POLISSACARÍDEOS DE ALIMENTOS DA BIODIVERSIDADE

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 ต.ค. 2024
  • Palestra ministrada no I Seminário de Alimentos da Sociobiodiversidade - I SAS ON 2021, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Alimentação e Nutrição e Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (PPGAN/Nutrição/UFPR), realizado de 22 a 25 de março de 2021. Abordo sobre as fibras dietéticas presentes em alimentos e seus efeitos prebióticos e benéficos a saúde.

ความคิดเห็น • 3

  • @giovanibb9197
    @giovanibb9197 2 ปีที่แล้ว +1

    Ola, Professora Lucimara. Por favor, fiquei com uma duvida e, se for possivel, gostaria de um esclarecimento: voce disse que no intestino grosso as bacterias, pela açao de suas enzimas, degradam os polissacarideos resistentes a monossacarideos e estes podem ser absorvidos. A duvida que surgiu foi de que a gente sempre aprende que no intestino grosso somente ocorre absorçao de agua e os outros nutrientes sao absorvidos no intestino delgado, como os monossacarideos. Muito obrigado, Professora.

    • @aprendendobioquimica
      @aprendendobioquimica  2 ปีที่แล้ว

      Oi, GiovaniBB, sim, as bactérias possuem uma grande diversidade de enzimas capazes de hidrolisar os polissacarídeos resistentes da nossa dieta. Como produtos temos oligossacarídeos e monossacarídeos, dependendo do tempo de ação dessas enzimas. O principal destino deles é ser aproveitado pelas próprias bactérias, que produzem metabolitos que nos são úteis, como é o caso dos ácidos graxos de cadeia curta. Dessa maneira sobra nada ou muito pouco para ser absorvido por nós em termos de monossacarídeos no intestino grosso. Mas esse processo é de extrema importância para manutenção da microbiota saudável. A principal porta de absorção dos carboidratos digeríveis é mesmo o intestino delgado. Ficou mais clara a explicação?

    • @giovanibb9197
      @giovanibb9197 2 ปีที่แล้ว +1

      @@aprendendobioquimica Muito obrigado, Professora. Nao tenho mais duvidas. Adoro suas aulas.