''Imagine a troca de experiências entre pessoas com uma bagagem literária muito grande. Elas possuem um monte de referências literárias em comum, de modo que ao trocar experiências elas parecem que estão tocando piano. E sempre que não conseguem expressar diretamente o que estão sentindo, elas recorrem a uma analogia literária. Escritores quando conversam entre si fazem isso o tempo todo. Eles têm muito mais bagagem de leituras feitas do que capacidade de expressão, assim como todo ser humano. Todos nós, como pertencemos à mesma espécie, temos potencialmente a capacidade para termos as mesmas experiências interiores. Mas você dificilmente terá a capacidade de expressá-las com palavras próprias. Então você deve usar os recursos que estão na cultura. A conversa entre dois homens que estão culturalmente afinados está para a conversa entre duas pessoas incultas assim como uma ligação telefônica está para outra que foi feita para um número errado. Isso é o mesmo que dizer que pessoas incultas simplesmente não conversam. Os seus mundos interiores são incomunicáveis às vezes até para elas mesmas. Como elas não sabem dizer o que estão vivenciando, essa vivência não se registra na memória, porque a memória não pode registrar estados interiores sem um símbolo que os compacte. Isso é uma angústia terrível. Noventa e nove por cento das neuroses surgem porque a pessoa não sabe falar. Assim, a primeira função da educação é uma função libertadora; de você conseguir dizer, e dizendo você se exorciza. Para um homem inculto, qualquer conflito interno é único, singular, solitário e incomunicável. Já um homem que tem ao menos a cultura da literatura de ficção sabe que é o trilionésimo a ter os mesmos conflitos. Num meio inculto as pessoas estão muito isoladas. Elas só podem se comunicar numa faixa estreita de assuntos banais e pragmáticos. Nesse meio, a experiência interior se perde porque não há registro simbólico para gravá-las na memória ou se acumula numa massa de sentimentos confusos que isola as pessoas umas das outras. Basta isso para você entender que essa história de que o homem inculto é mais feliz é uma monstruosidade. O sofrimento indizível é um bilhão de vezes pior que o dizível'
"99% das neuroses surgem por que a pessoa nao sabe falar". A educação leva a pessoa a conseguir se exorcizar. Obrigado, Olavo, por ter deixado tanto conhecimento para nós.
Sou católico e fico muito revoltado ao ver que meus irmãos na fé ficam prostituindo a própria personalidade e dignidade em nome de um messianismo político, e ficam atolados nessa dicotomia de esquerda e direita, quando na realidade só existe quem está com Deus e quem não está. Esse povo todo é desesperado e para sanar esse vazio em suas almas, fingem que são guerreiros revolucionários ou reacionários que criarão um paraíso terrestre. Não estudam nada e acham que todo o trabalho de lutar cabe a Deus, jogando no lixo a verdade que liberta, transforma e salva. Pura negligência cultural!
Cresci em uma família onde ir a igreja aos domingos era a lei , televisão, musica ou quaisquer informação externa considera maléfica e "obra do demônio". Eu sempre fui o bobo estranho e louco da família , hoje finalmente vejo após anos de ignorancias , que sou apenas um pouco mais inteligente que meus familiares .
" O homem inculto é mais feliz , é uma monstruosidade". Já pensei sobre isso ; " A ignorância é uma bênção" ; é uma frase mentirosa e uma tentativa de conforto dos ignorantes , no fim do dia todos sabem que são de fato . Amor carinho respeito compaixão confiança são apenas sentimentos não custam dinheiro e não causam fadiga sentimentos são as únicas coisas nobres que o homem possui , porém pessoas incultas ou "ignorantes" sofrem pois esses não possuem sensibilidade suficiente para entender ou praticar tais sentimentos. Pessoas cultas sofrem pois enxergam e sentem o sofrimento como um inculto nunca irá faze lo , porém pessoas cultas enxergam amor e compaixão como um ignorante também nunca o fará.
Há umas poucas pessoas, acredito, que são naturalmente muito boas (mas elas são raras demais). Para a maior parte de nós, ou é entendimento/sensibilidade, ou trevas.
Também Salomão, que escreveu Provérbios, disse: "Feliz do homem que encontrou sabedoria". A realidade é repleta de tensões. É claro que, dependendo do ângulo em que se avalie, o homem sábio sofre mais, uma vez que tem mais profundidade e é capaz vasculhar cantos e buracos de trevas que o não sábio sequer concebe imaginativamente. Contudo, se por um lado o sábio tem uma dor mais profunda, tem também um júbilo muito mais intenso: prova melhor da graça divina, frui de Deus eu um nível maior, intui a ordem do cosmos, assim por diante. De modo que, na soma geral, ainda que seja capaz de um sofrimento mais agudo, o sábio é mais feliz que o seu oposto. Isto se aplica tanto à esta vida como à outra, obviamente. "A senhora Sabedoria edifica sua casa; a senhora Loucura destrói a sua com as próprias mãos."
Olavo foi o maior pensador dentro no nicho da população que não alcançou o estagio de desenvolvimento cognitivo operatório formal. Um verdadeiro Guru da quinta série
@@rafaelbezerra9178, é pior do que isso. Criar perfil sem fotos e informações pessoais para ficar espalhando ódio com as maiores canalhices sabendo que não será punida já virou regra para os inimigos. Não alimente essa farsa, só denuncie.
Cara que homem foi esse❤
''Imagine a troca de experiências entre pessoas com uma bagagem literária muito grande. Elas possuem um monte de referências literárias em comum, de modo que ao trocar experiências elas parecem que estão tocando piano. E sempre que não conseguem expressar diretamente o que estão sentindo, elas recorrem a uma analogia literária. Escritores quando conversam entre si fazem isso o tempo todo. Eles têm muito mais bagagem de leituras feitas do que capacidade de expressão, assim como todo ser humano. Todos nós, como pertencemos à mesma espécie, temos potencialmente a capacidade para termos as mesmas experiências interiores. Mas você dificilmente terá a capacidade de expressá-las com palavras próprias. Então você deve usar os recursos que estão na cultura.
A conversa entre dois homens que estão culturalmente afinados está para a conversa entre duas pessoas incultas assim como uma ligação telefônica está para outra que foi feita para um número errado. Isso é o mesmo que dizer que pessoas incultas simplesmente não conversam. Os seus mundos interiores são incomunicáveis às vezes até para elas mesmas. Como elas não sabem dizer o que estão vivenciando, essa vivência não se registra na memória, porque a memória não pode registrar estados interiores sem um símbolo que os compacte. Isso é uma angústia terrível. Noventa e nove por cento das neuroses surgem porque a pessoa não sabe falar. Assim, a primeira função da educação é uma função libertadora; de você conseguir dizer, e dizendo você se exorciza. Para um homem inculto, qualquer conflito interno é único, singular, solitário e incomunicável. Já um homem que tem ao menos a cultura da literatura de ficção sabe que é o trilionésimo a ter os mesmos conflitos. Num meio inculto as pessoas estão muito isoladas. Elas só podem se comunicar numa faixa estreita de assuntos banais e pragmáticos. Nesse meio, a experiência interior se perde porque não há registro simbólico para gravá-las na memória ou se acumula numa massa de sentimentos confusos que isola as pessoas umas das outras. Basta isso para você entender que essa história de que o homem inculto é mais feliz é uma monstruosidade. O sofrimento indizível é um bilhão de vezes pior que o dizível'
O sofrimento indizível é pior que o dizível. Perfeito!
"sofrer vc vai continuar sofrendo, mas não como um bichinho e sim como ser humano". parafraseando o mestre.
Como somos abençoados de termos sido contemporâneos desse grande mestre.
"99% das neuroses surgem por que a pessoa nao sabe falar". A educação leva a pessoa a conseguir se exorcizar.
Obrigado, Olavo, por ter deixado tanto conhecimento para nós.
Que trabalho maravilhoso. A voz do narrador é fantástica. Tô viciada hehe
Magnífico,saudoso Olavo .
Grande mestre, grande herói.
Vivíssimo. Ainda mais em Deus do que outrora, e como disse São Pe. Pio, fazendo mais estrago diretamente do Céu.
Olavo transcendeu!
Ótima narração e ótima escolha de texto, ainda não conhecia 👏👏👏👏
Muito bom
Excelente narração. Esse assunto faz muita falta na sociedade hoje. Esse tema de discussão.
Obrigado!
Faz, de fato.
Me inscrevi no canal e já vi outro vídeo. Gostei do formato, um bom narrador citando os sábios. Vá em frente!
maravilhoso Olavo de Carvalho, Sadades
Saudade enorme do mestre!
Que canal maravilhoso!
Sou católico e fico muito revoltado ao ver que meus irmãos na fé ficam prostituindo a própria personalidade e dignidade em nome de um messianismo político, e ficam atolados nessa dicotomia de esquerda e direita, quando na realidade só existe quem está com Deus e quem não está. Esse povo todo é desesperado e para sanar esse vazio em suas almas, fingem que são guerreiros revolucionários ou reacionários que criarão um paraíso terrestre. Não estudam nada e acham que todo o trabalho de lutar cabe a Deus, jogando no lixo a verdade que liberta, transforma e salva. Pura negligência cultural!
Excelente !!!
Muito obrigado maravilhoso
Simplesmente eu.
Tu memorizou esse texto? Se memorizou, que coincidência! Eu também memorizei.
O conhecimento nos liberta de um mundo e nos prende a outro.
Mas cujo tamanho é bem maior do que o de outrora.
Por favor disponibilize o texto completo nos comentários ou na descrição.
Boa tarde.
1:10 os seus mundos interiores são incomunicáveis
Nem todos são cultos. Mas tem os sábios naturais. E as vezes, para o bom entendedor, meia palavra basta.
Cresci em uma família onde ir a igreja aos domingos era a lei , televisão, musica ou quaisquer informação externa considera maléfica e "obra do demônio". Eu sempre fui o bobo estranho e louco da família , hoje finalmente vejo após anos de ignorancias , que sou apenas um pouco mais inteligente que meus familiares .
" O homem inculto é mais feliz , é uma monstruosidade". Já pensei sobre isso ; " A ignorância é uma bênção" ; é uma frase mentirosa e uma tentativa de conforto dos ignorantes , no fim do dia todos sabem que são de fato . Amor carinho respeito compaixão confiança são apenas sentimentos não custam dinheiro e não causam fadiga sentimentos são as únicas coisas nobres que o homem possui , porém pessoas incultas ou "ignorantes" sofrem pois esses não possuem sensibilidade suficiente para entender ou praticar tais sentimentos. Pessoas cultas sofrem pois enxergam e sentem o sofrimento como um inculto nunca irá faze lo , porém pessoas cultas enxergam amor e compaixão como um ignorante também nunca o fará.
Exatamente
Há umas poucas pessoas, acredito, que são naturalmente muito boas (mas elas são raras demais). Para a maior parte de nós, ou é entendimento/sensibilidade, ou trevas.
👍🏼🇧🇷
Vlw
♥️♥️♥️♥️
Não querendo refutar ngm, mas Salomão, dito sábio, dizia:
"Enquanto maior a sabedoria, maior o sofrimento'.
Sou uma das provas disso.
Também Salomão, que escreveu Provérbios, disse: "Feliz do homem que encontrou sabedoria". A realidade é repleta de tensões. É claro que, dependendo do ângulo em que se avalie, o homem sábio sofre mais, uma vez que tem mais profundidade e é capaz vasculhar cantos e buracos de trevas que o não sábio sequer concebe imaginativamente. Contudo, se por um lado o sábio tem uma dor mais profunda, tem também um júbilo muito mais intenso: prova melhor da graça divina, frui de Deus eu um nível maior, intui a ordem do cosmos, assim por diante. De modo que, na soma geral, ainda que seja capaz de um sofrimento mais agudo, o sábio é mais feliz que o seu oposto. Isto se aplica tanto à esta vida como à outra, obviamente.
"A senhora Sabedoria edifica sua casa; a senhora Loucura destrói a sua com as próprias mãos."
Como entro em contato com os Adms do canal?
Boa tarde;
mande-me um e-mail: pedrokaramazov@gmail.com.
@@narradoresascetas1066 Mandei lá ✅
Alguém me passa o link onde vejo o sofrimento do homem inculto.
Olavo foi o maior pensador dentro no nicho da população que não alcançou o estagio de desenvolvimento cognitivo operatório formal. Um verdadeiro Guru da quinta série
Ouviu a citação ?
Anônimo, covarde e invejoso. Uma verdadeira desgraça intelectual disfarçada de pessoa esclarecida. Não vale o que come. Lamento.
@@rafaelbezerra9178 Claro que ele não ouviu. Não passa de um cretino querendo aparecer.
Nos agracie com a Luz do Saber óh Deus dos Bons, Belos e Eruditos, ou nos poupe do mexer, do abrir e fechar do seu focinho acariciador de Falos.
@@paulodiniz1092 Realmente, pra ant@s que só entendem o concreto, uma pessoa com capacidade intelectual normal é um deus.
Kkkkkkkkkkkkk
@@darc4596 Ela deve ser uma pessoa magnânima, de alta inteligência.
Riu de algo que, pelo menos para mim, foi sério e necessário.
@@rafaelbezerra9178, é pior do que isso. Criar perfil sem fotos e informações pessoais para ficar espalhando ódio com as maiores canalhices sabendo que não será punida já virou regra para os inimigos. Não alimente essa farsa, só denuncie.