Porém vc estava com um cara que colocou vocês no topo . Acho que é o preço que se paga ....
Renato Russo era o grande gênio da geração rock 80 .
A maior banda de rock do Brasil.
Talvez o que fazia a Legião Urbana ser, na minha opinião, uma das melhores bandas do mundo era a simplicidade do seu som. Como o próprio Renato Russo falou no show acústico. : "Para tocar todas as músicas da Legião é só saber esses acordes"...
Acho muito legal esse tipo de Revelação pois todos nós somos seres humanos e temos qualidades e defeitos e com certeza não deve ter sido fácil para ninguém que conviveu com pessoas como Renato Russo e Cazuza extremamente inteligentes mas louco demais e ainda tinha o lance de álcool drogas em excesso né pare com isso que todos nós sabemos que essas bandas tiveram muitas brigas e para mim esse tipo de Revelação não arranha em nada o brilho que eles tiveram só humaniza mais eles na minha opinião alguém aqui vai querer dizer que é fácil conviver com uma pessoa que consome álcool e drogas em excesso no dia-a-dia viajar juntos passar dias na estrada vim aqui fazer comentários esculhambando o cara é muito fácil eu queria ver se fosse um de vocês
O Renato Russo sempre foi um grande poeta mas tambem sempre melancolico problematico e temperamental com crisses e mais crises existencias inclusive em sua adolecencia durante o tempo em que morou na ilha do governador ele dava umas crises e se vestia de noiva e saia correndo pelas ruas do Bairro
Serio?
Tocava mal e e tratavam os fans péssimo.,o bateria era amador só sabia uma nota.
Só o Renato Russo e o Negrete eram bons, rodaram nas costas do Renato Russo e foram complacentes ao deixarem ele ir pro buraco.
A vida tem muitas fases , pra todo mundo. O Renato era um ser humano como qualquer outro : as vezes pira , as vezes é infantil. Mas no caso dele isso era exacerbado pelas drogas e depressão.
Cara, todo mundo que conviveu com o Renato diz que ele era chato mesmo! Antes do poeta ele era humano... O povo acha que um gênio não tem defeito algum, canoniza então kkkkk na maioria das vezes é até pior que os outros por causa do ego inflado pelos elogios, o que tmbm não vejo como escrotice, é totalmente humano... Cazuza era mimado pra cacete, narcisista, Renato Russo o problema era a depressão e as drogas, o álcool, mesclado à uma personalidade forte... Marcelo Yuka tmbm não é lá das pessoas mais fáceis de lidar... São caras foda, mas acima da genialidade são humanos, por isso já estão justificados.
Justificado pq são "populares", quando se é um normal, ninguém quer conversar. Isso aí que vc descreveu se chama puxar o saco.
@@josuemoreira8293 concordo com vc
Quando se é pobre, é chato pra caralho. Já rico tem "personalidade forte" kkkk
Separem a criação do criador sempre...
O Renato Russo, podre de bebado era musico muito mais talentoso do que Dado e Bonfá sóbrios.
Dado sempre passa uma empolgação contagiante
O legião era um grupo musical mas nem todos eram amigos, pq o Renato Rocha por exemplo tbm foi pelo caminho de Renato Russo e ngm nem aí, ngm lembrava que ele fez parte do Legião Urbana.
Vetdade
o Dado realmente amava o amigo se importava com ele correto a atitude dele dado. diferente dos falsos amigos que so dizem não ta td bem tA um caralho. este é amigo que não passa a mão na cabeça do puto errado. quantos amigos do chorão agiu como o dado nenhum morreu também talvez se alguém chegar firme no cara ele acordasse revesse seu conceito.
Todos dizem que o Renato era bom no palco mas para conviver era mesmo difícil , os gênios não aguentam os mortais mesmo .
Kkkkkkkkkk
Esse vídeo foi cortado desse jeito por qual motivo? Mal caratismo?? Parece que editaram desse jeito só pra polemizar e deixar o Dado mal com as pessoas. Péssimo!
Verdade!
Gostaria de ver o vídeo na integra!
Tem gente que faz corte distorcido dessa entrevista pra alegar que o Dado era falso com o Renato Russo. É só assistir e prestar atenção pra ver que não é nada disso. Qual devia ser o papel de um aliado verdadeiro, ser passivo e deixar o cara se matar bebendo e se drogando ou chegar e dizer a real? Foi por atitudes de amigos, como essa do Dado, que após essa turne Renato foi se tratar mesmo e lançou o maravilhoso disco O descobrimento do Brasil. Parabéns ao Dado pela sinceridade e lealdade ao Renato.
Lançamento Biografia de Negrete livro "Meu irmão Billy" escrito por Roberto Rocha, irmão de Billy, pela Amazon
Legião era o Renato! Os demais eram totalmente subservientes, tanto que nos últimos anos o som e as letras da banda refletiam o estado emocional do Renato em consequência da doença. Dado,por ser pessoalmente melhor resolvido, queria uma música mais alegre? Foda-se, vamos tocar um som mais melancólico, diria Renato!
Puta comentário sem sentido...
De onde vc tirou isso?
Simplesmente o cara não aguenta mais responder as mesmas perguntas cansadas !
Imagine o Brasil sem a Legião Urbana ? Imagine uma geração que cresceu ouvindo Legião e que respeitava e respeita os Pais, agora imagina se tudo que essa Geração aprendeu de Bom fosse copiado por outras Gerações ? o que não surpreende para todos que viveram essa época são os Dias atuais, O que surpreende é que não esperávamos que a próxima Geração não seguiria o mesmo caminho... Viva A Legião Urbana e tudo de Bom que aprendemos com as Letras do Nosso Eterno Renato Russo...
Queria ver muito um dia dado villa lobos tocar com a banda Catedral cantando as músicas do legião e do Catedral !
Eu sempre penso isso também
Amo o Renato Russo, mas alguns fas dele sao muito chatos, pqp. Que atire a primeira pedra quem nunca se irritou ou brigou com um amigo.
Vitoria Farias Amigo se chinga, dá sacode pro outro acordar pra vida, amigo que só lambe é amigo falso, elogio não serve pra nada, só pra inflar ego.
@@kendrafoxti9822 descordo elogio nai serve so lnflarr o ego naon
A droga destrói uma pessoa,falo de drogas em geral inclusive aquelas que são permitidas por lei
Tá, mas, e aí. Eles voltaram a tocar juntos ao vivo??????????????
Nós que somos fãs do Renato Russo, às vezes enxergamos apenas o artista extraordinário que era. Só quem conviveu com o mesmo pode falar como a pessoa era fora dos palcos. Por outro lado, o Mito infelizmente não está mais entre nós para dar sua versão.
Antes de ser um artista Renato era um ser humano. Ele sofria com depressao, tentou o suicidio tres vezes, alem de ser alcoólatra, soropositivo usario de drogas. As vezes a "chatisse" dele era apenas um grito de socorro, um pedido de ajuda. Muitas vezes as pessoas so sabem criticar o outro. Não se poe em seu lugar, não tenta entender o motivo que faz o outro agir de maneira agressiva ou auto destrutiva. Renato era um genio mas era tbm um rapaz doente, precisava de ajuda não de criticas.
valdirene lima Por isso que ele falou, contigo não toco mais... Vai se tratar! confesso que as versões que eu vi o Renato nunca pode contar com o apoio deles como amigos, mas vamos admitir que é difícil lidar com uma pessoa depressiva, tive uma amiga e cara, me dediquei o máximo pra ajudá-la, tentou suicídio, levei ela pra minha casa, levei pra sair, se distrair, tomei até esporro do pai dela que era evangélico e dizia que eu levava ela pra sair pq tava levando ela pro mal caminho, caralho a menina tentou se matar! Fora que a pessoa te dá cada patada que se vc não tiver amor de verdade, a amizade não resiste. Pensa no agravante álcool e drogas? Eu já tenho depressão, juntando tudo ficaria um cu ao quadrado.
Concordo👏
Tô esperando aquele tipo de fã fanático, que age sempre igual pai ou mãe super protetor que sempre passa a mão na cabeça do filho, chegar aqui e dizer que o Renato russo nunca usou drogas, do mesmo jeito que dizem do Elvis !!
Kkkk minha mãe defende o meu irmão drogado ele me agrediu com uma faca e ela me botou pra fora.
Não tem nada haver meu comentário mas só queria falar.
Renato Russo fala em uma entrevista rara o quanto era complicado trabalhar com ele nestes períodos. Porém, a Legião não tem o reconhecimento pela parte melódica, e sim, pelas letras. Ou seja, até hoje, há o reconhecimento por causa do que Renato Russo escrevia.
+Alan Almeida Dalle;Pra mim os integrantes da Legião Urbana que tinham musica no sangue eram o Renato Russo e o Renato rocha.Eles tiveram contato com a musica desde cedo.Mais era como o Russo dizia:Essa era a proposta da Legião,fazer coisas incríveis com poucos acordes.
Realmente, ele escrevia as letras já com as melodias prontas. Porém, a Legião Urbana se destacou da grande maioria das bandas por causa das letras. Talvez, se Renato Russo estivesse ainda vivo, a banda se destacasse um pouco mais por causa do desenvolvimento musical de Dado Villa-Lobos,
Alan Almeida Dalles Tá bom, então tira a harmonia e os arranjos e ouve só a voz do Renato e veja se é a mesma coisa.
DADO MAU CARÁTER SEM NOÇÃO
Legião sempre em minha vida
Renato Russo sem sombra de dúvidas faz falta!!!
o dado sempre foi rico tocava com a legião pq era todos amigos isso sim
" Com você eu não toco mais" porém até hoje faz shows com as mesmas músicas. Entendo que o RR era chato e tudo, porém era o letrista, o poeta sei lá. Sem a genialidade dele não teria tudo sucesso. Entendo também o lado do dado de ter que conviver com alguém assim, dece ser bem difícil.
Legião teve um grande cantor e compositor, mas músicos fracos.
"Com vc eu não toco mais".
Nem com "você", nem com ninguém, diga-se.
Ta por fora da carriera do Dado kkkk
O Renato não precisava a mínima do Dado Villa Lobos. Mudar o guitarrista não faria diferença na Legião. Tanto que o Renato morreu e acabou a Legião Urbana. Agora se morresse o Dado ou Bonfá com certeza a Legião continuaria.
Se fosse hoje renato cazuza e outros mitos estariam vivos o que os fizeram perder a fè foi saber que humamente sò um milagre os salvariam hoje estariam aqui e como fazem falta.Contradição que musica ruim e artista sertanejo e musica ruim brota como capim o brasil preçisa de rock.
Fato é que o diferenciado da banda era o Renato Russo, a Legião Urbana teria sido o que foi independentemente de quem fossem os outros integrantes. Legião é uma daquelas bandas em que o líder era a única parte importante.
Concordo. Eu não estou aqui pra avaliar a técnica do povo como outros que são experts aí. Sou fã pensa em Legião pensa na voz do Renato e na interpretação dele. Acho que cada fã ou até quem só ouvi alguma vez se sente dentro dele ou se sente que ele entrou na alma com suas dúvidas e tormentos.
vc esta enganado,,, a mais misterios dentro de um sucesso do que vc imagina,,,,,,
A doença que matou Renato Russo parece que foi a bipolaridade. Ele era um grande artista.
Sabe o que é HIV?
@@nandorodrigo9437 Acredito que o modo de vida bipolar dele tenha feito ele cometer comportamentos de risco.
@@nandorodrigo9437 . Sabemos Sim . Talvez até melhor que vc . O que vc não sabe , é que o Renato Russo preferiu deixar de Tomar o Cocktail e Morrer . E isso é Depressão e Bipolaridade Sim !!!!!
Tem gente que deixa a admiração pelo Renato virar adoração. Aí pronto, alguém fala a verdade sobre o Renato e eles vem com pedras e insultos. Cresçam gente. O Dado falou o que viveu. Nao era pq o Renato era o mais talentoso que os outros dois seriam obrigados a tolerar tudo. Se tolerassem seriam coniventes e o Renato teria morrido até mais cedo. Eles não precisavam do dinheiro da Banda. O Dado vinha de família da alta, era pianista! Ele realmente se importava com o Renato para dar esses puxões de orelha. Valeu Dado. Mostrou maturidade e equilíbrio, diferente dessas crianças crescidas que te criticam nessa sessão de comentários. Valeu mesmo a sinceridade. Vc não ofendeu o Renato, vc o humanizou com o relato.
... verdadeiramente quem convive é quem sabe.CONVIVO com bêbado e sei o quanto é desanimador,é entristecedor... o alcoolatra pode ser inteligente...bom...educado;..... quando bebado se transforma.Só quem convive sabe.
Nesses momentos a inteligência...principalmente a EMOCIONAL; PERCEPÇAÕ...vão embora.
O Renato era ariano, ou seja o rei da treta! Kkkkkkkkkk tbm sou de áries! O ariano e assim ou vc ama ou odeia!
Viviana Cenach tbm sou de Aries
Eu tbm kkk
Acho tocante acreditares nisso
Sério? Vc é de áries?
Faço aniversário no mesmo dia que o Renato kkk
Depoimento sincero. O Renato Russo, por todos os depoimentos que já vi e li era meio assim mesmo, porém, quem na banda era isento das drogas e álcool? Duvido muito que ele (Dado Villa-Lobos) também não fosse um usuário,etc. Porém, tirando suas manias e vícios, não dá pra negar a importância da Legião no cenário do Rock nacional. Todos os integrantes são essenciais para tornar o que a Legião se tornou.
Dado e Bonfá não existem musicalmente,muitoooo fracos, Renato sim era o grande talento,um dos maiores se não for o maior da música brasileira!!!
Engraçado, foi o Renato Russo morrer e a banda acabar. O compositor é o que manda mesmo.
Renato russo era so 90% da banda
O Freddie Mercury Morreu e teve substituto, muitas bandas continuam mesmo sob nova identidade. Mas também tem vários fatores que atrapalharam, luto da banda, uma vontade dos músicos de explorar outros projetos e dar "um tempo", teve briga judicial bem extensa por direitos envolvendo o filho do Renato... Um monte de coisas que nem sabemos. A banda podia estar ativa com um vocalista "parecido" cantando os sucessos existentes e compondo mesmo que numa linha diferente, lançando músicas que o Renato só gravou em casa e outras de estúdio excluídas de outros álbuns. Mas infelizmente não temos mais Legião como uma banda ativa. Mas enquanto houver Dado e Bonfá, tudo é possível.
Dado virou mecanico de automovel?
Kkkkk
Será?
Muito bom kkkk, melhor comentário kkkkkk
Por quê?
Renato Russo tinha uma grande voz mas nunca teve paz de espírito isso qualquer pessoa pode ver brigava por tudo e contra todos mas ainda é a voz de uma geração .
Somos de feira de Santana ba, abraços.
Imagina - se o q Dado e Bonfa aguentaram !! São heróis!
Pior foi o outro aguentar a ruindade desses dois
Sem o Renato eles seriam um NADA!
pois é tudo que o dado é e tem. deve ao Renato gostando ou não do comportamento dele .coisa feia falar d quem não pode se defender contar sua versão é facil .conta que vc não era bosta nenhuma antes de conhecer o renato
Dado vc sem Renato não é nada.agradece a Renato.
Cadê esses caras?
Todo empresário, artista, político, líder religioso bem sucedido é insuportável.
Pq não uma igreja voltada para o Renato Russo 🎸. Meu filho tem o nome de Renato em homenagem ao poeta 😎
Dado: "Com você eu não toco mais", como se ele fosse essencial pra banda continuar.
Amigo, Dado é o arranjador de quase todas as músicas do Legião. Tudo de Legião que existe hoje, exceto as excelentes letras do Renato, são de autoria de Dado. Isso que ele falou, foi no sentido de que não dava mais pra continuar do jeito que estava. Igual a um casamento. Não tem mulher que aguente um marido que bebe todo dia e chega em casa embriagado, de ressaca e sem dinheiro!
Lamentável... que sirva para reflexão de como as drogas destroem o que é bom.
Gostava muito do Dado, porém me deu náuseas ouvir ele falar assim do Renato. Ele devia ser grato ao gênio, pois foi o gênio Renato quem o colocou na mídia
Dado grande abraço ter amigo com.vicio é muito ruim.se torna insuportável
Estive no show de João Pessoa.
O mito brasileiro das guitarras Dado Vila Lobos é uma inspiração para mim vou fazer aulas de guitarra e a primeira música que eu quero aprender é a música o passo do colapso.
Mito? Foi o Renato que ensinou ele a tocar!
Desnecessário essa ultima frase , oque seria legião sem Renato ? Falar isso em público deixa um sentimento de culpa ... Renato por ser um dependente químico sempre tentou fazer o correto ,e por isso pagou um preço alto .Eterno Renato Russo.
Pra quem começar a dizer que ele não tocava nada, se instruam sobre as influencias punk do Legião , no punk saber tocar ou não é algo irrelevante aliás foi uma das grandes bandeiras de oposição aos grandes instrumentistas das decadas anteriores. No punk o que importa é realmente ser cru e passar a mensagem.
o foco tá la no extintor.
Kkkkkkkj
Cara vive da vida do outro até hj e não sabe o que é gratidão. Vegonhoso esse Dado. Não teve a dignidade de aprender ao menos tocar direito. Péssima pessoa. Devia preservar a memória do amigo, mas o que faz pra ganhar a vida é difamá-lo.
Na boa esse dado é péssimo, não toca nada, não canta, não escreve e se escreve não é lá aquelas coisas assim como o Bonfá nem bateria sabe tocar ... não gosto desses caras só o Renato era a Legião Urbana, bom que o Giulliano não deixou esses ai se aproveitarem.
2:22 essa parte e forte dms ( eu achei )
Prefiro o trabalho dele solo.
Pastor Dado da igreja legião de cristo do apostolo renato russo
Segundo Gastão Moreira, os fãs da Legião Urbana são muito chatos (e mimados no meu entender) e alguns comentários desse vídeo evidenciam isso mesmo.
+Silvio N Concordo plenamente. Uma vez eu atendi o Marcelo Bonfá quando trabalhava numa livraria. O cara é muito seboso e se acha uma estrela. Fiquei realmente decepcionado. O Renato era dez anos mais velho que os outros integrantes, ele era o cabeça da banda. Não tem jeito. O Dado me parece uma pessoa boa, mas um pouco apático, meio morto. Mas enfim, já ouvi falar bem dele. E o Renato Rocha se fudeu nessa história toda, morrendo como um mendigo.
@@marcustmachado O Renato Russo é de 1960 e Bonfa e Dado de 1965, 5 anos de diferença.
Estive nesse show de 92.
Isso foi na minha cidade 😍